Capítulo IV: As Antenas Filamentares - o Dipolo Elétrico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo IV: As Antenas Filamentares - o Dipolo Elétrico"

Transcrição

1 4 Capítulo V: As Antenas Filamentares - o Dipolo Elétrico As antenas filamentares estão entre as mais antigas, simples baratas e, em muitos casos, as mais versáteis em diversas aplicações. A geometria de uma antena filamentar do tipo dipolo alimentado pelo centro é mostrada abaixo: l Para obter os campos radiados pelo dipolo é preciso conhecer sua distribuição de corrente, que pode ser determinada resolvendo as equações de Maxwell sujeitas às condições de contorno impostas pela antena. sto constitui um problema complexo que geralmente é resolvido usando métodos numéricos. Para simplificar a análise supõe-se que a distribuição de corrente é senoidal. Medidas de corrente indicam que esta é uma boa aproximação para antenas finas, ou seja, quando seu diâmetro (d) é pequeno comparado ao comprimento de onda (p. ex., d < λ/). Distribuição de corrente (antenas finas: d < λ/): () z = l sen β z l sen β + z para para z l / l / z π β = (4.1) λ Esta distribuição é idêntica à de uma onda estacionária numa linha de transmissão terminada num circuito aberto. Por esta razão este tipo de antena também é conhecido como antena de onda estacionária. A figura abaixo mostra a distribuição de correntes numa linha de transmissão terminada num circuito aberto e a distribuição num dipolo de comprimento genérico l.

2 43 As figuras abaixo ilustram a distribuição de corrente em dipolos de diversos comprimentos: l << λ l = λ/ λ/ < l < λ λ < l < 3λ/ Cálculo dos campos radiados (na região de campos distantes): Para calcular os campos radiados por uma antena filamentar considera-se que ela é formada por uma sucessão de dipolos infinitesimais (elementos de corrente). O campo total é a soma (integral) dos campos devidos a cada elemento infinitesimal. A configuração geométrica para o cálculo dos campos distantes é mostrada na figura abaixo:

3 44 O campo radiado por um elemento infinitesimal de corrente é dado por: de θ ( z) jβr = η dz sen θ je. (4.) λr Na região de campos distantes, onde R // r e θ θ, são feitas as seguintes aproximações: Termos de amplitude: Termos de fase: R r R r - z cosθ. Desta forma: ( z) jβr jβz cos θ de θ = η dz sen θ je e. (4.3) λr O campo total é dado por E θ = de θ, ou seja: E E θ θ = η sen θ λr jβz cos () z e dz l / jβr θ je l / sen θ jβr l jβz cos θ = η je senβ + z e dz + l / λr l / l senβ z e jβz cos θ dz. Calculando as integrais e agrupando os termos obtém-se finalmente:

4 45 E θ = η βl βl cos cosθ cos πr sen θ jβr je. (4.4a) Na região de campos distantes H φ = E θ /η. Portanto: H φ βl βl cos cosθ cos = je πr sen θ jβr. (4.4b) As equações (4.4a) e (4.4b) permitem calcular os campos distantes E θ e H φ radiados por uma antena linear fina, de comprimento l, simétrica e alimentada pelo centro. A forma do diagrama de campo é dada pelo fator entre colchetes. Eis alguns exemplos de diagramas de campo para antenas com diferentes comprimentos: dipolo de meia onda dipolo de onda completa dipolo com l = 1,5λ Densidade de potência e intensidade de radiação: 1 1 * O valor médio da densidade de potência é dado por: med = E θ () t H φ () t dt = Re{ E θ H φ } Usando (4.4a) e (4.4b) obtém-se: P. T T A intensidade de radiação é dada por: βl βl cos cos cos θ η P med =. [W/m ] (4.5) 8π r sen θ

5 46 U ( θ, φ) = r βl βl cos cos cos θ η P med =. [W/sr] (4.6) 8π sen θ Para obter a potência total radiada pela antena pode-se integrar (4.5) através da superfície de uma esfera de raio r na região de campos distantes: P T = S r P med r ds= π π φ= θ= P med r η sen θdθdφ = 4π π βl βl cos cosθ cos sen θ dθ. (4.7) A integral anterior pode ser avaliada tanto analítica quanto numericamente, o que permite calcular a potência total radiada pela antena. Resistência de radiação: Como R r = PT /, a resistência de radiação pode ser obtida diretamente a partir do cálculo da integral em (4.7). Diretividade: Sabendo-se que D = U max /U med e U med = P T /4π, pode-se calcular a diretividade também a partir da integração em (4.7). A figura abaixo mostra a diretividade e a resistência de radiação em função do comprimento da antena (normalizado em relação ao comprimento de onda).

6 47 Por exemplo, para o dipolo de meia onda a diretividade é de 1,64 (ou,15 dbi) e a resistência de radiação é de 73 Ω. Resistência de entrada: A impedância de entrada é definida como a razão entre a tensão e a corrente nos terminais de entrada da antena. A parte real desta impedância é a resistência de entrada a qual, para uma antena sem perdas, corresponde à sua resistência de radiação. Esta é calculada dividindo o dobro da potência total radiada pela corrente máxima na antena ao quadrado. Entretanto, dependendo do comprimento da antena, o máximo de corrente pode não corresponder ao ponto de alimentação. sto acontece, por exemplo, para l = 3λ/4, λ, λ, etc. A figura abaixo ilustra este fato. Para referir a resistência de radiação aos terminais de entrada, deve-se igualar à potência nos terminais de entrada à potência no máximo de corrente: 1 R in in 1 = R r, (4.8) onde R r é a resistência de radiação referida ao máximo de corrente, R in é a resistência de radiação referida aos terminais de entrada, é a corrente máxima e in é a corrente nos terminais de entrada. Pode-se mostrar que, para l λ/, estas correntes estão relacionadas por: De (4.8) e (4.9) obtém-se finalmente: in = βl sen. (4.9) R in = R r. (para l λ/) (4.1) βl sen

7 48 A aplicação de (4.1) para um dipolo de onda completa (l = λ), por exemplo, dá uma resistência de entrada infinita (R in = ). sto implica que a antena seria vista como um circuito aberto pelos circuitos de alimentação a ela conectados e não haveria assim transferência de energia destes circuitos para antena, tornando a radiação impossível. Na realidade a resistência de entrada desta antena é elevada mas não infinita uma vez que a distribuição senoidal de corrente é apenas uma aproximação. Na prática, a corrente nos terminais de alimentação nunca será nula, de forma que a radiação é possível. O Dipolo de Meia Onda Uma das antenas mais usadas é o dipolo de meia onda, que consiste em dois segmentos metálicos alinhados, com comprimento total igual a λ/. Distribuição de corrente: a partir de (4.1), com l = λ/ e lembrando que β = π/λ, tem-se: π = β. (4.11) () z sen ± βz = cos z Campos distantes: A partir de (4.4a) e (4.4b) obtém-se: E θ π cos cosθ je πr sen θ jβr = η e H π cos cosθ je πr sen θ jβr φ =. (4.1)

8 49 Diagrama de radiação: Resistência de radiação: a partir de (4.7), a potência total radiada pelo dipolo de meia onda é dada por: π cos cosθ η π P = T dθ. (4.13) 4π sen θ Pode-se mostrar que o valor da integral entre colchetes é igual a 1,18. Desta forma: 1,18η 1 P T = = R r, ou seja, R r 73Ω. (4.14) 4π Diretividade: a diretividade de uma antena é dada por De (4.6), com l = λ/ tem-se D U max max = = 4π. U med U P T π cos cosθ η U( θ, φ) = 8π sen θ U max η =. (4.15) 8π De (4.14) e (4.15) tem-se, portanto: U max η 4π D = 4π = 4π D = 1,64 ou,15dbi. (4.16) π P T 8 1,18η Abertura efetiva: A e λ = D 4π A e =,131λ =, 5 l,361 λ,361 λ

9 5 mpedância de entrada: para um dipolo de meia onda sem perdas, a parte real da impedância de entrada é idêntica à sua resistência de radiação (uma vez que o máximo de corrente coincide com seus terminais de alimentação). Para calcular a parte reativa da impedância de entrada devese integrar a densidade de potência radiada na região de campos próximos (numa superfície fechada envolvendo a antena e muito próxima a ela). Para o dipolo de meia onda este cálculo resulta numa parte reativa de 4,5 Ω. Assim: Z in = 73+ j4, 5 Ω (4.17) De forma a casar o dipolo com uma linha de transmissão (p. ex., com Z = 5 Ω), em primeiro lugar deve-se fazer sua impedância de entrada puramente resistiva. Para isto pode-se usar um capacitor de modo a eliminar a parte indutiva de sua impedância na freqüência de operação. Entretanto, na prática é mais comum encurtar ligeiramente o comprimento do dipolo de forma a torná-lo ressonante, isto é, com impedância de entrada puramente resistiva. Por exemplo, um dipolo fino, com l,49λ, tem impedância de entrada puramente real (Z in 7 Ω). Tabela comparativa: Diretividade Diretividade [dbi] HPBW A e R r [Ω] Antena isotrópica ,8λ π l / λ Dipolo infinitesimal 1,5 1,76 9,1λ ( ) Dipolo λ/ 1,64,15 78,13λ 73 A Antena Cilíndrica (dipolos espessos) Até aqui foram consideradas as antenas finas (filamentares), cujos diâmetros são desprezíveis comparados ao comprimento de onda. Neste caso, a distribuição de corrente é senoidal. Para uma antena espessa, entretanto, o diâmetro não é desprezível (por exemplo, d > λ/) e a distribuição senoidal de corrente não é exata. Para obter a distribuição exata de corrente devem-se resolver as equações de Maxwell sujeitas às condições de contorno impostas. Pode-se mostrar que o diâmetro (ou raio) finito tem um efeito maior sobre a impedância de entrada da antena, com pouca influência sobre seu diagrama de radiação.

10 51 nfluência do raio finito sobre a distribuição de corrente: Como ilustração, a figura abaixo mostra a distribuição de corrente num dipolo de onda completa (l = λ) cujo raio representa um centésimo do comprimento de onda (a =,1λ). A curva tracejada corresponde à distribuição senoidal e a curva contínua foi obtida através da resolução do problema usando uma técnica numérica (método dos momentos). Observa-se uma grande discrepância entre as duas distribuições no ponto de alimentação da antena. A distribuição senoidal prevê um zero de corrente neste ponto, o que implicaria numa impedância de entrada infinita, o que não é correto. A distribuição obtida com o método dos momentos aproxima-se bem mais da distribuição real. nfluência do raio finito sobre o diagrama de radiação: A figura abaixo mostra os diagramas de radiação em função da relação de comprimento total para o diâmetro (l/a) para diversas antenas cilíndricas de diferentes comprimentos. l a = l a = 45 l a = 5 l a = 8,7

11 5 Observa-se que o efeito principal do aumento do raio é o preenchimento de alguns dos zeros do diagrama e o cancelamento de alguns dos lobos menores (particularmente para l = 1,5λ). nfluência do raio finito sobre a impedância de entrada: As figuras abaixo mostram a variação da resistência e da reatância de entrada de um dipolo espesso em função de seu comprimento elétrico (l/λ) para diversos valores da relação entre seu comprimento e seu diâmetro (l/a). l/λ l/λ Pode-se observar que a antena de meia onda será ressonante (X in = ) para comprimentos ligeiramente inferiores a λ/, os quais diminuem com o aumento da espessura da antena. Neste caso, a espessura tem pouca influência sobre o valor da resistência de entrada. Por outro lado, para o dipolo de onda completa (l = λ), tem-se uma variação muito grande da resistência de entrada com a espessura da antena. Observa-se também que antenas muito curtas (l << λ) têm reatância de entrada fortemente capacitiva. A figura abaixo permite ver com mais clareza a variação da impedância de entrada de uma antena fina em função de seu comprimento (l/λ) e de sua espessura ( a / λ ).

12 53 a / λ = Uma representação alternativa consiste em mostrar a resistência e a reatância de entrada em diagramas espirais no plano complexo como função da espessura da antena. Na figura a seguir, os eixos horizontal e vertical correspondem, respectivamente, à resistência e à reatância de entrada da antena. A espiral em linha contínua representa a variação de impedância de entrada para uma antena fina (l/a = 4) e a espiral em linha tracejada para um dipolo espesso ((l/a = 1). Em ambos os casos, o semicomprimento do dipolo é variável sobre a espiral, desde l/ =,1λ até l/ = 1,1λ. Obviamente, para uma antena de comprimento fixo, esta variação pode representar o comportamento de sua impedância de entrada com relação à freqüência.

13 54 Observa-se que as variações de impedância de entrada com a freqüência são bem menores para a antena espessa do que para a antena fina. sto mostra que se pode aumentar a largura de faixa de operação de um dipolo simplesmente aumentando seu diâmetro. mpedância mútua entre antenas lineares Sejam duas antenas próximas, conforme a figura abaixo: antena 1 antena 1 V 1 + _ + _V

14 55 A presença de uma antena altera a impedância de entrada da outra e vice-versa. O sistema pode ser representado por uma rede de quatro terminais (quadripolo) descrita pelas seguintes relações tensão-corrente: V V 1 = Z = Z Z 1 + Z, (4.18) onde Z 11 é a impedância própria da antena 1, Z é a impedância própria da antena e Z 1 = Z 1 é a impedância mútua entre as antenas. Na presença da antena, a impedância de entrada da antena 1 (Z in 1) é dada por: V 1 Z = = + in 1 Z11 Z1. (4.19) 1 1 Para casar a antena 1 com seu circuito de alimentação, Z in 1 deve estar casada com a impedância da linha. sto mostra que o casamento deve levar em conta não somente a impedância da antena isolada no espaço mas também seu acoplamento com antenas próximas. As figuras abaixo mostram as curvas de resistência mútua (R 1 ) e reatância mútua (X 1 ) de dois dipolos de meia onda em diferentes configurações como função da distância entre eles. dipolos lado a lado dipolos colineares

15 56 Verifica-se que a configuração lado a lado apresenta efeitos mútuos mais intensos já que as antenas estão posicionadas na direção de máxima radiação. Como esperado, observa-se que os valores de impedâncias mútuas diminuem com o aumento da separação entre as antenas para ambas as configurações. Exercício: Dois dipolos de meia onda idênticos estão colocados lado a lado e são alimentados com correntes de mesmo valor. Se a separação entre eles é de,35λ, calcule a impedância de entrada de cada um deles. Solução: De (4.19), com correntes iguais, tem-se que Z in 1 = Z 11 + Z 1. Da figura precedente (dipolos lado a lado) com d =,35λ obtém-se: Z 1 = 5 - j38 Ω. Como Z 11 = 73 + j4,5 Ω, vem: Z in 1 = 98 + j4, 5 Ω. (dem para Z in ) Antenas lineares em presença de planos condutores: o método das imagens Até aqui se considerou a radiação de antenas no espaço livre ilimitado. Na prática, entretanto, as antenas estão geralmente colocadas sobre ou a pouca distância da terra ou de alguma outra superfície refletora. A presença destas superfícies pode alterar significativamente as propriedades de radiação da antena assim como sua impedância de entrada. Antena radiando em presença da terra: A figura abaixo mostra uma antena colocada a uma distância h acima da terra. Para simplificar a análise, considera-se a terra como um plano condutor perfeito.

16 57 No ponto P 1 chegam duas ondas: uma vindo diretamente da antena (onda direta) e outra que chega após sofrer uma reflexão no ponto R 1 (onda refletida). A onda refletida pode ser vista como uma onda emitida por uma fonte virtual colocada a uma distância h abaixo do plano de terra (fonte imagem). Para um ponto P, o ponto de reflexão é R mas a fonte virtual é a mesma. sto é verdadeiro para todos os pontos acima do plano condutor. Desta forma, a análise de uma antena próxima a um plano condutor pode ser feita substituindo o plano por fontes virtuais que representam as reflexões neste plano. Acima do plano condutor, os campos gerados pelo sistema equivalente são idênticos aos do sistema real. Abaixo do plano condutor, os campos são nulos. A figura a seguir ilustra o método das imagens. A direção das setas indica o sentido da corrente na antena real e na antena imagem. Como ilustração dos efeitos da terra na radiação de uma antena, a figura abaixo mostra os diagramas de radiação (plano vertical) de um dipolo de meia onda colocado verticalmente a diversas distâncias h acima da terra (considerada perfeitamente condutora). Os efeitos sobre a impedância do dipolo são mostrados na figura abaixo.

17 58 O monopolo de quarto de onda Consiste num fio metálico retilíneo, com comprimento igual a λ/4, colocado sobre um plano condutor infinito (plano de terra). O campo produzido na região acima do plano de terra pelo monopolo e por sua imagem é o mesmo que seria produzido por um dipolo de meia onda sem a presença do plano de terra. Diagrama de radiação: acima do plano de terra, é idêntico ao do dipolo de meia onda. π cos cosθ η U( θ, φ) = ( θ 9 ) 8π sen θ Resistência de radiação: como o monopolo de quarto de onda só radia no hemisfério superior, a potência total radiada corresponde à metade da potência radiada pelo dipolo de meia onda alimentado com a mesma corrente. Desta forma, sua resistência de radiação será à metade da do dipolo.,69η 1 P T = = R r, ou seja, R r 36, 5 Ω. (4.) 4π Diretividade : a partir de (4.16) e (4.), tem-se que a diretividade do monopolo é o dobro da do dipolo: U max η 4π D = 4π = 4π D = 3,8 ou 5,16 db. (4.1) π P T 8,69η

18 59 Abertura efetiva: A e λ = D 4π A e =,61λ = 4, 176 l,511 λ,511 λ mpedância de entrada: assim como com a resistência de radiação, a impedância de entrada do monopolo é a metade da do dipolo. Z in 73 + j4,5 Ω = Z in = 36,5 + j1, 5 Ω. (4.) Antenas do tipo monopolo têm larga aplicação prática, por exemplo, em radiodifusão, telefonia móvel, radioamadorismo, etc. Na transmissão de rádio em ondas médias (de 3 khz a 3 MHz), o monopolo consiste numa torre alta colocada diretamente sobre a terra. Neste caso, para melhor simular um plano metálico, geralmente a antena é instalada em regiões de solo úmido, de baixa resistividade. Além disso, usa-se uma malha de terra feita com fios de cobre dispostos radialmente a partir da base da antena (tipicamente 1 radiais de comprimento em torno de λ/4). Para monopolos instalados num veículo, a própria estrutura metálica deste atua como plano de terra. Para obter um diagrama onidirecional, pode-se instalar a antena no teto do veículo. Caso se deseje um diagrama direcional, é possível instalá-la nas laterais do veículo ou nos pára-choques. A alimentação do monopolo pode ser feita através de um cabo coaxial tendo seu condutor externo conectado ao plano de massa e o condutor interno conectado ao fio metálico. Em algumas aplicações, as configurações mostradas abaixo podem ser utilizadas. O plano de terra circular tem diâmetro de cerca de meio comprimento de onda. Na figura do centro, o plano circular foi substituído por quatro condutores radiais. A inclinação destes condutores permite alterar os níveis de impedância e o ângulo de cobertura dos diagramas verticais.

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas Lista de Problemas Parâmetros fundamentais das antenas 1) Uma antena isotrópica no espaço livre produz um campo eléctrico distante, a 100 m da antena, de 5 V/m. a) Calcule a densidade de potência radiada

Leia mais

ANTENAS - TÓPICOS DAS AULAS - 1. Introdução. 2. Dipolo hertziano. 3. Antena dipolo de meia onda. 4. Antena monopolo de quarto de onda.

ANTENAS - TÓPICOS DAS AULAS - 1. Introdução. 2. Dipolo hertziano. 3. Antena dipolo de meia onda. 4. Antena monopolo de quarto de onda. ANTENAS - TÓPICOS DAS AULAS - 1. Introdução.. Dipolo hertziano. 3. Antena dipolo de meia onda. 4. Antena monopolo de quarto de onda. 5. Antena em anel pequeno. 6. Características das antenas. 7. Conjunto

Leia mais

Antenas e Propagação. Artur Andrade Moura.

Antenas e Propagação. Artur Andrade Moura. 1 Antenas e Propagação Artur Andrade Moura amoura@fe.up.pt 2 Equações de Maxwell e Relações Constitutivas Forma diferencial no domínio do tempo Lei de Faraday Equações de Maxwell Lei de Ampére Lei de Gauss

Leia mais

Módulo II Linhas de Transmissão. Linhas sem Perdas LTs Terminadas Impedância de Entrada Terminações especiais LTs com tamanhos especiais

Módulo II Linhas de Transmissão. Linhas sem Perdas LTs Terminadas Impedância de Entrada Terminações especiais LTs com tamanhos especiais Módulo II Linhas de Transmissão Linhas sem Perdas LTs Terminadas Impedância de Entrada Terminações especiais LTs com tamanhos especiais Linhas sem Perdas As linhas de transmissão disponíveis comercialmente

Leia mais

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila Antenas nas estações terrenas 2 Três classes principais Antenas cornetas (Horn Antenna) Rede de antenas

Leia mais

Tópicos em Engenharia Tópicos em Telecomunicações

Tópicos em Engenharia Tópicos em Telecomunicações Tópicos em Engenharia Tópicos em Telecomunicações Aulas 11 a 13 Fundamentos Básicos de Antenas 1 Introdução Princípios Antenas Dipolo Arranjo de Antenas Antena Yagi Antena Monopolo Antena Parabólica Antena

Leia mais

ir c são complexos, devendo-se levar em consideração na medida tanto sua

ir c são complexos, devendo-se levar em consideração na medida tanto sua UFPR - DET Medidas Elétricas Prof. Marlio Bonfim A impedância característica de um cabo qualquer pode ser medida numa dada frequência aplicando-se um sinal senoidal numa das extremidades, medindo-se a

Leia mais

Lista 1 - Entregar dia 19 de agosto de 2005.

Lista 1 - Entregar dia 19 de agosto de 2005. Lista 1 - Entregar dia 19 de agosto de 2005. 0 - Estudar o Capítulo 3 do Balanis. 1 - Balanis, problema 3.3. 2 - Balanis, problema 3.5. Lista 2 - Entregar dia 2 de setembro de 2005. 0 - Estudar os Capítulos

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 14 Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão Revisão Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 13 Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão Revisão Propagação da energia eletromagnética

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações. Professor:

Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações. Professor: Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações Professor: ATIVIDADE 4: Pesquise a respeito de antenas, o que são, quais os princípios básicos de funcionamento

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 13 Revisão Modelo de elementos distribuídos Modelar a linha em pequenos elementos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica. Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica. Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 4 a LISTA DE EXERCÍCIOS Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas Professor: César Augusto Dartora 1 *1) Mostre

Leia mais

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Potenciais retardados e dipolo de Hertz (Introdução) (Capítulo 11 Páginas 395a 400) (Capítulo 14 Páginas 511

Leia mais

Antenas e Propagação. Artur Andrade Moura.

Antenas e Propagação. Artur Andrade Moura. 1 Antenas e Propagação Artur Andrade Moura amoura@fe.up.pt 2 Anel circular curto (perímetro C = 2πa < 0.1λ) Geometria para estudo do campo distante Constante O potencial vector A é Sendo: 3 R, r e a são:

Leia mais

1 Introdução às linhas de transmissão

1 Introdução às linhas de transmissão Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Ondas e Linhas Prof. Dr. Helder Alves Pereira Lista de exercícios 1 Introdução às linhas de transmissão 1.1 Notas de Aula

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

PROE Radiação Aula 4

PROE Radiação Aula 4 1 PROE Radiação Aula 4 Antena de espira (Dipolo magnético de Hertz) 2 Anel de pequenas dimensões (por ex. raio a

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A /1 Data: 05/07/2018 V 2B 2 R 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A /1 Data: 05/07/2018 V 2B 2 R 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A - 2018/1 Data: 05/07/2018 Seção 1 - Multipla escolha (12 0, 7 + 2 0, 8= 10 pontos) 1. (0, 7 ponto)uma

Leia mais

Lista de Exercícios 1: Eletrostática

Lista de Exercícios 1: Eletrostática Lista de Exercícios 1: Eletrostática 1. Uma carga Q é distribuída uniformemente sobre um fio semicircular de raio a, que está no plano xy. Calcule a força F com que atua sobre uma carga de sinal oposto

Leia mais

26/06/17. Ondas e Linhas

26/06/17. Ondas e Linhas 26/06/17 1 Ressonadores em Linhas de Transmissão (pags 272 a 284 do Pozar) Circuitos ressonantes com elementos de parâmetros concentrados Ressonadores com linhas de transmissão em curto Ressonadores com

Leia mais

PROE 2011/12. 2º Semestre. Problemas de Radiação

PROE 2011/12. 2º Semestre. Problemas de Radiação PROE 2011/12 2º Semestre Problemas de Radiação Versão de Fevereiro 2012 Problema RA-1 Dipolo Eléctrico de Hertz/Espira Circular-1ª aula (escrita) Considere um dipolo eléctrico de Hertz (DEH), de comprimento

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2019/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

Experimento 10 Circuitos RLC em série em corrente alternada: diferença de fase entre voltagem e corrente

Experimento 10 Circuitos RLC em série em corrente alternada: diferença de fase entre voltagem e corrente Experimento 0 ircuitos em série em corrente alternada: diferença de fase entre voltagem e corrente. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos em presença de uma fonte de alimentação

Leia mais

2 Antenas Independentes da Freqüência e do Tipo Fenda 2.1. Considerações Gerais

2 Antenas Independentes da Freqüência e do Tipo Fenda 2.1. Considerações Gerais 2 Antenas Independentes da Freqüência e do Tipo Fenda 2.1. Considerações Gerais As antenas independentes da freqüência são assim denominadas, pois, teoricamente, não possuem limitação na sua largura de

Leia mais

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

2 Estudo das Antenas Espirais

2 Estudo das Antenas Espirais Estudo das Antenas Espirais.. Introdução Desde de a década de 950, têm sido pesquisadas antenas, referenciadas como antenas independentes de freqüência, ângulos. cuja geometria é especificada por Caso

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2019/1 Data: 24/04/2019 Seção 1: Múltipla Escolha (6 0,8 = 4,8 pontos) 1. Um grão de poeira

Leia mais

PUCRS Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Antenas e Propagação T480 Exercício Resolvido

PUCRS Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Antenas e Propagação T480 Exercício Resolvido Antenas e Propagação T48 Exercício Resolvido 1) Seja um enlace wireless que utiliza duas antenas Yagi-Uda conforme a Figura 1(b) abaixo. Figura 1: Enlace com duas antenas Yagi de 4 elementos, geometricamente

Leia mais

Antena receptora e Agregados Folha de exercícios nº 6

Antena receptora e Agregados Folha de exercícios nº 6 Antena receptora e Agregados Folha de exercícios nº 6 Antena receptora 1. Um dipolo de meio comprimento de onda está orientado segundo o eixo dos zz em meiolivre. A antena é iluminada por uma onda plana

Leia mais

4 R 2 2. Equação RADAR. para alta SNR do sinal de retorno do alvo, pode-se medir a distância a velocidade o tamanho

4 R 2 2. Equação RADAR. para alta SNR do sinal de retorno do alvo, pode-se medir a distância a velocidade o tamanho SISCOM 19 AGO 2008 1 Equação RADAR para alta SNR do sinal de retorno do alvo, pode-se medir a distância a velocidade o tamanho a equação radar é nossa fonte de informação supondo que um radar transmita

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 15 Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão Solução

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

SOLUÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA DA EQUAÇÃO DE LAPLACE

SOLUÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA DA EQUAÇÃO DE LAPLACE 15 16 SOLUÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA DA EQUAÇÃO DE LAPLACE 3. Todos os dispositivos elétricos funcionam baseados na ação de campos elétricos, produzidos por cargas elétricas, e campos magnéticos, produzidos

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 18 Revisão.6 Descasamento entre gerador e carga (sem perdas) * Modelo geral: Casos em

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 10 Reflexão e transmissão de onda plana Revisão - Incidência oblíqua em interface dielétrica

Leia mais

5 Comparação entre Métodos Numéricos

5 Comparação entre Métodos Numéricos Comparação entre Métodos Numéricos 72 5 Comparação entre Métodos Numéricos 5.1. Introdução No projeto de antenas microfita foram observadas discrepâncias entre os resultados fornecidos por dois softwares

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza de Carvalo Equação de Laplace (Capítulo 6 Páginas 160 a 172) Eq. de Laplace Solução numérica da Eq. de Laplace Eletromagnetismo

Leia mais

Módulo II Linhas de Transmissão. Carta de Smith Casamento de Impedância

Módulo II Linhas de Transmissão. Carta de Smith Casamento de Impedância Módulo II Linhas de Transmissão Carta de Smith Casamento de Impedância Casamento de impedância A máxima transferência de potência à carga em uma LT sem perdas é obtida quando a impedância de entrada da

Leia mais

Sumário. 1 Introdução Álgebra Vetorial Cálculo Vetorial 62

Sumário. 1 Introdução Álgebra Vetorial Cálculo Vetorial 62 Sumário 1 Introdução 18 1-1 Linha do Tempo Histórico 19 1-1.1 Eletromagnetismo na Era Clássica 19 1-1.2 Eletromagnetismo na Era Moderna 20 1-2 Dimensões, Unidades e Notação 21 1-3 A Natureza do Eletromagnetismo

Leia mais

Campo Elétrico 2 Objetivos:

Campo Elétrico 2 Objetivos: Campo Elétrico 2 Objetivos: Apresentar a discretização do espaço para a resolução de problemas em coordenadas: Cartesianas; Polar; Aplicar a discretização do espaço para resolução de problemas de campo

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Prof. Marcos Menezes 1. Considere mais uma vez o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido anteriormente. Supondo que podemos considerar

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 17/09/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,8 = 5,6 pontos) 3. O campo elétrico

Leia mais

Módulo II Linhas de Transmissão

Módulo II Linhas de Transmissão Módulo II Linhas de Transmissão Linhas de Transmissão Introdução Equações do Telegrafista Modelos por Parâmetros Distribuídos Ondas harmônicas no tempo em LTs Impedância Característica Teorema de Poynting

Leia mais

ANT Antenas e Propagação

ANT Antenas e Propagação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA ANT Antenas e Propagação Prof. Ramon Mayor Martins,

Leia mais

Módulo I Ondas Planas

Módulo I Ondas Planas Módulo I Ondas Planas Vetor de Poynting Transmissão de potência Em algum ponto, distante do ponto de transmissão teremos o ponto de recepção. Vetor de Poynting Em toda aplicação prática, a onda EM é gerada

Leia mais

(c) B 0 4πR 2 (d) B 0 R 2 (e) B 0 2R 2 (f) B 0 4R 2

(c) B 0 4πR 2 (d) B 0 R 2 (e) B 0 2R 2 (f) B 0 4R 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Segunda Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 12/11/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,7 = 4,9 pontos) 1. No circuito mostrado

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Vetor de Poynting Transmissão de Potência Polarização Vetor de Poynting Em toda aplicação prática, a onda EM é gerada em algum ponto de transmissão

Leia mais

Antenas para faixa de MF, HF, VHF e UHF

Antenas para faixa de MF, HF, VHF e UHF Antenas para faixa de MF, HF, VHF e UHF 1 - A antena isotrópica A onda eletromagnética irradiada por uma antena pode ser concentrada em uma determinada direção. Quando utilizada em transmissões uma antena

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 16 Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão Cap. 2 Teoria de linhas de transmissão Solução

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada 1. OBJETIVO Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RC em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada.. 2. MATERIAL

Leia mais

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria.

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. FIS153 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 9-Setembro-11. Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. 1ª Questão (,): A superfície fechada mostrada na figura é constituída por uma casca esférica

Leia mais

TRANSMISSOR RECPTOR Z IN ANTENA ESPAÇO LIVRE Z OUT

TRANSMISSOR RECPTOR Z IN ANTENA ESPAÇO LIVRE Z OUT A antena é uma Linha de Transmissão que, devidamente construída, torna-se um elemento irradiante de um sinal de RF. É quem faz a transformação do sinal elétrico em eletromagnético. Também faz o processo

Leia mais

Experiência PTC-2440 LABORATÓRIO DE ANTENAS E MICROONDAS. Determinação Experimental da Impedância de Antenas

Experiência PTC-2440 LABORATÓRIO DE ANTENAS E MICROONDAS. Determinação Experimental da Impedância de Antenas Experiência 3 PTC-2440 LABORATÓRIO DE ANTENAS E MICROONDAS Determinação Experimental da Impedância de Antenas L A B O R AT Ó R I O D E A N T E N A S E M I C R O O N D A S Determinação Experimental da Impedância

Leia mais

Ondas e Linhas. Ondas e Linhas. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Ondas e Linhas. Ondas e Linhas. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Prof. Daniel Orquiza de Carvalho 1 Linha Fendida e Transformador de Quarto de Onda (Páginas 68 a 75 no Livro texto) Tópicos: Linha fendida (slotted line) Casamento de impedância: transformador de quarto

Leia mais

4 Validação do Algoritmo

4 Validação do Algoritmo Validação do Algoritmo 59 4 Validação do Algoritmo 4.1. Introdução Nos capítulos anteriores, foi descrito um método para análise de antenas microfita. Neste capítulo, é feita a análise de um algoritmo

Leia mais

Módulo II Linhas de Transmissão. Carta de Smith

Módulo II Linhas de Transmissão. Carta de Smith Módulo II Linhas de Transmissão Ferramenta gráfica para resolver problemas envolvendo linhas de transmissão e casamento de impedância. Foi desenvolvida em 1939 por Phillip Smith, engenheiro do Bell Telephone

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 28/11/2018 Múltipla Escolha (12 0,7 + 2 0,8 = 10,0 pontos) 1. (0,7 ponto) Duas partículas

Leia mais

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial LISTA de exercícios da disciplina SEL413 Telecomunicações. A lista não está completa e mais exercícios serão adicionados no decorrer do semestre. Consulte o site do docente para verificar quais são os

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 9

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 9 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL 420 Módulo 9 Steinmetz Tesla Hertz Westinghouse Conteúdo 9 - Análise de Regime Permanente Senoidal...1 9.1 - Números complexos...1 9.2 -

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

4 Análise de Cornetas Cônicas Coaxiais 4.1. Introdução

4 Análise de Cornetas Cônicas Coaxiais 4.1. Introdução 4 Análise de Cornetas Cônicas Coaxiais 4.1. Introdução O projeto do sistema de alimentação de antenas circularmente simétricas proposto neste trabalho, envolve a associação de um conector comercial padrão

Leia mais

Experimento 10 Circuitos RLC em série em corrente alternada: diferença de fase entre voltagem e corrente

Experimento 10 Circuitos RLC em série em corrente alternada: diferença de fase entre voltagem e corrente Experimento 10 ircuitos em série em corrente alternada: diferença de fase entre voltagem e corrente 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos em presença de uma fonte de

Leia mais

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico 1. (F) Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma terceira partícula

Leia mais

TE053-Ondas Eletromagnéticas PROF. CÉSAR AUGUSTO DARTORA - UFPR CURITIBA-PR

TE053-Ondas Eletromagnéticas PROF. CÉSAR AUGUSTO DARTORA - UFPR   CURITIBA-PR TE053-Ondas Eletromagnéticas A RADIAÇÃO DO DIPOLO ELÉTRICO PROF. CÉSAR AUGUSTO DARTORA - UFPR E-MAIL: CADARTORA@ELETRICA.UFPR.BR CURITIBA-PR Roteiro da Aula: A antena dipolo elétrico e a aproximação do

Leia mais

Física 3. Fórmulas e Exercícios P3

Física 3. Fórmulas e Exercícios P3 Física 3 Fórmulas e Exercícios P3 Fórmulas úteis para a P3 A prova de física 3 traz consigo um formulário contendo várias das fórmulas importantes para a resolução da prova. Aqui eu reproduzo algumas que

Leia mais

Acoplador Direcional. SEL 369 Micro-ondas/SEL5900 Circuitos de Alta Frequência. Amílcar Careli César Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP

Acoplador Direcional. SEL 369 Micro-ondas/SEL5900 Circuitos de Alta Frequência. Amílcar Careli César Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP Acoplador Direcional SEL 369 Micro-ondas/SEL59 Circuitos de Alta Frequência Amílcar Careli César Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP Atenção! Este material didático é planejado para servir

Leia mais

Programa de engenharia biomédica

Programa de engenharia biomédica Programa de engenharia biomédica princípios de instrumentação biomédica COB 781 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Exercícios Sugeridos (14 de março de 2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. B25.10 Considere dois pontos numa região onde há um campo

Leia mais

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Introdução Um dos objetivos da Física é determinar

Leia mais

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns.

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns. Introdução O processo básico das telecomunicações consiste em adicionar o sinal das informações que se deseja transmitir ao sinal de transmissão (portadora), ou seja, uma modulação. No receptor, deve ocorrer

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

Unidade III. 2. Circuitos mistos: RL, RC, RLC. Ressonância. Circuitos série-paralelo. Circuitos CA

Unidade III. 2. Circuitos mistos: RL, RC, RLC. Ressonância. Circuitos série-paralelo. Circuitos CA Unidade III 2. Circuitos mistos: RL, RC, RLC. Ressonância. Circuitos série-paralelo. Circuito RL Circuitos RL são formados por resistências e indutâncias, em série ou paralelo. São usados para representar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório AULA 05 SEGUNDA PARTE OSCILOSCÓPIO 1 INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores de laboratório

Leia mais

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas 1. Na Fig.1, em (a) e (b), as porções retilíneas dos fios são supostas muito longas e a porção semicircular tem raio R. A corrente tem intensidade

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 10 Reflexão e transmissão de onda plana - Exercício 1.9: Uma região entre z = 0 cm e

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r 1) No sistema mostrado abaixo, as roldanas e os fios são ideais e o atrito é considerado desprezível. As roldanas A, B, e C são fixas e as demais são móveis sendo que o raio da roldana F é o dobro do raio

Leia mais

Eletromagnetismo Aplicado Propagação de Ondas Guiadas Linhas de Transmissão - 2/3

Eletromagnetismo Aplicado Propagação de Ondas Guiadas Linhas de Transmissão - 2/3 Eletromagnetismo Aplicado Propagação de Ondas Guiadas Linhas de Transmissão - 2/3 Heric Dênis Farias hericdf@gmail.com PROPAGAÇÃO DE ONDAS GUIADAS - LINHAS DE TRANSMISSÃO 2/3 Impedância de Entrada; Coeficiente

Leia mais

Módulo III Guias de Ondas. Guias de Ondas Retangulares Guias de Ondas Circulares

Módulo III Guias de Ondas. Guias de Ondas Retangulares Guias de Ondas Circulares Módulo III Guias de Ondas Guias de Ondas Retangulares Guias de Ondas Circulares Guias de Ondas Linhas de transmissão paralelas não são blindadas e, portanto, o campo elétrico entre os dois fios acaba irradiando

Leia mais

5 Análise para antenas em espiras inclinadas em relação ao eixo da ferramenta

5 Análise para antenas em espiras inclinadas em relação ao eixo da ferramenta 5 Análise para antenas em espiras inclinadas em relação ao eixo da ferramenta 5.1 Introdução A análise de ferramentas de perfilagem eletromagnética que incorporem antenas em espiras inclinadas em relação

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais

UFSM-CTISM. Projeto de Redes sem Fio Aula-03

UFSM-CTISM. Projeto de Redes sem Fio Aula-03 UFSM-CTISM Projeto de Redes sem Fio Aula-03 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012 propagação O modelo de propagação é usado para prever a intensidade do sinal recebido quando transmissor e

Leia mais

Física Teórica II. Terceira Prova 2º. semestre de /11/2017 ALUNO : Gabarito NOTA DA PROVA TURMA: PROF. :

Física Teórica II. Terceira Prova 2º. semestre de /11/2017 ALUNO : Gabarito NOTA DA PROVA TURMA: PROF. : Física Teórica II Terceira Prova 2º. semestre de 2017 09/11/2017 ALUNO : Gabarito TURMA: PROF. : NOTA DA PROVA ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 Os professores não

Leia mais

Máquinas Elétricas. Máquinas CC Parte III

Máquinas Elétricas. Máquinas CC Parte III Máquinas Elétricas Máquinas CC Parte III Máquina CC Máquina CC Máquina CC Comutação Operação como gerador Máquina CC considerações fem induzida Conforme já mencionado, a tensão em um único condutor debaixo

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 26 Revisão Revisão Linha de transmissão planar Tecnologia Planar (grande interesse prático)

Leia mais

Circuitos RC com corrente alternada. 5.1 Material. resistor de 10 Ω; capacitor de 2,2 µf.

Circuitos RC com corrente alternada. 5.1 Material. resistor de 10 Ω; capacitor de 2,2 µf. Circuitos RC com corrente alternada 5 5.1 Material resistor de 1 Ω; capacitor de, µf. 5. Introdução Como vimos na aula sobre capacitores, a equação característica do capacitor ideal é dada por i(t) = C

Leia mais

FÍSICA IV - FAP2204 Escola Politécnica GABARITO DA P1 22 de setembro de 2009

FÍSICA IV - FAP2204 Escola Politécnica GABARITO DA P1 22 de setembro de 2009 P1 FÍSICA IV - FAP2204 Escola Politécnica - 2009 GABARITO DA P1 22 de setembro de 2009 Questão 1 Um circuito RLC em série é alimentado por uma fonte que fornece uma tensão v(t) cosωt. O valor da tensão

Leia mais

LEI DE AMPÈRE. Aula # 15

LEI DE AMPÈRE. Aula # 15 LEI DE AMPÈRE Aula # 15 BIOT-SAVART Carga em movimento gera campo magnético Campo magnético produzido por um elemento de corrente em um ponto r d B = ( µ0 ) id l r r 3 = ( µ0 ) idlsin(θ) r 2 µ 0 = 10 7

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL420 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto circuito...2

Leia mais

Dinâmica de gases. Capítulo 04 Choques oblíquos e ondas de expansão

Dinâmica de gases. Capítulo 04 Choques oblíquos e ondas de expansão Dinâmica de gases Capítulo 04 Choques oblíquos e ondas de expansão 4. Introdução Choques normais são um caso especial de uma família de ondas oblíquas que ocorrem em escoamentos supersônicos. Choques oblíquos

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada Experimento 7 ircuitos R e RL em corrente alternada Parte A: ircuito R em corrente alternada 1 OBJETIO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos R em presença de uma fonte de alimentação

Leia mais

Universidade de São Paulo Eletromagnetismo ( ) Prova 1

Universidade de São Paulo Eletromagnetismo ( ) Prova 1 Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo Eletromagnetismo 760001) 3 de abril de 018 Prof. D. Boito Mon.:. Carvalho 1 sem. 018: Bacharelados em Física Nome e sobrenome: n. USP: Prova

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica Impedância e o Diagrama de Fasores. Vitória-ES

Curso Técnico em Eletrotécnica Impedância e o Diagrama de Fasores. Vitória-ES INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Impedância e o Diagrama de Fasores -1-19. 9 Curso Técnico em Eletrotécnica Impedância e o Diagrama de Fasores Circuitos

Leia mais

Nome: N o Turma:

Nome: N o Turma: ANTENAS 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE IX ASSUNTO: ANTENAS. Nome: -------------------------------------------------------------------------- N o ------- Turma:------- Para cada período abaixo mencionado, analise

Leia mais

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Reflexão de Ondas em interfaces múltiplas (Capítulo 11 Páginas 417 a 425) Impedância de entrada Coef. de reflexão

Leia mais

CAPÍTULO 2 LINHAS DE TRANSMISSÃO

CAPÍTULO 2 LINHAS DE TRANSMISSÃO CAPÍTULO 2 LINHAS DE TRANSMISSÃO TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA 1 2.1 PORQUE LINHAS DE TRANSMISSÃO? E x = E0x cos( wt - bz) Comportamento no espaço: l Distribuição da tensão no espaço e no tempo

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P1 31 de agosto de Considere o circuito RLC série mostrado na figura abaixo

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P1 31 de agosto de Considere o circuito RLC série mostrado na figura abaixo P1 Física IV - 43040 Escola Politécnica - 010 GABARITO DA P1 31 de agosto de 010 Questão 1 Considere o circuito RLC série mostrado na figura abaixo L C v(t)=v sen( ωt) m R O gerador de corrente alternada

Leia mais