Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho Preparativos para os JO 2016 se iniciam

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho Preparativos para os JO 2016 se iniciam"

Transcrição

1 C M P CMP Notícias Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho C M P Preparativos para os JO 2016 se iniciam Jornada de Sensibilização de Ameaça Terrorista No contexto da preparação às ações de segurança relativas aos Jogos Olímpicos 2016, o Comandante Militar do Planalto, Coordenador de Defesa de Área/Brasília, realizou, no dia 21 de junho, uma jornada interagências com o objetivo de desenvolver uma mentalidade preventiva em relação as ameaças terroristas e garantir o clima pacífico durante os jogos. A jornada foi destinada aos setores públicos e privados que teriam participação, direta ou indiretamente na conscientização do público da perspectiva da ameaça terrorista. Sendo assim, participaram do evento gerentes e diretores de diversas áreas, tais como: a rede hoteleira; shopping centers; Metrô; Infraero; gerentes de segurança de áreas de diversão e de turismo; Arena Mané Garrincha; motoristas de táxi; gerentes de centros de treinamentos e serviços públicos em geral. A atividade contou com a participação dos Ministérios da Defesa e da Justiça, da ABIN, do GDF e de Órgãos de Segurança Pública, além de militares das Forças Armadas. Após a abertura realizada pelo Comandante Militar do Planalto, Gen Div Leme, foram apresentados diversos assuntos, tais como: noções de terrorismo e reflexos para os Jogos Olímpicos; ações preventivas anti-bombas; operações interagências; campanha de conscientização à ameaça terrorista e defesa química, biológica, radiológica e nuclear, entre outros.

2 Embarque do BRABAT 24 Em 19 de junho, o Comando Militar do Planalto (CMP) realizou o embarque do 1º Escalão do 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUS- TAH), no Aeroporto Internacional de Brasília. O contingente brasileiro, oriundo principalmente do CMP, ficará em solo haitiano por aproximadamente 8 meses, com a missão de contribuir para a manutenção de um ambiente seguro e estável naquele país caribenho. Visita do Governador de Goiás No dia 21 de junho, o Comandante Militar do Planalto, Gen Div Leme, recebeu o Sr Marconi Perillo, Governador de Goiás, em sua primeira visita ao CMP. Na oportunidade, o Gen Leme fez uma explanação sobre a área de responsabilidade e peculiaridades das missões que cabem ao CMP. A comitiva do Governador estava composta pelo Chefe da Representação de Goiás no DF, Sr Simão Cirineu Dias e pelo Secretário Chefe da Casa Militar, Cel PM Adailton Florêncio Nascimento, entre outras autoridades. O Governador Marconi Perillo assinou o Livro de Honra e, encerrando a visita, participou de um almoço oferecido à comitiva.

3 2º Ciclo de Estudos de Direito Penal Militar O Comando Militar do Planalto desenvolveu, no período de 13 a 17 de junho, o 2º Ciclo de Estudos de Direito Penal Militar. Na platéia, cerca de 150 estudantes de diversas instituições de ensino superior da área de Brasília-DF, além de professores, membros da Justiça e militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, puderam verificar as peculiaridades que envolvem o Direito Militar. A atividade contou com palestras de diversas autoridades e visitas ao Superior Tribunal Militar e a Organizações Militares, tais como: o Comando de Operações Especiais, em Goiânia-GO; o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. Participaram do ciclo, como palestrantes, o Gen Ex Mattos e a Sra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, Ministros do Superior Tribunal Militar; Dr Alexandre Quintas e Dr Frederico Magno de Melo Veras, Juízes Auditores da 11ª Circunscrição Judiciária Militar; Dr Roberto Coutinho, Vice-Procurador Geral de Justiça Militar e o Dr Nízio Tostes, Procurador da 1ª Auditoria da Justiça Militar do DF. Visita do Presidente do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva Em 13 de junho, o Comandante Militar do Planalto, Gen Div Cesar Leme Justo, recebeu a visita do presidente do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva, 2 Ten R/2 Sérgio Pinto Monteiro e do 2 Ten R/2 Rômulo Nogueira, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva de Brasília-DF. Nesse encontro foram tratados, entre outros assuntos, os preparativos iniciais para o 18 Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército (ENOREx) que será realizado em novembro, nesta capital. O ENOREx é o mais importante evento da oficialidade da reserva do Exército Brasileiro, e tem por finalidade: proporcionar aos participantes uma atualização de conhecimentos sobre a Força Terrestre; prestar informações gerais sobre temas de âmbito nacional e regional; contribuir para a manutenção e aprimoramento dos valores, princípios e atributos inerentes ao oficialato e estreitar os laços de amizade e camaradagem entre os companheiros da Reserva e da Ativa.

4 1º Simpósio de Comunicação Social O Comando Militar do Planalto realizou, no período de 28 a 30 de junho, o 1º Simpósio de Comunicação Social, com o objetivo de nivelar e compartilhar os conhecimentos da área, colaborando, ainda, com as atividades de assessoria de imprensa desenvolvidas, nesta capital, por ocasião dos Jogos Olímpicos Rio Participaram do evento comandantes de OM, representações das equipes de Comunicação Social das OM da Gu de Brasília, da Marinha do Brasil e da Polícia Militar do Distrito Federal, bem como de estudantes de jornalismo da UNIP e da UNICEU. Na ocasião foram realizadas práticas de entrevistas individuais e coletivas; jornada de Media Training; e palestras da jornalista Eliane Cantanhêde, (Globo News), dos jornalistas Rodrigo Bauer (Assessor de Imprensa da Presidência da República) e Alexandre Garcia (Rede Globo) e, ainda, dos Coronéis Luiz Fernando Azevedo Delage e André Luís Correia de Castro, ambos do Centro de Comunicação Social do

5 11ª RM Semana do Meio Ambiente e Estágio de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção No período de 7 a 10 de junho, o Comando da 11ª Região Militar realizou a Semana do Meio Ambiente e o Estágio de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção. A abertura dos eventos foi realizada pelo Gen Bda Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, e contou com a presença de Oficiais Superiores de Organizações Militares Diretamente Subordinadas à 11ª Região Militar e convidados. Durante o Estágio foram ministradas palestras sobre temas como: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Licenciamento Ambiental, OPUS, Variação Patrimonial (Incorporação e Desincorporação) e Regularização Dominial. A Semana do Meio Ambiente contou com uma exposição temática sobre sustentabilidade e recebeu a visita de alunos da Escola Classe do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas que participaram de oficinas de atividades sustentáveis e apresentações teatrais. Os eventos foram encerrados com um plantio de árvores nativas do cerrado, no Bosque do Campo de Parada Marechal José Pessoa. OPERAÇÃO DÍNAMO I No período de 31 de maio a 2 de junho, a 11ª Região Militar (11ª RM) realizou a Operação Dínamo IV. Esta operação, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, teve como objetivo intensificar as atividades de fiscalização, com o intuito de reprimir irregularidades referentes à segurança e ao transporte desse tipo de produto, na área de jurisprudência da 11ª RM.

6 CMP Notícias Visita de Orientação Técnica da 11ª RM No dia 15 de junho, o Gen Bda Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, realizou a Visita de Orientação Técnica (VOT) à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), localizada em Cristalina-GO. A atividade abriu o ciclo de visitas que foram realizadas em outras Organizações Militares pelo Comandante da 11ª Região Militar e comitiva até o final do mês de agosto de ª 3ª Bda Bda Inf Inf Mtz Mtz 1º RCG 23ª 23ª Cia Cia E E Cmb Cmb TG BPEB 23ª 23ª Cia Cia E E Cmb Cmb

7 2 B Fv Estágio de Preparação do 25º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz no HAITI Em 10 de junho, o Centro de Instrução de Engenharia do 2º Batalhão Ferroviário (CIECnst/2º B Fv), encerrou o Estágio de Preparação do 25º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz HAITI (Estg Prep 25º Contg/Cia E F Paz HAITI). O estágio contou com a participação de 18 militares e teve duração de três semanas, capacitando-os a desempenharem atividades de construção nas funções de motorista, laboratorista, chefe de campo, operador e mecânico de equipamento de engenharia.

8 Curso de Equipamento de Engenharia para Sargentos / 2016 O Diretor de Ensino do Centro de Instrução de Engenharia de Construção do 2º Batalhão Ferroviário (CIECnst/2º B Fv) ministrou no dia 6 de junho de 2016, a aula inaugural que marcou o início do Curso de Equipamento de Engenharia para Sargentos/2016 (CEE/2016), com 14 Sargentos do Exército Brasileiro, 1 da Marinha do Brasil e 1 do Exército da Namíbia. O CEE é destinado a habilitar sargentos a ocupar cargos e desempenhar funções de mecânico de equi- pamentos de Engenharia nas organizações militares do Exército. O Curso terá duração de seis meses (960 horas/aula), com instruções relacionadas a técnicas de oficina; motores e chassis; eletricidade e eletrônica embarcada; gestão e gerenciamento de manutenção; equipamentos de engenharia; administração e transporte; metodologia da pesquisa e atualidades. Visita do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Triângulo ao Centro de Instrução de Engenharia de Constução do 2º B Fv No dia 24 de junho, os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade do Triângulo (UNITRI), sediada em UBERLÂNDIA/MG, realizaram uma visita ao Centro de Instrução de Engenharia de Construção do 2º Batalhão Ferroviário (CIECnst/2º B Fv). A atividade contou com uma visita técnica nas oficinas pedagógicas de terraplanagem e laboratório de ensaios tecnológicos do Centro e com aulas teóricas e práticas atinentes a mecânica dos solos (granulométrica, limite de liquidez e plasticidade, compactação proctor e CBR).

9 B Adm Ap/CMP Entrega de Medalhas e aposição de divisas A Base de Administração e Apoio do CMP realizou, no dia 07 Jun, a entrega de medalhas e aposição de divisas a oficiais e praças recém condecorados e/ou promovidos. Militares condecorados: Maj MARCOLINO Medalha Corpo de Tropa (passador de Prata); Cap VITORINO Medalha Corpo de Tropa (passador de Bronze); S Ten CORREA Medalha Corpo de Tropa (passador de Ouro) e Medalha da Vitória; S Ten R ALVES Medalha Marechal Osório O Legendário ; 2º Sgt CHAGAS Medalha Corpo de Tropa (passador de Tiro de Pistola Prata); e 3º Sgt RONALD Medalha Militar (passador de Bronze). Militares promovidos ao posto de 2º Tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais: os subtenentes de Infantaria IBIAPINA e RAMOS; e os subtenentes de Engenharia ERONILDES e CAIXETA / Ao posto de Subtenente: o 1º Sargento de Infantaria EDSON-NEY / Ao posto de 2º Sargento: o 3º Sargento Mnt de Com MARCELO RODRIGUES. 13ª Corrida da Volta ao Lago Entre os dias 13 e 16 de junho, no Estande de Tiro General Darcy Lazaro, a Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto realizou o Tiro Individual Básico (TIB) de pistola, para os soldados motoristas e o Tiro Individual Avançado (TIA) de pistola, para os sargentos. No dia 12 de junho, militares da Base de Administração e Apoio do CMP participaram da 13ª Volta ao Lago, ultramaratona de revezamento de 100 Km. Merecem destaque os seguintes militares: - 1º lugar na Categoria Militar por equipe: 2 Sgt Chagas; 2 Sgt Sérgio; 3 Sgt Campos; 3 Sgt Joyce; e Cb Melo. - 2 lugar na Categoria Octeto Masculino Aberto: Cb Fernando; Sd J. Batista; Sd Wesley; e Sd Couto.

10 6 GMF Passeio ciclístico em conscientização ao combate ao mosquito Aedes Aegypti Na manhã do dia 5 de junho, na cidade de Formosa-GO, ocorreu um passeio ciclístico promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Coordenadoria de Defesa Civil com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti. O tema do passeio foi Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer. O percurso, de aproximadamente 25 km em área urbana Combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade de Formosa da cidade, teve sua largada e chegada na Praça da Prefeitura. Na ocasião, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes participou da atividade com um grupamento de ciclistas, e com um estande institucional para divulgação do Grupo e das formas de ingresso na Força Terrestre. Dia da Artilharia No dia 11 de junho, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF) apoiou a Secretaria de Saúde do município de Formosa-GO, em ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, 106 militares do 6º GMF visitaram domicílios, com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre ações de prevenção e combate ao mosquito. No dia 10 de junho, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes participou, com tropa a pé e motorizada, da Formatura alusiva ao Dia da Artilharia, no âmbito da guarnição de Brasília-DF.

11 22º BI / 3ª Bda Inf Mtz Instrução de Prevenção e Combate à Incêndio No dia 29 de junho, cumprindo o cronograma de instrução da Capacitação Técnica e Tática do Efetivo Profissional - CTTEP, o 22º Batalhão de Infantaria realizou a instrução de prevenção e combate à incêndio, para oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados. Despedida de integrantes do BRABAT/24 No dia 20 de junho, o 22º Batalhão de Infantaria realizou a despedida dos 29 militares que irão integrar o BRABAT/24. Além da formatura, foi realizado um jantar com a presença de militares que, hoje integram a Força de Paz do Brasil no Haiti e de seus familiares. 36º BI Mtz / 3ª Bda Inf Mtz Comandante Militar do Planalto visita o 36º BI Mtz No dia 07 de junho, o 36º BI Mtz recebeu a visita do Comandante Militar do Planalto, Gen Div Cesar Leme Justo, e sua comitiva.

12 CMP Notícias 41º BIMtz / 3ª Bda Inf Mtz Mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti No dia 11 de junho, cerca de 500 militares do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado uniram-se mais uma vez aos agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Jataí para realizar o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram visitadas mais de 17 mil residências e recolhidas quase 200 toneladas de lixo, além do trabalho de orientação aos moradores. Visita do Comandante Militar do Planalto O 41º Batalhão de Infantaria Motorizado recebeu, no dia 9 de junho, a visita do Comandante Militar do Planalto, Gen Div Cesar Leme Justo e sua comitiva. Na programação constou uma Guarda de Honra; reunião com os oficiais, subtenentes e sargentos e, ao formatura geral; apresentação de oficiais; palestra do típica do cerrado no bosque 1º Sgt Ramalho. Comandante OM; demonstração de instrução de GLO; final da visita, o Gen Leme plantou uma muda de árvore

13 16 B Log/3ª Bda Inf Mtz Adaptação de Containers O 16º Batalhão Logístico vem promovendo na adaptação de containers, para utilização como sanitários e lavatórios, em apoio às tropas que atuarão nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Cursos de Formação de Cabos e Soldados No dia 9 de maio, o 16º B Log iniciou os Cursos de Formação de Cabos e Soldados (CFC/CFSD 2016), atendendo às necessidades do QG/Ex e das OM sediadas em Brasília. Foram matriculados 151 militares no CFC e 6 no CFSd. Os 157 militares foram formados em 12 diferentes qualificações militares. Programa de Valorização do Desempenho Em formatura geral do 16º B Log, no dia 10 de junho, foi entregue o Diploma de Destaque do Mês de maio ao 3º Sgt Fonseca, Cb Welik, Cb Sérgio e Sd EV Warlley, por terem se destacado em suas subunidades, apresentando excelente desempenho e modelar comportamento, servindo de exemplo para seus pares e subordinados, conquistando, com seu atos, a admiração de seus superiores. C M P CMP Notícias Disponível na página eletrônica: Sugestões ou envio de matérias: imprensa@cmp.eb.mil.br ou noticiasdocmp@gmail.com Telefones: (61) Comandante: Gen Div Leme Ch 5ª Seção: TC Alberto Ramos Revisão: Maj Queiroz / 2 Ten Camilla Redação: 2º Ten Fabiani e Om s citadas Arte Gráfica e Diagramação: Cb Gomes Fotografia: Acervo do CMP e Om s citadas Publicação da 5ª Seção do CMP Quartel-General do Comando Militar do Planalto Avenida do Exército S/Nº - 3º Andar Setor Militar Urbano (SMU) Brasília-DF - CEP

7ª Companhia de Comunicações

7ª Companhia de Comunicações 7ª Companhia de Comunicações O CURUMIM DO SERTÃO Informativo de Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 PASSAGEM DE COMANDO Foi realizada no dia 16 de janeiro, a solenidade de Passagem de Comando da 7ª Companhia

Leia mais

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº Novembro/Dezembro Passagem de Comando

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº Novembro/Dezembro Passagem de Comando CMP Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº 018 - Novembro/Dezembro 2015 Passagem de Comando No dia 4 de dezembro, ocorreu a Solenidade Militar de Passagem de Comando do Comando Militar

Leia mais

CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática

CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática Informativo Mensal da 5ª Seção do Comando Militar do Planalto - Edição nº 013 - Julho 2015 Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade. CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa AVALIAÇÕES FINAIS DO 3º TURNO DO CAS 2011 No dia 17 de novembro, encerrando as atividades de instrução do 3º Turno do CAS 2011, foi realizada pelos Sargentos Alunos a 4ª Prova Formal Escrita (PFE4). Além

Leia mais

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2 Porto Príncipe, Haiti, 15 de setembro de 2010 15ª Edição A Substituição do BRABATT 2 Em 15 de agosto, o 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 13º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas

Leia mais

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Porto Príncipe, Haiti, 15 de outubro de 2010 18ª Edição BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Em 30 de setembro, o BRABATT 2 recebeu a visita de inspecionadores da ONU, chefiada pelo Coronel Paulo Eduardo,

Leia mais

INFORMATIVO nº A CASA DO ADJUNTO De 1º a 15 de novembro de 2011

INFORMATIVO nº A CASA DO ADJUNTO De 1º a 15 de novembro de 2011 JORNADA CULTURAL 3º TURNO DO CAS 2011 Com a finalidade de proporcionar aos Sargentos Alunos e a seus familiares a oportunidade de conhecer os traços marcantes da Cultura Gaúcha, o Corpo de Alunos da EASA

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Por Cel Alexandre Marcos Carvalho de Vasconcelos Com a crescente industrialização, aliada à busca de novas tecnologias, formas inovadoras de produção

Leia mais

VISITA DO DIRETOR DA D MAT

VISITA DO DIRETOR DA D MAT Informativo do º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Agosto de 13 - Ano 1 - Nº 7 VISITA DO DIRETOR DA D MAT No dia 1º de agosto, o º Regimento de Cavalaria Blindado recebeu a visita da

Leia mais

Boletim Informativo nº de outubro de /18

Boletim Informativo nº de outubro de /18 Boletim Informativo nº 4 14 de outubro de 2018 1/18 1ª PARTE ATIVIDADES E RESULTADOS: 1. ATIVIDADES: Calendário de eventos: DATA 15 Out (2ª Feira) HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL 08:00 Tênis (J1 e J2 simples)

Leia mais

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti Companhia Engenharia Força Paz - Haiti A Engenharia da Paz Informativo quinzenal da Cia E F Paz - Haiti 10º Contingente Porto Príncipe - Haiti, 1º Junho 10 - Ano V - Nr 70 Contingente recebe a medalha

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

Ano XXI nº 76. NOTIME Noticiário do IME

Ano XXI nº 76. NOTIME Noticiário do IME 2016.1 Ano XXI nº 76 Noticiário do IME Aula Inaugural A Aula Inaugural marca o início das atividades acadêmicas. Neste ano, no dia 15 de fevereiro, o General de Exército Villas Bôas, Comandante do Exército,

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C o m a ndo e a T ro pa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C o m a ndo e a T ro pa 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA EASA ENSINO POR COMPETÊNCIAS 3º ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA NÍVEL II /2011 Foi realizado, no período de 30 de agosto a 2 de setembro de 2011, o 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Foto: Relações Públicas do 5º RCC Por Everton Lisboa Embora não esteja totalmente pronta, a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate

Leia mais

Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto. Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade.

Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto. Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade. Informativo Mensal do Comando Militar do Planalto - Edição nº 0011 - Maio 2015 Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto No dia 8 de maio, o Comando Militar do Planalto comemorou o Dia

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 514, DE 06 DE JUNHO DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 514, DE 06 DE JUNHO DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 514, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n.º 463, de 3 de janeiro de 2012, que Dispõe sobre o subsídio dos Militares do Estado, e dá outras

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti. Profissionalismo e Entusiasmo. Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto

Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti. Profissionalismo e Entusiasmo. Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de outubro - 2012 - ano III - edição 57 C M P Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias

Leia mais

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Porto Príncipe, Haiti, 30 de setembro de 2010 17ª Edição BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Em 09 de setembro, a Força Tarefa 4º Esquadrão de Força de Paz realizou uma operação conjunta com

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Em 11 de fevereiro, chegou em Bogotá-DC para realizar Visita Técnica ao o GMI-CO, o Cel Inf Carlos Henrique Guedes,

Leia mais

Comemoração do Dia da Infantaria

Comemoração do Dia da Infantaria Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de junho - 2012 - ano III - edição 48 C M P Comemoração do Dia da Infantaria Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 48-1º a 15 junho

Leia mais

PARECER Nº, DE nos termos do art. 123, da Constituição Federal, por 20 votos favoráveis.

PARECER Nº, DE nos termos do art. 123, da Constituição Federal, por 20 votos favoráveis. PARECER Nº, DE 2007 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem (SF) nº 81, de 2007, que submete à apreciação do Senado Federal o nome do General-de-Exército RENALDO QUINTAS MAGIOLI,

Leia mais

29 de Agosto de 2012 Quarta Feira

29 de Agosto de 2012 Quarta Feira PROGRAMAÇÃO 29 de Agosto de 2012 Quarta Feira 9h00 - ABERTURA SOLENE DO EVENTO Palestra Magna proferida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Amazonas e Presidente de Honra do II SISAM Omar

Leia mais

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13 CORPOS ESPECIAIS NÃO REVISTOS BOMBEIROS MUNICIPAIS (1) Cargos de Comando (Corpo de Bombeiros tipos CB1 e CB2) Comandante de Bombeiros Municipais - (100% de Chefe de Divisão Municipal) 2.613,84 2º Comandante

Leia mais

OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA. Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO

OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA. Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO 2 A PERSEGUIÇÃO (Março a Setembro de 1972) 17 documentos 253 páginas 12 telex e avisos 12

Leia mais

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Equipamento ExpeditionDI para simulação e treinamento da infantaria A busca pelo incremento das atividades de adestramento, aprimoramento

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS RELAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PROCESSO SELETIVO 2015/2016 PARA

Leia mais

BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz

BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de março - 2012 - ano III - edição 43 C M BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz P P r o f i s s i o n a l i s m o e E n t u s i a s m o

Leia mais

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. PROJETO DE LEI Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Art. 1º Os Quadros de Organização da Brigada Militar e as carreiras dos Oficiais

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 09, SETEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Minas Anti-pessoal-

Leia mais

BRAENGNEWS PREPARO CENTRALIZADO DO 19º CONTINGENTE DA BRAENGCOY. Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti Edição 124 Ano 08 Dez/13

BRAENGNEWS PREPARO CENTRALIZADO DO 19º CONTINGENTE DA BRAENGCOY. Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti Edição 124 Ano 08 Dez/13 Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti Edição 124 Ano 08 Dez/13 PREPARO CENTRALIZADO DO 19º CONTINGENTE DA BRAENGCOY O 19º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti

Leia mais

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Posto de Comando Móvel integrado ao SISCOMIS Por Rubens Barbosa Filho Durante a realização dos

Leia mais

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Curitiba - Paraná. 28 a 30 de novembro de 2018

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Curitiba - Paraná. 28 a 30 de novembro de 2018 MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL Curitiba - Paraná 28 a 30 de novembro de 2018 APRESENTAÇÃO LOCALIZAÇÃO O Congresso Nacional dos Policiais Federais CONAPEF é um evento bienal que visa consolidar e

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO NOTAS BIOGRÁFICAS MGEN FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS AGUDA 1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO -Data de Nascimento 1946/01/31; -Naturalidade S. Sebastião da Pedreira, Lisboa; -Estado Civil Casado; -Filhos Um Filho;

Leia mais

Brasília/DF 31 de outubro de Relatório Final

Brasília/DF 31 de outubro de Relatório Final Brasília/DF 31 de outubro de 2017 Relatório Final O Evento: O Evento A NETWORK EVENTOS em parceria com a CAIXA, STI MPDG, BB Tecnologia e Serviços, Banco do Brasil, Serpro, Dataprev e Correios, realizou

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 PROGRAMA DE ATIVIDADES ESCOLARES DO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA AERONÁUTICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - CPORAER-SJ 2017 MINISTÉRIO

Leia mais

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado Deputado Raul Jungmann Subcomissão Especial de Controle de Armas e Munição (SUBCOMARM) Câmara dos Deputados Análise:

Leia mais

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL  REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil CATÁLOGO COMERCIAL 20-22 JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL WWW.CSTMEXPO.COM REALIZAÇÃO uma divisão da Prospectare Brasil 20-22 DE JUNHO DE 2017 BRASÍLIA BRASIL Em sua sexta edição, a Conferência de Simulação e

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

Rafael de Abreu Faria

Rafael de Abreu Faria Rafael de Abreu Faria Brasileiro, Casado, 44 anos, Tenente-Coronel de Comunicações Exército Brasileiro Endereço Residencial Avenida Ipiranga, 8400, Bloco 3, Apto 705. Jardim Botânico, Porto Alegre-RS,

Leia mais

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez A Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre espaço para a entrada das suas primeiras alunas. Agora, mulheres

Leia mais

Noticiário ENTINELA DO CERRADO

Noticiário ENTINELA DO CERRADO Informativo do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado Ano XVIII - Nº 320 Janeiro 2015 ANIVERSÁRIO DO 41º BI Mtz No dia 17 de janeiro, nosso Batalhão completou mais um aniversário de sua criação. O Batalhão,

Leia mais

A Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Medicina Veterinária em edição do dia 18 de janeiro de 2016,

A Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Medicina Veterinária em edição do dia 18 de janeiro de 2016, 1 A Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Medicina Veterinária em edição do dia 18 de janeiro de 2016, divulgou no Informativo Virtual do CFMV as atividades da Medicina Veterinária dos militares

Leia mais

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS)

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) O TUIUTI 1 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

CONSEP INTERMUNICIPAL JAGUARAÇU, MARLIÉRIA E TIMÓTEO.

CONSEP INTERMUNICIPAL JAGUARAÇU, MARLIÉRIA E TIMÓTEO. CONSEP INTERMUNICIPAL JAGUARAÇU, MARLIÉRIA E TIMÓTEO. E-mail: consepintermunicipal@gmail.com Telefones: (31) 3848 6201 Facebook: https://www.facebook.com/consep.intermunicipal Endereço: Rua Miguel Moura,

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 06 de Julho de :18 - Última atualização Qui, 19 de Setembro de :59

Escrito por Administrator Ter, 06 de Julho de :18 - Última atualização Qui, 19 de Setembro de :59 15º ENOREX - Salvador-BA - 07 a 13 de outubro de 2013 - UMA SEMANA DE ATIVIDADES; - O MAIOR EVENTO DA OFICIALIDADE DA RESERVA R2 DO BRASIL; - 4 FRENTES DE ATUAÇÃO: Palestras de atualização (por diversos

Leia mais

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR PAÍS ORGANIZAÇÃO RAMOS KOSOVO NATO EXÉRCITO ANO INÍCIO 1999 ANO FIM OBSERVAÇÕES EM CURSO Força Militar liderada pela NATO, tendo por base a Resolução nº 1244 do Conselho

Leia mais

Informativo. Espaço de notícias e reportagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa. Edição Março 2015 PONTA GROSSA

Informativo. Espaço de notícias e reportagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa. Edição Março 2015 PONTA GROSSA Informativo Edição Março 2015 Espaço de notícias e reportagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa PONTA GROSSA Informativo Edição Março 2015 Gabinete da Direção - Assessoria

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

CMP JDE 2018 SUMÁRIO

CMP JDE 2018 SUMÁRIO Este guia é dirigido a todos os componentes das delegações participantes dos JDE 2018, aos convidados e aos demais envolvidos na organização e execução desta importante competição desportiva realizada

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 11, NOVEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Mina Antipersonal

Leia mais

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA CURRICULUM VITAE GEN MOURA General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA Nascido em 31 de maio de 1956, na cidade de Jequié, município brasileiro do Estado da Bahia, localizado a 365 Km da capital Salvador. É filho

Leia mais

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Legislação Alterada O Projeto de Lei 1645/2019, de autoria do Poder Executivo, altera 5 leis dos Militares (Forças Armadas, Policiais

Leia mais

Porto Príncipe Haiti / Informativo Mensal do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Edição 02/Fevereiro

Porto Príncipe Haiti / Informativo Mensal do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Edição 02/Fevereiro Página 2010 m 04 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de Passagem de Comando do Batalhão Brasileiro de Força E de Paz (BRABATT). Na oportunidade o Coronel João Batista Carvalho Bernardes passou o Comando

Leia mais

Substituição da Bandeira Nacional

Substituição da Bandeira Nacional Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de fevereiro - 2013 - ano IV - edição 64 C M Substituição da Bandeira Nacional P Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 64-1º a 15

Leia mais

ARQUIDIOCESE MILITAR DO BRASIL ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO NÚCLEO DO RIO DE JANEIRO

ARQUIDIOCESE MILITAR DO BRASIL ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO NÚCLEO DO RIO DE JANEIRO ARQUIDIOCESE MILITAR DO BRASIL ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO NÚCLEO DO RIO DE JANEIRO ABERTURA DO ANO LETIVO I SEMANA FORMATIVA DOM OSVINO JOSÉ BOTH ARCEBISPO MILITAR DO BRASIL DOM ROQUE COSTA SOUZA REITOR

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS HISTÓRICO DO POSTO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS ASSIS CHATEAUBRIAND 1 OBJETIVO O presente trabalho objetiva

Leia mais

Boletim Especial do Exército

Boletim Especial do Exército Boletim Especial do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Nº 12/2010 Brasília, DF, 10 de novembro de 2010. BOLETIM ESPECIAL DO EXÉRCITO Nº 12/2010 Brasília - DF,

Leia mais

Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016

Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016 Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016 Quinze helicópteros, dezenas de militares, toque da Vitória e muita emoção, marcaram o retorno da Aviação do Exército. Por Guilherme Wiltgen

Leia mais

CURRICULUM VITAE. II FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL 1. Cursos de formação académica (Licenciatura/Pós-graduação/Mestrado/Doutoramento)

CURRICULUM VITAE. II FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL 1. Cursos de formação académica (Licenciatura/Pós-graduação/Mestrado/Doutoramento) CURRICULUM VITAE Identificação abreviada: Maj Inf Para Rui Jorge Roma Pais dos Santos I DADOS PESSOAIS Rui Jorge Roma Pais dos Santos 08 de maio de 1974 S. Jorge de Arroios Divorciado Major de Infantaria

Leia mais

PROGRAMAÇÃO: 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos. 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança

PROGRAMAÇÃO: 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos. 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança PROGRAMAÇÃO: 08/11 - QUARTA-FEIRA 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança 13:00 CREDENCIAMENTO 14:00 - MESA DE

Leia mais

Regimento de Guarnição nº1

Regimento de Guarnição nº1 Principais atividades desenvolvidas Edição nº 02 / 2014 Nos Meses de Fevereiro e Março, o Regimento de Guarnição Nº1 (RG1) continuou a sua atividade normal, iniciando em pleno o ano 2014. No período de

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO. LEI Nº /12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO. LEI Nº /12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006 ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO LEI Nº 15.349-22/12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006 Súmula: Extingue, na Polícia Militar do Paraná, o Quadro de Oficiais de

Leia mais

Lugar de mulher é onde ela quiser, diz coronel André

Lugar de mulher é onde ela quiser, diz coronel André Lugar de mulher é onde ela quiser, diz coronel André Carlos na despedida da comandante do 35º BPM Tenente Coronel Wagner Melo e Cintia Raquel na cerimônia de troca de comando (Foto: Dominique Cavaleiro/G1).

Leia mais

26 de agosto de 2014 Rio de Janeiro

26 de agosto de 2014 Rio de Janeiro 26 de agosto de 2014 Rio de Janeiro Informações Gerais: Tema: Fórum Nacional de T.I.C. na Segurança Pública 3ª edição Data: 26 de agosto de 2014 Local: Auditório do Centro Integrado de Comando e Controle

Leia mais

Mai / Jun / Jul de 2009 Informativo do Instituto Militar de Engenharia Ano XIV Nº 50

Mai / Jun / Jul de 2009 Informativo do Instituto Militar de Engenharia Ano XIV Nº 50 Mai / Jun / Jul de 2009 Informativo do Instituto Militar de Engenharia Ano XIV Nº 50 A interação com outras importantes instituições, as oportunidades de aprimoramento profissional e um bom ambiente de

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II INSTRUÇÃO NORMATIVA /2018 CMDP II - NORMA REGULAMENTADORA DAS GRADUAÇÕES ESCOLARES DO CORPO DE ALUNOS Dispõe

Leia mais

Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO. Brasília-DF, 10 de junho de 2016.

Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO. Brasília-DF, 10 de junho de 2016. ' Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Nº 23/2016 Brasília-DF, 10 de junho de 2016. BOLETIM DO EXÉRCITO Nº 23/2016 Brasília-DF, 10 de junho de 2016.

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE 2015 5º BIL na operação anhanguera-2015 2 EDITORIAL Nesta edição do nosso Informativo O Itororó apresentaremos as principais atividades realizadas pelo 5º Batalhão de Infantaria

Leia mais

X ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - CB27 Brasília, DF 23 a 25 de Abril de 2017

X ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - CB27 Brasília, DF 23 a 25 de Abril de 2017 X ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - CB27 Brasília, DF 23 a 25 de Abril de 2017 Data: 23 a 25 de Abril de 2017 Local: Brasília, DF, Brasil Organização:

Leia mais

PORTARIA Nº 49 - DEP, DE 05 DE JUNHO DE 2006

PORTARIA Nº 49 - DEP, DE 05 DE JUNHO DE 2006 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 49 - DEP, DE 05 DE JUNHO DE 2006 Aprova as Instruções Reguladoras para a Inscrição, Seleção

Leia mais

Comunicado nº 01 - XVI ENOREx

Comunicado nº 01 - XVI ENOREx CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS R/2 DO BRASIL Fundado em 22 de Abril de 1997 Sede: Rio de Janeiro (Quartel do CPOR/RJ) Regionais: Rio de Janeiro - São Paulo - Belo Horizonte - Recife - Petrópolis - Pelotas

Leia mais

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA NO ÂMBITO DO COMANDO PORTUGUÊS DA FORÇA NAVAL DE REAÇÃO DA NATO (SNMG1) (08JUN-18DEZ15) (20 DE DEZEMBRO DE 2015)

Leia mais

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL 36º BI MTZ INFORMATIVO SENTINELA DO TRIÂNGULO 36º Batalhão de Infantaria Motorizado - Uberlândia-MG EDITORIAL Prezado leitor, Neste mês, na guarnição de Uberlândia-MG, destacamos a Semana do Soldado com

Leia mais

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Carlos Takahashi Presidência da República Federativa do Brasil Brasília - DF 1º de Janeiro de 2011 Decreto Federal

Leia mais

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo*

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Ascom Militares que integram as tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública que atuarão

Leia mais

informativo Sem dúvidas Conhecimentos aprimorados Juntos em prol do meio ambiente Comunicação em pauta Carreira Segurança Aconteceu

informativo Sem dúvidas Conhecimentos aprimorados Juntos em prol do meio ambiente Comunicação em pauta Carreira Segurança Aconteceu 9ª Edição Quinta-feira 14 de Junho de 2012 informativo Comunicação em pauta No último dia 6, diretores, superintendentes e engenheiros se reuniram para mais uma ação na Tabocas voltada para a comunicação:

Leia mais

Tarefas - Cabem, ao CIASC, as seguintes tarefas

Tarefas - Cabem, ao CIASC, as seguintes tarefas O Corpo de Fuzileiros Navais possui três escolas de formação. Duas localizadas no Rio de Janeiro (CIAMPA Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves) e CIASC Centro de Instrução Almirante Sylvio

Leia mais

ORDEM DE ENSINO Nr 002 DE/CMS/Sec Pscped SEMANAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR

ORDEM DE ENSINO Nr 002 DE/CMS/Sec Pscped SEMANAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO E COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR ORDEM DE ENSINO Nr 002 DE/CMS/Sec Pscped SEMANAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO MILITAR

Leia mais

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: 1 - Presidente da República 2 - Vice-Presidente da República (*1) Governador

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. MEDALHA DO MÉRITO MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS Agraciados 2018

MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. MEDALHA DO MÉRITO MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS Agraciados 2018 MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA MEDALHA DO MÉRITO MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS Agraciados 2018 ÍNDICE CORPORAÇÕES MILITARES E INSTITUIÇÕES CIVIS... 3 MARINHA... 4 EXÉRCITO... 5 AERONÁUTICA...

Leia mais

Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti*

Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti* Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti* Militares do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), do Exército Brasileiro e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

INFORMATIVO. saiba o que aconteceu nesta semana Corpo de Bombeiros do Paraná. Por uma vida todo sacrifício é dever

INFORMATIVO. saiba o que aconteceu nesta semana Corpo de Bombeiros do Paraná. Por uma vida todo sacrifício é dever Corpo de Bombeiros do Paraná Por uma vida todo sacrifício é dever Pesquisa de Opinião Nível de Escolaridade INFORMATIVO saiba o que aconteceu nesta semana 18.05.2018 1ºEncontro de cobianos é realizado

Leia mais

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO OBJETIVOS 1. Apresentar o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); e 2.

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa Programa 0620 Adestramento e Operações Militares do Exército Justificativa O Exército Brasileiro tem a necessidade de instruir, adestrar os seus efetivos, formar e adestrar a reserva mobilizável, capacitar

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Paulo Almeida de Rodrigues Morada Telefone Fax Correio electrónico capmarcogoncalves@gmail.com; Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 21.07.73

Leia mais

O CID é o estabelecimento de ensino da Junta Interamericana de Defesa (JID) que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O CID é o estabelecimento de ensino da Junta Interamericana de Defesa (JID) que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA). 1 Boa tarde, sou o Coronel do Exército Brasileiro, João Marinonio Enke Carneiro, atualmente professor integrante da faculty do Colégio Interamericano de Defesa (CID). O CID é o estabelecimento de ensino

Leia mais

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações BAHIA Período: de 12 a 18/05/2009 HISTÓRIAS POSITIVAS 1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações Nome da entidade: Instituto dos Padres Passionistas da Bahia Nome completo do parceiro: José

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO 13ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA (BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO 13ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA (BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO 13ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA (BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO) Quartel-General em CUIABÁ-MT, 29 de outubro de 2013 - (3ª Feira) 01 ADITAMENTO Nº 051-E4 AO BOLETIM

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO. XVIII ENOREx

ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO. XVIII ENOREx CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA (antigo Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil) Fundado em 22 de Abril de 1997 Sede Nacional: Rio de Janeiro (Quartel do CPOR/RJ) Rio de Janeiro - Belo Horizonte

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

INFORMATIVO. 2º B Log L. Dia da Intendência. No dia 11 de abril, o Batalhão Cidade de

INFORMATIVO. 2º B Log L. Dia da Intendência. No dia 11 de abril, o Batalhão Cidade de INFORMATIVO Eletrônico 2º B Log L BATALHÃO CIDADE DE CAMPINAS Exercício EBST 2014 Coroando a fase de formação dos alunos do Estágio Básico de Sargentos Temporários, foi realizado o acampamento na Fazenda

Leia mais

INFORME CBDB NOVEMBRO 2010

INFORME CBDB NOVEMBRO 2010 INFORME CBDB NOVEMBRO 2010 NOTÍCIA DO NÚCLEO REGIONAL DO RIO DE JANEIRO Curso sobre: BARRAGENS DE TERRA,, TERRA-ENROCAMENTO E ENROCAMENTO COM FACE DE CONCRETO Este Curso, que foi promovido entre Maio e

Leia mais

Brasília - DF, 14 de maio de 2009 (Quinta-feira) Para conhecimento deste Centro e devida execução, publico o seguinte:

Brasília - DF, 14 de maio de 2009 (Quinta-feira) Para conhecimento deste Centro e devida execução, publico o seguinte: MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CENTRO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA DO EXÉRCITO Brasília - DF, 14 de maio de 2009 (Quinta-feira) Aditamento nº 002 Div

Leia mais