Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Formador: Rui Pereira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Formador: Rui Pereira"

Transcrição

1 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Formador: Rui Pereira

2 Proteção Coletiva/ Proteção Individual

3 EPCs As medidas de proteção coletiva, através dos equipamentos de proteção coletiva (EPC), devem ter prioridade, conforme determina a legislação uma vez que beneficiam todos os trabalhadores, indistintamente. Os EPCs devem ser mantidos nas condições que os especialistas em segurança estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer deficiência.

4 EPCs Vejamos alguns exemplos de aplicação de EPCs: Sistema de exaustão que elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes do local de trabalho. Cabine de Pintura Cortina Água Cabine acústica Enclausuramento de uma máquina ruidosa para livrar o ambiente do ruído excessivo;

5 EPIs Quando não for possível adotar medidas de segurança de ordem geral, para garantir a proteção contra os riscos de acidentes e doenças profissionais, devem-se utilizar os Equipamentos de Proteção Individual, conhecidos pela sigla EPI. São considerados equipamentos de proteção individual, todos os dispositivos de uso pessoal destinados a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador.

6 EPIs Os EPIs não evitam os acidentes, como acontece de forma eficaz com a proteção coletiva. Apenas diminuem ou evitam lesões que podem decorrer de acidentes. Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser encarados como medida de recurso e não ser utilizados como forma de substituir qualquer proteção técnica eficaz a que se possa recorrer.

7 EPIs Assim, a proteção individual deverá assumir, face à prevenção, uma natureza supletiva (quando não é possível a proteção coletiva) ou complementar (quando a proteção coletiva é insuficiente).

8 EPIs A lei determina que os EPIs sejam aprovados pelo Ministério do Trabalho, mediante certificados de aprovação (CA). As empresas devem fornecer os EPIs gratuitamente aos trabalhadores que deles necessitarem. A lei estabelece também que é obrigação dos empregados usar os equipamentos de protecção individual onde houver risco, assim como os demais meios destinados a sua segurança. Registo de Distribuição de EPIs

9 Todos os EPIs terão que ser: Adequados relativamente aos riscos a prevenir; Protectores e não geradores de novos riscos; Utilizados de acordo com as características pessoais do trabalhador e as características do seu trabalho.

10 EPIs Selecção e Formação A selecção dos Equipamentos de Protecção Individual devera ter em conta: Os riscos a que está exposto cada trabalhador; As condições em que trabalham; A parte do corpo a proteger; As características do próprio trabalhador.

11 EPIs Selecção e Formação Os pontos principais a observar na formação do utilizador são os seguintes: A razão da utilização de um determinado EPI; Qual o tipo de proteção que ele garante; Qual o tipo de proteção que ele não garante.

12 Principais Tipos de EPIs Proteção da Cabeça A cabeça deve ser adequadamente protegida do risco de queda de objectos pesados, de pancadas violentas ou da projecção de partículas. A protecção da cabeça obtém-se mediante o uso de capacete de protecção, o qual deve apresentar elevada resistência ao impacto e a penetração de objectos estranhos.

13 Proteção dos Olhos Os olhos constituem uma das partes mais sensíveis do corpo, uma zona, pois, onde os acidentes podem atingir a maior gravidade. As lesões nos olhos ocasionadas por acidentes de trabalho podem ser originadas por diferentes motivos: Acções mecânicas poeiras, partículas ou aparas; Acções ópticas luz visível (natural ou artificial), invisível (radiação ultravioleta ou infravermelha) ou ainda raios laser;

14 Ações térmicas temperaturas extremas; Ações químicas produtos corrosivos (sobretudo ácidos e bases) no estado liquido e sólido. Os olhos protegem-se com óculos apropriados, cujos vidros deverão resistir ao choque, à corrosão e as radiações, de acordo com os casos.

15 Protecção da Face Máscara de soldadura, que protege contra impactos de partículas, respingos de produtos químicos, radiação (infravermelha e ultravioleta) e ofuscamento. Viseiras e Máscaras

16 Protecção das Vias respiratórias A atmosfera dos locais de trabalho encontra-se muitas vezes contaminada, devido a existência de agentes químicos agressivos, como são os gases, os vapores, as neblinas, as fibras ou as poeiras. A protecção das vias respiratórias e feita mediante a utilização dos denominados dispositivos de protecção respiratória aparelhos filtrantes (máscaras).

17 Protecção dos Ouvidos Protectores auditivos previnem a surdez, o cansaço, a irritação e outros problemas psicológicos. Deve ser usada sempre que o ambiente apresentar níveis de ruído superiores aos aceitáveis, de acordo com a norma regulamentadora. Existem fundamentalmente dois tipos de protecção a utilizar: Auscultadores (Abafadores) Auriculares (tampões)

18 Protecção das Mãos e braços: luvas, que evitam problemas de pele, choque eléctrico, queimaduras, cortes e raspões e devem ser usadas em trabalhos com solda eléctrica, produtos químicos, materiais cortantes, ásperos, pesados e quentes.

19 Protecção das Pernas e pés Quando há a possibilidade de queda de materiais, deverão ser usados sapatos ou botas revestidos interiormente com biqueiras de aço. Existe ainda botas de borracha, que proporcionam isolamento contra eletricidade e humidade. Devem ser utilizadas em ambientes húmidos e em trabalhos que exigem contacto com produtos químicos.

20 Protecção do Tronco O tronco é protegido através do vestuário, que pode ser confeccionado em vários tipos de tecidos. O vestuário de trabalho deve limitar-se ao corpo para se evitar a sua prisão pelos órgãos em movimento. Aventais de couro Imagens

21 Sinalização de Segurança

22 A importância da sinalização de segurança nos locais de trabalho é sem dúvida uma das medidas de prevenção para os riscos profissionais, uma vez que: Estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos a que está exposto Permite-lhe recordar as instruções e os procedimentos adequados em situações concretas.

23 Entende-se por sinalização de segurança aquela sinalização que está relacionada com um objecto, uma actividade ou uma determinada situação, susceptíveis de provocar determinados perigos para o trabalhador. Esta sinalização fornece uma indicação relativa à segurança no trabalho, através de uma placa com forma e cor característica, de um sinal luminoso, de um sinal acústico, ou através da comunicação verbal ou gestual.

24 O objectivo desta sinalização é chamar a atenção, de uma forma rápida e inteligível, para objectos e situações susceptíveis de provocar determinados perigos. A fim de chamar a atenção para certas situações perigosas ou para dar uma informação existem, como para a circulação rodoviária, sinais e painéis de sinalização de segurança. A sinalização de segurança pode simbolizar um aviso, uma proibição uma obrigação ou uma informação.

25 Existem portanto, alguns aspetos a ter em atenção aquando da colocação dos sinais, para que a informação chegue ao destinatário: Ser colocado em local bem visível; Transmitir a mensagem chave sobre os principais riscos, devendo por isso ser facilmente percetíveis e compreensíveis.

26 Ter as dimensões e proporções adequadas, em função das distâncias a que vão ser observados;

27 A sinalização de segurança é normalmente efectuada através de: Placas - combinando símbolos e cores com determinado significado; Sinais luminosos; Sinais acústicos; Sinais gestuais; Sinais de circulação

28 Formas e Cores

29 Características químicas não radioactivo e não tóxico Características Técnicas dos Sinais Material PVC rígido Fotoluminescente de 2mm de espessura; Superfície Antiestética inibe a deposição de poeiras; Superfície Vitrificada dificilmente riscável e de fácil limpeza; Comportamento ao fogo não inflamável;

30 Sinalização de Perigo Indicam situações de risco potencial de acordo com o pictograma inserido no sinal.

31 Sinalização de Obrigação Indicam comportamentos obrigatórios de acordo com o pictograma inserido no sinal.

32 Sinalização de Proibição Indicam comportamentos proibidos de acordo com o pictograma inserido no sinal.

33 Sinalização de Combate a Incêndios Fornecem informações relativas ao material de combate a incêndios de acordo com o pictograma inserido no sinal.

34 Sinalização de Combate a Incêndios Fornecem informações relativas ao material de combate a incêndios de acordo com o pictograma inserido no sinal.

35 Sinalização de Emergência Fornecem informações de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal.

36 Sinalização de Emergência Fornecem informações de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal.

37 Sinalização de Emergência Fornecem informações de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal.

38 Sinalização de Emergência Fornecem informações de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal.

39 Sinalização de Emergência Fornecem informações de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal.

40 Sinalização de Emergência

41 Planta de Emergência

42 Sinalização das Tubagens Sinalizar as tubagens de acordo com a NP 182:1996 e designadamente assegurar que a tubagem de ar comprimido está sinalizada e nomeadamente em todas as ligações de 6 em 6m.

43

44 Ficha de Trabalho de Grupo 6

Segurança na Construção

Segurança na Construção UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual EPI Equipamento de Protecção Individual (EPI) é a última barreira contra a lesão.

Leia mais

Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual

Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual Formadora - Magda Sousa É necessário dar prioridade a protecção colectiva sobre a individual!

Leia mais

DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual:

DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual: UNIVERSIDADE DO ALGARVE INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual DL 441/91 Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho EPC e EPI Medidas de Proteção EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva 1 São aqueles que neutralizam a fonte do risco no lugar em que ele se manifesta. É todo dispositivo,

Leia mais

Professor: Daniel Moura Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Graduação em Engenharia de Produção

Professor: Daniel Moura Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Graduação em Engenharia de Produção Professor: Daniel Moura Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Graduação em Engenharia de Produção NR 6 Equipamento de Proteção Individual De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 24 Equipamentos de A atividade laboral pode apresentar alguns riscos para a Segurança e Saúde dos trabalhadores. A eliminação dos riscos deve

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho

Segurança e Higiene no Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume XIV Protecção Individual um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a

Leia mais

Soldadura e Corte a Arco Eléctrico e Gás PESA 45 Procedimento Específico de Segurança e Ambiente

Soldadura e Corte a Arco Eléctrico e Gás PESA 45 Procedimento Específico de Segurança e Ambiente Página: 1/5 1. OBJECTIVO E ÂMBITO Este procedimento específico de segurança e ambiente tem como objectivo indicar regras básicas de procedimento, de forma a evitar acidentes e impactes ambientais negativos

Leia mais

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual)

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual) (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) O que são EPIs? EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,

Leia mais

Miriam Marques. Curso: EFA NS TSHT Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho. Introdução 3. O que é um EPI? 4

Miriam Marques. Curso: EFA NS TSHT Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho. Introdução 3. O que é um EPI? 4 Formadora: Eunice Florêncio UFCD: 3782 Segurança no Trabalho - Equipamentos Introdução 3 O que é um EPI? 4 Obrigações do empregador e dos trabalhadores 4 De que riscos protegem e em que profissões se utilizam

Leia mais

EN340 - Requisitos Gerais

EN340 - Requisitos Gerais EN340 - Requisitos Gerais Esta norma contém as exigências essenciais para os artigos de protecção, definida cobrindo ou substituindo o artigo pessoal e concebido para proteger contra um ou vários riscos.

Leia mais

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Autor: Nicolau Bello -

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Autor: Nicolau Bello - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Denominação dada a um equipamento ou conjunto de equipamentos, destinados a dar garantia a integridade física do trabalhador, através da redução do grau de exposição.

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 06 CIPA e SESMT Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PREVENÇÃO PREVENIR enxergar o acontecimento

Leia mais

Normas. Proteção da cabeça:

Normas. Proteção da cabeça: Normas Proteção da cabeça: Norma EN397 - Capacetes de proteção para a indústria A norma EN 397, que diz respeito aos capacetes de proteção para a indústria, exige em termos de marcação as indicações seguintes:

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

Sinais de Obrigação: Sinais de Salvamento Ou Emergência: Sinais de Aviso (de Perigo): Sinais de Proibição:

Sinais de Obrigação: Sinais de Salvamento Ou Emergência: Sinais de Aviso (de Perigo): Sinais de Proibição: Ficha Nº1 Nome: Nº: Turma: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 1. Dos Sinais apresentados, indica os que são: Sinais de Obrigação: Sinais de Salvamento

Leia mais

Segurança a e Saúde no Trabalho

Segurança a e Saúde no Trabalho Treinamento para membros da CIPA Objetivos: Fornecer aos participantes as noções básicas sobre acidentes e doenças ocupacionais decorrentes da exposição aos riscos existentes nos locais de trabalho CIPA:

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho A sinalização pretende condicionar e orientar a atuação do indivíduo perante Edição n.º 30 Sinalização de Segurança novembro de 2017 situações de risco para

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR- 6 EPI. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR- 6 EPI. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR- 6 EPI Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-6: EPI De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de

Leia mais

Aula 3:Conceitos Básicos

Aula 3:Conceitos Básicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Procedimento específico de segurança PES 31. Especificações de equipamentos de protecção individual

Procedimento específico de segurança PES 31. Especificações de equipamentos de protecção individual Página: 1/6 1. OBJECTIVO E ÂMBITO Este procedimento tem como objectivo resumir as características de cada tipo de equipamento de protecção para auxílio na selecção do equipamento mais adequado à actividade

Leia mais

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Noções Gerais de Biossegurança Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Conceito Conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização eliminação de RISCOS inerentes às atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

Aula 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)

Aula 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Aula 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Minimizar contaminação no local de trabalho Minimizar riscos ao trabalhador Norma Regulamentadora 6 (NR-6) Adquirir

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1. Objecto e âmbito

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1. Objecto e âmbito DATA: 14 de Junho de 1995 NÚMERO: 248 SÉRIE B EMISSOR: MINISTÉRIO DO EMPREGO E DA SEGURANÇA SOCIAL DIPLOMA/ACTO: Decreto-Lei n.º 141/95 SUMÁRIO: Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 92/58/CEE,

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Orientador Empresarial LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 06 - EPI-Equipamento de Proteção Individual - Alterações PORTARIA SIT/DSST

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 1/11 E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 2/11 I REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA A CUMPRIR NAS INSTALAÇÕES DA ECO-OIL 1. Cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial

Leia mais

Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 223, p. 102, Portaria SIT nº 407, de Altera a Portaria SIT nº 121/2009

Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 223, p. 102, Portaria SIT nº 407, de Altera a Portaria SIT nº 121/2009 Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 223, p. 102, 18.11.2013 Portaria SIT nº 407, de 14.11.2013 Altera a Portaria SIT nº 121/2009 O Secretário de Inspeção do Trabalho, no uso das atribuições

Leia mais

Actividade de risco elevado

Actividade de risco elevado Área: 3781- Segurança no Trabalho Módulo: Avaliação e controlo de riscos Formador: Rui Nascimento Actividade de risco elevado Com base num artigo de reportagem do notíciasmagasine de 07 de Fevereiro de

Leia mais

EPI Critérios Específicos de Seleção VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA

EPI Critérios Específicos de Seleção VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA EPI Critérios Específicos de Seleção VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE SELEÇÃO Perigo Fonte potencial de dano O que fazer?

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS DESENROLAMENTO E COLOCAÇÃO DE CABOS - REDE SUBTERRÂNEA

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS DESENROLAMENTO E COLOCAÇÃO DE CABOS - REDE SUBTERRÂNEA PP. 1/6 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA DESENROLAMENTO E COLOCAÇÃO DE CABOS - REDE SUBTERRÂNEA 2 DESCRIÇÃO Trabalhos de colocação de cabos eléctricos em redes subterrâneas. 3 ACTIVIDADES

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 1/12 E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 2/12 I REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA A CUMPRIR NAS INSTALAÇÕES DA ECO-OIL 1. Cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial

Leia mais

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE Altera a Portaria SIT n.º 121/2009. ANEXO II

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE Altera a Portaria SIT n.º 121/2009. ANEXO II SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2013 Altera a Portaria SIT n.º 121/2009. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, no uso das atribuições conferidas pelo art. 14, inciso

Leia mais

EPI Equipamento de Proteça o Individual. Manual de Utilização

EPI Equipamento de Proteça o Individual. Manual de Utilização EPI Equipamento de Proteça o Individual Manual de Utilização EPI Equipamento de Proteça o Individual Manual de Utilização 1. O QUE É EPI 2. COMO DEVE SER O EPI 3. OBRIGATORIEDADE LEGAL 4. EPI s MAIS UTILIZADOS

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DE SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DE SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DE SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA N.º 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2013 (D.O.U. de 18/11/2013 Seção 1 Págs. 102 a

Leia mais

ANEXO AO COMUNICADO: NORMA TÉCNICA APLICÁVEL AOS EPI S DE PROTEÇÃO CONTRA FRIO

ANEXO AO COMUNICADO: NORMA TÉCNICA APLICÁVEL AOS EPI S DE PROTEÇÃO CONTRA FRIO ANEXO AO COMUNICADO: NORMA TÉCNICA APLICÁVEL AOS EPI S DE PROTEÇÃO CONTRA FRIO Abrangência: empresas obrigadas a fornecer EPI aos trabalhadores. Conteúdo: normas técnicas aplicáveis aos EPI. Vigência:

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E B A R C E L O S

C Â M A R A M U N I C I P A L D E B A R C E L O S O presente regulamento visa dar cumprimento ao disposto no artigo 5.º do REGULAMENTO INTERNO DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO do MUNICIPIO DE BARCELOS. Pretende-se estabelecer um conjunto de normas

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS TET (BT) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos na presença de tensão (TET) de conservação ou reparação, realizados em instalações BT. Nota: Um trabalho

Leia mais

Tudo o que necessita saber sobre EPI s Eng. Joel Ramos

Tudo o que necessita saber sobre EPI s Eng. Joel Ramos Tudo o que necessita saber sobre EPI s Eng. Joel Ramos Definição de EPI (segundo o D.L n,º348/93 de 1 de Outubro): Todo o equipamento, bem como qualquer complemento ou acessório, destinado a ser utilizado

Leia mais

Estabelece Normas Técnicas de ensaios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 6.

Estabelece Normas Técnicas de ensaios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 6. NOTA TÉCNICA DSST/COREG Nº 09, de 16/10/2002 Estabelece Normas Técnicas de ensaios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 6. Senhor Diretor,

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais

Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125

Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125 Aula 6 Elevação e transporte de materiais Meta da aula Apresentar os procedimentos corretos para armazenamento, manuseio e transporte de materiais. Objetivos da aula Ao final desta aula, você deverá ser

Leia mais

Portaria 194 de 07/12/2010 altera a NR 06

Portaria 194 de 07/12/2010 altera a NR 06 Portaria 194 de 07/12/2010 altera a NR 06 A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO e a DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso das atribuições conferidas pelos arts. 14, inciso II,

Leia mais

ANEXO II (Alterado pelas Portarias DSST/SIT n.º 470, de 10 de fevereiro de 2015 e 585, de 4 de janeiro de 2017) NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS AOS EPI

ANEXO II (Alterado pelas Portarias DSST/SIT n.º 470, de 10 de fevereiro de 2015 e 585, de 4 de janeiro de 2017) NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS AOS EPI Equipamento de Proteção Individual EPI ANEXO II (Alterado pelas Portarias DSST/SIT n.º 470, de 10 de fevereiro de 2015 e 585, de 4 de janeiro de 2017) NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS AOS EPI Enquadramento NR

Leia mais

c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos.

c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos. c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos. I - EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL (Alterado pela Portaria SIT n.º 292, de 08 de dezembro de 2011)

Leia mais

Psso Programa de Saúde e Segurança Ocupacional. Instrutor Trainee. Departamento Regional do Maranhão Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Psso Programa de Saúde e Segurança Ocupacional. Instrutor Trainee. Departamento Regional do Maranhão Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional do Maranhão Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Instrutor Trainee Psso Programa de Saúde e Segurança Ocupacional Nome do candidato: 2017 PSSO PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores O TEMPLO DA SAÚDE Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas exige manutenção Saúde enquanto patrimônio do trabalhador

Leia mais

Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores *

Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores * Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores * Unidade: Prédio: Setor: Data: Informante: 1. o que você considera problema no ambiente de trabalho, com relação aos seguintes Riscos à Saúde: a.risco FÍSICOS

Leia mais

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem e revestimento de placas de poliestireno. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência:

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA DO ESTALEIRO 2 DESCRIÇÃO A instalação eléctrica num estaleiro de obra será toda a rede de fornecimento e distribuição de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI Seminário-Exposição Ocupacional a Agentes Químicos IPQ- 8 de maio de 2017 Contexto Necessidade

Leia mais

Planificação a Médio Prazo CEF Restauração e Bar Ano letivo

Planificação a Médio Prazo CEF Restauração e Bar Ano letivo Planificação a Médio Prazo CEF Restauração e Bar Ano letivo 2017-2018 Disciplina: Higiene, aúde e egurança no Trabalho 30 horas (40 tempos letivos de 45 minutos) MÓDULO 3 OBJETIVO DE COMPETÊNCIA VIADA

Leia mais

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora Regulamento de Equipamentos de Protecção Individual. Preâmbulo

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora Regulamento de Equipamentos de Protecção Individual. Preâmbulo OEIRAS EAMADORA Regulamento de EPI Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora Regulamento de Equipamentos de Protecção Individual Preâmbulo A partir da definição da Política de Segurança

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXX SHT em estaleiros de construção de pequena dimensão um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS PRÓXIMOS DE INSTALAÇÕES EM TENSÃO 2 DESCRIÇÃO Nas tarefas de exploração, construção e manutenção das instalações eléctricas são susceptíveis

Leia mais

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA COMO ESCOLHER DE FORMA CORRETA A SINALIZAÇÃO PARA A MINHA INSTALAÇÃO?

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA COMO ESCOLHER DE FORMA CORRETA A SINALIZAÇÃO PARA A MINHA INSTALAÇÃO? SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA COMO ESCOLHER DE FORMA CORRETA A SINALIZAÇÃO PARA A MINHA INSTALAÇÃO? www.brady.com.br Placas de Sinalização e Segurança SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Placas de Sinalização e Segurança

Leia mais

Informativos. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs

Informativos. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs Informativos EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs São todos os dispositivos de uso individual destinados a proteger a integridade física e saúde do trabalhador Obrigações da Empresa quanto aos EPIs:

Leia mais

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão.

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão. A maior parte das atividades cotidianas de um químico se desenvolve no laboratório; portanto é necessário ter pelo menos uma idéia de como é esse local, de como se trabalha e dos cuidados que se deve ter

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem placas isolantes. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain Weber

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RISCOS PROFISSIONAIS (recapitular) Qualquer situação de perigo que seja associada a uma actividade profissional, podendo atingir a saúde do trabalhador. O desconhecimento

Leia mais

CARTILHA INDICAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) POR ATIVIDADES

CARTILHA INDICAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) POR ATIVIDADES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CARTILHA INDICAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Leia mais

ASSUNTO: Estabelecer Normas Técnicas de ensaios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 6

ASSUNTO: Estabelecer Normas Técnicas de ensaios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 6 Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de e Saúde no Trabalho Coordenação de Registros NOTA TÉCNICA COREG 09/2002 Brasília, 16 de outubro de 2002. ASSUNTO: Estabelecer Normas Técnicas de ensaios

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018 Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico fevereiro de 2018 Quais os riscos de uma iluminação deficiente? Os riscos tipicamente relacionados com a iluminação

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA MANUTENÇÃO DE POSTO DE TRANFORMAÇÃO (AÉREO) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos de manutenção e reparação em posto de transformação aéreo (MT/BT) de distribuição

Leia mais

EPI -EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

EPI -EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI -EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL SETOR DE ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO Marcelo de Almeida Goes Técnico em Segurança do Trabalho LEGISLAÇÃO Lei 6.514 de 22/12/77 altera o Capítulo V do Título

Leia mais

IARC. - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas Manual de Procedimentos e Especificações Técnicas Índice 1. Introdução 3 2. Localização do Traçado

Leia mais

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria Agentes Físicos Conceito - São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,

Leia mais

Este produto destina-se à colagem de cerâmica.

Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Cimento-Cola. Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO Pág. 22/49 Código: NC- 5.5 Lista de Símbolos de segurança (ANEXO V) Símbolo e significado combustível Radioatividade ou Observação Inflamável (F). Extremamente Inflamável

Leia mais

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Limpeza de resíduos de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial

Leia mais

Norma Regulamentadora 06. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.

Norma Regulamentadora 06. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1. Norma Regulamentadora 06 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

Equipamento de Proteção Individual - EPI

Equipamento de Proteção Individual - EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO EPI / EPC Equipamento de Proteção Individual - EPI Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo

Leia mais

NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI

NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI 6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes

Leia mais

Composto por: - cinta poliester de 47mm - regulador para peito e pernas - 2 pontos fixação dorsal e frontal EAN Código.

Composto por: - cinta poliester de 47mm - regulador para peito e pernas - 2 pontos fixação dorsal e frontal EAN Código. ARNÊS FIXAÇÃO DORSAL / FRONTAL 27C - cinta poliester de 47 - regulador para peito e pernas - 2 pontos fixação dorsal e frontal ARNÊS KIT COM CINTURÃO / CORDA 25C-2 27C - cinturão 25-C/2 - arnês 27-C -

Leia mais

Módulo: Segurança no Trabalho Formador: Rui Nascimento. Trabalho elaborado por: Eliana Silva Fernanda Piçarra

Módulo: Segurança no Trabalho Formador: Rui Nascimento. Trabalho elaborado por: Eliana Silva Fernanda Piçarra 1 Introdução Com base no texto Entre o céu e a pedra, recolhemos frases que contêm riscos de Higiene e Segurança para os trabalhadores de minas e pedreiras. Efectuamos a pesquisa no Regulamento Geral de

Leia mais

Composto por: - cinta poliester de 47mm - regulador para peito e pernas - 2 pontos fixação dorsal e frontal EAN Código.

Composto por: - cinta poliester de 47mm - regulador para peito e pernas - 2 pontos fixação dorsal e frontal EAN Código. ARNÊS FIXAÇÃO DORSAL / FRONTAL 27C - cinta poliester de 47 - regulador para peito e pernas - 2 pontos fixação dorsal e frontal ARNÊS KIT COM CINTURÃO / CORDA 25C-2 27C - cinturão 25-C/2 - arnês 27-C -

Leia mais

R 2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição

R 2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição Texto de Apoio Data: 26 de Setembro 2010 Formador[a]: Mª Filipa Castanheira UC/UFCD: 3778 Agentes Químicos e Biológicos 1.Lista de frases de risco usadas com substâncias perigosas Códigos: Frases de Risco

Leia mais

Acidentes de Trabalho e Sinistralidade

Acidentes de Trabalho e Sinistralidade Acidentes de Trabalho e Sinistralidade 1 Dr.º Rui Ribeiro 05-05-2010 Definição de Acidente de Trabalho 2 Dr.º Rui Ribeiro 05-05-2010 1 Acidente de Trabalho Acidente de trabalho é aquele que acontece no

Leia mais

PROCEDIMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

PROCEDIMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º OBJETIVO O Regulamento Interno de Equipamentos de Proteção Individual (EPI s) tem por objetivo promover a segurança e a saúde na utilização de EPI s, assim como

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 24-01-2006 Revisão nº: 00 Data de Impressão: 24-01-2006 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Designação do Produto: weber.tec glass 1.2. Aplicações: Argamassa de

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA ÍNDICE DE SIGLAS E ABREVIATURAS 15 INTRODUÇÃO 17

ÍNDICE CAPÍTULO 1 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA ÍNDICE DE SIGLAS E ABREVIATURAS 15 INTRODUÇÃO 17 ÍNDICE ÍNDICE DE SIGLAS E ABREVIATURAS 15 INTRODUÇÃO 17 CAPÍTULO 1 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA 1. EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO CONTRA QUEDAS EM ALTURA 23 1.1. Introdução 23 1.2. Guarda-corpos 25 1.3.

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Higiene e Segurança no Trabalho Capítulo IV EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (NR-6), D.Sc. 1/29 Equipamento de Proteção Individual (EPI) 6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora NR,

Leia mais

Aquecedor de pratos - AQP MANUAL DE INSTRUÇÕES

Aquecedor de pratos - AQP MANUAL DE INSTRUÇÕES Aquecedor de pratos - AQP MANUAL DE INSTRUÇÕES Esta página foi propositadamente deixada em branco. 1 ÍNDICE 1. Convenções:... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Características Gerais... 3 4. Peças desenhadas

Leia mais

Secretaria de Administração Prefeitura Municipal de Otacílio Costa Processo Seletivo Edital 001/2015 Cargo: Carpinteiro/a

Secretaria de Administração Prefeitura Municipal de Otacílio Costa Processo Seletivo Edital 001/2015 Cargo: Carpinteiro/a CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 01. O Papa Francisco é o primeiro Papa nascido: a) No Chile b) Na Argentina c) Na Venezuela d) No Paraguai 02. O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária, prevista

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Argamassa de reparação não estrutural de betão com fibras. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO CUIDADOS ESSENCIAIS

ACIDENTES DE TRABALHO CUIDADOS ESSENCIAIS ACIDENTES DE TRABALHO CUIDADOS ESSENCIAIS O CORPO No ambiente de trabalho somos cercados por instrumentos que contribuem com a nossa produtividade. Um deles é essencial e devemos ter todo cuidado e atenção:

Leia mais

Ficha de Instruções de Utilização Segura

Ficha de Instruções de Utilização Segura INTRODUÇÃO De acordo com o disposto no n.º 3 do Art.º 3.º do Regulamento (CE) 1907/2006 (REACH), a argila expandida é um artigo (um objeto ao qual, durante a produção, é dada uma forma, superfície ou desenho

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA DELIMITAÇÃO E ACESSOS DO ESTALEIRO 2 DESCRIÇÃO Os projectos de implantação do estaleiro são, muitas vezes, documentos genéricos carecendo de

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Procedimento para EPI - Equipamento de Proteção Individual

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Procedimento para EPI - Equipamento de Proteção Individual Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Identificação: PROSHISET 16 Revisão: 00 Folha: 1 de 10 1. Definição -EPI, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à

Leia mais