Dilúvio Azul. Projeto. Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dilúvio Azul. Projeto. Apresentação"

Transcrição

1 XX SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, XIII SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA DO RIO GRANDE DO SUL E III SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA DE PORTO ALEGRE De 5 a 12 de outubro de 2013 PROPOSTA DE APOIO Projeto REALIZAÇÃO:

2 Apresentação A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoverá, de 5 a 12 de outubro deste ano, a XX Semana Interamericana da Água e a XIII Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul, contando com a parceria de centenas de instituições, tanto governamentais das três esferas quanto organizações sociais dos mais diversos segmentos. Este evento é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água, atinge a totalidade dos municípios gaúchos e é referência em nível internacional. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e a Companhia Riograndense de Saneamento, são parceiras na coordenação da Semana da Água. No Brasil, a Semana Interamericana da Água foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul, inspirada no Dia Interamericano da Água, criado pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cuba, 1992). Após a primeira celebração do Dia Interamericano da Água, a Abes- RS considerou o período curto demais pela importância e abrangência do tema, propondo então a instituição da Semana Interamericana da Água, que é promovida todos os anos, tendo como referência o primeiro sábado de outubro. Em 2001, paralelamente à VIII Semana Interamericana da Água, foi comemorada pela primeira vez a Semana Estadual da Água, criada pela lei , de 4 de janeiro de 2001, que deu caráter permanente ao evento. Também a Organização dos Estados Americanos (OEA) incorporou-se à iniciativa internacional junto com a Aidis.

3 O objetivo geral da XX Semana Interamericana da Água, XIII Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul é mobilizar, conscientizar e sensibilizar a sociedade civil organizada, principalmente as entidades educacionais, movimentos ambientalistas, governos federal, estaduais e municipais, organizações não governamentais e entidades privadas sobre a importância de proteger a água como bem finito e promover a melhoria da qualidade de vida da população. As ações promovidas na Semana da Água visam a: 1) discutir e aprofundar questões relativas à água, em todos os níveis; 2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água; 3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada uma faça a sua parte em favor da sustentabilidade; 4) interagir em parceria com as ações dos órgãos federais, estaduais e municipais da área da saúde, buscando melhoria na qualidade de vida da população; 5) levar informação qualificada sobre a importância da gestão dos recursos hídricos, com a finalidade de garantir a todos o acesso à água. A cada ano, produzem-se mais atividades, promovidas por instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento, escolas, clubes de serviços, organizações não governamentais, comitês de bacia e por outras entidades sensíveis à importância da água como elemento potencializador do desenvolvimento econômico e social. Os atos de mobilização reúnem diversas atividades técnicas, culturais e educacionais, entre elas: música, teatro, cinema, oficinas, visitas, passeios, desfiles temáticos, rituais, exposições, painéis, cursos, palestras, conferências, seminários, recitais, concertos, trilhas, passeatas, mutirões e abraços aos mananciais. Tudo para mostrar a importância do cuidado com a água, respeitando as características com que ela se apresenta na natureza. Considerando o envolvimento da maioria dos municípios, estimase que mais de 1,5 milhão de pessoas são atingidas diretamente ou indiretamente pelas atividades da Semana da Água. 20 Anos de Mobilização em Defesa da Água Projeto Nestes 20 anos de realização da Semana Interamericana da Água, vem crescendo a participação da sociedade. A cada ano são realizadas múltiplas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais para ressaltar a importância e gerar consciência sobre a água, na sua qualidade de recurso essencial para a existência da vida no planeta e insumo indispensável para a saúde do ser humano.

4 Em todas as campanhas da Semana da Água é destacada a importância da gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos, incentivando a participação dos usuários da água nos Comitês de Bacia, parte do Sistema de Recursos Hídricos, em prol do seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações. São apresentados os diversos usos da água, sua inter-relação, os princípios e os instrumentos do Sistema. Em relação à temática de 2013 desenvolvemos o projeto, dando ênfase às atividades da Semana da Água, entre elas o ato oficial de encerramento da 20ª Edição da Semana Interamericana da Água no Parque Marinha do Brasil, junto às quadras esportivas, próximo a foz do arroio Dilúvio, um dos ícones da cidade de Porto Alegre, que o descarte incorreto de dejetos, ao longo do tempo, acabou por poluir. A temática proposta pela Comissão Organizadora da Semana da Água edição 2013 Cuidar do arroio é proteger a água continuará dando destaque ao Sistema de Gestão Estadual dos Recursos Hídricos, trabalhando em conjunto com os órgãos gestores estadual e municipal e com os Comitês de Bacia Hidrográfica dos municípios. Isso incentivará os cidadãos e gestores a protegerem as sub-bacias, o percurso e o destino da água após seu uso. E terá reflexo nos impactos que podem ser provocados sobre a água ao longo do caminho, dependendo de seu gerenciamento. Paralelamente, será divulgada nessas manifestações a temática do Ano Internacional da Cooperação pela Água, proposto pela Assembleia Geral das Nações Unidas para A nascente do arroio está situada nos limites dos municípios de Viamão e Porto Alegre. O Dilúvio tem uma extensão de metros, desembocando no lago Guaíba, entre os parques Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e Marinha do Brasil. A bacia do arroio Dilúvio tem cerca de 83,7 quilômetros quadrados, sendo que 19% estão localizados no município de Viamão. Diversos arroios escoam na margem direita e na margem esquerda do arroio Dilúvio. É fundamental o apoio de sua instituição à realização do projeto e à divulgação da 20ª Edição da Semana da Água em todo o Estado, pois a proposta contém diversas ações de mobilização e de conscientização em defesa da água

5 e do arroio Dilúvio a serem desenvolvidas nas comunidades. Em especial nas comunidades localizadas junto ao arroio Dilúvio, visando a incentivar a população a tomar postura ambientalmente responsável, com foco na proteção dos mananciais. Entre essas atividades estão as que apresentamos a seguir. - Visitação programada às margens da nascente do arroio Dilúvio, em Viamão, exibição da mostra itinerante a Casa do Arroio do DEP, em locais de grande fluxo de público e exposição do Programa Esgoto Certo, pela equipe de Educação Ambiental do Dmae. - Incentivo, através de mala-direta ou contato, às empresas e entidades localizada nas margens do arroio Dilúvio, ao longo da avenida Ipiranga, desde a avenida Antônio de Carvalho até a avenida Praia de Belas, para que, durante a Semana da Água de 5 a 12 de outubro, iluminem as fachadas de seus prédios com a cor símbolo deste projeto, o azul, associado à água. Parceiros: instituições federais, estaduais e municipais, hospitais, universidades, associações de classe, empresas de vendas de móveis, imóveis e veículos, shoppings, instituições de ensino estaduais e municipais, sindicatos de classe, conselhos regionais e outros. - Manifestações socioculturais junto à nascente do arroio. Parceiros: Prefeitura Municipal de Viamão, Associação Comercial e Industrial de Viamão e Quinta da Estância Grande, Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Companhia Riograndense de Saneamento e Secretaria Estadual da Educação. - Intervenções socioculturais nas principais travessias do arroio: avenidas Azenha, rua Silva Só, avenida Praia de Belas, avenida Borges de Medeiros e rua Salvador França. Parceiros: Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre (Musa), Smov, Smed, SMC, Smam, SME, SMS, Dmae, DEP e DMLU, entidades estaduais e não governamentais vinculadas à educação e saúde ambiental.

6 - Colocação de faixas com frases de conscientização em defesa da água (Proteja o Dilúvio), a serem fixadas em pontos estratégicos ao longo da avenida Ipiranga, desde a avenida Antônio de Carvalho até a avenida Praia de Belas. Parceiros: todas as empresas e entidades envolvidas no evento. - Manifestações socioculturais no Parque Marinha do Brasil, junto às quadras esportivas., com a realização de atividades conduzidas por orgãos estaduais e municipais: No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a partir das 14 horas, no Parque Marinha do Brasil, junto às quadras esportivas, será realizada a Festa das Crianças de Porto Alegre com a temática Água. O público presente poderá participar de atividades de educação ambiental, oficinas esportivas, brincadeiras e assistir a apresentações artísticas. Atividades Gratuitas. Promoção da SME/ Prefeitura de Porto Alegre com apoio do Dmae, Dmlu, Dep e Smam. Na ocasião será realizado o ato oficial de encerramento da Semana da Água com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais, entidades e empresas apoiadoras. Pelo exposto, solicitamos que sua entidade, com sede junto ao arroio Dilúvio, integre este projeto, inserindo em nossa programação, as ações educativas ambientais específicas que venha a realizar durante a XX Semana Interamericana da Água, XIII Semana Estadual da Água e III Semana Municipal da Água de Porto Alegre. Através das atividades propostas, a Semana Interamericana da Água e Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul espera contribuir para a mudança de atitude em todos os segmentos da sociedade gaúcha em relação à água. A responsabilidade na proteção da água é, também, de cada indivíduo, que deve mobilizar mais pessoas em defesa da divulgação da necessidade de proteger esse bem tão valioso, representado neste ano pelo arroio Dilúvio.

7 Considerações finais 20 anos de mobilização em defesa da água 5 a 12 de outubro de 2013 Em duas décadas de realização da Semana da Água, milhares de pessoas têm-se engajado nesta iniciativa. São centenas de entidades que buscam a cada ano intensificar seus eventos, ressaltar sua importância e gerar consciência sobre a água na qualidade de recurso essencial para a existência da vida no planeta. A Semana da Água é aberta à participação de todos os que tenham interesse em compartilhar esta mobilização, ampliá-la, aperfeiçoá-la e difundi-la. Você faz parte desta história. Participe!

8 Informações A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul dispõe em seu site um link específico com informações e dados sobre a Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul em suas diversas edições. Telefone: (51) imprensa@abes-rs.org.br ABES-RS Av. Julio de Castilhos, 440 Sala Porto Alegre - RS Fone: (51) abes-rs@abes-rs.org.br Site :

X SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS 4º SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

X SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS 4º SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE RESÍDUOS SÓLIDOS X SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS 4º SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Engº Paulo Robinson da Silva Samuel ABES-RS Florianópolis - Brasil 19/04/2013 A Organização Pan-Americana de Saúde

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal do Meio Ambiente Centro de Educação e Informação Ambiental EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM Panorâmica Municipal Integrada 2016 Jaqueline Lessa Maciel

Leia mais

Experiências em Educação Ambiental no Município de Barros Cassal/RS. ÁGUA

Experiências em Educação Ambiental no Município de Barros Cassal/RS. ÁGUA Seminário Experiências de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo Experiências em Educação Ambiental no Município de Barros Cassal/RS. ÁGUA Berço da Nascente da Bacia Hidrográfica do Rio

Leia mais

Arroio Dilúvio. Guia das principais obras de esgotamento sanitário na bacia do Arroio Dilúvio. Foto: Ricardo Stricher PMPA

Arroio Dilúvio. Guia das principais obras de esgotamento sanitário na bacia do Arroio Dilúvio. Foto: Ricardo Stricher PMPA Foto: Ricardo Stricher PMPA Arroio Dilúvio Foto: Francielle Caetano PMPA Guia das principais obras de esgotamento sanitário na bacia do Arroio Dilúvio Conclusão de obras garante coleta de 1066 litros de

Leia mais

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê Caracterização dos Aspectos Históricos de Ocupação e Organização Social da Bacia Objetivos Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos

Leia mais

r n o maior programa de drenagem da historia de Porto Alegre

r n o maior programa de drenagem da historia de Porto Alegre r n o maior programa de drenagem da historia de Porto Alegre 10 anos de investimentos que fazem a diferença CONDUTO FORÇADO ÁLVARO CHAVES A execução do Conduto Álvaro Chaves foi iniciada em maio de 2005

Leia mais

ABERTURA Projeto Gota d Água 2018

ABERTURA Projeto Gota d Água 2018 ABERTURA Projeto Gota d Água 2018 Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota O projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos

Leia mais

Triunfo Transbrasiliana celebra Dia Mundial da Água

Triunfo Transbrasiliana celebra Dia Mundial da Água Triunfo Transbrasiliana celebra Dia Mundial da Água Março é o mês de celebração ao Dia Mundial da Água (22) e na Triunfo Transbrasiliana, a preservação do meio ambiente é assunto sério. A conservação ambiental

Leia mais

04 a 12 de junho de 2018

04 a 12 de junho de 2018 04 a 12 de junho de 2018 Inovação Tecnologia Áreas Verdes Cidade Limpa Resíduos Sólidos Logística Reversa Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável Consumo Consciente de Energia Zona de Inovação Sustentável

Leia mais

DECRETO Nº , DE 21 DE MARÇO DE 2016

DECRETO Nº , DE 21 DE MARÇO DE 2016 DECRETO Nº 19.348, DE 21 DE MARÇO DE 2016 Cria o Comitê de Mudanças Climáticas e Eficiência Energética, no âmbito da Administração Pública Municipal CMCEE, estabelecendo sua composição e rol de competências,

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA O QUE É A VIRADA SUSTENTÁVEL Inspirada na Virada Cultural de São Paulo é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade

Leia mais

ONDA VERDE Preservando O Meio Ambiente Fundada em Cadastrada no CNEA Portaria 06 de PLANO DE TRABALHO 2016

ONDA VERDE Preservando O Meio Ambiente Fundada em Cadastrada no CNEA Portaria 06 de PLANO DE TRABALHO 2016 PLANO DE TRABALHO 2016 SOCIEDADE ONDA VERDE-Preservando o Meio Ambiente I.Dados de identificação SOCIEDADE ONDA VERDE-Preservando o Meio Ambiente CNPJ 032013540001-92 CEDE; Rua São Pedro, nº 317. Praia

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA INTRODUÇÃO O município de São João do Polêsine faz parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, pertencente a região central do Estado

Leia mais

ARROIO DAS BORBOLETAS: A VISÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. Eduíno de Mattos (apresentação)

ARROIO DAS BORBOLETAS: A VISÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. Eduíno de Mattos (apresentação) ARROIO DAS BORBOLETAS: A VISÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE Associação de Moradores Jardim Geraldo Santana e Ana Carvalho Eduíno de Mattos (apresentação) Endereço para contato:

Leia mais

Semana da Alimentação RS

Semana da Alimentação RS Semana da Alimentação RS - 2017 ( Versão: 14/julho/2017 ) REGIMENTO DA SEMANA DA ALIMENTAÇÃO RS INTRODUÇÃO Desde meados da década de 1990, um conjunto de entidades civis e governamentais - reconhecendo

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Simpósio internacional de conservação da natureza IXCBUC

APRESENTAÇÃO. Simpósio internacional de conservação da natureza IXCBUC APRESENTAÇÃO ICBUC CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Unidades de Conservação (UC) são fundamentais para o nosso planeta. Elas preservam e conservam a flora, a fauna e os recursos hídricos,

Leia mais

PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO:

PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO: PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO: Nome do evento: I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga A Caatinga na Rio + 20 Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco

Leia mais

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba Teresinha Guerra Centro de Ecologia Instituto de Biociências/UFRGS A descentralização e a participação da sociedade são pilares fundamentais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS. 1º de junho de 2017 ANO XXIV Nº 3329 EDITAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS. 1º de junho de 2017 ANO XXIV Nº 3329 EDITAIS 4 PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS EDITAIS EDITAIS/GERAL 5 PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS Estado oferece acompanhamento gratuito a quem deseja parar de fumar O tabaco ainda é um grave problema de saúde

Leia mais

11º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA. Mobilizar o Brasil para FORTALEZA 2014

11º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA. Mobilizar o Brasil para FORTALEZA 2014 Mobilizar o Brasil para FORTALEZA 2014 QUEM SOMOS A Associação Brasileira Rede Unida (ou para os íntimos Rede Unida) reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais

Leia mais

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano?

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano? ANEXO IV TÍTULO: Período de realização: Categoria do Evento: ( ) Novo ( ) Desdobramento de projeto de pesquisa ( ) Já realizado anteriormente ( ) Desdobramento de atividade extensionista ( ) Nacional (

Leia mais

VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE. Políticas Públicas. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade

VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE. Políticas Públicas. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE Políticas Públicas Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade Políticas Públicas e Saneamento Ambiental Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade Constituição

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA ÁGUA COMO UMA PRIORIDADE GLOBAL O tema água já havia surgido por quatro vezes na lista de riscos e emergências globais do relatório do Fórum Econômico Mundial mas, em 2015, foi

Leia mais

Dia de Arte Evento multicultural

Dia de Arte Evento multicultural Dia de Arte Evento multicultural Apresentação Dia de Arte propõe um evento multicultural de um dia inteiro de atividades culturais diversas. Será uma imersão no universo artístico que mobiliza e conscientiza

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED COORDENAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Locais: PRÉDIO

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

Sesc realiza programação em alusão ao Outubro Rosa

Sesc realiza programação em alusão ao Outubro Rosa SESC VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 20.09.18 Sesc realiza programação em alusão ao Outubro Rosa Atividades gratuitas acontecem de 1º a 31/10 em 6 cidades potiguares. Lançamento da campanha será dia 9/10 em

Leia mais

Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre. Projeto político pedagógico. Sala Verde PADRE AMSTAD

Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre. Projeto político pedagógico. Sala Verde PADRE AMSTAD Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre Projeto político pedagógico Sala Verde PADRE AMSTAD Identificação do projeto: Email: educredi@educredi.com.br Av. Getulio

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA IX SEMANA INTERAMERICANA II SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 12 a 19 de outubro de 2002

PROGRAMAÇÃO DA IX SEMANA INTERAMERICANA II SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 12 a 19 de outubro de 2002 PROGRAMAÇÃO DA IX SEMANA INTERAMERICANA II SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 12 a 19 de outubro de 2002 DIA 12 SÁBADO ABERTURA ROMARIA DAS ÁGUAS 12h às 20h Apresentações artísticas, chegada da Procissão Fluvial,

Leia mais

Os diversos tipos de eventos e suas principais aplicações. Profª Drª Rita Giraldi

Os diversos tipos de eventos e suas principais aplicações. Profª Drª Rita Giraldi Os diversos tipos de eventos e suas principais aplicações Profª Drª Rita Giraldi Tipologia Abertura Abertos (permitem a entrada de quaisquer interessados) Fechados (destinam-se a grupo específico de convidados)

Leia mais

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 01.10.18 Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL SEÇÃO SÃO PAULO (ABES-SP) BRASIL 2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL SEÇÃO SÃO PAULO (ABES-SP) BRASIL 2016 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL SEÇÃO SÃO PAULO (ABES-SP) BRASIL 2016 2016 SOBRE O DIADESOL O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas,

Leia mais

Instituto Fábrica de Florestas

Instituto Fábrica de Florestas Instituto Fábrica de Florestas O Instituto Fábrica de Florestas O Instituto Fábrica de Florestas IFF, é uma associação civil de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS

QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 CEP 70040-020 - Brasília, DF 41.letr@capes.gov.br QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS

Leia mais

MONITOR AMBIENTAL RESUMO

MONITOR AMBIENTAL RESUMO MONITOR AMBIENTAL Andrei Goldbach* RESUMO O projeto de Extensão de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental do meio Oeste Catarinense é fruto de uma parceria do curso de Engenharia Sanitária

Leia mais

25/03/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes

25/03/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes IFMA - Campus Bacabal Prof.M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes 21 A Agenda 21 Global é um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do planeta. Ela tem

Leia mais

DECRETO Nº , DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016.

DECRETO Nº , DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. DECRETO Nº 19.617, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. Abre créditos suplementares no Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (PREVIMPA), no valor total de R$

Leia mais

Semana Literária da SME

Semana Literária da SME Maio Amarelo Em apoio ao movimento Maio Amarelo, o UniBrasil Centro Universitário colocou em pauta, durante todo o mês de maio, discussões sobre a problemática do trânsito. Com o objetivo de conscientizar

Leia mais

Considerações sobre Classificação de Eventos

Considerações sobre Classificação de Eventos [32.ssoc@capes.gov.br] Considerações sobre Classificação de Eventos Serviço Social Coordenador(a) da Área: Maria Lúcia T. Garcia (UFES) Coordenador(a) Adjunto(a): Vera M. R. Nogueira (UCPel) Coordenador(a)

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº , DE 16 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 16.586, DE 16 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos

Leia mais

Comunicação e relacionamentos: ferramentas para inserir a empresa na comunidade, combater perdas e ampliar a coleta de esgoto

Comunicação e relacionamentos: ferramentas para inserir a empresa na comunidade, combater perdas e ampliar a coleta de esgoto 17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro Comunicação e relacionamentos: ferramentas para inserir a empresa na comunidade, combater perdas e ampliar a coleta de esgoto O cenário inicial A Companhia Águas

Leia mais

CAMINHADA DE CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

CAMINHADA DE CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA CAMINHADA DE CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA São Paulo, Abril ORGANIZAÇÃO JUSTIFICATIVA E ANTECEDENTES Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores

Leia mais

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí Biênio 2012 2014 Presidente Paulo Robinson da Silva Samuel Vice Presidente Mario Rangel (2012/2013) Vice Presidente Sérgio Cardoso (2013/2014)

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS

Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS Seminário Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis: Energias Renováveis, Saneamento e Mobilidade Urbana Porto Alegre, 03 de junho de 2016. Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS SANEAMENTO

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

Coletor Tronco de Esgoto Cloacal da Av. Assis Brasil ABRIL/2013

Coletor Tronco de Esgoto Cloacal da Av. Assis Brasil ABRIL/2013 Coletor Tronco de Esgoto Cloacal da Av. Assis Brasil ABRIL/2013 SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PORTO ALEGRE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NAVEGANTES 3.622 hectares População: 175 mil habitantes 03

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG . ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2014 Objetivo Sistematizar as principais ações desenvolvidas pela Associação Profissional Sul-

Leia mais

Dia de Arte. Evento multicultural com o tema Água

Dia de Arte. Evento multicultural com o tema Água Dia de Arte Evento multicultural com o tema Água O que é Arte? Experiência Emoção Cultura Expressão Por isso... A arte, como manifestação da cultura, é uma necessidade básica humana. Assim como a água

Leia mais

DE SERRO INICIADO PROJETO DA AZUL É REALIDADE 2ª ETAPA DO SES ESCADA

DE SERRO INICIADO PROJETO DA AZUL É REALIDADE 2ª ETAPA DO SES ESCADA 31 MAIO 2018 n.125 ADUTORA INICIADO PROJETO DE SERRO DA AZUL 2ª ETAPA É REALIDADE DO SES ESCADA Para sanear 100% da cidade de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a Compesa autorizou o início da

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE O esporte é um importante vetor

Leia mais

Seminário Saúde e Alimentação dos Trabalhadores para a gestão em SST Palestra: Responsabilidade Social na Industria da Construção Civil

Seminário Saúde e Alimentação dos Trabalhadores para a gestão em SST Palestra: Responsabilidade Social na Industria da Construção Civil Seminário Saúde e Alimentação dos Trabalhadores para a gestão em SST Palestra: Responsabilidade Social na Industria da Construção Civil Dra. Maristela Honda Vice-presidente de Responsabilidade Social do

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS A cultura do ser e o ser da cultura: contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina Centro Latino-Americano de Estudos

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

Relatório. Abril

Relatório. Abril Relatório Abril - 2014 1. Objetivo; 2. Total de Atendimentos; 3. Motivo da Procura; 4. Descrição das Atividades; 5. Tipos de empreendedores e atendimentos. 1 - Objetivo: O presente relatório tem a finalidade

Leia mais

I Workshop do Agronegócio - AGROIF

I Workshop do Agronegócio - AGROIF 1 Temas: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL Título do Projeto Local: I Workshop do Agronegócio - AGROIF Coordenadora do Projeto: Colaboradores Profª. Drª. Vanessa David Domingos Campus Palmas - IFTO Telefones: (63)

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS À MAIOR CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL DO PAÍS

SEJAM BEM-VINDOS À MAIOR CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL DO PAÍS SEJAM BEM-VINDOS À MAIOR CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL DO PAÍS O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE + ENTIDADES E EMPRESAS LIGADAS À PROFISSÃO PROMOVEM UMA GRANDE CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO

Leia mais

Estratégias e Desafios para atingir o ODS12 Consumo e Produção Responsáveis. Patrícia Iglecias

Estratégias e Desafios para atingir o ODS12 Consumo e Produção Responsáveis. Patrícia Iglecias Estratégias e Desafios para atingir o ODS12 Consumo e Produção Responsáveis Patrícia Iglecias SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) Introdução ao ODS Em agosto de 2015, as negociações

Leia mais

PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS

PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS ABRANGÊNCIA COPASA MG 628 localidades operadas (*) 255 localidades Água + Esgoto (*) 373 localidades Água (*) Pop urbana total...8,3 milhões

Leia mais

Kiko Danieletto

Kiko Danieletto Pacto das Águas - São Paulo O envolvimento dos municípios na gestão das águas Kiko Danieletto Jf.danieletto@uol.com.br Pacto das Águas SP Bocaina, 2 de junho 2009 Programa em apoio ao Istanbul Water Consensus

Leia mais

Guia de Sugestões e Boas Práticas

Guia de Sugestões e Boas Práticas Guia de Sugestões e Boas Práticas Introdução Quando a gente ajuda alguém, também está ajudando a si mesmo. Descobrindo as próprias potencialidades, aumentando a autoestima e ajudando a criar uma realidade

Leia mais

Empresa Parceira da Natureza

Empresa Parceira da Natureza Empresa Parceira da Natureza é um programa de responsabilidade socioambiental, criado para difundir conceitos de Sustentabilidade nas Empresas. Usamos como base o conceito criado pelo Tratado de Quioto

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Projeto de capacitação com foco na sensibilização e conscientização voltado à racionalização do uso da água Contrato FEHIDRO

Leia mais

10ª SEMANA DE ATENÇÃO AO DIÁBETICO DO RIO DE JANEIRO

10ª SEMANA DE ATENÇÃO AO DIÁBETICO DO RIO DE JANEIRO 10ª SEMANA DE ATENÇÃO AO DIÁBETICO DO RIO DE JANEIRO Introdução Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue

Leia mais

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes"

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Engenharia: Construindo Conexões e Pontes" 1. Apresentação do II Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia O I Seminário do Grupo de Trabalho

Leia mais

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 6ª Conferência Municipal das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades e gestores

Leia mais

Rogério Menescal Coordenador do Comitê Executivo da ANA 8º Fórum Mundial da Água 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA ROT E I RO Generalidades Processos Divulgação e Mobilização Local do Evento Expectativas Onde obter

Leia mais

RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC

RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS PCJ RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC Secretaria Executiva DIFERENÇAS ENTRE: COMITÊ DE BACIA, AGÊNCIA DE ÁGUA E CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CONCEITO DE COMITÊ DE BACIA

Leia mais

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum.

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. 2 - PROJETO DE EXTENSÃO Conjunto

Leia mais

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul ABES/RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul ABES/RS Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul ABES/RS Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania - Diadesol 2011 Projeto Harmonia Consciente A Organização Pan Americana

Leia mais

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Estabelece que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. LAÇO = segue a mesma linha das campanhas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril Universidade Federal de Santa Maria I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril 2012 O presente documento tem por objetivo apresentar o I Encontro Nacional de

Leia mais

Fernando Perfeito

Fernando Perfeito Fernando Perfeito fernando@greenk.com.br 11-981070055 2019 BEM-VINDOS O MAIOR MOVIMENTO DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO PAÍS. MISSÃO DE MOBILIZAR A SOCIEDADE PARA O DESCARTE CORRETO DE LIXO

Leia mais

24º PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA

24º PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA 24º PRÊMIO EXPRESSÃO de ECOLOGIA 2016 2017 Resíduos do 1º Mutirão de Limpeza do Rio Equipes na Limpeza dos Rios Divulgação dos Resultados do Monitoramento dos Rios Divulgação RIC TV Fotos: divulgação Projeto:

Leia mais

Oficina sobre Alternativa de Agências de Bacias no Rio Grande do Sul. 22/06/2015 Auditório CORSAN Porto Alegre/RS

Oficina sobre Alternativa de Agências de Bacias no Rio Grande do Sul. 22/06/2015 Auditório CORSAN Porto Alegre/RS Oficina sobre Alternativa de Agências de Bacias no Rio Grande do Sul 22/06/2015 Auditório CORSAN Porto Alegre/RS Objetivo Oficina: - apresentar os resultados da visita técnica às bacias PCJ e ao RJ; -

Leia mais

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 2009 PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS PNC/PR Elias Araujo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Texto de apoio

Leia mais

Ronaldo Brandão Barbosa Diretor Presidente Interino

Ronaldo Brandão Barbosa Diretor Presidente Interino Ronaldo Brandão Barbosa Diretor Presidente Interino COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA 3ª OFICINA DO GRUPO DE TRABALHO DE AGÊNCIA E COBRANÇA (GTAC) Uberlândia (MG), 21 / março / 2014 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Baixe o Regulamento em PDF ( clique aqui ) OU VEJA ABAIXO Ficha de Inscrição + Regulamento ABRAÇO NO LAGO IGAPÓ II - O ABRAÇO PELA PAZ 2017 INSCRIÇÃO

Baixe o Regulamento em PDF ( clique aqui ) OU VEJA ABAIXO Ficha de Inscrição + Regulamento ABRAÇO NO LAGO IGAPÓ II - O ABRAÇO PELA PAZ 2017 INSCRIÇÃO Regulamento para os Grupos de Música e ou Corais Baixe o Regulamento em PDF ( clique aqui ) OU VEJA ABAIXO Ficha de Inscrição + Regulamento ABRAÇO NO LAGO IGAPÓ II - O ABRAÇO PELA PAZ 2017 INSCRIÇÃO FICHA

Leia mais

Plano de Trabalho CEDS

Plano de Trabalho CEDS Plano de Trabalho CEDS 2018-2021 Revisão 05 (17/08/2017) Coordenador Especial: Nélio Georgini Assessora Especial: Beatriz Cordeiro Assessor de Projetos: Ricardo Lima Assessor de Projetos: Carlos Alberto

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 1134, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010 "DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, Prefeito da

Leia mais

HISTÓRICO DAS ÁGUAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE RS - BRASIL

HISTÓRICO DAS ÁGUAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE RS - BRASIL HISTÓRICO DAS ÁGUAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE RS - BRASIL Informações Gerais 1,4 milhões de habitantes (IBGE, 2011); Saneamento Básico municipalizado: DEP, DMAE e DMLU; 100% de cobertura de

Leia mais

I CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

I CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL I CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL POLÍTICA AMBIENTAL INTEGRADA DE LAURO DE FREITAS LEI 1.361/09 POLÍTICA AMBIENTAL INTEGRADA DE LAURO DE FREITAS LEI 1.361/09 A nova política ambiental

Leia mais

Da sociedade civil eleito para a Conferência Territorial:

Da sociedade civil eleito para a Conferência Territorial: CONFERÊNCIA MUNICIPAL 2013 Município: Santanópolis Território de Identidade: Portal do Sertão Data da realização: 29 de julho de 2013 Número de participantes: 88 Número de delegados eleitos: 4 DELEGADOS

Leia mais

QUADRO DAS ESPECIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOC. 2

QUADRO DAS ESPECIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOC. 2 FACULDADE PAULISTA DE ARTES QUADRO DAS ESPECIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOC. Nível Grupo de Experiência VISITA TÉCNICA Especificação Parâmetros Limite Máximo de Horas ACERVO OU RESERVA TÉCNICA

Leia mais

Municípios e Comunidades. Saudáveis. Promovendo a qualidade de vida através da Estratégia de Municípios e Comunidades. Saudáveis

Municípios e Comunidades. Saudáveis. Promovendo a qualidade de vida através da Estratégia de Municípios e Comunidades. Saudáveis Organização Pan Americana da Saúde Oficina Regional da Organização Mundial da Saúde Municípios e Comunidades Saudáveis Guia dos prefeitos e outras autoridades locais Promovendo a qualidade de vida através

Leia mais

Concurso Escolas DA TERRA PARA O MAR, um mergulho na conservação Regulamento

Concurso Escolas DA TERRA PARA O MAR, um mergulho na conservação Regulamento CONCURSO ESCOLAS DA TERRA PARA O MAR Um mergulho na conservação Dirigido a crianças e jovens da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) e Secundário/Profissional REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

CUIDANDO DO LEGADO OLÍMPICO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

CUIDANDO DO LEGADO OLÍMPICO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA CUIDANDO DO LEGADO OLÍMPICO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA INTRODUÇÃO A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia vinculada ao Ministério do Esporte, é responsável por administrar e viabilizar

Leia mais

Experiências do Saneamento Rural Espírito Santo PROGRAMA PRÓ-RURAL / CESAN. PAINEL II Modelos de Gestão em Saneamento Rural

Experiências do Saneamento Rural Espírito Santo PROGRAMA PRÓ-RURAL / CESAN. PAINEL II Modelos de Gestão em Saneamento Rural Experiências do Saneamento Rural Espírito Santo PROGRAMA PRÓ-RURAL / CESAN PAINEL II Modelos de Gestão em Saneamento Rural Estado do Espírito Santo Localização: Região sudeste, entre o RJ, MG e a BA Área:

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

2-5 de Novembro de 2015 PRAIA - CABO-VERDE. Actores do litoral: mobilizemos-nós diante da mudança climática

2-5 de Novembro de 2015 PRAIA - CABO-VERDE. Actores do litoral: mobilizemos-nós diante da mudança climática 2-5 de Novembro de 2015 PRAIA - CABO-VERDE Actores do litoral: mobilizemos-nós diante da mudança climática Qual o objectivo do Fórum? O Fórum serve para : disseminar os resultados e os ensinamentos retirados

Leia mais

Título: Educação Ambiental promovida pelo poder público na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, sul do Brasil

Título: Educação Ambiental promovida pelo poder público na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, sul do Brasil Título: Educação Ambiental promovida pelo poder público na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, sul do Brasil Autor: Teresinha Guerra (1) Marcelo P. Cenci (2) ; Laura

Leia mais

II OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOIS RIOS

II OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOIS RIOS RELATÓRIO II OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOIS RIOS Auditório do Hotel Bucsky Nova Friburgo/RJ, 06 de junho de 2017 MODERADOR: SÉRGIO CORDIOLI II OFICINA

Leia mais

JUNTOS FAZEMOS DA ÁGUA UMA PRIORIDADE GLOBAL

JUNTOS FAZEMOS DA ÁGUA UMA PRIORIDADE GLOBAL JUNTOS FAZEMOS DA ÁGUA UMA PRIORIDADE GLOBAL JUNTOS FAZEMOS A ÁGUA UMA PRIORIDADE GLOBAL HISTÓRICO Criado em 1996 Sede permanente em Marselha, França 36 organizações do Comitê de Governadores 4 Governadores

Leia mais

2º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP MOSTRA REUNIÕES B2B CONFERÊNCIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2015 PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BRAGA

2º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP MOSTRA REUNIÕES B2B CONFERÊNCIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2015 PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BRAGA 2º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP MOSTRA REUNIÕES B2B CONFERÊNCIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2015 PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BRAGA JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org CONCEITO ESPAÇO MOSTRA GRANDE CONFERÊNCIA

Leia mais

BACIA ARROIO DILÚVIO UM FUTURO POSSÍVEL

BACIA ARROIO DILÚVIO UM FUTURO POSSÍVEL BACIA ARROIO DILÚVIO UM FUTURO POSSÍVEL UMA PROPOSTA DA PUCRS E DA UFRGS PARA AGREGAR ESFORÇOS AOS DO PODER PÚBLICO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ASSOCIADOS AO ARROIO DILÚVIO. CHEONG GYE CHEON REVISITADO A

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão de Comunicação e Recursos Humanos

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão de Comunicação e Recursos Humanos I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Gestão de Comunicação e Recursos Humanos Título da Palestra: Palestrante: Adriana Pereira Empresa: Quem Somos

Leia mais