Completa o texto com o que sabes sobre o Advento:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Completa o texto com o que sabes sobre o Advento:"

Transcrição

1 TEMA: ADVENTO Completa o texto com o que sabes sobre o Advento: Advento significa estar à espera de alguém, mas de alguém de quem se gosta, tal como o pai aguarda o regresso desejado do filho. Quem esperamos nós? Advento é afastar as coisas que nos fazem esquecer de Jesus e relembrar que Ele virá de novo permanecer nos nossos corações no dia? Preparar o nosso coração para a chegada de Jesus é:. Consegues concluir o acróstico? Chamamos ADVENTO ao tempo de preparação para o (1) de Jesus. A palavra provém do latim e significa vinda, (2). É um tempo de expectativa, de (3) e de esperança. Começa no domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e termina a 24 de Dezembro (4) de Natal. O que corresponde sempre a quatro (5). O ano (6) começa sempre no primeiro. Durante esse tempo vamos preparando tudo para acolher Jesus, sobretudo o nosso (7).

2 TEMA: AJUDA 1. Ajuda os três homens a chegarem ao que está magoado e descobre quem o ajudou: 2. Separa as atitudes de ajuda das atitudes de desprezo : Abandono, justiça, caridade, indiferença, injustiça, bondade, ignorância, maus tratos, esquecimento, caridade. AJUDA AO OUTRO DESPREZO PELO OUTRO 3. Como podes ajudar os outros ao longo da próxima semana?.

3 TEMA: AMIGO JESUS 1. Encontra as seguintes palavras na sopa de letras: JESUS MARIA JOSÉ DEUS NATAL PÁSCOA -AMOR Z J O S E P Z Q W T M O N I A S N A T A L A R R R E Ç M M Z F I Z M U O X E A U E N R C G H J L P V P A S C O A 2. Coloca uma cruz nas respostas certas: QUEM ERA JESUS? ( ) Um amigo. ( ) um desconhecido. ( ) um homem rico. ( ) uma pessoa humilde. ( ) o filho de Deus. ( )um cavaleiro. 3. Faz um círculo nas palavras que Jesus pronuncia: Ódio amor amizade tristeza alegria injustiça paz perdão justiça

4 TEMA: A ARCA DE NOÉ (História do dilúvio segundo a Bíblia - Antigo Testamento, Génesis) PARA RELEMBRAR A HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ: Deus sentiu-se desgostoso por ver a maldade dos homens e resolveu inundar a Terra e destruir os seres vivos que tinha criado. Mas reconhecendo que Noé era um homem bom e justo, chamou-o e ordenou-lhe que construísse uma grande arca de madeiras resinosas com três andares interiores, onde coubessem ele, a mulher, os filhos, as noras e ainda machos e fêmeas de todas as espécies de animais terrestres e de aves, bem como alimentos para todos. Explicou que tencionava fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites para varrer a maldade da face da Terra. Só os viajantes da arca se salvariam. ( ) CONTA AGORA O FINAL DA HISTÓRIA:. AJUDA AGORA O NOÉ A LEVAR OS SEUS ANIMAIS PARA A ARCA:

5 TEMA: BÍBLIA 1. O que já sabes sobre a Bíblia? A Bíblia é o Livro e é composta por livros. Divide-se em dois. O primeiro livro do Antigo Testamento chama-se, o ultimo livro do Novo Testamento chama-se. 2. Para procurares uma passagem na Bíblia tens de ter em conta os seguintes nomes: Is 7, 14 Is: refere-se ao nome do autor 7: o capítulo 14: o/os versículo/s 3..Procura esta passagem na Bíblia e transcreve-a, refere-se ao anúncio do nascimento de Jesus Emanuel.. 4. No Novo Testamento encontram-se quatro Evangelhos, que falam particularmente de Jesus, desde o Seu nascimento à Sua morte. Assinala com um círculo os Evangelhos: S. Mateus Génesis S. João Livros de Samuel Pentateuco S. Lucas Êxodo S. Marcos

6 TEMA: BÍBLIA 5. DESCOBRE AS PALAVRAS RELACIONADAS COM A BÍBLIA QUE FALTAM NO ACRÓSTICO: B A P S D C T S A E P O A. Nome dos cinco primeiros livros da Bíblia. B. Quatro livros que falam particularmente da vida de Jesus. C. As duas partes em que se divide a Bíblia. D. Livro Sagrado. E. Pessoas que falavam em nome de Deus.

7 TEMA: BEM-AVENTURADOS passamos a nossa vida à procura do que nos dá a felicidade. Mas, por vezes, enganamo-nos e escolhemos o que nos dá apenas uma alegria passageira a) QUAL SERÁ A VERDADEIRA FELICIDADE? b) SOMOS BEM-AVENTURADOS QUANDO SEGUIMOS A PALAVRA DE DEUS E O SEU CAMINHO. O que significa para ti as Bem-Aventuranças?. O que Jesus nos pede nas Bem-Aventuranças é fácil de seguir? Porquê?.

8 TEMA: CRESCER A) Já paraste para pensar no quanto cresceste desde o 1ºano de catequese? Pensa nas tuas diferenças entre ser criança e adolescente e preenche o quadro seguinte: Quando eu era criança: Agora que sou adolescente: Jesus cresceu como qualquer um de nós, brincava com outras crianças, ia à sua escola que naquele tempo era a Sinagoga, estudava e obedecia a Seus pais. Com doze anos começa a tomar uma consciência mais real sobre o que Deus quer d Ele: Jesus apercebe-se que tem de continuar a crescer não só no corpo mas também em Graça, para realizar a Sua Missão! B) E tu, que Missão achas que Deus tem para ti? E como queres continuar a crescer?

9 TEMA: DEUS É AMOR 1. Separa as palavras que se seguem: DINHEIRO AMOR JUSTIÇA CARROS AMIZADE CARINHO COMPUTADOR AJUDA TESOUROS DO CÉU BENS DA TERRA 2. Cria um texto com as seguintes palavras: AMIGO JESUS AMOR DEUS MUNDO. 3. Escreve a tua oração a Jesus:.

10 TEMA: DEZ MANDAMENTOS O que Deus nos pede nestes Mandamentos é: Descobre as palavras a negrito na sopa de letras: Amar a Deus; Não idolatrar ídolos; Não mentir; Amar o próximo; Não ofender o outro; Não roubar; Amar pai e mãe; Não ser falsa testemunha; Não cobiçar as coisas dos outros

11 TEMA: A EUCARISTIA A) Completa as palavras em falta no acróstico com a ajuda das frases em baixo: 1 P 2 M A 3 C D 4 E R 5 E 1. O padre proclama a de Deus. 2. O padre tem como servir Deus. 3. O padre está ao serviço da. 4. O padre reza a. 5. O Padre leva a Palavra de. B) COMPLETA ESTE TEXTO COM AS PALAVRAS EM FALTA: Devemos participar na todas as. Durante esta participação, ouvimos a Sagrada Palavra de e rezamos. O momento mais importante da eucaristia dá-se na transformação do pão em de Cristo e do em sangue de Cristo. A Igreja é a de Deus! Casa Deus Corpo Eucaristia Vinho Semanas C) PARA COLORIR:

12 TEMA: JESUS 1. Liga as pessoas importantes na vida de Jesus às frases que as representam: João Baptista Pessoas que anunciavam a Palavra de Jesus e O seguiam. Maria Sobre ele Jesus edificou a sua igreja. Lázaro Baptizou Jesus nas margens do Rio Jordão. Apóstolos Homem que estava morto e Jesus ressuscitou. Pedro Acolheu Jesus no seu ventre e criou-o. 2. Completa o texto com as palavras em falta e recorda-te do Baptismo de Jesus: «Por aqueles dias, Jesus veio de da Galileia e foi por João, no Jordão. No momento em que saía da viu os céus abertos e o Espírito, como uma, descer sobre Ele. E dos céus veio uma : Tu és o meu Filho muito amado. Tenho em Ti a maior satisfação» (Mc 1, 9-13). Água - baptizado - Nazaré - voz - pomba 3. A vida de Jesus deve ser um exemplo para nós. Explica-nos porquê.. 4. Para colorir:

13 TEMA: NATAL Pinta as palavras que se relacionam com o Natal: O QUE JÁ SABES SOBRE O NATAL? Jesus nasceu no dia. No Natal festejamos. Os pais de Jesus chamam-se e. Jesus nasceu em. Jesus foi visitado pelos três. Conta-nos como costumas festejar o teu Natal.. Para colorir:

14 TEMA: O MEU DESENHO DE JESUS Quem é Jesus? DESENHA O TEU JESUS:

15 TEMA: O QUE EU JÁ SEI SOBRE JESUS 1. LIGA OS NOMES ÀS FRASES: JESUS ORAÇÃO ENSINADA POR JESUS. MARIA QUEM NOS SALVOU JOSÉ O NOSSO PAI DO CÉU. DEUS A MÃE DE JESUS PAI-NOSSO O PAI DA TERRA DE JESUS. 2. A CATEQUESE É: (pinta as palavras certas) 3. PARA COLORIR:

16 TEMA: PROFETAS 1. Coloca as letras por ordem e descobre a palavra-chave deste encontro: 1. P A 2. Que pessoas Deus chamava para serem Profetas? Pessoas do povo Pessoas conhecidas Pessoas ricas 3. Quem eram os Profetas? [Coloca uma cruz nas frases correctas.] Aqueles que falavam em nome de Deus. Adivinham o futuro. Anunciam um mundo de amor e justiça. Falam de Deus ao povo. Inventam histórias antigas.

17 TEMA: PÁSCOA 1. Liga apenas as palavras que se referem a JESUS: Ressurreição amor Páscoa poder Vida JESUS Salvador inimigo riqueza Deus profeta 2. Explica porque é que nós, Católicos, festejamos a Páscoa:. 3. Conta-nos como festejas a Páscoa em tua casa:. 4. Para colorir:

18 TEMA: QUARESMA E PÁSCOA Já aprendemos na catequese o significado de Quaresma: é a preparação para a Páscoa, é Tempo de pensarmos como podemos melhorar e como podemos ser mais como Jesus. ENTÃO SABERÁS RESPONDER A ESTAS PERGUNTAS: COMO CUROU PESSOAS EM CORPO E ESPÍRITO? DESCOBRE OS SÍMBOLOS LIGADOS AO TEMPO DA PÁSCOA E ESCREVE O SEU SIGNIFICADO:

19 TEMA: RELEMBRAR Para testar a nossa capacidade de recordar o que temos vindo a aprender na catequese, procura responder acertadamente às seguintes perguntas: Para Recordar e Relembrar: 1. Quem é a pessoa mais importante de que falamos na catequese? 2. Onde podemos ler a Palavra de Deus? 3. Onde podemos ouvir a Palavra de Deus? 4. Como se chama o Primeiro livro da Bíblia? 5. O que significa a palavra CREDO? 6. Como se chamava o primeiro homem a acreditar em Deus? 7. Como se chama o tempo de preparação para o Natal? 8. Como se chama o tempo de preparação para a Páscoa? 9. Maria pede-nos para rezar o? 10. Quantos dias Jesus esteve no Deserto? 11. O que se festeja na Páscoa? 12. O que se festeja no Natal? 13. Que festa celebramos este ano de catequese? 14. Onde Jesus nasceu? 15. Quem baptizou Jesus? 16. Como se chamavam os três Reis Magos? 17. Qual foi a primeira oração que Jesus nos ensinou? 18. Como se chamava o Rio onde Jesus foi baptizado? 19. Quantos eram os apóstolos de Jesus? 20. Como se chama a mãe de Jesus?

20 CATEQUESE 3º Ano 2008/2009 Sessão n.º 2 - Vamos ver quem é Jesus Nome: Data: És tu aquele que há-de vir ou devemos esperar outro? Completa a resposta de Jesus: Ide dizer a João o que vedes e ouvis: os cegos, os coxos, ficam limpos e os surdos. ressuscitam e a é aos pobres. Mt 11, 3-5 As coisas que Jesus fez mostram que Ele é o. Desenha, com carinho e alegria, uma das obras de Jesus: CATEQUESE EM FAMÍLIA: no verso da folha escreve um texto ou elabora um desenho baseado nas palavras de São Paulo ao Romanos 15,1: Nós, os fortes, devemos suportar as fraquezas daqueles que o não são, e não procurar o que nos é agradável a nós próprios. Pede a ajuda dos teus pais para a realização do trabalho! Podem começar por ler um bocadinho da Bíblia Este é o ano Paulino, se fores curioso descobrirás coisas lindíssimas e actuais! BOM TRABALHO!

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33 1. Coloca as palavras no lugar adequado: Eu Acredito em Deus em porque sei que Ele me ama e porque tenho de O. Mais do que acreditar, em Deus. Conheço as que Ele fez e sei que estará sempre. Confio Deus comigo acredito vontade amar maravilhas 2. Liga as palavras aos significados: Advento Quaresma Igreja Confissão Parábola Deus Oração História que procura explicar a importância de Deus. Amor. Tempo de preparação para o Natal. Templo de adoração a Deus. Momento de diálogo com Deus. Tempo de preparação para a Páscoa. 3. Pinta o desenho e descreve-o:

34 Momento de Reflexão - Catequese Expõe a tua opinião sobre esta imagem: Que atitudes Deus te incentiva a ter: Na catequese: Em casa: Na escola: Oração: Amigo Jesus, protege todas as crianças do mundo. Ajuda as que não têm família e as que vivem em lugares onde há guerra. Que todas tenham um lar, vivam em paz, possam brincar e ser felizes. Amen

35 Escolhe as palavras para transformar este Poema no BEM Escolhe Em vez de odiar. Escolhe Em vez de chorar. Escolhe Curar actuar perseverar louvar amar criar viver - rir Em vez de destruir. Escolhe Em vez de desistir. Escolhe Em vez de criticar Escolhe Em vez de ferir. Escolhe Em vez de adiar. Escolhe Em vez de morrer. Reflecte um pouco sobre estas questões e faz o teu: Exame de Consciência a) Amo a Deus com todo o coração? b) Procuro sempre optar pelo bem e pelo certo? c) Participo na Eucaristia e converso com Deus diariamente? d) Procuro amar e respeitar o próximo, sejam eles família ou colegas? e) Esforço-me para ser simpático e atento para quem me rodeia? f) Tenho actos de compaixão e solidariedade para amigos e desconhecidos?

36 ESPÍRITO SANTO Faz corresponder os objectos aos seus símbolos Lâmpada Caixa de fósforos Elásticos Coração Agrafador Pomba Água Flor CD Vela Bússola Livro Vida Harmonia Sabedoria Amor Luz Fogo União Paz Força Beleza Luz e calor Guia Estes símbolos podem esconder a palavra Espírito Santo? Justifica a tua resposta..

37 JESUS O HOMEM O Evangelista São Lucas relata-nos que Jesus nasceu em Belém, de Judá, durante o domínio do Império Romano. O pai de Jesus era um homem de nome José, carpinteiro de Nazaré, pequena cidade da Galileia. A sua mãe chamava-se Maria. Os seus pais eram judeus, e viviam em Nazaré, na pequena província da Palestina, que fica no Médio Oriente e falavam aramaico. O Império Romano obrigava todas as pessoas ao recenseamento, quando Maria e José se deslocavam para Belém para esta obrigação nasce Jesus. A terra de Jesus, a Palestina, fica na Ásia, mas muito próxima da África e da Europa. É um ponto de passagem entre estes três continentes e é atravessada, de norte a sul, pelo rio Jordão. A Palestina é actualmente uma grande parte de Israel. Jesus foi crescendo e falava de um Reino e os importantes grupos da época (Fariseus, Levitas) não compreendiam que esse reino era, afinal, a presença de Deus no coração de cada pessoa e por isso Jesus incomodava-os. Aos 33anos, num campo de oliveiras chamado Getsémani, Jesus ficou a rezar, enquanto os discípulos, cansados, adormeciam. Na escuridão da noite, chegaram homens armados, enviados pelos chefes que não gostavam de Jesus. Vinham prendêlo, guiados por um dos discípulos, Judas Iscariotes, que tinha aceitado dinheiro para lhes indicar onde Jesus estava. Este grupo conseguiu que Jesus fosse condenado à morte por Pôncio Pilatos o Prefeito Romano. Jesus foi assim crucificado no monte Gólgota fora da cidade de Jerusalém. Mas Jesus ressuscitou e os seus discípulos puderam vê-lo ressuscitado. Os cristãos sabem que Jesus está vivo e é isso que lhes tem dado alento ao longo dos séculos!

38 Já sei que: Jesus nasceu em falava viveu numa província da Palestina chamada. No tempo de Jesus a Palestina era muito importante, pois fazia fronteira com vários continentes, mas hoje o país de é palco de guerra e discórdia. Jesus viveu a sua vida a falar de um de paz e amor. Com isso despertou incomodo e aos anos foi traído por e crucificado no monte do calvário chamado. Ressuscitou e vive no coração de todos os Cristãos. Assinala no mapa os lugares mais importantes da vida de Jesus:

39 Procura nesta sopa de letras as palavras relativas aos meses da MISSÃO2010: C O Ç G A T F L E O L K G I P I E D M I S S Ã O V C A P I E R S A F U D A A I R A M E B I I F N B F E S T A X Ã Ç Q Z F P E L Ã D Z Ç L Ã E H E O I E Z U T R L G L A I J Z L A O R A P N J U I N X I U O D U E E Ç R A V W O S N F A D S E N T R A C R Z U R E P T O R I I H Ã L A T G E L O X O A Z D E L H T W P C O M V I D A P ANUNCIO ALEGRIA (COM)PAIXÃO (COM)VIDA MARIA FESTA VERÃO ENTRA MISSÃO ESPERANÇA LUZ SOLUÇÕES C O Ç G A T F L E O L K G I P I E D M I S S Ã O V C A P I E R S A F U D A A I R A M E B I I F N B F E S T A X Ã Ç Q Z F P E L Ã D Z Ç L Ã E H E O I E Z U T R L G L A I J Z L A O R A P N J U I N X I U O D U E E Ç R A V W O S N F A D S E N T R A C R Z U R E P T O R I I H Ã L A T G E L O X O A Z D E L H T W P C O M V I D A P

40 A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO a) Completa a frase: «Quando rezares, entra no teu, fecha a porta e reza a teu Ele te recompensará, (Mt 6,6). A oração é um em que a iniciativa parte de Deus. É um acto de entrega confiante a quem mais do que ninguém.» (S.Teresa de Ávila.) encontro de amor - quarto - nos ama Pai b) Quando rezas encontras-te com Deus. Contas-Lhe os teus problemas, os teus segredos e as tuas alegrias Explica a importância da oração no teu dia-a-dia: C) Rezar é: D Falas com o Pai. I Contar coisas da nossa A - Oração ao Pai L O G A R Outro significado de rezar Sentimento de Deus. Podes rezar à Tua Mãe.

41 Solução: a) Quarto Pai - encontro de amor - nos ama c) D e u s Falas com o Pai. V I d a Contas-Lhe coisas da tua P A i - N o s s o Oração L O r a ç ã o Outro significado de rezar G A m o r Sentimento de Deus. M a R i a Podes rezar à Tua Mãe.

42 MOMENTO DE REFLEXÃO ORAÇÃO DE S. FRANCISCO «( ) Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz ( )» Viver é dar-se aos outros, é ser exemplo constante de humildade e ajuda. Será que esta oração se pode reflectir no teu dia-a-dia, em família, com os amigos, na escola, na catequese.?

43 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida : - agradecemos-te porque sabes que não podemos viver sem Ti, e Tu és nosso alimento e nossa bebida. Dá-nos a graça de procurar-te com toda a nossa fé e o nosso amor. R. Vem, Senhor Jesus. 2. Disse Jesus: Ninguém pode vir a Mim, se o Pai que Me enviou o não atrair. Jo 6,44 Jesus, Filho de Deus e nosso irmão, queremos escutar o Teu apelo e ir ao Teu encontro: - faz com que nos deixemos conduzir pela Tua Palavra, Tu que viestes ao mundo para comunicar a vida divina e fazer de todos uma só família. R. Vem, Senhor Jesus. 3. Disse Jesus: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão viverá eternamente. Jo 6,51 Jesus, Tu és o nosso alimento, pão descido do céu no seio da Virgem Maria, Tua mãe e nossa mãe: - faz com que tenhamos sempre fome de Ti e nos alimentemos cada dia de Ti na Tua Igreja, para poder permanecer sempre Contigo e participar da Tua glória. R. Vem, Senhor Jesus. 4. Disse Jesus: O pão que Eu hei-de dar é a Minha carne, pela vida do mundo. Jo 6,51b Jesus, nosso amigo, Tu que destes aos Teus discípulos na última Ceia o pão que é a Tua carne, e o vinho do cálice que é Teu sangue: - faz com que acolhamos sempre das Tuas mãos este Dom que é vida e alegria para todos. R. Vem, Senhor Jesus.

44 5. Disse Jesus: Assim como o Pai que Me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade Me come, viverá por Mim. Jo 6,57 Jesus nossa esperança e nossa alegria: - faz com que a nossa vida seja sempre voltada para o Pai; lembra-te de todos os meninos e meninas do mundo que sofrem com as guerras, as doenças, falta de alimento, de educação e de afecto; torna-nos bons para ajudar todos. R. Vem, Senhor Jesus 6. Disse Jesus: Este é o pão que desceu do céu; quem come deste pão viverá eternamente. Jo 6,58 Jesus, Tu precisas de amigos: - também rezamos para que mais sacerdotes possam no Teu nome celebrar a Eucaristia, para distribuir a todos a Palavra e o Pão da vida, para que não nos falte a nós crianças, aos nossos pais, amigos e catequistas este alimento que dá a ressurreição e a vida. R. Vem, Senhor Jesus.

45 O AMOR DE DEUS REPOUSA EM MIM Os dons do Espírito Santo azul = SABEDORIA rosa = ENTENDIMENTO verde = CONSELHO vermelho = FORTALEZA amarelo = CIÊNCIA azul escuro = PIEDADE roxo = TEMOR A DEUS Pinta cada um dos dons com a cor indicada. Cada dom representa um talento que o Espírito Santo nos dá. Completa a frase: Eu também tenho talentos. O meu maior talento é

46 A nossa força vem de Deus e das Suas palavras de amor!

47 O nosso caminho ao lado de Jesus nesta Quaresma 40 dias para provarmos que podemos amar como Jesus amou!

48 Senhor, eu quero entrar no santuário para Te louvar! Quero ter um coração grande para amar e ser fiel aos mandamentos de Jesus.

49 A minha Oração CATEQUESE 4º ANO TEMA 19 FELIZES OS QUE SOFREM POR AMOR DE JESUS Peço-Te perdão, meu Jesus, se falhei e triste Te deixei Peço-Te perdão, meu Jesus, se não obedeci nem estudei se não rezei para agradecer os meus pais, meus amigos de sempre e o meu viver, a minha alegria de brincar, ou o carinho dos meus pais à noite, ao deitar!!! Mas também Te quero agradecer, E com carinho Te dizer Que Contigo quero aprender. Ajuda-me a ser um pouquinho como Tu E a crescer com bons sentimentos. Na Tua Palavra posso encontrar Tudo o que me queres ensinar!

50 Palavra de Deus Alimento para a nossa vida Quando sinto fome, eu alimento-me. Que sentimentos pode a Palavra de Deus alimentar na minha vida?

51 Deixa a tua terra e vai Por meio de ti muitos serão felizes! (Génesis 12, 1-4) O convite ao profeta Abraão tema 6 Que podemos fazer para responder a este convite? Cada um vai pensar o que vai fazer para tornar alguém feliz.

52 FALA, SENHOR, TEU SERVO ESCUTA! (Livro de Samuel Antigo Testamento) Escolhe uma frase do tema 3 que mais te tenha tocado. Escreve-a e desenha a história de Samuel:

53 Festa da Palavra do 4º ano O meu compromisso Eu quero conhecer a Palavra de Deus porque: 1. A fé é uma boa herança familiar. 2. Quero conhecer melhor a mensagem cristã. 3. Procuro a Paz, a Alegria e o Amor. 4. Sonho com um mundo onde todos sejam melhores. 5. Desejo viver com a verdadeira alegria que Jesus ensinou. 6. Preciso de um sentido para a minha vida. 7. A fé ajuda-me no meu caminho para tornar o mundo mais feliz. 8. Cristo tem uma mensagem formidável e Ele vive em cada um de nós. 9. Na Catequese dizem-me que sou amado por Jesus. 10. Para ser cristão tenho de conhecer bem o que Jesus nos quer ensinar.

54 Catequese 4º ano A Páscoa o Amor de Jesus por nós Dou-vos um mandamento novo: Que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei! (João 13, 14) A Páscoa Festa do Amor e da Vida Os símbolos do Amor de Deus na Páscoa: A LUZ O CÍRIO PASCAL A VIDA A CRUZ A VERDADE / O CAMINHO A BÍBLIA Glória, Glória, Aleluia! ( 3 x ) O Senhor Ressuscitou! Cristo está vivo, alegremo-nos! Páscoa Feliz! Desenha agora um dos símbolos da Páscoa:

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Completa o texto com o que sabes sobre o Advento:

Completa o texto com o que sabes sobre o Advento: TEMA: ADVENTO Completa o texto com o que sabes sobre o Advento: Advento significa estar à espera de alguém, mas de alguém de quem se gosta, tal como o pai aguarda o regresso desejado do filho. Quem esperamos

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca

Leia mais

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta será a nossa primeira semana a sério neste novo ano. E o tema que nos vai guiar é o da pessoa de Jesus.

Leia mais

Nº 18 C - Domingo de Páscoa

Nº 18 C - Domingo de Páscoa Nº 18 C - Domingo de Páscoa-27.3.2016 Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma

Leia mais

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem Palavra alimento A tua palavra, Senhor Jesus, é o pão que me dá forças para escolher servir em vez de ser servido; para perdoar as ofensas em vez de guardar rancor. A tua Palavra, Senhor Jesus, é o alimento

Leia mais

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Creio em Deus Pai, Criador deste mundo grande e belo, Dos continentes e dos imensos mares, Dos astros que iluminam o dia e a noite e criador também dos seres

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Nº 40A Domingo XXXIV do Tempo Comum Quando ajudamos alguém, é como se ajudássemos Jesus

Nº 40A Domingo XXXIV do Tempo Comum Quando ajudamos alguém, é como se ajudássemos Jesus Nº 40A Domingo XXXIV do Tempo Comum- 20.11.1011 Quando ajudamos alguém, é como se ajudássemos Jesus Quando eu tive fome, deste-me de comer. Quando eu tinha sede, deste-me de beber. Quando eu estava sem

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

Nº 13 B - 6º Domingo do Tempo Comum

Nº 13 B - 6º Domingo do Tempo Comum Nº 13 B - 6º Domingo do Tempo Comum-15.2.2015 Ajudar quem precisa Vamos imitar Jesus A Bíblia foi escrita há muitas centenas de anos, mas é fácil perceber como se aplica agora, à nossa vida. No Evangelho

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma a prepararmonos para esta grande festa,

Leia mais

Nº 5 C Natal e Sagrada Família

Nº 5 C Natal e Sagrada Família Nº 5 C Natal e Sagrada Família Esta semana celebramos nascimento de Jesus, no dia de Natal e depois a festa da Sagrada Família. A Sagrada Família é composta por Maria, José e o Menino Jesus. A Sagrada

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum Bodas de Caná

Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum Bodas de Caná Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum-17.1.2016 Bodas de Caná Do Evangelho de hoje, retiramos vários ensinamentos para a nossa vida. Naquele casamento, onde estava Jesus, ia haver uma grande tristeza, porque

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma-14.2.2016 A escolha certa Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Como a maior parte dos meninos

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu

Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu para salvar só o povo de Israel, mas para todos os povos,

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem 25 de dezembro Unção dos enfermos Explicação das leituras nas Eucaristias Não furtar Ave-Maria Credo Não levantar falsos testemunhos Jordão bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E porque celebramos este santo no dia da sua morte?

Leia mais

3ª FEIRA 23 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Já estamos de regresso para o último período deste ano. Acabámos de vir das férias e estamos mais descansados. Acabámos também de celebrar a festa mais importante

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA 2ª FEIRA 11 de março NA ORAÇÃO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O tema que nos vai guiar nos próximos dias é o da oração. A quaresma é um tempo indicado para nos focarmos na oração. Começamos por

Leia mais

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS. 26-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Eu creio Como podemos responder a Deus quando Ele nos aborda? Responder a Deus significa crer n

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Olhai os lírios do campo Olhai as aves do céu

Olhai os lírios do campo Olhai as aves do céu Olhai os lírios do campo Olhai as aves do céu No Evangelho de hoje, Jesus ensina-nos a não nos preocuparmos com as coisas que queremos ter, mas darmos atenção às coisas importantes da vida: - admirarmos

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

2ª FEIRA 1 de Outubro

2ª FEIRA 1 de Outubro 2ª FEIRA 1 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje lembramos Santa Teresinha do Menino Jesus. Santa Teresinha descobriu que o que a fazia verdadeiramente feliz era o amor. Para amar e rezar por todos foi para

Leia mais

Leitura: 1 Cor 12, 4-11 Leitura da primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Leitura: 1 Cor 12, 4-11 Leitura da primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Bodas de Caná Do Evangelho de hoje, retiramos vários ensinamentos para a nossa vida. Naquele casamento, onde estava Jesus, ia haver uma grande tristeza, porque o vinho se tinha acabado. Acabar o vinho

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (09.03.2015) Nenhum profeta é bem recebido Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Re+ Deixa Deus entrar na tua própria casa. Re+ Deixa-te tocar

Leia mais

Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum Sede felizes!

Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum Sede felizes! Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum-2.2.2014 Sede felizes! Combatei a miséria e reparti do que é vosso com os outros. Sede pacientes, tolerantes, dialogantes, humildes. Tende esperança no meio da escuridão,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

Acto penitencial: Aclamação:

Acto penitencial: Aclamação: Entrada: O senhor Ressuscitou! Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca fé: Re7 Re7

Leia mais

Nº 40 B Cristo Rei do Universo CRISTO REI

Nº 40 B Cristo Rei do Universo CRISTO REI Nº 40 B Cristo Rei do Universo 22.11.2015 CRISTO REI Hoje é a festa de Cristo-Rei, em que nos lembramos que Jesus Cristo é Rei de todo o Universo, junto com Deus Pai. Como Jesus disse a Pilatos, o Seu

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Despertar a Fé na Vida

Despertar a Fé na Vida Despertar a Fé na Vida Dos símbolos e gestos à relação com Deus Cf. En Familia, el Despertar Religioso de 0 a 6 años, PPC, 2009. O Batismo, a Eucaristia e qualquer sacramento implicam a relação com Deus,

Leia mais

QUARESMA. Reflexão Será um caminho onde falarão muitos sinais. Mas sobretudo deixa-te encontrar por Jesus. Ele tem algumas coisas para te dizer.

QUARESMA. Reflexão Será um caminho onde falarão muitos sinais. Mas sobretudo deixa-te encontrar por Jesus. Ele tem algumas coisas para te dizer. 19 de fevereiro QUARESMA Bom dia! Iniciamos um tempo muito importante a nível da vida da Igreja, da vida cristã: a QUARESMA. São 40 dias até chegarmos à grande festa cristã a PÁSCOA. Aqui na escola, vamos

Leia mais

Nº34 A DomingoXXVIII do Tempo Comum Felizes os convidados

Nº34 A DomingoXXVIII do Tempo Comum Felizes os convidados Nº34 A DomingoXXVIII do Tempo Comum-9.10.2011 Felizes os convidados Todos os domingos, Deus convida-nos para virmos à festa do seu filho: a Eucaristia. Nós, às vezes, também fazemos festas, e convidamos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

Nº18A Domingo III da Quaresma

Nº18A Domingo III da Quaresma Nº18A Domingo III da Quaresma-23.3.2014 Conduz-me Jesus aos poços do teu Evangelho Conduz-me, Jesus, aos poços do teu Evangelho para beber junto de ti a água que mata a sede de felicidade. a água que me

Leia mais

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA PRIMEIRO DOMINGO DA EVANGELHO: Mc 1, 12-15 Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n O ATITUDE: ARREPENDIMENTO E FÉ ARROZ Tu és o Pai que me salva. Ajudame, em especial quando me sinto indeciso entre

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade

Leia mais

2ª FEIRA 15 outubro SANTA TERESA DE ÁVILA- TERESA DE JESUS E boa semana. Hoje, a Igreja celebra a festa de uma grande santa, Santa Teresa de Ávila. Teresa entrou para o Convento Carmelita da Encarnação,

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa - 1.5.2016 A paz de Cristo A paz de Cristo Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Tu nos dás a tua paz, Senhor Jesus, mas também nos convidas ao esforço de fazer a paz. Para

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

2ª FEIRA 3 de dezembro

2ª FEIRA 3 de dezembro INTRODUÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA HUMILDADE! 2ª FEIRA 3 de dezembro Hoje, ao chegares à sala, tinhas algo na tua secretária. Não é mais um livrinho. É o teu caderno de Advento. Este caderno foi feito

Leia mais

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello Guia: Bom Dia! Já ouviste falar das Filhas de Maria Auxiliadora. No tempo de Dom Bosco, uma rapariga chamada Maria Domingas Mazzarello começou também a ajudar

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

2ª FEIRA 15 de Outubro

2ª FEIRA 15 de Outubro 2ª FEIRA 15 de Outubro INTRODUÇÃO Bom Dia! Durante esta semana vamos olhar para as nossas amizades e para os nossos amigos. Vamos olhar e perceber como é bom ter amigos. Texto Era uma vez dois amigos,

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

I Domingo do Advento Ano B 30 de novembro de 2014

I Domingo do Advento Ano B 30 de novembro de 2014 I Domingo do Advento Ano B 30 de novembro de 2014 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Deus fez a criatura humana para a plenitude em todos os seus aspectos. Fê-lo à sua imagem e semelhança. Entretanto, com a queda

Leia mais

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID 2ª FEIRA 1 de outubro NA ESCOLA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Hoje estamos perante uma dupla comemoração: o dia mundial da música e dia de Santa Teresa do Menino Jesus. Vamos aproveitar para

Leia mais

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai!

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai! Nº20A Domingo V da Quaresma - 6.4.2014 Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

O Evangelho de hoje, é a continuação do da semana passada. Na semana passada São Lucas tinha contado como Jesus, depois de ter andado pela Galileia,

O Evangelho de hoje, é a continuação do da semana passada. Na semana passada São Lucas tinha contado como Jesus, depois de ter andado pela Galileia, O Evangelho de hoje, é a continuação do da semana passada. Na semana passada São Lucas tinha contado como Jesus, depois de ter andado pela Galileia, a ensinar nas sinagogas, onde todos gostavam de o ouvir,

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

Felicidade e a certeza

Felicidade e a certeza Felicidade e a certeza INTRODUÇÃO 1ª Razão Conflitos culturais 2 Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. 17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida,

Leia mais

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA HORA 2010-2011 P = Presidente: Aquele que preside à oração. Qualquer pessoa o pode fazer, desde que tenha gosto e capacidade para tal.

Leia mais

Nº 39 C Domingo XXXIV do Tempo Comum Cristo Rei

Nº 39 C Domingo XXXIV do Tempo Comum Cristo Rei Nº 39 C Domingo XXXIV do Tempo Comum-24.11.13 Cristo Rei Hoje celebramos Cristo Rei. Olhai para Cristo crucificado. O trono é uma cruz de madeira. As vestes reais não existem. A coroa é feita de espinhos.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sexta-feira da 4ª Semana da Quaresma Ó Deus, que

Leia mais

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51 O caminho para crer em Jesus Jo 6,41-51 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E comentavam: - Esse Jesus não é o filho de José? Nós

Leia mais

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do Índice alfabético A bondade do Senhor........... T. Pascal...... 154 A nossa Páscoa............. Quaresma..... 131 A nossa Páscoa é Cristo........... T. Pascal...... 146 A vida que estava junto do Pai........

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Santa Marta - João 11, 19-27 - EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração João 11, 19-27- SANTA MARTA Ó Deus, sede generoso

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um

Leia mais

Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões...

Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões... Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões... Há dias em que existe uma avalanche de conflitos. E a noite surge!

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

2ª FEIRA 03 de dezembro

2ª FEIRA 03 de dezembro 2ª FEIRA 03 de dezembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem começou o Tempo do Advento. É o tempo em que esperamos o dia em que Jesus irá nascer. Mas não esperamos de qualquer maneira, sentados no sofá a ver televisão!

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 2º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 2º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje iremos escutar o Evangelho de ontem, do Domingo de Pentecostes. Foi neste dia que os discípulos receberam o Espírito Santo para continuar a obra iniciada por

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus,

Leia mais