O QUE É TOPOGRAFIA AULA 1 O QUE É TOPOGRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE É TOPOGRAFIA AULA 1 O QUE É TOPOGRAFIA"

Transcrição

1 O QUE É TOPOGRAFIA AULA 1 O QUE É TOPOGRAFIA

2 O Que é Topografia TOPOGRAFIA I

3 A topografia teve suas raízes no antigo Egito, quando após as cheias os medidores de terra, agrimensores da época, tinham necessidade de restituírem as divisas de propriedades, que eram sazonalmente destruídas por ocasião das cheias periódicas e benfazejas nas suas margens. No decorrer dos tempos as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios, para demarcação de terras, foram se aperfeiçoando e hoje a agrimensura, e a topografia além de dedicar-se a demarcação e divisão de terra (Agrimensura), atua nas mais variadas atividades da engenharia

4 FACULDADE PITAGORAS DE DIVINÓPOLIS

5 FACULDADE PITAGORAS DE DIVINÓPOLIS AQUI TEM TOPOGRAFIA... Estradas - ferrovias e rodovias; Transportes; Portos e canais; Irrigação e drenagem; Cadastro técnico municipal, urbano e rural; Mapeamento urbano; Saneamento básico; Abastecimento d água; Urbanização - planejamento urbano; Projeto de loteamento; Levantamento planialtimétrico de lotes; Traçado de cidades; Locação industrial; Mineração e pesquisas minerais; Linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica; Aerofotogrametria; Geodesia por satélite; Geoprocessamento; Montagem de aviões e navios;

6 Etimologicamente, a palavra TOPOGRAFIA é de origem grega, onde topos indica lugar e graphein, descrever. Significa, portanto, a descrição de um lugar. Logo, podemos definir classicamente a TOPOGRAFIA como sendo a ciência que estuda a representação detalhada de um trecho da Terra, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. Consiste, portanto, no conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana.

7 Não sendo a crosta terrestre uma superfície plana, a topografia supõe um plano horizontal, tangente a geóide, num ponto central à área a ser levantada, plano este onde são projetados todos os acidentes do terreno. Esta superfície plana é chamada de PLANO TOPOGRÁFICO e é um plano perpendicular a direção vertical do lugar, isto é, à direção da gravidade. Sendo assim, adotando-se esta hipótese do plano topográficos do terreno serão projetados sobre o referido plano.

8 Finalidade A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre". Esta determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares, com o uso de equipamentos apropriados. O conjunto de pontos devidamente calculados e corrigidos, dão origem, via de regra, ao desenho topográfico, que se denomina Planta Topográfica, que é a própria representação da "porção da superfície terrestre", que fora objeto de levantamento.

9 GEODÉSIA: É a parte da MENSURAÇÃO que tem por objetivo e estudo da forma e dimensão da terra. Levando em consideração a forma da Terra, a Geodésia desenvolve as soluções para transformar a superfície do elipsóide em uma superfície plana como a das cartas. A GEODÉSIA (do grego daiein, dividir) é uma ciência que tem por finalidade a determinação da forma da terra e o levantamento de glebas tão grandes que não permitem o desprezo da curvatura da Terra. A aplicação da Geodésia nos levantamento topográficos é justificada quando da necessidade de controle sobre a locação de pontos básicos no terreno, de modo a evitar o acúmulo de erros na operação do levantamento.

10 A hipótese do plano topográfico exige certa restrição no que se refere à extensão da área a ser levantada, uma vez que todas as medidas são realizadas partindo do princípio da Terra ser plana, ou seja, não considerando a sua curvatura. Deste modo, a adoção da hipótese do plano topográfico implica na substituição do arco a pela tangente, cometendo assim um erro, denominado de erro de esfericidade. A tangente pode ser calculada pela expressão (1.1): = tg Rt (1.1) E o arco pode ser calculado pela expressão (1.2):

11 Se levarmos em consideração o raio da terra, aproximadamente 6.371,00 km, se pode dizer que para medidas de distâncias muito pequenas, seus valores medidos sobre a superfície esférica serão aproximadamente iguais àqueles medidos sobre um plano

12

13 Representação A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica. Isto equivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetadas sobre um plano considerado horizontal. A esta projeção ou imagem figurada do terreno dá-se o nome de Planta ou Plano Topográfico. (ESPARTEL, 1987).

14 SUPERFÍCIE TOPOGRÁFICA - PLANTA TOPOGRÁFICA O Que é Topografia

15

16 A Topometria tem por objetivo o estudo e aplicação dos processos de medidas, baseado na geometria aplicada, onde os elementos geométricos (ângulos e distâncias) são obtidos através de instrumentos topográficos tais como teodolitos, taqueômetros, estações totais, níveis, receptores GPS, trenas, miras, etc. A Topometria divide-se em: a.1 - Planimetria ou placometria; a.2 - Altimetria ou Hipsometria;

17 a.1) Planimetria consiste em obter os ângulos e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para a representação no plano topográfico. A Planimetria atua no plano horizontal (plano topográfico) e não leva em consideração o relevo. Os trabalhos provenientes da Planimetria dão origem às plantas planimétricas. a.2) A Altimetria determina medições que são efetuadas num plano vertical, onde se obtém os ângulos verticais e as diferenças de níveis. Enquanto a Altimetria dá origem ao perfil e as seções transversais, os processos de medida altimétrico e planimétrico juntos dão origem às plantas planialtimétricas.

18 b) Topologia: é a parte da topografia que estuda as formas exteriores da terra (relevo) e as leis que regem o seu modelado. (Leia-se os princípios de Brisson e Boulanger) Ex: 2 princípio de Boulanger - Quanto mais próximo for o rio da montanha esta é mais escarpada, e quanto mais longe, menos escarpada.

19 c) Taqueometria: É a parte da topografia que trata da medida indireta da distância horizontal e diferença de nível. Os aparelhos usados na Taqueometria chamam-se taqueômetros que são teodolitos providos de fios estadimétricos e ângulo vertical. Equipamentos usados na Taqueometria: Trânsito - O trânsito dispõe de uma luneta que gira em torno de seu eixo suporte, mede ângulo vertical e ângulo horizontal. As leituras dos ângulos são efetuadas através de limbos externos auxiliados por uma lupa. Também possui fios estadimétricos. O prumo é de cordão. Teodolito - O teodolito mede ângulo horizontal e vertical, que são medidos através de um sistema de prismas (leitura Interna). Nos teodolitos eletrônicos os ângulos são lidos num visor de cristal líquido. Possui fios estadimétricos e o prumo pode ser de cordão ou ótico (através de um sistema de prismas).

20

21

22 Laser Scanner 3D O Que é Topografia

23 GPS

24 Estação Total O Que é Topografia

25 Teodolito mecânico e Digital O Que é Topografia

26 Miras Topográficas

27 Balizas e Bastão Topográfico O Que é Topografia

28 Prismas Topografia

29 Tripés

30 Trenas

31 Acessórios

32 d) Fotogrametria: é a parte da topografia que tem por objetivo a confecção de cartas topográficas ou geográficas, a partir de fotos aéreas ou terrestres de uma superfície terrestre. d.1 - Fotogrametria aérea : a Fotogrametria aérea ou aerofotogrametria utiliza-se de câmara especial, acoplada em avião especialmente adaptado para esta finalidade. d.2 - Fotogrametria terrestre : a câmara especial é acoplada ao teodolito, que recebe o nome de fototeodolito. Aplicação da Aerofotogrametria: Como o produto final do processo é uma carta topográfica, a mesma pode ser aplicada em estudos e projetos de barragens, estradas, portos, reflorestamento, cadastro técnico municipal (rural e urbano), projetos fundiários etc.

33

34

35 GEODÉSIA: É a ciência aplicada que tem por objetivo o estudo da forma e dimensões da terra. Geodésia superior: a geodésia superior, de cunho meramente científico, estuda a forma e dimensões da terra, gravimetria, deslocamento dos continentes, estuda e monitora falhas geológicas que provocam os terremotos. A geodésia utiliza-se de satélites para obtenção de medidas de alta precisão. (Geodésia Celeste). Geodésia elementar: a geodesia elementar ou aplicada, procura determinar, com precisão, a posição de pontos sobre a superfície terrestre, levando em consideração a sua forma, fornecendo para a topografia uma rede de pontos de apoio aos levantamentos topográficos. Os vértices da rede geodésica podem ser de 1a, 2a e 3a ordem (em função da precisão) e estão amarrados num ponto chamado DATUN (ponto de partida de uma rede geodésica. No Brasil o Datun está localizado em Chuá no Estado de Minas Gerais).

36

37

38 PRÓXIMA AULA Sistema de Medidas Escala. Estudar FRIEDMANN, Raul Marques Pereira. Fundamentos de orientação, cartografia e navegação terrestre. 3. ed. Curitiba: UTFPR, p. ISBN Capítulos 8, 9 e 10.

39

Geoprocessamento Introdução parte 2

Geoprocessamento Introdução parte 2 Geoprocessamento Introdução parte 2 Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira TOPOGRAFIA X GEODÉSIA Mas como foi dito a Topografia considera trechos de dimensões limitadas, logo uma outra aproximação

Leia mais

Topografia. Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. Sheila R. Santos

Topografia. Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. Sheila R. Santos Topografia Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. 1 Topografia Definição: É o conjunto de princípios, métodos, aparelhos e convenções utilizados

Leia mais

INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA ARQUITETURA E URBANISMO / AGRONOMIA / ENGENHARIA CIVIL PROF. LUIZ MIGUEL DE BARROS

INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA ARQUITETURA E URBANISMO / AGRONOMIA / ENGENHARIA CIVIL PROF. LUIZ MIGUEL DE BARROS INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA ARQUITETURA E URBANISMO / AGRONOMIA / ENGENHARIA CIVIL PROF. LUIZ MIGUEL DE BARROS LUIZMIGUEL.BARROS@YAHOO.COM.BR O QUE É TOPOGRAFIA??? Grego Português Topos Lugar, ambiente Graphen

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA Estrutura do Curso Conceitos Topografia Ângulos e Distâncias Poligonal e Aplicações Medição de Ângulos Aulas Práticas Cálculo de Áreas Cálculo da Distância Remota Topografia...do grego topos (lugar) e

Leia mais

TOPOGRAFIA. Prof. Michel Andraus

TOPOGRAFIA. Prof. Michel Andraus TOPOGRAFIA Prof. Michel Andraus 2017 O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. O homem já fazia mapas

Leia mais

CARGA HORÁRIA (horas) VI DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA (horas) VI DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA:

Leia mais

Topografia. Introdução à Topografia. Aula 1. Prof. Diego Queiroz. Vitória da Conquista, Bahia. Contato: (77)

Topografia. Introdução à Topografia. Aula 1. Prof. Diego Queiroz. Vitória da Conquista, Bahia. Contato: (77) Topografia Introdução à Topografia Prof. Diego Queiroz Contato: (77) 9165-2793 diego.agron@gmail.com Aula 1 Vitória da Conquista, Bahia Tópicos abordados Introdução; Sistemas de Coordenadas; Superfície

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I Profa. Adriana Goulart dos Santos TOPOGRAFIA I Ementa do curso: Introdução e Conceitos Fundamentais Instrumentos para

Leia mais

TOPOGRAFIA PARA ARQUITETOS

TOPOGRAFIA PARA ARQUITETOS 8 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 30 8 jun 60 7 mai abr E TOPOGRAFIA PARA ARQUITETOS N 9 mar 20 10 11 7 fev 40 jan 6 dez 15 16 13 60 9 120 10 14 80 11 15 13 14 150 O 17 18 240 210 S Adriana A. M. Alvarez

Leia mais

TOPOGRAFIA. AULAS 1 à 3. Manaus, º. semestre. ANTONIO ESTANISLAU SANCHES Engenheiro Cartógrafo

TOPOGRAFIA. AULAS 1 à 3. Manaus, º. semestre. ANTONIO ESTANISLAU SANCHES Engenheiro Cartógrafo TOPOGRAFIA AULAS 1 à 3 Manaus, 2014 1º. semestre. ANTONIO ESTANISLAU SANCHES Engenheiro Cartógrafo INTRODUÇÃO O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação,

Leia mais

Topografia. FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N PROFº: Engº Civil: REGINALDO SANTOS

Topografia. FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N PROFº: Engº Civil: REGINALDO SANTOS Topografia FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N PROFº: Engº Civil: REGINALDO SANTOS 1 - INTRODUÇÃO Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar e GRAPHEN descrição, assim, de

Leia mais

APOSTILA DE TOPOGRAFIA

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APOSTILA DE TOPOGRAFIA 1 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1 - OBJETO DA TOPOGRAFIA. TOPOGRAFIA Definição: A topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão, posição relativa e relevo de urna porção

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1. Com base nos seus conhecimentos, complete a lacuna com a alternativa abaixo que preencha corretamente

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 54 horas/aula TEORIA: 40 horas PRÁTICA: 14 horas

PLANO DE ENSINO. 54 horas/aula TEORIA: 40 horas PRÁTICA: 14 horas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE ECAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Engenharia Sanitária PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Coleta de Dados Geográficos SIGLA: CDG

Leia mais

NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO

NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO Topografia NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO Prof. Paulo Carvalho, M.Sc. Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/32 São as operações topográficas de observações e cálculos (medições) que permitem a obtenção simultânea

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: ENGENHARIA RURAL IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) EGR 1046 TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DE GEODÉSIA A (3-3) OBJETIVOS

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 PROJETO TOPOGRÁFICO 2 O que é Topografia? ETIMOLOGIA: A palavra TOPOGRAFIA

Leia mais

Topografia I (Aula 02) Medidas de distância. Prof. Diego Custódio

Topografia I (Aula 02) Medidas de distância. Prof. Diego Custódio Topografia I (Aula 02) Medidas de distância Prof. Diego Custódio Medidas de Distâncias Dentro dos objetivos de topografia de representar no papel uma porção limitada da superfície terrestre e o controle

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV310 Fundamentos de Cartografia e Topografia

Programa Analítico de Disciplina ECV310 Fundamentos de Cartografia e Topografia 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 2 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio. CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1

Sumário. Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio. CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1 Sumário Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio V IX XI CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1 1.1 Introdução 1 1.2 Ciências e técnicas englobadas pela Geomática 2 1.2.1 Geodésia 2 1.2.2 Topografia

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Medidas de Distâncias

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Medidas de Distâncias UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Medidas de Distâncias Recife, 2014 Medidas de Distâncias Dentro dos objetivos de topografia de representar

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello Forma da Terra Superfície Topográfica Forma verdadeira

Leia mais

Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior

Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Topografia e Geomática Fundamentos Teóricos e Práticos AULA 02 Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Características Gerais da Terra A Terra gira em torno de seu eixo vertical

Leia mais

Topografia I. Professora mestre: Gilmara Rocha

Topografia I. Professora mestre: Gilmara Rocha Topografia I Professora mestre: Gilmara Rocha Apresentação do professor Formação: CST em Geoprocessamento (IFPB) Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (UFPE) Atuação: Analista

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO CURSO: ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO CURSO: ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO CURSO: ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I Docente: Francisco Edison Sampaio Eng. de Agrimensor PROGRAMA 1. Competências Profissionais Identificar equipamentos

Leia mais

Altimetria. Prof.: Delson José Carvalho Diniz

Altimetria. Prof.: Delson José Carvalho Diniz Altimetria Prof.: Delson José Carvalho Diniz - 003 - 1 ALTIMETRIA Assunto: Altimetria, Levantamento Altimétricos - Superfícies de Nível, Cotas e Altitudes, Nível Verdadeiro e Aparente, Nivelamento Geométrico,

Leia mais

Topografia I (Aula 04) Medidas de Ângulos. Prof. Diego Custódio

Topografia I (Aula 04) Medidas de Ângulos. Prof. Diego Custódio Topografia I (Aula 04) Medidas de Ângulos Prof. Diego Custódio Medidas de Ângulos Dentro dos objetivos de topografia de representar no papel uma porção limitada da superfície terrestre e o controle geométrico

Leia mais

Universidade de Pernambuco (UPE) Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) Curso de Engenharia Civil PROGRAMA

Universidade de Pernambuco (UPE) Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) Curso de Engenharia Civil PROGRAMA PROGRAMA Disciplina: Topografia 2 C. H. Semestral: 90 horas-aula (108 encontros) Créditos: Teóricos 30 Práticos 60 TOTAL 90 Código: TOP OBRIGATÓRIA ELETIVA Pré-Requisito: Topografia 1 - TOP01 Co-Requisito:

Leia mais

Professor:: Mário Paulo

Professor:: Mário Paulo TOPO GRAFIA I Professor: Mário Paulo MEDIDA INDIRETA DE DISTÂNCIA AS Em Topografia e Geodésia os parâmetros essenciais são os ângulos e as distâncias. Qualquer determinação ge ométrica é obtida a partir

Leia mais

NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO. Douglas Luiz Grando¹, Valdemir Land², Laudir Rafael Bressler³

NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO. Douglas Luiz Grando¹, Valdemir Land², Laudir Rafael Bressler³ NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO Douglas Luiz Grando¹, Valdemir Land², Laudir Rafael Bressler³ Palavras-chave: Topografia; Altimetria, Levantamento; Cota. INTRODUÇÃO A altimetria é a parte da topografia que trata

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer algumas das referências e medidas usadas na topografia Conhecer

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer algumas das referências e medidas usadas na topografia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA Departamento de Solos e Engenharia Rural - DSER. Aula 02

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA Departamento de Solos e Engenharia Rural - DSER. Aula 02 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA Departamento de Solos e Engenharia Rural - DSER Laboratório de Topografia Aula 02 Prof. Dr. Guttemberg Silvino Definição - Topografia

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Medidas de Ângulos

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Medidas de Ângulos UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Medidas de Ângulos Recife, 2014 Medidas de Ângulos Dentro dos objetivos de topografia de representar no

Leia mais

Topograa I. Prof. Dr. Marcos Aurélio Basso. August 20, 2016

Topograa I. Prof. Dr. Marcos Aurélio Basso. August 20, 2016 Topograa I Prof. Dr. Marcos Aurélio Basso August 20, 2016 Aula 1 Introdução a Topograa Conceitos Objetivos Aplicações Levantamentos Topográcos Sistema de Coordenadas Sistema de Coordenadas Cartesianas

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CETEC

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CETEC U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A B A H I A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE COMPONENTES

Leia mais

Forma e movimentos da Terra. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Forma e movimentos da Terra. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Forma e movimentos da Terra Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Movimentos da Terra O planeta Terra possui formas e movimentos específicos, que devemos estudar para entendermos suas relações e

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Prof. Dr. Daniel Caetano 203 - Objetivos Levantamento taqueométrico Perfil LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Levantamento Taqueométrico Processo para obter rapidamente:

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-2 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer os erros envolvidos Conhecer algumas das referências usadas

Leia mais

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal Posicionamento considerando a Terra Plana Prof. Carlos Aurélio Nadal Fio de prumo Plano topográfico g VETOR GRAVIDADE Plano Topográfico z fio de prumo x 0=PP ps Plano topográfico Plano tangente y (N) pn

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I Profa. Adriana Goulart dos Santos Recapitulando Topografia é a ciência que estuda a representação da superfície terrestre

Leia mais

Ciências de Informação Geográfica TOPOGRAFIA TOPOGRAFIA

Ciências de Informação Geográfica TOPOGRAFIA TOPOGRAFIA Ciências de Informação Geográfica TOPOGRAFIA Carlos ANTUNES cmantunes@fc.ul.pt Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Engenharia Geográfica Topografia http://correio.fc.ul.pt/~mcarlos/topog.html

Leia mais

Restituição / Pontos de Apoio. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Restituição / Pontos de Apoio. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Restituição / Pontos de Apoio Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Restituição Fotogramétrica Os processos aerofotogramétricos comportam duas fases principais, bem distintas,

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Levantamento taqueométrico Perfil LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Levantamento Taqueométrico Processo para obter rapidamente:

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer os erros envolvidos Conhecer algumas das referências usadas

Leia mais

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Campus Universitário do Araguaia CUA Curso de Bacharelado em Ciência da Computação SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Introdução

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA

INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Curso de Engenharia Civil Topografia Aplicada INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA Prof.ª AMANSLEONE DA S. TEMÓTEO 26/02/13 CONTEÚDO INSTRUMENTOS UTILIZADOS EM MEDIDAS LINEARES DIRETAS

Leia mais

3. TOPOGRAFIA. Definição, Objectivo. Cartas Topográficas. Coordenação do Apoio Horizontal. Medição de Ângulos Medição de Distâncias.

3. TOPOGRAFIA. Definição, Objectivo. Cartas Topográficas. Coordenação do Apoio Horizontal. Medição de Ângulos Medição de Distâncias. 3. TOPOGRAFIA Definição, Objectivo. Cartas Topográficas Coordenação do Apoio Horizontal Medição de Ângulos Medição de Distâncias Altimetria Levantamentos Fotogramétricos Definição/Objectivo. Paula Sanches

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes EXERCÍCIOS - TOPOGRAFIA Prof.: CARLOS YUKIO SUZUKI APRESENTAÇÃO Esta apostila de apoio didático à disciplina Topografia,

Leia mais

Topografia 1. Métodos de Levantamento Planimétrico. Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida Outubro/2013

Topografia 1. Métodos de Levantamento Planimétrico. Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida Outubro/2013 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM ESTRADAS E TOPOGRAFIA Topografia 1 Métodos de Levantamento Planimétrico Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida fabiana_urca@live.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas Disciplina: LEB0340 - Topografia e Geoprocessamento I Créditos: 6 Período: 1 semestre

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Engenharia Licenciatura Engenharia Civil Unidade Curricular CARTOGRAFIA E TOPOGRAFIA Semestre: 1 Nº ECTS: 6,0 Regente Paulo Silva, Prof. Doutor Assistente Carga

Leia mais

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal Posicionamento considerando a Terra Plana Prof. Carlos Aurélio Nadal Fio de prumo Plano topográfico g VETOR GRAVIDADE Plano Topográfico z fio de prumo x 0=PP ps Plano topográfico Plano tangente y (N) pn

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. CRÉDITOS Obrigatórios: 254 Optativos: 16.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. CRÉDITOS Obrigatórios: 254 Optativos: 16. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:19:05 Curso : ENGENHARIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM300 Topografia e Estradas

Programa Analítico de Disciplina EAM300 Topografia e Estradas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas:

O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas: O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas: 1. Materialização de um eixo de referência no terreno ao qual serão amarrados todos os pontos julgados

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA I Profa. Adriana Goulart dos Santos Instrumentação Topográfica O primeiro fundamento que o profissional da área deve

Leia mais

Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/32 É o sistema de medições altimétricas que consiste em determinar as diferenças de nível entre dois pontos observados mediante visadas

Leia mais

DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA

DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA https://freestocktextures.com/texture/abstract-architectural-geometric-facade,940.html DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA IMPLANTAÇÃO/COBERTURA DESENHO TOPOGRÁFICO Universidade Federal de Juiz

Leia mais

Geomática Aplicada à Engenharia Civil

Geomática Aplicada à Engenharia Civil Geomática Aplicada à Engenharia Civil AULA 01 Apresentação da Disciplina e Conceitos Iniciais Profº Rodolfo Moreira de Castro Júnior Graduação: Engº Cartógrafo Mestrado: Informática Geoprocessamento Doutorado:

Leia mais

CARTOGRAFIA. Sistemas de Referência. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Sistemas de Referência. Prof. Luiz Rotta 1 CARTOGRAFIA Sistemas de Referência Prof. Luiz Rotta MAPA 2 3 4 5 6 SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA Sistema de referência é um conjunto de prescrições e convenções, juntamente com a modelagem necessária

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1 COMPONENTES CURRICULARES GERAIS DO CURSO E CARGA HORÁRIA TOTAL

MATRIZ CURRICULAR 1 COMPONENTES CURRICULARES GERAIS DO CURSO E CARGA HORÁRIA TOTAL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Histórico. Como orientar nossos deslocamentos? Qual a forma do planeta?

Histórico. Como orientar nossos deslocamentos? Qual a forma do planeta? Histórico O simples deslocamento de um ponto a outro na superfície do planeta, já justifica a necessidade de se visualizar de alguma forma as características físicas do mundo". Como orientar nossos deslocamentos?

Leia mais

Assunto: Medições de direções Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 5. Ângulos horizontais e verticais: Uma das operações básicas em Topografia é a medição de ângulos horizontais

Leia mais

TOPOGRAFIA I. Prof. Diego Custódio

TOPOGRAFIA I. Prof. Diego Custódio TOPOGRAFIA I Prof. Diego Custódio Planimetria Uso de instrumentos para a obtenção das medidas das distâncias e das áreas projetadas sobre o plano horizontal. 4 1 3 Plano horizontal 2 PROJEÇÃO HORIZONTAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I Profa. Adriana Goulart dos Santos Planimetria Uso de instrumentos para a obtenção das medidas das distâncias e das

Leia mais

SEM PRE-REQUISITOS ECBEL009. LIÇÕES DE FENÔMENOS MECÂNICOS - 68h (4cr) - Fisica 1 SEM PRE-REQUISITOS ECBEL003

SEM PRE-REQUISITOS ECBEL009. LIÇÕES DE FENÔMENOS MECÂNICOS - 68h (4cr) - Fisica 1 SEM PRE-REQUISITOS ECBEL003 CODIGO DISCIPLINA (1 semestre) PRE-REQUISITO 1 PRE-REQUISITO 2 PRE-REQUISITO 3 PRE-REQUISITO 4 ECBEL001 GEOMETRIA ANALÍTICA - ECBEL002 INTROD. A ENGª. CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA - ECBEL003 MECÂNICOS

Leia mais

EAC-010: Introdução à Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

EAC-010: Introdução à Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Aula 1: Apresentação Geral EAC-010: Introdução à Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges 1 https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1/20 Introdução à

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

MÉTODOS PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS. (PROF. ENOQUE)

MÉTODOS PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS. (PROF. ENOQUE) MÉTODOS PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS. (PROF. ENOQUE) A determinação da cota ou altitude de um ponto é uma atividade fundamental em diversas atividades, principalmente na engenharia.

Leia mais

Altitude: é a distância medida na vertical entre um ponto da superfície

Altitude: é a distância medida na vertical entre um ponto da superfície ALTIMETRIA Conceito: A altimetria ou hipsometria tem por finalidade a medida da diferença de nível (distância vertical) entre dois ou mais pontos no terreno. Chama-se nivelamento a operação realizada para

Leia mais

Topografia e Cartografia

Topografia e Cartografia Engenharia Ambiental Jorge Miguel Nucci Marco Antonio Albano Moreira In Memorian, segundo Carlos Lopes Topografia e Cartografia Jorge Miguel Nucci Marco Antonio Albano Moreira In Memorian, Segundo Carlos

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com É o conjunto de operações, procedimentos e equipamentos utilizados no campo (terreno), de forma a implantar e materializar pontos de apoio topográfico,

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello AULA 6 E 7 Natureza dos dados espaciais Dados espaciais

Leia mais

DESENHO TÉCNICO TOPOGRÁFICO

DESENHO TÉCNICO TOPOGRÁFICO DESENHO TÉCNICO TOPOGRÁFICO Fundamentos e Noções Gerais Prof. Luís Vinícius Mundstock Porto de Souza Documentos Complementares NBR 8196 - Emprego de escalas em desenho técnico. NBR 8402, 8403 e 10126 -

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Altimetria. Aula 2

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Altimetria. Aula 2 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Altimetria Aula 2 Recife, 2014 2 3 4 5 Equipamentos Teodolito: É um instrumento óptico de medida utilizado

Leia mais

Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético.

Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético. AZIMUTE MAGNÉTICO E VERDADEIRO Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético. 1 COORDENADAS RETANGULARES E POLARES No sistema de coordenadas cartesianas a posição de um ponto fica definida

Leia mais

A Topografia pode ser entendida como parte da Geodésia, ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões da Terra.

A Topografia pode ser entendida como parte da Geodésia, ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões da Terra. 1.1 INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação

Leia mais

GUIA DE TRABALHOS DE ENGENHARIA TOPOGRAFIA DATA EMISSÃO: 10/08/2012 ATUALIZAÇÃO: 10/08/2012 REVISÃO: 17/08/2015

GUIA DE TRABALHOS DE ENGENHARIA TOPOGRAFIA DATA EMISSÃO: 10/08/2012 ATUALIZAÇÃO: 10/08/2012 REVISÃO: 17/08/2015 GUIA DE TRABALHOS DE ENGENHARIA TOPOGRAFIA CAPÍTULO ÚNICO Topografia DATA EMISSÃO: 10/08/2012 ATUALIZAÇÃO: 10/08/2012 REVISÃO: 17/08/2015 1. DEFINIÇÃO DE TOPOGRAFIA Etimologicamente a palavra TOPOS, em

Leia mais

11/11/2013. Professor

11/11/2013. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Topografia II Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição: - Geodésia é a ciência

Leia mais

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 4 - NIVELAMENTO

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 4 - NIVELAMENTO UD 4 - NIVELAMENTO INTRODUÇÃO Levantamento topográfico altimétrico (ou nivelamento): Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos

Leia mais

Professor: Leonard Niero da Silveira

Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br Com o tempo multiplicaram-se as triangulações geodésicas, em que foram

Leia mais

26/10/2012. Professor

26/10/2012. Professor Universidade Paulista - Unip Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET Curso de Engenharia Civil Disciplina: 227L - Geodésia Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição:

Leia mais

ANÁLISE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA

ANÁLISE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA ANÁLISE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA 1. INTRODUÇÃO A topografia (do grego, topos significa

Leia mais

TOPOGRAFIA. Apostila 1. INTRODUÇÃO e REVISÃO GEOMETRIA. Manaus, Prof. Antonio Estanislau Sanches Engenheiro Cartógrafo

TOPOGRAFIA. Apostila 1. INTRODUÇÃO e REVISÃO GEOMETRIA. Manaus, Prof. Antonio Estanislau Sanches Engenheiro Cartógrafo TOPOGRAFIA Apostila 1 INTRODUÇÃO e REVISÃO GEOMETRIA Manaus, 2019 Prof. Antonio Estanislau Sanches Engenheiro Cartógrafo INTRODUÇÃO EMENTA Topografia-Planimetria: definição, histórico, divisão, instrumentos

Leia mais

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator Prof. Dra. Mariana Soares Domingues Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator ACH1056 Fundamentos de Cartografia O verbo orientar está relacionado com a busca do

Leia mais

1.1 CONCEITOS BÁSICOS

1.1 CONCEITOS BÁSICOS 1.1 CONCEITOS BÁSICOS Revisão de conceitos Érica Santos Matos Regiane Dalazoana Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM310 Topografia I

Programa Analítico de Disciplina EAM310 Topografia I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 1 Carga horária semanal

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes PTR Laboratório de Topografia e Geodésia LTG 1 2 O que é a Projeção UTM? É a projeção Universal Transversa de Mercator.

Leia mais

COMPARAÇÃO DE DADOS TOPOGRÁFICOS DE DOCUMENTOS DE CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEL VERSUS DADOS DE EQUIPAMENTOS DA TOPOGRAFIA

COMPARAÇÃO DE DADOS TOPOGRÁFICOS DE DOCUMENTOS DE CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEL VERSUS DADOS DE EQUIPAMENTOS DA TOPOGRAFIA COMPARAÇÃO DE DADOS TOPOGRÁFICOS DE DOCUMENTOS DE CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEL VERSUS DADOS DE EQUIPAMENTOS DA TOPOGRAFIA Mário J. G. Oliveira 1 ; Samuel S.S. Pinto 2 ; Fabiana R. Cotrim 3 RESUMO O trabalho

Leia mais

Componentes Curriculares

Componentes Curriculares a) Componentes Curriculares Legislação Resolução CNE/CEB de 06/09/12 Resolução CNE/CEB nº 4/99 Decreto Federal nº 5.154/04 Lei federal nº 9.394/96 Componentes Curriculares Carga Horária (horas) Introdução

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: TOPOGRAFIA INSTRUMENTAL Código: ARQA35 Carga horária: 34h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2016.1 Turma: Noturno Horário: 18:30 às 20:20h Docente: MAURÍCIO FELZEMBURGH Titulação:

Leia mais

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Mapeamento Temático Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Como se classificam os mapas/cartas? A classificação mais comum é a que agrupa de acordo com a finalidade para a qual

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Nelson Luis da Cunha Técnico Integrado em Edificações Topografia

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares Não Seriado em Vigor 1 10321.4 Geometria Analítica DPAA-4.505g2 + DPAA-2.087g5 + COORD.MAT..005g6 1 Cálculo Diferencial e Integral I 11027.0Sg11 + 11147.0Sg15 + 11147.0Sg1 + 10258.0Sg2 + 10927.0Sg20 +

Leia mais

TOPOGRAFIA INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA E ALTIMETRIA. Professor: Kaio Vilas Boas Kurimori

TOPOGRAFIA INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA E ALTIMETRIA. Professor: Kaio Vilas Boas Kurimori TOPOGRAFIA INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA E ALTIMETRIA Professor: Kaio Vilas Boas Kurimori RECORDANDO A AULA PASSADA Vamos recordar a Aula passada!!!!! Porque os desníveis entre as equipes deram diferentes? Problemas

Leia mais

NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia

NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia COMPARAÇÃO ENTRE OS NIVELAMENTOS TRIGONOMÉTRICO E GPS COM O NIVELAMENTO GEOMÉTRICO DE ACORDO COM A NBR 13.133 Tule César Barcelos Maia email: tule@ucg.br Universidade

Leia mais

Projeto Geométrico de Rodovias. Estudo de Traçado

Projeto Geométrico de Rodovias. Estudo de Traçado Projeto Geométrico de Rodovias Estudo de Traçado Estudos para a construção de uma estrada Estudos de Tráfego Estudos geológicos e geotécnicos Estudos Hidrológicos Estudos Topográficos Projeto Geométrico

Leia mais