CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ"

Transcrição

1 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ Acadêmico: Josedelmar Ferreira dos Santos Professora Orientadora: Donária Coelho Duarte, Drª. GURUPI TO MARÇO, 2009.

2 1 JOSEDELMAR FERREIRA DOS SANTOS DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ Relatório organizacional apresentado ao Centro Universitário UNIRG, como requisito parcial para a disciplina Estágio Supervisionado I. Orientadora: Profª. Adm. Donária Coelho Duarte, Drª. GURUPI TO MARÇO, 2009

3 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DELINEAMENTO DA PESQUISA TÉCNICAS DE PESQUISA ANÁLISE DOS DADOS CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE AMBIENTE INTERNO Aspectos estratégicos Aspectos financeiros Aspectos mercadológicos Aspectos de recursos humanos Aspectos de prestação de serviços AMBIENTE EXTERNO CONCLUSÃO SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA REFERÊNCIAIS... 41

4 3 1 INTRODUÇÃO O presente relatório apresenta a descrição das atividades desenvolvidas pelo estagiário Josedelmar Ferreira dos Santos, acadêmico do 6º período do curso de Administração do Centro Universitário UNIRG, na disciplina de Estágio Supervisionado I, junto à Escola Municipal São José, situada na Rua 7-A, Setor Vila São José, na cidade de Peixe Tocantins, o qual permitiu ao aluno estagiário vivenciar práticas de gestão escolar. A Escola Municipal São José foi criada sob a Resolução de nº. 21 de 15/12/1983 e Portaria nº. 007/8 de 25/10/1989, tendo como principal ramo de atividade a educação nos níveis de Ensino da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Maior (9º ano). O objetivo do estudo é vivenciar práticas de gestão escolar, ou seja, práticas inerentes à função de gestores, uma vez que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável na vida acadêmica, de forma que viabilize o preparo do referido acadêmico, a fim de enfrentar os desafios de uma carreira. É nos estágios que lhes é permitido assimilar a teoria e a prática, bem como aprender a conhecer a realidade de cada profissão. É notório que se tem muito mais facilidade de reter quando se pratica, do que apenas quando se observa o desenvolvimento de diferentes atividades e práticas. Cabe enfocar que, para a empresa receptora do estagiário, esse é um momento único, onde este e a empresa são agraciados de diferentes benefícios inerentes aos interesses de cada. Assim sendo, é nesse momento que os estagiários recebem oportunidades de praticar todos os conceitos e fundamentos adquiridos ao longo do curso. Por outro lado, a empresa também realiza e recebe benefícios, pois esta cumpre determinado papel social, ao ajudar na formação de novas gerações de profissionais dos diferentes segmentos, os quais o país necessita constantemente. Assim, o relatório tem por finalidade explanar as atividades de gestão da escola, onde ressalta-se que, para a composição deste, buscou-se o firmamento de parceria junto à atual administração/gestão, com meios e instrumentos os quais permitam visitas dentro das dependências da Unidade Escolar ora sondada. Portanto, para o desenvolvimento deste relatório, necessita-se da definição de objetivos co-relacionados à intencionalidade da pesquisa, bem como a formulação dos procedimentos e métodos a serem empregados durante o desenvolvimento da mesma, a fim de possibilitar coerente análise dos dados auferidos durante a realização da proposta, e, finalmente, diagnosticar a problemática ora detectada.

5 4 Entretanto, necessário se faz que se desenvolva a caracterização quanto à organização e o meio ambiente da empresa (escola) ora estagiada, seja em seu ambiente interno, os quais englobem aspectos estratégicos, financeiros, mercadológicos, de recursos humanos e prestação de serviço. Assim, após o delineamento deste ambiente, é notório que se delineie as oportunidade e ameaças junto ao ambiente externo da empresa, para verificação do produto, bem como sua qualidade, junto ao mercado que está inserido. Destaca-se ainda, a avaliação e análise quanto ao comportamento da empresa mediante a multiplicidade de forças ambientais, onde a equipe empresarial deve conseguir aproveitar as forças ambientais favoráveis ao seu crescimento e posterior desenvolvimento, e, de forma estratégica, transformar as forças ambientais desfavoráveis em instrumentos que favoreçam a sua sobrevivência com qualidade. Para finalizar a composição deste relatório, no campo das considerações finais, buscar-se-á enfatizar os pontos fortes e fracos detectados na empresa durante o período de observação (estágio), para que assim se formule as avaliações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa e possíveis sugestões de diagnóstico. Destaco que neste momento, torna-se imprescindível a ênfase na situação problemática detectada, e de forma contingente, os referenciais teóricos que subsidiaram o delineamento da pesquisa, e conseqüentemente, a formulação de hipóteses para a resolução destes.

6 5 2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS O presente instrumento de aprendizagem tem como procedimento metodológico a pesquisa de caráter científico, por se tratar de um procedimento utilizado no estudo de determinado assunto relacionado à investigação, partindo-se de um fato qualquer ou da detecção de um problema, amparada pela pesquisa bibliográfica, permeada pelo método indutivo, de abordagem qualitativa, ou pesquisa exploratória, com análise dos resultados de forma descritiva. Portanto, objetiva-se fazer análise teórica das práticas de gestão escolar, com intuito de colaborar com os profissionais da educação, a fim de possibilitar à estes o conhecimento e reconhecimento da estrutura organizacional da escola, bem como a qualidade do produto junto ao mercado. 2.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA O estudo tem como suporte, o embasamento extraído em pesquisa de cunho bibliográfico, tomando por base a investigação de vários estudiosos da área, assim como a observação participante no interior da Unidade Escolar. O método da pesquisa que fora adotado é o indutivo, que caracteriza-se pelo processo na qual o pesquisador, por meio de um levantamento e análise particular, chega-se à determinadas conclusões, e ainda, formula hipóteses de diagnóstico quanto a situação problemática constatada. Deste modo, Martins (2001, p.65) faz a seguinte ponderação: O método indutivo consiste em observar os fatos particulares a serem estudados, como eles se apresentam na realidade, para formular hipóteses sobre eles e descobrir quais são os princípios ou leis que os regem e que podem ser aplicados a outros e explicá-los. Portanto, o método indutivo é compreendido como algo mental, por compreender dados e possíveis hipóteses de cunho particular, conforme a compreensão de quem observa e conseqüentemente avalia. (MARTINS, 2001).

7 6 Diante a este contexto, propõe-se o procedimento metodológico de abordagem qualitativa a qual se denomina como pesquisa exploratória, cuja aplicação tem por finalidade a elaboração de instrumento de pesquisa adequado à realidade observada. Para isso, Martins (2001, p.39), a investigação devidamente orientada pelo professor pela aplicação de procedimentos sistematizados destina-se a levar o aluno a explorar o assunto pela leitura, pelas entrevistas, pela observação da realidade. 2.2 TÉCNICAS DE PESQUISA A pesquisa será realizada no local (Unidade Escolar) por meio da observação e sondagem do desenvolvimento do trabalho cotidiano da equipe gestiva da mesma, bem como por meio de coleta de dados por entrevista e conversa com a equipe administradora da unidade de Ensino, e também da população atendida, e, por fim, análise qualitativa dos dados auferidos, para posterior proposição de hipóteses e soluções acerca da situação problemática detectada. De acordo com Martins a observação deve ser conceituada como: Os procedimentos a utilizar, possibilitando aos alunos a observação da realidade e busca nas fontes, de dados ou informações sobre o tema, para que possam comprovar suas hipóteses, organizá-las, analisá-las e tirar conclusões de seus resultados. (MARTINS, 2001, p. 37). Entretanto, a pesquisa de cunho bibliográfico torna-se imprescindível, por necessitarse de embasamento teórico, desde a observação até a formulação das hipóteses, isso por que o referido tipo de pesquisa está abarcada pela leitura, bem como da análise e interpretação de importantes obras de renomados autores e estudiosos da área ora pesquisada. As obras aqui mencionadas se referem à livros, periódicos, textos legais, teses e artigos científicos, dentre outros que se fizerem necessários ao bom desenvolvimento da pesquisa. Deste modo, Santos e Noronha (2005, p.35) afirmam que a revisão bibliográfica ou de literatura é:

8 7 Uma compilação crítica e retrospectiva de várias obras sobre determinado assunto. Seu objetivo é resumir e explicar o estágio da discussão de determinado tema, não é um texto original, mas uma junção de idéias, um trabalho comparativo. Ainda Santo e Noronha (2001, p.51) conceitua revisão de literatura como: A revisão da literatura é a localização e a obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. É feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de conhecer o que já foi escrito sobre o assunto escolhido. Nas dissertações e, mais ainda, nas teses, é indispensável ter acesso a toda a bibliografia atual de importância sobre o tema abordado. Para Martins (2001, p. 71), a pesquisa será bibliográfica quando envolver consulta a fontes de referências livros, revistas, jornais, catálogos, comunicações, etc. para a obtenção de informações sobre determinado assunto. Assim, ela dará suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa, da escolha do tema e na elaboração do relatório final. 2.3 ANÁLISE DOS DADOS Os dados coletados mediante a observação, entrevista e conversas, serão analisados de forma descritiva em relação aos importantes aspectos de funcionamento da empresa/escola. A pesquisa qualitativa busca entender um determinado fenômeno em sua profundidade, isto por que trabalha com descrições, comparações e interpretações, o que possibilita a participação direta do pesquisador e, conseqüentemente, o norteamento da mesma. Assim sendo, Martins (2001, p.67) trata a análise dos dados auferidos com a seguinte redação: A análise dos resultados e deduções conclusivas de uma pesquisa depende da verificação e da confirmação das hipóteses, pois delas poderão ser deduzidas

9 8 conclusões que possa explicar o assunto temático ou os fatos de maneira mais aprofundada. Nesse sentido, esse instrumento didático nos possibilita formar conceitos corretos e coerentes com o estudo científico, isso por que a pesquisa qualitativa busca demonstrar resultados de caráter que envolva qualidade, por meio dos procedimentos utilizados pelos pesquisados no desenvolvimento de suas ações. 3 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE A Escola Municipal São José é organizada de forma a atender alunos da Educação Infantil até Ensino Fundamental Maior (9º ano). Atualmente conta com um total de 276 alunos matriculados, divididos em: 41 na Educação Infantil, 146 no Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano) e 89 alunos no Ensino Fundamental Maior (6º ao 9º ano). A Instituição de Ensino mantém parceria com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Gurupi TO, para o monitoramento e auxílio das ações realizadas pela escola, bem como a supervisão de documentos educacionais. Através do firmamento de convênio com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), desenvolve o Programa do Instituto Ayrton Senna, denominado como Circuito Campeão, o qual objetiva o atendimento aos alunos do Ensino Fundamental Menor. Ainda em virtude da parceria com o Governo do Estado do Tocantins, através da SEDUC, desenvolve o Programa GESTAR II, que atende os alunos pertencentes ao Ensino Fundamental Maior. Assim sendo, os professores são capacitados por meio da Formação Continuada, a fim de se desenvolver trabalhos satisfatórios quanto à aplicabilidade dos programas citados anteriormente. 3.1 AMBIENTE INTERNO Mediante à abordagem acima citada, conclui-se que o ambiente escolar é acolhedor e agradável, apesar da estrutura física estar se deteriorando, como fora constatado com vidraças

10 9 quebradas, portas das salas de aula quebradas, pintura, dentre outros que serão salientados em outra oportunidade, a qual seja adequada Aspectos estratégicos A empresa aqui tratada tem como ramo de atividades a educação de crianças e adolescentes. Entretanto, faz-se necessário que se destaque a história da Instituição estagiada. A princípio, antes de esta ser construída, fora feito uma pesquisa de campo junto aos munícipes, e através da análise dos resultados obtidos, pôde-se perceber que o bairro que mais necessitava de uma Instituição de Ensino era o Setor Vila São José. Isso se deu em virtude deste bairro ser bastante populoso e sua camada social compreendida pela classe baixa e média baixa. Neste sentido, Kotler (1998, p.146) faz a seguinte alusão: A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam os mercados. As empresas estão muito interessadas no tamanho e taxa de crescimento da população em diferentes cidades, regiões e nações; distribuição etária e composto étnico; níveis educacionais; padrões de moradia; e características e movimento regionais. Mediante aos fatos apresentados e corroborando com as idéias do autor acima citado, pode-se definir claramente o objetivo primordial da empresa (escola), que consiste em detectar qual o local e as pessoas que compõem a clientela que receberão os produtos a serem ofertados (aprendizagem e educação). Destarte, a empresa estagiada busca a atender e ofertar seus produtos a estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental Maior. A Unidade Escolar está democraticamente dividida da seguinte forma: Administrativo (Diretor, Secretário, Assistentes Administrativos, Auxiliares de Secretaria), Pedagógico (Coordenador de turno, Coordenadores Pedagógicos conforme o estilo da educação oferecida, professores graduados em suas respectivas áreas de atuação), e Auxiliares de Serviços Gerais (Merendeiras, Vigias Noturnos, Porteiros-serventes e equipe de limpeza). Vale ressaltar que a empresa (escola) tem definida sua história a partir da constatação quanto necessidade da comunidade local em ter em suas proximidades uma escola, haja vista que, com a implantação desta, muitas crianças não mais necessitariam atravessar uma ponte de madeira para chegar à escola mais próxima. Deste modo, após minuciosa observação e

11 10 análise da situação da comunidade local, o Governo do Estado implanta a escola dentro da comunidade. Passados alguns anos, o governo estadual sede ao governo municipal o prédio, bem como o direito do Ensino a ser ofertado aos clientes. Ressalta-se que os profissionais que ali desenvolviam seu trabalho de educadores, pertenciam à SEMED Secretaria Municipal de Educação de Peixe-TO. Contudo, para que a escola funcionasse ordenadamente, a equipe escolar e da SEMED buscou traçar um planejamento de cunho estratégico, formulado em objetivos para a seleção de programas de ação, e, conseqüentemente, para sua execução, levando-se em consideração as condições internas e externas da empresa e sua evolução esperada. Cabe lembrar que a elaboração de um planejamento estratégico, visa o aumento de ações que viabilizem uma organização futura, de acordo com as necessidades e temporalidade adequada. Assim sendo, Drucker (1984, p. 256) menciona que: Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas. Logo, faz-se alusão de que planejamento estratégico relaciona-se intrinsecamente a uma atividade administrativa, cuja finalidade está direcionada à intencionalidade da Instituição, e, de forma peculiar, a sustentar baseada em seus princípios e fundamentos. De tal modo, chega-se à conclusão de que o referido planejamento estratégico da empresa, que neste caso se trata de uma escola, fica a encargo de seu gestor e seus colaboradores direto, os quais se articulam de forma a traçar os escopos fundamentais da unidade de Ensino, afim de receber recursos necessários à destinação do alcance dos objetivos, por meio da implantação e execução das ações e metas definidas pelo Projeto Político Pedagógico da escola, o qual é elaborado pela equipe escolar, com a efetiva colaboração dos alunos, pais e comunidade. Entretanto, faz-se necessário salutar que, após a verificação quanto às expectativas, anseios e desejos do corpo docente, discentes e família, pode-se delinear os objetivos a serem apresentados à comunidade, e, desta forma, oferecer-lhes qualidade absoluta na oferta e seus produtos. Sendo assim, Oliveira (2006, p.69), fala sobre a intencionalidade dos participantes com a seguinte redação:

12 11 A visão pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante. Um dos principais princípios e objetivos da escola está centrado na formação de cidadãos críticos e ativos dentro de uma sociedade mista e exigente, ou seja, pessoas capazes de atuarem no mercado de trabalho de forma a realizar-se enquanto ser humano e contribuir para a melhoria da sociedade. Isso se dá mediante a formulação de uma propositura de política a ser seguida pela escola, ao sugerir que o Ensino a ser ofertado seja de qualidade para os educandos, e que também atendam às expectativas dos mesmos. Concordamente a esta conjuntura textual, Oliveira (2006, p. 70), diz que representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação a todas as suas principais decisões. Portanto, a intenção da referida Instituição de Ensino é atender, de forma satisfatória, as necessidades da comunidade escolar, bem como dos moradores do Setor Vila São José. Sua missão está centrada no oferecimento de um Ensino de qualidade, formando cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade atendendo assim, as expectativas do público alvo, como fora mencionado no parágrafo anterior. De acordo com Oliveira (2006, p. 76), a missão nada mais é que a determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a determinação de quem a empresa atende. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou pode atuar. É assim que a escola se preocupa em satisfazer as necessidades e expectativas da sua clientela, por meio do oferecimento de um Ensino respaldado na qualidade. A referida Instituição escolar está ligada à Secretaria Municipal de Educação SEMED, e esta por sua vez, à Prefeitura Municipal de Peixe, onde se compõe de alguns departamentos indispensáveis ao bom funcionamento da escola. Vale advertir que o organograma da escola é bastante flexível e de fácil elucidação, o que viabilizam aos componentes da Instituição compreender quais são suas responsabilidades, suas funções mediante aos cargos que ocupam. Logo, o organograma tem por pressuposto demonstrar quais os cargos existentes, bem como seus respectivos níveis de hierarquia. Destarte, a estrutura organizacional da escola ordena-se deforma a demonstrar as responsabilidades, as autoridades, as comunicações e

13 12 decisões da Instituição. Drucker (1984, p. 156), faz a seguinte afirmativa pode-se considerar mais um sistema da estrutura organizacional o sistema de decisão o resultado da ao sobre as informações. Ainda segundo o autor, são necessários três análises para determinar a estrutura organizacional necessária a análise das atividades das decisões e relações. Nesse sentido, podemos estruturar a escola da seguinte forma: Figura: 1 Organograma da Escola Municipal São José Fonte: Dados primários (2009) Porém, é merecedor abarcar que a organização é um instrumento básico para o desenvolvimento e implantação de qualquer projeto, visando alcançar os objetivos e resultados pré-estabelecidos. Assim, a escola mantém uma organização formal, ou seja, uma estrutura deliberadamente planejada, com seus objetivos estabelecidos. Sendo assim, uma vez

14 13 que os objetivos estão bem focados, recomenda-se a execução de atividades que venham a obter as intencionalidades discriminadas no planejamento estratégico, através de ações que venham a garantir a conscientização dos funcionários quanto às funções a serem desenvolvidas de acordo com cada cargo, onde estes sujeitos devem, de forma constante, desenvolver atividades que se concentrem no uso total de suas habilidades e que, fundamentalmente, estes não se limitem frente às inovações tecnológicas. Neste enfoque, Oliveira (2002, p. 84), descreve que organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Outrossim, torna-se perceptível o objetivo primordial da referida Instituição de Ensino, a qual concentra-se na valorização do ser humano, primando por seu pleno desenvolvimento bio-psico-social e cultural, respeitando e considerando as diferenças e as identidades pessoais e coletivas constituintes do seu contexto, proporcionando-lhe um processo de escolaridade que privilegie conhecimentos, habilidades e competências que lhes possibilitem aprender de forma significativa e agir criticamente na sociedade, instrumentalizando-o para o exercício da cidadania com valores baseados na solidariedade, na colaboração, na participação e na responsabilidade. Assim, todos dos funcionários da escola são cônscios desse objetivo e trabalham em função da realização deste, uma vez que os frutos colhidos por meio da implantação da proposta devem assumir papel importante na oferta, bem como, cumprir a missão determinada no planejamento estratégico da escola. Para Oliveira (2006, p. 159), relata que objetivo é o alvo ou plano quantitativo, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende alcançar através de esforço extra. Já ao se tratar da realização do Plano de Ação da Unidade Escolar, este é elaborado por toda a equipe pedagógica, docentes e discentes, para elaboração de diversas e diferentes ações e metas que venha a garantir missão da U.E. É neste momento que os recursos (materiais, financeiros e outros) são analisados dentro do contexto, o qual se verifica sua disponibilidade, bem como uma pessoa que lidere a execução desta ação e, na falta dos recursos necessários, este se incube de providenciá-lo. A escola estagiada tem claramente definida suas metas a longo, médio e curto prazo, conforme está previsto no planejamento estratégico. Deste modo, a escola procura adequar e orientar os colaboradores quanto ao caminho a ser seguido para o cumprimento da missão da escola. Deste modo, se a escola tem um objetivo a ser alcançado, esta também, por uma questão de lógica, possui metas relativas à obtenção do referido objetivo. A Instituição de Ensino mencionada recebe fundos (verbas) de origem federal, governamental e municipal, porém não é detentora de um sistema de informação eficaz e

15 14 equiparado com a realidade de outras escolas de outros municípios, isso por que toda a atividade burocrática é realizada pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação. De acordo Melo (1999, p.30), o sistema de informação, ou seja, todo e qualquer sistema que tem informações como entrada e visando gerar saída. A expectativa de se obter informações, para satisfazer determinada necessidade, corresponde ao objetivo geral do sistema de informação. A escola possui apenas alguns microcomputadores que não se encontram conectados à Internet e tampouco à rede, onde a função dos computadores se restringem à somente formulação e impressão de ofícios, convites, comunicados e outros ao alcance daquilo que a escola pode oferecer. Com a doação de microcomputadores pelo Governo Federal, as Prefeituras interligadas à SEMED estão montando um laboratório de informática, com intuito de atender alunos, professores, equipe e comunidade. Em relação à manutenção dos computadores pertencentes à escola, quando necessário, a U.E. solicita junto à SEMED os reparos necessários. Quanto ao material de expediente e consumo, quando ocorre a necessidade de aquisição dos mesmos, é feita uma solicitação por meio de ofícios ao Departamento de Compras da Secretaria de Finanças da Prefeitura, onde a aquisição depende da aprovação do gestor público municipal. O estabelecimento está bem estabilizado no Setor Vila São José por meio de uma organização interna coerente, por se compor por integrantes coesos e interessados pelo cumprimento dos objetivos, finalidades, metas e, prioritariamente, a missão da escola. Deste modo, a escola se solidifica por meio destas estratégias que são consideradas como pontos fortes e indispensáveis à mesma, conforme a explanação feita por Oliveira (2006. p. 90), os pontos fortes são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente. Entretanto, verificam-se alguns pontos fracos, como: indisponibilidade de recursos financeiros administrado pela própria gestão, provocando dependência da U.E. junto à SEMED, e consequentemente, esta com a Prefeitura e suas gestora; falta de comando para gerir os recursos financeiros e administrativos, uma vez que é o Secretário Municipal de Educação que determina quem vai prestar serviços na escola; falta de compromisso do Governo Municipal com a educação; falta de participação e fiscalização dos recursos destinados à escola por parte dos pais e comunidade. Sendo assim, Oliveira (2006, p. 90), relata que os pontos fracos são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente. É percebível que a Instituição de Ensino se preocupa ou apresenta responsabilidade social em relação ao seu alunado, pais, funcionários, meio ambiente e outros, pois tende a

16 15 contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e mais próspera. De acordo com Bateman e Sneel (1998, p.147), a responsabilidade social da empresa é a extensão do papel empresarial além de seus objetivos econômicos. A formulação da estratégia é o esforço da Instituição em definir seus diferentes métodos e procedimentos para se alcançar os objetivos pretendidos na proposta. Primeiro, ela analisa seu P.P.P. (Projeto Político Pedagógico) e P.E.A. (Programa de Ensino e Aprendizagem) para definir quais deles desenvolver, manter ou eliminar. Em segundo, busca idéias de programas novos ou modificados Aspectos financeiros Dentro da Prefeitura, existe um órgão denominado por Secretaria Municipal de Finanças, a qual é responsável pela gestão dos recursos destinados à escola, bem como das demais finanças do município. Quando esta Secretaria não dispõe de recursos necessários ao mantimento da escola, a U.E. usa fundos de um caixa reserva, caixa este que é originado por eventos promovidos para arrecadação de verbas, conforme a previsão elaborada no P.P.P. (Projeto Político Pedagógico) e P.D.E (Plano de Desenvolvimento Educacional). Deste modo, a diretora da escola administra somente aquilo que se encontra no caixa reserva, e as demais verbas são regidas pelo Secretário de Finanças. Assim sendo, Gitman (2002 p.4), afirma que finanças é a arte e a ciência de administrar fundos. A educação é financiada e mantida pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEB. Este provém de natureza contábil, regulamentado pela Medida Provisória nº 339, posteriormente convertida na Lei n /2007. Os recursos do fundo destinam-se a financiar a educação básica (Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Esse recurso é assim aplicado: 60% do montante são destinados à remuneração dos professores e, o restante, os 40%, são destinados à outras despesas de manutenção do Ensino. Os recursos do FUNDEB são distribuídos de forma automática (sem necessidade de autorização ou convênios para esse fim) e periódica, mediante crédito na conta específica de cada governo estadual e municipal. A distribuição é realizada com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último censo escolar, sendo computados os alunos matriculados nos respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme art. 211 da

17 16 Constituição Federal. Ou seja, os municípios recebem os recursos do FUNDEB com base no número de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A aplicação e gasto dessas finanças são controlados pelo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Este é um órgão colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local. Além desta fonte, a Prefeitura Municipal de Peixe conta com outras, como as que se originaram com a implantação da Usina Hidrelétrica Peixe-Angical. Isso se dá pelo fato de que os recursos disponíveis são insuficientes, onde, com a colaboração da Enerpeixe, melhora-se gradativamente o quadro situacional da escola. A Enerpeixe, enquanto uma empresa auxilia com a doação de materiais de consumo e expediente, área predial e equipamentos de informática, não se esquecendo dos freqüentes cursos e capacitações oferecidos aos profissionais da educação do município. Portanto, Hoji (2006, p. 207) descreve que: A estrutura de capital deve ser composta por fontes de longo prazo e permanentes, mas nem sempre essas fontes estão disponíveis, o que obriga empresas a financiarem suas atividades com recursos de curto prazo. A escola não possui um documento que demonstre os fundos e tampouco os gastos (Demonstrativo Financeiro), isto por que não possui autonomia para gerir as finanças dos recursos disponíveis, onde esta atividade burocrática é feita pelo departamento financeiro da Prefeitura, através de contador, que é responsável pelo mesmo. Quem analisa e faz auditoria nos balancetes são os auditores fiscais. O que de acordo com Gitman (2002, p. 66): As demonstrações financeiras fornecem uma rápida visão intuitiva da situação da empresa, um ponto de partida para análises posteriores. Também são as bases para planejar os negócios e elaborar os orçamentos internos. A auditoria interna é importante numa empresa, pois tem como finalidade auxiliar a

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Planejamento Fiscal 2015 DM/SMF

Planejamento Fiscal 2015 DM/SMF Planejamento Fiscal 2015 DM/SMF PLANEJAMENTO FISCAL 2015 CAPITULO I APRESENTAÇÃO O Planejamento Fiscal do DM/SMF - Departamento de Impostos Mobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda materializa-se

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR ANEXO C UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fone: (31) 3899-2526. E-mail: cobio@ufv.br NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CARLOS HENRIQUE FELIPE POÇAS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE Avaliação institucional: potencialização do processo ensino e aprendizagem A avaliação institucional é uma prática recente

Leia mais

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle A FUNÇÃO CONTROLE O controle é a ultima função da administração a ser analisadas e diz respeito aos esforços exercidos para gerar e usar informações relativas a execução das atividades nas organizações

Leia mais

O CONTROLE INTERNO E A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS

O CONTROLE INTERNO E A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS O CONTROLE INTERNO E A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS Wanderlei Pereira das Neves 1 Resumo Nosso trabalho visa a demonstrar que a auditoria interna governamental é o ápice da

Leia mais

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC.

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC. Plano de Ensino CURSO: MBA Regular - Negócios Internacionais DISCIPLINA: Plano de Internacionalização Banca Final Última revisão: Abril/2015 Horas-aula: Orientação do projeto: 30 Desenvolvimento do projeto:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 16: RESULTADOS RELATIVOS À GESTÃO DE PESSOAS 16.1 Área de RH e sua contribuição O processo de monitoração é o que visa saber como os indivíduos executam as atribuições que

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ.

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. Prof. Marat Guedes Barreiros Agosto/2013 Introdução É notória nos dias de hoje a dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego nas empresas

Leia mais