Perfil dos moderadores, palestrantes e moderadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perfil dos moderadores, palestrantes e moderadores"

Transcrição

1

2 Alleessssaandrraa Viiççoossaa Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ com período co-tutela em École des Mines d'albi-carmaux. Atualmente é professor convidado da École dês Mines d'albi-carmaux (modalidade à distância) e tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz atuando como pesquisadora e docente. Tem experiência nas áreas de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica, já tendo trabalhado em importantes empresas farmacêuticas multinacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de insumos e produtos farmacêuticos e desenvolvimento de formulações farmacêuticas. Alleexxaandrree Loopeess Anaa Cllaaudiiaa Diiaass Fez doutorado em Biotecnologia Vegetal na UFRJ, tendo defendido sua tese em Propriedade Intelectual e Fitoterápicos. Fez Doutorado Sanduíche Empresarial no País pelo CNPq, atuando no Laboratório Simões, com prospecção para P&D de medicamentos fitoterápicos e alopáticos, para saúde humana e veterinária. Trabalhou como analista de patentes da ANVISA e como consultora na área de Propriedade Intelectual para Escritórios e Universidades. Foi bolsista de Apoio Técnico da Empresa da Pesagro-Rio, atuando na área de Biotecnologia aplicada à saúde animal. Foi Bolsista de Pró-Gestão em Farmanguinhos, na Coordenação de Assuntos Estratégicos, atuando na área de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica. Desde 2007, atua como especialista técnica da ABIFINA, sendo responsável pelas Áreas de Propriedade Intelectual e Fitoterápicos. Também atua como professora colaboradora no Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos de Farmanguinhos.

3 Anttôôniioo Weerrneecck Médico e presidente do Instituto Vital Brazil, desde Anteriormente, foi responsável pelo Programa Farmácia Popular, ocupando a diretoria de Projetos Especiais do Instituto, secretário de Assistência à Saúde no Ministério da Saúde, sub-secretário de Saúde da Prefeitura do Rio e chefe de gabinete na Secretaria Estadual de Saúde. Desenvolveu projetos de biotecnologia e inovação na Fiocruz e na UFRJ e dedica-se atualmente à pesquisa sobre laboratórios públicos por Farmanguinhos/ENSP. Avvaaniieell Maarriinhoo Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Hebron Farmacêutica. Brrunoo Roondaanii Mestre e engenheiro eletricista pela UNICAMP e pós-graduado em administração de empresas pela EAESP-FGV. É especialista em inovação e empreendedorismo pela Universidade de Michigan, UC-Berkley e Babson College. É diretor-executivo do Centro de Open Innovation - Brasil e do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). É chairman do Grupo Allagi e membro do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade CONTEC da FIESP. Desenvolveu carreira como profissional de gestão de P,D&I tendo atuado como executivo e consultor em empresas líderes em diversos setores como aeroespacial & defesa, TI e farmacêutico. Caarrllaa Doomiinggueess Epidemiologista, especialista e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

4 Caarrllooss Gaadeellhaa Graduado e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Complexo Industrial e Inovação em Saúde (GIS) e Coordenador Geral do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da ENSP/Fiocruz. Coordenou o estudo do Complexo Econômico Industrial da Saúde para o projeto Perspectiva Investimento no Brasil (IE/UFRJ- IE/Unicamp-BNDES) e o Projeto Desenvolvimento e Saúde (OPAS/OMS-MS). Exerceu o cargo de Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz de 2007 a 2010 e o cargo de Secretário Nacional do Programa de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional de 2003 a Caarrllooss Moorreell Caarrllooss Taagglliiaattii Farmacêutico, mestre em Análises Toxicológicas e doutor em Fármacos e Medicamentos pela USP. Fez pós-doutorado em Toxicologia Celular na Universidad de Murcia, na Espanha. Atualmente é professor associado III de Toxicologia da de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. É sócio da In Vitro Cells - Pesquisa Toxicológica S.A e membro do INCT de Fámacos e Medicamentos (CNPq). É Bolsista DT - 2, CNPq e suas áreas de atuação são: farmacocinética, toxicidade pré-clínica (in vitro e in vivo), produtos naturais e sintéticos. Ceelleessttee Emeerriicck Socióloga graduada no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, é mestre em gestão de C&T em saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Coordenadora de gestão tecnológica (Gestec) no âmbito da vice-presidência de produção e inovação em saúde da Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde. Coordenadora do Projeto Ghente Estudos Sociais, Éticos e Jurídicos sobre Acesso e Uso de Genomas na área de Saúde. Foi presidente da comissão técnica de biossegurança da Fiocruz.

5 Daanttee Allaarriioo Químico industrial formado na USP, pós-graduado em farmacotécnica pela Universidade de Gênova e em administração de empresas pela FAAP. Foi responsável pela produção das primeiras vacinas antibacterianas in vivo no Brasil; síntese da matéria-prima e desenvolvimento da formulação da benzilpenicilina benzatina nacional em suspensão injetável pronta para uso; desenvolvimento da formulação da primeira ampicilina em suspensão oral pronta para uso no Brasil; síntese e desenvolvimento da formulação da única Cobalamina de ação prolongada no Brasil; desenvolvimento do primeiro reidrante oral isotônico no Brasil; desenvolvimento, juntamente com a CODETEC, da síntese de matérias-primas farmacêuticas (ciclofosfamida, ácido undecilênico e imipramina). Também foi gestor dos Projetos de Inovação Tecnológica Radical e Incremental junto a institutos de pesquisa, hospitais e universidades brasileiras e do exterior da Biolab Sanus Farmacêutica. É fundador, ex-presidente e atual vice-presidente para assuntos políticos da ALANAC; ex-presidente do Conselho Administrativo e atual vice-presidente do segmento farmacêutico da ABIFINA; fundador e ex-presidente da ALIFAR; ex-sócio-diretor do Laboratório Neomed Ltda; ex-sócio-diretor da Sanus Farmacêutica; atual sócio-diretor da BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda. Daavviid Taabaak Químico industrial pela UFRJ e doutor em polímeros pela Polytechnic University of New York. É um dos criadores do curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do Instituto de Macromoléculas Profa. Eloísa Mano, da UFRJ. Foi professor e diretor do Instituto de Química da UFRJ, tendo orientado mais de trinta teses de Mestrado e de Doutorado, de onde resultou uma patente sobre Reciclagem Química do PET. Foi Gerente de Produção, de Treinamento Operacional e de Desenvolvimento de Produtos da Bayer S.A. e Diretor Industrial da Empresa Nacional de Química. Foi Presidente da Associação Brasileira de Química e representante do Brasil na Divisão de Polímeros da IUPAC. É autor do Dicionário de Polímeros, publicado pela editora Interciência e do Compêndio de Nomenclatura Macromolecular, uma tradução de obra publicada pela IUPAC, editado pela e-papers no Brasil. Atualmente é Consultor da Fiocruz, com atuação em Farmanguinhos e Biomanguinhos.

6 Diirrcceeu Baarrbaanoo Farmacêutico, foi professor da PUC-Campinas durante 11 anos. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Carlos e Diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, antes de assumir mandato de Diretor da Anvisa em Dullcciinééiiaa Abdaallllaa Farmacêutica Bioquímica, mestre em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química da USP. Atualmente é professora titular de Bioquímica Clínica da FCF/USP. Realizou pós-doutorado na Faculty of Pharmacy, University of Southern California, como bolsista do CNPq e no Food Science Research Institute, em Tsukuba, Japão, como bolsista da FAPESP, desenvolvendo estudos sobre oxidação de lipoproteínas e lipoperoxidação, com ênfase na aterosclerose. Foi membro do CA-FR/CNPq, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmácia-Análises Clínicas e chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF/USP. É bolsista de produtividade 1A/CNPq, coordenadora da área de Farmácia na CAPES, vicediretora da FCF/USP e vice-coordenadora do INCT-IF.

7 Elliieezzeerr JJ.. Baarrrreeiirroo Farmacêutico e mestre em Ciências em Química de Produtos Naturais pela UFRJ. Concluiu o doutorado em Ciências de Estado, especialidade em Química Medicinal na Université Scientifique et Médicale de Grenoble. É Professor Titular da UFRJ e autor convidado de 5 capítulos de livros de Química Medicinal e autor principal de 2 livros publicados em Química Medicinal e Química Farmacêutica. Possui 14 pedidos de patentes depositados no INPI e uma patente concedida pelo United States Patent and Trademark Office de um compostoprotótipo de novo fármaco cardioativo. Recebeu vários prêmios científicos: comenda de Grã Mestre da Ordem do Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil; Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco; prêmio 30 Anos da FAPERJ, Cientista da área de Ciências Exatas; prêmio sênior BrazMedChem pela contribuição à Química Medicinal, Divisão de Química Medicinal da SBQ; Prêmio Rheinboldt- Hauptmann pelo Instituto de Química da USP. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, pesquisador 1A do CNPq e bolsista "Cientista do Nosso Estado", FAPERJ. Atualmente coordena o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ. É o idealizador e coordenador da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal e do INCT-INOFAR. Possui diversos projetos inter-institucionais no Brasil e no exterior, concluídos ou em andamento. Elliissaa Roossaa dooss Saanttooss Bióloga, formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente exerce o cargo de Assessora Técnica da Divisão de Acreditação de Laboratório-DICLA da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, cujas atividades envolvem acreditação de laboratórios na norma ABNT NBR ISO/IEC e Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL), que envolvem acordo e parcerias com Órgãos Regulamentadores (ANVISA/IBAMA/MAPA). É avaliadora líder na norma e inspetora BPL com participação efetiva nas avaliações aos laboratórios.

8 Ellooaan Piinheeiirroo Química formada pela UNB e especialista em Tecnologia Farmacêutica pela Escola de Farmácia da Universidade de Londres. Tem experiência em desenvolvimento tecnológico, saúde pública, patentes e análise de preço de antiretrovirais. Trabalhou junto à OMS, Fiocruz, Instituto Vital Brazil, laboratórios Beecham e Sidney Ross. Foi membro do Millennium Project Task Force 5, Drugs for Neglected Diseases Working Group e Global Alliance for TB Drug Development. Recebeu o Rio Branco Official Award e trabalha atualmente com consultoria na área farmacêutica. FFlláávviiaa Soobrraall Farmacêutica bioquímica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui especialização em Administração de Serviços de Saúde pela UNAERP e em Vigilância Sanitária pela Fiocruz. Cursou o mestrado em Saúde Coletiva na UFBA e ocupa o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na área de Pesquisa Clínica da ANVISA desde FFeerrnaandoo Krreeuzz Médico, doutor em Biotecnologia pela University of Alberta no Canadá, professor da PUC-RS, pesquisador do CNPq DT I B, Empreededor. CEO-Presidente da FK-Biotecnologia S.A. - Brasil e CEO da FKx Inc. Canada. Presidente da Associação Brasileira de Biotecnologia BR-Biotec. FFrraanççooiiss Boompaarrtt

9 Gussttaavvoo Keesssseellrriingg Médico formado pela Universidade de São Paulo com especialização em ginecologia e obstetrícia. Desde então exerceu vários cargos em pesquisas médicas e clínicas em empresas farmacêuticas multinacionais, incluindo: Rhone-Poulenc, Hoechst Marion Roussel e Aventis. Foi Diretor de Pesquisa Clínica do Instituto de Ciência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo e desenvolveu o Programa de Formação Nacional de Pesquisa Clínica para o Ministério da Saúde do Brasil, tendo sido seu diretor durante 2009/2010. Atualmente é Diretor Executivo do VIS Research Institute, um instituto de pesquisa para o estudo da globalização da pesquisa biomédica e estudos clínicos com escritórios em São Paulo, Nova York e Mumbai. É também Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF), membro do Comitê Executivo da Federação Internacional das Associações de Medicina Farmacêutica (IFAPP) e do Comitê Gestor do Drug Information Association para a América Latina. Haayynee FFeelliipee daa Siillvvaa Heellooííssaa Meeneezzeess

10 Heellvvéécciioo Roocchaa Ffarmacêutico formado pela UFJF, com especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros, ambos pela UFRJ. É bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Tem experiência em P&D na área farmacêutica, trabalhando principalmente com novos sistemas de liberação de fármacos, tecnologia farmacêutica, pré-formulação e nanotecnologia. Coordena os cursos de Especialização em "Tecnologia Industrial Farmacêutica" e "Legislação e Vigilância Sanitária" da UFRJ em Juiz de Fora/MG. É coordenador e docente do curso de Mestrado Profissional em "Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica" de Farmanguinhos/FIOCRUZ. Orienta trabalhos acadêmicos pela UFF e pela UFSC, além de coordenar o curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis, onde também atua como docente. Atualmente coordena ainda o Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados (LaSiFA) de Farmanguinhos. Heenrryy Suzzukii É formado farmacêutico-bioquímico pela USP, pós-graduado em administração de empresas pelas ESPM-SP e agente de propriedade industrial habilitado junto ao INPI. Atuou no laboratório Libbs Farmacêutica nas áreas de desenvolvimento de produtos, gerência de informações e desenvolvimento de negócios. Em 2002, fundou a empresa Axonal Serviços de Informação Ltda. (posteriormente Axonal Consultoria Tecnológica) e passou a realizar atividades como consultor nas áreas de patentes, informações tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos. À frente da Axonal, também foi representante, no Brasil, do sistema de bases de dados STN International. No período de 2004 a 2009 acumulou a função de Diretor Técnico da Incrementha onde foi co-responsável pela estruturação da empresa e pela coordenação de atividades nas áreas de novos projetos, propriedade intelectual, pesquisa pré-clínica, pesquisa clínica, assuntos regulatórios e escalonamento industrial. Suas principais áreas de atuação são prospecção, indução e avaliação de novas tecnologias, estruturação de negócios de base tecnológica e direcionamento de projetos, com foco na proteção e comercialização de propriedade intelectual.

11 JJeeaan Peetteerr Engenheiro mecânico, formado pela escola politécnica de Lausanne, na Suíça. É o atual presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA). Acompanhou os momentos iniciais da implantação da indústria química brasileira. Em 1967, ingressou na multinacional norte-americana Union Carbide, tendo sido Diretor da divisão Polietileno, Presidente no Brasil e Presidente Regional para América Latina e África do Sul, entre outros cargos. Hoje, com 40 anos de profissão, é Sócio e Diretor Superintendente da Globe Química. JJeeaan Piieerrrree Paaccccaaud JJooããoo Caalliixxttoo Graduado em Ciências Biológicas pela UNB, mestre em Farmacologia pela UNIFESP e doutorado em Farmacologia pela USP-FMRP. É professor titular do departamento de Farmacologia da UFSC, pesquisador nível IA do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu os prêmios: Mérito Universitário da UFSC, Finep de Inovação, SCOPUS/CAPES, Inovação Natura Campus, Gaspar Stemmer de Inovação e destaque pesquisador UFSC 50 anos. Possui mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais especializadas e participa do comitê Editorial de várias delas, sendo atualmente Editor de três. Atua na área de farmacologia geral, farmacologia da dor, inflamação e em princípios ativos de plantas. Desenvolve pesquisas em parceria com indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais, possuindo 18 patentes no Brasil e no exterior e tendo participado do desenvolvimento de três produtos que estão atualmente no mercado. Foi várias vezes membro do comitê assessor BF-CNPq e coordenador da área de Ciências Biológicas II da CAPES. Atualmente é coordenador da rede Nacional sobre Ensino de Ciências "Novos Talentos da Rede Pública".

12 JJooããoo Laanaarrii Bóó Formado em Engenharia Civil pela PUC-Rio e Diplomata pelo Instituto Rio Branco. Serviu no Consulado-Geral em Nova York; Embaixada em Tel Aviv; Embaixada em Pequim; Delegação do Brasil junto à UNESCO; Embaixada em Bogotá; e Embaixada em Tóquio. Foi Assessor Internacional da FINEP. Atualmente, é Ministro de 2ª Classe do Itamaraty, professor do Departamento de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da UnB e Diretor do Departamento de Tecnologias Inovadoras da Secretaria de Inovação do MDIC. JJooããoo Laaurroo Viiaanaa dee Caamaarrggoo Médico patologista, mestre e doutor pela UNESP. Fez pósdoutorado no MIT e na Universidade Estadual de Nagoya. É professor titular de Patologia na Faculdade de Medicina da UNESP, tendo sido Patologista Cirúrgico no Hospital das Clínicas da UNESP até Coordena o Grupo de Pesquisa/CNPQ Núcleo de Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde Humana (TOXICAM). Introduziu no país o ensaio alternativo in vivo para avaliação de praguicidas agrícolas, oficializado pelo IBAMA. É assessor ad hoc do CNPq, FAPESP, CTNBio e revisor de periódicos. Membro do roster do Joint Meeting of Pesticide Residues (JMPR) da FAO/WHO e do corpo editorial do Toxicologic Pathology, do ISRN Toxicology, do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial e da Revista Brasileira de Toxicologia. Fundou a Associação Latino-americana de Patologia Toxicológica (ALAPT), da qual foi presidente por dois termos ( ). JJooããoo Maassssud Biomédico, biólogo e médico. Trabalhou 27 anos na indústria farmacêutica. Atualmente é o CEO/diretor executivo da Newco Trials Pesquisa Científica Ltda, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica e membro do Comitê de Educação Médica Continuada da Associação Internacional de Medicina Farmacêutica. Na vida acadêmica é coordenador e professor do curso de especialização em medicina farmacêutica da Universidade Federal de São Paulo. Tem vários trabalhos publicados e apresentados em congresso na área de farmacologia clínica.

13 JJoorrggee Maaggaallhããeess Doutor e mestre em ciências da Escola de Química da UFRJ, na área de concentração gestão e inovação tecnológica (EQ/UFRJ, 2007). Tem especialização em administração e gerência empresarial pelas Faculdades Simonsen. Atua há mais de 24 anos na área de produção de medicamentos de indústrias farmacêuticas nacionais e transnacionais em linhas de produção de sólidos, semi-sólidos, líquidos e estéreis, em ambientes próprios e terceirizados. É pesquisador em saúde pública da Fiocruz na área de gestão e inovação tecnológica do departamento de síntese (ênfase em doenças negligenciadas) e assessor da diretoria e operações de Farmanguinhos. Tem vivência em gestão nas operações industriais do mercado privado e público, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacêutica, Farmoquímica e Saúde Pública (Acesso, Atenção Farmacêutica, Capacitação, Certificação & Auditoria, Projetos industriais) e Programas &Tecnologias para Saúde. JJoossiimaarr Heenrriiquee daa Siillvvaa Léélliioo Maaççaaíírraa Graduado e mestre em engenharia química pela UFRJ, trabalhou mais de dez anos na Companhia Brasileira de Antibióticos (CIBRAN), foi diretor da Microbiológica por mais de quinze anos e também da Genvida - Química e Farmacêutica. Atualmente é Presidente da Laborvida Química e Farmacêutica S.A, Sócio Diretor da Genvida Química e Farmacêutica S.A e vice-presidente do Setor Químico ABIFINA. Lucciieenee Amaarraall

14 Luiiss Caarrllooss Maarrqueess Farmacêutico e especialista em fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná, mestre em Botânica pela UFPR, doutor em Ciências pela UNIFESP. É professor da disciplina de Farmacognosia e orientador do Mestrado Profissional em Farmácia da Universidade Bandeirante de São Paulo, proprietário da empresa Fitoscience Consultoria Ltda. e consultor de empresas farmacêuticas na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos fitoterápicos. Maanooeell Odoorriiccoo Médico e mestre em Farmacologia pela UFC, doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford e pesquisador nível 1B do CNPq. (terminar depois) Máárrcciioo dee Paaullaa Márcio de Paula é médico veterinário, gerente de desenvolvimento pré-clínico na Biolab Farmacêutica. Formado em gestão de projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIASP) e em ciência em animais de laboratório pela Universidade de Utrecht (Holanda). Atua há dez anos na gestão e desenvolvimento pré-clínico de projetos das indústrias química e farmacêutica. Atualmente participa do grupo de trabalho do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo sobre ensaios pré-clínicos. Maarrccooss FFrreeiirree

15 Maarrccooss Vaazz Engenheiro químico formado pela Unicamp, com MBA empresarial pela Fundação Dom Cabral e cursos de extensão no MIT e na Harvard Business School. É consultor em sustentabilidade e inovação e Sócio Diretor da O.N.E. (Oportunidades na Nova Economia), empresa de consultoria voltada para a criação de oportunidades de negócios fundamentados em sustentabilidade. Foi diretor de sustentabilidade da Natura Cosméticos, onde liderou os processos de Gestão da Sustentabilidade e criou inovações para o uso sustentável da biodiversidade, para a gestão de impacto ambiental e para promoção de desenvolvimento social. Exerceu o cargo de Diretor de Serviços Técnicos e foi vice-presidente do Board da Union for Ethical Bio Trade (UEBT), uma associação internacional que promove o comércio ético de ingredientes derivados da biodiversidade. Antes de ingressar na Natura, trabalhou na Unilever no Brasil, Reino Unido e México onde exerceu funções de liderança nos processos de inovação, desenvolvimento de produtos, tecnologia e manufatura. Máárriioo Caamaarrggoo Possui graduação e pós-graduação em administração de empresas com foco em marketing e comércio exterior. Trabalhou na multinacional Eli Lilly do Brasil, ocupando funções como Diretor de Operações Veterinárias na América do Sul e Diretor de Operações Farmacêuticas no Brasil. Foi sócio e presidente da Globe Química Ltda. Atualmente é sócio da Cyg Biotech Química e Farmacêutica Ltda. e conselheiro da ABIFINA. Meell Spiieellmaan

16 Neellssoon Brraassiill Engenheiro químico, Conselheiro e Consultor de empresas do setor da química fina, 1º Vice-Presidente da ABIFINA, entidade que representa em fóruns empresariais que tratam de política industrial, tecnológica e de comércio exterior, como na Coalizão Empresarial Brasileira, Fóruns das Cadeias Produtivas de Fármacos, Agroquímicos e de Biotecnologia. Foi Consultor da NORQUISA, Diretor de Comercialização e Desenvolvimento da CARBONOR, engenheiro da Petrobrás onde exerceu diversas funções técnicas e gerenciais na área petroquímica e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, pesquisador da CIENTEC e professor da UFRGS. É portador de cursos de especialização no País e no exterior e autor de centenas de artigos publicados e conferências apresentadas em seminários nacionais e internacionais. Niiccoollaau Piirreess Núbiiaa Booeecchaatt Farmacêutica, mestre e doutora pela UFRJ, tendo sido pesquisadora pela Universidade de York, na Inglaterra. Fez estágio de pós-doutorado na Escola de Medicina Tropical da Universidade de Londres (LSHTM). É tecnologista sênior da Fiocruz e chefe de grupo de pesquisa. Na Fiocruz, tem ocupado vários cargos de gestão e foi diretora executiva eleita de Farmanguinhos/Fiocruz. Foi Subsecretária de Saúde de Niterói/RJ e atualmente é chefe do Departamento da Síntese Fármacos na Fiocruz, bolsista de produtividade em DT do CNPq e orientadora do quadro permanente da Pós- Graduação em Química da UFRJ. Tem experiência em gestão pública e tecnológica e na área de Assistência Farmacêutica. Possui vasta experiência em química orgânica, com ênfase Química Medicinal e Síntese Orgânica, onde atua na P&D de fármacos para as Doenças Negligenciadas (tuberculose, malária, leishmaniose, doença de Chagas) e AIDS.

17 Oggaarrii Paaccheeccoo Médico-cirurgião, pós-graduado pela USP. Criou a Clínica de Repouso Itapira e o laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., do qual foi diretor-presidente desde a fundação. Foi presidente da Associação Paulista de Medicina, vice-presidente da Alanac, diretor do Sindusfarma, Conselheiro do Instituto UNIEMP e titular do Conselho Diretor da Abifarma. É Conselheiro Geral da ABIFINA, Conselheiro Titular do CIESP e Conselheiro Consultivo da Fundação Faculdade Medicina de São Paulo. Foi eleito o Empreendedor do Ano em 2000 pela Ernst&Young. Em 2006, recebeu a Medalha do Conhecimento, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em 2007, recebeu pela Cristália o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. Em 2008, recebeu o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, concedido pelo Sindusfarma. Peedrroo Paallmeeiirraa Graduado em engenharia química pela UFRJ, mestre em administração pela PUC-Rio e doutorando em gestão e inovação tecnológica pela UFRJ. Desempenhou, no período de 1983 a 1998, as funções de chefe e gerente de setor na Bayer S.A. Desde 1998 atua no BNDES. Desenvolve atualmente a função de chefe de departamento na Área Industrial / Departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos, onde coordena a ação do BNDES junto ao Complexo Industrial da Saúde. Raavvii Shaarrmaa

18 Reeiinaalldoo Guiimaarrããeess Médico formado pela UFRJ e mestre em Medicina Social. Foi professor e pesquisador no Instituto de Medicina Social da UERJ, atuando em Saúde Coletiva até Desde 1985, trabalha com Planejamento, Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde e presidente do Conselho Superior da FAPERJ. Também foi pesquisador visitante e consultor do CNPq (coordenador do projeto do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil), membro do Conselho Superior da CAPES (representante da comunidade científica), membro do Conselho Deliberativo do CNPq e diretor da FINEP. Em 2008, recebeu a insígnia de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Roobeerrttoo Deeboom Diretor de P,D&I da Cristália, possui 15 anos de experiência na Indústria Farmacêutica com passagens por empresas nacionais e multinacionais, responsável pelo desenvolvimento e lançamento de diversos medicamentos, inventor de várias patentes e autor de trabalhos científicos. É farmacêutico industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em indústria farmacêutica pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Industrial pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University. Roonaalld Rubiisstteeiin

19 Roossaa dee Vaassccooncceellooss Advogada com doutorado em Direito de Propriedade Intelectual pela Universidade de Queensland, Austrália, com área de concentração em conhecimentos tradicionais associados a recursos genéticos e a questão da repartição de benefícios. Foi advogada da Embrapa, exercendo a função de Coordenadora de Consultas e Pareceres. Participou da implantação da política de propriedade intelectual da Embrapa e o seu núcleo de inovação, denominado Secretaria de Propriedade Intelectual, como coordenadora de licenciamento e negócios. Nessa condição participou da negociação e elaboração de contratos firmados com parceiros da iniciativa privada visando à captação de recursos financeiros para a condução pela Embrapa no seu programa de melhoramento genético de espécies vegetais. Atualmente é Analista da Assessoria de Inovação Tecnológica, representante da Embrapa junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e junto ao Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual GIPI do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior-MDICT. Integra a delegação que representa o Brasil na Conferencia das Partes da Convenção de Diversidade Biológica CDB. Roossaanaa Maasstteellaarroo Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz e gerente de legislação Industrial Farmacêutica do Sindusfarma.Atuou por 17 anos em diferentes segmentos da indústria farmacêutica nas áreas de Treinamento, Garantia de Qualidade, Atendimento ao Consumidor, Assuntos Regulatórios e como Responsável Técnica. Atualmente é responsável pela divulgação e orientação aos associados da regulamentação sanitária aplicável ao registro de medicamentos e coordenação de grupos de trabalho para discussão de consultas públicas e elaboração de propostas para a ANVISA. Coordena encontros técnicos com órgãos reguladores e seminários para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nas empresas associadas, além da elaboração de manuais técnicos para auxiliar na orientação, no treinamento e no cumprimento da regulamentação sanitária.

20 Séérrggiioo Meecceenaa Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto I da UFF. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações em redes habilitadas por TIC, sistemas de indicadores de desempenho, sistemas integrados de gestão, automação, modelo de referência, Operações, Estratégia, Tecnologia da informação e comunicação. Também é Coordenador Acadêmico da Incubadora de Empresas da UFF com unidades operacionais de Petróleo e Gás, TI e Biotecnologia, sendo esta última uma parceria com o Instituto Vital Brazil dentro Parque Tecnológico da Vida. Stteeffffii FFrriieedrriicchss Sueellyy Gaalldiinoo Vââniiaa Rudggee Advogada, mestre em agronomia, especialista em direito ambiental e em gestão estratégica de negócios, tendo participado de diversos cursos nacionais e internacionais na área de propriedade intelectual. Há mais de 06 anos trabalha com apoio à Inovação, Pesquisa e Regulatório no desenvolvimento de novos produtos a partir de extratos vegetais, destinados aos mercados farmacêutico, cosmético e alimentício. Tem experiência em direito e gestão empresarial, ambiental e do terceiro setor. É vice-presidente do Instituto Floravida e recentemente assumiu a área de Sustentabilidade do Grupo Centroflora.

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Curso Intensivo. Assuntos Regulatórios: Formação Básica, Intermediária e Avançada

Curso Intensivo. Assuntos Regulatórios: Formação Básica, Intermediária e Avançada Curso Intensivo Assuntos Regulatórios: Formação Básica, Intermediária e Avançada O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que

Leia mais

The basis of biosafety training in Brazil

The basis of biosafety training in Brazil Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia The basis of biosafety training in Brazil Edmundo C. Grisard, Ph.D. Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil

Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil Biominas Brasil tem 21 anos de experiência na criação e desenvolvimento de empresas de ciências da vida. A Biominas Brasil

Leia mais

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos A formação em Farmácia Seminário do BNDES 7 de maio de 2003 Por que RH para Fármacos e Medicamentos? Fármacos e Medicamentos como campo estratégico

Leia mais

Lindolpho de Carvalho Dias

Lindolpho de Carvalho Dias Lindolpho de Carvalho Dias Possui especialização em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1962). Atualmente é do Ministério da Ciência e Tecnologia. CNPq/C.Lattes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho Perfil do Curso É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

Prof. Marcelo Ferreira:

Prof. Marcelo Ferreira: MINI CURRICULUM IRIA LÍCIA OLIVA DONIAK Engenheira Civil, graduada pela PUC-PR em 1988,atua no setor concreto desde 86,tendo iniciado suas atividades em Laboratório de Controle Tecnológico,posteriormente

Leia mais

Como se insere a Farmacologia?

Como se insere a Farmacologia? Seminário sobre Formação de RH para CT&I: A Formação em Farmácia - Perspectivas e necessidades na área de Medicamentos Novas Drogas e Patentes Como se insere a Farmacologia? Giles Alexander Rae (UFSC)

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

LIFE SCIENCES NO BRASIL

LIFE SCIENCES NO BRASIL LIFE SCIENCES NO BRASIL L IFE S CIENCES NO B R A presença da iniciativa privada no setor da saúde é cada vez mais relevante para a indústria de medicamentos e para as áreas de assistência à saúde, serviços

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Em 15/12/2010, o Ministério da Fazenda (MF) divulgou

Leia mais

64 pontos não remunerada.

64 pontos não remunerada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RESOLUÇÃO 001/2015 ESTABELECE PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA PROGRESSÃO DE DOCENTES À CLASSE E PROFESSOR TITULAR ANEXO

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia A Coppe Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia nasceu disposta a ser um sopro de renovação na

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Ciência sem Fronteiras : O Programa Brasileiro de Mobilidade Científica no CNPq/MCT

Ciência sem Fronteiras : O Programa Brasileiro de Mobilidade Científica no CNPq/MCT Ciência sem Fronteiras : O Programa Brasileiro de Mobilidade Científica no CNPq/MCT Objetivos Avanço da ciência brasileira em tecnologia, inovação e competitividade, através da expansão da mobilidade internacional:

Leia mais

O Movimento INOVA, nasceu em 2007 a partir do interesse e da necessidade da sociedade em fomentar na América Latina um movimento para discutir as

O Movimento INOVA, nasceu em 2007 a partir do interesse e da necessidade da sociedade em fomentar na América Latina um movimento para discutir as O Movimento INOVA, nasceu em 2007 a partir do interesse e da necessidade da sociedade em fomentar na América Latina um movimento para discutir as principais oportunidades geradas pela inovação em prol

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa. Escritório de Pesquisa Internacional

Pró-Reitoria de Pesquisa. Escritório de Pesquisa Internacional Université d Ottawa University of Ottawa Pró-Reitoria de Pesquisa Escritório de Pesquisa Internacional Escritório de Pesquisa Internacional Missão Redefinida no inicio de 2011, a missão do Escritório de

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Administradores de Planos Municipais de Saneamento Básico

Administradores de Planos Municipais de Saneamento Básico 2014 Administradores de Planos Municipais de Saneamento Básico Coordenador Acadêmico: Alceu de Castro Galvão Junior Organização: Pezco Microanalysis Dias 27 e 28 de novembro de 2014 Justificativa Os primeiros

Leia mais

gica Thiago Renault thiagorenault@producao.uff.br

gica Thiago Renault thiagorenault@producao.uff.br Tema: Como incorporar técnicas t modernas de apoio à comercialização e como o modelo de incubação fomenta o surgimento de empresas de base tecnológica gica Thiago Renault thiagorenault@producao.uff.br

Leia mais

O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA SER MAIS COMPETITIVA?

O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA SER MAIS COMPETITIVA? O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA SER MAIS COMPETITIVA? O IEL O Instituto Euvaldo Lodi é uma entidade vinculada à CNI - Confederação Nacional da Indústria. Com 101 unidades em 26 estados e no Distrito

Leia mais

de negócios na Amazônia (Versão 24/10/2011)

de negócios na Amazônia (Versão 24/10/2011) Seminário 4 Produção Orgânica: Organização produtiva versus Perspectiva de negócios na Amazônia (Versão 24/10/2011) Objetivo: Oferecer conhecimentos e informações para fortalecer as relações comerciais

Leia mais

Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial

Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial baixa capacitação de talentos isolamento empresarial Desafios da evolução lideranças desafiadas falhas no monitoramento baixo desempenho dificuldades

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Treinar até 101.000 estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades do mundo em áreas vinculadas à Tecnologia Ciência e Inovação.

Treinar até 101.000 estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades do mundo em áreas vinculadas à Tecnologia Ciência e Inovação. UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Objetivos Treinar até 101.000 estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades do mundo em áreas vinculadas

Leia mais

Tipos de Escritórios de Projeto (PMO)

Tipos de Escritórios de Projeto (PMO) Tipos de Escritórios de Projeto (PMO) Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de

Leia mais

CORPO TÉCNICO FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DE ALIMENTOS

CORPO TÉCNICO FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DE ALIMENTOS LUCIANA HEREDIA GESTORA TÉCNICA Engenheira de Alimentos pela Faculdade de Engenharia Mauá Pós-graduação em Gestão e Engenharia de Produtos pela Escola Politécnica Atua na SGS desde 2006. Foi Gerente Técnica

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Comparativo entre Projetos, Programas e Portfolio

Comparativo entre Projetos, Programas e Portfolio Comparativo entre Projetos, Programas e Portfolio Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento

Leia mais

Prof. Oswaldo Luiz Alves. 40 anos de Universidade Estadual de Campinas

Prof. Oswaldo Luiz Alves. 40 anos de Universidade Estadual de Campinas Prof. Oswaldo Luiz Alves 40 anos de Universidade Estadual de Campinas DESTAQUES EM ORDEM CRONOLÓGICA "GRANDES NÚMEROS" MAIO DE 2014 Prof. Oswaldo Luiz Alves 40 anos de Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado Após anos, as eleições de renovação de 1/3 dos conselheiros do CORECON-RS terá 2 chapas. Ao invés de apenas pagar a anuidade

Leia mais

icardo Carneiro Advogados Associados

icardo Carneiro Advogados Associados O Escritório Ricardo Carneiro Advogados Associados surge no cenário jurídico nacional com ênfase no assessoramento especializado, visando oferecer soluções à indústria de base e de transformação, ao aproveitamento

Leia mais

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012.

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Questões: Qual o foco das pesquisas científicas atuais? Quais as demandas atuais das organizações? Quais os temas mais relevantes hoje e nos próximos

Leia mais

GRUPO OURO FINO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO MODELO DE GESTÃO INOVAÇÃO ABERTA

GRUPO OURO FINO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO MODELO DE GESTÃO INOVAÇÃO ABERTA GRUPO OURO FINO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO MODELO DE GESTÃO INOVAÇÃO ABERTA Ms.Lucimara C. Toso Bertolini. Gerente PD&I OURO FINO AGRONEGÓCIOS DIVISÃO SAÚDE ANIMAL 1987: Nasce a Ouro Fino

Leia mais

FEA. Desenvolvimento de Profissionais de Logística com Foco nos Resultados dos Negócios. Sergio Rodrigues Bio

FEA. Desenvolvimento de Profissionais de Logística com Foco nos Resultados dos Negócios. Sergio Rodrigues Bio FEA Desenvolvimento de Profissionais de Logística com Foco nos Resultados dos Negócios Sergio Rodrigues Bio Centro Breve Apresentação USP 6 campi, 5.000 profs. 60.000 alunos Cerca de 30% da produção científica

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Lei de Inovação, Universidades e Núcleos de Inovação

Lei de Inovação, Universidades e Núcleos de Inovação Lei de Inovação, Universidades e Núcleos de Inovação Prof. Oswaldo Massambani Diretor A Política de Desenvolvimento Produtivo Autonomia Universitária 24º. 25º. 3º. 4º. 5º. 7º. 8º. 9º. 10º. 23º. 1º. 2º.

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Onde os Biomédicos atuam?

Onde os Biomédicos atuam? Onde os Biomédicos atuam? Os profissionais Biomédicos estão distribuídos por todas as esferas científicas públicas e privadas das universidades, faculdades, centros universitários, institutos de pesquisas,

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Qualidade Gestão O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando

Leia mais

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI ADILSON SIMONIS Mestre e doutor em Probabilidade pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), com pós-doutorado pela Universitá Tor Vergata de Roma. Atualmente, é

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

São Paulo, 17 de junho de 2009

São Paulo, 17 de junho de 2009 São Paulo, 17 de junho de 2009 VIII SEMINÁRIO ORGANIZADO PELO COMITÊ DE SAÚDE Tema: "Ambiente de Inovação em Saúde no Brasil" Nos conhecendo... Davi Sales - Engenheiro Eletrônico experiência em interação

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

Curso Intensivo. Logística Farmacêutica

Curso Intensivo. Logística Farmacêutica Curso Intensivo Logística Farmacêutica O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que visa a capacitação profissional objetivando

Leia mais

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA JOSÉ TADEU JORGE REITOR UNICAMP 26/08/2015 - ALESP 1 PRIMEIROS ANOS -CAMPUS CAMPINAS 2 MARÇO 2014 -CAMPUS CAMPINAS 3 HOJE -CAMPUS CAMPINAS UNIVERSIDADE

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO OUI- IOHE MISSÃO OUI DE UNIVERSIDADES CANADENSES NO BRASIL 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011 Programa preliminar A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO À luz dos excelentes

Leia mais

Inovação em fármacos no Brasil. Alexander Triebnigg, Presidente do Conselho da Febrafarma São Paulo, 28 de maio de 2009

Inovação em fármacos no Brasil. Alexander Triebnigg, Presidente do Conselho da Febrafarma São Paulo, 28 de maio de 2009 Inovação em fármacos no Brasil Alexander Triebnigg, Presidente do Conselho da Febrafarma São Paulo, 28 de maio de 2009 Inovação é consenso no Brasil Indústria farmacêutica brasileira investe de forma crescente

Leia mais

Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho acadêmico

Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PLANILHA "C" - decisão CONSUN 232/214 Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho

Leia mais

Palestras gratuitas durante nos encontros mensais (São Paulo e Rio de Janeiro)... Fevereiro a novembro

Palestras gratuitas durante nos encontros mensais (São Paulo e Rio de Janeiro)... Fevereiro a novembro EVENTOS ESPECIAIS: Palestras gratuitas durante nos encontros mensais (São Paulo e Rio de Janeiro)... Fevereiro a novembro Encontro da Federação Internacional de Compras (Rio de Janeiro)... 17 e 18 de março

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

Ambiente de Inovação. Biotecnologia. Micro e Pequenas Empresas

Ambiente de Inovação. Biotecnologia. Micro e Pequenas Empresas P&D e Inovação para Micro e Pequena Empresas do Estado do Rio de Janeiro: Como criar um ambiente de inovação nas empresas Estudo Setorial de Biotecnologia Prof a Adelaide Antunes Escola de Química da UFRJ

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR GESTÃO AMBIENTAL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Gestão do Espaço Urbano Saúde e Ambiente Legislação Ambiental Gestão de Resíduos Sólidos e de Área Urbana Sistema Integrado de Gestão

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

MBS44ªTURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

MBS44ªTURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS44ªTURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS - MASTER BUSINESS SECURITY Na era da informação, onde as carreiras profissionais são moldadas pelo mercado

Leia mais

Inovação, Regulação e Certificação. I CIMES 1º Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde

Inovação, Regulação e Certificação. I CIMES 1º Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Inovação, Regulação e Certificação I CIMES 1º Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde São Paulo 11/04/2012 ABDI Criada pelo Governo Federal em 2004 Objetivo Objetivos Desenvolver ações

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil 2º Workshop Platec E&P Onshore - Sondas de Perfuração e Workover - Equipamentos

Leia mais

Marcus Gregório Serrano

Marcus Gregório Serrano Marcus Gregório Serrano Presidente marcus.gregorio@pmies.org.br presidencia@pmies.org.br Consultor e professor. Graduado em Sistemas de Informação, é especialista em Gerenciamento de Projetos e certificado

Leia mais

II WORKSHOP TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

II WORKSHOP TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL II WORKSHOP TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL OBJETIVO: disseminar a cultura da proteção do conhecimento nas Instituições paranaenses de P, D e I. CARGA HORÁRIA: 3:45 horas REALIZAÇÃO: SECRETARIA

Leia mais

Farmácia Universitária

Farmácia Universitária Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG Faculdade de Ciências Farmacêuticas Farmácia Universitária Regimento Interno Título I Da Farmácia Universitária Art. 1o A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG,

Leia mais

A Iniciativa de P&D da Empresa X

A Iniciativa de P&D da Empresa X Projetos 1. Eliezer Barreiro Fármacos antinflamatórios 2. Valdir Cechinel Filho Hiperplasia Benigna da Próstata- fitoterápico 3. Valdir Cechinel Filho Analgésico - fitoterápico 4. Sérgio T. Ferreira Doença

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.813, DE 22 DE JUNHO DE 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências.

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis:

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis: Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. o Formada por uma Equipa de Consultores com uma consolidada e diversificada experiência, quer na área

Leia mais

A Tríplice Hélice Universidade, Empresa e Governo em ação.

A Tríplice Hélice Universidade, Empresa e Governo em ação. A Tríplice Hélice Universidade, Empresa e Governo em ação. Fernando Kreutz, M.D./Ph.D. Diretor-Presidente FK-Biotecnologia S.A. Professor Faculdade de Farmácia da PUCRS Pesquisador CNPq Conselheiro Anprotec

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP

Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP Aluysio Asti Superintendente da Área de Planejamento- BNDES Abril/2006 Marcos

Leia mais

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Gregory H. Trepp Presidente e CEO Gregory H. Trepp é presidente e CEO da Hamilton Beach Brands, Inc., e também CEO da The Kitchen

Leia mais

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013 Carlos Alberto Basílio de Oliveira - RJ Celso Rubens Vieira e Silva- BA Margarida Maria Fernandes da Silva Moraes - SP Marialva Tereza

Leia mais

Apresentação. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e.

Apresentação. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e. Apresentação A d v a n c e d I n f o r m á t i c a L t d a. w w w. a d v a n c e d i n f o. c o m. b r ( 1 1 ) 2 9 7 6-7044 Quem Somos? A

Leia mais

PROPOSTA PARA AGE DE 31.05.2011.

PROPOSTA PARA AGE DE 31.05.2011. EMPRESA METROPOLITANA DE ÁGUAS E ENERGIA S.A. CÓDIGO NA CVM 01699-3 CNPJ Nº 02.302.101/0001-42 INSTRUÇÃO CVM Nº 480, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2009 FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA ATUALIZAÇÕES PREVISTAS NO ART. 10

Leia mais

Treinamento inter-company de Inteligência Estratégica

Treinamento inter-company de Inteligência Estratégica A Crescendo Consultoria tem o prazer de convidá-lo dia 07/04 em São Paulo para o: Treinamento inter-company de Inteligência Estratégica Como estruturar concretamente na sua organização um dispositivo de

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Profª.. MSc. Silvana Pimentel de Oliveira Manaus/2009

Profª.. MSc. Silvana Pimentel de Oliveira Manaus/2009 Profª.. MSc. Silvana Pimentel de Oliveira Manaus/2009 SECT- AM: Missão e Diretrizes A SECT foi criada para formular e gerir políticas estaduais de C&T buscando articular os esforços os de fazer com que

Leia mais

Relatório Geral. Abril - 2015

Relatório Geral. Abril - 2015 Relatório Geral Abril - 015 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HPPC Objetivo Promover o desenvolvimento das empresas do setor de HPPC de forma sustentável, por meio da gestão e difusão de conhecimento,

Leia mais

Estabelecendo um Escritório de Projetos

Estabelecendo um Escritório de Projetos Estabelecendo um Escritório de Projetos Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento

Leia mais

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR EDITAL 162/2013 Curso Sem. Disciplina Perfil do Docente Administração 1º Teoria Geral da Administração Administração 1º Empreendedorismo Administração 1º Sociologia das Organizações

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Departamento de Energia e Tecnologias Limpas DENE

Departamento de Energia e Tecnologias Limpas DENE Energia e Tecnologias Limpas DENE A Finep A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) criada em 24 de julho de 1967. Seu objetivo é atuar em toda a cadeia

Leia mais