mobgraphia apresenta Tutorial básico para smartphones Por Paulo Keller, editor do AUTOentusiastas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "mobgraphia apresenta Tutorial básico para smartphones Por Paulo Keller, editor do AUTOentusiastas"

Transcrição

1 mobgraphia apresenta Tutorial básico para smartphones Por Paulo Keller, editor do AUTOentusiastas

2 A melhor câmera é aquela que está sempre com você. Chase Jarvis Essa frase demonstra exatamente por que os smartphones estão acabando com o mercado de câmeras compactas. Hoje em dia ninguém sai de casa sem o seu smartphone. E o fenômeno das redes sociais fez a fotografia virar praticamente uma necessidade. Todo mundo quer retratar e compartilhar os momentos bons de sua vida, suas aventuras e viagens, as amizades, as risadas, as histórias! Os fabricantes de smartphones já perceberam isso e estão melhorando muito as câmeras e recursos de seus aparelhos a cada geração. O resultado é que hoje carregamos em nossos bolsos um potente equipamento de socialização eprodução de imagens e arte visual. Uma atividade social e sadia

3 Porém, essa não é uma prática muito entendida ou dominada por muitos dos leitores que nos acompanham. Pode ser pela falta de interesse, ou até por receio ou falta de conhecimento. Há ainda alguns que são um pouco avessos a mídias sociais. E aqui eu faço um comentário: como tudo nessa vida, ou quase tudo, temos que saber fazer bom uso das coisas. Há quem use as mídias sociais apenas para futilidades. OK, cada um usa seu tempo como quiser. Mas sabendo usar, elas podem ser uma boa fonte de informação e uma distração muito sadia. Eu, por exemplo, fico sabendo de muitas notícias por links compartilhados no Facebook, e filtro muito bem o que não quero ver. Há ferramentas e opções para isso. O Instagram também é uma mídia social, só que lá a linguagem são as imagens. E fotos bacanas devem ser compartilhadas, pela beleza em si, e pela possibilidade de contaminar outras pessoas com o entusiasmo.

4 O processo completo para uma boa mobgrafia é composto de três etapas: captação e enquadramento, edição e compartilhamento.

5 Captação e enquadramento Claramente é a etapa mais importante. A primeira coisa a fazer é ajustar a câmera de seu celular para máxima resolução. Isso faz muita diferença principalmente se a foto será compartilhada e editada. Embora não seja um padrão obrigatório, as mobgrafias são geralmente no formato quadrado (ou 1:1). A maioria dos celulares modernos tem a opção de ajuste do formato da foto. Isso facilita muito o enquadramento, evitando que se faça cortes desnecessários de acordo com a plataforma a ser utilizada para compartilhamento. Mas há aqueles que gostam de enviar as fotos diretamente para o Facebook e preferem uma linda foto em paisagem. Sem problemas. Feita a foto em qualquer formato é possível recortá-la no momento da edição. Mas cuidado com os recortes pois nem sempre o enquadramento fica bom com o recorte. Por isso, ao menos no começo, eu recomendo que já se faça a foto no formato 1:1, quadrado, um bom treino, pois fotografar desta forma exige atenção e equilíbrio na composição.

6 Outro recurso que ajuda muito é a grade, ou linhas de grade. São linhas que parecem um Jogo da Velha. Através delas pode-se aplicar a regra dos terços mais facilmente colocando o objeto principal de sua foto em um dos pontos de intersecção das linhas. Dessa maneira temos o tema da foto sempre deslocado do centro, o que deixará suas mobgrafias mais atraentes. De maneira geral, fotos centralizadas ficam boas apenas quando queremos enfatizar simetria. No exemplo, o carro está bem no ponto inferior direito. Repare também como as linhas servem para organizar a foto com a linha inferior servindo de guia para o posicionamento vertical da foto e separando bem a parte baixa e clara da parte alta e mais escura. Se você estiver fotografando o horizonte, no mar por exemplo, posicione-o nessa linha deixando dois terços de céu e um terço de água. Mas não fique refém dessa regra e ele também não precisa ser milimétrica.

7 Escolhido o objeto principal, neste caso um carro, vem outro ponto de observação que nem sempre é fácil de mexer. Poucas pessoas reparam no fundo da foto no momento em que estão fotografando e o resultado disso é que quase sempre temos distrações, como outras pessoas, postes, fios, mata ou outros elementos que podem desviar a atenção do tema central da foto. A melhor solução para resolver isso é escolher um fundo neutro e sem distrações. Se isso não for possível podemos trabalhar na distância do objeto, mover-se ao redor do objeto em busca de um ângulo melhor, ou procurar posições mais altas ou mais baixas e assim encontrar um enquadramento que exclua os elementos indesejáveis do enquadramento. Quando isso não for possível tente incluir esses elementos com a menor interferência possível.

8 Na seqüência mostrada, a estrada à direita estava causando uma distração na primeira foto. Na segunda ainda ficou um caminhão bem na frente do carro. Até que na terceira e já editada a opção foi remover a estrada por completo do enquadramento. Procurar um enquadramento melhor as vezes é bem fácil e neste caso bastou abaixar o smartphone quase ao nível do chão.

9 Nessa próxima sequência a tentativa foi fazer a estrada entrar na composição, mas de uma maneira gráfica e ampliando a percepção da situação retratada. Nas duas primeiras o carro simplesmente não ganhou destaque. Quanto mais tempo você se dedicar a captação e ao enquadramento melhores serão suas mobgrafias. Faça muitas experiências, faça mais de uma foto de cada momento e depois escolha a que ficou melhor. Parte desse processo é a observação posterior do seu material para entender o que funcionou e o que não funcionou bem.

10 Edição Quando você se depara com uma foto muito interessante pode ter certeza que ela passou por algum tipo de edição. Todas as fotos publicitárias ganham aquele ar de perfeição no póstratamento. Se o enquadramento já estiver bem feito e seu objeto bem focado a edição fica bem mais fácil. Existe uma infinidade de programas de edição. Todos fazem praticamente as mesmas coisas. Mas dois deles destacam pela facilidade de uso ou por recursos interessantes. Como não poderia deixar de ser, o Instagram é algo mandatório, pois além de uma mídia social, ele também é um excelente editor. Como editor o Instagram é um dos mais fáceis de se usar. Conheço muita gente que morre de medo de se aventurar nos filtros e ajustes possíveis. Mas esses recursos podem realmente dar uma cara diferente para suas mobgrafias. No Instagram é possível escolher um filtro, ajustar sua intensidade e logo publicar a foto. Ou também brincar com os outros ajustes antes de publicála. Diferentes tela do Instagram. Fácil e gratis!

11 Tela do Snapseed, também grátis Se você é daqueles que gosta de compartilhar tudo em tempo real recomendo já captar as fotos pela própria câmera do Instagram e compartilhá-las logo depois da edição. Se é do tipo mais calmo, captar as fotos, quanto mais melhor, e depois, quando der um tempo, selecione apenas as melhores e capriche mais na edição. Quando você vê uma foto maravilhosa no Instagram pode ter certeza que foi feita e editada com calma, e não necessariamente no Instagram. Outro aplicativo mandatório é o poderoso Snapseed. As fotos em preto e branco dessa matéria foram todas editadas apenas no Snapseed. Nele é possível fazer edições mais sofisticadas pois ele apresenta uma grande variedade de filtros e ajustes. O destaque é o ajuste chamado drama, que deixa as mobgrafias com muito mais vida. Freqüentemente edito fotos no Snapseed e depois as publico no Instagram (sem aplicar nenhum filtro adicional).

12 Na edição das mobgrafias vale tudo. Também é uma etapa em que o aprendizado vem com a prática. É uma etapa que funciona até como uma terapia ou uma excelente distração. Eu recomendo que se faça mais de uma versão da mesma foto e depois as compare e escolha a mais bacana para publicar. Outra recomendação importante é que se tome cuidado com o abuso dos filtros. Muita gente, eu diria a maioria, no começo tem uma tendência a exagerar nos filtros. Como regra básica, quando você achar que o ajuste está bom, volte ou diminua um pouco esse ajuste para atingir um melhor equilíbrio.

13 Compartilhamento De nada adianta fazer uma foto super-bacana e não compartilhar com ninguém. E nisso as mídias sociais ajudam muito. Compartilhar nossas experiências já é uma coisa legal. E uma qualidade visual melhorada vai agradar muito mais a sua audiência. O ponto de partida para o compartilhamento é o Instagram. Se você é do tipo mais reservado ou não gosta de se expor muito há duas alternativas. Torne sua conta do Instagram privada (o que limita muito sua audiência) ou deixe ela aberta e poste fotos mais genéricas e menos pessoais. Uma das vantagens do compartilhamento e participação nas redes sociais é a observação de outras fotos que podem servir de inspiração. Não é raro guardarmos uma imagem bacana na cabeça e depois a usarmos como inspiração para fazermos a nossa própria mobgrafia. O compartilhamento também nos ajuda a participarmos de comunidades com os mesmos gostos e paixões. O Instagram também permite o compartilhamento no Facebook (basta associar os seus perfis) E para aqueles que produzem muitas fotos e não gostam de fazer o download no computador a dica é abrir uma conta no Flickr (que disponibiliza 1 terabyte de armazenamento grátis). Através do Instagram é possível enviar as fotos também para o Flickr e deixá-las lá guardadas. No caso do compartilhamento, diferente da captação e edição, a quantidade não é importante. Quando você vê fotos maravilhosas pense que elas representam entre 5% e no máximo 10% de todo o material produzido. Todo fotógrafo só exibe o melhor de seu material. Ao compartilhar, comente também as fotos legais de seus amigos. Só faz bem. Use sempre as tags #mobgraphia para seu trabalho ser visto pelos nossos curadores. E se fotografa carros, não esqueça da tag #autoentusisastas!

14 As imagens deste tutorial são todas mobgrafias feitas durante uma viagem de Tiradentes (MG) para São Paulo, durante o Foto empauta/festival de Fotografia de Tiradentes, captadas com um smartphone e editadas no Sanpseed.

15

Fotografando fogos de artifício

Fotografando fogos de artifício 15 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Fotografando fogos de artifício Por LINDSAY SILVERMAN Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman O verão é a estação para ver e fotografar fogos de artifício. Todos

Leia mais

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones.

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Sabendo desse grande desejo, as empresas que fabricam os aparelhos com

Leia mais

CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video!

CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video! CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video! CRIANDO UM VÍDEO Ao abrir o aplicativo, clique no botão + na parte inferior da tela. Isso irá te levar

Leia mais

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo)

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Como melhorar suas fotos no Photoshop Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Com a quantidade cada vez maior de celulares com câmera no mercado,

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I.

Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I. Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I. 2016 Como converter vídeos do YouTube para mp3 Passo 1. Tenha instalado no seu computador um desses programas para baixar músicas do YouTube ou então algum outro que realize

Leia mais

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente. 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente. 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente 1 125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente 2 A foto tem o poder de cativar, envolver e deixar o cliente curioso

Leia mais

Cinco Dicas Fáceis de Composição

Cinco Dicas Fáceis de Composição 18 DE MARÇO DE 2017 INICIANTE Cinco Dicas Fáceis de Composição Apresentando DIANE BERKENFELD Você pode não perceber, mas sempre que trazemos a câmera para perto dos olhos, estamos tomando decisões sobre

Leia mais

Curso como Fazer investimentos inteligentes em equipamentos

Curso como Fazer investimentos inteligentes em equipamentos VIDEO TESTE APRESENTAÇAO ApOStila 2 Antes de responder ao questionário abaixo, grave um vídeo breve com a melhor câmera (na sua opinião) que você tenha disponível no momento. Veja que eu disse no momento.

Leia mais

Estratégias para Instagram

Estratégias para Instagram Estratégias para Instagram Índice 1 Hashtag 2 Instamizer 3. Publique no momento certo 4. Utilize as Hashtag s mais procuradas 5. Faça uma promoção/concurso 6. Faça perguntas no final das postagens 7. Peça

Leia mais

Nos últimos anos o Instagram se tornou a segunda rede social mais popular.

Nos últimos anos o Instagram se tornou a segunda rede social mais popular. Nos últimos anos o Instagram se tornou a segunda rede social mais popular. O Instagram tem 58x mais engajamento que o Facebook. O conteúdo que você compartilha no Instagram fortalece a imagem da sua marca,

Leia mais

Fatec de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Fatec de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ORIENTAÇÕES PARA GRAVAÇÃO DA VÍDEODEFESA Chegou a hora de fazer a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso! Os alunos que já passaram pela qualificação e agora farão a DEFESA do TG II devem gravar uma

Leia mais

7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone

7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone ebook 7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone 7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone Uma imagem vale mais do que mil palavras! No setor imobiliário

Leia mais

Dica: Como tirar uma foto à "Instagrammer"!

Dica: Como tirar uma foto à Instagrammer! Dica: Como tirar uma foto à "Instagrammer"! Date : 21 de Abril de 2016 Para quem tem os gostos da fotografia e das redes sociais, o Instagram é uma das aplicações quase obrigatórias no smartphone. Há quem

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Apresentação de uma coleção

Apresentação de uma coleção Apresentação de uma coleção O que compartilhar no vídeo? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração e para o nosso estudo é fundamental: - apresentar a coleção. - contar como e quando foi iniciada.

Leia mais

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Introdução. Com o advento das tecnologias modernas cada vez mais nos surpreendendo, surge uma grande necessidade

Leia mais

APP. esigner. Apresentação

APP. esigner. Apresentação Apresentação Sobre nós A Empresa: APP Amamos o que fazemos, por isto procuramos sempre oferecer as melhores soluções para nossos clientes. Estamos no mercado móvel desde de o surgimento, sendo a única

Leia mais

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias 5 milhões são administradores

Leia mais

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS Criado por Amanda Maciel de Quadros 1) Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode

Leia mais

Vantagens gerais de se fazer slide online

Vantagens gerais de se fazer slide online Eu já falei em outros posts como você pode usar o Power Point para fazer todos os tipos de slides, desde apresentações de produtos até apresentações de resultados. Cheguei a mostrar também os 10 modelos

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina.

Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina. Oi, tudo bem!!! Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina. Criei esse blog com o objetivo de te ajudar a conquistar sua liberdade financeira trabalhando como afiliado de produtos digitais ou

Leia mais

Dicas para um bom registro fotográfico

Dicas para um bom registro fotográfico Dicas para um bom registro fotográfico Manual de foto Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal de imagem pode fazer toda a diferença

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

Guia de fotos: Propriedades Booking Home

Guia de fotos: Propriedades Booking Home Guia de fotos: Propriedades Booking Home Estamos felizes que você seja nosso parceiro Booking.com. As fotos têm um papel essencial em ajudar os visitantes a reservar acomodações on-line. Como eles não

Leia mais

- Apresentar todas as facilidades e vantagens oferecidas pelo Segue Viagem aos agentes (leia mais na sequência);

- Apresentar todas as facilidades e vantagens oferecidas pelo Segue Viagem aos agentes (leia mais na sequência); Semana Temática OBJETIVOS: Além de distribuir nossos brindes (mapa, mousepad e testeiras, que devem ser coladas por vocês em todos os computadores) e expor as marcas GRUPO TREND e Segue Viagem nas agências,

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 01 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 01 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Abrindo arquivos, fonte (tipo, tamanho e cor) e Mesclar e Centralizar EDUARDO TOGNON Resumo Em nossa terceira aula do curso

Leia mais

MANUAL PARA ENVIO DE IMAGENS FACEBOOK DEKALB BRASIL

MANUAL PARA ENVIO DE IMAGENS FACEBOOK DEKALB BRASIL FACEBOOK DEKALB BRASIL ESTE MATERIAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR TODA A EQUIPE DEKALB SOBRE O ENVIO DE MATERIAIS PARA SEREM APROVEITADOS NOS CANAIS DIGITAIS DA MARCA. Recentemente, tivemos uma grande mudança

Leia mais

Como tirar fotos incríveis do seu pet

Como tirar fotos incríveis do seu pet Como tirar fotos incríveis Seja para guardar como recordação ou para deixar o seu lar ainda mais alegre, um retrato pode se tornar uma boa lembrança, e até fazer a diferença na decoração do ambiente. Além

Leia mais

Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS

Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS ACESSO À PLATAFORMA: Você poderá acessar a plataforma diretamente pelo site do Redação Nota 1000 www.redacaonota1000.com.br

Leia mais

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO João Carlos Nunes INTRODUÇÃO Não interessa se você tem uma academia, um estúdio ou mesmo se é um treinador pessoal, o seu negócio não teria

Leia mais

Como Criar E-book Com Plugin Para Qualquer Nicho

Como Criar E-book Com Plugin Para Qualquer Nicho Como Criar E-book Com Plugin Para Qualquer Nicho Aprenda como criar lindos e-books com o plugin WP Ebook Maker. De maneira bem detalhada irei ensinar como criar ebooks direto pelo painel de seu blog. Esses

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

Fotografando Longas Exposições:

Fotografando Longas Exposições: 9 DE JULHO DE 2018 AVANÇADO Fotografando Longas Exposições: Reduza a velocidade do obturador para obter imagens criativas e expressivas Apresentando DEBORAH SANDIDGE Acreditamos que quando se trata da

Leia mais

Solução de luz natural do dia para a fotografia Odontológica Móvel. Manual de operação

Solução de luz natural do dia para a fotografia Odontológica Móvel. Manual de operação Solução de luz natural do dia para a fotografia Odontológica Móvel Manual de operação Printed in KOREA HASS Corporation. All rights reserved. 110601_170821 1. Introdução Obrigado por comprar o MegaLux.

Leia mais

1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT

1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT 1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT Crie você mesmo suas campanhas de Marketing pelo celular, em formatos de landing page(mini website), considerando uma das ferramentas mais poderosas hoje

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 2

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 2 AULA 2 PUBLICANDO SEU PRIMEIRO POST NO SEU BLOG O QUE É UM BLOG O BLOG é uma lista de assuntos que você coloca na Internet para compartilhar com seus amigos. O FACEBOOK faz a mesma coisa, só que com o

Leia mais

Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube

Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube Com certeza você já notou que criar vídeos é uma das melhores formas de fazer a divulgação dos seus projetos online e ter uma boa apresentação, organização,

Leia mais

Aplicativos da Apple

Aplicativos da Apple 16 de Dezembro de 2014 Aplicativos da Apple Apple possui soluções que substituem com classe os Softwares que os usuários de outras computadores estão acostumados a usar para criação de documentos e mídias.

Leia mais

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO 365 UMA REVOLUÇÃO NA FORMA DE PENSAR O APRENDIZADO QUE APROXIMA EDUCADORES, ALUNOS E TECNOLOGIA. for Education SKYPE FOR BUSINESS SALA DE AULA

Leia mais

ISIS CASTRO E LEO ALVARENGA

ISIS CASTRO E LEO ALVARENGA MARKETING DE CONTEÚDO PARA FOTÓGRAFOS ISIS CASTRO E LEO ALVARENGA POR QUE VOCÊ DEVE LER ESSE EBOOK? Esse tema é uma coisa que muitos fotógrafos precisam e talvez nem saibam disso. O Marketing de Conteúdo

Leia mais

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira 1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S DE COMO GRAVAR VIDEOS COM SMARTPHONES [ ] michael oliveira EBOOK BOAS VINDAS Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer por você ter feito o Download deste ebook.

Leia mais

Primeiros bancos de imagens grátis que usei

Primeiros bancos de imagens grátis que usei Esse post é dedicado para quem quer boas indicações de bancos de imagens grátis. Com eles, será possível fazer apresentações em ppt ou keynote com imagens em alta qualidade. Vou te explicar o que eu gosto

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

O GUIA INSTAGRAM PRÁTICO! AMENINADAFOTO

O GUIA INSTAGRAM PRÁTICO! AMENINADAFOTO O GUIA INSTAGRAM PRÁTICO! AMENINADAFOTO @ PARA GANHAR SEGUIDORES Siga essas dicas para apresentar seu perfil a mais pessoas interessadas no que você tem para dizer. COMENTE Você não quer ninguém mala no

Leia mais

DINHEIRO E PRAZER FOTOGRAFANDO: Aprenda hoje mesmo como fazer!

DINHEIRO E PRAZER FOTOGRAFANDO: Aprenda hoje mesmo como fazer! DINHEIRO E PRAZER FOTOGRAFANDO: Aprenda hoje mesmo como fazer! Não existe nada melhor na vida do que poder fazer ou trabalhar em algo que se gosta... em algo que você sente que nasceu para aquilo... é

Leia mais

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência.

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência. CAPÍTULO IV - BEM VINDO AO CATA CIÊNCIA Nesse capítulo será disponibilizado o link para o download do aplicativo e a apresentação de todas as abas que compõem o aplicativo Cata Ciência como: Mapa da Ciência,

Leia mais

Conheça 10 alternativas ao Instagram para Android

Conheça 10 alternativas ao Instagram para Android Conheça 10 alternativas ao Instagram para Android Date : 17 de Abril de 2012 Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM Com a chegada do Instagram ao Android, uma das aplicações mais usadas do App Store, ganhou

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Vivaldo Armelin Júnior 2014 Introdução Nem sempre aquela fotografia tão desejada ficou bem enquadrada, um grande problema quando a fotografia era feita em filme, no entanto, hoje em dia, um bom software

Leia mais

mídia kit digital 2017

mídia kit digital 2017 Construindo inspiração com você. mídia kit digital 2017 www.revistahabitare.com.br Um portal segmentado A Revista Habitare conta com um portal exclusivo onde traz inspiração e informação para os interessados

Leia mais

5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube

5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube 5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube Se você está pensando em como gravar vídeos com celular para o youtube, você ainda não deve ter muitos equipamentos especializados para gravação,

Leia mais

DICAS PARA COMEÇAR A PRODUZIR VÍDEOS

DICAS PARA COMEÇAR A PRODUZIR VÍDEOS DICAS PARA COMEÇAR A PRODUZIR VÍDEOS As imagens são muito importantes quando falamos de vender imóveis. E não há jeito melhor de mostrar as características de uma casa do que usando o vídeo. Ele passa

Leia mais

Direitos Autorais. Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles

Direitos Autorais. Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles ou daquelas que pretendem registrar fotograficamente monumentos arquitetônicos durante sua viagem. Quando optar

Leia mais

Como denunciar postagem como Spam no Facebook

Como denunciar postagem como Spam no Facebook Como denunciar postagem como Spam no Facebook As postagens do Facebook possuem uma seta no canto direito superior, onde se encontra a opção para fazer a denúncia. 1. Clique na seta, como mostra a figura

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

Checklist- Os maiores vilões da sua produtividade na internet. VIVER DE BLOG Página 1

Checklist- Os maiores vilões da sua produtividade na internet. VIVER DE BLOG Página 1 Checklist- Os maiores vilões da sua produtividade na internet VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Principalmente quem trabalha em casa, através da internet, sabe a quantidade de distrações existentes à nossa

Leia mais

20 ideias de conteúdo para o seu blog

20 ideias de conteúdo para o seu blog 20 ideias de conteúdo para o seu blog Oi, tudo bem. Eu sou Ariane Novaes, autora do Blog Escolha Feminina. Nele eu falo sobre empreendedorismo digital e marketing digital para afiliados. Também mostro

Leia mais

O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida.

O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida. O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida. Apesar de ele ser mais caro que a maioria dos celulares do mercado, se bem usado, o iphone pode facilitar

Leia mais

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE...

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE... INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL.... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE... 10 TENHA RESPONSABILIDADE... 12 USE SUA PERSONALIDADE... 14 A MÁGICA DA EDIÇÃO DE VIDEO.... 16 CONCLUSÃO...

Leia mais

Dicas e Ideias para o seu Pré Wedding (Pré Casamento)

Dicas e Ideias para o seu Pré Wedding (Pré Casamento) Dicas e Ideias para o seu Pré Wedding (Pré Casamento) Cada vez mais popular aqui no Brasil o ensaio de Pré Wedding (Pré Casamento) é uma ótima oportunidade para que os noivos possam ficar mais à vontade

Leia mais

Pacotes de Serviços - SESSÃO PERSONALIDADE - Marcelo Lobo Fotografia - - (91)

Pacotes de Serviços - SESSÃO PERSONALIDADE - Marcelo Lobo Fotografia - - (91) Estou muito satisfeito de saber que você está buscando meus serviços, vamos direto as opções e vantagens para você encontrar a que melhor se encaixe no seus desejos. Valores válidos por tempo limitado!

Leia mais

Como Fazer Sua Primeira Venda

Como Fazer Sua Primeira Venda Por Tiago Bastos 1 Como Fazer Sua Primeira Venda Direto Da Mesa Do Tiago Bastos, Rio De Janeiro Este é sem dúvidas, o seu grande desejo: fazer sua primeira venda Estou certo? Neste guia eu vou lhe entregar

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

COMO GERENCIAR SEU NEGÓCIO PELO CELULAR? GUIA COMPLETO PASSO A PASSO PARA TRABALHAR PELO CELULAR

COMO GERENCIAR SEU NEGÓCIO PELO CELULAR? GUIA COMPLETO PASSO A PASSO PARA TRABALHAR PELO CELULAR COMO GERENCIAR SEU NEGÓCIO PELO CELULAR? GUIA COMPLETO PASSO A PASSO PARA TRABALHAR PELO CELULAR MONTEI MEU NEGÓCIO MOBILE, E AGORA? 1. Possíveis canais de comunicação 2. Definição de compromissos 3. Calendário

Leia mais

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE...

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... Ainda não tem uma fanpage no Facebook, mas planeja criar uma. Já tem uma fanpage, mas ainda não realiza um trabalho consistente. O objetivo é... Mostrar quais os elementos

Leia mais

Material de apoio. Por Chris Dornellas.

Material de apoio. Por Chris Dornellas. Material de apoio Por Chris Dornellas Fotógrafo Referência #1: Claudio Edinger www.claudioedinger.com O que é Observar? "A verdadeira viagem da descoberta consiste não em enxergar novas paisagens, mas

Leia mais

TUTORIAL CANVA: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL CANVA: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL CANVA: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

canais digitais! Amplie a visibilidade de sua marca usando nossos

canais digitais! Amplie a visibilidade de sua marca usando nossos Mídia Digital 2019 Amplie a visibilidade marca usando nossos de sua canais digitais! Conheça as opções de exposição da sua marca em formato digital, associando-se a conteúdos exclusivos, relevantes e que

Leia mais

Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual

Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual Hoje em dia muitas pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar várias fases da vida. É cada vez mais comum fazer ensaios de namorados,

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Fazer imagens de galáxias com milhões de. Escrito nas estrelas. vida de fotógrafo

Fazer imagens de galáxias com milhões de. Escrito nas estrelas. vida de fotógrafo vida de fotógrafo Fotos: Carlos Fairbairn Acima, foto da Vila Láctea refletida no lago produzida com uma lente 24-70 mm a partir de duas exposições sequenciais, uma para o céu e outra para a paisagem;

Leia mais

Tutorial de Wordpress

Tutorial de Wordpress Tutorial de Wordpress Sobre o Wordpress O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus semelhantes (como o blogger.com), é o tipo de licença:

Leia mais

Marketing no Facebook

Marketing no Facebook Marketing no Facebook Créditos: www.resultadosdigitais.com.br CRIANDO, GERENCIANDO E DANDO CRESCIMENTO POR ONDE, QUANDO E COMO COMEÇAR? > CRIANDO A PÁGINA DA SUA EMPRESA O Facebook dispõe de um formato

Leia mais

Índice Remissivo. Introdução. Content gate. Mail Chimp

Índice Remissivo. Introdução. Content gate. Mail Chimp Índice Remissivo Introdução Content gate Mail Chimp 3 5 8 2 Introdução Você está prestes a conhecer mais profundamente um dos métodos mais eficientes na construção de uma base sólida de clientes interessados

Leia mais

Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local.

Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local. Anexar Documentos no Sekron Online Versão 1.4 12/2017. Objetivo: Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local. Descrição: Dependendo

Leia mais

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia O Histograma é uma ajuda para a avaliação da foto, ele tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem,

Leia mais

CONQUISTAR NOVAS. OportunidadeS NEGÓCIOS. através do RODRIGO MOUBAR

CONQUISTAR NOVAS. OportunidadeS NEGÓCIOS. através do RODRIGO MOUBAR COMO CONQUISTAR NOVAS OportunidadeS NEGÓCIOS através do RODRIGO MOUBAR Sumário INTRODUÇÃO... 03 OBJETIVO PRIMÁRIO... 04 SUA FOTO... 05 TÍTULO PROFISSIONAL ATRAENTE... 05 URL PERSONALIZADA... 05 INFORMAÇÕES

Leia mais

Blog do Convidar Convidar.Net

Blog do Convidar Convidar.Net Bem vind@! Queremos ajudá-lo a colocar seu anuncio no ar :) Por isso, preparamos este guia com dicas e sugestões para você. Vamos começar? Estes serão os temas abordados para você planejar, montar e executar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA ebook 30 RECURSOS + PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA OTÁVIO BRETAS OBRIGADO! SEU DOWNLOAD É MUITO IMPORTANTE. Agora você tem disponível um poderoso guia de recursos para aprender idiomas sozinho. São mais

Leia mais

Fotografia de produtos. com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX

Fotografia de produtos. com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX Fotografia de produtos com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX Sumário FOTOGRAFIA DE PRODUTOS COM TRAQUITANAS - 2 - AULA 1: CONHECENDO A EXPERT E O CONTEÚDO DO CURSO...3 AULA 2: ENTENDENDO A FOTOGRAFIA DE PRODUTOS...4

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA TUTORIAL BÁSICO DO ROODA ACESSO AO ROODA O ROODA é disponibilizado via Web (https://ead.ufrgs.br/rooda/). Após entrar no ROODA você deve fazer o LOGIN (sua identificação) e digitar uma SENHA (criada e

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

6 dicas rápidas para ter um site profissional e gerar resultados imediatos!

6 dicas rápidas para ter um site profissional e gerar resultados imediatos! 6 dicas rápidas para ter um site profissional e gerar resultados imediatos! Por: Douglas H. Sousa http://www.agenciabusca.com.br Sumário página.03.. Introdução página.04.. Objetivo deste ebook página.05..

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática.

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Ângulos e Planos Escrito por Francine de Mattos Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Matemática e fotografia,

Leia mais

Fotografia de bolso: fotografe, edite e compartilhe com o celular com Ricky Arruda e Anna Quast

Fotografia de bolso: fotografe, edite e compartilhe com o celular com Ricky Arruda e Anna Quast Fotografia de bolso: fotografe, edite e compartilhe com o celular com Ricky Arruda e Anna Quast Olá, Internautas! No dia a dia é impossível encontrar alguém que não esteja usando o celular: por onde passamos,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MÍDIAS SOCIAIS. Carolina Asselta

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MÍDIAS SOCIAIS. Carolina Asselta PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MÍDIAS SOCIAIS Carolina Asselta Análise empresa Geek Costureira PetShop Não usa apenas fotos de antes e depois de banho e tosa, também tem conteúdo interessante

Leia mais

As fotos de Madrid mais curtidas em 2015

As fotos de Madrid mais curtidas em 2015 As fotos de Madrid mais curtidas em 2015 Se você estiver um dia caminhando por Madrid e achar que me viu, mas ficar na dúvida porque a pessoa em questão estava com uma câmera no pescoço no melhor estilo

Leia mais