ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTÁGIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTÁGIO"

Transcrição

1

2 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTÁGIO Uma vez definida a escola que será realizado o estágio, apresentar-se na mesma e procurar pelo professor de Ciências e/ou coordenador pedagógico da escola; neste momento, haverá, na escola, uma lista com os alunos matriculados na disciplina e que estarão autorizados a frequentar a escola. Normalmente, as escolas não permitem mais que um aluno-estagiário na sala de aula. Assim, verificar os horários de aula do professor e programar com os outros alunos da disciplina a distribuição dos horários. Verificar, junto ao professor responsável, o planejamento curricular da escola (que inclui o conteúdo e outras atividades) para a disciplina de Ciências. Dessa maneira, o licenciando pode preparar-se antecipadamente para a aula, estudando o conteúdo ou preparando algum material que lhe seja solicitado pelo professor.

3 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTÁGIO Servir à escola e aos professores tanto quanto possível. É desejável que os estagiários participem das atividades planejadas pela escola, prestando ajuda à escola e aos professores. Se solicitado, planejar, com o professor, uma atividade de participação em uma das aulas do estágio. Pode ser a demonstração de um experimento, a realização de um experimento, uma atividade prática, a proposição de um exercício, etc.

4 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTÁGIO Não interferir no trabalho do professor da classe. O aluno-estagiário não deve, nem pode, atrapalhar uma aula, sob o risco de não ser aceito pelo professor e por seus alunos. Observar as regras da escola com relação ao vestuário! Não vestir bermudas, camisetas muito cavadas, chinelo do tipo havaiana.

5 TIPOS DE ESTÁGIOS Observação Participação Regência 5

6 ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO (Presença sem participação direta) Mas, o que observar? Situação geral da escola Nível cognitivo das aulas Clima afetivo das aulas Organização das aulas Observações gerais Incidentes críticos 6

7 CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA Nome, localização, níveis de ensino, horário de funcionamento, número de turmas, número de professores, número de alunos, recursos materiais salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala de computação etc. Projeto político-pedagógico da escola: localizar a disciplina Ciências. Reuniões de professores, HTPC: que assunto é abordado? que atividades são feitas? qual é o clima afetivo?

8 NÍVEL COGNITIVO DAS AULAS Como o professor trabalha o conhecimento específico de fatos e teorias: exige memorização (por meio de questões, exercícios de repetição)? faz relação do assunto com o cotidiano? considera as concepções prévias dos alunos?

9 NÍVEL COGNITIVO DAS AULAS Quais os graus de complexidade das perguntas feitas (pelo professor ou dada na forma de exercícios): Exemplos!

10 EXEMPLOS DAS CATEGORIAS DO DOMÍNIO COGNITIVO* 1. Conhecimento Segundo o texto, os morcegos hematófagos frequentam de preferência algum local? No texto**: Os morcegos vampiros em geral frequentam os locais de criação de gado 2. Compreensão Todos os morcegos são hematófagos? No texto**: Todo mundo já ouviu falar de vampiros. Realmente há morcegos que se alimentam do sangue de outros mamíferos. Mas são apenas três espécies. [...] Existem espécies que se alimentam de insetos 3. Aplicação Já que os morcegos carnívoros não comem vegetais, será que eles dependem da fotossíntese? Justifique sua resposta. Não há nenhuma passagem no texto sobre a fotossíntese, consideramos que o aluno deveria aplicar seus conceitos prévios para aplicar nessa situação. * Categorias da Taxonomia de Objetivos Educacionais, de Benjamin Bloom. **Exemplos retirados do livro: Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. Eduardo Leite Canto. 6ª série. Editora Moderna.

11 EXEMPLOS DAS CATEGORIAS DO DOMÍNIO COGNITIVO* 4. Análise Este capítulo** mostrou a você conceito de adaptação. Nesse texto sobre morcegos há muitos exemplos de adaptações desses animais. Faça uma lista delas. 5. Síntese Reescreva a frase Devemos cuidar bem da ecologia, de modo a transmitir a mensagem desejada, sem cometer erros científicos. 6. Avaliação Eventualmente lemos ou ouvimos nos noticiários que um tubarão se aproximou de alguma praia frequentada por banhistas e foi morto. Você acha correto matar um animal que está em seu ambiente apenas para garantir o lazer do ser humano? * Categorias da Taxonomia de Objetivos Educacionais, de Benjamin Bloom. **Exemplos retirados do livro: Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. Eduardo Leite Canto. 6ª série. Editora Moderna.

12 NÍVEL COGNITIVO DAS AULAS Conteúdo dos exercícios ou problemas dados: É fechado (só tem uma resposta) ou aberto (não tem uma resposta padrão)? É aplicação direta de fórmulas ou requer algum raciocínio? É apresentado antes um exercício padrão como modelo? Para resolvê-lo, basta o conhecimento adquirido recentemente ou inclui conhecimentos anteriores ou de outras disciplinas?

13 NÍVEL COGNITIVO DAS AULAS Aulas experimentais (laboratório ou demonstração): Em que momento da sequência didática ela acontece (no início ou no final)? Como o professor conduz a aula? Faz uma exposição inicial? Há um roteiro explicativo? Levanta hipóteses e as testa com os alunos? Os alunos fazem algum tipo de registro?

14 NÍVEL COGNITIVO DAS AULAS Pesquisas para os trabalhos em casa: Sugere sites e/o livros? Corrige e discute os trabalhos?

15 ORGANIZAÇÃO DAS AULAS Modalidade didática escolhida e compatibilidade do assunto com relação a esta; recursos didáticos utilizados (por exemplo, uso dos recursos disponíveis na escola como DVD/videocassete, retroprojetor, datashow, biblioteca); se a utilização de diferentes modalidades didáticas permitem diferentes interações.

16 INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO-PROFESSOR Como o professor pergunta, quando pergunta, se o aluno tem liberdade para exprimir suas próprias ideias. (Rever conceitos de tríade I-R-F; perguntas retóricas, sem sentido, de complementaridade, que levam ao raciocínio, com duas possíveis respostas)

17 INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO-PROFESSOR Se a interação verbal com os alunos decai com o cansaço do professor. Se a interação verbal altera-se nas classes em que o professor gosta e nas que ele não gosta de dar aulas. Relação de autoridade, respeito, confiança; disciplina, etc. Momentos de silêncio e confusão: relações com o conteúdo trabalhado ou com assuntos alheios?

18 AVALIAÇÃO Tipo: questões de múltipla escolha, dissertativas, ambas; trabalhos; pesquisas; etc.; coerência (nível exigido com o que foi trabalhado); duração, quantidade de questões, vocabulário; como o professor escolhe as questões (ele retira do livro, cria ele mesmo, etc); correção (há um gabarito, comparativa, quando há um erro a questão toda é anulada, etc).

19 OBSERVAÇÕES GERAIS E INCIDENTES CRÍTICOS Aqui pode-se comentar sobre ocorrências na aula ou na escola, de forma geral formação de panelas durante as aulas; valorização, por parte dos alunos, de vestuário e acessórios como celular, MP3; Se o uso de celular é permitido em aula; Rotatividade dos professores na escola.

20 Preencher uma ficha para cada aula (ou aula dupla, se for o caso)! FICHA DE REGISTRO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO - MODELO Escola: Professor: Disciplina: Série: Período: No. de alunos: No. de aulas: Data: 1) Nível cognitivo das aulas (como o professor trabalha o conhecimento específico de fatos e teorias: exige memorização, estimula a análise e reflexão, considera as concepções prévias dos alunos, faz relação do assunto com o cotidiano, etc.): 2) Organização das aulas (modalidade didática escolhida e compatibilidade do assunto com relação a esta, recursos didáticos utilizados): 3) Interação verbal professor-aluno-professor (aqui se pode comentar também sobre a disciplina dos alunos): 4) Avaliação (quando for o caso): tipo (questões de múltipla escolha, dissertativas, ambas; trabalhos; pesquisas; etc.), coerência (nível exigido com o que foi trabalhado), duração, quantidade de questões, vocabulário, como o professor escolhe as questões (ele retira do livro, cria ele mesmo, etc), correção (há um gabarito, comparativa, quando há um erro a questão toda é anulada, etc): 5) Observações gerais e incidentes críticos: 20

21 PARTE LEGAL NA USP Termo de Convênio (da Universidade com a Escola) (ver lista das escolas conveniadas na secretaria de graduação). Termo de compromisso (do aluno com a Escola/Universidade) 3 cópias. Plano de Trabalho 3 cópias. Os estágios deverão ser iniciados a partir de março/2015 e somente após a assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Trabalho. 21

22 BIBLIOGRAFIA 1. Carvalho, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, p. 2. Bloom, Benjamin. Taxonomia de Objetivos Educacionais. Porto Alegre: Globo,

23 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO Itens que o relatório deve conter: Introdução: resumo destacando o objetivo do estágio de observação para a disciplina de PEC e para a formação do licenciando; indicar a escola-campo do estágio, número de aulas observadas, período e professores de Ciências. Caracterização geral da escola campo do estágio de observação: por exemplo, se pública ou particular, níveis de ensino oferecidos, infraestrutura, organização do corpo de funcionários, proposta pedagógica da escola, interação com os estagiários, etc. Aulas observadas: tabela com as aulas, indicando o professor responsável, o tema das aulas e a data. Análise das aulas: Tomar como base as questões da ficha de registro das observações para fazer a análise das aulas observadas (lembro que essas fichas com as anotações feitas a partir das observações deverão ser anexadas ao relatório). Pode-se fazer um resumo por classe ou por professor.

24 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO Bibliografia: Indicar a literatura utilizada na elaboração do relatório (livros, sites, apostilas, etc.). Livros sugeridos: - Bianchi, A.C.M.; Alvarenga, M.; Bianchi, R. Manual de orientação: estágio supervisionado. 3a. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. - Carvalho, A.M.P. Prática de Ensino Os estágios na formação do professor. 2 a ed. Livraria Pioneira Editora, São Paulo Krasilchik, M. Prática de Ensino de Biologia. 3 a. ed. Editora Harbra, São Paulo, p. - Piconez, S.B. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 11a. ed. Campinas: Ed. Papirus, Pimenta, S.G.; Lima, M.S.L. Estágio e Docência. Porto Alegre: Artmed, Data limite para a entrega do relatório: 29/6/2015

Conceituais. Atitudinais. Procedimentais. Conteúdos de aprendizagem

Conceituais. Atitudinais. Procedimentais. Conteúdos de aprendizagem Conteúdos de aprendizagem Para proporcionar uma formação integral, o que se deve ensinar? Conceituais Data de um acontecimento, nome de órgãos humanos. Conhecer o processo digestivo, causas da transformação

Leia mais

Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I (SLC0643) Responsável: Profa. Nelma R. S. Bossolan 02/03/2015

Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I (SLC0643) Responsável: Profa. Nelma R. S. Bossolan 02/03/2015 Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I (SLC0643) Responsável: Profa. Nelma R. S. Bossolan 02/03/2015 1 2 Objetivos Oferecer situações de ensino que permitam aos licenciandos: Refletir sobre a importância

Leia mais

Guia para as atividades de estágio

Guia para as atividades de estágio UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Estagio Curricular Supervisionado II ECS2002 Guia para as atividades de estágio Os tópicos

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 13/4/ :50:57 PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DICE - Divisão de Controle Escolar.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 13/4/ :50:57 PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DICE - Divisão de Controle Escolar. INFI - INSTITUTO DE FÍSICA [2401] FÍSICA - LICENCIATURA Período Letivo: 2017/1 Disciplina: [2401.000196-1] ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I C.H.: 136 horas Professor(es): PAULO RICARDO DA SILVA ROSA (T01) 1. Ementa:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 03- Estágio Supervisionado III (60h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012 Caracterização da disciplina Código da NHT1086- Nome da disciplina: Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia disciplina: 15 Créditos (T-P- I): (0-4-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 48h

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA REGULAMENTO DO ESTÁGIO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA - UNICERP Dispõe sobre as ações gerais que regulamentam as atividades e procedimentos relacionados ao estágio para

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I,II E III

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I,II E III ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I,II E III DIAMANTINA 2010 ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura da Educação Física da Universidade

Leia mais

Aula 3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA I E II. Claudiene Santos Guilherme Guimarães JR

Aula 3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA I E II. Claudiene Santos Guilherme Guimarães JR Aula 3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA I E II META Analisar os aspectos legais e o objetivo global da prática de ensino de Biologia; elaborar atividades e confeccionar materiais didáticos

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Programa de Estágio Supervisionado Obrigatório

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Programa de Estágio Supervisionado Obrigatório UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Programa de Estágio Supervisionado Obrigatório Curso de Licenciatura em Educação Física Ingressantes

Leia mais

TUTORIAL PARA ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPORTE I

TUTORIAL PARA ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPORTE I Matrícula na disciplina Procurar seu Tutor Procurar o local de estágio e verificar os critérios para efetuar o estágio Verificar o que seu Tutor pode te auxiliar com relação às suas aspirações quanto ao

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII SEMLICA Campus IV/UEPB Catolé do Rocha PB - 07 a 10 de novembro de 2017 CADERNO VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ISSN 2358-2367 (http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/cvads)

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Curso de Educação Física - Licenciatura - objetiva a formação pedagógica, ao contemplar uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos. Adequar-se-á

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA COORDENADOR: PAULO OSWALDO GARCIA MUZAMBINHO MAIO DE 2018 APRESENTAÇÃO DO

Leia mais

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno)

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) CABO FRIO 2017 ÚLTIMA ALTERAÇÃO EM: 16/03/17 1 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ALUNO O Estágio Curricular Supervisionado tem como fundamentação legal

Leia mais

ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia

ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia Etapas do Estágio Supervisionado O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia tem a carga horária estabelecida na matriz curricular de acordo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES CURSO DEMATEMÁTICA - LICENCIATURA Versão 2016.1 Manual de Estágio Supervisionado Ribeirão Pires Prezado acadêmico Este manual destina-se a orientar o aluno de Licenciatura

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA NOITE BELO HORIZONTE

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática 2017 4º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA CHS CHT 02 200 A Matemática no Ensino Médio. Tendências em

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL Art. 1º - O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Teatro se caracteriza como uma

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO 1. APRESENTAÇÃO Este manual traz as orientações necessárias ao cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado de

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São Paulo/ SP Tel.:/Fax

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Pedagogia 1 - APRESENTAÇÃO O presente regulamento disciplina o processo de planejamento,

Leia mais

RUTH CARDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE.

RUTH CARDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE. Edital nº 01/2018 - Direção PROCESSO PARA CREDENCIAMENTO DE UNIDADES DE ENSINO SUPERIOR E ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA E GRADUAÇÃO PARA CUMPRIMENTOS DE ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE QUÍMICA MODALIDADE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE QUÍMICA MODALIDADE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Química e Biologia PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Leia mais

ESTÁGIO DE PORTUGUÊS II. Aula

ESTÁGIO DE PORTUGUÊS II. Aula ESTÁGIO DE PORTUGUÊS II Aula 5 Estágio Supervisionado em Ensino de Letras Geral OBJETIVOS - Exercitar a prática docente do ensino de língua portuguesa em escolas do ensino fundamental e médio. Específicos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática Coordenação de s do Curso de Licenciatura em Matemática REGULAMENTO

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-019/2014

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-019/2014 INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE 2014 EDITAL ATAc/IFSC-019/2014 A Presidência da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Instituto de Física de São

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA DIREÇÃO Ricardo Demétrio

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004237A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física Docente(s) Roberto Nardi Unidade Faculdade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 28/2016

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Letras Curso de Secretariado Executivo Trilíngue Estágio Curricular Supervisionado MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

Leia mais

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Antonia Rayara Pereira Lemos;¹* Neidimar Lopes Matias de Paula¹ 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 37, DE 28 DE MAIO DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

RESOLUÇÃO Nº 37, DE 28 DE MAIO DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. RESOLUÇÃO Nº 37, DE 28 DE MAIO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA do Instituto de Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado Manual de Estágio Supervisionado Este Manual do Estágio Supervisionado contém informações e orientações importantes e necessárias aos estudantes do curso de Pedagogia. Nele, encontram-se os procedimentos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1. APRESENTAÇÃO De acordo com a nova LDB, no Artigo 82, fica estabelecido que: Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino

Leia mais

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Nelma R. S. Bossolan 13/04/2015 Objetivos propostos pela disciplina para o tema Planejamento Curricular. Conhecer as etapas do planejamento de uma

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DME CAMPUS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DME CAMPUS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DME CAMPUS DE JI-PARANÁ PLANO DE ENSINO Curso de Licenciatura em Matemática Profa. Dra. Ana Fanny Benzi de Oliveira

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para:

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O acadêmico (a),,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CRONOGRAMA. Carvalho,2012 cap.3 cronograma, tarefas, avaliação e estágio 17/03 3 Produção de conhecimento e Crespo e col, 2012

CRONOGRAMA. Carvalho,2012 cap.3 cronograma, tarefas, avaliação e estágio 17/03 3 Produção de conhecimento e Crespo e col, 2012 CRONOGRAMA Data Seq. Tema da aula Referência 17/02 1 Apresentação Concepções de ensino e aprendizagem 24/02 Utilização da sala Reforma do Prédio Não haverá aula 03/03 Carnaval Não haverá aula 10/03 2 Apresentação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA (LETRAS, HISTÓRIA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA) 1 - Diretrizes Gerais As disciplinas de Estágio Supervisionado contemplam

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A Importância dos Equipamentos Tecnológicos no Ambiente Escolar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A Importância dos Equipamentos Tecnológicos no Ambiente Escolar VIII SEMLICA Campus IV/UEPB Catolé do Rocha PB - 07 a 10 de novembro de 2017 CADERNO VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ISSN 2358-2367 (http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/cvads)

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 02/2015, DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COLEF/FAEFI/UFU

RESOLUÇÃO N. 02/2015, DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COLEF/FAEFI/UFU RESOLUÇÃO N. 02/2015, DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COLEF/FAEFI/UFU Aprova as Normas Complementares de Estágio curricular obrigatório do curso de Graduação em Educação Física da

Leia mais

Supervisão de Estágios

Supervisão de Estágios Supervisão de s Orientações ao estagiários A Coordenação de Curso tem como objetivos, orientar, esclarecer e fazer o encaminhamento documental do estágio, de forma a viabilizar a realização do estágio

Leia mais

Regimento de Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental EACH-USP 1

Regimento de Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental EACH-USP 1 Regimento de Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental EACH-USP 1 Art. 1 Art. 2 O Curso de LCN da EACH prevê 400 horas de estágio curricular

Leia mais

Turma da Reoferta Estágio Curricular Supervisionado III Ensino Médio

Turma da Reoferta Estágio Curricular Supervisionado III Ensino Médio Turma da Reoferta 2014 Estágio Curricular Supervisionado III Ensino Médio Sequência Didática Etapas de Produção O que é a SD? - Um conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para o ensino de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TUPÃ SP 2016 LEGISLAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO

Leia mais

OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM

OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM THE EDUCATIONAL GAMES IN TEACHING SCIENCE OF NATURE: A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR AID TO LEARNING

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017 PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017 Coordenação Adjunta de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Dos Princípios. Do Local de Estágio

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Dos Princípios. Do Local de Estágio UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LIBRAS RESOLUÇÃO Nº 04/2011 - CLL Regulamenta

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo Licenciatura em Química Disciplina: Estágio Supervisionado III Professores: MSc. Carlos Alberto Vieira Mendonça MSc. Vera Lúcia Luz Marques

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM MATEMÁTICA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM MATEMÁTICA Como funciona o Estágio no curso de matemática? O Curso de Licenciatura em Matemática atende também a essa determinação, pois integra em seu currículo as disciplinas Prática

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágios nas modalidades de estágio obrigatório e

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE 2017 Av. Trabalhador são-carlense, 400 / 13566-590 EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 A Presidência da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Estágio Supervisionado CARGA HORÁRIA:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jéssica Targino Muniz, IFRN/Campus Santa Cruz, jessica.tar@hotmail.com Josefa Cristiane Pontes da Cruz, IFRN/Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE QUIMICA LICENCIATURA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 1 - DA IDENTIDADE DA DISCIPLINA 1.1

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

Manual do estágio supervisionado

Manual do estágio supervisionado Manual do estágio supervisionado ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS 1 Manual de orientação do estágio supervisionado Manual de orientação ORIENTAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

Apresentação da disciplina Organização do estágio de regência

Apresentação da disciplina Organização do estágio de regência Apresentação da disciplina Organização do estágio de regência Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências II (SLC0644) Responsável: Profa. Nelma R. S. Bossolan nelma@ifsc.usp.br Fone: 3373-8100 03/08/2016

Leia mais

FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRAIA GRANDE 2015 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBRIGATORIEDADE... 3 1.2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO...

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO I. IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO II. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO. Semestre/Ano: Endereço Residencial Completo: Horário de Trabalho:

IDENTIFICAÇÃO I. IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO II. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO. Semestre/Ano: Endereço Residencial Completo: Horário de Trabalho: IDENTIFICAÇÃO I. IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Nome: Semestre/Ano: Endereço Residencial Completo: Telefone: Endereço Comercial: Telefone: Horário de Trabalho: II. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Nome do

Leia mais

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário Seminário acadêmico Introdução É muito comum ouvirmos falar em seminário como um trabalho escolar, que ocorre tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Mas, você saberia definir seminário? Nessa

Leia mais

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir:

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir: Roteiro para elaboração do relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) - EAD Ao encerrar as atividades propostas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 14/2013

EDITAL. EDITAL DIR N o 14/2013 EDITAL DIR N o 14/2013 PROCESSO SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOCENTES PARA ATUAÇÃO JUNTO AOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, SERVIÇO SOCIAL, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Atualizado em janeiro de 2015 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Organização Vera Lucia Lima do Espírito Santo Colaboração Coordenadores de Cursos de Graduação 1 Sumário Lista de Anexos... 3 Apresentação... Fundamentação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL RESOLUÇÃO N. 01/2010 Regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório com base na Lei Federal

Leia mais

Regulamento do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO do curso de Graduação em HISTÓRIA, Grau Licenciatura da Unila

Regulamento do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO do curso de Graduação em HISTÓRIA, Grau Licenciatura da Unila MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Regulamento do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO do curso de Graduação em HISTÓRIA,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Normas para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso)

ADMINISTRAÇÃO. REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Normas para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso) ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Normas para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso) CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVO Art 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E ABRANGÊNCIA ART. 1º - Denomina-se

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR A Reitora do Centro Universitário Fadergs Laureate International Universities, no uso de suas atribuições

Leia mais

Carta de Apresentação

Carta de Apresentação Carta de Apresentação Sr (a). Diretor (a), Solicitamos de Vossa Senhoria a permissão para que o (a) estudante, do Curso de Física Licenciatura, desta Universidade, realize suas atividades (estágio), no

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Organização: Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica Coordenador: Eider Lúcio de Oliveira Goiânia, Fevereiro

Leia mais

PARA O PERÍODO

PARA O PERÍODO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O PERÍODO 2017.2 EDITAL 27/2017 O Reitor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO LICENCIATURA EM... 5º PERÍODO NOME DO ESTAGIÁRIO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO LICENCIATURA EM... 5º PERÍODO NOME DO ESTAGIÁRIO 0 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO LICENCIATURA EM... 5º PERÍODO NOME DO ESTAGIÁRIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I CAMPOS DOS GOYTACAZES

Leia mais

Resolução nº 004/2015

Resolução nº 004/2015 Resolução nº 004/2015 Dispõe sobre estágio de prática docente para os alunos do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. Art. 1º O Estágio de Prática Docente (EPD) tem por objetivo aperfeiçoar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE LETRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE LETRAS REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Aprovado na 23ª Reunião

Leia mais