Projeto de Lei nº 10/2016 SEÇÃO VI DAS DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Lei nº 10/2016 SEÇÃO VI DAS DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL"

Transcrição

1 Projeto de Lei nº 10/2016 SEÇÃO VI DAS DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Subseção I Das Disposições Gerais Art. 40. Todo gerador deve submeter à aprovação da Entidade Gestora o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil PGRCC do empreendimento. 1º Ao pequeno gerador fica facultada a apresentação de Relatório Simplificado, em conformidade com a tipologia e duração da obra. O Modelo de PGRCC será fornecido pela Entidade Gestor e em consonância com o Art. 16 desta Lei. 2º Ao grande gerador deverá compor a documentação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, além dos previsto pela Resolução CONAMA nº 307/2002 ou sucedânia, os seguintes documentos: Projeto de arquitetura devidamente aprovado pela órgão responsável pelo licenciamento urbano, Comprovação de Responsabilidade Técnica do Autor do Projeto, Carta de Intenção para Transporte e Destinação final dos resíduos sólidos da Construção Civil, 3º A apresentação do PGRCC após o início das atividades constitui infração gravíssima. 4º Será de 01 (um) ano a validade do documento de aprovação do PGRCC emitido pela Entidade Gestora. 5º Para obras com duração de mais de um ano, a renovação do PGRCC se dará através da apresentação de relatórios parciais anuais que comprovem o cumprimento do Plano. 6º O não cumprimento do disposto no parágrafo anterior constitui infração grave, penalizada com multa e com o embargo da obra pelo órgão competente até a solução da irregularidade identificada. 7º Qualquer alteração do PGRCC durante o período de obra deverá ser informada ao órgão competente. 8º Qualquer exigência requisitada no período de análise do PGRCC pelo órgão competente deverá ser cumprida no prazo de 45 dias, sob pena de arquivamento do processo de aprovação. 9º Aprovado o PGRCC, este comporá o acervo de documentos a serem apresentados quando da solicitação de Alvará junto ao órgão competente. 10º O PGRCC deverá estar disponível no canteiro de obra para fins de fiscalização pela Entidade Gestora e sua não apresentação constitui infração leve. 11º A não elaboração do Plano ou o seu não cumprimento constitui infração gravíssima. 12º O não cumprimento do Plano poderá acarretar a suspensão do Alvará de Construção. Art. 41. Os resíduos gerados na atividade de construção civil deverão ser classificados e separados no local de origem em obediência ao que determinam as resoluções do CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente. Parágrafo único. A não observância ao disposto no caput deste artigo constitui infração média.

2 Art. 42. A execução dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos oriundos da construção civil somente poderá ser realizada por empresas cadastradas e autorizadas pela Entidade Gestora, ressalvado o caso de transportador dos resíduos em volume inferior a 1,0 m³. Parágrafo único. A não observância ao disposto no caput deste artigo constitui infração gravíssima. Art. 43. As empresas cadastradas e autorizadas somente poderão destinar os resíduos sólidos coletados à unidade de tratamento e destinação final licenciada pelo órgão competente e cadastradas e autorizadas pela Entidade Gestora. 1º As empresas deverão informar à Entidade Gestora o local de destinação final destes resíduos, ainda que fora do território municipal. 2º A Entidade Gestora disponibilizará a relação das empresas cadastradas e autorizadas, bem como os endereços das localidades de destino dos resíduos da construção civil. 3º A não observância ao disposto no caput e 1º deste artigo constitui infração grave. Art. 44. É proibido o depósito de resíduos da construção, em qualquer quantidade, em vias, passeios, canteiros, jardins, áreas e logradouros públicos e corpos d'água. 1º Os equipamentos que transportarem os resíduos da construção civil e os depositarem em desacordo com o estabelecido no caput serão multados, apreendidos e removidos para o depósito da Prefeitura do Recife e liberados somente após o pagamento das despesas de remoção, destinação, diárias e multas devidas. 2º A não observância ao disposto no caput deste artigo constitui infração grave, punível conforme Art. 99 e 100 desta Lei, sem prejuízo das sanções ambientais cabíveis. Art. 45. Os grandes geradores deverão, ao final da obra, no prazo de até 90 (noventa) dias, apresentar Relatório Final de Obra comprovando o cumprimento do estipulado no Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil PGRCC. 1º Comprovado o cumprimento do PGRCC, a Entidade Gestora expedirá certidão, que comporá o acervo de documentos para solicitação de Habite-se ou Aceite-se ao órgão competente pelo Licenciamento. 2º Os tickets de pesagens a serem apresentados nos Relatórios de Obra devem conter de forma legivel: pesagem, data, nome do empreendedor, identificação da obra e identificação do transportador; e devem ser oriundos de Unidades de Tratamento devidamente cadastradas na Entidade Gestora. Os ticketes terão validade de 15 meses a contar da data de sua expedição. 3º Os comprovantes de entrega dos materiais recicláveis a Associaçoes, Cooperativas de catadores, ou entidades afim, bem como o recibo de venda dos materiais a industrias recicladoras devem compor o Relatório comprobatório e final do PGRCC 4º O não cumprimento ao disposto no caput e no 3º deste artigo constitui infração leve e no 2º deste artigo constitui infração grave, punível conforme Arts. 99 e 100 desta Lei e com a suspensão do direito de apresentar novo PGRCC por período de 01 ano.

3 Art. 46. A Entidade Gestora deverá manter instalações, para recebimento dos resíduos, denominadas Postos de Recebimento de Resíduos Sólidos, a fim de atender aos pequenos geradores de RCC, com facilidade de acesso e boas condições de tráfego. 1º Poderá a Entidade Gestora cobrar pelo tratamento e pela destinação final destes resíduos. 2º Não será acatado o recebimento de resíduos da construção civil que contenham resíduos sólidos orgânicos. Art. 47. A destinação dos resíduos da construção civil deverá obedecer ao estabelecido nas Resoluções do CONAMA e demais normas aplicáveis à matéria. Parágrafo Único. Quaisquer resíduos reutilizáveis ou recicláveis que apresentarem impurezas deverão ser encaminhados às áreas de destinação final ambientalmente adequadas. Art. 48. Os Aterros de Resíduos da Construção Civil e as áreas de destinação final de resíduos deverão ser submetidos a processo de licenciamento ambiental e apresentar acessibilidade e boas condições de tráfego, bem como dispor de infraestrutura física para atendimento, tratamento e armazenamento dos resíduos recebidos. 1º A empresa contratada para administrar e operar estas unidades deverá ser devidamente cadastrada junto à Entidade Gestora. 2º A não observância ao disposto no 1º deste artigo constitui infração gravíssima. Art. 49. Permite-se a utilização de áreas particulares para o destino final dos resíduos oriundos da construção civil. 1º Para fins do disposto no caput, é indispensável a apresentação de Licença do órgão municipal responsável pelo controle ambiental e licença do órgão responsável pelo controle urbano. 2º As áreas particulares utilizadas com este fim, devem ser cadastratadas na Entidade Gestora e só serão aceitos para efeito de Licença de Aterramento para construção, os materiais oriundos de Jazida ou instalações de Tratamento de RSCC, devidamente comprovada a sua origem. 3º O requerimento de que trata o parágrafo 1º deverá ser analisado pela Entidade Gestora, que poderá indeferi-lo motivadamente. 4º O não cumprimento do disposto neste artigo implica infração gravíssima, punível conforme Art. 100 desta Lei, sem prejuízo das sanções ambientais cabíveis. Art. 50. Fica proibida a disposição de resíduos da construção civil, em qualquer volume, para a coleta domiciliar regular. Subseção II Do Transporte de Resíduos da Construção Civil e Das Caçambas Estacionárias Art. 51. As empresas cadastradas e autorizadas a executar os serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos oriundos da construção civil deverão entregar à Entidade Gestora, até o 5 (quinto) dia útil de cada mês, relatório global de serviços executados, no qual informarão o seguinte:

4 I números das ordens de Transportes de Resíduos (OTR's) expedidas; II - notas fiscais respectivas; III - data do transporte, numeração do equipamento, tipo de material transportado, número do ticket, endereço da obra, destinação final, e pesagem do resíduo, para cada operação. Parágrafo único. A não observância ao disposto neste artigo constitui infração grave. Art. 52. Correrá a cargo das empresas cadastradas e autorizadas a reparação de eventuais danos causados aos bens públicos ou privados durante as diversas etapas da operação ou em virtude desta. Art. 53. Para o transporte de resíduos da construção civil, observar-se-á o seguinte: I para as fases de demolição e escavação, poderão ser utilizados caminhão caçamba basculante com capacidade máxima de 15m³, ou caminhões do tipo poliguindaste ou similar, com caçambas estacionárias de no máximo 7m³; II na fase de construção ou reforma, só serão permitidos, no uso para transporte, os caminhões do tipo poliguindaste ou similar, com caçambas estacionárias de no máximo 7m³. 1º Fica proibida a realização do transporte dos resíduos sólidos com volume superior à capacidade do equipamento transportador. 2 Todas as caçambas estacionárias deverão estar em bom estado de conservação e conter em lugar visível o nome da empresa prestadora de serviço, número do telefone da Entidade Gestora e número da caçamba, sendo tais indicativos pintados em cores vivas e, ainda, com sinalização em todos os seus lados e dispositivos de sinalização refletiva nas suas extremidades superiores, conforme exigências do órgão dimensão, a inscrição PROIBIDO LIXO DOMICILIAR. 3º As caçambas estacionárias deverão estar munidas dos equipamentos de localização (GPS ou similar) exigidos na forma do artigo 10 desta Lei. 4 Durante seu trajeto aos aterros, os equipamentos de transporte de resíduos sólidos deverão estar devidamente cobertos com lona de proteção, conforme regulamento do órgão de trânsito. 5 Sinalizar-se-ão as manobras de deposição ou remoção de caçambas por caminhões com o uso de cones refletivos, dispostos sobre a pista de rolamento, bem como com lanternas tipo pisca-alerta ligadas nas partes frontais, traseiras e laterais dos veículos. 6º A não observância a qualquer das disposições deste artigo constituem infração grave, punível conforme Art. 99 e 100 desta Lei e com a apreensão do equipamento. Art. 54. Será de 7m³ (sete metros cúbicos) a capacidade máxima das caçambas estacionárias utilizadas no transporte de resíduos da construção civil, não podendo tais materiais exceder a borda superior do equipamento. 1 As caçambas estacionárias destinadas à coleta de resíduos da construção civil e resíduos volumosos não poderão ser utilizadas para manuseio e transporte de lixo domiciliar.

5 2º A não observância ao disposto no caput e 1º deste artigo constitui infração grave, sendo que o gerador e a prestadora do serviço são responsáveis solidários pela multa a ser aplicada. 3º A reincidência na infração prevista no parágrafo anterior implicará a apreensão do equipamento. Art. 55. As empresas cadastradas e autorizadas a executar os serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos da construção civil ficam expressamente proibidas de estacionar os veículos ou equipamentos em vias públicas, quando estes não estiverem sendo utilizados na execução dos serviços. Parágrafo único. A não observância ao disposto no caput deste artigo constitui infração grave, punível conforme Art. 99 e 100 desta Lei e com a apreensão dos veículos ou equipamentos. Art. 56. Os transportadores que operam com caçamba metálica estacionária ou outro tipo de dispositivo deslocado por veículos automotores ficam obrigados a oferecer, juntamente com o contrato, documento simplificado de orientação ao usuário de seus equipamentos, instruções sobre posicionamento da caçamba, volume a ser respeitado, tipo de resíduos admissíveis, prazo para preenchimento, proibição do recurso a transportadores não cadastrados e penalidades previstas em leis. Parágrafo único. A não observância ao disposto no caput, deste artigo constitui infração leve. Art. 57. A caçamba estacionária em serviço será instalada dentro do alinhamento predial ou do tapume da obra, ressalvado o disposto no Art º A não observância ao disposto neste artigo constitui infração média, punível conforme Art. 99 e 100 desta Lei e com a apreensão e guarda dos equipamentos. 2º Para ter liberados os equipamentos apreendidos e guardados, o infrator deverá ressarcir as despesas referentes à apreensão e guarda. Art. 58. Comprovada a insuficiência de área no canteiro de obra e quando não atrapalhar a circulação de veículos e pedestres e em vias onde o estacionamento é permitido pelo órgão executivo de trânsito, poderão os equipamentos objeto da presente seção ser implantados junto ao meio-fio de ruas, avenidas, praças e logradouros públicos. 1 A caçamba estacionária será disposta, em sua maior extensão, paralela ao meio fio, com afastamento no mínimo de 30 (trinta) centímetros deste, não podendo ultrapassar 50 (cinquenta) centímetros, sem avanço sobre a via de circulação de veículos e sem representar perigo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres. 2 Fica proibida a disposição de caçamba estacionária em locais onde o estacionamento de veículos é proibido, conforme regulamentação própria de trânsito. 3º Constitui infração a disposição de caçamba estacionária a menos de 8 (oito) metros da borda do alinhamento da via transversal.

6 4º Não será permitida a disposição de mais de uma caçamba estacionária por contratante do serviço, ressalvados os casos especiais devidamente autorizados pela Entidade Gestora, mediante requerimento do interessado ou conforme previsto no PGRCC. 5 A empresa prestadora de serviço fica obrigada a remover a caçamba quando atingida a carga máxima permitida, sob pena de remoção forçada; 6 Concluída a operação de remoção da caçamba estacionada na via pública, a empresa prestadora do serviço ou o contratante responsável ficam obrigados a efetuar a limpeza do local onde estavam dispostos os equipamentos. 7º A não observância ao disposto nos parágrafos deste artigo constitui infração grave, punível conforme Art. 99 e 100 desta Lei e com a apreensão e guarda dos equipamentos. 8º Para ter liberados os equipamentos apreendidos e guardados, o infrator deverá ressarcir as despesas referentes à apreensão e guarda. Art. 59. Na área compreendida pelos bairros da Boa Vista, Santo Antônio, São José e Recife Antigo, a colocação de caçamba estacionária deve obedecer ao seguinte: I - quando não for possível a utilização de caçamba dentro do alinhamento predial ou do tapume da obra, poderá ser especialmente autorizada a utilização desse equipamento sobre o passeio ou pista de rolamento, desde que seja solicitada prévia autorização da Entidade Gestora por ocasião da apresentação do PGRCC; II a colocação e remoção de caçamba estacionária será efetuada, em dias da semana, no período compreendido entre 20h00 (vinte horas) e 06h00 (seis horas); nos sábados, no período de 14h00 (quatorze horas) às 20h00 (vinte horas); e, nos domingos e feriados, no período de 06h00 (seis horas) às 20h00 (vinte horas).] III Fica terminantemente proibido a disposição de Caçambas Estacionárias, bem como a circulação de veículos de carga nos passeios e vias humanizadas. 1º A não observância ao qualquer das disposições deste artigo constitui infração grave, punível conforme Art. 99 e 100 desta Lei e com a apreensão e guarda dos equipamentos. 2º Para ter liberados os equipamentos apreendidos e guardados, o infrator deverá ressarcir as despesas referentes à apreensão e guarda. Art. 60. Para o transporte da caçamba estacionária, a empresa respectiva emitirá uma Ordem de Transporte de Resíduos (OTR), a qual deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: razão social da empresa transportadora, endereço da sua sede, telefone, número da OTR, data da operação, endereço do contratante responsável pelo resíduo, número da caçamba estacionária, placa do caminhão, indicação do local do destino final e período de duração dos serviços. 1º As notas fiscais expedidas conterão o número das Ordens de Transporte de Resíduos - OTR correspondentes ao serviço prestado. 2º A não observância ao disposto neste artigo constitui infração grave. Art. 61. A fiscalização poderá determinar a retirada dos equipamentos, em 24 (vinte e quatro) horas, mesmo nos locais autorizados nesta Subseção, na hipótese em que venham a prejudicar a circulação de veículos e pedestres ou quando representarem risco à população. 1 Fica proibida a permanência de caçamba estacionária em vias públicas, contendo ou não resíduos sólidos, por um período superior a sete dias úteis

7 2º A não observância ao disposto neste artigo constitui infração média Art 62 Fica estabelecida a criação e cobrança de taxa de Fiscalização, Monitoramento e Controle da Movimentação e Disposição Final dos RCC a ser definida na Regulamentação desta Lei.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPTAL DO ESTADO DO PARANÁ,

O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPTAL DO ESTADO DO PARANÁ, DECRETO Nº. 1.120 Regulamenta o Transporte e Disposição de Resíduos de Construção Civil e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPTAL DO ESTADO DO PARANÁ, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

PRA FRENTE LAGOA. Adm. 2013/2016

PRA FRENTE LAGOA. Adm. 2013/2016 LEI Nº 734, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016. CRIA O SERVIÇO PÚBLICO DE COLETA DE ENTULHOS E MATERIAIS NO MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEÔNCIO LINO DE SOUSA NETO, Prefeito do Município

Leia mais

LEI Nº 3167/2003. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 3167/2003. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 3167/2003 Dispõe sobre a instalação de Caçambas para coleta de entulhos e materiais similares no Município de Cataguases A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte

Leia mais

Prefeitura Municipal de Filadélfia publica:

Prefeitura Municipal de Filadélfia publica: ANO V - Edição Nº 61 BAHIA - 13 de Junho de 2017 - Terça-feira Prefeitura Municipal de Filadélfia publica: Lei n 315/2017 - Dispõe sobre a coleta e disposição de entulhos e massa da construção civil, resíduos

Leia mais

Esta cartilha apresenta de forma sintética e. ilustrada, diretrizes expostas na Lei 973 / 2009, que institui o plano de gestão integrada dos

Esta cartilha apresenta de forma sintética e. ilustrada, diretrizes expostas na Lei 973 / 2009, que institui o plano de gestão integrada dos ENTULHO Esta cartilha apresenta de forma sintética e ilustrada, diretrizes expostas na Lei 973 / 2009, que institui o plano de gestão integrada dos RCC - Resíduos da Construção Civil de acordo com o previsto

Leia mais

ANEXO I a que se refere o art. 1º do Decreto nº 8.016, de 23 de janeiro de 2015

ANEXO I a que se refere o art. 1º do Decreto nº 8.016, de 23 de janeiro de 2015 ANEXO I a que se refere o art. 1º do Decreto nº 8.016, de 23 de janeiro de 2015 VALORES DAS MULTAS Infração Não apresentação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil - PGRCC Destinação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 OBJETIVO Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores de resíduos sólidos provenientes

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A COLETA, TRANSPORTE E A DESTINAÇÃO FINAL DE ENTULHO, TERRAS E SOBRAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A COLETA, TRANSPORTE E A DESTINAÇÃO FINAL DE ENTULHO, TERRAS E SOBRAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 1258, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2001. "DISPÕE SOBRE A COLETA, TRANSPORTE E A DESTINAÇÃO FINAL DE ENTULHO, TERRAS E SOBRAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". GILBERTO MACEDO GIL ARANTES,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Taubaté Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Taubaté Estado de São Paulo DECRETO Nº 13255, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2014 Regulamenta a Lei Complementar nº 122, de 14 de março de 2005 e dá outras providências. JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ,

Leia mais

INSTITUI O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS.

INSTITUI O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LEI Nº 6126, DE 27 DE ABRIL DE 2006. INSTITUI O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. Autoria: Prefeito Municipal. O Prefeito do Município

Leia mais

MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA

MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA DECRETO N.º 5980/2013 De 30 de Outubro de 2013. REGULAMENTA A LEI Nº 1514/2013, DE 22 DE AGOSTO DE 2013, QUE INSTITUI O SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO PAGO, DENOMINADO ZONA AZUL, NO PERÍMETRO URBANO

Leia mais

DECRETO Nº 059/2017 De 08 de junho de 2017

DECRETO Nº 059/2017 De 08 de junho de 2017 4 DECRETO Nº 059/2017 De 08 de junho de 2017 DISPÕE SOBRE MANEJO, ACONDICIONAMENTO, COLETA, TRANSPORTE, TRATAMENTO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RESULTANTES DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E DOS EMPREENDIMENTOS

Leia mais

LIZ - LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010

LIZ -  LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 LIZ - www.leismunicipais.com.br LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 INSTITUI O SISTEMA DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO PAGO NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE PASSO FUNDO E AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A OUTORGAR

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 24, de 25 de janeiro de 2018.

DECRETO MUNICIPAL Nº 24, de 25 de janeiro de 2018. DECRETO MUNICIPAL Nº 24, de 25 de janeiro de 2018. Regulamenta o uso do espaço público em ruas do Município de Lençóis-Ba e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE LENÇÓIS, ESTADO FEDERADO DA BAHIA,

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUÍS

PREFEITURA DE SÃO LUÍS PORTARIA Nº 0790 de 09 de outubro de 2015. Estabelece normas relativas à obtenção de cadastramento dos condutores autônomos e empresas exploradoras do serviço de transporte escolar no âmbito do Município

Leia mais

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo -

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - Legenda: - Texto em preto: permanece inalterado - Texto em vermelho: excluído no substitutivo - Texto em azul: incluído no substitutivo

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no art. 14-A e no inciso IV do art. 26 da Lei nº , de 5 de junho de 2001;

CONSIDERANDO o disposto no art. 14-A e no inciso IV do art. 26 da Lei nº , de 5 de junho de 2001; ANTT - AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA RESOLUÇÃO Nº /06 DATA: /10/2006 Estabelece procedimentos de registro e fiscalização, institui infrações e sanções referentes ao Registro Nacional

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA Dispõe sobre o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos, revoga a Lei Municipal nº 762/94 e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA,

Leia mais

O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros!

O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros! O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros! Não é suficiente o veículo possuir faixa amarela com o dístico escolar, ter encosto de cabeça, cinto de segurança, tacógrafo

Leia mais

DECRETO Nº Art. 2º - Nenhum anúncio ou veículo poderá ser exposto ao público ou mudado de local sem prévia autorização do Município.

DECRETO Nº Art. 2º - Nenhum anúncio ou veículo poderá ser exposto ao público ou mudado de local sem prévia autorização do Município. DECRETO Nº 12.590 Regulamenta a Lei nº 8279/99, quanto ao uso do Mobiliário Urbano com inserção de publicidade e a utilização de Veículos Publicitários, e dá outras providências. Art. 1º - A instalação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibirataia publica:

Prefeitura Municipal de Ibirataia publica: Prefeitura Municipal de Ibirataia 1 Segunda-feira Ano VII Nº 689 Prefeitura Municipal de Ibirataia publica: Decreto nº. 3761 de 13 de março de 2015 - Dispõe sobre a coleta de resíduos sólidos no Município

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 0.000, DE 00 DE JUNHO DE 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 0.000, DE 00 DE JUNHO DE 2012. PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 0.000, DE 00 DE JUNHO DE 2012. Institui o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil do Município de Pelotas, estabeleceas diretrizes,

Leia mais

Federal. RESOLUÇÃO CONAMA N de julho de Disponível na internet no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)

Federal. RESOLUÇÃO CONAMA N de julho de Disponível na internet no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br) Mestrado em Engenharia Civil LEGISLAÇÕES REFERENTES AOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO Stela Fucale, DSc. (POLI/UPE) Federal RESOLUÇÃO CONAMA N 307 5 de julho de 2002 Disponível na internet no site

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Objeto O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de acesso de veículos ao

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de Valença 1 Sexta-feira Ano X Nº 2916 Prefeitura Municipal de Valença publica: Edição Publicada Por SAAE: Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Portaria/SAAE/VAL N º 021/2018 - Dispõe

Leia mais

PORTARIA Nº 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 (*) (D.O.U. DE 30/09/99)

PORTARIA Nº 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 (*) (D.O.U. DE 30/09/99) PORTARIA Nº 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 (*) (D.O.U. DE 30/09/99) O DIRETOR da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO - ANP, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria ANP nº 118, de 14 de julho

Leia mais

DECRETO Nº , DE 14 DE SETEMBRO DE 2018.

DECRETO Nº , DE 14 DE SETEMBRO DE 2018. DECRETO Nº 20.063, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018. Altera o caput e o 3º do art. 3º, o caput e os 1º, 2º e 3º do art. 5º, o caput e os 1º e 3º do art. 6º, os incs. I, II e III do art. 7º, os incs. IV e V do

Leia mais

DECRETO N. º 523 DE 16 DE JANEIRO DE 2017.

DECRETO N. º 523 DE 16 DE JANEIRO DE 2017. Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Caicó CNPJ 08.096.570/0001-39 Av. Cel. Martiniano,993 Centro DECRETO N. º 523 DE 16 DE JANEIRO DE 2017. Regulamenta a cobrança do Imposto Sobre Serviços

Leia mais

REGULAMENTA O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

REGULAMENTA O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 6277, DE 01º DE DEZEMBRO DE 2009. REGULAMENTA O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE 10-06-1996 Institui a obrigatoriedade de limpeza e esgotamento das caixas de gordura, fossas sépticas e filtros anaeróbicos no município de Santos e dá outras providências.

Leia mais

Folha: Revisão: 1/6. Aprovador: Normatizador

Folha: Revisão: 1/6. Aprovador: Normatizador Data para 1/6 1. FINALIDADE: Estabelecer os procedimentos para a fiscalização de segurança em obra (Tapume, tela de proteção, bandeja, barracão de obra, andaime, etc), com o objetivo de garantir as informações

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 2863 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº. 006 de 07 de Fevereiro de 2019 - Regulamenta as ações da Administração Pública e organiza as atividades durante o

Leia mais

Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos

Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos o processo de re egulamentação da Lei nº 4..704/2011 011 Lei nº 4.704, de 20 de dezembro dispõe sobre a gestão integrada de resíduos da construção civil e de resíduos volumosos e dá outras providências

Leia mais

Regramento para a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público (parklet)

Regramento para a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público (parklet) Regramento para a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público (parklet) Art. 1º. A instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada parklet, ficam regulamentados

Leia mais

DECRETO Nº DE

DECRETO Nº DE DECRETO Nº 7.800 DE 04072017 REGULAMENTA A LEI COMPLEMENTAR Nº 952, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2016, QUE DISCIPLINA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS QUE ESPECIFICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. SANDOVAL DO NASCIMENTO

Leia mais

PORTARIA N 127, DE 30 DE JULHO DE 1999

PORTARIA N 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA N 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 Estabelece a regulamentação para a atividade de coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado a ser exercida por pessoa jurídica sediada

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018 Institui o Programa de Regularização de estruturas voltadas para reciclagem

Leia mais

RESOLUÇÃO CPAf nº 001/2017

RESOLUÇÃO CPAf nº 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas Av. dos Estados, 5001, Bairro Bangu, Santo André, SP, CEP 09210-580 Fone: (11)

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 1 OBJETO 1.1 O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada

Leia mais

Art. 2º Para os efeitos desta lei são adotadas as seguintes definições:

Art. 2º Para os efeitos desta lei são adotadas as seguintes definições: LEI Nº 14.802, DE 26 DE JUNHO DE 2008. (Projeto de Lei nº 757/05, do Vereador Goulart -PMDB) Dispõe sobre proteção ao meio ambiente através de controle de destino de óleos lubrificantes servidos, no âmbito

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE JANEIRO DE 2014.

DECRETO Nº , DE 17 DE JANEIRO DE 2014. DECRETO Nº 18.529, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. Regulamenta a implantação de elementos integrantes do sistema cicloviário para a guarda de bicicletas e de Estações de Bicicletas de Aluguel, nos logradouros

Leia mais

Anexo II DTRA DOCUMENTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS ARBÓREOS N DTRA: N PROCESSO: 1. NOME DO REQUERENTE 2. CPF ou CNPJ 3. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA r

Anexo II DTRA DOCUMENTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS ARBÓREOS N DTRA: N PROCESSO: 1. NOME DO REQUERENTE 2. CPF ou CNPJ 3. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA r Anexo I DTRA DOCUMENTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS ARBÓREOS REQUERENTE OBJETO DO REQUERIMENTO DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO CPF do Requerente RG do Requerente Comprovante de Endereço do Requerente

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas- Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 162. Dirigir veículo: V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Penalidade -

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

DECRETO Nº , DE

DECRETO Nº , DE DECRETO Nº 13.919, DE 02-12-2016 Dispõe sobre o Credenciamento de transportadores de resíduos sólidos recicláveis e de produtos e embalagens objetos de logística reversa e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI N. 2.559, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2011. "ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI 2.418 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009 (CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS MS) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". MÁRCIA MOURA, Prefeita

Leia mais

Parágrafo único... (NR)

Parágrafo único... (NR) LEI Nº 12.423, DE 14 DE JUNHO DE 2018. Altera o caput do art. 21 da Lei nº 8.133, de 12 de janeiro de 1998; altera a ementa; altera o art. 1º; altera o caput do art. 2º; altera o caput, renomeia o parágrafo

Leia mais

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa.

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa. Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Penalidade - multa. Art. 173. Disputar corrida por espírito de emulação: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (três vezes),

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 - Justificativa: Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os Geradores para a elaboração

Leia mais

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 1.286/2005 DISPÕE SOBRE A PODA DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS DECRETO Nº 8984 INSTITUI E REGULAMENTA O ESTACIONAMENTO ROTATIVO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS O Prefeito Municipal de Divinópolis, Vladimir Faria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito PROJETO DE LEI Nº 24, DE 15 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre o estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros do Município de Canoas. Art. 1 o Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a criar estacionamento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira 13 de Janeiro de 2015 Ano X Nº 558

Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira 13 de Janeiro de 2015 Ano X Nº 558 Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira Ano X Nº 558 Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica: Decreto Nº. 04, de 05 de Janeiro de 2015 - Notifica do lançamento de oficio de tributos municipais

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO IFMG CAMPUS AVANÇADO IPATINGA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO IFMG CAMPUS AVANÇADO IPATINGA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO IFMG CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Objeto O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de acesso de veículos ao IFMG Campus Avançado

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

DECRETO Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE (DO de 19/11/1994)

DECRETO Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE (DO de 19/11/1994) DECRETO Nº 39.551, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 (DO de 19/11/1994) Regulamenta a Lei nº 8.943, de 28 de setembro de 1994, dando nova redação a dispositivos do Regulamento da Lei nº 997 de 31 de maio de 1976,

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

Licença de Instalação Obras Serra do Cafezal

Licença de Instalação Obras Serra do Cafezal Licença de Instalação Obras Serra do Cafezal Os documentos Nº 688 e 689/2010, expedidos em 5 de abril de 2010 pelo IBAMA, dizem respeito às licenças de instalação para as obras de duplicação da Serra do

Leia mais

DECRETO Nº , DE 30 DE AGOSTO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 30 DE AGOSTO DE 2017. DECRETO Nº 19.823, DE 30 DE AGOSTO DE 2017. Institui o Escritório de Eventos e estabelece procedimentos gerais de autorização de eventos de impacto e atividades correlatas no Município de Porto Alegre.

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HORIZONTE Aqui o futuro se faz presente CNPJ /

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HORIZONTE Aqui o futuro se faz presente CNPJ / LEI Nº 149/2015, DE 08 DE MAIO DE 2015. Dispõe sobre o procedimento de credenciamento, como abaixo se especifica, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICÍPAL DE NOVO HORIZONTE, ESTADO FEDERADO DA BAHIA,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jandaíra publica:

Prefeitura Municipal de Jandaíra publica: 1 Ano Nº 804 Prefeitura Municipal de publica: Republicação da Lei Nº 124/2016 13 de Dezembro de 2016 - Proíbe a entrada, a permanência e a circulação de veículos automotores nas dunas de Mangue Seco e

Leia mais

LEI Nº , DE 26 DE JUNHO DE 2008 (Projeto de Lei nº 136/08, do Vereador Chico Macena - PT)

LEI Nº , DE 26 DE JUNHO DE 2008 (Projeto de Lei nº 136/08, do Vereador Chico Macena - PT) LEI Nº 14.803, DE 26 DE JUNHO DE 2008 (Projeto de Lei nº 136/08, do Vereador Chico Macena - PT) Dispõe sobre o Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos e seus

Leia mais

COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018

COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018 COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018 Assunto: Regras de Acesso, Circulação e Estacionamento na Área da EMDEC. O presidente da EMDEC, no uso de suas atribuições, comunica os novos procedimentos de acesso,

Leia mais

LEI Nº 77-A, DE

LEI Nº 77-A, DE LEI Nº 77-A, DE 12-09-1991 Dispõe sobre a instalação, conservação e o funcionamento de elevadores e outros aparelhos no município, e dá outras providencias. Processo nº 18.938/91 Antonio Fernando dos Reis,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 5.197, DE 21 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o uso das vagas de estacionamento nas vias e logradouros do Município de Júlio de Castilhos destinadas aos idosos e às pessoas com deficiência que

Leia mais

Decreto de Balneário Camboriú nº 4464 de 03 de agosto de 2006

Decreto de Balneário Camboriú nº 4464 de 03 de agosto de 2006 "DISPÕE SOBRE O ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO DE VEÍCULO - ESTAR BALNEÁRIO CAMBORIÚ, NO ÂMBITO DESTE MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". O Prefeito Municipal de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

1. No dia 13 de setembro de 2017 foi publicado o Decreto nº ( Decreto ), da lavra do chefe do Poder Executivo do Município de Goiânia.

1. No dia 13 de setembro de 2017 foi publicado o Decreto nº ( Decreto ), da lavra do chefe do Poder Executivo do Município de Goiânia. 1. No dia 13 de setembro de 2017 foi publicado o Decreto nº 2.639 ( Decreto ), da lavra do chefe do Poder Executivo do Município de Goiânia. 2. O Decreto modifica o Decreto nº 728, de 14 de março de 2016,

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO ESTÂNCIA BALNEÁRIA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO ESTÂNCIA BALNEÁRIA ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE LEI Nº / 2017 Institui normas para a operação do transporte alternativo de passageiros e de mercadorias nos supermercados. O PREFEITO MUNICIPAL de São Sebastião, usando das atribuições que lhe

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS FOI APRESEN TADO (A)? Nº ÍTEM 1 ANÁLISE DOCUMENTAL Preencher o Requerimento (formulário de solicitação),

Leia mais

Art. 1º - A gestão dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos, no âmbito do Município de Araraquara obedecerá ao disposto nesta Lei.

Art. 1º - A gestão dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos, no âmbito do Município de Araraquara obedecerá ao disposto nesta Lei. LEI Nº 6352/2005 INSTITUI O SISTEMA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E RESÍDUOS VOLUMOSOS E O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI Nº. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Nº O CONGRESSO NACIONAL decreta: Dispõe sobre a oferta de produtos ou serviços e a solicitação de donativos de qualquer espécie por meio de chamadas telefônicas ou mensagens de texto ou

Leia mais

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Instrução de Serviço n 001/2016 de 12 de maio de 2016 EMENTA: Estabelece as diretrizes para definição do cálculo do valor da Compensação Ambiental dos empreendimentos

Leia mais

PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO

PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO Quadro de Fiscais de Obras e Posturas Rio do Sul Luiz Osvaldo Meirelles Pahl Fiscal de Obras Rafael Irineu Fachini Fiscal de Obras Ramon Thiago da Silva Kissner

Leia mais

LEI Nº 2.416, DE 22 DE AGOSTO DE

LEI Nº 2.416, DE 22 DE AGOSTO DE LEI Nº 2.416, DE 22 DE AGOSTO DE 1996 1 Dispõe sobre as exigências para concessão da licença para exploração, beneficiamento e industrialização de produtos e subprodutos florestais com fins madeireiros

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COMPLETO (PGRCC)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COMPLETO (PGRCC) TERMO DE REFERÊNCIA PARA PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COMPLETO (PGRCC) Instituído pelo Decreto 9.775/2011, Artigo 14. 1. Justificativa O presente Termo de Referência tem como

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio RESOLUÇÃO n. 01/15 Disciplina o funcionamento das feiras ambulantes de hortigranjeiros do Município de Porto

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

EXPEDIENTE DE 22/12/2011 RESOLUÇÃO SMAC Nº 505 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011

EXPEDIENTE DE 22/12/2011 RESOLUÇÃO SMAC Nº 505 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 EXPEDIENTE DE 22/12/2011 RESOLUÇÃO SMAC Nº 505 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, Estabelece os procedimentos

Leia mais

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil.

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de 2002. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO

Leia mais

Ref: RESOLUÇÃO ANTT nº 5.063/2016 Estatuto da Juventude

Ref: RESOLUÇÃO ANTT nº 5.063/2016 Estatuto da Juventude Brasília, 31 de março de 2016 Of. circular 012/2016 Ref: RESOLUÇÃO ANTT nº 5.063/2016 Estatuto da Juventude Prezado Associado: Está publicada no Diário Oficial da União desta data e já disponível no site

Leia mais

CAPÍTULO I DO ALVARÁ

CAPÍTULO I DO ALVARÁ LEI COMPLEMENTAR Nº 191, de 09 de dezembro de 2008. "ESTABELECE NORMAS PARA EXPEDIÇÃO DO ALVARÁ DE LICENÇA PARA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO NO MUNICÍPIO E ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR N 110/2003."

Leia mais

Destinação adequada de resíduos da construção civil

Destinação adequada de resíduos da construção civil Destinação adequada de resíduos da construção civil Por que existem resíduos na construção civil? Porque existem perdas/desperdícios de materiais!!! As principais perdas detectadas pelas construtoras são:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Taubaté

Prefeitura Municipal de Taubaté ANEXO XIX - VAGAS DE ESTACIONAMENTO PARA EMPREENDIMENTOS NÃO CLASSIFICADOS COMO EMPREENDIMENTOS POLO GERADOR DE TRÁFEGO Art. 1º Em todas as edificações, de qualquer uso, que façam frente para vias públicas

Leia mais

Decreto nº , de Art. 32 (...)

Decreto nº , de Art. 32 (...) Decreto nº 47.383, de 02.03.2018 Art. 32 A atividade ou o empreendimento em instalação ou em operação sem a devida licença ambiental deverá regularizar-se por meio do licenciamento ambiental em caráter

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro

PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro GABINETE DO PREFEITO DECRETO N 5.735, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Publicado no jornal Diário da Costa do Sol Edição nº 4265

Leia mais

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 764, DE

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 764, DE RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 764, DE 14-09-1992 Regula a aposição de películas nas áreas envidraçadas de veículos automotores e dá outras providências. OCONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, usando das atribuições que

Leia mais

Minuta de Resolução Municipal Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)

Minuta de Resolução Municipal Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) Minuta de Resolução Municipal Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) Disciplina a apresentação de Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), para fins de

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2016, de de de 2016.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2016, de de de 2016. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2016, de de de 2016. Dispõe sobre os canais para atendimento de reclamações dos usuários, que devem ser disponibilizados pelas delegadas de serviços públicos municipais de transporte

Leia mais

Controle de Transporte de Resíduos C.T.R. Implementação do Formulário Eletrônico

Controle de Transporte de Resíduos C.T.R. Implementação do Formulário Eletrônico Reelaboração Autoridade Participativa do PLANO Municipal DE GESTÃO INTEGRADA de Limpeza DE RESÍDUOS SÓLIDOS Urbana PGIRS AMLURB GESTÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL RCC Controle de Transporte de Resíduos

Leia mais

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras PROCEDIMENTO DO SMS Tratamento e Descarte de de Obras PR-99-992-CPG-003 Revisão: 02 Página: 1/6 1. OBJETIVO Definir padrões para o manuseio e descarte de resíduos produzidos pelas empresas contratadas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 Justificativa: Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os Geradores para a elaboração

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul LEI MUNICIPAL N 2013 Disciplina os procedimentos necessários para emissão de Licenças Ambientais e os valores referentes às Taxas de Licenciamento e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE, no

Leia mais

Considerando a necessidade de estabelecer os limites de pesos e dimensões para a circulação de veículos, resolve:

Considerando a necessidade de estabelecer os limites de pesos e dimensões para a circulação de veículos, resolve: Resolução CONTRAN nº 210 de 13/11/2006 Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. 1 O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no

Leia mais

NORMATIVA CONCIDADE E CMMA 01/2014

NORMATIVA CONCIDADE E CMMA 01/2014 NORMATIVA CONCIDADE E CMMA 01/2014 SÚMULA: Dispõe sobre o disciplinamento das instalações de atividades que geram resíduos de óleo, graxa, provenientes de derivados de petróleo e de produtos químicos utilizados

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará IDEFLOR-Bio no uso das suas atribuições legais

Leia mais