Atividade 1 Seres Vivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividade 1 Seres Vivos"

Transcrição

1 Atividade 1 Seres Vivos Coletar seres vivos encontrados em casa, na rua ou na escola. Colocar dentro de um pote de vidro fechado. Entregar dia: 31/03/2016

2 Atividade 2 Classificação dos alunos do 7º Criaremos em sala um sistema de classificação dos alunos. Os alunos deverão selecionar características para cada nível taxonômico, que serão 6. Após esta etapa, cada aluno anotará no caderno o sistema de classificação e suas respectivas características.

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14 A descoberta da primeira célula! Pesquisador inglês Robert Hooke ( ) Ao observar a casca de um sobreiro (cortiça) ele notou que ela era formada por várias cavidades, da qual nomeou de cell (cela ou cavidade). A estrutura observada por Hooke eram, na verdade, células mortas.

15

16 Estudo das células Em 1838, os pesquisadores Mathias Schleiden e Theodor Schuwuann chegaram à conclusão que a estrutura básica de todos os seres vivos é a célula.

17 Teoria Celular Todos os seres vivos são constituídos por células; Nas células ocorrem os processos que mantém a vida do organismo; Toda célula se origina de outra por divisão celular; As células têm um tempo de vida limitado.

18 Estrutura das células Unicelulares: formados por apenas uma célula. Ex: bactérias. Pluricelulares: formados por várias células agrupadas. Ex: cachorro, homem, planta. As células são formadas por uma membrana plasmática que delimita o citoplasma, organelas e o núcleo. O núcleo é responsável pelo funcionamento da célula e pela transmissão de suas características hereditárias.

19 Seres Eucariotos São formados por uma célula com núcleo bem definido e delimitado por uma membrana. Animais, plantas e fungos, por exemplo. Seres Procariotos Não apresentam uma membrana envolvendo o núcleo da célula. Possuem apenas um tipo de organela, o ribossomo; além do material genético livre e o nucleoide. Bactérias e cianobactérias.

20 Célula animal e vegetal

21 Forma das células Existem células redondas, alongadas com flagelos, com cílios, com núcleo central ou lateral. Um organismo apresenta células diferentes com funções específicas.

22 O que distingue você de uma pedra?

23 Características gerais dos seres vivos São formados por células Composição química similar Usam a energia química (autótrofos e heterótrofos) Respondem a estímulos Transformam-se através do tempo Reproduzem-se

24

25 Como era o planeta no começo?

26 A Terra primitiva era muito diferente... Há 4,6 bilhões de anos, era um planeta recém-nascido

27 A origem dos seres vivos Existem várias teorias! Panspermia: os primeiros seres vivos teriam vindo de outras partes do universo, trazidas por asteroides. Hipótese autotrófica: os primeiros seres vivos seriam capazes de produzir sua própria energia. Hipótese heterotrófica: primeiro surgiram os seres que se alimentavam de substâncias da água e só depois de muito tempo surgiriam os autótrofos.

28 Abiogênese versus biogênese Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese (a = negação; bio = vida; genes = originar-se) Aristóteles (384 a.c 322 a.c) propunha que certos materiais tinham o poder de gerar vida!

29 Experimentos de Francisco Redi Médico Italiano Francisco Redi ( ) Contrário à Teoria da Abiogênese Realizou experimentos para tentar provar que a vida não poderia surgir de algo não vivo Experimento com carne e moscas

30

31 Louis Pasteur e o fim da abiogênese Físico e químico francês Louis Pasteur ( ) Experimento com caldos de cultura e gargalo de vidro A contribuição de Pasteur para a ciência foi enorme!

32 A Evolução das espécies Existem duas principais correntes que divergem sobre o assunto: criacionismo e evolucionismo. De onde viemos? Por que estamos aqui? Como surgiu a vida?

33 Criacionismo Os criacionistas defendem a hipótese de que as espécies tenham sido criadas por uma divindade e suas características não foram modificadas ao longo do tempo.

34 Evolucionistas Os evolucionistas, como o próprio nome diz, defende a evolução das espécies. Então, os seres vivos que hoje conhecemos, inclusive os seres humanos, seriam resultado de mudanças sofridas por outros organismos ao longo de milhões e até bilhões de anos.

35 Lamark - Evolucionista Naturalista Lamark ( ) Publicou um livro em 1809 chamado Filosofia zoológica, explicando suas hipóteses sobre as transformações das espécies. O ambiente exerce papel fundamental na transformação dos organismos. As constantes mudanças do ambiente físico obrigariam os seres vivos a mudar suas estruturas para adaptar-se às novas condições ambientais.

36 Lamarckismo O lamarckismo se baseava em dois princípios: Lei do uso e desuso: O uso de determinada estrutura poderia ocasionar seu desenvolvimento; e o desuso, sua atrofia. Transmissão das características adquiridas: As características adquiridas ao longo da vida de um organismo passariam para seus descendentes.

37

38 Charles Darwin - Evolucionista Darwin participou de uma expedição à América do Sul e diversas ilhas do Pacífico e Oceania. Em 1859 publicou o livro A origem das espécies, provocando uma verdadeira revolução no conceito evolucionista.

39 Darwinismo Darwin defendia dois fatores: Os seres vivos apresentam, naturalmente, variações de suas características dentro de uma mesma espécie. As características e variações do ambiente encarregamse de favorecer a sobrevivência dos mais aptos a viver nesse ambiente.

40

41

42 Até agora, cerca de 2 milhões de espécies foram identificadas no mundo, mas supõe-se que existam cerca de 200 milhões!! Como estudar tantos seres vivos?

43 Classificação dos seres vivos Classificar é agrupar os semelhantes segundo uma ou mais características escolhidas. Na biologia, a classificação dos seres vivos é chamada Taxonomia. Em 1730 Lineu, que era um pesquisador sueco, criou um sistema para classificar plantas e animais, chamado de nomenclatura binomial, formado pelo gênero e espécie. Os nomes das espécies são escritos em latim, que por ser uma língua morta, não sofrerá alterações.

44 Níveis Taxonômicos Espécie: É um conjunto de indivíduos semelhantes entre si, que se reproduzem e geram descendentes férteis. Gênero: É um conjunto de espécies aparentadas. O leopardo e a onça pintada, por exemplo, são do mesmo gênero, porém de espécies diferentes. Panthera onca Onça pintada Panthera pardus - Leopardo

45

46

47 Os Reinos Lineu propôs a divisão dos seres vivos em dois grandes grupos: Animal e vegetal. Com novas descobertas, em 1969 foram criados novos grupos: Monera, Protista e Fungi.

PROVA DE CIÊNCIAS 1 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE CIÊNCIAS 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE CIÊNCIAS 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. BRUNO NOME Nº 7º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

Origem da vida. Os primeiros seres vivos

Origem da vida. Os primeiros seres vivos Origem da vida Os primeiros seres vivos 1ª ideias sobre o aparecimento dos seres vivos CRIACIONISMO (Design inteligente) Nesta corrente de estudiosos acreditava-se que a vida foi criada por uma força divina.

Leia mais

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Cinco Reinos Animalia Cinco Reinos Plantae Cinco Reinos Fungi Cinco Reinos Protista Cinco Reinos Monera Características/ reino MONERA PROTOCTISTA FUNGI PLANTAE

Leia mais

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) Professora Priscila F Binatto Biologia - Maio/2015 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são

Leia mais

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas Zoologia de invertebrados I Classificação biológica Prof: Biólogo Luiz A.B. Mello Lula 2º semestre 2011 1. Classificação Classificar = agrupar em classes.

Leia mais

1.2.1.Biodiversidade e a Célula

1.2.1.Biodiversidade e a Célula 1.2.1.iodiversidade e a élula 1. Ponto: biodiversidade... é a diversidade de espécies de seres vivos existentes no nosso Planeta. é a enorme quantidade de seres vivos que existe no nosso Planeta. manifesta-se

Leia mais

TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO. Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix)

TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO. Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix) Origem da vida TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix) BIG BANG BIG BANG O universo sofreu a expansão há 13,7 bilhões de anos Acredita-se que o universo antes do evento

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO

BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO Professora: Fernanda Quintas M. de Toledo Biodiversidade Conjunto de todas as espécies de seres vivos que vivem numa determinada região O número n de espécies NÃO é fixo:

Leia mais

O que e uma célula? STC U F C D 7 Turma S12. Formando: Manuel Miranda. Formadora Alexandra Formosinho. Ficha de trabalho

O que e uma célula? STC U F C D 7 Turma S12. Formando: Manuel Miranda. Formadora Alexandra Formosinho. Ficha de trabalho STC U F C D 7 Turma S12 Formando: Manuel Miranda Formadora Alexandra Formosinho Ficha de trabalho A Célula O que e uma célula? A célula é a unidade básica da vida. É a unidade estrutural e funcional de

Leia mais

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias da vida - Abiogênese Abiogênese Formas vivas podem surgir a partir da matéria bruta em determinadas circunstâncias, desde que essa matéria

Leia mais

AS CELULAS E A SUA TEORIA

AS CELULAS E A SUA TEORIA AS CELULAS E A SUA TEORIA 18-01-2011 Página 1 ÍNDICE Índice AS CELULAS E A SUA TEORIA... 1 ÍNDICE...... 2 O que é a Teoria Celular?... 3 O que é uma célula?...... 4 Os vários tipos de células como por

Leia mais

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS?

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMPLEXIDADE CELULAR Ser unicelular: organismo formado por uma única célula. Bactérias e protistas são unicelulares, apesar de muitas vezes formarem colônias - no entanto,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. latim práticas racional. Lineu reino espécie. animais Aristóteles plantas

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. latim práticas racional. Lineu reino espécie. animais Aristóteles plantas Conteúdo: Classificação dos Seres Vivos FICHA DE TRABALHO 1 latim práticas racional Lineu reino espécie animais Aristóteles plantas As primeiras classificações dos seres vivos basearam-se na utilidade

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE 7 ANO - 1 TRIMESTRE Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões 1,2, 3 e 4.

EXERCÍCIOS ON LINE 7 ANO - 1 TRIMESTRE Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões 1,2, 3 e 4. EXERCÍCIOS ON LINE 7 ANO - 1 TRIMESTRE 2015 Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões 1,2, 3 e 4. 1- Diferencie a célula vegetal da animal em três aspectos. 2- Por que o núcleo é o

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Respeitar as leis da natureza é prolongar a existência das espécies, inclusive a nossa. Tibério Mendonça 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As ciências naturais se

Leia mais

b) É certo ou errado afirmar que o homem descende dos macacos? Explique. R.:

b) É certo ou errado afirmar que o homem descende dos macacos? Explique. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Após séculos de

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2018 COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º O Universo: Ciência e conhecimento do Universo: Sistemas Geocêntrico, Heliocêntrico e atualidades; Distâncias

Leia mais

Classificação e Nomenclatura dos seres vivos

Classificação e Nomenclatura dos seres vivos Classificação e Nomenclatura dos seres vivos Classificar = agrupar por critério de alguma semelhança. Nomenclatura = dar nomes aos seres vivos (universalizar) Regras da Nomenclatura O nome do gênero e

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS 7º ANO

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS 7º ANO CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS 7º ANO A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS São sete conjuntos básicos de classificação: REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE REFICOFAGE CONJUNTOS

Leia mais

Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação.

Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação. Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação. A ciência que classifica os seres vivos chama-se taxonomia.

Leia mais

Classificação dos seres vivos. Professor: André Resende de Senna

Classificação dos seres vivos. Professor: André Resende de Senna Classificação dos seres vivos Professor: André Resende de Senna Taxonomia ( taxis = ordem / nomo = lei ) Sistemática ou Classificação Biológica Conceito: É a parte da Biologia que identifica, nomeia e

Leia mais

Professora: Dominique Ciências

Professora: Dominique Ciências Professora: Dominique Ciências O que é vida? Ancestrais tudo era vivo desde rochas até o Sol (animismo). Ambiente formado por seres vivos e não vivos. A presença de um princípio vital passou a ser considerada

Leia mais

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA º e 2º períodos - 202 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Não São as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. Charles Darwin 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As

Leia mais

Características dos seres vivos. Equipe de Ciências

Características dos seres vivos. Equipe de Ciências Características dos seres vivos Equipe de Ciências 1ª) Organização Celular A célula é o elemento fundamental que forma todos os seres vivos (exceto os vírus). A maioria das células é formada por: a) Membrana

Leia mais

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA BIOLOGIA 9º ANO TEORIAS E ORIGEM DA VIDA PROFESSOR Teorias da vida - Abiogênese Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Seres vivos são muito diversos e complexos, e tentar estudar tudo de uma vez pode dar uma baita dor de cabeça.

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04. Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07

REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04. Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07 REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04 Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07 CAPÍTULO 1 - O fenômeno Vida CARACTERÍSTICAS PARA DEFINIR UM SER VIVO Um ser vivo possui: 1. Composição química: os seres

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com Origem da Vida Panspermia cósmica hipercognicion.blogspot.com Conseguiriam sobreviver? Como se formaram? Abiogênese (Geração espontânea) http://slideplayer.com.br/slide/387759/ slideplayer.com.br Antonie

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA Designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. Estes agrupamentos foram alterados múltiplas

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA TÉRCIO CÂMARA BIOLOGIA ORIGEM DA VIDA PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 A principal diferença entre esta atmosfera primitiva e a atmosfera atual, reside no fato de a primeira não possuir Oxigênio (O 2 ). Atmosfera

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Organização Geral e Evolução das Células Profª Larissa dos Santos Evolução do conceito celular 1663 célula seria pequena cela (físico inglês

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller.

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller. Prof. Paulo Henrique Mueller CITOLOGIA Kytos = célula / Logus = estudo;ciência Citologia é o campo da Biologia que estuda a célula. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. É a unidade

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Terra um planeta com Vida

Terra um planeta com Vida Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva.

Leia mais

Biologia Celular e Molecular. O que é CÉLULA? Introdução à Biologia celular e molecular. Professora - Joana da Mata

Biologia Celular e Molecular. O que é CÉLULA? Introdução à Biologia celular e molecular. Professora - Joana da Mata Biologia Celular e Molecular Professora - Joana da Mata Introdução à Biologia celular e molecular O que é CÉLULA? 1 COMO CONSEGUIMOS OBSERVAR AS CÉLULAS? Desenvolvimento da Microscopia Para que se descobrisse

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano - ( ) Ciências Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / /2018

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano - ( ) Ciências Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / /2018 COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano - ( ) Ciências Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / /2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" 1. Todos os seres vivos se

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo ORIGEM DA VIDA Profª. Luciana Araújo TEORIAS DA VIDA - ABIOGÊNESE Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista Belga Camisas

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA 01. (Prof. Fernando) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes),

Leia mais

Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia. Aula 2 Classificação biológica dos seres vivos

Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia. Aula 2 Classificação biológica dos seres vivos Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia Aula 2 Classificação biológica dos seres vivos Classificação biológica dos seres vivos A evolução contribuiu para o aparecimento de grande variedade

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Introdução ao estudo da célula DESENVOLVIMENTO DA MICROSCOPIA NO FINAL DO SÉCULO XVI 1595 Microscópio simples com uma única

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

Aprendendo a aprender 2016 Aula 01

Aprendendo a aprender 2016 Aula 01 Aprendendo a aprender 2016 Aula 01 NÃO! NÃO! Correntes Criacionismo Fixismo Cosmogenia/Panspermia Aristóteles (abiogênese) Francesco Redi Louis Pasteur Oparin e Haldame Stanley Miller Correntes Francesco

Leia mais

Biologia Origem e expansão do Universo

Biologia Origem e expansão do Universo Biologia Origem e expansão do Universo Testes Páginas 5 7 01, 02, 03, 04, 07 ORIGEM E EXPANSÃO DO UNIVERSO ABIOGÊNESE GERAÇÃO ESPONTÂNEA Defendia que a matéria inorgânica se transformava em matéria viva

Leia mais

TAXONOMIA ZOOLÓGICA. Fernanda Jacobus de Moraes 2º Semestre Zoologia Geral

TAXONOMIA ZOOLÓGICA. Fernanda Jacobus de Moraes 2º Semestre Zoologia Geral TAXONOMIA ZOOLÓGICA Fernanda Jacobus de Moraes 2º Semestre Zoologia Geral Classificação dos seres vivos Reinos: Animal e Vegetal; Bactéria: organismo unicelular, desprovido de envoltório nuclear e de estruturas

Leia mais

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA A Célula ( menor porção de um ser vivo) B - Tecido( Conjunto de células com funções semelhantes) C - Órgão ( Conjuntos de tecidos

Leia mais

Classificação dos Seres Vivos. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Classificação dos Seres Vivos. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Classificação dos Seres Vivos. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Classificação dos Seres Vivos. Biodiversidade conjunto de todas as espécies de seres vivos. número de espécies não é fixo. varia ao

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Sistemática inventariar, descrever e classificar a biodiversidade, e estabelecer as relações de parentesco entre as espécies. Taxonomia descrição e classificação das espécies.

Leia mais

Profa. Jéssica 7º anos CCAT Capítulo 05

Profa. Jéssica 7º anos CCAT Capítulo 05 Profa. Jéssica 7º anos CCAT Capítulo 05 Classificar para organizar - Uma parte importante do estudo da Biologia consiste em perceber e entender diferenças e semelhanças entre os seres vivos, para, então,

Leia mais

BIOLOGIA Teorias evolucionistas

BIOLOGIA Teorias evolucionistas Módulo 40 Página 1 à 7 De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual o propósito para a existência? Para onde vamos? Evolucionismo x Criacionismo Idéias de Lamarck Jean Baptiste Pierre Antonie de Monet Conde

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO

A ORIGEM DA VIDA CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO Matéria: Biologia Professora: Gabriela Rabelo Criacionismo: Deus criou a vida no planeta terra A ORIGEM DA VIDA CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO A origem do primeiro ser vivo no planeta terra * Fixismo (corrente

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Divisão dos organismos em reinos Inicialmente divididos em dois grandes reinos: Animale Vegetal. Depois, três reinos: Protista,Plantae

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma parte da humanidade acredita na teoria criacionista. Essa teoria não é científica,

Leia mais

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos - 2012 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida. Natália Paludetto

Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida. Natália Paludetto Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com A origem do Universo Teoria mais aceita: Big Bang (George Gamow e Georges Lemaître 1948) Apoia-se,

Leia mais

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1 Biologia O estudo da vida Capítulo 1 O mundo em que vivemos Por que estudar? Biologia: Ramo da ciência que estuda os seres vivos Seres vivos: formados por uma ou mais células; contém informação genética;

Leia mais

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Teorias sobre origem da vida Geração espontânea ou abiogênese. Algumas formas de vida poderiam se originar a partir de matéria não viva a partir de um princípio

Leia mais

ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PRINCIPAIS TEORIAS DA ORIGEM DAS ESPÉCIES ABIOGÊNESE OU GERAÇÃO ESPONTÂNEA:

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período - 2012 01. Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos provavelmente será:

Leia mais

Ciências Leda Aval. Mensal 09/03/12

Ciências Leda Aval. Mensal 09/03/12 7º Ciências Leda Aval. Mensal 09/03/12 MOSCAS EM GARRAFA Chegou o momento de transformar a sua casa em laboratório e se divertir um bocado! Experimentos - 13-04-2010 Cientistas mirins, preparem-se! Para

Leia mais

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos.

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos. EXERCÍCIO 1. PUCRIO - De acordo com a Hipótese Endossimbionte, as células dos animais e plantas superiores se originaram de microrganismos que entraram em simbiose obrigatória com seres unicelulares primitivos.

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 25: A vi

Astrofísica Geral. Tema 25: A vi da Índice 1 O que é vida? 2 Abiogênese 3 Evolução 4 Formas de vida na Terra 5 Extremófilos 6 Bibliografia 2 / 32 Índice 1 O que é vida? 2 Abiogênese 3 Evolução 4 Formas de vida na Terra 5 Extremófilos

Leia mais

Ano: 7 Turma: 71 / 72

Ano: 7 Turma: 71 / 72 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 71 / 72 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Até meados do século XIX acreditava-se que os seres vivos podiam surgir da matéria

Leia mais

Histórico da microbiologia

Histórico da microbiologia Histórico da microbiologia MICROBIOLOGIA Estudo de organismos microscópicos mikros = pequeno bios = vida logos = ciência (Estudo aspectos básicos e aplicados) Protozoários Fungos Algas Vírus Bactérias

Leia mais

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Formado por bactérias e cianobactérias. TODOS estes são organismos muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada.

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. TEORIAS ORIGEM DA VIDA A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. Van Helmont: receita para produção de ratos. B) BIOGÊNESE

Leia mais

Sala de Estudo Ciências 7º ano 1º Trimestre. Profº Guilherme. Livros:

Sala de Estudo Ciências 7º ano 1º Trimestre. Profº Guilherme. Livros: Sala de Estudo Ciências 7º ano 1º Trimestre Profº Guilherme Livros: Teoria celular: de Hooke a Schwann. Maria Elice B. Prestes. São Paulo: Scipione, 1997. (Série Ponto de Apoio). Antes e depois de Charles

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 25: A vida. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 25: A vida. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 25: A vida Alexandre Zabot Índice O que é vida? Abiogênese Evolução Formas de vida na Terra Extremófilos Bibliografia 1 31 Índice O que é vida? Abiogênese Evolução Formas de vida

Leia mais

Revisão - Biologia Genética

Revisão - Biologia Genética Profº Leonardo Eduardo Ferreira Fozdo Iguaçu, 28 de Outubro, 2017. Revisão - Biologia Genética Embriologia, Classificação e Sistemática Filogenética. Sistemática inventariar, descrever e classificar a

Leia mais

Origem da vida. Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano

Origem da vida. Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano Origem da vida Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano O que é vida? Como ela originou-se em nosso planeta? Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente

Leia mais

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera 1. A figura apresenta uma proposta

Leia mais

Evolução. Professor Caio Squárcio.

Evolução. Professor Caio Squárcio. Evolução Professor Caio Squárcio. caiosquarcio@hotmail.com 1 2 5 10 11 12 3. Neodarwinismo 1908 Hardy e Weinberg 1930 Fisher 1931 Wright 1932 Haldane 1937 Dobzhansky Mayr, Simpson, Stebbins, etc...

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 47 Citologia PROCARIONTES Todos são classificados dentro do Reino Monera ser vivo com núcleo primitivo e unicelulares. Não formam tecidos e nem órgãos. Formados

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano/ Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto:

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos;

identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos; Roteiro de Ação 2 Duração prevista: 100 minutos Roteiro de Ação Assunto: Evolução Objetivos: identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos; compreender que a presença dessas

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA CLASSIFICAR Dividir em grupos ou classes que possuam características parecidas. Determinar a classe de alguma coisa dentro de determinado grupo ou conjunto. Ordenar.

Leia mais

Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais Evolução Prof. Fernando Belan - Biologia Mais O pensamento evolucionista Desde o surgimento da revolução cientfca (XVII) as ideias cientfcas entraram em confitos com as religiosas. Nicolau Copérnico derrubou

Leia mais

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza Biologia I ORIGEM DA VIDA Professora: Eduarda de Souza BIOLOGIA?? Biologia Ciência que estuda a vida; Sociedade Alimentos transgênicos, efeito estufa, aquecimento global, exames de DNA... Zoologia Botânica

Leia mais

- Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos.

- Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos. Aristóteles Antiguidade Clássica - Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos. Lineu Sec. XVIII Lineu reforçou

Leia mais

Taxonomia e Sistemática

Taxonomia e Sistemática DISCIPLINA: Biologia II DATA: 22/02/2017 Taxonomia e Sistemática 01 - Um estudante de biologia anotou em uma tabela algumas características de quatro espécies vegetais: A partir desses dados, pode-se dizer

Leia mais

Ordenar o mundo natural incrivelmente complexo. Facilitar o estudo dos organismos, ordenando-os em grupos de acordo com certos critérios

Ordenar o mundo natural incrivelmente complexo. Facilitar o estudo dos organismos, ordenando-os em grupos de acordo com certos critérios Ordenar o mundo natural incrivelmente complexo Facilitar o estudo dos organismos, ordenando-os em grupos de acordo com certos critérios Profª Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br Os

Leia mais

A célula e seus Constituintes Moleculares

A célula e seus Constituintes Moleculares Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular A célula e seus Constituintes Moleculares Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária Profa, PNDP

Leia mais