RESPOSTAS FISIOLÓGICAS EM PREMATUROS: COMPARAÇÃO ENTRE. Autores: JANAÍNA DE ALENCAR NUNES, MARIA CLAUDIA CUNHA,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPOSTAS FISIOLÓGICAS EM PREMATUROS: COMPARAÇÃO ENTRE. Autores: JANAÍNA DE ALENCAR NUNES, MARIA CLAUDIA CUNHA,"

Transcrição

1 RESPOSTAS FISIOLÓGICAS EM PREMATUROS: COMPARAÇÃO ENTRE AS TÉCNICAS DE COPO E SONDA-DEDO. Autores: JANAÍNA DE ALENCAR NUNES, MARIA CLAUDIA CUNHA, Palavras-chaves: Alimentação Artificial; Prematuro; Sinais Vitais. INTRODUÇÃO A alimentação representa contínuo desafio para os responsáveis pela nutrição do neonato, principalmente daqueles prematuros de muito baixo peso ao nascer 1. Alguns profissionais defendem a ideia de que o recém-nascido pré-termo (RNPT) deve utilizar o copo ( cup-feeding ) 2. Esse é um método alternativo para alimentar o recém-nascido (RN), proposto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância 3. Tal procedimento tem lugar quando os RNs ainda não estão sendo amamentados exclusivamente no seio materno (SM), ou quando a mãe está impossibilitada de amamentar 2. Por sua vez, profissionais da saúde acreditam que a sonda-dedo ( finger feeding ) deve ser utilizada, a fim de favorecer a sucção nos RNPT que estejam em transição da alimentação gástrica para via oral na ausência da mãe, quando

2 são impossibilitados de receber a dieta no SM ou como complemento de via oral em RN em geral 4. Diante dessas diferentes tendências, observa-se no serviço do hospital onde foi realizada a presente pesquisa, que os RNPT possuem mais facilidade em realizar a sucção com a técnica sonda-dedo, provavelmente, devido à semelhança do dispositivo - que envolve o dedo mínimo enluvado do fonoaudiólogo - com o SM. Segue-se a justificativa dessa hipótese preliminar. Articulando a fisiologia da sucção com a subjetividade, destaca-se que na primeira etapa de evolução sexual pré-genital (fase oral) descrita por Freud 5, é de fundamental importância o contato da cavidade oral do RN com o seio materno durante a sucção, já que esse contato proporciona uma experiência prazerosa na medida em que a região oral do bebê é mobilizada como zona erógena 6. Assim, é possível supor que, nos casos dos RNPT, especialmente os que ficam internados por um longo período de tempo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a precariedade da interação com a mãe e, nesse contexto, as dificuldades/limitações em realizar a sucção do SM, pode comprometer o funcionamento orgânico e psíquico do bebê.

3

4 OBJETIVO Avaliar as respostas fisiológicas, tempo de internação e peso dos RNPT em UTIN na oferta da dieta pelas técnicas de alimentação via copo e sondadedo, simultaneamente ao aleitamento materno (AM).

5 MÉTODO Trata-se de um ensaio clínico simultâneo. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética do Hospital e da Plataforma Brasil, sob o parecer número Casuística: 25 RNPT de ambos os sexos, internados na UTIN do Hospital Público Estadual no período de outubro de 2011 a fevereiro de 2012 e que estavam sendo amamentados no SM. A amostra foi dividida em dois grupos: 8 (32,0%) RNPT que receberam a dieta no copo (GCP) e 17 (68%) pela sonda-dedo (GSD). Para o GCP foram selecionados os bebês que nasceram em dia par, e para o GSD os que nasceram em dia ímpar. Em ambos os grupos foi oferecido o leite humano ordenhado pela própria mãe ou a fórmula prescrita pelo médico. Critérios de Seleção RNPT com condições clínicas estáveis; idade gestacional (IG) de 35 a 36 semanas (Método Capurro); peso acima de 1300 gramas; monitorados por oxímetro de pulso; internados no período de até duas semanas na UTIN; submetidos a técnica de sucção não-nutritiva (SNN) por meio de estimulação com dedo enluvado concomitante à oferta da dieta via sonda (SOG ou nasogástrica (SNG)) e/ou técnica de relactação por meio de estimulação com

6 mama vazia (concomitante a oferta de dieta via SOG ou SNG e em AM). Foram excluídos do estudo RNPT com alterações neurológicas e/ou uso de drogas (sedativos/hipnóticos), em uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas nasal, deformidades faciais que influencia na função alimentar, síndromes genéticas, com diagnóstico médico de anomalias estruturais de orofaringolaringe (traqueomalácia, laringomalácia, estenose de traqueia ou laringe, etc.). Procedimentos A seleção dos sujeitos foi realizada por meio da consulta aos prontuários padronizados do Serviço de Neonatologia da UTIN do hospital. Para oferecer o copo, foi posicionado o copo com leite junto aos lábios do bebê iniciando a sucção. Evitou-se derramar o leite na boca do bebê, apenas segurar o copo próximo ao seu lábio. Para oferecer a dieta na sonda-dedo foi utilizada uma sonda número quatro, fixada ao dedo mínimo enluvado da pesquisadora por meio de fino esparadrapo. Uma extremidade ficava no dedo, e a outra extremidade dentro do copo.

7 Durante a oferta, em ambos os grupos, nos três minutos iniciais, foram medidos e anotados os valores constante da FC e SatO2 com o oxímetro portátil da marca Fingertip Oximeter, no pé direito do RNPT. Após um minuto cronometrado de intervalo, esses valores foram novamente avaliados. Considerou-se como bradicardia, FC inferior a 80 batimentos por minuto (bpm) e taquicardia, FC superior a 160 bpm. Assumiu-se um nível descritivo de 5% para significância estatística. Os dados foram tabulados em Excel e analisados pelo programa SPSS versão 17.0 para Windows. RESULTADOS Para a caracterização desse estudo, foram selecionados 25 RNPT da UTIN; sendo que 33 foram excluídos conforme os critérios de exclusão a seguir: 17 eram RN à termo; sete (7) RNPT não tinham iniciado o AM; cinco (5) estavam em uso de CPAP nasal; três (3) apresentavam comprometimento neurológico e um (1) apresentava deformidade facial (Fissura Labiopalatiana).

8 Foram avaliados 19 (100%) RNPT, sendo 09 (47,4%) pertencentes ao GCP e 10 (52,6%) ao GSD. Destaca-se que fizeram parte deste último grupo dois pares de gêmeos. A Tabela 1 apresenta a estatística descritiva das variáveis de comparação ao início do estudo. Observa-se que os grupos analisados foram homogêneos, evidenciando a qualidade do processo de randomização (p>0,05). Em relação a SatO2 segundo GCP e GSD verifica-se que não houve diferença estatisticamente significativa nas medidas de SatO2 avaliadas antes, durante e depois da oferta da dieta. Contudo, na análise GEE considerando dois fatores, grupo e tempo, caracterizado pelos dias de internação, identifica-se o efeito interação Grupo versus Tempo presente para este desfecho (p<0,001). Nota-se que a diferença entre os grupos ao longo do tempo não foi constante (Tabela 2). Na Tabela 3, observa-se que houve diferença estatisticamente significativa em relação à FC somente para os dias 4, 8 e 10 no GCP. Quanto ao GSD, observa-se que para o dia 5 houve diferença estatisticamente significativa antes e durante (teste de Dunn). Para o dia 7, também foi verificada a diferença nos momentos antes e durante.

9 Na análise pelo GEE, verifica-se que ao longo da alimentação para os dias expostos (Tabela 3), a FC do GCP esteve superior somente nos dias 4 e 5 (p<0,001). Para demais dias o GSD apresentou valores médios superiores. Na Tabela 4 verifica-se que para o peso, somente o efeito principal tempo apresentou diferença entre o início das intervenções fonoaudiológicas e a alta

10 DISCUSSÃO Quanto ao tempo de internação, observou-se no presente estudo que o GSD apresentou menos tempo de internação. Vale a pena ressaltar que foi definido como critério metodológico de inclusão, tempo de internação de até duas semanas (14 dias), visando uniformizar a amostra e evitar possíveis interferências dessa variável nos dados fisiológicos buscados em relação às duas técnicas de alimentação. Em relação a SatO2 segundo grupo verifica-se que não houve diferença estatisticamente significativa. Os dados corroboram com as pesquisas 2,7 que demonstraram que os RNPT com o uso do copo apresentaram melhores resultados em relação à estabilidade fisiológica de SatO2. No recente estudo de López et al. 8 observaram SatO2 inferior a 85% após a oferta da dieta no copo, na qual não confirma os dados do presente estudo. Os autores destacam que a possível queda de SatO2 pode estar relacionada ao maior esforço feito pelo RNPT na tentativa de sugar o alimento do copo, uma vez que não foram observados episódios de aspiração. Tal variável não é apontada em estudos com uso da técnica sonda-dedo de forma a permitir comparação desse dado.

11 Quanto às medidas de FC, as variações nos dias 4, 8 e 10 no GCP, e nos dias 5 e 7 do GSD podem ser justificadas devido: aos sinais de estresse, de excesso de manuseio, procedimentos dolorosos, dor, ruído 9 ou, devido à falta de AM. Esse último dado não foi avaliado durante o estudo, mas pesquisas demonstram que a relação de alimentação entre a mãe e o RN é influenciada por fatores fisiológicos e interacionais 10. Em relação à análise do peso, esse aspecto foi avaliado comparativamente entre o início das intervenções fonoaudiológicas e o momento da alta hospitalar. Observou-se que houve ganho estatisticamente significativo no valor mediano do peso para ambos os grupos, verificando que no GCP o maior ganho de peso foi devido o maior tempo de internação.

12 CONCLUSÃO Não foram observadas diferenças quanto à SatO2 e FC nos RNPT alimentados pelas técnicas copo e sonda-dedo. Contudo, ao se analisar o fator tempo, os grupos apresentaram algumas diferenças, não contínuas, que necessitam de outros estudos para melhor compreensão do efeito. O GSD apresentou menos tempo de internação e o GCP apresentaram maior ganho de peso devido o maior tempo de internação.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. OLIVEIRA AG, SIQUEIRA PP, ABREU LC. Cuidados nutricionais no recém-nascido de muito baixo peso. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, ago. 2008;18(2): GUTIERREZ L, DELGADO SE, COSTA APC. A Caracterização do uso da técnica do copo em UTI neonatal de um Hospital Público. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2006;16(1): WHO, UNICEF. Aconselhamento em amamentação: um curso de treinamento: manual do participante. São Paulo: Secretaria do Estado da Saúde; FUJINAGA CI, VENSON C, CZLUNIAK RG. Estimulação da sucção não nutritiva na mama vazia em bebês prematuros: relato de casos. Rev Soc Bras Fonoaudiol 2010;15(3): FREUD S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em: Obras Psicológicas Completas, V. VII. Rio de Janeiro: Imago Editora, ALMEIDA BHP. Pulsão de Morte: Convergências e Divergências entre Sigmund Freud e Wilhelm Reich. Curitiba: Centro Reichiano, 2007.

14 Disponível em: /artigos.htm. Acesso em: 11/10/ AQUINO RR, OSÓRIO MM. Alimentação do recém-nascido pré-termo: métodos alternativos de transição da gavagem para o peito materno. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2008;8(1): LOPÉZ CP, CHIARI BM, FURKIM AM, GUEDES ZCF. Avaliação da deglutição em prematuros com mamadeira e copo. CoDAS 2014;26(1): CRUVINEL FG, PAULETI CM. Formas de Atendimento Humanizado ao Recém-Nascido pré-termo ou de baixo peso na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Uma Revisão. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, 2009;9(1): RAMSAY M. Habilidades de alimentação, apetite e comportamento alimentar de bebês e crianças pequenas e seu impacto sobre o crescimento e o desenvolvimento psicológico. In: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [on-line]. Montreal, Quebec: Centre of Excellence for Early Childhood Development; 2011:1-9.

15 ANEXO Tabela 1 Número e percentual de RNPT para as variáveis de comparação ao início do estudo Variável GCP GSD p* n (%) n (%) Gênero masculino 4 (50,0) 9 (52,9) 1,000 feminino 4 (50,0) 8 (47,1) Variável GCP GSD p Idade (semanas) gestacional média 35,7 35,2 0,883 (dp) (0,8) (2,1) mediana 36,0 36,0 mínimo 34,0 30,0 máximo 36,5 38,5 Peso ao nascer (kg) média 2.215, ,9 0,200 (dp) (592,2) (427,9) mediana 2.275, ,0 mínimo 1.090, ,0 máximo 2.880, ,0 Peso que iniciou a intervenção fonoaudiológica (kg) média 2.386, ,0 0,440 (dp) (478,7) (435,1) mediana 2.232, ,0 mínimo 1.885, ,0 máximo 3.130, ,0 Tempo de internação (dias) média 8,1 5,3 0,065 (dp) (3,4) (3,2) mediana 9,5 5,0 mínimo 1 1

16 * Teste Exato de Fisher; Kruskal-Wallis *GCP: grupo copo; GSD: grupo sonda-dedo. máximo 11 12

17 17 Tabela 2 Número e percentual de RNPT, segundo SatO2 antes, durante e depois do recebimento da dieta para os grupos S ato2 COPO DIA n Antes Durante Depois p* média (dp) Mediana min-máx média (dp) min-máx mediana média (dp) min-máx ,9 (7,9) 90,5 mediana ,5 (4,6) ,6 (6,3) ,341 93, 0 88, ,3 (4,5) 95, ,3 (3,1) 96, ,0 (2,2) 95, , ,4 (3,7) 95, ,7 (2,5) 96, ,1 (3,8) 96, , ,3 (2,0) 97, ,4 (2,2) 95, ,7 (3,9) 97, , ,6 (3,7) 96, ,0 (2,1) 96, ,1 (1,3) 96, , ,2 (1,2) 96, ,2 (1,5) 97, ,3 (1,4) 96, , ,8 (1,6) 97, ,8 (1,2) 97, ,8 (0,8) 97, , ,7 (0,8) 95, ,3 (0,5) 96, ,7 (1,2) 96, , ,8 (0,4) 96, ,3 (1,5) 97, ,2 (0,4) 97, , ,3 (1,0) 97, ,8 (1,0) 97, ,3 (1,5) 96, ,319 SatO2 SONDA-DEDO DIA n Antes Durante Depois p* média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx ,4 (1,9) 96, ,4 (2,3) 96, ,9 (4,5) 95, , ,5 (2,9) 95, ,9 (2,3) 96, ,2 (3,0) 96, , ,1 (5,2) 96, ,2 (5,3) 96, ,3 (5,2) 96, , ,6 (1,9) 97, ,6 (2,9) 97, ,9 (2,3) 96, , ,4 (2,2) 97, ,0 (3,3) 97, ,7 (2,7) 96, , ,5 (4,5) 96, ,0 (3,0) 97, ,3 (3,0) 96, , ,3 (3,3) 97, ,2 (1,5) 97, ,0 (1,5) 96, , ,0 (1,0) 97, ,0 (1,0) 96, ,3 (0,6) 96, , ,5 (0,7) 96, ,0 (1,4) 96, ,5 (0,7) 97, , ,5 (2,1) 97, ,0 (0,0) 96, ,5 (0,7) 97, ,368

18 ,0 (0,0) 97, ,5 (2,1) 96, ,0 (0,0) 96, ,607 *Teste Friedman; valor de p para o teste GEE segundo Grupo p=0,055, Tempo p<0,001, Grupo X Tempo p<0,001. SatO2- Saturação de Oxigênio Tabela 3 Número e percentual de RNPT, segundo FC antes, durante e depois do recebimento da dieta para os grupos Frequência Cardíaca COPO DIA n Antes Durante Depois p* média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx ,4 (10,4) 133, ,8 (18,2) 143, ,4 (22,5) 132, , ,3 (6,9) 145, ,6 (13,6) 143, ,6 (10,4) 144, , ,3 (5,2) 142, ,3 (10,2) 151, ,4 (8,2) 153, , ,7 (8,9) 150, ,9 (10,3) 160, ,3 (13,5) 148, , ,7 (4,9) 153, ,9 (10,4) 157, ,1 (2,7) 153, , ,5 (12,8) 148, ,2 (11,4) 152, ,8 (17,4) 147, , ,7 (13,8) 145, ,3 (7,3) 152, ,5 (14,3) 147, , ,0 (14,7) 148, ,2 (9,3) 154, ,5 (7,9) 150, , ,3 (19,4) 147, ,3 (10,2) 153, ,3 (8,0) 148, , ,5 (11,2) 148, ,8 (4,5) 155, ,8 (10,9) 144, ,050 Frequência Cardíaca SONDA-DEDO DIA n Antes Durante Depois p* média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx ,4 (22,8) 137, ,3 (16,5) 145, ,4 (13,8) 145, , ,0 (24,0) 140, ,1 (20,2) 148, ,3 (12,8) 145, , ,1 (13,1) 146, ,2 (10,6) 149, ,8 (10,1) 147, , ,1 (18,7) 141, ,3 (21,3) 137, ,8 (16,0) 140, , ,5 (12,0) 140, ,2 (13,0) 146, ,5 (14,1) 146, , ,6 (18,8) 146, ,9 (17,6) 148, ,9 (16,8) 151, , ,8 (21,7) 139, ,2 (20,9) 151, ,7 (16,5) 145, , ,7 (7,5) 148, ,7 (2,5) 155, ,0 (4,4) 150, , ,5 (6,4) 149, ,5 (2,1) 156, ,5 (0,7) 153, ,223

19 ,5 (2,1) 149, ,0 (4,2) 154, ,0 (1,4) 153, , ,5 (0,7) 153, ,5 (0,7) 160, ,5 (0,7) 157, ,135 * Teste de Freidman; valor de p para o teste GEE segundo Grupo p=0,056, Tempo p<0,001, Grupo X Tempo p<0,001, Tabela 4 Número e percentual de RNPT, segundo peso no início da intervenção fonoaudiológica e na alta para GCP e GSD Peso (kg) Grupos n Início da intervenção fonoaudiológica Na alta hospitalar p* média (dp) mediana min-máx média (dp) mediana min-máx COPO 2.386,3 (478,7) 2.232, ,0 (461,2) 2.543, ,012 SONDA ,0 (435,1) 2.160, ,5 (459,3) 2.290, ,001 DEDO * Teste de Wilcoxon; valor de p para o teste GEE segundo Grupo p=0,186, Tempo p=0,002, Grupo X Tempo p=0.483,

Janaína de Alencar Nunes

Janaína de Alencar Nunes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Janaína de Alencar Nunes ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS DE ALIMENTAÇÃO EM PREMATUROS: PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E INTERAÇÃO MÃE E BEBÊ DOUTORADO EM FONOAUDIOLOGIA

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE UBERABA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE UBERABA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PREMATUROS ALIMENTADOS COM FÓRMULA INFANTIL OU PARA RECÉM-NASCIDOS ASSOCIADA OU NÃO AO LEITE MATERNO E NUTRIÇÃO PARENTERAL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Alimentação do Recém-Nascido Pré-Termo: Revisão Integrativa

Alimentação do Recém-Nascido Pré-Termo: Revisão Integrativa Alimentação do Recém-Nascido Pré-Termo: Revisão Integrativa Autores: NAYARA MOTA DE AQUINO, MAILA GIL PEDROSA, PAULA MARCONDES PINHEIRO, AMÉLIA AUGUSTA DE LIMA FRICHE, Resumo Expandido Introdução: Os avanços

Leia mais

TRANSIÇÃO ALIMENTAR EM RECÉM-NASCIDOS COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR E ALEITAMENTO MATERNO

TRANSIÇÃO ALIMENTAR EM RECÉM-NASCIDOS COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR E ALEITAMENTO MATERNO TRANSIÇÃO ALIMENTAR EM RECÉM-NASCIDOS COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO, UERJ - RJ, BRASIL Fga. Daiana Evangelista e Fga. Andressa Oliveira INTRODUÇÃO: DISPLASIA BRONCOPULMONAR

Leia mais

Residência Saúde Fonoaudiologia DISCURSIVA C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL

Residência Saúde Fonoaudiologia DISCURSIVA C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A Fonoaudiologia DISCURSIVA Residência Saúde 2012 ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação do gabarito - Prova Discursiva 31/10/2011

Leia mais

FACULDADE SÃO LUCAS CLAUDINEIA VIEIRA LOPES SUCÇÃO EM MAMA VAZIA ASSOCIADO AO COPO NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO

FACULDADE SÃO LUCAS CLAUDINEIA VIEIRA LOPES SUCÇÃO EM MAMA VAZIA ASSOCIADO AO COPO NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO FACULDADE SÃO LUCAS CLAUDINEIA VIEIRA LOPES SUCÇÃO EM MAMA VAZIA ASSOCIADO AO COPO NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO Porto Velho 2016 CLAUDINEIA VIEIRA LOPES SUCÇÃO EM MAMA VAZIA ASSOCIADO AO COPO NA

Leia mais

O LEITE IDEAL PARA O RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO E A TRANSIÇÃO DA SONDA PARA O PEITO

O LEITE IDEAL PARA O RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO E A TRANSIÇÃO DA SONDA PARA O PEITO ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO Da sonda para o peito e do peito para a vida inteira Introdução O avanço da neonatologia e o advento das unidades neonatais tem aumentado significativamente a sobrevida de recém-nascidos

Leia mais

Estimulação da sucção não nutritiva na mama vazia em bebês prematuros: relato de casos

Estimulação da sucção não nutritiva na mama vazia em bebês prematuros: relato de casos Relato de Caso Estimulação da sucção não nutritiva na mama vazia em bebês prematuros: relato de casos Non-nutritive sucking stimulation on the emptied breast in preterm infants: case report Crisiane Venson

Leia mais

conhecidos pela comunidade científica e difundidos na sociedade, principalmente aqueles que

conhecidos pela comunidade científica e difundidos na sociedade, principalmente aqueles que FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE SEGUNDO RELATO DE MÃES EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Letícia de Sá Evelin (bolsista do PIBIC-AF/ UFPI 1 ), Teresinha Soares Pereira Lopes (Orientadora, Depto de

Leia mais

Nutrição Neonatal. Rivianny Arrais Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará

Nutrição Neonatal. Rivianny Arrais Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará Nutrição Neonatal Rivianny Arrais Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará Nutrição neonatal Recomendação: Fornecer nutrientes suficientes aos recém-nascidos para que eles alcancem adequado

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL 1 Jaiana Kevilin Gubert²; Cláudia Silveira Viera³; Silvana Delatore 4 INTRODUÇÃO A

Leia mais

Maíra Faria Nogueira FATORES ASSOCIADOS À INCOORDENAÇÃO SUCÇÃO-DEGLUTIÇÃO-RESPIRAÇÃO EM RECÉM-NASCIDOS DE RISCO

Maíra Faria Nogueira FATORES ASSOCIADOS À INCOORDENAÇÃO SUCÇÃO-DEGLUTIÇÃO-RESPIRAÇÃO EM RECÉM-NASCIDOS DE RISCO Maíra Faria Nogueira FATORES ASSOCIADOS À INCOORDENAÇÃO SUCÇÃO-DEGLUTIÇÃO-RESPIRAÇÃO EM RECÉM-NASCIDOS DE RISCO Trabalho apresentado à banca examinadora para conclusão do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade

Leia mais

Aplicação do instrumento de avaliação da prontidão do prematuro para iniciar alimentação oral e desempenho em seio materno com translactação*

Aplicação do instrumento de avaliação da prontidão do prematuro para iniciar alimentação oral e desempenho em seio materno com translactação* Aplicação do instrumento de avaliação da prontidão do prematuro para iniciar alimentação oral e desempenho em seio materno com translactação* Cristina Ide Fujinaga; Nelma Ellen Zamberlan; Claudia B. dos

Leia mais

FATORES QUE INFLUENCIAM O USO DA MAMADEIRA COMO FORMA DE ALIMENTAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO INTERNADOS EM HOSPITAIS DE SÃO LUÍS-MA

FATORES QUE INFLUENCIAM O USO DA MAMADEIRA COMO FORMA DE ALIMENTAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO INTERNADOS EM HOSPITAIS DE SÃO LUÍS-MA Rev. Ciênc. Saúde v.14, n. 2, p. 113-118, jul-dez, 2012 FATORES QUE INFLUENCIAM O USO DA MAMADEIRA COMO FORMA DE ALIMENTAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO INTERNADOS EM HOSPITAIS DE SÃO LUÍS-MA NIKOLIC,

Leia mais

FACULDADE SÃO LUCAS. Carina de Oliveira Bessa SUCÇÃO EM MAMA ESVAZIADA NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO

FACULDADE SÃO LUCAS. Carina de Oliveira Bessa SUCÇÃO EM MAMA ESVAZIADA NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO FACULDADE SÃO LUCAS Carina de Oliveira Bessa SUCÇÃO EM MAMA ESVAZIADA NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO Porto Velho 2016 CARINA DE OLIVEIRA BESSA SUCÇÃO EM MAMA ESVAZIADA NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR DO PREMATURO

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE Tatiane Patrícia da Silva 1 ; Maria Gorete Lucena de Vasconcelos 2 1 Estudante do Curso de Enfermagem- CCS UFPE; E-mail: tatianne_ps@hotmail.com,

Leia mais

Título do Trabalho: Relação entre Tipo de Parto e Complicações Maternas nos Indicadores Neurocomportamentais de Recém-Nascidos Pré-Termo

Título do Trabalho: Relação entre Tipo de Parto e Complicações Maternas nos Indicadores Neurocomportamentais de Recém-Nascidos Pré-Termo Introdução Os avanços da perinatologia nos últimos anos trouxeram uma significativa redução nos índices de morbi-mortalidade de bebês prematuros. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2012). A queda desses índices

Leia mais

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato EDILAINE APARECIDA FREITAS(UNINGÁ) 1 HILTON VIZI MARTINEZ(UNINGÁ)

Leia mais

GEP NEWS, Maceió, V.2, n.2, p , abr./jun. 2018

GEP NEWS, Maceió, V.2, n.2, p , abr./jun. 2018 PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO INICIO TARDIO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS NASCIDOS EM MATERNIDADE DE REFERÊNCIA DE ALTO RISCO DE MACEIÓ, ALAGOAS Micaely Cristina dos Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Lidiane de Oliveira Carvalho PERFIL DE USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE 2018 Lidiane de

Leia mais

TÍTULO: FATORES BIOPSICOSSOCIOCULTURAIS ASSOCIADOS AO DESMAME ANTES DOS 24 MESES DE IDADE

TÍTULO: FATORES BIOPSICOSSOCIOCULTURAIS ASSOCIADOS AO DESMAME ANTES DOS 24 MESES DE IDADE TÍTULO: FATORES BIOPSICOSSOCIOCULTURAIS ASSOCIADOS AO DESMAME ANTES DOS 24 MESES DE IDADE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

O USO DO COPO NA ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES: EXISTE UM MODELO IDEAL?

O USO DO COPO NA ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES: EXISTE UM MODELO IDEAL? 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 O USO DO COPO NA ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES: EXISTE UM MODELO IDEAL? Priscila Amanda Ramos Galego 1 ; Cristiane Faccio Gomes 2 RESUMO: Este estudo teve como

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MÃE CANGURU NAS UNIDADES NEONATAIS E O VALOR DA HUMANIZAÇÃO NO SEU ATENDIMENTO.

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MÃE CANGURU NAS UNIDADES NEONATAIS E O VALOR DA HUMANIZAÇÃO NO SEU ATENDIMENTO. TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MÃE CANGURU NAS UNIDADES NEONATAIS E O VALOR DA HUMANIZAÇÃO NO SEU ATENDIMENTO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 492, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre a regulamentação da atuação do profissional fonoaudiólogo em disfagia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa, no

Leia mais

MÉTODO CANGURÚ NEONATOLOGIA

MÉTODO CANGURÚ NEONATOLOGIA MÉTODO CANGURÚ Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro NEONATOLOGIA A Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Cangurú é política de saúde

Leia mais

1. Distúrbios da voz 2. Fatores de risco 3. Condições do trabalho

1. Distúrbios da voz 2. Fatores de risco 3. Condições do trabalho Associação entre fatores de risco ambientais e organizacionais do trabalho e distúrbios vocais em professores da rede estadual de ensino de alagoas estudo de caso-controle 1. Distúrbios da voz 2. Fatores

Leia mais

SINAIS VITAIS E DERRAMAMENTO DA DIETA COM O USO DO COPO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

SINAIS VITAIS E DERRAMAMENTO DA DIETA COM O USO DO COPO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO 22 SINAIS VITAIS E DERRAMAMENTO DA DIETA COM O USO DO COPO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO Jéssica Pereira Corrêa da SILVA 1 ; Ana Cláudia Reis ANTONIO 1 ; Claudia Helena Michalski de SOUSA 1 ; Viviane Castro

Leia mais

Aleitamento materno e Alimentação dos lactentes portadores de fissuras labiopalatais (FLP)

Aleitamento materno e Alimentação dos lactentes portadores de fissuras labiopalatais (FLP) Aleitamento materno e Alimentação dos lactentes portadores de fissuras labiopalatais (FLP) M.Sc. Profª Viviane Marques O fonoaudiólogo deve ter o primeiro contato com o portador de FLP ainda na maternidade

Leia mais

Marlou Cristine Ferreira Dalri. Declaração de conflito de interesse

Marlou Cristine Ferreira Dalri. Declaração de conflito de interesse Marlou Cristine Ferreira Dalri Declaração de conflito de interesse Não recebi qualquer forma de pagamento ou auxílio financeiro de entidade pública ou privada para pesquisa ou desenvolvimento de método

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA HARA ALMEIDA COSTA KARINA MEDEIROS DE DEUS HENRIQUES RODRIGO PERNAS CUNHA BENEFÍCIOS

Leia mais

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Baixo ganho ponderal em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM 2010 Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Introdução Baixo ganho ponderal em bebês em AME causa grande angústia profissional e

Leia mais

MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ

MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Rotina do Nutricionista na Unidade Neonatal POP N 3 Data: 08/06/2018 Revisão N Data: Área de Aplicação: Nutrição Clínica Setor: Unidade Neonatal Responsáveis Nome

Leia mais

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças.

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças. Saúde coletiva para a infância Ciclos da Vida Profa. Me. Adriana de Medeiros Melo Membro do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Quais são as principais ações da área

Leia mais

Sistema Estomatognático

Sistema Estomatognático Sistema Estomatognático Profª Viviane Marques @vivianemarquesfono @fonovim www.fonovim.com.br Acervo pessoal: Viviane Marques Exibição das fotos autorizadas pelo responsável. Conceito da formação de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina NUR320 Nutrição Materno-Infantil

Programa Analítico de Disciplina NUR320 Nutrição Materno-Infantil 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade C: Apresentação de pesquisas advindas da extensão universitária

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade C: Apresentação de pesquisas advindas da extensão universitária 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ALEITAMENTO MATERNO

Leia mais

EVELYN MATOS OTONI O ALEITAMENTO MATERNO DO RECÉM NASCIDO PREMATURO INTERNADO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

EVELYN MATOS OTONI O ALEITAMENTO MATERNO DO RECÉM NASCIDO PREMATURO INTERNADO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL EVELYN MATOS OTONI O ALEITAMENTO MATERNO DO RECÉM NASCIDO PREMATURO INTERNADO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Leia mais

Graduanda em Fisioterapia, 7º Semestre, URI - Extensão São Luiz Gonzaga/RS. Bolsista de Extensão. 3

Graduanda em Fisioterapia, 7º Semestre, URI - Extensão São Luiz Gonzaga/RS. Bolsista de Extensão. 3 A UTILIZAÇÃO DE REDES DE BALANÇO EM INCUBADORAS PARA RECÉM- NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAIS COMO UM MÉTODO DE HUMANIZAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA 1 Iara Oliveira

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM BEBÊS PREMATUROS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM BEBÊS PREMATUROS PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM BEBÊS PREMATUROS Tainá de Oliveira Castelanelli Jáima Pinheiro de Oliveira Instituição de origem dos autores: UNESP Marília/SP Eixo Temático:

Leia mais

RELATO. Revista Brasileira de Ciências da Saúde ISSN

RELATO. Revista Brasileira de Ciências da Saúde ISSN RELATO Revista Brasileira de Ciências da Saúde Report DOI:10.4034/RBCS.2016.20.02.10 Volume 20 Número 2 Páginas 157-162 2016 ISSN 1415-2177 Métodos Alternativos de Alimentação do Recém-Nascido Prematuro:

Leia mais

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Silva, MA* *Enfermeiro. Resinte do Programa Residência em Saú da criança e do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba-PR

Leia mais

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010 AMAMENTAÇÃO: OS DEZ PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UM BOM COMEÇO

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010 AMAMENTAÇÃO: OS DEZ PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UM BOM COMEÇO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010 AMAMENTAÇÃO: OS DEZ PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UM BOM COMEÇO O compromisso mundial de apoio aos DEZ PASSOS e à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi estabelecido

Leia mais

SINAIS VITAIS E DERRAMAMENTO DA DIETA COM O USO DO COPO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

SINAIS VITAIS E DERRAMAMENTO DA DIETA COM O USO DO COPO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO Saber Científico, v. 4, n. 2, p. 32 44, 2015 32 SINAIS VITAIS E DERRAMAMENTO DA DIETA COM O USO DO COPO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO VITAL SIGNS AND SHEDDING OF THE DIET BY CUP TO USE TO THE NEWBORN PRETERM

Leia mais

Assistência de enfermagem na transfusão feto-fetal: estudo de caso

Assistência de enfermagem na transfusão feto-fetal: estudo de caso Assistência de enfermagem na transfusão feto-fetal: estudo de caso MARIANA CHISTE LIBÂNIO ZANDARIN (G-UNINGÁ) 1 SILVANA BORTOLUZZI (G-UNINGÁ) ) 1 MARIA DO ROSÁRIO MARTINS (UNINGÁ) 2 RESUMO A Síndrome da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ- TERMO DE ACORDO COM O SEXO

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ- TERMO DE ACORDO COM O SEXO Introdução O nascimento prematuro é um problema de saúde pública mundial, e um dos mais significativos na perinatologia. Nasceram aproximadamente 12,87 milhões bebês prematuros no mundo, apenas em 2005,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Residência Saúde 2014 NÍVEL SUPERIOR. Fonoaudiologia

PADRÃO DE RESPOSTA. Residência Saúde 2014 NÍVEL SUPERIOR. Fonoaudiologia PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2014 NÍVEL SUPERIOR Fonoaudiologia QUESTÃO 1 (12 pontos) a) (6 pontos) Estimulação da sucção não nutritiva (digital ou com chupeta) propicia maior estabilidade; os movimentos

Leia mais

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2008 2 Relatório referente ao ano de 2008 INTRODUÇÃO Os dados apresentados se referem ao ano de 2008, são dados descritivos, foram coletados na base

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO E A TERMO BRASILEIROS DE ACORDO COM PADRÕES NORMATIVOS CANADENSES

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO E A TERMO BRASILEIROS DE ACORDO COM PADRÕES NORMATIVOS CANADENSES COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO E A TERMO BRASILEIROS DE ACORDO COM PADRÕES NORMATIVOS CANADENSES Josy Paula Souza Vieira 1,4 ; Martina Estevam Brom Vieira 2,4 ; Patrícia D Angelles

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Neonatal Morumbi

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Neonatal Morumbi INTRODUÇÃO O Código Amarelo Neonatal atende pacientes entre as faixas etárias de 0 (zero) até 28 dias internados na unidade neonatal que estão no berçário ou juntamente com a mãe nas unidades de internação

Leia mais

DEMANDA PARA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UMA UNIDADE NEONATAL DE UM HOSPITAL-ESCOLA

DEMANDA PARA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UMA UNIDADE NEONATAL DE UM HOSPITAL-ESCOLA 1540 DEMANDA PARA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UMA UNIDADE NEONATAL DE UM HOSPITAL-ESCOLA Demand for speech therapy intervention in neonatal unit of a teaching hospital Mariana Miranda Fumelli Monti

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica DETECÇÃO DE PATOLOGIAS VENTRICULARES EM CÉREBROS DE NEONATOS PREMATUROS ATRAVÉS DA ULTRA-SONOGRAFIA TRANSFONTANELA Ludmilla Marques Rabello 1,4 ; Patrícia D Angelles Pereira 1,4 ; Josy Paula Souza Vieira

Leia mais

Índice de massa corporal e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos institucionalizados

Índice de massa corporal e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos institucionalizados Índice de massa corporal e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos institucionalizados Cadimiel Gomes¹; Raíla Dornelas Toledo²; Rosimar Regina da Silva Araujo³ ¹ Acadêmico do Curso

Leia mais

Juliana Silva de Souza PERFIL DO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO NA UNIDADE NEONATAL DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Juliana Silva de Souza PERFIL DO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO NA UNIDADE NEONATAL DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Juliana Silva de Souza PERFIL DO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO NA UNIDADE NEONATAL DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Trabalho apresentado à banca examinadora para a conclusão

Leia mais

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO RESUMO SEPSE PARA SOCESP 2014 1.INTRODUÇÃO Caracterizada pela presença de infecção associada a manifestações sistêmicas, a sepse é uma resposta inflamatória sistêmica à infecção, sendo causa freqüente

Leia mais

EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO TEMPO DE ALTA HOSPITALAR DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO TEMPO DE ALTA HOSPITALAR DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO 72 Costa CN, Lima GRS, Jorge RM, Malta RACG, Nemr K EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO TEMPO DE ALTA HOSPITALAR DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO Effectiveness of speech, language and hearing therapy

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS ATENDIDAS NA USF VIVER BEM DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS ATENDIDAS NA USF VIVER BEM DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS ATENDIDAS NA USF VIVER BEM DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB Tainá Gomes Diniz; Caroline Severo de Assis; Suzy Souto de Oliveira Faculdade de Ciências

Leia mais

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Lira Moura, Larisse Taliane; Morais Tolentino, Gabriella; Leonel da Silva Costa, Tatiana; Aline, Alessandra Atuação fonoaudiológica

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA-ORAL EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO

INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA-ORAL EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO 599 INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA-ORAL EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO Influence of sensory-motor-oral stimulation on preterm newborns Patricia Pereira Costa (1), Aneline Maria Ruedell (2), Ângela

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO EM UTI NEONATAL

ALEITAMENTO MATERNO EM UTI NEONATAL 58 ALEITAMENTO MATERNO EM UTI NEONATAL I* Helton Andrade Feitoza Pachu II Liane Carvalho Viana RESUMO Este estudo objetivou investigar a prevalência do aleitamento materno em Unidade de Terapia Intensiva

Leia mais

Aleitamento Materno. M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia

Aleitamento Materno. M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Aleitamento Materno M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Profª Viviane Marques Preparação da Mama Exposição da pele da mama ao sol é uma recomendação

Leia mais

FREQÜÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL, NAS MACRO- REGIÕES, ÁREAS URBANAS E RURAIS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS.

FREQÜÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL, NAS MACRO- REGIÕES, ÁREAS URBANAS E RURAIS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS. FREQÜÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL, NAS MACRO- REGIÕES, ÁREAS URBANAS E RURAIS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS. Daniela Wenzel Introdução Estudos da prática da amamentação no Brasil: Estudo Nacional

Leia mais

BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Isabel Carlos da Silva 1, Priscila Freitas 2 Resumo Introdução O método Hammock (redinhas) vem

Leia mais

Fonoaudiologia. Caderno de Questões PROVA DISCURSIVA. SRH Superintendência DESEN. de Recursos Humanos

Fonoaudiologia. Caderno de Questões PROVA DISCURSIVA. SRH Superintendência DESEN. de Recursos Humanos 2012 Caderno de Questões PROVA DISCURSIVA SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Considerando as informações a seguir responda os itens

Leia mais

Caracterização da técnica de transição da alimentação por sonda enteral para seio materno em recém-nascidos prematuros

Caracterização da técnica de transição da alimentação por sonda enteral para seio materno em recém-nascidos prematuros Artigo Original Original Article Andréa Monteiro Correia Medeiros 1 Aline Rosado Maia Oliveira 2 Andréia Martins Fernandes 3 Geysler Angelica dos Santos Guardachoni 4 Juliana Penteado de S. Pinto de Aquino

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA

CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2008 PROVA TIPO C/NN PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA COM ACESSO DIRETO 2 CONCURSO 2008 PARA RESIDÊNCIA MÉDICA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO

Leia mais

Sistemas e Serviços de Saúde Plano Nacional de Saúde, Dados Isabel de Souza 2. Isabel de Souza 09 às 13

Sistemas e Serviços de Saúde Plano Nacional de Saúde, Dados Isabel de Souza 2. Isabel de Souza 09 às 13 Posgraduação em Fisioterapia na Saúde da mulher_015 Ano 015 Inicio 16 de janeiro Fim 8 de novembro Mês Dias Introdução e Temas Complementar es à Saúde da Mulher : Sistemas de saúde, Gestão e marketing

Leia mais

RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 2017 FONOAUDIOLOGIA (201) PROVA DISCURSIVA ORGANIZADOR 1

RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 2017 FONOAUDIOLOGIA (201) PROVA DISCURSIVA ORGANIZADOR 1 RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 07 FONOAUDIOLOGIA (0) PROVA DISCURSIVA RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 07 FONOAUDIOLOGIA (0) PROVA DISCURSIVA FONOAUDIOLOGIA De acordo com o caso clínico a seguir, responda às questões de números

Leia mais

Reflexos orais em recém-nascidos pré-termo e a termo Oral reflexes in newborn preterm and term

Reflexos orais em recém-nascidos pré-termo e a termo Oral reflexes in newborn preterm and term Reflexos orais em recém-nascidos pré-termo e a termo Oral reflexes in newborn preterm and term Vanessa Fava Souza 1 ; Anne da Costa Alves 1 ; Karinna Veríssimo Meira Taveira 1 ; Renata Veiga Andersen Cavalcanti

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA Paulo César Gottardo 1, Ana Quézia Peixinho Maia¹, Igor Mendonça do Nascimento

Leia mais

Gaudencio Barbosa R4 CCP Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- HUWC UFC

Gaudencio Barbosa R4 CCP Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- HUWC UFC Gaudencio Barbosa R4 CCP Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- HUWC UFC Pacientes com neoplasia em cabeça e pescoço em estágio avançado (III e IV) tem prognóstico ruim e desnitrição é frequentemente

Leia mais

Prontidão para início da alimentação oral e função motora oral de recém-nascidos pré-termo

Prontidão para início da alimentação oral e função motora oral de recém-nascidos pré-termo doi: 10.1590/1982-0216201719411616 Artigos originais Prontidão para início da alimentação oral e função motora oral de recém-nascidos pré-termo Readiness for oral feeding and oral motor function in preterm

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO Bruna Tavares Montalvão da Silva Graduanda em Nutrição Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Leticia Caroline dos Santos Souza Graduanda em Nutrição Faculdades

Leia mais

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO Cardoso MMG 1, Graciano IC 2, Filócomo FRF 3, Ebner C 4. 1Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Ciências da Saúde, Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova,

Leia mais

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;

Leia mais

FONOAUDIOLOGIA NA NUTRIÇAO ENTERAL. Fga Ms Lúcia Inês de Araújo

FONOAUDIOLOGIA NA NUTRIÇAO ENTERAL. Fga Ms Lúcia Inês de Araújo FONOAUDIOLOGIA NA NUTRIÇAO ENTERAL Fga Ms Lúcia Inês de Araújo DISFAGIA A disfagia altera a o dos alimentos pelo trato digestivo, podendo acarretar ficits nutricionais e de o ao duo, bem como comprometimentos

Leia mais

11 - Amamentação na UTI

11 - Amamentação na UTI 11 - Amamentação na UTI Adriana Duarte da Rocha SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ROCHA, AD. Amamentação na UTI. In: MOREIRA, MEL., BRAGA, NA., and MORSCH, DS., orgs. Quando a vida começa diferente:

Leia mais

Doutora em Fisioterapia - UFSCar Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana 4

Doutora em Fisioterapia - UFSCar Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana 4 GRUPO DE APOIO PARA PAIS DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SUPPORT GROUP FOR PARENTS OF PREMATURATED NEWBORNS IN A NEONATAL INTENSIVE

Leia mais

A importância da manipulação mínima em recém nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

A importância da manipulação mínima em recém nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Editorial A importância da manipulação mínima em recém nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal The importance of minimal manipulation in preterm newborns in the Neonatal Intensive

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2011 2 RELATÓRIO ANUAL 2011... 1 INTRODUÇÃO... 3 Informações Referentes ao Pré-Natal... 4 Quadro 1 Dados maternos... 4 Quadro 2 - Corticóide Antenatal...

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO

CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO Daniela de Oliveira Cardozo* Carmen Maria Lazzari ** *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem

Leia mais

Faculdade São Lucas Porto Velho (RO), Brasil.

Faculdade São Lucas Porto Velho (RO), Brasil. CoDAS Este é um artio publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creatie Commons Atributonn que permite uson distribuição e reprodução em qualquer meion sem restrições desde que o trabalho

Leia mais

É o fornecimento do leite materno ao recém-nascido diretamente das mamas.

É o fornecimento do leite materno ao recém-nascido diretamente das mamas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Amamentação Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 80 Área de Aplicação: Materno-Infantil Setor: Centro Obstétrico,

Leia mais

Seminário de Monografia

Seminário de Monografia Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica Licenciatura em Fisioterapia Influência da Fisioterapia Cardio-Respiratória na variação dos Licenciatura em Fisioterapia Ano Lectivo 2011/2012

Leia mais

O PROCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO

O PROCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO Karina Cristina Sousa Macedo Michelle Rigamonte Bulk Alves Selma Aparecida Cardoso O PROCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO Bragança Paulista 2007 Karina Cristina Sousa Macedo Michelle

Leia mais

Marta Alves da Silva Arroyo

Marta Alves da Silva Arroyo Marta Alves da Silva Arroyo Aleitamento Materno em Prematuros: Conhecimentos e Caracterização Sóciodemográfica de um Grupo de Mães São José do Rio Preto 2007 Marta Alves da Silva Arroyo Aleitamento Materno

Leia mais

LARISSA MARTINI APLICAÇÃO DE ESCORE DE GRAVIDADE DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO

LARISSA MARTINI APLICAÇÃO DE ESCORE DE GRAVIDADE DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO LARISSA MARTINI APLICAÇÃO DE ESCORE DE GRAVIDADE DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO Trabalho apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, para a conclusão do Curso de Graduação

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Protocolos de Eficácia Terapêutica e Avaliação. M.Sc. Profª Viviane Marques

Protocolos de Eficácia Terapêutica e Avaliação. M.Sc. Profª Viviane Marques Protocolos de Eficácia Terapêutica e Avaliação M.Sc. Profª Viviane Marques Na reabilitação na disfagia orofaríngea a diferenciação dos conceitos eficácia e eficiência em terapia. O termo eficácia aqui

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 5 Profª. Lívia Bahia Assistência imediata ao recém- nascido Objetivo: proporcionar condições ótimas que visam auxiliá-los em sua

Leia mais

Entrevista com Especialista Benefícios do Lactobacillus reuteri DSM nos Distúrbios Gastrointestinais Funcionais da Infância

Entrevista com Especialista Benefícios do Lactobacillus reuteri DSM nos Distúrbios Gastrointestinais Funcionais da Infância Entrevista com Especialista Benefícios do Lactobacillus reuteri DSM 17938 nos Distúrbios Gastrointestinais Funcionais da Infância Dra. Flavia Indrio Consultora Sênior em Gastroenterologia Pediátrica do

Leia mais

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade)

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO  - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade) PRÉ E PÓS-TESTE Data / / PRÉ-TESTE PÓS-TESTE Curso Médico Curso Profissional de Saúde Local (Hospital e cidade) Nome do aluno 01. Quais situações abaixo indicam maior possibilidade de o recém-nascido (RN)

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN CARGA DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO SEGUNDO O TISS-28 Kelly Ribeiro 1 Anair Lazzari Nicola INTRODUÇÃO: A unidade de terapia intensiva (UTI) é destinada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Abril/2016

PROCESSO SELETIVO Abril/2016 Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

APLICAÇÃO DO TIMP (TESTE DE DESEMPENHO MOTOR INFANTIL) NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS DA UTIN DO HNSC.

APLICAÇÃO DO TIMP (TESTE DE DESEMPENHO MOTOR INFANTIL) NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS DA UTIN DO HNSC. 1 APLICAÇÃO DO TIMP (TESTE DE DESEMPENHO MOTOR INFANTIL) NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS DA UTIN DO HNSC. Josiane Borba Nunes*, Dayane Montemezzo**. * Estudante do curso de Fisioterapia da Universidade

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2013

PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2013 PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2013 NÍVEL SUPERIOR Fonoaudiologia QUESTÃO 1 (11 pontos) a) (3 pontos) Estabilidade clínica do RN. Condições respiratórias. Avaliação comportamental. Tônus global. b)

Leia mais

Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica

Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica Aluana Moraes 1 Halana Batistel Barbosa 1 Terezinha Campos 1 Anair Lazzari Nicola 2 Resumo: Objetivo:

Leia mais

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO DA SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA COM DEDO ENLUVADO NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR EM RECÉM-NASCIDO PREMATURO DE MUITO BAIXO PESO

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO DA SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA COM DEDO ENLUVADO NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR EM RECÉM-NASCIDO PREMATURO DE MUITO BAIXO PESO 1187 EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO DA SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA COM DEDO ENLUVADO NA TRANSIÇÃO ALIMENTAR EM RECÉM-NASCIDO PREMATURO DE MUITO BAIXO PESO Effects of nonnutritive sucking stimulation with gloved finger

Leia mais

ARTIGOS ORIGINAIS INTRODUÇÃO

ARTIGOS ORIGINAIS INTRODUÇÃO ARTIGOS ORIGINAIS ALIMENTAÇÃO LÁCTEA E PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EM PREMATUROS DURANTE INTERNAÇÃO EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA DE RIBEIRÃO PRETO-SP, BRASIL 1 Carmen Gracinda Silvan Scochi**

Leia mais

PROTOCOLO UNIFORMIZADO DE ENSINOS DE ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ DE BAIXO RISCO

PROTOCOLO UNIFORMIZADO DE ENSINOS DE ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ DE BAIXO RISCO PROGRAMA DE FORMAÇÃO em SAÚDE MATERNA Atualizações em obstetrícia e neonatologia Janeiro / Fevereiro 2017 Enf. Ângela Neves Enf. Graça Santos Elementos UCF s Saúde Materna e Neonatal OBJECTIVO Uniformizar

Leia mais