QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna QUESTÕES CORRIGIDAS ESTACIONÁRIAS E MHS ÍNDICE. Ondas Estacionárias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna QUESTÕES CORRIGIDAS ESTACIONÁRIAS E MHS ÍNDICE. Ondas Estacionárias"

Transcrição

1 QUESTÕES CORRIGIDAS ESTACIONÁRIAS E MHS 1 ÍNDICE ONDAS ESTACIONÁRIAS 1 MHS 11 Ondas Estacionárias 1. (UNIFEI 1ª 2006) Seja T = 4,0 s o período de uma onda transversa senoida propagando-se da esquerda para a direita numa corda, como mostrado na figura abaixo no instante t = 0. Nesse caso, a representação matemática dessa onda é dada por y = A sen ( kx ωt), sendo A a ampitude, ω a freqüência anguar e k o número de onda y (cm) x (cm) De acordo com a figura, podemos dizer que: π A. y = 6 sen 12 x t. 6 π B. y = 3 sen t. 6 π π C. y = 6 sen x t. 6 2 π D. y = 6 sen t. 2 Questão mais rara, sobre ondas, que não costuma ser exporada na 1ª etapa, na UFMG, por exempo. Reamente, enquanto movimento periódico, que se repete, uma onda é descrita matematicamente por uma função que se repete, senoida ( ou cossenoida). A equação foi fornecida.

2 Das definições básicas sobre ondas: Ampitude é a distância entre o pico e o Equiíbrio. No caso desta questão, visuamente, 6. Fizemos uma escoha: 6cm, ou seja, trabaharemos em cm. rad Veocidade Anguar (prefiro este nome à Freqüência Anguar!) ω é dada por: ω = 2π. Dos T s dados, temos 2π 2π π rad ω = = T 4 2 s =. Sobram C e D, substituindo na equação... Agora vamos a uma teoria mais chata, e mais compicada. A equação serve para descrever a posição Y de cada ponto da corda em função do tempo t. Observe que os pontos da frente começam atrasados em reação ao inicia (x = 0). Veja na figura o que ocorre quando a onda se move: os pontos da frente irão ocupar as posições Y antes ocupadas peos pontos mais para trás. Esta defasagem tempora, como a onda faz um Movimento Uniforme, pode ser cacuada como t - Δt, para um ponto à 2π frente. Os cácuos evam a definir uma grandeza chamada Número de onda k, k =, onde λ = λ comprimento de onda, no caso em cm. Quem quiser saber mais, consute Física, Resnick e Haiday, Vo. 2. É o ivro em que estudei Física Gera na UFMG... No ohômetro, λ = 12cm k = π/6. 2 OPÇÃO: C. 2. Um movimento harmônico simpes está representado abaixo. Na escaa da figura, cada quadradinho representa 2 cm.

3 3 DETERMINE o vaor da ampitude deste movimento. Como ampitude é a distância do equiíbrio até o desocamento máximo, contando no gráfico são 3 quadradinhos, vezes 2 cm por quadradinho = 6 cm. 3. (UFJF) Uma corda (de aço) de piano tem comprimento de 1,0 m. Sua tensão é ajustada até que a veocidade das ondas transversais seja de 500 m/s. Qua a freqüência fundamenta desta corda? a) 250 Hz; b) 500 Hz; c) 50 Hz; d) 25 Hz. f 1 v 500 = = = OPÇÃO: A. 250Hz 4. Uma corda esticada apresenta o padrão de vibração mostrado na figura abaixo.

4 Sendo o comprimento da corda igua a 60 cm e a freqüência na qua ea está vibrando 360 Hz, CALCULE a freqüência em que esta corda, sobre a mesma tensão, vibraria em seu 5º harmônico. a) 60 Hz. b) 600 Hz. c) 1800 Hz. d) 4320 Hz. 4 3 fusos 3º harmônico f 3 3 f 1 = = = 120Hz f5 = 5 f1 = = 600 Hz. OPÇÃO: B. 5. (UFSCAR/2001) A figura representa uma configuração de ondas estacionárias numa corda. A extremidade A está presa a um osciador que vibra com pequena ampitude. A extremidade B é fixa e a tração na corda é constante. Na situação da figura, onde aparecem três ventres (V) e quatro nós (N), a freqüência do osciador é 360Hz. Aumentandose gradativamente a freqüência do osciador, observa-se que essa configuração se desfaz até aparecer, em seguida, uma nova configuração de ondas estacionárias, formada por a) quatro nós e quatro ventres, quando a freqüência atingir 400Hz. b) quatro nós e cinco ventres, quando a freqüência atingir 440Hz. c) cinco nós e quatro ventres, quando a freqüência atingir 480Hz. d) cinco nós e cinco ventres, quando a freqüência atingir 540Hz. V N OPÇÃO: C. 6. (UFPE/2002) Um êmboo executa um movimento osciatório com pequena ampitude, ao ongo de um tubo ciíndrico fechado contendo ar à pressão atmosférica. Qua deve ser a freqüência de osciação do êmboo, em Hz, para que não haja saída ou entrada de ar, através de dois orifícios feitos nas posições indicadas na figura? Suponha que a posição dos orifícios coincide com nós de uma onda sonora estacionária e considere a freqüência mais baixa possíve. Dado: V som = 340 m/s

5 5 Vemos que o caso é de 3º harmônico, para um tubo fechado nas duas extremidades. v 340 f1 = = = 170Hz 2 2.1( m) f = 3. f = 510Hz (FUVEST) Considere uma corda de vioão com 50 cm de comprimento, que está afinada para vibrar com uma freqüência fundamenta de 500 Hz. Se o comprimento da corda for reduzido à metade, qua a nova freqüência do som emitido? a) 250 Hz. b) 750 Hz. c) Hz. d) Hz. v Como f 0 =, se reduzirmos o comprimento pea metade a freqüência fundamenta 2 dobra (fica mais agudo!). OPÇÃO: C. 8. Um tubo aberto, contendo ar, tem comprimento de 33 cm. Sendo a veocidade do som no ar igua a 330 m/s, determine a freqüência do 4º harmônico que este tubo pode emitir.

6 a) 100 Hz. b) 500 Hz. c) 1000 Hz. d) 2000 Hz. QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 6 fn 2 v 330 = n = 4. = ,33m = 2000Hz OPÇÃO: D. 9. (UFSJ) A figura abaixo representa três tubos acústicos de comprimento D. Com reação às freqüências de seus modos de vibração fundamentais, é CORRETO afirmar que: a) F I = F II = F III b) F I = 2F II = 4F III c) 2F II = F I = F III d) F III = 2F II = 4F I Como se trata de som se propagando no ar, tem todos os tubos mostrados a veocidade da onda (som) é igua. Visuamente, podemos reacionar o comprimento de onda da onda sonora, em cada caso, com o desenho: λ I = 2D, λ II = 4D=2x2D e λ III = 2D ou λ I = λ II < λ III. Para a mesma veocidade, se v = λf, quem tem o maior comprimento de onda tem a menor freqüência, ogo 2F II = F I = F III. OPÇÃO: C.

7 10. Uma onda sonora se propaga em um instrumento de sopro formando o padrão mostrado abaixo. 7 Se a freqüência da nota musica tocada é igua a 220 Hz, CALCULE a freqüência do 5º harmônico deste instrumento. a) 110 Hz. b) 440 Hz. c) 550 Hz. d) 1100 Hz. Peo desenho, vemos que se trata do 2º harmônico. Logo, se f 2 = 220 Hz f 1 = 110 Hz (f 2 / 2) f 5 = 550 Hz (5xf 1 ). OPÇÃO: C. 11. (UERJ/1998) Um ato-faante (S), igado a um gerador de tensão senoida (G), é utiizado como um vibrador que faz osciar, com freqüência constante, uma das extremidades de uma corda (C). Esta tem comprimento de 180 cm e sua outra extremidade é fixa, segundo a figura I. Num dado instante, o perfi da corda vibrante apresenta-se como mostra a figura II. Nesse caso, a onda estabeecida na corda possui ampitude e comprimento de onda, em centímetros, iguais a, respectivamente:

8 a) 2,0 e 90 b) 1,0 e 90 c) 2,0 e 180 d) 1,0 e 180 QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 8 A questão pergunta sobre duas grandezas que estão na figura... Ampitude é a distância que vai do equiíbrio à crista. Comprimento de onda λ é o tamanho de um cico competo. Veja: A λ A ampitude vem da observação do desenho, 1,0 cm e o comprimento de onda λ veio no enunciado e fica visíve, 180 cm. OPÇÃO: D. 12. (CESGRANRIO/91) Uma corda de vioão é mantida tensionada quando presa entre dois suportes fixos no aboratório. Posta a vibrar, verifica-se que a mais baixa freqüência em que se consegue estabeecer uma onda estacionária na corda é f o = 100 Hz. Assim, qua das opções a seguir apresenta a sucessão competa das quatro próximas freqüências possíveis para ondas estacionárias na mesma corda? a) 150 Hz, 200 Hz, 250 Hz, 300 Hz b) 150 Hz, 250 Hz, 350 Hz, 450 Hz c) 200 Hz, 300 Hz, 400 Hz, 500 Hz d) 200 Hz, 400 Hz, 600 Hz, 800 Hz Ondas estacionárias, cobradas de uma forma bem simpes. A menor freqüência é o primeiro harmônico. Os próximos são mútipos inteiros do primeiro. OPÇÃO: C.

9 13. (PUC-Rio/2002) QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 9 Uma corda de guitarra é esticada do ponto A ao ponto G da figura. São marcados os pontos A, B, C, D, E, F, G em intervaos iguais. Nos pontos D, E e F, são apoiados pedacinhos de pape. A corda é segurada com um dedo em C, puxada em B e sota. O que acontece? a) Todos os papéis vibram. b) Nenhum pape vibra. c) O pape em E vibra. d) Os papéis em D e F vibram. É uma boa experiência incusive para se fazer em saa, sobre Ondas Estacionárias. Note que, segurando em C, 1/3 do comprimento tota, e criando um ventre em B, com o dedo, ao sotar será criado na corda inteira o 3º harmônico. Veja a figura seguinte... Os papéis D e F, que se encontram bem nos ventres, irão vibrar... OPÇÃO: D.

10 14. (UFMG/1997) Uma onda sonora de uma determinada freqüência está se propagando dentro de um tubo com gás. A figura representa, em um dado instante, a densidade de moécuas do gás dentro do tubo: região mais escura corresponde a maior densidade. 10 Se a fonte sonora que emitiu esse som aumentar sua intensidade, a) a densidade do gás na região M aumenta e a densidade em N diminui. b) a densidade do gás na região M diminui e a densidade em N aumenta. c) a distância entre as regiões M e N aumenta. d) a distância entre as regiões M e N diminui. Quando uma onda se propaga em um tubo, a chamada intensidade se reaciona à densidade do gás. Aumentar a intensidade seria vugarmente aumentar o voume do som. Neste caso, veríamos os auto-faantes vibrando mais. Ao se moverem para frente, empurrariam mais o gás, pressionando-o mais. Na vota (para trás) à sua posição de equiíbrio, ees deixariam um maior vazio atrás de si. OPÇÃO: A.

11 11 MHS 15. Um reógio de pênduo, mostrado abaixo, está com um probema em seu funcionamento: está adiantando. Você é o técnico que irá consertá-o. Diga como é possíve fazê-o aterando apenas o comprimento do pênduo. O período de osciação, tempo que o pênduo eva para competar um cico, é dado por T = 2π onde é o comprimento do pênduo. Ora, se o reógio está adiantando, então ee se move mais rápido do que deveria. Para acertá-o, precisamos aumentar o tempo que ee eva para osciar, fazê-o osciar mais devagar, ou seja, aumentar seu período. E, pea fórmua, vê-se que basta então aumentar o comprimento de seu pênduo. g, 16. (UFV) Um boco oscia harmonicamente, ivre da resistência do ar, com uma certa ampitude, como iustrado na figura a seguir. Ao aumentar sua ampitude de osciação, pode-se afirmar que: a) a constante eástica da moa não se atera, aumentando o período e a veocidade máxima do osciador. b) o período e a constante eástica da moa não se ateram, aumentando apenas a veocidade máxima do osciador. c) o período aumenta, a veocidade máxima diminui e a constante eástica da moa não se atera. d) o período, a veocidade máxima do osciador e a constante eástica da moa aumentam.

12 m k O período de osciação depende: T = 2π, da massa e da constante eástica, apenas. A ampitude não interfere. A constante é característica da moa, que não mudou. Porém, ao esticarmos mais a moa (aumento na ampitude) e sotarmos, mais energia potencia eástica será convertida em cinética (veocidade). OPÇÃO: B. 17. (PUC-Campinas/2002-modificado) A partir do instante t = 0 (figura 1), a esferinha do pênduo abaixo atinge, pea primeira vez, o ponto A, quando t for igua a aproximadamente: 12 a) 0,5 s. b) 1 s. c) 2 s. d) 4 s. O período de osciação depende: T = 2π 10 3,1. Finamente, de B até A é meio período: meio cico competo! g, do comprimento e da gravidade. π 3,1 e 4 T = 2π = 2π s t = T/2 = 2 s. OPÇÃO: C.

13 18. (UFMG/2007) QUESTÃO 04 (Constituída de dois itens.) 13 Em uma feira de ciências, Rafae apresenta um dispositivo para traçar senóides, como o mostrado na figura ao ado. Esse dispositivo consiste em um pequeno funi cheio de areia, que, pendurado na extremidade de um fio ongo, oscia num pano perpendicuar à direção do movimento da esteira roante, mostrada na figura. A areia escoa, entamente, do funi sobre a esteira, que se move no sentido indicado pea seta. Quando a esteira se move a uma veocidade de 5,0 cm/s, observa-se que a distância entre dois máximos sucessivos da senóide é de 20 cm. Considerando as informações dadas e a situação descrita, 1. CALCULE o período de osciação do funi. Em seguida, Rafae aumenta de quatro vezes o comprimento do fio que prende o funi. 2. CALCULE a distância entre os máximos sucessivos da senóide nesta nova situação. 1. O funi com a areia reaiza um famoso Movimento Harmônico Simpes (MHS) cujo comportamento matemático é semehante ao de uma onda. Temos a veocidade da esteira e a distância entre dois máximos, que é um comprimento de onda λ. Da equação de onda, famosa vaca ambe farinha, tiramos a freqüência, que é o inverso do período T. Até simpes! 1 λ v= λ f, e f = v= T T T λ = = v 4 20 cm 5 cm = 4,0s s 2. Temos que o período T de osciação de um pênduo é dado por: T = 2π onde é o g comprimento e g a aceeração da gravidade. Como o período é proporciona à raiz do comprimento se o comprimento quadrupica o período fica 4 ou duas vezes maior! Dobra! λ = vt. = 5 cm.2.4 s 40cm Assim: s =. Não há probemas em responder corretamente em cm, mas, se quiser, λ = 0,40 m. O importante nesse caso são os agarismos significativos.

14 19. (UFVJM/2008) Um sistema massa-moa oscia horizontamente sobre um piso sem atrito, com o dobro da freqüência de um pênduo simpes. O comprimento do pênduo é de 1 m e a constante eástica da moa é de 4 N/m. Considere g = 10 m/s 2. Com base nessas informações, ASSINALE a aternativa que apresenta o vaor correto da massa presa à moa. A) 0,2 kg. B) 0,4 kg. C) 0,1 kg. D) 0,8 kg. Outra questão que não gostei, pois cobra um conteúdo mais raro, o MHS. Sempre prefiro na primeira etapa o conteúdo mais gera. Isto praticamente excui os estudantes das escoas púbicas, com suas já sabidas deficiências de ensino e que não costumam ver na escoa o conteúdo absoutamente competo da Física do Ensino Médio. A questão, em si, é até simpes, bastando conhecer as fórmuas. Eu decorei as do Período, que é o inverso da Freqüência. 14 T T pênduo massa moa 1 = 2π fpênduo = g 2π m = 2π fmassa moa = k Tá aí! Quem não souber, já era! Ainda, peo enunciado: g 1 2π k m k g k g fmassa moa = 2fpênduo = 2 = 4 m m k 4.1 m = = = 0,1kg = 100g 4g 4.10 Bem, depende primeiramente de decoreba de fórmuas e contas, o que não acho produtivo por si só, aém de habiidade matemática. Sem contar que, como eu, a maioria, se decora, o faz para a fórmua do período, e a questão pede a freqüência, e, portanto, são exigências demais para o meu gosto! Não custa embrar que não é prova do ITA, mas de uma Universidade que até reativamente pouco tempo era só facudade, só tinha Odontoogia e atende uma das regiões mais pobres de Minas e do país... Estou cada vez mais convencido de que fazer uma prova criativa, com quaidade, bem iustrada e bem distribuída no programa, diferenciando bem a primeira da segunda etapa é uma competência de poucos, como na UFMG, UnB, Unicamp e outras escohidas a dedo. OPÇÃO: C.

15 20. Um sistema massa moa idea executa um MHS. A figura mostra o instante que, após atingir a ampitude máxima, o corpo retorna em direção à posição de equiíbrio. X O A A 15 v m Sobre esta situação, é correto afirmar que no instante mostrado: a) a veocidade é máxima. b) o movimento do corpo é aceerado. c) a aceeração é mínima. d) a força restauradora é máxima. Comecemos desenhando a força eástica que atua no sistema. No momento mostrado, há força, que diminuiu em reação à ampitude máxima, e ea atuará até a posição de equiíbrio x o. Portanto, o corpo ainda está aceerando e não atingiu a veocidade máxima. X O A A F eást v m OPÇÃO: B. 21. Um corpo executa um Movimento Harmônico Simpes de acordo com a seguinte equação, nas unidades do sistema internaciona: x = 4 cos [ (π/2) t + π)]. a) Qua o vaor da veocidade anguar ω e da ampitude A? b) Qua a posição do corpo quando t = 2 s? Por comparação, tempos: x = A cos (ωt + θ o ). Logo, ω = π/2 rad/s e A = 4 m Substituindo t = 2s, teremos: x = 4 cos [ (π/2) 2 + π)] x = 4 cos (π + π) = 4.1 = 4 m. 22. Abaixo vemos o instante em que um sistema massa-moa executa um MHS. Considere o atrito desprezíve. O período do movimento é de 2 s.

16 16 X O A A v m Sabendo que o período de osciação é dado por T = 2π e que a massa do corpo vae 1,0 kg, CALCULE o novo período caso a massa aumente para 4,0 kg, mantendo a mesma moa. m k Observando a fórmua do período, vemos que ee é proporciona à raiz da massa: T se a massa quadrupica de 1 para 4 kg, o período fica 2 vezes maior 2T 4m α m. Logo, α. T = 2.2 = 4 s. 23. Abaixo vemos o instante em que um pênduo executa um MHS. Considere o atrito desprezíve. O freqüência do movimento é de 8 Hz na gravidade oca. Sabendo que o período de osciação é dado por T = 2 π g, que o comprimento do corpo vae 4,0 m e a gravidade permanece constante, CALCULE a nova freqüência caso o comprimento do pênduo se reduza para 1,0 m.

17 1 A freqüência é o inverso do período. Assim, T = 2π f = g 2π reação, que se o comprimento diminui, a freqüência varia com o inverso da raiz: g 17. Vemos, da fα 1 2 fα Quer dizer, se o comprimento se reduz a ¼, a freqüência dobra! f = 16 Hz. 24. (UFOP/1 o 2008) Assinae a aternativa incorreta. A) O período de um pênduo de comprimento é menor na Lua do que na Terra. B) A força de empuxo sobre um objeto merguhado em um fuido é menor na Lua do que na Terra. C) Os tempos de queda de uma pena e de um marteo, ambos argados em um mesmo instante, a uma mesma atura, na Lua, são iguais. D) A força que mantém a Lua em órbita da Terra é da mesma natureza da força que mantém a Terra em órbita do So. A questão cobra vários assuntos reacionados à Gravidade. T = 2 a) ERRADA! O período de osciação de um pênduo é dado por: π g. A reação mostra que ee é inversamente proporciona à raiz da gravidade. Assim, como a gravidade na ua é menor que na Terra, o período á é maior. Ou seja, o pênduo oscia mais devagar... b) CERTA. O empuxo é dado por : E = dvg, onde d é a densidade, V o voume e g a gravidade. Como na Lua a densidade de um objeto e do fuido no qua está merguhado são as mesmas, o voume também, mas a gravidade é menor, então o empuxo á é menor. c) CERTA. Na Lua, sem atmosfera e, portanto, sem atritos, os objetos caem juntos. Tenho um vídeo, que busquei na rede, mostrando uma pena caindo junto com outro objeto, no vácuo. Não deve ser difíci encontrar ago assim. d) CERTA. Afina, todos sabem que são forças de natureza Gravitaciona. Questãozinha mais sem graça! OPÇÃO: A.

18 25. Considere um pênduo, de comprimento igua a 10 cm, osciando com pequena ampitude e período T. Se aumentarmos o comprimento do pênduo para 40 cm e dobrarmos a massa que ee sustentava, o novo período de osciação será: a) T/4 b) T/2 c) 2T d) 4T 18 No Movimento Harmônico Simpes de um pênduo, o período é dado por: T = 2 g, onde é o comprimento e g a gravidade. Vemos que ee não depende da massa! Se quadrupicarmos o comprimento de 10 para 40 cm, como Tα 2Tα 4. OPÇÃO: C. 26. (Mackenzie/1997) Um corpo, preso a uma moa conforme figura a seguir, executa na Terra um M. H. S. de freqüência 30 Hz. Levando-se esse sistema à Lua, onde a aceeração da gravidade é 1/6 da aceeração da gravidade da Terra, a freqüência do M. H. S. descrito á é:

19 a) 5 Hz b) 30 Hz c) 60 Hz d) 180 Hz QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 19 O período de um sistema massa moa é dado por : T = 2π, onde m é a massa e k a constante eástica da moa. Logo, não depende da gravidade oca, e assim a freqüência será a mesma! OPÇÃO: B. 27. (CF-C6-H20) (UNITAU/95) Indique a aternativa que preenche corretamente as acunas da questão a seguir. Um pênduo simpes está animado de um movimento harmônico simpes. Nos pontos extremos da trajetória, a veocidade da boinha do pênduo é, a aceeração é, e a energia potencia é. À medida que a boinha se aproxima do centro da trajetória, a veocidade, a aceeração e a energia potencia. a) nua, máxima, máxima, diminui, aumenta, diminui. b) máxima, nua, máxima, diminui, aumenta, diminui. c) máxima, máxima, nua, diminui, aumenta, diminui. d) nua, máxima, máxima, aumenta, diminui, diminui. Sempre bom imaginar o que está acontecendo... Para tanto, desenhemos um pênduo. Nas extremidades, ee instantaneamente pára, sua atura e sua energia potencia gravitaciona são máximas e a cinética zero. No ponto mais baixo, a atura e a energia potencia gravitaciona são mínimas, mas a veocidade e a energia V = 0 cinética são máximas. O pênduo aceera mais no começo do movimento a partir da extremidade, quanto ainda tem muita atura para cair. Na atura mínima, incusive, não aceera nada instantaneamente. h Máx V Máx h Mín OPÇÃO: D. m k

Prática X PÊNDULO SIMPLES

Prática X PÊNDULO SIMPLES Prática X PÊNDULO SIMPLES OBJETIVO Determinação do vaor da gravidade g em nosso aboratório. A figura abaixo representa um pênduo simpes. Ee consiste de um corpo de massa m, preso à extremidade de um fio

Leia mais

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU -Lista Instrumentos sonoros DUDU 1. (Ufsc 019) As apresentações no Circo da Física se encerram de forma triunfal com a orquestra de cientistas. Nesse espetáculo, os músicos usam máscaras e roupas para

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. A equação de uma onda transversal se propagando ao longo de uma corda muito longa é, onde e estão expressos em centímetros e em segundos. Determine (a) a amplitude, (b) o comprimento de onda,

Leia mais

θ 30 o 53 o 60 o Sen θ 1/2 0,8 Cos θ

θ 30 o 53 o 60 o Sen θ 1/2 0,8 Cos θ LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se excusivamente a aunos do 1 o e o anos e contém vinte (0) questões. Os aunos do 1 o ano devem escoher ivremente oito (8) questões para resover.

Leia mais

MHS Movimento Harmônico Simples

MHS Movimento Harmônico Simples 2010 ESCOLA ALUNO MHS Movimento Harmônico Simples 1. (Mackenzie) Uma partícula descreve um movimento harmônico simples segundo a equação X = 0,3. cos (π /3 + 2.t), no S.I.. O módulo da máxima velocidade

Leia mais

Fernando Fonseca Andrade Oliveira

Fernando Fonseca Andrade Oliveira FIS-6 Lista-1 Correção Fernando Fonseca Andrade Oiveira 1. (a) Como a partícua se move sob a ação de força centra, seu momento anguar deve se conservar durante o movimento. Assim, considerando somente

Leia mais

Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1

Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1 Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1 Nome Nº 3ª série Física Prof. Reinaldo Data / / g = 10 m/s 2 V =. f f = 1 / T Fel = K.x Epel = K.x 2 / 2 T 2 m K T 2 L g V F onde m L 1. Uma mola, pendurada verticalmente,

Leia mais

16/Maio/2018 Aula Ondas estacionárias (OE) 19.1 Sobreposição de ondas 19.2 OE em cordas 19.3 OE em tubos 19.4 Potência e energia

16/Maio/2018 Aula Ondas estacionárias (OE) 19.1 Sobreposição de ondas 19.2 OE em cordas 19.3 OE em tubos 19.4 Potência e energia 16/Maio/2018 ua 19 19 Ondas estacionárias (OE) 19.1 Sobreposição de ondas 19.2 OE em cordas 19.3 OE em tubos 19.4 Potência e energia 21/Maio/2018 ua 20 20 Dopper e Interferência 20.1 Efeito Dopper 20.2

Leia mais

TC 2 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 2 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (Ufsm 2011) O som é uma onda mecânica longitudinal percebida por muitos seres vivos e produzida por vibrações mecânicas, as quais podem ser induzidas por causas naturais, como o vento. O objeto que,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos II 13 a Lista de Exercícios

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos II 13 a Lista de Exercícios ESCOL OLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO ULO DERTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC ME-311 - Mecânica dos Sóidos II 13 a Lista de Exercícios 1) Determine as duas primeiras cargas críticas de fambagem (auto-vaores)

Leia mais

Capítulo 18 Movimento ondulatório

Capítulo 18 Movimento ondulatório Capítulo 18 Movimento ondulatório 18.1 Ondas mecânicas Onda: perturbação que se propaga Ondas mecânicas: Por exemplo: som, ondas na água, ondas sísmicas, etc. Se propagam em um meio material. No entanto,

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P2-2012

Física para Engenharia II - Prova P2-2012 430196 Física para Engenharia II - Prova P - 01 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de horas. Não somos responsáveis

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos I 7 a Lista de Exercícios

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos I 7 a Lista de Exercícios ESCOL OLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO ULO DERTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC ME-300 - Mecânica dos Sóidos I 7 a Lista de Exercícios 1) Determine as duas primeiras cargas críticas de fambagem (auto-vaores) e

Leia mais

Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física

Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física 1) João está brincando com uma longa corda, apoiada na calçada e amarrada a um canteiro no ponto O. Ele faz a extremidade da corda oscilar horizontalmente

Leia mais

Uma lagrangeana para a corda vibrante

Uma lagrangeana para a corda vibrante Uma agrangeana para a corda vibrante Pense em uma corda de comprimento presa em suas extremidades ao ongo de uma inha horizonta que vamos tomar como sendo o eixo x. Então a corda não se move nos pontos

Leia mais

b) átomos do dielétrico absorvem elétrons da placa negativa para completar suas camadas eletrônicas externas;

b) átomos do dielétrico absorvem elétrons da placa negativa para completar suas camadas eletrônicas externas; GOIÂNIA, _28 / 10 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L1 4º Bim Data da Prova: 28/10/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 1 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis1 LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS 013.1 1. Considere

Leia mais

1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura.

1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. 1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas extremidades, e cada uma envia um pulso na direçمo da outra. Os pulsos têm o mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A Universidade Federal do io de Janeiro Instituto de Física Versão: A Múltipla escolha (7 0,7= 4,9 pontos 1. Duas massas idênticas estão ligadas cada uma a molas idênticas e apoiadas sobre uma superfície

Leia mais

PME Mecânica dos Sólidos I 5 a Lista de Exercícios

PME Mecânica dos Sólidos I 5 a Lista de Exercícios ESCOL POLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO PULO DEPRTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC PME-00 - Mecânica dos Sóidos I 5 a Lista de Eercícios 1) estrutura treiçada indicada abaio é formada por barras de mesmo materia

Leia mais

TC 4 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 4 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo . (Uepg 0) Pêndulo simples é um sistema físico constituído por uma partícula material, presa na extremidade de um fio ideal capaz de se mover, sem atrito, em torno de um eixo que passa pela outra extremidade.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ENVOLVENXO MOV IMENTO ONDULATÓRIO E LEIS DA TERMODINÂMICA. Elaborada pelo prof.marcelo

LISTA DE EXERCÍCIOS ENVOLVENXO MOV IMENTO ONDULATÓRIO E LEIS DA TERMODINÂMICA. Elaborada pelo prof.marcelo LISTA DE EXERCÍCIOS ENVOLVENXO MOV IMENTO ONDULATÓRIO E LEIS DA Questão 01 - TERMODINÂMICA Elaborada pelo prof.marcelo A figura mostra dois alto-falantes ligados a um mesmo gerador de ondas. Eles emitem

Leia mais

5.1. Simulações para o Campo Magnético Gerado por um Ímã Permanente.

5.1. Simulações para o Campo Magnético Gerado por um Ímã Permanente. Simuações. No presente capítuo são apresentadas simuações referentes ao comportamento de parâmetros importantes para o desenvovimento do transdutor de pressão. As simuações foram eaboradas com o objetivo

Leia mais

Resposta da questão 1: a) Como se formam três ventres, a corda está vibrando no terceiro harmônico. Assim: 2L 2 0,8 1,6

Resposta da questão 1: a) Como se formam três ventres, a corda está vibrando no terceiro harmônico. Assim: 2L 2 0,8 1,6 Resolução fase aula 3 Gabarito: Resposta da questão 1: a) Como se formam três ventres, a corda está vibrando no terceiro harmônico. Assim: L 0,8 1,6 λ λ. 3 3 3 Aplicando a equação fundamental da ondulatória:

Leia mais

Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos 2 o EM

Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos   2 o EM Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 2 o EM Entrega dia 29/11/2018 (Dia da Prova Bimestral) A atividade deverá ser

Leia mais

5 Tudo que sobe, desce

5 Tudo que sobe, desce A U A UL LA Tudo que sobe, desce Rio de Janeiro, temperatura atíssima, tumuto na praia, começa o corre-corre! Dizem que é um arrastão! A poícia chega e a correria se torna desordenada, quando aguém dá

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. VIRGÍLIO NOME Nº 9º ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o ano.

Leia mais

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS 1.Um movimento harmônico simples é descrito pela função x = 7 cos(4 t + ), em unidades de Sistema Internacional. Nesse movimento, a amplitude e o

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo nstituto de Física FEP11 - FÍSCA para o nstituto Oceanográfico 1º Semestre de 009 Segunda Lista de Exercícios Oscilações 1) Verifique quais funções, entre as seguintes, podem

Leia mais

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro.

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Capitulo 16 Ondas I Introdução Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Ondas ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio com

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica PME-350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Prof. R. Ramos Jr. 1 a Prova 13/09/01 Duração: 100 minutos 1 a Questão (5,0 pontos):

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág. Física Setor A Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 3 (pág. 78) AD M C Aula (pág. 79) AD M C Aula 5 (pág. 79) AD M C Aula 6 (pág. 8) AD M C Aula 7 (pág. 8) AD M C Aula 8 (pág. 83) AD M C Revisanglo Semi

Leia mais

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1 Anglo/Itapira-Moji º Colegial Física 1 LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL (PLúcio) 6. O gráfico representa a tensão U aplicada aos terminais de um resistor, em função da corrente i que o atravessa. 1. Determine

Leia mais

SEM0 M Aul u a l a 14 Sistema de Múltiplos Corpos Sistema Pro r f. D r. r Ma M r a c r elo l Becker SEM - EESC - USP

SEM0 M Aul u a l a 14 Sistema de Múltiplos Corpos Sistema Pro r f. D r. r Ma M r a c r elo l Becker SEM - EESC - USP SEM4 - Aua 4 Sistema de Mútipos Corpos Prof. Dr. Marceo ecker SEM - EESC - USP Sumário da Aua ntrodução Sist. Muti-corpos no Pano Sist. Muti-corpos no Espaço Princípio de Jourdain Apicações /67 ntrodução

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 2 1 - Um rapaz na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, sendo a frequência de oscilação igual

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

Tubos Sonoros. Assim como nas cordas vibrantes, nos ventres há interferência construtiva e nos nós ocorre interferência destrutiva.

Tubos Sonoros. Assim como nas cordas vibrantes, nos ventres há interferência construtiva e nos nós ocorre interferência destrutiva. Professor Caio Gomes Tubos Sonoros Considere um tubo de vidro onde uma fonte sonora passa a oscilar na extremidade aberta. Além do padrão de ondas estacionárias, devido as ondas incidentes e refletidas,

Leia mais

Fuja do Nabo: Física II P Rogério Motisuki Ondulatória Exercícios

Fuja do Nabo: Física II P Rogério Motisuki Ondulatória Exercícios Fuja do Nabo: Física II P1 014 Rogério Motisuki Ondulatória Exercícios P 01) a) Basta observar o gráfico e visualmente perceber que há dois comprimentos de onda em 1m, ou seja: λ = 0,5m Fazendo o mesmo

Leia mais

Lista Básica Aulas 22 e 23 Frente 3

Lista Básica Aulas 22 e 23 Frente 3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Considere os dados abaixo para resolver a(s) questão(ões), quando for necessário. Constantes físicas Aceleração da gravidade próximo à superfície da Terra: Aceleração da gravidade

Leia mais

340 m s, em relação ao ar. João se aproxima da escola com velocidade de módulo v 3,4 m s e direção da reta que une sua posição à da sirene.

340 m s, em relação ao ar. João se aproxima da escola com velocidade de módulo v 3,4 m s e direção da reta que une sua posição à da sirene. Resolução Aprimoramento encontro 5 1. (Ufpr 017) Num estudo sobre ondas estacionárias, foi feita uma montagem na qual uma fina corda teve uma das suas extremidades presa numa parede e a outra num alto-falante.

Leia mais

Primeira Lista de Exercícios.

Primeira Lista de Exercícios. Figure 1: Diagrama esquemático do MHS da partícula do exercício 1. Primeira Lista de Exercícios. 1. Uma partícula que se move num movimento harmônico simples de período T como o da Figura 1 está em x m

Leia mais

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I =

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I = Física Revisão Prova bimestral 3 os anos Julio jun/11 Nome: Nº: Turma: 1. (Unicamp) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P3 (02/12/2016) [z7ba]

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P3 (02/12/2016) [z7ba] [z7ba] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 5 5 5 5 5 5 5 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número USP (um em cada

Leia mais

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco o Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco Ondas periódicas 1 Uma onda tem velocidade escalar igual a 240 m/s e seu comprimento de onda é 3,2 m. Quais são: (a) A freqüência; (b) O período da onda? [Resp.

Leia mais

GABARITO SIMULADO DISCURSIVO 2 3ª SÉRIE 2014

GABARITO SIMULADO DISCURSIVO 2 3ª SÉRIE 2014 GABARITO SIMULADO DISCURSIVO 3ª SÉRIE 014 1) Os peixes da família Toxotidae, pertencentes à ordem dos Perciformes, naturais da Ásia e da Austrália, são encontrados em lagoas e no litoral. Eles são vulgarmente

Leia mais

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico

Leia mais

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS Prova de Conhecimento Específico Disciplina: Matemática 3ª QUESTÃO: Um cone circular reto de altura h metros e raio da base r metros é colocado com o vértice

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha

Leia mais

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P1 (04/09/2015) [0000]

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P1 (04/09/2015) [0000] Física II para a Escola Politécnica (330) - P (0/09/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: Preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número USP

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM 01 (Vunesp) Dado o circuito a seguir, onde G é um galvanômetro e ε uma bateria, calcule X em função das resistências R 1, R 2 e R 3, para que a corrente por G seja nula.

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

Ondas Estacionárias em Cordas

Ondas Estacionárias em Cordas Ondas Estacionárias em Cordas 1. Introdução As cordas estão presentes em vários instrumentos musicais, como o piano, violão, violino e violoncelo. Para cada tipo de instrumento as cordas irão vibrar por

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 6 CAPÍTULO 20 ONDAS MECÂNICAS. NOME: Turma:

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 6 CAPÍTULO 20 ONDAS MECÂNICAS. NOME: Turma: Exercícios Conceituais QUESTÃO 1. As crianças montam um telefone de brinquedo fazendo passar as extremidades de um fio através de um orifício feito em um copo de papel e amarrando-as de modo que o fio

Leia mais

Física III para a Poli

Física III para a Poli 43303 Física III para a Poi Aguns exempos comentados Lei de Faraday Exempo : Variação de fuxo magnético O que a Lei da indução de Faraday essenciamente nos diz é que, quando fazemos o fuxo magnético variar

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações Movimento Oscilatório Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) MHS e Movimento

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Objetivo Geral: Determinar a velocidade de propagação do som no ar através da interpretação do padrão de ondas estacionárias formadas em um tubo sonoro fechado. *Anote a incerteza dos instrumentos de medida

Leia mais

OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira

OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ DEFIJI OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira

Leia mais

(RASCUNHO) 4 O F24 Tarde C 17/11/2009. Esta prova contém 4 questões.

(RASCUNHO) 4 O F24 Tarde C 17/11/2009. Esta prova contém 4 questões. 4 O F24 Tarde C 17/11/2009 Esta prova contém 4 questões. INSTRUÇÕES: Verifique se sua prova está completa. Preencha corretamente todos os dados solicitados no cabeçalho. Resoluções e respostas somente

Leia mais

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço.

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. 16 ONDAS 1 16.3 Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. Onda transversal: a deformação é transversal à direção de propagação. Deformação Propagação 2 Onda longitudinal:

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Sistema Massa-Mola Força K m F el = K. F el = K. = Sistema Massa-Mola Força F el - A F el = K. F el = - K. F el = - K. = - K( - A) = +K.A Sistema Massa-Mola

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) 1. MHS DEFINIÇÃO É o movimento oscilatório e retilíneo, tal que a aceleração é proporcional e de sentido contrário

Leia mais

Física III. Alguns exemplos comentados

Física III. Alguns exemplos comentados 430 Física III Aguns exempos comentados Lei de Faraday Exempo : Variação de fuxo magnético O que a Lei da indução verificada por Faraday nos diz, quando expressa em termos de uma integra, é que, ao variarmos

Leia mais

Soma das Corretas: Soma das Corretas:

Soma das Corretas: Soma das Corretas: 1. (UFRGS - 2012) Um determinado pêndulo oscila com pequena amplitude em um dado local da superfície terrestre, e seu período de oscilação é de 8 s. Reduzindo-se o comprimento desse pêndulo para 1/4 do

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 LISTA DE EXERCÍCIOS 3 Esta lista trata dos conceitos de ondas harmônicas progressivas (função de onda, intensidade, interferência, velocidade de propagação, frequência, período, comprimento de onda, número

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ RAIO X DA PROVA TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO

Leia mais

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina nas

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013 Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar º. Semestre de 013 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando

Leia mais

Resolução aprimoramento aula 2

Resolução aprimoramento aula 2 Resolução aprimoramento aula APRIMO (encontro ) 1. (Ufrj 005) Uma onda na forma de um pulso senoidal tem altura máxima de,0 cm e se propaga para a direita com velocidade de 1,0 10 4 cm/s, num fio esticado

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Informe aqui o seu número de inscrição: Informe aqui

Leia mais

Lista de Exercícios. Unidades, análise dimensional e fatores de. 13. A Lei da Gravitação Universal de Newton é

Lista de Exercícios. Unidades, análise dimensional e fatores de. 13. A Lei da Gravitação Universal de Newton é Lista de Eercícios Unidades, anáise dimensiona e fatores de conversão. O micrômetro ( µm) é freqüentemente chamado de mícron. a) Quantos mícrons constituem km? b) Que fração de um centímetro é igua a µm?.

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Física

Atividades de Recuperação Paralela de Física Atividades de Recuperação Paralela de Física 9º ano Ensino Fundamental 1 Trimestre 2019 Conteúdos: Capítulo 1: Fenômenos Periódicos Período e Frequência Capítulo. 2: Ondas. Características de uma onda:

Leia mais

Lista Aula 24. É (são) verdadeira(s): a) todas b) nenhuma c) somente II d) II e III e) somente III

Lista Aula 24. É (são) verdadeira(s): a) todas b) nenhuma c) somente II d) II e III e) somente III 1. (Uece 2015) Dentre as fontes de energia eletromagnéticas mais comumente observadas no dia a dia estão o Sol, os celulares e as antenas de emissoras de rádio e TV. A característica comum a todas essas

Leia mais

Resolução da 2ª Prova de Física II -UFRJ do Período (12/11/2014). Versão D

Resolução da 2ª Prova de Física II -UFRJ do Período (12/11/2014). Versão D www.engenhariafacil.weebly.com Resolução da ª Prova de Física II -UFRJ do Período- 014. (1/11/014). Versão D OBS: Esse não é o gabarito oficial. O gabarito oficial será lançado no site do Instituto de

Leia mais

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior.

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior. Física 01. Uma haste de comprimento L e massa m uniformemente distribuída repousa sobre dois apoios localizados em suas extremidades. Um bloco de massa m uniformemente distribuída encontra-se sobre a barra

Leia mais

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores)

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores) Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Utilize g = 9,80 m/s 2. Grupo I (10 valores) Assinalar a

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP11 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 9 Primeira Lista de Exercícios Oscilações 1) Duas molas idênticas, cada uma de constante, estão

Leia mais

Questão 46. Questão 47. Questão 49. Questão 48. alternativa B. alternativa B. alternativa A. alternativa D. A distância média da Terra à Lua é

Questão 46. Questão 47. Questão 49. Questão 48. alternativa B. alternativa B. alternativa A. alternativa D. A distância média da Terra à Lua é Questão 46 A distância média da Terra à Lua é 3,9 10 m. Sendo a velocidade da luz no vácuo igual a 30, 10 5 km/s, o tempo médio gasto por ela para percorrer essa distância é de: a) 0,77 s d) 77 s b) 1,3

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/4300152_2011/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Cordas vibrantes Parte 1! Objetivos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido

Leia mais

1. (FAMERP-2018) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências.

1. (FAMERP-2018) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências. LISTA DE REVISÃO PROFESSOR: LUIZ FELIPE 1. (FAMERP-2018) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências. Considere que as ondas eletromagnéticas se propagam pelo

Leia mais

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T.

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T. Física 2 - Movimentos Oscilatórios Halliday Cap.15, Tipler Cap.14 Movimento Harmônico Simples O que caracteriza este movimento é a periodicidade do mesmo, ou seja, o fato de que de tempos em tempos o movimento

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 4 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. Considere as afirmações a seguir: I - As ondas luminosas são constituídas

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Instituto Politécnico co de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA

Instituto Politécnico co de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA Ano lectivo 1-11 Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Física Ficha 8 Movimento Vibratório e Ondulatório Capítulo 5 Conhecimentos e capacidades a adquirir pelo aluno Aplicação dos conceitos

Leia mais

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO EXEMPLO 1

Leia mais

Física 1. 3 a prova 09/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 09/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 09/12/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise a

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de Ondas 25 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha,

Leia mais

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina nas

Leia mais