0.1 Leis de Newton e suas aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "0.1 Leis de Newton e suas aplicações"

Transcrição

1 0.1 Leis de Newton e suas aplicações Leis de Newton e suas aplicações 1. Responda os itens justificando claraente suas respostas a partir das Leis de Newton. (a) No eio de ua discussão, Maurício e Fabrício coeça a se epurrar. Eles estão e pé, no eio da rua e observa-se que Fabrício fica parado e consegue epurrar Maurício para trás. É correto afirar que a força que Fabrício exerce sobre Maurício é aior do que a que Maurício exerce sobre Fabrício? (b) E jogos de futebol e que está chovendo, é cou os narradores afirare que a bola ganha velocidade quando quica na graa olhada. Explique o por quê de não ser possível a bola ganhar velocidade quando quica na graa e coente sobre qual otivo que pode levar os narradores a fazer tal afiração. (c) O vetor velocidade de ua partícula que descreve u oviento circular unifore é constante? 2. U bloco de assaéantido e repouso, pressionado contra ua parede vertical por ua força horizontal de ódulo F. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre o bloco e a parede são, respectivaente, µ e e µ c. A aceleração da gravidade g tabé é conhecida. (a) Faça u diagraa indicando as forças que atua sobre o bloco. (b) Qual o ódulo de cada ua das forças que atua sobre o bloco? 3. Considere ua partícula de assa cujos ovientos estão restritos ao eixo OX. A força resultante sobre a partícula é dada pela expressãof x = F 0 kx, na qualf 0 ek são constantes positivas. (a) Escreva para essa partícula a Segunda Lei de Newton. (b) Deterine, dentre os três ovientos seguintes, quais a partícula pode e quais não

2 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 2 pode realizar, sob a força resultante dada. ( ) (i) x = F 0 k k cos t (ii) x = F 0 k cos (iii) x = F 0 k cos ( ) k t ( ) k t + F 0 k sen + F 0 k ; F 0 k. ( ) k t 4. Ua partícula de assa é solta de ua altura h do chão, a partir do repouso e, e vez de cair na vertical, ela segue ua trajetória retilínea inclinada. Esse oviento é filado e os dados do file são descritos e relação a u sistea de eixos cartesianos OXY, co o eixo OX horizontal, na altura do chão, e o eixo OY vertical e apontando para cia. O oviento se processa no plano desses eixos e as funções-oviento que elhor o descreve são dadas por onde g é a aceleração da gravidade. x = 1 20 gt2, y = h 2 5 gt2, (0.1) (a) Deterine a equação cartesiana da trajetória da partícula e desenhe o gráfico correspondente, indicando nele os valores das coordenadas e que a trajetória cruza os eixos OX e OY. (b) Deterine a velocidade vetorial da partícula e u instante arbitrário. (c) Deterine a aceleração vetorial da partícula e u instante arbitrário. (d) Para explicar o oviento da partícula suponha que, alé do peso, atue sobre ela ua força constante F. Deterine essa força. Gravitação 5. Considere ua estrela dupla forada por duas estrelas de assas iguais. Tais estrelas interage gravitacionalente entre si, as pode ser consideradas isoladas do resto do universo. Sabe-se que abas descreve u oviento circular unifore e torno de u ;

3 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 3 ponto equidistante das duas. Observando-se as variações de brilho do sistea, é possível obter o tepo T gasto por elas para executare ua volta copleta. Co o auxílio de instruentos de grande precisão, sabe-se, tabé, que o raio de cada órbita é R. Usando a Segunda Lei de Newton, deterine a assa de cada estrela e função de R,T, e G, onde G é a constante da gravitação universal. R R 6. U planeta e seu satélite tê assas respectivaente iguais a M e. Considere que eles esteja isolados do resto do universo e que o planeta esteja e repouso na orige de u referencial inercial (note que essa últia hipótese é justificada pela suposiçao de que a assa M do planeta é uito aior do que a assa do satélite). Sabendo que a lei da gravitação universal é dada por F = GM r 2 ˆr, (a) Escreva a Segunda Lei de Newton para o oviento do satélite. (b) Deterine a relação entreω,r,m egque faz co que r = Rcos(ωt)î+Rsen(ωt)ĵ seja u possível oviento desse satélite. Deterine então o período desse oviento e função dos dados do problea R,M e G. (c) Mostre que r = b+ vt, onde b e v são dois vetores não-nulos, não é u oviento possível do satélite. 7. Suponha que dois satélites, 1 e 2, esteja e órbitas circulares e torno de u planeta considerado coo ua esfera hoogênea de raio R e assa M. O prieiro, descreve ua órbita rasante, de raio R, enquanto o segundo, ua órbita de raio 4R. Deterine a razão v 1 /v 2 entre os respectivos ódulos das velocidades dos satélites. Despreze, obviaente, as forças gravitacionais entre os satélites.

4 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 4 Probleas envolvendo forças vinculares 8. U bloco de assa encontra-se, inicialente, e repouso sobre ua superfície plana horizontal. Sejaµ e o coeficiente de atrito estático entre essa superfície e o bloco. Prendese a u dos lados do bloco u fio ideal que é antido esticado e forando co a horizontal u ângulo = 30 o, confore ilustra a figura. Denote por T a força exercida pelo fio sobre o bloco e, por T o seu ódulo. T = 30 o Supondo que a superfície inferior do bloco peraneça toda e contato co a superfície horizontal, deterine o valor de T acia do qual o bloco entra e oviento. 9. U bloco de assa desliza sobre a superfície inclinada de ua cunha triangular de assam. A cunha está e repouso sobre u tablado horizontal e sua superfície inclinada faz co a horizontal u ângulo, confore indica a figura. Não há atrito entre o bloco e a superfície inclinada da cunha, ao passo que o tablado exerce ua força de atrito estático f e sobre a cunha, necessária para antê-la e repouso. M N f e (a) Co o auxílio de setas, indique todas as forças que atua sobre o bloco. (b) Co o auxílio de setas, indique todas as forças que atua sobre a cunha (inclusive as que já fora ostradas na figura). (c) Deterine o ódulo da força de atrito f e. (d) Deterine o ódulo da força noral N que o tablado exerce sobre a cunha.

5 0.1 Leis de Newton e suas aplicações U cainhão se ove co aceleração constante de ódulo a para a frente e te fixada e sua carroceria ua rapa inclinada de u ângulo e relação à horizontal, coo indicado na figura. Sobre a superfície dessa rapa encontra-se u pequeno bloco de assa que se ove junto co a rapa e que não desliza nela por causa do atrito. Seja µ e o coeficiente de atrito estático entre as superfícies do bloco e da rapa e suponha que 0 < c, onde tg c = µ e. a (a) Calcule os ódulos da força de atrito e da reação noral exercida pela superfície da rapa sobre o bloco e função de a,, e do ódulo da aceleração da gravidade g. Indique as respectivas direções e sentidos dessas forças. (b) Existe u valor áxio de a, denotado por a ax, acia do qual o bloco entra e oviento de descida sobre a rapa. Deterine a ax. 11. Ua rapa inclinada de u ângulo co a horizontal se ove co ua aceleração constante a cuja direção e cujo sentido estão indicados na figura. Sobre ela encontra-se u pequeno bloco de assa que, por hipótese, não se ove e relação à rapa. a Sejaµ e o coeficiente de atrito estático entre a superfície da rapa e a superfície do bloco que anté contato co a rapa. Suponha, ainda, que 0 c onde definios tg c = 1/µ e.

6 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 6 (a) Qual deve ser o valor de a para que a força de atrito sobre o bloco seja nula? Nessa situação, calcule o ódulo da reação noral sobre o bloco. (b) Calcule o aior valor de a para o qual o bloco peranece e repouso sobre a rapa, isto é, o valor de a acia do qual o bloco desliza sobre a rapa. (c) Toe o liite c na expressão anterior e dê ua explicação qualitativa para o resultado encontrado. 12. Duas rapas inclinadas fora u triângulo retângulo co a hipotenusa na horizontal e ua polia ióvel no ângulo reto, confore indicado na figura. M U bloco, de assa, desliza acelerado para cia sobre a rapa que faz u ângulo co a horizontal. U outro bloco, de assa M, desliza acelerado para baixo sobre a outra rapa e está ligado ao prieiro bloco por u fio ideal que passa pela polia. Não há atrito entre o fio e a polia e entre o bloco de assa e a rapa. O coeficiente de atrito cinético do bloco de assa M co a rapa é µ c. Considere que os fios se antê paralelos às rapas. Calcule o ódulo a da aceleração co que desliza os dois blocos e a tensão no fio que os liga. 13. U pêndulo cônico é constituído por u fio ideal de copriento l e ua partícula de assa. A tensão áxia que o fio suporta ét ax. Ele é posto e oviento de odo que a partícula execute u oviento circular unifore. (a) Deterine o aior ângulo que o fio pode fazer co a vertical se se roper. (b) Nesse caso, calcule o período do pêndulo.

7 0.1 Leis de Newton e suas aplicações U blocoade assa3 desliza para baixo sobre u plano inclinados co inclinação e relação à horizontal co ua velocidade constante, enquanto a prancha B de assa, está e repouso sobre A. Considere a situação e que o bloco está totalente encoberto pela prancha B. A prancha está ligada à parede por u fio ideal paralelo ao plano, confore ostra a figura abaixo. O coeficiente de atrito cinético ente A e B e entre A e S é o eso. Deterine o valor desse coeficiente de atrito e calcule a tensão no fio. B A S 15. Ua pequena conta pode deslizar se atrito ao longo de ua aro circular de raio R, situado e u plano vertical. O aro gira e torno de seu diâetro vertical co ua velocidade angular constante igual aω, confore ostra a figura. ω R β (a) Deterine o ânguloβ indicado na figura, e função deg,reω, para o qual a conta descreve u oviento circular unifore. (b) Para que valor de ω o ângulo β seria igual a π/2? Explique.

8 0.1 Leis de Newton e suas aplicações Dois fios ideais de coprientoltê ua de suas extreidades aarradas a ua haste vertical fixa. Suas outras extreidade estão ligadas a ua partícula de assa. A distância entre as extreidades dos fios presos na haste tabé é L. A partícula é posta para rodar e torno da haste co ua velocidade angular ω suficiente para que os dois fios fique esticados (veja figura). (a) Deterine as tensões nos fios. (b) Deterine o enor valor de ω que anté os dois fios esticados. O que acontece quando a partícula é posta para rodar co velocidade angular enor do que esta? L ω L L 17. A figura ostra ua força horizontal F epurrando dois blocos que se ove e conjunto. O bloco de assa não escorrega pela lateral do bloco de assa M pois entre suas superfícies de contato há u coeficiente de atrito estático µ e e o ódulo da força F é suficienteente grande. Suponha que não haja atrito entre o solo e o bloco de assa M. F M µ e (a) Deterine o valor ínio que o ódulo da força F deve ter para que o bloco de assaperaneça se escorregar pela face do outro bloco. (b) Deterine o ódulo da noral do solo sobre o bloco de assam 18. U bloco de assa e diensões desprezíveis se ove e MCU (oviento circular unifore) sobre a superfície interna de u cone de ângulo α que está orientado vertical-

9 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 9 ente coo indica a figura. Despreze o atrito entre a superfície interna do cone e o bloco e suponha que o raio de sua trajetória sejar. r α (a) Deterine o ódulo da velocidade do bloco e função de α, r e do ódulo da aceleração da gravidade g. (b) Deterine o período do oviento circular do bloco, isto é, o tepo gasto para ele dar ua volta copleta. 19. Duas rapas inclinadas fora u triângulo retângulo co a hipotenusa na horizontal e ua polia ióvel no ângulo reto, confore indicado na figura do problea 15. U bloco, de assa, está e repouso sobre a rapa que faz u ângulo co a horizontal e o seu coeficiente de atrito estático co a rapa éµ. U outro bloco, de assam, está sobre a outra rapa e ligado ao outro bloco por u fio ideal que passa pela polia. Não há atrito entre o fio e a polia e ne entre o bloco de assa M e a rapa na qual ele repousa e, alé disso, os fios se antê paralelos às rapas. Qual o aior valor da assam que garante que ela não desliza para baixo? 20. Considere duas rapas inclinadas, perpendiculares entre si, e que fora co o solo u triângulo retângulo, coo ilustra a figura. Dois blocos idênticos de assa estão, inicialente, e repouso nos pontos ais altos de cada rapa. A rapa enos inclinada, a da direita na figura, fora u ângulo co a horizontal e, nela, o atrito é desprezível. E contrapartida, o coeficiente de atrito cinético entre a rapa da esquerda e o bloco que desliza sobre ela é µ c. Verifica-se, então, que os blocos desliza sobre as rapas.

10 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 10 π 2 (a) Supondo que abos os blocos inicie seus ovientos de descida no eso instante e que atinja o solo siultaneaente, deterine o coeficiente de atrito µ c. Expresse sua resposta e teros de. (b) Interprete o resultado do ite anterior para = π/ Considere, novaente, duas rapas inclinadas, perpendiculares entre si, e que fora co o solo u triângulo retângulo, coo ilustra a figura do problea anterior. Dois blocos idênticos de esa assa, coeça a descer a rapa no eso instante, a partir da esa altura, abos co velocidades iniciais nulas. A rapa enos inclinada, a da direita na figura, fora u ângulo co a horizontal e, nela, o coeficiente de atrito cinético co o bloco éµ. E contrapartida, o coeficiente de atrito cinético entre a rapa da esquerda e o bloco que desliza sobre ela é µ. (a) Deterine a diferença µ µ entre os coeficientes de atrito, a fi de que os dois blocos gaste o eso tepo para descer até o nível do chão. (b) Use o resultado do íte anterior para obter o ângulo para o qual deveos terµ = µ. 22. Dois blocos de esa assa são colocados sobre a superfície de ua rapa, inclinada de u ângulo co a horizontal, e ligados u ao outro por eio de u fio ideal, confore ostra a figura. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco de baixo e a superfície da rapa é µ e entre o bloco de cia e a superfície da rapa é 2µ. Os blocos, inicialente e repouso, coeça a descer a rapa e ovientos retilíneos uniforeente acelerados co o fio peranenteente esticado; os ovientos dos blocos são considerados durante u intervalo e que o bloco de baixo não atinge a base da rapa.

11 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 11 (a) Isole cada bloco e, co o auxílio de setas, arque todas as forças que atua sobre cada u deles, inclusive as reações vinculares. (b) Calcule o ódulo das acelerações dos blocos e a tensão no fio.

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton 4300111 (FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Seestre de 2011 Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâica e Aplicações das Leis de Newton 1) Três forças são aplicadas sobre ua partícula que se ove co

Leia mais

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i 0.1 Colisões 1 0.1 Colisões Força ipulsiva 1. Ua pequena esfera de assa colide co ua parede plana e lisa, de odo que a força exercida pela parede sobre ela é noral à superfície da parede durante toda a

Leia mais

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA 4323101 - Física I LISTA 2 - COMPLEMENTAR Cineática e dinâica Observe os diferentes graus de dificuldade para as questões: (**, (*** 1. (** O aquinista de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016 UNIVESIDADE FEDEAL DO IO DE JANEIO INSTITUTO DE FÍSICA Fisica I 2016/1 Segunda Chaada (SC) 1/8/2016 VESÃO: SC As questões discursivas deve ser justificadas! Seja claro e organizado. Múltipla escolha (6

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 1 TESTE DE AVALIAÇÃO 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTÉCNIA - FÍSICA APLICADA 8 de Novebro, 2004 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s.

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s. FÍSICA BÁSICA I - LISTA 4 1. U disco gira co velocidade angular 5 rad/s. Ua oeda de 5 g encontrase sobre o disco, a 10 c do centro. Calcule a força de atrito estático entre a oeda e o disco. O coeficiente

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW F-18 Física Geral I Aula Exploratória 06 Unicap IFGW Atrito estático e atrito cinético Ausência de forças horizontais f e F v = 0 F= fe A força de atrito estático é áxia na iinência de deslizaento. r v

Leia mais

www.fisicanaveia.co.br www.fisicanaveia.co.br/ci Sistea Massa-Mola a Moviento Harônico Siples Força, Aceleração e Velocidade a a = +.A/ a = 0 a = -.A/ v áx v = 0 v = 0 - A + A 0 x F = +.A F el F = 0 F=f(t),

Leia mais

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2.

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2. Exeplo E.1.1. O bloco de 600 kn desliza sobre rodas nu plano horizontal e está ligado ao bloco de 100 kn por u cabo que passa no sistea de roldanas indicado na figura. O sistea parte do repouso e, depois

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 32 COLISÕES REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 32 COLISÕES REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 32 COLISÕES REVISÃO Fixação 1) Duas partículas A e B, de assas A = 1,0 kg e B = 2,0 kg, ove-se inicialente sobre a esa reta, coo ilustra a figura, onde estão assinalados os sentidos

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. Considere g = 10,0 m/s 2. O menor e o maior ângulo de lançamento que permitirão ao projétil atingir o alvo são, respectivamente,

PROVA DE FÍSICA II. Considere g = 10,0 m/s 2. O menor e o maior ângulo de lançamento que permitirão ao projétil atingir o alvo são, respectivamente, PROVA DE FÍSCA 01. O aratonista Zé de Pedreiras, no interior de Pernabuco, correu a ua velocidade édia de cerca de 5,0 léguas/h. A légua é ua antiga unidade de copriento, coo são o copriento do capo de

Leia mais

Exercícios de dinâmica retilínea

Exercícios de dinâmica retilínea Professor: Ivan Peixoto ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: Exercícios de dinâica retilínea 1. (1987) U extraterrestre faz ua experiência para deterinar g e Marte, co u tipo local de áquina de

Leia mais

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são:

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são: MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 018/019 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, º SEMESTRE 18 de junho de 019 Noe: Duração horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

Física A. Sky Antonio/Shutterstock

Física A. Sky Antonio/Shutterstock ísica A Sky Antonio/Shutterstock aulas 9 e 10 ísica A exercícios 1. Os princípios ateáticos da filosofia natural, conhecidos coo leis de ewton, fora publicados e 1686 e descreve as regras básicas para

Leia mais

Questão 37. Questão 39. Questão 38. Questão 40. alternativa D. alternativa C. alternativa A. a) 20N. d) 5N. b) 15N. e) 2,5N. c) 10N.

Questão 37. Questão 39. Questão 38. Questão 40. alternativa D. alternativa C. alternativa A. a) 20N. d) 5N. b) 15N. e) 2,5N. c) 10N. Questão 37 a) 0N. d) 5N. b) 15N. e),5n. c) 10N. U corpo parte do repouso e oviento uniforeente acelerado. Sua posição e função do tepo é registrada e ua fita a cada segundo, a partir do prieiro ponto à

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 1 As Leis de Newton

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 1 As Leis de Newton uestão 1 Prof FGuiarães uestões Dinâica 1 s Leis de ewton (I) U físico acha se encerrado dentro de ua caixa hereticaente fechada, que é transportada para algu ponto do espaço cósico, se que ele saiba Então,

Leia mais

Revisão EsPCEx 2018 Dinâmica Impulsiva Prof. Douglão

Revisão EsPCEx 2018 Dinâmica Impulsiva Prof. Douglão 1. Para entender a iportância do uso do capacete, considere o exeplo de ua colisão frontal de u otoqueiro, co assa de 80 kg, co u uro. Suponha que ele esteja se deslocando co ua velocidade de 7 k h quando

Leia mais

3. Considere as duas diferentes situações em que uma mala está suspensa por dois dinamómetros como representado na Fig.1.

3. Considere as duas diferentes situações em que uma mala está suspensa por dois dinamómetros como representado na Fig.1. 1 II. 2 Mecânica Newton 1. U partícula carregada co carga q quando colocada nu capo eléctrico E fica sujeita a ua força F = q E. Considere o oviento de u electrão e u protão colocados nu capo eléctrico

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

F a superfície. R (b) Calcule o módulo da força de atrito e indique qual a direção e sentido da mesma,

F a superfície. R (b) Calcule o módulo da força de atrito e indique qual a direção e sentido da mesma, Parte 2 - P de Física I - 2018-2 NOME: DRE Gabarito Assinatura: Questão 1 - [2,7 ponto] Um disco homogêneo de massam e raiorépuxado por um fio ideal, que está preso no centro do disco e faz um ângulo θ

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física OBJETIVOS Deterinar as condições de equilíbrio de u sistea de corpos, as relações entre os valores das assas suspensas presas por u fio e as respectivas forças de tração. INTRODUÇÃO TEÓRICA O tero equilíbrio

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 EXAME - ÉPOCA NORMAL 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTECNIA - FÍSICA APLICADA 26 de Janeiro 2005 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N)

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N) ÍSICA BÁSICA I - LISTA 3 1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). () () 10 8 x() 0 5 10 15 ig. 1. roblea 1. 2 6 10 ig. 2. roblea 1. x() 2. U bloco de assa

Leia mais

Física 1 Resumo e Exercícios*

Física 1 Resumo e Exercícios* Física 1 Resumo e Exercícios* *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções grátis em CINEMÁTICA Movimento Linear Movimento Angular Espaço

Leia mais

Centro de gravidade e centro de massa

Centro de gravidade e centro de massa FÍSI - INÂMI - ENTO E GVIE E ENTO E MSS entro de gravidade e centro de assa entro de gravidade de u sistea é o ponto onde o oento resultante é nulo. M + M 0 P d - P d 0 P d P d P ( - ) P ( - ) P - P P

Leia mais

= 4 kg está em repouso suspenso por um fio a uma altura h do solo, conforme mostra a figura acima. Ao ser solto, choca-se com o corpo m 2

= 4 kg está em repouso suspenso por um fio a uma altura h do solo, conforme mostra a figura acima. Ao ser solto, choca-se com o corpo m 2 U varal de roupas foi construído utilizando ua haste rígida DB de assa desprezível, co a extreidade D apoiada no solo e a B e u ponto de u fio ABC co,0 de copriento, 100 g de assa e tensionado de 15 N,

Leia mais

0.1 Trabalho e Energia Mecânica

0.1 Trabalho e Energia Mecânica 0.1 Trabalho e Energia Mecânica 1 0.1 Trabalho e Energia Mecânica 1. Uma partícula de massa m se move ao longo do eixo OX sob a ação de uma força total dada por F x = kx, onde k > 0. No instante inicial,

Leia mais

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia HAIDAY & RESNICK SOUÇÃO GRAVITAÇÃO, ONDAS E TERMODINÂMICA Cirlei Xavier Bacharel e Mestre e Física pela Universidade Federal da Bahia Maracás Bahia Outubro de 015 Suário 1 Equilíbrio e Elasticidade 3 1.1

Leia mais

1ºAula Cap. 09 Sistemas de partículas

1ºAula Cap. 09 Sistemas de partículas ºAula Cap. 09 Sisteas de partículas Introdução Deterinação do Centro de Massa, Centro de assa e sietrias, a Lei de Newton/sistea de partículas. Velocidade/Aceleração do centro de assa Referência: Halliday,

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: ABID LOHAN DA SILVA FERREIRA DOS SANTOS. DRE Teste 1

Parte 2 - P1 de Física I NOME: ABID LOHAN DA SILVA FERREIRA DOS SANTOS. DRE Teste 1 Assinatura: Nota Q1 Questão 1 - [1,5 ponto] Num laboratório, são lançados simultaneamente dois projéteis de dimensões desprezíveis. No instante t = 0 de lançamento, os projéteis ocupam as posições r 1

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 4 Impulso e Quantidade de Movimento Questão 1

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 4 Impulso e Quantidade de Movimento Questão 1 Prof..F.Guiarães Questões Dinâica 4 Ipulso e Quantidade de Moiento Questão (FUVST) Ua pessoa dá u piparote (ipulso) e ua oeda de 6 g que se encontra sobre ua esa horizontal. oeda desliza,4 e,5 s, e para.

Leia mais

Física 1. Resumo e Exercícios P1

Física 1. Resumo e Exercícios P1 Física 1 Resumo e Exercícios P1 Fórmulas e Resumo Teórico Parte 1 Derivada de polinômios - Considerando um polinômio P x = ax %, temos: d P x = anx%() dx Integral de polinômios - Considerando um polinômio

Leia mais

São ondas associadas com elétrons, prótons e outras partículas fundamentais.

São ondas associadas com elétrons, prótons e outras partículas fundamentais. NOTA DE AULA 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II (MAF 0) Coordenação: Prof. Dr. Elias Calixto Carrijo CAPÍTULO 7 ONDAS I. ONDAS

Leia mais

Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 23/09/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

2) Um pêndulo oscilante acaba parando depois de um certo tempo. Tem-se aí uma violação da lei de conservação da energia mecânica?

2) Um pêndulo oscilante acaba parando depois de um certo tempo. Tem-se aí uma violação da lei de conservação da energia mecânica? 7 a lista de FAP153 Mecânica. Outubro de 7 Exercícios para entregar, exercícios: 11; 14 e 35. Data de entrega: 8 de novebro de 7 Energia Potencial 1) U terreoto pode liberar energia suficiente para devastar

Leia mais

Gabarito - FÍSICA - Grupos H e I

Gabarito - FÍSICA - Grupos H e I a QUESTÃO: (,0 pontos) Avaliador Revisor As figuras aaixo ostra duas ondas eletroagnéticas que se propaga do ar para dois ateriais transparentes distintos, da esa espessura d, e continua a se propagar

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

SOLUÇÃO: sendo T 0 a temperatura inicial, 2P 0 a pressão inicial e AH/2 o volume inicial do ar no tubo. Manipulando estas equações obtemos

SOLUÇÃO: sendo T 0 a temperatura inicial, 2P 0 a pressão inicial e AH/2 o volume inicial do ar no tubo. Manipulando estas equações obtemos OSG: 719-1 01. Ua pequena coluna de ar de altura h = 76 c é tapada por ua coluna de ercúrio através de u tubo vertical de altura H =15 c. A pressão atosférica é de 10 5 Pa e a teperatura é de T 0 = 17

Leia mais

a) Calcular a energia cinética com que a moeda chega ao piso.

a) Calcular a energia cinética com que a moeda chega ao piso. Dados: Considere, quando necessário: g = 10 /s ; sen 30 = cos 60 = 1/; cos 30 = sen 60 = 3/; calor específico da água = 1 cal/g C. 1) Ua pessoa deixa ua oeda cair, e, então, ouve-se o barulho do choque

Leia mais

Força Magnética ( ) Gabarito: Página 1. F = -k x F = -k (C 0) F = -5 C. II. F tem o mesmo sentido do vetor campo

Força Magnética ( ) Gabarito:  Página 1. F = -k x F = -k (C 0) F = -5 C. II. F tem o mesmo sentido do vetor campo orça Magnética -k x -k (C ) -5 C II Gabarito: O gráfico registra essas forças, e função do deslocaento: Resposta da questão : Coo as partículas estão etrizadas positivaente, a força étrica te o eso sentido

Leia mais

x = Acos (Equação da posição) v = Asen (Equação da velocidade) a = Acos (Equação da aceleração)

x = Acos (Equação da posição) v = Asen (Equação da velocidade) a = Acos (Equação da aceleração) Essa aula trata de ovientos oscilatórios harônicos siples (MHS): Pense nua oscilação. Ida e volta. Estudando esse oviento, os cientistas encontrara equações que descreve o dito oviento harônico siples

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

Capítulo 15 Oscilações

Capítulo 15 Oscilações Capítulo 15 Oscilações Neste capítulo vaos abordar os seguintes tópicos: Velocidade de deslocaento e aceleração de u oscilador harônico siples Energia de u oscilador harônico siples Exeplos de osciladores

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte - PF de Física I - 017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [,7 ponto] Dois corpos de massas m 1 = m e m = m se deslocam em uma mesa horizontal sem atrito. Inicialmente possuem velocidades de

Leia mais

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é DISCURSIVAS 1. Um pequeno avião monomotor, à altitude de 500m, deixa cair uma caixa. No instante em que a caixa é largada, o avião voava a 60,0m/s inclinado de 30,0 0 acima da horizontal. (a) A caixa atinge

Leia mais

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1 Ciências Físico-quíicas - 9º ano de Unidade 1 EM TRÂNSITO 1 Movientos e suas características 1.1. O que é o oviento 1.2. Grandezas físicas características do oviento 1.3. Tipos de Moviento COMPETÊNCIAS

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,5 pontos] Considere a situação ilustrada na figura abaixo. Um bloco de massa m está conectado através de fios e polias ideais

Leia mais

Energia potencial (para um campo de forças conservativo).

Energia potencial (para um campo de forças conservativo). UNIVERSIDDE DO PORTO Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Civil Mecânica II Ficha 5 (V3.99) Dinâmica da Partícula Conceitos F = m a p = m v Princípio fundamental. Quantidade de movimento.

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

MECÂNICA E MODERNA - ALUNO Prof.: Rhafael Roger

MECÂNICA E MODERNA - ALUNO Prof.: Rhafael Roger MECÂNICA 01. (COVEST 2011) O gráfico a seguir ostra a posição de ua partícula, que se ove ao longo do eio, e função do tepo. Calcule a velocidade édia da partícula no intervalo entre t = 2 s e t = 8 s,

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON Objetos em equilíbrio F = 0 (Partícula em Equilíbrio, Forma vetorial)

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4*

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* 1) Um trabalhador de uma fábrica exerce uma força horizontal para empurrar

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado

Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado 1) figura abaixo ilustra três corpos, e C unidos por fio inextensível e de massa desprezível. s massas dos corpos são, respectivamente, iguais a 10 kg, 15 kg e 25 C kg. intensidade da força F é 100 N e

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Física I Prova 1 09/01/2016

Física I Prova 1 09/01/2016 Nota Física I Prova 1 09/01/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P 63 APÍTLO 7 DINÂMIA DO MOVIMENTO PLANO DE ORPOS RÍGIDOS - TRABALHO E ENERGIA Neste capítulo será analisada a lei de Newton apresentada na fora de ua integral sobre o deslocaento. Esta fora se baseia nos

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P1-10/04/2008 - Gabarito 1. A luz amarela de um sinal de transito em um cruzamento fica ligada durante 3 segundos. A largura do cruzamento

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

GABARITO DA AFE02 FÍSICA 2ª SÉRIE 2016

GABARITO DA AFE02 FÍSICA 2ª SÉRIE 2016 GABARITO DA AFE0 FÍSICA ª SÉRIE 016 1) A figura abaixo representa um móvel m que descreve um movimento circular uniforme de raio R, no sentido horário, com velocidade de módulo V. Assinale a alternativa

Leia mais

TD DE FÍSICA 1 Solução das Questões de Cinemática (MRU, MRUV, Queda livre) PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 1 Solução das Questões de Cinemática (MRU, MRUV, Queda livre) PROF.: João Vitor Soluções Resposta da questão 1: Usando a equação de Torricelli co a = g = 10 /s e ΔS h 0. v v0 g h v 0 10 0 400 v 0 /s. Resposta da questão : a) Dados: d 1 = 1 k = 1.000 ; v = 7, k/h = /s; Δ t in 10s.

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos

Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos Olipíada Brasileira de Física 2004 2 a Fase Prova para alunos de 1 o e 2 o anos Leia atentaente as instruções abaixo: 1 Esta prova destina-se exclusivaente a alunos de 1 o e 2 o anos. 2 A prova conté vinte

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Primeira lista de MPD-42

Primeira lista de MPD-42 Prieira lista de MPD-4 Resolução facultativa 1) Considere dois aortecedores do tipo viscoso co coeficientes c 1 e c. Calcule o coeficiente de aorteciento equivalente quando os dois aortecedores estão e

Leia mais

Física I Prova 1 6/09/2014

Física I Prova 1 6/09/2014 Nota Física I Prova 1 6/09/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Lista de Exercícios para a P1-2014

Lista de Exercícios para a P1-2014 Lista de Exercícios para a P1-2014 OBJETIVAS www.engenhariafacil.weebly.com 1)(Halliday-Adaptad Uma pessoa saltou do topo de um edifício de H m, caindo em cima da caixa de um ventilador metálico, que afundou

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 1) Uma pessoa puxa horizontalmente o bloco B da figura 1, fazendo com que

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Esta lista trata dos conceitos de cinemática 1D, cinemática 2D, leis de Newton e aplicações. Tais temas são abordados nos capítulos 2, 3, 4 e 5 do livro-texto: Moysés Nussenzveig,

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n Questão 0 U professor de Mateática escreve no quadro os n prieiros teros de ua progressão aritética: 50, 6,,, a n Se esse professor apagar o décio tero dessa seqüência, a édia aritética dos teros restantes

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

Trabalho e Energia. = g sen. 2 Para = 0, temos: a g 0. onde L é o comprimento do pêndulo, logo a afirmativa é CORRETA.

Trabalho e Energia. = g sen. 2 Para = 0, temos: a g 0. onde L é o comprimento do pêndulo, logo a afirmativa é CORRETA. Trabalho e Energia UFPB/98 1. Considere a oscilação de um pêndulo simples no ar e suponha desprezível a resistência do ar. É INCORRETO afirmar que, no ponto m ais baixo da trajetória, a) a energia potencial

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P3 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,5 pontos] Um bloco de massamestá pendurado por um fio ideal que está enrolado em uma polia fixa, mas que pode girar em torno

Leia mais

Mecânica para Licenciatura em Matemática

Mecânica para Licenciatura em Matemática Mecânica para Licenciatura e Mateática-431232 Quinta lista de exercícios Trabalho de força constante 1. a) Calcule o trabalho realizado pela força que u levantador de pesos faz ao erguer, co velocidade

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva.

Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva. QUESTÕES DO CAPÍTULO 6 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva. Leis de Newton Força

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/ minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/ minutos * Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES Velocidade de propagação da

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.380 Dados: t s; F 0 N Intensidade: I F t 0 I 40 N s Direção: a esa da força ertical Sentido: o eso da força de baixo para cia P.381 Dados: 0,6 kg; g 10 /s ; t 3 s P g 0,6 10 P 6 N Intensidade do ipulso:

Leia mais

Cap 16 (8 a edição) Ondas Sonoras I

Cap 16 (8 a edição) Ondas Sonoras I Cap 6 (8 a edição) Ondas Sonoras I Quando você joga ua pedra no eio de u lago, ao se chocar co a água ela criará ua onda que se propagará e fora de u círculo de raio crescente, que se afasta do ponto de

Leia mais

Física 1. 1 a prova 08/10/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 08/10/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 08/10/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2016-1 Nota Q1 Questão 1 Três átomos idênticos de massa m se deslocam no plano horizontal xy com velocidades de mesmo módulo v 0, de tal forma que os três colidem

Leia mais

Física I. Lista de Exercícios LIVE: Exercícios P3

Física I. Lista de Exercícios LIVE: Exercícios P3 Física I Lista de Exercícios LIVE: Exercícios P3 Lista de Exercícios 1. Centro de Massa P2 2016.1 Diurno Exercício 9 Uma chapa metálica de densidade superficial uniforme (I) pode ser cortada das formas

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO. Um campo magnético pode ser criado através de diversos equipamentos. Um íman cria um campo magnético semelhante à figura:

CAMPO MAGNÉTICO. Um campo magnético pode ser criado através de diversos equipamentos. Um íman cria um campo magnético semelhante à figura: CAMPO MAGNÉTICO U capo agnético pode ser criado atraés de diersos equipaentos. U ían cria u capo agnético seelhante à figura: Conencionalente foi estabelecido que as linhas de capo de u ían se dirigia

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais