Profa. Joseane Cauduro. Unidade II DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Joseane Cauduro. Unidade II DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL"

Transcrição

1 Profa. Joseane Cauduro Unidade II DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL

2 Seguridade social Art. 194, CF: a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinada a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Seguridade Social: Instrumento de promoção de bem-estar. Reduzir as desigualdades sociais. Instrumento de justiça social.

3 Saúde Art. 196, CF: Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Quem pode utilizar-se da saúde pública? Estrangeiros, residentes? Sistema não contributivo. SUS Sistema Único de Saúde financiado pela União, Estados, DF e Municípios, além de outras fontes.

4 Assistência social Art. 203: A assistência i social será prestada a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social e tem por objetivos: Proteção à família; à maternidade; à infância; i à adolescência; e à velhice. Promoção da integração ao mercado de trabalho. Habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. Garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência ou idoso que comprove não ter condições financeiras.

5 Assistência social Serviços assistenciais são as atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas observem as diretrizes e princípios da Lei 8.742/93. Benefício de Prestação Continuada 1 salário mínimo para aqueles que não têm condições de sobrevivência e têm deficiência, ou são maiores de 65 anos.

6 Previdência social Art. 201: A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória.... Definição: é um conjunto de princípios, normas e instituições destinado a estabelecer um sistema de proteção social, mediante contribuição, que tem por objetivo proporcionar meios indispensáveis de subsistência ao segurado e sua família, caso ocorra uma contingência prevista em lei. Poupança X contingência. Sistema contributivo.

7 Legislação previdenciária básica Constituição Federal 1988 Arts. 194/204. Lei 8.080/90 Saúde. Lei 8.112/09 regime jurídico dos servidores públicos e civis da União. Lei 8.212/91 Organização e Custeio da Seguridade Social. Lei 8.213/91 Benefícios da Previdência Social. Lei 8.742/93 Assistência Social. LC 108/01 Previdência Complementar. LC 109/01 Regime da Previdência Social.

8 Princípios da seguridade social Art. 194, P.U.: Compete ao Poder Público organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: 1. Princípio da Universalidade da Cobertura e do Atendimento: que a SS atenda a todos que dela precisarem; (residentes) Saúde e Assistência não contributivo. Previdência está a disposição mediante contribuição, basta filiar-se. 2. Princípio da Uniformidade e Equivalência dos Benefícios e Serviços para as populações urbanas e rurais.

9 3. Princípio da Seletividade e Distributividade na prestação de benefícios e serviços: Seletividade quem necessitar de acordo com as situações previstas em lei. Escolha de situações mais urgentes. Distributividade arrecadação e distribuição de renda; caráter social X capacidade contributiva. 4. Princípio da Irredutibilidade do Valor dos Benefícios os benefícios devem ser reajustados com objetivo de não perderem seu valor real.

10 5. Princípio da Equidade na forma de participação no custeio: leva-se em consideração a capacidade econômica de cada contribuinte. 6. Princípio da Diversidade da Base de Financiamento: a seguridade será financiada por toda a sociedade..., mediante recursos do orçamento do Poder Público. 7. Princípio da Tríplice Forma de Custeio: recursos proveniente das empresas, dos trabalhadores e concursos de prognósticos.

11 8. Princípio da Preexistência de Custeio em Relação ao Benefício ou Serviço: para ser possível a criação ou ampliação de qualquer benefício, deve haver previsão da nova fonte. 9. Princípio do caráter Democrático e Descentralizado na Gestão Administrativa: criação de conselhos a fim de poderem participar da gestão administrativa representantes dos 3 pilares que financiam a SS: Estado, empresas e empregados e, ainda participação dos aposentados.

12 Interatividade O que o princípio i da diversidade id d da base de financiamento objetiva? a) Garantir que o valor do benefício recebido pelo segurado não perca seu valor real. b) Viabilizar que tanto os segurados urbanos quanto os rurais tenham acesso aos mesmos benefícios. c) Garantir um maior numero de fontes de arrecadação a fim de diminuir o risco do financiamento da Seguridade Social. d) Este princípio aplica-se somente na área da Saúde Pública. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

13 Segurados da previdência social Segurados: são pessoas físicas que exercem ou exerceram atividade remunerada, assim como os desempregados e donas de casa (não têm atividade remunerada). Divisão: Segurados obrigatórios - são os maiores de 16 anos, exceto caso do aprendiz, que exercem algum tipo de atividade remunerada e lícita que os vincule obrigatoriamente ao sistema previdenciário.

14 Segurados obrigatórios a) Empregado: art. 11, I, a/j, Lei 8.213/91 aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante contribuição, inclusive como diretor empregado. b) Trabalhador Temporário. c) Empregado Doméstico: art. 11, II, da Lei 8.213/91.

15 d) Trabalhador Avulso: aquele sindicalizado ou não, que presta serviços de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, a diversas empresas, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria ou, quando se tratar de atividade portuária, do órgão gestor de mão de obra. e) Segurado Especial: art. 11, p.1º., da Lei 8.213/91. é o produtor, meeiro e o arrendatário rurais,..., que exerçam suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar.... *Contribuição incide sobre o produto da comercialização da produção.

16 f) Contribuintes Individuais: art. 11, V, da Lei 8.213/91: exemplos: titular de firma individual, diretor não empregado, sócios de uma sociedade, trabalhador eventual, trabalhador autônomo.

17 Segurados facultativos São aqueles que não exercem atividades remuneradas. A filiação como segurado facultativo gera efeitos a partir de sua inscrição e do primeiro recolhimento, não podendo retroagir. Maiores de 16 anos. Não devem se enquadrar na categoria de segurado obrigatório. Ex.: dona de casa; síndico de condomínio. Filiação voluntária. Contribuição X tempo de contribuição.

18 Dependentes A relação jurídica entre INSS e dependentes nasce quando desaparece o segurado. Benefícios: pensão por morte e auxílio-reclusão. Inscrição e requerimento do benefício. Classes de Dependentes: 1ª. Classe: Cônjuge. Companheiro(a). Homossexual. Ex-mulher ou ex-companheira que recebe pensão alimentícia. Filho menor de 21 anos ou inválido. Equiparados enteado.

19 2ª. Classe: pais, desde que comprovem dependência econômica. 3ª. Classe: irmão menor de 21 anos ou inválido; dep. Econômica. Obs.: Dependência econômica. Preferência entre classes. Rateio do benefício.

20 Filiação e inscrição Segurados Obrigatórios a filiação dá-se com o exercício da atividade remunerada, independe de inscrição. Segurados Facultativos a filiação se concretiza após a inscrição e o recolhimento da primeira contribuição.

21 Carência Carência é o número de contribuições i mensais necessárias para a efetivação do direito a um benefício. Conta-se mês a mês. Não conta-se a contribuição sobre o13º Salário. Benefícios sujeitos à carência: 1. Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: 12 contribuições mensais, sendo dispensada nos casos de acidente de qualquer q natureza, doença profissional e doenças constantes em lista elaborada pelo Ministério da Saúde e Previdência Social. Porém, exige-se que tais doenças tenham sido adquiridas após a filiação ao sistema.

22 2. Aposentadoria por Idade, por tempo de contribuição e especial: 180 contribuições. 3. Salário-maternidade para seguradas facultativas, especial ou contribuinte individual: 10 contribuições mensais. * As seguradas obrigatórias (empregada, doméstica e avulsas) não cumprem período de carência.

23 Salário de contribuição A contribuição dos trabalhadores e dos tomadores de serviço para o RGPS incide sobre uma base denominada de salário de contribuição. Esta base também é utilizada no cálculo dos benefícios. Art. 28, da Lei 8.213/91: o salário de contribuição constitui a base de cálculo das contribuições previdenciárias e varia de acordo com a categoria a de trabalhadores: ado

24 Salário de contribuição a) Empregado e trabalhador avulso: a contribuição social incide sobre o total da remuneração do trabalhador, mesmo que este tenha duas remunerações derivadas de dois empregos (salário, gorjetas, reajustes).

25 Salário de contribuição b) Empregado Doméstico: remuneração registrada na CTPS. c) Contribuinte Individual: remuneração recebida, durante o mês, pelo exercício de atividade por conta própria. d) Segurado Facultativo: valor por ele declarado. Pisos a serem observados pelos segurados e empregador de domésticos: Mínimo é o salário mínimo ou se tiver piso salarial da categoria. Teto Máximo R$ 3.916,20.

26 Interatividade Marque a alternativa que apresente somente segurados obrigatórios: a) Doméstica, trabalhador avulso, trabalhador eventual. b) Doméstica, empregado, dona de casa. c) Trabalhador autônomo, trabalhador eventual e síndico de condomínio não assalariado. d) Desempregado, dona de casa e síndico de condomínio. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

27 Salário de benefício A base de cálculo dos benefícios do RGPS é o salário de benefício. Para determinar o efetivo valor do benefício irá se aplicar um percentual sobre esta base de cálculo. Salário de benefício consiste em: a) Para aposentadoria por Idade e tempo de contribuição: média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição de todo período contributivo, multiplicado pelo fator previdenciário; (Ap. Idade o fator previdenciário é facultativo).

28 Salário de benefício b) Aposentadoria Especial, por invalidez, auxílio-doença e auxílio-acidente: média aritmética dos 80% maiores salários de todo período. Obs.: Lei 9.876/99 considera para cálculo somente as contribuições feitas a partir de julho de 1994.

29 Outros Benefícios não consideram o salário de benefício a) Salário-família: valor fixo (cota) para cada filho menor de 14 anos ou inválido, de qualquer idade. b) Salário-maternidade: valor da última remuneração percebida.

30 Benefícios da previdência social Segurados Lei 8.213/91 e Decreto 3.048/99 Aposentadoria por Invalidez. Aposentadoria por Idade. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Aposentadoria Especial. Salário-maternidade. Auxílio-doença. Auxílio-acidente.

31 Benefícios pagos aos dependentes Pensão por Morte. Auxílio-reclusão.

32 Aposentadoria por invalidez Legislação: arts. 42 a 47, da Lei Carência: 12 contribuições mensais. Quando poderá ser dispensada? Nos casos de acidente de qualquer natureza, doença profissional ou ainda, caso de afecções específicas da lista elaborada pelo Ministério da OS. Estes devem ser anteriores à filiação ao RGPS. Exceção: caso que a incapacidade sobrevier por agravamento da doença art. 43, p. 2º., RPS.

33 Quando será concedida a aposentadoria por invalidez? Fato gerador: incapacidade total e permanente para o trabalho. Normalmente, quando o indivíduo estiver no gozo do auxílio-doença ou não, porém for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência. Necessidade do exame médico-pericial. Renda mensal 100% do salário de benefício e pode ser acrescido de 25% de necessitar de assistência permanente.

34 Aposentadoria por idade Legislação: Arts. 48 a 51, da Lei Carência: 180 contribuições mensais para os inscritos no RPS a partir de 24 de julho de 1991 (urbanos). Rurais devem comprovar 180 meses de trabalho rural. Trabalhadores Urbanos: a) Homens 65 anos. b) Mulher 60 anos. Rurais 5 anos a menos.

35 Aposentadoria por tempo de contribuição Legislação: Arts. 52 a 56, da Lei 8.213/91 e Decreto 3.048/99. Aposentadoria pode ser integral: a) Homem 35 anos de contribuição. b) Mulher 30 anos de contribuição. Aposentadoria Proporcional: idade + tempo de contribuição: a) Homem 53 anos + 30 anos de contribuição. b) Mulher 48 anos + 25 de contribuição.

36 Aposentadoria especial Legislação: Arts. 20, p. 1º., c/c 57 e 58 da Lei 8.213/91. Fato gerador: trabalho realizado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Anexo IV do Decreto 3.048/99 define os agentes insalubres e o tempo de exposição 15 a 25 anos. Ex.: ruído acima de 85 decibéis 25 anos. Ex. 2: trabalho subterrâneo em minas 15 anos.

37 Aposentadoria especial Comprovação: laudo técnico individual elaborado pela empresa, este deve trazer todos as condições de trabalho (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Carência: 180 contribuições se inscrito até 50 de julho de 1991, caso contrário se anterior, seguir a tabela. Questão controvertida: O uso de EPIs exclui o direito a aposentadoria especial? A jurisprudência entende que não, pois o uso de EPIs ameniza, mas não acaba com a insalubridade.

38 Salário-maternidade Legislação: Arts. 71 a 73, da lei 8.213/91. Carência: a) Empregadas, inclusive doméstica e trabalhadora avulsa não há carência. b) Facultativa e contribuinte individual 10 meses de contribuição. Fatos geradores: a) Aborto não criminoso concedido o benefício por 2 semanas. b) Parto: 120 dias de benefício. c) Parto de Risco: acrescenta mais 2 semanas.

39 d) Adoção: Se a criança tiver até 1 ano de idade 120 dias. De 1 ano a 4 anos 60 dias. De 4 a 8 anos 30 dias.

40 Interatividade A respeito da aposentadoria por idade: a) O fato gerador do trabalhador urbano é de 65 anos para homens e 60 anos para mulher. b) O fato gerador do trabalhador urbano é 60 anos para homens e 55 anos para mulher. c) O fato gerador do trabalhador rural é de 65 anos e 60 para mulher. d) O fato gerador do trabalhador rural é de 70 anos para homens e 65 anos para mulher. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

41 Salário-família Legislação: art. 65 e seguintes da Lei 8.213/91. Fato Gerador: filhos menores de 14 anos ou equiparados ou inválidos. Beneficiários: segurado empregado (exceto doméstico) e trabalhador avulso de baixa renda (R$ 915,05). Carência: não há. Requisitos para fazer jus ao benefício: a) Filhos menores de 6 anos apresentar carteira de vacinação anualmente. b) Filhos a partir de 7 anos comprovação semestral de frequência semestral do filho.

42 Salário-família Valor do benefício: cota fixa pago mensalmente ao segurado, por filho, desde que atenda as exigências legais. a) Segurados que ganhem até R$ 608,80 benefício R$ 31,22 por filho. b) De R$ 608,80 até R$ 915,05 R$ 22,00. Quem paga? A empresa paga o benefício juntamente com a remuneração mensal. Haverá a compensação. Pai e mãe trabalham e ambos irão receber pelos filhos.

43 Quando cessa o benefício? a) Pela morte. b) Ao completar 14 anos, a contar do mês seguinte ao da data de aniversário. c) Se o filho era inválido, a partir do momento que cessar a invalidez. d) Pelo desemprego do segurado. Obs.: o segurado tem o dever de comunicar o INSS sobre os fatos descritos.

44 Auxílio-doença Legislação: Arts. 59 a 63, da Lei 8.213/91. Fato Gerador: incapacidade temporária e total para o exercício das funções habituais do segurado por mais de 15 dias seguidos. Doença deve ser posterior à filiação, idêntica à aposentadoria por invalidez. 15º dia a empresa paga. 16º dia o INSS (empregados). Demais o INSS custeia todo período a partir do requerimento. Carência: 12 meses de contribuição (exceção).

45 Requisitos para receber o benefício: a) Exames periódicos. b) Participar do programa de reabilitação oferecido pela Previdência Social. Cessa o benefício: a) Pela capacidade de laborar. b) Pela concessão da aposentadoria por invalidez.

46 Auxílio-acidente Fato Gerador: acidente que implique em sequelas definitivas. Carência: não há. Beneficiários: empregados (exclui-se o doméstico), avulso e segurado especial. Exame pericial no INSS. Caráter Indenizatório acumulativo, exceto com a aposentadoria.

47 Pensão por morte Legislação: arts. 74 a 79, da Lei 8.213/91. Fato Gerador: morte do segurado ou ausência declarada judicialmente. Beneficiários: dependentes legais. Carência: não há. Será concedida a partir: a) Do óbito, se requerido em até 30 dias. b) Do requerimento, se após 30 dias. c) Da decisão judicial. i

48 Auxílio-reclusão Legislação: art. 80, da Lei 8.213/91. Fato Gerador: recolhimento à prisão no que caracteriza o regime fechado, semiaberta ou internação prevista no ECA. Carência: não há. Beneficiários: dependentes de segurado que contribui-se sobre a base de cálculo máxima de R$ 915,05. Requisitos: a) Os dependentes devem de 3 em 3 meses apresentar certificado que o segurado continua preso.

49 Cessa o benefício: a) Com a morte do segurado, neste caso o benefício será convertido em pensão por morte. b) Caso de fuga, liberdade condicional, transferência para prisão albergue ou extinta a pena. c) Casos de cessação dos direitos dos dependentes, inclusive morte deles.

50 Serviços da previdência social 1. Serviço Social: este tem por finalidade dar orientação e apoio na solução de problemas de ordem pessoal, familiar e, também dar melhoria no relacionamento com a Previdência Social no que se refere à eventuais dúvidas referentes à benefícios.

51 2. Habilitação e reabilitação profissional: * Oferecer aos beneficiários, parcial ou totalmente, incapacitados para o trabalho, em caráter obrigatório, e às pessoas portadoras de deficiência os meios indicados para o reingresso no mercado do trabalho e na vida social. * Se for possível irá fornecer próteses, instrumento de auxílio para locomoção, transporte te e alimentação etc.

52 Interatividade O benefício de auxílio-reclusão é pago: a) Para todos, indistintamente. b) Apenas para quem é de baixa renda, que ganha até R$ 752,12. c) Apenas para quem é de baixa renda, que ganha até o salário mínimo. d) Apenas para quem é de baixa renda, que ganha até R$ 915,05. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

53 ATE A PROXIMA!

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Técnico do TRF 2 Consulplan Seguridade Social Questão 1: CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005 A natureza jurídica dos regimes básicos previdenciários é: a) contratual; b) institucional;

Leia mais

REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes Previdenciários Principal Complementar Setor Público Setor Privado RGPS Oficial (União, Estados, Municípios e DF) Privado Civil (União, Estados, Municípios e DF) Militar

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade.

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade. Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade. Legislação Básica: * Lei 8.212/91 * Lei 8.213/91 * Decreto 3.048/99 * IN 77/2015 MP 871/19 A MP 871/19 altera diversos

Leia mais

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1 nota do autor...11 nota do autor 2ª edição...13 CAPÍTULO 1 a seguridade social no brasil...15 1. Evolução histórica e composição...15 2. Definição e natureza jurídica...16 3. Competência legislativa...17

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO CARREIRAS FISCAIS... 19 1. Receita Federal do Brasil... 19 2. Ministério do Trabalho e Emprego... 21 CAPÍTULO

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Aulas 1 8 Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Prof > wwwaprovaconcursoscombr Página 1 de 11 Aulas 1 8 Apresentação Olá Concurseiro, Será

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO PROGRAMA

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO PROGRAMA PROGRAMA I. SEGURIDADE SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL 2. Princípios e Características da Seguridade Social 2.1. Solidariedade 2.2 Universalidade da Cobertura e do Atendimento 2.3. Uniformidade e Equivalência

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC. 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social:

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC. 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social: a) é tripartite, a cargo do Poder Público, das empresas

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS PROF. ADRIANA MENEZES www.adrianamenezes.com DÚVIDAS QUANTO À LEGISLAÇÃO A SER COBRADA NA PROVA E A PROVA EM SI. Será cobrada a legislação previdenciária em vigor até

Leia mais

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários 1 Previdência social Conceito Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Previdência Social Profª. Fabiana Coutinho Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES A pensão por morte extingue-se para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmão, de ambos os sexos, pela emancipação ou ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43 Sumário CAPÍTULO 1 A seguridade social no Brasil... 11 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 11 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 13 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 14 4.1. Universalidade da cobertura e do atendimento...

Leia mais

ADRIANA MENEZES QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS MP 664/2014

ADRIANA MENEZES QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS MP 664/2014 ADRIANA MENEZES https://www.facebook.com/profadrianamenezes?ref_type=bookmark site: www.adrianamenezes.com QUADROS RESUMOS DE S MP 664/2014 AUXÍLIO DOENÇA REQUISITOS CARÊNCIA SALÁRIO DE SB RENDA MENSAL

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 SUMÁRIO S CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 1. Origem e evolução legislativa no Brasil... 19 Questões comentadas de concursos públicos... 29 Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1. A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO.

SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1. A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO. SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1 A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO. 01) A inscrição é o ato pelo qual o segurado é cadastrado no RGPS, por meio de comprovação de dados

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

Capítulo 1 Origem e evolução histórica e legislativa no Brasil e no mundo... 1 Capítulo 2 Direito Previdenciário... 11

Capítulo 1 Origem e evolução histórica e legislativa no Brasil e no mundo... 1 Capítulo 2 Direito Previdenciário... 11 Sumário Capítulo 1 Origem e evolução histórica e legislativa no Brasil e no mundo... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Assistência social...1 1.3. Mutualismo...2 1.4. Seguro privado...2 1.5. Seguro social...3

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO Informativo Concity Concity Pessoal - 2018 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Principais requisitos: Regra 85/95 progressiva Não

Leia mais

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL Crédito da imagem: brasil.gov.br O QUE É E PARA QUE SERVE A PREVIDÊNCIA SOCIAL A Previdência Social é um seguro solidário que objetiva promover o bem estar social, e cobre

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Benefícios Previdenciários - Regras Gerais

Resumo Aula-tema 04: Benefícios Previdenciários - Regras Gerais Resumo Aula-tema 04: Benefícios Previdenciários - Regras Gerais O Regime Geral de Previdência Social compreende prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas

Leia mais

III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; 1 A Previdência Social A Previdência Social é um direito social, previsto no art. 6º da Constituição Federal de 1988 entre os Direitos e Garantias Fundamentais, que garante renda não inferior ao salário

Leia mais

Salário maternidade para homem

Salário maternidade para homem Salário maternidade para homem Art. 71-A. Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II Unidade II 7 BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Os benefícios previdenciários são prestações pagas, em dinheiro, aos trabalhadores ou aos seus dependentes. Alguns deles substituem a remuneração

Leia mais

] = 0,524. Exemplo de cálculo do Fator Previdenciário

] = 0,524. Exemplo de cálculo do Fator Previdenciário Exemplo de cálculo do Fator Previdenciário Maria Marta, 47 anos de idade, contribui para a previdência desde os 17 anos de idade, contando com 30 anos de contribuição. Sua expectativa de sobrevida, de

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Jacques contribuiu por 27 anos com o INSS na condição de empregado, tendo sido demitido em 02/01/2008. Em 15/03/2011, Jacques veio a óbito. Os dependentes de Jacques possuem direito à pensão? Abadian contribuiu

Leia mais

Direito Previdenciário - aulas 13 e 14 Profa. Soraya Santos PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL

Direito Previdenciário - aulas 13 e 14 Profa. Soraya Santos PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL Direito Previdenciário - aulas 13 e 14 Profa. Soraya Santos PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO Art. 31 do Decreto 3.048/99 CONCEITO: é o valor básico utilizado para cálculo

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Principais requisitos Regra 86/96 progressiva Não há idade mínima Soma da idade + tempo de contribuição

Leia mais

Abreviaturas... Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário. 1. Aspectos Históricos da Proteção Social... 3

Abreviaturas... Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário. 1. Aspectos Históricos da Proteção Social... 3 Sumário Abreviaturas........................... Apresentação........... Prefácio..................................... xxi xxv xxvii Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário 1. Aspectos Históricos

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios Previdenciários Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PRESTAÇÕES DO RGPS Benefícios Serviços PRESTAÇÕES

Leia mais

Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17

Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17 1. Evolução histórica e composição... 17 2. Definição e natureza jurídica... 18 3. Competência legislativa... 19 4. Princípios informadores... 20

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL - 1988 TÍTULO VIII CAPÍTULO II SEÇÃO II DA SAÚDE Profª. Andréa Paula Enfermeira E-mail - andreapsmacedo@gmail.com Facebook - http://facebook.com/andreapsmacedo Art. 194 A seguridade

Leia mais

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 15 1. Evolução histórica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Disposições Gerais Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15

SUMÁRIO. Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15 SUMÁRIO Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15 1. Evolução hist rica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

Atualização em Legislação Previdenciária Noções gerais sobre a Previdência Social e seus benefícios

Atualização em Legislação Previdenciária Noções gerais sobre a Previdência Social e seus benefícios Atualização em Legislação Previdenciária Noções gerais sobre a Previdência Social e seus benefícios Eduardo Costa Sá eduardocs@usp.br Noções gerais sobre a Previdência Social e seus benefícios Agenda Seguridade

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO. Sumário 7 Semana 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. COMPOSIÇÃO E PRINCÍPIOS INFORMADORES DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

A SEGURIDADE SOCIAL...

A SEGURIDADE SOCIAL... Sumário Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 17 1. Origem e evolução... 17 2. Origem e evolução legislativa no Brasil... 18 3. Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Analista do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Analista do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Previdenciário Analista do TRF 2 Consulplan Sumário Conceituação... 3 Princípios Constitucionais... 3 Do Financiamento da Seguridade Social... 3 Receitas das Contribuições

Leia mais

BIBLIOGRAFIA INDICADA

BIBLIOGRAFIA INDICADA BIBLIOGRAFIA INDICADA Marina Vasques Duarte Direito Previdenciário Ed. Verbo Jurídico João Ernesto Aragonés Vianna Curso de Direito Previdenciário Ed. Atlas TRATAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CF 88 DA

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Simulado Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. O princípio da seguridade social que estabelece a proporcionalidade da contribuição social

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 23 1.2. Evolução histórica no Brasil... 28 1.3. Denominação... 35 1.4. Conceito... 36 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de 2016 CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio 1 SUMÁRIO 1. O que é Previdência Social 2. Déficit do Regime Geral de Previdência Social

Leia mais

1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Capítulo 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 19 2. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA... 22 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 22 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 24 4.1. Universalidade

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 29 1.2. Evolução histórica no Brasil... 34 1.3. Denominação... 40 1.4. Conceito... 41 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02

DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02 DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02 CONTEÚDO PRESTAÇÕES EM GERAL BENEFÍCIOS CARÊNCIA SALÁRIO DE BENEFÍCIO FATOR PREVIDENCIÁRIO RENDA MENSAL INICIAL SEGURADOS 1.aposentadoria por invalidez 2.aposentadoria

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Seguridade Social Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei nº 8.212/91 (custeio)

Leia mais

1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável).

1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável). 1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável). A Previdência Social é um seguro público que tem como função garantir que as fontes de renda

Leia mais

1. DEPENDENTES. Art. 16 Lei A classe é fixada no momento do óbito do segurado.

1. DEPENDENTES. Art. 16 Lei A classe é fixada no momento do óbito do segurado. 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Dependentes PONTO 2: Prestações Previdenciárias PONTO 3: Carência PONTO 4: Segurado Especial PONTO 5: Cálculo dos Benefícios Previdenciários 1. DEPENDENTES Art. 16 Lei

Leia mais

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios:

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios: Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 07 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 1 CONTEÚDO DA AULA: RGPS (continuação). Auxílio

Leia mais

COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS. 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE. 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL.

COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS. 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE. 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL. Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 Capítulo 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. Evolução histórica e composição...

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS COMENTADO 1 Direito Previdenciário INSS 2014 - TSS 1) Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil 2012 ESAF Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder

Leia mais

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)...

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)... S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988...1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)...1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social...1 1.1.2.

Leia mais

A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.

A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição. Aposentadoria por tempo de contribuição: Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora

Leia mais

Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...16

Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...16 Cronograma...02 Questões sem Comentários...03 Questões Comentadas...16 www.universodosconcursos.com Página 1 CRONOGRAMA Aula Data Conteúdo 01 09/11/2012 Ponto 01: Seguridade social: conceito e princípios

Leia mais

SALÁRIO DE BENEFÍCIO: ARTS. 31 A 34 DO DECRETO 3048/99 Prof. Andreson Castelucio 1. ITER PARA O CÁLCULO DO BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO 2. CONCEITO DE SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO 3. CONCEITO DE SALÁRIO DE BENEFÍCIO

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que é a Previdência Social 2- Para que Serve a Previdência Social 3- Como está Organizada a Previdência Social 4- A Função do INSS 5- Quais são os Segurados da Previdência

Leia mais

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO DA PREVIDÊNCIA SINDIBEL 04/10/2016 ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECIO BRUNO LOPES VICE PRESIDENTE DE ASSUNTOS DA SEGURIDADE SOCIAL CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo Conquistas gradativas Lei Eloy Chaves obriga cada ferrovia a criar Caixas

Leia mais

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários INSS Introdução Regime Geral da Previdência Social Produtos 10 Benefícios 3 Serviços Benefícios 4 APOSENTADORIAS: Invalidez Idade Tempo de Contribuição

Leia mais

Apostila do curso de. Previdência. Social

Apostila do curso de. Previdência. Social Apostila do curso de Previdência Social 1- O Que é a Previdência Social 2- Para que Serve a Previdência Social 3- Como está Organizada a Previdência Social 5- Quais são os Segurados da Previdência Social

Leia mais

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL AULA 2 - RISCO SOCIAL - CONCEITOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL - PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL Trata- se de acontecimentos, pela natureza

Leia mais

Facebook: https://www.facebook.com/profadrianamenezes Site:: ADRIANA MENEZES

Facebook: https://www.facebook.com/profadrianamenezes Site::  ADRIANA MENEZES ADRIANA MENEZES Facebook: https://www.facebook.com/profadrianamenezes QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS Atualizado - Lei 13.135/2015 e Lei Complementar 150/2015 Salário de SB Renda mensal inicial RMI Data

Leia mais

SALÁRIO- MATERNIDADE

SALÁRIO- MATERNIDADE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Artigo 7º, XVIII c/c Artigo 201, II, ambos da CF Artigo 71 a 73, da Lei 8213/91 Artigo 93 a 103 do Decreto 3048/99 Artigo 340 a 358, IN 77 CONCEITO O salário-maternidade é o benefício

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Da Sra. MARA GABRILLI) Acrescenta os arts. 86-A, 86-B e 86-C à Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, e altera seus arts. 11, 18, 26, 29, 33, 40, 101 e 124 para dispor sobre

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 09/01/2015 11:04 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014. Exposição de motivos Vigência Altera as Leis n o 8.213,

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios Prof. Eduardo Tanaka SAÚDE SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 2 SEGURIDADE SOCIAL Conceituação: A seguridade social compreende

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988... 1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)... 1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social... 1 1.1.2.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA 2015 ALEXANDRE CORRÊA

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA 2015 ALEXANDRE CORRÊA ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA 2015 ALEXANDRE CORRÊA NOVAS REGRAS PARA : CONCESSÃO DA PENSÃO POR MORTE AUXÍLIO DOENÇA ATESTADOS MÉDICOS SEGURO DESEMPREGO ABONO SALARIAL SEGURO DESEMPREGO WEB RAIS 2014 No dia

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 06/08/2010.

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 06/08/2010. SALÁRIO-FAMÍLIA - Considerações Gerais Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 06/08/2010. Sumário: 1 - Introdução 2 - Beneficiários 2.1 - Verificação da Invalidez 2.2 - Pai e Mãe 3 - Início

Leia mais

Medida Provisória nº 529, de 2011

Medida Provisória nº 529, de 2011 Medida Provisória nº 529, de 2011 Altera os arts. 21 e 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Custeio da Previdência Social, para estabelecer alíquota diferenciada de contribuição

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Prof. Bruno Valente Art. 65 a 70 da Lei 8.213/91 Art. 81 a 92 do Decreto 3.048/99 O salário-família tem previsão constitucional no art. 7º, XII e art. 201,

Leia mais

Direito Prev idcm: lario INDICE. Capitulo I

Direito Prev idcm: lario INDICE. Capitulo I Direito Prev idcm: lario Capitulo I INDICE SEGURIDADE SOCIAL: ASSISTENCIA, PREVIDENCrA & SAÚDE.,....25 1 Introdução.......... _.......... 25 2 Principios e Regras da Seguridade Social e da Previdência

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. EMENTA:

PLANO DE ENSINO. 1. EMENTA: Universidade Federal de Minas Gerais. Unidade: Faculdade de Direito. Departamento: DIT Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Professor: Milton Vasques Thibau de Almeida. Disciplina: Direito

Leia mais

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3.

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3. 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: CF, art. 194 a 203. Lei 8.213/91 Lei 8.212/91

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Secretaria Executiva de Assistência Social Gerência de Projetos e Capacitação Centro

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Secretaria Executiva de Assistência Social Gerência de Projetos e Capacitação Centro Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Secretaria Executiva de Assistência Social Gerência de Projetos e Capacitação Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES/UNITA INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Plano de Benefícios do RGPS Salário-de-Benefício Parte - 1 Prof. Bruno Valente SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO Base legislativa Art. 28 a 32 da Lei nº 8.213/91 Art. 31 a 34 do Decreto nº 3.048/99

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Transcrição Aula 02 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Hugo Goes Direito Previdenciário AULA 02 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL Em matéria de Direito, quando se fala em princípios, trata-se

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 676-A DE 2015 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2015

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 676-A DE 2015 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2015 REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 676-A DE 2015 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2015 Altera as Leis nºs 8.212, de 24 de julho de 1991, e 8.213, de 24 de julho de 1991, para tratar da associação do

Leia mais

11/09/2015 Dir. Previdenciário Prof. Marcos 143 Dir. Previdenciário Prof. Marcos 144 1

11/09/2015 Dir. Previdenciário Prof. Marcos 143 Dir. Previdenciário Prof. Marcos 144 1 143 144 1 145 Lei 8213/91 alterada pela Lei nº 12.873/2013 Salário Maternidade Art. 71-A. Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança

Leia mais

Esclareça todas as suas dúvidas!

Esclareça todas as suas dúvidas! Esclareça todas as suas dúvidas! Queridos amigos, Estamos felizes por concluir a nossa terceira cartilha sobre benefícios previdenciários. Falaremos sobre o papel da Previdência Social, quem são os segurados,

Leia mais

Grupo de Estudo Eloy Chaves OAB/Jundiaí-SP.

Grupo de Estudo Eloy Chaves OAB/Jundiaí-SP. Grupo de Estudo Eloy Chaves OAB/Jundiaí-SP. Profª. Me: Daniela Aparecida Flausino Negrini (Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP, Pós Graduada em Direito Tributário, Previdenciário e Trabalhista)

Leia mais

Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado.

Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado. INFORME JURÍDICO 06/01/2015 411 Prezados (as) Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado. Divulgamos a Medida Provisória 664/2014 que

Leia mais

Aula 09 REVISÃO SEGURADOS DEPENDENTES

Aula 09 REVISÃO SEGURADOS DEPENDENTES Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Regras Gerais: Conceito de empresa e empregador, Distinção entre filiação e inscrição e Quadro das prestações previdenciárias do RGPS (16/05/15) Professor:

Leia mais

Histórico e Conceitos da Previdência Social

Histórico e Conceitos da Previdência Social Histórico e Conceitos da Previdência Social A Seguridade Social no Brasil No Brasil, desde a época do Império, já existia mecanismo de cunho previdenciário Somente a partir de 1923, com a aprovação da

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. SEGURIDADE SOCIAL... 4 Princípios... 5 2. SISTEMA DA SEGURIDADE SOCIAL...10 Novas Fontes de Custeio... 11 3. SAÚDE...14 Sus - Sistema

Leia mais

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP Especialista em Direito Previdenciário pela EPD Advogada e Consultora Jurídica Professora de Direito Previdenciário Ex Servidora

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais