DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR FUZZY APLICADO EM UM PROCESSO NÃO LINEAR DE TANQUES COMUNICANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR FUZZY APLICADO EM UM PROCESSO NÃO LINEAR DE TANQUES COMUNICANTES"

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR FUZZY APLICADO EM UM PROCESSO NÃO LINEAR DE TANQUES COMUNICANTES M. C. de FREITAS 1, F. V. da SILVA 2 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química para contato: marianacarvalhodefreitas@hotmail.com 2 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos para contato: flavio@feq.unicamp.br RESUMO O trabalho consistiu em configurar dois controladores Fuzzy para um sistema experimental de tanques comunicantes. O primeiro controlador Fuzzy desenvolvido seguiu a base de regras definida na Tabela de Mamdani. Dado que este controlador se mostrou deficiente no controle do nível, desenvolveu-se um controlador Fuzzy Ajustado, o qual era resultado da implementação do conhecimento especialista adquirido durante a operação do protótipo. Neste novo controlador foi adicionada uma variável de entrada. Comparando-se os dois controladores, pode-se perceber que o Fuzzy Ajustado proporcionou uma redução significativa nos parâmetros de performance baseados no critério de erro ITAE e no esforço de controle, respectivamente de 66% e 92%. 1 INTRODUÇÃO A automação industrial vem crescendo aceleradamente em busca de maior produtividade, eficiência e qualidade. O controle e a automação de sistemas vêm evoluindo e fazendo parte cada vez mais do nosso cotidiano. Essa evolução traz consigo novos desafios e a necessidade de novas aplicações. Os sistemas químicos apresentam um desses novos desafios: a otimização do consumo de energia elétrica e de utilidades, pois tais sistemas são grandes consumidores de energia e de água. Pode-se encarar esse desafio como oportunidades. Uma dessas oportunidades é o desenvolvimento de sistemas de controle inteligentes e robustos, utilizando teorias baseadas em Inteligência Artificial, como a Lógica Fuzzy. Uma dificuldade encontrada quando se trabalha com sistemas de controle é a implementação dos controladores avançados, pois, os dispositivos de controle são caixas-pretas, utilizando seu próprio tipo de algoritmo. Uma forma de resolver esse problema é desenvolver controladores inteligentes utilizando metodologias avançadas que permitem o aprimoramento de sistemas de controle, quando comparados com técnicas convencionais, e fazê-los atuar nos dispositivos de controle através da utilização de um software matemático.

2 2 MATERIAIS E MÉTODOS O protótipo experimental do sistema multivariável de quatro tanques acoplados (Figura 1) está montado no Laboratório de Instrumentação e Redes Industriais da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP. Ele é composto por quatro tanques iguais, de acrílico, diâmetro de 15,2 cm e altura de 80 cm com marcação de nível, quatro sensores piezoresistivos para medição do nível, 12 válvulas do tipo esfera (característica de abertura rápida) e duas bombas centrífugas trifásicas de 0,5 cv cada, com inversores de frequência (0-60 Hz). A automação é composta por: Controlador Lógico Programável (B&R, modelo PP45). (a) Figura 1 (a) Protótipo Experimental do Sistema de Quatro tanques acoplados, (b) diagrama P&ID do sistema. O sistema estudado é do tipo tanques comunicantes, o qual é composto pelos tanques 3 e 4. A entrada da água no sistema ocorre pelo tanque 4, enquanto a saída de água do sistema ocorre apenas pelo tanque 3. As três válvulas do sistema estão apenas parcialmente abertas, de modo a gerar não linearidades e um tempo de resposta longo. O nível do tanque 3 é a variável controlada, enquanto a frequência de rotação da bomba é a variável manipulada. Testes preliminares apontaram para uma incapacidade dos controladores convencionais PID controlarem as variáveis deste sistema devido às elevadas não linearidades presentes. (b) 2.1 Controle Fuzzy Mamdani Configurou-se um controlador fuzzy que seguiu precisamente a Tabela de Mamdani para duas variáveis de entrada e uma de saída, cada uma com sete funções de pertinência, totalizando quarenta e nove regras fuzzy. A parametrização do fuzzy foi realizado no toolbox Fuzzy do Matlab. Nesta ferramenta, foi possível definir variáveis de entrada e saída, funções de pertinência, universos de discurso e as regras fuzzy.

3 2.2 Ajuste do controlador Fuzzy Para melhorar o desempenho do controlador Fuzzy inicial decidiu-se utilizar um controlador Fuzzy que incluísse o conhecimento especialista obtido durante a operação da planta. A observação especialista permitiu comprovar que a variação do nível no tanque 3 era fortemente relacionado à diferença entre os níveis dos tanques 4 e 3. Isto é, se o tanque 4 estivesse com um nível muito maior do que o tanque 3, o nível do tanque 3 consequentemente aumenta rapidamente, devido a tendência física de equalizar os níveis (princípio dos vasos comunicantes). Logo, fez-se necessário adicionar uma variável de entrada, sendo ela a diferença entre os dois níveis. Para não sobrecarregar excessivamente o sistema com regras, decidiu-se que esta variável teria apenas duas funções de pertinência: Nulo e Grande. No caso em que a diferença entre os níveis é Nulo, considerado como menor que 20%, o nível do Tanque 4 não impacta fortemente no nível do Tanque 3. Neste caso, as regras fuzzy para Erro e Delta Erro seguem a tabela de Mamdani. Desenvolveu-se mais quarenta e nove regras para o caso em que a diferença do nível dos tanques fosse Grande. 2.3 Critério de desempenho dos controladores O desempenho dos controladores Fuzzy desenvolvidos foi analisado por meio dos parâmetros de desempenho do critério de erro ITAE (equação 1) e do esforço de controle (equação 2). A análise de esforço de controle como um parâmetro relevante ao estudo do desempenho dos controladores é explicado em COSTA, (1) (2) 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 3.1 Controle Fuzzy Mamdani A tabela de regras de Mamdani (Tabela 2) é considerada pela literatura como um ótimo ponto de partida para a implementação de um controle Fuzzy. Ela associa cada função de pertinência do erro e da variação do erro com uma função de pertinência da variação da frequência da bomba (SIMÕES & SHAW, 2007). A utilização da tabela de Mamdani permite a construção da base de regras, tais como: SE erro for PG (Positivo Grande) E variação do erro for NM (Negativo Médio), ENTÃO a variação da frequência da bomba deverá ser PP (Positivo Pequeno). Após diversos experimentos, chegou-se à conclusão que as faixas de operação adequadas ao Fuzzy Mamdani são as apresentadas na Tabela 1.

4 Tabela 1 Faixas de operação para as funções de pertinência das variáveis de entrada e saída Erro d Erro/ dt d Frequência de rotação da bomba/dt (% do nível) (% do nível/ s) (% da frequência de rotação/s) 10; ; ;0.4 Tabela 2 - Tabela de Mamdani para sete funções de pertinência de erro e variação de erro Erro PG PM PP ZR NP NM NG Variação do erro PG PG PG PG PM PM PP ZR PM PG PM PM PP PP ZZ NP PP PM PM PP PP ZZ NP NP ZR PM PP PP ZZ NP NP NM NP PP PP ZZ NP NP NM NM NM PP ZZ NM NP NG NP NM NO NM NG NG ZZ NP NM NM NG NG NG A distribuição e as formas das funções de pertinência são mostradas na Figura 3. É importante perceber que as funções de pertinência da frequência de rotação da bomba não estão igualmente distribuídas em torno do zero. Esta decisão foi pautada na percepção de que erros negativos (Nível acima do valor de set point) persistem por mais tempo e são mais desafiadores do ponto de vista do controle do que erros positivos. Em vista disto, quando ocorresse um erro negativo a ação para reduzir a frequência de rotação da bomba deveria ser muito rápida, evitando que o erro negativo aumentasse. Assim sendo, foi proposto um universo de discurso pequeno, no qual a ação do controlador fuzzy pudesse reduzir a frequência de rotação da bomba de forma mais rápida do que a ação de incremento. A superfície de controle fuzzy gerada a partir da definição das funções de pertinência e das regras fuzzy é mostrada na Figura 2. Figura 2 Superfície Fuzzy para o Controlador Fuzzy Mamdani.

5 (a) Erro (b) Variação do erro (c) Variação frequência de rotação da bomba Figura 3 Funções de pertinência para o controlador Fuzzy Mamdani. O controlador Fuzzy Mamdani desenvolvido foi testado para um problema servo (mudança de set point de 30% no nível). Os comportamentos da variável controlada e da variável manipulada estão apresentados na Figura 4 (a) e 4 (b), respectivamente. Percebeu-se que o controle neste caso foi bastante deficiente, visto que o nível não estabilizou e apresentou uma oscilação alta. Além disso, foi possível perceber que o nível tendeu a ficar a maior parte do tempo acima do set point. Logo, só a adequação da faixa de operação da frequência da bomba não foi suficiente pra evitar uma prevalência de erros negativos (nível mais alto que o valor do set point). Os valores do ITAE e de Esforço de Controle para os experimentos com 2500 s de duração foram calculados. Os valores obtidos foram de 2, (%nível.s2) e 9, (%bomba².s), respectivamente. (a) Comportamento do nível, variável controlada, frente a uma alteração de set point de 30%, em variável desvio. (b) Comportamento da frequência de rotação da bomba, variável manipulada, frente a uma alteração de SP de 30%, em variável desvio. Figura 4 Comportamento das variáveis sob ação do Controlador Fuzzy Mamdani

6 3.2 Ajuste do controlador Fuzzy Após diversos experimentos, comparando-se sempre o critério de erro ITAE, chegou-se à conclusão que as faixas de trabalho adequadas são as mostradas na Tabela 3. Tabela 3 Universo de Discurso para as funções de pertinência das variáveis de entrada e saída Erro d Erro/ dt Nível (TQ3-TQ4) d Frequência de rotação da bomba/dt (% do nível) (% do nível/ s) % de nível (% da frequência de rotação/s) -10; ; ;40-2.2;0.8 Na Figura 5 são apresentadas as funções de pertinência definidas para este controlador. Podemse notar como principais diferenças a inclusão de uma nova variável (Diferença entre níveis) e a alteração do formato das funções de pertinência negativas da bomba (de triangular para gaussiana). As regras adicionais, relacionadas à função de pertinência (TQ4-TQ3) = Grande, são apresentadas na Tabela 4. É importante ressaltar que, na Tabela 4 é preservado o perfil de variação gradual, entretanto as ações tendem a prevalecer mais negativas do que a Tabela de Mamdani convencional(tabela 1). Esta estratégia permite corrigir a assimetria dos erros em regime permanente. A Figura 8 apresenta a superfície Fuzzy gerada para o controle Fuzzy Ajustado, oriundo das funções de pertinência modificadas seguindo o conhecimento especialista obtido. (a) Erro (b) Variação do erro (c) Diferença entre níveis (d) Variação da bomba Figura 5 Funções de pertinência para o controlador Fuzzy Ajustado.

7 Tabela 4 - As regras fuzzy ativadas quando a função de pertinência (TQ4-TQ3) é Grande Variação do erro Erro PG PM PP ZR NP NM NG PG PM PP ZR NP NP NM NM PM PP ZR NP NP NM NM NG PP PP NP NP NM NG NG NG ZR PP NP NM NM NG NG NG NP ZR NM NM NG NG NG NG NM NP NM NG NG NG NG NG NG NM NG NG NG NG NG NG Figura 6 Superfície Fuzzy gerada para o controle Fuzzy Ajustado. O controlador Fuzzy Ajustado foi testado sob as mesmas condições já apresentadas (mudança de set point de 30% no nível, durante 2500 s). Os resultados obtidos são apresentados na Figura 7. Observou-se que as amplitudes das variações tanto do nível quanto da frequência da bomba diminuíram em comparação com o Fuzzy Mamdani. Entretanto, o Fuzzy Ajustado apresentou uma tendência à estabilização fora do valor de set point. Assim, torna-se necessário um maior esforço para a sintonia fina do controlador Fuzzy no intuito de eliminar este possível erro em regime. Calculou-se o ITAE e o Esforço de controle, obtendo-se os valores de 8, (%nível.s²) e 6, (%bomba².s), respectivamente. (a) Comportamento do nível (variável controlada - (b) Comportamento da bomba (variável manipulada- PV) frente a uma alteração de SP de 30%. MV) frente a uma alteração de SP de 30%. Figura 7 Comportamento do Controlador Fuzzy Ajustado, para PV e MV

8 4 CONCLUSÃO Neste trabalho foi possível avaliar opções de controle não convencional para as variáveis de um sistema que apresenta comportamento com elevada constante de tempo e não linear. A implementação de um controlador Fuzzy Mamdani convencional resultou em um sistema com uma oscilação alta e persistente, o que gerou altos valores de ITAE e de esforço de controle. Embora este método seja consagrado na literatura, ele não foi capaz de lidar eficazmente com o sistema em questão devido a sua alta não linearidade. Como alternativa, foram propostas alterações na configuração do controle Fuzzy Mamdani convencional, aqui chamado de controle Fuzzy Ajustado (as alterações foram baseadas no conhecimento especialista obtido). Adicionou-se a informação da diferença de nível entre os tanques, pois era um fator que afetava fortemente o nível do tanque 3 (receptor). Como resultado, o sistema se tornou mais capaz de corrigir os erros negativos presentes no sistema, reduzindo drasticamente o ITAE (em 66%) e o esforço de controle (em 92%) em relação ao controlador Fuzzy Mamdani. É importante ressaltar que a principal contribuição deste trabalho é a implementação experimental de controladores Fuzzy. Na literatura existe uma predominância de aplicações em sistemas simulados. As estratégias utilizadas neste trabalho resultaram do conhecimento especialista obtido por meio da manipulação diária do protótipo. O princípio de aplicar conhecimento prático na construção do controlador é a base filosófica da lógica fuzzy. A estratégia resultou em uma melhoria do controlador, tanto em termos de diminuição do erro do nível quanto em diminuição do esforço feito pela bomba para efetuar o controle. Ainda assim, os resultados precisam de melhorias e ajustes, visto que não se obteve nos experimentos uma total estabilização da variável controlada. 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SIMÕES, M.G., SHAW, I. S. Controle e Modelagem Fuzzy. 2ª edição. São Paulo: Blucher, FAPESP, COSTA, T.V.da. Controle Preditivo Baseado em rede de modelos lineares locais aplicado a um reator de neutralização. Dissertação de mestrado. Unicamp. Campinas, 2010.

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS PARÂMETROS DE UM MODELO PARA UM PROCESSO MULTIVARIÁVEL DE QUATRO TANQUES ACOPLADOS.

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS PARÂMETROS DE UM MODELO PARA UM PROCESSO MULTIVARIÁVEL DE QUATRO TANQUES ACOPLADOS. DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS PARÂMETROS DE UM MODELO PARA UM PROCESSO MULTIVARIÁVEL DE QUATRO TANQUES ACOPLADOS. M.C. de Freitas, F.V. da Silva. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia

Leia mais

Implementação de um Controlador Fuzzy para um Sistema de Controle de Nível

Implementação de um Controlador Fuzzy para um Sistema de Controle de Nível Implementação de um Controlador Fuzzy para um Sistema de Controle de Nível 1 IFPB. e-mail: josue.souza@cear.ufpb.br 2 IFRN. e-mail: jlopes0@gmail.com Josué da Silva Souza 1, José Soares Batista Lopes 2

Leia mais

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga 1 3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Vazão na bancada da bomba centrífuga. DATA: / /. Nome dos alunos: São Paulo - 2016 Prof. Dr.

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 06 Algoritmos Genéticos Sumário Introdução Inteligência Artificial (IA) Algoritmos Genéticos Aplicações de

Leia mais

Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC

Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC Ederson Costa dos Santos 1, Leandro Barjonas da Cruz Rodrigues 1, André Maurício Damasceno Ferreira 2 1

Leia mais

Proposta de controle de nível utilizando Redes Neurais Artificiais Paraconsistente

Proposta de controle de nível utilizando Redes Neurais Artificiais Paraconsistente Proposta de controle de nível utilizando Redes Neurais Artificiais Paraconsistente Rolden Baptista, rolden.baptista@unimonte.edu.br UNIMONTE-Centro Universitário Monte Serrat. Rua comendador Martins, vila

Leia mais

Controle Básico Realimentado (Feedback)

Controle Básico Realimentado (Feedback) Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS Introdução ao Controle Antecipatório (Feedforward control) Prof a Ninoska Bojorge Controle Básico Realimentado

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES CONVENCIONAIS E FUZZY PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC

IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES CONVENCIONAIS E FUZZY PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES CONVENCIONAIS E FUZZY PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC Ricardo V. C. S. ANDRADE (1); Brehme D. R. MESQUITA (2); André M. D. FERREIRA (3) (1) Instituto Federal de

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MALHAS Introdução

GERENCIAMENTO DE MALHAS Introdução Introdução Nos últimos anos a tecnologia de controle digital tem evoluído rapidamente no mundo. Os fabricantes de sistemas oferecem soluções de hardware e software com maior capacidade e menor custo. Apesar

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti

Leia mais

5 Estudo de Caso e Resultados

5 Estudo de Caso e Resultados 5 Estudo de Caso e Resultados 5.1. Introdução Finalizado o desenvolvimento da ferramenta, é indispensável testar suas funcionalidades e a eficácia da aplicação conjunta dos seus módulos de geração de experimentos

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2015 E. S. Tognetti

Leia mais

CONTROLADOR FUZZY APLICADO A UM SISTEMA POSICIONADOR DE UM GRAU DE LIBERDADE

CONTROLADOR FUZZY APLICADO A UM SISTEMA POSICIONADOR DE UM GRAU DE LIBERDADE CONTROLADOR FUZZY APLICADO A UM SISTEMA POSICIONADOR DE UM GRAU DE LIBERDADE Élida Fernanda Xavier Júlio 1, Simplício Arnaud da Silva 2, José Bezerra de Menezes Filho 3, Carlos Alberto Nóbrega Sobrinho

Leia mais

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 3 2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 2.1 DESCRIÇÃO DO TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR O trocador de calor feixe tubular [5] instalado na planta piloto da Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia

Leia mais

Resultados 6.1. Teste de Deformação

Resultados 6.1. Teste de Deformação 6 Resultados 6.1 Teste de Deformação O teste foi realizado com a montagem mostrada na Figura 41. No centro da circunferência branca (moldura de nylon) encontra-se a região ativa com duas linhas pretas

Leia mais

2ª PROVA ICIN 1º/2015

2ª PROVA ICIN 1º/2015 Departamento de Engenharia Elétrica Prof. Adolfo Bauchspiess Faculdade de Tecnologia Laboratório de Automação e Robótica Universidade de Brasília 163848 INTRODUÇÃO AO CONTROLE INTELIGENTE NUMÉRICO - 1

Leia mais

Controle de Processos

Controle de Processos Controle de Processos Na natureza o controle de processos é fundamental para a vida Crescimento de plantas e animais temperatura corporal batimento cardíaco Pressão sanguínea Movimento e estabilidade do

Leia mais

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb INTRODUÇÃO Este artigo pretende criar no leitor uma percepção física do funcionamento de um controle PID, sem grandes análises e rigorismos matemáticos, visando introduzir a técnica aos iniciantes e aprimorar

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO

IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO Polyana Gomes de Aguiar 1 *, Daiane Ribeiro Dias 1, Annanda Alkmim Alves 1, Mariana Oliveira Marques 1, Saulo Vidal 1 1 Instituto

Leia mais

CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID

CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID Quando eu terminar este capítulo eu quero ser capaz de completar o seguinte Conhecer os pontos fortes e fracos do controle PID Determinar o modelo do sistema feedback utilizando

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação aluizioa@cin.ufpe.br

Leia mais

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO F. L. BEZERRA 1, C.H. SODRÉ 2 e A. MORAIS Jr 3 1,2 Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia

Leia mais

6. Controle por Aprendizado Neuro-Fuzzy

6. Controle por Aprendizado Neuro-Fuzzy 6. Controle por Aprendizado Neuro-Fuzzy 6.1. Introdução Neste capítulo é apresentado o controle por aprendizado utilizando um sistema híbrido Neuro-Fuzzy, para o cálculo e atualização dos pontos de reversão

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE Brehme D. R. de MESQUITA (1); Jefferson A. L. e SILVA (2); André M. D. FERREIRA (3) (1) Instituto Federal

Leia mais

Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente XI SBAI 2013

Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente XI SBAI 2013 Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente XI SBAI 2013 CONTROLE DE TEMPERATURA DE UMA TOCHA DE PLASMA TÉRMICO COM ACOPLAMENTO INDUTIVO UTILIZANDO A PLACA ARDUINO GUSTAVO FERNANDES DE LIMA (Mestrando)

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB

DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB A. H. R. REZENDE 1, D. L. SOUZA 1 1 Universidade Federal do Triângulo Mineiro,

Leia mais

3. MODELOS MATEMÁTICOS

3. MODELOS MATEMÁTICOS 13 3. MODELOS MATEMÁTICOS 3.1 ENSAIOS EXPERIMENTAIS COM O TROCADOR DE CALOR Todos os ensaios realizados com o trocador de calor para a obtenção de seu modelo consistiram em se aplicar um degrau de vazão

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA DE UM PÊNDULO INVERTIDO CONTROLADO POR PID E LÓGICA FUZZY

ANÁLISE QUANTITATIVA DE UM PÊNDULO INVERTIDO CONTROLADO POR PID E LÓGICA FUZZY ANÁLISE QUANTITATIVA DE UM PÊNDULO INVERTIDO CONTROLADO POR PID E LÓGICA FUZZY Adryano Fernandes Resende 1, Jackson Gonçalves Ernesto 2, Fábio Augusto Gentilin³ 1,2 Acadêmicos do Curso de Engenharia de

Leia mais

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO 1 RESUMO Na sociedade moderna se tornou cada vez mais presente e necessário meios de controlar dispositivos levando em consideração precisões maiores e perdas menores. Em diversos cenários o controle de

Leia mais

Controle de Processos Aula: Controle Seletivo, Split-Range, Gain- Scheduled e Inferencial

Controle de Processos Aula: Controle Seletivo, Split-Range, Gain- Scheduled e Inferencial 107484 Controle de Processos Aula: Controle Seletivo, Split-Range, Gain- Scheduled e Inferencial Prof. Eduardo Stockler Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2015 Controle

Leia mais

Utilização de simuladores de processos como ferramenta para o ensino de Engenharia

Utilização de simuladores de processos como ferramenta para o ensino de Engenharia Utilização de simuladores de processos como ferramenta para o ensino de Engenharia André Strieder Professor Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL U.E. Campinas. Graduado pelo UNISAL em Tecnologia

Leia mais

Controle Inteligente baseado em Lógica Fuzzy. Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva

Controle Inteligente baseado em Lógica Fuzzy. Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva Controle Inteligente baseado em Lógica Fuzzy Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br www.cear.ufpb.br/juan 1 Controle Clássico Metodologia convencional de projeto de sistemas de controle:

Leia mais

GUIDELINES DE CONTROLADORES PID PARA CICLO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL

GUIDELINES DE CONTROLADORES PID PARA CICLO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL GUIDELINES DE CONTROLADORES PID PARA CICLO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL S. B. B. L. VILLAR 1, T. G. NEVES 1, J. I. H. T. NETO 2 e A. C. B. ARAÚJO 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica

Leia mais

CONTROLE DE NÍVEL USANDO FUZZY PID NÃO LINEAR

CONTROLE DE NÍVEL USANDO FUZZY PID NÃO LINEAR CONTROLE DE NÍVEL USANDO FUZZY PID NÃO LINEAR Bruno Gomes Dutra 1, Rodrigo Gomes Dutra 1, Maryson da Silva Araújo 1, Antonio da Silva Silveira 1 1 Laboratório de Controle de Sistemas, Universidade Federal

Leia mais

Utilização do solidthinking Embed em projetos de controle para sistemas embarcados utilizando técnica de controle adaptativo por modelo de referência.

Utilização do solidthinking Embed em projetos de controle para sistemas embarcados utilizando técnica de controle adaptativo por modelo de referência. Utilização do solidthinking Embed em projetos de controle para sistemas embarcados utilizando técnica de controle adaptativo por modelo de referência. Rodrigo de J. Macedo Resumo Apresenta-se, neste artigo,

Leia mais

Instrumentação Básica

Instrumentação Básica Instrumentação Básica 20/02/2017 1 Índice Capitulo I - Fundamentos O que é Instrumentação O Processo e suas Variáveis Malha de Controle Classes de Instrumentos Terminologia Fluxogramas de Processos Sistemas

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONTROLADOR PI EM UM SISTEMA DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DA CASCA DA LARANJA

TÍTULO: ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONTROLADOR PI EM UM SISTEMA DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DA CASCA DA LARANJA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONTROLADOR PI EM UM SISTEMA DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DA CASCA DA LARANJA

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD Apresentação de gerência de projetos; metodologia de gerência de projetos - ciclo da vida da gestão de projetos; análise de riscos e medidas gerenciais derivadas;

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA PID, ATRAVÉS DE ARDUINO E LABVIEW

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA PID, ATRAVÉS DE ARDUINO E LABVIEW DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA PID, ATRAVÉS DE ARDUINO E LABVIEW Lair Santos de Oliveira (1); Josué da Silva Sousa (2); Antônio Almeida da Silva (3); Moisés Hamsses Sales de Souza

Leia mais

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT)

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) Controle Regulatório Avançado e Sintonia de Controladores PID Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) e-mail: mariocampos@petrobras petrobras.com..com.br

Leia mais

Figura 5.11 Densidade espectral do erro para o ensaio FXLMS Híbrido.

Figura 5.11 Densidade espectral do erro para o ensaio FXLMS Híbrido. 71 Figura 5.11 Densidade espectral do erro para o ensaio FXLMS Híbrido. As freqüências de excitação utilizadas neste ensaio foram as mesmas dos ensaios anteriores. Na figura 5.11 é observada uma atenuação

Leia mais

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Exatidão: está relacionada com o desvio do valor medido em relação ao valor padrão ou valor exato. Ex : padrão = 1,000 Ω ; medida (a) = 1,010 Ω ; medida (b)= 1,100

Leia mais

AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX

AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX A. U. A. JÚNIOR 1, M. M. SILVA 1, A. C. NASCIMENTO 1, H. BISPO 1 e J. N. SILVA 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Química

Leia mais

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID)

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) AÇÕES DE CONTROLE O controlador PID é um controlador composto por três ações de controle Ação proporcional: u t = k e t Ação integral: u t = k 0 t

Leia mais

Para alimentar o motor, a placa do amplificador de potência foi limitada nos seguintes valores:

Para alimentar o motor, a placa do amplificador de potência foi limitada nos seguintes valores: 4 Simulações Esse capítulo apresenta as simulações numéricas com o modelo matemático do sistema de pêndulo planar apresentado por equações nos capítulos anteriores. Os resultados aqui apresentados foram

Leia mais

4 APLICAÇÃO DO MODELO E RESULTADOS

4 APLICAÇÃO DO MODELO E RESULTADOS 4 APLICAÇÃO DO MODELO E RESULTADOS Neste capítulo, será aplicado o modelo proposto (Holt-Winters com múltiplos ciclos mais a correção devido à ocorrência de feriado e temperatura) e apresentados os resultados

Leia mais

-GNE219 - Controle em Espaço de Estados

-GNE219 - Controle em Espaço de Estados Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia -GNE219 - Controle em Espaço de Estados Prof. Daniel Leite E-mail: daniel.leite@deg.ufla.br 2/2017 1/27 Considerações Eng. de Controle e Automação

Leia mais

TEQ Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 4 RESPOSTAS

TEQ Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 4 RESPOSTAS TEQ00141- Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 4 RESPOSTAS 1. Selecione e Justifique qual o efeito de cada modo do controlador PID sobre o off-set em regime estacionário

Leia mais

B) Dinâmica de um Sistema de um Tanque com Circulação de Água em Contínuo com Controlo de Nível

B) Dinâmica de um Sistema de um Tanque com Circulação de Água em Contínuo com Controlo de Nível LEQ II 10/11 Dinâmica e Controlo de Processos B) Dinâmica de um Sistema de um Tanque com Circulação de Água em Contínuo com Controlo de Nível 1. INTERESSE Grande parte do curriculum do Mestrado em Engª

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

1. Introdução. 1.1.Objetivo

1. Introdução. 1.1.Objetivo 1. Introdução 1.1.Objetivo O objetivo desta dissertação é desenvolver um sistema de controle por aprendizado acelerado e Neuro-Fuzzy baseado em técnicas de inteligência computacional para sistemas servo-hidráulicos

Leia mais

Experiência: CIRCUITOS INTEGRADORES E DERIVADORES COM AMPOP

Experiência: CIRCUITOS INTEGRADORES E DERIVADORES COM AMPOP ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Estudo de caso SIMple

Estudo de caso SIMple Estudo de caso SIMple Sistema de enchimento de um tanque com controle de nível e de temperatura Sumário Sumário... 1 Introdução... 1 O modelo hidráulico geral... 2 A lógica de controle... 4 Resultados...

Leia mais

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão 1 1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão OBJETIVO: 1. Conhecer os componentes físicos do sistema de supervisão da bancada de bombas do laboratório de Eficiência Energética. DATA: /

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2018 Prof. Eduardo Stockler Tognetti Lista de Exercícios 2 Para os exercícios

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski

UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aula Inicial do Curso Horário da Aula: o Sala: o Segundas de 17:00 até 19:00 o Terças de 19:00 até 21:00 Presença obrigatória Número

Leia mais

PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS DE LITHIUM-ION POLYMER UTILIZANDO INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1

PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS DE LITHIUM-ION POLYMER UTILIZANDO INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS DE LITHIUM-ION POLYMER UTILIZANDO INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 Rita Salete Kusiak 2, Douglas Joziel Bitencourt Freitas 3, Airam Tereza Zago Romcy Sausen 4, Paulo Sérgio

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

5.1 INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE CONTROLE GAIN SCHEDULING

5.1 INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE CONTROLE GAIN SCHEDULING 54 5. SISTEMA DE CONTROLE GAIN SCHEDULING 5.1 INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE CONTROLE GAIN SCHEDULING O sistema de controle tipo gain scheduling [14] é um sistema adaptativo [15], onde os parâmetros do controlador

Leia mais

4 Modelos para Válvulas de Alívio

4 Modelos para Válvulas de Alívio 45 4 Modelos para Válvulas de Alívio Neste capítulo são descritos os três modelos de simulação do comportamento transiente de válvula de alívio que foram comparados com os dados experimentais medidos ao

Leia mais

MODELAGEM E CONTROLE DE UM TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR

MODELAGEM E CONTROLE DE UM TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR PAULO ALEXANDRE MARTIN MODELAGEM E CONTROLE DE UM TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Engenharia.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO

RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO A12.1. Considerações Iniciais Inicialmente, é importante destacar que a Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

Leonardo do Espirito Santo, João Inácio da Silva Filho, Cláudio Luís M. Fernandes

Leonardo do Espirito Santo, João Inácio da Silva Filho, Cláudio Luís M. Fernandes Controle adaptativo utilizando algoritmo da Lógica Paraconsistente aplicado à uma unidade experimental no controle de vazão Leonardo do Espirito Santo, João Inácio da Silva Filho, Cláudio Luís M. Fernandes

Leia mais

Sintonia de um sistema PID via Algoritmos Genéticos aplicado ao controle de um manipulador robótico em forma de paralelogramo

Sintonia de um sistema PID via Algoritmos Genéticos aplicado ao controle de um manipulador robótico em forma de paralelogramo Sintonia de um sistema PID via Algoritmos Genéticos aplicado ao controle de um manipulador robótico em forma de paralelogramo Filipe Sacchi ICA: Applied Computational Intelligence Department of Electrical

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE VISANDO À SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE VISANDO À SUSTENTABILIDADE DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE VISANDO À SUSTENTABILIDADE Cássia Areias Raimundo 1 Gabriel Lima Condé 2 Luís Claudio Gambôa Lopes 3 Erika Tiemi Anabuki 4 PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA Marco Aurélio Lage Duarte 1 Brenda Mendes Lopes 2 Accacio Ferreira dos Santos 3 PALAVRAS-CHAVE: válvula esférica; controle de nível; sintonia PI; Arduino.

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO MOTOR BRUSHLESS 1

MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO MOTOR BRUSHLESS 1 MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO MOTOR BRUSHLESS 1 Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Luis Fernando Sauthier 3, Manuel Martín Pérez Reimbold 4, Airam Teresa Zago Romcy Sausen 5, Paulo Sérgio Sausen 6. 1

Leia mais

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1. Introdução Os sistemas de potência interligados vêm adquirindo maior tamanho e complexidade, aumentando a dependência de sistemas de controle tanto em operação

Leia mais

5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO

5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO 102 5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO Conforme detalhado na seção 4.3, foram criados três conjuntos de dados: clientes BT com 382 padrões, clientes comerciais MT com 866 padrões e clientes industriais

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS APLICADA NA INDÚSTRIA

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS APLICADA NA INDÚSTRIA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS APLICADA NA INDÚSTRIA Joaquim Ferreira Guimarães Neto (joaquim@fgcontrole.com.br) Consultor em Otimização e Controle de Processo (*) (Publicado na revista Intech América do Sul,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 29/08/2011 Currículo de Cursos Hora: 16:19:21

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 29/08/2011 Currículo de Cursos Hora: 16:19:21 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 29/08/2011 Currículo de Cursos Hora: 16:19:21 Curso: Engenharia de Computacao Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro de Computação Turno: Diurno

Leia mais

Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate

Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate 1 Introdução Esse trabalho tem por objetivo apresentar o bloco de otimização BobyqaOpt, suas funcionalidades, parâmetros

Leia mais

Instrumentação Básica

Instrumentação Básica Instrumentação Básica 20/02/2017 1 Índice Capitulo I - Fundamentos O que é Instrumentação O Processo e suas Variáveis Classes de Instrumentos Terminologia Fluxogramas de Processos Sistemas de Medidas e

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido

Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido Allan Martins¹, Jéssica Aguiar¹, Paulo Henrique Melo¹,

Leia mais

6 Estudos de Casos Porta Lógica OU de 4 Entradas

6 Estudos de Casos Porta Lógica OU de 4 Entradas 6 Estudos de Casos Com o objetivo de avaliar a síntese automática de circuitos de QCA usando técnicas de Hardware Evolucionário (EHW), alguns circuitos foram sintetizados e serão apresentados a seguir.

Leia mais

Accácio Ferreira dos Santos Neto

Accácio Ferreira dos Santos Neto Accácio Ferreira dos Santos Neto atuou como orientador do trabalho DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO REMOTO VIA WEB E ARDUINO PARA ENSINO DE CONTROLE AUTOMÁTICO, Accácio Ferreira dos Santos Neto atuou

Leia mais

Apresentação... IX Prefácio... XI. Nomenclatura... XV

Apresentação... IX Prefácio... XI. Nomenclatura... XV Sumário Apresentação... IX Prefácio... XI Introdução... XIII Nomenclatura... XV Capítulo 1 Introdução aos Sistemas de Controle Avançado e Otimização de Processos... 1 1.1 Introdução ao Controle Avançado

Leia mais

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Controle em Cascata. Sumário

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Controle em Cascata. Sumário Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS Prof a Ninoska Bojorge Sumário 2 Introdução Características Diagrama de Blocos do Conceitos Aplicações Critério

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/09/2015 Currículo de Cursos Hora: 07:48:26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/09/2015 Currículo de Cursos Hora: 07:48:26 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/09/2015 Currículo de Cursos Hora: 07:48:26 Curso: Engenharia da Computação Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro de Computação Turno: Integral

Leia mais

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores)

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Jorge Manuel Martins ESTSetúbal, julho de 2017 Índice Lab. 1 - Estudo de um Amplificador

Leia mais

Os processos industriais são operados em condições dinâmicas... resultantes de constantes perturbações no sistema

Os processos industriais são operados em condições dinâmicas... resultantes de constantes perturbações no sistema 1 Malhas de Controle Prof a Ninoska Bojorge Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Controle de Processos 2 Os processos industriais são operados em condições dinâmicas... resultantes de constantes

Leia mais

Exercício #3 Controle de Processos Químicos

Exercício #3 Controle de Processos Químicos Exercício #3 Controle de Processos Químicos Ronaldo 1. estabeleça uma configuração de controle para o sistema (a) calcule o número de graus de liberdade para o controle a partir do modelo não-linear sugerido

Leia mais

MANEJO AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO

MANEJO AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO UFC MANEJO AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO ADUNIAS DOS SANTOS TEIXEIRA adunias@ufc.br INTRODUÇÃO AUTOMAÇÃO: CONCEITOS SENSORES ATUADORES CONTROLE MALHA ABERTA MALHA FECHADA ALGORITMOS DE CONTROLE SENSORES TENSIÔMETRO

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO DE UM CONTROLADOR FUZZY APLICADO A UMA PLANTA DE NÍVEL HART COM DINÂMICA ASSIMÉTRICA

AVALIAÇÃO DO PROJETO DE UM CONTROLADOR FUZZY APLICADO A UMA PLANTA DE NÍVEL HART COM DINÂMICA ASSIMÉTRICA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE UM CONTROLADOR FUZZY APLICADO A UMA PLANTA DE NÍVEL HART COM DINÂMICA ASSIMÉTRICA LETÍCIA H. DE MOURA 1, MARLON J. DO CARMO 1. 1. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO II Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de

Leia mais

09/03/15. Revolução Industrial. Conceito: Automação Industrial. Revolução Industrial. Automação - Histórico. O que é Automação?

09/03/15. Revolução Industrial. Conceito: Automação Industrial. Revolução Industrial. Automação - Histórico. O que é Automação? Revolução Industrial AULA 2 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (O QUE É AUTOMAÇÃO) Prof. Fabricia O que foi a Revolução Industrial? Foi o principal evento que deu origem a automação industrial. Quando a Revolução Industrial

Leia mais

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO RICO- EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INTELIGENTE

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO RICO- EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INTELIGENTE DESENVOLVIMENTO TEÓRICO RICO- EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INTELIGENTE Walter Nikkel Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica DEMEC TÓPICOS INTRODUÇÃO

Leia mais

Laboratório 4 - Controle nebuloso

Laboratório 4 - Controle nebuloso Laboratório 4 - Controle nebuloso PTC 2619 / PTC 3418 Laboratório de Automação 1º semestre de 2017 Bruno A. Angélico Laboratório de Automação e Controle Departamento de Engenharia de Telecomunicações e

Leia mais

Modelagem em Experimentos Mistura-Processo para Otimização de Processos Industriais 15

Modelagem em Experimentos Mistura-Processo para Otimização de Processos Industriais 15 Modelagem em Experimentos Mistura-Processo para Otimização de Processos Industriais 15 1 Introdução Na indústria moderna há uma contínua busca da otimização dos níveis de produção e da melhoria da qualidade

Leia mais

Sintonia do compensador PID

Sintonia do compensador PID Sintonia do compensador PID 0.1 Introdução DAELN - UTFPR - Controle I Paulo Roberto Brero de Campos Neste capítulo será estudado um problema muito comum na indústria que consiste em fazer o ajuste dos

Leia mais

O sistema de suspensão deve ser representado pelo modelo físico ilustrado abaixo:

O sistema de suspensão deve ser representado pelo modelo físico ilustrado abaixo: Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica MBA em Engenharia de Computação Avançada ECA 609 Controle e Automação Turmas MBCA02/03/04 Prof. Heraldo L. S. Almeida Trabalho Prático para Avaliação

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Características de Desempenho 1ª Parte

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Características de Desempenho 1ª Parte Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Características de Desempenho 1ª Parte Características de Desempenho Para especificar uma máquina de fluxo, o engenheiro deve ter em mãos alguns dados essenciais: altura

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE BOMBAS INJETORAS DE LOCOMOTIVAS GE EFI (INJEÇÃO ELETRÔNICA)

RECUPERAÇÃO DE BOMBAS INJETORAS DE LOCOMOTIVAS GE EFI (INJEÇÃO ELETRÔNICA) RECUPERAÇÃO DE BOMBAS INJETORAS DE LOCOMOTIVAS GE EFI (INJEÇÃO ELETRÔNICA) RESUMO Com o início da utilização da frota de locomotivas GE que possui sistema de injeção eletrônica, o setor de manutenção da

Leia mais

Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim

Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim Similarmente a outros softwares de modelagem e simulação, a utilização do sistema AMESim está baseada em quatro etapas:

Leia mais

Automação Inteligente

Automação Inteligente Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal da Paraíba Período 2016-2 Automação Inteligente Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br www.cear.ufpb.br/juan Informações

Leia mais

Controlador digital para sistemas de 1 a ordem

Controlador digital para sistemas de 1 a ordem Controlador digital para sistemas de 1 a ordem Um sistema de 1 a ordem, possui uma resposta temporal ao degrau do tipo exponencial decrescente, dada pela seguinte equação: PV (t)=k (CV CV 0 )(1 e ( t τ

Leia mais