Oficina 20: JOGOS. Jogos clássicos têm sido fortemente avaliados por educadores como um valioso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina 20: JOGOS. Jogos clássicos têm sido fortemente avaliados por educadores como um valioso"

Transcrição

1 Oficina 20: JOGOS Jogos clássicos têm sido fortemente avaliados por educadores como um valioso recurso didático no ensino de Matemática, já que através destes jogos é possível libertar os alunos do receio que estes têm de errar quando o assunto é Matemática. Sumário Considerações Programáticas Atividade 1: Torre de Hanói Atividade 2: Borboleta Atividade 3: Tapatan Atividade 4: Sempre dez Atividade 5: Feche a caixa (adição) Atividade 6: Cinco em linha (adição) Atividade 7: Corrida de menos Curiosidades Referencias Bibliográficas

2 Introdução Jogos clássicos têm sido fortemente avaliados por educadores como um valioso recurso didático no ensino de Matemática, já que através deles é possível libertar os alunos do receio que estes têm de errar quando o assunto é a Matemática. Isto torna o processo de ensino e aprendizagem mais fácil. O processo de ensino e aprendizagem é uma tarefa difícil para o professor quando este tem que lidar com o desinteresse, a falta de concentração, a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem. Este processo torna-se bem simples, quando colocamos o conteúdo de uma maneira mais concreta tal como é feito no Projeto Mão na Massa. Neste aspecto, o principal desafio é atuarmos com criatividade aperfeiçoando os materiais que temos a disposição e gerando assim mais e mais maneiras de conquistar a atenção da criança desenvolvendo seu aprendizado de uma maneira eficiente. De acordo com Borin, alguns professores com o apoio do CAEM (Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática), usaram jogos como auxílio na resolução de problemas de matemática. Neste trabalho, ao ensinarem matemática para alunos de quinta série, em escolas da rede estadual de ensino, notaram que em situações informais, quando propunham quebracabeças, charadas ou problemas curiosos, os alunos motivavam-se e saíam-se muito bem. Nessas ocasiões, habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, tão necessárias ao aprendizado de Matemática, estavam sempre presentes. Mas, quando propunham a resolução de problemas nas aulas de Matemática, acontecia exatamente o contrário, ou seja, pequeno envolvimento e era bastante acentuada a rejeição na tarefa de enfrentar situação-problema. Estes professores salientaram que a atividade de jogar, se bem orientada, tem papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, tão necessários para o aprendizado. Além disto, os jogos auxiliam também na descentralização, que consiste em desenvolver a capacidade de ver algo a partir de um ponto de vista que difere do seu, e na coordenação destas opiniões para chegar a uma conclusão.

3 Proposta do Programa: Para Piaget há três tipos indissociáveis de conhecimento: o físico, o lógico-matemático e o social. O conhecimento físico ocorre por meio da abstração simples que é a abstração das propriedades observáveis no objeto. O conhecimento lógico-matemático desenvolve-se através da abstração reflexiva que ocorre como resultado da coordenação das ações mentais do sujeito sobre o objeto, estabelecendo relações. Já o conhecimento social é externo e tem como fonte primária as convenções desenvolvidas pelas pessoas. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental já são trabalhados indiretamente estes conceitos. Nós reforçaremos nesta oficina a criação e o aprimoramento dos conhecimentos lógico-matemático e do conhecimento social. Conteúdo Programático da Oficina Aprimoramento e criação do conhecimento lógico-matemático, ou seja, o conhecimento abstrato que é inventado a partir das ações mentais do sujeito sobre o objeto, estabelecendo relações. Abordamos também a resolução de problemas que consiste essencialmente nos atos de pensar, descobrir e resolver. Atividades da Oficina As atividades desenvolvidas serão: 1. Torre de Hanói 2. Borboleta 3. Tapatan 4. Sempre dez 5. Feche a caixa (adição) 6. Cinco em linha (adição) 7. Corrida de menos Objetivos da Oficina: Organizar a estrutura no pensamento. Interagir com os colegas. Trocar informações. Criar e aprimorar o conhecimento lógico-matemático. Gerar ações exploratórias. Exercitar a concentração e também ações estratégicas.

4 Atividade 1: Torre de Hanói 1 Apresentação do problema Para introduzir as atividades, o professor pode colocar os seguintes problemas: Quem será o primeiro a mover a torre para o terceiro piso utilizando menos jogadas? Quem conseguirá o maior número de pontos? Objetivos: Incentivar os alunos a trabalharem simbolização, seqüenciamento, generalização, raciocínio lógico, ações exploratórias, contagem e planejamento de ação. Materiais: Tabuleiro de madeira e E.V.A. com furos (de três a cinco; a distância entre os furos deve ser próxima da medida do quadrado maior); Varetas em madeira sem ponta (encaixáveis nos furos do tabuleiro); um conjunto de seis quadrados de diferentes tamanhos feitos em E.V.A. com um furo central. 1. Exemplo de tabuleiro Desafio: O desafio consiste em transferir os discos (que devem estar inicialmente empilhados em um dos pinos, em ordem decrescente de tamanho, com o maior deles na base e o menor no topo) para qualquer um dos outros pinos livres, no menor número de movimentos possíveis, movendo apenas um disco de cada vez e sem colocar um disco maior sobre um disco menor. A disposição final dos discos deve ser igual a do início do jogo. 2 Levantamento de hipóteses Incentivá-los a descobrirem o número mínimo de movimentos para mover a torre do primeiro para o terceiro piso, supondo uma torre com três quadrados, depois quatro e etc. Observar se o número mínimo de movimento altera quando o número de quadrados da torre é alterado. Diante disto, Incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo.

5 Jogar diversas vezes até que percebam quais os pontos (as estratégias) que levam a vitória no jogo. Tentar conduzi-las para expressarem verbalmente as propostas a serem utilizadas para vencerem o jogo. Sugere-se iniciar a atividade com três pinos na base. 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do jogo. As regras são: Move-se um quadrado de cada vez. Um quadrado maior não pode ser posto sobre outro menor. Ganha o jogo quem transfere os quadrados em menos tempo, mantendo-se a mesma disposição inicial, do primeiro pino para o terceiro pino. 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como proceder para fazer a mudança em menos movimentos. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. Tentar descobrir qual a relação entre o número mínimo de movimentos necessários para realizar a tarefa e o número de discos (sugestão: verificar qual o número mínimo de movimentos para um disco, dois discos, e assim por diante, chegando ao caso geral, se possível). Resolvido o problema para a Torre de três pinos, repita a atividade, com o mesmo número de discos e obedecendo as mesmas regras do caso anterior, para a Torre de quarto e de cinco pinos. Pergunta-se: Qual o número mínimo de movimentos para a Torre de três pinos, com seis discos? O número mínimo de passos necessários para resolver o problema mantém-se igual ao do caso inicial? Caso não, ele diminui ou aumenta? 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos, definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto.

6 Atividade 2: 1 Apresentação do problema Borboleta Nesta atividade trabalharemos o Jogo Borboleta que é bem simples nos permite explorar conceitos geométricos, gerar estratégias e trabalhar o raciocínio lógico-matemático. Inicia-se com o seguinte problema: Quem captura primeiro todas as bolinhas? Objetivos: Trabalharem Raciocínio lógico. Geometria. Histórico: O jogo tem esse nome por causaa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Bangladesh, as crianças chamam esse jogo de Lau Kata Kati. Materiais: Tabuleiro em papel conforme modelo abaixo; 18 peças/marcadores em E.V.A. (9 de cada cor) ); 2. Exemplo de tabuleiro Desafio: Capturar todas as peças do adversário. 2 Levantamento de hipóteses O professor pode nesta etapa explorar um pouco de geometria observando no tabuleiro que figuras geométricas são encontradas. Em seguida, questiona-se sobre como jogar analisando e discutindo as sugestões. Depois disto, o professorr deverá: Incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo e conduzi-las para expressarem as propostas verbalmente.

7 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do. As regras são: Os jogadores colocam suas peças em todas as casas do seu tabuleiro, deixando a casa do meio vazia. Um jogador de cada vez movimenta uma de suas peças em linha reta para a casa mais próxima. O jogador pode pular uma peça do adversário se a casa seguinte (em linha reta) estiver livre, e tirar essa peça do tabuleiro. E pode continuar pulando com a mesma peça, "comendo" outras peças do adversário enquanto for possível. O jogador que deixar de "comer", perde a peça para o adversário. Se tiver mais de uma opção para "comer" a peça do opononente, ele pode escolher uma delas, sem perder peças. O jogador que tirar todas as peças do adversário do tabuleiro ganha. 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como vencem. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto.

8 Atividade 3: 1 Apresentação do problema Tapatan Esta atividade, é para trabalharmos o Jogoo Tapatan onde se trabalha ações exploratórias, noção de geometria, raciocínio lógico-matemático problema: Quem coloca suas peças em linha reta e geração de estratégias. O professor inicia a atividade com o seguinte primeiro? Objetivos: Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio lógico. Gerar estratégias. Histórico: O tapatan é jogado nas Filipinas, um país de muitas ilhas ao sudeste da Ásia. Algumas famílias têm belos tabuleiros de madeira para o tapatan. Outras tem o tabuleiro desenhado no chão. Os filipinos usam peças redondas especiais paraa esse jogo, três de madeira clara para um jogador, três de madeira escura para o outro. Materiais: Tabuleiro de papel conforme modelo abaixo; 6 peças de E.V.A.. (3 de cada cor). Exemplo de tabuleiro: Desafio: Colocar suas peças em linha reta. 2 Levantamento de hipóteses O professor poderá nesta etapa explorar conceitos de geometria com perguntas tal como: o que é uma linha reta? Outro questionamento é: quais as possibilidades de linha reta sobre o tabuleiro? Em seguida, deve-se incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo e tentar conduzi-lavencerem o a expressarem verbalmente as propostas a serem utilizadas para jogo.

9 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do jogo e discutir antes de iniciarem a partida. As regras são: Um jogador de cada vez coloca uma de suas peças num dos pontos vazios do tabuleiro, até que todas as suas peças sejam colocadas no tabuleiro. O primeiro jogador mexe uma de suas peças para o ponto vazio mais próximo, em linha reta. Não pode pular peça, depois é a vez do segundo jogador, e assim continuam revezando. Ganha quem conseguir primeiro uma linha de três peças, na diagonal, horizontal ou vertical. Se nenhum jogador colocar três peças em linha e repetir a mesma jogada por três vezes, a partida termina empatada. 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como procedem para vencer. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos, definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto.

10 1 Apresentação do problema Nesta atividade, trabalharemos o jogoo Sempre Dez onde desenvolvemos o conteúdo de sistema de numeração, raciocínio lógico-matemático e ações exploratórias. O professor pode iniciar a atividade com o seguinte problema: Quem completa o quadro de forma a ter sempre dez em linha reta? Objetivos: Trabalhar o conteúdo de sistema de numeração. Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínioo lógico. Gerar estratégias. Materiais: Tabuleiro de papel conforme modelo abaixo; Peças numeradas de 1 a 9. Exemplo de tabuleiro: Atividade 4: Sempre dez Desafio: A soma das peças em cada linha deve ser sempre Levantamento de hipóteses O professor poderá nesta etapa explorar conceitos de geometria com perguntas tal como: o que é uma linha reta? Outro questionamento é: quais as possibilidades de linha reta sobre o tabuleiro? Em seguida, deve-se: Incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo e tentar conduzi-las a expressarem verbalmentee as propostas a serem utilizadas para vencerem o jogo. 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do jogo e discutir antes de iniciarem a partida. As regras são: Colocar somente uma ficha em cada posiçãoo do quadro. Distribuir todas as fichas de modo que a soma em linha reta seja sempre 10.

11 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como procedem para vencer. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos, definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto. Atividade 5: Feche a caixa (Adição) 1 Apresentação do problema Nesta atividade, trabalharemos o jogo Feche a Caixa onde desenvolvemos o conteúdo de sistema de numeração, raciocínio lógicomatemático e ações exploratórias. O professor pode iniciar a atividade com os seguintes problemas: Quem completa o quadro primeiro? Objetivos: Trabalhar o conteúdo de sistema de numeração. Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio lógico. Gerar estratégias. Através do lançamento de três dados numéricos, somar ou subtrair os valores obtidos e tentar cobrir os números entre 1 e 18. Materiais: Tabuleiro de papel conforme modelo abaixo; 18 marcadores em E.V.A. 4 dados. Exemplo de tabuleiro: Desafio: Cobrir todos os valores de 1 a 18 do tabuleiro mediante a soma ou subtração dos valores obtidos com o lançamento dos quatro dados.

12 2 Levantamento de hipóteses O professor poderá nesta etapa explorar conceitos de adição e subtração com perguntas tal como: como obter o número 15 somando-se quatro números entre 1 e 6? Outro questionamento é: quais as outras possibilidades para a resposta anterior? Em seguida, deve-se: Incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo e tentar conduzi-las a expressarem verbalmente as propostas a serem utilizadas para vencerem o jogo. 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do jogo e discutir antes de iniciarem a partida. As regras são: O jogo se inicia com todas as casas abertas, cada jogadora faz sua partida, marca seus pontos e entrega para o próximo. Cada jogador lança os dados, soma o total obtido e escolhe qual combinação de números quer cobrir. As casas abertas ficam bloqueadas e o mesmo jogador continua e repete a operação para tentar cobrir os números restantes. Caso algum jogador tenha coberto os números 16, 17 e 18 ele poderá utilizar somente três dados para os lançamentos seguintes. Quando cobrir os números entre 10 e 18, ele deverá fazer uso de somente dois dados para os lançamentos seguintes. 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como procedem para vencer. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos, definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto.

13 Atividade 6: 1 Apresentação do problema Cinco em linha (adição) Esta atividade é para trabalharmos o Jogoo Cinco em Linha onde se trabalha ações exploratórias, noção de geometria, raciocínio lógico-matemático e geração de estratégias. O professor inicia a atividade com o seguinte problema: Quem primeiro consegue cinco números em linha reta? Objetivos: Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio lógico. Gerar estratégias. Trabalhar adição ou subtração. Materiais: Tabuleiro de papel conforme modelo abaixo; 40 peças de E.V.A. (20 vermelhas e 20 amarelas). Exemplo de tabuleiro: Desafio: Colocar cinco números em linha reta. 2 Levantamento de hipóteses O professor poderá nesta etapa explorar conceitos de geometria com perguntas tal como: o que é uma linha reta? Outro questionamento é: quais as possibilidades de linha reta sobre a tabela apresentada acima?

14 Em seguida, deve-se: Incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo e tentar conduzi-las a expressarem verbalmente as propostas a serem utilizadas para vencerem o jogo. 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do jogo e discutir antes de iniciarem a partida. As regras são: Cada uma das equipes recebe 20 fichas (marcadores). A primeira equipe a jogar escolhe dois números do tabuleiro menor indicando-as à equipe adversária. Em seguida calculam, dizendo em voz alta, a soma dos números escolhidos, procuram este valor no tabuleiro maior e colocam sobre ele um de seus marcadores. Uma vez colocada esta ficha não pode ser mais retirada. Se a equipe na sua vez errar ou fizer uma soma que já tenha sido coberta, ela passa a vez sem colocar nenhuma ficha. O objetivo do jogo é ser a primeira equipe a conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal). Se nenhuma equipe conseguir colocar cinco fichas em linha e o tabuleiro ficar completo, ganha o jogo a que tiver colocado mais marcadores no tabuleiro. 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como procedem para vencer. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos, definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto.

15 1 Apresentação do problema Atividade 7: Corrida do menos Esta atividade, é para trabalharmos o Jogo Corrida do Menos onde se trabalha ações exploratórias, noção de subtração, raciocínio lógicomatemático e geração de estratégias. O professor inicia a atividade com o seguinte problema: Quem alcança a chegada em primeiro lugar? Objetivos: Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio lógico. Gerar estratégias. Trabalhar subtração. Materiais: 2 dados. Tabuleiro de papel conforme modelo abaixo; 5 peças de E.V.A. (1 azul, 1 amarela, 1 verde, 1 vermelha, 1 preta). Exemplo de tabuleiro: Desafio: Alcançar a chegada em primeiro lugar. 2 Levantamento de hipóteses O professor poderá nesta etapa explorar conceitos de subtração. Em seguida, deve-se: Incentivar os alunos a gerarem estratégias para vencerem o jogo e tentar conduzi-las a expressarem verbalmente as propostas a serem utilizadas para vencerem o jogo.

16 3 Experimentação O professor incentiva os alunos a compreenderem bem as regras do jogo e discutir antes de iniciarem a partida. As regras são: Escolhe-se a partir de qualquer critério, quem será o primeiro, o segundo, etc. Cada jogador na sua vez, lança os dados e subtrai o número menor do maior e o resultado é o número de casas que ele deve andar. Aquele jogador que cair na quinta casa (onde se lê: -3) deve voltar três casas. O vencedor será o jogador que na subtração dos números dados, obter o número exato que falta para a linha de chegada de sua cor correspondente. Se um jogador tirar um número maior do que necessita para sua chegada, ele deve voltar o número de casas correspondentes. 4 Discussão Coletiva: As crianças discutem no interior do grupo (ou da dupla) e depois com a classe toda para tentar explicar como procedem para vencer. Refazer o registro do roteiro com as formas utilizadas para vencerem o jogo. 5 Registro: Negociar coletivamente um registro de atividades para definir: que formas foram mais eficazes para vencer o jogo? Quais mudanças poderiam ser feitas nas regras de forma a dar mais chances a todos os jogadores? O professor, junto com os alunos, definirá os registros finais da experiência, que deverá ficar no caderno de experiência. Neste estágio o professor ajuda a escrever corretamente o texto.

17 Curiosidades Dado Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros. Costuma-se usar uma barra aproximadamente cilíndrica com lados aplainados na construção dos dados, por exemplo, um dado de "cinco lados" teria lados de 72º. A função do dado é gerar um resultado aleatório que fica restrito ao número de faces dele. Esse resultado, então, pode ser manipulado (caso seja um número) através de fórmulas caso o jogo exija. Por exemplo, um número entre 20 e 25 utilizando dados de seis lados exige a aplicação de uma fórmula matemática. Os dados são comumente utilizados em jogos de tabuleiro tradicionais e jogos de RPG. Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos (fabricados de forma correta), de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete. Ou seja, se de um lado temos o número um, automaticamente teríamos o número seis do outro lado. Isso ocorre também com o dois casando com o cinco, e o três com o quatro. Isso se aplica também a qualquer outro dado, a soma de dois lados opostos sempre é igual ao número de faces mais um. Assim, um D20 somaria 21 nos lados opostos, um D12 somaria 13, e assim por diante. Para maiores informações consulte o site

18 Referências Bibliográficas [1] Borin, Júlia. Jogos e Resolução de Problemas: Uma Estratégia para as Aulas de Matemática. Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), IME-USP, São Paulo, [2] Faria, Mercio Botelho. Jogos Clássicos como Recurso Didático no Ensino de Matemática. Minicurso apresentado no Encontro Mineiro realizado na UNIPAM em [3] Faria, Mercio Botelho; Takahashi, L.T.; Oliveira, E. A.; Moura, A. C.; Amorim, E. M; Guerreiro, M.. Brincar e Educar: Jogos Matemáticos I. Minicurso apresentado na 77 a Semana do Fazendeiro, [4] Consultamos também os seguintes sites consultado em 06/2007,

19 Material Necessário para os Jogos Atividade torres de Hanói completas (um jogo para cada aluno) Atividade Tabuleiros em papel conforme modelo abaixo; 117 peças/marcadores em E.V.A. na cor azul 117 peças/marcadores em E.V.A. na cor vermelho; Atividade Tabuleiros de papel conforme modelo abaixo; 39 peças de E.V.A. na cor vermelha 39 peças de E.V.A. na cor azul Atividade Tabuleiros de papel conforme modelo abaixo; 25 grupos de 9 peças numeradas de 1 a 9 (ou seja, 25 peças com o número 1, 25 peças com o número 2,... ). Atividade Tabuleiros de papel conforme modelo abaixo; 450 marcadores em E.V.A. (18 marcadores em E.V.A para cada tabuleiro) 52 dados (4 dados para cada tabuleiro) Atividade 06 6 Tabuleiro de papel conforme modelo abaixo; 240 peças de E.V.A. (120 vermelhas e 120 amarelas). Atividade 07 5 Tabuleiros de papel conforme modelo abaixo; 10 dados (sendo 2 para cada tabuleiro). 25 peças de E.V.A. (5 azuis, 5 amarelas, 5 verdes, 5 vermelhas, 5 pretas).

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano Página inicial Fale Conosco Câmpus de São José do Rio Preto Acesso rápido Unidades Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Apresentação Jogos no Ensino de Matemática Ens. Fund. 1º ao 5º Ano

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira.

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE PEDAGOGIA CAMPUS DE CASTANHAL LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. Coordenadora: Débora Alfaia Bolsista: Gabriela Paixão Castanhal- PA 2012 Oficina de Jogos

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA Aline Costa Cavalcante de Rezende E.M. 09.18.047. Belisário Pena wallacec@light.com.br sorovisck@brfree.com.br Todo ensino é castrador, todo discurso vão, se não

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos)

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) 1 APÊNDICE C Produto da Dissertação: Sequência de Atividades Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) Jogo trabalhado: PONG HAU K'I Regras do jogo: Cada jogador possui duas peças e o jogo começa com as peças

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

APRENDENDO PROBABILIDADE E GEOMETRIA POR MEIO DO JOGO AS ROLETAS E OS SÓLIDOS

APRENDENDO PROBABILIDADE E GEOMETRIA POR MEIO DO JOGO AS ROLETAS E OS SÓLIDOS 1 APRENDENDO PROBABILIDADE E GEOMETRIA POR MEIO DO JOGO AS ROLETAS E OS SÓLIDOS Daniela Souza Lima SEEDF e FAJESU danielasouzza@hotmail.com Raquel Souza Lima de Moura SEEDF raquelslmoura@gmail.com Resumo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

SOFTWARES EDUCATIVOS

SOFTWARES EDUCATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA - NCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - PGTIAE SOFTWARES EDUCATIVOS Anne Caroline de Oliveira

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES. GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais

KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES. GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais José Vilani de Farias, IFRN, vilani.farias@ifrn.edu.br Amilde Martins da Fonseca, IFRN,

Leia mais

jogos romanos jogos romanos

jogos romanos jogos romanos Moinho» Na sua vez, cada jogador coloca 1 ficha no tabuleiro tentando colocar 3 peças em linha;» Quando todas as peças estiverem colocadas, os jogadores tentam movimentá- las de modo a colocar as fichas

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA JOSINALVA ESTACIO MENEZES UFRPE jomene@nelore.npde.ufrpe.br TEMA: SOFTWARE E HARDWARE Aplicativos

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998.

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. O Semáforo O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. SEMÁFORO PARA INVISUAIS ESTRATÉGIAS E SITUAÇÕES DE JOGO Uma das estratégias passa por jogar numa casa do centro do tabuleiro,

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

PROJETO CLUBE DE MATEMÁTICA

PROJETO CLUBE DE MATEMÁTICA CLUBE DE MATEMÁTICA "O jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica." EB1/PE da Vargem Ano letivo 2016/2017 Índice PROJETO

Leia mais

APÊNDICE: As atividades de ensino

APÊNDICE: As atividades de ensino APÊNDICE: As atividades de ensino 148 Apêndice A Apresentação: Auto-retratos Marc Chagall Auto-retrato 1914 Paul Cèzanne Retrato do artista 1875/1877 149 Henri Matisse Auto-retrato 1900 Peter Paul Rubens

Leia mais

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina JOGOS E HABILIDADES Marie-Claire Ribeiro Póla mariepola@yahoo.com.br Mariele Cestari Esteves Supera Londrina mariele.londrina@metodosupera.com.br Resumo: São inúmeras as habilidades que podem ser desenvolvidas

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Apucarana. Projeto Novos Talentos Edital CAPES 55/12. Professor Responsável Ivan José Coser.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Apucarana. Projeto Novos Talentos Edital CAPES 55/12. Professor Responsável Ivan José Coser. 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Apucarana Projeto Novos Talentos Edital CAPES 55/12 Professor Responsável Ivan José Coser. Atividades de Matemática Julho 2014 2 1. TANGRAM O TANGRAM

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Nível de Escola Justino Costa.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Nível de Escola Justino Costa. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ - 2017 Escola: Coordenadora do Supervisora na Nível de Escola Justino Costa Subprojeto: Escola: Ensino: Quintana

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO NO ENSINO DA ADIÇÃO

O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO NO ENSINO DA ADIÇÃO ISSN 2316-7785 O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO NO ENSINO DA ADIÇÃO Elizete Maria Possamai Ribeiro elizete@ifc-sombrio.edu.br Marleide Coan Cardoso marleide@ifc-sombrio.edu.br Ivonete de Oliveira Generoso

Leia mais

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA A metodologia desenvolvida para aplicação destes módulos obedece a uma estratégia de uso progressivo dos jogos lógicos, graduando os estímulos sensoriais e o grau de dificuldade

Leia mais

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA tânia@mat.unb.br CAPÍTULO 1 JOGOS E ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS A idéia

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

Jogo: Corrida das Áreas.

Jogo: Corrida das Áreas. REGRAS: Jogo: Corrida das Áreas. 1. Número de jogadores: 2. 2. Largada: os jogadores devem jogar os dois dados de 6 faces e somar os números obtidos. Quem tirar a maior soma escolhe uma entre as casas

Leia mais

Jogo: Corrida das Áreas.

Jogo: Corrida das Áreas. REGRAS: Jogo: Corrida das Áreas. 1. Número de jogadores: 2. 2. Largada: os jogadores devem jogar os dois dados de 6 faces e somar os números obtidos. Quem tirar a maior soma escolhe uma entre as casas

Leia mais

Jogando e sentindo emoções...

Jogando e sentindo emoções... Reforço escolar M ate mática Jogando e sentindo emoções... Dinâmica 5 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 9º do Ensino Fundamental Algébrico Simbólico Equação do 2º. Grau

Leia mais

Os jogos nas aulas de matemática

Os jogos nas aulas de matemática Os jogos nas aulas de matemática Materiais necessários para esta aula: Giz de cera Papel grande (cartolina, pardo etc.) Dados Cartas de baralho JOGO DOS PONTOS Que habilidades ou conceitos podem ser trabalhados

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Luciano Belem Santos lcnbelem@hotmail.com Jonas Evangelista Silva jonaspesquisas@hotmail.com Everlon Souza Campos everlon29@gmail.com Gabriel Gaspar da Silva Sobrinho

Leia mais

Integrantes do subgrupo

Integrantes do subgrupo Nome do Objetivo do Jogo 1: GANHA CEM PRIMEIRO Ganha quem formar o grupão primeiro: que é o amarrado de dez grupos de dez palitos. Quem primeiro formar o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta:

Leia mais

4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 2007/2008

4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 2007/2008 º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 007/008 Semáforo Autor: Alan Parr Oito peças verdes, oito amarelas e oito vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS - TEXTO: Torre de Hanói e Triângulo de Sierpinski AUTOR: Mayara Brito (estagiária da BOM) André Brito (estagiário da BOM) ORIENTADOR: Prof.

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman

Leia mais

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários.

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários. DOCUMENTO ORIENTADOR DE 2 APRESENTAÇÃO O Catchball permite a realização de uma infinidade de jogos com uma igual diversidade de níveis, que podem ser dirigidos a crianças do pré-escolar, a crianças de

Leia mais

O uso de materiais manipuláveis e a construção de conceitos matemáticos

O uso de materiais manipuláveis e a construção de conceitos matemáticos Formação Continuada - Matemática O uso de materiais manipuláveis e a construção de conceitos matemáticos Professores - 3º ano 2º Encontro 24/05/2016 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi MATERIAL

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

Atividades de Geometria com o Geoplano

Atividades de Geometria com o Geoplano Atividades de Geometria com o Geoplano Introdução A palavra Geoplano vem do inglês geoboard onde geo vem de geometria e board de plano, tábua ou tabuleiro, ou ainda superfície plana. O Geoplano foi inventado

Leia mais

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano).

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano). As atividades aqui propostas têm o intuito de auxiliar. Podem ser vistas, apenas, como referência para os professores, de modo que necessitam de adaptações para as mais diversas realidades e ao nível de

Leia mais

DOMINÓS. Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2

DOMINÓS. Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 DOMINÓS Aparecida Francisco da SILVA Hélia Matiko Yano KODAMA Resumo: Algumas propostas da utilização dos dominós no ensino de Matemática já são conhecidas. Neste artigo, apresentamos propostas que complementam

Leia mais

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar)

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar) Questão 1 Como o algarismo das unidades é 1, para que o número seja aditivado, a soma dos algarismos das casas das dezenas, centenas e unidades de milhar deve ser igual a 1. Existe só um número com quatro

Leia mais

GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais.

GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais. OS NÚMEROS INTEIROS E O JOGO DO VAI-VEM GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais. Sabrina Bobsin Salazar, salazar.ufpel@gmail.com Eduardo da Silva Schneider, schneider.ifm.ufpel@gmail.com

Leia mais

OPERANDO NÚMEROS INTEIROS COM O ÁBACO. Letícia Ramos Rodrigues 1 Tássia Oliveira de Oliveira 2

OPERANDO NÚMEROS INTEIROS COM O ÁBACO. Letícia Ramos Rodrigues 1 Tássia Oliveira de Oliveira 2 OPERANDO NÚMEROS INTEIROS COM O ÁBACO Letícia Ramos Rodrigues 1 Tássia Oliveira de Oliveira 2 Resumo O aprendizado das operações fundamentais, sendo elas a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão,

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9 O JOGO DE GO O jogo de Go O Go é um antigo jogo de tabuleiro e acredita-se ter surgido entre 2500 e 4000 anos atrás na China. É um jogo de regras simples, mas por outro lado é extremamente complexo. Segundo

Leia mais

Roteiro de Estudos OBMEP NA ESCOLA Grupo N2 2º Ciclo

Roteiro de Estudos OBMEP NA ESCOLA Grupo N2 2º Ciclo Roteiro de Estudos OBMEP NA ESCOLA Grupo N2 2º Ciclo - Assuntos a serem abordados: Encontro 1: Princípios aditivo e multiplicativo: identificar, modelar e resolver situaçõesproblema. Resolução de exercícios

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID 1. Dados de identificação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista. Bruno Santana do Prado. 1.2 Público alvo: 8 e 9 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema

Leia mais

Zooloretto. Um jogo de Michael Schacht para 2 a 5 jogadores dos 8 anos em diante

Zooloretto. Um jogo de Michael Schacht para 2 a 5 jogadores dos 8 anos em diante Zooloretto Um jogo de Michael Schacht para 2 a 5 jogadores dos 8 anos em diante Resumo: Cada jogador é o proprietário de um zoo. Os jogadores ganham pontos por atraírem tantos visitantes ao seu zoo quanto

Leia mais

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos.

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos. 1 V. (a) CAVALOS Objetivos: 1. Fixar e aplicar as regras de movimentação dos cavalos. 2. Resolver problemas elementares usando os cavalos. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS. Secretária da Assistência Social: Roseli Signor

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS. Secretária da Assistência Social: Roseli Signor SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS Secretária da Assistência Social: Roseli Signor Relatório de Xadrez/Jogos Lógicos Voluntária: Marina Signor Castaman Espumoso

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Oficina Material Dourado. Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes.

Oficina Material Dourado. Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes. Oficina Material Dourado Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes. O USO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DO SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL Grupo 4 Componentes:

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

LUDENS MATEMÁTICA CANTADA

LUDENS MATEMÁTICA CANTADA PERÍODO MATUTINO MATEMÁTICA CANTADA Por meio das músicas os alunos podem ser levados a compreender conceitos, procedimentos e a desenvolver o pensamento lógico e crítico despertado pelas letras das músicas

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Como jogar Cainão-Cai

Como jogar Cainão-Cai Como jogar Cainão-Cai Cai-não-cai Pode ser jogado de 2 a 4 jogadores indicado para crianças a partir de 5 anos. Como funciona o jogo O jogo é composto de um uma garrafa de plástico (PET) com um furo no

Leia mais

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão.

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão. Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há na Represa do Jundiá? Ou em outra represa de Jaguaré? Já no século

Leia mais

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1 LISTA 9 - PROBABILIDADE ) Um time de futebol amador ganhou uma taça ao vencer um campeonato. Os jogadores decidiram que o próprio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram guardar a taça em suas

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI

A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI Ayze Jammylle Batista Ferreira IFPB ayzeifpb@gmail.com Resumo: Este pôster é resultado do trabalho de monitoria no Laboratório

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos [pg 1] CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos O tempo: 1855. A localidade: O oeste americano Você é um pesquisador de ouro, que alinha o seu território de sondagem e o defende

Leia mais

GRUPO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Projeto Fundão no Festival

GRUPO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Projeto Fundão no Festival GRUPO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Projeto Fundão no Festival As atividades aqui apresentadas são rápidas, lúdicas e em forma de desafios ou jogos, que podem ser realizadas individualmente ou em

Leia mais

Roda Numérica. Equipe:

Roda Numérica. Equipe: Roda Numérica Equipe: Aniura Milanés Barrientos Carmen Rosa Giraldo Vergara Leandro Augusto Rodrigues Araújo Nora Olinda Cabrera Zúñiga Taciany da Silva Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Descrição

Leia mais

Jogando com a tabuada

Jogando com a tabuada Universidade Federal do Rio Grande do Norte Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Centro de Ensino Superior do Seridó-Campus

Leia mais

Jogo do Feche a caixa

Jogo do Feche a caixa Programa PIBID/CAPES Departamento de Matemática Universidade de Brasília Objetivos Introduzir o conceito de probabilidade. Conteúdos abordados Raciocínio combinatório; Probabilidade; Inequações. Metodologia

Leia mais

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 Kharbaga, kalah e moinho (trilha) Oware

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): Viviane Rigoni NOME DO JOGO: Texto instrucional Regras de jogos Competências Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Objetivo Geral

Leia mais

Matemática I. / Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social

Matemática I.   /  Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social 2209.02.4011 ABACO DEZENAS PEQUENO Ábaco de dezenas horizontal. Todo estruturado em madeira. 6 Hastes. Cada com 10 peças em madeira. Dimensões: 15 cm largura, 19 cm altura, Base tem 5 cm de profundidade.

Leia mais