Retificação de TEXTOS e QUESTÕES DE PRIMEIROS SOCORROS do Grupo 3 CMS conforme

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Retificação de TEXTOS e QUESTÕES DE PRIMEIROS SOCORROS do Grupo 3 CMS conforme"

Transcrição

1 Retificação de TEXTOS e QUESTÕES DE PRIMEIROS SOCORROS do Grupo 3 CMS conforme orientações da ANAC. Informamos que as questões relacionadas estão disponíveis nos simulados do nosso site. PAG 106 Parada Respiratória Respirar é essencial. Se esse processo básico cessar, todas as outras funções vitais também serão paralisadas. Com a parada respiratória, o coração em pouco tempo também vai deixar de bater e a cianose fica mais evidente. Quando isso ocorre, lesões irreversíveis nas células do sistema nervoso central começam a acontecer. O processo de degeneração tem tempo para acontecer: aproximadamente de cinco à seis minutos (tempo considerado em que o homem sobrevive totalmente privado de oxigênio). Como reconhecer: 1. Ausência do movimento respiratório (Apnéia) 2.Inconsciência 3.Dilatação das pupilas 4.Cianose (arroxeamento dos lábios e extremidade dos membros) Procedimentos São 6 os procedimentos básicos que o socorrista deve executar sempre que ele verificar que o paciente teve parada respiratória. 1. Coloque o paciente em decúbito dorsal com a cabeça em hiperextensão. Abrir suas vias aéreas elevando o queixo (hiperextensão). O socorrista deve usar a manobra de inclinação da cabeça - elevação do queixo para abrir as vias aéreas, em todas as vítimas sem responsividade, mesmo em vítimas de traumas. 2.Olhar os movimentos do tórax do PAX. 3.Ouvir os sons da respiração. 4.Sentir o ar exalado pela boca e pelo nariz. 5.Observar se a pele do rosto do PAX está pálida ou azulada. 6.Para se certificar que o mesmo respira, o socorrista deve trabalhar rápido e levar 5 a 10 segundos (não mais de 10 segundos) para verificar a presença de respiração normal. Se esse padrão de respiração não estiver presente, o socorrista deve realizar a ventilação imediatamente. REALIZANDO A VENTILAÇÃO (INSUFLAÇÃO ou BOCA A BOCA) Levantar a cabeça do paciente em hiperextensão como descrito acima, repouse sua boca contra a do paciente e efetue a insuflação de ar (empurre o ar) para o paciente (o gás carbônico é estimulante do centro respiratório funcionando como um choque nos pulmões). PAG 107 A ventilação de resgate deve ser aplicada durante 1 segundo e deve produzir a elevação do tórax (o socorrista deve visualizar a elevação do tórax sem excesso), se não houver elevação do tórax deve se verificar a possibilidade da existência de obstrução por corpo estranho, na havendo corpo estranho deve se tamponar o nariz do paciente. Deve se evitar excesso e aplicar 2 ventilações (insuflação) de resgate de apenas 1 segundo cada (duração) e verificar se ocorre reação antes de aplicar nova ventilação (a verificação deve ser inferior a 10segundos).

2 Observação: A respiração boca boca NÃO deve ser feita nas intoxica ções por gases venenosos (monóxido de carbono), envenenamento por (cianureto), e em moléstias infectocontagiosas ( tuberculose, hepatite, meningite, etc). Nesses casos devem ser usados aparelhos apropriados (ressuscitadores) que oferecem a vantagem de possibilitar administração simultânea de oxigênio. Na utilização emprega se a mesma técnica anteriormente descrita, usando se o ar contido no balão de insuflação. O método mais indicado em paradas respiratórias (exceto nos casos onde haja moléstias infectocontagiosas), e o boca boca pois além do oxigênio introduzido pelo socorrista, é ingerido o gás carbônico que é estimulante do centro respiratório. POSSIVEIS QUESTÕES ANAC SOBRE O ASSUNTO 2) Em uma parda respiratória para verificar se o paciente está respirando um socorrista deverá levar no máximo: a) 10 seg b) 10 min c) 5 seg d) 5 min 04 A um pax com parada respiratória deve se, de imediato: A) dar lhe oxigênio B) fazer respiração boca a boca numa freqüencia de 2 incursões de ar (ventilações) de 1 segundo C) colocá lo sentado com a cabeça em posição vertical D) medir seus sinais vitais 14 Para um passageiro com parada respiratória, deve se, de imediato: A) dar lhe oxigênio B) medir seus sinais vitais C) colocá lo sentado com a cabeça na posição vertical D) fazer respiração boca a boca, numa freqüência de 2 ventilações de 1 segundo 16 As ventilações de resgate (boca a boca) em pacientes com mais de 8 anos deverá ser de: a) 12 a 20 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 3 a 5 segundos) b) 10 a 12 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 3 a 5 segundos) c) 10 a 12 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 5 a 6 segundos) d) 12 a 20 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 5 a 6 segundos) 17 As ventilações de resgate (boca a boca) em pacientes com menos de 8 anos deverá ser de: a) 12 a 20 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 3 a 5 segundos) b) 10 a 12 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 3 a 5 segundos) c) 10 a 12 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 5 a 6 segundos) d) 12 a 20 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 5 a 6 segundos)

3 18 Após efetuar 2 ventilações de resgate de 1 segundo em uma parada respiratória o socorrista deve: a) verificar a reação do paciente em no máximo 5 seg b) verificar a respiração do paciente e caso a mesma não retorne deve se reiniciar o ciclo da ventilação de resgate em no máximo 5 seg c) verificar a reação do paciente em no máximo 10 seg d) verificar a respiração do paciente e caso a mesma não retorne deve se reiniciar o ciclo da ventilação de resgate em no máximo 10 seg 19 Para ter certeza de que uma ventilação em uma parada respiratória foi realizada com eficiência o socorrista deve: a) produzir a elevação do tórax sem excesso b) produzir a elevação do tórax ao máximo que se conseguir c) apenas ventilar (insuflar) d) somente verificar se a ventilação flui sem resistência PAG 121 Parada Cárdio Respiratória PCR Quando o coração para de bombear o sangue para o organismo, as células deixam de receber oxigênio. Existem órgãos que resistem vivos, até algumas horas. Porém os neurônios do sistema nervoso central não suportam mais do que 6 minutos. Transcorrido esse tempo, eles entram em processo de necrose (midríase paralítica começa apos 30 segundos da parada cardíaca). Portanto é de suma importância que a identificação e a recuperação cardíaca PCR devam ser feitas de imediato (preferencialmente no máximo em 4 minutos). Caso isso não aconteça, o PAX poderá sofrer lesões irreversíveis no sistema nervoso central. Pior: poder falecer em pouco tempo. Como reconhecer: 1. Inconsciente. 2. Sem sinais de respiração. 3. Sem sinais de circulação, pulsação, batimento cardíaco 4. Pele fria (hipotérmico) e amarela. 5. Pupilas dilatadas. O procedimento deve ser iniciado da mesma forma que em uma parada respiratória, ou seja: Coloque o paciente em decúbito dorsal, desobstrua as vias aéreas, realize a ventilação e realize a massagem. Detectada a parada cardíaca o socorrista deve realizar o mais cedo possível, restabelecendo oxigenação e circulação sanguínea até a chegada dos médicos. Em adultos ou crianças com mais de 8 anos 1. Localizar o apêndice xifóide com o dedo indicador da mão esquerda 2.Colocar dois dedos da mão direita ao lado do indicador da mão esquerda. 3.Após colocar os dois dedos, posicionar a palma (calcanhar) da mão esquerda.

4 4.Posicionar a mão direita sobre a mão esquerda, cruzando os dedos. 5.Os ombros do socorrista devem estar paralelos ao osso esterno do PAX e os seus braços estendidos totalmente. 6.Somente a região hipotenar da palma (calcanhar) da mão toca o esterno, evitando se, dessa forma, pressionar as costelas. 7.Em conseqüência da massagem, o externo, em PAX adultas, deverá ser deslocado para baixo entre 4 e 5 cm. PAG 122 CRIANÇAS OU LACTENTES 1.Em crianças, com idade entre 1 a 8 anos, a pressão deve ser exercida com apenas uma das mãos (calcanhar da mão), e o esterno deve ser deslocado entre 2,5 a 4 cm (1/3 a 1/2 da profundidade do tórax). 2. Em lactentes (bebês), com idade variando de 0 a 1 ano, a pressão é realizada com dois dedos, posicionando-os na intersecção do osso esterno com uma linha imaginária ligando os mamilos, fazendo o esterno ser deslocado de 2,5 a 4 cm (1/3 a 1/2 da profundidade do tórax). Em lactentes as insuflações poderão ser feitas boca a boca ou boca envolvendo o nariz (boca-nariz). Em todos os casos as compressões deverão ser realizadas de forma rápida e forte permitindo o retorno total do tórax em cerca de 100 compressões por minuto (100/min) devendo ser realizada 2 ventilações a cada 30 compressão (30 compressão X 2 ventilação ou seja de 6 a 7 ventilação por minuto para 100 compressão por minuto). Em RCP deve-se realizar de 8 a 10 ventilações por minuto (aproximadamente 1 ventilação a cada 6 a 8 seg. Ressuscitação cardiopulmonar (RCP) - com dois socorrista: Em adultos segue a mesma proporção de 30X2 conforme descrito anteriormente. Em crianças com menos de 8 anos deverá seguir a proporção de 15X2 Nota: Não interromper o RCP por mais de 10segundos. Caso perceba que o ar insuflado não chegue aos pulmões reposicione a cabeça da vítima e caso o ar não continue entrando, realize a manobra de compressão sub-diafragmática por 10 vezes. Depois de realizar as insuflações procure observar sinais de respiração (ver, ouvir, sentir) POSSIVEIS QUESTÕES ANAC SOBRE O ASSUNTO 12 Em adultos deve se fazer a reanimação cardio pulmonar (massagem cardíaca e ventilação) na proporção de, respectivamente: A) 1 X 15 B) 2 X 15 C) 5 X 1 D) 30 X 2 13 Em bebês acima de 28 dias devemso fazer a reanimação cardio pulmonar na proporção de: A) 15 X 2, com dois dedos no esterno e boca a boca nariz B) 1 X 3, com um dedo no esterno e boca a boca nariz C) 2 X15, com um dedo no esterno e boca a boca nariz D) 15 X 1, com um dedo no esterno e boca a boca nariz 14 Em caso de parada cardio respiratória num atendimento com apenas um socorrista, a quantidade de massagens que deverá ser feita após a seqüencia de duas respirações é de: A) 5 B) 10 C) 30 D) 20

5 16 Em um passageiro com parada cardio respiratória, devemos: A) colocá lo deitado e fazer massagem cardíaca e respiração boca a boca, numa proporção de 15 massagens com 2 ventilações ( 15 x2) se estivermos atendendo com dois comissários vítima menor de 8 anos. B) colocá lo deitado e fazer massagem cardíaca e respiração boca a boca, numa proporção de 30 massagens para cada duas respirações ( 30 x 2) se estivermos sozinhos C) colocar lhe oxigênio D) os ítens a e b estão corretos 17 Havendo dois comissários, para prestarem, em conjunto, o mesmo tipo de socorro em uma vítima de parada cardíaca com mais de 8 anos, qual deve ser o ritmo? A) 15 MCE para 2 RA B) 30 MCE para 2 RA C) 6 MCE para 1 RA D) 9 MCE para 3 RA 18 Havendo um comissário para prestar primeiros socorros a um pax, que necessita massagem cardíaca externa e respiração boca a boca, qual deverá ser o ritmo combinado para ambas as manobras (massagem cardíaca= mce e respiração boca a boca = ra) A) 10 MCE para 2 RA B) 30 MCE para 2 RA C) 20 MCE para 3 RA D) 30 MCE para 5 RA 19 Havendo dois comissários para prestarem em conjunto o mesmo tipo de socorro em uma criança com menos de 8 ano,. qual deverá ser o ritimo: A) 30 MCE para 2 RA B) 15 MCE para 2 RA C) 6 MCE para 1 RA D) 9 MCE para 3 RA 21 O comissário estava sozinho para prestar os primeiros socorros a um pax, que necessitava de massagem cardíaca externa e respiração boca a boca. qual deveria ter sido o ritmo combinado para ambas as manobras (massagem cardíaca externa mce e respiração boca a boca ra)? a) 10 MCE para 2 RA b) 30 MCE para 2 RA c) 20 MCE para 3 RA d) 30 MCE para 5 RA 25 Para uma criança acima de 8 anos, independente do nº de socorristas, qual a quantidade de respiração e massagem cardíaca será necessário: A) 2/30 B) 30/1 C) 30/2 D)1/8 OU 5/10 26 Para uma criança de 1 a 8 anos deve se fazer a reanimação na seqüencia de massagem cardíaca e respiratória, respectivamente: A) 5 X 2 com uma mão B) 15 X 2, com duas mãos C) 30 X 2, com dois dedos D) 15 X 2, com uma mão

6 27 Qual deve ser o ritmo combinado para as manobras de massagem cardíaca (MCE) e de respiração boca a boca (ra), quando o comissário estiver sozinho para prestar os primeiros socorros ao passageiro? A) 15 MCE para 2 RA B) 30 MCE para 2 RA C) 20 MCE para 3 RA D) 30 MCE para 5 RA 29 Quando for executada a rcp por somente um socorrista, a cada duas ventilações executadas deverá ser efetuado o seguinte número de massagens: A) 5 B) 15 C) 30 D) Um pax com ataque cardíaco é atendido por um comissário sozinho. nesse caso: A) fazer massagem cardíaca de 2 RA para 30 MC B) fazer massagem cardíaca de 5 RA para 1 MC C) fazer massagem cardíaca de 15 RA PARA 2 MC D) fazer massagem cardíaca DE 1 RA para 5 MC 31 Um passageiro com parada cardiorespiratória deve ser: A) colocado deitado e receber massagem cardíaca e respiração boca a boca, numa proporção de 30 massagens com duas ventilações (30 x 2), se forem dois socorristas B) colocado sentado de costas em posição vertical C) colocado de pé com as costas eretas D) deitado de costas 32 O numero de ventilações em RCP deverá ser de: a) de 10 a 12 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 5 a 6 segundos em pacientes com mais de 8 anos. b) de 12 a 20 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 3 a 5 segundos) c) de 8 a 10 ventilações por minuto (aproximadamente 1 ventilação a cada 6 a 8 seg. D) de 10 a 12 ventilações/ min (aproximadamente 1 ventilação a cada 5 a 6 segundos em pacientes com menos de 8 anos. 33 O socorrista não deverá interromper uma RCP para verificação de pulso por mais de: a) 10 seg b) 7 seg c) 15 seg d) 20 seg PAG 123 RCP em adultos em decúbito dorsal Monitorando a artéria carótica Caso o PAX não retome a respiração, verifique o pulso carotídeo (medição dos batimentos cardíacos nas grandes artérias localizadas no pescoço). Em lactentes a verificação deverá ser feita na braquial ou na região femoral. Somente deve-se desistir se o paciente apresentar retorno de pulso, respiração ou se tiver condições de contar com recursos mais avançados e com pessoal apto para prosseguir no tratamento.

7 São erros comuns aos socorristas: Superfícies não rígidas, posição das mãos em locais incorretos, interrupções prolongadas nas compressões. PAG 139 Envenenamento por Animais Peçonhentos: É o envenenamento causado por animais ou insetos que apresentam peçonha como forma de inoculação do veneno na vitima. Quando nos referimos a animais e a insetos peçonhentos estamos nos referindo a cobras, aranhas, escorpião, vespas, abelhas, formigas e outros. Conduta: Levar o animal ou inseto peçonhento para o hospital como forma de conduta de identificação do animal, para assim adiantar o atendimento da vitima que deve ser o mais rápido possível. Somente nos casos de picadsa de cobra da família ELAPIDAE (Coral) o socorrista deve enrolar toda a extremidade com uma bandagem elástica com firmeza suficiente, de modo a permitir a introdução de 1 dedo entre a bandagem e a pele. obs: O socorrista jamais deverá fazer qualquer tipo de sucção na região afetada por uma picada de cobra, Reconhecimento: Dor local intensa Inchaço, hematoma e bolhas no local. Dificuldade respiratória Convulsão e confusão respiratória Torpor e inconsciência. Tratamento: Deitar a vitima em posição dorsal Deixar o membro atingido pelo animal ou inseto peçonhento abaixo do nível do coração. Acalmar a vitima e não deixar se movimentar evitando assim uma circulação maior que o normal. Não realizar sucção com a boca nunca, pois o socorrista também pode se contaminar com o veneno devendo utilizar uma bombinha manual para este ato porem sendo valido até os primeiros 5 minutos. Não aplicar torniquete, pois impedindo a circulação do sangue pode produzir necrose ou gangrena, o sangue deve circular normalmente. Não se deve rasgar, cortar ou aplicar produtos químicos no local da picada, a não ser água e sabão. Levar para o hospital o mais rápido possível, levando o animal ou inseto peçonhento para aplicação do soro antipeçonha e conduta mais indicada devendo ser no menor tempo possível. 01 Ocorrendo pica de cobra da família ELAPIDAE (coral) o socorrista deve: A) enrolar toda a extremidade com uma bandagem elástica com folga de um dedo e succionar com a boca o local da picada. B) enrolar toda a extremidade com uma bandagem elástica com folga de dois dedo e succionar com a boca o local da picada. C) enrolar toda a extremidade com uma bandagem elástica com folga de um dedo e jamais succionar com a boca o local da picada. D) N.D.A

8 PAG164 Fratura do Tornozelo, Pés e Dedos Sintoma: Dor local, imobilidade relativa, inchaço. 1 SOS: Imobilizar conforme posição real, abrangendo as articulações superiores e inferiores a fratura, gelo local, transporte em maca rígida. Fratura de Membros Superiores Sintoma: Dor local, imobilidade relativa ou total. 1 SOS: Imobilizar conforme posição real, abrangendo as articulações superiores e inferiores a fratura, gelo local, se puder andar pode-se fazer suporte junto ao tórax com tipóia, ou transporte em maca rígida. Dente Avulsionado Na ocorrência de um dente avulsionado (que cai por inteiro em situações de trauma), o socorrista deve limpar o alvéolo dentário e comprimir o local, para parar o sangramento. O socorrista deve segurar o dente pela coroa (e não pela raiz - que é a parte do dente que normalmente fica recoberta por gengiva), colocá-lo no leite e orientar a vítima a entrar em contato com o seu dentista. 01- Em situação em que o passageiro sofre o trauma um dente avulsionado, o socorrista deverá: a) Limpara o alvéolo dentário comprimindo o local para parar o sangramento, segurar o dente pela coroa e colocar o dente no leite b) Limpara o alvéolo dentário comprimindo o local para parar o sangramento, segurar o dente pela coroa e colocar o dente em álcool. c) Limpara o alvéolo dentário comprimindo o local para parar o sangramento, segurar o dente pela coroa e colocar o dente em azeite de oliva. d) Limpara o alvéolo dentário comprimindo o local para parar o sangramento, segurar o dente pela coroa e colocar o dente no gelo. PAG 179 Bibliografia Bergeron, JD; Bizjak, G. Primeiros Socorros. S.P: Atheneu, Brasil, leis, etc. Portaria nº 2.616/88. Ministério da Saúde. Dispões Sobre Normas destinadas ao controle de infecções hospitalares Brunner / Suddarth. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Bueno, Francisco da Silveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. FAE - Ministério da Educação, Rio de Janeiro, Colégio Americano de Cirurgiões. SAVT/ ATLS. Programa para médicos Dib. CK: Mistrorigo, GF. Primeiros Socorros - S.P: EPU Gomes, Alice Martins. Emergência. Planejamento e organização da unidade: Assistência de enfermagem. São Paulo : EPU 1994.

9 Hood, GH et al. Fundamentos e prática da enfermagem. * ed. Porto Alegre: Artes Médicas Nattina, Sandra M. Prática de enfermagem, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Centro de Apoio ao Desenvolvimento das Ações Integradas de Saúde. Organização do centro de material e noções de esterilização Schull, PD. Enfermagem básica: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Rideel Ltda American Heart Association: Currents in Emergency Cardiovascular Care - Volume 16 de 4 Dez/05.

21/6/2011. eduardoluizaph@yahoo.com.br

21/6/2011. eduardoluizaph@yahoo.com.br A imagem não pode ser exibida. Talvez o computador não tenha memória suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer

Leia mais

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR Parada cardíaca ou parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação súbita da circulação sistêmica e da respiração. As principais causas

Leia mais

PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM RECÉM-NASCIDO

PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM RECÉM-NASCIDO Protocolo: Nº 46 Elaborado por: Wilhma Castro Ubiratam Lopes Manoel Emiliano Última revisão: 03//2011 Revisores: Manoel Emiliano Ubiratam Lopes Wilhma Alves Samantha Vieira Eduardo Gonçalves PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA

Leia mais

Componente Curricular: Enfermagem Médica Profª Mônica I. Wingert Módulo III Turma 301E Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)

Componente Curricular: Enfermagem Médica Profª Mônica I. Wingert Módulo III Turma 301E Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) Componente Curricular: Enfermagem Médica Profª Mônica I. Wingert Módulo III Turma 301E Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) É parada súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular útil e suficiente

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR)

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) 1 - OBJETIVO Este protocolo tem por objetivo padronizar o atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR), para um atendimento rápido e organizado,

Leia mais

PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Primeiros Socorros ABORDAGEM PRIMÁRIA RÁPIDA. Policial BM Espínola

PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Primeiros Socorros ABORDAGEM PRIMÁRIA RÁPIDA. Policial BM Espínola PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Primeiros Socorros ABORDAGEM PRIMÁRIA RÁPIDA Policial BM Espínola LEMBRE-SE Antes de administrar cuidados de emergência, é preciso garantir condições de SEGURANÇA primeiramente

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS DADOS BÁSICOS

PRIMEIROS SOCORROS DADOS BÁSICOS PRIMEIROS SOCORROS DADOS BÁSICOS Apenas alguns conhecimentos sobre primeiros socorros podem ajudá-lo a lidar melhor com emergências. As suas competências podem ajudá-lo a salvar a vida de um familiar,

Leia mais

APOSTILA PRIMEIROS SOCORROS À CRIANÇA NA ESCOLA

APOSTILA PRIMEIROS SOCORROS À CRIANÇA NA ESCOLA APOSTILA PRIMEIROS SOCORROS À CRIANÇA NA ESCOLA Dra. Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva Coordenadora do SAMU do Vale do Itajaí Coordenadora Médica do SOS Unimed Blumenau Setembro/2010 Revisado em Fevereiro

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIAS SANTA CATARINA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIAS SANTA CATARINA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIAS SANTA CATARINA REANIMAÇÃO CÁRDIO RESPIRATÓRIA NO ADULTO Enf. KEYLA CRISTIANE DO NASCIMENTO Dr. MARIO COUTINHO GRAU DE URGÊNCIA A Parada Cárdio-Respiratória (PCR) é uma urgência

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR SUMÁRIO 01. Apresentação 02. Definições de Termos 03. Síntese Histórica 04. Causas de Acidentes 05. Estatísticas de Acidentes 06. Prioridades

Leia mais

Primeiros Socorros Volume I

Primeiros Socorros Volume I Manual Primeiros Socorros Volume I um Manual de Junho de 2008 Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

Frio» Enregelamento dos membros

Frio» Enregelamento dos membros Frio» Enregelamento dos membros O enregelamento é uma situação que resulta da exposição excessiva ao frio ou pelo contacto com objetos extremamente frios. Consiste no congelamento das camadas superficiais

Leia mais

VIAS AÉREAS. Obstrução por corpo estranho SIATE - SERVIÇO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO TRAUMA EM EMERGÊNCIA

VIAS AÉREAS. Obstrução por corpo estranho SIATE - SERVIÇO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO TRAUMA EM EMERGÊNCIA VIAS AÉREAS Obstrução por corpo estranho SIATE - SERVIÇO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO TRAUMA EM EMERGÊNCIA OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PERDA DE CONSCIÊNCIA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA RECONHECIMENTO

Leia mais

T!"!#$!#$%&'()#(*#$&$+,!-##)!'*)#$,&.*/)!'*"!#0$12%#$

T!!#$!#$%&'()#(*#$&$+,!-##)!'*)#$,&.*/)!'*!#0$12%#$ 2 APCD SAÚDE JUL AGO SET 2010 PROCEDIMENTOS Emergências médicas em ambiente odontológico T!"!#$!#$%&'()#(*#$&$+,!-##)!'*)#$,&.*/)!'*"!#0$12%#$ e pessoal de escritório, devem estar preparados para situações

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS ASHI

PRIMEIROS SOCORROS ASHI PRIMEIROS SOCORROS ASHI Alteração de Protocolo A American Heart Association é uma entidade americana responsável por grande parte dos protocolos de primeiros socorros e emergências médicas que são utilizados

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes deverão. Definir:

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes deverão. Definir: FRATURAS OBJETIVOS Ao final da aula os participantes deverão Definir: * Fratura,luxação e entorse; * Citar 4 sinais ou sintomas que indicam tais lesões; * Citar 2 importantes razões para efetuar a imobilização;

Leia mais

ANEXO VII PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1. TESTE DE BARRA FIXA

ANEXO VII PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1. TESTE DE BARRA FIXA ANEXO VII 1. TESTE DE BARRA FIXA PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1.1 Teste dinâmico de barra fixa (somente para candidatos do sexo masculino) 1.1.1 A metodologia para a preparação e a execução

Leia mais

Gestos que Salvam Vidas..

Gestos que Salvam Vidas.. Gestos que Salvam Vidas.. O que é o SBV (suporte básico de vida)? Conjunto de medidas utilizadas para restabelecer a vida de uma vitima em paragem cardio-respiratória. Com o objectivo de recuperar a vitima

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. RECURSOS HUMANOS - PH/PHA Data: 28/03/2000 PESSOAS: NOSSA MELHOR ENERGIA

PRIMEIROS SOCORROS. RECURSOS HUMANOS - PH/PHA Data: 28/03/2000 PESSOAS: NOSSA MELHOR ENERGIA PRIMEIROS SOCORROS CONCEITO TRATAMENTO IMEDIATO E PROVISÓRIO CARACTERÍSTICAS DO SOCORRISTA CONHECIMENTO INICATIVA CONFIANÇA CRIATIVIDADE CALMA SOLIDARIEDADE ESTADO DE CHOQUE HIPOTENSÃO COM ACENTUADA BAIXA

Leia mais

ASSISTÊNCIA AO NEONATO EM ESTADO GRAVE. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira COREN/42883

ASSISTÊNCIA AO NEONATO EM ESTADO GRAVE. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira COREN/42883 ASSISTÊNCIA AO NEONATO EM ESTADO GRAVE Renata Loretti Ribeiro Enfermeira COREN/42883 CUIDADOS INICIAIS NO RN Renata Loretti - Enfermeira 2 Cuidados imediatos Realizados na Sala de Parto pelo Obstetra n

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS Acionamento do serviço de emergência Antes de iniciar qualquer procedimento, garanta sua segurança e acione o serviço de emergência. 193 192 Fonte:

Leia mais

Forças geradas por uma queda

Forças geradas por uma queda Forças geradas por uma queda Avaliar os riscos envolvidos em cada uma das etapas de trabalho e usar o equipamento adequado nem sempre é procedimento suficiente para impedir um acidente. É preciso considerar

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS

VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS Página Responsáveis Preparado por: Enfermeiros Analisado por: Serviço de Enfermagem Aprovado por: DAS. Objetivos. Aplicação Padronizar as técnicas de avaliação dos Sinais Vitais a fim de otimizar o serviço

Leia mais

Recebimento de pacientes na SRPA

Recebimento de pacientes na SRPA CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E Recebimento de pacientes na SRPA O circulante do CC conduz o paciente para a SRPA; 1.Após a chegada do paciente

Leia mais

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Perguntas Frequentes Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a

Leia mais

PLANO INSTRUCIONAL. Carga Horária 1:00

PLANO INSTRUCIONAL. Carga Horária 1:00 PLANO INSTRUCIONAL Ação/Atividade: PROMOÇÃO SOCIAL/ PRIMEIROS SOCORROS Carga Horária: 20 HORAS Nº MÍNIMO DE PESSOAS: 12 PESSOAS Nº MÁXIMO: 15 PESSOAS IDADE MINIMA: 16 ANOS Objetivo Geral: PROPORCIONAR

Leia mais

EMERGÊNCIA. Experiência não é o que acontece a você. Éo que você faz com o que acontece a você. EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA

EMERGÊNCIA. Experiência não é o que acontece a você. Éo que você faz com o que acontece a você. EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA Experiência não é o que acontece a você. Éo que você faz com o que acontece a você. Aldous Huxley EMERGÊNCIA Éuma situação crítica, acontecimento perigoso ou dificuldade

Leia mais

Suporte Básico de Vida em Pediatria

Suporte Básico de Vida em Pediatria CAPÍTULO 154 Suporte Básico de Vida em Pediatria Vera Coelho Teixeira * A função do atendimento pré-hospitalar é reduzir a morbidade e mortalidade depois de parada cardiorrespiratória. Muito já foi feito

Leia mais

PUPILOMETRO GR-4. w w w. m e l l o i n d u s t r i a l. c o m. b r

PUPILOMETRO GR-4. w w w. m e l l o i n d u s t r i a l. c o m. b r PUPILOMETRO GR-4 *O Pupilometro é um instrumento digital de precisão óptica usado para medir a distancia pupilar. *Este equipamento foi desenvolvido cientificamente integrando tecnologia, mecanismos, eletricidade

Leia mais

AOS SÁBADOS NA ESEC Workshop Como Prestar os Primeiros Socorros : 10/3/2012

AOS SÁBADOS NA ESEC Workshop Como Prestar os Primeiros Socorros : 10/3/2012 AOS SÁBADOS NA ESEC Workshop Como Prestar os Primeiros Socorros : 10/3/2012 Formador: Enfermeiro Paulo Oliveira (HUC) Síntese elaborada por Ana Sofia Frias Quando ligamos para o 112, quem atende a nossa

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue; Tem por função fazer o sangue

Leia mais

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Secretaria Regional da Saúde Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Na sequência dos comunicados emitidos pela Direcção Regional da Saúde e atendendo à informação oficial disponível,

Leia mais

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 A bronquiolite é uma infeção respiratória causada por vírus, ocorrendo em crianças com menos de 2 anos.

Leia mais

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a gripe? É uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus da gripe. Em

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que afecta os alvéolos pulmonares (sacos de ar) que são preenchidos por líquido resultante da

A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que afecta os alvéolos pulmonares (sacos de ar) que são preenchidos por líquido resultante da 2 A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que afecta os alvéolos pulmonares (sacos de ar) que são preenchidos por líquido resultante da inflamação, o que dificulta a realização das trocas gasosas.

Leia mais

Primeiros Socorros. São ações que cada cidadão pode realizar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de risco.

Primeiros Socorros. São ações que cada cidadão pode realizar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de risco. PRIMEIROS SOCORROS Primeiros Socorros São ações que cada cidadão pode realizar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de risco. Há um conjunto de procedimentos de emergências para vítima

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Tipo de PCR Fibrilação Ventricular Desfibrilação Princípios da Desfibrilação Precoce Tipos de Desfibrilador

Tipo de PCR Fibrilação Ventricular Desfibrilação Princípios da Desfibrilação Precoce Tipos de Desfibrilador Qual a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em praias e balneários e especialmente em casos de afogamento? (versão datada de 24/03/2013) Aprovado pela Diretoria da Sociedade Brasileira

Leia mais

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO)

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc 1 TRM Traumatismo Raqui- Medular Lesão Traumática da raqui(coluna) e medula espinal resultando algum grau de comprometimento temporário ou

Leia mais

Apresentação. O que é Dengue Clássica?

Apresentação. O que é Dengue Clássica? Apresentação É no verão que acontecem as maiores epidemias de dengue devido ao alto volume de chuva. O Santa Casa Saúde, por meio do Programa Saúde Segura, está de olho no mosquito aedes aegypti e na sua

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular.

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções

www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções 11/12 917-09-05 781120 REV0 www.philco.com.br 0800 645 8300 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano.

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano. Introdução O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e constituem necessidades básicas do ser humano. Movimentação do paciente Para que o paciente se sinta confortável

Leia mais

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA EM ADULTO - PCR

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA EM ADULTO - PCR Protocolo: Nº 48 Elaborado por: Paulo Calaça Arlen Ramos Ubiratam Lopes Wilhma Castro Última revisão: 08/08/2011 Revisores: Claudio Câmara Manoel E. Macedo Ubiratam Lopes Wilhma Castro Antônio Cedrim PARADA

Leia mais

POSICIONAMENTO DO PACIENTE PARA CIRURGIA: ENFERMAGEM CIRÚRGICA

POSICIONAMENTO DO PACIENTE PARA CIRURGIA: ENFERMAGEM CIRÚRGICA POSICIONAMENTO DO PACIENTE PARA CIRURGIA: ENFERMAGEM CIRÚRGICA PROF. CRISTIANA COSTA LUCIANO POSICIONAMENTO CIRÚRGICO: - POSIÇÃO CIRÚRGICA É AQUELA EM QUE É COLOCADO O PACIENTE, APÓS ANESTESIADO, PARA

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

Pós Operatório. Cirurgias Torácicas

Pós Operatório. Cirurgias Torácicas Pós Operatório Cirurgias Torácicas Tipos de Lesão Lesões Diretas fratura de costelas, coluna vertebral ou da cintura escapular, hérnia diafragmática, ruptura do esôfago, contusão ou laceração pulmonar.

Leia mais

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO Primeiros Socorros TST FILIPE MUNIZ RODRIGUES Introdução Primeiros Socorros, são as medidas imediatas aplicadas à uma vítima fora do ambiente hospitalar,

Leia mais

A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais

A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais PROFESSORA NAIANE A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Você sabe

Leia mais

Suporte Básico de Vida Pediátrico

Suporte Básico de Vida Pediátrico Manual do Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico para Não Profissionais de Saúde Manual do Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico para Não Profissionais de Saúde 1ª Edição Autor Paula Neutel Fotografias

Leia mais

Nome: Turma : N.º. Grupo 1 (24 %) Basquetebol (Cada questão 3%)

Nome: Turma : N.º. Grupo 1 (24 %) Basquetebol (Cada questão 3%) Teste Escrito 1 Educação Física 3º CEB 1.º Período 2011/2012 Nome: Turma : N.º O Professor Encarregado de Educação Avaliação Lê atentamente as afirmações e as opções de resposta. De seguida, assinala na

Leia mais

Guia de Suporte Básico de Vida

Guia de Suporte Básico de Vida Guia de Suporte Básico de Vida Este guia pretende contribuir para uma formação básica dos professores de Ciências Naturais em manobras de suporte básico de vida, um tema novo no domínio curricular da disciplina

Leia mais

Objetivos. Salvar a vida humana. Minimizar a dor. Evitar complicações

Objetivos. Salvar a vida humana. Minimizar a dor. Evitar complicações Primeiros Socorros Objetivos Salvar a vida humana Minimizar a dor Evitar complicações Abordagem na vítima Verificar Sinais Vitais Verificar se há sangramento, fraturas e etc. Informar-se,se possível o

Leia mais

MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO

MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO ALGUMAS REGRAS PARA A TERAPIA: 1) Horas de terapia - Criança de até 10 anos de idade, utilizá-lo por metade do tempo. - Para o adulto,

Leia mais

ASSISTÊNCIA AO NEONATO EM ESTADO GRAVE. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira COREN/SP 42883

ASSISTÊNCIA AO NEONATO EM ESTADO GRAVE. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira COREN/SP 42883 ASSISTÊNCIA AO NEONATO EM ESTADO GRAVE Renata Loretti Ribeiro Enfermeira COREN/SP 42883 Classificação do Recém-Nascido n n n Pré-Termo São todas as crianças nascidas vivas, antes da 38ª semana, ou seja

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data!

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia. Clavícula

É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia. Clavícula Fratura da Clavícula Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia O osso da clavícula é localizado entre o

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. ESPECIFICAÇÕES

1. INTRODUÇÃO 2. ESPECIFICAÇÕES 1. INTRODUÇÃO O timer TI-10 foi projetado para atender a maior parte das necessidades de temporização em laboratórios, residências, lojas e nas indústrias. O microprocessador, a memória e o display do

Leia mais

Pronto Atendimento no Esporte

Pronto Atendimento no Esporte Centro de Treinamento Autorizado Pronto Atendimento no Esporte Artur Padão Gosling Obter ajuda qualificada Preservar a vida PRIMEIRO ATENDIMENTO Funções do Socorrista Minimizar a dor e o agravamento das

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. INFLUENZA A H1N1 junho de 2011

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. INFLUENZA A H1N1 junho de 2011 CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR INFLUENZA A H1N1 junho de 2011 Medidas de prevenção: Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes

Leia mais

Lição 04 RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Lição 04 RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR Lição 04 RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Descrever as principais causas de obstrução das vias aéreas; 2. Demonstrar os passos da assistência

Leia mais

Punção Venosa Periférica CONCEITO

Punção Venosa Periférica CONCEITO Punção Venosa Periférica CONCEITO É a criação de um acesso venoso periférico a fim de administrar soluções ou drogas diretamente na corrente sanguínea, para se obter uma ação imediata do medicamento. Preparar

Leia mais

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia Pedro e Lucas estão sendo tratados com Profilaxia Este livreto foi planejado para crianças com hemofilia que estejam prestes a iniciar profilaxia, ou que estejam considerando iniciá-la no futuro. Esperamos

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932.

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932. Evitar a infecção A infecção é uma complicação grave que pode ocorrer por ter as defesas diminuídas. Prevenir também depende de si. Cumpra as regras de higiene e as indicações fornecidas pela Equipa do

Leia mais

A família acolhe a mãe e o bebê em casa

A família acolhe a mãe e o bebê em casa Mãe e bebê em casa A família acolhe a mãe e o bebê em casa Hoje vou ter uma nova idéia A família deve receber mãe e bebê num ambiente de amor e respeito. Cuidado e protegido, o bebê se sente seguro e com

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Especialização Profissional Técnica

Leia mais

RESPIRAÇÃO NOS ESPAÇOS CONFINADOS OS PROBLEMAS DA. Como trabalhar com segurança nos espaços confinados e evitar acidentes de consequências graves.

RESPIRAÇÃO NOS ESPAÇOS CONFINADOS OS PROBLEMAS DA. Como trabalhar com segurança nos espaços confinados e evitar acidentes de consequências graves. www.racconet.com.br n 32 seu informativo de segurança Infoseg n 32 OS PROBLEMAS DA RESPIRAÇÃO NOS ESPAÇOS CONFINADOS Como trabalhar com segurança nos espaços confinados e evitar acidentes de consequências

Leia mais

Manual de Primeiros Socorros Idosos

Manual de Primeiros Socorros Idosos Manual de Primeiros Socorros Idosos Situações de Emergência Regras Gerais de Actuação FLBA.114.01 Aprovado por: Data: 12.09.2012 APRESENTAÇÃO Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, com um risco

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves.

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. Público alvo: 4º e/ou 5º ano Projeto (Tema): Respiração JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam

Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam Essas recomendações foram elaboradas para orientar mães e profissionais de saúde nas situações

Leia mais

Plano de Emergência. Este Plano de Emergência tem previsão de treinamento e revisão a cada 06 (seis) meses.

Plano de Emergência. Este Plano de Emergência tem previsão de treinamento e revisão a cada 06 (seis) meses. Plano de Emergência Assumimos para fins deste plano, que todas as embarcações que operam turismo no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possuem a bordo pelo menos uma pessoa treinada e apta a ministrar

Leia mais

COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS Prof. Evandro Marques

COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS Prof. Evandro Marques COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS Prof. Evandro Marques Classificar as cobras como venenosas ou não venenosas é um equívoco, já que todas apresentam veneno, sendo este sua saliva capaz de degradar a

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros

Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros Socorros 1, neste material. 93 Para iniciar uma discussão

Leia mais

ESSE MATERIAL FOI CRIADO E DESENVOLVIDO POR

ESSE MATERIAL FOI CRIADO E DESENVOLVIDO POR ESSE MATERIAL FOI CRIADO E DESENVOLVIDO POR Consultoria especializada Denise Sztajnbok (FCM/UERJ) Marcos Lago (FCM/UERJ) Isabel Rey Madeira (FCM/UERJ) Alunas de Iniciação Científica Jr. Carolina Carvalho

Leia mais

QUEIMADURAS. Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção

QUEIMADURAS. Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção QUEIMADURAS Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção GRAVIDADE DAS QUEIMADURAS DEPENDE: Zona atingida pela queimadura Extensão da pele queimada Profundidade da queimadura: - 1ºGRAU - 2ºGRAU

Leia mais

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES O QUE É MUSCULAÇÃO? A musculação é um exercício de contra-resistência utilizado para o desenvolvimento dos músculos esqueléticos. A partir de aparelhos, halteres, barras,

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Condução do jogo. Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu Filipe Manuel Lima

Condução do jogo. Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu Filipe Manuel Lima Condução do jogo Menu Condução do Jogo Intervalos Serviço Bola Nula Um Ponto Contagem Sistema de aceleração Adaptação à mesa Os jogadores estão autorizados a uma adaptação à mesa de jogo até a um máximo

Leia mais

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A.

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. AFUGENTAMENTO E RESGATE DE FAUNA NA ÁREA DE SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE CELULOSE DO MARANHÃO INTRODUÇÃO Atividades de resgate de fauna são normatizadas

Leia mais

Última revisão: 08/08/2011 TRACIONADOR DE FÊMUR

Última revisão: 08/08/2011 TRACIONADOR DE FÊMUR Protocolo: Nº 72 Elaborado por: Antônio Osmar Wilhma Castro Ubiratam Lopes Manoel Emiliano Luciana Noronha Última revisão: 08/08/2011 Revisores: Manoel Emiliano Ubiratam Lopes Wilhma Alves Luciana Noronha

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROTOCO BLS POR ALUNOS CONCLUINTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM *

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROTOCO BLS POR ALUNOS CONCLUINTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM * Science in Health 2010 set-dez; 1(3): 121-7 AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROTOCO BLS POR ALUNOS CONCLUINTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM * EVALUATION OF THE KNOWLEDGE OF THE STUDENTS OF GRADUATION IN NURSING

Leia mais

BLS Basic Life Support SBV - Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde

BLS Basic Life Support SBV - Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde BLS Basic Life Support SBV - Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde Centro de Ensino, Treinamento e Simulação-CETES-HCor A simulação aplicada ao ensino em saúde é uma técnica destinada a substituir

Leia mais