INTRODUÇÃO. 1. Acesso à Justiça. 2. Efetividade da Execução. 3. Prevenção e Tratamento de Litígios de Massa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO. 1. Acesso à Justiça. 2. Efetividade da Execução. 3. Prevenção e Tratamento de Litígios de Massa."

Transcrição

1 CONSOLIDAÇÃO DAS DIRETRIZES DE AÇÃO ENCONTRO ANUAL: 2012

2 2 INTRODUÇÃO O SINGESPA realizou nos dias 13 e 14 de setembro de 2012 o seu terceiro Encontro Anual, no qual foi realizada a análise críticas das Diretrizes de Ação aprovadas nos encontros anuais anteriores, que foram distribuídas em quatro eixos temáticos: 1. Acesso à Justiça. 2. Efetividade da Execução. 3. Prevenção e Tratamento de Litígios de Massa. 4. Estrutura Material e de Pessoal das Unidades Judiciárias Gestão de material e de pessoas Gestão de pauta. Esta Consolidação contém as Diretrizes de Ação examinadas em cada uma das URGES que compõem o SINGESPA, com registro de sua ratificação, retificação ou do seu cancelamento, as novas Diretrizes de Ação aprovadas nas URGES e as considerações constantes das Atas de reunião relacionados com as Diretrizes de Ação anteriormente aprovadas e a sua implementação.

3 3 1. URGE BELO HORIZONTE TEMA 1 ACESSO À JUSTIÇA DA 06/RP10 A administração do Tribunal deverá instituir um espaço de interlocução junto à Diretoria de Informática, por intermédio da Diretoria do Foro, para que os Juízes de 1º grau possam apresentar sugestões de alteração no sistema, de modo a atender de maneira mais prática e objetiva a atividade de suporte à prestação jurisdicional, como, por exemplo, a determinação de indicação do número do PIS no momento da distribuição, a tramitação preferencial prevista em lei, recolhimento do INSS com identificação do PIS/NIT do trabalhador, etc. Mantida com alteração. DA 59/RP 10 A futura instalação do Fórum Trabalhista de BH no prédio da antiga Escola de Engenharia da UFMG deverá ser providenciada com a agilidade e a urgência necessárias, com previsão no respectivo projeto de 2 salas de audiências e 2 gabinetes destinados aos dois magistrados que atuam em cada Vara. Mantida como está. DA 62/RP10 Observado o caso concreto, o Juiz, em audiência, deverá dar preferência ao pagamento do acordo ou do crédito mediante autorização de depósito diretamente na conta bancária do autor, do procurador, do escritório de advocacia ou do sindicato, garantindo o sigilo, como forma de agilizar tal recebimento e diminuir o trabalho da Secretaria da Vara. Mantida como está. DA 69/RP10 Para maior segurança nas Varas do Trabalho deverão ser adotadas as seguintes medidas: 1) Um segurança em cada andar; 2) Detector de metais na entrada do prédio do foro e eventual desarmamento; 3) Treinamento específico e permanente dos funcionários, efetivos e terceirizados, ligados ao setor de segurança do TRT/MG; 4) Condução de presos (partes) em elevador exclusivo com o acompanhamento apenas do ascensorista, do agente de segurança do TRT/MG, além da escolta destacada para tal, com prévia comunicação ao Diretor de Secretaria; 4) Não retirada das algemas durante o período em que estiver nas dependências da Justiça do Trabalho. Mantida como está. DA 72/RP10 Os procedimentos via e-doc deverão ser alterados de modo que a parte interessada passe a ter a obrigação de recolher a importância de R$2,00, a título de emolumentos, por lauda de documento impresso em razão do uso do sistema, como forma de diminuir os gastos com papel, tinta e trabalho do servidor encarregado desse serviço, bem como para desestimular o abuso que tem ocorrido, por parte de algumas empresas. Caberá ao próprio interessado fazer o recolhimento, através de guia extraída exclusivamente pela internet, comprovando nos autos no prazo de 5 dias, sob pena de não conhecimento das peças enviadas. Revogada.

4 4 DA 15/RP11 Deverão ser pagos emolumentos pela impressão de petições e documentos enviados por e-doc pelas partes, segundo tabela a ser aprovada oportunamente pelo Tribunal, sob pena de não juntada aos autos. O comprovante de pagamento dos emolumentos deverá ser enviado no mesmo e-doc, contendo o número do processo na DARF. Mantida como está. DA 73/RP10 Deverá ser dada ênfase na aplicação subsidiária do art. 195 do CPC no processo trabalhista. Mantida como está. DA 75/RP10 Não será aceito pedido de cadastramento de advogados na ata de audiências A indicação deve vir na inicial, defesa ou em petição apartada no curso do processo. A providência visa a otimizar o trabalho em audiência, evitando assim os atrasos, que são objeto de reclamação das partes e dos próprios advogados. Mantida como está. DA 76/RP10 As partes e os advogados ficam dispensados da assinatura do termo de audiência, ressalvadas as hipóteses de acordo e depoimentos testemunhais, para otimizar os trabalhos em audiência. Mantida como está. DA 07/RP 11 Deverá ser priorizado o cumprimento das cartas precatórias inquiritórias, antes da audiência designada pelo Juízo deprecante, de forma a evitar o adiamento de audiências na Vara de origem, devendo o Juízo Deprecante constar na carta precatória a data designada para realização da audiência de instrução. Mantida com alteração. DA 08/RP 11 É desnecessária a assinatura do Juiz em cópias de termos de audiência, sentenças, notificações e outros documentos, excetuados os alvarás judiciais, exigindo-se apenas a certificação pelo Diretor de Secretaria de que a cópia confere com o original assinado. Mantida como está. DA 09/RP11 As partes deverão indexar os documentos juntados com a inicial e com a defesa, de forma a facilitar a remissão dos mesmos pelo Juiz na instrução e na sentença, sobretudo no PJe, sob pena de desconsideração do documento referido, devendo ser esta circunstância registrada no Provimento Geral Consolidado do TRT3.Mantida com alteração. DA 10/RP11 O Juiz deverá zelar para que sejam colhidos o CPF/CNPJ das partes em audiência. Mantida como está. DA 11/RP 11 O perito deverá enviar o laudo e os esclarecimentos à Secretaria da Vara, por (em PDF) ou e-doc, para que sejam disponibilizados às partes quando da abertura da vista, reduzindo-se o movimento no balcão da Vara. Mantida como está. DA 12/RP 11

5 5 Os peritos deverão ser intimados pela Secretaria da Vara por , o que será certificado nos autos. Mantida com alteração. DA 13/RP11 As cartas precatórias, ofícios e comunicações diversos para todos os órgãos da Justiça do Trabalho em Minas Gerais serão realizados por meio eletrônico, inclusive por , devendo a cópia ser juntada aos autos. O procedimento poderá ser utilizado em relação a outros Tribunais, mediante celebração de convênio ou por intermédio da rede nacional de cooperação judiciária. Mantida como está. DA 16/RP11 A carta precatória inquiritória poderá ser expedida sem oitiva das partes e sem a quesitação do Juízo. Mantida com alteração. DA 17/RP 11 Deverá ser criado um espaço adequado nas Secretarias das Varas, para a conciliação, dotada de mesa, cadeiras, calculadora e bloco para anotações, onde advogados e partes possam dialogar. Mantida como está. DA 19/RP 11 Deverão ser criadas Varas do Trabalho Especializadas, de acordo com as matérias a serem dirimidas, para o que será constituída comissão de Juízes para os estudos necessários. Mantida como está. DA 20/RP 11 Após a interposição dos recursos e findo o prazo para as contrarrazões, antes da remessa dos autos ao Tribunal, as partes poderão ser intimadas a se manifestarem a respeito do interesse de inclusão do feito em pauta para nova tentativa de conciliação. Revogada. TEMA 2 EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO DA 04/RP 11 A prolação de sentenças líquidas em Processo Sumaríssimo não é obrigatória por lei. Buscando maior efetividade do processo trabalhista, a liquidação, facultativa do ponto de vista legal, depende da disponibilização, pelo TRT, de calculistas suficientes à demanda, sendo o prazo do cálculo excluído dos dez dias atribuídos ao Juiz para elaboração da sentença. Mantida como está. DA 05/RP10. A citação do devedor dar-se-á prioritariamente por via postal, com retorno do comprovante de entrega ou aviso de recebimento. Mantida como está. DA 09/RP10 A falta de indicação de bens penhoráveis do devedor principal e o esgotamento sem êxito das providências ex-officio nesse sentido autorizam a imediata instauração da execução contra o devedor subsidiariamente corresponsável, sem prejuízo da simultânea desconsideração da personalidade jurídica do devedor principal, prevalecendo entre as duas alternativas a que conferir maior efetividade à execução. Mantida como está.

6 6 DA13/RP10 A execução provisória será instaurada de ofício, na pendência de agravo de instrumento interposto contra decisão denegatória de recurso de revista. Mantida como está. DA16/RP10 A composição dos Núcleos de Conciliação da Primeira Instância, Núcleo de Pesquisa Patrimonial e Juizados Especiais de Execução deve ser definida de acordo com a opção de cada juiz, observada a ordem de antiguidade na carreira, com a publicação de edital para inscrição. Não havendo inscrições, deverá ser feita a convocação. Mantida com alteração. DA22/RP10 Antes da remessa dos autos ao arquivo provisório, deverão ser esgotados os meios de persecução de créditos: Bacenjud, Infojud e Renajud, inclusive o protesto notarial, com o objetivo de dar maior efetividade à execução. Mantida como está. DA23/RP10 Frustrada a execução, será efetuado o protesto notarial do crédito exequendo tanto em relação ao devedor principal quanto em relação aos demais devedores corresponsáveis. Mantida como está. DA24/RP10 Na citação para pagamento deverá constar o prazo para tal, sob pena de execução, inclusive protesto notarial, para que os executados tenham ciência das medidas efetivas que serão adotadas na hipótese de não pagamento. Mantida como está. DA25/RP10 Deverá ser firmado convênio com o Serasa e SPC para fins de dar maior efetividade à execução, como alternativa/complementar do protesto notarial, ampliando-se, assim, as medidas de atuação junto aos devedores. Mantida como está. DA 26/RP 10 Inclusão da penhora de veículos no sistema Renajud e não apenas impedimento e restrição à circulação. Revogada. DA27/RP10 Registrada a penhora de veículos no Renajud deverá haver a sua remoção com a indicação de leiloeiro oficial como depositário para evitar a ineficácia da penhora. Mantida com alteração. DA28/RP10 Deverá haver a antecipação da venda de veículos e de outros bens móveis penhorados, para evitar a deterioração e a desvalorização dos mesmos. Mantida com alteração. DA33/RP10 O INSS somente será intimado após a homologação dos cálculos, para maior celeridade processual. Mantida com alteração.

7 7 DA34/RP10 O Provimento 02/04/TRT/MG relativo à expedição de certidão de dívida ativa deve ser aplicado também aos créditos previdenciários. Revogada. DA39/RP10 Existindo diversas execuções em face do mesmo devedor em mais de uma Vara, haverá a indicação do processo piloto, para dar racionalidade e efetividade aos atos jurisdicionais. Revogada. DA 51/RP10 Quando o juiz expedir mandado de penhora e avaliação, deverá ser realizada a remoção dos bens para o local designado pelo Tribunal. Mantida como está. DA 53/RP10 A venda dos bens deixará de ser realizada na rua Curitiba, por meio de oficiais de justiça e passará a ser realizada pelo leiloeiro credenciado junto ao Tribunal, por meio do sistema eletrônico, com possibilidade de lances presenciais, por teleconferência e pela rede mundial de computadores (INTERNET), todos simultâneos, além de propaganda, a cargo do leiloeiro dirigida ao público alvo do bem a ser vendido. Ficará a cargo do leiloeiro credenciado pelo Tribunal providenciar o levantamento completo sobre todos os bens (móveis e imóveis) que forem a leilão, comunicando ao Juízo Auxiliar de Execuções, que intimará os interessados antes do leilão. Deverá ainda o leiloeiro expor os bens, disponibilizando-os à vistoria dos interessados em adquiri-los, 02 dias antes do leilão. Revogada. DA 24/RP 11 As partes serão sempre responsáveis pela elaboração dos cálculos, sendo que a DSCJ somente atuará caso o juiz entenda necessário, conforme minuta de unificação dos Provimentos 03/91, 01/93 e 04/00 e artigo 73 do Provimento 01/2008. Mantida com alteração. DA 26/RP 11 O executado, ao proceder ao recolhimento da contribuição previdenciária, cota-parte do empregado e do empregador, deverá fazê-lo por meio de GFIP (informação) acompanhada da respectiva guia de recolhimento (GPS). Determinação nesse sentido deverá constar na sentença e no acordo. Mantida com alteração. DA 27/RP11 Os juízes deverão implementar a execução por meio da cooperação judiciária, nos termos da portaria 1583 TRT3/2012, sempre que ocorrer em face de um mesmo devedor, em Varas do Trabalho distintas, execuções simultâneas, obedecidas as seguintes diretrizes: 1) A deliberação acerca da execução agrupada por meio da cooperação judiciária será comunicada pelo Juiz de cooperação ao coordenador da respectiva URGE, que intermediará o entendimento entre os juízes envolvidos; 2) A execução agrupada será conduzida na Vara em que a execução se encontrar na fase mais avançada, situação que será apurada pelo juiz de cooperação, tão logo seja provocado por qualquer outro juiz; 3) Os processos sujeitos à execução por cooperação judiciária serão remetidos à Vara responsável pelo agrupamento das execuções, nos termos da portaria TRT3 1583/2012, art. 9º, II; 4) Caso necessário, considerado o volume de processos acumulados na Vara responsável pelo agrupamento das

8 8 execuções, o juiz responsável poderá solicitar ao juiz coordenador da respectiva URGE: a) requisição temporária de servidor, para auxiliar nos trabalhos, ao Serviço de Apoio às Varas; b) requerimento junto ao presidente do TRT de designação de juiz auxiliar para atuar, enquanto necessário, na Vara respectiva. 5) iniciada a execução por cooperação judiciária, o juiz cooperador dará ciência do fato aos demais juízes do foro, cabendo-lhes: a) encaminhar os processos de execução contra o devedor comum ao Juízo cooperador; b) encaminhar, juntamente com cada processo, relatório relativo à fase em que se encontra, com narrativa dos fatos relevantes, para a consideração do Juiz Colaborador (depósitos, bens em garantia, bloqueios, incidentes processuais, etc). 6) O Juiz Colaborador poderá, dependendo da complexidade da execução agrupada, remeter os processos ao Juízo Auxiliar de Execução, atual SEP. 7) Estarão sujeitos à execução agrupada os processos em que se verificar a possibilidade da efetividade da execução em relação a todos os processos segundo critérios a serem estabelecidos a partir da experiência, havendo anuência do magistrado responsável pela execução. 8) Verificada a impossibilidade do prosseguimento da execução agrupada, o juiz de cooperação fará a dissolução da execução agrupada, devolvendo às Varas de origem os autos eventualmente recebidos. Mantida com alteração. Aglutinação de outras DAs, que foram canceladas DA 30/RP 11 No uso do sistema RENAJUD, uma vez identificado que o veículo a ser penhorado ou bloqueado foi alienado judicialmente, ou que as penhoras prévias superam o valor do veículo, deverá o juiz acautelar-se quanto à realização de novas penhoras ou bloqueios, porquanto dificultam a transferência do veículo para o adquirente. Mantida como está. DA 31/RP 11 Realizada consulta no BACENJUD e identificada a existência de contas correntes em nome dos devedores, deverá ser incentivada a expedição de ofícios aos bancos respectivos para bloqueio definitivo de créditos presentes e futuros vinculados ao CPF ou CNPJ do titular daquela conta junto à instituição financeira. Mantida com alteração. TEMA 3 PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LITÍGIOS DE MASSA DA 57/RP 11 O SINGESPA instituirá programas de relações institucionais, por ato do Coordenador Geral do SINGESPA ou dos Coordenadores das URGES, mediante a edição de Portaria na forma do art. 23 do RGS, visando ao diálogo, à troca de experiências ou de informações, à soma de esforços institucionais, envolvendo as demais instituições do sistema de justiça (mediante interação com seus representantes locais), com o objetivo de: 1) Adotar medidas de prevenção e gestão dos conflitos sociais decorrentes de lesões massivas de direitos fundamentais dos trabalhadores;

9 9 2) Coibir o trabalho em condições análogas às de escravo ou degradantes; 3) Prevenir acidentes de trabalho em condições reiteradas e sistemáticas em determinado segmento de atividade; 4) Coibir o uso abusivo do Poder Judiciário; 5) Adotar políticas interinstitucionais comuns para o alcance dos objetivos do SINGESPA, podendo ser utilizados, dentre outros, os seguintes instrumentos de ação: a) Instituição dos Conselhos Interinstitucionais de Administração de Justiça das URGES (art. 23, 3º, RGS); b) Audiências públicas. Mantida, com alterações, aprovadas por unanimidade. DA 01/RP 12 O juiz integrante da URGE poderá solicitar ao Coordenador respectivo convocação de reunião extraordinária do SINGESPA para fins de uniformização de jurisprudência de primeiro grau, ficando o coordenador vinculado à convocação quando o requerimento for subscrito por pelo menos 5% (cinco por cento) dos juízes integrantes da URGE. Aprovada por unanimidade. DA 02/RP 12 Para fins de cooperação judiciária, nos termos do art. 1º, da Portaria n /2012, o coordenador geral do SINGESPA deverá ter assento na Comissão de Jurisprudência do TRT-3, propugnando-se pela alteração do art. 186 do Regimento Interno do TRT da 3a Região, competindo ao mesmo propor a edição, a revisão ou o cancelamento de súmula da jurisprudência, na forma definida pelos magistrados nos encontros anuais. Aprovada por unanimidade. DA 03/RP 12 Verificando o Juiz, em audiência, que a ação foi proposta sem observância do disposto no artigo 651 da CLT, e que a reclamada não arguiu a exceção de incompetência em razão do lugar, agindo as partes com o fito de evitar o processamento do feito no procedimento estabelecido pelo PJe, o juiz deverá extinguir o processo, sem resolução do mérito, com base nos artigos 187/CCB e 129/CPC, bem como no princípio do juiz natural, na forma do artigo 267, IV, do CPC. Aprovada por maioria, com um voto vencido. TEMA 4 ESTRUTURA MATERIAL E DE PESSOAL NAS UNIDADES JUDICIÁRIAS 4.1. GESTÃO DE MATERIAL E DE PESSOAS

10 GESTÃO DE PAUTA DA10/RP10 Deverão ser criados 50 novos cargos de Juiz Substituto no TRT da 3ª Região, além dos já existentes. Mantida como está. DA14/RP10 É inerente à função gerencial do magistrado a prerrogativa de pleitear às instâncias administrativas do Tribunal a dotação dos meios necessários ao bom funcionamento do respectivo órgão judicial, inclusive a recomposição dos cargos vagos. Revogada. DA47/RP10 Deverá ser cumprida a Instrução Normativa 01/2006 na hipótese de afastamento de um dos Juízes atuantes nas Varas do Trabalho da Capital. Mantida como está. DA74/RP10 Deverá ser criado quadro de apoio de Juízes Substitutos para cobrir eventuais ausências dos Juízes Titulares e Auxiliares, atuando permanentemente um Juiz em quatro Varas, de sorte que quando não estiver substituindo nas referidas Varas, estará auxiliando, conforme modelo utilizado pelo TRT da 10.ª Região. Esse Juiz também terá um assistente a ele vinculado. Revogada. DA 01/RP11 O Tribunal deverá implementar condições para atuação simultânea de dois Juízes por Vara, de forma permanente, durante todo o ano, em todas as Varas da Capital, independentemente da ausência de qualquer um deles, não importando a razão e a duração do afastamento. Mantida como está. DA 02/RP11 A produtividade da Vara, considerada a atuação de um juiz titular e auxiliar fixo nela lotados simultaneamente, somente será considerada nos períodos em que ambos estiverem em exercício no referido órgão, desde que a lotação seja determinada de forma antecipada, em pelo menos 15 dias, permitindo a efetiva adequação da pauta. Mantida como está. DA70/RP10 e DA 18/RP11 Os juízes deverão atentar para a necessidade de organização da pauta, prevendo intervalo razoável entre as audiências, a seu critério, de forma a preservar o necessário respeito às partes e advogados. Mantida como está. DA 46/RP10 O gerenciamento da pauta da Vara, inclusive a definição sobre a adoção da pauta dupla ou não, cabe ao Juiz Titular, com a colaboração do Juiz Auxiliar Fixo, que definirá

11 11 a oportunidade, a conveniência ou a necessidade, respeitadas as condições materiais e humanas de cada unidade. Revogada. DA 49/RP 11 Ter 100% das Varas dos Trabalho cumprindo o prazo legal de 15 dias do rito sumaríssimo. Revogada. DA 05/RP11 Manter o prazo médio de 31 dias para audiência inaugural no rito ordinário. Revogada. DA 51/RP11 Manter o prazo médio de Instrução de 113 dias. Revogada. DA 04/RP 12 A estrutura material e de pessoal prevista pela Resolução 63/10 do CSJT está adequada à realização de 6,12 audiências diárias. Não obstante, cada magistrado lotado em Belo Horizonte realiza uma média de 16 audiências diárias. A realização do número de audiências estabelecido como limite de carga pelo próprio TST (6,12 audiências diárias), apesar de refletir adequado exercício funcional, implicaria grande represamento de processos, com elevado prejuízo ao jurisdicionado, motivo pelo qual os juízes, ciosos da sua condição de cogestores, estabelecem como pauta referência de Belo Horizonte a de 48 processos semanais por magistrado, incluídas as audiências decorrentes de fracionamento de rito ordinário, mas excluídas as audiências de tentativas de conciliação em execução. Na disponibilização de pauta, deverão ser priorizados os processos de rito sumaríssimo, acidente do trabalho e aqueles que exigirem providências urgentes ou que forem legalmente definidos como prioritários. Aprovada por unanimidade. DA 05/RP 12 Os prazos de prolação de sentenças nas estatísticas institucionais somente deverão ser considerados vencidos quando ultrapassados trinta dias contados da conclusão para julgamento, conforme Resolução nº 001/2010 da CGJT. Aprovada por unanimidade. DA 06/RP 12 Fica criada uma comissão para estudo do Projeto de reestruturação administrativa desenvolvido pelo TRT-3 e da implementação da Resolução Administrativa 63/2010 do CSJT, composta pelo coordenador geral do SINGESPA, pelo juiz diretor do Foro de Belo Horizonte e coordenador da URGE Belo Horizonte, pelo juiz Ricardo Marcelo da Silva, pela juíza Thaís Macedo Martins Sarapu e pela juíza Ana Maria Rebouças. Aprovada por unanimidade.

12 12 DA 07/RP 12 O SINGESPA deverá solicitar à administração do TRT-3 a implantação do sistema de gravação de audiências em todas as Varas do Trabalho de Belo Horizonte o mais rápido possível, diante da experiência exitosa promovida na 34ª VT/BH. Aprovada por unanimidade. Na conclusão dos trabalhos, os juízes da Unidade Regional de Gestão Judiciária e de Participação da 1ª. Instância na Administração da Justiça de Belo Horizonte reunidos no terceiro encontro anual de 2012, no espaço de construção coletiva da contribuição da magistratura de primeiro grau para o planejamento institucional, após profícua e aprofundada discussão e detida reflexão, relativamente à temática discutida no evento, reiteram e afirmam o compromisso com a busca constante da efetividade do processo e respeito à dignidade humana de juízes e servidores. 2. URGE NORTE CONSIDERAÇÕES 1. Os Juízes da URGENORTE requerem resposta formal do Tribunal acerca das medidas e dos encaminhamentos tomados em relação às diretrizes de ação aprovadas em 2010 e 2011 e das razões pelas quais não foi possível a sua implementação, principalmente naqueles pontos que dependiam apenas de providências do próprio Tribunal. A rediscussão das proposições não afasta a necessidade de resposta formal e efetiva. 2. Os Juízes da URGE Região Norte reconhecem os avanços alcançados a partir dos encontros anteriores, principalmente em virtude da troca de experiência e de boas práticas adotadas por alguns magistrados, que foram difundidas e resultaram em uma maior efetividade na tramitação dos processos, especialmente na fase de execução. Dentre elas podemos destacar: a dispensa de assinatura de atas de audiência pelas partes, a utilização da ata de audiência como alvará para liberação de valores e dos próprios despachos como ofícios, diminuindo, assim, a carga de trabalho nas Secretarias das Varas (DA-UNO-42-RP/11), compartilhamento de informações de pesquisa patrimonial de devedores nas execuções (DA-UNO-44-RP/11), citação do devedor pela via postal na fase de execução, etc. 3. No que diz respeito a diretrizes que dependiam de providências a serem adotadas pelo Tribunal, os juízes integrantes da URGENORTE demonstraram certa frustração, por

13 13 não terem sido implementadas proposições mais simples, citando como exemplo a DA40/UNORP/10, que diz respeito à Desnecessidade de impressão e guarda da cópia da ata da audiência e sentença, eis que o back-up do sistema informatizado cumpre a finalidade de segurança dos dados ; como também pelo fato de não ter obtido uma resposta a respeito das razões por que não teriam sido adotadas as diretrizes. 4. Os magistrados com atuação nas Varas do Trabalho que compõem a URGE Região Norte reconhecem as dificuldades para implementação de diretrizes de ação que dependam de alteração legislativa, porém esperam que o Tribunal dê o necessário encaminhamento para que sejam propostas tais alterações, pelos meios legais estabelecidos. 5. Quanto às Diretrizes de Ação cuja implementação depende unicamente das unidades judiciárias, ressaltam os Juízes da URGENORTE a importância do empenho dos colegas no sentido de adotarem, nas respectivas unidades, os procedimentos indicados nas diretrizes aprovadas por unanimidade. Entendem que esta uniformização de procedimentos resulta em maior segurança para os servidores, partes, procuradores e, até mesmo, para os próprios magistrados. 6. Quanto às iniciativas voltadas à prevenção e tratamento de litígios de massa, pensam os magistrados que devam ser mais valorizadas, para efeito de estatística, as ações coletivas que, embora muito mais complexas e trabalhosas, não têm tratamento diferenciado. Além disso, ao juiz que atua em tais processos deve ser concedido, pelo Tribunal, todo o apoio necessário para o bom andamento do processo e para efetividade da execução da sentença. O prazo para as decisões, nestas lides, deve ser ampliado. Entendem, também, profícuos os debates públicos que vêm sendo promovidos a respeito de matérias que geram a profusão de demandas individuais, que podem ser aglutinadas em ações civis públicas ou ações coletivas, sendo importante, assim, uma maior aproximação ao Ministério Público do Trabalho, órgãos administrativos, sindicatos e sociedade civil em geral. 7. Diretrizes de Ação prioritárias Os Juízes da URGENORTE elegem, como prioritárias, as seguintes diretrizes de ação aprovadas nos Encontros anteriores, ligadas aos temas ora propostos, sem prejuízo das demais:

14 Acesso à Justiça: Primeira: DA-UNO-05-RP/11. Facilitação do acesso à Justiça. Novas Varas - Implantar novas varas do trabalho onde se verificar a existência de demandas trabalhistas reprimidas ou em que houver sobrecarga, com substituição dos postos avançados já existentes. Segunda: DA41/UNORP/10. Estabelecer que o TRT-3, o mais rápido possível, adeque-se à Lei n /2000, em especial, quanto ao que dispõe o art. 11: A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Caberá ao magistrado em exercício na Vara em que não esteja sendo atendida a determinação legal noticiar o fato ao Presidente do Tribunal. Terceira: DA48/UNORP/10. Para atender às necessidades probatórias do trabalhador beneficiário da gratuidade da Justiça, o Tribunal providenciará a celebração de convênio com o Ministério da Saúde, para que o SUS realize os exames complementares indispensáveis para a conclusão de perícia médica. Na hipótese de não ser possível esse atendimento, destinará verba orçamentária para adiantamento de despesas com tais exames. Quarta: DA64/UNORP/10 O Tribunal deve revogar o ato normativo que autoriza o recebimento de petições e documentos por , pois o instrumento adequado e seguro é o e-doc Efetividade da Execução Primeira: DA71/UNORP/10 - O Sistema BACENJUD deverá permitir que o bloqueio de crédito seja feito de forma permanente ou com prazo de validade limitado ao dia de sua efetivação. (Ratificação com alterações da DA20/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) Segunda: DA70/UNORP/10 - O sistema BACENJUD deverá ser estendido para que a pesquisa patrimonial realizada por esta via possa alcançar também as cooperativas de crédito. (Ratificação da DA19/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) Terceira: DA71/UNORP/10 - A utilização do sistema BACENJUD deverá ser estendida às aplicações financeiras e administradoras de cartões de crédito, para atuação de maior alcance na busca de créditos dos executados. (Ratificação da DA21/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE)

15 15 Quarta: DA54/UNORP/10 - Celebração de convênio com as Juntas Comerciais dos demais Estados e do Distrito Federal nos moldes daquele celebrado com a JUCEMG. Quinta: DA57/UNORP/10 - Deverá ser celebrado convênio com o INSS para possibilitar a consulta do CEI do empregador ou NIT do empregado. Sexta: DA03/UNORP/10 - Deverá ser firmado convênio com o SERASA e SPC para fins de dar maior efetividade à execução, como alternativa/complementar do protesto notarial, ampliando-se, assim, as medidas de atuação junto aos devedores. (Ratificação da DA25/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) Sétima: DA56/UNORP/10 - Ampliação do convênio RENAJUD, a fim de possibilitar o acesso a todos os dados do RENAVAN a respeito do veículo pesquisado. Oitava: DA-UNO-10-RP/11 Aumentar a efetividade na execução das decisões judiciais Cadastro de devedores - Criação de cadastro de devedores inadimplentes, com valores remanescentes de execuções, para que seja consultado por outras varas ou pelos interessados, no sítio do Tribunal na internet. Nona: DA55/UNORP/10 - Os convênios mantidos com a Receita Federal do Brasil, Banco Central e DETRAN deverão ser alterados, relativamente aos sistemas INFOJUD, BACENJUD e RENAJUD, a fim de possibilitar, por ordem do Juiz, o acesso pelo diretor de secretaria ou pelo seu substituto legal a todas as informações Prevenção e tratamento de litígios em massa Primeira: DA-UNO-06-RP/11 - Incentivar a conciliação. Demandas reiteradamente decididas - Atuação proativa do magistrado no sentido de que se instituam parâmetros conciliatórios para demandas reiteradamente já decididas pelas Varas do Trabalho de certa jurisdição, de forma a se evitar a repetição de ações e julgados. Segunda: DA-UNO-13-RP/11 - Aprimorar a comunicação com a sociedade. Decisões de alcance social - Divulgar no âmbito da comunidade as decisões de reconhecido alcance social Estrutura material e de pessoal das unidades judiciárias (em ordem de prioridade):

16 16 DA36/UNORP/10 - Instituir eleição direta para os cargos de direção do Tribunal, devendo o colégio eleitoral ser integrado por todos os magistrados ativos do primeiro e segundo graus. DA46/UNORP/10 - O cargo de Secretário-Geral da Presidência do Tribunal deverá ser exercido por Juiz Titular de Vara nomeado pelo Presidente, com afastamento das atividades jurisdicionais. DA-UNO-18-RP/11 - Buscar a melhoria do clima organizacional, da saúde e da qualidade de vida dos magistrados e servidores. Criação de cargos de juízes substitutos - Criação de cargos de juízes substitutos em número, no mínimo, vinte por cento superior ao de varas existentes na estrutura do Tribunal. DA-UNO-14-RP/11 - Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores. Treinamento dos Analistas Judiciários - Todos os servidores aprovados para o cargo de analista judiciário deverão ser treinados efetivamente, quando de sua admissão, para assumirem o posto de assistente de juiz, mediante curso a ser ministrado pela Escola Judicial, com duração mínima de dois meses, somente ocupando outras funções na Vara, a critério do Juiz Titular. DA28/UNORP/10- A Resolução 63 do CSJT deverá ser cumprida, com implantação de juiz auxiliar/substituto para Varas com número de processos distribuídos acima de por ano, acompanhada das seguintes medidas administrativas: 1 manutenção das 04 funções comissionadas FC-05 existentes; 2 lotação de, pelo menos, 15 servidores em cada Vara; 3 inclusão de um assistente de juiz para execução, com FC-05. (Ratificação com alterações da DA61/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) DA32/UNORP/10 - O Tribunal deve abster-se de realizar mutirões, pois prejudicam a saúde dos juízes de primeira instância e a prestação jurisdicional nas Varas. DA07/UNORP/10 - Deverá ser aumentada a lotação dos servidores nas Varas do Trabalho, sendo um com atribuição exclusiva de auxiliar na execução (Assistente de Juiz para execução). (Ratificação da DA44/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) DA19/UNORP/10 - O número de funcionários das Varas do Trabalho deverá ser aumentado, com qualificação de funcionários em execução e informática, para o aprimoramento dos trabalhos e implementação das medidas para atender às metas estabelecidas pelos órgãos superiores. (Ratificação com alterações da DA42/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE)

17 17 DA20/UNORP/10 - Em caso de afastamento, por mais de trinta dias, do juiz titular ou do auxiliar da Vara, deverá ser convocado juiz substituto, observados os mesmos critérios das substituições no Tribunal. (Ratificação com alterações da DA47/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) DA22/UNORP/10 - As futuras instalações dos prédios da Justiça do Trabalho deverão conter no projeto 2 salas de audiências e 2 gabinetes. (Ratificação com alterações da DA59/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE) DA23/UNORP/10 - Para maior segurança nas Varas do Trabalho deverão ser adotadas as seguintes medidas: - um vigilante em cada andar; - detector de metais na entrada do prédio do foro e eventual desarmamento; - treinamento específico e permanente dos funcionários, efetivos e terceirizados, ligados ao setor de segurança do TRT/MG. (Ratificação, com alterações, da DA69/RP10 DO ENCONTRO DE MAGISTRADOS DE BELO HORIZONTE). DA30/UNORP/10 - A remoção, permuta ou cessão de servidores da Vara não poderá ser levada a efeito sem que seja ouvido o juiz no exercício da titularidade da unidade judiciária com antecedência mínima de 30 dias, contados da data em que deverá ocorrer a modificação no quadro dos servidores. DA40/UNORP/10 - Desnecessidade de impressão e guarda da cópia da ata da audiência e sentença, eis que o back-up do sistema informatizado cumpre a finalidade de segurança dos dados. DA44/UNORP/10 - A candidatura para fins de remoção/promoção de magistrados será on-line e a respectiva inscrição far-se-á por meio de assinatura digital. Todos os magistrados terão acesso à lista de candidatos em tempo real, via intranet, inclusive quanto a eventuais desistências. DA47/UNORP/10 - O Tribunal destinará verba orçamentária para aquisição de livros jurídicos para os magistrados, podendo cada juiz adquirir até 05 (cinco) obras jurídicas por ano, com reembolso mediante apresentação de notas fiscais. DA51/UNORP/10 - O Tribunal disponibilizará na intranet dados atualizados a respeito da tramitação dos processos de remoção e promoção dos juízes, à semelhança do que ocorre com processos judiciais. DA52/UNORP/10 - Na alocação de recursos para a melhoria da rede física das Varas do Trabalho e sedes do foro, o Tribunal deverá priorizar aquelas situadas no âmbito da

18 18 URGE/NORTE, em virtude da precariedade das instalações de grande parte delas. DA59/UNORP/10 - Designação obrigatória de Juiz Substituto na hipótese de concessão de férias regulamentares do Juiz Titular, exceto quando a unidade judiciária possuir Juiz Auxiliar fixo. DA60/UNORP/10 - O Tribunal deverá dar cumprimento efetivo às determinações da LOMAN e às decisões do CNJ, em especial com relação ao pagamento de ajuda de custo, nos casos de promoções e remoções de Juízes Titulares e Substitutos. DA63/UNORP/10 - O Tribunal proverá o cargo de Juiz Substituto em Vara do Trabalho, garantindo-lhe a inamovibilidade, ressalvadas as hipóteses elencadas na decisão do CNJ. DA94/UNORP/10 - Assinatura de ofícios e de mandados em geral, exceto mandado de prisão e alvará de soltura, caberá apenas ao diretor de secretaria ou ao seu substituto legal, consignando-se no ofício e nos alvarás a observação de que tal se dá por ordem do juiz em exercício na Vara do Trabalho. DA-UNO-07-RP/11 - Garantir que todas as atividades judiciais e administrativas sejam executadas no prazo e custo adequados. Servidores treinados - Aumento do número de servidores devidamente treinados para o uso dos instrumentos e convênios mantidos com a Justiça do Trabalho para a facilitação da execução, como forma de efetivar as decisões. DA-UNO-12-RP/11 - Alcançar uma gestão estratégica participativa. Orçamento participativo Todos os juízes devem ter a oportunidade de participar da formulação do orçamento do TRT da 3ª Região por meio de proposições, com votação pelos magistrados. DA-UNO-15-RP/11 - Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores. Função primordial do Analista Judiciário - No edital para o provimento do cargo de analista judiciário deverá constar expressamente que sua função primordial será a de assessoramento do juiz em exercício na Vara. DA-UNO-17-RP/11 - Buscar a melhoria do clima organizacional, da saúde e da qualidade de vida dos magistrados e servidores. Critérios de designação - quadro móvel - Rediscussão dos critérios de designação dos magistrados integrantes do quadro móvel, com a participação dos juízes interessados e da AMATRA 3. DA-UNO-19-RP/11 - Buscar a melhoria do clima organizacional, da saúde e da qualidade de vida dos magistrados e servidores. Número mínimo de assistentes - Fixação do número mínimo de dois assistentes por magistrado nas varas onde houver auxílio fixo, sendo dois para o Titular e dois para o Auxiliar/Substituto. DA-UNO-20-RP/11 - Buscar a melhoria do clima organizacional, da saúde e da qualidade de vida dos magistrados e servidores. Varas sem auxílio fixo. Número mínimo de

19 19 assistentes - Fixação do número mínimo de três assistentes por magistrado nas varas onde não houver auxílio fixo e que possuam distribuição superior a 1000 processos ano. DA-UNO-21-RP/11 - Buscar a melhoria do clima organizacional, da saúde e da qualidade de vida dos magistrados e servidores. Plano de saúde - Melhoria do plano de saúde disponibilizado para os magistrados e servidores, inclusive no tocante à supressão de pagamento de co-participação e de mensalidade, bem como o aperfeiçoamento na qualidade de atendimento. DA-UNO-35-RP/11 Terminais de autoatendimento - Que sejam instalados terminais de autoatendimento interligados ao sistema AUD que viabilizem às partes realizarem o prévio registro de presença nas audiências, inclusive informando se haverá necessidade de prazo para juntada de documentos de representação, bem como cadastramento de advogado para intimações. 8. Diretrizes prioritárias. Os Juízes da URGE Região Norte apresentam as seguintes diretrizes de ação que entendem de igual prioridade para implementação: DA-UNO-01-RP/12 - Os cargos de Diretor e Coordenador da Escola Judicial deverão ser eletivos, com votação por sistema eletrônico, por todos os juízes e desembargadores, com mandato de 2 anos, permitida uma recondução. Aprovada por unanimidade. DA-UNO-02-RP/12 - O TRT deverá estabelecer convênio com as polícias Federal, Militar, Civil e rodoviárias, Federal e Estadual, para que comuniquem imediatamente às varas que lançarem impedimentos, por meio do sistema RENAJUD, no prontuário de veículos, as suas apreensões, bem como os locais onde se encontram. Aprovada por unanimidade. DA-UNO-03-RP/12 Deverão ser criados campos no sistema RENAJUD para o registro de arrematação/adjudicação, indicando a data da alienação judicial e o juízo, a fim de se evitar o lançamento de novos impedimentos. Aprovada por unanimidade. DA-UNO-04-RO/12 - Configurada a infidelidade do depositário, será aplicada multa em favor da União e da parte prejudicada, nos termos dos artigos 14, inciso V, parágrafo único, 600 e 601 do CPC, bem como determinada a expedição de ofício ao Ministério Público Federal para verificação de eventual prática de crime com a tomada das providências que entender cabíveis. Aprovada por unanimidade. DA-UNO-05-RP/12 - Férias do magistrado suspendem o prazo para a prolação de sentenças nos processos submetidos ao rito sumaríssimo, devendo ser revogada

20 20 disposição em contrário prevista no Regimento Interno do Tribunal. Aprovada por unanimidade. DA-UNO-06-RO/12 - O juiz, no exercício da jurisdição, quando designado para exercer qualquer função administrativa ou acumulação de varas, deverá receber gratificação adicional. Aprovada por maioria. DA-UNO-07-RO/12 - O prazo para sentença, em demandas coletivas, deve ser de 30 dias, analogicamente à Lei do Mandado de Segurança, em razão da complexidade das matérias envolvidas, devendo o sistema de estatística ser adequado. Aprovada por unanimidade 8. Sugestões da AMATRA3. Os magistrados da URGENORTE ratificam as seguintes diretrizes de ação propostas pela AMATRA3: 1- ELEIÇÕES DIRETAS NOS TRIBUNAIS - A administração de recursos materiais e de pessoal só será satisfatória e adequada com a efetiva participação da 1ª. Instância na quantificação e qualificação de necessidades, observadas as circunstâncias e características de cada unidade. No momento em que se busca transparência, acessibilidade e democratização em todos os níveis da Administração pública, a participação da 1ª. Instância só será efetiva quando pudermos eleger os Administradores do TRT3, como destinatários internos que somos das deliberações que influenciam a rotina de trabalho da Instituição. A questão vem sendo discutida em diversos TRTs por todo o país e o TRT da 3ª. Região, progressista e pioneiro que é, não pode passar ao largo dela. É preciso começar a pensar em eleições diretas para os cargos de administração no TRT3. Aprovada por unanimidade. 2- DIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - Grande volume de serviço, reduzido número de magistrados e servidores e altos níveis de constantes cobranças do cumprimento de prazos e metas mantêm estreita relação com o elevado número de casos de adoecimento no TRT3, seja de magistrados, seja de servidores. Assim, é preciso que o TRT adote política firme e ostensiva de proteção à saúde de magistrados e servidores, inclusive instituindo o dia de atenção à saúde, pelo menos uma vez por ano, no qual cada colaborador seja autorizado a ausentar-se do serviço para realização de exames médicos periódicos e/ou consulta de avaliação médica, com as devidas e correspondentes comprovações. Aprovada por unanimidade. 3- PROJETO DE LEI QUE CRIE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO E ACELERAÇÃO DO CONCURSO PARA OS CARGOS VAGOS - Enquanto não for integralmente suprida a necessidade de juízes substitutos para que possam funcionar

ÍNDICE ALFABÉTICO REMISSIVO DAS DIRETRIZES DE AÇÃO USL

ÍNDICE ALFABÉTICO REMISSIVO DAS DIRETRIZES DE AÇÃO USL ÍNDICE ALFABÉTICO REMISSIVO DAS DIRETRIZES DE AÇÃO USL Acordo ou crédito - pagamento mediante autorização de DA42/USLRP10 depósito na conta bancária do autor, do procurador, do escritório de advocacia

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito e Aplicabilidade) 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

ATO CONJUNTO TRT GP-CRT N.º 8/2015

ATO CONJUNTO TRT GP-CRT N.º 8/2015 ATO CONJUNTO TRT GP-CRT N.º 8/2015 Estabelece os parâmetros gerais para inclusão dos processos físicos no Cadastramento de Liquidação e Execução (CLE) do PJe-JT no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 2/2015

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 2/2015 PROVIMENTO CONJUNTO Nº 2/2015 Regulamenta os critérios para operacionalização do Sistema de Investigações Bancárias Simba no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. O PRESIDENTE E O CORREGEDOR

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO PROVIMENTO Nº 09, DE 18 NOVEMBRO DE 2010.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO PROVIMENTO Nº 09, DE 18 NOVEMBRO DE 2010. PROVIMENTO Nº 09, DE 18 NOVEMBRO DE 2010. Disciplina, no âmbito da Justiça do Trabalho da 4ª Região, a digitalização e a remessa de processos através de sistema eletrônico ao Tribunal Superior do Trabalho,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 66/2010. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, no uso de suas atribuições regimentais,

RESOLUÇÃO Nº 66/2010. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, no uso de suas atribuições regimentais, RESOLUÇÃO Nº 66/2010 Regulamenta, no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, a responsabilidade pelo pagamento e antecipação de honorários do perito, do tradutor e do intérprete, no

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 49.377, DE 16 DE JULHO DE 2012. (publicado no DOE n.º 137, de 17 de julho de 2012) Institui o Programa

Leia mais

III Códigos relativos às audiências de conciliação (correspondentes ao código 970 do CNJ):

III Códigos relativos às audiências de conciliação (correspondentes ao código 970 do CNJ): PORTARIA CONJUNTA PRESI/COGER/COJEF/SISTCON 86 DE 07/05/2013 Dispõe sobre o lançamento das movimentações processuais referentes aos processos que tramitam no Sistema de da Justiça Federal da 1ª Região

Leia mais

*486EBBAA* PROJETO DE LEI N.º, de 2014. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)

*486EBBAA* PROJETO DE LEI N.º, de 2014. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) ** PROJETO DE LEI N.º, de 2014. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo e de cargos em comissão no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional

Leia mais

PROCESSAR PEDIDOS DE MOVIMENTAÇÃO 1 OBJETIVO

PROCESSAR PEDIDOS DE MOVIMENTAÇÃO 1 OBJETIVO Proposto por: Equipe do Departamento de Apoio aos Núcleos Regionais PROCESSAR PEDIDOS DE MOVIMENTAÇÃO Analisado por: Diretor de Departamento de Apoio aos Núcleos Regionais (DENUR) Aprovado por: Juiz Auxiliar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015 Regulamenta o teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições

Leia mais

SICOOB NOSSACOOP Cooperativa de Economia de Crédito dos Empregados das Instituições de Ensino e Pesquisa e de Servidores Públicos Federais de Minas

SICOOB NOSSACOOP Cooperativa de Economia de Crédito dos Empregados das Instituições de Ensino e Pesquisa e de Servidores Públicos Federais de Minas SICOOB NOSSACOOP Cooperativa de Economia de Crédito dos Empregados das Instituições de Ensino e Pesquisa e de Servidores Públicos Federais de Minas Gerais Ltda. REGULAMENTO DO VOTO ELETRÔNICO PELA INTERNET

Leia mais

Planejamento e Gestão para Cumprimento da Meta 02. *Cristiane Pederzolli Rentzsch*

Planejamento e Gestão para Cumprimento da Meta 02. *Cristiane Pederzolli Rentzsch* Planejamento e Gestão para Cumprimento da Meta 02 *Cristiane Pederzolli Rentzsch* I - Introdução II - A Meta 02 III - Experiência da 17ª Vara da SJDF IV - Conclusão V - Agradecimentos I. Introdução O Conselho

Leia mais

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Municipal do Idoso CMI de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº 1754,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º O Colegiado Estadual de Procuradores e Advogados Municipais de Santa Catarina, que passará a utilizar com exclusividade a denominação

Leia mais

PORTARIA COGER N. 36 DE 18 DE ABRIL DE 2006.

PORTARIA COGER N. 36 DE 18 DE ABRIL DE 2006. CORREGEDORIA-GERAL PORTARIA COGER N. 36 DE 18 DE ABRIL DE 2006. Fixa regras de associação e atribuição de processos a Juízes Federais Titular e Substituto e dá outras providências. A EXCELENTÍSSIMA SENHORA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Artigo 1º - O Comitê de Pessoas ( Comitê ) de Lojas Renner S.A. ( Companhia ), órgão estatutário, de caráter consultivo

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça II Encontro Nacional do PJe (Brasília, 5 de agosto de 2015) O novo CPC: o papel do Conselho Nacional de Justiça nas disposições sobre o processo eletrônico Luciano Athayde

Leia mais

INFOJUD, RENAJUD E BACENJUD INSTRUMENTOS DE EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO

INFOJUD, RENAJUD E BACENJUD INSTRUMENTOS DE EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO INFOJUD, RENAJUD E BACENJUD INSTRUMENTOS DE EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO I PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE MAGISTRADOS FÓRUM BRIC Exchange Program for Judges BRIC Forum Marivaldo Dantas de Araújo Juiz de Direito

Leia mais

ATADO ENCONTRO SINGESPA- 13709/2012 a 14/09/2012 - URGE REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ; - Coordenadora: MM. Juíza Rosemáry de Oliveira Pires

ATADO ENCONTRO SINGESPA- 13709/2012 a 14/09/2012 - URGE REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ; - Coordenadora: MM. Juíza Rosemáry de Oliveira Pires ATADO ENCONTRO SINGESPA- 13709/2012 a 14/09/2012 - URGE REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ; - Coordenadora: MM. Juíza Rosemáry de Oliveira Pires TEMA 1 -ACESSO À JUSTIÇA CONSTATAÇÃO - Não verificamos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77, DE 18 DE MARÇO DE 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77, DE 18 DE MARÇO DE 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77, DE 18 DE MARÇO DE 2014. Institui os procedimentos para o gerenciamento de projetos prioritários no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC e dá outras providências.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1.º - O Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor- FAPS, criado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO Gabinete da Presidência PROVIMENTO GP - 02, DE 24 DE JULHO DE 2012 *

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO Gabinete da Presidência PROVIMENTO GP - 02, DE 24 DE JULHO DE 2012 * PROVIMENTO GP - 02, DE 24 DE JULHO DE 2012 * Dispõe sobre o Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e DOC), bem como a indisponibilidade dos equipamentos de facsímile (fax)

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

TESTE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

TESTE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS Página 1 de 6 NOME: TESTE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1 - Verifique se este teste de conhecimento específico contém 10 (dez) questões objetivas. 2 - Para o presente teste

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012 Dispõe sobre a composição, o funcionamento e as atribuições dos Comitês Gestores do Código

Leia mais

PORTARIA DIREF Nº 068 DE 27 DE ABRIL DE 2015

PORTARIA DIREF Nº 068 DE 27 DE ABRIL DE 2015 1 de 6 29/4/2015 13:10 SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MINAS GERAIS PORTARIA DIREF Nº 068 DE 27 DE ABRIL DE 2015 Cria a Central Eletrônica de Videoconferências - CELEVI na sede da Seção Judiciária de Minas Gerais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

Associação de Estudantes

Associação de Estudantes DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ESCALADA, PAMPILHOSA DA SERRA Ano Letivo 2014/2015 Associação de Estudantes Objetivos A. Representar

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR Este questionário objetiva diagnosticar a realidade dos tribunais em relação às aprovadas no II Encontro Nacional do Judiciário, bem como subsidiar medidas concretas a serem

Leia mais

DECRETO Nº 30226 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008

DECRETO Nº 30226 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008 DECRETO Nº 30226 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008 Regulamenta o Fundo Especial Projeto Tiradentes, criado pela Lei nº 3.019, de 2000, de 3 de maio de 2000. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre DECRETO Nº 17.301, DE 14 DE SETEMBRO DE 2011. Aprova o Regimento Interno do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade (FMCC). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no

Leia mais

*F69F3DF9* PROJETO DE LEI N.º, de de 2012. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)

*F69F3DF9* PROJETO DE LEI N.º, de de 2012. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) ** PROJETO DE LEI N.º, de de 2012. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Leia mais

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições:

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: Artigo I: O Fórum Permanente da Agenda 21 de Saquarema, criado pelo

Leia mais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o avanço tecnológico,

Leia mais

FAP Faculdade de Apucarana CESUAP Centro de Ensino Superior de Apucarana CNPJ 73243164/0001-13. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

FAP Faculdade de Apucarana CESUAP Centro de Ensino Superior de Apucarana CNPJ 73243164/0001-13. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSOS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO Art. 1º - O presente Regimento tem por finalidade estabelecer normas para o funcionamento do Conselho Deliberativo da Associação Atlética Banco do Brasil São

Leia mais

ENUNCIADOS DO FORUM NACIONAL DA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO

ENUNCIADOS DO FORUM NACIONAL DA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO ENUNCIADOS DO FORUM NACIONAL DA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO Semestralmente o Fórum Nacional da Mediação e Conciliação se reúne e promove discussões objetivando levantar boas práticas que possam aprimorar o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 09 /2008

RESOLUÇÃO Nº. 09 /2008 1 RESOLUÇÃO Nº. 09 /2008 Dispõe sobre o Regimento Interno da Junta Recursal do Programa Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor JURDECON e dá outras providências. O Colégio de Procuradores de Justiça

Leia mais

ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014

ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta provisoriamente a atividade do juizorientador no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. O PRESIDENTE, O CORREGEDOR REGIONAL

Leia mais

NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Texto Aprovado CONSEPE Nº 2006-02 - Data: 19/04/2006 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O Núcleo Institucional

Leia mais

Regulamento das comissões internas de prevenção de acidentes - CIPAs

Regulamento das comissões internas de prevenção de acidentes - CIPAs Pág.: 1/5 1 Objetivo 1.1 Esta Norma estabelece os procedimentos relativos ao funcionamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPAs na COPASA MG. 1.2 Aplica-se a todos os empregados e Unidades

Leia mais

LEI Nº 5 649. Art. 2º A Ouvidoria de Polícia do Estado do Espírito Santo tem as seguintes atribuições:

LEI Nº 5 649. Art. 2º A Ouvidoria de Polícia do Estado do Espírito Santo tem as seguintes atribuições: LEI Nº 5 649 Cria a Ouvidoria de Polícia do Estado do Espírito Santo e dá outras providências. O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faço saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

PORTARIA Nº 3.870 DE 15 DE JULHO DE 2014. A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PORTARIA Nº 3.870 DE 15 DE JULHO DE 2014. A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PORTARIA Nº 3.870 DE 15 DE JULHO DE 2014. Regulamenta as atribuições da Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e dá outras providências. A PRESIDENTE DO, no uso de

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA

ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA I CONCEITO E FINALIDADE a) o Conselho é associação livre de voluntários com a finalidade de organizar ações de cunho sócio/cultural/ambiental, pelos meios que os

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010

RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010 RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010 (Processo nº 10342/2010) (O Presidente do Tribunal, no uso de suas atribuições legais e regimentais, apresenta diversas considerações e submete ao Pleno desta Corte proposta

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 23/2015-CM

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 23/2015-CM PROVIMENTO N. 23/2015-CM Dispõe sobre o envio, por meio digital, pelo Portal Eletrônico do Advogado PEA, das petições iniciais e intermediárias de processos físicos que tramitam na Primeira e Segunda Instância

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

Agrupadores. GESTÃO DE VARA ELETRÔNICA - PJE Jessiane Carla Siqueira Moreira Assessoria de Apoio à Primeira Instância JUIZ E SEUS ASSISTENTES

Agrupadores. GESTÃO DE VARA ELETRÔNICA - PJE Jessiane Carla Siqueira Moreira Assessoria de Apoio à Primeira Instância JUIZ E SEUS ASSISTENTES Agrupadores JUIZ E SEUS ASSISTENTES»Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado GESTÃO DE VARA ELETRÔNICA - PJE DIRETOR E SEUS ASSISTENTES»Processos com Petições Avulsas»Processos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE PRERROGATIVAS DA AMATRA XV

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE PRERROGATIVAS DA AMATRA XV REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE PRERROGATIVAS DA AMATRA XV CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º. Compete à Comissão de Prerrogativas a efetivação prática do disposto no inciso III do artigo 2º do Estatuto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ARBITRAGEM

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ARBITRAGEM ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LEIRIA COMUNICADO OFICIAL N.º 051 Data: 2012.09.26 Para conhecimento dos Clubes filiados, Comunicação Social e demais interessados, se comunica: REGIMENTO INTERNO DO Cumprindo

Leia mais

ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E METAS

ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E METAS ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E S 31 MATRIZ DE INDICADORES e S Indicador 1 - Visão Visão: Ser reconhecido como um dos 10 Regionais mais céleres e eficientes na prestação jurisdicional, sendo considerado

Leia mais

Belém, 26 de abril de 2012. JOSÉ DE ALENCAR Presidente

Belém, 26 de abril de 2012. JOSÉ DE ALENCAR Presidente PROCESSO TRT P-00968/2012 RESOLUÇÃO Nº 032/2012 APROVA o Provimento nº 01/2012, da Corregedoria Regional deste Egrégio Tribunal, que estabelece procedimentos para recebimento das Petições Iniciais e documentos

Leia mais

ANO VI EDIÇÃO nº 1282 Suplemento SEÇÃO I

ANO VI EDIÇÃO nº 1282 Suplemento SEÇÃO I ANO VI EDIÇÃO nº 1282 Suplemento SEÇÃO I DISPONIBILIZAÇÃO: sexta-feira, 12 de abril de 2013 PUBLICAÇÃO: segunda-feira, 15 de abril de 2013 Senhores(as) Usuários(as), A Seção I do Diário da Justiça Eletrônico

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº T2-RSP-2012/00079 DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 PUBLICADA NO E-DJF2R DE 27/09/2012, ÀS FLS. 01/03.

RESOLUÇÃO Nº T2-RSP-2012/00079 DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 PUBLICADA NO E-DJF2R DE 27/09/2012, ÀS FLS. 01/03. RESOLUÇÃO Nº T2-RSP-2012/00079 DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 PUBLICADA NO E-DJF2R DE 27/09/2012, ÀS FLS. 01/03. Disciplina, no âmbito do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, os procedimentos relativos à

Leia mais

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO (aprovado na 49ª Reunião do Comitê realizada em 11 de abril de 2013) CAPÍTULO I Do

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 14, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014.

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 14, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014. PROVIMENTO CONJUNTO Nº 14, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014. Regulamenta os critérios a serem observados no âmbito da Justiça do Trabalho da 4ª Região para operacionalização do Sistema de Investigação de Movimentações

Leia mais

1 de 5 03/12/2012 14:32

1 de 5 03/12/2012 14:32 1 de 5 03/12/2012 14:32 Este documento foi gerado em 29/11/2012 às 18h:32min. DECRETO Nº 49.377, DE 16 DE JULHO DE 2012. Institui o Programa de Gestão do Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul - Otimizar,

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1512/2009 SÚMULA: Cria o Conselho Municipal da Educação. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte

Leia mais

CORREGEDORIA-REGIONAL JUSTIÇA FEDERAL NA 2ª REGIÃO PROVIMENTO Nº 62, DE 11 DE SETEMBRO DE 2009

CORREGEDORIA-REGIONAL JUSTIÇA FEDERAL NA 2ª REGIÃO PROVIMENTO Nº 62, DE 11 DE SETEMBRO DE 2009 CORREGEDORIA-REGIONAL JUSTIÇA FEDERAL NA 2ª REGIÃO PROVIMENTO Nº 62, DE 11 DE SETEMBRO DE 2009 Regulamenta a designação e a fruição de férias pelos Magistrados da 2ª Região da Justiça Federal, revogando

Leia mais

CARTILHA CONTROLE ELETRÔNICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CARTILHA CONTROLE ELETRÔNICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CARTILHA CONTROLE ELETRÔNICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aracaju-SE, junho de 2015 1 SUMÁRIO I - APRESENTAÇÃO... 3 II - PROCEDIMENTO NO SISTEMA INFORMATIZADO... 3 III - DO REGISTRO DA SITUAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO PRFN 3ª REGIÃO Nº 004 de 16 de dezembro de 2009.

ORDEM DE SERVIÇO PRFN 3ª REGIÃO Nº 004 de 16 de dezembro de 2009. ORDEM DE SERVIÇO PRFN 3ª REGIÃO Nº 004 de 16 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o procedimento a ser adotado para a formalização e controle dos processos de parcelamentos de arrematação ocorrida nas hastas

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DO CONSELHO, ATRIBUIÇÕES E SUA COMPOSIÇÃO Art. 1.º- O Conselho Municipal de Educação de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº1.176 de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES DELIBERAÇÃO Nº 044/2005 CONSELHO DEPARTAMENTAL EM 25 DE NOVEMBRO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO PORTARIA Nº 59, DE 14 DE MARÇO DE 2008. Dispõe sobre alterações no Manual de Atribuições da Seção Judiciária do Paraná e estabelece outras providências. O VICE-PRESIDENTE, NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO

Leia mais

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Art. 1º - A Organização Administrativa corresponde à estrutura da REDE PETRO-BC que tem como finalidade garantir

Leia mais

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. ESTABELECE NORMAS SOBRE OS RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS E SETORIAIS DO SISTEMA JURÍDICO E REVOGA A RESOLUÇÃO PGE Nº 2.928, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011. A PROCURADORA-GERAL

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO N. 162/2015 Institui o Regimento Interno da Escola Judicial Militar do Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014 PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014 Regulamenta a Lei Complementar n 975/2013 que dispõe sobre a criação do Programa ISS Tecnológico, que institui benefícios

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Comissão Permanente de Propriedade Intelectual RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO Corregedoria Regional Eleitoral PROVIMENTO CRE-RJ Nº 3 /2012 Disciplina a utilização do Sistema de Informações Eleitorais no âmbito do TRE/RJ e dá outras providências.

Leia mais

ANTEPROJETO DE REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL (Sob apreciação do MEC para fins de homologação) Título II Da estrutura

ANTEPROJETO DE REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL (Sob apreciação do MEC para fins de homologação) Título II Da estrutura ANTEPROJETO DE REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL (Sob apreciação do MEC para fins de homologação) Art. 8º... Título II Da estrutura Capítulo I Do Conselho Universitário Seção I Da

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Boletim Informativo Edição 01 19 de Março de 2012 ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso a Informação A Lei de Acesso à Informação (LAI) representa mais

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO)

REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO) REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO) Goiânia-2010 REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO) CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. O Colegiado de Curso, previsto no Regimento Geral da Faculdade Guairacá é órgão da Coordenação Didática, destinado a

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Edição Número 18 de 27/01/2010 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado

Leia mais

DECRETO N. 16.202, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011. ( DOE N. 1820 de 20 DE SETEMBRO DE 2011)

DECRETO N. 16.202, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011. ( DOE N. 1820 de 20 DE SETEMBRO DE 2011) DECRETO N. 16.202, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011. ( DOE N. 1820 de 20 DE SETEMBRO DE 2011) Dispõe sobre critérios e condições para a realização de eleições às funções de Diretor e de Vice-Diretor de Escolas

Leia mais

ANEXO IV TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS - ÁREA- FIM

ANEXO IV TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS - ÁREA- FIM TABELA DE TEMPORALIDADE E DE DOCUMENTOS - ÁREA- FIM 700 ATIVIDADES JUDICIÁIS DE 1ª INSTÂNCIA 710 VARAS DO TRABALHO 710.1 - Alvará de Seguro Desemprego Original - Requerente Até retirada Via - Pasta 2 anos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA LEI Nº 2913, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2012. PUBLICADA NO DOE Nº 2110, DE 03.12.2012. Consolidada, alterada pela Lei nº: 3212, de 03.10.13 DOE nº 2312, DE 03.10.13. Autoriza a Procuradoria Geral do Estado de

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E ADQUIRENTES DO CONDOMÍNIO ALTO DA BOA VISTA CAPÍTULO I - FINALIDADES

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E ADQUIRENTES DO CONDOMÍNIO ALTO DA BOA VISTA CAPÍTULO I - FINALIDADES ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E ADQUIRENTES DO CONDOMÍNIO ALTO DA BOA VISTA CAPÍTULO I - FINALIDADES Art. 1º A Associação dos Moradores e Adquirentes do Condomínio Alto da Boa Vista é uma sociedade

Leia mais

TOTVS S.A. CNPJ/MF Nº 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 ANEXO I À ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE DEZEMBRO DE 2015

TOTVS S.A. CNPJ/MF Nº 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 ANEXO I À ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE DEZEMBRO DE 2015 TOTVS S.A. CNPJ/MF Nº 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 ANEXO I À ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE DEZEMBRO DE 2015 POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E

Leia mais