CAESP - Artes Aula 20-19/10/2016 IMPRESSIONISMO: IMPRESSÃO PASSAGEIRA NA RETINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAESP - Artes Aula 20-19/10/2016 IMPRESSIONISMO: IMPRESSÃO PASSAGEIRA NA RETINA"

Transcrição

1 CAESP - Artes Aula 20-19/10/2016 IMPRESSIONISMO: IMPRESSÃO PASSAGEIRA NA RETINA

2 O Impressionismo nasce no furor do século XIX, com todas as suas transformações e contradições imanentes. As revoluções tecnológicas e sociais do século XIX não poderiam deixar de influenciar de múltiplas maneiras a Arte, tanto a pintura quanto a escultura. E essa, a multiplicidade, é uma das características herdadas do século XIX que engendram o século XX e desabrocham de maneira inescapável no século XXI, o qual podemos chamar de um século das transformações líquidas segundo Zygmund Bauman.

3 Charles Baudelaiere, em 1846, pede por quadros que expressem o heroísmo da vida moderna. Esse pedido é interpretado de diversas formas. Coubert, Millet, Bonheur, Daumier vão com o Realismo e o Naturalismo retratar os proletários e os campesinos em seus trabalhos cotidianos e a integração entre os seres vivos e a Natureza, respectivamente.

4 Já os impressionistas vão retratar a vida ardente da metrópole, festiva (na maioria dos casos), ou triste ou entediante, de uma Belle Époque com todas as suas esperanças e todos os seus contrastes. Uma arte que irá se opor aos padrões da época ao fazer do mundano do mundo urbano, especial. O cotidiano, a passagem das horas, a alegria fervilhante das ruas e dos salões, a tristeza e o vazio do fim das noites, etc., passam a figurar no centro da obra de arte. Não é deixada de lado também a crítica social e política.

5 A tinta a óleo é finalmente industrializada podendo ser preservada em tubos metálicos e flexíveis, o que torna o seu preço mais atrativo e sua portabilidade maior, juntamente com a sua durabilidade. As variações de formatos dos pincéis permitiram maior amplitude de formas criativas nos contornos e nos preenchimentos. Também a forma dos pincéis permitia a cobertura de áreas maiores em menor tempo. Essa era a tecnologia abrindo novas possibilidades criativas, que fora plenamente aproveitada pelos artistas da época.

6 Impressionismo (características básicas): Pinceladas curtas; Cores vivas; Efeitos de luz. Historicamente, o Impressionismo é criado em 1874 pela organização de um grupo de artistas chamado de Sociedade Anônima de Pintores, Escultores, Gravuristas e etc., que organizaram uma exibição de suas obras para afrontar artisticamente o Salão oficial da Academia. Os críticos conservadores classificavam os trabalhos como inacabados, uma impressão. Os críticos progressistas elogiavam os trabalhos por retratarem de forma singular a vida moderna cotidiana.

7 A ascensão da fotografia como forma de registro verosímil da realidade objetiva: Apesar de todas as críticas que possamos fazer hoje sobre as escolhas do que se recorta com a objetiva, ou, como se diz, a subjetividade da objetiva, pois, na época, essa crítica era por demais insipiente A fotografia coloca um desafio para a pintura e a escultura. Elas deverão procurar outros espações criativos para a poderem permanecer a existir não como monumentos do passado, mas como possibilidades não permitidas à fotografia

8 E quais seriam as formas de fazer frente à fotografia concorrente? Uma das respostas é justamente a cor. Não só porque a fotografia da época ainda chafurdava no P&B e em poucas cores (1861, primeira fotografia colorida), com pouco uso dos contrastes e das sombras para criar a expectativa do cenário ou o discurso das formas, mas porque a cor na pintura agora poderia (e deveria) retratar a passagem do tempo e a impressão das cores nas retinas e nas mentalidades. A cor compõe e desenha, ela (cor) não mais apenas está na obra para ornar.

9 As cores estão até nas sombras! A cor não será para os impressionistas apenas uma adição à obra, que vem a ornar essa, mas o foco da própria obra. É praticamente como se fosse a cor que pintasse a obra. Aqui vale lembrar o velho dilema entre desenho versus cor. O que os impressionistas desejam é desenhar com as cores. A criação mental e material da obra está justamente em traduzir nessa como as cores pintam a nossa retina e nos imprimem na mente o mundo a nossa volta.

10 Édouard Manet Velejando 1874

11 As importância da composição: Apesar das obras impressionistas parecerem despreocupadas em um joie de vivre, a composição é cuidada com muito esmero por esses artistas. Pois o Impressionismo só parece despreocupado aos olhares mal treinados, mas os seus autores escolhem cuidadosamente a composição em todos os seus detalhes, sempre buscando aquele momento perfeito que fala sobre todo o tema em uma cuidadosa composição de formas, cores e volumes.

12 Alfred Sisley Avenida das castanheiras 1878

13 Claude Monet: dentre os impressionistas é aquele que leva os objetivos do movimento aos seus estertores por toda a sua longa produção artística. Foi muito cultuado em meio aos artistas e conquistou os críticos e a fama em sua época. Suas obras trazem a composição com as cores e a apreciação da passagem do tempo e seu efeito sobre a mudança das cores como ponto focal de sua produção. Outro ponto principal de sua produção e que se relaciona intimamente com a captura da passagem do tempo e a transformação das cores é a pintura ao ar-livre como um modo constante em sua produção.

14 Monet Moças no jardim 1866

15 Monet La Grenouillère 1869

16 Monet A casa do artista em Argenteuil 1873

17 Monet Impressão, nascer do sol 1874 (ver crítico Louis Leroy)

18 Monet A chegada do trem da Normandia na estação Saint-Lazare 1877

19 Monet Water Lilies (ninfeias)

20 Monet Water Lilies (ninfeias) sob a ponte japonesa

21 Monet Parlamento britânico A

22 Monet Parlamento britânico B

23 Édouard Manet: destinado a ser um jurista, fez-se um pintor revolucionário. Charles Baudelaiere chamava a Manet de o pintor da vida moderna, pois ele trazia na sua arte a viva modernidade ao invés do místico do neo-classicismo. Aqui conseguindo realizar também o pedido inicial de Baudelaiere, ao mostrar o quão belas são as pessoas em seu mundo urbano cotidiano, e como elas assim são em seus momentos de alegria e de tristeza (ou tédio). O que Manet virá a oferecer em suas obras é uma beleza inundada de cores vivas que turvam as formas tamanha a sua intensidade. O foco não está na forma, mas como as cores se inter-relacionam.

24 Manet Música nos jardins de Tuileries 1862

25 Manet Almoço na relva 1863

26 Manet Olympia 1863

27 Manet A varanda 1868

28 Manet Um bar no Folis Bergère 1881

29 Pierre-Auguste Renoir: expressava na escolha de seus temas justamente o seu temperamento alegre, escolhendo por representar nas suas obras o joie de vivre. Suas pinturas vão retratar os alegres momentos dos cafés, as danças ao arlivre, uma epifania da celebração da vida moderna na cidade. Sempre mesclando luz e penumbra em suas obras trazendo para o primeiro plano os contrastes de cores entre os vestidos e os ternos. Seus quadros são como as memórias de um andarilho casual que passa por esses cenários e leva essas impressões na memória.

30 Renoir Baile no moulin de la Galette 1876

31 Renoir Lanche na festa no barco 1880

32 Renoir Crianças na praia de Guernesey 1883

33 Renoir As banhistas 1887

34 Edgar Degas: em contraste com Renoir, Degas busca um outro olhar sobre o mesmo tema do festejar da vida moderna. Ele decide por focar em outro momento, um momento mais contemplativo, solitário, de final de noite. Ao final de sua carreira ele se aproxima dos pósimpressionistas realizando através de suas obras debates sobre as questões técnicas e teóricas da produção artística. Outro foco temático (pintura e escultura) de Degas é o ballet e as bailarinas que tanto o encantavam.

35 Degas A aula de dança 1871

36 Degas Em um café ou O absinto 1873

37 Degas A bacia 1886

38 Degas A pequena bailarina de 14 anos 1881 (1922)

39 Degas A mulher sentada 1896 (1926)

40 François-Auguste-René Rodin: é o artista que redefine a escultura moderna. Ela (a escultura) ainda não será a busca da revelação do espaço como algumas décadas depois, mas ela é a impressão dos volumes, não dos efeitos ópticos da cor, mas do nascimento da escultura, o processo de crescimento da escultura da matéria inerte que é sua origem material. Com isso, ele resgata a escultura dos grilhões da verossimilhança mecânica. E nisso ele se aproxima dos impressionistas que resgatam a pintura do realismo fotográfico.

41 Rodin O andarilho 1878

42 Rodin O Pensador 1979

43 Rodin A porta do Inferno 1880 (encomenda)

44 Rodin O beijo 1889

45 Rodin Monumento a Balzac 1898

46 O Impressionismo no Brasil: O Brasil passou do Neoclássico para Impressionismo com uma rápida passagem pelo Romantismo, pelas telas de José Ferraz de Almeida Júnior. Porém, é com Belmiro Barnosa de Almeida que são dados os primeiros passos para fora do Romantismo e o ingresso no Impressionismo. E assim como o Impressionismo europeu, não há a crítica da conjuntura política e social. A temática do Impressionismo no Brasil é calma, superficial e hedonista.

47 Belmiro de Almeida Prince Obá 1886

48 Belmiro de Almeida Efeitos do Sol 1892

49 Belmiro de Almeida Mulher em círculos 1921

50 O Impressionismo no Brasil: O grande representante do Impressionismo no Brasil será Eliseu Visconti. Mas sua chegada no Impressionismo não é direta. Ele vai caminhando através das suas obras em um crescendo que abarca mais fortemente as influências Impressionistas. A transformação é fruto de sua própria formação acadêmica como artista. Ao contrário de Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti segue firme com o Impressionismo.

51 Eliseu Visconti Gioventú 1898

52 Eliseu Visconti Moça no trigal

53 Eliseu Visconti Volta das trincheiras 1917

54 Eliseu Visconti O batismo da boneca 1933

55 Muito obrigado. Bons estudos! Prof. Heleno Licurgo do Amaral

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor.

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. Impressionismo Surge em 1.863 em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. O artista rompeu definitivamente com os valores clássicos da antiguidade; apesar de não se considerar um impressionista

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO 2º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO Professora Alba Baroni Arquiteta IMPRESSIONISMO Movimento com origem na França no fim do século XIX que explorou a intensidade

Leia mais

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO É UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE SURGIU NA FRANÇA NO FINAL DO SÉCULO XIX, DURANTE O PERÍODO DA BELLE ÉPOQUE.

Leia mais

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Prof. André de Freitas Barbosa O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais, resultando numa reação ao espírito iluminista,

Leia mais

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã?

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol, de

Leia mais

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO IMPRESSIONISMO 1870-1930 Movimento de arte em França no final do século XIX, criado por um grupo de artistas conhecidos pelas suas técnicas inovadoras de pintura e uso da cor na arte. OS IMPRESSIONISTAS

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

Impressão: nascer do sol

Impressão: nascer do sol IMPRESSIONISMO França 1860 a 1886. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma impressão ou as percepções iniciais registradas

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

História B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História B: Aula 10. Europa no Século XIX. História B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento Europeu e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do Impressionismo Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 4.2 Conteúdo: Romantismo Realismo Impressionismo

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 4.2 Conteúdo: Romantismo Realismo Impressionismo Aula 4.2 Conteúdo: Romantismo Realismo Impressionismo 1 Habilidades: Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios culturais. 2 Romantismo Designa uma tendência

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft.

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Professora Sabrina Quarentani A.TEMA : Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. B. Professora: Sabrina Quarentani. Disciplina: Artes.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

CARACTERÍSTICAS GERAIS: REALISMO Contexto histórico: O movimento do Realismo teve seu gênesis no campo da literatura e das diferentes artes a partir de meados do século XIX. Surgiu na França, tornando-se uma reação ao neoclassicismo

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA Neoclassicismo: diversidade que não é liberdade Esse estilo abre caminho para a Arte Moderna que será trilhado de forma definitiva,

Leia mais

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa Impressionismo aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Profª Adalgiza

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa Impressionismo aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Profª Adalgiza aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa Impres aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Século XIX Contexto social, político e cultural Transformações envolvendo mudanças procedentes de fatos como o desenvolvimento

Leia mais

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Universidade Cidade de São Paulo UNICID Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Pesquisa e Análise de Obra de Arte Nome Completo CA Priscila Nakayama

Leia mais

Décadas do design

Décadas do design Décadas do design 1880-2000 INTRODUÇÃO O Catalogo nome do catalogo apresenta alguns dos movimentos de arte que influenciaram o design brasileiro entre os anos 1880 a 2000. Aqui você poderá encontrar uma

Leia mais

- Desenvolveu ao lado da crescente industrialização da sociedade

- Desenvolveu ao lado da crescente industrialização da sociedade Realismo - Desenvolveu ao lado da crescente industrialização da sociedade - O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza,

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TRADIÇÃO MODERNIDADE 1. Transição da tradição para a modernidade. 2. Conceito de tradição no universo da Arte. 3. Conceito de modernidade no universo da Arte. 4. Mulheres pintoras em evidência. 5. A busca

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO & PÓS-IMPRESSIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Definição IMPRESSIONISMO Surgiu no último

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

O IMPRESSIONISMO. As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens

O IMPRESSIONISMO. As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens O IMPRESSIONISMO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO IMPRESSIONISMO As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens insatisfeitos com a pintura Acadêmica se reunia para procurar descobrir

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

HISTÓRIA das ARTES VISUAIS

HISTÓRIA das ARTES VISUAIS Origens Características Pintura de Constable e Turner e o Realismo de Manet Descoberta das qualidades Físicas da Luz, realizadas por Chevreul Exposição dos Artistas Recusados 1863 Paris, Centro cultural

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

SÉRIE/ANO: E.M. TURMA(S): A B C D DISCIPLINA: ARTE 18/10/2016 IMPRESSIONISMO

SÉRIE/ANO: E.M. TURMA(S): A B C D DISCIPLINA: ARTE 18/10/2016 IMPRESSIONISMO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: E.M. TURMA(S):

Leia mais

Percursos do Impressionismo Os pintores da vida moderna

Percursos do Impressionismo Os pintores da vida moderna Percursos do Impressionismo Os pintores da vida moderna A pintura impressionista resulta da forma singular e espontânea como cada artista, através da cor, reproduz sobre a tela as sensações ópticas do

Leia mais

Percursos do Impressionismo Os pintores da vida moderna

Percursos do Impressionismo Os pintores da vida moderna Percursos do Impressionismo Os pintores da vida moderna A pintura impressionista resulta da forma singular e espontânea como cada artista, através da cor, reproduz sobre a tela as sensações opticas do

Leia mais

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. Qual a definição de desenho? Desenho é a representação artística de sentimentos, situações cotidianas, ideias, enfim, de qualquer coisa, situação ou sensação que o ser humano seja capaz de perceber. Por

Leia mais

ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 8º D V. DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - 1 2º trimestre TATIANE

ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 8º D V. DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - 1 2º trimestre TATIANE Fonte: http://www.musee-orsay.fr/fr/collections/catalogue-des-oeuvres/resultatcollection.html?no_cache=1&zoom=1&tx_damzoom_pi1%5bzoom%5d=0&tx_da mzoom_pi1%5bxmlid%5d=001089&tx_damzoom_pi1%5bback%5d=fr%2fcollec

Leia mais

Neoclassicismo, Romantismo, A Arte Acadêmica no Brasil, Realismo, Japonismo, Impressionismo e Pós-Impressionismo.

Neoclassicismo, Romantismo, A Arte Acadêmica no Brasil, Realismo, Japonismo, Impressionismo e Pós-Impressionismo. Nome Nº Série Ensino Turma 1ª EM 1ABC Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Arte Adriana Roteiro 2º/2017 Neoclassicismo, Romantismo, A Arte Acadêmica no Brasil, Realismo, Japonismo, Impressionismo

Leia mais

Impressionismo. a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II, III e V são corretos. c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos.

Impressionismo. a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II, III e V são corretos. c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos. Impressionismo Questão 01 - Como os artistas realistas, que com a ciência haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade

Leia mais

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Rafael Teixeira de Resende 1 O presente relato visa refletir sobre o processo de criação do Artista capixaba Rafael

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Missão Artística Francesa Neoclassicismo e Romantismo: entre a razão e a emoção Arte no Brasil Império Da tradição a modernidade: da pintura a fotografia Academicismo 1. Missão Artística Francesa. 2. Debret

Leia mais

Módulo 9 A CULTURA DO CINEMA

Módulo 9 A CULTURA DO CINEMA Módulo 9 A CULTURA DO CINEMA A 1ª Grande Guerra Mundial (Julho de 1914 a Novembro de 1918) Criada pelas tensões nacionalistas dentro dos impérios e pela existência de minorias étnicas marginalizadas e

Leia mais

Nota de Imprensa. Festa da Casa da Cerca uma casa com muita pinta!

Nota de Imprensa. Festa da Casa da Cerca uma casa com muita pinta! CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA Divisão de Informação e Comunicação Almada Business Center Rua Marcos Assunção, n.º4, 3.º Piso Telef. 2 1 2 7 2 4 5 96 jjmendes@cma.m-almada.pt www.m-almada.pt Nota de Imprensa

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕE UMA IMAGEM ARTE E RELIGIÃO BARROCO EUROPEU DO DESENHO A PINTURA CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA A DÍADE EMOÇÃO E RAZÃO 1. O Maneirismo como um estilo

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01 07/02/2019 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ARTES: A BUSCA DO ENTENDIMENTO SOBRE A BELEZA

CAESP - Artes Aula 01 07/02/2019 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ARTES: A BUSCA DO ENTENDIMENTO SOBRE A BELEZA CAESP - Artes Aula 01 07/02/2019 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ARTES: A BUSCA DO ENTENDIMENTO SOBRE A BELEZA Joseph Beuys Como se explicam quadros a uma lebre morta 1665 É possível e necessária a explicação

Leia mais

Exercício do Olhar. Luz 10/09/ Luz

Exercício do Olhar. Luz 10/09/ Luz Prof. Dr. Paulo Sergio Scarazzato CAU, IAB, ANTAC, IES, CIE-Brasil 01. Luz Luz Para todos nós, seres humanos que vivemos sobre a terra, as coisas mais importantes são o ar, a água e a luz. A luz não é

Leia mais

Impressionismo. Unidade I - O movimento Impressionista foi o ponto inicial para o surgimento do que, hoje, conhecemos como Arte Moderna.

Impressionismo. Unidade I - O movimento Impressionista foi o ponto inicial para o surgimento do que, hoje, conhecemos como Arte Moderna. Unidade I - Impressionismo O movimento Impressionista foi o ponto inicial para o surgimento do que, hoje, conhecemos como Arte Moderna. Impressão, nascer do sol Monet, 1872. No final do século 19, numa

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

MOVIMENTO ARTÍSTICO REALISMO: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS PRÁTICOS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MOVIMENTO ARTÍSTICO REALISMO: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS PRÁTICOS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central. Nível: Educação Básica. Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância

Centro Educacional Brasil Central. Nível: Educação Básica. Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Fundamental Séries Finais APOSTILA DE ARTES Módulo III Índice - Artes Visuais

Leia mais

A Luz modificando a impressão.

A Luz modificando a impressão. O IMPRESSIONISMO Claude Monet Catedral em Ruão. A Luz modificando a impressão. VALORIZAÇÃO DAS CORES COMPLEMENTARES. Impressão, Nascer do Sol. (1872) porto de Havre, Normandia, França. MANIFESTA O GOSTO

Leia mais

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal BRASIL ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal RENASCIMENTO Europa 1400 A 1600 BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII ATÉ INÍCIO XIX Forte relação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN Apoio pedagógico Virtual: www.artevisualensino.com.br Modernidade e Modernismo

Leia mais

A arte do século XIX

A arte do século XIX A arte do século XIX Índice Introdução ; Impressionismo ; Romantismo ; Realismo ; Conclusão ; Bibliografia. Introdução Durante este trabalho irei falar e explicar o que é a arte no século XIX, especificando

Leia mais

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo Nome: N.º 1ª série do Ensino Médio. Praia Grande, de outubro de 2016. ProfªVivian O impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015

PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015 PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015 Nome Cotações:

Leia mais

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193)

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Disciplina Arte do Brasil aplicada a Museologia II Departamento Museologia Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 Unidade EDTM N o de Créditos 04

Leia mais

CAESP - Artes Aula 09-25/04/2019 MANEIRISMO

CAESP - Artes Aula 09-25/04/2019 MANEIRISMO CAESP - Artes Aula 09-25/04/2019 MANEIRISMO Maneirismo: resposta ao Renascimento De da segunda metade do século XVI até o início do século XVII temos uma REAÇÃO AO RENASCIMENTO e a sua crise estilística.

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

Impressionismo e Pós Impressionismo

Impressionismo e Pós Impressionismo Escola Estadual Dr.Martinho Marques Edna Terezinha Perigo Barreto Pigari Baptista Impressionismo e Pós Impressionismo Taquarussu - Agosto de 2009. Escola Estadual Dr.Martinho Marques Edna Terezinha Perigo

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Modernidade 1 Professor Isaac Antonio Camargo Modernismo e Modernidade Modernismo e Modernidade são dois termos usados para identificar as obras de arte que ocorrem a partir do final do

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 204 DISCIPLINA:

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

Teve como base os ideais do Iluminismo, iniciando-se na França e na Inglaterra, expandindo-se por toda Europa.

Teve como base os ideais do Iluminismo, iniciando-se na França e na Inglaterra, expandindo-se por toda Europa. Arte no século XIX Neoclassicismo O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e na cultura de todo o ocidente até meados do

Leia mais

Exercício do Olhar. Luz 25/08/ Luz

Exercício do Olhar. Luz 25/08/ Luz Prof. Dr. Paulo Sergio Scarazzato USP, UNICAMP IAB, ANTAC, IES, CIE-Brasil, CIBSE 01. Luz Luz Para todos nós, seres humanos que vivemos sobre a terra, as coisas mais importantes são o ar, a água e a luz.

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Módulo 8 A CULTURA DA GARE. Revoluções, reacções e vanguardas

Módulo 8 A CULTURA DA GARE. Revoluções, reacções e vanguardas Módulo 8 Revoluções, reacções e vanguardas A CULTURA DA GARE 1 Do Impressionismo às rupturas da Arte Nova ou à ousadia da Arquitectura do Ferro (revoluções e reacções) O sentido provocatório da criação

Leia mais

VIDA COTIDIANA NO SÉCULO XIX Belle Époque

VIDA COTIDIANA NO SÉCULO XIX Belle Époque VIDA COTIDIANA NO SÉCULO XIX Belle Époque Curso: Ensino Médio Integrado Prof. Msc. Manoel dos Passos da Silva Costa 1 Vida cotidiana I INTRODUÇÃO Os governos liberais europeus tentaram garantir a instrução

Leia mais

MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA

MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA ANEXO I - EDITAL Nº. 16/2011 PERÍODO: 2012/01 INSTITUTO DE DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E E ARTES -- ICHLA MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PSICOLOGIA VAGAS DIA CARGA Introdução à Psicologia

Leia mais

MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO

MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO Brasileiro, baiano, nascido em Salvador em 1961; Diplomado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, onde também cursou filosofia; Funcionário público federal concursado

Leia mais

História da Arte. Aula 10: Cubismo

História da Arte. Aula 10: Cubismo História da Arte Aula 10: Cubismo Referência: Gênio na arte de limpar Picasso, a alma do cubismo Em 1905, Picasso começou a pintar com um estilo mais vigoroso. Ele estudava proporções e a integridade orgânica

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Mirim Santos: o artista de Ouro Preto Elaine Schmitt 1 As fotografias que compõem esse ensaio fotográfico foram feitas na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, em frente à Igreja Católica

Leia mais

All reserved rights. Proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, parcial ou integral, sem a prévia autorização da autora.

All reserved rights. Proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, parcial ou integral, sem a prévia autorização da autora. All reserved rights. Proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, parcial ou integral, sem a prévia autorização da autora. Dança Contemporânea/SESC TV: Paraíso Perdido Balé da Cidade de São

Leia mais

O Impressionismo surgiu na França, nos primeiros anos da década de 1860, em Paris, centro cultural da Europa. Época de grandes transformações

O Impressionismo surgiu na França, nos primeiros anos da década de 1860, em Paris, centro cultural da Europa. Época de grandes transformações Impressionismo O Impressionismo surgiu na França, nos primeiros anos da década de 1860, em Paris, centro cultural da Europa. Época de grandes transformações industriais, econômicas, políticas e tecnológicas.

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de História da Cultura e das Artes

Prova escrita de conhecimentos específicos de História da Cultura e das Artes Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2018 Prova escrita de conhecimentos

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

À LUZ DA IMAGEM. Carolina Ramos Nunes 1 CEART/ UDESC

À LUZ DA IMAGEM. Carolina Ramos Nunes 1 CEART/ UDESC IV Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias À LUZ DA IMAGEM Carolina Ramos Nunes 1 CEART/ UDESC Resumo Considerando os conhecimentos de análise e leitura de imagem, parte-se do pressuposto

Leia mais

Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo

Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo A virada do século XX A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra, afetou a economia mundial e gerou um intenso crescimento

Leia mais

atelier para crianças a cidade ideal

atelier para crianças a cidade ideal atelier para crianças a cidade ideal 02 06/04/2018 se tem em casa um pequeno artista entre os 7 e os 10 anos de idade, junte-se a nós! Bem vindo à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa! A

Leia mais

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor Programa Anual ARTE A proposta O ensino da Arte na escola precisa possibilitar a produção de um auto-retrato das múltiplas faces e funções desta área de conhecimento, revelando as formas de ser e habitar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

O CONTEXTO HISTÓRICO. A França vivia com Napoleão III ( ) a aceleração do desenvolvimento industrial

O CONTEXTO HISTÓRICO. A França vivia com Napoleão III ( ) a aceleração do desenvolvimento industrial O Realismo O CONTEXTO HISTÓRICO A França vivia com Napoleão III (1852-1870) a aceleração do desenvolvimento industrial OS REFLEXOS DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA CONSOLIDAÇÃO DA BURGUESIA ENQUANTO CLASSE

Leia mais

CARACTERÍSITICAS DO REALISMO

CARACTERÍSITICAS DO REALISMO REALISMO Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades.

Leia mais

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos.

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. Outubro de 2016 O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. A Arte pode nos ajudar a compreender a diversidade e riqueza da cultura

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais