REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA"

Transcrição

1 REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA Ementa: Regimento do Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada CAPÍTULO I - OBJETIVOS Art. 1º - O Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada tem por objetivo desenvolver a capacidade científica e profissional dos alunos, visando à formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de magistério superior e de pesquisa. Art. 2º - O Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada concederá título de Mestre na área de concentração Biologia Celular e Molecular Aplicada a ser conferido pela Universidade de Pernambuco na forma das disposições vigentes. CAPITULO II - DA ADMINISTRAÇÃO Art. 3º - O Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada será dirigido por um Coordenador e por um Vice-Coordenador, eleitos pelo Pleno do Programa para um mandato de três anos, podendo estes ser reeleitos por igual período. PARÁGRAFO ÚNICO - O Coordenador e o Vice-Coordenador deverão pertencer ao quadro permanente da UPE e ao corpo docente do Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada e possuírem a Titulação de Doutor. Art. 4º - O Programa terá um Pleno constituído pelo Coordenador, pelo Vicecoordenador, pelos docentes permanentes e por um Representante Discente. PARÁGRAFO ÚNICO - O Representante Discente deve ser aluno regularmente matriculado no Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada, eleito pelos seus pares para um mandato de 01 (um) ano, podendo ser reeleito. Art. 5º - São atribuições do Pleno: a) Respeitar a Legislação vigente; b) Exercer, como órgão deliberativo, normativo e consultivo do Programa de Mestrado, a jurisdição superior em matéria de ensino e de pesquisa, respeitando os dispositivos das instituições participantes e a legislação vigente; c) Acompanhar o funcionamento didático do Programa, zelando pela observância das normas regimentais; d) Decidir sobre a inclusão e a exclusão de disciplinas em consonância com as normas vigentes; e) Aprovar o calendário escolar; f) Indicar os componentes da Comissão de Seleção de candidatos; g) Indicar os componentes das Comissões Examinadoras de Dissertações; h) Fixar o número de vagas do Programa;

2 i) Expedir instruções sobre os critérios de seleção, normas disciplinadoras e prazos para seleção e matrícula no Programa; j) Definir a periodicidade de abertura de inscrição e elaborar o edital, atendidas às disposições regimentais; k) Decidir sobre os recursos ou trancamento ou cancelamento de matrícula ou jubilamento de alunos e transferência de créditos obtidos em outras instituições; l) Encaminhar pedidos de bolsas de estudo/pesquisa ou benefício ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade de Pernambuco e outras instâncias de fomento; m) Aprovar as disciplinas obrigatórias e eletivas, integrantes do currículo do Programa, com as respectivas epígrafes, ementas indicativas do conteúdo programático, carga horária, número de créditos e requisitos; n) Estabelecer a oferta de disciplinas e respectivos professores em cada período letivo; o) Conhecer, informar ou deliberar, quando necessário, sobre matérias que se relacionem com a administração e a didática do Programa; p) Exercer, em instância inicial, atribuições disciplinadoras concernentes a docentes, discentes e setores administrativos; q) Estabelecer critérios para credenciamento e descredenciamento de docentes ao Programa, observando às normas vigentes; r) Aprovar os Projetos de Pesquisa que serão objetos de Dissertação de Mestrado. Art. 6º - O Pleno será presidido pelo Coordenador do Programa 1º - O Pleno reunir-se-à em caráter ordinário, no mínimo, a cada bimestre e, extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocado pelo seu Presidente, ou por 1/3 de seus membros e deliberará por maioria simples. 2 - A reunião plenária deverá contar com a presença de pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) dos membros, mais um. Art. 7º - Compete ao Coordenador do Programa: a) Administrar o Programa; b) Solicitar, a quem de direito, as providências necessárias ao bom funcionamento do Programa; c) Divulgar e zelar pelo cumprimento do calendário escolar; d) Representar, junto aos órgãos competentes, no caso de irregularidades e de infrações disciplinares; e) Apresentar, ao Pleno e aos demais órgãos competentes, os relatórios anuais do Programa. Art. 7º - O Vice-Coordenador deverá auxiliar o Coordenador nas suas funções, substituí-lo nas suas faltas e impedimentos, podendo, por delegação do Coordenador, exercer funções de coordenação e de supervisão. CAPÍTULO III - DA ESTRUTURA ACADÊMICA Art. 8º - Para submissão ao processo de seleção, o candidato deverá dirigir ao Coordenador do Programa de Mestrado requerimento instruído de acordo com as normas estabelecidas no edital do Programa.

3 Art.9º - O edital de abertura de inscrição deverá ser publicado com especificação do número de vagas, conteúdo programático, exigência para a inscrição, cronograma e forma de seleção. Art. 10º - A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão de Seleção designada pelo Pleno, composta de, no mínimo, 03 (três) membros doutores, e constará das seguintes etapas: a) Prova escrita de conhecimentos em língua inglesa, de caráter eliminatório; b) Apreciação do Curriculum Vitae, seguindo critérios previamente divulgados; c) Prova escrita de conhecimentos específicos, com conteúdo programático constante no edital de seleção; d) Argüição oral. PARÁGRAFO ÚNICO- Um dos membros da Comissão de Seleção será externo ao Programa. Art. 11º - Será assegurada matrícula aos candidatos aprovados na seleção e obedecida à ordem de classificação e ao número de vagas, obedecendo aos critérios de desempate definidos no edital. PARÁGRAFO ÚNICO - A matrícula deverá ser renovada semestralmente. Art. 12º - O Orientador deverá pertencer ao corpo docente do Programa. Art. 13º - São atribuições do Orientador: a) Auxiliar o mestrando na organização e eventuais alterações do seu plano de estudo; b) Orientar o mestrando na elaboração e execução do seu Projeto de Dissertação; c) Orientar na elaboração de relatórios periódicos das atividades desenvolvidas pelo mestrando em atendimento às solicitações do Pleno; d) Estar presente na defesa do Exame de Qualificação e da Dissertação por ele orientada. Art Por solicitação do Orientador, o aluno poderá contar com a coorientação de um Doutor, com anuência formal do Pleno do Programa. CAPÍTULO IV - DOS CURRÍCULOS E DISCIPLINAS Art. 16º - Os candidatos à titulação de Mestre deverão completar pelo menos 24 (vinte e quatro) unidades de créditos, ou seja, 360 horas de atividades programadas. 1º - Cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades teóricas e/ou práticas. 2º - Créditos em disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação Stricto sensu poderão ser aceitos para integralização curricular até o limite de 30% (trinta por cento), respeitada a análise das ementas das disciplinas e validade de 24 meses, sujeitas à aprovação pelo Pleno do Programa.

4 Art. 17º - O aproveitamento em cada disciplina será avaliado em níveis, de acordo com a seguinte classificação: Conceito A - excelente, com direito a crédito (9,0 10,0) Conceito B - bom, com direito a crédito (8,0-8,9) Conceito C - regular, com direito a crédito (7,0-7,9) Conceito D - insuficiente, sem direito a crédito (abaixo de 7,0) Art. 18º - Ao aluno que não comparecer a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas numa disciplina, será atribuído o Conceito D. Art. 19º - Será desligado do Programa o aluno que obtiver dois conceitos finais D na mesma disciplina em períodos distintos, ou em duas ou mais disciplinas no mesmo período letivo. Art. 20º - O aluno, com anuência do respectivo Orientador poderá solicitar à Coordenação do Programa o cancelamento das disciplinas, antes de transcorrido 25% (vinte e cinco por cento) das atividades da mesma. Art. 21º - O mestrando deverá submeter-se ao Exame de Qualificação que consistirá da apresentação e defesa do Projeto da Dissertação a uma comissão examinadora, em prazos e critérios definidos pelo Pleno do Programa 1º - O Pós-Graduando terá prazo máximo de até 6 (seis) meses para enviar ao Coordenador do programa, o Projeto de Dissertação, com o aval do Comitê de Ética quando necessário, de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa. 2º - A Comissão Examinadora do Exame de Qualificação será constituída por 02 (dois) professores doutores, aprovados pelo Pleno. 3º - Cada examinador emitirá nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo exigida para aprovação, média final não inferior a 7 (sete). 4º - Em caso de reprovação, o aluno terá um prazo de 30 (trinta) dias para repetir o exame, e se não obtiver êxito, obterá conceito D. CAPÍTULO V - DA DISSERTAÇÃO Art. 22º - O Pós-Graduando terá até 6 (seis) meses após o início das atividades de Pós-Graduação para enviar ao coordenador do programa, o Projeto de Dissertação, com o encaminhamento ao Comitê de Ética quando necessário, que deverá estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa. Art. 23º - O Projeto de Dissertação deverá ser aprovado pelo Pleno do Programa. Art. 24º - A Dissertação é o trabalho final do Programa de Mestrado no qual o mestrando deverá demonstrar capacidade de desenvolver uma pesquisa científica.

5 Art. 25º - Uma vez concluída, a Dissertação deverá ser encaminhada pelo Orientador à Coordenação do Programa, com declaração que está em condições para ser julgada. 1º - A Dissertação deverá ser encaminhada à Coordenação que tomará as providências cabíveis e a encaminhará ao relator. 2º - O relator será um dos membros componentes da comissão examinadora e terá 8 (oito) dias para emitir parecer circunstanciado. Art. 26º - Somente será submetido à Defesa de Dissertação o candidato que tiver completado todos os créditos exigidos neste Regimento, tiver sido aprovado no Exame de Qualificação, e preenchido todas as demais exigências vigentes relativas à Pós- Graduação no âmbito da UPE. Art. 27º - O autor deverá encaminhar à Coordenação 05 (cinco) exemplares da dissertação, no prazo estipulado pelo Pleno do Programa. Art. 28º - A Comissão Examinadora, homologada pelo Programa será constituída por 03 (três) membros titulares e 02 (dois) suplentes, devendo pelo menos um dos membros titulares ser externo ao Programa. 1º - A indicação dos membros da Comissão Examinadora deverá levar em conta, além dos méritos e qualificações, a competência sobre o assunto da Dissertação. 2º - Presidirá a Comissão Examinadora, o membro interno indicado pelo Pleno do Programa. 3º - É vedada a participação do Co-Orientador na Comissão Examinadora. 4º - Os membros da Comissão Examinadora receberão a Dissertação, no mínimo, 30 (trinta) dias antes da defesa da mesma. Art. 29º - O julgamento da Dissertação será realizado em sessão pública e argüição não deverá exceder o prazo máximo de 03 (três) horas. 1º- A apresentação do trabalho de Dissertação de Mestrado não excederá ao prazo de 40 (quarenta) minutos. 2º - O resultado do exame será expresso por uma das seguintes menções: Aprovado ou Reprovado. 3º - A menção final do candidato será atribuída pela maioria dos examinadores em sessão secreta. 4º - O candidato terá um prazo máximo de 30 (trinta) dias para entrega do exemplar de Dissertação, atendido às exigências da Comissão Examinadora, em número de copias exigidas pelo Programa, acompanhado de parecer do Orientador.

6 Art. 30º - O título de Mestre será concedido ao candidato cuja Dissertação for aprovada e homologada pelas instâncias competentes. Art. 31º - O prazo para conclusão do Programa será de, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável, excepcionalmente até 03 (três) meses, mediante parecer circunstanciado do Orientador, a critério do Colegiado. Art. 32º - Os casos omissos neste Regimento serão decididos pelo Pleno do Programa. Recife, 30 de outubro de 2009 Rosa Amalia Fireman Dutra Coordenadora do Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada Regimento Aprovado em Reunião do Pleno em 30/10/09.

REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA

REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Art. 1º - O Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada (BCMA) está vinculado

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE O Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa (CGA), no uso das atribuições que lhe confere o Art. 49 do Estatuto e Art. 8º do Regimento Geral da

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA IMIP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO EM SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO EM SAÚDE REGIMENTO DO CURSO 1. Dos objetivos, área

Leia mais

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MESTRADO E DOUTORADO TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA Estabelece o regime didático para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA () REGULAMENTO INTERNO (REGIMENTO) DAS DISPOSIÇOES

Leia mais

Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná. Título I Objetivos

Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná. Título I Objetivos Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná Título I Objetivos Art 1º. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em nível de Mestrado, visa

Leia mais

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Microbiologia Aplicada - IB-Unesp-CRC Resolução UNESP 78, de 5-11-2014 (publicada no DOE de 06/11/2014) TÍTULO I Da natureza e objetivos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Artigo 1º O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica, da Faculdade de Engenharia do câmpus de Bauru, será estruturado

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGFilo), vinculado à Escola de Humanidades da Pontifícia

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Regimento Interno do PROFMAT UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Regimento Interno do PROFMAT UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT Regimento Interno do PROFMAT UFJF Da Natureza e dos Objetivos Art. 1º O Mestrado Profissional em Matemática

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) A Comissão Coordenadora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA R E G I M E N T O

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA R E G I M E N T O UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA R E G I M E N T O CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS R E S O L U Ç Ã O N. 48/2011 - CONSUN APROVA A ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA - PPGIa do CCET - CÂMPUS CURITIBA. (*) O Presidente do Conselho Universitário, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010. RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010. Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru

Leia mais

REGIMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

REGIMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA REGIMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Maceió, 30 de Setembro de 2016. Capítulo I - Da natureza, finalidades e objetivos. Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 085/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Maio/2011 1

Leia mais

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), vinculado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Setembro/2015

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

RESOLUÇÃO. Currículo revogado pela Resolução CONSEPE 115/2006 de 14 de dezembro de Bragança Paulista, 23 de junho de 2005.

RESOLUÇÃO. Currículo revogado pela Resolução CONSEPE 115/2006 de 14 de dezembro de Bragança Paulista, 23 de junho de 2005. RESOLUÇÃO CONSEPE 29/2005 REFERENDA A PORTARIA GR 12/2005 QUANTO À APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, JUNTAMENTE COM O CURRÍCULO E

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

Regimento do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Da Natureza, Finalidades e Objetivos

Regimento do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Da Natureza, Finalidades e Objetivos Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador,

Leia mais

REGIMENTO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS SÓCIO-EDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES

REGIMENTO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS SÓCIO-EDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES REGIMENTO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS SÓCIO-EDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES TÍTULO I - Das Finalidades TÍTULO II Da Coordenação do Curso CAPÍTULO I DA ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO II DO COLEGIADO

Leia mais

TITULO I Do Programa

TITULO I Do Programa Resolução Unesp nº 71, de 11/05/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara TITULO

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP 1 NORMAS DO PROGRAMA IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA DA FMRP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional de 25/04/2013

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional de 25/04/2013 Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional de 25/04/2013 Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP)

Leia mais

RESOLUÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Nº 01/2017

RESOLUÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Nº 01/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Nº 01/2017 Estabelece as atribuições da Coordenadoria, das Comissões e da Secretaria do Programa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru.

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru. RESOLUÇÃO UNESP Nº 64, DE 21 DE SETEMBRO DE 2007. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru. O

Leia mais

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPPG

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPPG UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPPG Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado Profissional em Ensino

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado

Leia mais

Regimento Interno do. Programa de Pós-Graduação em Lingüística

Regimento Interno do. Programa de Pós-Graduação em Lingüística 1 Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Lingüística TÍTULO I Dos Objetivos Art. 1 o. O Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abrange

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Capítulo I Natureza e Objetivos Artigo 1 - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFPR CURITIBA 2013

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFPR CURITIBA 2013 REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFPR CURITIBA 2013 Em complemento às normas gerais da UFPR para cursos de pós-graduação stricto sensu estabelecidas pela Resolução

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES Plantando Conhecimento para a Vida

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES Plantando Conhecimento para a Vida REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE CAPÍTULO I DAS CONSIDRAÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regulamento disciplina as atribuições e o funcionamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (PPGCC)

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (PPGCC) REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (PPGCC) O presente regimento foi elaborado de acordo com o disposto na Resolução Normativa 05/CUN/2010 de 27 de abril de 2010 e seguindo

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE DA PRPPG/UFVJM O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FCHS UNESP CAMPUS DE FRANCA Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Cursos Mestrado

Leia mais

Resolução Consu Nº 052/15

Resolução Consu Nº 052/15 Resolução Consu Nº 052/15 APROVA O REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA MESTRADO E DOUTORADO O Presidente do Conselho Universitário, Professor Doutor Fernando de Sá Del Fiol,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº018/2011 Autoriza a reformulação do Regulamento Específico do Programa de Pós-graduação em Artes Curso de Mestrado Acadêmico e a criação do Curso de Doutorado com a mesma área de concentração

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DOS OBJETIVOS E PRAZOS

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DOS OBJETIVOS E PRAZOS RESOLUÇÃO CEPE Nº 033/2008 Ementa: Aprova o Regimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE PESQUISA LEONIDAS E MARIA DEANE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE PESQUISA LEONIDAS E MARIA DEANE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE PESQUISA LEONIDAS E MARIA DEANE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS COOPERAÇÃO IOC-ILMD 1. Dos Objetivos 1.1.

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012. TÍTULO I Do Programa

RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012. TÍTULO I Do Programa RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal: Mestrado Acadêmico Interunidades, do Câmpus de Ilha Solteira e do Câmpus Experimental

Leia mais

RESOLUÇÃO 183/2001. Regulamenta a estrutura, a organização e o funcionamento dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu da UESB

RESOLUÇÃO 183/2001. Regulamenta a estrutura, a organização e o funcionamento dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu da UESB Regulamenta a estrutura, a organização e o funcionamento dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu da UESB O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas,

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diário Oficial Poder Executivo Seção I dia 26.08.2011 pag. 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-34, de 25-8-2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 09/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 09/2007 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº 7.344 de 27.05.1998 CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 09/2007 REGULAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFBA PPEQ - UFBA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFBA PPEQ - UFBA UFBA Escola Politécnica PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFBA PPEQ - UFBA Regimento interno do Mestrado Acadêmico em Engenharia Química da UFBA MAEQ - 2003 2 Regimento Interno do Mestrado

Leia mais

Resolução Unesp-14, de

Resolução Unesp-14, de Resolução Unesp-14, de 10-2-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Linguística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,da Faculdade de Ciências e Letras do Campus

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Universidade Estadual Paulista REITORIA REITORIA Resolução UNESP nº 95, de 13-7-2012 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador, 1 docente credenciado no programa e seus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 008/2016, DE 02 DE MAIO DE 2016 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 008/2016, DE 02 DE MAIO DE 2016 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 008/2016, DE 02 DE MAIO DE 2016 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG A Câmara de Pós-graduação (CPG) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, conforme

Leia mais

CONSELHO SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 07/2000 CSPP. Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu

CONSELHO SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 07/2000 CSPP. Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu CONSELHO SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 07/2000 CSPP Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu O Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO campus São José dos Campos Regimento Interno-Complementar do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este Regimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA MESTRADO E DOUTORADO CAPÍTULO I

Leia mais

REGIMENTO GERAL DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF

REGIMENTO GERAL DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF REGIMENTO GERAL DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF I - DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF é uma ação da Sociedade Brasileira de

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO Belém-PA, Julho/2011 REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CAPÍTULO

Leia mais

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de 20-12-2001 O Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras, reger-se-á

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FURG NORMAS INTERNAS DO PROGRAMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FURG NORMAS INTERNAS DO PROGRAMA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FURG NORMAS INTERNAS DO PROGRAMA 2011 NORMAS INTERNAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGF) DA FURG - (texto complementar ao Regimento dos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá:

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá: REGULAMENTO DO PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENERGIA DA UNIVERSADE DE SÃO PAULO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS E UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. O Reitor da Universidade

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA MESTRADO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA Natal / abril de 2013 I DAS FINALIDADES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza Senhor do Bonfim Bahia Rua Tomás Guimarães S/N Fone: (74) 3221-4809 - www.univasf.edu.br REGIMENTO INTERNO

Leia mais