Ministério da Saúde Secretaria de Vigilâncias em Saúde Programa Nacional de DST e Aids

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Saúde Secretaria de Vigilâncias em Saúde Programa Nacional de DST e Aids"

Transcrição

1 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilâncias em Saúde Programa Nacional de DST e Aids

2 MINISTÉRIO DA SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE José Agenor Álvares da Silva Ministro de Estado da Saúde Fabiano Geraldo Pimenta Júnior Secretário de Políticas de Saúde Mariângela Batista Galvão Simão Diretora do Programa Nacional de DST/AIDS-MS Lilian Amaral Inocênicio Assessora Técnica da Unidade de Laboratório do PN DST/AIDS-MS Simone Monzani Vivaldini Cláudia Beatriz Oliveira das Dores Coordenador do Projeto TELELAB Autoras: Maria Lúcia Ricciotti Ribinik Maristela Arantes Marteleto Manual da Coordenação Local - Orientações para aplicação dos cursos. - Brasília: Ministério da Saúde, Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids p. : il. (Série TELELAB) 1. Manual da Coordenação I. Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (Brasil) II. Série TELELAB

3 1 Apresentação Senhor (a) coordenador (a) O sistema de Educação a Distância TELELAB foi criado com o propósito de planejar, produzir, implantar e avaliar cursos apoiados em vídeos e manuais, com orientações técnicas adequadas ao trabalho e numa abordagem favorável ao repensar da prática profissional. Desde 1997 os cursos TELELAB estão levando conhecimento e reciclagem aos profissionais da área de diagnóstico laboratorial e também para os hemonúcleos e hemocentros do nosso país. Inicialmente foram produzidos oito cursos para profissionais da área de saúde envolvidos com diagnóstico laboratorial das DST e Aids. Posteriormente foram produzidos mais 15 cursos com o intuito de atingir também a área de sangue e hemoderivados. Um projeto de ampliação para novos cursos tem sido amplamente discutido pelo PN DST/Aids e a equipe TELELAB. Os cursos do TELELAB são oferecidos no próprio local de trabalho ficando as atividades de gerenciamento aos cuidados de uma coordenação. Este manual contém as informações necessárias a essa coordenação local.

4

5 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 OS CURSOS DO TELELAB 7 FUNCIONAMENTO DOS CURSOS TELELAB 9 IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS TELELAB 11 divulgação 13 instalação 13 solicitação dos cursos 14 recebimento das fichas de inscrição e dos pré-téstes 14 inscrição nos cursos 15 aplicação do pré-teste 16 envio das fichas de inscrição e dos pré-testes 16 recebimento da fita de vídeo, e dos manuais e do pós-teste 16 reunião para início do curso 17 aplicação do pós-teste 17 envio dos pós-testes 18 recebimento da planilha de resultados e dos certificados 18 PARTICIPAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS 19 BIBLIOGRAFIA 20

6

7 ?????????????????????????????????????????? CURSOS DO TELELAB FUNCIONAMENTO DOS CURSOS TELELAB

8

9 ?????????????????????????????????????????? MANUAL DE ORIENTAÇÃO 7 Os Cursos do TELELAB É objetivo do TELELAB em cada um dos cursos de treinamento: - Padronizar os procedimentos, os testes e as técnicas utilizadas nos serviços, de acordo com critérios técnicos, critérios de controle de qualidade e cuidados de biossegurança recomendados pelo Ministério da Saúde. O TELELAB oferece os 23 cursos apresentados no Quadro1. Neste estão indicados os pré-requisitos que determinam a relação existente entre os cursos em termos de seqüência de execução.

10 ?????????????????????????????????????????? 8 MANUAL DE ORIENTAÇÃO Quadro 1 - Cursos TELELAB e seus pré-requisitos Cursos - TELELAB 01 Técnicas para coleta de secreções 02 Técnicas para coleta de sangue Pré-requisitos 03 Técnica de coloração de Gram Curso Cultura, isolamento e identificação de Neisseria Curso 03 gonorrhoeae 05 Diagnóstico laboratorial da Chlamydia Curso Diagnóstico Sorológico da Sífilis 07 Diagnóstico Sorológico do HIV: Testes de Triagem 08 Diagnóstico Sorológico do HIV: Testes Confirmatórios Curso Coleta de Sangue de Doadores 10 Preparação de hemocomponentes Curso Doença de Chagas Triagem e Diagnóstico Sorológico em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública 12 HTLV - l/ii Triagem e Diagnóstico Sorológico em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública 13 Hepatites Virais Triagem e Diagnóstico Sorológico em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública. 14 Controle de Qualidade de Testes Sorológicos em Unidades Curso 06 ou 07 Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública 11 ou 12 ou Equipamentos Utilização e Monitoramento em Unidades Qualquer um dos Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública 16 Biossegurança em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública 17 Captação de Doadores de Sangue 18 Triagem Clínica de Doadores de Sangue 19 Imunohematologia - Testes Pré-transfusionais cursos anteriores 20 Imunohematologia - Resolução de Problemas nos Testes Curso 19 Pré-transfusionais e Controle de Qualidade de Reagentes 21 Tuberculose - Diagnóstico Laboratorial - Baciloscopia 22 Fungos e Aids - Diagnóstico Laboratorial das Infecções Oportunistas 23 Parasitos e Aids - Diagnóstico Laboratorial das Infecções Oportunistas Observação: Os alunos deverão ser inscritos em apenas um curso por vez, escolhidos de acordo com o interesse e/ou necessidade do serviço, sempre respeitando os pré-requisitos identificados acima.

11 ?????????????????????????????????????????? MANUAL DE ORIENTAÇÃO 9 Funcionamento dos cursos O treinando pode se inscrever em um curso por vez, escolhido de acordo com seu interesse e/ou a necessidade do serviço, respeitando os pré-requisitos identificados. Os alunos têm um mês para terminar cada curso. Os que assim desejarem, poderão chegar a realizar todos os treinamentos. Os cursos do TELELAB estão programados de modo a não interferir na rotina de trabalho dos profissionais/alunos inscritos. Em cada curso, o treinando: faz um pré-teste e assisti a um vídeo no lugar combinado com a coordenação. Fica a critério local o empréstimo do vídeo para o treinando assistir em casa; estuda o manual correspondente, no tempo, horário e lugar de sua preferência. Cada treinando recebe um manual; faz, no lugar combinado com a coordenação, um pós-teste para a avaliação de sua aprendizagem. O treinando aprovado no pós-teste recebe um certificado.

12

13 ?????????????????????????????????????????? Implantação dos cursos

14

15 ?????????????????????????????????????????? ANUAL DE ORIENTAÇÃO A implantação dos cursos TELELAB é de responsabilidade da coordenação local e compreende as seguintes atividades: divulgação visa despertar o interesse dos profissionais para os quais os cursos estão destinados. Para isso, é preciso fazer chegar até eles as informações sobre os cursos oferecidos e sobre o funcionamento do sistema TELELAB. Para divulgação, devem ser utilizados os meios disponíveis no local como, por exemplo, correspondências internas e cartazes. instalação A infra-estrutura mínima exigida para a realização dos cursos inclui: 1 videocassete ou aparelho de DVD; 1 televisor; acomodações adequadas para que os alunos possam assistir aos vídeos sozinhos ou em grupo, receber os manuais, encaminhar dúvidas e realizar avaliações (pré e pós-testes); local seguro para guarda dos pré e pós-testes, já que o conhecimento antecipado deles, por parte do treinando, compromete a avaliação dos cursos. 13 M É desejável que o local disponha computador para comunicação eletrônica ou então fax. Assim facilita o intercâmbio entre os coordenadores e a gerência do TELELAB.

16 ?????????????????????????????????????????? 14 MANUAL DE ORIENTAÇÃO solicitação dos cursos consiste no envio ao TELELAB dos seguintes dados: nome, endereço, telefone e fax da instituição solicitante; nome do coordenador (a) local; lista de cursos desejados; número de participantes por curso (sempre respeitando os pré-requisitos de cada um dos cursos escolhidos). Estes dados podem ser enviados para: Telefax gratuito ou pelo correio, com o seguinte endereçamento: TELELAB Unidade de Laboratório-ULAB Programa Nacional de DST e Aids - MS. SEPN, Quadra 511- Bloco C, 2º andar Cep Brasília DF Tel: (61) / e -mail: telelab@aids.gov.br Recebimento das fichas de inscrição e dos pré-testes estes são os primeiros materiais que a instituição recebe depois de feita a solicitação de cursos. De posse desses materiais, a coordenação local pode providenciar a inscrição a realização do pré-teste.

17 ?????????????????????????????????????????? MANUAL DE ORIENTAÇÃO 15 Inscrição nos cursos - a ficha de inscrição é preenchida apenas para o primeiro curso escolhido pelo treinando. A partir daí, ele passa a fazer parte do sistema TELELAB e pode se inscrever para outro curso sem necessidade de preencher nova ficha. Na inscrição, cabe à coordenação local: verificar se a ficha está preenchida completa e corretamente e com letra legível; conferir se o treinando já fez os cursos pré-requisitos (quando houver); conferir se o treinando já fez o curso 14 (Controle de Qualidade de Testes Sorológicos - em unidades hemoterápicas e laboratórios de saúde pública), que é complemento essencial de qualquer dos cursos sobre diagnóstico sorológico. Só se aplica ao treinando que já fez um desses cursos, ou seja, o curso 06, ou 07, ou 11, ou 12, ou 13; conferir se o treinando já fez o curso 15 (Equipamentos - utilização e monitoramento em unidades hemoterápicas e laboratórios de saúde pública) e o curso 16 (Biossegurança - em unidades hemoterápicas e laboratórios de saúde pública). Aplica-se ao treinando que já fez um dos cursos TELELAB (qualquer um deles).

18 ?????????????????????????????????????????? 16 MANUAL DE ORIENTAÇÃO Aplicação do pré-teste - o pré-teste é um instrumento que, junto com o pós-teste, tem por objetivo avaliar a efetividade dos cursos. Logo após as inscrições e antes da projeção do VHS ou DVD e da distribuição dos manuais, os alunos de um mesmo curso devem ser reunidos para responder ao pré-teste, individualmente, sem consulta e em presença da coordenação (ou representante). Atenção: é fundamental que a coordenação deixe claro para todos que o pré-teste não pretende avaliar os alunos e sim o curso. O pré-teste simplesmente verifica o que o treinando já sabe antes de fazer o curso. Comparando os resultados do préteste com os do pós-teste, é possível avaliar o que ele efetivamente aprendeu no curso, ou seja, qual foi o ganho em termos de aprendizagem. Envio das fichas de inscrição e dos pré-testes - as fichas de inscrição deverão ser enviadas, juntamente com os pré-testes, para o TELELAB (veja o endereço no item solicitação dos cursos). Os pré-testes são corrigidos no TELELAB (via computador) com gabaritos/critérios definidos pelos autores. Recebimento de vídeos, dos manuais e dos pós-testes. - depois de enviar os pré-testes para o TELELAB, a instituição recebe, por cada curso, uma fita VHS ou DVD, manuais do aluno e pós-testes. Com estes materiais disponíveis e a infra-estrutura mínima providenciada, a coordenação local pode marcar a reunião para o início do curso.

19 ?????????????????????????????????????????? MANUAL DE ORIENTAÇÃO 17 Reunião para início do curso - essa reunião tem como objetivos: fazer a primeira projeção do vídeo em VHS ou DVD; entregar, em seguida, um manual para cada treinando inscrito. O treinando pode estudar o manual onde e como preferir; combinar os horários e o local onde o vídeo ficará disponível, para que todos possam assistir ao curso sempre que desejarem; e se for o caso, as condições de empréstimo do material; combinar a data limite para a conclusão do curso e realização do pós-teste. Aplicação do pós-teste - o pós-teste é um instrumento que tem por objeto verificar a aprendizagem alcançada pelo treinando no curso. Esse teste deve ser aplicado quando todos os inscritos em um mesmo curso tiverem terminado o estudo e se sentirem em condições. É importante notar que, assim como no pré-teste, todos os alunos de um mesmo curso deverão estar reunidos fazendo seu pós-teste, individualmente, sem consulta e sob supervisão da coordenação (ou representante). Para ser aprovado no curso o treinando tem de acertar o mínimo de 80% das questões constantes do pós-teste.

20 ?????????????????????????????????????????? 18 MANUAL DE ORIENTAÇÃO Envio dos pós-testes - assim como os pré-testes, os pós-testes deverão ser enviados ao TELELAB para correção. Junto com os pós-testes devem ser enviados, quando for o caso, os nomes dos inscritos que desistiram de fazer o curso. Recebimento da planilha de resultados e dos certificados - depois de corrigir os pós-testes, o TELELAB envia para o local uma planilha de resultados e os certificados dos aprovados. Os alunos com 80% de acertos são aprovados e recebem um certificado. Os demais poderão refazer o pós-teste tantas vezes quanto necessário, até o alcance do padrão de desempenho estabelecido (80% de acertos) para a obtenção do certificado. O treinando aprovado poderá inscrever-se em outro curso, desde que respeitada a seqüência dos cursos, pré-requisitos e dos cursos complementares. A coordenação local e os alunos têm comunicação direta com o TELELAB Telefax gratuito: telelab@aids.gov.br

21 ?????????????????????????????????????????? MANUAL DE ORIENTAÇÃO 19 Os cursos TELELAB e sua utilização em instituições privadas O TELELAB está disponível para aplicação também em instituições de saúde da rede particular. Para participar, a instituição interessada deverá entrar em contato com o TELELAB, por meio do telefax gratuito , para obter mais informações sobre o procedimento a ser adotado ou então por telelab@aids.gov.br

22 Bibliografia TIJIBOY, J. A.; FIRME, T. P.; STONE, V. I. Avaliação de Programas Sociais - Como enfocar e pôr em prática - UNICEF, MESSICK, R.G.etal. Avaliação Educacional II. Perspectivas, Procedimentos e Alternativas. Petrópolis: Vozes, STONE, V.I.,Questões de Avaliação. Série Estudos e Pesquisas.N 20, ABT. Rio de Janeiro, BERTI, G; COSTA, S.; MARTELETO, M.A.; OLIVEIRA, M.L.N.; Planejamento de um Curso de Treinamento de Avaliadores Educacionais.INPE, São José dos Campos, São Paulo, MARTELETO, M. A,et al. Manual da Coordenação Sistema Aberto de Educação a Distância SAED. Publ. ORT - Brasil, Rio de Janeiro, RJ, RIBINIK, MARIA LÚCIA R.Ficha para Avaliação de ProgramasdeTelevisão Didática, Tese de Mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Educação a Distância. Revista de Educação, FINAM/SUAM, n 01, set. 81. O Uso do Videocassete em Educação. Jornal do Professor, J. Brasil, Ano IX, n 07, Agosto MARTELETO, M.A, RIBINIK, M. L.R.:,et al.curso deintroduçãoao Planejamento e Produção de Sistemas Instrucionais. Publ. ORT-Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 1987.

23 Arte-final: Ministério da Saúde Programa Nacional de DST e Aids

24 MINISTERIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA NACIONAL DE DST E AIDS

Experiência: Sistema de Educação à Distância Cursos de Treinamento Para Profissionais de Laboratório - TELELAB

Experiência: Sistema de Educação à Distância Cursos de Treinamento Para Profissionais de Laboratório - TELELAB Experiência: Sistema de Educação à Distância Cursos de Treinamento Para Profissionais de Laboratório - TELELAB Ministério da Saúde - MS Secretaria de Políticas de Saúde - SPS Coordenação Nacional de Doenças

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UFRJ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UFRJ Av. Carlos Chagas Filho, 373 Prédio do CCS Bloco J Ilha do Fundão Rio de Janeiro RJ CEP: 21.941-590 Tel.:

Leia mais

EDITAL Nº 132/ INSCRIÇÕES

EDITAL Nº 132/ INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UFRJ Av. Carlos Chagas Filho, 373 Prédio do CCS Bloco J Ilha do Fundão Rio de Janeiro RJ CEP: 21.941-590 Tel.:

Leia mais

[Des] limites da arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades

[Des] limites da arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós- Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro [Des] limites da arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades Data: 29 de novembro de 2010 Locais:

Leia mais

EDITAL CEBRASPE N.º 01/2017 APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

EDITAL CEBRASPE N.º 01/2017 APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS EDITAL CEBRASPE N.º 01/2017 APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07 A Diretoria de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2016.2 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

Logística e políticas de Saúde envolvidas no uso dos testes rápidos no Mato Grosso do Sul Danielle G. Martins Tebet

Logística e políticas de Saúde envolvidas no uso dos testes rápidos no Mato Grosso do Sul Danielle G. Martins Tebet Logística e políticas de Saúde envolvidas no uso dos testes rápidos no Mato Grosso do Sul Danielle G. Martins Tebet Gerente Técnica do Programa Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais de Mato Grosso do

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL SOB DEMANDA CONTROLE DA QUALIDADE DE DETERGENTES ENZIMÁTICOS COM ABORDAGEM NOS ENSAIOS DE DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA PROTEASE E AMILASE Modalidade: Presencial

Leia mais

ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1

ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1 ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1 A Coordenação do da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IMA/UFRJ, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

Assistência à Pesquisa e Aperfeiçoamento Acadêmico MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS E ÁGUA

Assistência à Pesquisa e Aperfeiçoamento Acadêmico MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS E ÁGUA CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL SOB DEMANDA MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS E ÁGUA Modalidade: Presencial Periodicidade: sempre que houver demanda Responsáveis do Curso: Dra. Silvia Maria dos Reis Lopes e

Leia mais

Apoiar a iniciativa da comunidade escolar, diante de atividades sócio educativas

Apoiar a iniciativa da comunidade escolar, diante de atividades sócio educativas O Projeto Escolas é uma iniciativa da Fundação Marcopolo que busca o desenvolvimento do ambiente educacional, das relações da comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de enfrentar

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros ATO EDITAL Nº345 Em 13 de outubro de 2015 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE GASTRONOMIA DO EVENTO O MUNDO DOS VINHOS

REGULAMENTO DO CONCURSO DE GASTRONOMIA DO EVENTO O MUNDO DOS VINHOS REGULAMENTO DO CONCURSO DE GASTRONOMIA DO EVENTO O MUNDO DOS VINHOS OBJETIVO O concurso de gastronomia em questão é uma das programações do evento O mundo dos vinhos e visa a valorização do talento dos

Leia mais

Regulamento Encerramento das Inscrições 01/12/2017 (às 23h59, horário de Brasília DF/ Brasil)

Regulamento Encerramento das Inscrições 01/12/2017 (às 23h59, horário de Brasília DF/ Brasil) Regulamento 2018 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 23ª edição do festival

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2018.2 O Diretor Executivo do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL-, entidade de ensino criada pelo Decreto-Lei 4.048,

Leia mais

Bepa 2011;8(95):14-21

Bepa 2011;8(95):14-21 Informe Notificação dos casos assintomáticos soropositivos para o HIV no Sinan no Estado de São Paulo 2 a 21 Assymptomatic seropositive HIV case reporting for Sinan in the State of São Paulo 2 to 21 Gerência

Leia mais

1.2 - Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes.

1.2 - Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO - PROGRAMA LICOM (LÍNGUAS PARA COMUNIDADE) NORMAS PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS POR PROVA

Leia mais

1.2 - Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes.

1.2 - Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO - PROGRAMA LICOM (LÍNGUAS PARA COMUNIDADE) NORMAS PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Ciência para um desenvolvimento sustentável: III Feira de Ciências da Educação Básica do Mucuri Edital 01/2012

Ciência para um desenvolvimento sustentável: III Feira de Ciências da Educação Básica do Mucuri Edital 01/2012 III FECBAM SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO DO ESTADO DE MINAS GERAIS REGIONAL TEÓFILO OTONI SECRETARIA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI PREFEITURA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

Chamada de Trabalhos Acadêmicos

Chamada de Trabalhos Acadêmicos Chamada de Trabalhos Acadêmicos 7º Congresso Paisagismo Regenerativo 29 e 30 setembro de 2017 Sensibilidade e inteligência das plantas Neste ano de 2017, a coordenação do congresso abre espaço para que

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO

RECRUTAMENTO INTERNO RECRUTAMENTO INTERNO Cargo: Assistente de Processos Acadêmicos Setor/Local de Trabalho: GEAD / Cidade Universitária Início: Fevereiro/2015 Horário de Trabalho: Das 09:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 198 Em 27de abril de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/2 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado em Biotecnologia éparte integrante do currículo pleno do

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 688 Em 24 de outubro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Título: A ATUAÇÃO DO CTA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ/SP

Título: A ATUAÇÃO DO CTA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ/SP Título: A ATUAÇÃO DO CTA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ/SP Autores: Milena Luckesi de Souza¹, Grace do Prado Dan¹, Heloísa de Oliveira¹, Maria de Lurdes Munhoz¹ Serviço de Saúde: 1 - CTA - Centro de Testagem

Leia mais

EDITAL JIC-JUR IV Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ

EDITAL JIC-JUR IV Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ EDITAL JIC-JUR 2017 IV Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ A Direção da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), no uso de suas

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS, SOLAR FOTOVOLTAICAS E TERMELÉTRICAS A BIOMASSA.

CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS, SOLAR FOTOVOLTAICAS E TERMELÉTRICAS A BIOMASSA. INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER OU DOCUMENTO EQUIVALENTE DE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AO LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA

Leia mais

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2012

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2012 INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG 2012 e orientações para

Leia mais

Edital Concurso Cultural de Pintura em Tela 9º Festival do Umbu

Edital Concurso Cultural de Pintura em Tela 9º Festival do Umbu COOPERATIVA AGROPECUÁRIA FAMILIAR Edital Concurso Cultural de Pintura em Tela 9º Festival do Umbu 1. PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO 1.1 A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC),

Leia mais

REGULAMENTO SELO HOSPITAL UNIMED DE SUSTENTABILIDADE 2º EDIÇÃO (2016)

REGULAMENTO SELO HOSPITAL UNIMED DE SUSTENTABILIDADE 2º EDIÇÃO (2016) REGULAMENTO SELO HOSPITAL UNIMED DE SUSTENTABILIDADE 2º EDIÇÃO (2016) 1. ASPECTOS GERAIS O Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade tem como objetivo mobilizar os Hospitais Unimed a implantarem a sustentabilidade

Leia mais

1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÍVEL A 2018 (OBMEP Nível A 2018) REGULAMENTO

1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÍVEL A 2018 (OBMEP Nível A 2018) REGULAMENTO 1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÍVEL A 2018 (OBMEP Nível A 2018) REGULAMENTO 1. Da Realização A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE Chapecó (SC), 24 de maio de 2018 Ofício circular 001 / Olimpíada Regional de Matemática - UFFS /

Leia mais

UNEB Universidade do Estado da Bahia. Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, Salvador Bahia. CEP: Tel.:

UNEB Universidade do Estado da Bahia. Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, Salvador Bahia. CEP: Tel.: PROGRAMA O Programa de Apoio à Pós Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil PGPSE, constitui ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS Periodicidade: Anual Coordenação: Cláudia Gonçalves Thaumaturgo da Silva Márcia Moisés Objetivos do Curso Especializar profissionais

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) CRONOGRAMA 17/09/2018 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições. 17/09 a 24/09/2018 (até

Leia mais

Regras para o envio dos Temas Livres

Regras para o envio dos Temas Livres Regras para o envio dos Temas Livres 1 - Serão disponibilizadas duas modalidades de envio dos temas livres: Oral e Pôster, que deverão ser enviados na forma de resumo; 2 - Os resumos deverão ser enviados

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). CRONOGRAMA 14/10/16 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Abertura de inscrição para o Espaço Cultural do Banco Central em Belo Horizonte - Calendário 2013

Abertura de inscrição para o Espaço Cultural do Banco Central em Belo Horizonte - Calendário 2013 Abertura de inscrição para o Espaço Cultural do Banco Central em Belo Horizonte - Calendário 2013 I - DISPOSIÇÕES GERAIS 1. O Espaço Cultural, localizado no térreo do Edifício do Banco Central em Belo

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

O uso dos testes rápidos como ferramenta efetiva para a saúde pública experiência brasileira

O uso dos testes rápidos como ferramenta efetiva para a saúde pública experiência brasileira O uso dos testes rápidos como ferramenta efetiva para a saúde pública experiência brasileira Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 A Empresa Júnior Politech Projetos e Consultoria, da escola Politécnica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- UNILESTE comunica a comunidade

Leia mais

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II REGULAMENTO Curso Descentralizado Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II São Paulo 2017 I Nome do curso Metodologia da Pesquisa

Leia mais

CURSO SALVE UMA VIDA

CURSO SALVE UMA VIDA CURSO SALVE UMA VIDA CURSO SALVE UMA VIDA 1. Do Curso 1.1. O curso Salve uma Vida é um Projeto de Responsabilidade Social da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, subordinado à Diretoria Executiva, correspondente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS FACULDADE NACIONAL DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS FACULDADE NACIONAL DE DIREITO EDITAL DA V JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO DA UFRJ A Direção da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), no uso de suas atribuições,

Leia mais

REALIZAÇÃO: SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO NO ESTADO DE SANTA CATARINA - www.sinsesc.com.br sinsesc@sinsesc.com.br COORDENAÇÃO: Profª. Drª. Raquel Carolina S F D Ely Professora Curso Secretariado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018. RETIFICAÇÃO Nº 02 Ao Edital 01/2018

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018. RETIFICAÇÃO Nº 02 Ao Edital 01/2018 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 RETIFICAÇÃO Nº 02 Ao Edital 01/2018 A Comissão Organizadora do Concurso Público e o INSTITUTO IBDO, tornam pública a RETIFICAÇÃO Nº 02 ao Edital 01/2018, permanecendo inalterados

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

EDITAL - DPU/GABDPGF DPGU - Nº 80 2º CONCURSO DE REDAÇÃO

EDITAL - DPU/GABDPGF DPGU - Nº 80 2º CONCURSO DE REDAÇÃO EDITAL - DPU/GABDPGF DPGU - Nº 80 2º CONCURSO DE REDAÇÃO O SUBDEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL, usando das atribuições que lhe são conferidas pelos artigos 7º e 8º, incisos I, III e XIII da Lei Complementar

Leia mais

Data da Visita / / 1.1 Polo de Apoio Presencial. Nome: Município: UF: 1.2 Endereço do Polo

Data da Visita / / 1.1 Polo de Apoio Presencial. Nome: Município: UF: 1.2 Endereço do Polo 1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Capes DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DED Coordenação-Geral de Infraestrutura de Polo e Núcleos CGIP Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR PARA O PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 RETIFICAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR PARA O PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 RETIFICAÇÃO EDITAL COMPLEMENTAR PARA O PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 RETIFICAÇÃO O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus - HMTJ torna público, conforme dispõe a legislação vigente, que estarão abertas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia PROCEDIMENTOS PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM ZOOTECNIA Visando

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP 88010-020 Florianópolis/SC Tel.: 48 3251 0515 www.sc.senac.br VI CONCURSO LITERÁRIO REDE DE BIBLIOTECAS

Leia mais

HEMOCENTRO RP POIH PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP POIH PROCEDIMENTO OPERACIONAL 1. OBJETIVO HEMOCENTRO RP POIH - 036 PROCEDIMENTO OPERACIONAL CONSULTA AO CADASTRO NACIONAL DE SANGUE RARO, SOLICITAÇÃO E TRANSPORTE DO CONCENTRADO DE HEMÁCIAS REV.: 0 P.: 01/06 Orientar a consulta ao

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA 1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA EDITAL PARA O PROCESSO DE OBTENÇÃO DOS TÍTULOS DE ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E ESPECIALISTA

Leia mais

Curso de Atualização sobre a Interface Saúde e Justiça na Aplicação da Atual Lei de Drogas

Curso de Atualização sobre a Interface Saúde e Justiça na Aplicação da Atual Lei de Drogas Curso de Atualização sobre a Interface Saúde e Justiça na Aplicação da Atual Lei de Drogas Estarão abertas as inscrições para o Curso de Atualização sobre a Interface Saúde e Justiça na Aplicação da Atual

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.2 A Fundação Centro de Ciências e Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação CECIERJ,

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO EDITAL I CURSO DE INVERNO EM SAÚDE DA MULHER (CISM)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO EDITAL I CURSO DE INVERNO EM SAÚDE DA MULHER (CISM) EDITAL I CURSO DE INVERNO EM SAÚDE DA MULHER (CISM) A Comissão Organizadora do I Curso de Inverno em Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) torna

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS CHAMADA ESPECIAL PARA CANDIDATOS EXTERNOS AO INI/FIOCRUZ EM DISCIPLINAS ELETIVAS OFERECIDAS PELO PROGRAMA DE PESQUISA CLINICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS - PCDI (2019.1º) O Instituto Nacional de Infectologia

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 02/05/2019

Guia de Serviços Atualizado em 02/05/2019 Guia de Serviços Atualizado em 02/05/2019 Solicitar diagnóstico de referência em hepatite B Atualizado em: 02/05/2019 Descrição O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) atua como Laboratório de Referência

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

CONCURSO DE DESENHO A BELEZA NA ESCULTURA DE MICHELANGELO

CONCURSO DE DESENHO A BELEZA NA ESCULTURA DE MICHELANGELO REGULAMENTO CONCURSO DE DESENHO A BELEZA NA ESCULTURA DE MICHELANGELO Este concurso se destina a selecionar o melhor desenho, que representa o tema A Beleza na Escultura de Michelangelo. Para efeito do

Leia mais

Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 9

Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 9 Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 9 3º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: DIMENSIONAL Revisão 03 de 20 de janeiro de 2011 Q SETTING

Leia mais

EDITAL Nº 03, DE 10 DE MAIO DE 2017.

EDITAL Nº 03, DE 10 DE MAIO DE 2017. EDITAL Nº 03, DE 10 DE MAIO DE 2017. INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ALUNOS VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET SAÚDE/GRADUASUS A Direção Geral da Faculdade Unigran Capital, por

Leia mais

Regulamento Documentários. 2. Formato pra exibição no festival: DCP. 3. Produções finalizadas a partir de janeiro de 2016.

Regulamento Documentários. 2. Formato pra exibição no festival: DCP. 3. Produções finalizadas a partir de janeiro de 2016. Regulamento 2017 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 22ª edição do festival

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Solicitar diagnóstico de referência em febre amarela Atualizado em: 30/04/2019 Descrição O Laboratório de Flavivírus (LABFLA) atua como Laboratório de Referência

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL CURSO NACIONAL DE TREINADORES DE VOLEIBOL DE QUADRA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL CURSO NACIONAL DE TREINADORES DE VOLEIBOL DE QUADRA ANEXO 1 FORMULÁRIO PARA PEDIDO DE CURSOS DE TREINADORES DE VOLEIBOL DE QUADRA 1. Informações Gerais: FEDERAÇÃO / INSTITUIÇÃO: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: CEP.: TELEFONES: FAX: CONTATO (Nome): 2. Dados Específicos:

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde ASSUNTOS REGULATÓRIOS PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde ASSUNTOS REGULATÓRIOS PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO CURSO DE ATUALIZAÇÃO ASSUNTOS REGULATÓRIOS PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO Modalidade: Presencial Periodicidade: Anual Responsável do Curso: Marisa Coelho Adati - Doutora em Vigilância Sanitária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL N O 11 - PROINTER/UFC, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTRANGEIRAS CONVENIADAS COM A UFC O Pró-Reitor de Relações Internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL No. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL No. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL No. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR DA CAPES (PDSE) PARA O PRIMEIRO

Leia mais

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual...

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 2019 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo... 4 3. Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 5 4. Como proceder para realizar nossos cursos...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA EDITAL Nº 493 DE 15/08/2017 PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM TOXICOLOGIA

Leia mais

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas Diretrizes Perguntas e respostas Axis Certification Program Índice 1. Finalidade e benefícios 3 2. Como tornar-se um Axis Certified Professional 3 3. Após o Exame 5 1. Finalidade e benefícios P: Qual é

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DAS VAGAS DE NÍVEL 01 DOS CURSOS DE LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE (LICOM/PLIC) 2016.

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DAS VAGAS DE NÍVEL 01 DOS CURSOS DE LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE (LICOM/PLIC) 2016. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DAS VAGAS DE NÍVEL

Leia mais

SELEÇÃO PARA FISCAIS DO CONCURSO DOCENTE EDITAL Nº 29 DE 12 DE SETEMBRO DE 2018

SELEÇÃO PARA FISCAIS DO CONCURSO DOCENTE EDITAL Nº 29 DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 EDITAL 18/2018 - COMISSÃO LOCAL DE CONCURSOS SELEÇÃO PARA FISCAIS DO CONCURSO DOCENTE EDITAL Nº 29 DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 O Substituto do Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Trindade e o(a) Presidente

Leia mais

CURSO 1: MUSCULAÇÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS CURSO 2: MUSCULAÇÃO MONTAGEM DE PROGRAMAS CURSO 1: MUSCULAÇÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS OBJETIVOS CONTEÚDO

CURSO 1: MUSCULAÇÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS CURSO 2: MUSCULAÇÃO MONTAGEM DE PROGRAMAS CURSO 1: MUSCULAÇÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS OBJETIVOS CONTEÚDO C.V. RESUMIDO Pesquisador do CNPq Pós-Doutorado Universidade Politécnica de Madrid Madrid - Espanha Doutor Actividade Física Universidade de Granada - Espanha Doutor Bases Fisiológicas da Nutrição Universidade

Leia mais

1 Apresentação Como se inscrever Como se matricular Compromissos dos alunos Transferência de alunos...

1 Apresentação Como se inscrever Como se matricular Compromissos dos alunos Transferência de alunos... Página 2 Sumário 1 Apresentação... 3 2 Quem pode se inscrever em cursos do VENCE... 3 3 Em quais cursos o aluno pode se inscrever... 3 4 Como se inscrever... 4 5 Como será feita a classificação dos candidatos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS FONE:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS FONE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS FONE: 63-3232-8078/3232-8103/e-mail:isf@uft.edu.br EDITAL Nº 19/2014 - DAI/NucLi PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2014 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede na SCRS 505, Bloco

Leia mais

EDITAL Nº 01/ SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA O DIA DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE TODOS OS CURSOS 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA:

EDITAL Nº 01/ SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA O DIA DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE TODOS OS CURSOS 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA: 1 EDITAL Nº 01/2019.1 TODOS OS CURSOS 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRA: A COORDENAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA / COLETA SELETIVA, DA comunica aos interessados a abertura da seleção de estudantes

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA Periodicidade: Anual Coordenação: Jesus Pais Ramos Otávio Maia Porto O Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária é realizado pelo Centro de Referência

Leia mais

Abertura de inscrição para processo seletivo Calendário 2012

Abertura de inscrição para processo seletivo Calendário 2012 Espaço Cultural Banco Central do Brasil em Belo Horizonte Abertura de inscrição para processo seletivo Calendário 2012 I - DISPOSIÇÕES GERAIS 1. O Espaço Cultural, localizado no térreo do Edifício do Banco

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I de abril de 2014 Edição Extra

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I de abril de 2014 Edição Extra BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I 2014 15 de abril de 2014 Edição Extra Câmpus Barbacena Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 - São José CEP: 36.205-018 Barbacena MG BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I Edição Extra 15/04/2014

Leia mais

PORTARIA Nº DE 10 DE JULHO DE 2006.

PORTARIA Nº DE 10 DE JULHO DE 2006. PORTARIA Nº 1.469 DE 10 DE JULHO DE 2006. Dispõe sobre o ressarcimento de custos operacionais de sangue e hemocomponentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando houver fornecimento aos não-usuários do

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Recursos Humanos

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Recursos Humanos I AUXILIAR ADMINISTRATIVO Ensino Médio - Completo Salário R$ 1384,56 Taxa de inscrição R$ 120,00 1. Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e outras de interesse

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO-MONITOR BOLSISTA PARA A DISCIPLINA DE ENDODONTIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 1º DE JUNHO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 1º DE JUNHO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 1º DE JUNHO DE 2012 Estabelece normas para realização, execução e avaliação do Estágio Obrigatório e Optativo no Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-rei.

Leia mais

EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH

EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde Sbrafh faz saber

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 01/2017 - COMISSÃO LOCAL DE CONCURSOS SELEÇÃO PARA FISCAIS DO CONCURSO DOCENTE EDITAL Nº 11 DE 03 DE ABRIL DE 2017 A Diretora Geral de Implantação e o Presidente da Comissão Local de Concurso Público,

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP 88010-020 Florianópolis/SC Tel.: 48 3251 0515 www.sc.senac.br V CONCURSO LITERÁRIO REDE DE BIBLIOTECAS

Leia mais