ATIVIDADES DE MARKETING DAS RÁDIOS FM PAULISTANAS : UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES DE MARKETING DAS RÁDIOS FM PAULISTANAS : UM ESTUDO EXPLORATÓRIO"

Transcrição

1 ATIVIDADES DE MARKETING DAS RÁDIOS FM PAULISTANAS : UM ESTUDO EXPLORATÓRIO CLAUDIO ARPAGAUS DOTTO (UMESP) RESUMO Este trabalho é um estudo exploratório que tem por objetivo analisar as atividades de Marketing desenvolvidas pelas emissoras de rádio FM paulistanas junto aos seus dois mercados ouvintes e anunciantes. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo com seis emissoras FM da cidade de São Paulo, selecionadas segundo os critérios de estilos de programação, posição no ranking de audiência do IBOPE e transmissão de sinal. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas individuais baseadas em um roteiro.pode-se depreender das análises das entrevistas que as emissoras pesquisadas desenvolvem atividades de Marketing em nível incipiente e de natureza reativa, isolada e improvisada Introdução O mercado publicitário brasileiro é um setor importante da indústria nacional que está em expansão. Quase triplicou seu faturamento nos últimos 4 anos, e em 1997 registrou a cifra recorde de US$ 8,6 bilhões (1,11% do PIB), crescendo 12,38% em relação a 1996, período em que a economia brasileira cresceu 3,5%. Pelo volume de investimento publicitário, pode-se notar que os meios eletrônicos têm uma participação significativa, não apenas sob o aspecto da difusão de mensagem de todos os tipos, mas estimulando o desenvolvimento da economia por intermédio dos incentivos ao consumo de bens e serviços e pela criação de empregos (Ortriwano, 1985). Contudo, a

2 Televisão é o principal veículo de captação dessas verbas (50%), deixando o rádio em quarto lugar, com apenas 4% do total investido. Uma análise retrospectiva da distribuição das verbas publicitárias nos mostra que o rádio vem perdendo espaço desde o surgimento da TV. Em 1962, o rádio detinha 23,6% do investimento dos anunciantes, despencou para 8,0% em 1982 e nos últimos 5 anos tem se mantido em torno de 4,0%. Em um comparativo entre os espaços ocupados na mídia (número de inserções) e as verbas investidas observa-se uma relação muito interessante entre as 2 variáveis 1 : A Televisão é histórica e preponderantemente o meio que detém a quantidade maior das inserções publicitárias. No ano de 1997, 71% da veiculação foi em televisão, tendo este meio absorvido 48% da verba total. O Rádio é o segundo meio de participação em inserções 24%, captando apenas 4% da verba publicitária 2. A Mídia Eletrônica fica, portanto, com 52% da verba e representa 95% dos espaços ocupados. O restante da verba e das inserções divide-se entre os meios Jornal, Revista, Outdoor e Mídia Exterior. É importante lembrar que os veículos de comunicação têm como principal fonte de receita as verbas a eles destinadas por meio das agências e de anunciantes diretos. Atualmente, o rádio é um veículo amplamente disseminado, calculando-se um total de 37,8 milhões de lares brasileiros com aparelhos receptores (89,3% de penetração contra 85,1% 1 Relatório de Investimento Publicitário 1997, ACNielsen Serviços de Mídia. 2 Não são fornecidos números separados de AM e FM.

3 da televisão), e 9,4 milhões em São Paulo (96,4%, contra 95,8% da TV), segundo relatório Mídia Dados Além disso, o rádio tem ampla penetração nos vários segmentos da população da cidade de São Paulo 88% ( 73% FM e 38% AM), contra 96% da TV, único veículo com penetração acima da do rádio. Entretanto, em alguns segmentos específicos, o rádio ultrapassa 90% de penetração, como por exemplo, na classe A/B de ambos os sexos com idade de entre 15 e 24 anos 96%, segundo dados do relatório Marplan Em relação às rádios FM, a pesquisa Painel do Ibope sobre Cobertura Total para 15 dias (24horas), mostra que estas emissoras possuem uma penetração para as várias faixas etárias equivalente à da televisão. Por exemplo, na idade de 10 a 14 anos (96%), entre 15 e 19 (99%), entre 20 e 24 (98%) e na faixa de 25 a 29 (97%). Comparando o poder de penetração do rádio com os outros meios, o Jornal possui 44% de penetração, a Revista 61%, o Cinema 26% e o Teatro com 11%. O rádio é, portanto, um meio forte e poderoso. Apesar de seu alcance, penetração, agilidade e tradição, que fazem dele o meio de maior credibilidade junto ao público, o rádio ressente-se de um certo marasmo, que o transformou em uma espécie de primo pobre das grandes mídias. Se fizermos uma análise dos investimentos publicitários dos últimos 4 anos do relatório da ACNielsen, verificaremos que os grandes anunciantes não têm investido em rádio. O meio é sempre deixado para segundo plano nas estratégias de mídia. Esta característica de mídia secundária para a maioria das campanhas publicitárias levou o mercado ao desconhecimento da força de atuação do rádio (Yoshihara, 1994). 3 Relatório sobre Mídia do Grupo de Mídia de São Paulo 1997.

4 Some-se a tudo isso, ainda uma pulverização do número de emissoras existentes o rádio é, sem sombra de dúvida, o mais pulverizado e disperso dos grandes meios de comunicação de massa acima de 2000 no Brasil e acima de 50 na capital paulista, as interferências das rádios piratas e a falta de visão empresarial de muitos proprietários de rádio, que usam os veículos como instrumentos de promoção política ou de catequese religiosa. De todas as emissoras existentes no país, 40% pertencem a políticos, 20% são de seitas evangélicas, 20% da igreja católica e apenas 20% são gerenciadas por empresários da iniciativa privada (Moura, 1997). Isto é um dos principais fatores que leva à desunião do setor. Se para qualquer veículo de comunicação a união em torno de uma entidade profissional que os represente é indispensável, no caso do rádio, há barreiras, justamente, em função da grande quantidade de emissoras e das diferentes características, necessidades e interesses de seus proprietários. No estágio em que se encontra o setor no país, a profissionalização definitiva, o aprimoramento do instrumental técnico de mídia, a sofisticação e ampliação das pesquisas, o desenvolvimento das formas de comercialização, são algumas das barreiras que o meio precisaria transpor para conquistar maior participação no investimento publicitário brasileiro. O rádio também vem negligenciando o Marketing como instrumento de ação e de desenvolvimento, prática esta que parece ser comum a boa parte dos veículos de comunicação do país (Marcondes, 1989). A essência das atividades de Marketing em uma organização reside no desenvolvimento de uma relação eficaz de troca com o ambiente, o que constitui o elo de ligação entre os objetivos da empresa e a expectativa do cliente, que quer ter suas necessidades e desejos plenamente atendidos (Kotler, 1995).

5 E do que trata o Marketing? A mais clássica definição diz que Marketing é pensar e atender às necessidades dos clientes (Levitt, 1985). Logo, a empresa que pratica o Marketing, pratica uma orientação voltada para o conhecimento daquilo que o cliente deseja e do que fazer para atendê-lo melhor. Isso porque, se uma empresa não for a que atende melhor ao cliente, logo haverá outra para fazê-lo e ocupar o lugar que poderia ser dela no mercado. Resta saber então de que forma essas atividades e decisões de Marketing são utilizadas para efetivar a relação de troca entre as emissoras e o seu mercado de maneira propícia à consecução dos objetivos pretendidos pelas mesmas. Marketing, assim como Rádio, são temas importantes que têm sido alvo de análises pelos pesquisadores. Entretanto, artigos e/ou livros que tratem da parte comercial das rádios, ou seja, das estratégias de Marketing aplicadas pelas rádios, são muito escassos. Ortriwano (1985) observou que, se os estudos, as análises sobre o fenômeno radiofônico são escassos, menor ainda é a quantidade de contribuições práticas visando a melhorar o conteúdo das emissoras e a propor novas alternativas para esse meio de comunicação poderoso e mal aproveitado. A distância entre a realidade do nosso rádio e o que ele poderia ser, é muito grande, conclui. Há autores que desenvolveram trabalhos específicos do Marketing para as rádios; Sol Robinson (1974), em Radio Advertesing How do Sell it & Write it, aborda a propaganda no rádio enfatizando os anunciantes e as rádios locais. Além disso, examina vários setores de atividade e profissões, considerando os clientes potenciais para o meio rádio. Para as categorias mais importantes para o rádio, faz sugestões de propaganda; enquadra-se nessa abordagem o trabalho de Ted E. F. Roberts (1992), Practical Radio Promotions, em que analisa técnicas específicas de promoção para o rádio.

6 Contribuindo com estruturas específicas para o Marketing de rádio encontra-se o trabalho da National Retail Merchants Association (1975), How to Profit from Radio Advertising, que oferece uma obra direcionada à aplicação da comunicação em rádio para o varejo. Estudando a natureza do entendimento do ouvinte, apresenta-se a obra de Hugo Schlesinger (1964), que oferece uma análise psicológica do ouvinte de rádio. Godfrey W. e Ashley Page Herweg (1997), em seu livro Radio s Niche Marketing Revolution, critica o Marketing de massa, tendo em vista a crescente fragmentação do mercado e propõe que as emissoras que entenderem e aplicarem o Marketing de Nicho, terão uma vantagem competitiva no século 21. Marcos Cobra e Flávio Zwarg (1987), no livro Marketing de Serviços, escreveram um capítulo sobre a Estratégia de Marketing para o Setor de Serviços de Comunicação no Brasil, em que abordam alguns elementos do composto mercadológico para os veículos de comunicação incluindo a pesquisa e complementando com os fatores críticos de sucesso e vantagens competitivas. Daí, a origem deste estudo, cujo objetivo pode assim ser definido: Levantar e analisar dados sobre como as emissoras de rádio FM paulistanas desenvolvem as suas atividades de Marketing no mercado. Esta análise poderá servir de referência para as rádios atuarem no mercado de modo mais profissional, isto é, para auxiliar na consecução dos seus negócios, visando a um aumento na participação da verba publicitária. O presente trabalho não pretende oferecer soluções para os desafios mercadológicos que as emissoras de rádio FM enfrentam; porém procura analisar alguns pontos que sustentam ser a prática das atividades de Marketing para as rádios no Brasil, algo ainda embrionário e defasado em relação às conquistas de outros setores.

7 O Enfoque e o Conceito de Marketing Se a maioria das pessoas fosse forçada a definir Marketing, inclusive gerentes de empresas, eles afirmariam que Marketing significa venda ou propaganda. É verdade que são partes de Marketing, mas Marketing é muito mais do que venda e propaganda. Minciotti (1992) corrobora com esta idéia dizendo que com freqüência, nos deparamos com situações onde a atuação de Marketing ocorre sob forte influência do conceito de vendas. As decisões vão sendo tomadas sem uma análise adequada das oportunidades de mercado e, por vezes, sem levar em conta sequer os próprios objetivos da empresa. Tudo acontece, na maioria das vezes, como se o fato de se ter uma idéia boa, por si só, já fosse suficiente para habilitar a empresa ao sucesso. No mínimo, caberia a resposta às perguntas: A idéia é boa na opinião de quem? Será que ela vai, de fato, ao encontro dos interesses dos clientes? O conceito de Marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e oferecer as satisfações desejadas de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes (Kotler, 1995). As empresas bem-sucedidas estão orientadas para Marketing, ou seja, estão tentando implantar o conceito de Marketing. Em vez de tentar fazer com que os consumidores comprem o que a empresa produziu, uma empresa orientada para Marketing tenta fabricar o que os consumidores necessitam. Kotler (1995) diz que o conceito de Marketing fundamenta-se em quatro pilares principais: mercado- alvo, necessidades dos consumidores, Marketing coordenado e rentabilidade. Continua a explicação confrontando este conceito com a orientação de venda. O conceito de venda parte de uma perspectiva de dentro para fora. Começa com a fábrica, foca sobre os produtos existentes na empresa e exige ênfase em venda e promoção para gerar resultados

8 rentáveis. O conceito de Marketing parte de uma perspectiva de fora para dentro. Começa com um mercado bem definido, foca as necessidades dos consumidores, coordena todas as atividades que afetarão estes consumidores e produz lucros através da obtenção da satisfação desse mercado. Análise Comparativa das Emissoras por Tópicos de Marketing Segmentação de Mercado Analisando o que foi exposto nos diversos casos, os critérios utilizados pelas emissoras estudadas para a segmentação de mercado são exatamente os mesmos. Apesar de ainda haver uma tendência em se pensar no segmento de mercado como classificação sócio-demográfica, as emissoras têm consciência de que deveriam buscar novos critérios como atitudes, hábitos e valores, para praticar essa segmentação, pois o critério atual já não é mais suficiente, em função do mercado estar cada vez mais fragmentado em públicos muito específicos e da forte concorrência neste setor. Os segmentos não são tão óbvios como parecem. O que uma mulher solteira de 30 anos terá em comum com uma mulher divorciada com 30 anos e 3 crianças? A resposta pode ser: não muito! E um homem solteiro de 18 anos será que compra os mesmos produtos que um homem de 24 anos casado com família? Provavelmente não! Verificou-se, também, que mesmo sabendo da importância desse segundo grupo de critérios (atitudes, hábitos e valores), até o momento, as empresas não têm se utilizado deles para diferenciar as suas ofertas através de um melhor atendimento, direcionamento e comunicação, visando estabelecer vantagens competitivas em relação aos concorrentes diretos e indiretos.

9 Para o mercado de anunciantes, embora as emissoras reconheçam que existem diferenças significativas entre seus clientes, não há qualquer indício que identifique a adoção do conceito de segmentação de mercado, como por exemplo, analisar e relacionar os seguintes parâmetros: porte do cliente; freqüência, volume e repetição de compras; investimento publicitário no meio rádio e em outros meios; necessidades dos clientes; curva ABC de clientes etc., para posterior atuação diferenciada e concentração de recursos. O único esforço desenvolvido nesse sentido, é realizado em épocas de sazonalidade de alguns negócios como faculdades no final do ano, escolas com a volta às aulas em fevereiro, cervejas e refrigerantes no verão, produtos de beleza em certas datas comemorativas etc. A fundamental diferença entre os conceitos de Segmentação de Mercado e de Diferenciação, parece não ter sido incorporada ao dia-a-dia das atividades dos profissionais das emissoras de rádio FM estudadas. O primeiro tem como foco de atuação, as diferenças e necessidade dos clientes, ou seja, uma visão de fora para dentro (Marketing), enquanto o segundo, parte dos diferenciais que o meu produto/serviço tem, ou seja, uma visão de dentro para fora (Anti-Marketing). Sistema de Informações de Marketing - SIM Cresce, dia-a-dia, a importância dada à área de pesquisa pelas emissoras de rádio FM. Hoje, das 32 emissoras auditadas pela pesquisa regular de audiência do Ibope, 30 compram este relatório, que contém informações básicas sobre audiência e cobertura por idade, sexo, classe, região etc., além de informações sobra superposição. Contudo, somente as rádios Musical, 89 e Jovem Pan 2 possuem um especialista em pesquisa, ou seja, um departamento de pesquisa que compõe o organograma da emissora, para dar suporte às áreas Artística (melhor direcionamento da programação), Comercial (defesa da rádio e do meio) e de Promoção ( para o planejamento das atividades por região).

10 Pode-se constatar que, as 3 rádios que possuem este especialista, realizam um trabalho mais estruturado, mais detalhado, mais profundo e com uma qualidade muito superior aos demais, oferecendo o apoio necessário aos outros departamentos. Por este motivo, desenvolvem um trabalho mais profissional. Uma outra pesquisa colocada à disposição do mercado pelo Ibope, é a pesquisa Painel que contém informações mais amplas e mais detalhadas sobre a utilização do meio rádio. Este relatório é trimestral e fornece dados sobre alcance e freqüência. Com isto, é possível obter o número de pessoas atingidas, o custo e a freqüência eficaz, permitindo assim, fazer simulações de inserções e da quantidade de ouvintes que se alcançará com as simulações propostas. Entretanto, é importante ressaltar que somente a Musical FM, A 89 FM e a Gazeta FM compram esta pesquisa. Quando se refere ao público primário (ouvintes), as emissoras realizam vários tipos de pesquisas por telefone para saber qual o nível de satisfação dos ouvintes em relação às músicas, à programação, à imagem da rádio, além de solicitar sugestões dos mesmos. Outras fontes de informações que as emissoras têm utilizado são a Internet, a revista (quando possuem) e os furgões em seus contatos diários. Porém, admitem que precisariam obter dados mais profundos, mais detalhados sobre o seu ouvinte dados psicográficos para assim, melhor adequar a grade de programação e a estratégia de comunicação para com esse público. A 89 FM, nos fornece dois bons exemplos de amadurecimento do conceito de Marketing. Um deles, é a instalação de uma coordenadoria de atendimento a ouvintes, que tem por objetivos atender e aproximar os ouvintes da rádio, melhorando assim o processo de comunicação com os mesmos e também ser um canal de obtenção de informações que dê suporte ao departamento artístico. O outro, é que esta emissora é a única que começou a adquirir o relatório de pesquisa da Marplan, o qual fornece informações sobre os hábitos de consumo do meio rádio. Estes dados complementarão os dados do Ibope, e assim, o

11 departamento de pesquisa da rádio poderá desenvolver trabalhos mais elaborados e mais profissionais que servirão de suporte tanto para a área artística como para a área comercial. Um fato marcante que foi constatado em quase todas as rádio estudadas, foi a evolução na relação do departamento artístico com o da pesquisa. Hoje, o artístico entende e valoriza mais a pesquisa como ferramenta de apoio em suas decisões diárias. Contudo, foi colocado pela maioria das profissionais de pesquisa das emissoras, que ainda há dificuldades no sentido de saber lidar com as informações obtidas, ou seja, não saber o que fazer com as informações, de não saber que curso de ação tomar em função dos dados colhidos. Em relação ao público secundário (anunciantes), nunca foi realizado qualquer tipo de pesquisa formal e estruturada pelas emissoras sobre os vários setores de atividade, que buscasse entender o histórico de investimento publicitário por veículo de cada setor; o estado atual do setor em relação à tecnologia, demanda, concorrência etc.; tendências do setor; necessidades e expectativas do setor etc., que auxiliasse na melhor utilização dos recursos da área comercial. Além disso, as rádios não utilizam o potencial das informações que possuem internamente para analisar e avaliar o seu desempenho em relação a: evolução do faturamento por tipo de cliente, evolução do faturamento por segmento; curva ABC de clientes; lucratividade por tipo de cliente; lucratividade por segmento; percentual de retenção de clientes; clientes que investem em outros meios e não investem em rádio etc. Exceto os dados colhidos na pesquisa do Ibope, que estariam ligados ao subsistema de pesquisa, as emissoras pesquisadas não possuem qualquer forma mais estruturada, sistematizada e contínua de trabalhar as informações do seu ambiente interno e externo. De forma geral, as rádios são falhas na análise mais profunda e mais detalhada de seus concorrentes, principalmente dos concorrentes indiretos. Para esta atividade, as emissoras poderiam utilizar o método de Benchmarking, o qual nos fornece as seguintes diretrizes:

12 a) a referência básica para a medição é o cliente com suas observações em relação ao desempenho; b) não é suficiente apenas comparar nosso desempenho com o dos concorrentes imediatos, devemos também comparar-nos com o melhor da classe (líderes); c) não são apenas os produtos que devem ser medidos e comparados continuamente, mas também os processos que os produzem, os serviços e a prática da emissora Estas três idéias estão na essência daquilo que chamamos hoje de Benchmarking Competitivo. A Xerox Corporation foi uma das primeiras empresas que adotou o Benchmarking como uma ferramenta importante para conseguir vantagem competitiva. Artístico Pudemos constatar que a área artística está iniciando um processo de amadurecimento da filosofia de Marketing, procurando cada vez mais compreender os seus ouvintes e interagir com eles, tendo, assim, condições de atendê-los melhor que os concorrentes diretos e indiretos, satisfazendo plenamente às necessidades e expectativas dos mesmos. As rádios têm procurado compreender o que os seus ouvintes pensam e desejam, através de pesquisas realizadas por telefone, fax, carta, internet e até durante as ações de promoções de distribuições de brindes e nas promoções realizadas em conjunto com os anunciantes. Observou-se que, nas emissoras estudadas, já existe a tendência de se começar a pensar não apenas na satisfação dos desejos dos ouvintes como lazer e entretenimento, mas também no seu lado enquanto cidadão, na medida em que este deseja estar bem informado sobre o ambiente que o cerca, na busca de ampliar seu conhecimento, sua cultura, da sua preocupação com causas sociais etc. e na melhoria da qualidade de vida.

13 Várias dessas emissoras já constataram a importância desse fato e estão incluindo em sua grade de programação boletins e programas informativos com o formato adequado ao seu público, para garantirem a satisfação dos ouvintes e sua fidelidade, e em conseqüência, assegurarem a sua perpetuação e crescimento. Muitas das atitudes e do comportamento adotados por elas, devem-se a pressões de ouvintes, à concorrência e a uma visão empresarial a longo prazo. Entretanto, o planejamento da programação ainda está fortemente enraizado ao feeling, intuição e experiência da pessoa responsável pelo departamento artístico, de onde pudemos concluir que, ainda este departamento está mais voltado para uma visão interna, ou seja, uma orientação para produto que é contrária à orientação para Marketing. Venda Pessoal Por melhor que seja a quantidade ou qualidade da audiência da rádio, é imprescindível a adoção de uma força de vendas ágil e capaz de atender às necessidades dos clientes anunciantes, pois, são estes que irão garantir a sobrevivência e crescimento das emissoras. O setor exige que seus contatos devam possuir boa escolaridade, boa apresentação, ambição e competência. Para isso ele precisa ser adequadamente recrutado e selecionado. Precisa também ser treinado para desenvolver seus conhecimentos e ter habilidade de negociação, dentro de uma atitude positiva para cada situação ou problema. E para tanto, precisa ter um sistema de incentivo que remunere não só o trabalho cotidiano, mas a capacidade de fechar novos negócios, de não perder clientes, de ampliar a venda a cada cliente, sempre em conformidade com os objetivos de sua organização. Vender comunicação exige um conhecimento profundo dos serviços que estão colocados à venda, bem como do negócio de cada cliente. Um contato de um veículo não vende espaço de criatividade ou de arte, ele vende soluções que ajudam o seu cliente a vender os seus

14 produtos. Significa auxiliar o cliente a encontrar o melhor caminho, é ser parceiro, é se tornar um consultor do cliente. Por esta razão, é fundamental que um contato seja um verdadeiro homem de Marketing: fazendo pesquisa para identificar em cada mercado necessidades não satisfeitas, que seus serviços ou os produtos de seu cliente possam atender; precisa, outrossim pensar nos problemas de seus clientes como se fossem seus; agir como um elo de ligação entre as necessidades e os benefícios que seu pessoal proporá ao cliente. Agindo dessa maneira, o contato não será um simples office-boy de luxo, será um desencadeador de soluções. Significa gerenciar clientes. Além disso, o contato precisa ter consciência de que o processo de venda não termina com a venda dos espaços e a obtenção de suas metas estabelecidas pela emissora. O acompanhamento dos clientes através das atividades de pós-venda, é de vital importância para a fidelização e manutenção destes. O perfil do contato e as características do processo de vendas apontados, são um ideal objetivado pelos gerentes e diretores comerciais. Entretanto, em função dos dados do estudo em questão, podemos dizer que o ideal está um pouco distante da realidade. Para que isso ocorra, os contatos precisariam estar melhor preparados no que se refere a um melhor conhecimento: do próprio meio rádio; do mercado anunciante; dos concorrentes diretos e indiretos; da utilização da ferramenta pesquisa; de técnicas de vendas etc. Comunicação Nessa área são tomadas as decisões sobre: Propaganda, Comunicação Interna, Participação em Feiras, Relações Públicas, Relacionamento com a Imprensa e Material Promocional (folhetos, cartazes etc.).

15 A atividade mais desenvolvida pela emissora é a propaganda através de Busdoor (propaganda em ônibus), Outdoor, permutas com os meios revista e jornal, boletins informativos para as agências e a própria emissora. Outras atividades em que as emissoras vêm se engajando muito é a Internet, atividades culturais e algumas já lançaram suas revistas. Basicamente, as emissoras desenvolvem ações de comunicação institucional, visando a fixação da imagem no mercado. Nenhuma das rádios estudadas, possui um valor ou percentual de verba destinada para as ações de divulgação da emissora. Como tudo na rádio, as coisas acontecem muito de improviso e através de permutas com outros veículos. Um outro fato marcante que vale ressaltar, é uma ação diferenciada de comunicação, que se chama Café da Manhã 89 FM, na qual a emissora tem como principal objetivo estreitar sua relação com as agências. Nesta atividade, os representantes da rádio tomam o café da manhã com os funcionários da agência e em seguida fazem uma breve apresentação da emissora, mostrando suas principais características e vantagens. É muito grande a preocupação das emissoras em repassar uma imagem de qualidade, de seriedade, de tradição e de modernidade e de que o produto atende às necessidades dos cliente. Para isso, tomam o devido cuidado com tudo e com toda atividade que possa comunicar algo para os clientes primários e secundários, como: a forma de apresentação dos contatos e dos relatórios e projetos entregues aos clientes, da linguagem usada pelos locutores, a maneira do atendimento aos ouvintes, da equipe de promoção, das características do furgão, do logotipo da rádio etc. As emissoras descobriram que um bom processo de comunicação com o mercado, é uma importante ferramenta para a conquista e manutenção dos clientes.

16 Promoção Em três, dos seis casos estudados, o departamento de promoção está ligado ao departamento artístico. Em outros dois, está subordinado ao departamento de Marketing e em um dos casos, em função da estrutura da rádio, pertence a área comercial. A área de promoção tem como principal função levar a rádio para a rua e trazer o ouvinte para a rádio. A promoção é um importante veículo da rádio, pois é este departamento que vai mostrar a cara da rádio na rua, onde mantém contato direto com os ouvintes, deixando-os mais próximos da rádio. Além disso, mostra também o poder da rádio. E é esse contato, essa atenção com o ouvinte que acaba diferenciando a rádio e assim, criando uma relação, um vínculo forte com os mesmos. Hoje, como as rádios estão muito parecidas, um dos principais diferenciais estará na estratégia de promoção, que a cada dia vem evoluindo, inovando e tornado-se mais criativa. Antes, a promoção era vista como um subproduto da rádio, direcionada basicamente para dar brindes para os ouvintes e colar adesivos. Hoje, surge um novo conceito que ganhou amplitude, envolvendo não só os ouvintes mas também os anunciantes, através de parcerias em projetos especiais feitos exclusivamente para eles. Esta é uma nova ferramenta que complementa, fideliza e agrega valor para o ouvinte, para o anunciante e para a rádio. O número de pessoas que trabalham e prestam serviços ao departamento de promoção nas emissoras jovens, é bem maior que o número de pessoas que trabalham nas rádios adultas, devido às necessidades de se desenvolver certas atividades que as adultas não realizam em função do perfil do público ouvinte destas.

17 Os recursos humanos utilizados para formarem esta estrutura, se compõe basicamente de estagiários do curso de Comunicação Social. Planejamento de Marketing Na forma como se concebe essa atividade, não existe, segundo a pesquisa, um planejamento de Marketing formal, estruturado, organizado e sistematizado, que forneça as diretrizes básicas para atuação das emissoras estudadas junto aos seus dois mercados. Para a maioria dos entrevistados, este fato ocorre devido à dificuldade de se realizar previsões, pois o meio sofre muitas oscilações porque é muito rápido e dinâmico. Estes comentaram que é um problema cultural do meio. Entretanto, admitiram que o planejamento é fundamental porque quando se faz as coisas em cima da hora, dificilmente consegue-se detectar e aproveitar as oportunidades de mercado. Além disso, admitiram que o plano é como uma rota, que servirá de referência fornecendo as diretrizes básicas para a realização de um trabalho mais eficiente e mais eficaz e com maior agilidade. O que se observou, é que o improviso e a informalidade prevalecem como filosofia de conduta das rádios FM da cidade de São Paulo, em todas as suas atividades. É justamente esta visão míope por parte do setor, que faz surgir uma grande oportunidade de obter uma vantagem competitiva sustentável por aquele que tiver a iniciativa de fazer primeiro.

18 Considerações Finais As emissoras de rádio FM que há alguns anos têm enfrentado problemas de captação de verba publicitária, sabem que estas dificuldades se originam de posturas tradicionais e ultrapassadas, em épocas quando não tinham muitos concorrentes disputando os investimentos dos anunciantes. A prática das atividades de Marketing deixou de ser uma questão futurista ou de status, e passou à condição essencial para uma rádio FM manter sua competitividade. Atualmente, devido ao ambiente extremamente competitivo, a luta pela manutenção do ouvinte e do anunciante é grande. As emissoras devem urgente e criticamente repensar sua missão de negócios e estratégias de Marketing. Os administradores que adotam o conceito de Marketing como uma orientação de negócios, partem do pressuposto de que a tarefa de conquistar e manter clientes não pode ser responsabilidade de uma única área na empresa. É preciso que a organização como um todo participe deste processo. Para iniciar atividades de Marketing para as rádios, é fundamental que se dê importância aos pilares deste conceito, ponto ainda nebuloso para todos os envolvidos, evitando assim uma espécie de miopia organizacional que as emissoras têm com relação aos seus mercados ouvintes e anunciantes. Os indícios obtidos da análise das entrevistas sugerem de forma geral que, os critérios demográficos 4 utilizados pelas emissoras para segmentar o mercado de ouvintes já não são mais suficientes para apoiar um posicionamento de mercado adequado, em função da crescente fragmentação do mercado em públicos cada vez mais específicos e da crescente concorrência no setor. 4 Consiste em dividir o mercado em grupos por idade, sexo, renda, educação etc.

19 O fato da não utilização de critérios psicográficos 5 para segmentar o mercado, ou seja, de não conhecer seu público em detalhes, poderá vir a trazer para as emissoras, conseqüências sérias, pois, não segmentando adequadamente e não adaptando o produto a um público específico, incorre no risco de não otimizar seus esforços de Marketing (desperdícios), não obtendo assim, bom desempenho comercial, econômico e financeiro. Em relação ao mercado de anunciantes, as emissoras pesquisadas não praticam a segmentação de mercado para direcionar suas ações no mercado. Ao contrário do que as rádios FM têm feito, a segmentação de mercado adequada, torna a emissora mais capaz de enfrentar os desafios da concorrência, permite melhor definição dos elementos de diferenciação do produto e facilita na definição do posicionamento da emissora. Ou seja, proporciona um melhor ajuste entre promessas e necessidades dos mercados-alvo que procuram atingir. Alguns profissionais das emissoras estudadas tomam decisões baseadas quase que totalmente em julgamento próprio, com poucos dados objetivos: sem boas informações de Marketing, os gerentes acabam usando da intuição ou da suposição quase que exclusivamente, uma estratégia arriscada em mercados competitivos e dinâmicos. Exceto pelos dados colhidos na pesquisa do Ibope, as emissoras estudadas não possuem qualquer forma mais estruturada e contínua de trabalhar as informações do seu ambiente interno e externo. Além disso, as rádios não utilizam o potencial de informações que existe no mercado e as que possuem internamente para analisar e avaliar o seu desempenho em relação aos mercados de ouvintes e de anunciantes. 5 O mercado é dividido em grupos, tomando-se como base o Estilo de Vida e a Personalidade.

20 Pode-se constatar que não existe como atividade de Marketing nas emissoras estudadas, um Sistema de Informações de Marketing SIM, caso se considere uma forma organizada e sistemática de observá-lo, que seja capaz de alimentar o responsável pelas decisões com informações, tanto em qualidade, quanto em quantidade, no momento exato em que houver uma solicitação. As emissoras também não possuem um plano de Marketing formal e sistematizado, que forneça as diretrizes básicas para atuação das emissoras estudadas junto aos seus dois mercados e permitam decisões baseadas em informações objetivas. O que se observou é que o improviso e a informalidade prevalecem como estratégia de conduta das rádios FM pesquisadas, em suas atividades, dificultando assim, o desenvolvimento de um Composto de Marketing Integrado que satisfaça os consumidores e os objetivos organizacionais. Para a maioria das emissoras estudadas, a justificativa corriqueiramente apresentada para tal fato é a dificuldade de se realizar previsões, pois o meio sofre muitas oscilações é muito rápido e dinâmico. Entendem que se trata de aspecto cultural. O Plano de Marketing é para as emissoras de rádio um documento pessoal de autoaconselhamento, e que devido a esta característica, não é somente operacional, mas basicamente um meio de formalizar algo que, até então, poderia ser entendido como sendo apenas um amontoado de idéias. Embora o planejamento orientado para o mercado seja útil aos profissionais de Marketing, ele é também necessário para os departamentos Comercial, Artístico e a muitos outros. Uma emissora orientada para o mercado proporciona que todas as pessoas envolvidas conheçam o ambiente em que estão atuando e o que estão tentando realizar. Em outras palavras, dá direção para o negócio e possibilita integração e unidade de todas as atividades de Marketing que envolvem os mercados de ouvintes e anunciantes.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO A reunião na agência foi muito positiva. Márcio

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE RÁDIO EM MEIOS DIGITAIS APLICADOS NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO.

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE RÁDIO EM MEIOS DIGITAIS APLICADOS NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO. 986 ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE RÁDIO EM MEIOS DIGITAIS APLICADOS NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO. Ricardo Fadul Domingues - Regional Uni-FACEF Silvio Carvalho Neto - Uni-FACEF INTRODUÇÃO O

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

AULA 20. Atendimento

AULA 20. Atendimento AULA 20 Atendimento Marketing em Serviços Marketing em serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO Prof. Marcopolo Marinho Marketing: É a área do conhecimento que engloba todas as atividades referente às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições, buscando

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Como Atrair Clientes

Como Atrair Clientes COMO ATRAIR CLIENTES QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos sãos? Onde estão? Como fazer para falar com eles? DEFINIÇÃO SEGMENTO DE MERCADO Significa um grupo de consumidores com necessidades

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

BREVE APRESENTACAO, ~

BREVE APRESENTACAO, ~ BREVE APRESENTACAO, ~ Jornal era considerado mídia obrigatória O principal diferencial costumava ser o volume de circulação, principalmente se o jornal era auditado pelo IVC. Os jornais eram procurados

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Cassia Uhler FOLTRAN 1 RGM: 079313 Helen C. Alves LOURENÇO¹ RGM: 085342 Jêissi Sabta GAVIOLLI¹ RGM: 079312 Rogério Bueno ROSA¹ RGM:

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA...... deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor alvo COMUNICAÇÃO

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais