REDE DE MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDE DE MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR"

Transcrição

1 REDE DE MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR

2 REDE DE MEDIADORES PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO

3 REDE DE MEDIADORES PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO

4 REDE DE MEDIADORES FASES DE INTERVENÇÃO

5 REDE DE MEDIADORES EIXOS DE INTERVENÇÃO ALUNO FAMÍLIA ESCOLA TERRITÓRIO

6 1º CICLO POTENCIAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR PILOTO Público Duração Recursos ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 4 ANOS LETIVOS PROFESSORES + MEDIADOR Descrição Neste projeto, a potenciação dos alunos e das famílias é realizada através do professor titular, com o apoio do mediador. O trabalho é iniciado através da aplicação de um instrumento de rastreio do risco nas áreas aluno, família, território, escola.

7 2º CICLO CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR Público Duração Recursos ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2 ANOS LETIVOS 1 MEDIADOR PARA 60/70 ALUNOS Descrição Neste projeto faz-se a promoção do sucesso escolar a partir do 5º ano, uma vez que a prevenção e a intervenção são tanto mais eficazes quanto mais precoces. forem. O aluno pode evidenciar risco ao nível de 4 áreas: aluno, família, escola e território. A capacitação está a cargo de um mediador dedicado a 100%, cujo trabalho é centrado nas áreas de risco identificadas..

8 3º CICLO CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR Público Duração Recursos ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO 3 ANOS LETIVOS 1 MEDIADOR PARA 60/70 ALUNOS Descrição Este projeto tem como objetivo o combate ao insucesso e abandono escolares. O trabalho é iniciado através da aplicação de um instrumento de sinalização do risco nas áreas aluno, família, escola e território (Screening), sendo os alunos acompanhados por um mediador até ao final do 3º Ciclo.

9 SEMINÁRIOS PARA ALUNOS 1 Título Público Duração Recursos Momento BULLYING ALUNOS DO 2º E 3º CICLOS 120 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE) 1 MEDIADOR DURANTE O 1º OU 2º PERÍODO Objetivos Promover o conhecimento acerca do fenómeno do bullying, mediante a sua caracterização aprofundada, bem como através da consideração de diferentes formas de prevenção e intervenção.

10 SEMINÁRIOS PARA ALUNOS 2 Título Público Duração Recursos Momento FAZ-TE AOS TESTES ALUNOS DO 6º E 9º ANOS DE ESCOLARIDADE 60 MINUTOS 1 MEDIADOR 3º PERÍODO a) Sensibilizar para a existência de diferentes atitudes face ao estudo e aos exames. Objetivos b) Esclarecer acerca da melhor estratégia para lidar com a situação dos exames nacionais. c) Orientar para uma adequada preparação dos exames, informando acerca da planificação e execução de um estudo eficaz e metódico.

11 SEMINÁRIOS PARA ALUNOS 3 Título Público Duração Recursos Momento MOTIVAÇÃO ALUNOS DO 3º CICLO DE ESCOLARIDADE 60 MINUTOS 1 MEDIADOR QUANDO SOLICITADO a) Promover a motivação para a aprendizagem escolar Objetivos b) Apoiar na descoberta do valor da escola c) Promover uma reflexão sobre a atitude face à escola e suas consequências d) Apoiar na definição de estratégias motivadoras para a aprendizagem

12 SEMINÁRIOS PARA ALUNOS 4 Título Público Duração Recursos Momento FAZ-TE AO ESTUDO ALUNOS DO 3º CICLO DE ESCOLARIDADE 60 MINUTOS 1 MEDIADOR QUANDO SOLICITADO Objetivos a) Aprender a organizar os tempos de estudo b) Orientar para uma adequada preparação para os testes, informando acerca da planificação e execução de um estudo eficaz e metódico.

13 SEMINÁRIOS PARA PAIS 1 Título Público Duração Recursos MUDANÇA DE CICLO ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 90 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE E TROCA DE EXPERIÊNCIAS) 1 MEDIADOR Momento FINAL DO ANO LETIVO QUE ANTECEDE A TRANSIÇÃO OU SETEMBRO OU AO LONGO 1º PERÍODO a) Caracterizar os desafios expectáveis na mudança de ciclo (1º para 2º e/ou 2º para Objetivos 3º). b) Identificar estratégias que poderão utilizar para apoiar o educando na mudança de ciclo.

14 SEMINÁRIOS PARA PAIS 2 Título Público Duração Recursos DISCIPLINAR NA ADOLESCÊNCIA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 90 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE E TROCA DE EXPERIÊNCIAS) 1 MEDIADOR Momento 2º OU 3º PERÍODO, NO MOMENTO DA ENTREGA DAS AVALIAÇÕES AOS ENACRREGADOS DE EDUCAÇÃO a) Caracterizar a adolescência tendo em consideração o que pode ser expectável ao nível Objetivos da autonomia, responsabilidade, relação pais filhos, regras e limites. b) Identificar estratégias que permitem uma definição adequada dos limites durante a adolescência.

15 SEMINÁRIOS PARA PAIS 3 Título Público Duração Recursos Momento BULLYING ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS DE TODOS OS CICLOS 120 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE) 1 MEDIADOR DURANTE O 1º OU 2º PERÍODO Objetivos Promover o conhecimento acerca do fenómeno do bullying, mediante a sua caracterização aprofundada, bem como através da consideração de diferentes formas de prevenção e intervenção.

16 DINAMIZAÇÃO DE GRUPO DE PAIS 4 Título Público Duração Recursos Momento À TARDE COM PAIS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS DO 2º CICLO 7 A 8 SESSÕES DE 90 MINUTOS CADA 1 OU 2 MEDIADORES (DEPENDENDO DA DIMENSÃO DO GRUPO) DURANTE O 2º E 3º PERÍODOS a) Promover nos pais ideias, atitudes e competências que potenciem o desenvolvimento e o sucesso escolar dos filhos. Objetivos b) Promover o sentido de eficácia dos pais enquanto agentes educativos. c) Promover a autorregulação e autossuficiência. d) Promover relações de apoio entre os pais participantes, de forma a que possam criar redes de suporte autónomas.

17 DINAMIZAÇÃO DE GRUPO DE PAIS 5 Título Público Duração Recursos Momento ENTRE PAIS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS DO 3º CICLO 7 A 8 SESSÕES DE 90 MINUTOS CADA 1 OU 2 MEDIADORES (DEPENDENDO DA DIMENSÃO DO GRUPO) DURANTE O 2º E 3º PERÍODOS a) Promover nos pais ideias, atitudes e competências que potenciem o desenvolvimento e o sucesso escolar dos filhos. Objetivos b) Promover o sentido de eficácia dos pais enquanto agentes educativos. c) Promover a autorregulação e autossuficiência. d) Promover relações de apoio entre os pais participantes, de forma a que possam criar redes de suporte autónomas.

18 SEMINÁRIOS PARA A ESCOLA 1 Título Público Duração Recursos BULLYING PROFESSORES E ASSISTENTES OPERACIONAIS 180 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE E TROCA DE EXPERIÊNCIAS) 1 MEDIADOR Momento INÍCIO DO ANO LETIVO PARA VIABILIZAR A IMPLEMETAÇÃO DE PROGRAMA TRANSVERSAL ANTI-BULLYING Objetivos Promover o conhecimento acerca do fenómeno do bullying, mediante a sua caracterização aprofundada, bem como através da consideração de diferentes formas de prevenção e intervenção.

19 SEMINÁRIOS PARA A ESCOLA 2 Título Público Duração Recursos GESTÃO COMPORTAMENTAL PROFESSORES 120 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE E TROCA DE EXPERIÊNCIAS) 1 MEDIADOR (PSICÓLOGO) Momento 1º OU 2º PERÍODO Objetivos a) Aprender a gerir com eficiência as relações interpessoais e os comportamentos que estão presentes no ensino-aprendizagem e podem dificultá-lo ou impedilo. b) Definir como agir perante um incidente crítico na sala de aula. c) Identificar e aprender a utilizar diferentes estilos de liderança na sala de aula. d) Definir como utilizar reforços e punições no contexto de sala de aula.

20 SEMINÁRIOS PARA A ESCOLA 3 Título Público Duração Recursos O ASSISTENTE OPERACIONAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS ASSISTENTES OPERACIONAIS 120 MINUTOS (COM 30 DE DEBATE E TROCA DE EXPERIÊNCIAS) 1 MEDIADOR Momento A DEFINIR PELA ESCOLA Objetivos a) Sensibilizar o AO para a identificação e resolução de problemas com alunos. b) Conhecer os diferentes tipos de alunos. c) Aprender a agir em conformidade com o tipo de aluno. d) Valorizar e estruturar as boas práticas já adotadas.

21 DICAS EPIS PARA O SUCESSO ESCOLAR Documento para mães e pais, de fácil consulta, que mostra caminhos para a criação de um ambiente familiar facilitador das aprendizagens. Aborda questões como o Suporte Parental, a Orientação, O Controlo e a Gestão de Comportamentos, o Envolvimento com a Vida Escolar, o Estabelecimento de Regras, a estruturação do Meio, a Modelagem, a Comunicação, a promoção da Aprendizagem, etc., em dicas simples e fáceis de colocar em prática no dia-a-dia.

22 PROGRAMA MENTORES EPIS Esta iniciativa pretende ajudar técnicos da área da educação a realizarem um trabalho de capacitação mais eficaz, suportado em metodologias adequadas, e mais eficiente, com recurso aos nossos processos e sistemas informáticos. A EPIS disponibiliza parte dos conteúdos que integram a sua metodologia base, plataforma informática para registo e acompanhamento dos progressos e apoio metodológico a todos os técnicos que pretendem seguir o método EPIS de mediação para o sucesso escolar, em particular os antigos mediadores dos nossos programas.

23 MANUAIS E CADERNOS EPIS

24 VOCAÇÕES DE FUTURO

25 VOCAÇÕES DE FUTURO Com este programa, a EPIS pretende capacitar e apoiar os jovens para a realização profissional, procurando mudar comportamentos, atitudes, e a ambição profissional: 1. Ajudar os jovens a pensar num futuro profissional, dando a conhecer bons exemplos de pessoas, empresas e carreiras; 2. Promover o sucesso escolar dos jovens, bem como a sua formação profissional, cultural e humana, e a sua integração no mundo do trabalho; 3. Reforçar a auto confiança para um projeto de vida que conduza à inclusão social e à felicidade; 4. Desenvolver competências não cognitivas fundamentais para a inserção profissional; 5. Criar oportunidades de formação e estágios em ambiente profissional.

26 VOCAÇÕES DE FUTURO VOLUNTARIADO EMPRESARIAL Iniciativa dirigida a alunos EPIS em frequência do 8.º e 9.º anos, com o objetivo de contactarem com boas práticas organizativas e bons exemplos de profissionais. Pretende ajudar os jovens a pensar num futuro profissional, dando a conhecer bons exemplos de pessoas, empresas e carreiras, a EPIS desenvolve, desde 2011, programas de voluntariado com empresas Associadas e Parceiras.

27 VOCAÇÕES DE FUTURO FORMAÇÃO Iniciativa dirigida a alunos em frequência do 9.º ano e secundário, em Cursos de Educação e Formação (CEF II e III), com o objetivo de potenciar Estágios junto das empresas Associadas e Parceiras da EPIS. Desde 2011, a EPIS já proporcionou 20 estágios em empresas como: GALP, Altran, Sapec e Ydreams. ATELIERS VOCACIONAIS durante o ano letivo, sempre que as empresas mostrem disponibilidade.

28 VOCAÇÕES DE FUTURO ATELIÊS VOCACIONAIS DE VERÃO Esta iniciativa pretende organizar Batismos profissionais de curta duração (3 a 5 dias) para alunos EPIS, no 9.º e 10.º anos, em empresas Associadas e Parceiras da EPIS, no período de férias de Verão dos alunos. Este programa Representa um melhoramento e aprofundamento do conceito da Rota das Vocações de Futuro, que permitirá que os jovens fiquem mais tempo numa empresa para a conhecerem com maior detalhe.

29 VOCAÇÕES DE FUTURO INSERÇÃO Iniciativa dirigida a jovens adultos com mais de 18 anos, já acompanhados pela EPIS em outros programas, com o objetivo de potenciar a inserção profissional diferenciada para 2 segmentos: ESTÁGIOS PROFISSIONAIS DE INCLUSÃO SOCIAL estágios para jovens que já não querem frequentar mais a escola e pretendem integrar o mercado de trabalho. ESTÁGIOS PROFISSIONAIS DE MÉRITO estágios para jovens que ainda se encontram a frequentar a escolaridade secundária ou já em frequência universitária.

30 VOCAÇÕES DE FUTURO ESTÁGIOS PROFISSIONAIS DE MÉRITO Iniciativa é dirigida a alunos, que já foram acompanhados pela EPIS em anos anteriores e, em frequência do 12.º ano de escolaridade ou em frequência universitária, com o objetivo de realizarem estágios profissionais em empresas Associadas e Parceiras, de 1-3 meses, podendo ser remunerados ou não.

31 VOCAÇÕES DE FUTURO FUNDO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL A EPIS criou em 2012, um fundo de inserção profissional de para financiamento de estágios para jovens adultos com baixas qualificações. Esta iniciativa é dirigida preferencialmente a jovens que já tenham sido acompanhados pela EPIS com o objetivo de facilitar a formação e inserção destes jovens no mercado de trabalho. Este fundo apoia, como regra geral, estágios de 6 meses, com um valor mensal de remuneração de , equivalente ao indexante da ação social (IAS), e com uma participação entre os 70% e 100% pela EPIS. Em 2012, 2013 E 2014, a EPIS já ajudou 17 Jovens a integrarem este programa.

32 ESCOLAS DE FUTURO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

33 ESCOLAS DE FUTURO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO A EPIS identificou, desde a sua fundação, a GESTÃO ESCOLAR como sendo uma dimensão fundamental no desempenho das escolas e dos alunos. Em 2007, a EPIS desenhou um programa de identificação e sistematização de boas práticas de gestão nas escolas portuguesas, em colaboração com o Ministério da Educação, o Conselho de Escolas e a Mckinsey & Company, que contou com a participação e envolvimento de mais de 500 escolas. Em 2009, foi lançado o manual Escolas de Futuro, que reúne 130 boas práticas de gestão identificadas em 29 escolas selecionadas.

34 ESCOLAS DE FUTURO PROGRAMA RUMO AO FUTURO Ferramenta de envolvimento que reúne quatro formas distintas de trabalho com os Diretores de Escolas: 1. FÓRUM NACIONAL ESCOLAS DE FUTURO - reunião anual, para orientação e partilha de resultados e experiências de sucesso das escolas envolvidas no projeto; 2. LIDERANÇA 360º - programas de formação com instituições de referência ou workshops monotemáticos, com oradores líderes na área académica ou empresarial, focados no reforço de competências; 3. SIGA O MESTRE - Master classes com oradores líderes empresariais focados na partilha de boas práticas de gestão; 4. TANGO programa de voluntariado que proporciona o emparelhamento escola empresa, com o objetivo de introduzir boas práticas de gestão empresarial em ambiente escolar

35 ESCOLAS DE FUTURO BOLSAS SOCIAIS EPIS A EPIS desenvolveu, em 2011, um programa de bolsas de estudo para alunos carenciados. As Bolsas Sociais EPIS Escolas de Futuro foram desenhadas com 2 objetivos, permitindo compatibilizar o espírito dos 2 programas principais da EPIS no terreno: (1)prestar apoio a alunos carenciados ao longo do seu percurso no ensino secundário e universitário e (2) sinalizar boas práticas na promoção da inclusão social.

36 ESCOLAS DE FUTURO CONFERÊNCIA ANUAL EPIS FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN Iniciativa anual que desde 2011 tem como objetivo partilhar com a comunidade educativa e civil temas atuais da Educação, envolvendo não só personalidades ligadas à área da educação, como também empresários, jornalistas e membros governantes. A Conferência Escolas de Futuro tem sido a oportunidade de criar momentos de debate orientados para a partilha de soluções que podem ser apostas de sucesso na promoção do sucesso escolar e empregabilidade, num contexto em que a Educação e a Inclusão Social são um desafio.

dsp - epis 20 de maio de 2013 Gulbenkian

dsp - epis 20 de maio de 2013 Gulbenkian 20 de maio de 2013 Gulbenkian Índice Empresários pela Inclusão Social Resumo Mediadores para o sucesso escolar Metodologia de Capacitação Mentores EPIS 2 Índice Empresários pela Inclusão Social Resumo

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2012 Resumo dos projetos e iniciativas da Associação em 2012

Relatório de Sustentabilidade 2012 Resumo dos projetos e iniciativas da Associação em 2012 Relatório de Sustentabilidade 2012 Resumo dos projetos e iniciativas da Associação em 2012 O ano de 2012 foi preenchido de concretizações do Plano de Ação para o ciclo de gestão 2010-2012, das quais de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS 2016-2017 1. Fragilidade/problema a resolver e respetiva(s) fonte(s) de identificação 1 - INSUCESSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DE CICLO

Leia mais

dsp - epis EPIS: capacitar os jovens para a realização pessoal

dsp - epis EPIS: capacitar os jovens para a realização pessoal EPIS: capacitar os jovens para a realização pessoal A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO CRIAR VALOR NAS ESCOLAS Desenvolvimento Pessoal Carreira escolar com sucesso (>=12 anos de escolaridade) Vocação,

Leia mais

Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/ Reformulação para 2015/2016

Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/ Reformulação para 2015/2016 Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/2017 - Reformulação para 2015/2016 Nota Prévia Este Plano de Melhoria sustenta-se na matriz do modelo de autoavaliação CAF (Common Assessment

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE AÇÃO ESTATÉGICA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE AÇÃO ESTATÉGICA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE AÇÃO ESTATÉGICA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Guimarães, 21 de novembro de 2018 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. MEDIDA 1 Melhor ensino, melhor

Leia mais

APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO e CIDADANIA Um Caminho de Sucesso

APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO e CIDADANIA Um Caminho de Sucesso Plano Plurianual de Melhoria APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO e CIDADANIA Um Caminho de Sucesso 1 18 de setembro de 2015 26 de abril de 2013 Organização do Agrupamento de Escolas da Caparica - AEC Secundária do

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Serviço de Psicologia e Orientação (8 atividades) Eixo 1 - Sucesso educativo

Plano Anual de Atividades. Serviço de Psicologia e Orientação (8 atividades) Eixo 1 - Sucesso educativo Plano Anual de Atividades Serviço de Psicologia e Orientação (8 atividades) Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. GAPE - Gabinete de Apoio aos Pais

Leia mais

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 A economia social, o emprego e o desenvolvimento local Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 Agenda 1. Dados globais do FSE no QREN 2. Alguns resultados do FSE nas políticas públicas

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ESCOLAR [2016/2018]

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ESCOLAR [2016/2018] PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ESCOLAR [2016/2018] Aprovado em Conselho Pedagógico 29 de junho de 2016 Aprovado em Conselho Geral 08 de julho de 2016 Agrupamento de Escolas Professor Armando

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Mirandela

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Mirandela 1- Caráter Informativo, Associativo e Social - Dinamização permanente da página do facebook da ; 1.1 Divulgar o trabalho da ; 1.2. Dar a conhecer as competências e dinâmica da ; 1.3. stimular uma maior

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação Psicologia 11º Ano ANO LETIVO 2014/2015 10º GRUPO B MÓDULO 5- Fatores e Processos de Aprendizagem 1. Aprendizagem

Leia mais

DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social

DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social ADILO PLANO DE AÇÃO CLDS 3G Lordelo do Ouro e Massarelos DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social 2016-2018 Eixo de Intervenção Objetivos Gerais por Eixo de Intervenção N.º Objetivo Descrição

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO () Ano letivo 2014/ O plano de ação do que se segue foi elaborado tendo por base o Plano Estratégico do Agrupamento, emanando dos seus quatro objetivos

Leia mais

Plano de Promoção do Sucesso. Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Plano de Promoção do Sucesso. Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha Plano de Promoção do Sucesso Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha Aprovado em Conselho Pedagógico em 23/01/2019 PROGRAMA ANCORAGEM - Leitura e escrita. - Fontes de identificação: professores titulares

Leia mais

Ficha de Caracterização de Projecto. Mar de Oportunidades

Ficha de Caracterização de Projecto. Mar de Oportunidades Ficha de Caracterização de Projecto Mar de Oportunidades 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto(s) Mar de Oportunidades Promotor(es): Aporvela e Casa Pia de Lisboa Sigla Mar de Oportunidades Morada

Leia mais

DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO

DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO Apresentação do Projecto Escola E.B 2,3 Passos José OBJECTIVOS GERAIS Fomentar a integração dos alunos no contexto escolar, promovendo o sucesso educativo Agir preventiva

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) março de 2018

Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) março de 2018 Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) março de 2018 O que é uma Equipa Multidisciplinar? Lei n.º 51/2012 de 5 de setembro Aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar Revoga a Lei

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2014/2015 Plano de Formação do Agrupamento 2 INTRODUÇÃO A formação e atualização dos percursos profissionais surgem como um imperativo da sociedade moderna

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 PREÂMBULO O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia, previstos na alínea c) do nº 1 do artigo 9º do Decreto/Lei nº 75/2008 de 22 de

Leia mais

ANEXO A Relatório e Contas MENU DE AÇÕES REALIZADAS EM CADA ESCOLA

ANEXO A Relatório e Contas MENU DE AÇÕES REALIZADAS EM CADA ESCOLA ANEXO A Relatório e Contas 2014 - MENU DE AÇÕES REALIZADAS EM CADA ESCOLA A descrição de ações apresenta-se por escola. Quando as tabelas apresentam o nome de duas escolas, as ações realizadas até setembro

Leia mais

Plano Formação

Plano Formação Plano Formação 2017-2019 HP ÍNDICE 1. Introdução......2 2. Objetivos..3 3. Destinatários 3 4. Necessidades de Formação.4 5. Prioridades de Formação 4 6. Critérios de Seleção dos Formandos...5 7. Propostas

Leia mais

O papel dos Pais/Encarregados de Educação enquanto principais educadores é fundamental.

O papel dos Pais/Encarregados de Educação enquanto principais educadores é fundamental. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRITEIROS SEDE: ESCOLA DO 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO DE BRITEIROS 340443 Tel. 253578849/50; Fax 253578855/65 S Salvador de Briteiros O papel dos Pais/Encarregados de Educação

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA Leça da Palmeira, Julho 2012 0 INDICE Introdução. Relatório da avaliação externa..

Leia mais

Grelha de Planificação de Atividades Plano de Ação 2018 de: PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Grelha de Planificação de Atividades Plano de Ação 2018 de: PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Eixo de Intervenção: GOVERNAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA Domínio de Intervenção: Cooperação e Comunicação Objetivo Estratégico: Consolidar a articulação e colaboração estratégica interinstitucional e intersectorial

Leia mais

1. Compromisso social do Agrupamento de Escolas

1. Compromisso social do Agrupamento de Escolas 1. Compromisso social do Agrupamento de Escolas Histórico de sucesso Metas de sucesso 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 1º ciclo 95% 99% 98% 97% 98% 2º ciclo 95% 99% 98% 96% 97% 3º ciclo 90% 95%

Leia mais

Equipa de Apoio à Integração Escolar

Equipa de Apoio à Integração Escolar Cinfães 28 de Novembro de 2008 PARCEIROS ComissãodeProtecçãodeCriançaseJovensde Cinfães; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende; Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães; EscolaEB2,3deSouselo;

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2018/2021

PLANO DE AÇÃO 2018/2021 PLANO DE AÇÃO 2018/2021 1 INTRODUÇÃO O Plano de Ação 2018/2021, pretende-se que seja a ferramenta de gestão orientadora do percurso a trilhar na execução e acompanhamento do Projeto Educativo da Escola.

Leia mais

REDE NACIONAL DE MEDIADORES DE CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR

REDE NACIONAL DE MEDIADORES DE CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR Seminário: Promoção do Sucesso Educativo F.P.C.E.-U.L. Lisboa, 15 de Novembro REDE NACIONAL DE MEDIADORES DE CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR Ana Isabel de Freitas Pereira Promotor: EPIS Organização

Leia mais

Iniciativa Líderes Digitais

Iniciativa Líderes Digitais Iniciativa Líderes Digitais DOCUMENTO ORIENTADOR Ano Letivo 2018/19 Projeto SeguraNet Ministério da Educação Direção-Geral da Educação (DGE) Outubro de 2018 2 Resumo da iniciativa A iniciativa Líderes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO. Plano Plurianual de Atividades

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO. Plano Plurianual de Atividades AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Plano Plurianual de Atividades 2014/2017 0 Índice Índice... 1 Introdução... 2 DIMENSÃO PEDAGÓGICA... 3 DIMENSÃO CÍVICA... 7 DIMENSÃO ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE... 9 DIMENSÃO

Leia mais

Regime Legal da Inclusão Educativa Conferir Sentido às Práticas Inclusivas

Regime Legal da Inclusão Educativa Conferir Sentido às Práticas Inclusivas Auditório Engenheiro Luíz Coutinho 16 de março de 2018 AE António Granjo Regime Legal da Inclusão Educativa Conferir Sentido às Práticas Inclusivas filomena.pereira@dge.mec.pt Dimensões da Inclusão Presente

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Prado 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas de Prado Concelho

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. (Paulo Freire) Índice Introdução... 2 Objetivos... 3 Destinatários do Plano de Formação... 4 Etapas de Concretização

Leia mais

2 - Encaminhar e apoiar em terapia da fala ou psicoterapia, em caso de necessidade;

2 - Encaminhar e apoiar em terapia da fala ou psicoterapia, em caso de necessidade; Construir para aprender 1.º ano, 2.º ano, Sucesso deficitário no 1º e 2º ano de escolaridade (24%). Elevado número de alunos com: - imaturidade (dificuldade no controlo de impulsos, na atenção/concentração,

Leia mais

FAMALICÃO INCLUSIVO. Município de Vila Nova de Famalicão

FAMALICÃO INCLUSIVO. Município de Vila Nova de Famalicão FAMALICÃO INCLUSIVO Município de Vila Nova de Famalicão FAMALICÃO INCLUSIVO O grupo temático Famalicão Inclusivo surge no âmbito das atividades desenvolvidas pela Rede Social de Vila Nova de Famalicão

Leia mais

Plano de atividades CATL 2016/2017

Plano de atividades CATL 2016/2017 CATL 2016_2017 Centro Social Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Porto Página 1 Índice Introdução 3 Descrição da valência 4 Plano de atividades 7 Centro Social Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Porto Página

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Uma educação de, e para o Futuro Agrupamento de Escolas de Vila Flor PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Uma escola de valores, que educa para os valores Vila Flor, 05 de julho de 2016 1 - IDENTIFICAÇÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia Ano Lectivo 2010/2011

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia Ano Lectivo 2010/2011 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia Ano Lectivo 2010/2011 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos e Representante

Leia mais

dsp - epis Apresentação para Encarregados de Educação e Alunos Ano Letivo 2017/2018

dsp - epis Apresentação para Encarregados de Educação e Alunos Ano Letivo 2017/2018 dsp - epis REDE DE MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR Apresentação para Encarregados de Educação e Alunos Ano Letivo 2017/2018 Presença no terreno da EPIS desde 2007/2008 Terceira S. Miguel Pico Madeira

Leia mais

PLANO DE MELHORIA QUADRIÉNIO 2014/2018

PLANO DE MELHORIA  QUADRIÉNIO 2014/2018 PLANO DE MELHORIA QUADRIÉNIO 2014/2018 Índice Nota Introdutória... 1 1. Resultados da Avaliação Externa... 2 2. Plano de de Melhoria... 4 3. Acompanhamento e divulgação... 6 Nota Introdutória O presente

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Ano letivo 2015/2016

PLANO DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Ano letivo 2015/2016 PLANO DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Ano letivo 2015/2016 Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe António Vieira (1608 1697) De acordo com o Projeto Educativo, há necessidade de proceder à

Leia mais

Lisboa 2015 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2015 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2015 Refª: 070 Gabinete de Apoio Jovem Futuro + Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60

Leia mais

Adenda ao Contrato de Autonomia

Adenda ao Contrato de Autonomia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINHEIRO E ROSA Adenda ao Contrato de Autonomia 2015/2018 Aprovado pelo Conselho Geral no dia 3 de maio de 2016 Rua António Gedeão nº 1-8005-546 Faro 1. IDENTIFICAÇÃO DA ALTERAÇÃO

Leia mais

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE Programa de Ocupação de Jovens (POJ) Descrição: Programa que proporciona a jovens experiências iniciais de contacto com o mercado de trabalho facilitando o desenvolvimento

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 205 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 070 Gabinete de Apoio Jovem Futuro + Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 00-060

Leia mais

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O presente Plano de Melhoria foi concebido na sequência da avaliação externa realizada neste Agrupamento de Escolas durante 2016/17 e das áreas de melhoria apontadas, pela Inspeção-Geral da

Leia mais

Balanço da Parte II do Relatório do PPM TEIP

Balanço da Parte II do Relatório do PPM TEIP Balanço da Parte II do Relatório do PPM TEIP 2016/2017 Conselho Pedagógico 7 de novembro de 2017 O Relatório do Plano Plurianual de Melhoria TEIP está dividido em duas partes: A primeira parte refere-se

Leia mais

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL Desenvolver as condições facilitadoras da criação de emprego, combate ao desemprego e incentivo à iniciativa local referente ao empreendedorismo

Leia mais

PLANO DE MELHORIA 2016/18

PLANO DE MELHORIA 2016/18 PLANO DE MELHORIA 2016/18 Introdução O presente plano de melhoria resulta das conclusões do Relatório da Ação de Avaliação Externa publicado em agosto de 2016 e no reforço da implementação do Plano de

Leia mais

PROJETO DA SALA DE ESTUDO

PROJETO DA SALA DE ESTUDO PROJETO DA SALA DE ESTUDO INTRODUÇÃO Em todos os níveis de ensino são, frequentemente, detetadas graves lacunas que condicionam fortemente a lecionação do programa, o bom desenvolvimento das aulas e o

Leia mais

Quimicamente pensando, Fisicamente falando!

Quimicamente pensando, Fisicamente falando! Agrupamento de Escolas Engº Fernando Pinto de Oliveira Quimicamente pensando, Fisicamente falando! Ano letivo 2017/18 1. Fundamentação O projeto Ciências em ação é um projeto no âmbito da disciplina de

Leia mais

PLANO DE MELHORIA (2013/2016)

PLANO DE MELHORIA (2013/2016) PLANO DE MELHORIA (2013/2016) Introdução O Agrupamento de Escolas de Lordelo foi avaliado no âmbito da avaliação externa das escolas 2012-2013, tendo obtido a classificação de BOM em todos os domínios

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016/2017 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo Avaliar o processo e os efeitos, implica

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2018/2019. Proposta do Gabinete de Psicologia. Psicólogas do Externato

PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2018/2019. Proposta do Gabinete de Psicologia. Psicólogas do Externato PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO Proposta do Psicólogas do Externato Pré-Escolar Rita Vilhena 1º Ciclo Vera Almeida 2º Ciclo Rita Vilhena 3º Ciclo Irene Cardoso Ensino Secundário

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB

A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB Encontro Nacional A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB Coordenação Institucional do Processo de Bolonha Ana Ferreira Ramos ana_ramos@ipcb.pt

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA Plano de Formação do Agrupamento 2015/2018 Índice 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento do Plano de Formação... 4 3. Diagnóstico... 6 4. Objetivos Gerais...

Leia mais

REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PROGRAMA TEIP3 REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO setembro de 2017 DGE / EPIPSE Programa TEIP3 Página 1 de 5 A Direção-Geral da Educação, através da EPIPSE, pretende apoiar os

Leia mais

[2017/2021] Carta de Missão

[2017/2021] Carta de Missão [2017/2021] Carta de Missão Diretor: João Manuel Lopes Graça Escola Secundária de Vila Verde Vila Verde, 8 de novembro de 2017 Nome do Diretor: João Manuel Lopes Graça Escola Secundária de Vila Verde Escalão:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Conhecimentos Domínios Atitudes Metodologias e Avaliação ANO LETIVO 2018/19

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Conhecimentos Domínios Atitudes Metodologias e Avaliação ANO LETIVO 2018/19 Esta planificação anual é meramente indicativa (30 aulas de 50 min), sendo que o número de aulas previstas não deve ser levado "à risca", uma vez que o objetivo desta planificação não é percorrer os diversos

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Vale D'Este 2016 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas Vale D'Este

Leia mais

PROGRAMA DE INFORMAÇÃO E DE ORIENTAÇÃO

PROGRAMA DE INFORMAÇÃO E DE ORIENTAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE FELGUEIRAS PROGRAMA DE INFORMAÇÃO E DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL (de acordo com o previsto na alínea e), do artigo 37º, do Decreto- Lei 75/2008) MARÇO DE 2012 INTRODUÇÃO A

Leia mais

(Portaria nº266/2012, de 30 de agosto)

(Portaria nº266/2012, de 30 de agosto) (Portaria nº266/2012, de 30 de agosto) dezembro, 2013 CARTA DE MISSÃO (Portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto) Nome do Diretor Carlos Alberto Martins Carvalho Escalão 9º Unidade Orgânica : Agrupamento

Leia mais

PLANO DE AÇÃO TUTORIAL

PLANO DE AÇÃO TUTORIAL PLANO DE AÇÃO TUTORIAL 2013/ 2014 agrupamentodeescolasdagafanhadaencarnação Índice ÍNDICE... 2 I. INTRODUÇÃO... 3 II. OBJECTIVOS GERAIS... 4 III. PÚBLICO-ALVO... 4 IV. PLANO DE TUTORIA... 4 V. PERFIL DO

Leia mais

Mais do que um Centro de Estudos Um Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento

Mais do que um Centro de Estudos Um Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Mais do que um Centro de Estudos Um Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento O Centro 4Brain é um Projeto Pedagógico Inovador, que trabalha o aluno como um todo, centrando os esforços tanto na Aprendizagem

Leia mais

Projeto Educativo. Escola Profissional de Tomar. Índice

Projeto Educativo. Escola Profissional de Tomar. Índice Projeto Educativo 1 Índice 1 - Introdução... 2 2 - Caracterização... 3 3 Organização/Funcionamento... 4 4 Metas... 6 5 Divulgação e Avaliação... 8 1 - Introdução O Projeto Educativo é o documento, que

Leia mais

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE MELHORIAS 2011/ /2013 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE MELHORIAS 2011/ /2013 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE MELHORIAS 2011/2012-2012/2013 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Estrutura do Relatório Processo contínuo de autoavaliação do Agrupamento. Constituir uma equipa

Leia mais

PLANO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO

PLANO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO julho 2019 Princípios orientadores O Ensino Secundário no Colégio Pedro Arrupe orienta-se de forma coerente para o desenvolvimento integral do aluno, promovendo um

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Secundária Henrique Medina 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Secundária Henrique Medina

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 410 Filosofia DISCIPLINA: Psicologia CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 2.º - ANO LETIVO:2017-18

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 Equipa: Doutor Carlos Silva Doutora Carla Chicau Doutor Luís Cid (coordenador) Psicólogo Luís Gonzaga

Leia mais

Plano de Melhoria

Plano de Melhoria Plano de Melhoria 1 Enquadramento O presente Plano de Melhoria resulta, simultaneamente, das orientações emanadas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que assentam nas sugestões do Conselho Nacional

Leia mais

30 ANOS DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR, MUITAS MANEIRAS DE APRENDER Impacto da Ação Educativa

30 ANOS DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR, MUITAS MANEIRAS DE APRENDER Impacto da Ação Educativa 30 ANOS DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR, MUITAS MANEIRAS DE APRENDER A implementação de um dispositivo sistemático de recolha de informação sobre o percurso escolar dos alunos, após a conclusão da escolaridade

Leia mais

Plano de Melhoria 2017/2018

Plano de Melhoria 2017/2018 Plano de Melhoria 2017/2018 Medidas para a melhoria dos resultados académicos Medidas inseridas no PAE O Plano de Ação Estratégica (PAE) do Agrupamento de Alfena, inserido no âmbito do Programa Nacional

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 Após a leitura dos pareceres elaborados pelos diferentes departamentos, procedeu-se ao levantamento de dados referentes a situações-problemas e foram delineadas estratégias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC SETEMBRO DE 2013 FUNDAMENTOS DO PLANO DE MELHORIA 2013/2015 O Agrupamento assume-se como construtor de uma visão

Leia mais

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor António de Jesus Seixas Recondução de Diretor QUERER MAIS E MELHOR, CAMINHANDO JUNTOS, POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE RUMO À EXCELÊNCIA. A minha filosofia de gestão participada assenta numa liderança partilhada

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR ANO LETIVO 2015/2016 INDÍCE 1. Introdução.. 3 2. Medidas de promoção do sucesso escolar.....3 3. Apoio ao estudo no 1.º

Leia mais

Agrupamento de Escolas nº4 de Évora Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia 1. ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Agrupamento de Escolas nº4 de Évora Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia 1. ÁREAS DE INTERVENÇÃO 1. ÁREAS DE INTERVENÇÃO 1.1. IMPLEMENTAR A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR - Aprimorar ação educativa. Otimizar o desempenho de funções de coordenação. Valorizar a centralidade da escola e do

Leia mais

Enquadramento/Metodologia. Objetivos e Atividades

Enquadramento/Metodologia. Objetivos e Atividades Enquadramento/Metodologia Objetivos e Atividades Construção do PIICIE Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 1ª Fase Pré Avisos Avisos 66-2016-28 66-2016-29 Pós Avisos 2ª Fase Promoção

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E MELHORIA

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E MELHORIA PLANO DE DESENVOLVIMENTO E MELHORIA I. INTRODUÇÃO A formulação do presente Plano de Desenvolvimento e Melhoria está subjacente ao estabelecimento com a administração educativa de um Contrato de Autonomia

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2015/2016

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2015/2016 PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO A formação e atualização dos percursos profissionais surge como um imperativo da sociedade moderna em todos os seus sectores e em particular

Leia mais

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades do Agrupamento (PAAA) constitui um dos instrumentos do exercício da autonomia previsto no nº 1, do artigo 9º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, assumindo-se

Leia mais

O presente plano de melhoria abre o debate, junto da comunidade, sobre o plano plurianual - documento estruturante da escola para os próximos anos.

O presente plano de melhoria abre o debate, junto da comunidade, sobre o plano plurianual - documento estruturante da escola para os próximos anos. 2- Implementar uma monitorização efetiva da interrupção precoce do percurso escolar RESULTADOS ACADÉMICOS 1- Elaboração de Planos de Melhoria por Disciplina O presente plano de melhoria abre o debate,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas

Leia mais

Atualizar os instrumentos de planificação e organização;

Atualizar os instrumentos de planificação e organização; Atualizar os instrumentos de planificação e organização; Elaboração do Plano Anual de Atividades 2018-; Definição de calendário de reuniões ordinárias 2018-; Atualização das listagens de identificação

Leia mais

Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo

Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo A presente Checklist, composta por três partes, tem por objetivo

Leia mais

Perfil do Professor em Tecnologias de Informação e Comunicação

Perfil do Professor em Tecnologias de Informação e Comunicação Perfil do Professor em Tecnologias de Informação e Comunicação ATITUDES Inovação tecnológica Abertura à tecnologia Aceitação da tecnologia Capacidade de adaptação/mudança do papel do professor O professor

Leia mais

Plano de Melhoria. Avaliação Externa IGEC. 13 a 16 de abril 2015

Plano de Melhoria. Avaliação Externa IGEC. 13 a 16 de abril 2015 Plano de Melhoria Avaliação Externa IGEC 13 a 16 de abril 2015 Agosto de 2015 1 ÍNDICE Introdução 3 Metodologia usada 3 Pontos fortes e áreas de melhoria. 3 Plano de melhoria 6 Nota relativa a crédito

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ( )

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ( ) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA (2016-2018) Formadora: Paula Simões Formandos: Filomena Pereira Arnaldo Marques Amélia Vitorino Lurdes Santos 1 1. Fragilidade/problema

Leia mais

3 anos 18 anos 23 anos 24 anos. EPIS Sucesso para todos plano de ação

3 anos 18 anos 23 anos 24 anos. EPIS Sucesso para todos plano de ação 2019 2034 2039 2040 3 anos 18 anos 23 anos 24 anos EPIS 2040 - Sucesso para todos plano de ação 2019-2021 RELAÇÃO ENTRE PRÉ-ESCOLARIZAÇÃO E RETENÇÃO ATÉ AOS 15 ANOS EM PORTUGAL MAIS TEMPO NO PRÉ-ESCOLAR

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social de

Plano de Desenvolvimento Social de 1 Pl de Desenvolvimento de Conselho Local de Ação de Barrancos NOTA INTRODUTÓRIA No âmbito do Decreto-lei n.º 115/2006 de 14 de Junho, que regula o exercício da Rede numa parceria mais alargada, foram

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2016/2017. Psicólogas do Externato

PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2016/2017. Psicólogas do Externato 1 PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2016/2017 Psicólogas do Externato Pré-Escolar Vera Almeida 1º Ciclo Vera Almeida 2º Ciclo Manuela Pires 3º Ciclo Irene Cardoso Ensino Secundário

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM 2018/2019 CAPÍTULO I IDENTIFICAÇÃO, OBJETIVO E COMPOSIÇÃO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM Artigo 1.º Identificação 1 - O presente regimento regula

Leia mais