QUÍMICA. A Ciência Central. David P. White by Pearson Education. Capítulo 18

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUÍMICA. A Ciência Central. David P. White by Pearson Education. Capítulo 18"

Transcrição

1 QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Química ambiental David P. White

2 Atmosfera da Terra A temperatura da atmosfera é uma complicada função de altitude.

3 Atmosfera da Terra Abaixo de uma altitude de 10 km (troposfera) a temperatura diminui de 290 K para 215 K enquanto a altitude aumenta. Na estratosfera (10 km - 50 km) a temperatura aumenta de 215 K para 275 K. Na mesosfera (50 km - 85 km) a temperatura diminui (275 K para 190 K) e na termosfera (> 85 km) a temperatura aumenta. A variação da pressão com a altitude é mais simples: a pressão diminui enquanto a altitude aumenta.

4 Atmosfera da Terra A 80 km a pressão é de cerca de 0,01 torr. Aos limites entre as regiões são dados o sufixo pausa. Há lenta mistura de gases entre as regiões na atmosfera. Composição da atmosfera A atmosfera terrestre é afetada pela temperatura e pela pressão, bem como pela gravidade.

5 Atmosfera da Terra Composição da atmosfera As moléculas e os átomos mais leves são encontrados em altitudes maiores. Os dois mais importantes componentes da atmosfera são o nitrogênio, i N 2, e o oxigênio, i O 2.

6 Atmosfera da Terra

7 Regiões externas da atmosfera Lembre-se E = Fotodissociação hc hν = λ logo, quanto maior a freqüência, menor o comprimento de onda e maior a energia de radiação. Para que uma reação química induzida por radiação ocorra, os fótons devem ter energia suficiente para quebrar as ligações necessárias, ái e as moléculas l devem absorver os fótons. A fotodissociação é a quebra de uma ligação química induzida por radiação.

8 Regiões externas da atmosfera Fotodissociação Na atmosfera superior, a fotodissociação provoca a formação de átomos de oxigênio: O 2 (g) + hν 2O(g) Fotoionização A fotoionização é a ionização de moléculas (e átomos) provocada pela radiação.

9 Regiões externas da atmosfera Fotoionização 1924: os elétrons foram descobertos na atmosfera superior. Portanto, os cátions devem estar presentes na atmosfera superior. A fotoionização ocorre quando uma molécula absorve um fóton de energia suficiente i para remover um elétron. Os comprimentos de onda da luz que provocam fotoionização e fotodissociação são filtrados pela atmosfera.

10 O ozônio na parte superior da atmosfera O ozônio absorve fótons com comprimento de onda entre 240 e 310 nm. A maior parte do ozônio está presente na estratrofera (concentração máxima de ozônio a uma altitude de 20 km). Entre 30 e 90 km a fotodissociação de oxigênio é possível: O 2 (g)+hν 2O(g)

11 O ozônio na parte superior da atmosfera Os átomos de oxigênio podem colidir com moléclas de oxigênio para formar ozônio com excesso de energia, O 3 *: O(g) + O 2 (g) O 3 *(g) O ozônio excitado pode desprender energia pela decomposição em átomos e moléculas de oxigênio (a reação inversa) ou pela transferência de energia para M (geralmente N 2 ou O 2 2) ): O 3 *(g) + M(g) O 3 (g) + M*(g) O(g)+O 2 (g) O 3 *(g)

12 O ozônio na parte superior da atmosfera A formação de ozônio na atmosfera depende da presença de O(g). A baixas altitudes, a radiação com energia suficiente para a formação de O(g) é absorvida. A liberação de energia do O 3 * depende de colisões, as quais geralmente ocorrem a baixas altitudes. A associação de efeitos significa ifi a formação máxima de ozônio na estratosfera.

13 O ozônio na parte superior da atmosfera

14 O ozônio na parte superior da atmosfera Diminuição da camada de ozônio Em outubro de 1994 o mapa do ozônio presente no hemisfério sul mostrou um buraco sobre a Antártida. Em 1995 o Prêmio Nobel de química foi concedido a F. Sherwood Rowland, Mario Molina e Paul lcrutzen por seus estudos sobre a diminuição do ozônio na estratosfera.

15 O ozônio na parte superior da atmosfera Diminuição da camada de ozônio Em 1974 Rowland e Molina mostraram que o cloro dos clorofluorocarbonos (CFCs) destróem a camada de ozônio catalizando a formação de ClO e O 2.

16 O ozônio na parte superior da atmosfera Diminuição i i da camada de ozônio Na estratosfera, os CFCs sofrem quebra fotoquímica de uma ligação C-Cl: Cl: CF 2 Cl 2 (g) + hν CF 2 Cl(g) + Cl(g) (ideal a 30 km). Subseqüentemente: Cl(g) + O 3 (g) ClO(g) + O 2 (g) velocidade = k[cl][o[ 3 3], k = 7, M -1 s -1 a 298 K. Além disso, o ClO gerado também produz Cl: 2ClO(g) O 2(g) + 2Cl(g) levando à reação global 2O 3 (g) 3O 2 (g).

17 A química e a troposfera A troposfera consititui-se principalmente de O 2 e N 2. Apesar de outros gases estarem presentes em baixas concentrações, seus efeitos no ambiente podem ser profundos. Compostos de enxofre e chuva ácida O dióxido de enxofre, SO 2, é produzido pela combustão de petróleo e carvão (e por outros meios).

18 A química e a troposfera Compostos de enxofre e chuva ácida O SO 2 é oxidado em SO 3, que reage com água para produzir ácido sufúrico (chuva ácida): SO 3 (g) + H 2 O(l) H 2 SO 4 (aq) Mais de 30 milhões de toneladas de SO 2 são liberadas, por ano, na atmosfera nos Estados Unidos. Os óxidos de nitrogênio i também contribuem para a chuva ácida através da formação de ácido nítrico. Aá água da chuva normal ltem um ph Hde aproximadamente 5,6 56 (devido ao H 2 CO 3 produzido a partir do CO 2 ).

19 A química e a troposfera Compostos de enxofre e chuva ácida A chuva ácida tem um ph de aproximadamente 4, enquanto o ph de águas naturais contendo organismos vivos é de 6,5 a 8,5. Águas naturais com um ph abaixo de 4 não conseguem manter a vida. A remoção do enxofre do petróleo e do carvão antes da sua utilização é muito cara. Portanto, o SO 2 é removido do combustível com a combustão.

20 A química e a troposfera Compostos de enxofre e chuva ácida O SO 2 é normalmente removido do combustível (petróleo e carvão) da seguinte maneira: o calcário em pó se decompõe em CaO; o CaO reage com SO 2 para formar CaSO 3 em uma fornalha; o CaSO 3 e o SO 2 que não reagiram são passados em um depurador d de gás (câmara de purificação), onde o SO 2 é convertido em CaSO 3 através de jatos de CaO; o CSO CaSO 3 é precipitado it em uma pasta fluida aquosa.

21 A química e a troposfera Compostos de enxofre e chuva ácida

22 A química e a troposfera Monóxido de carbono O CO é produzido através da combustão incompleta de combustíveis. Cerca de g de CO são produzidos nos Estados Unidos por ano (principalmente i por automóveis). O CO se liga irreversivelmente ao Fe da hemoglobina. (A ligação do CO à hemoglobina é cerca de 210 vezes mais forte do que a ligação com o oxigênio.)

23 A química e a troposfera Monóxido de carbono A hemoglobina é responsável pelo transporte do oxigênio: nos pulmões, o CO 2 é liberado do Fe da hemoglobina e o O 2 se liga ao Fe (formando a oxiemoglobina); nos tecidos, o O 2 é liberado e o CO 2 se liga ao ferro; quando o CO se liga ao Fe da hemoglobina, carboxiemoglobin, COHb, ele não pode ser deslocado d pelo O 2 ou pelo CO 2 ; conseqüentemente, em concentrações suficientes, o CO pode impedir o transporte t de oxigênio i em sistemas vivos.

24 A química e a troposfera Óxidos de nitrogênio e névoa fotoquímica A névoa fotoquímica é o resultado de reações fotoquímicas em poluentes. Nos motores de automóveis, forma-se o NO como a seguir: No ar N 2 (g) + O 2 (g) 2NO(g) ΔH = kj 2NO(g) + O 2 (g) 2NO 2 (g) ΔH = kj A 393 nm (comprimento de onda da luz solar), o NO 2 se decompõe NO 2 (g) + hν NO(g) + O(g)

25 A química e a troposfera Óxidos de nitrogênio e névoa fotoquímica O O produzido pela fotodissociação do NO 2 pode reagir com O 2 para formar O 3, o qual é o componente-chave chave da névoa fotoquímica O(g)+O O 2 (g) +M(g) O 3 (g)+m*(g) (g). Na troposfera, o ozônio é indesejável, uma vez que O 3 é tóxico e reativo. Vapor de água, dióxido de carbono e clima Há um balanço térmico entre a Terra e suas vizinhanças.

26 A química e a troposfera Vapor de água, dióxido de carbono e clima A radiação é emitida da Terra na mesma proporção em que é absorvida pela Terra. A troposfera é transparente à luz visível. Entretanto, a troposfera não é transparente à radiação IV (calor). Portanto, a troposfera isola a Terra, fazendo com que ela pareça mais fria de fora do que na superfície.

27 A química e a troposfera Vapor de água, dióxido de carbono e clima O CO 2 e a H 2 O absorvem a radiação IV que saem da superfície terrestre. À noite, a Terra emite radiação. O vapor de água é responsável pela manutenção da radiação IV no planeta. O nível de dióxido de carbono na Terra tem aumentado nos últimos anos.

28 A química e a troposfera Vapor de água, dióxido de carbono e clima

29 A química e a troposfera Vapor de água, dióxido de carbono e clima

30 A química e a troposfera Vapor de água, dióxido de carbono e clima Grande parte do aumento é devido à queima de combustíveis. Especula-se que o aumento da concentração de CO 2 tem resultado em um aquecimento gradual da superfície terrestre. Estima-se se que entre 2050 e 2100 a concentração de CO 2 terá dobrado. Isso irá resultar em um aumento na temperatura global de 1 a 3 C.

31 O oceano do mundo Água do mar 72 % da superfície terrestre é coberta por água. O volume dos oceanos do mundo é de 1, km 3. 97,2 % da água terrestre está nos oceanos. Salinidade: massa de sais secos em 1 kg de água do mar. A salinidade média da água do mar é de aproximadamente 35. A maioria i dos elementos na água do mar estão presentes apenas em quantidades pequenas. ON NaCl, OBr - e OM Mg 2+ são obtidos comercialmente da água do mar.

32 O oceano do mundo

33 O oceano do mundo Dessalinização A água, para ser potável, deve conter menos que 500 ppm de sais dissolvidos (água pública dos Estados Unidos). Dessalinização: remoção de sais da água do mar. Método comum: osmose reversa (energia intensiva). Osmose: transporte através de uma membrana semipermeável. Osmose: passagem de moléculas de solvente. Não é recomendável para a dessalinização. Osmose reversa: sob pressão aplicada, o solvente passa de uma solução mais concentrada para uma solução mais diluída.

34 O oceano do mundo Dessalinização Em uma usina de dessalinização por osmose reversa, cada cilindro é chamado permeador. A água do mar é introduzida sob pressão e passa através das paredes de fibra, para dentro das fibras, e é separada dos íons.

35 Água doce Um adulto precisa beber cerca de 2 L de água potável por dia. Nos Estados Unidos, uma pessoa normal usa aproximadamente 300 L de água doce por dia. A indústria usa ainda mais água doce do que isso (por exemplo, cerca de 10 5 L de água são utilizados para se fabricar aço suficiente para um carro. À medida que a água flui sobre a Terra, ela dissolve muitas substâncias. Água doce normalmente contém alguns íons (Na +, K +, Mg 2+, Ca 2+, Fe 2+, Cl -, SO 2-4, e HCO 3- ) e gases dissolvidos (O 2, N 2, e CO 2 ).

36 Água doce Oxigênio dissolvido e qualidade da água A água completamente saturada com ar à 1 atm e 20 C tem 9 ppm de O 2 dissolvido nela. Os peixes de água fria necessitam de cerca de 5 ppm de oxigênio dissolvido para sobreviverem. Bactérias aeróbicas consomem oxigênio i para oxidar material orgânico biodegradável. Materiais biodegradáveis são materiais inúteis que requerem oxigênio. Por exemplo, esgoto, lixo industrial proveniente de usinas de processamento de alimentos e de fábricas de papel p e efluentes de usinas de empacotamento de carnes.

37 Água doce Oxigênio dissolvido e qualidade da água As bactérias aeróbicas oxidam material orgânco em CO 2, HCO 3-, H ), NO 3-, SO e fosfato. Uma vez que o nível de oxigênio diminui, a bactéria aeróbica não sobrevive. As bactérias anaeróbicas completam o processo de decomposição, formando CH 4, NH 3, H 2 S, PH 3 e outros produtos com odores desagradáveis. dá Eutroficação é o aumento de matéria vegetal decomposta e em decomposição resultante do crescimento excessivo de vegetais.

38 Água doce Tratamento de fontes de água municipais Existem cinco etapas: Filtração grossa. Ocorre quando a água é captada do lago, rio ou reservatório. Sedimentação. A água é deixada parada para que as partículas sólidas (por exemplo, areia) possam decantar. Adiciona-se CaO eal 2 (SO 4 ) 3 para a remoção de componentes como bactérias. Isso produz um precipitado ii gelatinoso de Al(OH) 3, que se deposita lentamente, carregando consigo pequenas partículas.

39 Água doce Tratamento de fontes de água municipais Filtragem de areia. A água é filtrada através de um manto de areia para remover o Al(OH) 3 e o que tenha sido adicionado a ele. Aeração. O ar oxida qualquer material orgânico. Esterilização. O cloro é normalmente usado porque ele forma HClO(aq) em solução,,que mata as bactérias.

40 Água doce Tratamento de fontes de água municipais

41 A química verde A indústria química reconheceu que é importante utilizar processos e produtos químicos convenientes ao meio ambiente. Existem vários objetivos para a química verde: Evitar o lixo, em vez de limpá-lo posteriormente. Sintetizar novos produtos minimizando a sobra. Planejar processos eficientes i em termos de energia. Usar catalisadores tanto quanto possível. A matéria-prima deve ser renovável. Eliminar solventes tanto quanto possível.

42 A química verde Solventes e reagentes Muitas moléculas orgânicas utilizadas como solventes são voláteis e podem causar danos ambientais. Além disso, muitos solventes são tóxicos. O CO 2 líquido ou supercrítico é um solvente não-tóxico que tem muitas aplicações em potencial. A Du Pont usa o CO 2 supercrítico íi para fazer Teflon, em vez dos solventes clorofluorocarbono, prejudiciais ao ambiente.

43 A química verde Solventes e reagentes A água supercrítica pode ser usada para fazer o plástico e a fibra de poliéster PET. O policarbonato Lexan, os revestimentos em CDs, poderiam ser produzidos a partir do carbonato de dimetila, il em vez do correntemente utilizado fosgênio, que é muito tóxico. Outros processos O CO 2 líquido é normalmente usado na indústria de lavagem a seco como uma alternativa para o Cl 2 C=CCl 2, que é tóxico.

44 A química verde Outros processos O Ítrio está sendo utilizado no lugar do chumbo na pintura de automóveis. Purificação de água Quando o Cl 2 é utilizado para o tratamento t t de água, freqüentemente se produz alguns trialometanos (THM), os quais podem não ser detectados. Suspeita-se que os THMs sejam carcinógenos. O ozônio e o ClO 2 poderiam ser utilizados como alternativas, mas eles não são completamente seguros. A purificação verde da água é ainda uma questão em aberto.

45 Fim do : Química ambiental

Unidade: Química Ambiental

Unidade: Química Ambiental Unidade: Química Ambiental Sumário 1. A Atmosfera da Terra 2. As Regiões Externas da Atmosfera 3. Ozônio na Atmosfera Superior 4. A Química e a Troposfera 5. Poluição do Ar 6. Poluição da Água Química

Leia mais

Principais Problemas Ambientais

Principais Problemas Ambientais Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química Atmosférica (Parte 2) Principais Problemas Ambientais Felipe Dias dos Reis Principais

Leia mais

Química da Atmosfera

Química da Atmosfera Química da Atmosfera Capítulos 1 ao 4 do Colin Baird Capítulo 1 Química Estratosférica: A camada de ozônio Troposfera: *15km altitude *85% da massa H 2 O quantidades variáveis; CO 2 0,04% 1 Regiões da

Leia mais

Atmosfera terrestre. Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade.

Atmosfera terrestre. Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Atmosfera terrestre Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Atmosfera terrestre - Composição 99,9% da atmosfera é constituída por apenas quatro gases:

Leia mais

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 04/02/2015

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 04/02/2015 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO Atmosfera CAMADAS ATMOSFÉRICAS Troposfera 1 Camada mais fina de todas Entre 10 a

Leia mais

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera 2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera Reações fotoquímicas As transformações químicas desencadeadas pela luz (ultravioleta, visível ou infravermelha) são chamadas reações fotoquímicas. As reações fotoquímicas

Leia mais

Reações fotoquímicas na atmosfera

Reações fotoquímicas na atmosfera Reações fotoquímicas na atmosfera Miguel Neta, janeiro de 2019 [Imagem: NASA] Interação entre a radiação solar e a atmosfera A energia solar interage com as partículas da atmosfera provocando vários efeitos:

Leia mais

A TERRA E SUA ATMOSFERA

A TERRA E SUA ATMOSFERA A TERRA E SUA ATMOSFERA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Ahrens, C. D. Meteorology Today Trewartha & Horn An Introduction to Climate Varejão-Silva, M. A. Meteorologia e Climatologia Tamanho relativo dos planetas

Leia mais

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera 2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera Adaptado pelo Prof. Luís Perna Reações fotoquímicas As transformações químicas desencadeadas pela luz (ultravioleta, visível ou infravermelha) são chamadas reações

Leia mais

Reações fotoquímicas na atmosfera

Reações fotoquímicas na atmosfera [Imagem: NASA] Interação entre a radiação solar e a atmosfera A energia solar interage com as partículas da atmosfera provocando vários efeitos: Térmicos: Químicos: Aumento da energia cinética das partículas.

Leia mais

Mudanças as Ambientais Globais PROPRIEDADE REGISTRADA

Mudanças as Ambientais Globais PROPRIEDADE REGISTRADA Mudanças as Ambientais Globais PROPRIEDADE REGISTRADA O que é a Camada de Ozônio? A camada de Ozônio É uma camada formada pelo composto O 3 (gás s ozônio) na partes altas da atmosfera. Após s sua formação

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 17 Smog fotoquímico Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução A poluição das grandes cidades 300.000 chineses morrem por ano de doenças respiratórias SMOG NO

Leia mais

Reações fotoquímicas na atmosfera

Reações fotoquímicas na atmosfera Fotodissociação e fotoionização Fotodissociação e fotoionização na atmosfera terrestre Ozono estratosférico Formação e destruição do ozono estratosférico Substitutos dos clorofluorocarbonetos Qual a importância

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) ATMOSFERA TERRESTRE: TROPOSFERA PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Atmosfera terrestre Dividida em 5 camadas: Exosfera Ionosfera Mesosfera Estratosfera Troposfera

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR ASSESSORIA TÉCNICA Processo Avaliativo Recuperação - 3º Bimestre/2015 Disciplina: QUÍMICA 3ª série EM A/B Nome do aluno Nº Turma A Recuperação deve ser entregue no dia 08/09/2015.

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

QUÍMICA Tabela Algumas propriedades dos elementos químicos do grupo 16

QUÍMICA Tabela Algumas propriedades dos elementos químicos do grupo 16 QUESTÕES de 01 a 06-2012 UFBA UFBA - 2ª - 2ª FASE 2012 Questão 01 Tabela Algumas propriedades dos elementos químicos do grupo 16 A tabela periódica é a mais importante ferramenta que os químicos criaram

Leia mais

CHUVA ÁCIDA. Castelo (construido em 1702) em Westphalia, Alemanha

CHUVA ÁCIDA. Castelo (construido em 1702) em Westphalia, Alemanha CHUVA ÁCIDA 1970 1908 1968 Castelo (construido em 1702) em Westphalia, Alemanha 1983 Fotografia de uma floresta alemã tirada em 1970 e depois em 1983, após a ação da chuva ácida na região. Em 1989 cientistas

Leia mais

QUÍMICA ATMOSFÉRICA. (Qualidade do ar e emissões atmosféricas)

QUÍMICA ATMOSFÉRICA. (Qualidade do ar e emissões atmosféricas) QUÍMICA ATMOSFÉRICA (Qualidade do ar e emissões atmosféricas) Inundações Seca Névoa fotoquímica: São Paulo Problemas respiratórios O estudo químico da atmosfera busca compreender este complexo sistema

Leia mais

Tópico I - Composição da atmosfera da Terra. Notas de aula de Meteorologia Ambiental Profa. Maria de Fatima Andrade

Tópico I - Composição da atmosfera da Terra. Notas de aula de Meteorologia Ambiental Profa. Maria de Fatima Andrade Tópico I - Composição da atmosfera da Terra Notas de aula de Meteorologia Ambiental 2014 Profa. Maria de Fatima Andrade A composição da atmosfera da Terra é o resultado de vários processos que ocorreram

Leia mais

TEMPO E CLIMA AULA 6

TEMPO E CLIMA AULA 6 TEMPO E CLIMA AULA 6 ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 troposfera a radiação termosfera gasosa estratosfera os fenómenos mesosfera o ar O ozono A atmosfera terrestre, camada que envolve a Terra, com cerca

Leia mais

02)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a

02)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a 01)Numa reação exotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a variação de entalpia é [3] que zero. Completa-se corretamente essa frase substituindo-se

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 2,0 Tempo para responder: 20min Sabendo que o clima não é algo estático, mas sim, um complexo e intrincado sistema de infinitas variáveis agindo simultaneamente e considerando

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

CHUVA ÁCIDA. - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns. materiais.

CHUVA ÁCIDA. - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns. materiais. CHUVA ÁCIDA - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns materiais. FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA A chuva torna-se ácida porque dissolve o dióxido de

Leia mais

A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo:

A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: UNIDADE 7 O AR A COMPOSIÇÃO DO AR O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases, vapor d água e pequenas partículas

Leia mais

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas.

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. CICLO do FÓSFORO CICLO SEDIMENTAR APATITA Ca 3 (PO 4 ) 2 erosão de rochas fosfatadas CICLO RÁPIDO CICLO LENTO PICO DO FÓSFORO

Leia mais

RESPOSTAS ESPERADAS QUÍMICA

RESPOSTAS ESPERADAS QUÍMICA Questão 1 Sim, a analogia está correta. Por se tratar de mudança de estado físico, a temperatura do sistema água permanece constante durante o processo de solidificação, assim como ocorre para o caso das

Leia mais

Os Componentes do Ar III UNIDADE

Os Componentes do Ar III UNIDADE Os Componentes do Ar III UNIDADE O ar é um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas. É uma substância vital para a manutenção da vida na terra,

Leia mais

ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por

ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético

Leia mais

VIII EXAME Questões Objetivas. RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE.

VIII EXAME Questões Objetivas. RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questões Objetivas RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01 (Peso 1) Use seus conhecimentos de estequiometria para dizer qual alternativa está

Leia mais

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes.

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada onde quase não há vapor

Leia mais

Interacção da Radiação com a Matéria. Maria do Anjo Albuquerque

Interacção da Radiação com a Matéria. Maria do Anjo Albuquerque Interacção da Radiação com a Matéria Radiação ultravioleta Radiação infravermelha Parte da radiação IV é filtrada pelo vapor de água e dióxido de carbono. Estes dois gases desempenham um papel fundamental

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 8 fevereiro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. O iodo, I2 (g), reage com o hidrogénio,

Leia mais

20/11/2015. Absorção de Ácido Nítrico

20/11/2015. Absorção de Ácido Nítrico FINALIDADE: A absorção de gases (designada em língua inglesa por GasAbsorption ou ainda por Scrubbing ) é uma operação destinada a remover preferencialmente um ou mais componentes de uma mistura gasosa

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES LISTA DE EXERCÍCIOS Cinética Química. 1) A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição

Leia mais

Concurso para Entrada no Curso de Mestrado do PPGCEP-UFRN

Concurso para Entrada no Curso de Mestrado do PPGCEP-UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra PROGRAMA de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo (PPGCEP) Linha de Pesquisa: Meio Ambiente na Indústria de

Leia mais

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera Cap. 4: O AR O ar atmosférico e a importância da atmosfera A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta e tem espessura de 1000 km aproximadamente. Importância da atmosfera para a Terra - Funciona

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da.. - Transferência de energia. - Principais características das camadas da atmosfera.

Leia mais

Grupo dos Calcogênios

Grupo dos Calcogênios Grupo dos Calcogênios Shriver Cap. 11 p. 422-438 Lee Cap. 14 p. 267-292 Brown Cap. 22 p. 819-827 Kotz Cap. 21 p. 287-289 Russel v2 Cap. 21 p. 977-980 1001-1012 Atkins & Jones Cap. 15 p. 673-680 2 1 Grupo

Leia mais

Grupo dos Calcogênios

Grupo dos Calcogênios Grupo dos Calcogênios Shriver Cap. 11 p. 422-438 Lee Cap. 14 p. 267-292 Brown Cap. 22 p. 819-827 Kotz Cap. 21 p. 287-289 Russel v2 Cap. 21 p. 977-980 1001-1012 Atkins & Jones Cap. 15 p. 673-680 2 Grupo

Leia mais

Reações Fotoquímicas

Reações Fotoquímicas Reações Fotoquímicas O que é e qual a origem de: Camada de O 3 O 3 troposférico Chuva ácida Buraco de O 3 Smog fotoquímico (smoke+fog) Atmosfera Terrestre H - 1 (>3500 km) Onde está a Camada de Ozônio?

Leia mais

Trabalho de Recuperação Final 2018

Trabalho de Recuperação Final 2018 Nome Nº Turma 1A1AC Nome do Professor Claudia Figueiredo /12/18 Nome da Disciplina: QUÍMICA Trabalho de Recuperação Final 2018 Valor do trabalho: de zero a dois pontos. Conteúdo: Ap5- Estequiometria e

Leia mais

Gabarito Prova Primeira Fase

Gabarito Prova Primeira Fase VIII OLIMPÍADA REGIONAL DE CIÊNCIAS 2006 Gabarito Prova Primeira Fase Cruzadinha Vertical 1. Força por unidade de área. 2. Principal fonte de energia da atmosfera e superfície da terra. 3. Substância responsável

Leia mais

Número atômico de A = número atômico de B = 18

Número atômico de A = número atômico de B = 18 61 e QUÍMICA O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui 18 prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons Com base nessas informações, pode-se afirmar

Leia mais

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por

Leia mais

2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE

2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE 2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE CAPÍTULOS 2 E 3 Disciplina: Ciências Série: 6º anos Professora: Daniela AMBIENTES AQUÁTICOS E TERRESTRES Ambientes de água doce: são pouco profundos, boa luminosidade,

Leia mais

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria Professor Marcus Ennes -Estequiometria - RELAÇÕES FUNDAMENTAIS RAZÃO E PROPORÇÃO 1) Um formigueiro é composto por 2.000 formigas. Cada formiga consome por dia, 1.500 moléculas de glicose (C 6 H 12 O 6

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Misturamos reagentes que não estão em proporção estequiométrica Reagente limitante: consumido totalmente Reagente em excesso: sobra certa quantidade

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 99 DA UFMG

PROVA DE QUÍMICA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 99 DA UFMG PROVA DE QUÍMICA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 99 DA UFMG QUESTÃO 01 A queima do enxofre produz um dos seus óxidos, SO 2 (g) ou SO 3 (g). A identificação de qual dos dois é, realmente, produzido pode ser

Leia mais

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sistemas materiais Estados de agregação Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sólido forma e volume constantes. partículas com arranjo característico; formam estruturas

Leia mais

Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 1

Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 1 Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 1 HIDROSFERA # HIDROSFERA É a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Considere as equações abaixo: I. H 2 + Cl 2 2 HCl II. Zn + H 2 SO 4 ZnSO 4 + H 2 III. HNO 3 + KOH KNO 3 + H 2 O IV. KClO 3 KCl + O 2 As quatro equações representam, nesta ordem,

Leia mais

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono:

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono: EB: QUÍMICA GERAL/ EQB: QUÍMICA GERAL I Capítulo 4. Reacções químicas II Ficha de exercícios 1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol

Leia mais

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Os quatro principais ciclos biogeoquímicos são: a)ciclo da água.

Leia mais

Funções da Atmosfera. pág Q

Funções da Atmosfera. pág Q A Atmosfera A atmosfera é a mistura de gases que envolve a Terra; O seu limite situa-se a cerca de 1000 Km acima do nível do mar, mas 99% da massa que constitui a atmosfera localiza-se a menos de 40 km

Leia mais

A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta.

A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta. Amenic181/Shutterstock/Latinsto A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta. Em que camada da atmosfera está a maior parte do ar? Que fenômenos consomem

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 18 TERMOQUÍMICA 1. Considere

Leia mais

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X:

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: 1ª Série Ensino Médio 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: O gás X, liberado neste sistema, é o: (A) O 2 ; (B) Cl 2 ; (C) O 3

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG CINÉTICA QUÍMICA

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG CINÉTICA QUÍMICA Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 18 / IQG 31 6. CINÉTICA QUÍMICA I. INTRODUÇÃO O ozônio é um dos componentes naturais da estratosfera, onde absorve parte significativa da radiação ultravioleta.

Leia mais

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach A B EQUILÍBRIO QUÍMICO H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl!. % % Ach. Ac 1 Equilíbrio Químico - Reversibilidade de reações químicas A B Exemplo: N 2 (g) + 3H 2 (g) 2NH 3 (g) equilíbrio dinâmico aa + bb yy + zz Constante

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROVA DE SELEÇÃO/2010 DO CURSO DE MESTRADO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROVA DE SELEÇÃO/2010 DO CURSO DE MESTRADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROVA DE SELEÇÃO/2010 DO CURSO DE MESTRADO 13/11/2009 PROVA ESCRITA Nome do candidato: Assinatura do candidato:

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Estuda as relações que ocorrem entre as quantidades de substâncias que participam de uma transformação química No cálculo estequiométrico são comparados

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Estuda as relações que ocorrem entre as quantidades de substâncias que participam de uma transformação química No cálculo estequiométrico são comparados

Leia mais

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas Quais são as causas das perturbações dos ecossistemas? Causas naturais Causas humanas Quais são as fontes de alteração da atmosfera? A atmosfera é

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de. - Contaminação e toxicidade.

Leia mais

Problemas ambientais globais

Problemas ambientais globais Problemas ambientais globais! Camada de Ozono 1º Ano Eng.ª Ambiente - 2016/2017 A atmosfera Diâmetro da terra: 12 742 km Em relação a este diâmetro a Termosfera representa: 4% a Troposfera representa:

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 4 ============================================================================================= Termoquímica

Leia mais

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera POLUIÇÃO DO AR A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera da Terra há bilhões de anos Pela presença

Leia mais

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados. Prova de Acesso de Química Maiores de 23 Anos Candidatura 2015-2016 / Candidatos oriundos de outros sistemas de ensino 2015/2016 15 de Junho de 2016 10h00 12h30 ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME 6. Física e Química A. Domínio 2 - Propriedades e transformações da matéria Transformações químicas

QUESTÕES DE EXAME 6. Física e Química A. Domínio 2 - Propriedades e transformações da matéria Transformações químicas QUESTÕES DE EXAME 6 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos Reações Químicas Caldeiras Flamotubulares Não apropriadas para combustíveis sólidos Caldeiras Aquatubulares Ciclo Termodinâmico de Geração de Eletricidade Combustíveis Todo material que pode ser queimado

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de constituintes vestigiais da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ATMOSFERA TERRESTRE. Professor: Emerson Galvani

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ATMOSFERA TERRESTRE. Professor: Emerson Galvani UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I ATMOSFERA TERRESTRE Professor: Emerson Galvani Aula Anterior: - Apresentação do programa, bibliografia, conceitos

Leia mais

Substância CO NO 2 CO 2. 0,5%. A concentração de íons cianeto nessa solução, em. mol L, é igual a: 2, b) 5, c) 2, d) 5,0 10 2

Substância CO NO 2 CO 2. 0,5%. A concentração de íons cianeto nessa solução, em. mol L, é igual a: 2, b) 5, c) 2, d) 5,0 10 2 [AE-9 ] 0. (Ufrgs 08) onsidere os dados termodinâmicos da reação abaixo, na tabela a seguir. O(g) NO(g) O(g) NO(g) Substância O NO O NO H f (kj mol ) 0,5, 9,5 90, 0. (Enem 05) Hipóxia ou mal das alturas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI Domínio 2 Propriedades e transformações da matéria Nome: 10º/ nro:

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI Domínio 2 Propriedades e transformações da matéria Nome: 10º/ nro: Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI Domínio 2 Propriedades e transformações da matéria Nome: 10º/ nro: Física e Química A Volume molar. Troposfera 1. A atmosfera que herdámos é não só

Leia mais

SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES QUÍMICA

SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES QUÍMICA PROVA DISCURSIVA SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES Verifique se esse Caderno contém 4 questões discursivas de: QUÍMICA Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura,

Leia mais

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei 01. Em um recipiente de 500 ml, encontram-se, em condições de equilíbrio, 10 mol/l de H 2 (g) e 0,01 mol/l de I 2 (g). Qual é a concentração do HI(g), sabendo-se que, nas condições do experimento, a constante

Leia mais

COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA

COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA POLUIÇÃO DO AR COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA Gases Nitrogênio Oxigênio Vapor de água Argônio Dióxido de Carbono Neon Hélio Metano % em Volume 78.1% 21% varia de 0-4% 0.93% por volta de 0.3% abaixo dos 0.002%

Leia mais

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Dada a equação química de um equilíbrio, escrever a expressão para a constante

Leia mais

Reações Fotoquímicas

Reações Fotoquímicas Reações Fotoquímicas O que é e qual a origem de: Camada de O 3 O 3 troposférico Chuva ácida Buraco de O 3 Smog fotoquímico (smoke+fog) Atmosfera Terrestre H - 1 (>3500 km) Onde está a Camada de Ozônio?

Leia mais

H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(l) H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(g) 6 NH 3 (g) + 9 O 2 (g) 2 HNO 3 (g) + 4 NO(g) + 8 H 2 O(g).

H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(l) H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(g) 6 NH 3 (g) + 9 O 2 (g) 2 HNO 3 (g) + 4 NO(g) + 8 H 2 O(g). Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) Lista de Exercícios Lei de Hess 1. (FGV) Em um conversor catalítico, usado em veículos automotores em seu cano de escape, para reduzir a poluição

Leia mais

Balanceamento de equações

Balanceamento de equações Balanceamento de equações Iniciação à Química II Prof. Edson Nossol Uberlândia, 15/09/2017 Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de reações

Leia mais

Trabalho de Recuperação Final 2017

Trabalho de Recuperação Final 2017 Nome Nº Turma 1A1AC Nome do Professor Claudia Figueiredo /12/17 Nome da Disciplina: QUÍMICA Trabalho de Recuperação Final 2017 Valor do trabalho: de zero a dois pontos. Conteúdo: Ap5- Reações de Oxidorredução

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EXAME GERAL EM QUÍMICA EDITAL N 002/2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EXAME GERAL EM QUÍMICA EDITAL N 002/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EXAME GERAL EM QUÍMICA EDITAL N 002/2017 Seleção para o 1º Semestre de 2017 14 de Fevereiro de 2017 CADERNO DE QUESTÕES Tempo

Leia mais

AULA 10 ESTEQUIOMETRIA

AULA 10 ESTEQUIOMETRIA AULA 10 ESTEQUIOMETRIA Cálculo estequiométrico ou estequiometria é o cálculo de quantidades de substâncias que interagem, pode ser do reagente consumido ou do produto formado. Baseia-se nas proporções

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA Climatologia 2. Atmosfera Terrestre ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 1,0 Tempo para responder: 15min 1) Qual a importância da concentração dos gases que compõe a atmosfera terrestre, em termos físicos e biológicos?

Leia mais

Cálculo Estequiométrico

Cálculo Estequiométrico Cálculo Estequiométrico 1. (UFPE-PE) Um pedaço de ferro pesando 5,60 gramas sofreu corrosão quando exposto ao ar úmido por um período prolongado. A camada de ferrugem formada foi removida e pesada, tendo

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE - 2018 QUÍMICA PROF. RICARDO MENON Aluno(a): Série: SuperExatas LISTA DE EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO QUÍMICO 1) Escreva a equação de equilíbrio para as seguintes reações: a) N2(g)

Leia mais

Prof. Giacometto. Lista de Exercícios TERMOQUÍMICA: PLUS

Prof. Giacometto. Lista de Exercícios TERMOQUÍMICA: PLUS Prof. Giacometto Lista de Exercícios TERMOQUÍMICA: PLUS 01) (FUVEST SP) Em uma reação de síntese, induzida por luz vermelha de frequência f igual a 14 4,3 10 Hz, ocorreu a formação de 180 g de glicose.

Leia mais

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM)

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) 1. Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO a) Balão I: 1 elemento e 1 substância simples. Balão II: 4 elementos e 2 substâncias simples. Total de elementos diferentes: 5 Total de substâncias simples: b) Balão I: sistema homogêneo. Balão II: sistema

Leia mais

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano MOD_SCI59 Material de Apoio a Exames Física e Química A 11º Ano Exame 2 ESJR - uma escola presente a pensar no futuro! www.esc-joseregio.pt Escola com Contrato de Autonomia direcao@oges.esc-joseregio.pt

Leia mais