Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Arquitetura na Pré- História

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Arquitetura na Pré- História"

Transcrição

1 Introdução a Construção Civil 1 ICCC1 Arquitetura na Pré- História Docente: Verônica Freitas

2 Origem e evolução da construção Civil - Arquitetura Sob o ponto de vista da História da Humanidade, a Construção Civil - Arquitetura está diretamente relacionada com o surgimento e evolução das cidades e do desenvolvimento de tecnologias.

3 SURGIMENTO DAS CIDADES PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA HOMEM PRIMITIVO: NÔMADE HOMEM EVOLUIDO: SE FIXA NO LOCAL CAVERNAS E OCAS CASAS SUGIMENTO DAS CIDADES

4 PRÉ-HISTÓRIA Se caracteriza por não possuir documentos escritos

5 Idade da Pedra: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico Na Idade da Pedra o homem morava em cavernas, era nômade, entretanto, aprendeu a construir seu abrigo. Vivia em estado de selvageria e confeccionava utensílios de pedra, madeira e ossos.

6 Idade da Pedra: Paleolítico Caçava, coletava alimentos e era nômade; Confeccionava artefatos de pedra lascada.

7 Idade da Pedra: Mesolítico Caçava, coletava alimentos e era nômade; Confeccionava artefatos de madeira e de ossos de animais.

8 Idade da Pedra: Mesolítico Desenho das cavernas de Shavberg (Noruega do período Mesolítico 6000 a 4500 a. C. ). Representação esquemática da figura humana.

9 Idade da Pedra: Neolítico - Aprendeu a observar o ciclo da natureza, descobriu a agricultura e o comércio de trocas; - Aprendeu a construir seus abrigos e fixou-se ao solo até seu esgotamento - Aprendeu produzir artefatos de pedras polidas e moldagem de utensílios de barro cru.

10 Idade da Pedra: Neolítico Arquitetura Pré-História

11 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro - Período de transição entre a Pré-História e a História; - Confecção de utensílios, armas e enfeites de metais; - Domínio da técnica de fundição e desenvolvimento do ofício da moldagem, propiciando a evolução da arte cerâmica.

12 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro

13 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro As pinturas, gravuras e artesanatos eram formas de registros ocorridos durante a pré-história que contribuíram para o surgimento da engenharia.

14 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro

15 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro Os monumentos megalíticos são registros encontrados que tinham o objetivo de homenagear os mortos. Menhires Dolmens Taulas

16 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro Círculo Megalítico de Stonehenge Salisbury Stonehenge construído cerca 3500 a.c. Pedras Suspensas Saxões; Dança de Gigantes Medievais; Arquitetura Pré-História Acredita-se que as pedras vieram de jangadas via fluvial e depois via terrestre e arratadas sobre cilindros e colocados na vertical.

17 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro Cromlech Círculo Megalítico de Stonehenge - Salisbury

18 Círculo Megalítico de Stonehenge Salisbury Alguns monolíticos chegam a pesar 26t; Altura aproximadamente 5m; Trilíticos; Material pedra-lipes e arenito esverdeado.

19 Círculo Megalítico de Stonehenge Salisbury Solstício de Verão 1985 ao amanhecer saudavam Heel Stone entoando cânticos e queimando folhas de carvalho e incenso.

20 Círculo Megalítico de Stonehenge Salisbury Heel Stone primeira pedra colocada do lado de fora do círculo.

21 Aldeia Aveabury maior concentração de ruínas Considerado o maior Henge do mundo. Fortificação circular rodeada de um fosso. Dentro 2 círculos de pedras. Existiam 100 pedras, hoje apenas 27.

22 Aldeia Aveabury maior concentração de ruínas Distância 26km Stonehenge.

23 Colina de Silbury 2500 a. C. Arquitetura Pré-História Maior colina sepultura da Europa. Distância do henge 1,6 km. Cobre uma área de 2ha, eleva-se 40m. Lenda rei Sil enterrado montado no seu cavalo.

24 Devil s Chair. Arquitetura Pré-História Poucos megalíticos a sobreviver a destruição Avebury pelos putitanos. 4m de altura. Apresenta Saliência natural que forma confortável assento.

25 Devil s Chair. Arquitetura Pré-História

26 Newgrange - Irlanda. Arquitetura Pré-História Um dos maiores cemitérios pré-históricos da Europa. Enorme colina com 14m de altura, hoje 9m e ø 76m, 200mil seixos e coberta quartzo branco.

27 Entrada Sepultura Newgrange - Irlanda. Pedra esculpida 3,20m comprimento x 1,60m altura. As espirais representa a jornada labiríntica da alma no seu caminho para o reino dos mortos.

28 Entrada Sepultura Newgrange - Irlanda.

29 Entrada Sepultura Newgrange - Irlanda. A sepultura de corredor é iluminado pelo raio de sol do Solstício de Inverno. Cerca de 20 min a cada manhã dos dias que o antecedem e que seguem a ele, de maneira a atingir o final do corredor.

30 Idade dos Metais: Cobre, Bronze e Ferro Talayots Navetas

31 Durante o Neolítico ocorreu o surgimento das proto-cidades, segundo alguns historiadores esse fenômeno foi um dos aspectos que influenciou o surgimento das primeiras cidades. Ruínas da proto-cidade que deu origem a cidade de Jericó.

32 Durante a Idade do Bronze, na Préhistória, surge a civilização minóica que mais tarde deu origem a Creta, Grécia e Roma Antiga.

33 Habitação Neolítica

34 Aldeia Dogon, Mali

35 Palafita Pré Histórica - Reconstrução

36 1. ALONSO PEREIRA, José Ramón. Introdução à História da Arquitetura, das origens ao século XXI. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, p. 2. MOREUX, Jean Charles. História da Arquitetura. Com a colaboração de André Chastel. São Paulo: Cultrix: Ed São Paulo Colaboração do Docente Sergio e Unesp - Campus Ilha Solteira e Docente João Victor IFSP Campus Presidente Epitácio-SP.

Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Pré-História. Docente: Verônica Freitas

Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Pré-História. Docente: Verônica Freitas ICCC1 Docente: Verônica Freitas Origem e evolução da construção Civil - Arquitetura Sob o ponto de vista da História da Humanidade, a Construção Civil - Arquitetura está diretamente relacionada com o surgimento

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 2.2 Conteúdo Pré-História II. 3 A A Habilidade Entender as idades

Leia mais

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 Leia o texto a seguir: Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 NOTA 1. Por que os pré-históricos pintavam os animais nas paredes das cavernas? (1,0) a. Porque acreditavam

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES AS LIMITAÇÕES DA RECONSTRUÇÃO A Pré-História compreende o período da História que antecede a escrita. Controvérsia entre os estudiosos, pois alguns defendem que

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 6

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 6 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE I Parte 6 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA A VIDA NA TERRA Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Surgimento da vida na terra Cerca de 65 milhões de anos atrás. Extinção dos dinossauros Cerca de

Leia mais

Cap. 2 Pré-História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio

Cap. 2 Pré-História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio 1 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade

Leia mais

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE Paleolítico, Mesolítico e Neolítico ARTE NA Pré-História A arte surgiu antes mesmo da História Graças à Arqueologia, muitos aspectos artísticos do período pré-histórico

Leia mais

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015 A Arte na Pré-História 1º Ano 1º Bimestre 2015 Um dos períodos mais instigantes e encantadores da história humana. Entretanto, não há registros em documentos escritos que nos forneçam dados daquela época,

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Pré-História Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Histor (grego) = Investigação = História História = Fatos ==//== Historiografia = Interpretação da história Cronologia Biênio

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1 1. Leia atentamente: Quando nos referimos a homens, devemos esclarecer que esse termo se aplica à nossa espécie, chamada de Homo sapiens sapiens, surgida apenas entre 180 e 190 mil anos atrás, bem como

Leia mais

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira O Período Neolítico: a Revolução Agrícola Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Período Neolítico: os homens ampliaram suas técnicas de sobrevivência, domesticação de animais e plantas; Polimento das pedras,

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO Unidade 1 1. 2. a) O trecho 1 diz respeito à teoria evolucionista e o trecho 2 está associado à teoria criacionista. b) A teoria evolucionista é aceita

Leia mais

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS No planeta terra, cerca de 10.000 a.c. os glaciares derretem e o clima torna-se mais quente e húmido em muitas regiões,alterando a paisagem. Também, em consequência das

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES.

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. Você já se interessou em saber como surgiram o Universo, o planeta Terra, os seres humanos? Ao longo da História, criaram-se explicações que geralmente

Leia mais

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4 Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

Imagem 1 disponível em: Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014.

Imagem 1 disponível em:  Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014. 6º Fabiana Unidade I História Leia a letra da música de Lulu Santos: Como uma onda. Após a leitura dedicada, utilize a letra da música como ponto de reflexão para responder as questões 01 e 02. Pontuação

Leia mais

Não deixe de perguntar sobre qualquer dúvida ou curiosidade.

Não deixe de perguntar sobre qualquer dúvida ou curiosidade. A T E N Ç Ã O Você vai começar a assistir uma aula sobre a Pré-História. Não se preocupe em fazer anotações: a síntese da aula vai estar disponível no blog do professor. Atente para os textos e a exposição

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

Aula 2: A Pré-história

Aula 2: A Pré-história Aula 2: A Pré-história Pré-História Surgimento do homem na Terra; Período aprox. 1 milhão de anos atrás a 4.000 a.c ; A origem do homem Darwinismo A vida na Terra evoluiu das espécies simples para as mais

Leia mais

Arte na Pré-História

Arte na Pré-História Arte na Pré-História Pré-história é história???? Segundo os positivistas ( corrente filosófica), para considerar a História uma ciência é necessário que os fatos sejam provados cientificamente; Logo...

Leia mais

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados 2.1 A origem do homem A evolução humana Explicações para o surgimento do homem: Religiosa: criacionismo. O homem foi criado por um ser supremo.

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 1º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 1º do Ensino Médio J K L M N O NOTURNO Professor: ANDREIA SALES

Leia mais

1.3 Os Recursos naturais e a fixação humana

1.3 Os Recursos naturais e a fixação humana 1.3 Os Recursos naturais e a fixação humana As primeiras comunidades recolectoras Desde há muitos milhares de anos que o Homem habita a Península Ibérica. Vieram de África através do estreito de Gibraltar.

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?)

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?) PRÉ-HISTÓRIA (?) O que é Pré-história? Quando ela começa? Quando termina? Como identificar? O que o termo sugere? Pré-história X História Qual a diferença? Pré-história se refere a um período específico

Leia mais

AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS

AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS A partir do momento em que Homem se tornou agricultor percebeu que não podia controlar a Natureza e que, por isso, estava totalmente dependente das condições climáticas: das

Leia mais

TÉCNICO/A DE INFORMÁTICA SISTEMAS

TÉCNICO/A DE INFORMÁTICA SISTEMAS TÉCNICO/A DE INFORMÁTICA SISTEMAS David Germano Unidade de Competência 6 URBANISMO E MOBILIDADE - DR 1 (Construção e Arquitectura) 1 A HABITAÇÃO A sua Evolução ao Longo dos Tempos Desde sempre o Homem

Leia mais

As origens da humanidade. África: berço da Humanidade (c. 4 milhões de anos)

As origens da humanidade. África: berço da Humanidade (c. 4 milhões de anos) Paleolítico Período da vida da Humanidade caracterizado pelo uso da pedra lascada no fabrico de instrumentos (do grego paleos = antigo e lithos = pedra) As origens da humanidade África: berço da Humanidade

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA PRÉ-HISTÓRIA COMO ESTUDAR? Arqueologia Antropologia. Química (Carbono 14). História DEFINIÇÃO HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA: - Visão positivista da História. - Teleologia (evolucionismo linear). - Critério divisor:

Leia mais

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist Colette Swinnen Ilustrações de Loïc Méhée Tradução Hildegard Feist Para minhas filhas, Cécile e Marianne Copyright 2008 by Actes Sud Graf ia atualizada segundo o Acordo Ortográf ico da Língua Portuguesa

Leia mais

As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras

As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras Slide 1 As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras Slide 2 O Aparecimento do Homem Ocorreu em África, há mais de 4 milhões de anos. O mais antigo antepassado do Homem é conhecido por

Leia mais

Características do Período PALEOLITICO ou Pedra Lascada

Características do Período PALEOLITICO ou Pedra Lascada Características do Período PALEOLITICO ou Pedra Lascada Aparecimento dos primeiros hominídeos Caçador-coletor Homem é nômade Confecção de instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira, marfim e ossos

Leia mais

Pré história. Criação: Ana Cláudia B.Sanches

Pré história. Criação: Ana Cláudia B.Sanches Pré história Pré-história Paleolítico inferior 500.000 a.c. Paleolítico superior 30.000 a.c. Idade da pedra lascada / cortante Primeiras manifestações artísticas Pedra lascada Paleolítico 30.000 a.c. Idade

Leia mais

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões.

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. 2 1. Sobre a conhecida Idade dos Metais, na transição entre a Pré-História e a História, é possível afirmar que a. foi

Leia mais

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA A Pré-História é um termo utilizado para definir o período que compreende desde o surgimento dos primeiros gêneros humanos (por volta de 4 milhões de anos) no leste do continente

Leia mais

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa 53. A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social

Leia mais

Pré-história prof. Emerson Guimarães. José Adolfo S. de Campos Observatório do Valongo

Pré-história prof. Emerson Guimarães. José Adolfo S. de Campos Observatório do Valongo Pré-história prof. Emerson Guimarães José Adolfo S. de Campos Observatório do Valongo Período Paleolítico (~ 2 milhões a ~ 8000 a.c.) Vivia em cavernas Fogo, Facas Tacapes Caça Segurança Habitação Alimentação

Leia mais

Pré História Introdução

Pré História Introdução Pré História Introdução PALEOLÍTICA INFERIOR CERCA 2 500 000-2 000 000 até 120 000-100 000 a.c. ARTE PALEOLÍTICA SUPERIOR CERCA 2 000 000 a 8000 a.c ARTE NO NEOLÍTICO CERCA 10 000 a.c. PALEOLÍTICA INFERIOR

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Leia os dois trechos a seguir e faça o que se pede em cada item. Trecho 1 Os hominídeos surgiram quando nossos ancestrais

Leia mais

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré Cultura própria: deuses, língua, escrita hieroglífica Importância do Rio Nilo na Agricultura Transporte: roda raiada e barco à vela Comércio: uso de

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 10

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 10 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE I Parte 10 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais A PRÉ-HISTÓRIA A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais UTENSÍLIOS DE PEDRA LASCADA Lascas cortantes UTENSÍLIOS DE PEDRA POLIDA Anzóis de

Leia mais

Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA ANDREIA LEITE

Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA ANDREIA LEITE 2019 3º ANO PROFESSORA: ANDREIA LEITE ARTE VISUAL E.M. INSTRUÇÕES PARA AULA DE ARTE 1) MATERIAL DIDÁTICO: OLIMPO SISTEMA DE ENSINO -

Leia mais

Aula 01 Introdução aos estudos históricos

Aula 01 Introdução aos estudos históricos FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO "O passado é, por definição, um dado que coisa alguma pode modificar. Mas o conhecimento do passado é coisa em progresso, que ininterruptamente se transforma e se aperfeiçoa.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

Gestão Desportiva e do Lazer. Lazer e Urbanismo. Aula 03 Surgimento e formação das cidades. Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E.

Gestão Desportiva e do Lazer. Lazer e Urbanismo. Aula 03 Surgimento e formação das cidades. Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E. Gestão Desportiva e do Lazer Lazer e Urbanismo Aula 03 Surgimento e formação das cidades Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E. Capitalismo e urbanização CAPÍTULOS 01 E 02 Professora: Andréa Costa Como

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo Professor Isaac Antonio Camargo 1 1 DAS CAVERNAS PARA O MUNDO A Pintura Rupestre, assim denominada por por usar a rocha como suporte

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil

Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil Material Teórico Os Períodos da História e Pré-história Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Elisabete Guilherme Revisão Textual: Profa. Esp. Kelciane

Leia mais

OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA

OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA Criacionismo: modelo de explicação para a origem de tudo que existe no universo. Seus defensores, acreditam que a vida e todas as coisas existentes foram criadas por um

Leia mais

A Arte Pré-Histórica. Prof. Nunes

A Arte Pré-Histórica. Prof. Nunes A Arte Pré-Histórica Prof. Nunes INTRODUÇÃO A arte nasce no PALEOLÍTICO SUPERIOR, momento em que o hominídeo desenvolve a capacidade de pensar e, portanto, torna-se homo-sapiens. Nesse período, a economia

Leia mais

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas:

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: 1 o.semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSOR: MARIVAL GONÇALVES JUNIOR

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSOR: MARIVAL GONÇALVES JUNIOR HISTÓRIA DA ARTE PROFESSOR: MARIVAL GONÇALVES JUNIOR A ARTE NO PALEOLÍTICO A arte na pré-história Período Paleolítico Superior ( idade da pedra lascada por volta de????) Período Neolítico ( idade da pedra

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 6º ANO As primeiras sociedades; Mesopotâmia. Grécia: formação e consolidação; Grécia: Organização das cidades-estados. As primeiras sociedades;

Leia mais

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Capítulo 1 O que é história? Capítulo 2 A história, o empo e o espaço? Capítulo 3 O ser humano em busca de suas origens. 1. Defina os termos: a) Fontes históricas. b) Patrimônios históricos. HISTÓRIA 6º

Leia mais

Disponível em acessado em 15 de março de 2018.

Disponível em   acessado em 15 de março de 2018. 1. Observando os grafismos, assinale a alternativa CORRETA. a) Não havia animais nesse período específico. b) Essas manifestações culturais não podem ser consideradas arte. c) Nada sabemos sobre essas

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS Primeiro ano ensino médio 1 : Pré-história. Situação de aprendizagem 1 OS PRIMEIROS SERES HUMANOS O surgimento do ser humano é um tema polêmico, porque mexe com tradições religiosas e, sobretudo, porque

Leia mais

AS ORIGENS DA ARTE: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO

AS ORIGENS DA ARTE: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO AS ORIGENS DA ARTE: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO PERÍODO DATA (a.c.) FASES CARACTERÍSTICAS Paleolítico Superior 40.000 a 8.000 Perigordense Madalenense Grupos caçadores/coletores Nomadismo Arte naturalista

Leia mais

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e

Leia mais

2. O Período Mesolítico (Die Mittelsteinzeit)

2. O Período Mesolítico (Die Mittelsteinzeit) 2. O Período Mesolítico (Die Mittelsteinzeit) Vestígios Esqueleto humano encontrado em Reuland No fundo da falésia encontrava-se um túmulo. Perto de Reuland, ao pé da falésia, foi encontrado um túmulo

Leia mais

MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA

MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA 1 2 # APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PLANO DE CURSO # LEITURA DE TEXTO-IMAGEM # REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ARTE # CONHECER E ENTENDER OS PERIODOS DA ARTE

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 07/04/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Instruções para Aula de Arte

Instruções para Aula de Arte 2019 Doppler Professora: Andreia Leite Arte Visual Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático Coleção Poliedro trazer em todas as aulas. 2) Artes Plásticas da pág. 67 até a pág.

Leia mais

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Ensino Fundamental 2 Nome N o 6 o ano História Prof. Caco Data / / Ficha 5 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Norberto Luiz Guarinello I. Orientações: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e explique a sua

Leia mais

Evolução social dos povos agrícolas

Evolução social dos povos agrícolas Evolução social dos povos agrícolas O crescimento do grupo faz com que não seja mais reconhecido todo membro. Reforça-se grupo menor: Redução da liberdade matrimonial: permitido somente para clãs diferentes

Leia mais

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo?

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo? ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 1 O pensamento histórico e a consciência do tempo OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Verónica 7ºD nº3 Marlene Silva 7ºD nº 15 Tiago Monteiro 7ºD nº19

Trabalho realizado por: Ana Verónica 7ºD nº3 Marlene Silva 7ºD nº 15 Tiago Monteiro 7ºD nº19 Trabalho realizado por: Ana Verónica 7ºD nº3 Marlene Silva 7ºD nº 15 Tiago Monteiro 7ºD nº19 Índice A localização no espaço e no tempo da Fenícia; As carateristicas geográficas da Fenícia; A organização

Leia mais

6º ano Ensino Fundamental 1º bimestre de ª Chamada PROVA MULTIDISCIPLINAR I Arte, Ciências, Geografia e História

6º ano Ensino Fundamental 1º bimestre de ª Chamada PROVA MULTIDISCIPLINAR I Arte, Ciências, Geografia e História Página1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO 6º ano Ensino Fundamental 1º bimestre de 2016 2ª Chamada PROVA MULTIDISCIPLINAR I Arte, Ciências, Geografia e História Aluno: Série: 6 º ANO

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA A Humanidade começou a produzir cultura por volta de 40 mil anos

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

a) Informe se a imagem retrata uma paisagem com mais elementos construídos ou naturais, justificando sua resposta.

a) Informe se a imagem retrata uma paisagem com mais elementos construídos ou naturais, justificando sua resposta. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR III DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA: / /2017 SÉRIE: 3 ANO. 1. Observe a paisagem abaixo e descreva o que vê. a) Informe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HISTÓRIA DA DANÇA: DOS PRIMÓRDIOS AO BALLET CLÁSSICO Organização da aula Considerações históricas sobre a dança em suas manifestações iniciais.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Arte Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Arte Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a) aluno(a), Esta é a atividade

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

Teoria do Urbanismo. Antonio Castelnou

Teoria do Urbanismo. Antonio Castelnou Teoria do Urbanismo Antonio Castelnou Introdução Enquanto a prática profissional do urbanista é bastante antiga uma vez que nasceu com a própria CIDADE, a teoria sobre esta prática ainda está em formação.

Leia mais

Arte no Paleolítico e Neolítico

Arte no Paleolítico e Neolítico Arte no Paleolítico e Neolítico Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda @ideiasimagensepalavras 1 consueloholanda2010@hotmail.com O Tema Paleolítico : Arte e Ritual Em suma, é a caça em si. Por esta

Leia mais

Instrumentos de pedra Aperfeiçoamento de uma série de instrumentos feitos com pedra polida quais facas, machados, foices, enxadas e moinhos de pedra.

Instrumentos de pedra Aperfeiçoamento de uma série de instrumentos feitos com pedra polida quais facas, machados, foices, enxadas e moinhos de pedra. PERÍODO NEOLÍTICO A IDADE DA PEDRA POLIDA Aproximativamente entre 10.000 e 5.000 a.c., o período Paleolítico chegou ao fim. Os homens começaram as primeiras tentativas de domesticares animais e cultivar

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Parte 2

HISTÓRIA DA ARTE Parte 2 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Parte 2 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais