Unidade 3 Rumo ao Terceiro Milênio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade 3 Rumo ao Terceiro Milênio"

Transcrição

1 Sugestões de atividades Unidade 3 Rumo ao Terceiro Milênio 9 HISTÓRIA

2 Neoliberalismo Aquilo que se tem chamado de neoliberalismo [...] constitui em primeiro lugar uma ideologia, uma forma de ver o mundo social, uma corrente de pensamento. Desde o início do século XX podemos ver tudo isso apresentado por um de seus profetas, o austríaco Ludwig von Mises ( ). Mas é um discípulo dele, o também austríaco Friedrich von Hayek, que terá o papel de líder e patrono da causa. Seu O caminho da servidão, lançado em 1944, pode ser apontado como um manifesto inaugural e documento de referência do movimento neoliberal. Nos anos seguintes, Hayek empenhar-se-ia na organização de uma internacional dos neoliberais, a Sociedade do Mont Pèlerin, fundada na cidade do mesmo nome (na Suíça) numa conferência realizada em Reginaldo Moraes. Neoliberalismo: de onde vem, para onde vai? São Paulo: Senac, p. 27. Com base em seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a seguir as características relativas a essa ideologia. 1. ( ) Abertura de mercados para possibilitar a circulação global de mercadorias e serviços. 2. ( ) Cobrança de taxas alfandegárias e defesa do livre-comércio. 3. ( ) Liberdade para a circulação de capitais. 4. ( ) Rigidez nas leis trabalhistas. 5. ( ) Redução da carga tributária.

3 Governo Reagan Em 1981, o Partido Republicano retornou ao poder nos Estados Unidos com a eleição para presidente da República de Ronald Reagan, ex-ator de Hollywood e governador da Califórnia por duas vezes. Com relação às medidas tomadas por Reagan durante seu governo, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 1. ( ) Cancelou os investimentos em desenvolvimento militar. 2. ( ) Fez um severo corte de gastos públicos (educação e saúde). 3. ( ) Adotou uma política externa de combate ao avanço comunista. 4. ( ) Reaqueceu a Guerra Fria e recebeu apoio da população diante de uma nova aliança de guerra nuclear. 5. ( ) Definiu a União Soviética como Império do Mal.

4 Reformas de Gorbatchev Em 1985, Mikhail Gorbatchev ascendeu ao poder na União Soviética. Em seu governo, lançou um conjunto de medidas para modernizar a economia e promover mudanças na política interna e externa do país: a perestroika e a glasnost. Ligue cada afirmação ao programa de reforma a que se refere. 1. Libertou os presos políticos. 2. Garantiu liberdade para a imprensa, que publicou artigos críticos sobre temas diversos. 3. Procurou combater a ineficiência da economia soviética. 4. Garantiu a liberdade de expressão, possibilitando que grupos oposicionistas se manifestassem. 5. Aprovou leis que permitiram a entrada no país de empreendimentos privados e estrangeiros. 6. Concedeu autonomia às empresas, que poderiam estabelecer metas, admitir e demitir funcionários e beneficiar-se com os lucros obtidos. glasnost perestroika

5 Queda do Muro de Berlim Em 9 de novembro de 1989 teve início a derrubada do Muro de Berlim, o que possibilitou o contato livre entre alemães orientais e ocidentais. Norbert Michalke/Diomedia População alemã comemorando a abertura do Muro de Berlim nos arredores do Portão de Brandemburgo, 10 nov Com relação a esse tema é correto afirmar que: 1. ( ) o muro só foi derrubado após Estados Unidos e União Soviética concordarem. 2. ( ) o muro foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo. 3. ( ) o Muro de Berlim era o principal símbolo da Guerra Fria. Sua destruição simbolizou a queda do regime comunista. 4. ( ) o Muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em área comunista e área capitalista, cabendo aos cidadãos decidirem em qual dos lados queriam se estabelecer.

6 Fim do socialismo no Leste Europeu Identifique a que país cada afirmação corresponde. Iugoslávia Bulgária Hungria Polônia Albânia Romênia Tchecoslováquia 1. ( ) O socialismo foi implantado pelo Exército Vermelho logo após a expulsão dos alemães no fim da Segunda Guerra Mundial. Havia forte sentimento nacionalista, sedimentado pela influência da Igreja Católica. Em 1988 foi organizada uma onda de greves bem-sucedidas, que obrigaram o governo a realizar eleições, nos quais os socialistas foram derrotados. 2. ( ) Em fevereiro de 1989 ocorreu uma revolução pacífica e foi abolido o sistema de partido único. Em 1990, os socialistas sofreram uma derrota que lhes tirou do poder. O novo governo do chamado Fórum Democrático acelerou as reformas econômicas em direção a uma economia de mercado. 3. ( ) Durante a Segunda Guerra Mundial foi invadida por alemães, italianos, búlgaros e húngaros. O marechal Josip Broz Tito foi o grande líder da resistência e, após vencer nas eleições, transformou o país numa república socialista. Tito conseguiu controlar os diversos grupos étnicos e religiosos e adotou um socialismo mais flexível. 4. ( ) Aconteceu a Revolução de Veludo, assim nomeada em razão de seu caráter pacífico. O dramaturgo Václav Havel foi eleito presidente da República em Em 1993, o país foi dividido em duas nações. Tudo ocorreu da forma mais pacífica possível. 5. ( ) O líder socialista Todor Jivkov, que estava no poder desde 1954, opunha- -se às reformas propostas por Gorbatchev e foi destituído, em 1989, por seus colegas de partido. Em 1991, foram realizadas eleições livres. Os antigos socialistas mudaram o nome do partido e ganharam as eleições, mas garantiram o pluralismo e formaram o primeiro governo não socialista desde ( ) Uma revolução ocorrida em 1989 provocou a execução do ditador Nicolae Ceaucescu e a dissolução da securitate (polícia secreta). No ano seguinte realizaram-se eleições livres, e os novos governantes implementaram reformas econômicas. 7. ( ) Foi o último país do Leste Europeu a realizar a mudança de regime. Nas eleições de 1991, o Partido do Trabalho, anteriormente de orientação comunista, rebatizado como Partido Socialista, obteve a maioria dos votos e acelerou as mudanças em direção à economia de mercado. Nas eleições de 1992, a vitória coube ao Partido Democrata, que iniciou um extenso programa de reformas econômicas e democráticas.

7 Divisão da Iugoslávia Compare os dois mapas a seguir. SAN MARINO ITÁLIA N 15 L ÁUSTRIA Mar Adriático km 1 cm 427 km HUNGRIA ROMÊNIA 45 N Belgrado IUGOSLÁVIA BULGÁRIA ALBÂNIA GRÉCIA SAN MARINO ITÁLIA N ÁUSTRIA 15 L ESLOVÊNIA Liubliana Zagreb CROÁCIA Mar Adriático km 1 cm 427 km HUNGRIA BÓSNIA- -HERZEGOVINA Sarajevo MONTENEGRO Podgórica Belgrado ALBÂNIA SÉRVIA MACEDÔNIA GRÉCIA ROMÊNIA Skopje 45 N BULGÁRIA DAE/Sonia Vaz 1. O que aconteceu com o território da antiga Iugoslávia? 2. Por que isso ocorreu?

8 Abertura política no Brasil 1. Em 1974, a eleição para presidente da República passou a ser feita por um Colégio Eleitoral formado pelo Congresso Nacional e por delegados das Assembleias Legislativas. Pela primeira vez durante a Ditadura Militar, o MDB, partido de oposição, lançou um candidato civil, o deputado Ulisses Guimarães. Indique a alternativa que melhor expressa a intenção do partido. a) ( ) Mostrar ao povo brasileiro que o Brasil estava aberto para mudanças. b) ( ) Mostrar ao povo brasileiro que as eleições eram sérias e necessárias para o progresso. c) ( ) Mostrar ao povo brasileiro que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas eram abertas a novas ideias. d) ( ) Mostrar ao povo brasileiro que todos estavam trabalhando juntos para o desenvolvimento político do país. e) ( ) Mostrar ao povo brasileiro que as eleições eram uma farsa, ou seja, o candidato do governo já entrava na disputa como vencedor. 2. Em continuidade ao processo de abertura política e em razão da ampla campanha da sociedade civil, em 1979 foi aprovada, pelo Congresso Nacional, a Lei de Anistia. Assinale, nas alternativas abaixo, a medida que não fez parte da Lei de Anistia. a) ( ) Retorno de exilados ao país. b) ( ) Libertação dos presos políticos. c) ( ) Condenação de agentes da ditadura pelos crimes cometidos. d) ( ) Restabelecimento dos direitos políticos dos cidadãos. 3. Em 1979, também foi aprovada pelo Congresso uma lei que colocava fim ao bipartidarismo. Foram extintos a Arena e o MDB, e o novo quadro partidário passou a abranger seis partidos. Relacione cada partido político à sua origem. I. Partido Popular (PP) II. Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) III. Partido Democrático Social (PDS) IV. Partido dos Trabalhadores (PT) V. Partido Democrático Trabalhista (PDT) VI. Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) a) ( ) Reunia os antigos membros do MDB e fazia parte de uma frente ampla que lutava pela redemocratização do país. b) ( ) Formado por membros da antiga Arena, era o partido da situação. c) ( ) Em algumas situações, apoiou o governo Figueiredo em troca de cargos. Nada tinha em comum com o antigo partido de Getúlio e Jango. d) ( ) Formado por alguns dissidentes da Arena e do MDB, teve vida curta, sendo depois incorporado ao PMDB. e) ( ) Liderado por Leonel Brizola, intitulava-se o herdeiro do trabalhismo de Vargas. f) ( ) Com bases sólidas em São Paulo, o partido nasceu com forte apoio do proletariado, dos setores significativos da intelectualidade e da ala progressista da Igreja Católica. 1

9 4. O PMDB lançou Tancredo Neves e José Sarney como candidatos a presidente e vice-presidente respectivamente. Em 1985 Tancredo Neves foi eleito e representava uma mudança no panorama político. Sobre esse feito podemos afirmar que: a) ( ) Tancredo Neves foi eleito indiretamente, sendo o primeiro civil a chegar ao poder desde b) ( ) Tancredo Neves foi eleito por voto direto, dando início a uma nova era política no Brasil. c) ( ) Tancredo Neves foi eleito indiretamente, mas renunciou por pressão dos militares. d) ( ) Tancredo Neves foi eleito diretamente, mas não assumiu o poder por sofrer um golpe militar. e) ( ) Tancredo Neves foi eleito por voto direto e foi o primeiro civil a chegar ao poder desde 1964, mas renunciou e, então, José Sarney foi empossado presidente da República. 5. Observe a imagem ao lado e assinale a alternativa que informa corretamente a época em que essa fotografia foi tirada, os motivos que estimularam a manifestação retratada e seus resultados. a) ( ) Golpe Militar de 1968, luta contra o AI-5 e resposta violenta do governo de Castelo Branco. b) ( ) Meados da década de 1980, revogação do AI-2 e ampliação do número de partidos políticos de oposição. c) ( ) 1973, oposição à repressão do governo Médici, extinção do DOI-Codi e punição dos torturadores. d) ( ) Meados da década de 1970, reivindicações trabalhistas e retorno dos ideais trabalhistas de origem varguista. e) ( ) Meados da década de 1980, retorno da democracia e eleição, ainda que indireta, de Tancredo Neves para a Presidência. Orlando Brito/Editora Abril 2

10 A redemocratização no Brasil 1. O governo Sarney ( ) constituiu o início da Nova República, que trouxe alguns avanços. Na economia foram adotados sucessivos planos de estabilização econômica, como o Plano Cruzado, lançado em fevereiro de Assinale a alternativa que traz as principais medidas desse plano. a) ( ) Reforma monetária, com a substituição da moeda cruzeiro pelo cruzado. b) ( ) Congelamento de preços por tempo indeterminado. c) ( ) Aumento de salários, com reajuste automático de acordo com o valor da inflação. d) ( ) Fim da correção monetária. e) ( ) Aluguéis e hipotecas reajustados pela inflação. f) ( ) Estabelecimento do seguro-desemprego. 2. Em outubro de 1988 foi promulgada uma nova carta constitucional, conhecida como Constituição Cidadã em razão dos amplos direitos concedidos aos cidadãos brasileiros. Entre outras questões, a Constituição de 1988 garante: I. eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos, em apenas um turno; II. voto obrigatório para os brasileiros maiores de 18 anos, e facultativo para os analfabetos; III. criminalização do racismo e da tortura, com punição para atos dessa natureza; IV. proteção aos povos indígenas e direito à posse da terra que tradicionalmente ocupa; V. plena liberdade de pensamento, crença religiosa, expressão intelectual, locomoção e associação; VI. direitos trabalhistas, como jornada de trabalho de 40 horas, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abono de férias, 13 o salário para aposentados, greve e outros. Das afirmativas acima estão incorretas: a) ( ) II e VI b) ( ) III e VI c) ( ) II e V d) ( ) I e V e) ( ) I e IV

11 Governos Collor e FHC 1. Assim que tomou posse, Fernando Collor de Mello implantou no país o Plano Econômico Brasil Novo (Plano Collor), um pacote de contenção da crise inflacionária, liderado por Zélia Cardoso de Mello, então ministra da Fazenda. Das alternativas relacionadas abaixo, assinale as que fazem parte das medidas tomadas no plano. a) ( ) Confisco de cerca de dois terços do dinheiro circulante no país, incluindo depósitos em cadernetas de poupança. b) ( ) Corte de gastos estatais. c) ( ) Contas correntes bloqueadas para transferências bancárias. d) ( ) Troca de moeda circulante, o cruzado pelo cruzeiro. e) ( ) Todos os bancos foram privatizados. f) ( ) Extinção de metade dos impostos federais. 2. Buscando solucionar as questões socioeconômicas, a equipe liderada por Fernando Henrique Cardoso iniciou, em 1994, um processo de estabilização econômica que prepararia o caminho para o lançamento do Plano Real. Com esse pacote, o Brasil passou a ter uma nova moeda: o real. Em relação às medidas implantadas no Plano Real, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. a) ( ) A inflação passou de 2000% para 1000% em um ano. b) ( ) A inflação começou a ser controlada, chegando a menos de 20% no segundo semestre de c) ( ) Houve recuperação de salários. d) ( ) O real foi equiparado ao valor do dólar. e) ( ) Houve rstabilização econômica. f) ( ) O real se tornou moeda comum entre os países da América Latina. 3. Nas eleições presidenciais de 1994, Fernando Henrique Cardoso, tendo como principal cabo eleitoral o plano de estabilização econômica do governo (Plano Real), venceu no primeiro turno. Indique abaixo quais afirmativas estão relacionadas ao governo FHC. a) ( ) O real manteve-se valorizado. b) ( ) A inflação permaneceu controlada. c) ( ) Foram promovidas privatizações. d) ( ) Aumentaram os juros da dívida externa. e) ( ) Foi aprovada pelo Congresso uma emenda constitucional que permitia a reeleição de presidente, governadores e prefeitos. f) ( ) Foi erradicado o analfabetismo. 4. Leia o texto a seguir e faça o que se pede. Embora de curta duração, o governo Collor é, historicamente, da mais alta importância, na medida em que lançou as bases do projeto neoliberal, em oposição ao até então ainda vigente nacional-desenvolvimentismo. Embora sob diferentes enfoques e ênfases, os governos que se seguiram, de Fernando Henrique Cardoso ( ) e Luís Inácio Lula da Silva ( ), adotaram as mesmas medidas: abertura do mercado interno ao capital estrangeiro, privatização de empresas e propriedades estatais, desregulamentação da economia (exemplificada nas questões afetas à agricultura transgênica, na concentração da propriedade em vários setores econômicos 1

12 etc.), embora com programas de focalização das políticas sociais. O mais importante do ponto de vista da legitimação do projeto neoliberal é o Bolsa-Família, que se resume em um subsídio mensal pago pelo governo federal às famílias de mais baixa renda. Denisson de Oliveira. História do Brasil: política e economia. Curitiba: Ibpex, p a) Do ponto de vista da política econômica, qual é a importância do governo Collor? b) Descreva o projeto neoliberal implantado por Collor e seguido por seus sucessores.

13 Trabalho na América Latina Analise as tabelas a seguir e responda às questões. TAXA DE DESEMPREGO URBANO (%) América Latina 6,2 n.a. 7,3 8,7 10,2 10,7 Argentina 2,6 6,1 7,4 17,5 15,1 17,3 Brasil 6,3 5,3 4,3 4,6 7,1 12,3 Chile 11,7 17,2 7,8 7,4 9,2 8,5 Colômbia 10,0 13,9 10,5 8,8 17,2 16,7 Paraguai 4,1 5,2 6,6 5,3 10,0 11,2 Uruguai 7,4 13,1 8,5 10,8 13,6 16,9 Venezuela 6,6 14,3 10,4 10,3 13,9 18,0 SALÁRIOS MÉDIOS REAIS (1980 = 100) Argentina 107,8 78,7 80,1 85,1 71,6 Brasil 120,4 142,1 136,0 142,5 121,0 Chile 93,5 104,8 129,5 147,2 154,0 México 75,9 77,9 88,4 87,6 96,5 Peru 77,6 36,5 42,6 38,9 41,0 Venezuela 84,2 46,2 33,5 32,9 25,3 Fonte: Cepal. In: Emir Sader e Ivana Jinkings (Coord.). Enciclopédia contemporânea da América Latina. São Paulo: Laboratório de Política Pública; Boitempo Editorial, p Qual é o país com a pior evolução em relação ao desemprego urbano no período representado? Por quê? 2. Algum país melhorou suas taxas de desemprego? Qual? 3. Qual foi o país com a pior evolução dos salários, e qual obteve a melhor, respectivamente? 4. Comparando as duas tabelas, qual foi o país que teve o melhor desempenho com relação aos fatores analisados?

14 Redemocratização na América Latina No decorrer da década de 1980 acabou o ciclo das ditaduras sul-americanas. Na década de 1990, os países da América Latina procuraram consolidar seus regimes democráticos e enfrentaram, de forma geral, as mesmas questões: 1 aplicação de políticas neoliberais; 3 relativa recuperação econômica; 5 surgimento de blocos econômicos regionais; 7 políticas externas mais independentes; 9 fim das desigualdades sociais. Somando as afirmativas acima que estão corretas, o resultado é: a) ( ) 16 b) ( ) 24 c) ( ) 22 d) ( ) 18 e) ( ) 21

15 Gabarito Neoliberalismo Alternativas 1 e 3. Governo Reagan 1. ( F ) 2. ( V ) 3. ( V ) 4. ( F ) 5. ( V ) Reformas de Gorbatchev 1. Libertou os presos políticos. 2. Garantiu liberdade para a imprensa, que publicou artigos críticos sobre temas diversos. glasnost 3. Procurou combater a ineficiência da economia soviética. 4. Garantiu a liberdade de expressão, possibilitando que grupos oposicionistas se manifestassem. 5. Aprovou leis que permitiram a entrada no país de empreendimentos privados e estrangeiros. perestroika 6. Concedeu autonomia às empresas, que poderiam estabelecer metas, admitir e demitir funcionários e beneficiar-se com os lucros obtidos. Queda do Muro de Berlim Alternativa 3. Fim do socialismo no Leste Europeu 1. Polônia 2. Hungria 3. Iugoslávia 4. Tchecoslováquia 5. Bulgária 6. Romênia 7. Albânia Divisão da Iugoslávia 1. A antiga Iugoslávia foi desmembrada em seis novos Estados: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia.

16 2. Esse desmembramento ocorreu porque, com a queda do Muro de Berlim e o fim do socialismo na Europa e da Guerra Fria, os povos que estavam submetidos ao regime socialista e também ao mesmo governo começaram a lutar pela independência. Por causa das diferenças étnicas e religiosas eclodiram as disputas internas nos Bálcãs, iniciadas pelas declarações de independência da Eslovênia e da Croácia em Desse modo, começou uma guerra civil, até que, em 2008, Kosovo tornou-se independente da Sérvia. Abertura política no Brasil 1. Alternativa e. 2. Alternativa c. 3. a) VI d) I b) III e) V c) II f) IV 4. Alternativa a. 5. Alternativa e. Redemocratização do Brasil 1. Alternativas a, b, d, f. 2. Alternativa a. Governos Collor e FHC 1. Alternativas a, b e d. 2. a) F d) V b) V e) V c) V 3. Alternativas a, b, c, e. 4. a) Lançou as bases do projeto neoliberal em oposição ao nacional-desenvolvimentismo, até então vigente. b) Abertura do mercado interno ao capital estrangeiro, privatização de empresas e propriedades estatais, desregulamentação da economia (exemplificada nas questões afetas à agricultura transgênica, na concentração da propriedade em vários setores econômicos etc.) e o programa Bolsa-Família, que se resume em um subsídio mensal pago pelo governo federal às familias de mais baixa renda. Trabalho na América Latina 1. O país com a pior evolução em relação ao desemprego urbano é a Argentina. Ela começou a década de 1980 com uma taxa de 2,6%, a melhor de toda a América Latina, mas chegou em 1995 com 17,5%, situação que se manteve até Desindustrialização, política cambial fracassada, dívida externa crescente, instabilidade política e caos institucional contribuíram para o péssimo desempenho da economia argentina na década de 1990 e início do século XXI. 2. Sim, o país que melhorou suas taxas de desemprego foi o Chile. 3. A Venezuela teve a pior evolução salarial entre os países analisados, enquanto o Chile obteve os melhores resultados. 4. O Chile foi o único país a apresentar melhorias na taxa de desemprego e o que mais aumentou os salários médios entre 1980 e Redemocratização na América Latina Alternativa a ( ).

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Com o fim da Guerra fria, nos anos 1980, os EUA retiraram seu apoio as ditaduras latinoamericanas. A partir de 1982, as eleições

Leia mais

TOTALITARISMO AUTORITARISMO

TOTALITARISMO AUTORITARISMO TOTALITARISMO & AUTORITARISMO Totalitarismo Tipo de Estado difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 3.2 Conteúdo Europa oriental. 3 Habilidade Diferenciar

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano A região dos Bálcãs engloba a península de mesmo nome e está situada entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro. A maioria dos países dessa região surgiram

Leia mais

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

HISTÓRIA. aula República Nova

HISTÓRIA. aula República Nova HISTÓRIA aula República Nova Foto: Antonio Cruz/Abr Sarney Foto: Antonio Cruz/Abr Collor Foto: Antonio Cruz/Abr FHC Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Lula Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com República Militar (1964-1985) O golpe militar (31/03/1964): Combater a corrupção e a subversão (comunismo).

Leia mais

QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA?

QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA? ESTUDEM!!!!!! QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA? Com grande prestígio, conseguindo vários países para seu eixo socialista(bloco SOCIALISTA) O QUE É POLITICA DE COEXISTÊNCIA PACIFICA?

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago Regime Militar II e o Brasil Atual História C Aula 14 Prof º Thiago Governo Médici 1969-1974 Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes Rodovias (Cuiabá-Santarem e Transamazonica) Ampliação

Leia mais

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização HISTÓRIA aula Regime Militar II e Redemocratização Governo Médici (1969-1974) Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes rodovias (Cuiabá-Santarém e Transamazônica) Ampliação do mar territorial

Leia mais

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

Brasil: da redemocratização aos dias atuais

Brasil: da redemocratização aos dias atuais Brasil: da redemocratização aos dias atuais Aulas De Sarney aos caras-pintadas Os governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Capítulo Brasil: da 44 redemocratização Brasil: da redemocratização aos

Leia mais

Nova República - República Neoliberal

Nova República - República Neoliberal Nova República - República Neoliberal 1984 1991 1994 2003 Transição democrática Mercosul Plano Real Nacional-estatismo José Sarney (03/1985-03/1990) Planos econômicos Plano Cruzado 1986 Dílson Funaro ministro

Leia mais

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Material de apoio do Extensivo 1. Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice- Presidente João Goulart.

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

POLÍTICA DE DISTENSÃO

POLÍTICA DE DISTENSÃO POLÍTICA DE DISTENSÃO ANOS 1970 - DÉTENTE (DISTENSÃO) - POLÍTICA DE REAPROXIMAÇÃO: RICHARD NIXON (EUA) E LEONID BREJNEV (URSS) - SALT I (Strategic Arms Limitation Talks) Tratado de Limitação de Armas Estratégicas

Leia mais

AULÃO DE HISTÓRIA. Prof. Alan Carlos Ghedini

AULÃO DE HISTÓRIA. Prof. Alan Carlos Ghedini AULÃO DE HISTÓRIA ACAFE 2014/2 Prof. Alan Carlos Ghedini História Geral Primeira Guerra Mundial Estopim: assassinato de Francisco Ferdinando, da Áustria, em Sarajevo, na Sérvia. Duração: de 1914 à 1918

Leia mais

Brasil: os anos mais repressivos do

Brasil: os anos mais repressivos do Brasil: os anos mais repressivos do regime militar Ago/69: Costa e Silva adoece e é afastado. Vice Pedro Aleixo é impedido de assumir. Ago-out/1969 Junta militar assume o poder e escolhe novo presidente.

Leia mais

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria Socialismo Teórico X Socialismo Real Fundamentos marxistas de uma sociedade igualitária eram o meio pelo qual a URSS propagava seu ideal de felicidade. A aplicação

Leia mais

XXII. A República dos Generais I

XXII. A República dos Generais I XXII. A República dos Generais I Castelo Branco (04/64-03/67) Nova Ordem ; Conselho de Segurança Nacional. Serviço Nacional de Informações - SNI; Banco Nacional da Habitação - BHN; Instituto Nacional de

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO ( ):

A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO ( ): A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO (1985 - ): 1. - O governo JOSÉ SARNEY (1985 1990): PMDB Desconfiança inicial (passado ligado a ditadura militar). Emendão (85) aumentar credibilidade. Eleições presidenciais

Leia mais

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa Os regimes totalitaristas Professor Gustavo Pessoa O NAZIFASCISMO tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). ONDE? CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Principalmente ITA,

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

Do liberal ao neoliberal. A Política e Economia Capitalista

Do liberal ao neoliberal. A Política e Economia Capitalista Do liberal ao neoliberal A Política e Economia Capitalista O surgimento do liberalismo Grupo de intelectuais que prima pela liberdade de homem feudal: Liberdade para produzir e comercializar; Liberdade

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

Brasil contemporâneo ou Nova República ( ) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada

Brasil contemporâneo ou Nova República ( ) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada Brasil contemporâneo ou Nova República (1985-2018) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada Diretas Já: sem sucesso imediato Pós-ditadura: ideia

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) NOVA REPÚBLICA ( ) 1 - O governo JOSÉ SARNEY ( ):

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) NOVA REPÚBLICA ( ) 1 - O governo JOSÉ SARNEY ( ): 1 - O governo JOSÉ SARNEY (1985 1990): PMDB Desconfiança inicial passado ligado a ditadura militar. Emendão (85) aumentar credibilidade. Eleições presidenciais seriam restabelecidas. Voto para analfabetos.

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Introdução: Neste livro será retratado algumas fases do governo de Vargas, durante a primeira etapa de 1930 a 1945. Como Vargas tomou posse: Logo depois da revolução de

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos Conflito Nos Bálcãs: A queda da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslava era formada por seis repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Montenegro)

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. O fim da ditadura de Vargas propiciou a criação de novos partidos. Relacione os partidos da primeira coluna com as ideias da segunda

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von Bismarck

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

02) Descreva sobre o Plano de Metas do governo JK e as suas conseqüências para o Brasil.

02) Descreva sobre o Plano de Metas do governo JK e as suas conseqüências para o Brasil. DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: PROFESSOR: CARLOS e WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 3ª / E.M. TURMA: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aula 6: Brasil transição para a democracia, pluripartidarismo e a modernização conservadora prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. 2002 Deliberação CEE/MS Nº 10.278, de 19 de dezembro de 2013. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1872 de 04 de fevereiro

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

UDESC 2015/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2015/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Questão interpretativa envolvendo um trecho de Machado de Assis. No texto fica claro que a história necessita de crônicas e assim é mencionado no texto o "esqueleto" da história. a) Incorreta.

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO (1990-94) Fixação 1) (PUC) As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos

Leia mais

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo

Leia mais

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural);

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural); do 3 e 4 períodos 6º ano História 3 período O mundo grego As origens da sociedade grega Esparta e Atenas A cultura grega O período helenístico Roma: Formação e expansão A formação de Roma A República romana

Leia mais

Caderno de Atividades para o fim do Semestre

Caderno de Atividades para o fim do Semestre Colégio Estadual Guatupê Ensino Fundamental e Médio Av. Thomaz Carmeliano de Miranda, 127 Guatupê CEP: 83 060 000 São José dos Pinhais PR Fone: (41) 3382-4755 / 3382-0564 e-mail: colegioguatupe@yahoo.com.br

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Professor Davidson Abdulah CONSTITUIÇÃO CONCEITO A Constituição é um instrumento de hierarquia máxima, que visa regular as normas organizacionais e

Leia mais

UFSC. Resposta: 11. Comentário

UFSC. Resposta: 11. Comentário Resposta: 11 01. Correta. 02. Correta. 04. Incorreta. A divisão em períodos da história feita por historiadores europeus não necessariamente deve ser empregada, e não é por diferentes povos do mundo. Foi

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Fixação 1) (UERJ) Há duas semanas, comentei neste espaço o episódio do submarino russo que ficou preso no fundo do mar. Dizia que

Leia mais

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Em fala em seminário, o ex-presidente agradeceu à imprensa internacional pela cobertura que está fazendo da crise política Postado por Agência PT,

Leia mais

3) Observe as imagens

3) Observe as imagens 1) Os trechos que se seguem foram extraídos do "Diário de Getúlio Vargas" e se referem a um episódio político ocorrido no Brasil durante o I Governo Vargas. Leia-os atentamente e, em seguida, responda

Leia mais

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( )

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( ) A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1945--1964) CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ENTRE 1945-1964 -Principais partidos políticos: *PSD:Partido Social Democrático.(JK) *UDN:União Democrática Nacional;(Jânio) *PTB:Partido

Leia mais

Teste de aula 5 questões por aula QUIZ. Teste Leitura 2 questões por aula

Teste de aula 5 questões por aula QUIZ. Teste Leitura 2 questões por aula BD_Historia_8ª Série_9º Ano Suíte Kadiweu APP Assessoria Pedagógica ao Plano de curso Planejamento anual para Ciências_8ª S Considere: 200 dias de aula Tempos semanais 6 alternados, três vezes por semana

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro I II Projeto Memória do Parlamento Brasileiro Professor(a), seja bem-vindo(a)! Aqui encontrará algumas sugestões de conteúdos e de atividades para contribuir com o trabalho pedagógico. I II Visite a Exposição!

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

2017 AULA 06 - DIREITO CONSTITUCIONAL I AS 7 CONSTITUIÇÕES DO BRASIL

2017 AULA 06 - DIREITO CONSTITUCIONAL I AS 7 CONSTITUIÇÕES DO BRASIL 2017 AULA 06 - DIREITO CONSTITUCIONAL I AS 7 CONSTITUIÇÕES DO BRASIL A TRAJETÓRIA DO CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL - CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS DE 1824 A 1988 Reflexão: Se serão meras utopias ou se servirão

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA

LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA P2-4º BIMESTRE 9º ANO Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2015 QUESTÃO 01 Nesses 25 anos, acompanhei com entusiasmo cada fase da vida política nacional. Depositei fé

Leia mais

3. O Plano Cruzado II: 4. O Plano Verão: 5. A nova Constituição 1988 a) Novos direitos trabalhistas (licença maternidade e paternidade

3. O Plano Cruzado II: 4. O Plano Verão: 5. A nova Constituição 1988 a) Novos direitos trabalhistas (licença maternidade e paternidade A NOVA REPÚBLICA (1985...) A. O Governo Sarney: (1985-1990) 1. O processo de redemocratização 2. O Plano Cruzado: a) Dílson Funaro b) Substituição do Cruzeiro pelo Cruzado. c) Congelamento de preços. d)

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações.

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. REGIME MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura Crise política:

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial Rev. Liberais do Século XIX e Período 1. (PUC-RJ) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que

Leia mais

Os Governos da Nova República

Os Governos da Nova República Os Governos da Nova República Gov. José Sarney - PMDB (1985 1990) crise econômica e Const. De 1988 Gov. Fernando Collor - PRN (1990 1992) início do Neoliberalismo no Brasil (privatizações e abertura econômica),

Leia mais

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992)

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) 1. Introdução ao Comitê A Assembleia Geral é o maior órgão

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 8 Prof.ª Eulália Ferreira Atuação de Perón na Argentina - Elemento do governo militar pró-fascista

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

GOVERNOS FHC: E

GOVERNOS FHC: E GOVERNOS FHC: 1995 98 E 1999-2002 Vida Fernando Henrique Cardoso foi presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos: o primeiro, de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 1939) Em 1931, a população descontente

Leia mais

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( )

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( ) HISTÓRIA aula Período Entreguerras (1918 1939) Após a Primeira Guerra Perdas humanas e econômicas Grande criação da Liga das Nações Tratado de Versalhes (1919) Alemanha (perdas territoriais, indenizações,

Leia mais

Os Planos Econômicos do Brasil

Os Planos Econômicos do Brasil Os Planos Econômicos do Brasil Uma abordagem microeconômica 22/05/2017 Equipe Microeconomia Aplicada 1 Anos 60: governo de J.K. expande a base monetária para financiar o plano de metas Ausência de leis

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20 CRISE DE 1929: Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizavase

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D Ensino Fundamental Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Oceania H8 2 Oriente Médio H8 3 Campanha das Diretas Já H33 4 FHC Neoliberalismo e Privatizações

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP)

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) Motivação Com o correr desta campanha eleitoral cresceram as dúvidas sobre os rumos do sistema político brasileiro: Para alguns analistas, a competição política,

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais