CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias"

Transcrição

1 CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias

2 OS

3 No ínicio: Hoje vamos falar dos sentidos. O que é que vocês já sabem acerca dos sentidos? É por onde vão os carros (Fábio) Não é nada, é a esquerda e a direita (lara) Mas em relação ao nosso corpo nunca ouviram falar de sentidos? Já sei, é o nariz (Ricardo)

4 É da mão (Rodrigo) Na boca (Manuel) Nos olhos (Martina) Então quem é que sabe quantos sentidos nós temos? Ninguém respondeu Então para ver se em conjunto descobrimos mais coisas sobre os sentidos, vamos fazer algumas experiências. Querem? Sim (responderam todos)

5

6 Vou pedir-lhes para fecharem os olhos e sem fazer batota, não vale abrir. Vão dizerme o que é que eu tenho na mão. (Era 1 vaso com uma flor) Ninguém respondeu Podem abrir. Porque é que ninguém disse o que era. Porque vê-se com os olhos (Ricardo) Têm a certeza que só se vê com os olhos? Claro, não se consegue ver com as mãos (Miguel)

7 E isto o que é? Quem é que sabe? São as cores do arco íris que são 7 (Rodrigo) Sim aqui também estão as cores do arco-íris, mas ainda tem mais cores e todas as tonalidades que existem porque este livrinho é um Pantone e tem todas as cores que nós vemos. Com o quê? Com os olhos Estão a ver esta menina? Eu desenhei esta menina neste livrinho mais do que uma vez. Querem ver? O que é que vêem? A menina está a levantar os braços (Martim e Diana)

8 Pois é, nós retemos durante alguns segundos a imagem na memória e quando vemos outra logo a seguir com ligeiras diferenças parece que se mexe como nos desenhos animados. Os primeiros filmes foram feitos assim, eram uma sequência de desenhos Agora vão vocês desenhar 2 bonecos nestes livrinhos Têm agora 1 livrinho maior para desenharem o que gostaram mais desta experiência nesta página que diz: Visão Com os olhos posso ver:

9

10

11

12 O que é que tenho na minha mão? Uma lata de café (Rodrigo Ricardo Mariana) O que tem lá dentro? Nada (Rita) E isto o que é? Plástico e elástico (Vários) Então vamos colocar o plástico por cima da lata e os elásticos a segurar o plástico à volta da lata, o que vos parece isto? Um tambor (Margarida) Muito bem e para que servem os tambores? Para fazer música (Inês)

13 Então vou bater no tambor e vocês vão ouvir. Agora vão tapar os ouvidos e dizer-me o que aconteceu Algumas crianças disseram que não ouviram outras que ouviram muito baixinho Porque é que isso aconteceu? Porque só ouvimos bem com os ouvidos destapados (Beatriz) Então para que servem os ouvido? Para ouvir (Todos) Agora vamos colocar, o que é isto? Arroz (Inês)

14 Em cima do plástico, e com a tampa da lata e Uma colher de pau (Sandro) O que é que acham que eu vou fazer? Vais fazer som (Rodrigo) Vou bater na tampa sem tocar no arroz e vocês vão dizer-me o que é que acontece Os arrozes mexem-se com o barulho (Eric) Muito bem, e sabem porquê? Porque o barulho é muito forte (Ricardo) Por causa do vento (Miguel)

15 Pois é o barulho propaga-se através das ondas sonoras e é o que acontece nos nossos ouvidos porque dentro dos nossos ouvidos temos também uma parte parecida com um tambor e uns cristais que levam a informação do que ouvem até ao nosso cérebro Querem experimentar e bater com a colher na tampa? Bateram todos Então agora abrem o livrinho nesta página que diz: Audição Com os ouvidos posso ouvir e desenham o que conseguirem desta experiência

16

17

18

19 Vamos agora fazer outra experiência, mas antes disso vão-me dizer quem é que tem perfumes lá em casa? Eu, a minha mãe, o meu pai (Todos) Para que servem? Para nós cheirar-mos muito bem (Leonor) E só conhecem o cheiro dos perfumes ou conhecem mais cheiros? A comida (Fábio), as flores (Lara), a cola (Natan), o sabonete (Mariana S), a laranja (Inês D)

20 Esses cheiros são todos bons, e cheiros maus? Cócó (Martina), comida estragada (Ricardo) Pois é, há muitos cheiros, uns agradáveis, outros não, mas afinal quem é que me sabe dizer com que parte do nosso corpo é que nós cheiramos? Com o nariz (Quase todos) Então eu vou colocar sumo de limão num copo, leite em outro copo e vinagre neste e vou dar-lhes a cheirar e agora vou tapar os copos com papel e numerar os copos na base para saber o que têm e vou dar a cheirar para vocês descobrirem através do olfacto o que cada copo contem

21 Cheiraram todos e só algumas das crianças mais pequenas é que tiveram mais dificuldades, principalmente no limão. Isto acontece porque estas crianças ainda não tinham memorizado aquele cheiro e não o conseguiram identificar ou não se lembravam do nome, da palavra correspondente ao cheiro. Agora vamos abrir na página que diz: Olfacto Com o nariz posso identificar o que cheira bem e mal e vocês vão desenhar o que quiserem desta experiência

22

23

24

25 Vamos agora falar de outro sentido, quem é que gosta de gelado? Eu, eu (Todos) E de sopa? Eu (Mais de metade) E tu Fábio? Eu odeio sopa (Fábio) Porquê? Beque, sabe mesmo mal Pois é, há alimentos que sabem melhor que a sopa como os rebuçados e as bolachas mas a sopa faz-nos muita falta para crescermos saudáveis porque tem muitas vitaminas

26 Então agora quem é que me sabe dizer o que é isto? e isto? e isto? e isto? Açucar (Diogo), Sal (Eric), Café (Miguel), Vinagre (Lara) Vou colocar nestes 4 recipientes o café, o vinagre, um pouco de açucar dissolvido em água e um pouco de sal dissolvido em água O que é dissolvido Professora? É muito bem misturado com a ajuda desta colher Agora vou tapar os olhos deste menino com esta venda e com um cotonete vou por na ponta da língua e perguntar se sabes a que sabe?

27 A doce, a açucar (Ricardo) Agora esta menina vai por a venda, colocar a língua fora da boca e com este cotonete colocar na língua e perguntar a que sabe? A sal (Margarida) Agora vou colocar a venda neste menino que mostra bem a língua e que me vai dizer a que sabe isto? Café (Eric) Agora vou colocar a venda nesta menina que me vai dizer a que sabe isto? A vinagre (Rita) Experimentaram todos e alguns em várias partes da língua e os mais velhos souberam identificar a zona da língua que detectava mais o sabor

28 Sabem porque é que nós mesmo sem vermos os alimentos conseguimos identificá-los? Por causa das pintinhas que temos na língua (Rodrigo) E como se chamam essas pintinhas? Papilas gustativas (Eric) Então em que parte da língua é que sentiram o doce? Na ponta da língua foi onde se sentiu mais (Ricardo) E o salgado? De lado (Rodrigo) E o amargo do café? De lado (Margarida)

29 E o ácido do vinagre? No meio da língua (Eric) Isto acontece porque nós temos papilas gustativas diferentes em cada uma das regiões da língua O que é regiões? São bocadinhos diferentes da língua, a ponta, o lado, o centro e mostrei-lhes a imagem da língua com as diferentes zonas Agora vamos abrir na página que diz: Paladar Através do paladar identifico estes sabores e façam o desenho desta experiência

30

31

32

33 Esta é a última experiência e é sobre um sentido que nós temos na pele. A nossa pele é do tamanho de um lençol de banho e pesa cerca de 2 a 3 kilos. Como é que vocês sentem quando lhes tocam? Com as mãos (Eric) Mas não é só com as mãos. Vocês têm cócegas? Sim (Todos) Onde? Nos pés (Todos)

34 E gostam de festinhas? Sim (Todos) Onde? Na cabeça (Rodrigo) Eu sei fazer mas é massagens nos ombros e nas costas (Miguel) Isso quer dizer que também sentimos nessas partes e quando nos aleijamos também sentimos em qualquer parte do corpo, ora nós sentimos em toda a pele porque a pele tem sabem o quê? A pele tem muitas camadas disse a minha mãe (Ricardo)

35 Pois é a pele tem a epiderme que é a parte que nós vemos e nos dá protecção e a derme que é a parte que não se vê mas onde estão as células do tacto que recebem as informações de quente, frio, molhado, macio, rugoso etc mas é através da pele das mãos que nós sentimos muitas coisas Então quem é que me sabe dizer o que é isto? Gelo (Miguel) Pois por isso esta água está Gelada(Eric)

36 Mas nesta taça temos água quente, a 40 graus e esta do meio está à temperatura ambiente, isto é como a da torneira. Então vem cá um menino e põe a mão direita na água fria e a esquerda na quente. Deixa ficar um bocadinho e vai colocar as duas na água da temperatura ambiente e vai dizer o que sente. O que sentes? A mão deste lado(direita) ficou mais quente e a mão este lado ficou mais fria (Martim)

37 Como algumas crianças, das mais pequenas ficaram confusas decidi pôr uma mão de cada vez na água ou quente ou fria e depois na tépida O que pensam que se passou nesta experiência? Então com a mão na água fria sente quente e com a mão na água quente sente frio (Rodrigo)

38 Isto acontece porque nós recebemos o calor e o frio que vem do meio exterior ou seja das coisas que não fazem parte do nosso corpo mas onde nós mexemos Agora abrem o vosso livrinho na página que diz: Tacto Com as mãos posso tocar e fazem o desenho desta experiência

39 De tarde Vamos ver um pequeno filme sobre os sentidos Gostaram? Sim (Todos) Quem é que me sabe dizer afinal quantos sentidos temos? Cinco (Vários) E quais são? Olfacto (Eric) Paladar (Rodrigo) Visão (Ricardo) Audição (Miguel) Tacto (Rodrigo)

40 E do que é que gostaram mais? Das bacias (Rodrigo) Do tambor (Fábio) Gostei de tudo (Miguel) Eu também (Margarida) Então vamos comer umas pipocas daqui (cone azul com pipocas salgadas ) e outras daqui (cone rosa com pipocas doces ) para descobrirem qual é a diferença entre elas Estas são doces e estas são salgadas (Quase todos) Para completar o vosso livrinho vão recortar os 5 sentidos, colar na outra folha e escrever por baixo a palavra que significa cada um deles

41

42

43 FIM

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina.

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Andar de bicicleta. Nadar na piscina. Viajar de comboio. Viajar de avião. 1 Observa e

Leia mais

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1 Grupo 2 4º ano Ana, Ana Filipe, Guilherme Ensaio 1 E1 Dentro deste tabuleiro estão saquinhos com materiais que vocês conhecem. A Ana está aqui a fazer uma cara podem pegar, podem mexer e tentar identificar

Leia mais

Laboratório Salada de Frutas

Laboratório Salada de Frutas PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE 2013/2014 Laboratório Salada de Frutas Olá! Eu sou o Salada de Frutas e gostava muito de visitar a vossa escola para ensinar às crianças conceitos sobre

Leia mais

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1 Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel Ensaio 1 E 1 Neste tabuleiro temos diferentes materiais que vocês conhecem que eu gostaria que vocês identificassem. Podem mexer, tocar, para saber o que está dentro

Leia mais

Tudo sobre meu corpo.

Tudo sobre meu corpo. Tudo sobre meu corpo. VOLUME 1 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE O CORPO HUMANO. Assim é minha cabeça e meu rosto! O

Leia mais

GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos

GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio Monitora 1 Onde é que nós estamos? Alunos 1 Na Fábrica. Monitora 2 Mas em que espaço? Ora reparem à vossa volta. Alunos 2 Numa

Leia mais

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

O copo que não transborda! É possível caminhar sobre a água?

O copo que não transborda! É possível caminhar sobre a água? O copo que não transborda! Um copo; Clipes; Jarro com água. Deita água no copo de modo a ficar completamente cheio, sem entornar. Coloca devagar e sem tocar com o dedo na água, um clipe dentro do copo.

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com OS 5 SENTIDOS Elaborado por: Priscila Veiga Nome: NOME: IDADE: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: Antes de fazer esta apostila, acesse nosso canal no You tube e assista o vídeo sobre os cinco sentidos:

Leia mais

DESCOBRINDO OS SENTIDOS

DESCOBRINDO OS SENTIDOS DESCOBRINDO OS SENTIDOS Menassi,Talita;Grosso,Denise A.;Franco,Evelyn de C. Resumo: O trabalho foi realizado na educação infantil, com alunos de fase 4, com crianças na faixa etária entre 3 e 4 anos na

Leia mais

PIPOCA DE VINHO. Modo de preparo: Coloque o vinho e o açúcar em uma panela, deixe ferver até reduzir e ficar uma calda espessa.

PIPOCA DE VINHO. Modo de preparo: Coloque o vinho e o açúcar em uma panela, deixe ferver até reduzir e ficar uma calda espessa. PIPOCA GOURMET PIPOCA DE VINHO 500ml de Dal Pizzol Gamay Beaujolais 2013 7 colheres (sopa) de açúcar Pipoca Coloque o vinho e o açúcar em uma panela, deixe ferver até reduzir e ficar uma calda espessa.

Leia mais

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças Literatura Prof.ª Yani Rebouças Perguntas Poderosas Quem é você (como você se define)? Qual (quais) o (s) seu (s) principal (is) sonho (s)? Você se acha capaz de realizá-los? Por quê? O que te impede de

Leia mais

Comer fruta e hortícolas

Comer fruta e hortícolas Comer fruta e hortícolas Comer fruta e hortícolas A Roda da Alimentação Mediterrânica é formada por 7 grupos de alimentos e serve para ensinar o que devemos comer, quando e quanto. Todos os grupos têm

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Brincando com os sentidos Jessica Queretti Pereira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, estão em uma fase de descobertas e explorações,

Leia mais

Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar

Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar SLIDE 1 Nome da formanda: Patrícia Santana Escola: EB1 José Jorge Letria Localidade: Cascais Nível de Ensino: 1º Ciclo Ano de escolaridade: 3º e 4º ano

Leia mais

O ser Humano e o Ecossistema

O ser Humano e o Ecossistema SISTEMA SENSORIAL O ser Humano e o Ecossistema Assistir a prática esportiva Ouvir o canto de um pássaro Sentir o vento no rosto Sabor de uma fruta gostosa Sentir o perfume de uma flor Isso ocorre graças

Leia mais

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto JOGO 1 Nível1 A praia Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O jardim Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O quarto Identifica o

Leia mais

Os 4 Pilares para você se tornar um Expert em vinhos

Os 4 Pilares para você se tornar um Expert em vinhos Os 4 Pilares para você se tornar um Expert em vinhos Copyright@2016 Todos os direitos reservados Aviso Legal Redistribuição. Você concorda que não irá redistribuir, copiar ou explorar comercialmente qualquer

Leia mais

Ano Lectivo 2011/12 Edição de Novembro. Especial Halloween Nº 20

Ano Lectivo 2011/12 Edição de Novembro. Especial Halloween Nº 20 Ano Lectivo 2011/12 Edição de Novembro Especial Halloween Nº 20 Para o Halloween Comemorar Esta abóbora vou decorar E para me ajudar A Mamã e o Papá vou chamar. Berçário Papás da Francisca O Halloween

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS - CIÊNCIAS - 3º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS - CIÊNCIAS - 3º Bimestre Vida e Ambiente Apropriar-se de conhecimentos em relação ao ambiente, aos seres vivos e a importância de sua proteção para a vida no planeta. de animais de estimação, em fotos ou ao vivo descrevendo suas

Leia mais

EXPLORANDO OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Mattos, Tatiana Aparecida Corrêa, Vanessa Castro

EXPLORANDO OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Mattos, Tatiana Aparecida Corrêa, Vanessa Castro EXPLORANDO OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Mattos, Tatiana Aparecida Corrêa, Vanessa Castro Resumo O tema explorado neste trabalho foi Órgãos dos Sentidos. Teve como objetivo geral desenvolver as diversas atividades

Leia mais

MATEMÁTICA. Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina.

MATEMÁTICA. Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina. Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 12 Venderam-se mais 36 que na 2ª feira. Venderam-se

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Tipo do produto: Plano de aula e Relatório 1 IDENTIFICAÇÃO NOME

Leia mais

As Formigas. História fresquinha... Era uma vez 2 meninos que jogavam à bola. Um certo dia um deles chutou a bola com força e ganhou fogo.

As Formigas. História fresquinha... Era uma vez 2 meninos que jogavam à bola. Um certo dia um deles chutou a bola com força e ganhou fogo. 18 de Fevereiro de 2011 Responsável deste número: Professor Alberto, a partir do trabalho construído pelos meninos e meninas deste grupo... Jornal do 1.ºA EB1/JI Santa Maria dos Olivais N.º1 As Formigas

Leia mais

Embriagados pelo Espírito EFÉSIOS 5:18

Embriagados pelo Espírito EFÉSIOS 5:18 Embriagados pelo Espírito EFÉSIOS 5:18 Sentidos Visão Gênesis Tato Êxodo Olfato Levíticos Paladar Números Audição Deuteronômio; Ditados com cheiro Isto não está cheirando bem Quanto mais se mexe mais cheira

Leia mais

Uso da polpa, das sementes e da casca de maracujá-doce no processamento de alimentos

Uso da polpa, das sementes e da casca de maracujá-doce no processamento de alimentos Uso da polpa, das sementes e da casca de no processamento de alimentos Picolé de (Dâmaris) 8 a 10 frutos de Retire a polpa com sementes do maracujá, coloque em forminhas de gelo e leve ao freezer (congelador

Leia mais

Treinamento: Produção de doces de leite e iogurte - cód. 535

Treinamento: Produção de doces de leite e iogurte - cód. 535 1. IOGURTE NATURAL 2 litros de leite fervido. 200 ml de iogurte natural. Ferver o leite. Resfriar o leite até 42-45 C. Adicionar o iogurte natural e misturar. Coloque a mistura em recipiente esterilizado,

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

J.I. Faria de Baixo 2017/ Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Cucujães

J.I. Faria de Baixo 2017/ Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Cucujães J.I. Faria de Baixo 2017/ 2018 Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva Cucujães Era uma vez uma cenourinha baby que era mesmo pequenina. Era gordinha e tinha um belo cabelo verde. Mas infelizmente era

Leia mais

Margarida Costa. -Como Podemos chegar à Lua - Sala Amarela Ed. Isabel Gerardo. Jardim de Infância Engenheiro Ressano Garcia

Margarida Costa. -Como Podemos chegar à Lua - Sala Amarela Ed. Isabel Gerardo. Jardim de Infância Engenheiro Ressano Garcia Jornal nº 1 1º Período Ano Lectivo 2018-2019 Editorial Nesta Edição: É o primeiro! Jardim de Infância É o primeiro a sair para as bancas! Rainha Santa Isabel É o primeiro do O Nosso Jornal É um jornal

Leia mais

UTAD. Sobremesa. j matias/receitas.html. De e para todos nós que para tal contribuímos...

UTAD. Sobremesa.  j matias/receitas.html. De e para todos nós que para tal contribuímos... UTAD à Sobremesa http://www.utad.pt/ j matias/receitas.html De e para todos nós que para tal contribuímos... Índice Remissivo Amêndoa, 11 Tarte, 11 Bolos Bolo de Azeite da Biena, 4 Bolo de Castanha, 13

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Ano letivo 2011 / 2012 Agrupamento Escolas Aguada Cima Higiene e Saú: comportamentos Intificar alimentos promotores alimentação saudável e alimentação risco. Ajuda o cozinheiro a fazer o jantar. Pinta

Leia mais

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam:

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: O Menino NÃO Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: Pela manhã a mãe ia ao seu quarto acordá-lo para ele se levantar e tomar o pequeno-almoço.

Leia mais

Oficina dos sentidos. Externato Arco-Íris. julho de 2014

Oficina dos sentidos. Externato Arco-Íris. julho de 2014 Externato Arco-Íris Oficina dos sentidos julho de 2014 Durante o mês de julho, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico tiveram dias muito ocupados com diversas atividades. Cada semana foi dedicada a um

Leia mais

EDITADO PELA: Karin Strobel

EDITADO PELA: Karin Strobel ALUNO: 2017 EDITADO PELA: Karin Strobel ADAPTADO DO LIVRO: INICIANDO A COMUNICAÇÃO ESCRITA Valderez Prass Lemes ILUSTRAÇÃO DE: APOSTILA DE VOCABULÁRIOS EM LIBRAS CEADA-MS DESENHOS DE GOOGLE IMAGENS I

Leia mais

saltar e pregar partidas.

saltar e pregar partidas. MI G UE L VA L E DE AL M E IDA 26 A escola do arco-íris Como é costume dizer-se, "era uma vez"... Era uma vez uma escola chamada Escola do Arco-Íris. A professora Ana gostava muito das crianças e estas

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo

Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo A receita de hoje é bem leve e ótima para quem quer variar os alimentos saudáveis, ou mesmo adiciona-los como acompanhamento para pratos um pouco mais

Leia mais

MINDFULNESS. Uma forma fácil para as crianças praticar mindfulness é focar a atenção

MINDFULNESS. Uma forma fácil para as crianças praticar mindfulness é focar a atenção MINDFULNESS com Mikaela Övén Meditação Mindfulness OUVIR O SINO Uma forma fácil para as crianças praticar mindfulness é focar a atenção ao que estão a ouvir. Eu tenho usado uma taça de som, para este exercício,

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

Provão. Ciências 5 o ano

Provão. Ciências 5 o ano Provão Ciências 5 o ano 41 A maioria das plantas apresenta a mesma formação, porém há plantas que possuem flores e frutos. Podemos então afirmar que as partes comuns entre todas as plantas são: a) frutos,

Leia mais

RECEITAS COM A VEIO DE MINAS

RECEITAS COM A VEIO DE MINAS RECEITAS COM A VEIO DE MINAS Faça deliciosas receitas com a Cachaça Veio de Minas RECEITA CLÁSSICA DE CAIPIRINHA - 1 limão - 4 cubos de gelo Coloque o limão e o açúcar em um copo especial para batidas,

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 3 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 3 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 3 O BIMESTRE CIÊNCIAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1: SERES VIVOS CRISTIAN ZARAMELLA / WIKIMEDIA ZAPATA / FLICKR / REPRODUÇÃO CAPÍTULO 2: FLORA SERES VIVOS 94 SERES SEM VIDA

Leia mais

Salada de atum com sorbet de limão

Salada de atum com sorbet de limão Salada de atum com sorbet de limão Essa salada ficou deliciosa Ai vão os ingredientes e o modo de fazer: - Rúcula: só temperei com aceto balsâmico, azeite e uma pitada de sal; - Atum selado: coloque uma

Leia mais

Percepção: os cinco sentidos

Percepção: os cinco sentidos Percepção: os cinco sentidos Marcela Aparecida Pedrosa Lópes Maria Aparecida Alves Strazza RESUMO O trabalho foi realizado com alunos do 6º ano das escolas E.E Padre Donizetti Tavares de Lima e E.E Carmem

Leia mais

CECÍLIA MEIRELLES CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL_POEMAS

CECÍLIA MEIRELLES CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL_POEMAS CECÍLIA MEIRELLES 1901-1964 CIRANDA CULTURAL_POEMAS 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 ILUSTRADORES: AILA, ANA LUIZA VIANNA, LIVIA MARIA, VITÓRIA Uma Palmada Bem Dada Cecília Meireles É a menina

Leia mais

g o s t o m u i t o, p o u c o o u nada...

g o s t o m u i t o, p o u c o o u nada... 04 g o s t o m u i t o, p o u c o o u nada... g o s t o m u i t o, p o u c o o u nada... As actividades desta secção podem ajudar os alunos a... Descobrir o papel dos cinco sentidos na degustação dos alimentos.

Leia mais

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO TATO Pele (ou cútis): órgão de revestimento externo do corpo o maior órgão do corpo humano e o mais pesado responsável pela proteção do organismo

Leia mais

Orelhas de borboleta. Autores: Luísa Aguiar e André Neves. Guião da história. (Projeto Conta-me histórias ) Desenvolvimento da literacia emergente

Orelhas de borboleta. Autores: Luísa Aguiar e André Neves. Guião da história. (Projeto Conta-me histórias ) Desenvolvimento da literacia emergente Orelhas de borboleta Autores: Luísa Aguiar e André Neves Guião da história (Projeto Conta-me histórias ) Desenvolvimento da literacia emergente Objetivos: Promover uma melhor compreensão da história e

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Departmento de Zoologia da Universidade de Coimbra

Departmento de Zoologia da Universidade de Coimbra Departmento de Zoologia da Universidade de Coimbra Órgãos dos sentidos Caetana Carvalho e Paulo Santos Órgãos dos sentidos Os órgãos dos sentidos são receptores, compostos de tecido nervoso especializado,

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Receitas de Smoothies. Para crianças e adultos

Receitas de Smoothies. Para crianças e adultos Receitas de Smoothies Para crianças e adultos Índice Smoothie de mirtilo...1 Smoothie de morango...2 Batidos...4 5 Smoothies vermelhos...6 7 Smoothies verdes...8 11 Bebidas para o café da manhã...12 Smoothie

Leia mais

O que são slow joias?

O que são slow joias? O que são slow joias? Quando pensamos em nossas forças, no que temos a dar ao mundo geralmente contabilizamos o que temos de bom, o que fazemos de melhor, o que temos em destaque. Nossas diferenças são

Leia mais

Ilustrações de Luís Valente

Ilustrações de Luís Valente Ilustrações de Luís Valente LHARES OLHARES DESCALÇO TAMBÉM SE CAMINHA Oiço, muitas vezes, dizer que vivemos num tempo em que todos querem tudo e já. A frase, por regra, aponta o dedo às gerações mais

Leia mais

O nosso. Planear fazer rever

O nosso. Planear fazer rever O nosso Planear fazer rever O momento de planear-fazer- rever revela ser a peça central na abordagem de aprendizagem pela ação da High/Scope. Este momento tem inicio com uma conversa tendo como objetivo

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 EXTERNATO DAS ESCRAVAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

CALENDÁRIO 2014 EXTERNATO DAS ESCRAVAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CALENDÁRIO 2014 GIRASSOL De tanto olhar para o céu, Tem calor o girassol Não há flor com chapéu Precisa de um guarda-sol! Gira que gira em torno do sol É um SOLdado fiel Não lhe importa a SOLidão Só a

Leia mais

Ciências Experimentais

Ciências Experimentais Planificação Actividades de Enriquecimento Curricular Ciências Experimentais 2.º Período Docente: Marta Sousa Ano Lectivo 2015/2016 Objectivos a atingir: Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a temática

Leia mais

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo grande andava muito cansado 6 é um herói! 12 A letra é um número? 18 perdeu a cabeça 23 conquista o universo 28 Então, Senhor A, de que se queixa? perguntou-lhe o médico. grande andava muito cansado A

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 1º semestre - 2013 Receitas 1 Arroz doce cremoso 2 Frango cremoso 3 Bolo de laranja simples 4 Mousse de maracujá fácil 5 Escondidinho de carne moída 6

Leia mais

BOLOS TARTES E TORTAS

BOLOS TARTES E TORTAS BOLOS TARTES E TORTAS P A R A F A Z E R N O F I M - D E - S E M A N A B O L O S C E N O U R A L A R A N J A M A Ç A B O L A C H A T A R T E S C O C O M A Ç Ã T O R T A L A R A N J A 03 Bolo de cenoura

Leia mais

Face: /crescendocomosnutrientes Face: Escola Crescer

Face: /crescendocomosnutrientes    Face: Escola Crescer Insta: @crescendocomosnurientes Face: /crescendocomosnutrientes Email: thicianefernandes@live.com www.escolacrescer.com.br Face: Escola Crescer Insta:@escola_crescer_parnaiba Vamos fazer receitas deliciosas

Leia mais

Workshop Cozinhar com menos sal é possível?

Workshop Cozinhar com menos sal é possível? Workshop Cozinhar com menos sal é possível? Solange Burri 27.05.2014 Escola Secundária José Estevão Receitas Sopa Creme de Cenoura e Curgete 1 l água; 3 Batatas médias; 4 Cenouras; 1 Curgete; 1 Maçã; Azeite;

Leia mais

Pão e Bolos Saudáveis. Sem Glúten

Pão e Bolos Saudáveis. Sem Glúten Pão e Bolos Saudáveis Sem Glúten O que é o Glúten? Glúten é uma proteína presente em alguns cereais para a qual não temos enzimas que o digiram. Deste modo qualquer que seja o cereal que contenha glúten

Leia mais

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4.

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4. FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00 ASPETOS FÍSICOS DO MEIO Nível aconselhado 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Saber interpretar um boletim meteorológico * Ficar a conhecer as diferentes

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ciência e Tecnologia de Alimentos Ciência e Tecnologia de Alimentos ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS PROF. ANGELITA MACHADO LEITÃO 2º semestre/2017 ANÁLISE SENSORIAL HISTÓRICO Europa - Bebidas EUA II GUERRA Índia Japão Chá . DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RECEITAS DE PÁSCOA. Edição Especial. ebook. 3º Volume. holmesplace.pt

RECEITAS DE PÁSCOA. Edição Especial. ebook. 3º Volume. holmesplace.pt RECEITAS DE PÁSCOA Edição Especial ebook 3º Volume holmesplace.pt InTRODUÇÃO Receitas para a Páscoa A Páscoa é uma festividade religiosa em que pautam tradições gastronómicas, que se diversificam em cada

Leia mais

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário)

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) FICHA DE TRABALHO Nº.2 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência UFCD 7: Sociedade, tecnologia e ciência

Leia mais

Brigadeiro Brûlée. Clique para ampliar. Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 200 ml de creme de leite fresco; 2 gemas;

Brigadeiro Brûlée. Clique para ampliar. Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 200 ml de creme de leite fresco; 2 gemas; Brigadeiro Brûlée Olá, hoje vamos preparar uma receita de um brigadeiro maravilhoso. Uma mistura de brigadeiro com creme brulée! Fica incrível! A única dificuldade é que você vai precisar de um maçarico

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE. O Curupira

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE. O Curupira Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Percebendo os Ambientes Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 3,0

Leia mais

Confeitaria Doce Sabor

Confeitaria Doce Sabor Confeitaria Doce Sabor RECEITA BOLO DE CHOCOLATE INGREDIENTES 4 ovos 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 2 colheres (sopa) de manteiga 3 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 2 colheres (chá)

Leia mais

B R I G A D E I R O G O U R M E T

B R I G A D E I R O G O U R M E T B R I G A D E I R O G O U R M E T QUEM NÃO GOSTA DE BRIGADEIRO? O brigadeiro é um dos doces mais amados do Brasil, é quase impossível nós irmos em uma festa de aniversário e não ter brigadeiros, além de

Leia mais

Atividade experimental: Propriedades e características do som

Atividade experimental: Propriedades e características do som Atividade experimental: Propriedades e características do som O som é uma onda mecânica que se propaga em um meio material e é caracterizado pelas grandezas altura, intensidade e timbre. Nas atividades

Leia mais

Avaliação do Serviço do Refeitório Escolar 2015/2016

Avaliação do Serviço do Refeitório Escolar 2015/2016 Avaliação do Serviço do Refeitório Escolar 2015/2016 Enquadramento As refeições e a oferta alimentar em meio escolar obedecem a princípios dietéticos de variedade e de qualidade, cuja definição é da competência

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

Receita de Bolo Cremoso de Laranja

Receita de Bolo Cremoso de Laranja Receita de Bolo Cremoso de Laranja Tarde fria em São Paulo e prenúncio de noite de inverno com cara de inverno. Nada melhor do que um bolo quentinho para um chá especial, bem quente para aquecer a noite.

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

R s. Gelados Saudáveis

R s. Gelados Saudáveis R s Gelados Saudáveis CREPES COM GELADO DE MANGA Crepes 1100 g de farinha de milho 1 c. (sopa) de creme vegetal derretido 4 dl de bebida de soja Gelado de Manga 3 dl de polpa de manga 2 c. (sopa) de frutose

Leia mais

Aos meninos da Pré-Escola fizeram a seguinte pergunta: As únicas possíveis respostas são esquerda ou direita

Aos meninos da Pré-Escola fizeram a seguinte pergunta: As únicas possíveis respostas são esquerda ou direita Teste do ônibus TESTE DO ÔNIBUS Aos meninos da Pré-Escola fizeram a seguinte pergunta: Em que direção está viajando o ônibus abaixo? Olhe cuidadosamente o desenho. Sabe a resposta? As únicas possíveis

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Receita Sorvete Cappuccino f i c a infinitamente melhor do que os sorvetes que compramos em supermercados

Receita Sorvete Cappuccino f i c a infinitamente melhor do que os sorvetes que compramos em supermercados Receita de Cappuccino Sorvete de A receita de hoje é incrível e simplesmente perfeita para o verão. Vamos combinar que o verão este ano não está nada fácil e um sorvete sempre cai muito bem no calor. Mas

Leia mais

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas,

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, 5 6 manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, sempre a incomodar-me. Por vezes, eu divirto-me a responder.

Leia mais

3 Bonecos de sal E3-1

3 Bonecos de sal E3-1 3 Bonecos de sal E3-1 o que necessitas INGREDIENTES BÁSICOS uma medida de farinha uma medida de sal fino meia medida de água da torneira MATERIAL recipientes para os ingredientes chávenas para servirem

Leia mais

Clique AQUI Para Conhecer Mais do Curso Brigadeiro Gourmet Profissional

Clique AQUI Para Conhecer Mais do Curso Brigadeiro Gourmet Profissional Brigadeiro de Bis Esta receita de Brigadeiro de Bis é ótima. Nossa dica é misturar bis preto e branco para dar aquela aparência bonita! Tempo de preparo: 5 minutos Tempo de cozimento: 15 minutos Tempo

Leia mais

20g 20g 20g 85% CACAU Uma verdadeira tempestade de sensações. O seu paladar será transportado para o coração da Mata Atlântica. Sabor de chocolate legítimo, fruta marrom e taninos ligeiramente maiores

Leia mais

Infantil A Nível IV Profª Marina - Assist. Orlete

Infantil A Nível IV Profª Marina - Assist. Orlete Infantil A Nível IV Profª Marina - Assist. Orlete As crianças do Infantil A sempre demonstraram bastante interesse e curiosidade sobre os elementos da natureza. Quando estão na chácara, muitos deles passam

Leia mais

Receita: Cocada de Colher Receita Rápida!

Receita: Cocada de Colher Receita Rápida! Receita: Cocada de Colher Receita Rápida! Cocada é uma delícia, mas a cocada de colher é infinitamente melhor pelo menos para o meu gosto. Ela é rápida de fazer e prática, pois além de não dar tanto trabalho

Leia mais

Congelamento de frutas, legumes e verduras preserva a qualidade dos alimentos e evita o desperdício

Congelamento de frutas, legumes e verduras preserva a qualidade dos alimentos e evita o desperdício Congelamento de frutas, legumes e verduras preserva a qualidade dos alimentos e evita o desperdício Enviado por DA REDAÇÃO 09-Jan-207 No verão, as frutas, legumes e verduras sofrem mais com as altas temperaturas,

Leia mais

TOTAL DE PÁGINAS DA EDIÇÃO: 92

TOTAL DE PÁGINAS DA EDIÇÃO: 92 A edição de setembro vai estimular seu olfato! Lições que trazem o cheiro como assunto principal Do cheiro de flor ao chulé, atividades prontas para usar Estimule a criatividade dos alunos pedindo um roteiro

Leia mais

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS PARCERIAS: AGRADECIMENTOS Agradecemos aos pais e familiares das crianças do Jardimde-Infância de Reguengos de Monsaraz pela participação nesta iniciativa assim como ao Agrupamento de Escolas de Reguengos

Leia mais

Bolos decorados divertidos 2

Bolos decorados divertidos 2 Bolos decorados divertidos 2 com Ramon Serpa Massa básica de bolo tradicional Pode multiplicar a receita pela quantidade de massas que você precisa. 4 ovos 200 g de açúcar refinado 80 g de manteiga em

Leia mais