AS ONDAS ESTACIONÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS ONDAS ESTACIONÁRIAS"

Transcrição

1 AS ONDAS ESTACIONÁRIAS Comportamento de um elétron em um átomo: semelhante ao de uma onda estacionária tridimensional. Onda estacionária: não se movimenta em uma única direção (ao contrário de uma onda corrente).

2 ONDA ESTACIONÁRIA UNIDIMENSIONAL Um modo de vibração possível

3 Outro modo de vibração possível

4 NÓS: pontos em que não há movimento. os extremos das cordas estão fixados. ANTINÓS: localizados no meio de 2 nós adjacentes, o deslocamento lateral da corda é máximo. Os pontos 0 e xsão pontos de nó. A distância d restringe os comprimentos de onda possíveis

5 Uma corda esticada pode vibrar de muitos modos diferentes, dependendo de onde é tocada, sendo que cada modo é caracterizado por um certo número de nós e antinós. Modos de Vibração PERMITIDOS

6 Modos de Vibração PERMITIDOS

7 Modos de Vibração PROIBIDOS

8 A quantização: as vibrações de uma corda esticada podem ser ditas quantizadas, pois certos modos específicos de vibração são permitidos. Cada modo de vibração tem uma energia característica e, quanto maior for o valor de n, tanto mais alta é a energia de vibração.

9 ONDA ESTACIONÁRIA BIDIMENSIONAL Vibração da parte superior de um tambor Modos de Vibração A vibração do couro de um tambor nem sempre é um simples movimento para cima e para baixo. As vibrações radiais: tambor sendo percutido exatamente no centro de seu couro. O couro vibrará em um ou mais modos radiais de vibração. As vibrações angulares:quando tambor é percutido fora do centro. Os nós são linhas retas a ângulos específicos um do outro.

10 Alguns modos de vibração do couro de um tambor

11 3 primeiros modos de vibração radiais

12 Modos de vibração angulares

13 ONDAS ESTACIONÁRIAS TRIDIMENSIONAIS -Sinos soando -Ar de uma sala fechada com alto-falantes -Na Terra, durante um terremoto -Vibrações de uma gelatina em uma tigela Elétrons. Os nós serão superfícies.

14 AS PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS A EQUAÇÃO DE ONDA (1926 Schrodinger) Descreve o elétron no átomo de hidrogênio. Um elétron em um átomo tem o comportamento de uma onda estacionária, possuindo diversos modos de vibração, com vários números, formas e orientações de nós e antinós. Erwin Schrödinger Matemático Prêmio Nobel de Física (1933)

15 Shrödinger substituiu a trajetória precisa e absoluta de uma partícula, que era descrita pela física clássica, por uma função de onda, representada pela letra grega Ψ (psi). Equação diferencial que tem uma série de soluções (diferente da equação algébrica). Cada solução da equação de onda para o elétron no átomo de hidrogênio, corresponde a um nível quantizado de energia. Como uma onda esticada pode vibrar somente em certos modos, o elétron como onda pode vibrar somente em certos modos nos átomos.

16 Na física clássica uma partícula segue uma trajetória que pode ser seguida e prevista em qualquer instante. Na física quântica a partícula é distribuida como uma onda. Onde a função de onda que tem amplitude grande a probabilidade de se encontrar a partícula é grande e vice-versa.

17 Equação de onda FUNÇÃO DE ONDA (Ψ): Como é chamada cada solução da equação de onda. Ψ : constituída de 2 partes: angular e radial. DENSIDADE DE PROBABILIDADE (Ψ 2 ): Probabilidade de encontrar um elétron numa região do espaço. Ψ 2 = 0 probabilidade de encontrar elétron nesta região é zero NÓ.

18 A equação. As expressões matemáticas são complicadas. A posição do elétron é especificada por uma função de onda Ψ(x,y,z) As diferentes funções de onda possíveis serão identificadas por 4 números quânticos: n, l, m l e m s

19 ψnão tem significado físico mas ψ 2 é proporcional a probabilidade de se encontrar a partícula naquela região do espaço.

20

21 REPRESENTAÇÃO DOS ORBITAIS Resoluçãodaequaçãode Schrödinger forneceas funçõesde ondae as energiasparaas funções de onda. Chamamos as funções de onda de orbitais. ORBITAL: região onde há maior probabilidade de encontrar o elétron. A equação de Schrödinger necessita de três números quânticos.

22 OS NÚMEROS QUÂNTICOS Definem a energia e as características de distribuição espacial do elétron. Aparecem como conseqüência da resolução matemática da equação de onda. O NÚMERO QUÂNTICO PRINCIPAL, n Designa a camada em que o elétron se encontra. Indica a distância média do elétron ao núcleo, sendo n= 1 a camada mais próxima. À medidaquenaumenta, o orbital torna-se maiore o elétron passa mais tempo mais distante do núcleo. Valores permitidos: números inteiros positivos: 1,2,3,4...

23 O NÚMERO QUÂNTICO SECUNDÁRIO OU AZIMUTAL, l Determina o momento angular do elétron (representa a trajetória do elétron). Especifica a subcamada e, assim, a forma do orbital. Valores inteiros de 0 até n 1. l = 0 subcamada s l = 1 subcamada p l = 2 subcamada d l = 3 subcamada f

24 O NÚMERO QUÂNTICO MAGNÉTICO, ml Determina o momento magnético do elétron (orientação do orbital no espaço). Valores inteiros de l a +l Ex. subcamada d, l = 2, ml = -2, -1, 0, +1, +2, cinco valores correspondentes aos 5 orbitais da subcamada d. Não há correspondência direta entre cada valor de ml e um dos orbitais.

25 O NÚMERO QUÂNTICO SPIN, ms Uma partícula carregada girando em torno do seu próprio eixo se comporta como um pequeno imã. Determina o magnetismo intrínseco do elétron. Especifica o spin do elétron. Valores: + ½ e ½. Cada conjunto de número quântico é conjugado com um tipo diferente de movimento eletrônico.

26 Spin eletrônico

27 n= 1, 2, 3, 4, l= 0, 1, 2,..., n-1 (s, p, d, f,...) m l = -l,..., 0,..., +l m s = +½, -½ s: p: d: f:

28 Ex.: 1s 2 n = 1; l = 0(subcamada s); m l = 0; m s = +½ n = 1; l = 0(subcamada s); m l = 0; m s = -½

29 2p 1 n = 2; l = 1(subcamada p); m l = -1; m s = +½ 2p 2 n = 2; l = 1(subcamada p); m l = -1; m s = +½ n = 2; l = 1(subcamada p); m l = 0; m s = +½ 2p 3 n = 2; l = 1(subcamada p); m l = -1; m s = +½ n = 2; l = 1(subcamada p); m l = 0; m s = +½ n = 2; l = 1(subcamada p); m l = +1; m s = +½

30 Exercício Quais são os números quânticos para elétrons 3d 2 e 4s 2?

31 ORBITAIS s Todos os orbitais s são esféricos. À medidaquenaumenta, osorbitaissficam maiores.

32 Nuvem eletrônica tridimensional que corresponde ao elétron no orbital 1s do hidrogênio nuvem eletrônica probabilidade ψ 2 Nó em r =

33 Gráfico de Ψ 2 x distância do núcleo (r)

34 ORBITAL s Probabilidade de encontrar o elétron é grande nas proximidades do núcleo e decresce com o aumento da distância do núcleo. r = Ψ 2 = 0 nó esférico ou radial Não tem dependência angular, logo, é esférico.

35 Orbital 2s: tem ainda um outro nó esférico. O nó é uma superfície esférica que separa uma região central de alta densidade de uma região de alta densidade em forma de camada situada mais afastada do núcleo. Orbital 3 s: tem 2 nós esféricos a distâncias intermediárias do núcleo, além do nó esférico no infinito.

36 Carga negativa do elétron é mais densa perto do núcleo: nuvem eletrônica é centrada no núcleo.

37 Orbitais 1s, 2s e 3s representados por superfícies representando ~90% de probabilidade de se encontrar o e -.

38 ORBITAIS p Ao contrário dos orbitais s, apresentam dependência angular. p x, p y, p z : diferem entre si quanto a orientação no espaço. Têma forma de halteres. As duas partes de um orbital psão chamadas de lobosou lóbulos, e estão separadas por um nó angular. À medidaquenaumenta, osorbitaispficammaiores. Orbital 3p é semelhante ao 2p, exceto que possui um nó esférico adicional.

39 plano nodal (nó angular)

40 ORBITAIS d dxy, dyz, dxz, dx 2 -y 2, dz 2 dxy, dyz, dxz, dx 2 -y 2 4 lobos e 2 nós angulares que são planos, além de um nó esférico no infinito. dz 2 2 lobose um anel. Orbitais 4d são semelhantes ao 3d, exceto que cada um deles tem um nó esférico adicional.

41

42 OS ORBITAIS f São 7 e ainda mais complexos. Importantes para lantanídeos e actinídeos.

43

44 OS NÚMEROS QUÂNTICOS E OS NÓS Número total de nós: n Nós angulares: l Nós esféricos ou radiais: n - l A nuvem eletrônica de qualquer elétron s(l=0) não tem nós angulares, somente esféricos. A nuvem eletrônica de qualquer elétron p (l=1) tem um nó angular. A nuvem eletrônica de qualquer elétron d(l=2) e f (l=3) tem 2 e 3 nós angulares, respectivamente.

45 AS DISTRIBUIÇÕES DE MÚLTIPLOS ELÉTRONS Qual seria a diferença entre a densidade da nuvem eletrônica associada a 1 elétron num dado orbital quando comparada à de 2 elétrons num mesmo orbital? A forma é independente do número de elétrons. Ψ 2 será 2 vezes maior.

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo Estrutura atômica Modelo quântico do átomo Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química Mecânica quântica - mecânica ondulatória Elétrons como

Leia mais

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON MODELO QUÂNTICO PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON EINSTEIN: usou o efeito fotoelétrico para demonstrar que a luz, geralmente imaginada como tendo propriedades de onda, pode também ter propriedades de

Leia mais

LCE0143 Química Geral. Estrutura Atômica. Wanessa Melchert Mattos.

LCE0143 Química Geral. Estrutura Atômica. Wanessa Melchert Mattos. LCE0143 Química Geral Estrutura Atômica Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Princípio da Incerteza Elétron dualidade onda-partícula W. Heisenberg: impossível fixar a posição de um elétron em um átomo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Instituto de Química - Estrutura Atômica As propriedades ondulatórias do elétron Hermi F. Brito hefbrito@iq.usp.br QFL 1101 Química Geral I, -03-2017 Dualidade onda-partícula

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica

Leia mais

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ =

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ = O Modelo Mecânico-Quântico Louis de Broglie apresentou a idéia de que, se as ondas luminosas exibiam características de partícula, então talvez as partículas de matéria pudessem mostrar propriedades ondulatórias.

Leia mais

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da matéria na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tinha associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões

Leia mais

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier A Estrutura Eletrônica dos Átomos Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2015 Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson, etc 400 a.c. até 1897 d.c. Nascimento da Mecânica Quântica

Leia mais

Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética

Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética Estrutura eletrônica dos átomos Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética Onda Com propriedades como comprimento de onda,

Leia mais

Nestes modos de vibrações existem dois nós em f 1, três nó em f 2, quatro nó em f 3, cinco nó em f 4. Uma corda esticada pode vibrar de varias maneira

Nestes modos de vibrações existem dois nós em f 1, três nó em f 2, quatro nó em f 3, cinco nó em f 4. Uma corda esticada pode vibrar de varias maneira QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 04: ONDAS E PARTÍCULAS 4.1 ONDAS ESTACIONÁRIAS UNIDIMENSIONAIS A mecânica quântica atribui propriedades ondulatórias aos elétrons no átomo. Como

Leia mais

Comportamento ondulatório da matéria

Comportamento ondulatório da matéria Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tina associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões conecidas

Leia mais

7. A teoria quântica do átomo de Hidrogênio

7. A teoria quântica do átomo de Hidrogênio 7. A teoria quântica do átomo de Hidrogênio Sumário A equação de Schrödinger para o átomo de hidrogênio Autovalores de energia Números quânticos Momento de dipolo magnético Autofunções de energia Orbitais

Leia mais

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Quantização. Quantização da energia (Planck, 1900) hc h. Efeito fotoelétrico (Einstein, 1905) Espectros atômicos (linhas discretas) v 2

Quantização. Quantização da energia (Planck, 1900) hc h. Efeito fotoelétrico (Einstein, 1905) Espectros atômicos (linhas discretas) v 2 Mecânica Quântica Quantização e o modelo de Bohr (revisão) Dualidade Onda-Partícula Princípio da Incerteza Equação de Schrödinger Partícula na Caixa Átomo de Hidrogênio Orbitais Atômicos Números Quânticos

Leia mais

Cap. 39 Mais ondas de matéria

Cap. 39 Mais ondas de matéria Cap. 39 Mais ondas de matéria Ondas em cordas e ondas de matéria; Energia de um elétron confinado (1D); Mudanças de energia; Função de onda de um elétron confinado (1D); Elétron em poço finito; Outras

Leia mais

Estrutura eletrônica dos átomos. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química Madeira I

Estrutura eletrônica dos átomos. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química Madeira I Estrutura eletrônica dos átomos Mestranda Daniele Potulski danielepotulski@ufpr.br Disciplina Química Madeira I Estrutura geral dos átomos -PRÓTONS situados no núcleo do átomo (representados por +) -NÊUTRONS

Leia mais

Aula 3 Estrutura Atômica cont

Aula 3 Estrutura Atômica cont Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

B) [N] é uma constante de normalização indicando que a probabilidade de encontrar o elétron em qualquer lugar do espaço deve ser unitária. R n,l (r) é

B) [N] é uma constante de normalização indicando que a probabilidade de encontrar o elétron em qualquer lugar do espaço deve ser unitária. R n,l (r) é QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 05: ORBITAL ATÔMICO 5.1 A EQUAÇÃO DE SCHRODINGER E O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO: Como o elétron tem propriedades ondulatórias, ele pode ser descrito como

Leia mais

Fundamentos de Química 1ª parte

Fundamentos de Química 1ª parte Fundamentos de Química 1ª parte Tabela Periódica dos Elementos Metais Metalóides Não-Metais Modelo do Átomo de Bohr (1913) 1. Os e apenas podem ter valores específicos (quantizados) de energia. Fotão 2.

Leia mais

Função de Onda e Equação de Schrödinger

Função de Onda e Equação de Schrödinger 14/08/013 Função de Onda e Equação de Schrödinger Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr A Função de Onda (ψ) A primeira formulação para esta nova interpretação da Mecânica, a Mecânica Quântica, teoria foi proposta

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06 Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos

Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA META Aplicar os conceitos de mecânica quântica aos orbitais atômicos; Descrever a distribuição dos elétrons nos átomos. OBJETIVOS Ao final desta aula,

Leia mais

Mecânica Quântica. Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. A Equação de Schrödinger Postulados da Mecânica Quântica

Mecânica Quântica. Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. A Equação de Schrödinger Postulados da Mecânica Quântica Mecânica Quântica Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin A Equação de Schrödinger Postulados da Mecânica Quântica Mecânica Clássica O movimento de uma partícula é governado pela Segunda Lei de Newton:

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento

Leia mais

Estrutura da Matéria Prof. Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Prof. Fanny Nascimento Costa Estrutura da Matéria Prof. Fanny Nascimento Costa (fanny.costa@ufabc.edu.br) Aula 07 Revisão da última aula Orbitais Números quânticos O átomo de hidrogênio Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 8 ÁTOMOS MONOELETRÔNICOS Edição de agosto de 2008 CAPÍTULO 8 ÁTOMOS MONOELETRÔNICOS ÍNDICE 8.1- Introdução 8.2- Problema da Força Central

Leia mais

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

Níveis de energia do átomo

Níveis de energia do átomo Níveis de energia do átomo Para um átomo de hidrogénio, a energia das orbitas é: 13.6 ev E n = n 2 Quando um eletrão salta de uma órbita para outra absorve ou perde energia: Δ E=E i E j = 13.6 ev ( 1 n

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 8 ÁTOMOS DE UM ELÉTRON Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 08 ÁTOMOS DE UM ELÉTRON ÍNDICE 8.1- Introdução 8.2- Força Central 8.3- Equação

Leia mais

Aula 17 Tudo sobre os Átomos

Aula 17 Tudo sobre os Átomos Aula 17 Tudo sobre os Átomos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Algumas propriedades dos átomos; O spin do elétron; Momento Angular e momento magnético; O experimento de Stern-Gerlach; O princípio

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS 2 Natureza ondulatória da luz 3 Natureza ondulatória da luz 4 Natureza ondulatória da luz 5 Natureza ondulatória da luz 6 Energia quantizada e fótons Planck quantum h é

Leia mais

Estrutura Atômica - Prof. J. D. Ayala - 1 -

Estrutura Atômica - Prof. J. D. Ayala - 1 - Estrutura Atômica - Prof. J. D. Ayala - 1-1.1 - MODELO ATÔMICO PLANETÁRIO Supondo que o elétron tem uma massa m, desprezível em relação ao núcleo, cuja carga é Ze. Neste caso o núcleo permanecerá em repouso

Leia mais

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron Tubos de Crookes e a descoberta do elétron (A) Efeito de um obstáculo no caminho dos raios catódicos. Raios Catódicos High voltage source of high voltage shadow Resultados independem do gás usado para

Leia mais

Modelos Atômicos e Princípios Quânticos Parte II

Modelos Atômicos e Princípios Quânticos Parte II UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA QUÍMICA INORGÂNICA I Modelos Atômicos e Princípios Quânticos Parte II Prof. Fabio da Silva Miranda e-mail: miranda@vm.uff.br

Leia mais

A eq. de Schrödinger em coordenadas esféricas

A eq. de Schrödinger em coordenadas esféricas A eq. de Schrödinger em coordenadas esféricas A autofunção espacial, ψ, e a energia, E, são determinadas pela solução da equação independente do tempo: Separação de variáveis Solução do tipo: Que leva

Leia mais

O átomo de Rutherford

O átomo de Rutherford O átomo de Rutherford Elétrons orbitando o núcleo F Elétrica F Centrifúga Quando uma carga elétrica muda de velocidade ou direção, ela deve irradiar energia. Radiação Eletromagnética É o produto de campos

Leia mais

Aula anterior. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. d x 2m - E -U. 2m - E -U x, y, z. x y z x py pz cin cin. E E ( x, y,z ) - 2m 2m x y z

Aula anterior. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. d x 2m - E -U. 2m - E -U x, y, z. x y z x py pz cin cin. E E ( x, y,z ) - 2m 2m x y z 6/Maio/2013 Aula 21 Efeito de túnel quântico: decaimento alfa. Aplicações: nanotecnologias; microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr 8/Maio/2013

Leia mais

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier Atomística Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Nem sempre foi tão fácil observar um átomo... Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson 400 a.c. até 1897 d.c. O Modelo de

Leia mais

Átomo de Hidrogênio 1

Átomo de Hidrogênio 1 Átomo de Hidrogênio 1 Potencial central Solução: separação de variáveis satisfaz a equação para qualquer valor de m l. g() deve satisfazer a condição m l deve ser inteiro. 3 Solução: separação de variáveis

Leia mais

Física Atômica e Molecular

Física Atômica e Molecular Física Atômica e Molecular 1. Estrutura do átomo Quando o átomo está no estado isolado (livre da influencia de fatores externos), o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. O número atômico

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

Átomo de hidrogênio. Átomo de de Broglie Equação de Schrödinger Átomo de hidrogênio Transições de níveis

Átomo de hidrogênio. Átomo de de Broglie Equação de Schrödinger Átomo de hidrogênio Transições de níveis Átomo de hidrogênio Átomo de de Broglie Equação de Schrödinger Átomo de hidrogênio Transições de níveis Teoria de Bohr para H Na teoria de Bohr, foi necessário postular a existência de números quânticos.

Leia mais

Elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas circulares (atração Coulombiana) Cada órbita n possui um momento angular bem definido

Elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas circulares (atração Coulombiana) Cada órbita n possui um momento angular bem definido ÁTOMO DE HIDROGÊNIO Primeiro sistema tratado quanticamente por Schrödinger Modelo de Bohr Elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas circulares (atração Coulombiana) Cada órbita n possui um momento

Leia mais

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Estrutura da Matéria Aula 7: Mecânica Quântica e Os Elementos E-mail da turma: emufabc@gmail.com Senha: ufabcsigma https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Mecânica Quântica Estudo do comportamento

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. Polarizabilidade: Dureza e Moleza A polarizabilidade está relacionada ao tamanho do átomo e da capacidade deste estabilizar elétrons na nuvem eletrônica, esta matematicamente correlacionada

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. Química Geral

TEORIA ATÔMICA. Química Geral TEORIA ATÔMICA Química Geral 1 Modelo Atômico de Dalton John Dalton 1766 1844: Físico, Químico e Meteorologista inglês Primeira tentativa de relacionar mudanças químicas a eventos que ocorrem ao nível

Leia mais

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15 /Abr/014 Aula 15 Ondas de matéria; comprimento de onda de de Broglie. Quantização do momento angular no modelo de Bohr. Difracção e interferência. Função de onda; representação matemática do pacote de

Leia mais

Números quânticos e distribuição eletrônica

Números quânticos e distribuição eletrônica Aluno(a): Prof.: Éderson Números quânticos e distribuição eletrônica Questão 1) Quais são os quatro números quânticos principal(n), azimutal (l), magnético (ml) e de momento angular orbital (ms), para

Leia mais

Fundamentos de Química Quântica

Fundamentos de Química Quântica Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Fundamentos de Química Quântica Professora: Melissa Soares Caetano Partícula na caixa Sistema ideal

Leia mais

Problemas de Duas Partículas

Problemas de Duas Partículas Problemas de Duas Partículas Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Massa reduzida Rotor Rígido Problemas de Duas Partículas Partícula 1: coordenadas x 1, y 1, z 1 Partícula 2: coordenadas x 2,

Leia mais

Fundamentos de Química Quântica

Fundamentos de Química Quântica Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Fundamentos de Química Quântica Aula 3 Professora: Melissa Soares Caetano Átomo de Hidrogênio Um núcleo

Leia mais

3) Quais são os valores possíveis do número quântico magnético de spin? a) -1,- ½,0, ½,1 b) 0 e + ½ c) 1, 0 e +1 d) 0, 1, 2, 3,...

3) Quais são os valores possíveis do número quântico magnético de spin? a) -1,- ½,0, ½,1 b) 0 e + ½ c) 1, 0 e +1 d) 0, 1, 2, 3,... Fundamentos de Física Capítulo 40 Tudo sobre átomos. Questões Múltipla escolha cap. 40 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das opções abaixo não é uma propriedade dos átomos? a) Os átomos

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN

NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN NÚMEROS QUÂNTICOS Os orbitais atômicos são identificadas por três números quânticos: n número quântico principal; l número quântico de momento

Leia mais

+ E p. ψ(x) = E. ψ(x)

+ E p. ψ(x) = E. ψ(x) Erwin Schrödinger: E c E p = E E c. ψ(x) E p. ψ(x) = E. ψ(x) h 8π m d ψ(x) dx E p. ψ(x) = E. ψ(x) Equação de onda a uma dimensão (x), independente do tempo: que traduz o comportamento de uma partícula

Leia mais

8. Spin do elétron e átomos complexos

8. Spin do elétron e átomos complexos 8. Spin do elétron e átomos complexos Sumário Revisão: momento magnético do elétron Efeito Zeeman Spin do elétron Experiência de Stern-Gerlach O princípio da exclusão de Pauli Configuração eletrônica Tabela

Leia mais

Aplicações de Semicondutores em Medicina

Aplicações de Semicondutores em Medicina Aplicações de Semicondutores em Medicina A estrutura dos cristais semicondutores Luiz Antonio Pereira dos Santos CNEN-CRCN PRÓ-ENGENHARIAS UFS-IPEN-CRCN Aracaju Março - 010 Como é a estrutura da matéria?

Leia mais

Mecânica Quântica. Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa

Mecânica Quântica. Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa Mecânica Quântica Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa Limitações do modelo de Bohr A teoria de Bohr não era capaz

Leia mais

n, l, m l, ms (1) quando estes quatro números quânticos são dados, o estado físico do sistema (no caso, um elétron) é então especificado.

n, l, m l, ms (1) quando estes quatro números quânticos são dados, o estado físico do sistema (no caso, um elétron) é então especificado. Introdução. Consideramos nos textos anteriores sistemas quantum mecânicos que possuem vários níveis de energia mas somente um elétron orbital, ou seja, consideramos até o presente momento átomos hidrogenóides.

Leia mais

Aula 01 Estrutura eletrônica

Aula 01 Estrutura eletrônica Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 01 Estrutura eletrônica Dr. Tiago P. Camargo Átomos - Estrutura Núcleo (prótons e nêutrons) Eletrosfera (elétrons)

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Uma outra vez a experiência da dupla fenda 18/11/015 Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Probabilidade de chegada do elétron, com a fenda fechada: * 1 1 1 * Probabilidade

Leia mais

Como Entender a Física Quântica em 8 Passos! Passos

Como Entender a Física Quântica em 8 Passos! Passos Como Entender a Física Quântica em 8 Passos! A física quântica (também chamada de teoria quântica ou mecânica quântica) é um ramo da física que permite uma descrição do comportamento e interação da matéria

Leia mais

Elétrons como ondas? Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química

Elétrons como ondas? Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química OS ELÉTRONS O MODELO DA MECÂNICA QUÂNTICA E AS ENERGIAS ELETRÔNICAS Modelo atual se baseia na MECÂNICA QUÂNTICA Considera os conceitos da quantização da energia eletrônica (Bohr), fornecendo uma explicação

Leia mais

Equação de Schrödinger

Equação de Schrödinger Maria Inês Barbosa de Carvalho Equação de Schrödinger Apontamentos para a disciplina Física dos Estados da Matéria 00/0 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Faculdade de Engenharia

Leia mais

Física Moderna II Aula 07

Física Moderna II Aula 07 Universidade de São Paulo Instituto de Física 1 º Semestre de 015 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Oscar Sala sala 0 rizzutto@if.usp.br Física Moderna II Aula 07 Monitor: Gabriel M. de Souza Santos Sala

Leia mais

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF 1º Semestre/01 Parte 1 04/10/011 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova

Leia mais

Partícula na Caixa. Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

Partícula na Caixa. Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Partícula na Caixa Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Caixa unidimensional Caixa tridimensional Degenerescência Partícula no anel (mov. de rotação) Partícula na Caixa Partícula numa caixa unidimensional

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas

NÚMEROS QUÂNTICOS. Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas NÚMEROS QUÂNTICOS Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas 1 Os números quânticos descrevem a posição (e a energia) dos elétrons nos átomos. Existem quatro números quânticos: 1 - número quântico principal

Leia mais

Não serão aceitas respostas sem justificativa:

Não serão aceitas respostas sem justificativa: Primeira Prova de Conceitos de Mecânica Quântica -(,5) Uma partícula de massa m encontra-se no estado ψ(x,t)= A exp[ω(mx /ħ+it)], onde A e a são constantes reais e positivas. a- Normalize ψ(x,t); b- Calcule

Leia mais

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral;

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral; Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Como se carateriza o modelo O modelo quântico: Números quânticos. Energia das orbitais. Princípios e regras para a distribuição dos eletrões pelas orbitais.

Leia mais

Modelos atômicos. Juliana Soares Grijó Escola Olímpica de Química - EOQ

Modelos atômicos. Juliana Soares Grijó Escola Olímpica de Química - EOQ Modelos atômicos Juliana Soares Grijó Escola Olímpica de Química - EOQ O que é um modelo? Modo simples de descrever fenômenos e predizer resultados científicos. É incompleto e incorreto Deve-se usar modelos

Leia mais

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick Estrutura Atômica Átomo 3 partículas Quais são? Descoberta o elétron século XIX por Thomsom Próton - - século XX por Rutherford Neutron 1932 por Chadwick Modelo atômico Núcleo prótons e neutros Elétrons

Leia mais

Física Moderna II - FNC376

Física Moderna II - FNC376 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Moderna II - FNC376 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto o. Semestre de 008 Conteúdo (P) Cap. 7, 8 e 9 Eisberg (/ do 9.7), Cap. 7 do Tipler, Cap. 7 e parte

Leia mais

Átomos multi-eletrônicos. Indistinguibilidade

Átomos multi-eletrônicos. Indistinguibilidade Átomos multi-eletrônicos Indistinguibilidade Princípio de exclusão, de Pauli 1. Em um átomo multi-eletrônico nunca pode haver mais de 1 e- ocupando o mesmo estado quântico.. Um sistema constituído de vários

Leia mais

Equação de Schrödinger em 3D

Equação de Schrödinger em 3D Equação de Schrödinger em 3D Conteúdo básico: extensão do que foi feito em 1D: p 2 /2m + V(x,y,z) = E; Equação independente do tempo: 2m 2 ψ +V(x, y, z)ψ = Eψ A interpretação probabilística envolve a integração

Leia mais

Aula 9 Mais ondas de matéria I. Física Geral F-428

Aula 9 Mais ondas de matéria I. Física Geral F-428 Aula 9 Mais ondas de matéria I Física Geral F-48 Resumo da aula passada: Dualidade onda-partícula e o princípio da complementaridade; Comprimento de onda de de Broglie: = h/p Função de onda (x,y,z,t A

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 8

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 8 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Moderna II Profa. Márcia de Almeida Rizzutto o Semestre de 04 Átomos multi-eletrônicos Indistinguibilidade Princípio de exclusão, de Pauli. Em um átomo

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

Seminário. Teoria de Ligação de Valência - TLV UMA ABORDAGEM MECÂNICO QUÂNTICA DAS LIGAÇÕES COVALENTES

Seminário. Teoria de Ligação de Valência - TLV UMA ABORDAGEM MECÂNICO QUÂNTICA DAS LIGAÇÕES COVALENTES Seminário Teoria de Ligação de Valência - TLV UMA ABORDAGEM MECÂNICO QUÂNTICA DAS LIGAÇÕES COVALENTES Autor: Marcelo Alves de Souza Mestrando UFABC 2015 Disciplina Química Integrada 1 O modelo de repulsão

Leia mais

Estrutura Atômica I. Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Átomo de Hidrogênio Átomos Hidrogenóides

Estrutura Atômica I. Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Átomo de Hidrogênio Átomos Hidrogenóides Estrutura Atômica I Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Átomo de Hidrogênio Átomos Hidrogenóides Aplicações da Mecânica Quântica Soluções da Equação de Schrödinger independente do tempo Partícula

Leia mais

Leis de Biot-Savart e de Ampère

Leis de Biot-Savart e de Ampère Leis de Biot-Savart e de Ampère 1 Vimos que uma carga elétrica cria um campo elétrico e que este campo exerce força sobre uma outra carga. Também vimos que um campo magnético exerce força sobre uma carga

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 5

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 5 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Moderna II Profa. Márcia de Almeida Rizzutto o Semestre de 014 1 19: experiência de Stern&Gerlach Proposta: Medir os valores possíveis do momento de

Leia mais

O elemento Urânio possui 9 prótons e 146 nêutrons, seu número de massa é 38. A = = 38 ATENÇÃO: O número de massa A não é uma massa. Ele é um n

O elemento Urânio possui 9 prótons e 146 nêutrons, seu número de massa é 38. A = = 38 ATENÇÃO: O número de massa A não é uma massa. Ele é um n QUÍMICA GERAL AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 01: COMPORTAMENTO DOS ÁTOMOS O ÁTOMO DE THOMSON Em 1898 J.J. Thomson propôs um modelo para a estrutura do átomo: O átomo era uma esfera de

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA - III

ESTRUTURA ATÔMICA - III ESTRUTURA ATÔMICA - III Elementos químicos emitem luz em diferentes comprimentos de onda. Esta emissão é descontínua e só ocorre para determinadas faixas de Prof. Bruno Gabriel Química 2ª Bimestre 2016

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Física Quântica. Aula 11: Spin do Elétron, Princípio de Exclusão de Pauli. Pieter Westera

Física Quântica. Aula 11: Spin do Elétron, Princípio de Exclusão de Pauli. Pieter Westera Física Quântica Aula 11: Spin do Elétron, Princípio de Exclusão de Pauli Pieter Westera pieter.westera@ufabc.edu.br http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/quantica.html Quantização do Momento Angular

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 02: O DUBLETO DO SÓDIO Os níveis de energia de um átomo de hidrogênio calculados pela equação de Schrödinger são

Leia mais

Equação de Onda de Schrödinger

Equação de Onda de Schrödinger Equação de Onda de Schrödinger Em 1926, Schrödinger escreveu uma equação que descrevia simulteamente a natureza ondulatória e corpuscular do electrão. A função de onda Ψ (psi) descreve: 1. Energia de e

Leia mais

Aula-11. (quase) Tudo sobre os átomos

Aula-11. (quase) Tudo sobre os átomos Aula-11 (quase) Tudo sobre os átomos Algumas propriedades: Átomos são estáveis (quase sempre) Os átomos se combinam (como o fazem é descrito pela mecânica quântica) Os átomos podem ser agrupados em famílias

Leia mais

Estrutura Atômica. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Estrutura Atômica. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Estrutura Atômica Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Evolução dos Modelos Atômicos 1º) Demócrito e Leucipo (400 a 500 a.c) -filósofos gregos -átomo indivisível. 2º) Modelo Atômico de Dalton

Leia mais

1) A ESTRUTURA DOS ÁTOMOS

1) A ESTRUTURA DOS ÁTOMOS A ESTRUTURA DOS ÁTOMOS.. Estrutura Atômica A matéria seja no estado líquido sólido ou gasoso é constituída por átomos. Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons os nêutrons e os

Leia mais

Aula-9 Mais Ondas de Matéria I

Aula-9 Mais Ondas de Matéria I Aula-9 Mais Ondas de Matéria I Estados ligados Vimos, até agora, 3 postulados da Mecânica Quântica: a) Toda partícula possui uma função de onda associada a ela. b) A forma e a evolução temporal desta é

Leia mais

Física Quântica. Aula 10: Equação de Schrödinger em Coordenadas Esféricas, Átomo de Hidrogênio. Pieter Westera

Física Quântica. Aula 10: Equação de Schrödinger em Coordenadas Esféricas, Átomo de Hidrogênio. Pieter Westera Física Quântica Aula 10: Equação de Schrödinger em Coordenadas Esféricas, Átomo de Hidrogênio Pieter Westera pieter.westera@ufabc.edu.br http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/quantica.html A Equação

Leia mais

Aula 4 ORBITAIS ATÔMICOS. Eliana Midori Sussuchi Samísia Maria Fernandes Machado Valéria Regina de Souza Moraes

Aula 4 ORBITAIS ATÔMICOS. Eliana Midori Sussuchi Samísia Maria Fernandes Machado Valéria Regina de Souza Moraes Aula 4 ORBITAIS ATÔMICOS META Descrever a distribuição dos elétrons nos átomos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: reconhecer os números quânticos e estabelecer suas relações; representar a

Leia mais