Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental"

Transcrição

1 Processo de seleção para alunos novos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade São Conrado I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para o processo de seleção deverão entrar em contato com a Secretaria e agendar horário com a Coordenação (tel ). b) No ato da visita, a família preencherá uma ficha de inscrição com os dados necessários para posterior contato. c) As famílias que já visitaram a Escola deverão confirmar, por , o comparecimento do aluno até às 17h30min do dia 26 de outubro. d) As avaliações serão realizadas no dia 1º de novembro, terça-feira, às 9h ou às 14h, de acordo com a escolha da família, à Estrada da Gávea 722 São Conrado, tel e) Para o referido processo de seleção, os alunos comparecerão em companhia de 1 (um) de seus responsáveis, para o qual a equipe apresentará a Proposta Pedagógica da Escola. f) Solicitamos que celulares ou outros aparelhos eletrônicos, incluindo calculadoras, não sejam utilizados pelos candidatos durante a avaliação. g) Não haverá, sob nenhuma alegação, revisão e vista das avaliações. II ENTREVISTA COM O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL a) As famílias dos candidatos aprovados na primeira etapa (avaliação escrita) serão convidadas para entrevista com o Serviço de Orientação Educacional. Os agendamentos serão em horários estabelecidos pela Escola, de acordo com o número de candidatos, nos dias subsequentes à divulgação do resultado da avaliação escrita.

2 III RESULTADO FINAL E MATRÍCULAS a) O resultado final será divulgado a partir do dia 7 de novembro, exclusivamente por . b) A matrícula, condicionada ao número de vagas, será efetivada a partir do dia 8 de novembro, de acordo com a ordem de chegada. Os interessados terão o prazo de 3 (três) dias a partir do recebimento do resultado final para efetuar a matrícula. IV ORIENTAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO -Avaliações escritas -Análise do boletim escolar -Entrevista com o Serviço de Orientação Educacional a) O candidato será avaliado em Língua Portuguesa e Matemática ver conteúdo avaliativo no item V b) Para realização das avaliações, os candidatos do 6º ao 9º ano deverão trazer lápis ou lapiseira, apontador, borracha e caneta azul ou preta. c) Trazer cópia do último boletim para ser anexado à avaliação. V CONTEÚDOS AVALIATIVOS Língua Portuguesa O trabalho desenvolvido em Língua Portuguesa em nossa Escola parte do princípio de que a leitura e a interpretação constituem aspectos inseparáveis e formativos essenciais para a construção do cidadão consciente. Os textos e imagens são fontes de informação e reflexão, valorizando o diálogo entre diferentes linguagens trabalhadas constantemente em nossas aulas. Também têm destaque os textos não verbais ou mistos, como a pintura, o cartum, a fotografia, a história em quadrinhos, o anúncio publicitário, o cinema, de forma a desenvolver habilidades que estimulem a criatividade e a expressão. No que se refere ao estudo da gramática, buscamos a perspectiva textual e discursiva, sem dissociar o estudo da Língua de seu contexto. Valorizamos a produção textual e buscamos ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, tornando-os bons leitores e produtores de todos os tipos de texto, contribuindo para estimular sua participação e interação social. Para tanto, elaboramos o roteiro abaixo com o objetivo de orientar os candidatos em relação à progressão dos conteúdos básicos:

3 - Para o 6º ano O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária, observando dentre outros aspectos: - emprego de sinônimos e antônimos - classificação quanto ao número de sílabas e à tonicidade - ortografia (acentuação gráfica de acordo com as novas normas) No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto as seguintes classes gramaticais: - substantivos - adjetivos - artigos - numerais - advérbios - pronomes - verbos Quanto à Produção de texto, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir: - relato de experiência - narrativa ficcional Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.) - emprego dos sinais básicos de pontuação - organização de períodos e parágrafos - emprego de ortografia oficial e recursos básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação - linguagem de acordo com as normas da língua culta - Para o 7º ano O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária, observando dentre outros aspectos: - emprego de sinônimos e antônimos - distinção entre frase, oração e período - tipos de frase

4 - pontuação No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto o sujeito e o predicado, além das seguintes classes gramaticais: - substantivos - adjetivos e locuções adjetivas - artigos - numerais - advérbios e locuções adverbiais - todos os tipos de pronomes - preposições - verbos e locuções verbais - interjeições - conjunções Quanto à Redação, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir: - diário - história em quadrinhos (saber diferenciar interjeições e onomatopeias) Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.) - emprego dos sinais de pontuação - saber usar o discurso direto (presente em diálogos) - organização de períodos e parágrafos - uso da descrição nos gêneros textuais - emprego de ortografia oficial e recursos básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação - linguagem de acordo com as normas da língua culta - Para o 8º ano O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária, observando dentre outros aspectos: - emprego de sinônimos e antônimos - polissemia - variantes linguísticas

5 - ortografia (acentuação gráfica de acordo com as novas normas) No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto todas as classes gramaticais (principalmente verbos no modo imperativo) e, no que se refere às funções sintáticas, o candidato deve reconhecer os seguintes elementos dentro do texto: - Termos essenciais: sujeito (identificação e classificação) predicado (identificação e classificação) - complementos verbais (objeto direto e objeto indireto) - predicativo do sujeito - adjunto adnominal - adjunto adverbial Será avaliada a capacidade de reconhecer e classificar os verbos quanto à transitividade. Quanto à Redação, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir: - notícia - carta pessoal - a trama narrativa em diferentes gêneros Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.) - emprego de todos os sinais de pontuação como, por exemplo, o uso correto da vírgula entre os termos da oração - uso da descrição nos gêneros textuais - uso do discurso direto e indireto - empregar os recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação) - linguagem de acordo com as normas da língua culta - atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto - Para o 9º ano O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária.

6 No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto as classes gramaticais e as funções sintáticas que desempenham nos períodos simples e que tenha noção de Coordenação e Subordinação. Também será avaliada a capacidade de reconhecer os valores semânticos das conjunções (coordenativas e subordinativas) e as Figuras de Linguagem. Quanto à Redação, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir: - crônica - resenha crítica Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - empregar mecanismos básicos de coesão (pronominalização, tempos verbais, elipse, etc) - uso do discurso direto e indireto - identificar com clareza o interlocutor e o assunto sobre o qual se posiciona - articular adequadamente a seleção e ordenação dos argumentos com a opinião - empregar os recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação) - atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto Em todos os níveis o candidato deverá utilizar a Língua Portuguesa com clareza, adequação vocabular, coerência, concisão e legibilidade. Matemática O trabalho desenvolvido em Matemática do 6º ao 9º ano é construído de forma direta, clara e organizada, enriquecido com textos que tratam da história e evolução da Ciência, bem como sobre suas aplicações em outras disciplinas. Tal abordagem estimula o desenvolvimento de uma visão global integradora da matéria, contextualizando-a e impedindo a elaboração de conceitos estanques, baseados na simples memorização de fórmulas e dados. A matemática não deve pressupor olhar para coisas prontas e definitivas, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade, garantindo o desenvolvimento de capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos e o estímulo às formas de raciocínio como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa. Para tanto, elaboramos o roteiro abaixo com o objetivo de orientar os candidatos em relação à progressão dos conteúdos básicos:

7 - Para o 6º. ano - números naturais: Leitura e escrita dos números naturais Sistema de Numeração Decimal Operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) Problemas envolvendo as 4 operações básicas Expressões Numéricas simples - múltiplos e divisores - números racionais (frações e decimais): Ideia de um número fracionário/ Representação Gráfica Número misto, fração imprópria Frações Equivalentes Soma e subtração de frações Problemas envolvendo frações Transformações entre números decimais e frações Soma e subtração de números decimais Problemas envolvendo números decimais - medidas de comprimento e de tempo - Para o 7º ano - números naturais: Leitura e escrita dos números naturais Sistema de Numeração Decimal Operações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) Problemas envolvendo as operações com números naturais Expressões Numéricas - múltiplos e divisores - números racionais (frações e decimais): Ideia de um número fracionário/ Representação Gráfica Número misto, fração imprópria Frações Equivalentes Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de frações Problemas envolvendo frações Reta Numérica

8 Comparação entre números decimais e/ou frações Transformações entre números decimais e frações Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números decimais Problemas envolvendo números decimais - Porcentagem - Figuras Geométricas Planas - Medidas de comprimento, de tempo, de superfície e de volume - Para o 8º ano - números inteiros - números racionais - introdução ao cálculo algébrico - equação do 1º grau com uma incógnita - equação do 1º grau com duas incógnitas (sistemas) - porcentagem - regra de três - juros simples - ângulos - Para o 9º ano - números reais - potenciação e radiciação de números reais - cálculo algébrico - produtos notáveis e fatoração - frações algébricas e equações fracionárias - sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis - retas e ângulos - polígonos - estudo de triângulos e quadriláteros

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2017 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Língua Portuguesa e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Português Ao final do 6 ano: Leitura, interpretação e compreensão dos diversos textos que circulam na sociedade: - inferir

Leia mais

Nossa missão: Proporcionar educação que inspire e prepare cada aluno para o sucesso na vida.

Nossa missão: Proporcionar educação que inspire e prepare cada aluno para o sucesso na vida. BOLSÃO 2018 DO PENSI EDITAL Você está a um passo da realização dos seus sonhos! O Bolsão 2018 do Pensi é um concurso que oferece bolsas de estudos em função de descontos na anuidade do futuro aluno. Os

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO 2017 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Considerando que o Colégio Machado de Assis há10 anos vem evoluindo o ensino na região de Picos com métodos inovadores e equipe docente capacitada,

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Alunos novatos: Período de inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10

Leia mais

Atenção! O candidato tem que se inscrever para o ano que cursará em 2017!

Atenção! O candidato tem que se inscrever para o ano que cursará em 2017! Apresentação REGULAMENTO REVISADO CESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2017 O presente regulamento normatiza o processo de seleção de alunos do Ensino Fundamental II a serem contemplados com bolsas

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 I. Introdução: Receber novos alunos no Colégio Logosófico constitui sempre para nós um prazer, uma grande alegria! Nossa Escola tem o objetivo de contribuir

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Período de Inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10 (quinta-feira),

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS EDITAL 2017 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS I. Introdução: Receber novos alunos no Colégio Logosófico é um prazer e uma grande alegria! Nossa escola tem o objetivo de contribuir para a formação de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS Anexo IV PROGRAMAS 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (antiga 5ª série) Língua Portuguesa 1. LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS, CONTEÚDOS GRAMATICAIS. 1.1. Leitura e compreensão de diferentes tipos de

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018

ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018 ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018 DISCIPLINA 1- Vocabulário 2- Sequência lógica dos fatos 3- Pormenores relacionados ao texto 4- Listar personagens

Leia mais

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017 6º ANO (conteúdos do 5º ano) SISTEMA DE NUMERAÇÃO; DECIMAL (ÊNFASE ATÉ BILHÕES); LEITURA; ESCRITA E VALOR POSICIONAL; ORDENS E CLASSES; AS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS; ATENDENDO AS

Leia mais

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas 2014 Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Informações sobre as Inscrições O(A) candidato(a) e o(a) responsável deverão dirigir-se à Secretária,

Leia mais

ATITUDES OBSERVADAS NO DIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

ATITUDES OBSERVADAS NO DIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO: CONTEÚDOE ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO - 2017 - Compreensão de diferentes gêneros textuais - Vocabulário; - Titular/ trocar e melhor título;

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY -

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - Conteúdo 1º ano - 2012 1. Leitura; 2. Alfabeto (sequência); 3. Símbolos gráficos; 4. Escrita do próprio nome; 5. Escrita de palavras.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 1- Português: Ensino Fundamental I- do 2º ao 5º ano Leitura, interpretação e produção de texto, ortografia, pontuação, feminino/masculino, sinônimo, antônimo,

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 22/11/2016 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 22/11/2016 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = NÃO HAVERÁ AULA 2ª 21/11 3ª 22/11 4ª 23/11 5ª 24/11 6ª 25/11 SÁB. 26/11 DOM. 27/11 2ª 28/11 3ª 29/11 4ª 30/11 5ª 01/12 6ª 02/12 SÁB. 03/12 DOM. 04/12

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE BOLSA SOUZA LEÃO 2017

EDITAL PROGRAMA DE BOLSA SOUZA LEÃO 2017 EDITAL PROGRAMA DE BOLSA SOUZA LEÃO 2017 A Direção do Colégio Souza Leão, Unidade Candeias, torna pública a realização, no site www.colegiosouzaleao.com.br, de inscrições de candidatos(as) a aluno(a) do

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PROGRAMA PARA A PROVA DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA 2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos adequados à faixa

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos a Bolsas de Estudos

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Conteúdos para a prova do Concurso de Bolsas de Estudo 2010 Colégio Sete de Setembro Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental MATEMÀTICA 1) NÚMEROS NATURAIS, SISTEMAS DE NÚMERAÇÃO DECIMAL E NÚMEROS RACIONAIS 1.1) Números Naturais Reconhecimento de números naturais

Leia mais

EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA

EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA A Direção do Instituto Educacional Mahatma Gandhi, entidade mantida pelo Grupo Oeiras de Ensino ME (CNPJ 16.814.888/0001-36), torna público o presente Edital contendo normas

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20 SUMÁRIO 11 LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barbosa CLASSES GRAMATICAIS: O NOME E SEUS MODIFICADORES... 19 1. Noções gerais... 19 2. Grupo nominal... 20 CLASSES GRAMATICAIS: O VERBO E SEUS MODIFICADORES... 27 1.

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE BOLSA CENTRO EDUCACIONAL MARIA SANTÍSSIMA 2017

EDITAL PROGRAMA DE BOLSA CENTRO EDUCACIONAL MARIA SANTÍSSIMA 2017 EDITAL PROGRAMA DE BOLSA CENTRO EDUCACIONAL MARIA SANTÍSSIMA 2017 A Diretoria do Colégio Maria Santíssima, torna pública a realização de inscrições de candidatos a aluno do 4º ano do Ensino Fundamental

Leia mais

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Produção de leitura e literatura (competência auditiva e leitora) Leitura de imagem, Listas, Cartazes LÍNGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS Produção oral e/ou escrita Escrita

Leia mais

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES 1) DOS OBJETIVOS Proporcionar aos alunos do Colégio João Lyra Filho e aos da comunidade um desempenho cultural, fazendo com que o candidato alcance por seu próprio mérito um plano de desconto na anuidade,

Leia mais

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova.

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova. EDITAL 01/2017 CONCURSO DE BOLSAS SEPP Ano Letivo 2018 O COLÉGIO TURCI & RIBEIRO LTDA-EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 48.419.337/0001-64, estabelecida na Rua Barão de Jacareí,

Leia mais

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Leitura; Contagem, leitura e escrita dos números de 1 a 10; Alfabeto; Ordens crescente e decrescente; Formação de palavras; Correspondência

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015 Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2015 / 6º ANO Fonética Fonema dis nção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

Provas Seletivas 2018

Provas Seletivas  2018 Provas Seletivas 2018 Fundamental I Fundamental I 1 ano Escrita de numerais e quantificação; Ideia aditiva e subtrativa; Sequência Numérica. Escrita de palavra e frases a partir da visualização de imagem;

Leia mais

CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Edital

CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Edital Itabira, 31 de outubro de 2016 Srs. Pais e Responsáveis, CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Edital Comunicamos que o processo de concessão de bolsas de estudos do SEPRO para o ano letivo de 2017 está aberto

Leia mais

ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE Língua Portuguesa Interpretação e compreensão de textos. Figuras de linguagem. Discurso direto e discurso indireto. Frase, período e oração. Período composto por coordenação.

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 004/2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 004/2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 004/2017 ENFERMEIRO DO TRABALHO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO GUARDA-VIDAS ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENFERMEIRO DO TRABALHO 1. Compreensão

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura, compreensão e análise de textos de diversos gêneros, para entender: a língua e as variedades linguísticas, ideia global, argumento principal; mecanismos da construção da textualidade;

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Contagem 1. Números pra quê? H 1 ( Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO ESTADO DE SANTA CATARINA PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO ESTADO DE SANTA CATARINA PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012. PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012. O Prefeito do Município de Santa Terezinha do Progresso, SC, no uso de suas atribuições, torna público o Primeiro Termo de Retificação ao Edital n 002/2011,

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES 6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes Conteúdo Programático Cursos Técnicos Subsequentes Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.:

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: II ) Compreensão de fenômenos 1ª UNIDADE Números inteiros (Z) 1. Números positivos e números negativos 2. Representação geométrica 3. Relação

Leia mais

ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Narração. 3. Descrição. 4. Argumentação: texto argumentativo. 5. Artigo: artigo de opinião. 6. Coerência Textual. 7. Coesão Textual.

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO DATA Componente Curricular 1 a SEMANA 03/12 (sábado) 05/12 (2ª feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira)

Leia mais

REDE SESI DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLA ANNA ADELAIDE BELLO

REDE SESI DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLA ANNA ADELAIDE BELLO EDITAL PROCESSO SELETIVO / 2017 A Escola Anna Adelaide Bello, realizará inscrições para os novos candidatos às vagas para o ano de 2017 para a Creche-Maternal II, 1º ano do Ensino Fundamental-I, 6º ano

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO DE ASSUNTOS PRÉ-REQUISITOS À MATRÍCULA AMPARADA NOS COLÉGIOS

Leia mais

Concurso de Bolsas 2017

Concurso de Bolsas 2017 Concurso de Bolsas 2017 O COLÉGIO FUTURA, torna público o Edital do Concurso de Bolsas para o Ano Letivo de 2017 visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO 6º ANO - Interpretação textual; - Acentuação gráfica; - Ortografia; - Substantivo Adjetivo (flexão: número, gênero e grau); - Artigo Numeral (flexão: gênero - número). - Unidade 3 geometria (páginas 86

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS 1. CINEMÁTICA 1.1. Estudo dos movimentos e referenciais. 1.2. Movimentos uniformes. 2. PROPRIEDADES

Leia mais

AS ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS À BOLSA DE ESTUDOS

AS ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS À BOLSA DE ESTUDOS Colégio D Lins torna público o D Lins+Educação, por seu Diretor Geral o Sr. Dorgival Farias Lins, os procedimentos, critérios e normas para a concessão de Bolsa de Estudos para o ano letivo de 2016. AS

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO DATA 03/12 (sábado) 05/12 (2 a feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira) 10/12 (sábado) Componente Curricular

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto

Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto 1 Objetivo/ Inscrições 1.1 O Bolsão 2017 do COLÉGIO CEJAN CENTRO EDUCACIONAL JARDIM NETO destina-se a toda comunidade estudantil que se encontra

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Língua Portuguesa: Interpretação de texto. CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/2016 2º ANO Gramática: Unidade 20 Adjetivo: concordância; Unidade 21 Aumentativo e diminutivo (páginas 190 a 209). Linguagens: A letra

Leia mais