Máxima satisfação dos clientes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Máxima satisfação dos clientes"

Transcrição

1 Máxima satisfação dos clientes Proporcionar a melhor solução ao cliente Ofrecer preços em sintonia com as condições de mercado Produzir com a qualidade esperada Entregar nos prazos acordados Usar os processos internos mais eficientes Com o menor impacto ambiental possivel Produtos e serviços ISO 9001: ISO 14001:2004 OHSAS 18001

2 Página 2 de 9 Prezados Colegas, Senhoras e Senhores, Qualidade sempre foi a maior prioridade da nossa organização. O sucesso da nossa empresa é fundamentalmente devido à qualidade dos nossos produtos e serviços. A sede da KAESER em Coburg recebeu o certificado da norma ISO 9001 em Isto é uma prova de que: Nós empregamos pessoas treinadas e qualificadas para suas posições nas várias divisões da nossa empresa. Nós fornecemos os recursos operacionais necessários. Nós temos instruções escritas para responder todas as perguntas com relação a norma; e Nós podemos provar, em qualquer momento, que nossos funcionários realmente seguem as instruções. Nosso Quality, Environmental, and Workplace Safety Management System (sistema QESM) é aplicado em todas as nossas filiais no âmbito global. Ao implementar o sistema QESM, nós podemos documentar nosso cumprimento com as seguintes normas: ISO 9001:2008 (para Mobilair: incluindo os regulamentos Europeus de tráfego) ISO 14001:2004 OHSAS (OHSAS = Occupational Health and Safety Assessment Series) As seguintes ferramentas são utilizadas: Uma estrutura de documentação baseada em processos Objetivos mensuráveis em diversas áreas Indicadores importantes de desempenho, que são comparados e avaliados com relação as metas, e indicadores de períodos anteriores, e Medidas CIP (CIP = continuous improvement process - processos de melhoria contínua) Auditorias regulares Treinamentos e instruções periodias. Nosso sistema QESM consiste de: um fornece uma visão geral da nossa documentação QESM e informação para clientes e colegas, Procedimentos QESM descreve nossos processos, Instruções de Trabalho QESM (Work Instructions) descreve atividades detalhadamente, e Formulários QESM (Forms) para a documentação. Instruções de Trabalho e Formulários são mencionados nos Procedimentos. Instruções de Trabalho e Formulários são numerados de acordo com as áreas funcionais. Nossa Política Corporativa é o veículo com o qual nós explicamos nossos princípios básicos aos nossos funcionários e clientes. Esta política é regularmente avaliada e modificada, se necessário, para se adequar às mudanças de condições. A capa do nosso manual ilustra claramente que o sucesso da organização depende de todos os nossos funcionários, os quais são solidariamente responsáveis pela realização dos nossos objetivos. A representação dos objetivos em colunas tem um propósito. Somente a realização desses objetivos garantirá que a empresa tenha uma fundação forte para assegurar a sua existência contínua.

3 Página 3 de 9 Política Corporativa O principal objetivo da nossa empresa é alcançar a máxima satisfação do cliente com produtos e serviços que correspondam plenamente às expectativas dos nossos clientes. Nossa capacidade de competir, nosso sucesso comercial e nossa existência contínua estarão asseguradas apenas com a satisfação do cliente. Para atender às expectativas dos nossos clientes, nós oferecemos exclusivamente produtos e serviços de alta qualidade. Com este propósito, nós fornecemos uma infraestrutura objetiva, projetamos e documentamos nossos procedimentos, aprimoramos e otimizamos continuamente, dependendo dos requisitos do mercado e da análise de problemas como componentes de um processo de melhora contínuo. Ao treinar nossos funcionários e parceiros, nós promovemos um senso de responsabilidade para qualidade em todos os níveis, ambiental, saúde e segurança no trabalho, exigindo um cumprimento irrestrito dos seguintes princípios. Cumprimento das leis Nós cumprimos com todas as leis relevantes e requerimentos regulatórios dos sistemas legais aplicáveis no nosso país e nas subsidiárias internacionais. Nos certificamos que os contratados a trabalhar com o nosso nome ou desempenhando trabalhos com produtos da KAESER apliquem os mesmos padrões de qualidade como nós o fazemos. Saúde e segurança ocupacional Nós assumimos a responsabilidade pela saúde e segurança de nossos funcionários no local de trabalho. Reconhecemos os riscos e identificamos as medidas preventivas contra acidentes e doenças ocupacionais. Ao utilizar treinamentos e instruções, podemos garantir que todos os funcionários estão bem ao par do tema de segurança no trabalho. Oferecemos apoio para melhorar a saúde dos nossos funcionários. Respeito pelos direitos humanos fundamentais Nós oferecemos oportunidades e tratamentos iguais para os nossos funcionários, independente de cor de pele, sexo, idade, raça, nacionalidade, classe social, deficiência, orientação sexual, crença política ou religiosa. Nós respeitamos a dignidade pessoal, a esfera privada e os direitos pessoais de todos. Nós não forçamos ninguém a ser empregado por nós ou trabalhar conosco. Não toleramos qualquer tratamento inaceitável de pessoal, tais como brutalidade, assédio ou discriminação sexual e pessoal. Nós fornecemos salários justos e garantimos o salário mínimo nacional. Estamos em conformidade com os estatutários sobre duração máxima do trabalho. Se juridicamente possível, reconhecemos o direito de nossos funcionários para se associarem a sindicatos e nós não privilegiamos ou discriminamos os membros de organizações de trabalhadores ou sindicatos.

4 Página 4 de 9 Proteção do Meio Ambiente Nós acreditamos que mantendo a qualidade do meio ambiente não é apenas uma responsabilidade do estado, mas também de toda empresa e de todas as pessoas. Nós empregamos medidas apropriadas para verificar e avaliar em relação a normas legais e internacionais, os efeitos atuais e futuros das nossas ações e produtos no meio ambiente. Com base neste conhecimento empírico, nós determinamos as medidas necessárias para uma operação sustentável, incluindo a economia de energia, reduzindo o consumo de recursos naturais e diminuindo ou evitando emissões de substâncias nocivas. Proibição de corrupção e suborno Nós não toleramos e condenamos qualquer forma de corrupção ou suborno, incluindo qualquer proposta de pagamento ou de presentes intencionados a influenciar uma decisão. Proibição de trabalho forçado e infantil Nós seguimos a legislação trabalhista brasileira com relação a contratação de funcionários menores de 18 anos, onde é proibido o trabalho do menor em condições perigosas ou insalubres. Os trabalhos técnicos ou administrativos são permitidos, desde que realizados fora das áreas de risco à saúde e à segurança. Ao menor de 16 anos de idade é vedado qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos. A partir dos 14 anos é admissível o Contrato de Aprendizagem, o qual deve ser feito por escrito e por prazo determinado conforme artigo 428 da CLT. Esta política corporativa cria obrigações apenas entre as entidades responsáveis. Qualquer reclamação efetuada por uma terceira entidade baseada nestas responsabilidades é nula e legalmente inadmissível. Objetivos Corporativos Nós só podemos competir com sucesso no mercado global se alcançarmos os seguintes objetivos corporativos: Fornecer a melhor solução para cada cliente, A preços condizentes com as condições do mercado, Com a qualidade desejada, No prazo combinado, Na forma mais eficiente, e Com mínimo impacto ao meio ambiente. Esses fatores de sucesso são interligados. No entanto, o fator mais importante é a qualidade, pois esta não pode ser compensada por nenhum dos outros fatores. O objetivo de "mínimo impacto ao meio ambiente" significa para nós que nossos produtos não só são econômicos e inofensivos ao meio ambiente, ao fornecer "mais ar comprimido com menos consumo de energia", como também utilizamos o mínimo possível dos recursos naturais na produção, vendas e serviços. Thomas Kaeser Conselho Administrativo: Presidente KAESER Kompressoren SE Tina-Maria Vlantoussi-Kaeser Conselho Administrativo KAESER KOMPRESSOREN SE Olaf Vencovsky Diretor Administrativo KAESER COMPRESSORES do Brasil Ltda.

5 Página 5 de 9 O sistema de gerenciamento de qualidade e ambiental da KAESER KOMPRESSOREN é aplicado em: Coburg, nossas filiais alemãs em todas subsidiárias internacionais da KAESER KOMPRESSOREN, que trabalham com SAP. No Brasil o sistema QESM é utilizado na: KAESER COMPRESSORES do Brasil Ltda. Rua Agostino Togneri, Nº 505 Bairro Jurubatuba CEP: São Paulo - São Paulo - Brasil Tel.: Fax: Nosso sistema de gerenciamento é aplicado em todas as nossas subsidiárias estrangeiras. Este explica a estrutura da nossa documentação, embora os processos de desenvolvimento se apliquem apenas para Coburg (Alemanha), Gera (Alemanha), Fredericksburg (EUA) e Linz (Áustria). Para maior esclarecimento, vários requerimentos das normas ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 estão enfatisadas em itálico. Os procedimentos QESM são classificado em quatro categorias de processo. Cada categoria de processo esta estruturado nos processos corporativos que são feitos de processos principais, os quais são subdividos em processos em partes. Processos em partes descrevem a sequência das atividades de garantia da qualidade desejada seja realizada pelo funcionário correspondente, assim como os documentos e outros meios auxiliares utilizados.

6 Página 6 de 9 Nossos processos são divididos em quatro categorias: 1. Processos Administrativos Responsabilidade da Administração Superior Os processos administrativos descrevem como o gerenciamento da KAESER KOMPRESSOREN SE controla e gerencia a empresa, como são planejados os recursos pessoais e como o cumprimento das leis é garantido. Para atingir este objetivo, o sistema QESM tem sido implementado e continuamente aprimorado. A sua efetividade é garantida com a provisão dos recursos requeridos. A Administração Superior deve inspecionar o sistema de gerenciamento de qualidade da organização, em intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia. Esta revisão deve incluir a avaliação de oportunidades de melhoria e a necessidade de mudanças no sistema de gestão de qualidade, incluindo a política de qualidade e objetivos de qualidade ( p. 22). Para alcançar esse objetivo, auditorias de qualidade são realizadas regularmente. Os resultados dessas auditorias internas, respostas e retornos de clientes, avaliações de estatísticas, ações preventivas e corretivas tomadas, sejam avaliados pelo Administrativo Superior com relação a: Conveniência, Adequação e Efetividade O resultado da Revisão Administrativa são medidas para melhorar procedimentos, produtos e utilização mais efetiva de recursos. Pontos de contato para os funcionários são os seus superiores e representantes do departamento QESM, os quais são os responsáveis por garantir que: Os requisitos indicados na Política Corporativa sejam cumpridos, Os Objetivos Corporativos sejam compreendidos, observados em todos os níveis da empresa, e as condições sejam apresentadas para que possam ser realizados, Processos são realizados de acordo com as instruções, e Qualquer melhoria necessária para o sistema seja implementada. Os representantes do departamento QESM reportam ao Gerente QESM, o qual é diretamente responsável pela gestão empresarial. 2. Processos de Apoio Gerenciamento de Recursos Os processos de apoio descrevem a determinação e provisão dos recursos requeridos, os quais são necessários para Que o nosso trabalho interno seja realizado da forma mais eficaz possível, e Oferecer produtos e serviços para a plena satisfação de nossos clientes. A Organização deve (...) assegurar a disponibilidade dos recursos e enformações necessárias para apoiar a operação e monitoração desses processos (4.1. p. 15). Administração de Registros Básicos e Principais: Isso inclui procedimentos para registrar, criar, modificar e liberar invoices de materiais, planos de trabalho, registros principais de materiais, registros principais de clientes, registros principais de pessoal e tempos de estudos. Todos os dados utilizados são inseridos no sistema SAP. O processo corporativo Administração de Documentos e Registros descreve a criação e modificação de documentos internos e a aquisição e gerenciamento de documentos externos (recibos de entrega e etc.).

7 Página 7 de 9 Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para aprovar documentos quanto a sua adequação antes de sua emissão, para revisar e atualizar, quando necessário, e aprovar documentos, (...) para garantir que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis, (...) ( p.18). Os registros devem permanecer legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis ( p. 19). A organização deve determinar as competências necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a conformidade aos requisitos do produto, quando aplicável, fornecer treinamento ou tomar outras ações para atingir a competência necessária, avaliar a eficácia das ações tomadas, (...), manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência ( p. 24). Gerenciamento de Recursos Humanos contém os seguintes processos principais: Planejamento de pessoal, desenvolvimento de pessoal, suporte de pessoal e recrutamento. A organização deve determinar, prover e manter a infraestrutura necessária para atender a conformidade aos requerimentos do produto. Infraestrutura inclui (...) edifícios, espaço de trabalho e associados, equipamentos de processo (...) dispositivos de apoio (tais como transporte, comunicação ou sistemas de informação) (6.3. p. 25). Preparar a Infraestruturacobre os principais processos para manutenção e reparo de prédios, maquinaria e equipamento, assim como os processos para a provisão e monitoração da inspeção e teste de equipamento. A organização deve assegurar que o produto comprado esta conforme os requerimentos de compra específicos. O tipo e extensão do controle aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido devem depender do efeito do produto adquirido na realização subsequente do produto ou o produto final. (...) Os registros dos resultados das avaliações e de quaisquer ações necessárias, oriundas da avaliação devem ser mantidos ( p. 33). O processo corporativo Compra Estratégica comprime a compra de matérias primas e componentes e também a seleção e avaliação de fornecedores. Antes dos produtos serem desenvolvidos e produzidos, deve ser assegurado que todos os requisitos legais, regulamentares e todos os requisitos do produto exigidos pelo mercado, a respeito da entrega, após as atividades de venda e uso pretendido, sejam totalmente conhecidos e analisados. Informações de aquisição devem descrever o produto a ser adquirido, incluindo, se for o caso, os requisitos para aprovação de produto, procedimentos, processos e equipamentos, qualificação de pessoal, e requisitos do sistema de gerenciamento de qualidade ( p. 34). A organização deve estabelecer e implementar a inspeção ou outras atividades necessárias para assegurar que o produto adquirido cumpra os requerimentos de compra específicos ( p. 34). O processo corporativo de Marketing inclui os processos principais de observação de mercado, determinação da linha do produto, preço e distribuição, apresentação no mercado, criação de publicação de materiais de vendas e manutenção do contato com o cliente. 3. Processos Essenciais Realização do Produto Processos essenciais são definidos como todos os processos de ponta a ponta que representam a nossa experiência. Isso inclui o desenvolvimento de produtos e processos corporativos, a satisfação de vários requisitos de clientes e processos de atendimento ao cliente. Durante o planejamento do projeto e desenvolvimento, a organização deve determinar as fases de concepção e desenvolvimento, a análise crítica, verificação e validação que sejam apropriadas para cada fase de concepção e desenvolvimento, bem como as responsabilidades e autoridades para projeto e desenvolvimento ( p. 29). O Desenvolvimento de produto define os processos requeridos para o desenvolvimento de novos produtos e a

8 Página 8 de 9 modificação de designs existentes. Isso inclui o planejamento e controle do desenvolvimento de um produto específico, determinação e documentação de requisitos do produto, elaboração, análise, com a subsequente comparação de resultados com a especificação do projeto e, finalmente, a avaliação da adequação de um produto para aplicação especificada ou de emprego. A organização deve revisar os requisitos relacionados ao produto. Esta revisão deve ser realizada antes do compromisso da organização em fornecer um produto para o cliente (ex. apresentação de propostas, aceitação de contratos ou pedidos, aceitação de alterações em contratos ou pedidos) ( ) ( p. 27). Os processos corporativos Vendas, Logística e Processamento de Produtos descrevem como nós percebemos as diferentes necessidades dos clientes. Nós conseguimos isso ao determinar as várias aplicações dos cliente, apresentando cotações, análise e documentação de entrada de pedidos, programações de rastreamento, customizando produtos para necessidades específicas, planejamento e fornecimento de materiais, planejamento e controle da fabricação de componentes e produtos finais, produtos de adaptação, gestão de produtos fornecidos e por último, mas não menos importante, planejamento de vendas e comissionamento, embalagem e envio de produtos prontos. A organização deve validar os processos de produção e fornecimento de serviço onde a saída não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente e, como consequência, deficiências tornam-se aparentes somente após o produto estar em uso ou o serviço tiver sido entregue. A validação deve demonstrar a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados ( p. 35, 36). Os processos corporativos de Serviços ao Cliente descrevem como funciona o nosso departamento de serviços. Isso explica como nós procedemos em problemas feitos por nossos técnicos de serviço, em manutenção, gestão de reclamações, gestão de contrato de serviço e na eliminação e substituição de processos por meio de nosso catálogo e departamento de peças de reposição. 4. Medidas, Análises e Melhorias A categoria dos processos de medição, análise e melhoria descreve os processos corporativos através do qual nós verificamos produto e qualidade do processo com o objetivo de medir e aumentar o nível de satisfação do cliente. A organização deve determinar as medições e monitoramentos a serem realizados e os equipamentos de medição e monitoramento necessários para evidenciar a conformidade do produto com os requisitos determinados. A organização deve estabelecer processos para assegurar que medições e monitoramentos possam ser realizados de uma forma consistente com os requisitos de medição e monitoramento (7.6. p. 37, 38). Nós garantimos Produtos de Qualidade planejando as inspeções necessárias de acordo com critérios definidos, inspecionando os componentes produzidos, montagem e máquinas em completo acordo com as instruções de controle e por último, mas não menos importante, através da remoção de produtos defeituosos da linha de produção para um exame mais aprofundado. A organização deve planejar e implementar os processos de monitoramento, medição, análise e melhoria necessária para demonstrar a conformidade com os requisitos do produto, para assegurar a conformidade do sistema de gerenciamento de qualidade e melhorar continuamente a eficácia do sistema (8.1. p. 39). Nós garantimos Processo de Qualidade através de análises estatísticas de nossos dados e implementação de ações corretivas e preventivas. Como um dos medidores do desempenho do sistema de gerenciamento de qualidade, a organização deve monitorar informações relativas à percepção do cliente sobre se a organização atendeu aos seus requisitos. Os métodos para se obter e utilizar informações devem ser determinados ( p. 40). Por fim, o processo corporativo Avaliação da Satisfação do Cliente explica como nós analisamos as reclamações dos clientes e suas observações aos produtos, para criar e analisar pesquisas de clientes.

9 Página 9 de 9 Nossa gama de produtos inclui: Compressores de parafuso e de pistão para aplicações de ar comprimido e vácuo, compressores dentais, compressores portáteis, secadores e filtros de ar comprimido, drenos de condensado, separadores de condensado, reservatórios de ar, controladores de compressor e sistemas de gerenciamento de energia, sistemas de recuperação de calor, análises de demanda de ar comprimido (ADA) e soluções específicas aos clientes. Por possuir mais de 100 subsidiárias e parceiros de negócios pelo mundo, o grupo KAESER internacional está presente na maioria dos países industrializados. As áreas econômicas da Europa, Norte América e Ásia têm um papel importante. A reputação mundial da KAESER é devido a alta eficiência e confiabilidade de seus produtos e a qualidade dos seus serviços. A nossa gama de serviços tem sido colocada à frente das nossas atividades comerciais nos últimos anos. O contínuo crescimento acima da média da nossa empresa pode ser atribuído ao nosso espírito de inovação, nosso padrão de alta qualidade e nossa força de trabalho. A maioria dos nossos funcionários tem recebido treinamento na KAESER e aproveitam as constantes oportunidades de treinamento para manter o mais alto nível de proficiência. As atividades de marketing global nos últimos anos criaram e garantiram empregos no país e no exterior. Fundada em 1919, a empresa é hoje administrada pelo Sr. Thomas Kaeser e pela sua esposa Tina-Maria Vlantoussi-Kaeser. A KAESER KOMPRESSOREN se destaca como um líder mundial em crescimento, inovação e independência financeira. D-ISOBR.2/15 KAESER COMPRESSORES DO BRASIL LTDA. Rua Agostino Togneri, 505 São Paulo SP Brasil Telefone Fax info.brasil@kaeser.com

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Revisão ISO 14001 + ISO 14004 Sistema de Gestão Ambiental. DQS do Brasil Ltda. Página 1

Revisão ISO 14001 + ISO 14004 Sistema de Gestão Ambiental. DQS do Brasil Ltda. Página 1 Revisão ISO 14001 + ISO 14004 Sistema de Gestão Ambiental DQS do Brasil Ltda. Página 1 Cronograma para a revisão ISO 14001 15 de Novembro, 2004: Publicação da ISO 14001:2004 Agosto 2004: Apresentação do

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

ABNT NBR ISO 9001:2008

ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema de

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Lista de Verificação / Checklist

Lista de Verificação / Checklist Lista de Verificação / Checklist Avaliação NC / PC / C Departamentos Padrões de Referência /// Referências do MQ //// Referências Subjetivas A B C D E Cláusula Padrão Conforme/ Não C. 4 Sistema de Gestão

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL 1 MODELOS DE GESTÃO MODELO Busca representar a realidade GESTÃO ACT CHECK PLAN DO PDCA 2 MODELOS DE GESTÃO

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 08/01/2015 Verificado por Neidiane Silva em 09/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 12/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000 Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 1 A evolução do pensamento ambiental Crescimento é o que importa (que venha a poluição...) Conscientização (década

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa:

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa: 4. (b) Foi definido claramente o(s) subsetore(s) e tipo(s) de obra abrangido(s) pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Não foi definido o subsetor e o tipo de obra abrangido pelo Sistema de Gestão pela Qualidade.

Leia mais

Código de prática para a gestão da segurança da informação

Código de prática para a gestão da segurança da informação Código de prática para a gestão da segurança da informação Edição e Produção: Fabiano Rabaneda Advogado, professor da Universidade Federal do Mato Grosso. Especializando em Direito Eletrônico e Tecnologia

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Introdução à ISO 9001:2015

Introdução à ISO 9001:2015 Trilhando o caminho das mudanças da nova versão Clique aqui para para conhecer-me. Introdução à ISO 9001:2015 Apresentar e interpretar As mudanças da norma versão da ABNT ISO 9001:2015 em relação à ABNT

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

PASSOS PARA TRANSFERIR

PASSOS PARA TRANSFERIR PERRY JOHNSON REGISTRARS, INC. PASSOS PARA TRANSFERIR A CERTIFICAÇÃO Perry Johnson Registrars, Inc. 26555 Evergreen, Suite 1340 Southfield, Michigan 48076 USA Copyright 2008, by Perry Johnson Registrars,

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná.

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná. ELABORADO POR: Carlos Eduardo Matias Enns MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVADO POR: Edson Luis Schoen 28/1/5 1 de 11 1. FINALIDADE A Saint Blanc Metalmecânica Ltda visa estabelecer as diretrizes básicas

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Código de Conduta de Fornecedor

Código de Conduta de Fornecedor Código de Conduta de Fornecedor www.odfjelldrilling.com A Odfjell Drilling e suas entidades afiliadas mundialmente estão comprometidas em manter os mais altos padrões éticos ao conduzir negócios. Como

Leia mais

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Anexo A (informativo) Correspondência entre, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Tabela A.1 - Correspondência entre, ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994 Seção Seção ISO 14001:1996 Seção ISO 9001:1994

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento Web Site: www.simplessolucoes.com.br N786-1 ISO CD 9001 Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento N786-1 ISO CD 9001 para treinamento - Rev0 SUMÁRIO Página Introdução 4 0.1 Generalidades 4 0.2 Abordagem

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008. Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov.

TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008. Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov. TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008 Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov.br 11 3104-0988 Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes para

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos DEZ 2000 NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio

Leia mais

Uso Exclusivo em Treinamento

Uso Exclusivo em Treinamento Web Site: www.simplessolucoes.com.br ABNT NBR ISO 9001:2008 Uso Exclusivo em Treinamento SUMÁRIO 0. Introdução 2 0.1 Generalidades 2 0.2 Abordagem de processo 3 0.3 Relação com a norma NBR ISO 9004 5 0.4

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES QUE PODEM AFECTAR O SISTEMA

TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES QUE PODEM AFECTAR O SISTEMA TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES A nova norma ISO 9001, na versão de 2008, não incorpora novos requisitos, mas apenas alterações para esclarecer os requisitos

Leia mais

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 ITEM 10 DOCUMENTAÇÕES E REGISTROS Palestrante: Carlos Cezar Martins RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO Carlos Cezar Martins DE 2013 Farmacêutico com especialização em Qualidade

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2015 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2015 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2015 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 PERFIL DA EMPRESA A Premier Ambiental é uma empresa de Consultoria em Gerenciamento de Requisitos Legais, implantação e manutenção

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Implementação MPS.BR 26 de maio de 2008 4 horas de duração e-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Nota INSTRUÇÕES Para a maioria das questões você tem mais de uma opção e

Leia mais

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada Política de Gerenciamento de Risco Operacional Ratificada pela Reunião de Diretoria de 29 de abril de 2014 1 Introdução

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

O Impacto da Gestão da Cadeia de Fornecedores na Sustentabilidade das Organizações

O Impacto da Gestão da Cadeia de Fornecedores na Sustentabilidade das Organizações Webinar O Impacto da Gestão da Cadeia de Fornecedores na Sustentabilidade das Organizações Juliana Scalon 4 de Setembro de 2013 Aprimore o desempenho dos fornecedores Para se sobressair no mercado atual

Leia mais

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102 1.0 Finalidade 1.1 A CommScope, Inc. e suas empresas afiliadas ( CommScope ) podem, a qualquer tempo, contratar consultores, agentes de vendas, conselheiros e outros representantes e, frequentemente, estabelecer

Leia mais

ISO 9000 ISO 9001:2008

ISO 9000 ISO 9001:2008 ISO 9001:2008 QUALIDADE II ISO 9000 A ISO 9000 - Qualidade é o nome genérico utilizado pela série de normas da família 9000 (ISO) que estabelece as diretrizes para implantação de Sistemas de Gestão da

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas O que é qualidade? Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. (ISO International

Leia mais

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Auditoria da Tecnologia da Informação Auditoria da Tecnologia da Informação A Auditoria da TI é uma auditoria operacional, analisa a gestão

Leia mais

NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS

NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS Alexandre Dias de Carvalho INMETRO/CGCRE/DICLA 1/ 28 NBR ISO/IEC 17025 Estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais