Especificações Técnicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especificações Técnicas"

Transcrição

1 Especificações Técnicas

2 Índice 1 - A Empresa: GoVoIP Definições de um SBC O que é um SBC? Como surgiu o SBC Qual é a funcionalidade do SBC? Onde são inseridos os SBCs na rede? GoSBC Especificações de Hardware Arquitetura das redes Funcionalidades Outras Soluções GoVoIP...17

3 1 - A Empresa: GoVoIP Com matriz em Uberlândia-MG, um dos importantes pólos de telecomunicações no Brasil, e filial comercial em São Paulo-SP, a Govoip destaca-se atualmente no mercado de Telefonia IP como a mais completa provedora de soluções de Telefonia IP do Brasil, reconhecida também pela qualidade e estabilidade de seus produtos. Na Govoip vemos todos os nossos clientes como relacionamentos de longo prazo e potenciais parceiros, buscando sempre o excelente atendimento e sempre atentos as necessidades particulares de seus projetos de Telefonia IP. Diferentemente de outros players do mercado, nossos produtos não são "boxes (ou caixas)", o que permite o rápido desenvolvimento de ferramentas e soluções que atendam as demandas por você apresentadas, com total flexibilidade em atender projetos especiais, inclusive em parcerias, com programas desenvolvidos em plataforma própria que atendem padrões internacionais de comutação. Prova disso é que grande parte de nossos produtos surgiram de demandas especificas de nossos clientes. Temos em nossa estrutura os mais conceituados profissionais de Telefonia IP do país, com experiência comprovada na tecnologia, tendo participado da criação de uma das primeiras operadoras voip no país, desenvolvendo desde a plataforma até sistemas de billing, identificando as particularidades que soluções em telefonia IP demandam em cada cliente, de operadoras de telecomunicações STFC e SCM ao mercado corporativo. Este é o grande diferencial da Govoip: experiência, confiabilidade e qualidade comprovadas em Telefonia IP. Parabéns por conhecer uma solução desenvolvida pela Govoip e bem vindo ao mundo IP.

4 2 - Definições de um SBC O que é um SBC? As redes Next Generation Network (NGN) vêm apresentando novos desafios com a oferta da Voz sobre IP (VoIP), tornando-se pontos críticos a fronteira entre os Operadores, bem como a fronteira com o cliente final. O termo NGN descreve algumas das mais importantes evoluções da arquitetura em redes de telecomunicações que serão implantadas nos próximos anos. A idéia geral de NGN é que uma rede transporte todas as informações e serviços (voz, dados e todos os tipos de mídias, como o áudio) encampsulando-os em pacotes tal como na Internet. NGNs são geralmente construídas com base no protocolo IP. Diferentemente dos serviços tradicionais de transmissão de dados, a voz sobre IP é um serviço interativo, com sinalização e transporte em tempo real com ligações distintas, que tem requisitos muito particulares de QoS (Quality of Service) e segurança, onde as atuais funções como agregação, contenção de tráfego, marcação de pacotes, NAT, segurança e controle de acesso, por si só não são suficientes para as exigências desses novos serviços interativos. Novos mecanismos devem passar a serem incluídos para que estes serviços sejam suportados. Esses mecanismos passam pela nova categoria de produtos, denominados por Session Border Controller (SBC) que têm como missão proporcionar ao operador a possibilidade de fornecer serviços de qualidade para comunicações interativas voz, vídeo e multimídia entre redes IP internas ou de interligação entre Operadores. O Session Border Controller (SBC) é um dispositivo que controla a borda da rede para a admissão de chamadas, e opcionalmente (dependendo do dispositivo) realiza uma série de outras funções de controle de chamadas. Em outras palavras, é o ponto da rede por onde todo o fluxo de sinalização irá passar. O SBC é dividido logicamente em duas partes: A função controle de sinalização: Controla a sinalização das mensagens enviando-as para o núcleo da rede e manipula o conteúdo dessas mensagens. A função controle de Mídia: Controla os pacotes de mídia, fornece serviços diferenciados e QoS para diferentes tipos de mídias e melhora a qualidade do áudio. Os SBC podem ser divididos em dois tipos de arquitetura: Centralizado Nesta arquitetura o SBC possui todos os recursos e inteligência necessária para processar tanto a sinalização, bem como os pacotes multimídia numa chamada VoIP. Distribuído Neste caso a sinalização e as funções de gestão do áudio e vídeo (multimídia) são divididos em dois sistemas que comunicam entre si, e processam os seus pacotes independentemente um do outro.

5 2.2 - Como surgiu o SBC Os firewalls são dispositivos de segurança já bem conhecidos dos profissionais de redes de dados. Através dos firewalls é possível estabelecer uma barreira inicial contra possíveis ataques. Por outro lado os firewalls podem não ter o nível de especialização necessário para tratar dos protocolos VoIP dificultando de forma significativa o tratamento das interconexões VoIP e adicionando um tempo de resposta entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se percepitíveis (latência) ao serviço. Os sistemas de detecção de intrusão (Intrusion Deteccion Systems - IDS) monitoram os elementos da rede e geram alarmes no caso de situações suspeitas. Este tipo de sistema pode ser particularmente útil para identificar ataques do tipo Call Fraud e DoS. O IDS pode funcionar consultando uma base de regras de ataque ou através da definição do que são condições padrão da rede. Diferente dos IDSs os sistemas de prevenção de intrusão (Intrusion Prevention System - IPS) são capazes de prevenir ataques através de ações específicas. Considerando o nível de disponibilidade exigido do serviço VoIP, IPSs podem ser mecanismos mais eficazes de garantir os níveis de disponibilidade em caso de ataque, desde que não agreguem latência que possa prejudicar a qualidade das chamadas. E finalmente, os Session Border Controllers, que são sistemas especializados e que surgiram da necessidade de facilitar as interconexões de terminais atrás de roteadores NAT, e hoje servem como pontos de correção de protocolo, terminação automática de sessão, melhoria dos mecanismos de redundância, coleta de dados de bilhetagem e proteção do restante da rede. Então, podemos definir que os SBCs (Session Border Controllers) são partes integrantes da rede de segurança e garantia para serviços de Voz sobre IP e outros serviços de multimídia. Eles são basicamente instalados na borda da rede para facilitar o fluxo seguro e confiável de tráfego IP em tempo real na rede. 2.3 Qual é a funcionalidade do SBC? O próprio nome do dispositivo pode nos dar uma idéia da sua funcionalidade: Session qualquer comunicação em tempo real de voz, vídeo ou multimídia que utilize protocolo de sinalização SIP, H.323, MGCP ou Megaco/H.248. Border fronteira entre redes de dois Operadores ou entre o Operador e o cliente final. Control Satisfaz os novos requisitos ao nível de segurança, assegura nível de serviço e permite intercepção de informação com finalidades de ordem legal.

6 Em seguida, podemos apresentar as funcionalidades técnicas que podem ser oferecidas em um SBC: Garantia dos serviços de borda da rede, como se segue: Atua como um Network Address Translator (NAT), possibilitando que dispositivos em uma rede privada possam se comunicar Pode atuar como um FIREWALL, e coexistir com outros firewalls existentes na DMZ. Desempenha a função de esconder a estrutura da rede para impedir que os clientes ou outros prestadores de serviços vejam detalhes sobre como a rede está configurada. Ele faz isto reescrevendo a sinalização que percorre o SBC. Elimina as sinalizações com problemas. Permite que a sinalização e a mídia sejam recebidas e direcionadas para um dispositivo atrás de um firewall e/ou NAT na borda de uma rede adjacente, sem exigir o que o dispositivo ou firewall sejam atualizados. Proporciona o controle de admissão de chamadas. Os SBCs controlam quais sinalizações podem ser passadas através da rede, e também podem rejeitar sinalizações quando necessário, protegendo a rede de ataques de DoS e picos repentinos de congestionamento. O controle de admissão de chamada pode ser usado para garantir os níveis de serviços, bem como para garantir que os clientes mantenham as suas configurações de sinalização dentro dos limites que a sua rede suporta. Quality of Service (QoS): Garantia de que sempre haverá recursos para os usuários da sua rede. Trafego de mídia, que pode incluir trafego de Voz, Fax e Modem. Tolerância à falhas de sinalização. Políticas de roteamento baseado nas chamadas. Comunicação entre protocolos (tais como H.323 e SIP, ou entre variantes H.323). Acompanhamento das chamadas para bilhetagem e detalhamento das chamadas Onde são inseridos os SBCs na rede? Os SBCs são muitas vezes utilizados pelas empresas, juntamente com firewalls para permitir chamadas de Voz sobre IP, de uma rede privada para uma rede pública (internet). Também é comum utilizá-los para implementar fortes medidas de segurança que são necessários para manter uma elevada qualidade de serviço. Assim sendo, normalmente são colocados em uma Demilitarized Zone (DMZ). A DMZ é um termo utilizado para designar uma pequena rede que está situada entre uma rede privada confiável e uma rede pública não-confiável.

7 Session Border Controllers podem ser colocados nos seguintes cenários: Na borda entre o provedor de serviços e o cliente. Na fronteira entre dois provedores de serviços que mantêm um contrato de fluxo. Em redes IMS para prover um controle de sinalização e gateways de borda. Dentro de um provedor de serviços que oferece uma VPN para seus clientes, para passar a sinalização através da VPN dos seus clientes. O SBC deverá ser configurado como um membro da VPN. Dentro da própria rede para superar seus problemas, por exemplo: se houver dois locais com uma determinada banda, conectados por uma banda inferior as bandas destes locais, o SBC pode impedir que este link inferior se torne um gargalo. Dentro da própria rede para permitir o transcoding. A figura abaixo ajuda a entender melhor o funcionamento e onde é instalado o SBC:

8 3 - GoSBC O GoSBC é uma solução desenvolvida pela equipe da GoVoIP, com uma parceria internacional, a Signalogic. A Signalogic é uma empresa americana que pesquisa, projeta, desenvolve, produz e comercializa (em OEM e marca própria) sistemas embarcados para aplicações de voz, vídeo, wireless, sistemas de controle, sistemas áudio/acústico, automação e aquisição de dados. Seus produtos incluem placas especializadas, programas, sistemas lógicos e algoritmos de tempo real. Muitos dos produtos da Signalogic envolvem, em diferentes níveis, programas e componentes de DSP (Processamento de Sinal Digital) e FPGA (Field Programmable Gate Array), como por exemplo, os chips DSP da Texas Instruments voltados para Telefonia IP, vídeo, telecomunicações sem fio e os FPGAs da Xilinx. Dentre outros exemplos de produtos específicos, apresentam placas PCI, PTMC, PC104, algoritmos para DSP de telecomunicações, sistemas de controle e aplicações de áudio, softwares embarcados em placas de circuitos, e sistemas de aquisição e processamento de dados em tempo real. Os DSPs são processadores especializados no processamento digital de sinais de audio e vídeo em tempo real. Os DSPs estão presentes no GoSBC para processar todos os pacotes de mídia, aumentando a qualidade dos sinais que passam pelo GoSBC. O GoSBC possui uma arquitetura distribuída, pois a sinalização e as funções de gestão do áudio e vídeo (multimídia) são divididos em dois sistemas que comunicam entre si. Deste modo o GoSBC garante uma excelente qualidade de áudio Especificações de Hardware Sistema Sinalização: Intel Core Duo (4300/1.80GHz) Mídia: DSPs Texas Instruments (TNETV3010) Interface PCI: 32-bit, 33 MHz PCI; 3.3V Sistema operacional: VxWorks 5.5 Memória: 2 GiB Interfaces: Sinalização e Monitoramento: (1) 1Gb Ethernet, (1)10/100 Mb Ethernet Mídia: 1Gb Ethernet Console: Teclado, monitor, mouse Dimensões: 3Us Peso: aproximadamente 15 Kg.

9 3.2 - Arquitetura das redes Redes IMS: O padrão de IMS foi definido na 3GPP/3GPP2 (Third Generation Partnership Project) e adotado pelo também ETSI/TISPAN, que trata de questões mais cêntricas de redes fixas. Permite às operadoras fornecer serviços multimídia baseados em IP e SIP (Session Initiation Protocol), que fornecem mecanismos de sinalização padrão para serviços, e é usado para configurar diferentes sessões de comunicação. O IMS não só habilita novos serviços de comunicação multimídia baseado em IP, como também enriquece os serviços existentes. Permite também que o mesmo conjunto de produtos esteja disponível para os usuários em diferentes redes de acesso e dispositivo, com facilidade de uso, aspecto e percepção consistentes. O GoSBC por operar com protocolo SIP, pode ser incorporado uma rede IMS melhorando a qualidade dos serviços multimídia. Segue abaixo um escopo da rede IMS com o GoSBC:

10 Redes NGN: A NGN concretiza o objetivo de uma plataforma de transporte comum permitindo a utilização em larga escala de aplicações como a telefonia IP, os acessos móveis à Internet e streaming de vídeo. A implementação dessa infra-estrutura de rede convergente para o fornecimento de serviços de voz e dados integrados, em contraste com as atuais plataformas independentes representa dessa maneira um enorme potencial de redução de custos de operação e manutenção de toda a rede de telecomunicações. O GoSBC atua na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, protegendo as redes IP internas ou de interligação entre operadoras.

11 3.3 - Funcionalidades Modos: Através de uma interface Web é possível configurar os modos de funcionamento do GoSBC. B2BUA(Back-To-Back User Agent)/OutBound Proxy: O B2BUA é uma entidade lógica baseada no protocolo SIP. Ao contrário de um servidor proxy, um B2BUA mantém o estado completo das chamadas e participa de todas as requisições de chamadas, possibilitando a criação de aplicações. O GoSBC pode atuar como um B2BUA, que intervindo ativamente com os dois lados da comunicação, sendo capaz de reescrever alguns campos dos pacotes (como por exemplo o campo Via e o Contact do protocolo SIP), registrar com mais facilidade as ligações e reenviar mensagens. Sip Server Redirect: Um redirect server é um User Agent Server (UAS) que responde as requisições recebidas fazendo um redirecionamento das mensagens SIP para a URI (Uniform Resource Identifier) em questão, sem que estas sejam manipuladas ou controladas. O GoSBC pode atuar como um Sip Server Redirect redirecionando mensagens para o local informado na URI. IMS Proxy Call Session Control Function (P-CSCF): O P-CSCF é o ponto de contado das redes IMS com os clientes, além se ser o responsável pela política de segurança e controle da rede. O GoSBC provê o roteamento SIP entre os móveis SIP e a rede IMS, além de executar a política de controle definida pela operadora da rede. Sip Trunking: Alguns sistemas necessitam, que os dispositivos que desejam se comunicar com ele, se registrem nele para que seja possível a comunicação. O GoSBC permite a interconexão com sistemas que exigem o registro para acesso aos serviços da rede, como por exemplo IP-PBX. Protocolos: SIP (RFC 3261 e todos os seus complementos) (Totalmente funcional) H.323 (Releases Futuro) MGCP (Releases Futuro) H.248 (Releases Futuro) Comunicação entre os protocolos SIP-H323 (Releases Futuros) Timers para detecção de mídia inativa: Detecta se existe algum canal de mídia aberto que está ocioso e fecha este canal, para evitar o desperdício de banda. Mascaramento do domínio e endereço do IP da sinalização: Aumenta a segurança da sua plataforma, pois toda a sinalização, com outros dispositivos, é feita por um único ponto; e também provê privacidade, pois consegue esconder os IPs da sua rede e de seus clientes, mantendo sua plataforma e seus clientes mais seguros. Este mascaramento é funcional apenas quando o modo B2BUA está ativo, pois esta funcionalidade necessita reescrever os cabeçalhos.

12 Quantidade de chamadas simultâneas: A quantidade de chamadas simultâneas é bem maior e de qualidade superior a de um SBC comum, devido à presença de DSPs no sistema. Os DSPs são processadores especializados em processamento de sinais, possibilitando assim uma qualidade superior de áudio. A quantidade de chamadas simultâneas depende da quantidade de DSPs no sistema: 2 DSPs = 192 chamadas simultâneas 7 DSPs = 670 chamadas simultâneas 12 DSPs = 1150 chamadas simultâneas Firewall Inteligente: O Firewall do GoSBC é uma barreira contra invasores, que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a sua rede. Além de Firewall, o GoSBC, pode atuar como um IDS (Intrusion Detection System) e um como um IPS (Intrusion prevention system), sendo assim capaz de reconhecer possíveis hosts perigosos e bloqueá-los, prevenindo que o desempenho da sua rede seja afetado pelos possíveis atacantes. Através de uma interface web é possível monitorar os logs do Firewall. O Firewall já é configurado de fábrica, sendo possível customizações para a rede da Operadora. Ajustes de volume Programável: O GoSBC aumenta a potência do sinal recebido automaticamente (+/- 31dB), baseando-se na força do sinal recebido. Isto gera uma melhora considerável na qualidade da voz.

13 Quality of Service (QoS): Na área das telecomunicações, o conceito Qualidade de Serviço (QoS) pode ser utilizado para duas interpretações relacionadas, porém distintas. Uma está em redes de comutação de circuitos, no qual refere-se à probabilidade de sucesso em estabelecer uma ligação a um destino. A outra está em redes de comutação de pacotes, no qual refere-se à garantia da qualidade do link da banda, como também em muitos casos, ela pode ser utilizada informalmente para referir a probabilidade de um pacote circular entre dois pontos de rede. No caso do GoSBC, o QoS está vinculado a redes de comutação de pacotes, pois a sua função está relacionada em manter a largura e a qualidade da banda sem instabilidades. Na internert um pacote pode levar muito tempo até atingir o seu destino. Isto pode ocorrer por estar mantido em longas filas ou por seguir um caminho alternativo para evitar congestionamento da rede. No entanto a transmissão também pode ocorrer muito rapidamente, e não existe forma de determinar qual das situações nos encontramos, ou seja, se estamos nas longas filas ou se estamos no caminho alternativo determinado pelo roteamento. Desta forma, foi implantado no GoSBC um sistema de Jitter Buffer no qual possui a função de diminuir a variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados através do armazenamento de uma quantidade de pacotes, eliminando a variação de atraso elevado produzindo uma recepção regular dos pacotes. O Jitter Buffer possui como característica a utilização de buffer de forma a minimizar a variação de atraso. Esse buffer vai armazenando os dados a medida que eles chegam e os encaminham para a aplicação a uma mesma regularidade.

14 Transposição de NAT, para dispositivos SIP atrás de um dispositivo de NAT: Com a expansão da internet surgiram muitas redes privadas, e os dispositivos destas redes privadas têm dificuldade para se comunicar com a internet, pois estes tipos de redes utilizam faixas de IPs que não conseguem ser passados para internet. Para que os dispositivos desta rede pudessem utilizar a Internet a solução encontrada foi fazer um mapeamento baseado no IP interno e na porta local do computador. Com esses dois dados o NAT gera um número de 16 bits usando a tabela hash, este número é então escrito no campo da porta de origem. No entanto, isto pode ser um grande problema para o VoIP, pois pode haver mudanças neste mapeamento durante o estabelecimento da sessão e o dispositivo ficar sem receber os pacotes necessários. O GoSBC permite que dispositivos SIP que estejam atrás de NAT possam se comunicar, tratando toda a sinalização deste processo.

15 Transcoding de mídias: O GoSBC consegue fazer com que dois endpoints com codecs diferentes consigam se comunicar, fazendo o Transcoding de mídias. Este transcoding é feito pelos DSPs da placa de mídia, havendo assim uma maior qualidade no áudio. Tratamento de áudio dos codecs: Todo o áudio que chega ao GoSBC é tratado pela placa de mídia, que contém DSPs especializados no tratamento de áudio, e assim, é enviado ao seu destino com uma qualidade superior. Codecs Disponíveis: G.711 (64 kbps U-law ou A-law) G.722 (48, 56, 64 kbps) G (24, 40 kbps) G.723.1A G.726 ADPCM (16, 24, 32, 40 kbps) G.727 ADPCM G.728 (16 kbps) G.729 (8 kbps) G.729AB (8 kbps) G.729D (6.4 kbps) G.729E (11.8 kbps) GSM FR, GSM EFR, GSM AMR EVRC SMV ilbc QCELP13 FAX T38U CID CONF

16 Interceptação autorizada de chamadas IP: É possível gravar chamadas, com autorização judicial. Monitoramento: ssh: Através de ssh é possível monitorar diversos processos do GoSBC e fazer algumas configurações via texto. Web: Através da interface web é possível verificar logs do firewall. Releases futuros permitiram monitorar canais abertos, codecs, banda utiliazda e outros. Configuração: via arquivo texto: permite uma maior flexibilidade do sistema. via web: é possível fazer configuração do GoSBC de uma maneira mais amigável pela interface gráfica. Releseases futuros permitiram um maior controle e flexibilidade na configuração.

17 4 Outras Soluções GoVoIP Equipamento único no mercado, que permite a integração do PABX convencional com o sistema de telefonia IP, funcionando como um Trunking Gateway inteligente, Application Server e SIP Proxy, assumindo todas as funções de um PABX IP e permitindo imediata expansão de ramais. Disponível com ou sem DSP, e este equipamento não possui partes mecânicas. Gateway de telecomunicações Classe V nativo, para interconexão TDM x IP, nos protocolos CAS-MFCR2, ISDN PRI, SIP, MGCP. Sem partes mecânicas.

18 Gateway PSTN robusto, sem partes mecânicas, dimensionado e especializado em transcodificação TDM x TDM, TDM x IP, IP x IP, nos protocolos CAS-MFCR2, ISDN PRI, SS7 ISUP, SIP, MGCP, H323. Uma avançada Central de Teleconferência NGN, oferece total controle independente de qual a central telefônica que a empresa possui, quer PSTN ou IP. Disponível com ou sem DSP. Plataforma de PBX Virtual, permitindo a prestadores de serviços de Telecom e Operadoras entregar seus serviços de telefonia por bloco de ramais a cada cliente, com todas as funções do IPPBX para cada bloco de ramais entregue (IP-PBX Virtual).

19 Primeira plataforma integrada de telefonia IP, para Call Centers ativos, receptivos e de cobrança, completa e com funções inovadoras e custo-benefício excepcional. Disponível em Software Suite ou integrado a Hardware com DSP. Completa plataforma para Operadoras de Telecomunicações STFC e SCM, analisada e considerada pela Telmex e Portugal Telecom como uma das mais completas plataformas de Telefonia IP do mercado. Disponível em Software Suite nas versões Now! e Full, assim como na completíssima TurnKey (Hardware + Software).

20 Exemplo de uma Plataforma ITSP com produtos GoVoIP

LGW4000 Labcom Media Gateway. Labcom Media Gateway Apresentação Geral 10/11/2011

LGW4000 Labcom Media Gateway. Labcom Media Gateway Apresentação Geral 10/11/2011 LGW4000 Labcom Media Gateway Labcom Media Gateway Apresentação Geral 10/11/2011 LGW4000 Labcom Media Gateway LGW4000 é um Media Gateway desenvolvido pela Labcom Sistemas que permite a integração entre

Leia mais

FIREWALL. Prof. Fabio de Jesus Souza. fabiojsouza@gmail.com. Professor Fabio Souza

FIREWALL. Prof. Fabio de Jesus Souza. fabiojsouza@gmail.com. Professor Fabio Souza FIREWALL Prof. Fabio de Jesus Souza fabiojsouza@gmail.com Professor Fabio Souza O que são Firewalls? Os firewalls são sistemas de segurança que podem ser baseados em: um único elemento de hardware; um

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - QoS e Engenharia de Tráfego www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Em oposição ao paradigma best-effort (melhor esforço) da Internet, está crescendo

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Redes Convergentes II Professor: José Maurício S. Pinheiro

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do

O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do hardware, software e usuários para monitorar, configurar, analisar,

Leia mais

Protocolos Sinalização

Protocolos Sinalização Tecnologia em Redes de Computadores Fundamentos de VoIP Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com São protocolos utilizados para estabelecer chamadas e conferências através de redes via IP; Os

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco. O que é IP O objetivo deste tutorial é fazer com que você conheça os conceitos básicos sobre IP, sendo abordados tópicos como endereço IP, rede IP, roteador e TCP/IP. Eduardo Tude Engenheiro de Teleco

Leia mais

F n u d n a d ment n os o Vo V I o P Introdução

F n u d n a d ment n os o Vo V I o P Introdução Tecnologia em Redes de Computadores Fundamentos de VoIP Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com Introdução VoIP (Voice over Internet Protocol) A tecnologia VoIP vem sendo largamente utilizada

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Segurança na Rede Local Redes de Computadores

Segurança na Rede Local Redes de Computadores Ciência da Computação Segurança na Rede Local Redes de Computadores Disciplina de Desenvolvimento de Sotware para Web Professor: Danilo Vido Leonardo Siqueira 20130474 São Paulo 2011 Sumário 1.Introdução...3

Leia mais

Pedido de Esclarecimento 01 PE 12/2011

Pedido de Esclarecimento 01 PE 12/2011 Pedido de Esclarecimento 01 PE 12/2011 Questionamento 1 : 20.1.1.2 - Sistema de telefonia IP ITEM 04 - Deve ser capaz de se integrar e gerenciar os gateways para localidade remota tipo 1, 2 e 3 e a central

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui.

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3 Tecnologia FPGA Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3.1. FPGA: Histórico, linguagens e blocos Muitos dos

Leia mais

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens Callix PABX Virtual SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens Por Que Callix Foco no seu negócio, enquanto cuidamos da tecnologia do seu Call Center Pioneirismo no mercado de Cloud

Leia mais

Serviços Prestados Infovia Brasília

Serviços Prestados Infovia Brasília Serviços Prestados Infovia Brasília Vanildo Pereira de Figueiredo Brasília, outubro de 2009 Agenda I. INFOVIA Serviços de Voz Softphone e Asterisk INFOVIA MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO INFOVIA MINISTÉRIO

Leia mais

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens:

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens: Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação. Clique

Leia mais

Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP)

Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Telefonia Tradicional PBX Telefonia Pública PBX Rede telefônica tradicional usa canais TDM (Time Division Multiplexing) para transporte da voz Uma conexão de

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

Programa de Parceria

Programa de Parceria SUMÁRIO O PROGRAMA DE PARCERIA 2 1 - Procedimentos para tornar-se um parceiro Innovus 2 2 - Benefícios oferecidos aos Parceiros 2 2.3 - Revenda de Equipamentos 3 2.4 - Cursos Técnicos e Comerciais 3 2.5

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes Tecnologias Atuais de Redes Aula 5 VoIP Tecnologias Atuais de Redes - VoIP 1 Conteúdo Conceitos e Terminologias Estrutura Softswitch Funcionamento Cenários Simplificados de Comunicação em VoIP Telefonia

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Trabalhos Relacionados 79

Trabalhos Relacionados 79 Trabalhos Relacionados 79 6 Avaliação e Testes Neste capítulo são apresentados alguns testes que foram realizados com o a solução de Gerenciamento de Mobilidade (API SIP User Agent) e com o sistema publish/subscribe

Leia mais

O protocolo H.323 UNIP. Renê Furtado Felix. rffelix70@yahoo.com.br

O protocolo H.323 UNIP. Renê Furtado Felix. rffelix70@yahoo.com.br UNIP rffelix70@yahoo.com.br Este protocolo foi projetado com o intuito de servir redes multimídia locais com suporte a voz, vídeo e dados em redes de comutação em pacotes sem garantias de Qualidade de

Leia mais

Componentes de um sistema de firewall - II. Segurança de redes

Componentes de um sistema de firewall - II. Segurança de redes Componentes de um sistema de firewall - II Segurança de redes O que são Bastion Hosts? Bastion host é o nome dado a um tipo especial de computador que tem funções críticas de segurança dentro da rede e

Leia mais

Gerência e Administração de Redes

Gerência e Administração de Redes Gerência e Administração de Redes IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm Agenda! Apresentação da disciplina! Introdução! Tipos de Gerência! Ferramentas

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

Nettion Security & Net View. Mais que um software, gestão em Internet.

Nettion Security & Net View. Mais que um software, gestão em Internet. Nettion Security & Net View Mais que um software, gestão em Internet. Net View & Nettion Security Mais que um software, gestão em Internet. A Net View e a Nettion Security Software se uniram para suprir

Leia mais

Relatorio do trabalho pratico 2

Relatorio do trabalho pratico 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA INE5414 REDES I Aluno: Ramon Dutra Miranda Matricula: 07232120 Relatorio do trabalho pratico 2 O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Componentes de um sistema de firewall - I

Componentes de um sistema de firewall - I Componentes de um sistema de firewall - I O que são Firewalls? Os firewalls são sistemas de segurança que podem ser baseados em: um único elemento de hardware; um único elemento de software instalado num

Leia mais

Fidelize sua operadora e tenha reduções imediatas

Fidelize sua operadora e tenha reduções imediatas Gateway E1-SIP µtech Gateway E1-SIP: a evolução ao seu alcance O conhecido dispositivo para interconexão de redes IP com a rede de telefonia comutada evoluiu. Além de proporcionar a integração de redes

Leia mais

Firewall. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

Firewall. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Firewall Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas

Leia mais

Projeto de Redes de Computadores. Desenvolvimento de Estratégias de Segurança e Gerência

Projeto de Redes de Computadores. Desenvolvimento de Estratégias de Segurança e Gerência Desenvolvimento de Estratégias de Segurança e Gerência Segurança e Gerência são aspectos importantes do projeto lógico de uma rede São freqüentemente esquecidos por projetistas por serem consideradas questões

Leia mais

Redes de Computadores II INF-3A

Redes de Computadores II INF-3A Redes de Computadores II INF-3A 1 ROTEAMENTO 2 Papel do roteador em uma rede de computadores O Roteador é o responsável por encontrar um caminho entre a rede onde está o computador que enviou os dados

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

Características: Switch Industrial Ethernet: Cisco Secure Agent: É isolado de todas as outras redes por um firewall ou por uma lista de acesso

Características: Switch Industrial Ethernet: Cisco Secure Agent: É isolado de todas as outras redes por um firewall ou por uma lista de acesso O switch Industrial Ethernet Cisco Catalyst 2955 garante a confiabilidade o determinismo e a segurança fundamentais para uma rede de controle de produção. A confiabilidade é obtida evitando que PLCs e

Leia mais

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos: CONFIGURAÇÃO DO ATA AUDIO CODES MP20X Configurando o computador para acessar o ATA Acessando Configurando 1. Configurando o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o computador

Leia mais

REDES CONVERGENTES PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM

REDES CONVERGENTES PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM REDES CONVERGENTES PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM Roteiro Introdução a Redes Convergentes. Camadas de uma rede convergente. Desafios na implementação de redes convergentes. Introdução a Redes Convergentes.

Leia mais

Rede GlobalWhitepaper

Rede GlobalWhitepaper Rede GlobalWhitepaper Janeiro 2015 Page 1 of 8 1. Visão Geral...3 2. Conectividade Global, qualidade do serviço e confiabilidade...4 2.1 Qualidade Excepcional...4 2.2 Resiliência e Confiança...4 3. Terminais

Leia mais

ANTES DE PROSSEGUIR GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ CONHECESSE NOSSOS NOVOS CLIENTES E NOSSA NOVA TECNOLOGIA COM RECONHECIMENTO DE VOZ.

ANTES DE PROSSEGUIR GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ CONHECESSE NOSSOS NOVOS CLIENTES E NOSSA NOVA TECNOLOGIA COM RECONHECIMENTO DE VOZ. ANTES DE PROSSEGUIR GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ CONHECESSE NOSSOS NOVOS CLIENTES E NOSSA NOVA TECNOLOGIA COM RECONHECIMENTO DE VOZ. NOSSA URA OUVE, ENTENDE E RESPONDE ÀS SOLICITAÇÕES DOS CLIENTES SEM PRECISAR

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

Redes WAN. Prof. Walter Cunha

Redes WAN. Prof. Walter Cunha Redes WAN Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha Comutação por Circuito Todos os recursos necessários em todos os subsistemas de telecomunicação que conectam origem e destino, são reservados durante todo

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Auditoria e Segurança da Informação GSI536. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Auditoria e Segurança da Informação GSI536. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Auditoria e Segurança da Informação GSI536 Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Tópicos Motivação Utilização cada vez maior da Internet e a criação de ambientes cooperativos, levam a uma crescente preocupação

Leia mais

Segurança em Sistemas de Informação Tecnologias associadas a Firewall

Segurança em Sistemas de Informação Tecnologias associadas a Firewall Algumas definições Firewall Um componente ou conjunto de componentes que restringe acessos entre redes; Host Um computador ou um dispositivo conectado à rede; Bastion Host Um dispositivo que deve ser extremamente

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Ofício nº 137/2006/CPL/SAA/SE/MEC REFERÊNCIA: Pregão nº 44/2006 Brasília, 12 de dezembro de 2006. ASSUNTO: QUESTIONAMENTOS

Leia mais

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP 1 INTRODUÇÃO Devido ao crescimento da Internet, tanto do ponto de vista do número de usuários como o de serviços oferecidos, e o rápido progresso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless), tem se

Leia mais

Relatório de performance do Disc-OS 2.0 e Ubuntu server 8.10

Relatório de performance do Disc-OS 2.0 e Ubuntu server 8.10 Relatório de performance do Disc-OS 2.0 e Ubuntu server 8.10 Sumário 1.Resumo...3 2.Objetivo...3 3.Introdução...3 4. Testes...4 4.1) Descrição do cenário de teste:...4 5. Resultados...5 5.1) Teste A: Uma

Leia mais

Firewalls. Firewalls

Firewalls. Firewalls Firewalls Firewalls Paredes Corta-Fogo Regula o Fluxo de Tráfego entre as redes Pacote1 INTERNET Pacote2 INTERNET Pacote3 Firewalls Firewalls Barreira de Comunicação entre duas redes Host, roteador, PC

Leia mais

Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs

Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs Unisul Sistemas de Informação Redes de Computadores Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs Roteamento e Switching Academia Local Cisco UNISUL Instrutora Ana Lúcia Rodrigues Wiggers Presentation_ID

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E O que é roteamento e acesso remoto? Roteamento Um roteador é um dispositivo que gerencia o fluxo de dados entre segmentos da rede,

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 6: Switching Uma rede corporativa

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Conceitos de Segurança Física e Segurança Lógica. Segurança Computacional Redes de Computadores. Professor: Airton Ribeiro Fevereiro de 2016-1

Conceitos de Segurança Física e Segurança Lógica. Segurança Computacional Redes de Computadores. Professor: Airton Ribeiro Fevereiro de 2016-1 Segurança Computacional Redes de Computadores Professor: Airton Ribeiro Fevereiro de 2016-1 1 2 Compreende os mecanismos de proteção baseados em softwares Senhas Listas de controle de acesso - ACL Criptografia

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Sumário Pré-Requisitos de Instalação Física e Lógica do SISLOC...3 Servidores de Dados...3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)...3 Estações

Leia mais

Implementações Tecnológicas 2014/2015

Implementações Tecnológicas 2014/2015 Implementações Tecnológicas 2014/2015 1. Conexão direta entre as Unidades - Contrato anexo 8790 A Escola do Futuro e Provedor Americanet implementou um link ponto a ponto de 5Mb com fibra ótica interligando

Leia mais

Firewall. Tutorial Firewall em Linux Acadêmicos: Felipe Zottis e Cleber Pivetta

Firewall. Tutorial Firewall em Linux Acadêmicos: Felipe Zottis e Cleber Pivetta Tutorial Firewall em Linux Acadêmicos: Felipe Zottis e Cleber Pivetta Firewall Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas FICHA DE TRABALHO FIREWALL E NAT José Vitor Nogueira Santos FT 22-0841 Mealhada, 2009 1. Descrever o funcionamento

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes de Telecomunicações

Tópicos Especiais em Redes de Telecomunicações Tópicos Especiais em Redes de Telecomunicações Redes definidas por software e Computação em Nuvem Prof. Rodrigo de Souza Couto Informações Gerais Prof. Rodrigo de Souza Couto E-mail: rodsouzacouto@ieee.org

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Revisão da Aula 1. Redes LAN e WAN. Aprofundamento nos Serviços de

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Redes Convergentes II Professor: José Maurício S. Pinheiro

Leia mais

CAMADA DE REDE. UD 2 Aula 3 Professor João Carneiro Arquitetura de Redes 1º e 2º Semestres UNIPLAN

CAMADA DE REDE. UD 2 Aula 3 Professor João Carneiro Arquitetura de Redes 1º e 2º Semestres UNIPLAN CAMADA DE REDE UD 2 Aula 3 Professor João Carneiro Arquitetura de Redes 1º e 2º Semestres UNIPLAN Modelo de Referência Híbrido Adoção didática de um modelo de referência híbrido Modelo OSI modificado Protocolos

Leia mais

Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais

Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais Módulo 3: VoIP INATEL Competence Center treinamento@inatel.br Tel: (35) 3471-9330 As telecomunicações vêm passando por uma grande revolução, resultante do

Leia mais

Soluções em roteamento de voz

Soluções em roteamento de voz Soluções em roteamento de voz Solução completa para roteamento de voz Estabelecida em 1994 Matrai Tecnologia e Sistemas é uma empresa especializada no desenvolvimento e integração de sistemas para telecomunicações.

Leia mais

Serviço de datagrama não confiável Endereçamento hierárquico. Facilidade de fragmentação e remontagem de pacotes

Serviço de datagrama não confiável Endereçamento hierárquico. Facilidade de fragmentação e remontagem de pacotes IP Os endereços IP são números com 32 bits, normalmente escritos como quatro octetos (em decimal), por exemplo 128.6.4.7. A primeira parte do endereço identifica uma rede especifica na interrede, a segunda

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Guia do usuário Placa VoIP

Guia do usuário Placa VoIP Guia do usuário Placa VoIP Versão 02/07 Caro usuário, Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa VoIP é um acessório que poderá ser utilizado em todas as

Leia mais

Funcionalidade Escalabilidade Adaptabilidade Gerenciabilidade

Funcionalidade Escalabilidade Adaptabilidade Gerenciabilidade Projeto de Redes Requisitos Funcionalidade -- A rede precisa funcionar. A rede precisa permitir que os usuários desempenhem os seus deveres profissionais. A rede precisa oferecer conectividade de usuário-para-usuário

Leia mais

ASTERISK. João Cepêda & Luís Borges SCOM 2013

ASTERISK. João Cepêda & Luís Borges SCOM 2013 ASTERISK João Cepêda & Luís Borges SCOM 2013 VISÃO GERAL O que é Como funciona Principais Funcionalidades Vantagens vs PBX convencional O QUE É Software open-source, que corre sobre a plataforma Linux;

Leia mais

Data) 31/08/2015. Empresa) Motorola. Questionamento 01. Questionamentos sobre itens do Projeto Básico. 1. Consoles de Despacho - CeCoCo

Data) 31/08/2015. Empresa) Motorola. Questionamento 01. Questionamentos sobre itens do Projeto Básico. 1. Consoles de Despacho - CeCoCo Questionamentos RDC 1/2015 Data) 31/08/2015 Empresa) Motorola Questionamento 01 Questionamentos sobre itens do Projeto Básico 1. Consoles de Despacho - CeCoCo 4.3 Instalação do Centro de Controle A maioria

Leia mais

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA Através dos elementos que fazem parte do projeto do sistema é que podemos determinar quais as partes do sistema que serão atribuídas às quais tipos

Leia mais

Plataforma Sentinela

Plataforma Sentinela Plataforma Sentinela A plataforma completa para segurança corporativa A plataforma Sentinela é a mais completa plataforma para monitoramento e interceptação em tempo real, gravação e bilhetagem de chamadas

Leia mais

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona. Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Switch na Camada 2: Comutação www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução A conexão entre duas portas de entrada e saída, bem como a transferência de

Leia mais

www.aker.com.br parcerias de sucesso 200 maiores Construindo top Sobre a Aker Curiosidades Aker Security Solutions A Aker está entre as

www.aker.com.br parcerias de sucesso 200 maiores Construindo top Sobre a Aker Curiosidades Aker Security Solutions A Aker está entre as Sobre a Aker Investir em tecnologia de ponta é garantir a segurança dos dados de sua empresa, aumentando a produtividade de seus funcionários e a rentabilidade do seu negócio. A Aker Security Solutions,

Leia mais

Gerência de Redes NOC

Gerência de Redes NOC Gerência de Redes NOC Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os conceitos fundamentais, assim como os elementos relacionados a um dos principais componentes

Leia mais

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE INTRODUÇÃO (KUROSE) A Camada de Rede é uma peça central da arquitetura de rede em camadas A sua função é a de fornecer serviços de comunicação diretamente aos processos

Leia mais

Aula 20. Roteamento em Redes de Dados. Eytan Modiano MIT

Aula 20. Roteamento em Redes de Dados. Eytan Modiano MIT Aula 20 Roteamento em Redes de Dados Eytan Modiano MIT 1 Roteamento Deve escolher rotas para vários pares origem, destino (pares O/D) ou para várias sessões. Roteamento datagrama: a rota é escolhida para

Leia mais

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rua Coronel Botelho, 64 - Alto da Lapa - CEP: 05088-020 São Paulo - SP - Brasil +55 (11) 3832-6102 PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais