CIÊNCIAS 6º AO 9º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIÊNCIAS 6º AO 9º ANO"

Transcrição

1 5ª. Série / 6º. Ano 1º. BIMESTRE TERRA E UNIVERSO Sistema solar Planetas, estrelas, gravidade, movimento. Observação direta de: órbita, gravidade e corpos celestes. Busca de informações Identificação de constelações VIDA E AMBIENTE Estações do ano (cultura indígena) Horário de verão Dias de comemoração: 01/03 (Turismo Ecológico) 22/03(água) e 22/04(terra) Observação de relação entre estações do ano, plantio e colheita. Alimentação Reconhecer as diferentes composições dos alimentos - Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por - Lazer -Transportes espaciais - Vestuário dimensões biológicas, afetivas e sociais. - Identificar diferentes tecnologias que permitem transformações Valorização de frutas da época Praticar uma alimentação equilibrada para ter uma vida saudável - Compreensão de processos envolvidos na nutrição do organismo estabelecendo relações entre os fenômenos da digestão dos alimentos, a absorção de nutrientes e sua distribuição pela circulação sanguínea para todos os tecidos do organismo Compreender a relação entre a Ciência e os transportes espaciais, vestuário e toda a tecnologia presente no dia a dia.

2 5ª Série / 6ºAno -A terra por dentro e por fora - relação entre o dia e a - reconhecer, identificar as formas do planeta Terra. 2º BIMESTRE TERRA E UNIVERSO Intemperismo (05 /06) meio ambiente noite, verão e inverno. Manejo do solo - Reconhecer os - Reconhecer a importância de evitar a erosão e a VIDA E AMBIENTE - Relação entre o solo e a agricultura. - Horta:- preparação cultivo e colheita. -Cultura indígena Dia do meio ambiente componentes do dolo e sua importância perda de material orgânico no solo. - Poluição do solo - O lixo:- tipos de resíduos - Doenças transmitidas pelo solo - Prevenção, higiene e saúde. - Formas de tratamento do lixo. - A coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos sólidos - Compreender as ideias básicas sobre a produção e eliminação do lixo no mundo atual - Compreender, separar e classificar o lixo. - Compreender as ideias básicas sobre a produção e eliminação do lixo no mundo atual - Saber separar o lixo reciclável do orgânico.

3 5ª Série / 6º Ano TERRA E UNIVERSO A vida na água - Identificar a interferência 3º BIMESTRE -As condições humana na natureza - O equilíbrio nos ambientes aquáticos VIDA E AMBIENTE Água - a ocorrência da água -ciclo Hidrológico:- composição e propriedades - Estados físicos da água Comemoração ( Poluição, (11/08) fauna e flora e 22/09) -Poluição das águas - Consequências e meios de se evitar e corrigir - Doenças transmitidas pela água -Prevenção e higiene -Tratamento de água e do esgoto - Distribuição de água nas grandes cidades -Perceber, criticar e repudiar as diferentes formas de desperdícios da água. -Compreender os efeitos da poluição da água - Identificar as diferentes etapas do tratamento da água - Elaborar e realizar experimentos sobre o ciclo da água - Respeitar e preservar os mananciais - Cuidados necessários para evitar a poluição dos mananciais, valorizando sua preservação. Analisar consequências do uso indiscriminado dos recursos naturais e suas transformações

4 5ª Série / 6º Ano TERRA E UNIVERSO AR - A importância do ar 4º BIMESTRE - a importância da atmosfera para a vida - Camadas da atmosfera e sua importância para os seres vivos. VIDA E AMBIENTE O Ar e a vida - respiração - A composição do ar Dias de comemoração (22/10 )ar que nos protege, (05/12) Conservação da natureza Poluição do ar - Consequências e meios de se evitar e corrigir. - Fatores que causam a poluição do ar. -Doenças transmitidas pelo Ar - Identificar os componentes do ar. - Identificar os principais poluentes do ar - Reconhecer a importância do ar na vida dos seres vivos - Estar atento aos problemas respiratórios que podem ocorrer nas épocas de baixas umidades. - Adquirir a noção de fatores que levam a poluição do ar e suas consequências. - desenvolver a capacidade de discutir criticamente a qualidade do ar avaliando e sugerindo possíveis soluções -Conhecer as principais doenças transmitidas pelo ar, e as medidas de prevenção. - Relação das atividades industriais com a emissão de gases poluentes. (processos usados para a redução da emissão desses gases.) - Identificar a poluição como um fator de risco à saúde individual e coletiva. - Perceber os problemas causados pela poluição.

5 6ªSérie / 7º Ano 1º BIMESTRE TERRA E UNIVERSO VIDA E AMBIENTE Teoria do Big- Bang - A história da vida na Terra - Noções de evolução - Noções de Ecologia (população, comunidade, ecossistema) - Adaptação dos seres vivos - Relações Ecológicas (harmônica e desarmônica) - Impactos ambientais (poluição, indicadores naturais) - Busca e organização de informações sobre planetas, cometas, satélites, etc. - Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrios ambientais relacionando as informações sobre a interferência do ser humano e a dinâmica das cadeias alimentares. - Interpretar e produzir textos descritivos, fazer sínteses. - Entender que a natureza apresenta inúmeras relações que refletem as ações humanas. - Perceber a necessidade de discussão constante do tema, desenvolvimento versus respeito ao ambiente. - Construir representações - Expressar-se e comunicar-se utilizando diferentes linguagens. - Contextualizar informações. - Construir representações - Contextualizar informações, fatos e ocorrência de fenômenos naturais. -Estabelecer critérios para intervir em situações reais. - Compreender e respeitar as dinâmicas De ambientes naturais. - Ler e interpretar informações contidas em tabelas e gráficos. - Construir representações - Contextualizar informações, fatos e ocorrência de fenômenos naturais. -Estabelecer critérios para intervir em situações reais. - Compreender e respeitar as dinâmicas De ambientes naturais. - Ler e interpretar informações contidas em tabelas e gráficos.

6 TECNOLOGIA E - Meteorologia -Controle das pragas - Entender o processo de controle de pragas e predadores do meio ambiente. - Fazer registro a partir de aula expositiva e dialogada. - Estabelecer critérios para intervir em situações reais.

7 6ªSérie / 7ºAno TERRA E UNIVERSO Formação dos Fósseis - Ter consciência da - Biosfera importância das pesquisas 2º BIMESTRE paleontológicas para desvendar o passado dos seres vivos - Reconhecer a biodiversidade como uma manifestação da vida. VIDA E AMBIENTE Classificação dos seres vivos. - Características dos reinos: Monera, Protista, Fungi, Vírus. Importância médica dos fungos, protozoários, bactérias e vírus. -Fermentação - Respeitar a vida em sua diversidade. -Preocupar-se com a proteção das diferentes formas de vida. -Perceber a necessidade de discussão versus respeito ao meio ambiente. - Compreender o papel ecológico e medicinal desempenhado pelos fungos, protozoários, bactérias e vírus. - Entender a importância da fermentação na produção de alimentos. -Estabelecer relações e conexões argumentativas que sustentem decisões baseadas em princípios e conceitos. - Construir representações. - Estabelecer relações e conexões. - Estabelecer critérios para intervir em situações reais. - Classificar seres vivos a partir de parâmetros biológicos. - Reconhecer os diferentes reinos dos seres vivos. - Estabelecer relações e conexões argumentativas que sustentem decisões baseadas em princípios e conceitos. - Reconhecer a saúde como um bem individual e coletivo. - Projetar ações, pensar propostas de intervenção solidária na realidade.

8 Produção de vacinas - Importância econômica e ambiental de fungos e bactérias. - Relacionar fungos aos processos de decomposição. -Relacionar microorganismos à saúde humana. - Reconhecer a importância da produção de vacinas para a prevenção das doenças. -Estabelecer critérios para intervir em situações reais. Reconhecer a saúde como um bem individual e coletivo - Ler e interpretar informações contidas em gráficos e tabelas.

9 6ªSérie / 7ºAno TERRA E UNIVERSO - Evolução dos animais - Apreciar a vida em sua 3º BIMESTRE vertebrados e diversidade invertebrados - Valorizar as diferentes formas de vida. para obter informações VIDA E AMBIENTE - Estudo dos animais - Perceber diferenças vertebrados e estruturais dos animais invertebrados invertebrados e vertebrados. - Reconhecer grupos e características dos animais SOCIENDADE Parasitoses Importância econômica e ambiental dos vertebrados e invertebrados invertebrados e vertebrados. - Conhecer as doenças e o ciclo de vida dos parasitas e sua prevenção. - Conhecer a importância dos invertebrados e vertebrados nas relações inter- ecológicas. - Valorizar a proteção das diferentes formas de vida. - Valorizar a observação como importante meio - Construir esquemas - Estabelecer critérios para caracterizar as estruturas e os animais. - Reconhecer a saúde como um bem individual e coletivo. - Estabelecer relações e conexões. - Estabelecer critérios para intervir em situações reais.

10 6ªSérie / 7ºAno Evolução dos vegetais inferiores e vegetais superiores. 4º BIMESTRE TERRA E UNIVERSO VIDA E AMBIENTE. Estudos dos Vegetais inferiores e superiores. - Vegetação e saúde humana. - Culinária - Medicina popular. (conhecimento indígena) - Industrialização - Fabricação de vinhos e cervejas. - Fitoterápicos. - Bicombustível - Identificar e comparar os diferentes tipos de espécie de vegetais observando as suas particularidades. - Perceber diferenças estruturais dos vegetais inferiores e superiores. - Conhecer a importância dos vegetais para a saúde humana. - Conhecer a medicina popular. - Conhecer os processos de fabricação e industrialização de vinhos e cervejas. - Entender a importância da medicina fitoterápica como uma alternativa no tratamento de doenças. - Interessar-se pelas ideias científicas como maneira de entender o mundo que nos cerca. - Construir esquemas - Estabelecer critérios para caracterizar as estruturas e os vegetais. - Valorizar o cuidado com a própria saúde. - Não praticar a automedicação Valorizar a importância das plantas para a saúde.

11 7ª Série /8º Ano TERRA E UNIVERSO A espécie humana e sua Compreender, comparar e Confrontar as diferentes explicações individuais 1º BIMESTRE evolução analisar as diferenças da evolução humana. e coletivas inclusive as de características históricas para reelaborar suas interpretações VIDA E AMBIENTE O Homem faz parte da Identificar a importância Investigação da diversidade dos seres vivos, natureza interpretando o dos diferentes comparação dos diferentes ambientes; ambiente componentes do ambiente, investigação de diferentes explicações sobre a identificar intervenções vida na Terra. benéficas e nocivas do homem no ambiente. Células Níveis de organização - Funções de nutrição (alimentos, digestão) - Métodos de conservação caseira dos alimentos Reconhecer os níveis de organização celular dos seres vivos. Conhecer os diferentes métodos de conservação dos alimentos e a preservação da saúde. Adquirir os conceitos das funções de alimentação e nutrição. A importância da água para o corpo humano Utilizar os diferentes métodos caseiros de conservação de alimentos.

12 7ª Série / 8º Ano TERRA E UNIVERSO Noções de evolução Valorizar as teorias e Confrontar as diferentes explicações individuais 2º BIMESTRE ( Lamarck e Darwin ) compará-las e coletivas inclusive as de características históricas para reelaborar suas interpretações. VIDA E AMBIENTE Os gases da respiração Ser consciente de que a Relacionar materiais com os ciclos Ciclos biogeoquímicos natureza não está a serviço do ser humano e que ele é apenas um dos componentes dos biogeoquímicos Funções de Nutrição Respiração Circulação, Excreção ecossistemas. Compreender a importância de cada função para a sobrevivência do indivíduo Reconhecimento e prevenção das principais doenças.. Eletrocardiograma Biomecânica (esportes ) Entender a importância da atividade física para melhor qualidade de vida. Relacionar a prática esportiva com a saúde.

13 7ª Série / 8º Ano 3º BIMESTRE TERRA E UNIVERSO A reprodução perpetuando Reconhecer, identificar os a espécie na Terra diferentes tipos de (aspectos adaptativos) reprodução nas espécies VIDA E AMBIENTE Os sentidos e a sobrevivência Funções de Coordenação (ossos e músculos) Sistema Nervoso Sistema Endócrino. Preparo de soro e vacinas Antibióticos e suas funções Valorizar repouso e lazer como fundamentais para a manutenção da saúde. Conhecer o esquema geral do esqueleto identificando as funções de sustentação e proteção Diferenciar soro de vacina e antibióticos. Identificar as estruturas e funções celular relacionadas a herança genética. Dizer não diante da oferta de álcool, fumo, e de outras drogas. Valorizar os cuidados com a própria saúde. Não se automedicar. Relacionar os ossos, músculos e nervos na produção de movimentos no corpo humano. Desenvolver atitudes de preservação da saúde da coluna vertebral relacionando exercícios físicos e saúde do corpo humano. Conhecer o processo de preparação de soro, vacinas e outros medicamentos para a saúde.

14 7ª Série / 8º Ano TERRA E UNIVERSO Genoma e Mutação no Relacionar informações 4º BIMESTRE planeta Terra sobre as modificações biológicas. VIDA E AMBIENTE Aquecimento global Perceber a importância da Proteção contra os raios atmosfera como forma de ultravioletas ( questão de proteção pigmentação dos negros) Reprodução Humana Genética Controle de natalidade, planejamento familiar. Ultrassonografia Clonagem Células tronco Alimentos Transgênicos Identificar os principais métodos contraceptivos Identificar processos realizados pela medicina relacionados a reprodução Reconhecer os mecanismos biológicos responsáveis pela herança biológica. Relacionar as diferentes atividades humanas com as alterações do efeito estufa. Compreender a atuação dos hormônios no equilíbrio do indivíduo e os distúrbios hormonais. A importância da reprodução como manutenção da espécie. Conhecimentos como prevenção DST/AIDS Entender a importância de um planejamento familiar. Entender a importância do uso de células tronco na medicina.

15 8ª Série / 9º Ano TERRA E UNIVERSO -ASTRONOMIA, GRAVIDADE E MOVIMENTO PLANETÁRIO. Identificar e diferenciar Os corpos celestes. 1º BIMESTRE - A astronomia ao longo da história Reconhecer os estados As estrelas e suas propriedades. físicos da matéria e a A estrela chamada Sol consequência das A teoria da gravitação de Newton Diversidade e propriedade dos mudanças de estado da matéria no cotidiano materiais. Estados Físicos, massa e volume, densidade, dureza, condutibilidade. Elementos químicos. Átomos e ligações químicas Transformações químicas Reações químicas. VIDA E AMBIENTE Sustâncias simples e compostas Identificar as substâncias no meio em que vive Apreciar o entendimento das regularidades da natureza, valorizar a observação como importante meio para obter informações. Diferenciar as misturas simples e compostas no ambiente. Substâncias químicas Identificar as substâncias existentes no meio ambiente Diferenciar as substâncias encontradas no meio ambiente. Atividades industriais relacionadas com substâncias químicas, bem como suas formas de ligação. Experimentar técnicas de relacionadas a substâncias químicas Interessar se pelas ideias científicas e pela ciência como maneira de entender o mundo que o cerca.

16 8ª Série / 9ºAno TERRA E UNIVERSO A Conquista do espaço Identificar vários meios de Entender como foi essa conquista do espaço 2º BIMESTRE O Brasil inserido na era espacial Astronáutica transportes VIDA E AMBIENTE Materiais do dia a dia Ácidos e bases Identificar os rótulos de produtos industrializados. Compreender a importância da química em nossa vida. Hidróxidos e óxidos Diferenciar um produto Identificar os processos químicos industriais de Exploração de recursos ambientais Mineração e minérios Celulose Álcool Petróleo Ciclo biogeoquímico ácido e outro não ácido transformação dos recursos naturais e de origem mineral. Drogas lícitas e ilícitas Alopatia Homeopatia Destilação fracionada do petróleo Diferenciar os diversos tipos de remédios existentes no meio Capacidade de distinguir as formas de transformações do petróleo Entender que existem drogas no mercado que podem ou não ser usadas, assim como remédios. Compreender e conscientizar sobre o problema para a saúde. Relacionar materiais a diferentes aplicações e uso

17 8ªSérie / 9ºAno TERRA E UNIVERSO A Terra no universo Entender que o nosso 3º BIMESTRE Movimentos planetários Estações do ano Sistema Solar está em constante movimento Magnetismo natural entre os corpos distintos VIDA E AMBIENTE Leis de Newton Aplicações das leis de Newton em nosso dia-a-dia Entender as Leis de Newton e suas aplicações Identificar as variáveis associadas ao movimento dos corpos. Estabelecer critérios para comparar o movimento Identificar os pressupostos das leis de Newton. Relacionar a física newtoniana aos eventos cotidianos. SAUDE O mundo em movimento Conceitos básicos e cinemáticos Aplicação da força e potência em atividades biomecânicas Entender que o movimento do mundo através de meios de transportes Relacionar força com movimento Entender os conceitos de Físicas utilizados no mundo de hoje. Entender as leis que regem o espaço sobre força e movimento

18 8ª Série / 9ºAno Energia elétrica e suas Reconhecer as Classificar as tecnologias que utilizam 4º BIMESTRE TERRA E UNIVERSO transformações propriedades dos materiais que geram energia eletricidade em função de seus usos. VIDA E AMBIENTE SAUDE Calor -transferência consequências Ondulatória Som Luz Órgãos dos sentidos Importância da energia elétrica na vida moderna (as diferentes formas de obtenção) Tecnologias e comunicação e Relacionar calor a manifestação de energia Entender que através dos órgãos dos sentidos, se consegue observar várias energias Identificar os diferentes tipos de energia e relacionar os fenômenos que o cercam Levantar suposições a cerca da transferência de calor entre diferentes materiais, entre seres vivos e ambientes. Diferenciar temperatura de sensação térmica Reconhecer a natureza física dos fenômenos sonoros e luminosos. Valorizar a observação como importante meio para obter informação

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo Área: Ciências Série: 6º ano 1 - Terra e Universo Expectativas de Aprendizagem Conhecer a formação do universo: Teria do Big Bang. Identificar e comparar principais características dos planetas do Sistema

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em

Leia mais

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL CONTEÚDOS UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE 1. Vida, só na Terra Procurando vida no Sistema Solar Condições de vida no planeta Terra 2. Características dos seres vivos Célula Capacidade de realizar atividades

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE 6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE Concluir através de investigações e experimentos que o ar existe; Explicar a importância do ar para a sobrevivência dos seres vivos e a integração com os fatores físicos do

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Dia vai, noite vem Movimento aparente do Sol Movimento de rotação da Terra em relação ao Sol Variação das sombras no decorrer

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor UNIDADE ESCOLAR: Escola Dinorah Lemos da Silva ÁREA DO CONHECIMENTO: Estudo da Sociedade e da Natureza DOCENTE: Elisabete Silveira

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA E/SUBE/CED 2010 Caros/as professores/as, Estamos disponibilizando a matriz de referência de Ciências. Pedimos especial atenção para o 8º ano tendo em vista que tivemos

Leia mais

Conteúdos Programáticos de Ciências 6 ano

Conteúdos Programáticos de Ciências 6 ano Conteúdos Programáticos de Ciências 6 ano 3 Período Água: substância vital. Água no ambiente e nos seres vivos: água no corpo, ganho e perda de água (transpiração e desidratação). Mudanças de estados físicos

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO 4º ANO Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar os níveis

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENÇÃO

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Ciências aprovada no PNLD 2019 Código 0234P19031 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Crescer Ciências 1º ano Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01)

Leia mais

Código 0201P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0201P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Ciências aprovada no PNLD 2019 Código 0201P19031 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01) Comparar características

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A VIDA SOB MICROSCÓPIO *Conhecer a história do microscópio *Conhecer doenças causadas por microrganismos *conhecer que os seres vivos são formados por células *Conhecendo microscópio e sua utilidade.

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais Parte 3 PRIMEIRO CICLO (INTRODUÇÃO) O processo de aprendizagem das

Leia mais

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA H01 Identificar a transformação de energia luminosa em química através da fotossíntese. H02 Identificar diferentes fontes de produção de energia: hidráulica, eólica,

Leia mais

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual Rio de Janeiro Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Cosmologia - Movimento - Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção

Leia mais

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 Início das aulas- 15 de setembro de 2017. Termo das aulas-15 de Junho de 2018. Nº de aulas (45 min.) previstas para cada turma: Turmas Período 1º Período

Leia mais

Os elementos astronômicos visíveis no céu: Sol, Lua,

Os elementos astronômicos visíveis no céu: Sol, Lua, 1º BIMESTRE TEMA: CONTEÚDOS GERAIS Elementos astronômicos visíveis Temas de terra e Universo estão em 5a, 7a, e 8a. Série OLHANDO PARA CÉU 5a. Série/ 6º ano - Ciências: a?tude e conhecimento Conteúdos

Leia mais

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no:

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2018/2019 Termo das aulas-14 de Junho de 2019. 5º 1 5º2 5º3 37 38 38 40 38 38 21 23 23 A Terra,

Leia mais

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. Conteúdo Básico Comum (CBC) - Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

Planejamento do 2º Bimestre / Trabalho realizado pelos professores da Rede Municipal de Ipatinga, em encontro de planejamento do dia 11/04/2012.

Planejamento do 2º Bimestre / Trabalho realizado pelos professores da Rede Municipal de Ipatinga, em encontro de planejamento do dia 11/04/2012. Planejamento do 2º Bimestre / 2012 Trabalho realizado pelos professores da Rede Municipal de Ipatinga, em encontro de planejamento do dia 11/04/2012. 6º ano - 11 anos - Reconhecer os métodos utilizados

Leia mais

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema. D1(F) Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema. D2(F) D3(F) D4(F) Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento

Leia mais

1/23. Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017

1/23. Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017 Início das aulas- 16 de setembro. Termo das aulas- 16 de junho Nº de aulas ( 45 min. ) previstas para cada turma. Turma 5º 1 5º2 5º3 Período 1º Período 38

Leia mais

PLANO DE CURSO ANUAL DE BIOLOGIA CONTEÚDOS 1º BIMESTRE. Estudo das Origens Competências (1, 3, 4, 8, 10,12) Método Científico (1, 2, 3, 4, 6, 8,12)

PLANO DE CURSO ANUAL DE BIOLOGIA CONTEÚDOS 1º BIMESTRE. Estudo das Origens Competências (1, 3, 4, 8, 10,12) Método Científico (1, 2, 3, 4, 6, 8,12) PLANO DE CURSO ANUAL DE BIOLOGIA Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Disciplina: Biologia Nível de Ensino: Médio Série: 1º Ano Professores (as): Maria Zilene de Almeida e Hebe

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Biologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: John Paul Albuquerque Caldas EMENTA

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental Unidade I Hábitos de higiene com a boa saúde. Os alimentos por que precisamos comer? Alimentos e nutrientes. Alimentação saudável. Saúde

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio CIÊNCIAS DA NATUREZA II EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio C1 Compreender que os materiais são formados por substâncias e que estas possuem propriedades que permitem

Leia mais

1º Período 2º Período 3º Período

1º Período 2º Período 3º Período Escola Básica Dr. Augusto César Pires de Lima Departamento Curricular Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Disciplina Ciências Naturais Manual adotado: NOVO CSI 6 (AREAL EDITORES) Modalidade

Leia mais

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CONTEÚDOS CIÊNCIAS 6º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CAPÍTULOS 1. O que é ciência? Como os cientistas trabalham O objetivo da Ciência Ideias (Especulação ou Imaginação) e fatos.

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina: Ciências Naturais AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I 1º BIMESTRE Cap.1:A transformação de materiais em objetos Diferentes materiais De que são feitos os objetos: Argila; Madeira;

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências da Natureza 2019

Conteúdo Programático Ciências da Natureza 2019 Conteúdo Programático Ciências da Natureza 2019 Biologia Biologia I 1. Água 2. Glicídios 3. Lipídios 4. Proteínas 5. Ácidos nucleicos - Replicação 6. Ácidos nucleicos Transcrição e tradução 7. Introdução

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo2013/2014 Início das aulas- 17 de setembro. Termo das aulas- 13 de junho Nº de aulas ( 45 min. ) previstas

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Água Qualidade da água e saúde da população: tipos de água; tratamento caseiro de água: principais doenças (diarreias infecciosas, hepatite A e ascaridíase)

Leia mais

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA PROEB 9º ANO CBC DE CIÊNCIAS I ESPAÇO E FORMA EIXO TEMÁTICO TEMA TÓPICO HABILIDADES D1 Identificar

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.ºANO DE ESCOLARIDADE Ano Letivo 017-018 DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS Aulas Previstas (*) 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES Subdomínio

Leia mais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais Período / Nº Aulas Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais 1ºPeríodo 39 aulas Importância de uma alimentação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental CIÊNCIAS DA NATUREZA EF Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento

Leia mais

DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS

DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS 2º EM Biologia Professor João DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS POLUIÇÃO Qualquer alteração nas propriedades físicas, químicas ou biológicas de um ecossistema, ocasionada ou não pela ação humana; Pode ser:

Leia mais

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 Planificação a Médio Prazo Ciências Naturais 5.º ANO Domínio: A Água, o Ar As Rochas e o Solo Materiais

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

RECRO CIÊNCIAS 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: FORMAÇÃO DO UNIVERSO, SISTEMA SOLAR E DO PLANETA TERRA

RECRO CIÊNCIAS 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: FORMAÇÃO DO UNIVERSO, SISTEMA SOLAR E DO PLANETA TERRA EIXO: FORMAÇÃO DO UNIVERSO, SISTEMA SOLAR E DO PLANETA TERRA Compreender a origem do Universo e as transformações que favoreceram a vida na Terra. EIXO: MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO Reconhecer a importância

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Compreender a Terra como um planeta especial Indicar três fatores que permitam considerar a Terra um planeta com vida.

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA EMENTA

PLANO DE DISCIPLINA EMENTA COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA PLANO DE DISCIPLINA CURSO: TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE RESPONSÁVEL: LEONARDO RODRIGUES EMENTA Estudar a classificação e diversidade

Leia mais

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 6 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II TURNO MATUTINO/VESPERTINO CONTEÚDOS DE AVALIAÇÃO TIPO AVALIAÇÃO CONTEÚDO DATA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 6 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II TURNO MATUTINO/VESPERTINO CONTEÚDOS DE AVALIAÇÃO TIPO AVALIAÇÃO CONTEÚDO DATA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 6 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II TURNO COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Unidade 8 Movimentos da Terra Capítulo 1 Os movimentos aparentes do sol (páginas 184 a 193) Capítulo 2 O movimento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos Ano Letivo: 017 / 018 CRITÉRIOS DE PERFIL DE.º A N O Domínios/Temas/Unidades A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Compreender a como um planeta

Leia mais

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Comparativos curriculares SM Biologia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

1º ANO CIÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO CIÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO CIÊNCIAS OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1 Identificar a presença de seres vivos

Leia mais

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO Professora: Mariangela Morais Miguel Celeste: Produção do Universo 1.3. Sol Terra: Movimentos da Terra: - Rotação: dias e noites diferenças na duração dos

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental UNIDADE 1: O planeta Terra Apresentar as características do planeta Terra.. Observar características que permitem a existência de vida

Leia mais

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

Leia mais

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Plano de Ensino

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Plano de Ensino Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: C / D SÉRIE/ANO: 7ª / 8º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail: profmariocastro@gmail.com

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Planificação anual. 1º ano

Planificação anual. 1º ano Planificação anual 1º ano A minha identificação Conhecer nome próprio, nome de família/ apelido. Identificar a sua idade e sexo. Conhecer o seu endereço Promover o conhecimento de si próprio. Promover

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS Eixo Temático I: Ambiente e Vida - Tema 1: Diversidade da Vida nos Ambientes MATRIZ DE REFERÊNCIA I PROCEDIMENTOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

6º ANO DE ESCOLARIDADE

6º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO 2016/2017 ENSINO BÁSICO (2º CICLO) - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO DE ESCOLARIDADE 1.º PERÍODO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES

Leia mais

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas Biologia FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à Biologia O que é vida? O que é ciência O método científico Experimentos: fazendo ciência O cientista inserido em seu tempo Ciência e ética Módulo 2 Origem da

Leia mais

Disciplina: Biologia

Disciplina: Biologia E.E. José Mamede de Aquino 1º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Introdução a biologia: - O que é ciência - Método científico - O que é biologia

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO O que significa o termo BIOLOGIA? O que se estuda em BIOLOGIA? Por que é importante o estudo da Biologia? Quais as características

PROBLEMATIZAÇÃO O que significa o termo BIOLOGIA? O que se estuda em BIOLOGIA? Por que é importante o estudo da Biologia? Quais as características PROBLEMATIZAÇÃO O que significa o termo BIOLOGIA? O que se estuda em BIOLOGIA? Por que é importante o estudo da Biologia? Quais as características que diferenciam um ser vivo de um não vivo? De que são

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2018 COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º O Universo: Ciência e conhecimento do Universo: Sistemas Geocêntrico, Heliocêntrico e atualidades; Distâncias

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova BIOLOGIA NO ENEM O que estudar para mandar bem na prova Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA BIOLOGIA ANO: 2016 PROFESSORES: KITA GARBIS E GABRIELA PAIVA

PLANO DE CURSO DISCIPLINA BIOLOGIA ANO: 2016 PROFESSORES: KITA GARBIS E GABRIELA PAIVA Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata.MG Fone: (37) 3261.3222 E.mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLANO DE CURSO DISCIPLINA BIOLOGIA ANO: 2016

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

DIVERSIDADE NA BIOSFERA DIVERSIDADE NA BIOSFERA A BIOSFERA - Diversidade Organização biológica Extinção e conservação A CÉLULA - Unidade estrutural e funcional dos seres vivos Constituintes básicos Biologia e Geologia 10º ano

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES. *Conhecer os fatores que provocam transformações na matéria. *Compreender que existem características que definem os diferentes tipos de materiais. *Compreender

Leia mais

1ª Daniella / Marcelo

1ª Daniella / Marcelo Química 1ª Daniella / Marcelo 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade conhecimento químico, incluindo Reagentes, produtos e suas propriedades H1. Identificar uma substância, mistura,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais