Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles."

Transcrição

1

2 Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL

3 Visão geral do ambiente Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

4 Visão geral do ambiente Manual: Ao acessar esse menu, você terá acesso aos manuais de utilização do sistema. Acesso ao AVA: Clicando, você visualizará os ambientes disponíveis para acesso. Administração: Em administração é possível visualizar configurações de página e perfil. Próximos Eventos: Calendário, consulte as datas importantes de entregas de atividades. Novo Evento, inclua datas importantes no seu calendário. Calendário: é possível utiliza-lo para incluir, consultar e/ou excluir um compromisso. Plano de Ensino: Permite o Coordenador acessar os planos de ensino, consultar, alterar, criar e/ou excluir. Armário Unificado: Para consultar os arquivos existentes no armário, nessa opção é possível baixar os arquivos, incluir, alterar e ou excluir. Filtros também são exibidos para facilitar o acesso aos arquivos. Relatórios Configuráveis: Direciona o usuário aos relatórios existentes no sistema. Tour: clique para acessar o tour do ambiente com informações de uso da página em que está. Minhas anotações: Como um Bloco de Anotações, você pode utilizar para anotar recados, lembretes entre outros que julgar necessário.

5 Visão geral do ambiente Calendário : Lista eventos do seu calendário Novo evento: Permite criar eventos para seu calendário. Duração: Permite Configurar a duração do evento. Eventos Repetidos: Possibilita configurar repetições de um evento Dados do evento: Preencher informações do evento

6 Visão geral do ambiente E, por último, você pode acessar as suas disciplinas no centro da página. Exemplo:

7 Visão geral do ambiente Aqui temos uma visão geral de como ficara sua sala de aula virtual.

8 Vamos conferir agora, como utilizar as funções comuns do ambiente como: enviar uma mensagem e criar um tópico no fórum.

9 Visualizar e responder uma mensagem Clique no ícone Mensagens da barra lateral. Minhas Mensagens: Permite criar uma nova mensagem, e navegar nas pastas: Caixa de entrada, onde ficaram disponíveis suas mensagens recebidas. Com estrela, onde ficaram disponíveis suas mensagens marcadas como favoritas. Rascunhos, onde ficaram disponíveis suas mensagens que não foram enviadas, mas também não foram descartas. Enviadas, onde ficaram disponíveis mensagens enviadas. Lixeira, onde temporariamente ficaram suas mensagens excluídas.

10 Visualizar e responder uma mensagem Adicionar Destinatários Para adicionar destinatários basta clicar no botão. Será apresentada a tela ao lado, listando todos os usuários vinculados a essa disciplina. Para adicionar um usuário especifico, basta clicar em um dos três ícones ao lado do nome do usuário. Para ajudar encontrar o usuário você pode utilizar busca e filtro por papel.

11 Visualizar e responder uma mensagem Acrescente o Assunto e a Mensagem. Para adicionar um arquivo a mensagem: Em Anexo, clique no ícone ou arraste o arquivo conforme indicação da seta.

12 Criando um tópico de discussão no Fórum Lembre-se que você possui ainda o recurso de Fórum dentro da disciplina para interagir e sanar dúvidas dos alunos. Acesse o Fórum dentro da disciplina Clique em Acrescentar um novo tópico de discussão para falar com todos os alunos ou um grupo específico.

13 Criando um tópico de discussão no Fórum Acrescente o Assunto e a Mensagem. Para adicionar um arquivo no Fórum: Em Anexo, clique no ícone ou arraste o arquivo conforme indicação da seta.

14 Criando um tópico de discussão no Fórum Ao clicar no ícone, abrirá a seguinte tela: No menu lateral selecione Enviar um arquivo, Em Anexo clique em Escolher arquivo para busca-lo no seu computador. Escolha o tipo de licença e finalize em Enviar este arquivo.

15 Criando um tópico de discussão no Fórum Para que seus alunos sejam informados sobre a criação do tópico: Marque a opção Enviar em seguida. Para finalizar, clique em Enviar mensagem ao fórum. Confirme clicando em Continuar.

16 Criando um tópico de discussão no Fórum Clicando no tópico criado, abrirá a seguinte tela: Aqui você encontra as opções de Editar, Excluir e Responder.

17 Caro Coordenador, Além dos recursos utilizados pelo tutor, veremos a seguir as funcionalidades disponíveis para você.

18 Atribuição de nota tradicional Para lançar as notas dos alunos de TCC II: Utilize o recurso Defesa Presencial. Clique sobre o recurso e siga os seguintes passos: Em Sumário de avaliação, acesse Ver/Avaliar todos os envios.

19 Atribuição de nota tradicional Sua avaliação pode ser feita por grupos de alunos. No item Filtro Rápido, selecione o grupo desejado. Também é possível filtrar por um RA específico. Há ainda uma opção para download em massa de todos os documentos enviados pelos alunos. Para utilizar, é necessário que você selecione um grupo específico. Em seguida, na parte superior do filtro, em Ação de Avaliação, selecione Fazer Download de todas as tarefas enviadas.

20 Atribuição de nota tradicional Na tabela seguinte, constam as informações resumidas da sua avaliação. Após o Nome / Sobrenome do aluno, na coluna Status é possível saber se o arquivo já foi entregue ou não. Na coluna Notas você pode verificar as notas já atribuídas, atribuí-las ou consultar as notas pendentes.

21 Atribuição de nota tradicional Acesse a tela de avaliação por aluno da seguinte maneira: Na respectiva linha do aluno, vá até a coluna Editar, clique no ícone e selecione Nota.

22 Atribuição de nota tradicional Na primeira tabela de Status de envio, constam as informações gerais do respectivo aluno. O texto ou arquivo entregue também ficam nessa tabela. Na segunda tabela de Nota, você pode fazer a atribuição em Nota e comentar em Comentários de feedback.

23 Atribuição de nota tradicional Para adicionar um arquivo em Arquivos de Feedback: Clique no ícone ou arraste o arquivo conforme indicação da seta.

24 Excluindo mensagens dos alunos nos Fóruns Para excluir mensagens impróprias dos alunos no Fórum Acesse o Fórum; Clique sobre o tópico; Plano de Ensino_Professor Vá até a mensagem que desejar e clique em Excluir.

25 Relatórios Configuráveis Aqui é possível, obter diversas informações sobre indicadores de desempenho e controle. Essas informações vão estar dividas em Dashbords e Relatórios. Para acessar: Basta acessa clicar no botão Ver relatório. Ao clicar será exibida as opções como na imagem abaixo. Possibilitando acessar tanto dashbords como relatórios.

26 Relatórios Configuráveis - Dashboard Acadêmico Dashboard Acadêmico Tem como objetivo o acompanhamento dos indicadores, esse acompanhamento ocorre em tempo real. Plano de Ensino Deshboard de plano de ensino conta com gráfico de pizza e uma lista detalhada, disponibilizando uma visão por status, onde cada status está representando por uma cor. A visão do gráfico é alterada de acordo com as opções de filtros, essas opções serão disponibilizada de acordo com seu perfil, mas basicamente ela permite visualizar as informações de status de plano de ensino agrupadas por: Regional, Unidade e Curso. Regional, permite visualizar as informações do andamento do plano de ensino de todas as unidades de determinada região. Unidade, permite visualizar as informações de uma única unidade. Curso, permite visualizar as informações de um único curso.

27 Relatórios Configuráveis - Dashboard Acadêmico Lista Detalhada Assim como no gráfico de pizza, a lista detalhada pode ser agrupada por Regional, Unidade e Curso. No exemplo abaixo, temos a visão da lista agrupada por Unidade, onde o usuário consegue visualizar, percentuais consolidados da elaboração de plano de ensino, por curso de sua unidade. Caso o usuário selecione o filtro curso, será detalhado o status do plano de ensino de cada disciplina de seu curso.

28 Relatórios Configuráveis - Dashboard Acadêmico Barra de progressão Na sua barra superior, você encontra o percentual transcorrido entre inicio do semestre e fim do semestre. 1. Botão página inicial: Aplicação de Conteúdo Dashboard criado para acompanhar o andamento da aplicação de conteúdo, a cada conteúdo ministrado, o gráfico será atualizado automaticamente. Neste Dashboard específico as atualização ficam disponíveis em D+1(Atualizações realizadas, ficam disponíveis apenas no dia seguinte). Vale ressaltar que o Dashboard obedece também aos filtros. Regional: Média de conteúdo aplicado em todas as unidades que pertence à regional. Unidade: Média de conteúdo aplicado em todas os cursos que pertence à unidade. Curso: Média de conteúdo aplicado em todas as disciplinas que pertence ao curso.

29 Relatórios Configuráveis - Relatórios Relatórios, neste caso de acordo com o perfil de acesso, será listado todos os relatórios que possui permissão para visualizar. Funções: Exportar CSV, as informações do relatório são importadas para um arquivo CSV. Exportar XLS, as informações do relatório são importadas para um arquivo XLS.

30 Relatórios Configuráveis - Relatórios Ao clicar sobre o nome do relatório, será possível pré-visualização sem necessidade de exportação, como demonstrado na imagem abaixo. Outras funções: Exportação CSV. Exportação XLS.

31 Plano de ensino Vale reforçar a importância do plano de ensino preenchido, pode ser encontrado todas as orientações necessárias no arquivo: Plano de Ensino_Coordenador

32 Pronto! Lembramos que esse material estará sempre disponível para sua consulta. Bom trabalho!

Essa é a sua página inicial. Na sua barra lateral, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra lateral, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante.

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Manual de usabilidade Aluno Caro(a) Mestrando(a), Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Navegando pelos menus do PROFSAÚDE

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

ENVIO DE . Envio de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

ENVIO DE  . Envio de  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO ENVIO DE E-MAIL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Envio de E-mail Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. E-mail 2. Como enviar um e-mail. 2 1. E-mail Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

SIGAA. Turma Virtual

SIGAA. Turma Virtual SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

TUTORIAL TUTOR A DISTÂNCIA

TUTORIAL TUTOR A DISTÂNCIA TUTORIAL TUTOR A DISTÂNCIA Neste tutorial será abordado o modo de correção de atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como liberar uma nova tentativa de refazer a atividade,

Leia mais

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blogs Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Blogs. 2. Tipos de Blogs 3. Como criar um Blog 4. Como editar e gerenciar um Blog 5. Como criar uma postagem

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

BLOGS. Diários AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Diários AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Diários Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Diários 2. Como criar um Diário 3. Como editar e gerenciar um Diário 4. Como criar uma postagem no Diário

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE Sumário 1 Introdução...3 1.1 O que é e qual a finalidade do sistema?...3 1.2 Quem pode acessar estas informações?...3 1.3 O que há

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Conteúdo 1. Cadastro de requerimentos... 2 2. Cadastro de solicitações... 3 3. Acompanhamento de solicitações... 3 4. Disponibilizando uma solicitação...

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos.

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos. ACESSO AO AMBIENTE E AS SALAS VIRTUAIS Você poderá acessar a partir de 2 áreas: Menu do topo; Link (Acesso) abaixo da figura. Área de login Atalho Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso

Leia mais

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial Novo Sistema de Relatórios Associado BOAS VINDAS Olá, meu nome é Maria Auxiliadora e meu objetivo é apresentar para você o Novo Sistema de Relatórios do SPC Brasil, que tem a finalidade de facilitar o

Leia mais

Tipos de Publicações:

Tipos de Publicações: Biblioteca Geral A ferramenta Biblioteca centraliza arquivos (documentos, vídeos e links) que o Administrador considera importantes para que os participantes tenham como material de apoio. O aluno poderá

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS ACESSANDO O PORTAL Para acessar o Portal de Relacionamento Intelbras, você deve digitar o seguinte endereço: http://extranet.intelbras.com.br/login

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

Como vejo minhas notas?

Como vejo minhas notas? 1 Como vejo minhas notas? Sumário 1. Meus Cursos... 03 2. Ferramentas do Curso... 09 3. Na própria atividade... 17 4. Menu pessoal... 20 Como vejo minhas notas? Você pode encontrar suas notas em vários

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Service Desk Allianz ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. LISTA DE TICKETS IV. TICKETS a. CRIAR TICKETS

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

TUTORIAL. Tarefa. (papeltutor) AVA/UNESP. (versão3.3)

TUTORIAL. Tarefa. (papeltutor) AVA/UNESP. (versão3.3) TUTORIAL Tarefa (papeltutor) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio Roberto Nobre

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL

INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL Usuário = escolha o tipo de usuário Senha = entregue pela secretaria ALTERAR SENHA: É NECESSÁRIO ALTERAR A SENHA NO PRIMEIRO ACESSO.

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br) 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02 3. Digite seu

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO

Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO 1. Matrículas não iniciadas: mostra a quantidade de matrículas do dia referente ao último dia do período estabelecido, que possuem status Matriculado, ativo e Andamento

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 Menu Colaborativo O CRM Senior prioriza o fluxo da informação na organização, onde possui agenda corporativa dos usuários, tarefas, eventos, recados e consulta

Leia mais

Manual do Estudante AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO

Manual do Estudante AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO Manual do Estudante AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de 1 SUMÁRIO 1. ACESSO AO SIGRH...3 2. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES...4 3. REGISTRO DE PONTO DE SERVIDOR COM JORNADA DE TRABALHO DE ATÉ 30 HORAS SEMANAIS...7 4. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES MULTICAMPI...8

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Acessando a Área do Aluno Pós http://portal.damasio.com.br/login.aspx USUÁRIO: Nº do seu CPF SENHA: Nº do seu RA,

Leia mais

Configuração > Minha Equipe

Configuração > Minha Equipe Me cadastrei. E agora? Esse tutorial o guiará para deixar o Genu com a sua cara. Nesse passo lhe ensinaremos a administrar as suas equipes em seus diferentes locais de trabalho. IMPORTANTE: Apenas usuários

Leia mais

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 E-MAIL DE BOAS VINDAS... 3 3 LOGIN... 4 4 DADOS CADASTRAIS... 4 5 NAVEGAÇÃO... 5 6 FAQ... 6 7 ABERTURA DE OCORRÊNCIA... 7 7.1 Categorização... 7

Leia mais

TUTORIAL. Fórum dediscussão. (papelestudante) AVA/UNESP. (versão3.3)

TUTORIAL. Fórum dediscussão. (papelestudante) AVA/UNESP. (versão3.3) TUTORIAL Fórum dediscussão (papelestudante) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS

Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Sumário 1 Menu Professor... 03 1.1 Tela de apresentação das disciplinas... 03 2 Preenchimento de plano de ensino... 04 2.1 Tela de preenchimento de plano de ensino...

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente MT-212-00110-3 Última Atualização: 08/01/2015 Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais