A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas para organização da Rede Hiperdia Minas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas para organização da Rede Hiperdia Minas."

Transcrição

1 A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas para organização da Rede Hiperdia Minas. Palestrante: Flávia Gomes de Carvalho Coordenadora de Hipertensão e Diabetes do Estado de Minas Gerais e da Rede Viva Vida

2 A Transição Demográfica % da população idosa MG 15% da população idosa FONTE: IBGE (2004) 2005 a ,7 milhões de pessoas > 4 milhões de pessoas

3 Mortalidade

4 Estudo de carga de doença de MG (Fiocruz, 2011) 76,3% da carga de doenças em Minas Gerais (DALY anos de vida perdidos por morte prematura ou incapacidade) para 2005 são pelo Grupo das Doenças Crônicas (Grupo II)

5

6

7 A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA REDE HIPERDIA MINAS

8 Análise da Situação de Saúde em Minas Gerais Transição demográfica acelerada. Elevada morbi-mortalidade por condições agudas decorrentes de causas externas e de agudizações de condições crônicas. Tripla carga de doenças, com 2/3 determinada por condições crônicas. A morbimortalidade elevada por doenças cardiovasculares e diabetes. A elevada incapacidade funcional da população idosa. Fonte: comitê de assuntos estratégicos da SES/MG (2005)

9 O CENÁRIO: O SUS Tripla carga de doenças, com predominância das condições crônicas, em um sistema fragmentado de saúde, voltado principalmente para as condições agudas.

10 A QUESTÃO: COMO MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA DO CONTROLE DO DM NA REDE PÚBLICA? Restabelecer a coerência entre a situação de saúde e um sistema integrado de saúde, voltado equilibradamente, para a atenção às condições agudas e crônicas, o que exige a implantação das Redes de Atenção à Saúde. Fonte: Aécio Neves Prosperidade: A Face Humana do Desenvolvimento (2002)

11 A RESPOSTA PARA O PROBLEMA: A REDE HIPERDIA MINAS

12 REDE HIPERDIA MINAS: MISSÃO Ampliar a longevidade e melhorar a qualidade de vida da população de Minas Gerais por meio de intervenções capazes de diminuir a morbimortalidade por hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e doença renal crônica. Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, 2011.

13 A CARTEIRA DE PROJETOS DA ÁREA DE RESULTADOS VIDA SAUDÁVEL Rede Hiperdia Rede Viva Vida Rede Mais Vida Urgência e Emergência FONTE: SEPLAG (2006)

14

15 AVANÇOS DE GESTÃO: CONSOLIDAÇÃO DA REDE HIPERDIA MINAS o o o Modelagem da Rede Hiperdia baseada na necessidade em saúde (Atenção Primária e Secundária - CHDM). Mapeamento dos pontos de atenção das redes macro e microrregionais, nas áreas cobertas pelos CHDM. Resolução SES Nº 2970 de 19/10/11 que introduz nova metodologia para contratualização de financiamento de custeio dos CHDM (a partir do modelo de atenção e do desempenho do centro, aferidos pelo processo padronizado de supervisão e avaliação). Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, 2011.

16 POPULAÇÃO COM CONDIÇÃO CRÔNICA MUITO COMPLEXA A ATENÇÃO À SAÚDE SUBPOPULAÇÃO COM CONDIÇÃO CRÔNICA COMPLEXA SUBPOPULAÇÃO COM CONDIÇÃO CRÔNICA SIMPLES SUBPOPULAÇÃO COM FATOR DE RISCO POPULAÇÃO TOTAL O MACC PARA O SUS Gestão de Caso Nível 5 Gestão da Condição de Saúde Nível 4 Gestão da Condição de Saúde Nível 3 Intervenções de Prevenção das Condições de Saúde Nível 2 Intervenções de Promoção da Saúde Nível 1 CONDIÇÃO DE SAÚDE ESTABELECIDA TIPO DE CUIDADO DETERMINANTES SOCIAIS PROXIMAIS DA SAÚDE: COMPORTAMENTOS E ESTILO DE VIDA DETERMINANTES SOCIAIS DISTAIS E INTERMEDIÁRIOS DA SAÚDE FONTE: MENDES (2007b)

17 EX. PARÂMETROS DE PROGRAMAÇÃO E ASSISTÊNCIA PARA OS PORTADORES DE DM POR PROCEDIMENTO NA APS. Estratificação dos portadores Procedimento previsto Parâmetro Bom controle metabólico Regular controle metabólico Ruim controle metabólico Identificação dos diabéticos da área de abrangência e cadastro no programa Programação 40%, com incremento de 5% ao ano. 50%, com incremento de 4% ao ano. 60%, com incremento de 3% ao ano. Consulta médica Programação 40% dos identificados, com incremento de 3% ao ano até 75% 50% dos identificados com incremento de 3% ao ano até 75% 60% dos identificados com incremento de 3% ao ano até 75% Assistência 2 consultas/ano 3 consultas/ano 3 consultas/ano Programação 40%, com incremento de 3% ao ano até 75% 50%, com incremento de 3% ao ano até 75% 60%, com incremento de 3% ao ano até 75% Consulta de enfermagem Assistência 2 consultas/ano 3 consultas/ano 2 consultas/ano Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, 2010.

18 Os Centros Hiperdia Minas - Objetivos - Prestar assistência especializada aos usuários com hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença renal crônica mais complexos; - Supervisionar a atenção prestada a esses usuários pelo nível primário de assistência à saúde; - Promover educação permanente aos profissionais de saúde envolvidos na atenção primária e secundária à saúde; - Fomentar pesquisas científicas e operacionais em hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença renal crônica.

19 * Incluídos em 2014 CENTRO HIPERDIA MINAS CARTEIRA BÁSICA DE SERVIÇOS Consultas Médicas/Atendimentos Endocrinologia Cardiologia Nutrição Psicologia Assistência Social Enfermagem/Pé diabético Fisioterapeuta* Educador Físico* Farmacêutico Clínico* Fonte: Coordenadoria da Rede de Hipertensão e Diabetes da SES- MG, 2014.

20 CENTRO HIPERDIA MINAS CARTEIRA BÁSICA DE SERVIÇOS Exames Eletrocardiografia Ecocardiografia Teste Ergométrico Holter Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial MAPA Doppler Vascular portátil Retinografia sem contraste Fonte: Coordenadoria da Rede de Hipertensão e Diabetes da SES- MG, 2011.

21 CENTRO HIPERDIA MINAS CARTEIRA AMPLIADA DE SERVIÇOS Consultas médicas/atendimentos Carteira Básica e ao menos um dos seguintes: Oftalmologia Angiologia Nefrologia Fonte: Coordenadoria da Rede de Hipertensão e Diabetes da SES- MG, 2011.

22 CENTRO HIPERDIA MINAS CARTEIRA AMPLIADA DE SERVIÇOS Exames/Procedimentos Retinografia com contraste* Fotocoagulação a Laser* * Caso haja oftalmologista Fonte: Coordenadoria da Rede de Hipertensão e Diabetes da SES- MG, 2014.

23 Diferenças entre o Centro Hiperdia e os Centro de Especialidade Médica Fonte: Alves Junior AC. Consolidando a rede de atenção às condições crônicas: experiência da rede Hiperdia de Minas Gerais. Brasília, Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.

24 RESULTADOS DO CENTRO HIPERDIA MINAS

25 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 40% Média da produção mensal de exames e consultas 2012 Desempenho dos CHDM 93% Abrangência regional 1 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% % Média da produção mensal de exames e consultas 1 91% Abrangência microrregional Foram considerados 10 CHDM, uma vez que Santa Luzia é de abrangência municipal O CHDM Juiz de Fora, Patrocínio e Pirapora receberam 4 pontos pois entregaram as planilhas após o prazo determinado pela coordenação. 2 - Foram considerados 12 CHDM, uma vez que Santa Luzia é de abrangência municipal. Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Guias de Supervisão dos Centros Hiperdia Minas da SES-MG,

26 Desempenho dos CHDM % 90% 80% 70% 73% 60% 50% 40% 30% 36% 20% 10% 0% Realiza educação permanente Realiza supervisão da APS Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Guias de Supervisão dos Centros Hiperdia Minas da SES-MG,

27 Desempenho dos CHDM % dos Centros Hiperdia Minas realizam investigações clínicas e operacionais 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 51% 47% Porcentagem dos usuários hipertensos Porcentagem dos usuários diabéticos Porcentagem de diabéticos que teve o acompanhados nos últimos 6 meses acompanhados nos últimos 6 meses exame completo dos pés realizado no que apresentaram melhora nos valoresque apresentaram melhora nos valores CHDM no último ano 5 de pressão arterial 4 da hemoglobina glicada 3 59% 3 - O CHDM de Itabirito considerou apenas os usuários com alta; O CHDM de Janaúba realizou a pesquisa referente a 4 meses apenas. 4 - O CHDM de Itabirito considerou apenas os usuários com alta; O CHDM de Janaúba realizou a pesquisa referente a 4 meses apenas. 5 - O CHDM de Santa Luzia não apresentou dados, uma vez que não realizou exames completos dos pés e sim parcial. Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Guias de Supervisão dos Centros Hiperdia Minas da SES-MG,

28 Desempenho dos CHDM % 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 85% dos Centros Hiperdia Minas realizam investigações clínicas e operacionais 47% Porcentagem dos usuários diabéticos acompanhados nos últimos 6 meses que apresentaram melhora nos valores da hemoglobina glicada 1 60% Porcentagem dos usuários hipertensos acompanhados nos últimos 6 meses que apresentaram melhora nos valores de pressão arterial 1 79% Porcentagem de diabéticos que teve o exame completo dos pés realizado no CHDM no último ano 1- Os CHDMs de Janaúba e Santa Luzia não realizaram as pesquisas. Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Guias de Supervisão dos Centros Hiperdia Minas da SES-MG,

29 SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS CHDM (CONSOLIDADO DO QUESTIONÁRIO DOS ÚLTIMOS 6 MESES) Índice global de avaliação de satisfação do usuário: 94,5% Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, 2013.

30 SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DOS CHDM Trabalho também em um ambulatório especializado de uma das instituições privadas mais conceituadas de São Paulo. Por algum motivo, que creio ser o modelo de atenção que aqui praticamos, os meus resultados no CHDM são muito superiores aos que eu alcanço em meu ambulatório privado. (Médico especialista de um CHDM). Fonte: Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, 2011.

31 CENTROS HIPERDIA MINAS

32 CONTATOS (31) (31)

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil 2 15 2. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil No ano de 2000

Leia mais

AS REDES DE ATENCÃO À SAÚDE EUGENIO VILAÇA MENDES

AS REDES DE ATENCÃO À SAÚDE EUGENIO VILAÇA MENDES AS REDES DE ATENCÃO À SAÚDE EUGENIO VILAÇA MENDES A TRANSIÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE ELAS SE DÃO NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE SAÚDE POR MEIO DE QUATRO MOVIMENTOS DE TRANSIÇÃO CONCOMITANTES: A TRANSIÇÃO

Leia mais

DATA HORÁRIO TITULO. A MAPA e seu valor de preditividade para doença hipertensiva gestacional em adolescentes primíparas.

DATA HORÁRIO TITULO. A MAPA e seu valor de preditividade para doença hipertensiva gestacional em adolescentes primíparas. DATA HORÁRIO TITULO 27/10/2011 (quinta-feira) 10h30min A MAPA e seu valor de preditividade para doença hipertensiva gestacional em adolescentes primíparas. 27/10/2011 (quinta-feira) 10h45min 27/10/2011

Leia mais

Ações de prevenção e controle da doença renal crônica no Estado de Mato Grosso

Ações de prevenção e controle da doença renal crônica no Estado de Mato Grosso Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Saúde Ações de prevenção e controle da doença renal crônica no Estado de Mato Grosso Vander Fernandes dezembro/2012 Tópicos 1. Característica do

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

A CRISE NA SAÚDE E A REVISÃO DO MODELO DE ATENÇÃO

A CRISE NA SAÚDE E A REVISÃO DO MODELO DE ATENÇÃO A CRISE NA SAÚDE E A REVISÃO DO MODELO DE ATENÇÃO ATUALMENTE... Grave crise do modelo de atenção = incoerência entre a situação epidemiológica (dupla carga de doença com predominância das condições crônicas

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

RESUMOS APROVADOS. Os trabalhos serão expostos no dia 23/11/2011, no período das 17h às 19h;

RESUMOS APROVADOS. Os trabalhos serão expostos no dia 23/11/2011, no período das 17h às 19h; RESUMOS APROVADOS Segue a lista de resumos aprovados para apresentação de pôsteres na 9 TH CONFERENCE ON KIDNEY DISEASE PREVENTION IN DISADVANTAGED POPULATION IN SOUTH AMERICA AND THE CARIBBEAN AND THE

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida. Ernesto Friedrich de Lima Amaral

Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida. Ernesto Friedrich de Lima Amaral Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida Ernesto Friedrich de Lima Amaral Estrutura da Apresentação 1. Debate sobre saúde e direitos

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY

PERFIL NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY RESUMO PERFIL NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY FERREIRA 1,Camila da Silva GUIMARÃES, Keyth 2, Sulamitta de Lima

Leia mais

REDES DE I ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CEO E EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

REDES DE I ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CEO E EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE I ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CEO E EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA 08/10/2009 Cristina Sette 1. Gestão 2. Atenção à saúde

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA No- 13, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012

CONSULTA PÚBLICA No- 13, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 CONSULTA PÚBLICA No- 13, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, torna pública, nos termos do artigo 34, inciso II, e artigo 59 do Decreto nº 4.176, de 28 de março de 2002, minuta de

Leia mais

PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL

PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE RIO DE JANEIRO, 26 DE MARÇO DE 2010 VALORIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL EUGÊNIO VILAÇA MENDES A SITUAÇÃO DE SAÚDE NO

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA.

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA HIPERDIA EM HIPERTENSOS NO DISTRITO DE ITAIACOCA

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA HIPERDIA EM HIPERTENSOS NO DISTRITO DE ITAIACOCA 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

PROGRAMA DE ATENÇÃO A PACIENTES CRÔNICOS UNIMED NATAL. Ass. Social ROSSANA CHACON Gerência de Prevenção e Saúde

PROGRAMA DE ATENÇÃO A PACIENTES CRÔNICOS UNIMED NATAL. Ass. Social ROSSANA CHACON Gerência de Prevenção e Saúde PROGRAMA DE ATENÇÃO A PACIENTES CRÔNICOS UNIMED NATAL Ass. Social ROSSANA CHACON Gerência de Prevenção e Saúde rossanachacon@unimednatal.com.br Programa de Atenção a Pacientes Crônicos Elaborado pela Gerência

Leia mais

AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS. Eugênio Vilaça Mendes

AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS. Eugênio Vilaça Mendes AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS Eugênio Vilaça Mendes A SITUAÇÃO DE SAÚDE NO BRASIL A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA A MORTALIDADE A CARGA DE DOENÇAS A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA 1980 1990 2000 2005 2010 2020 2030

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ACIMA DE 60 ANOS CADASTRADOS NO HIPERDIA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB

PERFIL DOS PACIENTES ACIMA DE 60 ANOS CADASTRADOS NO HIPERDIA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB PERFIL DOS PACIENTES ACIMA DE 60 ANOS CADASTRADOS NO HIPERDIA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB Jéssica Oliveira Rodrigues. Universidade Federal de Campina Grande. Email: jessicar.o@hotmail.com Anna Flávia

Leia mais

Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em

Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Diabetes Mellitus MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção a Saúde - SAS Departamento de Atenção Básica - DAB Coordenação Nacional de Hipertensão

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. DCNT: Panorama Geral e Plano de Enfrentamento Parte 2. Profª. Tatiane as Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. DCNT: Panorama Geral e Plano de Enfrentamento Parte 2. Profª. Tatiane as Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS DCNT: Panorama Geral e Plano de Enfrentamento Parte 2 Profª. Tatiane as Silva Campos - Em 2011, o ministério da saúde lançou o PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS

Leia mais

Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia. Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA

Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia. Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA Proposta de discussão 1- Critérios para escolha das Policlínicas

Leia mais

Luis Correia/PI, 05 de setembro de 2018

Luis Correia/PI, 05 de setembro de 2018 VIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí Governança e Regionalização no SUS e V Mostra de Experiências Exitosas Municipais do Estado do Piauí Luis Correia/PI, 05 de setembro

Leia mais

COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM PACIENTES QUE ADERIRAM A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM PACIENTES QUE ADERIRAM A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM PACIENTES QUE ADERIRAM A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA KLEIN, Mônica 1 ; SOUZA, Bernardes Maísa 2 ; CORRÊA, Marinês

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REDUÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FLORIANÓPOLIS SANTA

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REDUÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FLORIANÓPOLIS SANTA ATENÇAO PRIMÁRIA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REDUÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA III Mostra Nacional de Produção em Saúde

Leia mais

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços Redução da mortalidade Prolongamento da vida Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços PIORA DA QUALIDADE DE VIDA. INCREMENTO

Leia mais

GESTÃO DE CRÔNICOS. Cuidados com saúde sob medida

GESTÃO DE CRÔNICOS. Cuidados com saúde sob medida GESTÃO DE CRÔNICOS Cuidados com saúde sob medida A é um programa Sharecare que foi desenvolvido para atender pessoas com doenças crônicas. Por meio de uma equipe especializada, o participante recebe orientações

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 18 Profª. Tatianeda Silva Campos PORTARIA Nº 373, DE

Leia mais

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS)

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Resultados da Consulta aos Pesquisadores e aos Representantes das Áreas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) No processo de consulta, foram obtidas 81

Leia mais

Circular 386/2012 São Paulo, 26 de setembro de 2012.

Circular 386/2012 São Paulo, 26 de setembro de 2012. Circular 386/2012 São Paulo, 26 de setembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO DAS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 E TIPO 2 Diário Oficial da União Nº 186

Leia mais

Conhecendo a Estratégia Nacional

Conhecendo a Estratégia Nacional Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Oficina de Formação de Tutores para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Porto Alegre RS Abril 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

SUMÁRIO INFORMATIVO DO CONTRATO DE GESTÃO

SUMÁRIO INFORMATIVO DO CONTRATO DE GESTÃO SUMÁRIO INFORMATIVO DO CONTRATO DE GESTÃO N O 001.0500.000006/2018 HOSPITAL REGIONAL DE REGISTRO JULHO/2018 Hospital novo, fica a 192 Km de São Paulo capital HOSPITAL REGIONAL DE REGISTRO O Hospital Regional

Leia mais

CONDIÇÕES CRÔNICAS NAS REDES DE

CONDIÇÕES CRÔNICAS NAS REDES DE 1ª OFICINA NACIONALDO QUALIDIA BRASÍLIA, 20 E 21 DE JULHO DE 2011 AS REDES O MODELO ATENÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE EUGÊNIO VILAÇA MENDES EUGENIO VILAÇA MENDES

Leia mais

HIPERDIA EM SÃO LUÍS DOS MONTES BELOS: SITUAÇÃO ATUAL E INTERVENÇÕES DO PET-SAÚDE.

HIPERDIA EM SÃO LUÍS DOS MONTES BELOS: SITUAÇÃO ATUAL E INTERVENÇÕES DO PET-SAÚDE. HIPERDIA EM SÃO LUÍS DOS MONTES BELOS: SITUAÇÃO ATUAL E INTERVENÇÕES DO PET-SAÚDE. BORGES, Andréia Saraiva 1 ; FREITAS, Cláudia Antunha de 2 ; COLICCHIO, Daniela Bahia Lôbo 3 ; SOUZA, Danielly Santana

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA IEP

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA IEP INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA IEP Curso de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Educação em Diabetes Marcela Quaresma Soares Diabetes tipo 2: avaliação da intervenção interdisciplinar

Leia mais

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Março/2017 06/04/2017 1 1 2 2 Rede assistencial / pontos de atenção

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS

CONSTRUÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MUNICÍPIO DE PRATA MG Prefeito: Anuar Arantes Amui Secretario de Saúde: Ricardo Ticly Alves Coordenadora Atenção Primária:

Leia mais

Quinta-Feira

Quinta-Feira Programação Científica* * Sujeita a alteração. Quinta-Feira 27.10. 2011 8h30min às 10h Abertura 10h às 10h30min - Visita aos Expositores/Sessão de Pôsteres 10h30min às 12h - Auditório 1 Mesa redonda: HAS

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

(83)

(83) (83) 3322.3222 contato@cneh.com.br www.cneh.com.br PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE BÁSICA PARA PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA TERCEIRA IDADE Vanessa dos Santos Silva; Yasmin Morais

Leia mais

Curso Especialização em Saúde Pública

Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Inserido na política de saúde do Estado do Paraná/SESA Perspectiva de uma Gestão Pública voltada para resultados Consonância

Leia mais

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO A Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cujos índices de incidência e prevalência aumentam a cada ano. Para poderem prestar cuidados de saúde globais

Leia mais

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E O CONTROLE DA HIPERTENSÃO

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E O CONTROLE DA HIPERTENSÃO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E O CONTROLE DA HIPERTENSÃO Ana Beatriz Gouveia de Araújo¹ Evanilza Maria Marcelino² Joyce Kelly Araújo da Silva³ Mayse Cristelle de Sales Mélo 4 Rodrigo Pinheiro

Leia mais

PLANILHA GERAL PROJETOS APROVADOS E EMPENHADOS CAPITAL / CORRENTE 2008

PLANILHA GERAL PROJETOS APROVADOS E EMPENHADOS CAPITAL / CORRENTE 2008 PLANILHA GERAL PROJETOS APROVADOS E EMPENHADOS CAPITAL / CORRENTE 2008 1 PROGRAMA 1291: Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue AÇÃO 4295: Atenção aos Portadores de Doenças Hematológicas INSTITUIÇÃO

Leia mais

Curso de Formação Avançada em Diabetes

Curso de Formação Avançada em Diabetes Curso de Formação Avançada em Diabetes Fundamentação Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa sociedade. Em 2014 a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa

Leia mais

SUS E SAÚDE SUPLEMENTAR: Panoramas atuais e futuros.

SUS E SAÚDE SUPLEMENTAR: Panoramas atuais e futuros. SUS E SAÚDE SUPLEMENTAR: Panoramas atuais e futuros. ASPECTOS HISTÓRICOS Sistema Fragmentado Serviços provados para aqueles que podem custeá-los; Seguro social para setores formalmente empregados; Saúde

Leia mais

PREVENÇÃO E COMPLICAÇÕES DA DIABETES ATRAVES DE UM PROJETO DE EXTENSAO

PREVENÇÃO E COMPLICAÇÕES DA DIABETES ATRAVES DE UM PROJETO DE EXTENSAO PREVENÇÃO E COMPLICAÇÕES DA DIABETES ATRAVES DE UM PROJETO DE EXTENSAO Resumo: Jéssica Coimbra Cangussu 1 Clarissa Duarte Sales Carvalho 1 Matheus Medeiros Aguia 1 Leticia Soares Queiroz 1 Sara de Alencar

Leia mais

A importância da Atenção Primária à Saúde na redução de riscos cardiovasculares

A importância da Atenção Primária à Saúde na redução de riscos cardiovasculares A importância da Atenção Primária à Saúde na redução de riscos cardiovasculares Andréa Augusta Castro* Ângela Cecília Cavalcante Melo** Nilo Sérgio Vieira Costa** * Preceptora da Residência de Medicina

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Leia mais

Congresso SINDHOSFIL Experiência do Hospital Israelita Albert Einstein DIRETORIA COMERCIAL E MARKETING DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS

Congresso SINDHOSFIL Experiência do Hospital Israelita Albert Einstein DIRETORIA COMERCIAL E MARKETING DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS Congresso SINDHOSFIL -2017 Experiência do Hospital Israelita Albert Einstein DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DIRETORIA COMERCIAL E MARKETING 1 Desafio Mundial da Saúde Efeitos Performance Morbidades Mortalidade

Leia mais

Unidade Clínica Ambulatorial Dr. Arthur Domingos Fais UNICA

Unidade Clínica Ambulatorial Dr. Arthur Domingos Fais UNICA CONTRATO DE GESTÃO Nº 16/2012 Unidade Clínica Ambulatorial Dr. Arthur Domingos Fais UNICA Relatório Prestação de Contas Período: Setembro 2012 1 SUMÁRIO COBERTURA... 4 Tabela 1 População Estimada... 4

Leia mais

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS PGDC DIABETES MELLITUS

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS PGDC DIABETES MELLITUS As doenças crônicas não transmissíveis-dcnt constituem um dos maiores problemas de saúde pública atualmente e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a glicemia elevada é o terceiro fator, em importância,

Leia mais

DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM POPULAÇÃO ATENDIDA DURANTE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM POPULAÇÃO ATENDIDA DURANTE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM POPULAÇÃO ATENDIDA DURANTE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO Mariana Melenchon Lopes1 Adriellen Duarte de Moraes2 Jéssica

Leia mais

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Promover o monitoramento Gerar medições que: Informem os formuladores de políticas Avaliem a implementação

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

E.01. A capacidade instalada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) na região é adequada às necessidades de atendimento de saúde da população?

E.01. A capacidade instalada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) na região é adequada às necessidades de atendimento de saúde da população? Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde QUESTIONÁRIO ESTRUTURA

Leia mais

Autor: Leila Cristina Pilonetto Baggio Co autores: Marcos Fiorentin, Elizangela Greggio Vincensi, Joares Telles Junior, Ana Cristina G. Costella, ACS.

Autor: Leila Cristina Pilonetto Baggio Co autores: Marcos Fiorentin, Elizangela Greggio Vincensi, Joares Telles Junior, Ana Cristina G. Costella, ACS. HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETE MELLITUS: UMA ANALISE DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO PELA EQUIPE ESF DE BOM SUCESSO DO SUL Autor: Leila Cristina Pilonetto Baggio Co autores: Marcos Fiorentin, Elizangela Greggio

Leia mais

TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR

TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Avaliação da glicemia e pressão arterial dos idosos da UNATI da UEG-GO

Avaliação da glicemia e pressão arterial dos idosos da UNATI da UEG-GO Avaliação da glicemia e pressão arterial dos idosos da UNATI da UEG-GO Maira Ayumi Matsuoka 1 * (IC), Deborah Cunha da Silva 2 Freitas 3 (PQ) (IC), Jaqueline Gleice Aparecida de 1 Graduação, bolsista da

Leia mais

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). NOTA TÉCNICA 41 /2012 Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). INTRODUÇÃO As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema

Leia mais

FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS. Nilda Maria de Medeiros Brito Farias. Contexto. População mundial envelhece

FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS. Nilda Maria de Medeiros Brito Farias. Contexto. População mundial envelhece Ministério da Saúde Programa de Saúde da Família II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS Nilda Maria de Medeiros Brito Farias Campina Grande

Leia mais

A ATENÇÃO PROGRAMADA PARA AS CONDIÇÕES CRÔNICAS

A ATENÇÃO PROGRAMADA PARA AS CONDIÇÕES CRÔNICAS LIACC / SAMONTE ORGANIZAÇÃO DOS MACROPROCESSOS BÁSICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas Oficina 4 Santo Antônio do Monte A ATENÇÃO PROGRAMADA PARA AS

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE Unidades, de diferentes densidades tecnológicas, prestadoras de ações e serviços de saúde que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico

Leia mais

CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO

CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde Superintendência de Atenção Primária à Saúde Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde Secretaria

Leia mais

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO REDE

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza Redes de Atenção à Saúde Profa. Fernanda Barboza APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA ENFª DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO e COACH PARA CONCURSOS; ATUEI NO HOSPITAL SARAH POR 8 ANOS; PRINCIPAIS CONCURSOS NA ENFERMAGEM:

Leia mais

Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem

Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem Integralidade do Cuidado em Saúde II Curso Bacharelado em Enfermagem EERP/USP Atenção Primária à Saúde Atenção Primária à Saúde

Leia mais

RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA

RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA Andreza de Jesus Dutra Silva Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA Arielly Cristina VillarinhoVimar Mestranda em Ensino em Ciências

Leia mais

Estratégia PAL Experiência em Minas Gerais

Estratégia PAL Experiência em Minas Gerais Estratégia PAL Experiência em Minas Gerais Bruno Piassi Coordenador do Projeto Piloto PAL/GARD-Minas Mestrando Medicina Tropical/Infectologia-UFMG Practical approach to Lung Health (PAL) Arrumar esse O

Leia mais

INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 20/06/13 Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência SÃO BERNARDO DO CAMPO

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES HIPERTENSOS E HIPERTENSO/DIABÉTICOS

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES HIPERTENSOS E HIPERTENSO/DIABÉTICOS QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES HIPERTENSOS E HIPERTENSO/DIABÉTICOS Autores: Ana Raquel de Figueiredo Rego 1, Mônica Oliveira da Silva Simões 2, Rômulo Lustosa Pimenteira de Melo 3, Paulo Cesar Dantas da

Leia mais

Estruturação dos Serviços de Medicina Preventiva de acordo com diretrizes da ANS

Estruturação dos Serviços de Medicina Preventiva de acordo com diretrizes da ANS Estruturação dos Serviços de Medicina Preventiva de acordo com diretrizes da ANS A região da Serra Gaúcha está localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. Área de abrangência

Leia mais

Prevenção e Cuidado Integrados para o Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus As Doenças Crônicas Não Transmissíveis DCNT representam um

Prevenção e Cuidado Integrados para o Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus As Doenças Crônicas Não Transmissíveis DCNT representam um Prevenção e Cuidado Integrados para o Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus As Doenças Crônicas Não Transmissíveis DCNT representam um dos principais desafios de saúde para o desenvolvimento

Leia mais

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E MEDICAÇÕES UTILIZADAS PELOS IDOSOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E MEDICAÇÕES UTILIZADAS PELOS IDOSOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E MEDICAÇÕES UTILIZADAS PELOS IDOSOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Tatianne da Costa Sabino 1 ; Rosângela Vidal de Negreiros 2 ; Lidiany Galdino Felix 3 ; Cristiana Barbosa

Leia mais

A atenção às condições crônicas na APS

A atenção às condições crônicas na APS Atenção Primária à Saúde: Estratégia chave para a sustentabilidade do SUS Brasília, 18 de abril de 2018 A atenção às condições crônicas na APS Eugenio Vilaça Mendes Consultor do Conselho Nacional de Secretários

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2018 CADERNO DE QUESTÕES. 2 de 6 ASSINATURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2018 CADERNO DE QUESTÕES. 2 de 6 ASSINATURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS 2 de 6 QUESTÃO 01 O que fica estabelecido entre os artigos 196 à 200, da Constituição Federal do Brasil 1988? Assinale a alternativa correta a) A saúde é um dever de todos e um direito do Estado. b) A

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

SITUAÇÃO CADASTRAL DE IDOSOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO SIS/HIPERDIA

SITUAÇÃO CADASTRAL DE IDOSOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO SIS/HIPERDIA SITUAÇÃO CADASTRAL DE IDOSOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO SIS/HIPERDIA Adriane Nunes Printes (1); Marcos Roberto Câmara de Souza (2); Raissa Jerônimo de Brito (3); Yasmin Bezerra Cabral (4); Orientador: Ana

Leia mais

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Registro Brasileiros Cardiovasculares REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Julho de 2011 Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Agosto

Leia mais

I. Informações BásicaS

I. Informações BásicaS I. Informações BásicaS item Órgão municipal de saúde Plano Municipal Conselho Municipal Conselho Gestor de Unidade(s) de Saúde Fundo Municipal Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) Disque-Saúde Ouvidoria

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO TRATAMENTO E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO TRATAMENTO E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO TRATAMENTO E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Roberta Karline Lins da Silva (1); Antônio Medeiros Junior (2) Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO FICHA DE OBSERVAÇÃO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina: Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família Local: Profissional

Leia mais

ARTIGOS SUBMETIDOS AO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DA UNIJUÍ RESULTADO

ARTIGOS SUBMETIDOS AO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DA UNIJUÍ RESULTADO ARTIGOS SUBMETIDOS AO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DA UNIJUÍ RESULTADO Os autores que receberem via e-mail sugestões de adequações deverão fazê-las até a data de 31.07.11 para que seu trabalho seja

Leia mais

Atenção Primária à Saúde na visão da ANS

Atenção Primária à Saúde na visão da ANS Atenção Primária à Saúde na visão da ANS Diretoria de Desenvolvimento Setorial DIDES Agência Nacional de Saúde Suplementar Rodrigo Rodrigues de Aguiar 3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar 23

Leia mais

Ministro formaliza investimentos no Hospital São Lucas e Conceição

Ministro formaliza investimentos no Hospital São Lucas e Conceição Ministro formaliza investimentos no Hospital São Lucas e Conceição Montante de 70 milhões de reais são provinientes de emenda parlamentar da bancada gaúcha Ministro da Saúde, Ricardo Barros, formalizou

Leia mais

Atenção Básica no Rio Grande do Sul

Atenção Básica no Rio Grande do Sul Atenção Básica no Rio Grande do Sul Raíssa Barbieri Ballejo Canto COORDENAÇÃO ESTADUAL DA ATENÇÃO BÁSICA SES/RS Encontro Nacional para Fortalecimento da Atenção Básica SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE População

Leia mais

TÍTULO: REESTRUTURAÇÃO E REIMPLANTAÇÃO DO HIPERDIA NA UBS AMÉLIA RICHARD LOCATELLI

TÍTULO: REESTRUTURAÇÃO E REIMPLANTAÇÃO DO HIPERDIA NA UBS AMÉLIA RICHARD LOCATELLI TÍTULO: REESTRUTURAÇÃO E REIMPLANTAÇÃO DO HIPERDIA NA UBS AMÉLIA RICHARD LOCATELLI CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUL SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE M BOI MIRIM PROGRAMA REMÉDIO EM CASA COMISSÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES ENCONTRO REGIONAL DE INTERLOCUTORES

Leia mais

INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A IMPORTÂNCIA DA PACTUAÇÃO DE MEDIA E ALTA COMPLEXIDADE

INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A IMPORTÂNCIA DA PACTUAÇÃO DE MEDIA E ALTA COMPLEXIDADE INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A IMPORTÂNCIA DA PACTUAÇÃO DE MEDIA E ALTA COMPLEXIDADE REDES DE ATENÇÃO SUS. 5% 15% 80% FUNCIONAMENTO DINÂMICO PRINCÍPIOS DO SUS REDES DE ATENÇÃO Á SAÚDE INDIVÍDUO FAMÍLIA COMUNIDADE

Leia mais

Diferenciais sociodemográficos na prevalência de complicações decorrentes do diabetes mellitus entre idosos brasileiros

Diferenciais sociodemográficos na prevalência de complicações decorrentes do diabetes mellitus entre idosos brasileiros Diferenciais sociodemográficos na prevalência de complicações decorrentes do diabetes mellitus entre idosos brasileiros Resumo: As complicações crônicas do diabetes são as principais responsáveis pela

Leia mais

COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS

COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS TEXTOS DIDÁTICOS DO CEMED Nº 2.c Compreendendo o SUS e a Assistência Farmacêutica Módulo 2 Tema 7 Aula Expositiva 4 COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS Verlanda Lima Bontempo Secretaria de Estado

Leia mais

PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO DE USUÁRIOS HIPERTENSOS DA UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA

PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO DE USUÁRIOS HIPERTENSOS DA UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA PÓLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO

Leia mais

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São

Leia mais

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Professora associada I UFBA/ISC/GRAB

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Professora associada I UFBA/ISC/GRAB Utilização de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na avaliação de qualidade da APS e seus usos potenciais na avaliação de impacto Ana Luiza Queiroz

Leia mais

Melhoria da atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos, na Unidade Básica Avançada de Saúde Dirceu Arcoverde, Vila Nova do Piauí/PI.

Melhoria da atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos, na Unidade Básica Avançada de Saúde Dirceu Arcoverde, Vila Nova do Piauí/PI. Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos, na Unidade Básica Avançada de Saúde Dirceu Arcoverde, Vila Nova do Piauí/PI. Aluno: Argelio Hernández

Leia mais

CNC-CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ

CNC-CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ CNC-CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ Praça Frei Aurélio 1397,Centro-Canindé-Ce CEP:62.700-000 Fone:(85)3343-1826 Fax:(85)3343-1838 E-mail:cnccaninde@yahoo.com.br RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO

Leia mais

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e suas funções na ABS

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e suas funções na ABS TEXTOS DIDÁTICOS DO CEMED Nº 2.c Compreendendo o SUS e a Assistência Farmacêutica Módulo 2 Tema 8 Aula Expositiva 6 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e suas funções na ABS Simone Alves do Vale Secretaria

Leia mais