ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE INDESIGN CC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE INDESIGN CC"

Transcrição

1 ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE INDESIGN CC

2 Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando assim, múltiplas vantagens na aquisição e melhoria de conhecimentos Criativos e Técnicos. Cursos Monoprograma, ministrados individualmente ou a pequenos grupos (até 6 Formandos) e compostos por 3 níveis: Inicial, Avançado e Completo. Cada nível tem um número máximo de horas. Cabe ao Formando a decisão de adquirir o número de horas que achar preferível e gerir o conteúdo programático com as mesmas. A One To One é um projeto na senda da Inovação e Qualidade. Criada com fortes Inputs profissionais ligados à indústria, está vocacionada para a Formação de competências e conhecimentos para as áreas dos New Media e Comunicação Visual, Design Gráfico, Editorial, Digital, Social, Produção e Tecnologias Gráficas, recorrendo à elevada capacidade produtiva de Software e Hardware, que hoje, são o standard no mercado e usados globalmente, tornando o conhecimento adquirido nestes Cursos transversal, pluricultural, sem limites e sem fronteiras pessoais e profissionais. UMA NOVA LINGUAGEM CULTURAL E UNIVERSAL.

3

4 Adobe InDesign CC ONE TO ONE Criatividade, Funcionalidade e Fluidez Editorial. Do jornal à revista, do livro à brochura, do Papel ao Digital... O Adobe InDesign CC é atualmente a referência na área Editorial, um software inteligente, prático e que abre novos horizontes no campo das artes e letras. Este é o software de eleição para Editoras, Redações de Jornais e Revista, Designers Gráficos, Paginadores, Estudantes e Profissionais de diferentes ramos com gosto no desenvolvimento de conteúdos organizados, de forte apelo visual, tanto na vertente impressa como na vertente digital, tornando o resultado mais Eficiente e Estimulante.

5 i ADOBE INDESIGN CC Inicial Destina-se ao Formando sem experiência ou com conhecimentos mínimos, quer teóricos, quer práticos. x CARGA HORÁRIA MÁXIMA* 24 h Objetivos Gerais. Pretende-se dotar o Formando com os fundamentos do Adobe InDesign CC permitindo a este a criação e desenvolvimento de projetos criativos e técnicos no domínio da composição editorial. * Este nível tem um número máximo de horas (acima descritas). Cabe ao Formando a decisão de adquirir o número de horas que achar preferível e gerir o conteúdo programático com as mesmas.

6 r PRÓXIMA AÇÃO * Agendada pelo Formando y HORÁRIO* Gerido pelo Formando Objetivos Específicos. No final o formando deverá ser capaz de desempenhar um conjunto de ações e raciocínios profissionalmente eficazes e que se prendem com os módulos seguidamente descritos. Saída Profissional. Paginador e Artefinalista. * A disponibilidade destes mesmos horários e a frequência/cadência das Sessões é gerida em conjunto com a agenda do Formador.

7 Módulos. 01 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MECANISMOS DO INDESIGN Preparação Inicial; Adicionar e Editar Texto; Adicionar e Substituir Gráficos; Mover Objetos; Imprimir e Criar um PDF. 02 COMPREENDER O AMBIENTE DE TRABALHO Explorar a janela da Aplicação; Navegação e Zoom; Régua e Unidades de Medida; Trabalhar com Painéis; Configurar a qualidade de visualização de um Projeto; Ajustar a configurações de Visualização e Pré-visualização.

8 03 CRIAR UM DOCUMENTO Criar um Novo Documento; Salvar e Reverter um Documento; Salvar para versões mais antigas; Configurar Margens e Colunas (Grelha de Paginação); Colocar Guias na Página; Cores e Imagens fora das Páginas. 04 GERIR PÁGINAS Inserir, Apagar e Mover Páginas; Alterar o Tamanho de Página; Criar e Aplicar Páginas Mestras; Sobrepor Itens da Página Mestra; Adicionar Numeração de Página Automática; Seccionar a Numeração de Páginas. 05 TRABALHAR COM TEXTO Compreender Caixas de Texto; Selecionar e Editar Texto; Inserir Caracteres Especiais;

9 Importar Texto; Caixas de Texto interligadas; Configurar colunas em caixas de Texto; Configurar a inserção de Texto e Justificação Vertical; Expandir Caixas de Texto; Colocar Testo num Path; Usar o Story Editor; Corretor Ortográfico; Usar o Find/Change. 06 TRABALHAR COM ELEMENTOS GRÁFICOS Importar Elementos Gráficos; Usar o Painel de Links; Editar grafismo na sua aplicação nativa; Formatar elementos gráficos à sua Frame; Vantagens das transparências e dos Clipping Paths; Inserir QR codes e Códigos de Barras. 07 FORMATAR OBJETOS Selecionar Objetos; Preenchimento e Contorno;

10 Colorir Imagens; Ajustar Transparência; Adicionar Drop Shadows; Outros Efeitos de Transparência; Copiar e Formatar com a Eyedropper Tool; Pesquisar e Alterar formatações de Objetos. 08 TRABALHAR COM CORES Criar Swatches; Cores sem Identificação (riscos); Criar Swatches Degrade; Aplicar Degrades; Configurar Grupos de Cor. 09 CRIAR MOLDURAS E PATHS Editar Frames e Formas Path; Adicionar cantos Redondos e outras opções; Polígonos e Estrelas; Criar Contorno de Texto.

11 10 GERIR OBJETOS Sobreposição de Objetos; Criar e Controlar Layers; Gerir Objetos no Painel Layer; Agrupar e Bloquear Objetos; Assentar Objetos; Alinhar e Distribuir; Compreender Texto Corandel; Usar Objetos Ancorados. 11 TRANSFORMAR OBJETOS Duplicar Objetos; Rodar Objetos; Ampliar/Reduzir Objetos; Objetos em Viés; Espelhar Objetos. 12 FORMATAR TEXTO Aplicar estilos básicos de Texto; Usar o TypeKit;

12 Formatação Avançada de Texto; Alterar a Caixa da Fonte; Find/Change para Formatar Texto; Usar o Find Font. 13 FORMATAR PARÁGRAFOS Aplicar Formatação de Parágrafos; Moldar um Parágrafos em múltiplas Colunas; Dividir um Parágrafo em múltiplas Colunas; Usar Versaletes; Configurar Tabulações; Adicionar linhas de régua nos Parágrafos; Bullets Automáticos; Numerar Parágrafos. 14 TRABALHAR COM ESTILOS Criar e Aplicar Estilos de Parágrafo; Usar Estilos de Caractere; Editar e Redefinir Estilos; Usar Estilos de Objetos; Estilos com o Quick Apply.

13 15 TRABALHAR COM TABELAS Criar Tabelas; Ajustar Linhas e Colunas; Adicionar/Apagar Linhas e Colunas; Formatar Tabelas; Formatar Células; Aplicar Estilos de Tabelas; Mover Linhas e Colunas. 16 GERIR DOCUMENTOS LONGOS Criar Documentos para Livro; Jump Lines: Continua em... ; Construir uma Tabela. 17 CRIAR DOCUMENTOS INTERATIVOS Adicionar Hyperlinks; Adicionar Bookmarks; Criar PDF Interativo; Construir Formulários PDF;

14 Exportar um EPUB; EPUB de Layout Ajustável; EPUB de Layout Fixo. 18 COMPILAR, IMPRIMIR E EXPORTAR Analisar o Documento com o Painel Preflight; Compilar para Distribuição; Usar o Print Dialog; Imprimir um pequeno Booklet; Exportar um PDF; Exportar Texto. 19 GERIR A CONSTRUÇÃO DE DOCUMENTOS Construção Correcta de um Documento; Compreender o que são Facing e Non-Facing Pages; Criar um caderno de 4 Pág. com a Primeira Página à esquerda; Criar um Quadríptico; Criar um Tríptico; Layout para capa de Livro; Criar um Layout para Calendário; Criar Sinalização para Furos de Arquivo.

15 20 TRABALHAR COM O LIVE PREFLIGHT As configurações do Preflight; Criar Perfis Preflight; Carregar Perfis; Analisar os Resultados. 21 GERIR COR Process Colors, Spot Colors e o Ink Manager; Overprint vs. Knockout; Usar o Rich Black; Analisar as Cores sem Designação; Misturas de Registos Cromáticos. 22 CONFIGURAR MÚLTIPLAS VERSÕES DO DOCUMENTO Usar as Layers; Texto Condicional e GREP.

16 23 GERIR FONTES Compreender as Fontes de um Documento; Evitar problemas com o uso de Fontes; Escolher os melhores formatos de Fonte. 24 GERIR LINKS Compreender o Painel de Links; Personalizar o Painel de Links; Resolução e Escala; Compreender a diferença entre Resolução Atual e Resolução Efetiva; Escolher o Formatos de Ficheiros. 25 CONFIGURAR CORES A diferença entre RGB e CMYK; Usar os Perfis ICC; Converter RGB para CMYK durante a Exportação para PDF.

17 26 GERIR PROCESSOS DE PRÉ-IMPRESSÃO Como usar de forma precisa a prova de impressão do Acrobat; Usar o Painel de Separações de Cor; Usar o Painel Flattener Preview. 27 OPÇÕES DE SAÍDA Compilar Ficheiros; Usar as Predefinições do PDF; Compreender a diferença entre PDF/X-1a e PDF/X4; Criar uma Acrobat Layer; Pág. Individual vs. Pág. Dupla.

18 k ADOBE INDESIGN CC Avançado Destina-se ao Formando com algum conhecimento, experiência ou que tenha concluído o nível Inicial. x CARGA HORÁRIA MÁXIMA* 33 h Objetivos Gerais. Pretende-se dotar o Formando com técnicas avançadas em Adobe InDesign CC permitindo a este a criação e desenvolvimento de projetos criativos no domínio do Editorial e Paginação. * Este nível tem um número máximo de horas (acima descritas). Cabe ao Formando a decisão de adquirir o número de horas que achar preferível e gerir o conteúdo programático com as mesmas.

19 r PRÓXIMA AÇÃO * Agendada pelo Formando y HORÁRIO* Gerido pelo Formando Objetivos Específicos. No final o formando deverá ser capaz de desempenhar um conjunto de ações e raciocínios profissionalmente eficazes e que se prendem com os módulos seguidamente descritos. Saída Profissional. Paginador, Artefinalista, Type Developer e Publishing Manager. * A disponibilidade destes mesmos horários e a frequência/cadência das Sessões é gerida em conjunto com a agenda do Formador.

20 Módulos. 01 COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS TIPOGRÁFICAS Usar o Typekit; Colocação, Fluidez Textual; Formatar Caracteres; Terminologia e Convenções; Leading; Kerning e Tracking; Detalhes Tipográficos; Alinhamento; Endentação e Espaçamento; Partições de Linha, Parágrafos, Colunas e Páginas; Tabulações, Tabelas e Listas; Drop Caps; Formatações gerais com Estilos; Texto em Corandel; Margens, Colunas e Grelhas; Efeitos Tipográficos; Tipografia para Monitores e dispositivos similares.

21 02 CRIAR DOCUMENTOS PARA PUBLICAÇÕES EXTENSAS Criar o Documento; Estruturar o Fluxo de Trabalho; Criar e Usar Estilos; Construir Layouts; Colaborações; Compreender a Infra-estrutura; Indexação; O InDesign Books; Distribuir/Imprimir Docs. 03 GERIR FLUXOS DE TRABALHO COM O INCOPY Colaboração entre InDesign e o InCopy; As bases de um Workflow; O Interface do InCopy; Editar como InCopy; Formatar texto com o InCopy; Utilitários do InCopy; Modos avançados de edição de texto com o InCopy; Verificação de alterações feitas com o InCopy; Trabalhar com imagens no InCopy; Usar o InCopy em modo Standalone; Saída de projetos InCopy;

22 Gerir o Workflow a partir do InDesign; Usar um Workflow Layout-Based; Usar um Workflow Assignments-Based; Usar um Workflow Remoto.

23 j ADOBE INDESIGN CC Completo A junção dos níveis Inicial + Avançado + Componente prática com a realização de um projeto final. x CARGA HORÁRIA TOTAL 75 h Objetivos Gerais. Pretende-se dotar o Formando de todas as competências técnicas em Adobe InDesign CC permitindo a este a criação e desenvolvimento de projetos criativos numa vertente profissional.

24 r PRÓXIMA AÇÃO * Agendada pelo Formando y HORÁRIO* Gerido pelo Formando Objetivos Específicos. No final o formando deverá ser capaz de desempenhar um conjunto de ações e raciocínios profissionalmente eficazes e que se prendem com os módulos seguidamente descritos. Saída Profissional. Paginador, Artefinalista, Type Developer e Publishing Manager. * A disponibilidade destes mesmos horários e a frequência/cadência das Sessões é gerida em conjunto com a agenda do Formador.

25 Módulos. 01 DESEMPENHAR TODAS AS AÇÕES DESCRITAS NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS NÍVEIS: i + k INICIAL AVANÇADO 02 DESENVOLVER UM PROJETO PRÁTICO RECORRENDO A TÉCNICAS AVANÇADAS DE ÂMBITO PROFISSIONAL PARA INCLUSÃO EM PORTFÓLIO? PROJETO Este Nível une os 27 módulos do Nível Inicial com os 3 módulos do Nível Avançado. O Nível Completo é assim composto por 30 módulos + 1 módulo dedicado à realização de um trabalho prático para Portfólio.

26 Inscrições. As inscrições são feitas junto da One To One após contacto telefónico ou correio eletrónico para marcação da Sessão de Esclarecimento e Orientação Pedagógica*. Nesta sessão são avaliados os objetivos, metas, perfis vocacionais e será formalizada a inscrição mediante o pagamento do respetivo valor**. Será necessário a apresentação da documentação requerida. Cartão do Cidadão ou B.I.; Cartão de Contribuinte do Formando (ou do responsável pelos pagamentos); Comprovativo de Morada; Comprovativo da titularidade de conta bancária; (do responsável pelo pagamento do curso) Cabeçalho de extrato bancário com identificação do NIB (apenas para quem optar pela modalidade de pagamento por débito direto). * As sessões de Esclarecimento e Orientação Pedagógica são um instrumento de avaliação diagnóstica permitindo identificar conhecimentos e/ou competências que o Formando possa ter há priori, para assim definir-se a estratégia Formativa mais adequada. **O valor da Inscrição não é reembolsável.

27

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE MUSE CC

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE MUSE CC ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE MUSE CC Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES JAVASCRIPT

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES JAVASCRIPT ONE TOONE CURSOS PARTICULARES JAVASCRIPT Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES HTML5 + CSS3 + ADOBE DREAMWEAVER CC

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES HTML5 + CSS3 + ADOBE DREAMWEAVER CC ONE TOONE CURSOS PARTICULARES HTML5 + CSS3 + ADOBE DREAMWEAVER CC Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES WORDPRESS

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES WORDPRESS ONE TOONE CURSOS PARTICULARES WORDPRESS Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE EDGE ANIMATE CC

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE EDGE ANIMATE CC ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE EDGE ANIMATE CC Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação,

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES FACEBOOK

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES FACEBOOK ONE TOONE CURSOS PARTICULARES FACEBOOK Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES SEARCH ENGINE OPTIMIZATION ONE TOONE CURSOS PARTICULARES SEARCH ENGINE OPTIMIZATION Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação,

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES PHP

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES PHP ONE TOONE CURSOS PARTICULARES PHP Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES HTML5 + CSS3 + ADOBE DREAMWEAVER CC

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES HTML5 + CSS3 + ADOBE DREAMWEAVER CC ONE TOONE CURSOS PARTICULARES HTML5 + CSS3 + ADOBE DREAMWEAVER CC Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES WORDPRESS

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES WORDPRESS ONE TOONE CURSOS PARTICULARES WORDPRESS Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES FACEBOOK

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES FACEBOOK ONE TOONE CURSOS PARTICULARES FACEBOOK Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES PHP

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES PHP ONE TOONE CURSOS PARTICULARES PHP Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES JAVASCRIPT

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES JAVASCRIPT ONE TOONE CURSOS PARTICULARES JAVASCRIPT Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação, apresentando

Leia mais

Curso Especializado Design Gráfico

Curso Especializado Design Gráfico Curso Especializado Design Gráfico 87 horas Descrição: Este pacote de formação é composto pelos programas essenciais e indispensáveis a todos os Designers Gráficos que pretendam compreender os processos

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e forma

Leia mais

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Sumário Access 2010... 2 Excel Core 2010... 3 Excel Expert 2010... 4 Outlook 2010... 5 PowerPoint 2010... 8 Word Core 2010... 9 Word Expert 2010... 10 Access 2010 1. Gerenciando

Leia mais

Programa de formaça o de Power Point Nível 2 (482)

Programa de formaça o de Power Point Nível 2 (482) Programa de formaça o de Power Point Nível 2 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Word+ Excel + PowerPoint Iniciação Objetivos Gerais Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de informação

Leia mais

Programa de formaça o de Power Point Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Power Point Nível 1 (482) Programa de formaça o de Power Point Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 1 Modalidade

Leia mais

EMENTA DO CURSO DE BROFFICE

EMENTA DO CURSO DE BROFFICE EMENTA DO CURSO DE BROFFICE O curso de BrOffice está formatado com a duração de 44 horas-aulas e tem previsto 05 (cinco) módulos como descritos abaixo. Módulos Carga horária (horas/aula) Conhecendo o Computador

Leia mais

Curso de InDesign CS4

Curso de InDesign CS4 Curso de InDesign CS4 especialmente estruturado para utilizadores de QuarkXPress Apresentação do programa O Adobe InDesign é um programa de paginação relativamente recente, que tem vindo a ganhar progressiva

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Competências Básicas em Informática

Competências Básicas em Informática Competências Básicas em Informática DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00

Leia mais

Programa de formaça o de Power Point Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Power Point Nível 1 (482) Programa de formaça o de Power Point Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 1 Modalidade

Leia mais

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Praticas Administrativas

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Praticas Administrativas Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Praticas Administrativas ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA:TIC ANO: 1 ANO 2013/2014 CONTEÚDOS Conceitos básicos Informática

Leia mais

Especializado Design Gráfico. Sobre o curso. Destinatários. Design, Multimédia e 3D - Percursos

Especializado Design Gráfico. Sobre o curso. Destinatários. Design, Multimédia e 3D - Percursos Especializado Design Gráfico Design, Multimédia e 3D - Percursos Localidade: Aveiro Data: 15 Oct 2016 Preço: 1080 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes )

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (GRUPO INFORMÁTICA) Ano Letivo de 2014/2015 MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (GRUPO INFORMÁTICA) Ano Letivo de 2014/2015 MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Margarida Afonso Curso Profissional - Técnico de Auxiliar de Saúde Ano: 10.º Turma(s): TAS MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO OBJECTIVOS Indicar as principais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA Ano Letivo 0-03 Informação Prova de Equivalência à Frequência ITIC - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação 3.º ciclo do ensino básico

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt

www.highskills.pt geral@highskills.pt www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Curso de Adobe Illustrator CS4

Curso de Adobe Illustrator CS4 Curso de Adobe Illustrator CS4 Apresentação do Programa O Adobe Illustrator CS4 é um programa de desenho e ilustração vectorial, que coloca à disposição dos profissionais poderosas ferramentas para a concepção

Leia mais

24-05-2011. Técnico de Organização de Eventos Módulo III Criação de Páginas Web. Técnico de Organização de Eventos. Técnico de Organização de Eventos

24-05-2011. Técnico de Organização de Eventos Módulo III Criação de Páginas Web. Técnico de Organização de Eventos. Técnico de Organização de Eventos Sumário Tecnologias de Informação e Comunicação Aquisição do software Dreamweaver. Características recursos e potencialidades. Ambiente de trabalho do software. Operações básicas com páginas Web. Realização

Leia mais

www.flag.pt CURSO ESPECIALIZADO DESIGN GRÁFICO 84 HORAS FLAG LISBOA 21 356 06 06 querosabermais@flag.pt

www.flag.pt CURSO ESPECIALIZADO DESIGN GRÁFICO 84 HORAS FLAG LISBOA 21 356 06 06 querosabermais@flag.pt CURSO 84 HORAS DESCRIÇÃO Design Gráfico é uma das atividades do foro criativo mais disseminadas no mercado atual, sendo o processo criativo e técnico que recorre a imagens e texto para comunicar, informar,

Leia mais

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão Arquivo aberto vs Arquivo fechado Arquivo aberto: Pacote de arquivos Na gráfica: Pacote de arquivos abertura do arquivo checagem de links conferência de imagens conferência de fontes edição de retoques

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO

Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO Conteúdos/Temas Competências Avaliação 1.1. Conceitos Introdutórios - Conhecer os conceitos básicos: Informação Informática Tecnologias da Informação e - Conhecer

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA. TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano. Ano letivo 2014-2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA. TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano. Ano letivo 2014-2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO da DISCIPLINA de TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano Ano letivo 2014-201 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES Desenvolvimento

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Algarve

Direcção Regional de Educação do Algarve MÓDULO 1 Folha de Cálculo 1. Introdução à folha de cálculo 1.1. Personalização da folha de cálculo 1.2. Estrutura geral de uma folha de cálculo 1.3. O ambiente de da folha de cálculo 2. Criação de uma

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Microsoft Office Excel Iniciação Objetivos Gerais Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e práticas sobre a folha de cálculo Microsoft Excel a nível completo. Objetivos Específicos

Leia mais

O que há de novo no QuarkXPress 2015

O que há de novo no QuarkXPress 2015 O que há de novo no QuarkXPress 2015 CONTEÚDO Conteúdo Novidades do QuarkXPress 2015...3 Novos recursos...4 Aplicativo de 64 bits...4 Variáveis de conteúdo...4 Tabelas alinhadas...5 Notas de rodapé e notas

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS CARGA-HORÁRIA A QUEM SE DESTINA:

PRÉ-REQUISITOS CARGA-HORÁRIA A QUEM SE DESTINA: EMENTA: INTRODUÇÃO AO BROFFICE/LIBREOFFICE Visão geral do BrOffice/LibreOffice; Por que usar o BrOffice? Instalando o BrOffice/LibreOffice; Iniciando o BrOffice/LibreOffice; A partir de documento existente;

Leia mais

Plano de Curso. Conhecimentos Básicos do sistema operacional Windows, conceitos de internet.

Plano de Curso. Conhecimentos Básicos do sistema operacional Windows, conceitos de internet. Plano de Curso Auxiliar Administrativo DURAÇÃO 12 meses (115 horas). PRÉ- REQUISITOS Conhecimentos Básicos do sistema operacional Windows, conceitos de internet. OBJETIVO DO CURSO O aluno aprenderá a executar

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais

Plano Curricular TIC - 1º Ciclo -

Plano Curricular TIC - 1º Ciclo - O Projeto de TIC A elaboração deste projeto tem como objetivo principal a estrutura organizacional das TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação) no Externato Grão Vasco, tendo como base as necessidades

Leia mais

ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA PLANIFICAÇÃO DE UNIDADE. 2 Processamento de Texto

ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA PLANIFICAÇÃO DE UNIDADE. 2 Processamento de Texto ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 9º ANO DO ENSINO BÁSICO 2008/2009 DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PLANIFICAÇÃO

Leia mais

Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Aula 3 Capítulo 3 - Planilhas Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Excel 2010...

Leia mais

Escola Secundária de Camarate

Escola Secundária de Camarate Escola Secundária de Camarate Ano Lectivo 2014/2015 Planificação da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Restauração e Bar

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Objetivos Criar apresentações eletrônicas com uso do software libreoffice; Exportar arquivos em formato pdf; Compreender conceitos sobre imagens digitais;

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Word+ Excel + PowerPoint Avançado Objetivos Gerais Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de informação

Leia mais

Planificações 2012/2013. Tecnologias da Informação e Comunicação. 2ºAno. Escola Básica Integrada de Pedome. C E F Apoio à Família e à Comunidade

Planificações 2012/2013. Tecnologias da Informação e Comunicação. 2ºAno. Escola Básica Integrada de Pedome. C E F Apoio à Família e à Comunidade Planificações 2012/2013 Tecnologias da Informação e Comunicação C E F Apoio à Família e à Comunidade 2ºAno Escola Básica Integrada de Pedome Grupo Disciplinar de Informática Planificação a Longo Prazo

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira São Jorge e Graciosa

Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira São Jorge e Graciosa Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira São Jorge e Graciosa Ação n.º 31/12 «Tratamento de Imagem e Animação em Photoshop» (Registo de acreditação - DREFAçores/AAFCM/011/2012) 1. OBJETIVOS

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático PowerPoint 2013 16 horas Objetivo Capacitar o participante a criar apresentações utilizando recursos de comunicação visual aprimorados da versão 2013 do PowerPoint, criar gráficos, smartarts, trabalhar

Leia mais

OFFICE-2007 MS-POWERPOINT POWERPOINT- 2007 INFORMÁTICA - MS-OFFICE-2007 - POWER POINT 1 MANUEL

OFFICE-2007 MS-POWERPOINT POWERPOINT- 2007 INFORMÁTICA - MS-OFFICE-2007 - POWER POINT 1 MANUEL MS-POWERPOINT - 2007 OFFICE-2007 MS-POWERPOINT POWERPOINT- 2007 SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO é um programa utilizado para criação, edição e exibição de apresentações gráficas. Os arquivos do Power Point (Apresentações)

Leia mais

Conteúdo Programático do Photo Shop

Conteúdo Programático do Photo Shop O Ambiente Adobe Photoshop Conteúdo Programático do Photo Shop Características das Imagens Imagens Vetoriais e de Bitmap Tamanho e Resolução de Imagens Modos de Cores Formatos de Arquivo A Iniciação de

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

ESTRATÉGIAS /ACTIVIDADES. Fazer uma abordagem teórica e simples

ESTRATÉGIAS /ACTIVIDADES. Fazer uma abordagem teórica e simples Conhecer os conceitos básicos relacionados com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Conhecer a terminologia relacionada com as TIC Caracterizar informação Identificar e caracterizar as áreas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

0777 Processador de Texto

0777 Processador de Texto 0777 Processador de Texto Objectivo (s) Utilizar aplicações informáticas de processamento de texto. Processador de texto conceitos gerais Criação de um documento Abertura de documentos Gravação de documentos

Leia mais

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações Introdução ao Ambiente de Trabalho 3.º e 4.º Anos de Escolaridade Distinguir hardware de software; Identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções; Reconhecer os principais

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Arte-final Check-list para arte-finalizar um trabalho

Arte-final Check-list para arte-finalizar um trabalho Arte-final Check-list para arte-finalizar um trabalho Resumo da comunicação apresentada em Tomar, no Artec 21, a 13 Abril 2011 por Ângela Rodrigues «Arte-finalista é o profissional que finaliza tecnicamente

Leia mais

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender.

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender. Descrição do curso O curso de Edição Profissional de Imagens com o Photoshop CS6 Extended foi desenvolvido para que o aluno obtenha todas as habilidades necessárias para, ao final do mesmo, ser capaz de

Leia mais

EMPRESAS. FORMAÇÃO 16h para PME S das áreas criativas

EMPRESAS. FORMAÇÃO 16h para PME S das áreas criativas EMPRESAS FORMAÇÃO 16h para PME S das áreas criativas ENQUADRAMENTO 1.1. DESIGNAÇÃO DA AÇÃO Adobe MUSE CC 2014 páginação WEB para esktop e dispositivos móveis. 1.2. PÚBLICO-ALVO - PME s das áreas criativas

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação Página 1 de 5

Tecnologias de Informação e Comunicação Página 1 de 5 1. Descrição da prova A prova irá abranger várias tarefas de utilização do software do Microsoft Office2007 e software gráfico como o Adobe Photoshop CS4 ou Adobe Fireworks CS4. As principais áreas abrangidas

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET

INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET *Plano Instrucional INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET Curso Mercado de Trabalho: Cursos Afins: Total de Horas: Informática básica e avançada com internet Áreas administrativas, escritórios, comércio,

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS Informática - Ano letivo de 2013 / 2014

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS Informática - Ano letivo de 2013 / 2014 Objetivos Tratamento de Imagem Conhecer as potencialidades dos programas de tratamento de imagem nas suas múltiplas funções. Criar, editar e retocar imagens, utilizando software de edição de imagem. Usar

Leia mais

1- Aprender e técnicas mais sofisticadas de fazer apresentações usando recursos

1- Aprender e técnicas mais sofisticadas de fazer apresentações usando recursos PowerPoint Objetivo 1- Aprender e técnicas mais sofisticadas de fazer apresentações usando recursos multimídia no ambiente do software. É um curso indicado para profissionais ou estudantes ligados à criação

Leia mais

O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas,

O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas, O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas, pois este é um dos meios de socialização e da aquisição das primeiras competências

Leia mais

Conceitos Sistema da informação e comunicação N.º de Aulas

Conceitos Sistema da informação e comunicação N.º de Aulas PLANIFICAÇÃO AGRUPAMENTO ANUAL - DE TECNOLOGIAS ANO ESCOLAS LECTIVO DR. VIEIRA DE CARVALHO 9º ANO 2008/2009 DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Tecnologias 1º Período Conceitos Sistema da informação e comunicação

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE T.I.C. 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE T.I.C. 7.º ANO DE T.I.C. 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno deve ser capaz de: - desenvolver capacidades na utilização das tecnologias de informação e comunicação que permitam uma literacia digital

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO AO MACROMEDIA DREAMWEAVER MX 2004 O Macromedia Dreamweaver MX 2004 é um software que permite a criação de páginas de Internet profissionais, estáticas

Leia mais

Plano de Aula - Outlook 2010 - cód. 4309 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Outlook 2010 - cód. 4309 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Outlook 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Emails Aula 3 Continuação do Capítulo 2 - Emails Plano de Aula - Outlook 2010 - cód. 4309 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Outlook 2010...21

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Arquitectura e Artes Licenciatura Design Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS Semestre: 1 Nº ECTS: 3,0 Regente Sandra de Magalhães Campos, Arq.

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Tema Objetivos Conteúdos

Tema Objetivos Conteúdos Nº módulo CURSO VOCACIONAL - ELETRICIDADE, INFORMÁTICA E NOÇÕES BÁSICAS DE FINANÇAS 3.º Ciclo 2 anos. DISCIPLINA: Área Vocacional de Informática Distribuição Modular Tema Objetivos Conteúdos Aulas 45 1

Leia mais

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone 2010 Fichas de Demonstração Demonstrações de Produtos Microsoft Office 2010 Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone Compatibilidade de Ficheiros Novo e melhorado para

Leia mais

CMs - Gestão de cor. josé gomes ferreira

CMs - Gestão de cor. josé gomes ferreira josé gomes ferreira CMs - Gestão de cor APRESENTAÇÃO A Gestão de Cor da captura à impressão! Conhecer e compreender a teoria da cor para a gestão de cor. A Luz e a sua natureza, os espaços de cor, etc.

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica.

Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica. Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica. Planejamento & Sucesso de um Trabalho Gráfico Alexandre Keese alekeese@dtp.com.br Editor da Revista Desktop e

Leia mais

Workshop (mínimo de 5 inscrições)

Workshop (mínimo de 5 inscrições) Workshop (mínimo de 5 inscrições) 6 horas (2 x 3 horas) Operar, em segurança, equipamento tecnológico, usado no quotidiano. Realizar operações básicas no computador Sistema operativo gráfico Conceitos

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012

FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fotografia Digital e Pós-produção de imagem. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O "Curso de Fotografia

Leia mais

Conteúdo Programático do Web Design

Conteúdo Programático do Web Design Conteúdo Programático do Web Design O Ambiente Macromedia Dreamweaver Instalação do Dreamweaver Arquivos Utilizados na Apostila A Inicialização de Dreamweaver Área de Trabalho Dreamweaver Criação de uma

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

4.1. TRABALHAR COM O CALENDÁRIO

4.1. TRABALHAR COM O CALENDÁRIO Calendário 2Calendário 14 INTRODUÇÃO O Calendário é uma grande ferramenta do Outlook que se pode usar como livro de reuniões para escalonar eventos, aperceber-se de datas importantes e gerir a lista de

Leia mais

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt Manual de Utilizador de Clínicas www.softwhere.com.pt Formulário de login de Clínicas Utilizador : Administrador Password: 123 Formulário Principal do Software de Clínicas Este formulário lista todos os

Leia mais

Adaptação de materiais digitais. Manuela Francisco manuela.amado@gmail.com

Adaptação de materiais digitais. Manuela Francisco manuela.amado@gmail.com Adaptação de materiais digitais Manuela Francisco manuela.amado@gmail.com Plano da sessão Tópicos Duração Documentos acessíveis: porquê e para quem. Diretrizes de acessibilidade Navegabilidade, legibilidade

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2014/2015

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2014/2015 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias. (I7.1) Utilização do computador e/ou dispositivos eletrónicos similares em segurança. (I7.2) 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Curso: Especializado Design Gráfico

Curso: Especializado Design Gráfico Curso: Especializado Design Gráfico Duração: 84h Área formativa: Design Gráfico Sobre o curso Design Gráfico é uma das atividades do foro criativo mais disseminadas no mercado atual, sendo o processo criativo

Leia mais