INSTITUTO DE ECONOMIA, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS IGEPP DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO DE ECONOMIA, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS IGEPP DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA"

Transcrição

1 INSTITUTO DE ECONOMIA, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS IGEPP DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA Profa. Maria das Graças Rua

2 ERRADA 1-É correto afirmar que o Brasil tem um sistema híbrido, que combina o presidencialismo puro com um sistema parlamentarista caracterizado pelo contínua negociação entre o presidente e os partidos no Congresso.

3 2-O desafio mais sério à forma de governo adotada no Brasil não é decidir pelo presidencialismo ou pelo parlamentarismo, mas lidar com as distorções dos sistemas eleitoral e federativo adotados no país.

4 ERRADA 3-Sistemas eleitorais majoritários regem-se pela alocação proporcional dos votos dos eleitores a partidos políticos, em cadeiras nos parlamentos, sejam esses locais ou nacionais

5 ERRADA 4-No Brasil, o impeachment do presidente da República consiste na sua destituição pelo Congresso Nacional juntamente com o Poder Judiciário.

6 ERRADA 5-A conquista do posto máximo do Poder Executivo no Brasil está condicionada a um bom desempenho na conquista de cadeiras no Legislativo.

7 6-Geralmente, em sistemas parlamentaristas, os governos obtêm maiorias legislativas em proporção muito superior ao que conseguem nos sistemas presidencialistas, nos quais o partido a que o presidente é afiliado ou, quando couber, sua coalizão governante tem dificuldade para obter a maioria

8 ERRADA 7-A exigência de votação mínima em nível nacional, regional ou local e a consecução do quociente eleitoral não são barreiras à representação de pequenos partidos. QUESTAO POLÊMICA: VER Aires Brito: considera que excluir da distribuição das sobras partidos que não alcançaram o QE é outro tipo de barreira disfarçada.

9 8-Em caso de sistema tripartidário, a preferência por partidos não é simplesmente uma extrapolação do caso bipartidário, pois a decisão eleitoral se dar pelo voto mais racional no segundo partido em preferência, quando se avalia que o partido preferido venha a perder. SIM, É O QUE SE CONHECE COMO VOTO ÚTIL, MAS NÃO NECESSARIAMENTE SE RESTRINGE A SISTEMAS TRIPARTIDÁRIOS

10 9-Laakso e Taagepera construíram o índice de partidos efetivos a partir do fracionamento do sistema partidário, seja pelos assentos ocupados, seja pelos votos recebidos por um determinado partido.

11 INDICE DE PARTIDOS EFETIVOS O índice de partidos efetivos (de Laakso e Taagepera) é uma medida para obter um número ajustado de partidos políticos no sistema partidário de um país e poder avaliar a fragmentação do sistema partidário. A ideia subjacente a esta medida é contar os partidos e, ao mesmo tempo, ponderar esta contagem pela sua força relativa. A força relativa se refere à sua parte nos votos ("número efetivo de partidos eleitorais") ou sua parcela de cadeiras no parlamento ("número efetivo de partidos parlamentares"). Esta medida é especialmente útil quando se comparam os sistemas eleitorais em diferentes países, como é feito no campo da ciência política. O número total de partidos é igual ao número de partidos efetivos somente quando todos os partidos têm igual força. Em todos os outros casos, o número de partidos efetivos é inferior ao número total de partidos. Há duas alternativas principais para medir o número de partidos efetivos: O índice de John K. Wildgen, de "hiperfracionalização" atribui um peso especial aos pequenos partidos. E o índice Juan Molinar, que dá um peso especial para o maior partido.

12 Com referência à representação política, julgue os itens em seguida. ERRADA 10-O grau de proporcionalidade com que os sistemas eleitorais traduzem votos em assentos parlamentares e seus efeitos nos sistemas partidários, as diferentes formas de representação, a magnitude do distrito, o número de representantes eleitos por distrito e o mínimo de votos de que um partido precisa para ter representantes são formas equivocadas de identificar a representação política.

13 11-Ao explicar as tendências oligárquicas dos partidos políticos, Robert Michels igualmente explica a questão da representação dos partidos políticos, especialmente os partidos europeus fortes, uma vez que o eleitor vota no partido, mas o partido é quem escolhe o candidato. Portanto, o candidato é mais do partido do que dos eleitores.

14 12-Os partidos hegemônicos que levam aos sistemas de partido único no presidencialismo produzem estabilidade, ainda que acarretando situações de autoritarismo civil.

15 ERRADA 13-Governo representativo é o mecanismo pelo qual uma distribuição de assentos por distritos eleitorais que seguem rigidamente as clivagens culturais ou étnicas de uma população produzirá representantes que privilegiam ideias políticas nacionais. NÃO NACIONAIS, MAS LOCAIS

16 14-Em um sistema de distritos uninominais, em que se elege um representante por maioria simples, fortalecem-se as preferências políticas majoritárias em cada distrito.

17 15-Em sistema de distritos plurinominais, em que partidos minoritários têm alguma chance de eleger pelo menos um candidato, o Congresso Nacional se vitaliza com a renovação do debate parlamentar, ao garantir que minorias tenham voz e representação no parlamento nacional.

18 16-Número de partidos e polarização ideológica servem como parâmetros fundamentais para determinar a eficiência do processo legislativo, em termos de iniciativa e de construção de maiorias.

19 A sociedade e a política brasileiras experimentou presença de vários partidos ao longo da segunda metade do século XX. Nesse período,três diferentes momentos destacam-se na organização política dos partidos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes. ERRADA 17-A UDN, o PSD e o PTB, partidos predominantes durante o multipartidarismo no período de 1946 a 1964, foram responsáveis pela perfeita organização de partidos políticos no Brasil, uma vez que estavam profundamente sintonizados com os interesses dos eleitores, e seus parlamentares, plenamente subordinados ao interesse comum.

20 ERRADA 18-Os partidos brasileiros, independentemente dos regimes políticos, sempre tiveram organização e estrutura rigidamente desenhadas pelas diferentes leis orgânicas dos partidos políticos.

21 19-Entre os anos de 1974 e 1985, nos quais ocorreu a mudança do bipartidarismo para multipartidarismo, houve uma criteriosa administração da oposição consentida, por parte dos governos militares.

22 20-O governo João Figueiredo, enquanto pôde, conteve os movimentos políticos que visavam à abertura total, incluindo a participação de setores excluídos da população que se mostravam muito descontentes com o modelo econômico centralizador de rendas adotado.

23 ERRADA 21-A predominância de alianças pragmáticas, não ideológicas, e a utilização das nomeações para cargos públicos para obter apoio parlamentar contribuem para o fortalecimento partidário e para a consolidação da democracia brasileira. AO CONTRÁRIO

24 22-O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório.

25 ERRADA 23-A grande qualidade do sistema partidário brasileiro consiste na sua pequena fragmentação e na sua consistência nos diversos estados e regiões.

26 ERRADA 24-Os movimentos de reforma partidária no Brasil têm consistentemente conseguido constranger, estruturalmente e por meios da legislação, a facilidade com que partidos políticos são formados, dissolvidos ou mesmo fundidos, a fidelidade partidária e a transparência no financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais. ENUNCIADO CONFUSO: CONSTRANGE O QUE?

27 25-A fragilidade dos partidos no Brasil deve-se, em grande parte, às instituições que controlam o potencial de conflito e de desagregação da sociedade brasileira, tais como o poder moderador, no Império, o controle do processo eleitoral e do Legislativo na política dos governadores da Primeira República, e o sistema consociativo que, segundo Bolívar Lamounier, adota representação proporcional nas eleições para a Câmara Federal e o regime presidencialista forte e centralizado.

28 26-No Brasil, a característica naturalmente desagregadora dos partidos políticos foi absorvida pelo sistema político e pelas relações Executivo- Legislativo.

29 ERRADA 27-Os sistemas majoritários, como o inglês e o norteamericano, são sistemas potencialmente desagregadores, pois pulverizam a representação política. SISTEMAS MAJORITÁRIOS CONCENTRAM, AGREGAM, NÃO PULVERIZAM.

30 A representação política supõe alguma identificação entre os que representam e os que são representados no Legislativo, e está na base de um dos grandes debates correntes na política brasileira. Com relação aos modos de representação política, julgue os itens seguintes. ERRADA 28-Essa distribuição de representantes e representados no Brasil é uma indicação clara da correspondência existente entre a estrutura social e a representação parlamentar.

31 29-Arranjos e instituições políticas brasileiras têm sido dominados por elites regionais que exercitam clientelismo político, controle oligárquico de partidos políticos ligados ao executivo estadual e restrições na competição limites à entrada de novos concorrentes.

32 30- Uma das causas principais da forma ineficaz de representação política nos partidos com bancada no Congresso Nacional tem base no sistema de representação proporcional, com lista aberta que é adotado.

33 31-O Brasil é um dos poucos países no mundo que adotam o presidencialismo, com regras eleitorais de lista aberta e sistema de representação proporcional para as eleições legislativas.

34 32-No Brasil, cada estado é um distrito com um número mínimo e um número máximo de deputados federais. Uma das consequências disso é uma distorção da representação da sociedade na Câmara dos Deputados.

35 ERRADA 33-O sistema eleitoral de representação proporcional brasileiro garante ao eleitor dois votos desvinculados: um no partido de sua preferência e outro no nome ou número do candidato de sua escolha. O VOTO É DADO AO PARTIDO OU AO CANDIDATO, NÃO AOS DOIS SIMULTANEAMENTE.

36 ERRADA 34-O comportamento e a produção legislativa dos parlamentares, assim como o seu relacionamento com os líderes do executivo estadual e local, são absolutamente irrelevantes para o sucesso do candidato.

37 ERRADA 35-A sincronização das eleições legislativas com a dos executivos federal e estadual contribuiu decisivamente para consolidar a governabilidade no país

38 Com relação às reformas políticas, julgue os itens em seguida. ERRADA 36-Um das mais importantes modificações na legislação eleitoral e em parte da reforma política executada até hoje, no Brasil, foi a mudança, no sistema eleitoral, de lista aberta para lista fechada dos partidos, ocasionando uma relevante transformação nas estratégias de campanha e nos mecanismos de financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais.

39 37-As mais duradouras reformas políticas no Brasil não passaram de simples engenharia institucional para garantir maioria parlamentar governista no Congresso Nacional, com a condução do processo decisório do Legislativo atrelado ao Executivo.

40 ERRADA 38-Nas eleições a partir de 1989, passou-se a considerar como inválidos os votos em branco, excluindo-os do cálculo do quociente eleitoral utilizado para o cálculo da distribuição de cadeiras nas eleições proporcionais da Câmara dos Deputados, das Assembléias Legislativas estaduais e das Câmaras de Vereadores.

41 Um sistema de partidos institucionalizado é importante para a representação política em todas as sociedades democráticas.sobre este assunto, julgue os itens que se seguem: ERRADA 39-A reforma do sistema de representação para as eleições de 1998 permite que deputados e senadores sejam responsabilizados pelo eleitorado, e seus mandatos podem ser retirados a partir do procedimento chamado tecnicamente de recall ou substituição.

42 40-Alguns dos critérios relevantes de institucionalização dos sistemas partidários são eleições regulares raízes permanentes dos partidos na sociedade, cidadãos e interesses organizados que legitimam o processo eleitoral e os partidos políticos e, por último, a relativamente sólida organização dos partidos.

43 ERRADA 41-Os problemas em exercer a responsabilização dos governantes são mais acentuados onde existem sistemas partidários institucionalizados devido à rigidez das regras em vigor.

44 Presidencialismo de coalizão é uma expressão cunhada pelo cientista político Sérgio Abranches logo após a entrada em vigor da Constituição de 1988 e foi incorporada ao debate político. Os enunciados a seguir referem-se à vigência desse sistema de governo no Brasil. ERRADA 42-Segundo Abranches, o presidencialismo de coalizão é um sistema instável e de alto risco, associado a uma crise fiscal estrutural e a comportamentos clientelistas.

45 43-Outros autores, como Limongi, veem no presidencialismo de coalizão uma estratégia que permite ao Presidente superar o problema da fragmentação partidária no parlamento.

46 ERRADA 44-As Medidas Provisórias são um recurso de poder dos presidentes nas negociações com suas coalizões. Este é um recurso de que os governadores não dispõem, pois nenhum governador pode editar medidas provisórias.

47 O Federalismo brasileiro apresenta uma série de características que o distinguem da maioria das demais experiências federativas. A respeito do pacto federativo brasileiro, das relações intergovernamentais, e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir. ERRADA 45-É um federalismo que reproduz, em todos os seus entes federados, a divisão de poderes existente no governo central.

48 46-É um federalismo que permite e regulamenta o aumento do número de entes federados. ERRADA 47-Tem por princípio a independência e autonomia de cada estado-membro, sem necessidade de coordenação de ações inter e intragovernamentais.

49 A respeito de sistemas de governo, relação entre poderes e intermediação de interesses, julgue os próximos itens. ERRADA 48-Embasados em dados de votações nominais na Câmara dos Deputados, Fernando Limongi e Argelina Figueiredo argumentaram que os partidos políticos são indisciplinados e têm comportamento que dificulta a previsibilidade de suas decisões.

50 49-O presidencialismo de coalizão, representativo do sistema político brasileiro, caracteriza-se pela presença de representação proporcional, multipartidarismo e presidência forte e dependente de grandes coalizões entre partidos.

51 50-Estudos apontam que a aprovação de projetos de lei é mais eficiente para aumentar a probabilidade de sucesso eleitoral de candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados no Brasil do que a alocação de emendas orçamentárias individuais dos deputados federais.

52 Segundo Sabóia, o sistema de governo brasileiro apresenta características que nos distinguem tanto do modelo norteamericano quanto das democracias européias. Discuta os sistemas de governo, caracterizando: a)o parlamentarismo em suas duas modalidades b)o presidencialismo c)o semi-presidencialismo d)o presidencialismo brasileiro

53 Um sistema político é presidencialista puro se o chefe de Estado (o presidente): (a) é escolhido em eleição popular;(b) durante o seu mandato não pode ser demitido por votação parlamentar; e (c) chefia ou de alguma outra forma dirige os governos que nomeia; (d)tem uma certa autoridade legislativa, que lhe é conferida constitucionalmente. Nos sistemas presidencialistas, o presidente é isolado da interferência parlamentar, pela divisão dos poderes. Um sistema político é parlamentarista puro se (a)o Poder Executivo é necessariamente oriundo de uma maioria no Legislativo, e pode cair se receber voto de não-confiança; o Poder Executivo tem autoridade para dissolver o Legislativo e convocar novas eleições.

54 Parlamentarismo monista (Chefe de Estado sem atribuições políticas, figura simbólica. Ex: Inglaterra) o chefe de governo é o Primeiro Ministro;o gabinete é constituído por parlamentares pertencentes ao partido ou coalizão política que conquistou maioria na casa legislativa, e não depende da vontade do rei ou do presidente, e sua permanência somente depende do apoio do Parlamento. Parlamentarismo dualista (Chefe de Estado com algumas atribuições políticas, e o Primeiro Ministro depende também da sua confiança). A formação do gabinete depende do apoio do rei ou presidente; sua manutenção, porém, depende do apoio do Parlamento.

55 Em ambos é o parlamento que decide pela manutenção ou derrubada do gabinete. Em ambos, o chefe do Governo tem o poder de dissolução do parlamento. A apuração do grau de confiança do povo no Parlamento faz-se mediante sua dissolução, que provoca o rompimento de coligações partidárias, convocando-se eleições extraordinárias, destinadas a escolher novos representantes

56 Um sistema político é semipresidencialista se apresentar conjuntamente as seguintes características: (a) o chefe de Estado (presidente) é eleito por votação popular de forma direta ou indireta, com um mandato determinado;(b) o chefe de Estado compartilha o poder executivo com um primeiro-ministro, em uma estrutura dupla de autoridade conforme três critérios : (l) embora independente do parlamento, o presidente não tem o direito de governar sozinho ou diretamente, e, portanto, sua vontade deve ser canalizada e processada pelo seu governo; (2) inversamente, o primeiro-ministro e seu gabinete independem do presidente, na medida em que dependem do parlamento; estão sujeitos à confiança e/ou à nãoconfiança parlamentar, pelo que precisam do apoio da maioria do parlamento; (3)seja respeitada a "autonomia potencial" de cada componente do Executivo (Presidente e Primeiro Ministro).

57 O Brasil tem sido caracterizado como um caso de hiperpresidencialismo: O presidente possui poderes legislativos fortes frente ao Legislativo, sejam poderes proativos como as Medidas Provisórias, que lhe dão grande controle sobre a agenda parlamentar; sejam poderes reativos, especialmente o veto parcial ou total a decisões do Legislativo que só pode ser rejeitado pela maioria absoluta em sessão conjunta do Congresso, em voto secreto. Além disso: (1) O Presidente tem o monopólio na iniciação de projetos em áreas específicas, como nas áreas tributária e a orçamentária; (2) Tem o poder de estabelecer um novo status quo em caso de relevância e urgência, com vigência imediata como é o caso da medida provisória;

58 (3) Tem o poder de pedir urgência e urgência urgentíssima, retirando algumas matérias das comissões permanentes para a votação no plenário; (4) Tem poderes relativos ao sistema de patronagem (clientelismo), como o controle sobre a nomeação para postos no Executivo em todas as esferas do governo, sobre as concessões de rádio e televisão, sobre as licitações e sobre a execução de emendas individuais dos parlamentares.

59 Redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca dos sistemas eleitorais e contemplando, necessariamente, os seguintes aspectos: 1)tipos de sistemas eleitorais; 2)características do sistema majoritário; 3)características do sistema proporcional; 4)consequências dos sistemas eleitorais adotados no Brasil no que se refere à realidade federativa e populacional brasileira;

60 Os sistemas eleitorais, que são conjuntos de normas definidoras de como os eleitores fazem escolhas e de como os votos consignados são computados para efeito de distribuição de mandatos, sejam cadeiras no Legislativo ou chefia no Executivo apresentam duas finalidades, às vezes contraditórias: a representatividade e a governabilidade. O que se espera de um sistema eleitoral é que ele produza uma representação o mais próxima possível da segmentação social (representatividade) ou que promova a escolha de um governo coeso, capaz de levar a termo seu programa (governabilidade)? Classificando-se os sistemas eleitorais a partir da fórmula eleitoral adotada, isto é, de como se convertem os votos dados pelos eleitores em assentos, são eles reunidos em dois grandes grupos, os sistemas proporcionais e os sistemas majoritários, que podem ter diversas variações; e chamados sistemas mistos, que combinam elementos dos dois anteriores.

61 Em linhas gerais, diz-se que os sistemas majoritários sacrificam a representatividade em prol da formação de governos unipartidários, tidos como mais eficientes, e que permitem que os eleitores identifiquem melhor o programa implementado com o partido que está no poder possibilitando maior controle sobre este. O propósito dos sistemas que se alinham nesse grupo é garantir a eleição dos candidatos mais votados, dentro do princípio de que o vencedor leva tudo. Adota-se o sistema majoritário, no Brasil, nas eleições para a Presidência da República, para os Governos Estaduais, para as Prefeituras Municipais e para o Senado Federal, nestas últimas estritamente por maioria simples em um só turno. Os sistemas majoritários levam, em geral, a uma superrepresentação dos maiores partidos e a uma subrepresentação dos menores. Seu principal paradigma é o sistema inglês de distritos uninominais e eleição por maioria simples. Esse sistema, de fato, de modo geral, tende a produzir governos majoritários, de partido único, restringe o número de partidos que conseguem acesso ao parlamento e pode resultar em parlamentos com baixa representatividade.

62 Os sistemas proporcionais têm como principal objetivo garantir a representatividade dos diversos segmentos sociais no Parlamento. São adotados, no Brasil, nas eleições para a Câmara dos Deputados, as Assembleias Estaduais e as Câmaras de Vereadores, mediante voto em lista aberta, que permite que o eleitor escolha o candidato ou dê o voto à legenda. A principal virtude dos sistemas proporcionais é a representatividade, ou seja, sua capacidade de estabelecer uma correspondência bastante precisa entre o número de votos obtidos por cada partido e o número de cadeiras preenchidas por ele no Legislativo. Em contrapartida, a representação proporcional está associada à fragmentação partidária,vista por alguns como um aspecto negativo. Porém, o grau de fragmentação pode variar de um sistema proporcional para outro, em função de da maior ou menor magnitude dos distritos eleitorais, a forma como esses são definidos geograficamente e a existência ou não de cláusulas de desempenho ou de barreira.

63 A principal crítica que sofre a representação proporcional diz respeito ao déficit de governabilidade, que se acentua em sistemas como o brasileiro, onde sua combinação com o presidencialismo, aumenta o risco de instabilidade política. Uma das distorções do sistema proporcional brasileiro decorre do fato de que os estados são tomados como distritos nas eleições proporcionais, causando uma "estadualização" da Câmara, com um peso excessivo da política estadual sobre os parlamentares, que acaba por subverter o bicameralismo brasileiro; e leva, ainda, a uma a alocação desproporcional das cadeiras da Câmara, sub-representando os estados mais populosos.

64 Modelos de Democracia (1) dimensão executivos-partidos Majoritário (Westminster, norte-americano) Concentração do poder executivo em governos de um único partido Legislativo não dominante Sistemas bipartidários Sistemas eleitorais majoritários e desproporcionais Representação de interesses pluralista (livre competição entre grupos) Consensual/consociativo Governo dividido e compartilhado por partidos que formam ampla coalizão Poder é balanceado entre Executivo e Legislativo Sistemas multipartidários Sistema eleitoral proporcional Representação de interesses voltada para a concertação e compromisso

65 Modelos de Democracia (2) dimensão federativo-unitário Majoritário Governo unitário e centralizado Poder Legislativo Concentrado (unicameralismo) Constituições flexíveis que podem ser emendadas por maioria simples Legislativo tem palavra final sobre a constitucionalidade das decisões Consensual/consociativo Governo federado e descentralizado Poder Legislativo bicameral Constituições rígidas emendadas apenas por maiorias extraordinárias Constitucionalidade das leis é apreciada por corte suprema ou constitucional

Sistema de governo no qual o presidente da República é o chefe de governo e chefe de Estado. Caracteriza pela separação de poderes (Leg/Jud/Exec);

Sistema de governo no qual o presidente da República é o chefe de governo e chefe de Estado. Caracteriza pela separação de poderes (Leg/Jud/Exec); O Poder Executivo 1 Presidencialismo Conceito Formal Sistema de governo no qual o presidente da República é o chefe de governo e chefe de Estado. Caracteriza pela separação de poderes (Leg/Jud/Exec); EUA

Leia mais

Aula de hoje: Estrutura e funcionamento das instituições políticas brasileiras (Fátima Anastasia)

Aula de hoje: Estrutura e funcionamento das instituições políticas brasileiras (Fátima Anastasia) Aula de hoje: Estrutura e funcionamento das instituições políticas brasileiras (Fátima Anastasia) Referência: ANASTASIA, F.; NUNES, F. (2006). A Reforma da Representação. In: ANASTASIA, F.; AVRITZER, L.

Leia mais

Definição como se transformam votos em poder

Definição como se transformam votos em poder Definição. Sistema eleitoral é o conjunto de regras que define como, em uma determinada eleição, o eleitor pode fazer suas escolhas e como os votos são contabilizados para serem transformados em mandatos.

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Sistema Político Brasileiro Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO O Brasil é uma república federal presidencialista,

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais

Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II

Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II Curso/Disciplina: Teoria Geral do Estado Aula: Exercícios Parte II - 26 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II SUIÇA QUESTÕES 1. COMO FOI A FORMAÇÃO

Leia mais

A REFORMA DO SISTEMA PARTIDÁRIO ELEITORAL: DIAGNÓSTICO, POSSIBILIDADES E LIMITES FERNANDO LUIZ ABRUCIO

A REFORMA DO SISTEMA PARTIDÁRIO ELEITORAL: DIAGNÓSTICO, POSSIBILIDADES E LIMITES FERNANDO LUIZ ABRUCIO A REFORMA DO SISTEMA PARTIDÁRIO ELEITORAL: DIAGNÓSTICO, POSSIBILIDADES E LIMITES FERNANDO LUIZ ABRUCIO CONTEXTO O MODELO POLÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 CARACTERÍSTICAS 1) SISTEMA PROPORCIONAL E MULTIPARTIDARISMO

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

Formas de democracia

Formas de democracia Formas de democracia - Freios e contrapesos poderes devem se fiscalizar. Logo, há poderes sobrepostos. O executivo tem controle sobre a administração do poder; o legislativo tem o controle sobre a elaboração

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional Prof. Roberto Moreira de Almeida SISTEMAS ELEITORAIS Conceito Sistema Majoritário e Sistema Proporcional O conjunto de técnicas

Leia mais

Políticas Públicas e Realidade Brasileira

Políticas Públicas e Realidade Brasileira Políticas Públicas e Realidade Brasileira O sistema político brasileiro: a fragmentação partidária, o fundo partidário e o financiamento das campanhas. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua 1-O que é fragmentação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP)

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) Motivação Com o correr desta campanha eleitoral cresceram as dúvidas sobre os rumos do sistema político brasileiro: Para alguns analistas, a competição política,

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Partidos Políticos Partidos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Modelos de organização partidária: - Unipartidarismo: o sistema permite a existência legal de apenas um partido.

Leia mais

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO Capítulo 6 Poder, política e Estado 1 O poder e a política Poder se refere à capacidade de agir ou de determinar o comportamento dos outros. As relações de poder perpassam todas as relações sociais. As

Leia mais

Reflexões sobre Reforma Política

Reflexões sobre Reforma Política Reflexões sobre Reforma Política Texto Faculdade Assis Gurgacz Cascavel Paraná 27.Set.2013 Roteiro da Apresentação 1a. Parte: Circunstâncias Históricas 2a. Parte: Identificado os caminhos (doutrina de

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

(Do Senhor Marcus Pestana)

(Do Senhor Marcus Pestana) PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Senhor Marcus Pestana) Dispõe sobre o sistema eleitoral para as eleições proporcionais, alterando a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral), a Lei nº 9.096,

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO

INSTITUIÇÕES DE DIREITO INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Rogério Dias Correia Tipos de democracia Democracia direta Democracia indireta Democracia semidireta 2 Conceito de Sistemas eleitorais Conjunto de regras e procedimentos utilizados

Leia mais

Relações Executivo- Legislativo

Relações Executivo- Legislativo Relações Executivo- Legislativo 1 1 Geração Presidencialismo como obstáculo para a consolidação da democracia na América Latina (Linz, 1991; Linz e Valenzuela, 1994); Geraria governos divididos, minoritários,

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

O que é Estado Moderno?

O que é Estado Moderno? O que é Estado Moderno? A primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo,

Leia mais

Pesquisa de Opinião Eleitoral Reforma Política Abril e Maio de 2009

Pesquisa de Opinião Eleitoral Reforma Política Abril e Maio de 2009 P1. A reforma política voltou à pauta do Congresso. Sobre a regra de transição, na opinião do (a) senhor (a), as mudanças nas legislações eleitoral e partidária: Devem vigorar de imediato, valendo para

Leia mais

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário Direitos Humanos PC-SP 2017 Investigador de Polícia Aula 01 - Prof. Ricardo Torques AULA 01 DIREITOS DE CIDADANIA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 Direitos Humanos e Cidadania... 2 3 - Constituição

Leia mais

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 DIAGNÓSTICO Comissão Especial de fevereiro a maio de 2015 Relator: Marcelo Castro (PMDB-PI) -Foram realizados Seminários em assembleias

Leia mais

Resumo das propostas de reforma política

Resumo das propostas de reforma política Resumo das propostas de reforma política A proposta de votação da reforma política está consolidada em dois conjuntos agrupados: o primeiro, que depende de emenda constitucional e que trata de dois pontos

Leia mais

Departamento de Gestão Pública Marco Antônio de Carvalho Teixeira. Ambiente político e Governabiliade

Departamento de Gestão Pública Marco Antônio de Carvalho Teixeira. Ambiente político e Governabiliade Departamento de Gestão Pública Marco Antônio de Carvalho Teixeira Ambiente político e Governabiliade Governabilidade Ambiente de estabilidade que propicia ao governo plena capacidade de desempenhar suas

Leia mais

Quem reforma o sistema eleitoral?

Quem reforma o sistema eleitoral? Quem reforma o sistema eleitoral? O nó que amarra a reforma política no Brasil nunca foi desatado. O motivo é simples. Não há interesse. Historicamente, parlamentares só mudam as regras em benefício próprio.

Leia mais

Siga o líder : Interesses econômicos e liderança partidária na Câmara dos Deputados 1

Siga o líder : Interesses econômicos e liderança partidária na Câmara dos Deputados 1 www.brasil-economia-governo.org.br Siga o líder : Interesses econômicos e liderança partidária na Câmara dos Deputados 1 BRUNO CARAZZA 2 Conforme já discutido no blog Leis e Números (http://leisenumeros.com.br/),

Leia mais

SISTEMAS ELEITORAIS E DE GOVERNO Prof. Vitor Marchetti

SISTEMAS ELEITORAIS E DE GOVERNO Prof. Vitor Marchetti SISTEMAS ELEITORAIS E DE GOVERNO Prof. Vitor Marchetti Instituições importam O desenho das instituições faz diferença para a forma como funcionam os sistemas políticos. Diferentes desenhos institucionais

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

Aula de hoje: Introdução aos sistemas eleitorais (conceitos básicos)

Aula de hoje: Introdução aos sistemas eleitorais (conceitos básicos) Aula de hoje: Introdução aos sistemas eleitorais (conceitos básicos) Referências: Nicolau, J. M. Sistemas eleitorais; uma introdução. Rio de Janeiro: FGV. Lijphart, A. (2003). Modelos de democracia. Rio

Leia mais

REFORMA POLÍTICA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS

REFORMA POLÍTICA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS REFORMA POLÍTICA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS Análise Reforma Política Discute-se no Congresso Nacional a Reforma Política, com alterações no sistema eleitoral brasileiro em diversos pontos, como:

Leia mais

Sistema Político Brasileiro, Democracia e Sistema Eleitoral

Sistema Político Brasileiro, Democracia e Sistema Eleitoral Sistema Político Brasileiro, Democracia e Sistema Eleitoral Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Economia Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero Programa de Estudos Pós-Graduados em Política

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado O Federalismo brasileiro Profª. Liz Rodrigues - Características da Federação: a. Caráter indissolúvel do vínculo federativo: uma vez

Leia mais

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO. Estado e Relações de Poder UFABC

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO. Estado e Relações de Poder UFABC PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO Estado e Relações de Poder UFABC 1 OS SISTEMAS DE GOVERNO As democracias contemporâneas organizam seus governos em sistemas diversos Dois modelos mais conhecidos são

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

Por outro lado, embora a democracia moderna não seja apenas representativaatravés do sufrágio universal, mas também participativa por

Por outro lado, embora a democracia moderna não seja apenas representativaatravés do sufrágio universal, mas também participativa por 1 Presidencialismo de coalizão: disfunção do sistema político brasileiro em decorrência do voto proporcional para eleições legislativas Por Renato Rua de Almeida, presidente do Instituto Jacques Maritain

Leia mais

DIAP Quadro comparativo: PEC do GT da reforma política no Congresso Qua, 13 de Novembro de :43

DIAP Quadro comparativo: PEC do GT da reforma política no Congresso Qua, 13 de Novembro de :43 Departamento Intersindical de Assessoria Parlametar organiza uma tabela comparativa a partir da PEC aprovada pelo Grupo de Trabalho sobre Reforma Política na Camâra dos Deputados. O Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

IGEPP QUESTÕES COMENTADAS DE CIÊNCIA POLÍTICA ELABORADO PELA EQUIPE IGEPP

IGEPP QUESTÕES COMENTADAS DE CIÊNCIA POLÍTICA ELABORADO PELA EQUIPE IGEPP IGEPP QUESTÕES COMENTADAS DE CIÊNCIA POLÍTICA ELABORADO PELA EQUIPE IGEPP O chefe de governo da forma de governo denominada república deve, obrigatoriamente, ser escolhido de forma direta pelo povo, por

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Serão eleitos os candidatos a Presidente da República e a Governador de Estado e do Distrito Federal, aqueles que obtiverem a maioria de votos, não

Leia mais

Papéis dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O art. 224 do Código Eleitoral dispõe:

Papéis dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O art. 224 do Código Eleitoral dispõe: Sistemas Eleitorais Voto e Eleições A expressão "sistema eleitoral" designa o modo, os instrumentos e os mecanismos empregados nos países de organização política democrática para constituir seus Poderes

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 17/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro I II Projeto Memória do Parlamento Brasileiro Professor(a), seja bem-vindo(a)! Aqui encontrará algumas sugestões de conteúdos e de atividades para contribuir com o trabalho pedagógico. I II Visite a Exposição!

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA

CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA AULA DEMONSTRATIVA - PRESIDENCIALISMO CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU) Cargo de ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE (AFC) Área: Prevenção da Corrupção e Auditoria

Leia mais

O CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO

O CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO O CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO Sumário Informações ao leitor...19 Capítulo I - SÍNTESE HISTÓRICA 1. Número de Constituições...25 2. Condições em que surgiu cada Constituição 2.1. Fase monárquica...25

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Escrivão de Polícia Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. O número de deputados a serem eleitos em cada estado ou território e no DF é estabelecido, proporcionalmente

Leia mais

Estrutura Governamental

Estrutura Governamental Estrutura Governamental Mudando com o Tempo Edifício da Dieta Concluído em 1936, o Edifício da Dieta foi construído com granito japonês e cobre uma área de 12.400 m2 Separação de Poderes A Constituição

Leia mais

Análise da Pesquisa de Opinião sobre a Reforma Política

Análise da Pesquisa de Opinião sobre a Reforma Política Estudos Técnicos maio de 2017 Análise da Pesquisa de Opinião sobre a Reforma Política A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE Analista Judiciário TRE PI () A respeito do e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, assinale a opção correta. a) Se determinada comissão parlamentar

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

Myrian Massarollo Presidente

Myrian Massarollo Presidente Cálculos eleitorais No Brasil adotamos o sistema político denominado Democracia Representativa. Nele os eleitores concedem um mandato eletivo, ou seja, através do voto, a alguns cidadãos que se candidataram

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) A representação e sua mitologia v. 1, n. 1 (2012) 278 2771 Espécies de partidos políticos: uma nova tipologia v. 4, n. 1 (2015) 5095 1130 A reforma no México: uma análise crítica dos avanços e retrocessos

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) A representação e sua mitologia v. 1, n. 1 (2012) 260 2755 Espécies de partidos políticos: uma nova tipologia v. 4, n. 1 (2015) 4750 1099 A reforma no México: uma análise crítica dos avanços e retrocessos

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) A representação e sua mitologia v. 1, n. 1 (2012) 417 2872 Espécies de partidos políticos: uma nova tipologia v. 4, n. 1 (2015) 6253 1498 A reforma no México: uma análise crítica dos avanços e retrocessos

Leia mais

ATUALIDADES POLÍTICA : PROCESSO ELEITORAL NORTE-AMERICANO

ATUALIDADES POLÍTICA : PROCESSO ELEITORAL NORTE-AMERICANO ATUALIDADES POLÍTICA : PROCESSO ELEITORAL NORTE-AMERICANO As eleições presidenciais nos Estados Unidos são realizadas de modo indireto por meio de delegados escolhidos via convenções partidárias. Sistema

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do art. 27, ao caput do art. 28, ao inciso I do art. 29, ao parágrafo único

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Breno D. Rocha¹; Cintia G. Lages¹

Breno D. Rocha¹; Cintia G. Lages¹ 213 A análise do parlamentarismo ante a crise política de 2015 sob a égide da constituição da república federativa de 1988 Analysis of parliamentarianism before the political crisis of 2015 under the aegis

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

SISTEMAS ELEITORAIS E DE GOVERNO Prof. Vitor Marchetti

SISTEMAS ELEITORAIS E DE GOVERNO Prof. Vitor Marchetti SISTEMAS ELEITORAIS E DE GOVERNO Prof. Vitor Marchetti Instituições importam O desenho das instituições faz diferença para a forma como funcionam os sistemas políticos. Diferentes desenhos institucionais

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Formas de Governo e Regimes Políticos ESTADO Estado é a corporação de um povo, assentada num determinado território e dotada de um poder originário de mando. (Jellinek) Formas e Sistemas de Governo Pode-se

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Partidos Políticos Partidos Políticos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Fidelidade partidária: a CF/88 coloca a filiação a partido político como uma das condições de elegibilidade os

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I

DIREITO CONSTITUCIONAL I DIREITO CONSTITUCIONAL I De acordo com Uadi Bulos, a Constituicao de 1988 qualificou a organizacao do Estado brasileiro como politico-administrativa. A ORGANIZACAO ESPACIAL E TERRITORIAL DO PODER DO ESTADO,

Leia mais

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ELEIÇÕES 2018 PRESIDENTE (04 anos) 1 reeleição GOVERNADOR (04 anos) 1 reeleição SENADOR (08 anos) sem limite DEPUTADO FEDERAL (04 anos) sem limite DEPUTADO ESTADUAL/DISTRITAL (04 anos) sem limite PRINCIPAIS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos: direitos de primeira dimensão, são inerentes à ideia de democracia. - São direitos públicos

Leia mais

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA 11 ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA A Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de subsidiar os debates que ocorrerão na XVIII Marcha em Defesa dos Municípios nos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO BRASIL I Conferência Portugal Participa Casa das Histórias Paula Rego Cascais, 0 de dezembro de 20 O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal

Leia mais

CIDADANIA BRASILEIRA. Situando-se politicamente como cidadão dos céus. AULAS: 23 e 30 setembro 18h às 19h. Pr. Pablo Ferreira

CIDADANIA BRASILEIRA. Situando-se politicamente como cidadão dos céus. AULAS: 23 e 30 setembro 18h às 19h. Pr. Pablo Ferreira CIDADANIA BRASILEIRA Situando-se politicamente como cidadão dos céus AULAS: 23 e 30 setembro 18h às 19h Pr. ENTENDENDO O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO ELEIÇÕES BRASILEIRAS Em nossa Constituição, no Art.

Leia mais

Aula 23. No Estado Composto há a descentralização do poder entre pessoas jurídicas. É o que ocorre no Estado Federal, adotado pelo Brasil.

Aula 23. No Estado Composto há a descentralização do poder entre pessoas jurídicas. É o que ocorre no Estado Federal, adotado pelo Brasil. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Tipos de Governo. Sistemas de Governo. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 23 - Tipos de Estado classificação que

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

Análise do Sistema Político Português no Período Democrático: Uma breve caracterização Mafalda Lobo (CIMJ)

Análise do Sistema Político Português no Período Democrático: Uma breve caracterização Mafalda Lobo (CIMJ) Análise do Sistema Político Português no Período Democrático: Mafalda Lobo (CIMJ) mafalobopereira@gmail.com Regimes políticos anteriores à mudança democrática iniciada em 1974: I República (1910-1926)

Leia mais

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 Para produzir a dissertação relativa ao Texto 1, que vale trinta pontos, faça o que se pede, usando as páginas correspondentes do presente caderno para rascunho. Em

Leia mais

Aula nº. 27 TEORIA. A história da Suíça nasce a partir da formação de uma confederação por volta do século XI, até o século XVI.

Aula nº. 27 TEORIA. A história da Suíça nasce a partir da formação de uma confederação por volta do século XI, até o século XVI. Curso/Disciplina: Teoria Geral do Estado Aula: Teoria - 27 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 TEORIA SUMARIO 1. SUIÇA 2. ALEMANHA 3. ESPANHA 4. ITALIA 5. ISRAEL

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS HELY LOPES MEIRELLES, em sua obra, DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO, Editora Malheiros, apresenta a seguinte classificação dos órgãos públicos: 1. QUANTO À POSIÇÃO ESTATAL,

Leia mais

A democracia no Brasil

A democracia no Brasil 5/8/17 Semana 7 A democracia no Brasil Bases constitucionais da organização política brasileira O conceito de democracia Modelos institucionais de democracia As escolhas da Constituição Brasileira A organização

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes JORN028 - Jornalismo e Poĺıtica - Nova Ordem Constitucional - Prof. José Alexandre e-mail: jasjunior2007@yahoo.com.br Março

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação aos arts. 45 e 46 da Constituição Federal para reduzir o número de membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As Mesas da Câmara

Leia mais