UM OLHAR SOBRE O BRINCAR NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA: CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UM OLHAR SOBRE O BRINCAR NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA: CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL"

Transcrição

1 UM OLHAR SOBRE O BRINCAR NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA: CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL Adyla Silva Neves Adylasn@gmail.com Kleonara Santos Oliveira Kleonara@yahoo.com.br Mônica Pinchemel Nascimento Monica.pinchemel@gmail.com RESUMO O presente trabalho é resultado de uma experiência de monitoria realizado na Brinquedoteca, projeto de Extensão da UNEB Campus XII, este projeto é desenvolvido na Escola Municipal Rômulo Almeida, em Guanambi/Bahia. Com esta pesquisa, buscou-se verificar como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento infantil das crianças que utilizam esse espaço. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com observação in loco, fundamentada em autores que discutem a brincadeira como potencializadora do desenvolvimento infantil, a exemplo de: Cunha, Casarin, Melo e Vale, Neves. Contudo, pode-se inferir que o brincar além de ser inerente à infância é preciso que seja valorizado como instrumento eficaz na escola, o qual o professor pode utilizar como uma importante ferramenta em seu trabalho docente, a criança aprende sem brincar, mas aprende muito mais e melhor brincando. Palavras-chave: Brincar. Brinquedoteca. Ensino e Aprendizagem. INTRODUÇÃO O presente trabalho, intitulado Um olhar sobre o brincar no espaço da brinquedoteca: contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento infantil é fruto de uma monitoria de extensão na Escola Municipal Rômulo Almeida, com a finalidade de observar como as brincadeiras na brinquedoteca contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da infância. Todas as crianças brincam, o brincar é inerente à criança, se não tem o brinquedo industrializado, transformam vassouras em cavalinhos de pau, milho em bonecas, pedras em bolas, conseguem enxergar animais e objetos nas nuvens do céu etc.

2 Agregar as brincadeiras na rotina diária das crianças é de suma importância, pois possibilita e estimula suas potencialidades, como: imaginação, criatividade, habilidade diversas etc. A Brinquedoteca escolar é um espaço riquíssimo para o aprendizado e interação com o meio, na brincadeira a criança se mostra e conhece o mundo que a cerca, além de favorecer a criatividade infantil. Com esta pesquisa objetivou-se compreender quais as contribuições da Brinquedoteca para o desenvolvimento infantil. A partir de observação in loco, com conversas informais com as crianças e professoras destas, além de estudo bibliográfico sobre a importância do brincar e a brinquedoteca. METODOLOGIA Este trabalho fora desenvolvido a partir de uma monitoria no Projeto de Extensão Brinquedoteca. A Brinquedoteca fica localizada na Escola Municipal Rômulo Almeida, na cidade de Guanambi no Estado da Bahia. A Brinquedoteca atende em média 250 crianças por semana, desde a Educação Infantil até o Ciclo de Alfabetização 1º, 2 º e 3º anos do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, em que procurou-se perceber quais as brincadeiras favoritas das crianças que utilizam este espaço, bem como identificar o que aprendem e como se desenvolvem a partir do brincar. De acordo com Neves, Da pesquisa qualitativa faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. (NEVES, 1996, p. 2). Ao contrário da pesquisa quantitativa que procura estabelecer antecipadamente um plano muitas vezes sem flexibilidade. Foram realizadas leituras de alguns textos de autores que discutem o brincar e sua importância para o desenvolvimento infantil, como: Cunha, Casarin, Maluf, Melo e Vale Neves. O tempo de duração desta pesquisa foi de quatro meses, ou seja, um semestre, justamente o tempo que dura o contrato de monitoria. Foi feita observação das crianças brincando, houve conversa informal com as crianças e com as professoras de cada turma, a fim de perceber o olhar que lançam sobre o brincar.

3 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS Existem muitos modos de aprender, porém não se pode negar que, para a criança a melhor maneira de prender é a partir da brincadeira. O torna a aprendizagem significativa. São várias habilidades, por exemplo, que a criança desenvolve ao brincar de pular corda: percepção visual, auditiva, coordenação motora global etc. Em um jogo de xadrez: capacidade hipotética, antecipação entre outras. Brincando a criança consegue assimilar o mundo mais facilmente, mas também, aprende a agir sobre ele, e a Brinquedoteca é um espaço privilegiado para esse desenvolvimento. De acordo com Almeida, Casarin (2002) O espaço Brinquedoteca possibilita uma maior interação da criança com seus pares, aprimorando sua capacidade de se relacionar socialmente, levando a construir a moral e a ética. Ou seja, um lugar oportuno para a construção das relações sociais pautada na ética, moral, valores e respeito às diferenças, seja elas de classe, gênero, etnia etc, como requisito essencial para a construção de vínculos positivos. Como aponta Maluf, A criança, através das brincadeiras, assimila valores, assume conhecimentos, exercita-se fisicamente e aprimora habilidades motoras. No convívio com outras crianças aprende a dar e receber ordens, a esperar sua vez de brincar, a emprestar e tomar emprestado, a compartilhar momentos bons e ruins, a ter tolerância e respeito, enfim, seu raciocínio e desenvolvido de forma prazerosa. A criança também encontra nas brincadeiras equilíbrio entre real e o imaginário, alimenta sua vida interior, descobre o mundo. É o lúdico em ação. (MALUF, 2009, p. 94) Neste contexto as brincadeiras se tornam algo primordial para o equilíbrio psicomotor, psicossocial, e mental das crianças. Ao passo que as mesmas toma consciência através da interação com o outro da necessidade de esperar sua vez de brincar, de compartilhar objetos como brinquedos e material escolar com os coleguinhas, são benefícios que o ato de brincar promove no cotidiano das crianças. Benefícios esse que começa a partir do primeiro contado e manuseio dos brinquedos, no espaço da brinquedoteca as crianças vivenciam e aprendem a valorizar a diferença, seus próprios limites e dos outros, como por exemplo: a paciência que é uma virtude para qualidade de vida em todas as fases da vida.

4 O Brincar faz parte da infância, é por meio das brincadeiras infantil que a criança compreende seu mundo, tempo e espaço, pode expressar seus sentimentos, ordena e desordena, constrói um mundo que lhe seja significativo e que corresponda ás necessidades intrínsecas para seu desenvolvimento global. Segundo Melo e Vale, O brincar para a criança é fundamental. Aprimorando ainda mais suas competências. A brincadeira constitui-se basicamente, em um sistema que integra a vida social das crianças. Caracteriza-se por ser transmitida de forma expressiva de uma geração a outra ou aprendida nos grupos infantis, na rua, nos parques, escolas, festas, etc. incorporadas pelas crianças de forma espontânea variando as regras de uma cultura á outra (ou de um grupo á outro); muda a forma, mas não o conteúdo da brincadeira; o conteúdo refere. (MELO, VALE, 2011, p. 11). Ao interagir com os brinquedos a criança está aprendendo, nem sempre, ou quase nunca é possível mensurar o que a criança aprende ao brincar, mas certamente a criança nunca deixa de aprender algo quando brinca. De acordo com Cunha (1992), os brinquedos são convites para a interação, portanto devem merecer nossa atenção especial, eles podem seduzir, disseminar ideologias, introduzir bons ou maus hábitos e desenvolver habilidades. Nesse sentido a mediação do professor é fundamental os resultados do que se poderá alcançar como resultados no desenvolvimento infantil. RESULTADOS ALCANÇADOS O Projeto de extensão: Brinquedoteca, realizado na Escola Municipal Rômulo Almeida, proporcionado pelo Departamento de Educação da UNEB-CAMPUS-XII, contribuiu bastante para a formação pedagógica dos alunos monitores desse projeto, pois proporciona uma ação reflexiva. Observando as crianças no espaço da brinquedoteca fora notado a felicidade das crianças no contato com o brinquedo, enquanto muitos reclamam do tempo na sala de aula, dentro da brinquedoteca o tempo é curto, reclamam para não saírem de lá. Fora notado que na brinquedoteca a criança aprende brincado, pois a brincadeira proporciona felicidade e desencadeia a memória afetiva da criança. Percebeu-se que as crianças, assimilam regras de convivência na brinquedoteca, com maior facilidade, do que na sala de aula. Não causam conflito para organizar os brinquedos após o seu uso, respeitam regras e limites sem maiores

5 dificuldades, o que nem sempre ocorre na sala de aula ou em casa. Na brinquedoteca a criança se sente respeitada, por isso respeita. CONCLUSÃO A brinquedoteca é um espaço muito importante para o desenvolvimento infantil: emocional, intelectual, social, físico entre outros. Na troca de carinho com as bonecas, as crianças se curam da carência de não receberem afeto dos seus pais, no jogo aprendem o que são regras e respeito a si e aos outros, brincando de amarelinha a criança aprende a dominar o próprio corpo. Todas as escolas deveriam ter uma brinquedoteca, e todos os professores deveriam respeitar o brincar das crianças, estimulando o brincar livre, criativo e libertador. REFERENCIAS ALMEIDA, Damiana Machado de; CASARIN, Melânia de Melo. À importância do brincar para a construção do conhecimento na educação infantil. Revista cadernos de educação especial. Santana Maria, V. In. 19, p.45-53, CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMAN, Adriana et.al.o direito de brincar: a brinquedoteca. 2 ed. São Paulo :Scrita :ABRIWQ MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado: 7. Ed. Petrópolis: Vozes, MELO. Luciana de Lione; VALLE. Elizabeth Ranier Martins do. À Brinquedoteca como possibilidade para desvelar o cotidiano da criança com câncer ambulatorial. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo jun.2010, vol.44n 2 NEVES, José Luis. Caderno de pesquisa em administração, São Paulo, V.1, Nº 3, 2º SEM./1996

A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM

A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM 00087 A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM Celeste Maria Pereira Reis Matos Eliene da Silva Rodrigues Tatyanne Gomes Marques NEPE Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Projeto: Brincando Eu também Aprendo.

Projeto: Brincando Eu também Aprendo. VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE JOGOS E BRINQUEDOS: Veremos como sua utilização contribui para o desenvolvimento da criança.

Leia mais

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO!

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! JORNALZINHO KIDS Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira,

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS INTRODUÇÃO A Brinquedoteca constitui-se em espaço preparado para estimular o educando a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS * Marilene Batista da Silva 1 (IC), Veralucia de Melo Martins da Mata 2 (PQ) 1 Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Leia mais

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional Jogos de encaixe e de construção Massinha

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

Um pouco mais de nossas reflexões!!!

Um pouco mais de nossas reflexões!!! BRINCAR A preocupação com o lúdico existe há muito tempo nesta escola. Para tanto, investimos, nos espaços formativos, em discussões sobre os instrumentos metodológicos, rotina e áreas de conhecimento,

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sergio Celio Klamt * Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves** 1 Eduarda Oliveira *** 1 RESUMO O presente

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo

Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo Adailes 2016 Introdução Segundo Friedman (1996) Brincadeiras e jogos são considerados fatos universais, pois sua linguagem pode ser compreendida por todas as crianças

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Gessiane Karla Ramos Martins Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: gessianekarla@hotmail.com Letícia

Leia mais

A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Rafael de Farias Ferreira Universidade Estadual da Paraíba PPGFP 2 E-mail: rafaelgeografopb@yahoo.com.br Cícera Fernanda Rodrigues Medeiros Faculdades

Leia mais

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR Luana da Mata (UEPB) luanadesenhodedeus@hotmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) cristina=aragao21@hotmail.com RESUMO Este artigo tem como objetivo

Leia mais

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2 BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION 1 Projeto de pesquisa 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. Thaís Kinalski 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema o brincar

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA.

AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. RESUMO Joselina Almeida Diniz Cardoso. Semed- Paço do Lumiar

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo IV

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo IV PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Módulo IV A criança no Ciclo de Alfabetização: ludicidade nos espaços/tempos escolares Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli LUDICIDADE RECURSO PEDAGÓGIC FRUIÇÃO

Leia mais

BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1

BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1 BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1 RIZZATTI, Fernanda Lopes 2 ; SILVA, Mariluce Silveira da 3 ; NUNES, Janilse Fernandes 4 1 Trabalho de Pesquisa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

A FORMAÇÃO LÚDICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

A FORMAÇÃO LÚDICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL 1 A FORMAÇÃO LÚDICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Claudia F. de Barros1 Jadne T. Brenda2 Roselene E. da Silva3 Rozangela E. da Silva4 VilmaV. Boas5 Ms. Beatriz Machado

Leia mais

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Turma: Jardim I e Jardim II Professora: Maryana Mognon Pereira e Julinda Santana Coordenadora: Giselle Cristina Vale Quando as crianças brincam

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS Clélia de Almeida Agra Albuquerque Secretaria de Estado da Educação no Estado da Paraíba cleliaagra@hotmail.com INTRODUÇÃO Os jogos

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais;

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais; IDENTIDADE E AUTONOMIA Samara da Silva Machado Silandra Badch Rosa Ulbra Cachoeira do Sul samarasilva_machado@hotmail.com RESUMO O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 A Brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem um valor de passatempo, mas de criar recursos para enfrentar o mundo

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

AS BRINCADEIRAS INFANTIS COM O PASSAR DOS TEMPOS

AS BRINCADEIRAS INFANTIS COM O PASSAR DOS TEMPOS AS BRINCADEIRAS INFANTIS COM O PASSAR DOS TEMPOS Célia Alves de Souza Kênia Aparecida Silva de Moraes Thelma Pires Gerônimo Motta RESUMO Este artigo partiu do interesse que temos pelo estudo das brincadeiras

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Roger dos Santos Lima 1

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Roger dos Santos Lima 1 CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roger dos Santos Lima 1 Resumo O presente estudo tem como objetivo conhecer os benefícios que o brincar pode proporciona no ensino-aprendizagem na Educação Infantil, assim

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER Geilma Souza Ferreira dos Santos Joseane dos Santos Marta Corrêa Santos RESUMO A proposta deste artigo é demonstrar a importância da brinquedoteca como

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM RESUMO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Adriana da Luz Sábio* Eva Otília de Paula do Amaral* Niúra Rodrigues de Souza* Lisiane Gazola Santos** RESUMO Este trabalho apresenta o estudo

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

A Importância do Lúdico no Ensino- Aprendizagem

A Importância do Lúdico no Ensino- Aprendizagem A Importância do Lúdico no Ensino- Aprendizagem A Importância do Lúdico no Ensino-Aprendizagem Apresentação Autora: Rosane Machado Graduada em Pedagogia, Cursando Licenciatura Plena em História (FACINTER)

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

TÍTULO: JOGOS E BRINCADEIRAS A EXPERIÊNCIA DA EMEI ANA MARIA DE AZEVEDO ANGELI

TÍTULO: JOGOS E BRINCADEIRAS A EXPERIÊNCIA DA EMEI ANA MARIA DE AZEVEDO ANGELI TÍTULO: JOGOS E BRINCADEIRAS A EXPERIÊNCIA DA EMEI ANA MARIA DE AZEVEDO ANGELI CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES): BRUNA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carolina Rodrigues Queiroz Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: c-rodrigues-queiroz@bol.com.br Ascânio Wanderley Abrantes

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO INFANTIL RESUMO

A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO INFANTIL RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO INFANTIL Fiily

Leia mais

Brincar é importante para as crianças? Por que? Brincadeira/ satisfação/ prazer : são termos de uma mesma equação? Sempre que a criança brinca, ela

Brincar é importante para as crianças? Por que? Brincadeira/ satisfação/ prazer : são termos de uma mesma equação? Sempre que a criança brinca, ela BRINCADEIRA Brincar é importante para as crianças? Por que? Brincadeira/ satisfação/ prazer : são termos de uma mesma equação? Sempre que a criança brinca, ela está satisfeita e feliz? Brincadeira como

Leia mais

Revista Falange Miúda ISSN

Revista Falange Miúda ISSN LOPES, A. P. O lúdico na aprendizagem infantil. Revista Falange Miúda (ReFaMi), ano 2, n. 2, jul.-dez., 2017. [htttp://www.falangemiuda.com] O LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL Adriane Patrícia Lopes Resumo:

Leia mais

ORIENTADOR(ES): LIGIANE RAIMUNDO GOMES, SIMONE PENTEADO SILVA DE JESUS

ORIENTADOR(ES): LIGIANE RAIMUNDO GOMES, SIMONE PENTEADO SILVA DE JESUS 16 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP

Leia mais

JOGOS PARA ALFABETIZAR

JOGOS PARA ALFABETIZAR JOGOS PARA ALFABETIZAR Aline Mangueira Santos Ana Maria Silva Janaína Lima Santos Márcia Maria da Silva Santos RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os benefícios que os jogos trazem como forma de

Leia mais

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ZONA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ZONA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ZONA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA Karine Rodrigues de Andrade Universidade Estadual da Paraíba UEPB kariineandrade_@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Relação das oficinas Pedagógicas

Relação das oficinas Pedagógicas Relação das oficinas Pedagógicas MANDAGUAÇU DIA 23/10 1ª Musicalização: A importância da construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis A música tem uma importância vital no conhecimento

Leia mais

BRINQUEDOTECA RESUMO

BRINQUEDOTECA RESUMO BRINQUEDOTECA RESUMO Alice Oliveira de Oliveira¹ Débora Corrêa Durão Branco² Debora Martins Consteila Neumnann³ Dileã da Silva Schumacher4 Fernanda Carmosina Melo da Silveira5 Gabriel Gonçales da Silva

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO O homem vive e depende de um corpo, mas muitas vezes o esquece ou não lhe dá o

Leia mais

BRINCANDO E SOCIALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DOS BRINQUEDOS EM UM CENTRO EDUCATIVO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

BRINCANDO E SOCIALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DOS BRINQUEDOS EM UM CENTRO EDUCATIVO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM BRINCANDO E SOCIALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DOS BRINQUEDOS EM UM CENTRO EDUCATIVO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM Glenda Gabriele Bezerra Beltrão; Gyane Karol Santana Leal Universidade

Leia mais

INTEGRAL: ENSINO FUNDAMENTAL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE

INTEGRAL: ENSINO FUNDAMENTAL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE INTEGRAL: ENSINO FUNDAMENTAL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE Atendendo à demanda crescente das famílias que buscam alternativas para organizar melhor sua rotina, oferecemos, como opção educativa, o período

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

JOGOS E BRINCADEIRAS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA

JOGOS E BRINCADEIRAS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA JOGOS E BRINCADEIRAS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA Alfredo Rosas de Lima Júnior (1); Kátia Bento Ramalho (1); Gabrielly Ketly Vidal de Oliveira (1); Ana Carolina Bezerra

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES 1 O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES Kleonara Santos Oliveira 1 Kleonara@yahoo.com.br Sandreana Amaral Oliveira 2 Sanfeliz@bol.com.br

Leia mais

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 11 e 12 de maio http://verainfedu.files.wordpress.com/2008/10/legal1.gif Vamos conversar um pouco sobre

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA ESCOLA PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA ESCOLA PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA ESCOLA PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL Alfredo Rosas de Lima Júnior (1); Kátia Ramalho Bento de Souza (1); Reginaldo Alves da Silva Neto (1); Thiago Klyver

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil Educação Infantil e o Lúdico na Matemática: pontos cardeais para o trabalho docente. Acadêmicas: Alessandra Medeiros dos Santos Sônia Maria Simões Gonsalves Orientadora: Dra. Elisa dos Santos Vanti Grupo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Diovana Beatriz Gomes Zelake *Taís da Silva Pires *Paula Alixandra Collor Professora Orientadora: Ms. Lisiane Gazola Santos RESUMO Este artigo visa estabelecer

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Natália Moraes Cordeiro 1 ; Maria Marciele de Lima Silva 2 ; Jonnathan Felipe

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

BRINQUEDOTECA: um espaço de aprendizagem

BRINQUEDOTECA: um espaço de aprendizagem BRINQUEDOTECA: um espaço de aprendizagem João Vicente Hadich Ferreira - joaohadich@uenp.edu.br Marlizete Cristina Bonafini Steinle marlizete@sercomtel.com.br - UENP. Universidade estadual do norte do Paraná

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA FASE DE DESCOBERTAS, ALÉM DE APRENDER, SEU FILHO PRECISA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMO A COGNIÇÃO, A AUTONOMIA, AS HABILIDADES

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Jogador: Eu te Desafio!

Jogador: Eu te Desafio! Jogador: Eu te Desafio! E.E. Suetônio Bittencourt Jr. Professor(es) Apresentador(es): Bruno Amorim Branquinho Marilene Rezende Duarte Realização: Foco do Projeto Desenvolver as habilidades matemáticas

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Bruna de Lourdes Aguiar Araujo (1); Isabela de Cássia Costa Vieira (1); Raimunda Sousa (2); Orientadora

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. Cleci Helena Ludwig Dos Santos 2, Patricia Depner Protti 3.

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. Cleci Helena Ludwig Dos Santos 2, Patricia Depner Protti 3. 1 Relato de sala de aula 2 Patricia Depner Protti 3 Professor Modalidade do trabalho: Relato de Experiência A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Cleci Helena Ludwig Dos Santos 2, Patricia Depner

Leia mais