INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE"

Transcrição

1 INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE MONTAGEM DE COMPUTADORES PROF. DOUTORANDO LUIZ CARLOS PEREIRA SANTOS AULA: PLACA MÃE

2 Placa mãe O componente básico da placa-mãe é o PCB, a placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes. Embora apenas duas faces sejam visíveis, o PCB da placa-mãe é composto por um total de 4 a 10 placas (totalizando de 8 a 20 faces!).

3 A maior parte dos componentes da placa, incluindo os resistores, MOSFETs e chips em geral utilizam solda de superfície, por isso é muito difícil substituí-los manualmente, mesmo que você saiba quais são os componentes defeituosos. Rolos com resistores e outros componentes

4 Depois que todos os componentes são encaixados, a placa passa por um uma câmara de vapor, que faz com que os pontos de solda derretam e os componentes sejam fixados, todos de uma vez. Resistores, capacitores e cristal de clock

5 Você pode diferenciar os RESISTORES dos capacitores que aparecem na foto pela cor. Os resistores são escuros e possuem números decalcados, enquanto os capacitores são de uma cor clara. Estes pequenos capacitores são sólidos, compostos de um tipo de cerâmica. Eles são muito diferentes dos capacitores eletrolíticos (que veremos em detalhes a seguir) e possuem uma capacitância muito mais baixa.

6 Outros componentes, como os slots, capacitores e a maior parte dos conectores utilizam o sistema tradicional, onde os contatos são encaixados em perfurações feitas na placa e a solda é feita na parte inferior. Na maioria dos casos, eles são instalados manualmente, por operários. É por isso que a maioria das fábricas de placas são instaladas em países da Ásia, onde a mão de obra é barata. No final da produção, a placa-mãe passa por mais uma máquina de solda, que fixa todos os componentes com contatos na parte inferior de uma só vez. Linha de montagem de placas-mãe

7 Outro componente importante são os reguladores de tensão, cujo componente mais importante são os MOSFETs, que são transístores de uso externo, facilmente reconhecíveis pelo tamanho avantajado: Os reguladores de tensão são formados por um conjunto de MOSFETs, alguns capacitores, uma bobina e um controlador. MOSFETs Regulador de tensão de 3 fases

8 O principal motivo disso são os capacitores eletrolíticos, que são usados em profusão na placa-mãe, na placa de vídeo e em diversos outros componentes. Capacitores eletrolíticos Os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável para os componentes ligados a ele. Você pode imaginar que eles atuam como pequenas represas, armazenando o excesso de água na época das chuvas e entregando a água armazenada durante as secas.

9 Atualmente, cada vez mais fabricantes estão passando a oferecer placas com capacitores de estado sólido (chamados de Conductive Polymer Aluminum), onde a folha de alumínio banhada no líquido eletrolítico é substituída por uma folha de material plástico (um polímero) contendo um eletrolítico sólido de alumínio. Por não conterem nenhum tipo de líquido corrosivo, estes capacitores não são susceptíveis aos problemas de durabilidade que caracterizam os capacitores eletrolíticos Capacitores de estado sólido

10 EXERCÍCIO EXPLIQUE CADA UMA DESSAS TECNOLOGIAS (ESCRITA A CANETA), COLOQUE EM UMA FOLHA A4 E LEVE NO DIA DA PROVA, QUE DEVERÁ SER RETIDA PELO PROFESSOR. ISA MCA, EISA e VLB PCI PC Card (PCMCIA) AMR e CNR AGP PCI Express Como o PCI Express funciona USB Firewire (IEEE 1394) WUSB

11 BARRAMENTO - TIPOS Barramento de dados como o próprio nome já deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos. Barramento de endereços indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento. Barramento de controle atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.

12 Tipos AT é a sigla para (Advanced Technology) Problemática: Espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento Características: Desligamento manual Slots ISA Falta de controle de temperatura e voltagem. Essas placas foram usadas nos PCs 286, 386, 486 e Pentium e similares. Algumas placas de CPU para Pentium II e Pentium III também usavam este formato.

13 ATX ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT, o padrão apresenta uma série de melhoras em relação ao anterior. Atualmente todos os computadores novos vêm baseados neste padrão. Entre as principais características do ATX, estão: o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada, conectores de teclado e mouse no formato mini-dim PS/2 (conectores menores) conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos, melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.

14 Conector ATX principal Todas as placas de CPU ATX possuem um conector de alimentação com 20 pinos chamado ATX Principal. Deve ser ligado no conector correspondente da fonte de alimentação ATX.

15 São raríssimas as placas de CPU que usam o conector auxiliar. Já o conector de +12 volts é bastante comum. Portanto, ao comprar uma fonte de alimentação, exija que seja ATX12V.

16

17 Conectores de uma placa ATX É fácil reconhecer visualmente uma placa de CPU ATX, mesmo quando está dentro do gabinete. Basta verificar na parte traseira do computador, os conectores com a disposição mostrada na figura ao lado. Da esquerda para a direita temos os conectores de teclado e mouse, portas USB, portas seriais e paralelas. PLACA OFF BOARD É errado usar termos como saídas USB, saídas seriais, saídas paralelas, etc. Essas interfaces servem tanto para transmissão (saída) quanto para recepção (entrada), por isso o correto é dizer portas USB, portas seriais e porta paralela. Portas seriais serviam para ligar o mouse, mas este tipo de mouse caiu em desuso. Os modelos atuais de mouse são dos tipos PS/2 e USB. A porta paralela era usada principalmente para a impressora, mas as impressoras modernas são USB. Portas USB são usadas para impressora, scanner, câmera digital, joystick, etc.

18 A maioria das placas de CPU ATX possuem hoje som onboard, e assim dispensam o uso de uma placa de som. É fácil reconhecer uma placa com som onboard, basta verificar a presença dos conectores de som, como os da parte direita da figura ao lado. O conector amarelo mostrado serve para conectar joystick e dispositivos MIDI, como teclados e guitarras, muito usados por músicos que fazem composição com a ajuda do computador. Placa ATX com som onboard

19

20 CHIPSET Chipset é o nome que damos ao conjunto de circuitos de apoio utilizados na placa-mãe. Há diversos fabricantes de chipsets no mundo, como a Intel, a VIA Technologies, a SiS, a ALi, a OPTi,a NVidia, etc. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada (SDRAM, DDR-SDRAM, Rambus, etc.),a frequência máxima das memórias e do processador e o padrão de discos rígidos aceitos (UDMA/33, UDMA/66, etc.).

21 DMI, Direct Media Interface, é um canal de interconexão entre a ponte norte e a ponte sul nos chipsets Intel. É o sucessor da arquitetura FSB, fornece um canal de 10 Gbs bidirecionais. Qti: Quick Path interconection:, são pontos de interconexão, de 20 vias, que complementam o conceito de HT, na transmissão de multiples cores GT/s: Giga transfers por segundo,

22 Ponte Norte e Ponte Sul O chipset é formado pos dois chips, indicados como (N) e (S) na figura ao lado: Ponte Norte: Controla o tráfego de dados entre o processador, a memória e o slot AGP. O vídeo onboard, quando presente, está na porte norte Ponte Sul: Controla o barramento PCI. Nele ficam também as interfaces USB e IDE. Também inclui som onboard, modem onboard e rede onboard. A ponte norte fica sempre localizada entre o processador, as memórias e o slot AGP. A ponte sul fica logo abaixo dos slots PCI.

23

24 Ponte Norte é um chip quente! Atualmente a ponte norte opera com velocidades bem elevadas, maiores que há poucos anos atrás. Se observarmos uma placa de CPU de 1999 ou anteriores, veremos que a ponte norte não possui dissipador de calor. Mas nas placas atuais, a ponte norte usa sempre um ventilador ou um dissipador metálico de calor. Não se preocupe com este dissipador ou ventilador, ele já vem instalado de fábrica.

25 Estrutura de uma placa de CPU O chipset é o sistema nervoso do computador. Tudo o que o computador faz envolve uma passagem de dados pelo chipset. A figura ao lado mostra o diagrama de uma placa de CPU. A ponte norte faz a ligação entre o processador, a memória e o slot AGP. Quando a placa de CPU tem vídeo onboard, este fica também na ponte norte. A ponte sul controla os slots PCI e possui as interfaces IDE, USB, som e rede onboard.

26 Exemplo: ouvir um arquivo MP3 Suponha que você clicou em um arquivo MP3 armazenado no seu disco rígido, e o Windows Media Player reproduziu a música. Esta simples operação envolveu o chipset várias vezes: A) O arquivo MP3 é lido para a memória, através da interface IDE, passando pela ponte sul e depois pela ponte norte. B) O som MP3 é compactado, por isso precisa ser descompactado pelo processador. C) O processador armazena na memória o arquivo já descompactado. D) A placa de som pode buscar o arquivo na memória e reproduzi-lo. Note com todas as etapas envolvem a passagem de dados pelo chipset!

27 BIOS: BASIC INPUT OUTPUT SYSTEM O BIOS é o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua função primária é preparar a máquina para que o sistema operacional, que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos (discos rigidos, CDs ou pen drives, etc.) possa ser executado. O BIOS é armazenado num CHIP ROM (Read-Only Memory, Memória de Somente Leitura) localizado na placa mãe, chamado ROM BIOS.

28 EXERCÍCIO VALENDO UM PONTO. VOCÊ DEVE FAZER UMA PESQUISA E REALIZAR UM Breve histórico dos diferentes Microcomputadores(1,0) ENTREGA AO PROFESSOR VIA LUIZCARLOS.IFS@GMAIL.COM COMPUTADOR ANO CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA RAM, PROCESSADOR E PLACA MÃE COMEÇAR PELO ANO DE 1980

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Aula 6

Arquitetura de Computadores. Aula 6 Arquitetura de Computadores Aula 6 Barramentos Computador: 3 componentes fundamentais Interligados por 3 barramentos Endereços Dados Controle Barramentos de Sistema Cada barramento: conjunto de fios Comunicação

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset Aula 08 Placa Mãe Divisão Básica do Computador Placas Mãe Chipset É responsável pela interconexão de todos os componentes de um computador, tais como, processador, memórias, placas de expansão e disco

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Agenda: 1. Introdução 2. Função 3. Funcionamento 4. Característica 5. Tipos 6. Componentes 7. Itens 8. Modelos 9. Conclusão

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR Prof. Fabrício Alessi Steinmacher Objetivo Da Aula Identificar os passos para a instalação

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO Slots periféricos são slots onde são instaladas placas de rede, vídeo, som, etc. Nas placa On Board são encontrados em poucas quantidades, mas

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher.

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Apesar de muita gente não considerar placas mãe importantes na hora

Leia mais

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC PLACA-MÃE Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ PADRÕES DA INDÚSTRIA Na indústria, existem alguns padrões para gabinetes, fontes

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7. Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/

Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7. Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/ Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7 Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/2018 03-11-2017 Introdução O presente trabalho é sobre os diversos tipos de motherboards,

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD BARRAMENTOS DE EXPANSÃO (SLOTS) APOSTILA PÁGINAS:

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Unidade 6 - Placa-mãe Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACA-MÃE... 3 FABRICANTES... 3 PLACA-MÃE ON-BOARD... 3 PLACA-MÃE OFF-BOARD... 4 PADRÕES DE PLACAS-MÃE... 4 PADRÃO AT...

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

Divisão do computador

Divisão do computador Divisão do computador Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e rato são também chamados de periféricos.

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe Cap. 2 - Placas mãe Arquitectura de Computadores 2010/2011 Licenciatura em Informática de Gestão Dora Melo (Responsável) Originais cedidos gentilmente por António Trigo (2009/2010) Instituto Superior de

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Silva Um PC é composto por diversos componentes, incluindo o processador, pentes de memória, HD, placa de rede e assim por diante. No início, as placas-mãe serviam

Leia mais

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ Placas Mãe Jonathan Paulo P. Pereira Motivação Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Principais Componentes e Tecnologias

Principais Componentes e Tecnologias Infra-Estrutura de Hardware Principais Componentes e Tecnologias Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento Vídeo Rede Outras Tecnologias

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Andreza Rodrigues de Souza PLACA-MÃE. Tudo que você precisa saber

Andreza Rodrigues de Souza PLACA-MÃE. Tudo que você precisa saber Andreza Rodrigues de Souza PLACA-MÃE Tudo que você precisa saber PLACA-MÃE ANDREZA RODRIGUES DE SOUZA CRÉDITOS: RODRIGUESARDSZ Esse e-book é disponibilizado gratuitamente, com a única finalidade de oferecer

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho Introdução, eletricidade básica aplicada a microcomputadores. Introdução Na última aula, vimos os cuidados básicos

Leia mais

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Date : 7 de Junho de 2017 Na primeira parte foi abordado e analisado o exterior e interior base de um computador. Identificaram-se alguns conetores

Leia mais

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Componentes de um PC Professor Leonardo Cabral da R. Soares Fonte de alimentação A função da fonte é transformar a corrente alternada, que chega em nossas tomadas, em corrente contínua (AC) já nas tensões

Leia mais

Arquitetura de Computadores Chipset

Arquitetura de Computadores Chipset 1 é o nome dado ao conjunto de chips (set significa conjunto, daí o seu nome) usado na placa-mãe. Nos primeiros PCs, a placa-mãe usava circuitos integrados discretos. Com isso, vários chips eram necessários

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Características do Gabinete

Características do Gabinete GABINETE O gabinete de nosso exemplo é um Cavalier T03 da Cooler Master. Este gabinete possui 5 drives de 5,25 polegadas, como gravadores de DVD e 5 para dispositivos de 3,5 polegadas, como discos rigidos.

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Barramento. Entrada. Saída

Barramento. Entrada. Saída Barramentos em Microcomputadores Jonathan Pereira Barramento Conjunto de fios paralelos com função em comum Microproc Memória Dispositivo Entrada Dispositivo Saída Barramento Barramento Tipos: Interno:

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Placa-mãe Profº Elton Rodrigo Molina dos Santos

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Placa-mãe Profº Elton Rodrigo Molina dos Santos 1 Sumário Introdução... 3 Capítulo 1 Placa-mãe Motherboard... 4 1.1 - On-board e off-board...4 1.2 Partes que compõem a placa-mãe...4 1.3 - Slots...4 Capítulo 2 - Memórias... 7 2.1 Memória RAM...8 2.1.1

Leia mais

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira O gabinete ou torre de computador é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra poeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho Introdução, eletricidade básica aplicada a microcomputadores. Introdução Na última aula, vimos os cuidados básicos

Leia mais

Barramentos de Entrada/Saída

Barramentos de Entrada/Saída Barramentos de Entrada/Saída Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Barramentos Um barramento (do inglês, bus) é simplesmente um circuito que conecta uma parte

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

Dicionário de informática

Dicionário de informática Dicionário de informática TGEI IMEI DANIEL SOUSA 10H Nº 8 ATX: é um padrão criado para organizar as conexões de entrada e saídas da placa-mãe. Browser: é um programa utilizado para navegar na internet,

Leia mais

Capítulo 5 G A B I N E T E S

Capítulo 5 G A B I N E T E S Capítulo 5 G A B I N E T E S FUNÇÕES Organizar e fixar os seus vários componentes, como HD, CD/DVD-ROM, placa-mãe, placas de expansão com conectores externos (USB, Serial, vídeo, som, etc.); Sustentar

Leia mais

Hardware Básico. Placa mãe. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. Placa mãe. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico Placa mãe Professor: Wanderson Dantas A INVENÇÃO DA PRIMEIRA PLACA MÃE O coração do seu computador encontra-se em um sistema central que unifica todos os componentes de hardware em uma

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Placa Mãe e seus Dispositivos

Placa Mãe e seus Dispositivos Índice Placa Mãe e seus Dispositivos Autor: Bruno Henrique Ventrice Pereira 1 Índice... 1 Placa-mãe - Principais características... 3 Introdução... 3 Item A - processador... 3 Item B - Memória RAM... 4

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

Sumário. Introdução. Revisão da Aula. Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes. Hardware: Software;

Sumário. Introdução. Revisão da Aula. Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes. Hardware: Software; Sumário Introdução Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes Hardware: Processador (UCP); Memória; e Periféricos. Software; Sistema Operacional Revisão da Aula 1 Oqueéumcomputador: Máquina

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Placa de Mãe Prof. Luiz Antonio do Nascimento Definição A placa mãe é uma placa plana de circuito impresso localizado dentro do gabinete com um conjunto de chips

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Manutenção Básica de Computadores Professor: Francisco Ary Alves de Souza Sumário Introdução Principais componentes: Gabinete, Fonte de Alimentação, Placa Mãe; Processador, Memória RAM, Hard Disk (HD),

Leia mais

ENTENDENDO A PLACA MAE

ENTENDENDO A PLACA MAE ENTENDENDO A PLACA MAE A placa mãe é, de longe, a aquisição mais importante que deve ser feita em relação ao computador, pois no final das contas, será ela quem irá determinar quais serão as tecnologias

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Curso Técnico em Informática SUMÁRIO CHIPSET... 3 PONTE NORTE... 3 PONTE SUL... 5 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA... 6 2 CHIPSET Segundo Silva, Data e Paula (2009), uma tradução para

Leia mais

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como as diferenças na forma de fabricação dos computadores. Arquitecturas de computadores A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores". Arquitetura aberta A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada,

Leia mais

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Apostila Hardware Básico I Capítulo 4 Conexões elétricas da fonte Componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este dispositivo é responsável por fornecer energia elétrica aos

Leia mais

Noções básicas sobre hardware de PCs

Noções básicas sobre hardware de PCs Suporte Técnico - 1 Noções básicas sobre hardware de PCs PC significa Personal Computer ou Computador Pessoal. OS PCs são derivados do IBM PC, criado no início dos anos 80. As peças que formam um PC são

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema

Leia mais

Barramentos e Chipsets

Barramentos e Chipsets Sumário Introdução Barramentos e Chipsets Eduardo Amaral Barramentos Barramento frontal (Front Side Bus) Barramento de memória Barramento de externo ou de I/O Chipset Ponte norte Ponte sul Introdução Organização

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

As partes do computador

As partes do computador Gabinetes 1 As partes do computador A maioria dos microcomputadores são mais ou menos parecidos. Provavelmente o computador que você está usando agora tem um gabinete, um monitor, um teclado e um mouse,

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

Barramentos. Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com

Barramentos. Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com Barramentos Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com Hierarquia de Barramentos Princípio da Localidade de Referência Dados e programa que estão sendo usados devem ficar próximos ao

Leia mais

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1) Como descobrir quais dispositivos de hardware estão sem drivers? ( ) A Basta clicar em Meu Computador e checar na parte esquerda da

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

CAP. 04 POR DENTRO DO COMPUTADOR 1 DE 11

CAP. 04 POR DENTRO DO COMPUTADOR 1 DE 11 1 DE TRÊS MÓDULOS BÁSICOS AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE EXTERNO EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS DE ENTRADA PROCESSADOR MEMÓRIA RAM EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS DE SAIDA ENTRADA DE DADOS TRANSFORMAÇÃO DE DADOS SAIDA DE

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Placa mãe A função da placa mãe é criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos os demais periféricos do micro com a maior velocidade e

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO TIPOS DE GABINETES APOSTILA PÁGINAS: 43 A 46.

Leia mais

O que é um computador?

O que é um computador? O que é um computador? É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem os relógios de forma geral, o ábaco, a régua

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO BARRAMENTO BARRAMENTO DE DADOS, BARRAMENTO DE ENDEREÇOS E DE CONTROLE PRINCIPAIS

Leia mais

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:

Leia mais

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Curso Técnico de Informática de Sistemas Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação 2017/2020 Professora Ana Reis Prof. Ana Reis - ASRD 1 UFCD o769 Arquitetura

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

4.3 - DMA & Chipset. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva. e

4.3 - DMA & Chipset. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva. e CEFET-RS Curso de Eletrônica 4.3 - DMA & Chipset Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Unidade 04.3.1 DMA Dados podem ser transferidos entre dispositivos

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais