CAPÍTULO I Disposições gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO I Disposições gerais"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL Preâmbulo O Cartão Social Municipal é um documento emitido pela câmara municipal de Proença-a-Nova, com o objetivo de conceder benefícios na utilização de bens e serviços públicos existentes no concelho, bem como de serviços privados, mediante o estabelecimento de parcerias. A câmara municipal, atenta à situação social e económica dos seus munícipes, nomeadamente, idosos, portadores de deficiência e reformados por invalidez, pretende com a criação deste cartão melhorar as condições de vida dos seus beneficiários, numa perspetiva de motivação e valorização da realização pessoal; De facto, não pode a autarquia demitir-se das suas funções sociais, sendo pertinente a criação de instrumentos reguladores que permitam diminuir situações carenciadas e ajudar a inverter condutas de exclusão; A reforçar este cenário e inserido na prossecução de uma política social de responsabilidade, entendeu-se ser pertinente a inserção neste regulamento de um anexo contendo as normas de funcionamento da Oficina Domiciliária Municipal, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos agregados familiares mais vulneráveis. Tanto mais, que compete à câmara municipal prestar apoio a estratos sociais desfavorecidos ou dependentes pelos meios adequados e nas condições constantes de regulamento municipal; A construção de um percurso individual e coletivo de plena cidadania apela ao esforço de todos, no sentido da promoção da inclusão e do desenvolvimento social dos munícipes em situação de carência socioeconómica, alicerçada nos princípios da discriminação positiva, da equidade e da subsidiariedade. O presente regulamento foi elaborado ao abrigo e nos termos do disposto no art.º 241.º da Constituição da República Portuguesa, no âmbito da alínea h) do n.º 1 do art.º 13.º da Lei n.º 159/99, de 14 de setembro, conjugado com a alínea c) do n.º 4 do art.º 64.º da Lei nº 169/99, de 18 de setembro, na redação dada pela Lei nº 5-A/2002 de 11 de janeiro, sendo da competência da câmara municipal elaborar e aprovar regulamentos em matérias da sua competência exclusiva. Assim, o preconiza a alínea a) do n.º 7 do art.º 64.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro. CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Lei habilitante O presente regulamento tem como lei habilitante a Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, na sua atual redação, conforme a alínea c) do n.º 4 do seu artigo 64.º.

2 Artigo 2.º Âmbito Este cartão destina-se a apoiar os idosos, portadores de deficiência e reformados por invalidez em situação de carência económica, residentes no concelho de Proença-a-Nova. Artigo 3.º Objeto O presente regulamento tem por objeto definir os critérios de atribuição do Cartão Social Municipal de Proença-a-Nova, bem como todos os procedimentos relativos à concessão do mesmo. Artigo 4.º Conceitos Para efeitos do presente regulamento considera-se: a) Rendimento - conjunto de todos os rendimentos (incluindo os subsídios de natal e de férias) ilíquidos dos membros do agregado, qualquer que seja a sua origem e natureza, e ainda outros rendimentos de caráter não eventual, excetuando-se o subsídio de renda de casa, os valores correspondentes às prestações familiares e bolsas de estudo. b) Agregado familiar - considera-se agregado familiar, para além do requerente ao Cartão Social Municipal, as pessoas a seguir discriminadas que com ele vivam em economia comum: i. O cônjuge ou pessoa que viva com o titular, em união de facto, há mais de um ano; ii. Parentes em linha reta e colateral até ao terceiro grau; iii. Os jovens adotados; iv. Os menores em vias de adoção, desde que o processo legal tenha sido iniciado; v. Os menores que lhe tenham sido confiados por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito c) Rendimento per capita - é o rendimento mensal ilíquido de todos os membros do agregado familiar, tal como é definido na alínea anterior, a dividir pelo número de pessoas do agregado familiar. Artigo 5.º Cálculo do Rendimento O cálculo do rendimento per capita mensal do agregado familiar é o realizado de acordo com a aplicação da seguinte fórmula:

3 Sendo que: RIA - Rendimento Individual do Agregado RGA - Rendimento Global do Agregado RP - Rendimento per capita N - Número de elementos do Agregado Familiar CAPÍTULO II Processo de Candidatura Artigo 6.º Condições de acesso 1. A concessão do Cartão Social Municipal depende dos seguintes requisitos em relação ao requerente: a) Ter idade igual ou superior a 65 anos; b) Ter deficiência, comprovada, com incapacidade maior ou igual a 60%; c) Ser reformado por invalidez. 2. Além de preencher um dos requisitos enunciados nas alíneas anteriores, o requerente deve possuir um rendimento per capita mensal igual ou inferior ao IAS. Artigo 7.º Documentos necessários Os documentos necessários para a adesão ao Cartão Social Municipal são: a) Requerimento devidamente preenchido e assinado pelo requerente, de acordo com o Anexo I, do presente regulamento; b) Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão; c) Atestado de residência emitido pela respetiva junta de freguesia; d) Uma fotografia tipo passe; e) Documento comprovativo da Pensão Nacional ou proveniente do Estrangeiro; f) Cópia da declaração do I.R.S. ou certidão emitida pela Direção-Geral dos Impostos que comprove a sua não apresentação por estar isento; g) Fotocópia do recibo da renda de casa, água e eletricidade, relativos ao mês anterior ao pedido do cartão. h) No caso de deficiência, declaração passada pelo médico de família, onde conste o grau de deficiência atribuído; i) Qualquer outro documento solicitado pela autarquia, com vista à análise do processo.

4 Artigo 8.º Análise das candidaturas 1. A decisão da atribuição do Cartão Social Municipal é da competência da câmara municipal de Proença-a-Nova, que para o efeito, contará com a análise circunstanciada, levada a efeito pelo Gabinete de Ação Social e Saúde, o qual nesse âmbito poderá realizar as diligências que repute necessárias. 2. Concluída a instrução do processo, o Gabinete de Ação Social e Saúde procederá à emissão de um parecer sobre o deferimento do pedido, num prazo máximo de 30 dias úteis após a receção do mesmo. 3. Caso a proposta de decisão seja de indeferimento há lugar à audiência dos interessados, nos termos consignados no Código do Procedimento Administrativo. 4. A decisão prevista no n.º 1 deste artigo é comunicada aos interessados, por correio, nos dez dias úteis subsequentes à deliberação. 5. Só haverá lugar à concessão dos apoios previstos no presente regulamento após a emissão do Cartão Social Municipal. CAPÍTULO III Dos titulares do cartão Artigo 9.º Benefícios O Cartão Social Municipal atribui aos seus titulares os seguintes benefícios: a) Desconto de 25% nas taxas municipais, com exceção das taxas relativas a operações de loteamento; b) Nas licenças/autorizações/comunicações prévias de edificações, o desconto, mencionado na alínea anterior, abrangerá, exclusivamente, as construções referentes a moradias unifamiliares; c) Desconto de 50% no acesso à Piscina Municipal, Ginástica Sénior e espetáculos promovidos pela câmara municipal de Proença-a-Nova; d) Acesso gratuito ao cinema no Auditório Municipal; e) Acesso gratuito aos serviços prestados pela Oficina Domiciliária Municipal, cujas normas de funcionamento constam do Anexo III, o qual faz parte integrante deste regulamento; f) Acessos gratuitos ou os preços reduzidos, em viagens e programas turísticos, organizados pela câmara municipal; g) Usufruir dos tarifários especiais nos termos e nas condições previstas no artigo 80.º do Regulamento de Abastecimento Público de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas do Município de Proença-a-Nova. h) O Cartão Social Municipal será extensível à sociedade civil mediante protocolos a celebrar com as entidades aderentes donde constem os produtos passíveis de desconto e respetivo valor.

5 Artigo 10.º Obrigações dos beneficiários 1. Constituem obrigações dos beneficiários do Cartão Social Municipal: a) Informar, previamente, a câmara municipal, da mudança de residência bem como de todas as circunstâncias que alterem a sua situação económica; b) Não permitir a utilização por terceiros; c) Informar, a câmara municipal, sobre a perda, roubo ou extravio do cartão; d) Devolver o cartão aos serviços competentes da câmara municipal sempre que perca o direito ao mesmo. 2. A responsabilidade do titular só cessará após comunicação por escrito da ocorrência. Se após a comunicação o titular encontrar o cartão, deve, junto da câmara municipal, fazer prova da sua titularidade, sob pena do mesmo ser anulado. Artigo 11.º Cessação do direito de utilização 1. Constituem, nomeadamente, causas de cessação do direito de utilização do Cartão Social Municipal: a) As falsas declarações para obtenção do cartão; b) A não apresentação da documentação solicitada; c) A não participação por escrito, no prazo de 30 dias úteis, a partir da data em que ocorra, da alteração das condições económicas do beneficiário, suscetível de influir no quantitativo do rendimento e de que resulte prejuízo para a câmara municipal; d) O recebimento de outro benefício ou subsídio, não eventual, concedido por outra instituição e destinado aos mesmos fins, salvo se for dado conhecimento à câmara municipal e esta, ponderadas as circunstâncias, considerar justificada a acumulação; e) A não participação por escrito, num prazo de 30 dias da alteração de residência; f) A transferência do recenseamento eleitoral para outro concelho. 2. As situações indicadas no presente artigo terão como consequência imediata a anulação do cartão, a devolução dos valores correspondentes aos benefícios indevidamente obtidos e a interdição, por um período de três anos, de qualquer apoio da autarquia. CAPÍTULO IV Validade e utilização do cartão Artigo 12.º Validade e modelo 1. O Cartão Social Municipal é de modelo próprio, contendo o nome do beneficiário, número de ordem e período de validade, conforme o Anexo II, do presente regulamento.

6 2. O Cartão Social Municipal tem a validade de 5 anos, a partir da data da sua emissão, sendo renovável desde que solicitado, pelo beneficiário, com a antecedência mínima de trinta dias do termo do prazo de validade e mediante apresentação dos documentos enunciados no artigo 7.º deste regulamento. 3. Sem prejuízo do mencionado no número anterior, o beneficiário deverá apresentar, anualmente, Prova de Vida e declaração de rendimentos. Artigo 13.º Caducidade do cartão O cartão caduca na data do termo da sua validade, se não for requerida a sua renovação, nos termos do artigo anterior, ou com o falecimento do respetivo titular. Artigo 14.º Utilização do cartão O cartão é pessoal e intransmissível, só podendo ser utilizado pelo respetivo titular e desde que se encontre dentro do respetivo prazo de validade. Artigo 15.º Renúncia O titular pode renunciar a todo o tempo à utilização do cartão, mediante declaração escrita e devolução do mesmo junto do Gabinete de Ação Social e Saúde da câmara municipal de Proença-a- Nova. CAPÍTULO V Disposições Finais Artigo 16.º Normas 1. O desconhecimento deste regulamento não poderá ser invocado para justificar o não cumprimento das suas disposições. 2. Este regulamento poderá sofrer, a todo o tempo e, nos termos legais, as alterações consideradas indispensáveis. Artigo 17.º Dúvidas e omissões Os casos omissos ou as dúvidas suscitadas na interpretação do presente regulamento serão resolvidos por deliberação da câmara municipal de Proença-a-Nova.

7 Artigo 18.º Disposições transitórias Para os beneficiários que à data da entrada em vigor das alterações ao presente regulamento sejam titulares de cartão válido, o prazo de validade do mesmo mantém-se, regendo-se em tudo mais pelo, agora, regulamentado. Artigo 19.º Entrada em vigor O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte à data da sua publicação no site do Município.

8 Anexo I Requerimento nos termos da alínea a) do artigo 7.º

9 Anexo II Cartão Social Municipal conforme previsto no n.º 1 do artigo 12.º

10 Anexo III Normas de funcionamento da Oficina Domiciliária Municipal conforme o previsto na alínea e) do artigo 9.º Artigo 1.º Âmbito Pelo presente, pretende-se definir as normas de funcionamento da Oficina Domiciliária Municipal, enquanto medida de apoio social, atendendo às necessidades socioeconómicas da população idosa e das pessoas com deficiência, residentes no concelho de Proença-a-Nova. Artigo 2.º Objetivo A Oficina Domiciliária Municipal destina-se a apoiar através de pequenas reparações domésticas, a executar no seu domicílio, os munícipes que se encontrem em situação de fragilidade económica ou social, sendo portadores do Cartão Social Municipal. Artigo 3.º Gestão da Oficina Domiciliária O Gabinete de Ação Social e Saúde da câmara municipal de Proença-a-Nova é o serviço responsável pela coordenação e gestão da Oficina Domiciliária Municipal, cabendo-lhe: a) O atendimento dos munícipes; b) Analisar os pedidos e proceder ao seu encaminhamento para o serviço responsável pela realização das reparações; c) Organizar e manter atualizado uma base de dados dos respetivos utentes; d) Verificar o cumprimento das presentes normas; e) Realizar, anualmente, um relatório de todos os apoios concedidos. Artigo 4.º Pequenas reparações Para efeitos do disposto no artigo segundo, consideram-se pequenas reparações domésticas as seguintes: a) Reparação e substituição de torneiras, loiças sanitárias, sifões e acessórios de bancada de cozinha; b) Reparação de canalizações e tubagens de água e de esgotos; c) Reparação e instalação de filtro ou de esquentador; d) Reparação de pavimentos cerâmicos ou de azulejos de parede; e) Pinturas e remates em paredes e tetos;

11 f) Reparações simples de serralharia, incluindo substituição de fechaduras e chaves; g) Reparação de estores e persianas; h) Desempeno de portas e janelas; i) Substituição de vidros partidos; j) Reparação e substituição de tomadas de eletricidade, casquilhos, lâmpadas e interruptores; k) Limpeza de caldeiras e desobstrução de tubos de queda; l) Ligação, afinação e sintonização de televisores, vídeos, DVD`s e outros equipamentos elétricos de uso corrente, bem como o fornecimento de indicações básicas de utilização; m) Transporte de eletrodomésticos ou de mobiliário ligeiro para reparação. Artigo 5.º Pedido 1. O pedido de intervenção poderá ser apresentado: a) Presencialmente, no Gabinete de Ação Social e Saúde da câmara municipal; b) Através do telefone O pedido será devidamente registado, obedecendo ao Modelo I, apenso a estas normas. Artigo 6.º Benefícios da Oficina Domiciliária Municipal 1. Os serviços da Oficina Domiciliária Municipal traduzem-se nos seguintes benefícios: a) Mão-de-obra gratuita em todos os trabalhos prestados; b) Serviço prestado por pessoal técnico qualificado, que garanta a qualidade na execução dos trabalhos. 2. É da responsabilidade do interessado a aquisição dos materiais para a concretização das reparações. 3. Cada agregado familiar pode recorrer a este serviço, num total de 21 horas anuais. Artigo 7.º Execução das intervenções 1. As intervenções só serão executadas na presença do requerente ou de alguém que o represente. 2. Depois de finalizada a execução do serviço, deverá o requerente verificar se o mesmo ficou de acordo com o solicitado, e assinar o registo da intervenção efetuada, conforme o Modelo II.

12 Artigo 8.º Prazo para a execução dos serviços Os serviços requisitados no âmbito da Oficina Domiciliária Municipal devem ser satisfeitos de acordo com a disponibilidade dos serviços afetos ao projeto. Artigo 9.º Obrigações dos beneficiários São obrigações dos beneficiários da Oficina Domiciliária Municipal, não permitir ou facilitar a utilização dos serviços por terceiros e informar atempadamente o Gabinete de Ação Social e Saúde da câmara municipal de: a) Quaisquer circunstâncias que alterem a sua situação económica e composição do seu agregado familiar; b) Alteração de residência para outro concelho. Artigo 10.º Cessação do direito de utilização do serviço da Oficina Domiciliária Constituem, nomeadamente, causas de não atribuição/cessação do direito de utilização dos serviços da Oficina Domiciliária Municipal: a) A não apresentação da documentação solicitada. b) As falsas declarações para obtenção dos serviços. Artigo 11.º Alterações às normas de funcionamento As presentes normas poderão sofrer, a todo o tempo e nos termos legais, as alterações consideradas indispensáveis. Artigo 12.º Dúvidas e Omissões Todas as dúvidas e omissões resultantes da aplicação das presentes normas serão resolvidas pela câmara municipal de Proença-a-Nova.

13 Modelo I

14 Modelo II

Município de Monforte REGULAMENTO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

Município de Monforte REGULAMENTO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO Município de Monforte REGULAMENTO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO Convertido para formato digital em 16 de fevereiro de 2013. Aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - Cumprimento da Resolução do

Leia mais

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere REGULAMENTOS Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE CÂMARA MUNICIPAL Aprovado pela Câmara Municipal por deliberação de 09 de fevereiro

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO DE CAMINHA

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO DE CAMINHA ÍNDICE Preâmbulo Artigo 1.º - Âmbito Artigo 2.º - Objetivo Artigo 3.º - Condições de Atribuição Artigo 4.º - Organização Processual Artigo 5.º - Benefícios do Cartão Municipal do Idoso Artigo 6.º - Benefícios

Leia mais

REGULAMENTO DA OFICINA DOMICILIÁRIA - PEQUENAS REPARAÇÕES NO DOMICÍLIO

REGULAMENTO DA OFICINA DOMICILIÁRIA - PEQUENAS REPARAÇÕES NO DOMICÍLIO Praça Luis de Camões. 2580-318 ÁLENQUER. TeIef. 263 730900. Fax 263711 504. e-mau: aerall&m-aienaue ot REGULAMENTO DA OFICINA DOMICILIÁRIA - PEQUENAS REPARAÇÕES NO DOMICÍLIO Proposta da Câmara Municipal,

Leia mais

Município de Vieira do Minho

Município de Vieira do Minho REGULAMENTO MUNICIPAL DE COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS E TRANSPORTE DE DOENTES Preâmbulo O Concelho de Vieira do Minho, tal como a maioria dos Concelhos do interior do país, tem vindo a assistir nas

Leia mais

REGULAMENTO. Aprovado em reunião de Câmara de 15/07/2014, Del.ª 452/14

REGULAMENTO. Aprovado em reunião de Câmara de 15/07/2014, Del.ª 452/14 REGULAMENTO Aprovado em reunião de Câmara de 15/07/2014, Del.ª 452/14 Preâmbulo Face à conjuntura económica atual e, tendo em linha de conta alguns indicadores do Diagnóstico Social do Concelho, foram

Leia mais

S.O.S. REPARA PREÂMBULO. A Junta de Freguesia das Avenidas Novas tem procurado colocar-se ao de serviço da comunidade

S.O.S. REPARA PREÂMBULO. A Junta de Freguesia das Avenidas Novas tem procurado colocar-se ao de serviço da comunidade REGULAMENTO DO PROJETO S.O.S. REPARA PREÂMBULO A Junta de Freguesia das Avenidas Novas tem procurado colocar-se ao de serviço da comunidade através da implementação de projetos que promovam a inclusão

Leia mais

MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO PREÂMBULO O primeiro Regulamento do Cartão Municipal do Idoso foi aprovado pela Câmara Municipal de Grândola no dia 19 de Janeiro

Leia mais

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso Regulamento do Cartão Municipal do Idoso Preâmbulo Considerando a importância crescente do papel das autarquias locais, no âmbito do apoio às populações, a Câmara Municipal de Grândola atenta que está

Leia mais

Projeto de Regulamento do Cartão Social Municipal da Covilhã Covilhã Mais Social PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL DA COVILHÃ. pág.

Projeto de Regulamento do Cartão Social Municipal da Covilhã Covilhã Mais Social PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL DA COVILHÃ. pág. PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL DA COVILHÃ 2016 pág. 1 PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL DA COVILHÃ COVILHÃ MAIS SOCIAL Preâmbulo A Câmara Municipal da Covilhã foi pioneira

Leia mais

Projeto de Regulamento do Cartão Municipal Sénior. Preâmbulo

Projeto de Regulamento do Cartão Municipal Sénior. Preâmbulo Projeto de Regulamento do Cartão Municipal Sénior Preâmbulo A melhoria dos cuidados de saúde e o aumento da esperança de vida tem contribuído para o crescente envelhecimento da população; Os idosos são

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALTER DO CHÃO

MUNICÍPIO DE ALTER DO CHÃO MUNICÍPIO DE ALTER DO CHÃO REGULAMENTO OFICINA DOMICILIÁRIA Preâmbulo O Município de Alter do Chão, no âmbito da prossecução de uma política social com responsabilidade, tem tido a preocupação de contribuir

Leia mais

MUNICÍPIO DO CARTAXO Gabinete Jurídico EDITAL N.º 82/2008. PAULO ALEXANDRE FERNANDES VARELA SIMÕES CALDAS, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo:

MUNICÍPIO DO CARTAXO Gabinete Jurídico EDITAL N.º 82/2008. PAULO ALEXANDRE FERNANDES VARELA SIMÕES CALDAS, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo: EDITAL N.º 82/2008 PAULO ALEXANDRE FERNANDES VARELA SIMÕES CALDAS, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo: FAZ PÚBLICO, que o Regulamento do Cartão Municipal Sénior sofreu alterações propostas pelo

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL 65 +

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL 65 + REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL 65 + Elaborado Por: Desenvolvimento Social Acção Social Data: Verificado Por: Data: Aprovado por: Câmara Municipal de Estremoz Data: 05/01/2011 Aprovado por: Assembleia

Leia mais

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PIQUETE MÓVEL DE PEQUENAS REPARAÇÕES DO MUNICÍPIO DE MESÃO FRIO E SUA REPUBLICAÇÃO

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PIQUETE MÓVEL DE PEQUENAS REPARAÇÕES DO MUNICÍPIO DE MESÃO FRIO E SUA REPUBLICAÇÃO ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PIQUETE MÓVEL DE PEQUENAS REPARAÇÕES DO MUNICÍPIO DE MESÃO FRIO E SUA REPUBLICAÇÃO (Aprovada na sessão da Assembleia Municipal, de 17-03-2014, mediante proposta da

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Preâmbulo No âmbito da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foram transferidas para as autarquias locais atribuições e competências em vários

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMILIAS NUMEROSAS

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMILIAS NUMEROSAS REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMILIAS NUMEROSAS PREAMBULO A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição da República Portuguesa consideram a família como uma célula fundamental para

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO OEIRAS SÉNIOR 65+ Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO OEIRAS SÉNIOR 65+ Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO OEIRAS SÉNIOR 65+ Preâmbulo Considerando que nas últimas décadas temos vindo a assistir ao aumento dos índices de envelhecimento e de dependência das pessoas idosas entre

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA OFICINA AMIGA DE SUA CASA

REGULAMENTO DO PROGRAMA OFICINA AMIGA DE SUA CASA REGULAMENTO DO PROGRAMA OFICINA AMIGA DE SUA CASA REGULAMENTO DO PROGRAMA OFICINA AMIGA DE SUA CASA NOTA INTRODUTÓRIA Considerando que: 1 - A 29 de setembro de 2013, foram sufragadas as prioridades do

Leia mais

Regulamento do programa OSCAR (Oficina Solidária em Casa _ Apoio nas Reparações)

Regulamento do programa OSCAR (Oficina Solidária em Casa _ Apoio nas Reparações) Regulamento do programa OSCAR (Oficina Solidária em Casa _ Apoio nas Reparações) Preâmbulo O artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa consagra o direito à habitação, estatuindo que todos têm

Leia mais

Regulamento do CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR. Nota Justificativa

Regulamento do CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR. Nota Justificativa Regulamento do CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR Nota Justificativa Perante o envelhecimento e solidão em que os idosos do concelho se encontram e, tendo em conta a saúde e rendimentos precários que os caracterizam,

Leia mais

COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS

COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS PREÂMBULO As doenças crónicas que afectam a maioria das pessoas idosas e reformadas, conduzem geralmente a despesas

Leia mais

Cartão Municipal M U N I C Í P I O D E S A N T I A G O D O C A C É M. regulamento

Cartão Municipal M U N I C Í P I O D E S A N T I A G O D O C A C É M. regulamento Séni o r Cartão Municipal M U N I C Í P I O D E S A N T I A G O D O C A C É M regulamento regulamento Com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida sénior, a Câmara Municipal de Santiago

Leia mais

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O AVISO CONSULTA PÚBLICA DE PROJETO DE REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS Hélder Manuel Telo Montinho, Presidente da Junta de Freguesia de Torrão, torna público que a Junta de Freguesia em reunião

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL

REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL REGULAMENTO DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL PREAMBULO Por força das competências de âmbito social que lhe foram legalmente atribuídas e, também, pela proximidade que têm com as populações e com os seus problemas,

Leia mais

TARIFÁRIOS ESPECIAIS i (Tarifa a aplicar e Condições de Acesso)

TARIFÁRIOS ESPECIAIS i (Tarifa a aplicar e Condições de Acesso) Página 1 de 5 TARIFÁRIOS ESPECIAIS i (Tarifa a aplicar e Condições de Acesso) TARIFA A APLICAR a. Tarifa Social para utilizadores domésticos Isenção da Tarifa Fixa para os serviços de Abastecimento Público

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO SOBRAL SÉNIOR DO MUNICÍPIO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

REGULAMENTO DO CARTÃO SOBRAL SÉNIOR DO MUNICÍPIO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO REGULAMENTO DO CARTÃO SOBRAL SÉNIOR DO MUNICÍPIO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO Reunião de Câmara (aprovação do projecto) 18-05-2010 Edital (apreciação pública) 27-05-2010 Publicado (projecto) no DR II Série,

Leia mais

Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento estabelece as regras de adesão e utilização do Cartão Almodôvar Solidário.

Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento estabelece as regras de adesão e utilização do Cartão Almodôvar Solidário. Regulamento do Cartão Almodôvar Solidário Preâmbulo Decorridos cerca de seis anos sobre a implementação do Cartão Municipal do Idoso, o qual constituiu um importante marco no apoio aos mais desfavorecidos,

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMÍLIA NUMEROSA

PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMÍLIA NUMEROSA PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMÍLIA NUMEROSA Preâmbulo Constituindo a Família um valor fundamental e inalienável da Sociedade actual reconhecida pela Constituição da Republica Portuguesa,

Leia mais

Regulamento n.º 52/2016. Regulamento do Cartão Municipal Sénior

Regulamento n.º 52/2016. Regulamento do Cartão Municipal Sénior Regulamento n.º 52/2016 Humberto Fernando Leão Pacheco de Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, torna público nos termos do disposto na alínea t) do n.º 1 do artigo 35.º, conjugado

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE ALMALAGUÊS REGULAMENTO DE FREGUESIA PARA ATRIBUIÇÃO DE COMPARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS

JUNTA DE FREGUESIA DE ALMALAGUÊS REGULAMENTO DE FREGUESIA PARA ATRIBUIÇÃO DE COMPARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS JUNTA DE FREGUESIA DE ALMALAGUÊS REGULAMENTO DE FREGUESIA PARA ATRIBUIÇÃO DE COMPARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS JUNHO 2015 JUNTA DE FREGUESIA DE ALMALAGUÊS PREÂMBULO As doenças crónicas ou continuadas

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso

Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso Preâmbulo A Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, prevê, na

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇAO MUNICIPAL EM MEDICAMENTOS. Preâmbulo

REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇAO MUNICIPAL EM MEDICAMENTOS. Preâmbulo REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇAO MUNICIPAL EM MEDICAMENTOS Preâmbulo Considerando o empenho e compromisso político do Município de Portimão em criar respostas sociais que contribuam para erradicar a pobreza

Leia mais

Regulamento sobre a atribuição de apoios para aquisição de medicação e do cartão municipal do idoso. Preâmbulo

Regulamento sobre a atribuição de apoios para aquisição de medicação e do cartão municipal do idoso. Preâmbulo Regulamento sobre a atribuição de apoios para aquisição de medicação e do cartão municipal do idoso Preâmbulo Os apoios sociais assumem particular relevância perante o atual panorama de fragilidade em

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR. Nota Justificativa

REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR. Nota Justificativa REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR Nota Justificativa Volvidos cerca de dez anos sobre a entrada em vigor do Regulamento que criou e implementou o Cartão Municipal do Idoso, continua a constituir

Leia mais

M U N I C Í PIO D E VI EIR A D O M I N H O VIEIRA DO MINHO

M U N I C Í PIO D E VI EIR A D O M I N H O VIEIRA DO MINHO Dr. Jorge Augusto Mangas Abreu Dantas, Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, nos termos do artº 118º do Código de Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei nº6/96 de 31 de Janeiro,

Leia mais

PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE. Metodologia de Avaliação e Seleção de Candidatos

PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE. Metodologia de Avaliação e Seleção de Candidatos PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE PROTOCOLO INTERMUNICIPAL ENTRE OS MUNICÍPIOS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO E OLHÃO Metodologia de Avaliação e Seleção de

Leia mais

Proposta de Regulamento para atribuição do Cartão Municipal do Idoso

Proposta de Regulamento para atribuição do Cartão Municipal do Idoso Proposta de Regulamento para atribuição do Cartão Municipal do Idoso Nas sociedades contemporâneas reveste especial preocupação as condições e qualidade de vida, designadamente da população considerada

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO - VIDIGUEIRA JÚNIOR

REGULAMENTO DO CARTÃO - VIDIGUEIRA JÚNIOR REGULAMENTO DO CARTÃO - VIDIGUEIRA JÚNIOR Preâmbulo O Município de Vidigueira, à imagem de vários Municípios do interior do país, tem sofrido ao longo dos tempos uma forte imigração das populações mais

Leia mais

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Câmara Municipal de Idanha-a-Nova PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Câmara Municipal de Idanha-a-Nova PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO NOTA JUSTIFICATIVA A, pretende implementar medidas de apoio social para os seus munícipes, pelo que elaborou o presente projeto de regulamento, que se constitui

Leia mais

Proposta de Alteração Normas Municipais de Atribuição do Cartão Social

Proposta de Alteração Normas Municipais de Atribuição do Cartão Social Proposta de Alteração Normas Municipais de Atribuição do Cartão Social Preâmbulo A implantação de políticas sociais activas e territorializadas, numa lógica de solidariedade local, emerge como um imperativo

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO CARTÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ALCOUTIM

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO CARTÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ALCOUTIM MUNICÍPIO DE ALCOUTIM Câmara Municipal REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO CARTÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ALCOUTIM REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO CARTÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ALCOUTIM Preâmbulo Atenta à grave situação

Leia mais

Regulamento do Cartão - Jovem Raiano Município de Idanha-a-Nova. Preâmbulo

Regulamento do Cartão - Jovem Raiano Município de Idanha-a-Nova. Preâmbulo MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Contribuinte número 501 121 030 CÂMARA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA Regulamento do Cartão - Jovem Raiano Município de Idanha-a-Nova Preâmbulo Considerando que o Município de Idanha-a-Nova,

Leia mais

Regulamento Cartão Jovem Municipal

Regulamento Cartão Jovem Municipal Regulamento Cartão Jovem Municipal Nota Justificativa O Cartão Jovem Municipal é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Porto, que visa proporcionar aos jovens vantagens, traduzidas num conjunto

Leia mais

Regulamento Municipal de Apoio a Estratos Desfavorecidos

Regulamento Municipal de Apoio a Estratos Desfavorecidos Regulamento Municipal de Apoio a Estratos Desfavorecidos Nota Justificativa A prossecução do interesse público do Município, realiza-se, também, pelo inestimável auxílio aos estratos desfavorecidos, no

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA TARIFA SOCIAL (ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS) Preâmbulo

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA TARIFA SOCIAL (ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS) Preâmbulo REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA TARIFA SOCIAL (ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS) Preâmbulo Considerando o empenho e compromisso político do Município de Portimão em criar respostas sociais que contribuam

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE INCENTIVO Á NATALIDADE

PROJETO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE INCENTIVO Á NATALIDADE PROJETO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE INCENTIVO Á NATALIDADE Preâmbulo Considerando: - A crescente intervenção dos Municípios, no âmbito das políticas de ação social, com vista, por um lado, à progressiva

Leia mais

REGULAMENTO DA PRESTAÇÃO DE APOIO À POPULAÇÃO IDOSA DO MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS

REGULAMENTO DA PRESTAÇÃO DE APOIO À POPULAÇÃO IDOSA DO MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS REGULAMENTO DA PRESTAÇÃO DE APOIO À POPULAÇÃO IDOSA DO MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS Versão consolidada [Conversor Lince] Aprovação - C.M. em 2010.09.15 / A.M. em 2010.09.24 Alteração - C.M. em 2015.04.02 /

Leia mais

Regulamento do Cartão do Idoso do Município de Vila do Porto

Regulamento do Cartão do Idoso do Município de Vila do Porto MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO Regulamento do Cartão do Idoso do Município de Vila do Porto Carlos Henrique Lopes Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal do concelho de Vila do Porto: Torna público que,

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO JOVEM CIDADÃO

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO JOVEM CIDADÃO ! "!#$"! REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO JOVEM CIDADÃO O Cartão Jovem Cidadão é uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas, que visa proporcionar aos jovens do município um conjunto de vantagens,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO Braga KID. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO Braga KID. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO Braga KID Preâmbulo O concelho de Braga é um dos mais jovens concelhos do país. Após a implementação do Cartão Jovem Municipal, surge o Cartão Braga Kid para dar continuidade

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO SENIOR MUNICIPAL DE ESTARREJA

REGULAMENTO DO CARTÃO SENIOR MUNICIPAL DE ESTARREJA REGULAMENTO DO CARTÃO SENIOR MUNICIPAL DE ESTARREJA Regulamento n.º 05/2004 Aprovado em Câmara Municipal a 22/05/2014 Aprovado em Assembleia Municipal a 27/06/2014 Regulamento do Cartão Senior Municipal

Leia mais

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA NORMAS PARA A ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMÍLIAS CARÊNCIADAS

Leia mais

Regulamento do Cartão Social do Município de Mértola

Regulamento do Cartão Social do Município de Mértola Preâmbulo O Município de Mértola tem vindo a desenvolver e a promover medidas sociais com o objectivo de erradicar fenómenos de pobreza e de exclusão social numa lógica de solidariedade social local activa,

Leia mais

PROJETO DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA APOIO AO IDOSO

PROJETO DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA APOIO AO IDOSO Câmara Municipal Gabinete de Apoio ao Presidente PROJETO DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA APOIO AO IDOSO Nota justificativa Em reunião de Câmara Municipal, de 05 de Abril de 2016, foi

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO 2018 Preâmbulo O concelho de Vila Nova de Foz Côa, como tantos outros do interior transmontano, caracteriza-se, como é de conhecimento geral, por um envelhecimento

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO PREÂMBULO 1. A progressiva degradação da situação económica das famílias portuguesas, em virtude da situação em que se encontra todo o território nacional, exige aos serviços públicos, a tomada de decisões

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL LAJES SOLIDÁRIA PEQUENAS REPARAÇÕES DOMÉSTICAS AO DOMICÍLIO NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO MUNICIPAL LAJES SOLIDÁRIA PEQUENAS REPARAÇÕES DOMÉSTICAS AO DOMICÍLIO NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO MUNICIPAL LAJES SOLIDÁRIA PEQUENAS REPARAÇÕES DOMÉSTICAS AO DOMICÍLIO NOTA JUSTIFICATIVA Tendo por base o diagnóstico social do concelho das Lajes das Flores, o qual refere que uma considerável

Leia mais

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Câmara Municipal de Idanha-a-Nova REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Câmara Municipal de Idanha-a-Nova REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO NOTA JUSTIFICATIVA A, pretende implementar medidas de apoio social para os seus munícipes, pelo que elaborou o presente regulamento, que se constitui como um instrumento que

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL JOVEM. Introdução

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL JOVEM. Introdução REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL JOVEM Introdução Considerando a importância crescente das autarquias locais, no âmbito do apoio social às populações; Considerando que as câmaras municipais podem apoiar

Leia mais

PROJETO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTOS AOS IDOSOS CARENCIADOS

PROJETO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTOS AOS IDOSOS CARENCIADOS PROJETO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTOS AOS IDOSOS CARENCIADOS PREÂMBULO Os idosos são tradicionalmente um grupo social com dificuldades reconhecidas que advém, sobretudo

Leia mais

Regulamento Municipal do Cartão Social Municipal. Artigo 1.º Noção. Artigo 2.º Condições de acesso. Artigo 3.º Documentos de instrução do pedido

Regulamento Municipal do Cartão Social Municipal. Artigo 1.º Noção. Artigo 2.º Condições de acesso. Artigo 3.º Documentos de instrução do pedido REGULAMENTO MUNICIPAL DO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL Publicação APÊNDICE N.º 137 II SÉRIE N.º 250 29 de Outubro de 2002 Regulamento Municipal do Cartão Social Municipal Artigo 1.º Noção O cartão social municipal

Leia mais

Oficina do Reformado

Oficina do Reformado Capítulo 310 Oficina do Reformado MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 9 Conteúdo Preâmbulo... 3 Disposições... 4 Artigo 1.º Âmbito de aplicação... 4 Artigo 2.º Objeto... 4 Artigo 3.º Requisitos para aceder

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Preâmbulo A Câmara Municipal de Chaves, no sentido de facilitar aos cidadãos portadores de deficiência, e consciente de que esta franja de população

Leia mais

REGULAMENTO TARIFA SOCIAL E FAMILIAR. Preâmbulo

REGULAMENTO TARIFA SOCIAL E FAMILIAR. Preâmbulo REGULAMENTO TARIFA SOCIAL E FAMILIAR Preâmbulo Considerando que, nos termos do nº 1 do artigo 21º da Lei nº 73/2013, de 3 de Setembro: Os preços e demais instrumentos de remuneração a fixar pelos municípios,

Leia mais

Regulamento do Fundo de Apoio Social da Freguesia Alfragide

Regulamento do Fundo de Apoio Social da Freguesia Alfragide Regulamento do Fundo de Apoio Social da Freguesia Alfragide PREÂMBULO O Fundo de apoio social tem como finalidade apoiar de forma pontual, os residentes desta freguesia, em algumas das situações do contexto

Leia mais

Freguesia do Beco Projecto de Regulamento de Atribuição de Incentivo à Natalidade

Freguesia do Beco Projecto de Regulamento de Atribuição de Incentivo à Natalidade Freguesia do Beco Projecto de Regulamento de Atribuição de Incentivo à Natalidade 1 Nota Justificativa Considerando que a diminuição da Natalidade é um problema premente e preocupante nas regiões de baixa

Leia mais

FREGUESIA DE FERREIRA DO ZÊZERE

FREGUESIA DE FERREIRA DO ZÊZERE FREGUESIA DE FERREIRA DO ZÊZERE Nota Justificativa Considerando que a diminuição da Natalidade é um problema premente e preocupante nas regiões de baixa densidade populacional, considerando também que,

Leia mais

Freguesia de Penela da Beira

Freguesia de Penela da Beira EDITAL Alexandre Rui Lopes Escudeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Penela da Beira: Torna público que esta Junta de Freguesia em reunião extraordinária de 17 de Setembro de 2010, aprovou o seguinte

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Munícipe

Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Munícipe Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Munícipe Preâmbulo Tendo a Câmara Municipal de Arraiolos consciência das desigualdades sociais subjacentes à problemática da pobreza e da exclusão

Leia mais

Normativo de Atribuição da Tarifa Social 1. Normativo de Atribuição da Tarifa Social (Tabela de Tarifas artº 12)

Normativo de Atribuição da Tarifa Social 1. Normativo de Atribuição da Tarifa Social (Tabela de Tarifas artº 12) Normativo de Atribuição da Tarifa Social (Tabela de Tarifas artº 12) Introdução A Câmara Municipal de Redondo, ciente de que cada vez mais é necessária a intervenção do Poder Local para inverter a conjuntura

Leia mais

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO A CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER Praça Luís de Camões -2580-318 ALENQUER - Telef. 263730900. Fax 263 711 504. e-mau: aerai6~cm-a eflaue.dt ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO r Proposta

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIO Preâmbulo O Município de Fornos de Algodres possui um parque habitacional envelhecido. Do total de 3430 edifícios recenseados em 2001, 43,5% foram construídos entre

Leia mais

Regulamento de implementação e funcionamento da Loja Social de Alenquer

Regulamento de implementação e funcionamento da Loja Social de Alenquer Regulamento de implementação e funcionamento da Loja Social de Alenquer Nota Justificativa Num contexto marcado por uma profunda crise sócio-económica, que origina o crescente aumento de situações de pobreza

Leia mais

Tarifário para Tarifário para Mangualde, 28 de dezembro de Página 1 de 8

Tarifário para Tarifário para Mangualde, 28 de dezembro de Página 1 de 8 Tarifário para 2018 Mangualde, 28 de dezembro de 2017 Página 1 de 8 Índice Tarifas de Abastecimento de Água... 3 Tarifas de Saneamento de Águas Residuais... 4 Tarifas de Gestão de Resíduos Urbanos... 5

Leia mais

REGULAMENTO. Gabinete de Consulta Jurídica e de Apoio Jurídico do Municipio de Arruda dos Vinhos

REGULAMENTO. Gabinete de Consulta Jurídica e de Apoio Jurídico do Municipio de Arruda dos Vinhos REGULAMENTO Gabinete de Consulta Jurídica e de Apoio Jurídico do Municipio de Arruda dos Vinhos Aprovação Câmara Municipal: 02-05-2016 Assembleia Municipal: 27-06-2016 REGULAMENTO DO GABINETE DE CONSULTA

Leia mais

Normativo Municipal de Apoio à Natalidade Introdução

Normativo Municipal de Apoio à Natalidade Introdução Considerando: Normativo Municipal de Apoio à Natalidade Introdução A crescente intervenção dos Municípios, no âmbito das políticas de Acão Social, com vista, por um lado, à progressiva inserção social

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Subsidio para. Apoio ao Arrendamento

Regulamento para Atribuição de Subsidio para. Apoio ao Arrendamento Regulamento para Atribuição de Subsidio para Apoio ao Arrendamento Nota Justificativa (Artigo 116.º de código do Procedimento Administrativo) O quadro legal de atribuições e competências das autarquias

Leia mais

MUNICÍPIO DE BARRANCOS

MUNICÍPIO DE BARRANCOS MUNICÍPIO DE BARRANCOS Regulamento do Programa Casa Jovem Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem e de Incentivo ao Mercado de Arrendamento Local Preâmbulo No âmbito do Programa de Intervenção

Leia mais

REGULAMENTO DE AJUDA A PEQUENAS REPARAÇÕES NO DOMICÍLIO A SENIOR NIORES CARENCIADOS

REGULAMENTO DE AJUDA A PEQUENAS REPARAÇÕES NO DOMICÍLIO A SENIOR NIORES CARENCIADOS REGULAMENTO DE AJUDA A PEQUENAS REPARAÇÕES NO DOMICÍLIO A SENIOR NIORES CARENCIADOS - PROGRAMA CÂMARA À PORTA - PREÂMBULO Tendo por base a análise da dinâmica do envelhecimento demográfico no Município

Leia mais

Projecto de Regulamento Municipal de Comparticipação de Medicamentos e de Empréstimo de Equipamento Médico e Material Ortopédico.

Projecto de Regulamento Municipal de Comparticipação de Medicamentos e de Empréstimo de Equipamento Médico e Material Ortopédico. Projecto de Regulamento Municipal de Comparticipação de Medicamentos e de Empréstimo de Equipamento Médico e Material Ortopédico Preâmbulo Considerando a necessidade de promover medidas de apoio aos mais

Leia mais

Regulamento do Cartão Jovem Municipal Nota justificativa

Regulamento do Cartão Jovem Municipal Nota justificativa Regulamento do Cartão Jovem Municipal Nota justificativa Considerando que o Município do Barreiro tem como princípio o bem-estar, a realização pessoal e a plena participação social dos jovens. Considerando

Leia mais

REGULAMENTO Oficina Solidária O SOL. Nota Justificativa

REGULAMENTO Oficina Solidária O SOL. Nota Justificativa Aprovado em reunião da Câmara Municipal em 11/06/2015. Aprovado em reunião da Assembleia Municipal em 27/06/2015. REGULAMENTO Oficina Solidária O SOL Nota Justificativa O Concelho de Alijó situa-se no

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DA MATRIZ. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudos

JUNTA DE FREGUESIA DA MATRIZ. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudos Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudos Preâmbulo A educação é um dos principais pilares do desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade, tanto na vertente individual como coletiva.

Leia mais

Regulamento de Atribuição do Cartão Social do Munícipe

Regulamento de Atribuição do Cartão Social do Munícipe Regulamento de Atribuição do Cartão Social do Munícipe Preâmbulo A implementação de políticas sociais locais emerge como uma necessidade na atuação ao nível da criação de proteção social, para a erradicação

Leia mais

Publicado em h:38m N.º Regulamento (este documento substitui o nº 461) PREÂMBULO

Publicado em h:38m N.º Regulamento (este documento substitui o nº 461) PREÂMBULO PROGRAMA DE EMERGÊNCIA SOCIAL (PES-OAZ) PREÂMBULO A Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, que estabeleceu o Regime Jurídico das Autarquias Locais, dota os municípios de um conjunto de atribuições e competências

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS/APARELHOS DE SAÚDE

REGULAMENTO MUNICIPAL BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS/APARELHOS DE SAÚDE REGULAMENTO MUNICIPAL BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS/APARELHOS DE SAÚDE O Município de Vila do Porto, com competências na área social e da saúde, tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante nestes domínios,

Leia mais

Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família

Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família Regulamento dezembro de 2015 1 Proposta de Regulamento aprovada por Deliberação da Câmara Municipal, na Reunião Ordinária de 13 de fevereiro de 2008

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO Praça Velha 9701-857 Telefs.: 295 212 105 Fax: 295 212 162 www.cm-ah.pt angra@cm-ah.pt Cont.: 512 044 040 REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL QUATRO MAIS A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição

Leia mais

Projeto de Regulamento Municipal da Loja Social

Projeto de Regulamento Municipal da Loja Social Nota Justificativa e ponderação de custos Na senda de uma autarquia solidária e próxima dos seus munícipes, surge a necessidade de garantir outro tipo de respostas para além das que têm sido facultadas,

Leia mais

MUNICIPIO DE VILA FLOR REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.

MUNICIPIO DE VILA FLOR REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2. REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento estabelece as regras para a concessão de apoio financeiro a fundo perdido ou

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS COM MEDICAMENTOS. Nota Justificativa

REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS COM MEDICAMENTOS. Nota Justificativa REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS COM MEDICAMENTOS Nota Justificativa O quadro sócio demográfico atual diverge do tradicional. As questões do envelhecimento das populações estão em foco devido

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA LAGOA Regulamento n.º 27/2007 de 3 de Setembro de 2007

CÂMARA MUNICIPAL DA LAGOA Regulamento n.º 27/2007 de 3 de Setembro de 2007 CÂMARA MUNICIPAL DA LAGOA Regulamento n.º 27/2007 de 3 de Setembro de 2007 Torna público, em conformidade com a deliberação tomada pela Câmara Municipal, em sua reunião ordinária realizada a 23 de Julho

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece as normas para atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior, residentes

Leia mais

Serviço de Águas - Município de VPA Enviado: terça-feira, 26 de Julho de :45 Para:

Serviço de Águas - Município de VPA Enviado: terça-feira, 26 de Julho de :45 Para: Florinda Veiga De: Serviço de Águas - Município de VPA Enviado: terça-feira, 26 de Julho de 2016 16:45 Para: Perguntas / Requerimentos Cc: António Vasconcelos Assunto: FW:

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO CONCELHO DE VILA FLOR

REGULAMENTO MUNICIPAL DO PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO CONCELHO DE VILA FLOR REGULAMENTO MUNICIPAL DO PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO CONCELHO DE VILA FLOR A lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada e republicada pela lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro e, bem como a lei n.º 159/99

Leia mais