Japão. Integrantes: Florencia Zampolini -9, Lorenna Faustino -16, Vinicius Cabral -24, Vinicius Satoshi -25 e Milena S.Mata -20 9P5.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Japão. Integrantes: Florencia Zampolini -9, Lorenna Faustino -16, Vinicius Cabral -24, Vinicius Satoshi -25 e Milena S.Mata -20 9P5."

Transcrição

1 Japão Integrantes: Florencia Zampolini -9, Lorenna Faustino -16, Vinicius Cabral -24, Vinicius Satoshi -25 e Milena S.Mata -20 9P5.

2

3 Informações sobre a População do Japão População: 126,9 milhões de habitantes (estimativa 2015) Grupos étnicos: japoneses 98,4%, coreanos 0,6%, chineses 0,4%, outros 0,6% (dados de estimativa) Línguas: japonês (oficial) Religiões: xintoísmo (83,8%), budismo (71,5%), cristianismo (2%), outras (7,8%) - o total excede 100% porque muitos japoneses seguem o xintoísmo e o budismo. (ano de 2015) Estrutura etária: 0 a 14 anos: 13,1% 15 a 64 anos: 60,4% 65 anos ou mais: 26,5% (estimativa 2015) Idade média da população: total: 46,5 anos / homens: 45,2 anos / mulheres: 47,9 anos (estimativa 2015) Taxa de crescimento populacional: - 0,16% por ano (estimativa 2015) Taxa de natalidade: 7,93 nascimentos por 1000 habitantes (estimativa 2015) Taxa de mortalidade: 9,51 mortes por 1000 habitantes (estimativa 2015) Taxa de mortalidade infantil: 2,08 mortes por 1000 nascidos vivos (estimativa 2015) Taxa de migração: 0 por 1000 habitantes (estimativa 2015) Urbanização: 67,5% da população total (ano de 2015) Expectativa de vida: 84,74 anos (estimativa 2015) Taxa de fecundidade: 1,4 filhos por mulher (estimativa 2015) Índice de Alfabetização: 99,2% da população (estimativa 2015)

4 Japão O Japão é um país formado por um arquipélago com mais de 3 mil ilhas, com área de km², localizado no Círculo do Fogo do Pacífico. As principais ilhas são Hokaido, Honshu, Shikoku e Kiushu. Pode se dizer que a localização do país é estratégica pois, está junto à costa oriental da Ásia, com acesso continente, e ao mesmo tempo está voltado para a América (apesar da distância) e a Oceania.

5 Aspectos Naturais Relevo: O Relevo Japonês é 80% composto por Montanhas Jovens (período geológico) e 15% de Planícies litorâneas. A área é instável pois localiza-se numa região de Convergência de Placas tectônicas. caracteriza-se pelo domínio de dobramentos modernos, que ocupam a maior parte do país e são marcados por uma intensa atividade vulcânica. É na Ilha de Honshu que se encontra as maiores elevações como o Monte Fuji de metros de altura.

6 Aspectos Naturais Clima: O Japão se encontra na zona temperada e no extremo nordeste da região atingida pelo clima de monções.sofre grande maritimidade, devido a sua posição geográfica, com grandes massas de ar carregadas de umidade, explicando a elevada pluviosidade (1.000 mm anuais). As chuvas abundantes e o clima temperado produzem vegetação rica que favorece a agricultura. Suas quatro estações são bem definidas, com dois períodos chuvosos antes e depois do verão. No inverno, o Japão sofre influência das mais frias massas de ar do mundo: a massa de ar da Sibéria. O clima do Japão, no verão, ao mesmo tempo em que é muito úmido, sofre períodos contínuos de sol relativamente sem chuva. Norte (Hokkaido) - clima temperado frio, com longos meses de Inverno, influenciado pela corrente friaoya Shivo; Centro (Honshu) - clima temperado oceânico, alta pluviosidade; Sul (Shikoku e Kyushu) - clima subtropical, amenizado pela corrente Kuro Shivo, também chamada de corrente do Japão.

7 Aspectos naturais Hidrografia: A estrutura do terreno faz com que o Japão tenha rios de pequena extensão, quase sempre torrenciais e de reduzida bacia hidrográfica. Somente oito rios ultrapassam 200km de extensão. O Shinano, em Honshu, é o maior, com 367km. Outros cursos importantes são: Teshio e Ishikari, em Hokkaido; Kitakami, Tone, Kiso e Tenryu, em Honshu; e Chikugo, em Kiushu. Alguns dos rios procedentes das zonas vulcânicas do nordeste de Honshu têm águas ácidas e inúteis para a agricultura. Os rios carregam, geralmente, grandes quantidades de aluviões e formam deltas em suas embocaduras. O maior lago, de origem tectônica (causado por fraturas da crosta terrestre), é o Biwa, com 672km². Mais numerosos são os de origem vulcânica, como o lago Kutcharo, de Hokkaido, o Towada e o Ashi, de Honshu.

8 Aspectos Naturais Vegetação: caracteriza-se pelo predomínio de florestas, que cobrem a maior parte dos conjuntos montanhosos do país,tornando-o uma das nações mais arborizadas do mundo. Diversos tipos de vegetação crescem quase espontaneamente nas várias regiões do país, devido ao fato de seu território incluir regiões pertencentes às zonas subtropicais, temperada e fria, e possuir água em abundância. Cerca de 57% do seu território é coberto por florestas: em Kyushu, Shikoku e no sul de Honshu as florestas possuem árvores semelhantes às coníferas de folhas largas e chincapins; no norte de Honshu, as florestas são ricas em árvores raras como a faia e o bordo; as florestas da zona fria de Hokkaido possuem árvores com folhas em forma de agulhas, como os pinheiros.

9 Vegetação:

10 Economia A economia do Japão é a terceira maior do mundo por PIB mundial, a quarta maior em paridade do poder de compra e é o segundo maior país desenvolvido do mundo. A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano, para sua reconstrução. O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 uma grande potência econômica. Atualmente, o Japão possui a 3ª maior economia do mundo (em volume de PIB - referência ano de 2015).

11 Agricultura Apenas 12% do território japonês é apropriado para o cultivo. Devido a essa falta de terra arável, um sistema de terraço é utilizado para se plantar em pequenas áreas. Consequentemente, o país tem um dos maiores índices de produção por área quadrada do mundo, conseguindo uma auto-suficência de produtos agrícolas por volta de 50% em apenas 56 mil km² (14 milhões de acres) cultivados. O pequeno setor agrícola japonês, todavia, é altamente subsidiado e protegido, com uma regulação que favorece o cultivo em pequena escala ao invés da agricultura de larga escala, muito utilizada em outros países como o Brasil. O arroz importado, o produto mais protegido, é sujeito a tarifas de 490% e foi restringido a uma quota de apenas 7,2% do consumo médio de arroz de 1960 a As importações abaixo da quota não sofrem restrições, em termos legais, mas estão sujeitas a uma tarifa de 341 yenes por kilograma. Essa tarifa hoje é estimada em 490%, mas tende a aumentar para 778% com os novos métodos de cálculo que serão introduzidos como parte da Rodada de Doha.

12 Indústrias Indústria Valor adicionado ao PIB $ bilhões 2012 % do PIB total Outras atividades 1, % Indústria manufatureira % Setor imobiliário % Atacado e varejo % Transporte e comunicação % Administração pública % Construção % Finanças e seguros % Eletricidade, gás e água % Serviços do governo % Mineração % Total 5, %

13 Pontos de Interesses para Kyoto, Caio vilela turismo Kyoto é a alma e a essência da cultura japonesa. Da meditação zen à cerimônia do chá, da arquitetura refinada às gueixas finamente vestidas em quimonos de seda, a antiga capital é o bastião das tradições mais caras ao povo japonês, Japão Caio Vilela.

14 Pontos de Interesses para turismo Kamakura Kamakura foi, no passado, sede do governo feudal estabelecido no Japão em Situada a 50 km a oeste de Tokyo, é um dos mais populares pontos turísticos.

15 Pontos de Interesses para turismo Fuji Shibazakura Festival O Fuji Shibazakura Festival é destino do mundo para ver os campos de flores-de-musgo rosa florescendo. O festival acontece perto da área do Monte Fuji e costuma receber mais de 9 milhões de visitantes por ano. E se a visão de flores rosas em seu período de maior beleza, frescor e vigor não cativá-lo, é possível também, em dias claros, ter uma vista deslumbrante do Monte Fuji. O festival acontece a partir de meados de abril e vai até junho, mas a melhor época para ver os cinco diferentes das flores, em geral, ocorre no início ou em meados de maio.

16 Política do Japão O Japão tem um sistema político democrático. O Estado japonês é, atualmente, uma monarquia constitucional com um regime parlamentar democrático. Todos os cidadãos adultos têm o direito ao voto e a concorrer nas eleições nacionais e locais. Há seis grandes partidos políticos. O Partido Liberal Democrata, esteve no poder quase ininterruptamente desde Com a vitória do Partido Democrático do Japão nas eleições de 2009, quebrou-se essa continuidade de mais de 50 anos. O chefe de estado do Japão é o monarca dito Tenno ( 天皇 ) ou Imperador. De acordo com a Constituição Japonesa de 1947, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo. Ele não possui quaisquer poderes governativos, sendo as suas funções essencialmente do foro cerimonial. A monarquia japonesa é a mais antiga monarquia ininterrupta do mundo. O atual Imperador, Akihito, subiu ao trono em Ele e sua esposa, a Imperatriz Michiko, têm três filhos. O imperador e demais membros da família imperial vivem no Palácio Imperial de Tóquio.

17 Religião A religião no Japão é: 71% Xintoísta, 84% Budista, 2% Cristã, 8% Outros. A porcentagem ultrapassa a marca de 100% pois a maioria das pessoas acredita e interliga o Xintoísmo com o Budismo.

18 Tóquio É considerada o maior e mais importante centro financeiro do mundo (ao lado de Nova York e Londres), e uma "Cidade Global Alfa, ela não é, tecnicamente, uma cidade. Ela é Oficialmente Metrópole de Tóquio, a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo

19 Curiosidades: - O Japão é o maior fabricante mundial de navios. - Um costume comum no Japão é a troca de presentes entre amigos no meio e no fim do ano. - Outro costume bem interessante é que os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa. - O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa. Ela é muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos - Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Originária no século III, ela é fabricada a partir da fermentação do arroz. - O povo japonês é o maior consumidor de carne de baleia do mundo. Este tipo de carne é muito apreciada na culinária japonesa. - Embora apresente alto grau de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, o Japão ainda utiliza o sistema de pena de morte. - Um aspecto muito tradicional da cultura japonesa é a cerimônia do chá. - Ao contrário da cultura ocidental, os japoneses costumam fazer barulho de sucção ao tomarem sopa. É uma demonstração de polidez durante a refeição. - Nas casas mais antigas ainda é comum a existência das bacias turcas, vasos sanitários para serem usados na posição agachada.

20 FONTES DE PESQUISA. 6/hidrografia.html CIA The World Factbookhttp:// /japao/populacao.htm

JAPÃO Aspectos naturais e origens

JAPÃO Aspectos naturais e origens OBJETIVO - 2016 1º ANO E.M. A MÓDULO 33 JAPÃO Aspectos naturais e origens - Arquipélago: abrange cerca de 3.000 ilhas de diferentes tamanhos; - Área: 377.743 km²; - Situado a noroeste do Oceano Pacífico

Leia mais

Japão. Aspectos gerais

Japão. Aspectos gerais Japão Aspectos gerais Economia A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano,

Leia mais

Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica.

Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica. Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica. Arquipélago vulcânico e montanhoso localizado na fachada oriental da Ásia. Composto por 4.000 ilhas; Mais de 94% é formado

Leia mais

JAPÃO LOCALIZAÇÃO TECTONISMO NO JAPÃO RELEVO. O Arquipelago Niponico. Japão e o Círculo de Fogo de Pacífico. um pequeno grande país

JAPÃO LOCALIZAÇÃO TECTONISMO NO JAPÃO RELEVO. O Arquipelago Niponico. Japão e o Círculo de Fogo de Pacífico. um pequeno grande país JAPÃO LOCALIZAÇÃO um pequeno grande país Localização: Ocupa os hemisférios setentrional e oriental. É considerado parte do Extremo Oriente Principais Ilhas 1. Hokkaido 2. Honshu 3. Shikoku 4. Kyushu O

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO. Resumo

FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO. Resumo FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO Resumo Características Físicas Ilha de origem vulcânica, com 372.819km 2: Clima temperado : Norte (Hokkaido) - clima temperado frio, com longos meses de Inverno,

Leia mais

JAPÃO: O IMPÉRIO DO SOL NASCENTE

JAPÃO: O IMPÉRIO DO SOL NASCENTE JAPÃO: O IMPÉRIO DO SOL NASCENTE Características ÁREA: 372.819 km² CAPITAL DO JAPÃO: Tóquio POPULAÇÃO: 129,5 milhões de habitantes (estimativa 2017) MOEDA DO JAPÃO: iene NOME OFICIAL: Japão (Nippon) NACIONALIDADE:

Leia mais

- É um arquipélago vulcânico situado no oceano Pacífico, formado por cerca de 3400 ilhas; Círculo de Fogo do Pacífico. - Quatro ilhas possuem 97% do

- É um arquipélago vulcânico situado no oceano Pacífico, formado por cerca de 3400 ilhas; Círculo de Fogo do Pacífico. - Quatro ilhas possuem 97% do Até 1868, era feudal e agrícola. A partir de 1868 (era Meiji), desenvolvimento econômico e transformações na sociedade. Principais fatores: a industrialização, o combate ao analfabetismo e os investimentos

Leia mais

JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE

JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE Localização Geográfica O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico Área de contato de placas tectônicas Placa Eurasiática

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

JAPÃO O Gigante do Oriente

JAPÃO O Gigante do Oriente JAPÃO O Gigante do Oriente LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico Área de contato de placas tectônicas explica a existência

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 1/09/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

PERCURSO 19 O Japão Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 19 O Japão Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 19 O Japão Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 Japão: país marítimo e potência mundial Localizado em um arquipélago do Hemisfério Norte, no extremo leste da Ásia. Se industrializou na segunda metade

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

O Monte Fuji é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o arquipélago japonês, localizado a oeste de Tóquio. É um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção. Altitude: 3.776 m Última erupção:

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 9º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

PRINCIPAIS CIDADES DO JAPÃO

PRINCIPAIS CIDADES DO JAPÃO LOCALIZAÇÃO Arquipélago localizado no extremo leste da Ásia formado por milhares de ilhas, com destaque para: Hokkaido Norte Hondo ou Honshu Centro (maior e mais importante) Shikoku Sudeste Kiushu - Sul

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

JAPÃO. Quadro natural

JAPÃO. Quadro natural JAPÃO Nessa aula vamos estudar um importante país asiático. O Japão está localizado no leste da Ásia, separado desse continente pelo Mar do Japão e envolvido também pelas águas do Oceano Pacífico. Estende-se

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

ÁSIA SUDESTE E MERIDIONAL. ÁSIA SUDESTE e MERIDIONAL RELEVO HIDROGRAFIA. RELEVO e HIDROGRAFIA

ÁSIA SUDESTE E MERIDIONAL. ÁSIA SUDESTE e MERIDIONAL RELEVO HIDROGRAFIA. RELEVO e HIDROGRAFIA ÁSIA SUDESTE E MERIDIONAL -LOCALIZAÇÃO NO MAPA MUNDI - ÁSIA SUDESTE e MERIDIONAL GMT Trópico de Câncer Equador Trópico de Capricórnio 1 2 RELEVO 1) No norte encontra-se uma área com os dobramentos (montanhas)

Leia mais

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA MONÇÔNICA Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA DE MONÇÕES PAÍSES RIZICULTURA SISTEMA DE JARDINAGEM MONÇÕES E RIZICULTURA A importância das Monções está diretamente relacionada

Leia mais

Professora Erica B G Erba - Ensino Fundamental II - 8º ano Resumo e Gabarito

Professora Erica B G Erba - Ensino Fundamental II - 8º ano Resumo e Gabarito Professora Erica B G Erba - Ensino Fundamental II - 8º ano Resumo e Gabarito Capítulo 9 - Estados Unidos: a terceira população mundial RESUMO: A ocupação do espaço - Distribuição da população (áreas de

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo:

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo: 2 - Assíncrona Conteúdo: Crescimento da População Mundial Distribuição Geográfica 1.1 Habilidades: Compreender a estrutura atual da população mundial por faixa etária e por sexo, utilizando as pirâmides

Leia mais

Módulo 20 Setor 171. Estados Unidos I (físico e população) Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 20 Setor 171. Estados Unidos I (físico e população) Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 20 Setor 171 Estados Unidos I (físico e população) Prof. Lucas Guide 3º ano EM Formação territorial As Treze Colônias A Independência dos Estados Unidos, foi declarada pelos colonos em 4 de julho

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) Teoria

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Atualidades Professores: Colégio Veritas - Unidade Vila Santana

Atualidades Professores: Colégio Veritas - Unidade Vila Santana JAPÃO Atualidades Professores: Mauro Fabrício Xavier - Geografia - Biologia - Filosofia Colégio Veritas - Unidade Vila Santana Características Gerais O arquipélago japonês consiste em mais de 3.000 ilhas,

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) ÁREAS ANECÚMENAS Áreas desérticas Elevadas altitudes Áreas muito frias

Leia mais

A Nova China. Milena S. Mata -20, Florencia Zampolini -09, Vinicius Cabral 24, Lorenna Faustino -16 e Vinicius Satoshi -25 9P5

A Nova China. Milena S. Mata -20, Florencia Zampolini -09, Vinicius Cabral 24, Lorenna Faustino -16 e Vinicius Satoshi -25 9P5 A Nova China Milena S. Mata -20, Florencia Zampolini -09, Vinicius Cabral 24, Lorenna Faustino -16 e Vinicius Satoshi -25 9P5 A divisão da China em três grandes partes se relaciona a seu relevo. A República

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17. 075. 400 de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre.

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

Cogumelo Radioativo. Grupo: Ayssa, Bianca, Jyan, Kamyllin, Letícia e Luan ; Turma: 4A; Professor: Renato Lanna.

Cogumelo Radioativo. Grupo: Ayssa, Bianca, Jyan, Kamyllin, Letícia e Luan ; Turma: 4A; Professor: Renato Lanna. Cogumelo Radioativo Grupo: Ayssa, Bianca, Jyan, Kamyllin, Letícia e Luan ; Turma: 4A; Professor: Renato Lanna. Hiroshima é a capital da província de Hiroshima, no Japão; É cortada pelo rio Ota cujos seis

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência Demografia A palavra demografia possui origem grega e significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência geográfica que estuda os. Sua área de estudo envolve as estatísticas, a

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

A RAA em números. Geografia

A RAA em números. Geografia 09 Foto: Espectro A RAA em números Geografia O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas dispersas no Atlântico Norte ao longo de 600 km, segundo uma orientação noroeste-sudeste e enquadrado

Leia mais

Geografia. Prof. Franco.

Geografia. Prof. Franco. Geografia Prof. Franco Email: ffrancogeo@bol.com.br BIOMAS Bioma Tundra Taiga (Florestas Boreais) Florestas Temperadas Precipitação e umidade umidade e chuva moderadas umidade e chuva moderadas chuva

Leia mais

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos Domínio Morfoclimático É uma unidade do espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude específicos (biomas). Alguns,

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros

RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros RELEVO - Picos Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros Localiza-se na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela. Situa-se a apenas 687 metros de distância um do outro. Os dois picos

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura.

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. OCEANIA Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. [5] Aspectos naturais Ígnea Metamórfica Sedimentar Cordilheira Australiana Atóis

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A Inglaterra se interessou pelas colônias do sul, pois as condições climáticas eram favoráveis ao plantation. As colônias do sul possuíam trabalho escravo, fazendas de algodão

Leia mais

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45.

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45. Ásia: características naturais gerais Páginas 26 à 45. Ásia: formas de relevo Extremos altitudinais do relevo mundial. PONTO MAIS ELEVADO Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia. PONTO MAIS BAIXO Depressão

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

ÁFRICA Aspectos Naturais

ÁFRICA Aspectos Naturais GEOGRAFIA/Frente C SÉRIE: 8º ÁFRICA Aspectos Naturais Professor: Hércules Nunes ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA Divisão Regional Domínios Naturais Vegetação e Clima África Mediterrânea Ao norte do território africano

Leia mais

Os Açores localizam-se a oeste de Portugal e a noroeste da Madeira

Os Açores localizam-se a oeste de Portugal e a noroeste da Madeira Os Açores localizam-se a oeste de Portugal e a noroeste da Madeira Ilha do corvo, no arquipélago dos Açores. A ilha do Corvo integra-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores. O seu nome provém

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / O Japão foi unificado em meados de 1868, dando fim ao sistema feudal. A partir dessa data, o país passou a se aproximar

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Discussão: CASO 1 - Empresa BMW Motors. Empresa Alemã de 1916. - Parque industrial especializado em produção de motocicletas. - Investimento inicial

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Prof. Janderson Barros

Prof. Janderson Barros Até meados do século XIX, o Japão se caracterizou por isolamento, descentralização política e poder dos xóguns, grandes proprietários de terras. A era Meiji (governo esclarecido), estabelecida no poder

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Sistema de Ensino CNEC - MG A maior parte da Europa está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini Super Intensivo Geografia Física Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar o máximo possível as

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

Japão Junho Mercado em números

Japão Junho Mercado em números Junho 2017 Mercado em números Designação oficial: Capital: Tóquio Localização: Ásia Oriental Fronteiras terrestres: não existente Área total: 377.915 km 2 Estrutura Administrativa: 47 províncias Aichi,

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

Japão Setembro Mercado em números

Japão Setembro Mercado em números Setembro 2017 Mercado em números Designação oficial: Capital: Tóquio Localização: Ásia Oriental Fronteiras terrestres: não existente Área total: 377.915 km 2 Estrutura Administrativa: 47 províncias Aichi,

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

Localização. à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: km, da ; Oeste-Leste: 7.

Localização. à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: km, da ; Oeste-Leste: 7. Localização Parte integrante do separada da Europa pelo, a África está e ligase à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: 8.000 km, da ; Oeste-Leste: 7.400 km, no

Leia mais

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro e Fábio Luiz DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Monte McKinley, EUA Grand Canyon, EUA. Idaho, EUA Montes Apalaches, EUA e

Leia mais

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL TERRITÓRIO CHINÊS Terceiro país mais extenso do mundo com 9.596.960 km2 Atrás apenas de Rússia e Canadá Formada por 5 grandes regiões geográficas: Sinkiang,

Leia mais

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA Os dois gigantes asiáticos CHINA e ÍNDIA CHINA Temperado Temperado Árido e semiárido Frio de montanha Subtropical China 1,353 bilhão e Índia 1,258 bilhão Existem mais pessoas vivendo dentro desse círculo

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NATUREZA E SOCIEDADE CAPÍTULO 3 COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NATUREZA E SOCIEDADE CAPÍTULO 3 COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NATUREZA E SOCIEDADE CAPÍTULO 3 COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE Possui a águia como principal símbolo do país passando a ideia de domínio e fragilidade. Foi escolhida em 1872 pela

Leia mais

Clima, rios e vegetação da península Ibérica. História e Geografia de Portugal 5.º ano

Clima, rios e vegetação da península Ibérica. História e Geografia de Portugal 5.º ano Clima, rios e vegetação da península Ibérica Quais são as zonas climáticas que definem as diferentes regiões da Terra? O planeta Terra apresenta três grandes zonas climáticas: as zonas frias, mais próximas

Leia mais

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Climas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMATOLOGIA BRASILEIRA O clima é formado pelo conjunto de todos os fenômenos climáticos. Já o tempo é o estado

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

África aspectos fisiográficos I

África aspectos fisiográficos I África aspectos fisiográficos I Relevo e Hidrografia Col. Sta. Clara, 2014 Prof. Marcos Giusti Latitude 23 26 16 N. 0 23 26 16 S. ATIVIDADE PARA A PRÓXIMA AULA: 1 Destaque os rios em azul; 2 Escreva as

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS Anglo Atibaia 1º ano Aulas 42 46 Professor Marcelo Gameiro CLIMAS DO MUNDO Climas do mundo Baixa latitude Média latitude Alta latitude ZONA INTERTROPICAL ZONA TEMPERADA ZONA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 9º - Ensino Fundamental Professores: Pedro Henrique e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Aluno(a): Nº.:

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical -Inverno rigoroso - chuvas

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome;

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; A OCEANIA A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; é um grande ARQUIPÉLAGO formado por ilhas de origem vulcânica ( Ilhas Altas ) e coralígenas (

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais