Telescópio refletor. -Nicolas Profº: Beatriz B. Lipinski.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Telescópio refletor. -Nicolas Profº: Beatriz B. Lipinski."

Transcrição

1 Telescópio refletor. -Nicolas Profº: Beatriz B. Lipinski.

2 Sumário. Definição e informações adicionais. Evolução e Funcionamento dos Telescópios Refletores. Telescópios espaciais. Observatórios com telescópios refletores. (Internacional / Nacional) Referências.

3 Definição de Telescópios refletores: Instrumentos óticos constituídos pela associação de: - Espelhos planos; - Espelhos côncavos e convexo ( esféricos ou parabólico). - Focalizador com lentes convergentes. A ideia inicial dos primeiros inventores, era solucionar o problema grave que acontecia com os telescópios de lentes, a aberração cromática. - Aberração cromática: Dispersão cromática produzida pelas lentes que possuem diferentes índices de refração para os comprimentos de ondas luminosos.(lei da refração)

4 Aberração esférica nos espelhos: Os raios luminosos ao atingem pontos afastados do centro da superfície do espelho, são refletidos ao longo do eixo central, fazendo que nem todos os raios luminosos sejam focalizados num único ponto focal. Exemplo: Telescópio Hubble (1990) - solução: aparatos ópticos corretivos. Telescópio Newtoniano (1668). Apesar deste problema, as estruturas básicas dos telescópios refletores são utilizados atualmente como parte dos equipamentos modernos de observação espacial.

5 Esquema de aberração cromática.

6 Esquema de aberração esférica.

7 Informações adicionais: Abertura: Função primordial dos telescópios, é o diâmetro do espelho primário especifico em polegada ou milímetros (mm). Quanto maior abertura = maior captação de raios luminosos; maior a qualidade e o nível de detalhes. Distância focal: Distância do vértice do espelho ou lente do telescópio até o ponto focal (foco) do aparato. Consequências: Quanto maior a distância focal = menor o campo de visão do telescópio.

8 Buscador: Utilizado para localizar e centralizar um objeto celeste com o telescópio principal. Tubo Óptico: Geralmente os tubos são modelados com alumínio, pois atingem o equilíbrio térmico com maior eficiência, o que é importante para a visão do telescópio. Tubos ópticos de fibra de carbono são menos propensos a acidentes e riscos. Ampliação; Campo de visão angular; Diagonal Estelar; Resoluções ( Rayleigh ou Dawes); Comprimento do tubo óptico; Velocidade de movimentação ( motores nos eixos do telescópio); Velocidade de Trancking (Acompanhar os objetos);

9 Ilustração de um telescópio refletor.

10 Evolução e Funcionamento dos Telescópios Refletores. - Começo das pesquisas no período do Renascimento(XIV a XVI). - Principal desenvolvimento na Europa. Paralelamente ao desenvolvimento dos telescópios refratores (elemento óptico principal é uma lente), a ideia de construir telescópios com espelhos côncavos. Os defensores acreditavam que poderiam construir os telescópios com espelhos objetivos maiores, resolvendo o grave problema da aberração cromática das lentes. - Muitos observatórios utilizam como elementos principais a associação de espelhos nos telescópios.

11 Niccolò Zucchi ( ) Astrônomo e físico jesuíta italiano. Foi um dos primeiros a tentar colocar em prática as novas ideias sobre os telescópios refletores. Em seu livro Optica philosophia publicado em 1652, descreve algumas de observações com as manchas em Júpiter (1630) e resultados obtidos de seu telescópio refletor, que não encorajou a prosseguir o experimento com um espelho côncavo de bronze e uma lente ocular.

12 Marin Mersenne ( ) Padre, matemático e filosofo jesuíta francês. Em seu livro Harmonie Universelle apresentou a ideia de um telescópio utilizando dois espelhos côncavos voltados um para o outro. Sendo que o maior deles receberia os raios luminosos e refletiria até o segundo espelho que novamente refletiria para o orifício no centro do primeiro espelho que possui uma lente ocular para observação. Renné Descartes desestimulou desenvolver esta ideia. Marin a

13 James Gregory ( ) Astrônomo escocês, físico teórico, matemático e professor Universidade de St Andrews e na Universidade de Edimburgo Com o livro Optica Promota (1660) contribuiu para determeinar de forma exata as dimensões dos espelhos côncavos (ligeiramente hiperboloide e elipsoidal). Como não havia tecnologia para a produção dos espelhos na época, o telescópio Gregoriano foi fabricado somente no séc. XVIII.

14 Esquema de Telescópio Gregoriano.

15 Isaac Newton ( ) Cientista inglês (Físico, astrônomo e matemático). químico, mecânico, Construiu o primeiro telescópio refletor realmente funcional em O instrumento constituído por: Espelho côncavo, espelho plano e uma lente convergente. Em 1672 construiu uma versão mais elaborada do telescópio e apresentou à Royal Society, o qual tornou-se membro. Seu telescópio encontra-se preservado e exposto no British Museum. Objetivo: Mostrar que era possível construir telescópios refletores com espelhos e não apresentavam aberração cromática.

16 Versão de 1672, telescópio e apresentado à Royal Society.

17 Telescópio Newtoniano : A objetiva é um espelho côncavo localizado no interior do tubo. Este espelho primário capta os raios luminoso e reflete formando as imagens em seu foco. Antes dos raios luminoso chegarem ao foco, existe um outro espelho com proporções menores e de superfície plana, chamado de espelho secundário. Localizado na parte superior do tubo o secundário apresenta um inclinação de 45º em relação ao eixo ótico do sistema e reflete para a lateral do tudo onde encontra-se o dispositivo focalizador.

18 Esquema do Telescópio Newtoniano.

19 Moderno telescópio Newtoniano

20 Laurent G. Cassegrain ( ) Sacerdote professor. católico, cientista francês e O desenvolvimento do telescópio Cassegrain ocorreu paralelamente com o de Newton. O sistema óptico mais complexo foi publicado no Journal des Sçavans em abril de Constituição: Espelho primário parabólico; Espelho secundário hiperbólico(distinto do gregoriano côncavo) e um orifício central no primário com uma lente convergente. côncavo convexo que era espelho

21 Telescópio Cassegrain : Apresenta uma estrutura mais complexa que o telescópio Newtoniano, o telescópio possui um espelho parabólico primário de pequena distância focal. Além disso possui um orifício central no interior por onde passam os raios luminosos. Com seu espelho secundário de superfície convexa de forma hiperbólica de confecção complexa. Os raios luminoso captados de astros refletem no espelho primário em seguida estes raios refletem no espelho secundário e passa pelo orifício central.

22 Esquema de Telescópio Cassegrain:

23 Moderno telescópio Caasegrain.

24 Telescópios espaciais. Por que utilizar? Equipamentos adicionais utilizados? Principais telescópios espaciais

25 Telescópio Hubble

26 - Lançamento: Dimensão: Considerado porte médio. - Principal elemento óptico: Espelhos. - Informações: Visualizar espectro visível. - Outros equipamentos: 3 câmeras, 1 detector astrométrico e 2 espectrógrafos. - Órbita 600 km. - Um volta completa em torno da Terra: 95 minutos. - Massa: kg. Custo 2,5 bilhões de Dólares. - Problema encontrado: Distorção óptica causado pela forma do espelho primário ( aberração esférica), a solução projetar uma óptica corretiva em Em 1997 sofreu um nova manutenção. - objetivo: Investigar corpos celestes e suas composições.

27 Observatórios com telescópios refletores (Internacional / Nacional). Aparato fundamental: Associação de Preferencialmente o do tipo de Cassegrain. Observatório de Astrofísica Espacial: - Fundado em 1977; Altitude: m. - Monte Cáucasos. Observatório Hale do Monte Palomar: - Fundado em junho de Monte Palomar, na Califórnia (EUA). Espelho

28 Observatório Cerro Tololo: - Fundado em Altitude: m - Vale de Elqui (Chile).

29 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho: - Fundado em 20 de maio de Foz de Iguaçu (PR).

30 Outras regiões : - Paraná Curitiba, Foz de Iguaçu e Ponta Grossa. - São Paulo; Minas Gerais; Espirito Santo; Distrito Federal; Ceará; Bahia; Alagoas; Pernambuco, Paraíba; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina. - Geralmente associados a instituições Federais ou a empresas privadas, mas todos abertos a visitação. O Brasil esta entre os países que colaboram com a astronomia internacional. Exemplo do observatório Casimiro Montenegro Filho.

31 Ilustração do telescópio refletor de um observatório.

32 << Referências >> FARIA, ROMILDO P,(org). Fundamentos de Astronomia. 3º ed. Campinas, SP. Papirus DAVID, HALLIDAY. Fundamentos de física. 4º volume. 8º ed. Rio de Janeiro, RJ. LTC YOUNG, HUGH D.; FEEDMAN, ROGER A. Física IV: ótica e física moderna. 4º volume. 12º ed. São Paulo, SP. Addison Wesley CASAS, RENATO L; PORTAL UFMG-OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO FREI ROSÁRIO. Os Primeiros Telescópios. Disponível em: < Acesso em 12 de março de PORTAL FOTÔNICA (Inst. de Física de São Carlos - USP); ZILIO,SÉRGIO.C. Óptica Moderna Fundamentos e aplicações. Disponível em: < > Acesso em: 12 de março de 2015.

33 PORTAL DO INST. DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS (Cidade Universitária São Paulo) ;SOJA, ANA C. Telescópios Introdução à Astronomia Disponível em: < Acesso em: 12 de março de PORTAL TELESCÓPIOS. Refletores. Disponível em: < >. Acesso em 13 de março de CASAS, RENATO L; PORTAL UFMG-OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO FREI ROSÁRIO. O Telescópio Espacial Hubble. Disponível em: < >. Acesso em 13 de março de PORTAL INAPE (Araçatuba-SP). O Bê-a-bá do Telescópio. Disponível em: < >. Acesso em 14 de março de 2015.

34 TIPLER, P.A.; MOSCA, GENE. Física para cientistas e engenheiros: Eletricidade e Magnetismo, Óptica. 6ºed. vol. 2. Rio de Janeiro. LTC PORTAL ASTRONOO. Telescópios Espaciais. Disponível em: < >. Acesso em: 16 de março de 2015.

A hipérbole e os telescópios

A hipérbole e os telescópios A hipérbole e os telescópios Adaptado do artigo de Geraldo Ávila O artigo anterior trouxe uma interessante propriedade focal da parábola, que é utilizada na construção de refletores e antenas parabólicas.

Leia mais

Telescópios. Mirian Castejon AGA 210

Telescópios. Mirian Castejon AGA 210 Telescópios Mirian Castejon AGA 210 2018 História Acredita-se que quem criou a primeira luneta foi o ótico holandês Hans Lippershey em 1608; Porém, foi Galileu Galilei quem primeiro apontou para o céu

Leia mais

Telescópios. Paulo Lago IAG/USP

Telescópios. Paulo Lago IAG/USP Atmosfera da Terra Sítios de observação Fotometria Telescópios ópticos Características Físicas Tubos ópticos Montagens Telescópios com participação do Brasil Radiotelescópios Telescópios de Raios X Telescópios

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor(a): Eliane Monteiro Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Espelhos esféricos. Calota esférica

Espelhos esféricos. Calota esférica Espelhos esféricos Espelhos esféricos são espelhos que resultam do corte de uma esfera formando o que se chama de calota esférica.nesses espelhos, uma das superfícies da calota é espelhada, produzindo

Leia mais

Grandes Telescópios e a Obtenção de Imagens Astronômicas

Grandes Telescópios e a Obtenção de Imagens Astronômicas Grandes Telescópios e a Obtenção de Imagens Astronômicas Existem basicamente dois tipos de telescópios: REFRATORES E REFLETORES. Todos os considerados GRANDES telescópios atualmente são do tipo REFLETOR,

Leia mais

LENTES ESFÉRICAS. O que é uma lente? Lentes. Como se pode classificar as lente? Divergentes; Características 14/04/2009. Professor: Felipe Damasio

LENTES ESFÉRICAS. O que é uma lente? Lentes. Como se pode classificar as lente? Divergentes; Características 14/04/2009. Professor: Felipe Damasio LENTES ESFÉRICAS Professor: Felipe Damasio Lentes O estudo da reflexão tem seu objeto principal os espelhos; O estudo da refração tem seu objeto principal as LENTES. O que é uma lente? Corpo transparente,

Leia mais

Lista de exercícios Espelhos esféricos Prof. Ricardo Dúvidas: energiaquantizada.wordpress.com

Lista de exercícios Espelhos esféricos Prof. Ricardo Dúvidas: energiaquantizada.wordpress.com Lista de exercícios Espelhos esféricos Prof. Ricardo Dúvidas: energiaquantizada.wordpress.com Questão 1: (Enem 2ª aplicação 2010) Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 17 ÓPTICA E TELESCÓPIOS

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 17 ÓPTICA E TELESCÓPIOS Introdução à Astrofísica Lição 16 Óptica e Telescópios INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 17 ÓPTICA E TELESCÓPIOS Nessa lição iremos estudar a chamada óptica geométrica, de maneira que possamos ter uma compreensão

Leia mais

19/Dez/2012 Aula Sistemas ópticos e formação de imagens 23.1 Combinação de lentes 23.2 Correcção ocular 23.3 Microscópio 23.

19/Dez/2012 Aula Sistemas ópticos e formação de imagens 23.1 Combinação de lentes 23.2 Correcção ocular 23.3 Microscópio 23. 7/Dez/2012 Aula 22 22. Óptica geométrica 22.1 Espelhos planos 22.2 Espelhos curvos (esféricos) 22.3 Espelhos convexos 22.4 Imagens formadas por refracção 22.5 Lentes finas 22.6 Lentes grossas 22.7 Convenções

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

COLETA DA LUZ DE OBJETOS CELESTES

COLETA DA LUZ DE OBJETOS CELESTES COLETA DA LUZ DE OBJETOS CELESTES Telescópios HST VLT Telescópios Ópticos Duas categorias: Refratores - LENTES Refletores - ESPELHOS Telescópios Refratores CONSTRUÇÃO DE UMA LENTE Princípio da refração

Leia mais

Tarefa 11 Professor Bernadelli. Exercícios sobre Espelhos Esféricos

Tarefa 11 Professor Bernadelli. Exercícios sobre Espelhos Esféricos Tarefa 11 Professor Bernadelli Exercícios sobre Espelhos Esféricos 01. Quando colocamos um pequeno objeto real entre o foco principal e o centro de curvatura de um espelho esférico côncavo de Gauss, sua

Leia mais

Cap. 3 Telescópios, turbulência atmosférica, etc... Credito dos slides em ingles: Prof. George Djorgovski, Caltech, USA

Cap. 3 Telescópios, turbulência atmosférica, etc... Credito dos slides em ingles: Prof. George Djorgovski, Caltech, USA Cap. 3 Telescópios, turbulência atmosférica, etc... Credito dos slides em ingles: Prof. George Djorgovski, Caltech, USA Arco-Íris Óptica Básica Índice de Refração A equação de Cauchy é uma relação empírica

Leia mais

Exercícios INSTRUMENTOS ÓPTICOS

Exercícios INSTRUMENTOS ÓPTICOS Exercícios INSTRUMENTOS ÓPTICOS 1. (G1 - ifba 2016) A câmara de um celular, cuja espessura é de 0,8 cm, capta a imagem de uma árvore de 3,0 m de altura, que se encontra a 4,0 m de distância do orifício

Leia mais

Anual de Física Exercícios de Embasamento Espelhos esféricos

Anual de Física Exercícios de Embasamento Espelhos esféricos Anual de Física Questão 01 (Vunesp) Isaac Newton foi o inventor do Telescópio Refletor. O mais caro desses instrumentos até hoje fabricado pelo homem, o telescópio Espacial Hubble, custa cerca de 1,6 bilhões

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL LOB1021 - FÍSICA IV Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de Lorena (EEL) Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL PPE6408 Tópicos Especiais de Física Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de

Leia mais

Chamamos de instrumentos de projeção aqueles que fornecem uma imagem real, que pode, portanto, ser projetada em um anteparo, uma tela ou um filme.

Chamamos de instrumentos de projeção aqueles que fornecem uma imagem real, que pode, portanto, ser projetada em um anteparo, uma tela ou um filme. Chamamos de instrumentos de projeção aqueles que fornecem uma imagem real, que pode, portanto, ser projetada em um anteparo, uma tela ou um filme. A câmera fotográfica é constituída essencialmente por

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Watachin F 609 Tópicos de Ensino de Física I

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Watachin F 609 Tópicos de Ensino de Física I Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Watachin F 609 Tópicos de Ensino de Física I Verificação, Aprimoramento e Uso de Telescópio Refletor Construído Pessoalmente Relatório Final de

Leia mais

Telescópios, detetores e outros acessórios

Telescópios, detetores e outros acessórios 1 Telescópios, detetores e outros acessórios 2 Telescópios Sistema óptico : formado pela objectiva (sistema óptico principal) e pela ocular. Objectiva responsável por captar luz e formar uma imagem do

Leia mais

Anual de Física 2014 Exercícios de Embasamento Espelhos esféricos

Anual de Física 2014 Exercícios de Embasamento Espelhos esféricos Questão 01 (Vunesp) Isaac Newton foi o inventor do Telescópio Refletor. O mais caro desses instrumentos até hoje fabricado pelo homem, o telescópio Espacial Hubble, custa cerca de 1,6 bilhões de dólares.

Leia mais

Atividades Para fixar a formação de imagens nas lentes convergentes e divergentes, clique no link abaixo e movimente o objeto que está posicionado dainte da lente. Observe o que acontece com a imagem à

Leia mais

Exercícios Dissertativos

Exercícios Dissertativos Exercícios Dissertativos 1. (2002) O Sol tem diâmetro de 1, 4.10 9 m e a sua distância média à Terra é de 1, 5.10 11 m. Um estudante utiliza uma lente convergente delgada de distância focal 0,15 m para

Leia mais

Universidade da Madeira. Telescópios, Grupo de Astronomia. detetores e outros acessórios. Laurindo Sobrinho. 19 de janeiro de 2013

Universidade da Madeira. Telescópios, Grupo de Astronomia. detetores e outros acessórios. Laurindo Sobrinho. 19 de janeiro de 2013 Telescópios, detetores e outros acessórios Laurindo Sobrinho 19 de janeiro de 2013 1 Telescópios Universidade da Madeira Sistema óptico : formado pela objectiva (sistema óptico principal) e pela ocular.

Leia mais

Espelhos Planos. Reflexões. O objeto iluminado só poderá ser visto se a luz refletida por ele atingir nossos olhos. ESPELHOS PLANOS PROF.

Espelhos Planos. Reflexões. O objeto iluminado só poderá ser visto se a luz refletida por ele atingir nossos olhos. ESPELHOS PLANOS PROF. O objeto iluminado só poderá ser visto se a luz refletida por ele atingir nossos olhos. Espelhos Planos Reflexões ESPELHOS PLANOS PROF.: JEAN CARLO Espelhos Planos objeto A B Espelho d A B imagem d Essa

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data:

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data: Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 A imagem de um objeto formada por um espelho côncavo mede metade do tamanho do objeto. Se o objeto é deslocado

Leia mais

ESPELHOS E LENTES 01/09/16

ESPELHOS E LENTES 01/09/16 ESPELHOS E LENTES 01/09/16 UM ESPELHO É UMA SUPERFÍCIE MUITO LISA E QUE PERMITE ALTO ÍNDICE DE REFLEXÃO DA LUZ QUE INCIDE SOBRE ELE. ESPELHOS POSSUEM FORMAS VARIADAS: ESPELHOS PLANOS DEFINIÇÃO UM ESPELHO

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 06: Instrumentos Astrofísicos

Astrofísica Geral. Tema 06: Instrumentos Astrofísicos umentos Astrofísicos Índice 1 Telescópios ópticos 2 Telescópios não-ópticos 3 Observatórios Astronômicos 4 Satélites 5 Outras fontes de informação astrofísica 6 Detectores 7 Bibliografia 2 / 50 Índice

Leia mais

OTI Ótica QUÍMICA

OTI Ótica QUÍMICA OTI-0002 - Ótica QUÍMICA Estágio em Docência Marsal Eduardo Bento Professor da Disciplina: Holokx Abreu Albuquerque Abril/2014 1 Sumário Instrumentos Ópticos Lente de aumento simples Microscópio composto

Leia mais

1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO

1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2014 89 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N REC. PARALELA FÍSICA II 2º ANO EM TURMA 222 PROFº ROGÉRIO 1º BIMESTRE 1.

Leia mais

UM ESTUDO DA LUZ: CONSTRUINDO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO UMA ANTI-LUNETA POLARIZADORA E O SISTEMA SOLAR

UM ESTUDO DA LUZ: CONSTRUINDO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO UMA ANTI-LUNETA POLARIZADORA E O SISTEMA SOLAR UM ESTUDO DA LUZ: CONSTRUINDO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO UMA ANTI-LUNETA POLARIZADORA E O SISTEMA SOLAR Marciléa Machado de Souza Orientador(es): Emanuel Antonio de Freitas, José Luiz Matheus do Valle

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

2ª série ESPELHOS ESFÉRICOS. Ensino Médio. Professor(a): Paulo Sérgio DIA:16 MÊS: 03. Segmento temático: ESPELHOS ESFÉRICOS DE GAUSS

2ª série ESPELHOS ESFÉRICOS. Ensino Médio. Professor(a): Paulo Sérgio DIA:16 MÊS: 03. Segmento temático: ESPELHOS ESFÉRICOS DE GAUSS A: Professor(a): Paulo Sérgio 04 2ª série Ensino Médio Turma: A e B Aluno(a): Segmento temático: ESPELHOS ESFÉRICOS DIA:16 MÊS: 03 2017 ESPELHOS ESFÉRICOS DE GAUSS IMAGENS EM ESPELHOS ESFÉRICOS - CÔNCAVOS

Leia mais

Telescópios Daniel F. Matsukura João Paulo Muniz Rodrigo Tonon

Telescópios Daniel F. Matsukura João Paulo Muniz Rodrigo Tonon Telescópios Daniel F. Matsukura João Paulo Muniz Rodrigo Tonon Capacidade Coletora A capacidade de captar fótons é diretamente proporcional à área, ou seja, ao quadrado do raio. Instrumento Diâmetro Comparação

Leia mais

a) 20 cm b) 24 cm c) 30 cm d) 36 cm e) 50 cm

a) 20 cm b) 24 cm c) 30 cm d) 36 cm e) 50 cm 1. (UFSM) Um objeto é colocado a 40 cm do vértice de um espelho esférico côncavo com raio de curvatura de 30 cm, conforme a figura. A distância da imagem ao espelho será de: a) 20 cm b) 24 cm c) 30 cm

Leia mais

COLÉGIO PREVEST ÓPTICA GEOMÉTRICA ESPELHOS ESFÉRICOS DISCIPLINA FÍSICA PROFESSOR PAULO SÉRGIO ESPELHOS ESFÉRICOS DE GAUSS

COLÉGIO PREVEST ÓPTICA GEOMÉTRICA ESPELHOS ESFÉRICOS DISCIPLINA FÍSICA PROFESSOR PAULO SÉRGIO ESPELHOS ESFÉRICOS DE GAUSS COLÉGIO PREVEST ÓPTICA GEOMÉTRICA ESPELHOS ESFÉRICOS DISCIPLINA FÍSICA PROFESSOR PAULO SÉRGIO ESPELHOS ESFÉRICOS DE GAUSS IMAGENS EM ESPELHOS ESFÉRICOS - CÔNCAVOS E CONVEXOS 01 - (PUC SP/2016) Determine

Leia mais

Espelhos Esféricos UNESP / FUVEST / UNICAMP / UNESP / PUC / MACK

Espelhos Esféricos UNESP / FUVEST / UNICAMP / UNESP / PUC / MACK 1. (Unesp 016) Quando entrou em uma ótica para comprar novos óculos, um rapaz deparou-se com três espelhos sobre o balcão: um plano, um esférico côncavo e um esférico convexo, todos capazes de formar imagens

Leia mais

Atividade Experimental - Aula 13 Óptica: Espelhos Planos e Esféricos

Atividade Experimental - Aula 13 Óptica: Espelhos Planos e Esféricos Nome: RA: NOTA: Engenharia Professor Dr. Alysson Cristiano Beneti FAESO Ourinhos - SP º Semestre / 20 Data: / /20 Disciplina: Física Teórica Experimental II Avaliação: Relatório Aula 13 Atividade Experimental

Leia mais

Professora Bruna CADERNO 2. Capítulo 6 Espelhos Esféricos. Página - 236

Professora Bruna CADERNO 2. Capítulo 6 Espelhos Esféricos. Página - 236 CADERNO 2 Capítulo 6 Espelhos Esféricos Página - 236 O QUE SÃO ESPELHOS ESFÉRICOS? Observe a figura: O QUE SÃO ESPELHOS ESFÉRICOS? Um calota esférica com a superfície interna espelhada (refletora) é o

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 7 E 8 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 7: Espelhos e Lentes Óptica Geométrica Reflexão da luz Espelhos planos Espelhos esféricos Refração

Leia mais

6. (Upe 2011) Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem:

6. (Upe 2011) Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem: º Lista de exercícios ESPELHOS ESFÉRICOS PROFESSOR: DUDU. (Uemg 0) Muitos profissionais precisam de espelhos em seu trabalho. Porteiros, por exemplo, necessitam de espelhos que lhes permitem ter um campo

Leia mais

CÔNICAS. Cristianeguedes.pro.br/cefet

CÔNICAS. Cristianeguedes.pro.br/cefet CÔNICAS Cristianeguedes.pro.br/cefet Seções Cônicas São curvas obtidas pela interseção de um cone com um plano. Circunferência É o lugar geométrico plano dos pontos que estão à mesma distância r de um

Leia mais

A ELIPSE, A PARÁBOLA E A HIPÉRBOLE - PROPRIEDADES E APLICAÇÕES -

A ELIPSE, A PARÁBOLA E A HIPÉRBOLE - PROPRIEDADES E APLICAÇÕES - A ELIPSE, A PARÁBOLA E A HIPÉRBOLE - PROPRIEDADES E APLICAÇÕES - João Filipe Queiró Universidade de Coimbra (responsável pelo módulo dos bilhares) A elipse, a parábola e a hipérbole são curvas que possuem

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ESPELHOS

EXERCÍCIOS DE ESPELHOS EXERCÍCIOS DE ESPELHOS 1. (UFV-94) As figuras abaixo pretendem representar objetos (O) e suas respectivas imagens (I), refletidas num espelho plano. Em relação às figuras, assinale a opção correta: a.

Leia mais

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: INFIS49500 COMPONENTE CURRICULAR: Ondas e Óptica UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: SIGLA: Instituto de Física INFIS CH TOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Apostila de Física 35 Reflexão da Luz Espelhos Esféricos

Apostila de Física 35 Reflexão da Luz Espelhos Esféricos Apostila de Física 35 Reflexão da Luz Espelhos Esféricos 1.0 Definições Um plano, ao cortar uma superfície esférica, divide-a em 2 partes calotas de calotas esféricas. Espelho esférico Uma calota esférica,

Leia mais

Com base nas informações acima e nos conceitos de Óptica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

Com base nas informações acima e nos conceitos de Óptica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: Exercícios INSTRUMENTOS ÓPTICOS DUDU 1. (G1 - ifba 2016) A câmara de um celular, cuja espessura é de 0,8 cm, capta a imagem de uma árvore de 3,0 m de altura, que se encontra a 4,0 m de distância do orifício

Leia mais

Outras características dos espelhos planos são:

Outras características dos espelhos planos são: ÓPTICA Espelhos O espelho plano se caracteriza por apresentar uma superfície plana e polida, onde a luz que é incidida reflete de forma regular. Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 19 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 19 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 19 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O que é a Luz?

Leia mais

COLETA DA LUZ DE OBJETOS CELESTES

COLETA DA LUZ DE OBJETOS CELESTES COLETA DA LUZ DE OBJETOS CELESTES Telescópios HST VLT Telescópios Ópticos Duas categorias: Refratores - LENTES Refletores - ESPELHOS Telescópios Refratores CONSTRUÇÃO DE UMA LENTE Princípio da refração

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 01: Astronomia Antiga. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 01: Astronomia Antiga. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 01: Astronomia Antiga Alexandre Zabot Índice Curso de Astrofísica Astronomia antes dos gregos Astronomia grega Astronomia nas américas Astronomia pré-telescópio Desenvolvimento dos

Leia mais

Prof. Valdir Guimarães. Aula-2 ótica geométrica espelhos planos e esféricos

Prof. Valdir Guimarães. Aula-2 ótica geométrica espelhos planos e esféricos Prof. Valdir Guimarães Aula-2 ótica geométrica espelhos planos e esféricos Curso Site do curso no STOA https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=52882 As aulas serão ministradas na sala 202 ala II

Leia mais

Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Física. Óptica. Professor Alexei Muller. Física Óptica Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ÓPTICA Introdução à Óptica Óptica Geométrica A óptica geométrica estuda a geometria dos raios de luz, sem buscar explicações

Leia mais

Ótica Espelho plano CARACTERÍSTICAS DA IMAGEM -VIRTUAL - DIREITA - DIMENSÕES DA IMAGEM = OBJETO - REVERSA (DIREITO/ESQUERDO) Espelhos esféricos Quando a superfície reflectora for a interna, o espelho

Leia mais

REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ

REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ Experiência 7 REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ Reflexão e refração da luz 103 Natureza da luz A luz tem uma natureza ondulatória, i.e., ondas eletromagnéticas com uma gama de c.d.o. entre os 400 nm (vermelho)

Leia mais

Instrumentos Ópticos. Prof. Herculano Martinho UFABC

Instrumentos Ópticos. Prof. Herculano Martinho UFABC Instrumentos Ópticos Prof. Herculano Martinho UFABC ÓPTICA -1.2018 Máquina fotográfica Máquina fotográfica Tipos de objetivas de máquinas fotográficas Combinação de lentes convergentes e divergentes, feitas

Leia mais

Exercícios LENTES -1.

Exercícios LENTES -1. Exercícios LENTES -1. 1. (PUC-PR) A equação de Gauss relaciona a distância focal (f) de uma lente esférica delgada com as distâncias do objeto (p) e da imagem (p ) ao vértice da lente. O gráfico dado mostra

Leia mais

Tipos de espelhos esféricos

Tipos de espelhos esféricos Ótica Espelhos esféricos Quando a superfície reflectora for a interna, o espelho é côncavo. Quando a superfície reflectora for a externa, o espelho é dito convexo. Tipos de espelhos esféricos CÔNCAVO CONVEXO

Leia mais

A relação entre os tamanhos da menina e de sua imagem é igual a 4. a) Calcule a distância focal do espelho da entrada do circo.

A relação entre os tamanhos da menina e de sua imagem é igual a 4. a) Calcule a distância focal do espelho da entrada do circo. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 2 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2017 Valor: 1 - (MACKENZIE) Diante de um espelho esférico côncavo coloca-se um objeto

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Física Eletricidade Ótica Carga Horária: 80h Período: 3º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Física Eletricidade Ótica Carga Horária: 80h Período: 3º. Ementa Disciplina: Física Eletricidade Ótica Carga Horária: 80h Período: 3º Ementa PLANO DE ENSINO Processos de eletrização, carga elétricas, força elétrica, campo elétrico, Lei de Gauss, potencial elétrico,

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 01: Astronomia Antiga

Astrofísica Geral. Tema 01: Astronomia Antiga ma 01: Astronomia Antiga Outline 1 Curso de Astrofísica 2 Astronomia antes dos gregos 3 Astronomia grega 4 Astronomia nas américas 5 Astronomia pré-telescópio 6 Desenvolvimento dos telescópios 7 Bibliografia

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 14 A REFLEXÃO DA LUZ EM ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 14 A REFLEXÃO DA LUZ EM ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 14 A REFLEXÃO DA LUZ EM ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS 1. ESPELHO É qualquer superfície polida capaz de refletir a luz. 2. ESPELHO PLANO É uma superfície plana polida.

Leia mais

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS ESPELHOS E LENTES Embora para os povos primitivos os espelhos tivessem propriedades mágicas, origem de lendas e crendices que estão presentes até hoje, para a física são apenas superfícies polidas que

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Física II Código da Disciplina: NDC 157 Curso: Engenharia Civil Semestre de oferta da disciplina: 3 Faculdade responsável: NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMUNS (NDC) Programa

Leia mais

OS INSTRUMENTOS DO ASTRÔNOMO

OS INSTRUMENTOS DO ASTRÔNOMO Curso de Astronomia Básica OS INSTRUMENTOS DO ASTRÔNOMO Abril - 2016 Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais Uranologia Astronomia estuda a nomenclatura, a posição e os movimentos dos astros Astrofísica

Leia mais

Augusto Damineli - IAGUSP

Augusto Damineli - IAGUSP Ferramentas do Astrônomo Augusto Damineli - IAGUSP Magnitude = -2.5 log (fluxo) + Cte Magnitude = -2.5 log (L/4pd 2 ) + Cte Cte => Vega tem magnitude zero Razão fluxos = 100 => Dm = 5 Astro mv Sol -27

Leia mais

Lista de exercícios Espelhos esféricos Prof. Ricardo Dúvidas: energiaquantizada.wordpress.com

Lista de exercícios Espelhos esféricos Prof. Ricardo Dúvidas: energiaquantizada.wordpress.com Lista de exercícios Espelhos esféricos Prof. Ricardo Dúvidas: energiaquantizada.wordpress.com Questão 1: (Enem 2ª aplicação 2010) Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de

Leia mais

Ótimo site com diversos exemplos de telescópios de reflexão: br/refletores.html. Professor: Emerson Luis

Ótimo site com diversos exemplos de telescópios de reflexão:  br/refletores.html. Professor: Emerson Luis Ótimo site com diversos exemplos de telescópios de reflexão: http://www.telescopiosastronomicos.com. br/refletores.html Professor: Emerson Luis Espelhos esféricos Calota Professor: Emerson Luis Plano de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL LOB1021 - FÍSICA IV Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de Lorena (EEL) Universidade

Leia mais

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções.

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. LUZ A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. CORPOS LUMINOSOS São corpos que emitem luz. CORPOS ILUMINADOS São corpos que recebem luz e a

Leia mais

A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra

A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra Atividade extra Fascículo 7 Física Unidade 16 Exercício 1 Adaptado de ENEM - 1998 A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Laboratório de Física IV

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Laboratório de Física IV Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004218A - Laboratório de Física IV Docente(s) Americo Sheitiro Tabata Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Física Créditos 2 T:30

Leia mais

Opto-Mechanical Design Group (Espelhos esféricos)

Opto-Mechanical Design Group (Espelhos esféricos) 1) INTRODUÇÃO: Uma superfície refletora esférica possui a propriedade de formação de imagem semelhante à de uma lente fina. A imagem produzida em um espelho esférico é, em alguns aspectos, superior à de

Leia mais

Ótica geométrica. Num sistema ótico arbitrário, um raio de luz percorre a mesma trajetória quando o seu sentido de propagação é invertido

Ótica geométrica. Num sistema ótico arbitrário, um raio de luz percorre a mesma trajetória quando o seu sentido de propagação é invertido Ótica geométrica Princípio da Reversibilidade Num sistema ótico arbitrário, um raio de luz percorre a mesma trajetória quando o seu sentido de propagação é invertido Deriva directamente do princípio do

Leia mais

Ótimo site com diversos exemplos de telescópios de reflexão: br/refletores.html. Professor: Emerson Luis

Ótimo site com diversos exemplos de telescópios de reflexão:  br/refletores.html. Professor: Emerson Luis Ótimo site com diversos exemplos de telescópios de reflexão: http://www.telescopiosastronomicos.com. br/refletores.html Espelhos esféricos Calota Plano de corte 1) Espelho Côncavo C Superfície Refletora

Leia mais

Telescópios e a prática observacional

Telescópios e a prática observacional Telescópios e a prática observacional Prof. Rodolfo Langhi Depto. de Física Unesp/Bauru Astroaula 11 Tipos de telescópios e seu funcionamento básico Parâmetros dos telescópios: aumento, magnitude limite,

Leia mais

Telescópios. André Luiz da Silva Jorge Honel Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP

Telescópios. André Luiz da Silva Jorge Honel Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Telescópios André Luiz da Silva Jorge Honel Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ESPELHOS ESFÉRICOS PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS ESPELHOS ESFÉRICOS PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS ESPELHOS ESFÉRICOS PROF. PEDRO RIBEIRO Questão 01 - (UEPG PR) A figura abaixo representa um espelho esférico convexo com um objeto à sua frente. A distância do objeto ao espelho é igual

Leia mais

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:3 CAPÍTULO 33 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO. Revisão: Campos se criam mutuamente. Prof. André L. C.

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:3 CAPÍTULO 33 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO. Revisão: Campos se criam mutuamente. Prof. André L. C. ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:3 Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 33 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Ondas eletromagnéticas Revisão: Campos se criam mutuamente Lei de indução de Faraday: Lei de indução

Leia mais

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ESPELHOS ESFÉRICOS E PLANOS Prof. Evandro 1ª Série E.M.

LISTA DE EXERCÍCIOS ESPELHOS ESFÉRICOS E PLANOS Prof. Evandro 1ª Série E.M. LISTA DE EXERCÍCIOS ESPELHOS ESFÉRICOS E PLANOS Prof. Evandro 1ª Série E.M. 01 Um objeto é colocado a 10 cm de um espelho côncavo, de distância focal igual a 20 cm. A imagem do objeto será: a) do tamanho

Leia mais

Meios transparentes Meios translúcidos Meios opacos

Meios transparentes Meios translúcidos Meios opacos ÓPTICA O que é luz? Definimos costumeiramente luz como sendo a faixa visível do espectro eletromagnético. A Óptica irá, portanto, estudar o comportamento da luz e os fenômenos que ocorrem com ela em diferentes

Leia mais

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal.

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal. 1 - Conceitos relacionados Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal. 2 - Objetivos Determinar a distância focal, o centro de curvatura e verificar a formação de imagens

Leia mais

Telescópios Ópticos. Duas categorias: Refratores Refletores

Telescópios Ópticos. Duas categorias: Refratores Refletores Telescópios HST VLT Telescópios Ópticos Duas categorias: Refratores Refletores Princípio da refração Mudança de direção da luz quando atravessa diferentes meios Em um prisma o ângulo de refração depende

Leia mais

PROJETO DO TELESCÓPIO

PROJETO DO TELESCÓPIO PROJETO DO TELESCÓPIO EDER MARTIOLI DAS-INPE A v. d o s A s t ro n a u ta s, 1 7 5 8 t e l e f o n e : ( 1 2 ) 3 9 4 5-7 1 9 4 f a x : ( 1 2 ) 3 9 4 5-6 8 1 1 e d e r@ d a s. i n p e. b r Índice I. Lista

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br Hand with Reflection Sphere (Self-Portrait in Spherical Mirror) por M.C. Escher Espelhos Esféricos: Geometria Esfera oca de vidro Espelhos Esféricos: Geometria C Centro de curvatura

Leia mais

Lentes esféricas. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física

Lentes esféricas. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física Lentes esféricas Uma lente esférica é um conjunto formado por 2 dioptros em que um deles é necessariamente esférico. espessura raio de curvatura vértice centro de curvatura face Nomenclatura O nome de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO FIS216 DISCIPLINA: MECÂNICA E GRAVITAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS Carga Horária Créditos Curso(s) Atendido(s) Pré-Requisitos Teórica 60h 4 Licenciatura em Física

Leia mais

FÍSICA IV ÓPTICA GEOMÉTRICA. Daniel C. Zanotta

FÍSICA IV ÓPTICA GEOMÉTRICA. Daniel C. Zanotta FÍSICA IV ÓPTICA GEOMÉTRICA Daniel C. Zanotta Ju/2018 IMAGEM (I) DE UM OBJETO REAL (O) visalisada por um observador através de um espelho plano: O Objeto I Imagem p distância do objeto q distância da imagem

Leia mais

Fundamentos de Óptica

Fundamentos de Óptica UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química Apostila da Disciplina Fundamentos de Óptica (FIS0935) Docente: Prof.Dr.

Leia mais

LENTES E INSTRUMENTOS

LENTES E INSTRUMENTOS Experimento 1 LENTES E INSTRUMENTOS ÓTICOS 1.1 OBJETIVOS Construir e utilizar corretamente um microscópio composto, uma lupa, uma luneta astronômica e uma luneta terrestre. Classificar as imagens formadas.

Leia mais

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº Valor: 10 Nota:.. 1. (Ufsm 011) Na figura a seguir, são representados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada pelos raios de

Leia mais

Telescópios Históricos Palestra de Fernando de Souza Barros 27 de março de 2012 Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Telescópios Históricos Palestra de Fernando de Souza Barros 27 de março de 2012 Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física Telescópios Históricos Palestra de Fernando de Souza Barros 27 de março de 2012 Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física Telescópios históricos: Pioneiros e Inovadores Referência: História da

Leia mais

Exercícios 2 fase aula 2

Exercícios 2 fase aula 2 Exercícios 2 fase aula 2 1. (Ufu 2017) Uma luneta astronômica é um equipamento que emprega duas lentes dispostas num mesmo eixo de simetria, sendo uma objetiva e a outra ocular. A luz de um astro distante,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos. Óptica Técnica Aula 2 - Espelhos Esféricos

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos. Óptica Técnica Aula 2 - Espelhos Esféricos aculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos Óptica Técnica Aula 2 - Espelhos Esféricos Espelho Esférico alota Superfície Esférica Plano de corte Espelho Esférico 1 - Espelho ôncavo Superfície Refletora

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL PPE6408 Tópicos Especiais de Física Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de

Leia mais

Recuperação Final Física 2ª série do EM

Recuperação Final Física 2ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Física 2ª série do EM Aluno: Série: 2ª série Turma: Data: 13 de dezembro de 2017 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais