Desenvolvimentos do Trabalho Decente (TD): do conceito a agenda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimentos do Trabalho Decente (TD): do conceito a agenda"

Transcrição

1 União Geral dos Trabalhadores UGT II MÓDULO CURSO DE TRABALHO DECENTE, Rio de Janeiro De 14 a 17 de janeiro de 2015 Falas dos conferencistas convidados da OIT e do MTE 1 Desenvolvimentos do Trabalho Decente (TD): do conceito a agenda Paulo Sergio Muçouçah (OIT) O conceito de Trabalho Decente surge em um contexto econômico e social (fim do século XX) de globalização do capital, financeirização da economia (predomínio do setor financeiro), e descolamento da renda do fator produção. Uma consequência disto foi a desvalorização do fator trabalho como o produtor de riqueza e de bem estar social. Economicamente, se obteve um crescimento econômico pequeno, concentrado e excludente, o dito processo de concentração de riqueza. Do ponto de vista social, se obteve o desemprego em massa ( milhões de empregados), o aviltamento dos salários e a precarização das condições de trabalho (formas de contratação, condições de execução e proliferação de formas inaceitáveis de trabalho), houve também o enfraquecimento dos sindicatos, o desmonte de sistemas de seguridade social (período neoliberal) e o aumento da desigualdade social. Em 1999, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adota o conceito de Trabalho Decente (TD), que vai sintetizar a missão da OIT, e reforçar a bandeira da busca de vida digna aos trabalhadores, em condições de liberdade, igualdade e segurança, com fortalecimento do diálogo social. O TD é composto por cinco pilares, a promoção dos diretos, a proteção social, a geração de mais e melhores empregos, e o fortalecimento do dialogo social. Foram estabelecidas 10 dimensões do TD, ou seja, o que ele simboliza na prática, quais são os indicadores de TD em uma determinada realidade, são elas: 1 existência de oportunidade de empregos formais ou formalizados; 2 rendimentos adequados à sobrevivência dos trabalhadores (patamar mínimo para uma vida decente ou digna de acordo com o padrão estabelecido pela sociedade em que se vive); 3 jornada de trabalho digna (o trabalhador tem um conjunto de necessidades a serem 1 Síntese de Lorena Ferraz Gonçalves, socióloga consultora do IAE/UGT.

2 satisfeitas, combinando trabalho, vida pessoal e vida familiar), 4 eliminação de formas inaceitáveis de trabalho, tais como trabalho infantil, trabalho escravo, trabalho precário, trabalho doméstico desregulado, trabalho infantil no campo ou rural e o tráfico de pessoas; eliminar o trabalho infantil pode evitar evitar a reprodução de pobreza e precariedade social; 5 estabilidade e segurança no emprego (o Brasil é o campeão mundial em rotatividade no emprego); 6 igualdade de oportunidades e acesso ao emprego; 7 tratamento no emprego; 8 ambiente de trabalho saudável e seguro como uma obrigação das empresas (responsabilidade social); 9 extensão e fortalecimento da seguridade social, apenas 30% dos trabalhadores mundiais dispõem de alguma forma de seguridade social; 10 diálogo social e participação dos atores tripartites, e isto pressupõe o fortalecimento das organizações do capital e do trabalho, pois não há diálogo em contextos de assimetria entre as representações dos interesses. Assim, o Programa de trabalho decente da OIT para o mundo visa estimular a adoção de práticas de trabalho decente, com a constituição de recomendações e estímulo à criação de agendas e planos de Trabalho Decente em âmbito nacional ou regional. Trabalho decente é uma bandeira convergente com os objetivos de desenvolvimento do milênio de erradicação da pobreza, bem como com a proposta oito (8) formulada na RIO+20 em 2014 de desenvolvimento sustentável global entre 2015 e O Brasil foi um dos primeiros países a assinar e se comprometer com o Trabalho Decente. Em junho 2003, firma-se compromisso entre o presidente Lula e o Diretor Geral da OIT, que foi lançado em maio de 2006 durante XVI Reunião Regional Americana (RRA) com o objetivo de gerar trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais. Em 2010, o Brasil apresenta o Plano Nacional de Trabalho Decente, produzido no âmbito do Comitê Executivo Interministerial, CEI, junho de Paralelo disso, nasce a elaboração de agendas subnacionais de trabalho decente. As primeiras foram as agendas estaduais de TD da Bahia (2007) e do Mato Grosso (2009); em 2010, criou-se a Agenda Regional de Trabalho Decente da Região do Grande ABC paulista (2010, 7 municípios). Atualmente, se está construindo a agenda municipal de trabalho decente na cidade de são Paulo, precedida da Agenda do Trabalho Decente de Curitiba (2011). A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente - I CNETD, que aconteceu em 2012, foi um marco na consolidação da agenda de trabalho decente no Brasil. A conferência, que foi produto de um amplo processo de diálogo social nas

3 esferas estaduais e regionais, visou transformar o TD em uma política de estado, com a proposta de criação do Sistema Único de Trabalho, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS), embora haja muita controvérsia sobre o tema. O principal objetivo é o de integrar as cinco funções do emprego, trabalho e renda, quais sejam, a certificação profissional, o Seguro-Desemprego, a formação profissional, a Intermediação da mão de obra e o apoio ao empreendedorismo e organização solidária. Desde a adoção do conceito de TD até hoje houveram avanços importantes. O principal resultado é que o TD se tornou um paradigma; é um modelo a ser seguido, tem legitimidade como um patamar a ser alcançado reconhecido por empregadores, trabalhadores e governos. Em alguns países que tinham uma prática distante do padrão de TD, como a China e a Índia, houve uma tendência a reversão, inclusive com o fortalecimento do movimento sindical dentro desses países, que utilizam o trabalho decente como um paradigma ou referencial a ser perseguido. Houve também um avanço significativo em praticamente todos os dez indicadores ou dimensões citadas acima nesses países, com exceção do trabalho entre a juventude, onde não se verificou muito avanço.

4 Trabalho Decente (TD) no Brasil: desafios e perspectivas do governo Manuel Messias (MTE) O Trabalho Decente (TD) permeia hoje os programas de governo nas políticas públicas, e é um compromisso de governo. O governo brasileiro incluiu inclusive o trabalho decente como uma das metas do Plano Plurianual de planejamento governamental. Isto levou a que várias instituições incorporassem o TD em suas agendas, como a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPIR) e outros ministérios, como o do desenvolvimento sustentável, está incluso também no plano Brasil sem Miséria. Trabalhar com esse conceito é trabalhar na construção de valores, especialmente quando se está falando de valores e práticas no mundo do trabalho. O TD nunca fez parte da constituição das políticas públicas no Brasil, nem nos seus períodos de maior crescimento econômico. Isto porque predomina ainda na formulação das políticas públicas a visão orçamentária e economicista. O TD tem que ser trabalhado como um valor a ser introjetado na sociedade. Esta é a dimensão que vai assegurar o TD na sociedade. O governo tem um compromisso com o conceito, e o Brasil tem avanços ainda aquém daquilo que é preciso. O neoliberalismo na década de 90 fragilizou as condições de TD, o MTE hoje é um ministério fraco, e isto é uma questão da sociedade. O mundo do trabalho não é apenas o assalariamento e emprego. Isto é muito importante na hora de pensar a política pública. Neste sentido, a formalização do micro e pequeno empreendedor foi um salto na ampliação do acesso ao trabalho, a renda e a proteção social. O desafio lançado na I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente - I CNETD, realizada entre 8 e 12 de agosto de 2012, é justamente o de ampliar o conceito de trabalho decente para além da ideia de trabalhador de fábrica. A conferência estava talvez além das forças do MTE de levar adiante um processo tão amplo de diálogo tripartite, somando-se às condições de maturidade e preparo dos atores organizados envolvidos. A conferência foi maior do que a capacidade de gestão política do MTE, mas apesar disto a conferência cumpriu seus objetivos basilares; tinha uma metodologia aprovada; das propostas produzidas nas conferências estaduais, 633 foram para aprovação na conferência e quase 40% foi aprovada, porcentagem que envolvia temas como Convenção 111, gênero, Direto à sindicalização, sistema público

5 de emprego. Foram mais de 200 propostas aprovadas. A política nacional de TD incorporara estas propostas que não poderão ser recusadas pelos empresários. É importante esclarecer que na assembleia os empresários não se retiraram da conferência, eles suspenderam sua participação. A conferência tem um relatório e não se conseguiu votar todas as propostas votou-se apenas as dos trabalhadores. Estas estão legitimadas para política nacional de TD. Porque outras organizações sociais? O mundo do trabalho não é só emprego formal. As cooperativas e a economia informal também importam e tem direito ao TD. São quatro milhões de microempresários individuais, cooperativados economia solidária, que precisam ser incluídos nos esquemas de proteção ao trabalho e seguridade social. No campo dos valores, trabalhamos o mais próximo possível do ideal, mas na prática, é necessário se atingir a capacidade de operacionalizar o conceito de TD. Uma política não é para um governo, mas deve se comprometer com os avanços necessários, desenvolvendo a capacidade de diminuir a distância entre o ideal e o real. Alguns passos para a consolidação do TD no Brasil começam a ser dados, como nos Indicadores do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente juventude e a redução da informalidade, que foi grande. O 1º plano tem falhas, foi o primeiro. Vamos continuar refletindo para seu aprimoramento, como foi construído? o que e possível? quanto pode ser feito? O alvo é obrigar que todos façam esforços na direção do TD, e colocar no Plano Plurianual objetivos que façam avançar o TD diminuir a distância entre o real e o objetivo tangível. Quanto à fiscalização, há 1200 menos fiscais do que o proposto saíram mais de 400 este ano, concursados. Ademais, a formalização aumentou a demanda por fiscalização de trabalhadores. É fundamental ampliar o escopo da fiscalização hoje CLT e FGTS. Tem que fiscalizar as cooperativas e o trabalho doméstico. Temos que incorporar novas formas de trabalho na fiscalização. Quantas vezes os sindicatos pediram mais fiscais? Temos de poder entrar nas empresas a representação sindical dentro das empresas; já conseguimos isto no canteiro de obras. Para avançar mais, temos que reestruturar os sindicatos. Criamos indicadores de TD que permitirão a sua avaliação e neste ano vamos sugerir propostas ao PPA 2016 e a II Conferência de TD.

6 Existem questões estruturais no mundo do trabalho que precisam ser enfrentadas, e não se tratam de um problema de governo. A política de equilíbrio macroeconômico e fiscal limita bastante a ação governamental, prejudicando a relação entre o econômico e o social, ou seja, a relação balanceada entre eficiência econômica e bem estar social. Para se fortalecer o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é necessário que os movimentos organizados de interesses apresentem demandas específicas e objetivas, e não demandas genéricas que não descrevem ações pontuais concretas. O MTE precisa desenvolver sua capacidade de fiscalizar, mas para isto são necessárias mudanças estruturais, tal como a representação sindical no local de trabalho. O governo encontra muita resistência de mudança dentro do próprio movimento sindical. Apesar de termos farta legislação de trabalho, além de acordos e convenções coletivas, temos também uma vultosa estatística de ações trabalhistas (3 milhões de ações por ano e alta rotatividade do trabalho). Isto demonstra uma controvérsia ou distorção entre a teoria e a prática no mundo do trabalho. O mundo salarial formal é coberto por acordos que estão além da lei distância com o direito real. Temos que ter um sistema nacional de emprego, o SUT. O MTE tem uma proposta, mas com divergências internas. Ampliou demais os objetivos ao regulamentar e articular estados, união e municípios entre os três poderes para pensar para além do emprego, mas sem maturação da sociedade gerou questionamentos entre os auditores fiscais; os sindicatos se sentiram ameaçados e os empresários tomaram a coisa como um peso. O ministro pretende retomar a discussão. Criar um sistema nacional de emprego com o sentido de articular para que o trabalhador não dependa somente da seleção privada. Vamos combater o chamado gato, atuar nos setores com fragilidades. Temos que retomar a discussão da política nacional de empregos. Quatro ministros e seis centrais sentaram para definir e discutir o tema de Seguro-Desemprego. No conjunto de medidas tem questões que devem ser revistas, como o seguro-defeso (tem cidades com mais gente recebendo do que o número de habitantes), a pensão das viúvas, com regras mais rígidas para a concessão de pensão, pensão integral vitalícia no serviço público e a fraude aos direitos. Para isto, é ideal criar uma estrutura que evite fraudes.

7 O movimento sindical tem que ter coragem de enfrentar o debate do fator previdenciário (movimento sindical não negociou 85/95 homem e mulher; ter fator para quem se aposentar antes). As centrais precisam avançar para negociar, inclusive fazendo concessão, para que assim seja viável a regulamentação da 151 (Negociação no serviço público; o projeto de regulamentação que não se mandou para o congresso), e a regulamentação do trabalho terceirizado e de curta duração, no mínimo garantir os direitos. As centrais sindicais têm que sair da postura de portadoras de bandeiras, para sentar e negociar com o governo munidas de propostas concretas e objetivas. A dimensão do diálogo social precisa ser aperfeiçoada e coordenada, ainda no contexto de fortalecimento do MTE, ampliando e consolidando o conceito de TD para além do assalariamento. Isto tudo inclui a capilarização e reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que é o ponto nodal da integração entre o seguro-desemprego, a qualificação profissional e a intermediação da mão de obra. A integração do tripé da política de emprego, trabalho e renda é basilar para se alcançar a reestruturação institucional necessária aos desafios que se colocam no mundo contemporâneo. O movimento sindical brasileiro tem que avançar em algumas pautas, como por exemplo no enfrentamento do que é o modelo de trabalho que temos. É fundamental ter representação sindical no local de trabalho, para se ter organizações mais sólidas, entidades com mais filiados. O cumprimento da negociação coletiva tem que ser compulsório para a empresa. As centrais sindicais precisam participar dos conselhos de diálogo social de forma organizada e esculpida na base, levando propostas objetivas. Os sindicatos, embora com objetivos corporativos, têm que pensar estrategicamente. Não há experiência no mundo de governos com a bases social, é desta forma que o movimento sindical fica abalado.

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Estado de Santa Catarina Camboriú, 31 de outubro de 2011 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito de

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2011 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Ana Lúcia Monteiro Organização Internacional do Trabalho 28 de outubro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Salvador, 22 de setembro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso

Leia mais

IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA NA AGENDA DO TRABALHO DECENTE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Outubro 2011

IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA NA AGENDA DO TRABALHO DECENTE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Outubro 2011 IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA NA AGENDA DO TRABALHO DECENTE Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Outubro 2011 O conceito de TRABALHO DECENTE Formalizado pela OIT em 1999 Sintetiza sua missão

Leia mais

O conceito de Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente O Trabalho Decente O conceito de Trabalho Decente Atualmente a metade dos trabalhadores de todo o mundo (1,4 bilhão de pessoas) vive com menos de 2 dólares ao dia e portanto, é pobre quase 20% é extremamente

Leia mais

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD Paulo Sergio Muçouçah Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes Escritório da OIT no Brasil Roteiro da apresentação

Leia mais

A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil

A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Andrea Rivero de Araújo Oficial de Projeto Programas de Trabalho Decente em Países do Mercosul Organização Internacional do Trabalho Boa Vista,

Leia mais

A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente

A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 26 de

Leia mais

Trabalho Decente no Brasil. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil

Trabalho Decente no Brasil. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Trabalho Decente no Brasil Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre, 31 de outubro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso do Brasil com

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

Proteção Social: Um direito e uma necessidade para a promoção do Trabalho Decente. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil

Proteção Social: Um direito e uma necessidade para a promoção do Trabalho Decente. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Proteção Social: Um direito e uma necessidade para a promoção do Trabalho Decente Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Maringá, PR - 30 de maio de 2012 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. Os Conceitos

Leia mais

TRABALHO DECENTE um conceito em disputa. Roni Barbosa Maio 2013

TRABALHO DECENTE um conceito em disputa. Roni Barbosa Maio 2013 TRABALHO DECENTE um conceito em disputa Roni Barbosa Maio 2013 CONTEXTO DO SURGIMENTO DA RECOMENDAÇÃO DE TRABALHO DECENTE Visão flexibilizadora do projeto neoliberal conduziu a mudanças no papel do Estado

Leia mais

DIÁLOGO SOCIAL E TRIPARTISMO NO BRASIL

DIÁLOGO SOCIAL E TRIPARTISMO NO BRASIL DIÁLOGO SOCIAL E TRIPARTISMO NO BRASIL Diálogo social e Tripartismo no Brasil Conceito de Diálogo Social Diálogo social é o processo no qual atores sociais, econômicos, políticos, ou grupos sociais, legitimamente

Leia mais

El aporte de los procesos participativos: la experiencia de las conferencias nacionales de políticas públicas en Brasil

El aporte de los procesos participativos: la experiencia de las conferencias nacionales de políticas públicas en Brasil El aporte de los procesos participativos: la experiencia de las conferencias nacionales de políticas públicas en Brasil Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Seminário Internacional Pactos

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Realizada de 08 a 11 de agosto de 2012 MÁRIO DOS SANTOS BARBOSA Assessor Especial para Assuntos Internacionais Coordenador da I CNETD

Leia mais

Sandro Silva Economista do Dieese-PR. Curitiba-PR 22/05/2013

Sandro Silva Economista do Dieese-PR. Curitiba-PR 22/05/2013 Sandro Silva Economista do Dieese-PR Curitiba-PR 22/05/2013 Trabalho Decente Em inúmeras publicações é definido como um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e

Leia mais

AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 27 de junho de 2012

AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 27 de junho de 2012 AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 27 de junho de 2012 Esquema da apresentação A. Por que uma agenda de trabalho decente

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 2 de dezembro de 2014

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 2 de dezembro de 2014 R E L A Ç Õ E S D O T R A B A L H O Órgão Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Representação Efetiva Comissão Tripartite de Revisão (CTR) do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD) Representantes:

Leia mais

Agenda Nacional do. Novembro 2008

Agenda Nacional do. Novembro 2008 Agenda Nacional do Trabalho Decente Novembro 2008 Prioridades Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil,

Leia mais

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente Boletim Econômico Edição nº 61 maio de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A visão da OIT sobre o Trabalho Decente 1 1. CONCEITO DE TRABALHO DECENTE O conceito de Trabalho

Leia mais

Objetivo Geral. Objetivos Específicos

Objetivo Geral. Objetivos Específicos Apresentação A promoção do trabalho decente é condição para um crescimento econômico inclusivo, redutor da pobreza e das desigualdades sociais e promotor do desenvolvimento humano. O trabalho decente significa

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial

Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial Lais Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, julho de 2012 Esquema da Apresentação 1. Trabalho decente e estratégia de desenvolvimento

Leia mais

Políticas de promoção do Trabalho Decente. Rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Políticas de promoção do Trabalho Decente. Rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável PROMOVENDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO Políticas de promoção do Trabalho Decente Rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Letícia Mourad Lobo Leite Doutoranda em Sociedade, Economia e Estado

Leia mais

Ações Reunião Ordinária realizada no dia 18 de julho de 2014

Ações Reunião Ordinária realizada no dia 18 de julho de 2014 R E L A Ç Õ E S D O T R A B A L H O Órgão Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Representação Efetiva Grupo de Trabalho Tripartite para Implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente Representante

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada nos dias 5 e 6 de abril de 2016.

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada nos dias 5 e 6 de abril de 2016. RELAÇÕES DO TRABALHO Órgão Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Representação Efetiva Comissão Tripartite de Revisão do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD) Representantes

Leia mais

Congresso de Fundação da Força Sindical do Distrito Federal Mercado de trabalho e negociação coletiva no DF

Congresso de Fundação da Força Sindical do Distrito Federal Mercado de trabalho e negociação coletiva no DF Congresso de Fundação da Força Sindical do Distrito Federal Mercado de trabalho e negociação coletiva no DF 25 Março de 2009 Conjuntura marcada pela crise Produto Interno Bruto do país teve queda de 3,6%

Leia mais

Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde

Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde 21 24 de março de 2016 Maputo, Moçambique A economia informal: conceitos,

Leia mais

DISCURSO DA DIRETORA REGIONAL DA OIT, ELIZABETH TINOCO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE BRASÍLIA, DF, 8 DE AGOSTO DE 2012

DISCURSO DA DIRETORA REGIONAL DA OIT, ELIZABETH TINOCO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE BRASÍLIA, DF, 8 DE AGOSTO DE 2012 DISCURSO DA DIRETORA REGIONAL DA OIT, ELIZABETH TINOCO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE BRASÍLIA, DF, 8 DE AGOSTO DE 2012 1. É uma grande satisfação e honra dirigir-me a esta Primeira

Leia mais

TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE NO BRASIL. Julho de 2009

TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE NO BRASIL. Julho de 2009 TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE NO BRASIL Brasília, Julho de 2009 Trabalho Decente e Juventude no Brasil 1. Diagnóstico da situação magnitude do déficit de Trabalho Decente para os jovens relação educação

Leia mais

A construção da 1ª Conferência do Trabalho Decente de Osasco

A construção da 1ª Conferência do Trabalho Decente de Osasco A construção da 1ª Conferência do Trabalho Decente de Osasco Fortalecer o nosso compromisso As reuniões e Pré-Conferências, que estamos realizando, são a oportunidade para que coletivamente possamos construir

Leia mais

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS!

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 12 JUNHO 2019 O trabalho infantil é um assunto de direitos humanos a nível mundial que afeta todas as pessoas.

Leia mais

AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE

AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE Segundo definição da OIT, Trabalho Decente é um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida

Leia mais

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS!

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 12 JUNHO 2019 O trabalho infantil é um assunto de direitos humanos a nível mundial que afeta todas as pessoas.

Leia mais

Conferência Internacional sobre o Trabalho sob o tema «Da Populorum Progressio à Laudato Si'»

Conferência Internacional sobre o Trabalho sob o tema «Da Populorum Progressio à Laudato Si'» Conferência Internacional sobre o Trabalho sob o tema «Da Populorum Progressio à Laudato Si'» ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO E TRABALHADORES NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E SUSTENTÁVEL. 1. O Encontro

Leia mais

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O TRABALHO DIGNO, A JUSTIÇA SOCIAL E O FUTURO DO TRABALHO OIT: MISSÃO Desenvolve o seu trabalho no âmbito da redução da

Leia mais

Panorama Mundial do Trabalho Infantil e a Experiência Brasileira

Panorama Mundial do Trabalho Infantil e a Experiência Brasileira Panorama Mundial do Trabalho Infantil e a Experiência Brasileira Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Forum Mundial de Direitos Humanos Brasília, 12 dezembro 2013 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Elaboração do Plano Plurianual

Elaboração do Plano Plurianual Elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 Fórum Dialoga Brasil Interconselhos Brasília-DF, 14 a 16 de abril de 2015 1 O que é o PPA É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha

Leia mais

Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro

Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro Boletim 1026/2016 Ano VIII 21/07/2016 Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro Segundo Ronaldo Nogueira, proposta de reforma trabalhista do governo Temer deve ser enviada ao Congresso até o fim

Leia mais

A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014

A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014 A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito de Trabalho Decente 2.

Leia mais

Sistema Único do Trabalho

Sistema Único do Trabalho Apresentação de proposta de Sistema Único do Trabalho Brasília DF 16 de julho de 2014 ANTECEDENTES 1958 Convenção OIT nº 88, Organização do Serviço de Emprego; 1975 Decreto nº 76.403 cria o Sistema Nacional

Leia mais

Classe. Trabalhadora. no Brasil. Agenda Prioritária. Brasil, 06 de junho de 2018.

Classe. Trabalhadora. no Brasil. Agenda Prioritária. Brasil, 06 de junho de 2018. Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça Social: trabalho e emprego no Brasil Brasil, 06 de junho de 2018. Manifesto das Centrais Sindicais Os trabalhadores

Leia mais

Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical da CNC

Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical da CNC RELAÇÕES INTERNACIONAIS Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 105ª Conferência Internacional do Trabalho Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. RETROCESSOS E SOFRIMENTO

REFORMA TRABALHISTA. RETROCESSOS E SOFRIMENTO REFORMA TRABALHISTA. RETROCESSOS E SOFRIMENTO VIDEO E IMAGENS - Exibição de vídeo e imagens DURA REALIDADE - Crescimento: o desemprego o economia informal o acidentes e mortes no trabalho o empobrecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público. As Relações de Trabalho no Serviço Público. Sérgio Mendonça SRT/MP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público. As Relações de Trabalho no Serviço Público. Sérgio Mendonça SRT/MP As Relações de Trabalho no Serviço Público Sérgio Mendonça SRT/MP Fortaleza/CE, 26/9/2012 O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Protocolo de 16-6-2003 = compromisso

Leia mais

Laís Ab A ram a o Diret e o t ra r do Escrit i ó t rio i da O IT n o Brasil Cuiab a á b, 06 d e Fe F v e e v r e ei e r i o r de

Laís Ab A ram a o Diret e o t ra r do Escrit i ó t rio i da O IT n o Brasil Cuiab a á b, 06 d e Fe F v e e v r e ei e r i o r de Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Cuiabá,, 06 de Fevereiro de 2014 Evento de grande relevância econômica, social e cultural 12 cidades sedes: Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba,

Leia mais

Organização Internacional do Trabalho OIT. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Organização Internacional do Trabalho OIT. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Organização Internacional do Trabalho OIT Introdução Surgiu em 1919, na Conferência de Paz que aprovou o Tratado de Versalhes. Organização Internacional do Trabalho, conhecida como OIT, é uma agência especializada

Leia mais

Reproducido en O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL. Artur Henrique da Silva Santos

Reproducido en   O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL. Artur Henrique da Silva Santos Reproducido en www.relats.org O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL Artur Henrique da Silva Santos Publicado en ALAINET, 30 julio 2018 Vamos colocar os pingos nos is. Que uma grande

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo. José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP

O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo. José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP Introdução Nova onda de reformas: parece que não há limites Estrutura da intervenção: A discussão

Leia mais

Cadeia Produtiva e a Expansão do Setor Sucroalcooleiro como Alternativa Energética

Cadeia Produtiva e a Expansão do Setor Sucroalcooleiro como Alternativa Energética Cadeia Produtiva e a Expansão do Setor Sucroalcooleiro como Alternativa Energética Introdução O Brasil e o principal produtor e exportador de açúcar e álcool do mundo, pois tem o menor custo de produção

Leia mais

O Pacto Mundial para o Emprego:

O Pacto Mundial para o Emprego: O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores São Paulo, 29 de setembro de 2009 Objetivo estratégico

Leia mais

XIII CONFASER Extensão Rural e Cidadania

XIII CONFASER Extensão Rural e Cidadania CADERNO DE TESES DO XIII CONFASER SUGESTÕES / EXEMPLOS DE TRABALHOS ESCRITOS QUE PODEM SER APRESENTADOS PELOS TRABALHADORES /AS DA ATER E DO SERVIÇO PÚBLICO DO BRASIL AO CONFASER CONTRIBUIÇÕES AOS COLEGAS

Leia mais

Senhoras e Senhores, O mundo e suas relações de trabalho estão passando por um momento singular na história.

Senhoras e Senhores, O mundo e suas relações de trabalho estão passando por um momento singular na história. PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) E DELEGADO EMPREGADOR DO BRASIL, ROBSON BRAGA DE ANDRADE, NA 107ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO, EM GENEBRA. 4.6.2018. Senhoras

Leia mais

Os impactos socioeconômicos da ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores doméstios. Brasília. Maio/2011

Os impactos socioeconômicos da ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores doméstios. Brasília. Maio/2011 Os impactos socioeconômicos da ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores doméstios Arnaldo Lima Coordenador-Geral de Políticas Sociais da SPE/MF Brasília Maio/2011 1 Roteiro da Apresentação

Leia mais

A OIT E O BRASIL Prós e contras

A OIT E O BRASIL Prós e contras A OIT E O BRASIL Prós e contras Dagoberto Lima Godoy Membro-Empregador Titular Conselho de Administração Organização Internacional do Trabalho Brasil OIT (linha do tempo) 1919 - País-Membro Fundador 1944

Leia mais

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário quais as prerrogativas do sindicato.

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário quais as prerrogativas do sindicato. Ações do PIS/PASEP (Programa de Integração Social/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e FGTS Detalhes no site www.fsindical.org.br - www.sindicatodosaposentados.org.br PPP Perfil Profissiográfico

Leia mais

Pesquisa Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil

Pesquisa Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Pesquisa Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Desafios Disseminar o conceito de Trabalho Decente junto às direções e lideranças sindicais: Emprego, Normas, Proteção

Leia mais

IX CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE MINISTRAS E MINISTROS DO TRABALHO, EMPREGO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Cartagena de Indias, Colômbia 2 e 3 de maio de 2016

IX CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE MINISTRAS E MINISTROS DO TRABALHO, EMPREGO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Cartagena de Indias, Colômbia 2 e 3 de maio de 2016 IX CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE MINISTRAS E MINISTROS DO TRABALHO, EMPREGO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Cartagena de Indias, Colômbia 2 e 3 de maio de 2016 AS MINISTRAS, OS MINISTROS E REPRESENTANTES DOS PAÍSES

Leia mais

A OIT e a Igualdade de Oportunidades e Tratamento no Mundo do Trabalho

A OIT e a Igualdade de Oportunidades e Tratamento no Mundo do Trabalho A OIT e a Igualdade de Oportunidades e Tratamento no Mundo do Trabalho Escritório da OIT no Brasil Apoio: Secretarias Especiais de Políticas para as Mulheres (SPM), Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Leia mais

Índice do diário. De Emprego e Trabalho Decente. A PREFEITA MUNICIPAL DE ANTONIO CARDOSO, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

Índice do diário. De Emprego e Trabalho Decente. A PREFEITA MUNICIPAL DE ANTONIO CARDOSO, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, Diário Oficial Ano: 1 Páginas: 6 Atos Oficiais Decreto - Decreto 421 de 2011 Índice do diário Atos Oficiais Decreto Decreto 421 de 2011 DECRETO Nº 421/2011 DE 27 DE MAIO DE 2011. Convoca a I Conferência

Leia mais

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014 Democratização do Estado e negociação coletiva Senador José Pimentel 4/4/2014 Efeitos da DITADURA sobre os trabalhadores As dificuldades de organização Repressão aos movimentos reivindicatórios Perdas

Leia mais

XIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP 30 de Abril a 1 de Maio, Timor-Leste

XIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP 30 de Abril a 1 de Maio, Timor-Leste XIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP 30 de Abril a 1 de Maio, TimorLeste PLANO DE AÇÃO DE TÍBAR Para concretização e cumprimento das deliberações constantes da Declaração

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL)

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) A QUE VEM A REFORMA? Várias razões estão sendo dadas: MANTER E CRIAR EMPREGOS COM REDUÇÃO NO CUSTO DO TRABALHO; REGULAR FORMAS MAIS FLEXÍVEIS DE CONTRATAR PARA ATENDER AS

Leia mais

AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD

AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD Agenda Curitiba de Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego - ACTD Remuneração justa Igualdade Liberdade Segurança Gênero Raça/etnia Pessoa com deficiência

Leia mais

REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013

REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013 REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013 Helder Molina Historiador, mestre em Educação, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade

Leia mais

Renata Thereza Fagundes Cunha

Renata Thereza Fagundes Cunha ODS 5 - EMPODERAMENTO DAS MULHERES TRBALAHO E VALORIZAÇÃO Reunião EP Educando para a Sustentabilidade Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial CPCE Renata Thereza Fagundes Cunha Assessoria de Projetos

Leia mais

Consolidação e Eficiência: Nova etapa, novos desafios rumo ao 3 Congresso

Consolidação e Eficiência: Nova etapa, novos desafios rumo ao 3 Congresso Consolidação e Eficiência: Nova etapa, novos desafios rumo ao 3 Congresso Andréa Margon Esse foi o tema do 1 Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O objetivo

Leia mais

RG ACTRAV / OIT

RG ACTRAV / OIT RG - 8.389.247-3 Seminário: O Trabalho Decente como Elemento Estratégico do Desenvolvimento com Distribuição de Renda ACTRAV / OIT Outubro de 2005 1 DADOS DO PROJETO 1.1 Título: Seminário: o trabalho decente

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 APRESENTAÇÃO Apresentação Pós lato sensu em direito e processo do trabalho. O que é? Porque fazer? O curso do Legale. Como alcançar os resultados

Leia mais

Estudo de Caso: Brasil

Estudo de Caso: Brasil FORMALIZAÇÃO DO TRABALHO E DOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS NO BRASIL OIT - SEBRAE Análise da OIT de boas práticas na redução do emprego informal na América Latina e no Caribe Estudo de Caso: Brasil JOSÉ DARI

Leia mais

A Juventude no Centro do Desenvolvimento. Gabriel Medina Secretário Nacional de Juventude

A Juventude no Centro do Desenvolvimento. Gabriel Medina Secretário Nacional de Juventude A Juventude no Centro do Desenvolvimento Gabriel Medina Secretário Nacional de Juventude Quem é a Juventude brasileira? Juventude Brasileira Raça/Cor Jovens (15 a 29 anos) 51.3 milhões 27% da população

Leia mais

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

Trabalhadores ASSALARIADOS E ASSALARIADAS RURAIS. do Paraná

Trabalhadores ASSALARIADOS E ASSALARIADAS RURAIS. do Paraná Trabalhadores ASSALARIADOS E ASSALARIADAS RURAIS do Paraná REFORMA TRABALHISTA VEJA O QUE MUDOU NA PRÁTICA! CONTRATAÇÃO Para o rural permanece a aplicação da Lei do Trabalhador Rural (5889/73), que prevê

Leia mais

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA A MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 tem sua plataforma de luta com o lema Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Liberdade e Igualdade, o que significa que

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 59 abril de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 59 abril de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 59 abril de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Economia informal e transição para a economia formal e as ferramentas da OIT 1 Perfil da economia

Leia mais

visita de estudo e Diálogo político: Promoção de práticas sustentáveis de negócios nas cadeias de fornecimento globais

visita de estudo e Diálogo político: Promoção de práticas sustentáveis de negócios nas cadeias de fornecimento globais The image part with relationship ID rid2 was not found in the file. visita de estudo e Diálogo político: Promoção de práticas sustentáveis de negócios nas cadeias de fornecimento globais Torino, Janeiro

Leia mais

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018 Panorama da Seguridade Social Brasileira Bogotá, agosto.2018 Seguridade Social Convenção OIT 102 (1952) Assistência à saúde Auxílio-doença Auxílio-desemprego Aposentadoria por velhice Auxílio aos acidentados

Leia mais

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Andreia Ferreira Supervisora Técnica Escritório Regional do DIEESE em Mato Grosso do Sul Bases do Desenvolvimento Regional Economia: agrícola-rural/agronegócio,

Leia mais

DURAÇÃO DO TRABALHO EM TODO O MUNDO: Tendências de jornadas de trabalho, legislação e políticas numa perspectiva global comparada

DURAÇÃO DO TRABALHO EM TODO O MUNDO: Tendências de jornadas de trabalho, legislação e políticas numa perspectiva global comparada DURAÇÃO DO TRABALHO EM TODO O MUNDO: Tendências de jornadas de trabalho, legislação e políticas numa perspectiva global comparada Conferência A Indústria Química no Ano 2020 Santo André, 27 de setembro

Leia mais

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO SENHOR CANDIDATO, Sabemos que o momento é extremamente conturbado para os candidatos ao governo do estado e para a presidência da república. Temos um país

Leia mais

Políticas de trabalho e emprego

Políticas de trabalho e emprego Políticas de trabalho e emprego IAEUGT 18/10/2012 Políticas de trabalho e emprego 1 Pleno emprego O pleno emprego é uma aspiração de todas as sociedades e governos, mas o seu alcance envolve muitas contradições

Leia mais

PROJETO: REDUÇÃO DA INFORMALIDADE DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS POR MEIO DO DIÁLOGO SOCIAL

PROJETO: REDUÇÃO DA INFORMALIDADE DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS POR MEIO DO DIÁLOGO SOCIAL PROJETO: REDUÇÃO DA INFORMALIDADE DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS POR MEIO DO DIÁLOGO SOCIAL RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO REUNIÕES EM FLORIANÓPOLIS/SC DO PILOTO: SETOR RURAL Convênio ATN/ME 11684-BR

Leia mais

A decência do trabalho nosso de cada dia

A decência do trabalho nosso de cada dia TRABALHO DECENTE PRA GENTE! A decência do trabalho nosso de cada dia Não faltam leis, índices, indicadores que protegem e direcionam ao identificarem os problemas que afetam os trabalhadores, no Brasil.

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

Vice-Presidente Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Titular Lidiane Duarte Nogueira. Titular Fábio Gomes Morand Bentes

Vice-Presidente Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Titular Lidiane Duarte Nogueira. Titular Fábio Gomes Morand Bentes R E L A Ç Õ E S D O T R A B A L H O Órgão Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Representação Efetiva Grupo de Trabalho do CRT para discutir a "Informalidade do Trabalhador Empregado Representantes: Marcio

Leia mais

Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil

Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil Efeitos econômicos e sociais da crise

Leia mais

SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS. Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011

SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS. Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011 SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011 ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DEL TRABAJO Oficina Regional para América Latina y el Caribe Oficina de

Leia mais

Saúde Coletiva - Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.

Saúde Coletiva - Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Saúde Coletiva - Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. PROFESSOR EDUARDO ARRUDA A OMS: Estatística com mais de 100 indicadores nos 193 estados-membros; O relatório (2011): doenças crônicas (diabetes,

Leia mais

Diálogo Social para a Formalização. Ministério do Trabalho e Emprego Brasil Setembro de 2014

Diálogo Social para a Formalização. Ministério do Trabalho e Emprego Brasil Setembro de 2014 Diálogo Social para a Formalização Ministério do Trabalho e Emprego Brasil Setembro de 2014 Roteiro: Posição do Brasil entre as economias em desenvolvimento Evolução da informalidade no Brasil Políticas

Leia mais

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES FORMAÇÃO SINDICAL PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE. Módulo 3 PROGRAMAÇÃO

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES FORMAÇÃO SINDICAL PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE. Módulo 3 PROGRAMAÇÃO FORMAÇÃO SINDICAL PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE Módulo 3 PROGRAMAÇÃO 29/03/12 30/03/12 31/03/12 Abertura Resgate dos Módulos Anteriores Campanha CUT Liberdade e Autonomia Sindical Trabalho Decente

Leia mais

A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES

A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES Construção de Governança para o Projeto Nacional de Desenvolvimento Apresentação : Jaques Wagner Governador da Bahia CDES situação atual

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 HISTÓRIA Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas,

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO. Bernadete Kurtz

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO. Bernadete Kurtz DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO Bernadete Kurtz FERRAMENTAS CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Documentos Internacionais Legislação Brasileira Uso dos princípios Constitucionais

Leia mais

Cursos de extensão. (11) e

Cursos de extensão.   (11) e Cursos de extensão 2018 REFORMA TRABALHISTA COMUNICAÇÃO GESTÃO NEGOCIAÇÃO COLETIVA ESTADO E SERVIÇO PÚBLICO PREVIDÊNCIA SOCIAL SOCIEDADE E AÇÃO SINDICAL ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E AÇÃO SINDICAL FORMAÇÃO

Leia mais

70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas

70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas Boletim Econômico Edição nº 03 Setembro de 2013 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico 70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas 1 A Carteira de Trabalho Em 21 de março de

Leia mais

CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUM ENTO

CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUM ENTO CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUMENTO As práticas anti-sindicais O Brasil é signatário da Convenção 98 da OIT sobre a aplicação dos princípios do direito de sindicalização e de negociação

Leia mais

CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES

CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES Natal RN, 27 de julho de 2017 Etapas da Agenda 2030 ETAPA DE

Leia mais