Introduçã o. Mestre Tiago Pimenta Orçamento Participativo Jovem Projeto Hydro Therapeia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introduçã o. Mestre Tiago Pimenta Orçamento Participativo Jovem Projeto Hydro Therapeia"

Transcrição

1 Introduçã o A água, para o ser vivo, representa um dos elementos essenciais para a sua sobrevivência. Ao Ser Humano, para além de inúmeras utilidades, este líquido engloba benefícios incalculáveis quando é utilizado em terapias de diversos tipos. A imersão do corpo em piscina aquecida, tendo e conta os seus efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológico é um recurso fisioterapêutico importante para a reabilitação e/ou para a prevenção de alterações funcionais, ao qual se dá o nome de Hidroterapia. De acordo com Candeloro e Caromano (2007), as propriedades físicas e o aquecimento da água desempenham um papel vantajoso na melhoria e na manutenção da amplitude de movimento das articulações, do relaxamento e na redução da tensão muscular. A diminuição do impacto articular durante actividades físicas aquáticas, proporcionada pela flutuação, conduz à redução da sensibilidade da dor, diminuição da compressão nas articulações doridas, diminuição dos espasmos e uma maior liberdade de movimento. Segundo o que dizem Candeloro, Caromano (2007) e Sacchell, Accacio (2007) os exercícios de fortalecimento com paciente submerso estão fundamentados nos princípios físicos da hidrostática, que permitem gerar resistência multidimensional constante aos movimentos.

2 Histo riã A água na cultura Proto-india (2400 anos A.C.) servia apenas para rituais e higiene, no tempo de hipocarates ( A.C.) deu-se a introdução da água como meio de cura de doenças musculares, reumáticas e articulares. No tempo dos romanos a mesma começou a ter função recreativa e curativa com a formação de termas e saunas devido aos efeitos da água quente no ser humano. Em 1928 dá-se a introdução dos tanques Hubbarde, com as funções semelhantes aqueles que vemos nas piscinas, devido às propriedades quentes da água a resistência articular assim como a muscular são eliminadas, facilitando os movimentos para aqueles que estão mais debilitados dos mesmos. A partir de 1930, existe bastante evolução em relação às técnicas utilizadas na hidroterapia como: hidroterapia ativa, Halliwick, método dos anéis de Bad Ragaz, water specific therapy, Ai Chi e Watsu. As diferentes técnicas podem ser utilizadas em determinadas patologias assim como um determinado número de pacientes.

3 Descriçã o do Projecto A hidroterapia alterna de água quente e fria para o tratamento do paciente. A imersão do corpo em água quente aumenta a temperatura corporal e provoca a dilatação dos vasos sanguíneos o que resulta numa melhor circulação do sangue na pele e no músculo. A água fria produz a construção dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo sanguíneo na pele e nos músculos mas aumentando a circulação nos órgãos internos. Ao estar o corpo submergido, a "redução do peso" é de 90%, diminuindo desta forma pressão nas articulações e nos músculos e criando uma sensação de relaxamento. A hidroterapia recomenda-se em: Gerontes Nos idosos, a terapia aquática apresenta vários benefícios, dentre os quais se destacam: diminuição da frequência cardíaca, aumento do desempenho cardiopulmonar, fortalecimento e aumento da capacidade elástica dos músculos, aumento da amplitude articular, diminuição e/ou eliminação das tensões mentais (Bornachela, 1999; Candeloro, 2009). Exercícios regulares podem auxiliar os idosos na ampliação de sua qualidade de vida e reduzir a taxa de declínio do seu estado funcional. A hidroterapia é uma prática segura para programas aeróbicos, além de ser importante para o tratamento de patologias associadas ao envelhecimento tal com Parkinson, osteoporose e artrose (Candeloro, 2009).. Deficientes físicos

4 As propriedades físicas da água e sua relação com o corpo oferecem ao portador de deficiência maior possibilidade de mobilidade, afastando-o momentaneamente da utilização de próteses, bengalas, cadeira de roda, etc. Contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor do indivíduo (Rocha, 1994). De acordo com o mesmo autor, a hidroterapia relaxa, estica e reforça a musculatura, através de movimentos coordenados; aguça os reflexos proporcionando melhor domínio dos músculos exercitados; melhora a flexibilidade; evita tensões e rompimento de músculos. Conduz, portanto, a efeitos psíquicos benéficos, como a sensação de vivacidade e de bem-estar, predisposição ao prosseguimento intensivo do trabalho através do aquecimento e melhora a capacidade de concentração Gestantes Canderolo (2009) cita pesquisas onde gestantes que praticaram exercícios físicos como a hidroterapia tiveram filhos com a capacidade cognitiva mais aguçada, pelo fato da melhor oxigenação dos fetos e disponibilidade de nutrientes aos mesmos. Para a gestante, algumas das vantagens da hidroterapia são o alívio das dores da coluna, melhora da estética corporal e a condição cardiorrespiratória, além do aumento da flexibilidade. Para Candeloro (2009), gestantes que apresentam uma boa condição física correm menos riscos de passarem por complicações durante o parto e no pós-parto, conduzindo à rápida recuperação. A hidroterapia permite que a mulher desempenhe exercícios aeróbicos de uma forma segura, protegendo-a contra quedas e impactos, fortalecendo os músculos do assoalho pélvico (Cirullo, 2000).

5 Portadores de disfunções músculo-esqueléticas da coluna vertebral Os exercícios aquáticos ajudam no fortalecimento da musculatura da coluna, melhorando a postura corporal. A imersão isolada destes músculos estabilizadores na água aquecida diminui a dor e tem suporte externo da pressão hidrostática (McNamora; Thein, 2000). Portadores de doenças ortopédicas e reumáticas Com a água aquecida há uma diminuição da dor e do espasmo muscular; a flutuação facilita a influência da ação da gravidade, a qual aumenta a espasticidade, com isso alivia-se o estresse das articulações, especialmente das sustentadoras do peso corporal (Campion, 2000; Giesecke, 2000).Relaxamento. A hidroterapia é aplicada tanto em crianças como em adultos. Em crianças com paralisia cerebral é de grande ajuda, porque melhora o controle dos movimentos e a respiração. Muitos pacientes que padecem de artritis reumatoidea têm como parte do tratamento a hidroterapia, que lhes dá um grande alívio para as articulações "travadas" ou com pouca mobilidade, comum nos pacientes com esta doença. Este projecto visa incluir em todas as Piscinas do concelho de Valongo uma modalidade de tratamento disponível para o melhoramento da saúde e bemestar, bem como a qualidade de vida de todos os munícipes do Concelho de Valongo. Sendo que as aulas para pessoas portadoras de deficiência teriam de ser realizadas na Piscina Municipal de Valongo, pois seria necessário a instalação de um elevador nas piscinas, sendo que a instalação do mesmo esta idealizada para as Piscinas de Valongo devido a esta infra-estrutura estar devidamente equipada através de acessos e locais adequados para receberem pessoas portadoras de deficiência, reunindo desta forma (na minha opinião) as melhores condições para que a instalação do elevador para a colocação das pessoas com deficiência dentro de água seja realizada nestas Piscinas.

6 Publico Alvo A água é um meio ideal para o paciente em reabilitação por algum impedimento físico. Ao estar o corpo imerso na água, o paciente poderá realizar movimentos que não vão ser possíveis em outras condições. A hidroterapia é aplicada em todas as faixas etárias em pessoas que necessitem de um meio de reabilitação, posto isto, o público-alvo inerente este projecto são todos os Munícipes do Concelho de Valongo, que precisem de um meio de tratamento para combaterem as suas necessidades. Sendo que a hidroterapia recomenda-se em: Gerontes; Deficientes Físicos; Gestantes; Portadores de disfunções músculo-esqueléticas da coluna vertebral; Portadores de doenças ortopédicas e reumáticas.

7 Limite Temporãl do Projecto O limite temporal deste projecto tem uma duração inicial de 11 meses, isto devido ao facto, das estruturas municipais para onde está idealizado o projecto (Piscinas de Alfena; Piscinas de Ermesinde; e Piscinas Municipais de Valongo) estarem encerradas durante o mês de Agosto.

8 Orçãmento do Projecto Orçamento anual para o Professor: Existem 5 Freguesias (Alfena; Ermesinde; Valongo; Campo; Sobrado), leccionando duas aulas semanais para cada Freguesia, faz um total de 10 aulas semanais; (Hidroterapia) Aulas para pessoas portadoras de deficiência, teriam de ser aulas individuais pois requerem bastante mais atenção e um acompanhamento mais personalizado, deste modo é difícil de calcular um número de aulas semanais e um valor correto relativamente a estas aulas; 10 número de aulas semanais; 10x10=100 (Preço semanal para Professor, sendo que cada aula é paga a 10 ); 100x47=4700 (Orçamento final para os 11 meses (47 semanas) de duração do projecto para pagamento do Professor). Orçamento de o Elevador: (Anexo A) Elevador de Piscina Liftech fixo MT600, na empresa Liftech. Local de instalação: Tanque Médio das Piscinas Municipais de Valongo

9 Refere nciãs: Accacio, L. M. P.; Sacchelli, T. Propriedades físicas da água. In: MONTEIRO, C. G.; Gava, M. V. (Org.). Fisioterapia aquática. São Paulo: Manole, 2007a. cap.1, p Bonachela, V. M. Manual básico de hidroginástica. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1999 Campion, M. R. Hidroterapia princípios e prática. São Paulo: Manole, Candeloro, J. M.; Caromano, F. A. Efeito de um programa de hidroterapia na flexibilidade e na força muscular de idosas. Revista Brasileira de Fisioterapia, v.11, n.4, p , Candeloro; Hidroterapia para a 3ª idade Disponível em: Acesso em: 01/06/2009. Candeloro; Hidroterapia para gestantes Disponível em: Acesso em: 01/06/2009. Cirullo, J. Reabilitação aquática para pacientes obstétrica e ginecológ ica. In: Ruoti, R. G.; Morris, D. M.; Cole, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, cap.10, p Giesecke, G. L. Reabilitação aquática de pacientes com lesão da medula espinhal. In: Ruoti, R. G.; Morris, D. M.; Cole, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, cap. 8, p McNamara, C.; Thein, L. Reabilitação aquática de pacientes com disfunções musculoesqueléticas da coluna vertebral. In: Ruoti, R. G.; Morris, D. M.; Cole, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, cap. 6, p Rocha, J. C. C. Hidroginástica: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

Livro Eletrônico Aula 00 Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta)

Livro Eletrônico Aula 00 Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta) Livro Eletrônico Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta) Professor: Fábio Cardoso 1 INTRODUÇÃO... 2 1.2 INDICAÇÕES PARA A HIDROTERAPIA......Erro! Indicador não definido.2 RESUMO... 4 QUESTÕES

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO FORMADOR FISIOTERAPIA AQUáTICA (DEZ 2015) LISBOA A Fisioterapia Aquática pode ser utilizada na prevenção e intervenção em diversas patologias. Esta exige do terapeuta competências específicas. Junte-se a Alexandre

Leia mais

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS BRASÍLIA DF OUTUBRO / 2012 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVO

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NICANOR DA SILVEIRA DORNELLES 1 VERONICA SILVA RUFINO DORNELLES 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 O presente estudo tem como objetivo fazer um

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

6.13 ARTIGO DE REVISÃO MÉTODO BAD RAGAZ: TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS NA ÁGUA

6.13 ARTIGO DE REVISÃO MÉTODO BAD RAGAZ: TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS NA ÁGUA 6.13 ARTIGO DE REVISÃO MÉTODO BAD RAGAZ: TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS NA ÁGUA Edivânia Rovinski 28 Elizabete Cristina Faustino 29 Disciplina: Produção Acadêmica IV Curso: Fisioterapia

Leia mais

Programa Viver Melhor

Programa Viver Melhor PROJETO HIDROSÉNIOR PISCINA MUNICIPAL COBERTA DE TORRE DE MONCORVO Programa Viver Melhor Conheça este programa municipal disponível todo o ano para munícipes do Concelho, com pelo menos 55 anos. Faça Desporto.

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE REVISÕES Formas de manifestação da flexibilidade: CONCEITO: Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos

Leia mais

Tratamento hidrocinesioterapêutico em pós-operatório de fratura de patela

Tratamento hidrocinesioterapêutico em pós-operatório de fratura de patela Tratamento hidrocinesioterapêutico em pós-operatório de fratura de patela FABIANA MAGALHÃES NAVARRO(UNINGÁ)¹ ANA PAULA PUPIN(G-UNINGÁ) 2 RESUMO A patela é vulnerável a dois tipos diferentes de trauma ou

Leia mais

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde!

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde! FISIOTERAPIA E HIDROTERAPIA NA SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE Depois de viver anos sabendo que, originalmente, o exercício intenso e exaustivo ajudou-os a "dominar" sua doença, os pacientes com sequelas da

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO SISTEMÁTICO DE HIDROGINÁSTICA NOS COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO SISTEMÁTICO DE HIDROGINÁSTICA NOS COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO SISTEMÁTICO DE HIDROGINÁSTICA NOS COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS INTRODUÇÃO JOSÉ MORAIS SOUTO FILHO SESC, Triunfo, Pernambuco, Brasil jmfilho@sescpe.com.br O envelhecimento

Leia mais

QUEDAS NA IDADE SÉNIOR: DO RISCO À PREVENÇÃO!

QUEDAS NA IDADE SÉNIOR: DO RISCO À PREVENÇÃO! QUEDAS NA IDADE SÉNIOR: DO RISCO À PREVENÇÃO! Janeiro, 2015 Sumário Processo de envelhecimento Incidência das quedas em Portugal Complicações das quedas Do risco à prevenção de quedas Envelhecimento Velhice

Leia mais

OS EFEITOS DA HIDROTERAPIA E DA CINESIOTERAPIA NA HIPERCIFOSE TORÁCICA EM ADOLESCENTES 1

OS EFEITOS DA HIDROTERAPIA E DA CINESIOTERAPIA NA HIPERCIFOSE TORÁCICA EM ADOLESCENTES 1 OS EFEITOS DA HIDROTERAPIA E DA CINESIOTERAPIA NA HIPERCIFOSE TORÁCICA EM ADOLESCENTES 1 ZANETTI, Fernando Pereira 2 TEODOROSKI, Rita de Cássia 3 RESUMO A postura pode sofrer modificações ao longo do tempo

Leia mais

30 motivos para fazer musculação

30 motivos para fazer musculação Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles: 1 -

Leia mais

Fisioterapia Aquática nas Disfunções do Aparelho Locomotor

Fisioterapia Aquática nas Disfunções do Aparelho Locomotor Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Fisioterapia Aquática nas Disfunções do Aparelho Locomotor Área Temática de Saúde Resumo A fisioterapia

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM REABILITAÇÃO AQUÁTICA

Leia mais

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria

Leia mais

APOIO DOMICILIARIO A SÉNIORES

APOIO DOMICILIARIO A SÉNIORES APOIO DOMICILIARIO A SÉNIORES Vantagens: 1) Tratamento na comodidade e no conforto do seu lar; 2) Maior privacidade, poder usar a sua própria roupa, ter maior controlo e segurança física; 3) Maior dignidade

Leia mais

Repercussão da hidroterapia na atrofia oligopontocerebelar: relato de um caso

Repercussão da hidroterapia na atrofia oligopontocerebelar: relato de um caso Repercussão da hidroterapia na atrofia oligopontocerebelar: relato de um caso ELIANE PEREIRA DA CONCEIÇÃO SILVA(G-UNINGÁ)¹ FABIANA MAGALHÃES NAVARRO(UNINGÁ) 2 RESUMO A atrofia oligopontocerebelar se caracteriza

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem Ético Cuidado em TODAS as fases da vida tecnologia sofisticada = pode prolongar a vida bem além do momento

Leia mais

6.7 FISIOTERAPIA AQUÁTICA PARA NEONATOS

6.7 FISIOTERAPIA AQUÁTICA PARA NEONATOS 6.7 FISIOTERAPIA AQUÁTICA PARA NEONATOS Disciplina: Produção Acadêmica IV Curso: Fisioterapia Gênero: Artigo de revisão Alunos: Ana Paula Tanterffer, Jonathan Silva Moura, Kalinka Barros e Mislaine Pacheco

Leia mais

APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES

APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES Vantagens: 1) Tratamento no conforto da sua casa. 2) Maior privacidade, maior controlo e segurança física; 3) Maior dignidade num ambiente familiar que não alimenta a ideia

Leia mais

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES, FORÇA, FLEXIBILIDADE E ATIVIDADE FÍSICAF Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes APARELHO LOCOMOTOR HUMANO Constituição

Leia mais

Palavras-chave fisioterapia, exercício físico e hidrocinesioterapia. physical therapy, physical exercise and hydrotherapy.

Palavras-chave fisioterapia, exercício físico e hidrocinesioterapia. physical therapy, physical exercise and hydrotherapy. Discussão crítica sobre o uso da água como facilitação, resistência ou suporte na hidrocinesioterapia Discussing about the use of water as facilitation, resistence or support in hydrotherapy Juliana Monteiro

Leia mais

Definição. Conceitos Básicos de Cinesioterapia. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros 27/2/2012

Definição. Conceitos Básicos de Cinesioterapia. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros 27/2/2012 Definição Conceitos Básicos de Cinesioterapia Prof Christiane Riedi Daniel Disciplina: Cinesioterapia Cinesioterapia - s.f. Tratamento pelo movimento no sentido geral: mobilização ativa e passiva dos exercícios

Leia mais

A Hidroterapia no Pós-Operatório de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

A Hidroterapia no Pós-Operatório de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior A Hidroterapia no Pós-Operatório de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior Rochael da Silva Lima 1 Rochaellima@hotmail.com Flaviano Gonçalves Lopes de Souza 2 Pós- Graduação em ortopedia e traumatologia com

Leia mais

O IMPACTO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS E NO APRIMORAMENTO DO EQUILÍBRIO DO IDOSO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

O IMPACTO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS E NO APRIMORAMENTO DO EQUILÍBRIO DO IDOSO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. O IMPACTO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS E NO APRIMORAMENTO DO EQUILÍBRIO DO IDOSO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Yasmin Stefanny Batista de Oliveira¹; Gabriela Ingrid Ferreira do Nascimento²;

Leia mais

5º Congresso de Pesquisa MÉTODO WATSU COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NA REABILITAÇÃO DA PARALISIA CEREBRAL TETRAPARÉTICA ESPÁSTICA: ESTUDO DE CASO

5º Congresso de Pesquisa MÉTODO WATSU COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NA REABILITAÇÃO DA PARALISIA CEREBRAL TETRAPARÉTICA ESPÁSTICA: ESTUDO DE CASO 5º Congresso de Pesquisa MÉTODO WATSU COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NA REABILITAÇÃO DA PARALISIA CEREBRAL TETRAPARÉTICA ESPÁSTICA: ESTUDO DE CASO Autor(es) FERNANDO HENRIQUE HONDA PASTRELLO Co-Autor(es) KARINA

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH Karla Ribeiro Costa Pereira ADERÊNCIA AO TRATAMENTO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO Condição física pré-tmo Confinamento / restrição ao leito Efeitos colaterais

Leia mais

AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CÃES SUBMETIDOS À PRIMEIRA SESSÃO DE CAMINHADA EM ESTEIRA AQUÁTICA

AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CÃES SUBMETIDOS À PRIMEIRA SESSÃO DE CAMINHADA EM ESTEIRA AQUÁTICA 1 AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CÃES SUBMETIDOS À PRIMEIRA SESSÃO DE CAMINHADA EM ESTEIRA AQUÁTICA Joelma de Faria SANTOS¹; Ciro Paulo de Oliveira MACHADO 1 ; Rodrigo Gomes de SOUZA¹; Rayssa Gabriela Araújo da

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Semiologia Geral ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Generalidades sobre diagnóstico e avaliação AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA EM II - Avaliação da coluna (postura) -

Leia mais

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS:

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: CAMINHADA ORIENTADA A caminhada é considerada um exercício fácil, que não exige grande esforço, tem baixo impacto e os seus benefícios são muitos. Sendo alguns destes: Acelera

Leia mais

Estudo de caso: os efeitos da hidrocinesioterapia para paciente com artrose de quadril

Estudo de caso: os efeitos da hidrocinesioterapia para paciente com artrose de quadril Estudo de caso: os efeitos da hidrocinesioterapia para paciente com artrose de quadril FABIANA MAGALHAES NAVARRO(UNINGÁ)¹ MARIELLI MANZANO ARAUJO(G-UNINGÁ) 2 RESUMO Osteoartrose ou doença articular degenerativa,

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE.

INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. Introdução: ANNA PAULA GUIMARÃES FARIA SOUZA, MICHELINE OZANA, JANE VIDIGAL, ADELSON LUIZ ARAÚJO

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 01. Hidroterapia p/ Residência em Fisioterapia Professor: Fábio Cardoso DEMO

Livro Eletrônico. Aula 01. Hidroterapia p/ Residência em Fisioterapia Professor: Fábio Cardoso DEMO Livro Eletrônico Professor: 1 INTRODUÇÃO... 2 RESUMO... 2 2 INDICAÇÕES PARA A HIDROTERAPIA... 3 3 CONTRAINDICAÇÃO... 6 4 METODOS... 6 HALLIWICK......12 BAD RAGAZ... 14 WATSU... 20 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Hidroginástica postural: reflexões e ações

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Hidroginástica postural: reflexões e ações 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias Hidroginástica postural: reflexões e ações Janaine Welter Universidade Federal de Santa Maria janainewelter@gmail.com Jaqueline

Leia mais

A HIDROGINASTICA PARA IDOSOS E SEUS BENEFICIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR

A HIDROGINASTICA PARA IDOSOS E SEUS BENEFICIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR A HIDROGINASTICA PARA IDOSOS E SEUS BENEFICIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR MOURA, Camila Rodrigues 1 VESPASIANO, Bruno de Souza 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ TÍTULO: REPERCUSSÕES DA HIDROTERAPIA E DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL NA QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS COM QUADRO CLÍNICO DE LOMBALGIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade Christina DCM Faria, P.T., Ph.D. Professora do Departamento de Fisioterapia Universidade Federal de Minas Gerais CUIDADOS COM A MOBILIDADE O que é

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 CURSO : Fisioterapia DEPARTAMENTO: Fisioterapia DISCIPLINA: História e Fundamentos da Fisioterapia SÉRIE 1º Semestre PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

FACULDADE FASERRA. Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional. Raquel Almeida dos Santos

FACULDADE FASERRA. Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional. Raquel Almeida dos Santos FACULDADE FASERRA Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional Raquel Almeida dos Santos HIDROTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO ACOMETIDO POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO Manaus,Am 2016 ¹ Pós-graduando

Leia mais

A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE

A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE Vittória Felix FAMETRO Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. vittoriarf@gmail.com

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

RELATORIO TRIMESTRAL DE ACOMPANHAMENTO FISICO

RELATORIO TRIMESTRAL DE ACOMPANHAMENTO FISICO RELATORIO TRIMESTRAL DE ACOMPANHAMENTO FISICO Mês: Janeiro, Fevereiro e Março Ano: 2017 Entidade: Programa Proteção Social: Especial Segmento: PPD Recurso: FMDCA Itaú Social I Identificação da Entidade:

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS Unidades de Convalescença, Reabilitação e Manutenção O Hospital SOERAD dispõe de programas de Cuidados Continuados adaptados especificamente às necessidades de cada paciente,

Leia mais

PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE. Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício

PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE. Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício Biografia Bianca Vilela Bianca Vilela, profissional da área de Saúde, Educação Física e Fisiologia do Exercício,

Leia mais

Educação Física Pitágoras

Educação Física Pitágoras Educação Física Pitágoras Metodologia do Ensino da Natação Prof.(a) Christiane Salum M. Simões CARGA HORÁRIA: 80 HORAS (TEÓRICA/PRÁTICA) 4h semanais SEXTA: DE 19 às 22:40 EMENTA: Atividades Aquáticas

Leia mais

EFEITOS DA FISIOTERAPIA PARA REDUÇÃO DA ESPASTICIDADE EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL: Uma Revisão Bibliográfica

EFEITOS DA FISIOTERAPIA PARA REDUÇÃO DA ESPASTICIDADE EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL: Uma Revisão Bibliográfica EFEITOS DA FISIOTERAPIA PARA REDUÇÃO DA ESPASTICIDADE EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL: Uma Revisão Bibliográfica Bianca Aparecida Saccuchi da Silva Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

PROPRIEDADES DA ÁGUA &NAT ADAPTADA PROPRIEDADES DA ÁGUA ACTIVIDADE EM IMERSÃO IMPLICAÇÕES NATAÇÃO ADAPTADA

PROPRIEDADES DA ÁGUA &NAT ADAPTADA PROPRIEDADES DA ÁGUA ACTIVIDADE EM IMERSÃO IMPLICAÇÕES NATAÇÃO ADAPTADA PROPRIEDADES DA ÁGUA ACTIVIDADE EM IMERSÃO I IMPLICAÇÕES NA NATAÇÃO ADAPTADA N A JANEIRO DE 2011 ANA ISABEL FERREIRA TERAPEUTA OCUPACIONAL PROPRIEDADES DA ÁGUA &NAT ADAPTADA PROPRIEDADES DA ÁGUA HIDROESTÁTICAS

Leia mais

Hidroterapia no tratamento do acidente vascular cerebral: estudo de caso

Hidroterapia no tratamento do acidente vascular cerebral: estudo de caso Hidroterapia no tratamento do acidente vascular cerebral: estudo de caso FABIANA MAGALHÃES NAVARRO(UNINGÁ)¹ CAMILA TERUMI SATO(G-UNINGÁ) 2 LUCIENE CRISTINA DE MELO(G-UNINGÁ) 2 RESUMO O Acidente Vascular

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Principais variáveis para avaliação da aptidão física

Principais variáveis para avaliação da aptidão física Principais variáveis para avaliação da aptidão física A aptidão física é uma condição na qual o indivíduo possui energia e vitalidade suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades

Leia mais

Terapia aquática no lesado medular: estudo de caso

Terapia aquática no lesado medular: estudo de caso Terapia aquática no lesado medular: estudo de caso GREICY WEISS(G-UNINGÁ)¹ FABIANA MAGALHÃES NAVARRO(UNINGÁ) 2 RESUMO: A lesão na medula espinhal pode afetar qualquer pessoa em qualquer estágio da vida,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 26/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

EXIN FISIOTERAPIA

EXIN FISIOTERAPIA EXIN FISIOTERAPIA 2016.2 SÉRIE 4MA e 4MB Assuntos Avaliação do Tônus e Força Muscular. Avaliação da Marcha. Noções de Avaliação em Fisioterapia Neurológica. ADF 3 Avaliação da Coordenação e Equilíbrio.

Leia mais

PISCINA MUNICIPAL DE VAGOS

PISCINA MUNICIPAL DE VAGOS Condições gerais das modalidades Documentação necessária para crianças: Fotocópia do B.I. e Cartão de contribuinte/c.c. do encarregado de educação Fotocópia do Boletim de nascimento/b.i./c.c. da criança/jovem

Leia mais

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail:

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail: PROGRAMA ESCOLA DE NATAÇÃO 2013 2014 NATAÇÃO PARA BEBÉS Este processo é caracterizado como uma adaptação a um meio novo, com uma afectividade e desenvolvimento integrador, e não de aprendizagem das técnicas

Leia mais

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde!

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde! COMO TRATAR A FRAQUEZA MUSCULAR: EXCLUSIVO PARA SÍNDROME PÓS PÓLIO Esse artigo foi extraído do Manual de Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e Co-morbidades. Editado

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS

ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS INTRODUÇÃO A importância de atividades físicas tornou-se objeto de estudo para muitos, não só no campo da saúde, visto que, envolve processos biológicos, fisiológicos, mentais

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR SUBMETIDOS FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL E FISIOTERAPIA AQUÁTICA.

QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR SUBMETIDOS FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL E FISIOTERAPIA AQUÁTICA. QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR SUBMETIDOS FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL E FISIOTERAPIA AQUÁTICA. A JAQUELINE ZANELLA, CRISTINA ROMERO HAMERSKI Faculdade Assis Gurgacz-FAG, Cascavel-PR,

Leia mais

AQUAGYM GINÁSIO AQUÁTICO

AQUAGYM GINÁSIO AQUÁTICO GINÁSIO AQUÁTICO AQUAGYM GINÁSIO AQUÁTICO O Aquagym - Ginásio aquático é composto por oito equipamentos exclusivos e patenteados que permitem a realização de exercícios cardiovasculares e de musculação

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2016) BRAGA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Espondilite anquilosante: revisão da literatura

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Espondilite anquilosante: revisão da literatura SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Espondilite anquilosante: revisão da literatura Ariellen domiciano ariellendomiciano@hotmail.com Carolina da conceição rosa Discente

Leia mais

Prescrição de exercício para cardiopatas

Prescrição de exercício para cardiopatas Objetivos: Prescrição de exercício para cardiopatas Momento da prescrição? Compensam os efeitos psicológicos e fisiológicos deletérios do repouso no leito durante a hospitalização; Proporcionam uma vigilância

Leia mais

XV CURSO DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA FUNCIONAL NAS AFECÇÕES NEUROLÓGICAS

XV CURSO DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA FUNCIONAL NAS AFECÇÕES NEUROLÓGICAS OBJETIVO DO CURSO: Compartilhar conhecimentos do setor de Fisioterapia Aquática nos atendimentos dos pacientes neurológicos adulto e/ou infantil PÚBLICO ALVO: Fisioterapeutas, alunos de graduação em Fisioterapia

Leia mais

TRABALHO PESADO. Apostila 09

TRABALHO PESADO. Apostila 09 TRABALHO PESADO Apostila 09 Trabalho pesado: qualquer atividade que exige grande esforço físico e é caracterizada por um alto consumo de energia e grandes exigências do coração e dos pulmões. OBS: mecanização

Leia mais

01/08/16. Introdução. Hipotermoterapia. Conceito. Hipotermoterapia. Crioterapia X Inflamação. Efeitos sobre a Temperatura Corporal

01/08/16. Introdução. Hipotermoterapia. Conceito. Hipotermoterapia. Crioterapia X Inflamação. Efeitos sobre a Temperatura Corporal Hipotermoterapia Prof. Coca Introdução Hipocrates indicava a Crioterapia, com a finalidade de analgesia pos-cirurgica ou tratamento convencional. Tredelemburguer observou que o gelo poderia ser lesivo.

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM ATRASO MOTOR ANTES E APÓS SEREM SUBMETIDAS À FISIOTERAPIA AQUÁTICA

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM ATRASO MOTOR ANTES E APÓS SEREM SUBMETIDAS À FISIOTERAPIA AQUÁTICA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM ATRASO MOTOR ANTES E APÓS SEREM SUBMETIDAS À FISIOTERAPIA AQUÁTICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR

Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR Saúde Suplementar no Brasil 2 Beneficiários na Saúde Suplementar 47,2 23,0 Despesas Assistenciais Somaram R$ 151,4 bilhões (operadoras médico

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

Fisioterapia na fase pré e pós protetização. 1. Membros Superiores e Tronco. Avaliação em Fisioterapia

Fisioterapia na fase pré e pós protetização. 1. Membros Superiores e Tronco. Avaliação em Fisioterapia 1ªs Jornadas Transdisciplinares em Amputados do Membro Inferior Intervenção da Fisioterapia na Fase Pré-Protésica 13 de Fevereiro, 2015 Objectivos: Fisioterapia na fase pré e pós protetização Proporcionar

Leia mais

A HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE DE JOELHO

A HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE DE JOELHO A HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE DE JOELHO Janaína Fontes Cavalcante 1 Fontess.jana@gmail.com Flaviano Gonçalves Lopes de Souza 2 Pós- graduação em ortopedia e traumatologia com ênfases em

Leia mais

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é?

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é? 1/5 O presente Termo de Ciência de Consentimento para Procedimento Anestésico tem o objetivo de informar ao paciente e/ou responsável, quanto ao procedimento anestésico ao qual será submetido, complementando

Leia mais

AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese

AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese Protocolo: AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese Número de vagas: Manhã: 15 vagas - 1 vez na semana Tempo: 14 semanas (Após avaliação multiprofissional, se for necessário, o tempo de permanência

Leia mais

Escola de Educação Física da Polícia Militar A Pioneira do Brasil a caminho dos 100 anos

Escola de Educação Física da Polícia Militar A Pioneira do Brasil a caminho dos 100 anos ANO XI NÚMERO 5 CCFO- AV.CRUZEIRO DO SUL, 548 CANINDÉ CEP-03033-020 SÃO PAULO/SP Escola de Educação Física da Polícia Militar A Pioneira do Brasil a caminho dos 100 anos 1910-2010 EDIÇÃO MAIO/08 Nesta

Leia mais