Transtorno de Personalidade Borderline: Tratando com Regressão de Memória.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transtorno de Personalidade Borderline: Tratando com Regressão de Memória."

Transcrição

1 Transtorno de Personalidade Borderline: Tratando com Regressão de Memória. CLYSTINE ABRAM PRESIDENTE DO IBH Coordenadora da Pós Graduação em Hipnose Clínica e Hospitalar da Universidade Celso Lisboa

2 Transtorno de Personalidade Borderline 1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. 2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização. 3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo. 4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).

3 Transtorno de Personalidade Borderline 5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante. 6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias). 7. Sentimentos crônicos de vazio. 8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes). 9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.

4 Rigidez/inflexibilidade Relacionamentos Disfuncionais Evitação ou hipercompensação

5 Esquemas (Young, 2008) Privação emocional Abandono Desconfiança/ abuso Isolamento social/ alienação Defectividade/ vergonha Indesejabilidade social Fracasso Dependência/ incompetência Vulnerabilidade a danos e doenças Emaranhamento Subjugação Auto sacrifício Inibição emocional Padrões inflexíveis Merecimento Autocontrole/ autodisciplina insuficientes

6 Origem dos esquemas desadaptativos Influências culturais Experiências infantis negativas, que frustram as necessidades básicas Temperamento (características inatas) Experiências traumáticas e de abuso Internalização seletiva de experiências

7 Esquemas Principais Abandono/ Instabilidade Emocional Desconfiança/ Abuso Privação Emocional Defectividade

8 Regressão de memória Situação agradável

9 Regressão de memória Situação pai/mãe instável e que não satisfez as necessidades afetivas da criança.

10 Regressão de memória Terapeuta protege a criança vulnerável e modela o comportamento do adulto saudável.

11 Regressão de memória Adulto saudável cuida da criança vulnerável

12 Visualização Libertando a criança interior.

13 Estudo de caso Paciente A, 19 anos, diagnóstico de transtorno de Personalidade Borderline há dois anos, com esquemas de abandono, desconfiança/abuso e privação emocional. Namora há nove meses e teve várias brigas por desconfiar que o namorado a trai, sem vivenciar situações reais, após as brigas se esforça desesperadamente para evitar que ele a abandone. Já teve outros relacionamentos afetivos que foram instáveis, idealizando e desvalorizando a relação. Impulsiva com álcool e sexo, bebe exageradamente e sempre que encontra o namorado quer ter relações sexuais. Pratica cutting há seis meses, sente-se vazia e insatisfeita, já tentou duas vezes suicídio com a ingestão dos remédios psicotrópicos.

14 Estudo de caso Mora com avó materna. Os pais se separaram quando tinha quatro anos, o pai foi morar em Porto Alegre, sempre manteve pouco contato com a paciente (uma vez por ano), aos cinco anos a mãe foi transferida para Brasília e não a levou, alegando não ter ninguém para ajudá-la a cuidar, deixando-a com a avó materna que a colocou em período integral na escola. Tem contato com a mãe por telefone, skype e sempre que pode a mãe vem vêla. Os pais se casaram novamente e ambos tem filhos que moram com eles. Relata ter sofrido muito com a separação dos pais e com a transferência da mãe. Agora está bem habituada com a situação.

15 Esquemas Abandono Desconfiança/abuso Privação emocional Emoções Medo, raiva, tristeza e desespero. Medo, raiva, solidão, ciúmes e desamparo. Solidão, desamparo, tristeza e raiva.

16 Esquemas Abandono Desconfiança/abuso Privação emocional Pensamentos Todos irão embora, irão me abandonar. Ficarei completamente sozinha. Não posso confiar em ninguém, pois irão tirar proveito de mim. Ninguém me dá o amor que preciso, ninguém satisfaz minhas carências afetivas.

17 Regressão de memória

18 IMAGEM SEGURA Regressão de memória T: Eu gostaria que fechasse os seus olhos e respirasse profundamente, soltando o seu corpo e relaxando. Agora volte as lembranças do passado para uma situação que você se sentiu amada pelos seus pais. P: Eu tinha três anos, era minha festa de aniversário. Estou com um vestido cor de rosa e com uma coroa na cabeça, a festa é das princesas. Estou na mesa do bolo no colo do meu pai, minha mãe do lado dele e tirando fotos. Estou muito feliz, sinto o amor deles. T: Vivencie esse amor, desfrute deste momento agradável e saudável entre vocês. Perceba o colo do seu pai, a pele dele, o cheiro dele, a respiração dele... Vivencie... O que sente? O que pensa?

19 P: O amor, ele cheira bem, é tão carinhoso, acho que ele me ama. P: Minha mãe me pega no colo para tirar foto. T: Perceba sua mãe o carinho dela, sinta o corpo dela tocando o seu, o cheiro dela, a pele dela e vivencie esse momento... Desfrute... O que sente? P: O calor do corpo dela e aquece o meu, ela cheira como flor, é tão bom ficar no colo dela. Sinto como ela gosta de mim, ela não é muito carinhosa, mas estar ali no colo é muito bom. Depois cantamos parabéns e eu apago a vela cor de rosa com o número três. T: E como você se sente nesta situação? P: Muito bem, feliz e cheio de amor. T: Volte para o aqui agora trazendo essa sensação.

20 Reparação Parental Regressão de memória T: Imagine que você é uma criança, imagine vividamente uma cena incômoda com seus pais, me diz o que vê? P: Estou em casa debaixo da minha cama, tenho quatro anos e meus pais brigam na sala, éramos feliz até que nos despedaçamos... (chora) T: Deixe essa emoção fluir... Chore... Até esvaziar (a paciente relata se sentir vazia) P: É um vazio tão imenso... Um vazio devastador... E lembro da briga dos meus pais, eles gritavam e falavam que queriam se separar, estou escutando a minha mãe perguntar para o meu pai qual foi o motivo dele traí-la. Agora entendo o que aconteceu.

21 P: Fico sozinha no meu quarto escutando toda a briga e meu pai fala que vai embora. Eu choro muito, sinto um vazio no meu peito... Não quero que ele vá embora, grito para mim mesma Não me abandona. T: O que mais acontecesse? P: Logo depois é a minha mãe que vai embora, fala que vai por causa do trabalho e vem me pegar logo, mas esse logo nunca chegou, ela também me abandonou. Vejo ela saindo com as malas e é tão ruim, eu choro muito e agarro nas pernas dela, Grito: não vai mãe, não me deixa. Eu não quero ser abandonada pela segunda vez, não éramos felizes? O que aconteceu? Não vá embora, fique pelo amor de Deus.

22 P: Fiquei com a minha avó e parece que estou sendo um estorvo na vida dela, um peso, ela não deveria estar cuidando de mim. Eu só queria ser amada, cuidada e acolhida, queria que me abraçassem e me dissessem eu te amo. T: O que você deseja que não tem? P: Não me sinto amada por ninguém, meus pais estão longe e não me amam. Eles me abandonaram. T: Posso entrar nesta situação e dar para a sua criança o que ela precisa? P: Pode.

23 T: Agora estou aqui e abraço você... você não está sozinha... Eu estou com você... Te protegendo... Cuidando de você... Dando carinho... você merece o amor... eu a amo... Você é importante na minha vida e eu nunca vou te abandonar... Sinta o calor Desfrute novamente da sensação de ser amada... Perceba como é bom ser amada. P: Me sinto muito bem... Aliviada... T: Agora eu vou sair e quem vai entrar nessa situação é você adulta e vai dar para a sua criança o que ela precisa. Estou saindo... Entre nesta situação e passe a ser também a adulta que é hoje.

24 P: Estou com a minha criança... Eu abraço tão forte e pego ela no colo... Também me sinto criança no meu colo de adulta... Como é bom... T: Fale como adulta para a sua criança o que sente por ela. P: (Chora) Eu te amo... Eu te amo muito... Você merece ser amada... Eu te dou tudo aquilo que você não teve... Amor... Atenção... Abraços... Meu tempo... Meus ouvidos... Meus olhos... Meu coração... Te amo muito e para sempre. T: Como se sente agora? P: Cheia, completamente cheia de amor. Sabendo que eu posso dar para mim mesma o que os outros não deram, acreditando que agora posso ser amada. T: Agora volte para o aqui e agora se sentindo bem.

25 A depois dessa sessão A se sentiu mais forte, menos instável e mais segura de si mesma, se amando e passando a acreditar que merece o amor. Conclusão

26 A descoberta do amor próprio e superação da carência afetiva, suprime a falta do amor e o abandono.

27 Bibliografia

28 OBRIGADA

INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE (IBH) Gil Gomes. Mestre em Psicologia Diretor do IBH

INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE (IBH) Gil Gomes. Mestre em Psicologia Diretor do IBH INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE (IBH) Gil Gomes Mestre em Psicologia Diretor do IBH O TRABALHO COM IMAGENS MENTAIS Gil Gomes PASSOS DA TERAPIA: 1. Identificação do Esquema (QE Young et al.,2008). 2. Identificação

Leia mais

Simpósio de Terapia Focada nos Esquemas. Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada

Simpósio de Terapia Focada nos Esquemas. Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada Simpósio de Terapia Focada nos Esquemas Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada ESQUEMA Nível mais profundo do pensamento, todo o resto, surge do esquema. A forma de mudar os esquemas é trabalhando diretamente

Leia mais

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS CONVERSANDO SOBRE KELLY PAIM Busca por relacionamentos satisfatórios Relações que trazem prejuízo e sofrimento O que acontece então? RELAÇÕES ÍNTIMAS VULNERABILIDADE HUMANA

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo. II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo. II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH - 2014 Modelo atual do DSM-5, Os transtornos de personalidade são caracterizados

Leia mais

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR?

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR? COMO IDENTIFICAR? Ludmila Palhano 1 O detalhamento do conhecimento dos fatores de risco auxilia na delimitação da populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. ABP, 2014 Dois principais

Leia mais

Baralho Interativo de Esquemas e Modos Lilian Scortegagna Lilian Scortegagna

Baralho Interativo de Esquemas e Modos Lilian Scortegagna Lilian Scortegagna Lilian Scortegagna O BARALHO É COMPOSTO POR: 1 Baralho de Esquemas e Domínios com 23 cartas 18 cartões de Modos 18 tarjetas* de Esquemas 1 ficheiro para nomeação do Modo e conceitualização do caso * As

Leia mais

Prof. Dra. Aline Henriques Reis

Prof. Dra. Aline Henriques Reis Prof. Dra. Aline Henriques Reis O estresse diário anula o atendimento das necessidades dos pais (o sono, descanso, relaxamento, etc), provocando dificuldades na sua capacidade ou vontade de responder

Leia mais

Personalidades Anormais de Importância para a Psicologia Médica. Lígia Menezes Cavalcante PROVIMP UFC

Personalidades Anormais de Importância para a Psicologia Médica. Lígia Menezes Cavalcante PROVIMP UFC Personalidades Anormais de Importância para a Psicologia Médica Lígia Menezes Cavalcante PROVIMP 2012.1 UFC O que é personalidade? Segundo o dicionário Aurélio: 1.Caráter ou qualidade do que é pessoal;

Leia mais

Transtorno de Personalidade, Terapia do Esquema e Reparentalização Limitada

Transtorno de Personalidade, Terapia do Esquema e Reparentalização Limitada Transtorno de Personalidade, Terapia do Esquema e Reparentalização Limitada Ricardo Wainer Modelo Conceitual da Terapia do Esquema PERSONALIDADE 1 Necessidades do Desenvolvimento Segurança e Apego; Estabilidade

Leia mais

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE. Profª. Melissa Rodrigues de Almeida Psicopatologia II DEPSI-UFPR

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE. Profª. Melissa Rodrigues de Almeida Psicopatologia II DEPSI-UFPR TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE Profª. Melissa Rodrigues de Almeida Psicopatologia II DEPSI-UFPR Personalidade Conjunto integrado de traços psíquicos, constituindo no total das características individuais,

Leia mais

HIPNOSE ERICKSONIANA E PSICODRAMA INTERNO DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES EM SUA APLICAÇÃO PSICOTERÁPICA

HIPNOSE ERICKSONIANA E PSICODRAMA INTERNO DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES EM SUA APLICAÇÃO PSICOTERÁPICA HIPNOSE ERICKSONIANA E PSICODRAMA INTERNO DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES EM SUA APLICAÇÃO PSICOTERÁPICA Sergio Ennes 14/11/2015 Definições: Esta abordagem leva em consideração a singularidade do paciente e

Leia mais

ABORDAGEM COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

ABORDAGEM COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE ABORDAGEM COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE XI Jornada CELPCYRO Junho 2014 MODELO COGNITIVO A B C Situação Belifs - Crenças Consequências Ativadora Pensamentos Emocionais Comportamentais Físicas MODELO

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Venha se especializar com

Leia mais

7 RODADAS DE EFT PARA O AMOR EFT

7 RODADAS DE EFT PARA O AMOR EFT EFT Não existe certo ou errado! Uma coisa que amo na EFT é o fato de não existir a possibilidade de fazer errado. Como Gary Craig, o criador do EFT disse no começo, errado é não tentar! Lógico que existem

Leia mais

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DE ESQUEMAS DESADAPTATIVOS

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DE ESQUEMAS DESADAPTATIVOS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DE ESQUEMAS DESADAPTATIVOS ODAIZA PADILHA MENA 1 JÚLIA PAULI SACCOL² PAULA ARGEMI CASSEL³ RESUMO Esta pesquisa possui o objetivo de refletir criticamente

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

Desafio Juntos Contra o Câncer. Encontro 1

Desafio Juntos Contra o Câncer. Encontro 1 Desafio Juntos Contra o Câncer Encontro 1 TEMA: QUAL A MENTALIDADE DE QUEM VENCE O CÂNCER? 1) TER FORTES RAZÕES PARA VIVER Quem tem um porquê, pode superar quase todo como. - Não querer morrer é diferente

Leia mais

ANÁLISE DE UM CASO FICTÍCIO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE (PB)

ANÁLISE DE UM CASO FICTÍCIO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE (PB) ANÁLISE DE UM CASO FICTÍCIO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE (PB) Bruna Monise Zanchetti Graduanda em Psicologia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Caroline Hira de Latta Graduanda

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Esta cartilha foi produzida pela equipe de saúde mental do município de Encantado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde através do Projeto Percursos

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

Trauma: quando tratar e como

Trauma: quando tratar e como Trauma: quando tratar e como Carolina Blaya Junho 2013 Aspectos Históricos Neurose traumática (Oppenheim 1889) Neurose de Guerra (Kardiner, 1941): hipervigilância, sensibilidade à ameaça, forma crônica.

Leia mais

Perfil do Co-Dependente: Comportamentos, Pensamentos e Estados Emocionais

Perfil do Co-Dependente: Comportamentos, Pensamentos e Estados Emocionais Comportamentos, Pensamentos e Estados Maria Roseli Rossi Avila mariaroselirossiavila@yahoo.com.br Três perfis do relacionamento humano: 1) Independente 2) Dependente 3) Interdependente 1 Independente:

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

01 F E L I C I D A D E 01

01 F E L I C I D A D E 01 100 AFIRMAÇÕES POSITIVAS 01 F E L I C I D A D E 01 1. A felicidade é o meu direito. Eu abraço a felicidade como meu ponto de equilíbrio. 2. Sinto alegria e satisfação neste momento. 3. Despertei de manhã

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

TERAPIA DO ESQUEMA NARCISISMO GRAVE E REFRATÁRIO RICARDO ASENSIO RODRIGUEZ

TERAPIA DO ESQUEMA NARCISISMO GRAVE E REFRATÁRIO RICARDO ASENSIO RODRIGUEZ TERAPIA DO ESQUEMA NARCISISMO GRAVE E REFRATÁRIO RICARDO ASENSIO RODRIGUEZ APRESENTAÇÃO DO CASO Paulo, 43 anos, casado, sem filhos. Há 10 anos afastado do trabalho (mercado financeiro) em função de seu

Leia mais

APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA

APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA Carolina Halperin TEORIA DO APEGO o Dependendo da maneira como a mãe responde aos pedidos e necessidades do filho, o mesmo irá desenvolver diferentes formas de relacionar-se

Leia mais

O que. fazer diante do. ciúmes

O que. fazer diante do. ciúmes O que fazer diante do ciúmes Todas as pessoas e de todas as idades já sentiram ciúmes, seja uma ponta de ciúmes ou uma loucura de ciúmes, ele pode ser manifestado por um turbilhão de emoções e por muitas

Leia mais

TERAPIA FOCADA EM ESQUEMAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BORDERLINE

TERAPIA FOCADA EM ESQUEMAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BORDERLINE TERAPIA FOCADA EM ESQUEMAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BORDERLINE Letycia Teodoro Oliveira 1 Marisangela Balz 2 RESUMO: Este trabalho buscou realizar uma revisão da literatura publicada referente à eficácia

Leia mais

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo Characterization of the demands of child psychodiagnosis in a school clinic in São Paulo Tabela 1. Distribuição

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Folha de Exercícios Módulo #1

Folha de Exercícios Módulo #1 1 Folha de Exercícios Módulo #1 A Byron Katie criou 4 perguntas que ela chama de o trabalho que vão abrir a sua consciência e mudar a sua maneira de pensar e sentir a sua realidade. O primeiro passo para

Leia mais

04 Formas para você observar como está seu AMOR PRÓPRIO

04 Formas para você observar como está seu AMOR PRÓPRIO 04 Formas para você observar como está seu AMOR PRÓPRIO Elaborado por Mery Laise Demarchi de Oliveira MÓDULO 1 04 Formas para você observar como está seu AMOR PRÓPRIO Esse projeto DIÁRIO DE AUTOCONHECIMENTO

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO? AUTORAS: Larissa Martins Ortega Chiquito Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana (Orientadora) Centro de Educação em Prevenção e Prevenção do Suicídio 1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES * Denomina-se COMORBIDADE a situação onde

Leia mais

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES * Denomina-se COMORBIDADE a situação onde

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIV Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Daniel Duarte. 1 a edição

Daniel Duarte. 1 a edição Daniel Duarte 1 a edição Rio de Janeiro 2016 Agradecimentos Agradeço ao Thiago, que me encontrou pela internet adentro e acreditou neste projeto, e que em tão pouco tempo se tornou uma pessoa muito especial

Leia mais

ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TENTATIVA DE SUICÍDIO

ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TENTATIVA DE SUICÍDIO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TENTATIVA DE SUICÍDIO Este trabalho tem como objetivo levantar pontos para discussão do atendimento psicológico de crianças e adolescentes que fizeram TS por intoxicação

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

Àhistória de uma garota

Àhistória de uma garota Àhistória de uma garota Gabriele é uma menina cheio de sonhos ela morava com sua mãe Maria seu pai Miguel Gabriele sofre muito ela tem apena 13 anos e já sofre Deus de quando ela era pequena a história

Leia mais

Seqüelas invisíveis dos acidentes de trânsito

Seqüelas invisíveis dos acidentes de trânsito Seqüelas invisíveis dos acidentes de trânsito O impacto psicológico do acidente de trânsito O acidente de trânsito no país e no mundo Tipos e gravidade do Estresse Pós-traumático Diagnóstico e intervenção

Leia mais

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Peça de Carlos José Soares Revisão Literária Nonata Soares Personagens: Ricardo

Leia mais

Reencontro. Denise Kusminsky

Reencontro. Denise Kusminsky Reencontro Denise Kusminsky Reencontro Copyright 2013 by Denise Kusminsky Direitos desta edição reservados por Summus Editorial Editora executiva: Soraia Bini Cury Editora assistente: Salete Del Guerra

Leia mais

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida.

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida. Poeta é bicho que voa Sem tirar os pés do chão É quem sente com a mente E pensa com o coração Viva a força da poesia Viva Pedro Salomão Bráulio Bessa Quando você ama minhas ideias, Eu me sinto também abraçado.

Leia mais

COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos

COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos VII CONGRESSO NACIONAL ILSI BRASIL COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos Alicia Cobelo PROTAD-IPQ-HC-FMUSP PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO NUTRIÇÃO O processo da alimentação

Leia mais

O que é educar? Qual é o papel dos pais? Disciplinar. Amar. Direcionar. Proteger. Formar. Provisão

O que é educar? Qual é o papel dos pais? Disciplinar. Amar. Direcionar. Proteger. Formar. Provisão O que é educar? Qual é o papel dos pais? Amar Disciplinar Proteger Direcionar Provisão Formar Conceitos: - Moral - Caráter - Índole - Ética Esfera dos filhos: Corpo / Alma / Espírito Alma: Tua razão, teu

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy

Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy O instrumento apresentado a seguir foi retirado dos livros Terapia do Esquema Emocional e Superando a resistência em terapia

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES Depressão infanto-juvenil Sugestões práticas da: Nota introdutória Até há alguns anos atrás crianças e depressão eram dois termos que pareciam não se poder relacionar. Hoje

Leia mais

Transtorno de Personalidade P R O F : D I O G O J A C I N T O

Transtorno de Personalidade P R O F : D I O G O J A C I N T O Transtorno de Personalidade P R O F : D I O G O J A C I N T O Personalidade È o conjunto de características psicológicas, que determinam padrões de pensar, sentir e agir, ou seja a individualidade pessoal

Leia mais

Nossas 12 Vulnerabilidades:

Nossas 12 Vulnerabilidades: Nossas 12 Vulnerabilidades: Separei abaixo algumas vulnerabilidades propriamente humanas, leia e observe quantas delas incomodam você: 1ª Frustração: Frustração é o que você sente quando diz: Não suporto

Leia mais

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO EU AMO VOCÊ: DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO Cleber Chaves da Costa 1 O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês,

Leia mais

RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA

RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA Por Eduardo Vaz Antes de tudo, eu gostaria de saber exatamente: o que você sabe sobre Leitura Fria? Eu poderia ficar lhe explicando aqui o que é leitura fria do meu

Leia mais

* Nascimento: 11/10/2011

* Nascimento: 11/10/2011 Homenagem a Davi Henrique da Silva Schmidt * Nascimento: 11/10/2011 Falecimento: 15/10/2011 Em 11 de outubro de 2012, no Hospital Santa Cruz, nascia Davi Schmidt, filho de Fernanda da Silva Schmidt e Paulo

Leia mais

Psicologia social. Interacções sociais

Psicologia social. Interacções sociais Psicologia social Interacções sociais Modelo de atracção e de amizade em função do tempo (Rusbult, 1983) Prazer Gratificações e custos Nível de comparação Investimento na relação Níveis de comparação alternativos

Leia mais

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA CORAÇÃO PARTIDO Local: São Félix (BA) Data: 05/05/2010 Estúdio:14/02/12 /Arrocha Ô MEU AMOR PORQUE VOCÊ DEIXOU MEU CORAÇÃO PARTIDO CHORANDO DE DOR. NOITES SEM DORMIR PASSEI DO SEU LADO COM MIL PROJETOS

Leia mais

Setembro Amarelo faz alerta para aumento de casos de suicídio

Setembro Amarelo faz alerta para aumento de casos de suicídio Setembro Amarelo faz alerta para aumento de casos de suicídio Conforme informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Conscientização No Brasil, a campanha Setembro

Leia mais

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2 Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão (Intro) Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som Que escrevi ontem pensando no amanhã E hoje eu tô aqui despreparado Preocupado com tudo ao redor As pernas

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

Ricardo Asensio Rodriguez

Ricardo Asensio Rodriguez TERAPIA DO ESQUEMA: MODOS X ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS COMO? Ricardo Asensio Rodriguez Psicólogo Clínico/Neuropsicólogo Coordenador do Atendimento de Pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline

Leia mais

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA IDENTIFICAÇÃO DO PERSONAGEM 1- Inicial: Cliente pode começar pelo personagem, pelo local, pela situação, pelo sentimento, pela sensação

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais

01. Multifacetas da depressão. 02. Conceito. 03. Reconhecendo os sintomas

01. Multifacetas da depressão. 02. Conceito. 03. Reconhecendo os sintomas Akira Nakao Depressão Olá, como você está? Longe do autossabotador? Ótimo. Hoje vou falar sobre depressão. Para quê? Para que sirva como um conhecimento preventivo, a fim de evitar uma possível queda depressiva,

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 4 Bruno Monteiro AAULA 4 APRENDENDO A CUIDAR BEM DE SUA EQUIPER Esta quarta característica fala de cuidado. O supervisor precisa cuidar bem

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais

CONCEITO DOMÍNIO DA PSICOPATOLOGIA 8/13/2013

CONCEITO DOMÍNIO DA PSICOPATOLOGIA 8/13/2013 Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA CLÍNICA 2013 / 2 CONCEITO Disposição, inata, pela qual a maneira de reagir do indivíduo

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH Fobia Específica Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH - 20015 A origem da palavra Fobia Phobos" significa "medo" e serve de raiz para a palavra fobia. Os critérios

Leia mais

Suicídio: informando para prevenir.

Suicídio: informando para prevenir. Suicídio: informando para prevenir. O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente,

Leia mais

Lembre-se é um momento único, é como se você tivesse a oportunidade de falar com o próprio Criador por 5 minutos

Lembre-se é um momento único, é como se você tivesse a oportunidade de falar com o próprio Criador por 5 minutos Vivência dos 3 dias Vivência dos 3 dias Primeiro dia Limpeza Você tem que encontrar uma hora neste dia para se isolar e ficar a vontade para desabafar com o Universo, com Deus, ou com o seu Santo favorito.

Leia mais

Terapia do Esquema para Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessiva Compulsiva. Remco van der Wijngaart

Terapia do Esquema para Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessiva Compulsiva. Remco van der Wijngaart Terapia do Esquema para Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessiva Compulsiva Remco van der Wijngaart Agenda Protocolo de introdução Modelos de modo Cluster C Técnicas Específicas Adulto

Leia mais

AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E. Paula Machado

AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E. Paula Machado AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E Paula Machado INSPIRE CONFIANÇA. EXPIRE A DÚVIDA. POSTURA 1. Coluna ereta, peito aberto, ombros para trás, barriga para dentro, olhar

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

Farmacoterapia na Depressão

Farmacoterapia na Depressão Farmacoterapia na Depressão TRANSTORNOS MENTAIS Entendem-se como transtornos mentais e comportamentais condições clinicamente significativas caracterizadas por alterações do modo de pensar e do humor (emoções)

Leia mais

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO A CRIANÇA E O DIVÓRCIO Colégio Cosme e Damião Maio 2013 Formadora: Dra. Ana Filipa Mendes A Criança e o divórcio Como explicar o divórcio aos filhos? Quanto tempo dura o sofrimento da criança? Como vai

Leia mais

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro Introdução VNA é aquela que ocorre entre parceiros envolvidos em relacionamento

Leia mais

Libertação de aflições e problemas urgentes

Libertação de aflições e problemas urgentes Libertação de aflições e problemas urgentes Propósito exclusivo com Nossa Senhora das Dores. Incrivel! Para se libertar das aflições, sejam elas de origem emocional, financeira ou de relacionamentos. As

Leia mais

Depressão: o que você precisa saber

Depressão: o que você precisa saber Depressão: o que você precisa saber Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, leia este material. O que é a depressão? A depressão é um transtorno mental

Leia mais

TESTE DE CODEPENDÊNCIA

TESTE DE CODEPENDÊNCIA TESTE DE CODEPENDÊNCIA Este é um teste para calcular o grau de codependência. Não é um substituto para avaliação profissional, mas uma ferramenta de autodiagnóstico. Anote em um papel as perguntas que

Leia mais

PEÇA TEATRAL: AMOR E. De: ARTHUR R. CANDOTTI ATO 1. Bebel sai. Pausa por alguns segundos. Fernando pega na mão da Drika.

PEÇA TEATRAL: AMOR E. De: ARTHUR R. CANDOTTI ATO 1. Bebel sai. Pausa por alguns segundos. Fernando pega na mão da Drika. FESTA PEÇA TEATRAL: AMOR E De: ARTHUR R. CANDOTTI ESCOLHA. ATO 1 Cenário: Festa Pessoas dançando, luzes de diversas cores e musica agitada. Drika esta dançando com sua amiga Bebel com alguns rapazes envolta.

Leia mais

DNA Capítulo 33. Falso Amor

DNA Capítulo 33. Falso Amor DNA Capítulo 33 Falso Amor Novela de Débora Costa Escrita Por Débora Costa Direção Miguel Rodrigues Direção Geral Miguel Rodrigues Núcleo DNA Personagens desse capítulo DANIELA EDGAR FLÁVIO GILBERTO MIGUEL

Leia mais

1- ideias de referência, 2- crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e são inconsistentes com as normas da subcultura do

1- ideias de referência, 2- crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e são inconsistentes com as normas da subcultura do IBH Clystine Abram É um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por agudo desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas

Leia mais

Amor x Solidão CONSCIÊNCIA. Sabedoria - Paz. Compreensão. Entendimento. Ego Conhecimento

Amor x Solidão CONSCIÊNCIA. Sabedoria - Paz. Compreensão. Entendimento. Ego Conhecimento Amor x Solidão CONSCIÊNCIA Sabedoria - Paz Compreensão Entendimento Ego Conhecimento Todo o mal, solidão, medo de amar, conflito, nascem do Ego. A consciência é muito maior, transcende o espírito, se vive

Leia mais

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. a s coleção Conversas #12 - SETEMBRO 2014 - Eu sinto a I tr s ç o ã o por c é no r r m ia a nç a l? s. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

O jogo curativo com os dedos

O jogo curativo com os dedos O jogo curativo com os dedos Para pais de família, educadores infantis e tutores de creches serve de guia para jogar e representar róis com os meninos. Através deste jogo você pode reconhecer problemas

Leia mais

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje?

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje? O Questionário RX As respostas nesse questionário são apenas pra você, para o seu autoconhecimento. Isso vai servir pra você tomar consciência de várias coisas que precisam ser trabalhadas, muitas delas

Leia mais

carolferrera.com Workbook Aula 2

carolferrera.com Workbook Aula 2 Workbook Aula 2 1º Workshop 06 a 10 de março Descubra o Poder de Emagrecer que está em você! Meu nome é Carol Ferrera, sou Coach de Emagrecimento Definitivo, formada pela Sociedade Brasileira de Coach,

Leia mais

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues Uma lição de vida Graziele Gonçalves Rodrigues Ele: Sente sua falta hoje na escola, por que você não foi? Ela: É, eu tive que ir ao médico. Ele: Ah, mesmo? Por que? Ela: Ah, nada. Consultas anuais, só

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é... Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado

Leia mais

GUIA. Qual é a sua. Vibe. para o. Amor?

GUIA. Qual é a sua. Vibe. para o. Amor? GUIA Qual é a sua Vibe Amor? para o www.desarme-se.com.br Qual é a sua vibe para o amor? A Lei da Atração na Verdade é a Lei da Vibração. Cada pensamento e emoção tem uma Vibração. Causa um impacto na

Leia mais