Parte objetiva. *escreva a letra da resposta escolhida.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parte objetiva. *escreva a letra da resposta escolhida."

Transcrição

1 NOME Nº 6º ANO ** Trabalho de Recuperação** Prof. LUÍS - Data / / INSTRUÇÕES - Responda os testes no gabarito. Respostas das questões objetivas fora do gabarito não serão consideradas. - Utilize caneta esferográfica azul ou preta. Não responda as questões a lápis. - Gabarito rasurado = questão invalidada. - As questões dissertativas devem ser respondidas em folha apropriada, NA ORDEM EM QUE ESTÃO. - IMPRIMA todas as folhas deste trabalho e as entregue junto à folha de respostas Parte objetiva *escreva a letra da resposta escolhida. 01. Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são, respectivamente: a) octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo b) octogésimo, trecentésimo, sétimo, nongentésimo c) oitavo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo d) octogésimo, trezentos, septuagésimo, nongentésimo 02. O dobro de vinte e quatro e o sétuplo de dois serão, respectivamente: a) 52 e 94 b) 44 e 68 c) 48 e 14 d) 24 e 72 e) 48 e Sabendo-se que os pronomes pessoais retos (EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES) não podem ser empregados para completar, verbos, analise as frases a seguir e assinale a alternativa que possui erro de emprego do pronome pessoal sublinhado. a) Sempre nos despedimos com lágrimas. b) Reuni as meninas da classe. Chamei-as para uma tarde de lanche. c) Vou encontra-lo na saída da escola. d) Já disse que não quero ver ela hoje à tarde. e) Ninguém o viu por aí hoje? 04. Leia o texto e responda a questão. UM URSO INCOMODA MUITA GENTE A politica de boa vizinhança com os grandalhões baseia-se no principio de que, no fundo, são os seres humanos que incomodam os ursos, e não o contrario. Quanto mais as pessoas se mudam para as áreas originalmente habitadas pelos ursos, mais aumenta o contato entre o homem e o animal, disse a VEJA o biólogo Lynn Rogers, que estuda o urso-negro ha 37 anos e dirige o Centro Norte-Americano do Urso, de Minnesota. Para Rogers, as pessoas que querem viver perto da zona rural não deveriam ter medo dos ursos negros. Os indivíduos dessa espécie costumam ser, por natureza, dóceis e assustadiços. E fácil espanta-los estourando rojões, batendo panelas ou tocando cornetas de plástico. Eles só nos atacam quando se sentem ameaçados ou quando invadimos seu território. Caso isso aconteça, recomendam os caçadores do Canada, nunca se deve olhar diretamente nos olhos do bicho. Ele entende isso como mais uma ameaça. Fonte: SCHELP, Diogo. Um urso Veja, São Paulo, n , 4 fev (fragmento) Considerando o texto, na frase É fácil espantá-los estourando rojões, o termo destacado se refere a a) caçadores canadenses. b) ursos-negros. c) caçadores em geral. d) ursos em geral. 05. Associe as PREPOSIÇÕES em destaque com as ideias por elas expressas. ( )...voltar para casa. ( 1 ) finalidade ( ) Ninguém para abrir a porta,... ( 2 ) lugar ( )...amigos em festas felizes... ( 3 ) origem, procedência ( ) Vem das fantasias... ( 4 ) companhia ( )...lanchar com a turma...

2 A ordem preenchida nos parênteses será: A B C D E Em qual das alternativas a palavra A é uma preposição. (A) A esposa do vizinho veio nos procurar de manhã. (B) Adiaram a festa de casamento da minha irmã. (C) Ando a cavalo todo final de semana. (D) Minha amiga irá viajar, mas a encontraremos no final do mês. (E) Chegamos à praia depois de duas horas de viagem. 07. Em qual das frases a preposição EM indica um MODO? (A) Meus amigos ficaram em um lindo hotel, com os pais. (B) Meus amigos viajaram em agosto para a Alemanha. (C) Meus amigos ficaram em São Paulo. (D) Meus amigos olharam em volta encontrar quem procuravam. (E) Meus amigos ficaram em má situação após a prova. 08. Na frase quando passou um gordo vigário a cavalo é correto o que se afirmar em: a. A frase não tem sujeito b. O sujeito e cavalo c. O sujeito é um gordo vigário a cavalo d. O predicado é quando passou a cavalo 09. Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento: a) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha." b) "Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno." c) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender." d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais." e) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu." a folha de um livro retoma. como sob o vento a árvore que o doa. e nada finge vento em folha de árvore. As expressões destacadas são introduzidas por preposições. Tais preposições são usadas, nesses versos, com a ideia de: a) origem, lugar, especificação b) especificação, agente causador, lugar c) instrumento, especificação, lugar d) agente causador, especificação, lugar e) lugar, instrumento, origem 11. A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as conjunc ões ou locuc ões grifadas nos períodos abaixo é: I. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia. II. Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas. IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência. a) porque, mesmo que, segundo, ainda que b) como, desde que, conforme, logo c) quando, caso, segundo, tão logo d) salvo se, a menos que, conforme, pois e) pois, mesmo que, segundo, entretanto 12. Em todas as alternativas há dois advérbios, exceto em: a Ele permaneceu muito calado. b Amanhã, não iremos ao cinema. c O menino, ontem, cantou desafinadamente. d Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo. e Ela falou calma e sabiamente.

3 13. Leia o texto e responda o que se pede nas 2 questões que se seguem. 3 Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo: Você aí, menino, para onde vai essa estrada? Ela não vai não: nós é que vamos nela. Engraçadinho duma figa! Como você se chama? Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé. CAMPOS, Paulo Mendes. In: Para Gostar de Le r- Crônicas. São Paulo : Ática, Quanto ao uso do DISCURSO no texto é INCORRETO afirmar: a. Não há presença de discurso direto b. Os últimos 4 parágrafos são discurso direto. c. Os texto utiliza tanto o discurso direto como o indireto. d. Os interlocutores que se utilizam do discurso direto são o garoto e o vigário. 14. Qual é a afirmação CORRETA quanto à notícia: (A) Possui vida longa. Uma notícia publicada hoje em um jornal pode por até um mês. (B) Não é preciso ser verdadeira nos fatos. Algumas vezes, os fatos também são ficcionais. (C) É um tipo de texto muito parecido com o Relato Histórico. (D) É preciso que contenha informações como Com quem? Onde? Quando? O quê? (E) A notícia só é publicada em jornais e revistas impressos. 15. Em qual das alternativas a palavra A é uma preposição. (F) A esposa do vizinho veio nos procurar de manhã. (G) Adiaram a festa de casamento da minha irmã. (H) Ando a cavalo todo final de semana. (I) Minha amiga irá viajar, mas a encontraremos no final do mês. (J) Chegamos à praia depois de duas horas de viagem.

4 PARTE DISSERTATIVA REESCREVA as frases substituindo as expressões em destaque por uma forma pronominal [o, a, os, as, no(s), na(s), lo(s) la(s)]. a) Queríamos ver nossos amigos para matar as saudades. b) Convidaram o professor para uma entrevista na tevê. c) Localizaram os fugitivos num sítio distante. d) Vendemos nossos móveis usados por um preço irrisório. e) Farei a lição de casa hoje a tarde. 02. Leia o texto e responda o que se pede na questão. Seus filhos estão viciados em Internet? Evite que seus filhos passem tempo demais na rede Manter um equilíbrio saudável entre as atividades na vida de seus filhos sempre foi um desafio para os pais. A Internet tornou esse desafio ainda mais difícil. Algumas crianças se envolvem tão profundamente na comunicação pela Internet e nos jogos interativos que muitas perdem a noção do tempo. Estas são algumas maneiras de ajudar seus filhos a estabelecer um equilíbrio saudável entre o uso da Internet e outras atividades. Dicas para equilibrar o tempo na Internet e fora dela =: Verifique se ha sintomas de dependência. Pergunte-se se o uso da Internet por seus filhos afeta seu desempenho escolar, saúde e relacionamentos com familiares e amigos. Determine quanto tempo seus filhos passam conectados. =: Obtenha ajuda. Se ha sinais evidentes de que eles estão viciados na Internet, procure orientação profissional. O uso compulsivo da Internet pode ser um sintoma de outros problemas, como depressão, raiva e baixa auto-estima. =: Ajude seus filhos a fazer amigos fora da Internet. Incentive atividades que aproximem seus filhos de outras crianças com interesses semelhantes. =: Sugira alternativas. Se seus filhos parecem se interessar somente por videogames, experimente uma Versão não eletrônica de um de seus jogos favoritos. (Adaptado de Na primeira dica oferecida pelo texto, são empregadas as formas seus e seu. Indique a quem ou a que cada uma dessas palavras se refere. a) A palavra seus se refere a b) A palavra seu se refere a 04. Complete o quadro com as preposições essenciais. a trás. 05. Use o quadro abaixo de cada frase, para separar o sujeito do predicado de cada oração. Observe atentamente as orações uma vez que há a possibilidade de haver mais de um sujeito nela. Responda esta questão nesta folha. As amigas de Mariana juntaram-se para uma festa surpresa. Faltaram à aula de informática doze alunos. Mesmo cansada, Alessandra não deixou de cumprir seus compromissos com o estudo.

5 Eu e Valentina chegamos cedo ao evento, mas nós pudemos entrar e esperar na sala de espetáculos. 5 Os livros de receita da tia Ondina contêm receitas nunca vistas antes. Jeancleide e Soraya com suas amigas deixaram de lado as aulas de jazz. Os governantes da região sul daquele país asiático estão inertes. 06. Conceitue: Qual é a diferença entre uma frase, uma oração e um período? 07. Reescreva as orações a seguir e acrescente DOIS advérbios em cada uma delas. Atenção: não repita nenhum advérbio. Sublinhe os advérbios que você empregou nas orações. a) Rogério se distrai no Facebook. b) Comprei dois cadernos novos. c) Consegui assistir ao filme. d) Planejei as férias com minha mãe. e) Rimos a noite toda das palhaçadas da tia Margot. f) Derrubei o vaso de minha mãe e levei uma bronca. g) Jogadores da Seleção atuam bem em jogo na Coréia h) A seca das últimas semanas está prejudicando o abastecimento na região sudeste. 08. Complete os espaços com os pronomes POSSESSIVOS adequados. (Responda esta questão nesta folha) a) Você já viu como está roupa? b) Tu já viste o estado de roupa? c) Nós compramos esses livros; então eles são. d) Se vocês tivessem comprado os livros, eles seriam. e) Espero que você me passe a agenda com todas as anotações sobre a reunião. f) Espero que tu me passes agenda com todas as anotações sobre a reunião. g) Lave mãos antes das refeições. 09. Faça um esquema que diferencie cada um dos tipos de pronomes. Consulte sua apostila para escrever o esquema. Não copie, escreva com suas palavras. 10. Explique o que são textos de caráter informativo. Diferencie-os também dos textos ficcionais.

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo depende do primeiro. Assim, se esses elementos não estiverem

Leia mais

PÁGINA DE. DIÁRIO caderno em

PÁGINA DE. DIÁRIO caderno em PROFESSOR: EQUIPEE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======== ========= ========= ========= ========= ========= ======== ======== ========= == 01- Texto 1

Leia mais

Colégio Adventista de Porto Feliz

Colégio Adventista de Porto Feliz 1 Colégio Adventista de Porto Feliz Nome: Turma: 6º ano A Nº: Nota: Disciplina: Língua Portuguesa Lista de Exercícios 2º bimestre Professor: Valmir Azevedo da Conceição Data: / /2016 1. Classifique as

Leia mais

Processo Seletivo Salesiano

Processo Seletivo Salesiano COLÉGIO SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA Processo Seletivo Salesiano Concurso de Bolsas de Estudos Nome do(a) aluno(a): Número de Inscrição: Série: 5º Ano Ensino Fundamental I ORIENTAÇÕES Ao receber

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018

ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018 ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018 Disciplina: Língua Portuguesa Educador: Karine Grazielle Dias Ano/série/turma: 8º B Valor: Tabalho 30 pontos e avaliação 70,0 pontos Prezado

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

Prova Escrita de Português Língua Não Materna

Prova Escrita de Português Língua Não Materna EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova 28 739 /2.ª Chamada 2.ª Fase / 2008 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março A PREENCHER PELO ESTUDANTE

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall)

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) 1º) Assista os vídeos das aulas do caderno 5 aulas 1 a 12 2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) Aulas 1 e 2 exercícios 4, 5, 7, 9, 10, 11, 12, 15,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Disciplina: Ciências Data: 9/11/ ) Como se chamam os animais que se alimentam de animais e vegetais?

Disciplina: Ciências Data: 9/11/ ) Como se chamam os animais que se alimentam de animais e vegetais? Ficha da semana 4º ano A/ B/ C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Escolha a melhor resposta para cada pergunta.

Escolha a melhor resposta para cada pergunta. Escolha a melhor resposta para cada pergunta. 1. Sandra e João irmãos. ( ) somos ( ) são ( ) é ( ) sois 2. Os avós de Carla sempre em casa. ( ) é ( ) está ( ) estão ( ) são 3. Eu em Milão. ( ) trabalha

Leia mais

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º S ANOS A e B. Um alarme bom pra cachorro

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º S ANOS A e B. Um alarme bom pra cachorro Nome: n.º 3º Ano Barueri, / / 2009 Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 3ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º S ANOS A e B Um alarme bom pra cachorro Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS Nome do Candidato Número de Inscrição - Assinatura do Candidato Instruções LEIA COM ATENÇÃO 1. Este Caderno de Provas, com páginas numeradas

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves ADVÉRBIOS Prof. Me. William Alves Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo, dúvida, certeza,

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 1 - Lê o texto com atenção. A Fada Oriana 1 5 10 15 20 25 Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Revisão P6. 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará:

Revisão P6. 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará: Atividade de Estudo de Português Revisão P6 4º ano 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará: e) entendem: f)

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Nome:...D.N.I.... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Texto 1: Leia o seguinte texto. Após a leitura, leia as afirmações sobre o texto. No primeiro dia em que fui à escola, com seis anos

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 19 / 4

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Fernanda Vicente Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - casos particulares 19/21 jun RESUMO Existem casos que merecem bastante atenção em relação ao uso da crase. Vamos conferi-los?

Leia mais

1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo:

1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo: 1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo: Ou mas também porque nem pois caso e mas que por isso - quando conforme ainda que a) Hoje estou com um humor péssimo,

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio.

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. A1 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. 2. Dentro da classe dos advérbios, existe 3 subclasses. Identificaas e regista alguns exemplos. A1R 1. Os advérbios são palavras invariáveis em

Leia mais

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES MATEMÁTICA ATIVIDADE DE NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO VALOR: 3 PONTOS ALUNO(A): Nº: DATA: /05/2017 ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: INSTRUÇÕES 1.

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013 FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 7º 2º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 12/09 a 25/09/2017 As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 3 / 2018 SOCOOOORRO! TEM UMA BRUXA NA MINHA JANELA! Certa manhã, ao abrir a janela do

Leia mais

Exercício de revisão para avaliação somativa - 3ª etapa

Exercício de revisão para avaliação somativa - 3ª etapa Parte I Exercício de revisão para avaliação somativa - 3ª etapa Texto comum às questões de 1 a 4. Leia este texto que nos conta sobre o livro O lagarto, de José Saramago: Você acredita em fadas? Não? Então,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Nome: nº Data: Professora: Maria Cecilia 7º ano Ficha de trabalho nº 1-7º ano 1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. a) perguntei f) comprar l) público q) rouxinol

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2009/ JUIN 2009 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6 ème- IDENTIFICAÇÃO (A preencher pelo aluno) Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

A Princesa e a Ervilha

A Princesa e a Ervilha PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= A Princesa e a Ervilha Era uma vez um

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 COMUNICAÇÃO SOCIAL

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 COMUNICAÇÃO SOCIAL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/00 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados

Leia mais

Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano. 20 de junho 2013

Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano. 20 de junho 2013 Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano 20 de junho 2013 Antes da Prova Tens de estar na Escola 30 minutos antes do início da prova - às 13:30 horas (o ideal é chegares um pouco antes - às

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TURMAS: ABCDE ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

LEITURA E COMPREENSÃO

LEITURA E COMPREENSÃO 3º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: LEITURA E COMPREENSÃO 1 5 10 15 20 Uma vez, Alice Trambolhona foi ao mar e tanto gostou que já não queria sair mais da água. Alice, sai da água gritava-lhe

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa.

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa. TER 7ºAno 4º Bimestre 2014 Aluno: Nº: Vamos rever Adjunto Adverbial Adjunto Adverbial é o termo que exprime circunstâncias de modo, lugar, tempo, intensidade... modificando o verbo e, mais raramente, o

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com muita atenção. Avião de Papel De dobra Em dobra.

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da Realização: 15/09/2014

Disciplina: Matemática Data da Realização: 15/09/2014 Ficha da semana 4º Ano A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à Professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo. Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo. Talvez ela viaje - advérbio de dúvida Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 7º ano: (Ensino Fundamental) Professor: Marcelo Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 03/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 4D 2015 1/ 6 1. Observe a cantata de Natal. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Dê a classe

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato Emprego dos pronomes oblíquos átonos Professor Guilherme Medeiros Honorato Para que pronomes oblíquos? Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são utilizados para fazer

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS CANDIDATOS. 1. Confira se este caderno contém uma proposta de redação.

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS CANDIDATOS. 1. Confira se este caderno contém uma proposta de redação. ORIENTAÇÕES GERAIS AOS CANDIDATOS 1. Confira se este caderno contém uma proposta de redação. 2. Verifique se não há imperfeições gráficas. Caso exista algum problema, comunique imediatamente ao fiscal.

Leia mais

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Albânia Nogueira 7º TEXTO I FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões de 1 a 4. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco

Leia mais

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê 1 Releia os trechos a seguir, extraídos das páginas 206 a 208 de seu livro. a) Esta é boa! exclamou um viajante ao avistá-los. O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência

Leia mais

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião 1 Leia as manchetes. a) Chuva provoca alagamentos e falta de energia em São Paulo. (Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 28 de setembro de 2009) a) Identifique o verbo. b) Quais são as palavras que

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais