SINDROME DE ADAPTAÇÃO GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SINDROME DE ADAPTAÇÃO GERAL"

Transcrição

1 SINDROME DE ADAPTAÇÃO GERAL Caro leitor continuamos nessa área complicada e fascinante, para entender como nosso sistema nervoso funciona como desencadeador das alergias e de tudo mais o que acontece conosco, de bom ou de ruim. Vamos tocar num assunto importante, a síndrome de adaptação geral. ADAPTAÇÃO E O CÉREBRO O Dr. Hans Selye médico canadense que na década de 20 iniciou os estudos sobre o estresse e descreveu pela primeira vez os conceitos da adaptação humana. Dr. Selye descreveu a Síndrome de Adaptação Geral com uma sequencia da resposta ao estresse. O estresse agudo pode ser provocado por um acidente ou outro tipo de ameaça à sobrevivência, o corpo humano responde imediatamente com uma reação de alarme secretando adrenalina (epinefrina) no cérebro e glândulas adrenais. Fisicamente isto se manifesta com suor nas mãos, aumento dos batimentos do coração, hipervigilância e respiração rápida preparando o corpo para a resposta de luta-fuga para garantir a sobrevivência. Esta resposta é um estágio de curta duração e ocorre no contexto de vida ou morte. Se o estresse é continuo, as adrenais passam a produzir cortisol rapidamente (10 minutos) para elevar os níveis de açúcar do sangue (glicose) e insulina, levando sangue para os músculos e desviando do sistema digestivo. Também diminui os níveis dos hormônios sexuais e utiliza proteínas para produzir energia. Selye chamou de curso de adaptação, uma vez que mantém a sobrevivência mesmo à custa da saúde á longo prazo. Este estágio continuará enquanto houver a percepção de uma ameaça, real ou imaginada. A continuação do estresse leva ao estágio da má-adaptação e todo o corpo começa a sofrer os efeitos do cortisol elevado. As pesquisas médicas têm demonstrado que o cérebro altera sua maneira de atuar face ao estresse crônico e leva ao aumento dos riscos de doenças e do envelhecimento precoce.

2 A produção do cortisol é regulada pelo mesencéfalo, hipotálamo e pituitária (hipófise), pois com o aumento do cortisol diminui a produção pelas adrenais. Num estado continuado de estresse, as estruturas cerebrais e as adrenais entram em colapso levando aos níveis inapropriados de cortisol. A estrutura que avalia risco é a amígdala cerebral (de fato são duas). A amígdala (fica no centro do cérebro) tem ligação direta com o cérebro reptiliano, cérebro límbico e córtex. É a chave para nossos mecanismos vitais de sobrevivência. Tem a capacidade de perceber todas as situações em que somos confrontados, avaliar as potencialmente perigosas ou inofensivas avaliando-as com as memória de experiências semelhantes em nosso banco de dados. A seguir decidir se estamos ou não em perigo. Se a decisão é de ameaça, ela envia sinais para as áreas apropriadas do cérebro para tomar medidas imediatas para evitar o perigo. Trata-se de um sistema de alerta muito sensível. Essa sensibilidade é importante porque é essencial para nossa sobrevivência. Os problemas começam quando à amígdala se torna hipersensível. O cérebro límbico (emocional) ligam as emoções e a percepção de mundo com os níveis apropriados de cortisol e estimula do sistema nervoso. Medo, preocupação, ansiedade e experiências estressantes são suficientes para que o cérebro inicie a bioquímica do estresse. Se a percepção da ameaça é continua, um estado prolongado de resposta ao estresse se mantém e isto leva a incapacidade de desativar o desequilíbrio hormonal para voltar ao estado não estressante e a perda de adaptação. O cortisol e outros hormônios do estresse são essenciais para sobrevivência, mas podem se tornam tão perigosos quanto às ameaças externas. O desequilíbrio do cortisol pode levar a fadiga, ganho de peso, supressão imune e suscetibilidade a gripes e resfriados, dores nas juntas, alteração do humor, ansiedade, depressão, insônia e sintomas digestivos (refluxo e azia). O cortisol não é apenas o principal hormônio envolvido com o estresse crônico, mas ele também altera a percepção do estresse.

3 Quando os níveis de cortisol está elevado, muitas pessoas ficam ansiosas e extremamente reativa ao estresse. Depois de alguns anos da resposta ao cortisol elevado, algumas pessoas alcançam o estágio de exaustão da má-adaptação com niveis inadequados de cortisol. Quando isto ocorre, os niveis baixos de cortisol leva a uma aumento da sensibilidade aos sons, luz brilhante, dimuição do controle das alérgias e qualquer outro evento inesperado. Fadiga e intolerância ao estresse são os principais problemas. Dependência ao café e outros estimulantes são comuns. Na exaustão das adrenais, o estresse discreto pode ser esmagador e dificuldade de recuperação nos desafios da vida. REAÇÕES ALÉRGICAS Um choque anafilático como exemplo, provocado por uma picada de abelha. O corpo também se lembrará de todos os fatores associados em cada um dos órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e cheiro). O cheiro associado á picada será lembrado, bem como quaisquer outros cheiros ao redor no momento da picada. Haverá também uma memória em todos os órgãos dos sentidos. A cor da abelha, os sons relacionados à experiência, o zumbido ou até mesmo a música que estiver tocando no rádio naquele. Toda experiência é computada nos bancos de memória para serem dinamicamente associada ao choque anafilático. No futuro, qualquer um destes fatores pode desencadear uma reação alérgica á picada de abelha pela amígdala, a menos que seja substituído pelo pensamento lógico do córtex cerebral. AS ASSOCIAÇÕES DA AMÍGDALA A amígdala tem muitas ligações complexas com cérebro. Uma via vai para o hipotálamo que libera o mecanismo primário de nossa resposta de emergência (a reação de luta e fuga estimulada pela adrenalina, etc.). Outra via é o lócus cerúleo no tronco cerebral reptiliano, que fabrica norepinefrina e a dispersa por todo o cérebro. Isto provoca uma elevação acentuada da reatividade cerebral - particularmente nas áreas sensoriais. Isto leva a um profundo imprinte na memória, atenção máxima nos sinais de alerta, reações mais rápidas e mais emocionalmente dirigidas à função cerebral.

4 A terceira via vai para o córtex cerebral. Isto nos permite fazer com que o cérebro pense logicamente e avalie a situação, decidir o que fazer e substituir as inoportunas reações límbicas. A coisa mais importante a perceber é que nas duas primeiras vias foram primeiro desenvolvidos e estão intimamente associados à sobrevivência primitiva. Esta foi à função mais importante durante 98% da nossa de evolução. Para os 2% restante o mecanismo de sobrevivência dos répteis primitivos é menos necessária, porém é mais benéfica para nós ter o córtex cerebral no controle. A verdade, porém, as primeiras duas vias para o hipotálamo (luta/fuga) e os cérebros reptiliano e límbico as ligações são mais curtas e desenvolvidas do que as nossas ligações para o córtex. Isto cria muitos problemas na sociedade civilizada porque os centros superiores do cérebro não governam todas as nossas emoções, reações (alergias) e as funções sensoriais. Sempre que a amígdala sensibilizada considerar um estímulo crucial (o qual é um juízo de valor, nem sempre é adequado para um órgão escolado na selva), o córtex adia a resposta porque o sistema límbico e o reptiliano são mais rápidos, pois a via ultrapassa o centro pensante do cérebro. Isto dá aos centros emocionais um poder enorme para influenciar o funcionamento de todo o complexo corpo-mente além da racionalização da mente no pensamento lógico. Isto pode ser facilmente visto nas épocas de nossas vidas quando éramos fortemente envolvidos por uma emoção e se comportado de forma irracional. Nestes casos, a amígdala seqüestra o cérebro. O grau com que isso acontece pode ser chamado de nossa inteligência emocional. QUANDO O ORGANISMO ACHA QUE É, MAS NÃO É As reações alérgicas como asma, rinite,... desencadeadas por quaisquer alérgenos. A sensibilidade bioquímica pode tornar-se um ciclo vicioso, porque o corpo desenvolve hábitos reacionais. Isto significa mesmo que a alergia seja tratada ou o organismo desensibilizado, a memória na amígdala continua. A reação é então desencadeada, não pela a química do alérgeno, mas pela associação emocional da amígdala com essa substância química. Os sintomas finais podem ser idênticos ao da alergia e o paciente acredita que ainda têm uma alergia real ao alérgeno.

5 As intolerâncias alimentares. A ingestão de certos alimentos com os respectivos cheiros, sabores ou associações emocionais podem desencadear sintomas clássicos de alergia ou "mascarar" como, distúrbios digestivos, alterações de humor, dor, depressão e fadiga, para citar alguns. O tratamento com BT reduz o estresse e modifica o estado de humor da pessoa evitando conseqüências desagradaveis. ( Veltein, J.: (2013) The Science and Philosophy of BodyTalk Pa Rama Moss, C A.: (2010) Power of the five elements North Atlantic Books, Berkeley, California Dr. Luiz Carlos Bertoni Member of Brazilian of Allergy and Clinical Immunology Society (ASBAI) Member of World Allergy Organization (WAO)

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa Entendendo e Gerenciando o Estresse Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa ORIGEM 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. MODELO COGNITIVO DO ESTRESSE AMBIENTE

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Estresse em animais Conceitos básicos Estresse (stress) Conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais que são necessárias para a adaptação do indivíduo a novas

Leia mais

VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA

VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira,

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Estresse em animais Conceitos básicos Estresse (stress) Conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais que são necessárias para a adaptação do indivíduo a novas

Leia mais

Estresse. Eustress Estresse Distress. Darwin, Estímulos variáveis externos estímulos similares internos

Estresse. Eustress Estresse Distress. Darwin, Estímulos variáveis externos estímulos similares internos Estresse de Captura, Contenção e Manutenção de Animais Selvagens em Cativeiro Estresse Definição de Estresse ( Síndrome Geral de Adaptação ) Fenômeno adaptativo provocado por alterações na homeostasia

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

Sistema Nervoso Autônomo III. Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP - USP

Sistema Nervoso Autônomo III. Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP - USP Sistema Nervoso Autônomo III Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP - USP ROTEIRO DE AULA TEÓRICA : Sistema Nervos Autônomo - Homeostase 1. Componente Sensorial do Sistema Nervoso Autônomo. 2.

Leia mais

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS emocionais eram acompanhadas por Os transtornos psicossomáticos receberam mais ênfase quando percebeu-se que as respostas manifestações fisiológicas. Durante muito

Leia mais

ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL

ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL Definição de homeostase Se entende como a manutenção do equilíbrio do meio interno do organismo, se dá por meio de uma série de sistemas

Leia mais

11/11/2010. Galeno: séc II d.c: mulheres melancólicas X mulheres sanguíneas. mais susceptíveis ao desenvolvimento de câncer

11/11/2010. Galeno: séc II d.c: mulheres melancólicas X mulheres sanguíneas. mais susceptíveis ao desenvolvimento de câncer Galeno: séc II d.c: mulheres melancólicas X mulheres sanguíneas mais susceptíveis ao desenvolvimento de câncer 1 Muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com quadros depressivos ou quando submetidos

Leia mais

Sistema Nervoso Autônomo III. Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP - USP

Sistema Nervoso Autônomo III. Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP - USP Sistema Nervoso Autônomo III Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP - USP ROTEIRO DE AULA TEÓRICA : Sistema Nervos Autônomo - Homeostase 1. Componente Sensorial do Sistema Nervoso Autônomo. 2.

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

No Contexto Bioclimatológico, não se refere a um simples parâmetro ou conjunto de reações, mas sim a uma classificação do fenômeno;

No Contexto Bioclimatológico, não se refere a um simples parâmetro ou conjunto de reações, mas sim a uma classificação do fenômeno; ESTRESSE Conceito ainda é abstrato; No Contexto Bioclimatológico, não se refere a um simples parâmetro ou conjunto de reações, mas sim a uma classificação do fenômeno; Do inglês: STRESS; HANS SELYE (1936);

Leia mais

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON Enfermagem em Clínica Médica Doença de Addison Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com DOENÇA DE ADDISON A insuficiência adrenal (IA) primária, também denominada doença de Addison, geralmente

Leia mais

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP O nosso amiguinho do dia a dia: Estresse Você é estressada? 1. Sim, muito estressada, sou ansiosa e reajo

Leia mais

O cérebro com Bruxismo em vigília

O cérebro com Bruxismo em vigília O cérebro com Bruxismo em vigília Sumário 1. Introdução....03 2. O cérebro durante a mastigação..,..04 3. O cérebro com estresse crônico...... 05 4. O cérebro com bruxismo em vigília.10 5. Solução?...

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SNA Via motora autônoma neurovegetativa nível subcortical simpática e parassimpática SNA SNA opera por reflexos viscerais sinais sensitivos de partes do corpo enviam impulsos ao

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

Glândulas exócrinas e endócrinas

Glândulas exócrinas e endócrinas Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...

Leia mais

Sumário. Uma abordagem em três níveis para a redução do estresse 43. capítulo um A natureza do estresse 7. capítulo dois Causas do estresse 13

Sumário. Uma abordagem em três níveis para a redução do estresse 43. capítulo um A natureza do estresse 7. capítulo dois Causas do estresse 13 Sumário capítulo um A natureza do estresse 7 capítulo dois Causas do estresse 13 capítulo três Sinais e sintomas de estresse 17 capítulo quatro Estresse e doença 21 capítulo cinco Transtorno do estresse

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por bilhões de NEURÔNIOS, células especializadas, que transmitem e recebem mensagens interligando os centros nervosos aos órgãosgerando impulsos

Leia mais

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

FUNÇÕES HIPOTALÂMICAS

FUNÇÕES HIPOTALÂMICAS Os mecanismos hipotalâmicos agem em conjunto, no sentido de preservar a homeostasia. ANATOMIA FUNCIONAL DO HIPOTÁLAMO O hipotálamo exerce sua influência sobre o meio interno através de três sistemas: Sistema

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas

Leia mais

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS 6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS QUEM SOU EU? Dr. Patrick Rocha Médico, autor, palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição. Atua com muita alegria o posto de presidente

Leia mais

A consequência da modernidade

A consequência da modernidade A consequência da modernidade A sociedade pós-moderna tem como uma das suas principais características a pressa generalizada, esteja ela presente nas respostas eletrônicas, na expectativa das respostas

Leia mais

Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional

Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional ROTEIRO DE CONSULTA NUTRIÇÃO FUNCIONAL Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional Sumário O que é Nutrição Funcional Roteiro da Consulta Sinais e Sintomas Avaliação

Leia mais

Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro

Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro Sistema Endócrino Prof. Mateus Grangeiro HORMÔNIOS Moléculas mediadoras, liberadas pelas glândulas endócrinas, capazes de conduzir determinada informação entre uma ou mais células. Natureza química variada

Leia mais

A D R E N A L I N A a molécula da ação

A D R E N A L I N A a molécula da ação A D R E N A L I N A a molécula da ação Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, milhares de estruturas iguais a esta são liberadas em nossa corrente sanguínea. O nosso organismo, então,

Leia mais

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral Assuntos Atividade mental Processamento de informação Captação de informação Cognição IHC/IHM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Atividade

Leia mais

Você já passou por alguma situação semelhante à de Aparecida? Tente lembrar e conte abaixo o que aconteceu...

Você já passou por alguma situação semelhante à de Aparecida? Tente lembrar e conte abaixo o que aconteceu... A UU L AL A Hormônios Aparecida chegou toda esbaforida à lanchonete. - O que aconteceu, Cida? Você está pálida! - perguntou Mário. - Você nem imagina o que aconteceu comigo... - respondeu ela, ofegante.

Leia mais

Como a poluição sonora influencia até na obesidade

Como a poluição sonora influencia até na obesidade Como a poluição sonora influencia até na obesidade noticias.r7.com/saude/como-a-poluicao-sonora-influencia-ate-na-obesidade-04112018 A OMS alerta: o barulho é tema sério Getty Images /BBC NEWS BRASIL A

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Brincando com os sentidos Jessica Queretti Pereira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, estão em uma fase de descobertas e explorações,

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais.

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central Sidney Sato, MSC Encéfalo Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. 1 Áreas de Brodmann Obs: Áreas 1,2,3 : área

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Cliente: SalomãoZoppi Diagnósticos Veículo: Fiquedeboa.com.br Data: 25/08/2014 Página: 01 Seção: Saúde e Bem-Estar

Cliente: SalomãoZoppi Diagnósticos Veículo: Fiquedeboa.com.br Data: 25/08/2014 Página: 01 Seção: Saúde e Bem-Estar Página: 01 ão adianta fugir, o estresse é uma reação natural do nosso corpo a situações tensas e de nervosismo. Na verdade, momentos estressantes são benéficos, pois eles melhoram seu desempenho no trabalho

Leia mais

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO)

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino

Fisiologia do Sistema Endócrino Fisiologia do Sistema Endócrino Hormônios hipofisários anteriores Hormônios hipotalâmicos: Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) Hormônio liberador de tireotrofina (TRH) Hormônio liberador de corticotrofina

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso Central

Fisiologia do Sistema Nervoso Central Fisiologia do Sistema Nervoso Central ELYZABETH DA CRUZ CARDOSO. PROFA TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF INSTITUTO DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO. DISCIPLINAS DE FISIOLOGIA HUMANA CURSOS DE ODONTOLOGIA

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo.

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo. 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso Estrutura de um neurônio Células de Schawann 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Estas

Leia mais

Adaptações neuroendócrinas no trauma. SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA - UNOCHAPECÓ Prof. Me. Paula Zeni

Adaptações neuroendócrinas no trauma. SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA - UNOCHAPECÓ Prof. Me. Paula Zeni Adaptações neuroendócrinas no trauma. SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA - UNOCHAPECÓ Prof. Me. Paula Zeni paulazeni@unochapeco.edu.br Mecanismos bioquímicos em resposta à agressão: Charles Darwin (1854): mecanismo

Leia mais

TRATAMENTO DAS RINITES

TRATAMENTO DAS RINITES TRATAMENTO DAS RINITES O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante,

Leia mais

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal Regulação hormonal Regulação hormonal Sistema endócrino Manutenção da homeostasia Hormônios Substâncias (proteicas ou lipídicas) transportadas pelos sangue até as células ou tecido- alvo; Especificidade;

Leia mais

INDICADORES DE ESTRESSE EM GATOS 1

INDICADORES DE ESTRESSE EM GATOS 1 INDICADORES DE ESTRESSE EM GATOS 1 Os gatos são uma espécie muito reativa às adversidades do ambiente o que pode provocar estado de estresse. Esse estado pode desencadear várias manifestações sistêmicas

Leia mais

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa bbc.com/portuguese/geral-48339993 A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras MATERIAL COMPLEMENTAR Teste Seus Chakras IMPORTANTE: Este teste tem como objetivo a percepção de si mesmo e o autoconhecimento. FUNCIONAMENTO A seguir você verá uma tabela com os principais sintomas de

Leia mais

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR CAFÉ COM INFORMAÇÃO ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR PSICÓLOGA VIVIAN KRATZ CRP 07/27822 NOVEMBRO 2017 Mindfulness Mindfulness = Atenção Plena Prática Estado mental Forma de ver e viver

Leia mais

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres SISTEMA NEURO-HORMONAL 1 Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NEURO-HORMONAL O sistema neuro-hormonal é formado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. 2 SISTEMA

Leia mais

Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes

Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes Reações de hipersensibilidade são mediadas por mecanismos imunológicos que lesam os tecidos. Tipos de doenças mediadas por anticorpos Dano causado por

Leia mais

O CÉREBRO: SUAS PARTES E SEU FUNCIONAMENTO. Carolina Cruz de Melo Gabrielle Cardoso Colman Rafaela Moreira Francisco

O CÉREBRO: SUAS PARTES E SEU FUNCIONAMENTO. Carolina Cruz de Melo Gabrielle Cardoso Colman Rafaela Moreira Francisco O CÉREBRO: SUAS PARTES E SEU FUNCIONAMENTO Carolina Cruz de Melo Gabrielle Cardoso Colman Rafaela Moreira Francisco Professor Orientador: Guy Barcellos Sapucaia do Sul, abril de 2015 1 SUMÁRIO 1. TEMA

Leia mais

Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro

Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro Para muitos de nós, a vida é dominada por pensar excessivamente, agir de forma frenética, e com isso, nos falta o tempo para ser... Perceber o cérebro

Leia mais

MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS

MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS Prof. Jair Santos MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS Prof. Jair Santos 2 INTRODUÇÃO Newberg(2003): a meditação induz mudanças na cognição, percepção sensorial, afetos, atividade

Leia mais

Isabel Piatti

Isabel Piatti Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br LIFE-BREATH MASSAGE Bem estar e qualidade de vida. Diminui estresse e potencializa resultados Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br DEFINIÇÃO DE ESTRESSE Estresse

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo.

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. Estresse Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. EsTREssE O estresse é uma reação física e mental diante de estímulos que podem ser positivos ou negativos. As pessoas não reagem da mesma

Leia mais

Sistema Nervoso Periférico. Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Central. Sistema Nervoso Central. Medula espinhal.

Sistema Nervoso Periférico. Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Central. Sistema Nervoso Central. Medula espinhal. Sistema Nervoso Periférico Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Central Profa Geanne Matos Cunha Departamento de Fisiologia e Farmacologia Interface entre o SNC e o ambiente Receptores sensoriais Neurônios

Leia mais

O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal.

O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal. Sistema endócrino O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal. O que são hormônios? Hormônios são moléculas químicas que atuam como mensageiros bioquímicos, controlando as atividades de

Leia mais

Este Baralho contém:

Este Baralho contém: Este Baralho contém: 1 CARTÃO PSICOEDUCAÇÃO 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINOS 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINAS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINOS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINAS 2017 Sinopsys Editora e Sistemas

Leia mais

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO SISTEMA NERVOSO REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO Sistema nervoso x Sistema hormonal Interpretar estímulos e gerar respostas Percepção das variações do meio (interno e externo) Homeostase = equilíbrio Tecido nervoso

Leia mais

8. Quando ocorre a produção de calcitonina e paratormônio no organismo? Qual (is) glândula(s) o(s) produz(em)?

8. Quando ocorre a produção de calcitonina e paratormônio no organismo? Qual (is) glândula(s) o(s) produz(em)? CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 13 Sistema Endócrino 8º anos 3º período - 2012 1. Observe a imagem: a) Nomeie as glândulas indicadas pelas setas b) Relacione os seus hormônios 2. Diferencie

Leia mais

NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EXPOSTO AO ESTRESSE E TRAUMA

NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EXPOSTO AO ESTRESSE E TRAUMA NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EXPOSTO AO ESTRESSE E TRAUMA Developmental neurobiology of childhood stress and trauma Martin H. Teicher Susan L. Andersen Ann Polcari Carl M. Anderson Carryl

Leia mais

Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Astria Dias Ferrão Gonzales 2017

Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Astria Dias Ferrão Gonzales 2017 Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo Astria Dias Ferrão Gonzales 2017 SNC Todos os estímulos do nosso ambiente causam, nos seres humanos, sensações como dor e calor. Todos os sentimentos, pensamentos,

Leia mais

2.8. Sistema Nervoso e Sistema Hormonal

2.8. Sistema Nervoso e Sistema Hormonal Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Funções dos sistemas nervoso e hormonal Sistema Nervoso Sistema Hormonal Impulsos Nervosos Hormonas Asseguram a coordenação dos diferentes

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

PSICOLOGIA B - 12º ano

PSICOLOGIA B - 12º ano PSICOLOGIA B - 12º ano Tema 2: EU Processos emocionais A professora: Antónia Couto Ano letivo: 2011-2012 Índice Introdução Distinção entre afeto, sentimento e emoção (D5) Definição de emoção (D6 e D7)

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

Encontre a Sua Paz Interior. Inclui CD com locução em português

Encontre a Sua Paz Interior. Inclui CD com locução em português Encontre a Sua Paz Interior Inclui CD com locução em português Dr. Brian Weiss Encontre a Sua Paz Interior Tradução de: Joana Neves Capítulo 1 A NATUREZA DO S TRESSE O stresse parece ser inevitável e omnipresente.

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XV Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Unidade 4 Sistema neuro-hormonal 9.º ano O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal 9.º ano O Sistema Nervoso- que função Ver Pensar Sentir emoções Comunicar Executar movimentos

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Comportamento animal Conceito de comportamento Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de um estímulo interno ou externo Conceito de etologia

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO Ciências Morfofuncionais II ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO Professora: Ms. Grazielle V. P. Coutinho Qual a importância de tantos estudos sobre o Sistema Nervoso? DIVISÕES PARA O ESTUDO DO SN

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova.

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. 8º Biologia Leda Aval. Rec. Par. 20/08/12 1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. A GORDURA DO BEM [...] Em quantidade

Leia mais

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

Mas porque é importante tratar a ansiedade?

Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Porque a ansiedade excessiva, sem tratamento, é um fator de risco para o desenvolvimento de infarto do coração, aumentando

Leia mais

Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico

Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico Palestra Realizada por Angela Lins SVM em Brasilia, Junho 2014 ESTRESSE O estresse pode ser causado por qualquer situação ou sensação

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Sistema nervoso: Prof. MSc. Leandro Felício

Sistema nervoso: Prof. MSc. Leandro Felício Sistema nervoso: Prof. MSc. Leandro Felício Divisão do sistema nervoso: Células do sistema nervoso: Neurônios: Tipos de neurônio: NEURÔNIO SENSORIAL CORPO CELULAR CORPO CELULAR DENDRITOS Direção da condução

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN I Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO Como pode cair no enem Os mecanismos de autorregulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback),

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo

Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Sistema endócrino + Sistema nervoso integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Conjunto de glândulas endócrinas que secretam hormônio Relembrando Glândulas que liberam

Leia mais

Carta Aberta. Estimada professora do meu filho:

Carta Aberta. Estimada professora do meu filho: Carta Aberta Estimada professora do meu filho: Eu não sou paranóica! Juro que não sou Realmente, eu gostava, quando ele tem manchas na pele, tem tosse ou borbulhas, de pensar que é apenas e apenas isso.

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

SISTEMA MOTOR VISCERAL

SISTEMA MOTOR VISCERAL SISTEMA MOTOR VISCERAL SOMÁTICO Aferente ou Sensorial Sistema Nervoso VISCERAL Eferente ou Motora Sistema Nervoso Autônomo Divisão Simpática Divisão Parassimpática Divisão Entérica Órgãos Viscerais Gerais

Leia mais