A parte autora, DALMO SANTOS MONTEIRO, pelos fatos e fundamentos constantes da inicial

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A parte autora, DALMO SANTOS MONTEIRO, pelos fatos e fundamentos constantes da inicial"

Transcrição

1 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1ª REGIÃO 1ª Vara do Trabalho de Três Rios Rua Presidente Vargas, 475, Centro, TRES RIOS - RJ - CEP: tel: (24) e.mail: PROCESSO: CLASSE: AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO (985) RECLAMANTE: DALMO SANTOS MONTEIRO RECLAMADO: AUTO ESCOLA JAMAPARA LTDA - ME e outros SENTENÇA A parte autora, DALMO SANTOS MONTEIRO, pelos fatos e fundamentos constantes da inicial (ID 3c2c04c), ajuíza a presente ação trabalhista afirmando que trabalhou para a 2ª ré em dois períodos, de 13/03/2012 a 15/04/2014 e de 16/04/2014 a 22/06/2015, exercendo a função de instrutor, tendo recebido como último salário a importância de R$ 1.328,29. Aduz, ainda, que não recebeu as verbas rescisórias devidas ao término de ambos contratos, bem como que sempre trabalhou em jornadas extraordinárias, sem que a ré procedesse o pagamento e integração dos valores devidos. Afirma, também, que a ré não observou durante todo o contrato o piso salarial previsto nas normas coletivas da categoria, não lhe concedeu férias e não lhe forneceu o plano de saúde também previsto nas normas coletivas. Acrescentando, por fim, que houve sucessão de empresas, pretende a condenação das rés ao pagamento dos valores referentes aos pedidos formulados na inicial. Atribuiu à causa o valor de R$ ,00 e instruiu a inicial com os documentos. Conciliação rejeitada. Alçada fixada no valor da inicial. A parte 1ª ré, AUTO ESCOLA JAMAPARÁ LTDA, apresentou peça contestatória (ID f00a5d2) arguindo, inicialmente, a inépcia da petição inicial. No mérito, negou a existência de grupo econômico ou sucessão empresarial e impugnou o salário apontado na inicial. Afirmou, ainda, que as verbas rescisórias foram corretamente quitadas, bem como que não havia trabalho em horas extras. Impugnou, especificamente, os demais pedidos formulados na inicial e requereu a improcedência do pleito autoral. Instruiu sua defesa com documentos. A parte 2ª ré, AUTO ESCOLA ROMEU LTDA, apresentou peça contestatória (ID 29a0933) arguindo, inicialmente, a inépcia da petição inicial. No mérito, negou a existência de grupo econômico ou sucessão empresarial e impugnou o salário apontado na inicial. Afirmou, ainda, que as verbas rescisórias foram corretamente quitadas, bem como que não havia trabalho em

2 horas extras. Impugnou, especificamente, os demais pedidos formulados na inicial e requereu a improcedência do pleito autoral. Instruiu sua defesa com documentos. Interrogado o autor, na forma do art. 848, da CLT, conforme termo constante da ata referente à audiência realizada em 21/01/2016 (ID d277e96). Sem mais provas, foi encerrada a instrução processual. Apresentaram o autor e a 2ª ré razões finais por escrito, tendo sido, renovada e recusada a proposta de conciliação. Vieram os autos conclusos para que fosse proferida a sentença. FUNDAMENTAÇÃO: Da conciliação prévia Considerando-se a liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento das ações Diretas de Inconstitucionalidade nºs 2139 e 2160, no sentido de declarar inconstitucional a exigência de submissão da demanda trabalhista à Comissão de Conciliação Prévia antes do ingresso na Justiça do Trabalho, tenho por prejudicada a matéria suscitada na inicial. Da inépcia No processo do trabalho, os requisitos de validade da inicial são os mencionados no art. 840, 1º, da CLT. O texto em questão impõe apenas uma narração razoável dos fatos e a formulação dos correspondentes pedidos. Acrescente-se, ainda, que mesmo no processo civil a inépcia somente será declarada na hipótese de haver impossibilidade de apresentação de defesa ou de prolação da sentença de mérito, hipóteses estas que não se verificaram no caso dos autos. Desta maneira, e tendo em vista que a inicial atende aos requisitos legais de validade, rejeito a preliminar arguida pelas rés. Da sucessão de empresas / grupo econômico Em sua inicial, o autor afirmou que as rés pertencem ao mesmo grupo econômico. Afirmou, ainda, que houve sucessão de empresas, tendo trabalhado de forma contínua exercendo a função de instrutor. Os documentos juntados comprovam a existência de sócio comum nas empresas (Sr. Rodrigo Antunes Lourenço), sendo certo que ambas as empresas atuam no mesmo seguimento econômico e com atividades idênticas.

3 Não resta dúvida, assim, que as empresas atuam em conjunto, embora em cidades distintas, de forma que deverão responder, solidariamente, na forma do art. 2º, 2º, da Consolidação das Leis do Trabalho, pelos valores que vierem a ser reconhecidos como devidos ao autor. Das verbas rescisórias devidas ao autor Afirmou o autor, em sua inicial, que as verbas rescisórias devidas pelo término dos dois contratos de trabalho não foram quitadas. Relativamente ao primeiro contrato de trabalho, o próprio autor juntou TRCT onde consta sua assinatura, de forma que ao menos os valores descritos no referido documento devem ser considerados como quitados. No que se refere, contudo, ao segundo contrato de trabalho, não há prova da quitação dos valores devidos, não tendo as reclamadas trazido aos autores o TRCT do autor a fim de comprovar a correta quitação dos valores devidos. Desta maneira, são devidas as férias e 13º salários postulados, devendo ser deduzidos, contudo, os valores comprovadamente quitados através de depósitos na conta-corrente de titularidade da mulher do autor, conforme por ele admitido em seu interrogatório. Devidas, também, as diferenças salariais postuladas, uma vez que, conforme esclarecido pelo autor, estas se referem ao período final do contrato, sendo certo que a ré efetivamente não observou o piso salarial fixado nas normas coletivas juntadas aos autos. Devidas, também, as multas previstas nos arts. 467 e 477, 8º, da CLT, sendo esta no valor de um salário-base do autor e aquela, no percentual de 50%, incidentes sobre as verbas rescisórias devidas no término do 2º contrato de trabalho. Devida, também, a multa prevista na norma coletiva da categoria pela não concessão do plano de saúde ao autor, eis que se trata de norma cogente e que independe da demonstração de prejuízo, conforme alegado pelas reclamadas. Devidas, por fim, as indenizações substitutivas aos depósitos do FGTS e do seguro-desemprego (relativamente ao 2º contrato de trabalho), cujo montante será apurado em liquidação com base nas normas editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego acerca da matéria, devendo a Secretaria da Vara obter, através do convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o extrato da conta vinculada de FGTS do autor, a fim de possibilitar a apuração das diferenças de FGTS e o valor da multa de 40% do FGTS. Devidas, por fim, as horas extras postuladas na inicial, eis que as reclamadas não trouxeram aos

4 autores os relatórios biométricos a fim de comprovar as jornadas de trabalho do autor, conforme afirmando nas peças de defesa. Não são devidas, contudo, horas extras no período de janeiro a agosto de 2014, eis que neste período, conforme confessado pelo autor em seu interrogatório, o reclamante não trabalhou como instrutor. Indevidas, por fim, as multas previstas nos arts. 644 e 645, da CLT, eis que se tratam de multas de caráter administrativo que não se revertem em favor do empregado. Da gratuidade de justiça. Preenchidos os requisitos previstos no art. 790, 3º, da consolidação das Leis do Trabalho, defiro a gratuidade de justiça requerida. Dos honorários advocatícios. Indevidos honorários advocatícios, uma vez que ausentes os requisitos da Lei 5.584/70 e Súmulas 219 e 329, ambas do Colendo Tribunal Superior do Trabalho. DISPOSITIVO: Por todo o exposto, na forma da fundamentação supra que a este dispositivo integra para todos os fins, rejeito a preliminar de inépcia arguida pelas rés e, extinguindo o feito, com resolução do mérito, na forma do art. 269, I, do Código de Processo Civil, julgo PROCEDENTES, EM PARTE, os pedidos formulados na inicial e condeno as rés, AUTO ESCOLA JAMAPARÁ LTDA - ME e AUTO ESCOLA ROMEU LTDA - ME, solidariamente, a pagarem, em oito dias, à parte autora, DALMO SANTOS MONTEIRO, os valores referentes às seguintes parcelas: diferenças salariais; verbas rescisórias do 2º contrato de trabalho; férias acrescidas do terço constitucional; 13º salários; horas extras e reflexos; multa pela não concessão do plano de saúde; FGTS + 40%; indenização do seguro-desemprego e as multas previstas nos arts. 467 e 477, 8º, da CLT. Apure-se o montante devido em liquidação, observando-se os parâmetros fixados na fundamentação supra, a prescrição declarada, a evolução salarial do autor, os afastamentos da parte autora por faltas, férias e licenças médicas, bem como os demais elementos constantes dos autos, e deduzindo-se as quantias comprovadamente quitadas SOB OS MESMOS TÍTULOS, conforme comprovantes juntados aos autos, a fim de se evitar o enriquecimento sem causa da parte autora. Acresçam-se juros de mora, no percentual de 1% ao mês, na forma do art. 39, da Lei nº 8.177/91, observando-se, ainda, o art. 833, da CLT, percentual este que incidirá também sobre os valores referentes ao FGTS, na forma da Orientação Jurisprudencial nº 302, da SDI-1, do Colendo TST.

5 A correção monetária deverá ser calculada observando-se as disposições da Súmula nº 381, do Colendo Tribunal Superior do Trabalho. Os valores devidos ao INSS serão apurados e integralmente recolhidos pelas Reclamadas (Art. 33, 5º, da Lei nº 8.212/91), na forma da Súmula nº 368, do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, no prazo de dez dias após a quitação dos valores devidos à parte autora, sob pena de execução. Observe-se, ainda, o critério de apuração disciplinado no art. 276, 4º, do Decreto n º 3.048/99, que regulamentou a Lei nº 8.212/91, no sentido de que a contribuição do empregado seja calculada mês a mês, aplicando-se as alíquotas previstas no art. 198, observado o limite máximo do salário de contribuição. O imposto de renda será calculado na forma da Instrução Normativa nº 1.127/2011, da Receita Federal do Brasil, excluindo-se da base de cálculo os juros de mora, devendo a Secretaria da Vara proceder a retenção e o recolhimento do montante devido, no momento da liberação dos valores à parte autora. Para os fins de trata o art. 832, 6º, da CLT, são salariais as parcelas deferidas que se enquadram no rol constante do art. 28, da Lei nº 8.212/91, e sobre as quais incidirá a contribuição previdenciária. Custas no valor de R$ 1.000,00, pelas Rés, calculadas sobre o montante arbitrado de R$ ,00, na forma do art. 789, I, da Consolidação das Leis do Trabalho. Tendo em vista às irregularidades cometidas pelas reclamadas, oficie-se ao INSS, à Caixa Econômica Federal e à Superintendência Regional do Trabalho, com cópia da inicial e desta sentença, para ciência e providências que entenderem cabíveis. Intimem-se as partes. Três Rios (RJ), 05 de fevereiro de Juiz ADMAR LINO TRES RIOS, 10 de Fevereiro de 2016

Número:

Número: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - 1º Grau PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual Número: 0011363-07.2013.5.01.0541 Classe: AÇÃO TRABALHISTA - RITO SUMARÍSSIMO 27/06/2014 Valor

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 15ª Região 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

Leia mais

Sentença publicada em secretaria aos vinte e dois dias do mês de março de 2013, sexta-feira, às 17 horas. VISTOS, ETC.

Sentença publicada em secretaria aos vinte e dois dias do mês de março de 2013, sexta-feira, às 17 horas. VISTOS, ETC. Fl. 1 Processo n. 839/11 Rito: Ordinário Origem: Reclamante: Bruna Martins Pereira Reclamado: Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte Sentença publicada em secretaria aos vinte

Leia mais

SENTENÇA. A parte autora, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA

SENTENÇA. A parte autora, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA 1 de 10 17/06/2016 10:20 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1ª REGIÃO 1ª Vara do Trabalho de Três Rios Rua Presidente Vargas, 475, Centro, TRES RIOS - RJ - CEP:

Leia mais

SENTENÇA. Pede assistência judiciária gratuita e honorários advocatícios. Dá à causa o valor de R$ ,00.

SENTENÇA. Pede assistência judiciária gratuita e honorários advocatícios. Dá à causa o valor de R$ ,00. 1 de 5 01/02/2017 15:44 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO 7ª VARA DO TRABALHO DE PORTO ALEGRE RTOrd 0021044-62.2016.5.04.0007 AUTOR: SINDICATO DOS TRABALHADORES

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO SEGUNDA VARA DO TRABALHO DE CAMPINA GRANDE-PB Reclamação Trabalhista nº

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO SEGUNDA VARA DO TRABALHO DE CAMPINA GRANDE-PB Reclamação Trabalhista nº Reclamante: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS URBANAS DA PARAIBA Reclamado: ENERGISA BORBOREMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S/A. SENTENÇA I - RELATÓRIO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS URBANAS

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

2ª VARA DO TRABALHO DE SANTOS. Processo:

2ª VARA DO TRABALHO DE SANTOS. Processo: 2ª VARA DO TRABALHO DE SANTOS Processo:0000527-17.2014.5.02.0442 Autor: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM GERAL E DOS ARRUMADORES DE SANTOS, SÃO VICENTE, GUARUJÁ, CUBATÃO E

Leia mais

VISTOS, ETC. ISTO POSTO: MÉRITO. I. Prescrição

VISTOS, ETC. ISTO POSTO: MÉRITO. I. Prescrição Fl. 1 Reclamante: Elionardo da Rocha Oyarzabal Reclamado: Associação Educadora São Carlos - AESC (Hospital Mãe de Deus) VISTOS, ETC. Elionardo da Rocha Oyarzabal ajuíza ação trabalhista contra Associação

Leia mais

06ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA DF Proc. No SENTENÇA

06ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA DF Proc. No SENTENÇA 06ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA DF Proc. No. 0001990-24.2011.5.10.0006 I- RELATÓRIO: SENTENÇA Vistos etc. JUSCELINO ANTONIO DE MIRANDA ajuizou reclamação trabalhista em face de CEB DISTRIBUIÇÃO, formulando

Leia mais

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE COMUNICADO IMPORTANTE Ribeirão Preto, 10 de Março de 2017. SINDICATO DOS TRABALHADORES INSTRUTORES DIREITORES EM AUTO ESCOLA CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES A E B DESPACHANTES E ANEXOS DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

efetivamente como laboratoristal. Formulou os pedidos constantess da inicial. Juntou procuração e documentos.

efetivamente como laboratoristal. Formulou os pedidos constantess da inicial. Juntou procuração e documentos. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO FÓRUM IRINEU JOFFILY 4ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINA GRANDE PARAÍBA Rua Edgar Vilarim Meira, 585, Estação Velha, Campinaa Grande PB CEP 58410-052

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PROCESSO TRT-SP N.º 0045100-24.2006.5.02.0054-1ª TURMA (20110163634) ORIGEM: 54ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECURSO ORDINÁRIO 1. RECORRENTE: SINTHORESP SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

CÁLCULOS TRABALHISTAS CONFORME DECISÕES DOS MAGISTRADOS

CÁLCULOS TRABALHISTAS CONFORME DECISÕES DOS MAGISTRADOS CÁLCULOS TRABALHISTAS CONFORME DECISÕES DOS MAGISTRADOS PROCESSO Nº 00xxxx5-i6.2000.5.03._x_x VARA/COMARCA @@ª VARA DO TRABALHO DE BELO HORIZONTE / MG RECLAMANTE ---------------------------------------------------

Leia mais

Vistos etc. As partes compareceram à audiência designada, acompanhadas de seus respectivos advogados.

Vistos etc. As partes compareceram à audiência designada, acompanhadas de seus respectivos advogados. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 1ª Vara do Trabalho de Assis Processo n. 0430-2008-036-15-00-5 SENTENÇA Vistos etc. MARIA JOSÉ DE ALMEIDA FIGUEIREDO, qualificada nos autos, ajuizou reclamação

Leia mais

TERMO DE AUDIÊNCIA PROCESSO N.º: DATA: 14/05/2015

TERMO DE AUDIÊNCIA PROCESSO N.º: DATA: 14/05/2015 TERMO DE AUDIÊNCIA PROCESSO N.º: 0000448-43.2015.5.02.0041 DATA: 14/05/2015 AUTOR: SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO RÉ: IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERTICÓRDIA

Leia mais

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO PEÇA TREINO JOÃO CIDADÃO distribuiu, em 07/03/2014, Reclamação Trabalhista em face de seu empregador EMPRESA VIGILÂNCIA TOTAL LTDA e do tomador de serviços, BANCO FATURANDO S/A. Alegou, em síntese, que

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ RT n 0001948-10.2011.5.03.0020 PEDRO DE OLIVEIRA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa física, brasileiro, estado

Leia mais

PROCESSO N

PROCESSO N PROCESSO N 1584-42.2011.5.01.0074 SENTENÇA Vistos, etc. I. RELATÓRIO SINDICATO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO/ RJ, qualificado (a) na inicial, ajuizou ação trabalhista em face de CENTRO

Leia mais

José, funcionário da empresa LV, admitido em 11/5/2008, ocupava o cargo de recepcionista, com

José, funcionário da empresa LV, admitido em 11/5/2008, ocupava o cargo de recepcionista, com DIREITO DO TRABALHO PEÇA PROFISSIONAL José, funcionário da empresa LV, admitido em 11/5/2008, ocupava o cargo de recepcionista, com salário mensal de R$ 465,00. Em 19/6/2009, José afastou-se do trabalho

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ Reclamante: Anderson Silva Reclamados: Comércio Atacadista de Alimentos Ltda Autos nº 0055.2010.5.01.0085 COMÉRCIO ATACADISTA

Leia mais

VOTO: I - R E L A T Ó R I O

VOTO: I - R E L A T Ó R I O Acórdão 10a Turma FÉRIAS NÃO GOZADAS. DOBRA. TERÇO CONSTITUCIONAL. Conforme artigo 137 da CLT, as férias concedidas fora do prazo concessivo previsto no artigo 134 da CLT serão pagas em dobro. O mesmo

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO Hermes Cramacon @hermescramacon OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA 01 Mauro, residente e domiciliado na cidade de Barueri, foi contratado na função de auxiliar de serviços gerais pela empresa ABC

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PROCESSO TRT\SP Nº 0002073-90.2011.5.02.0029 RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 29ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE SÃO PAULO RECORRIDA: PONTEIO

Leia mais

Às 17h59min, submetida a lide a julgamento, foi proferida a seguinte SENTENÇA.

Às 17h59min, submetida a lide a julgamento, foi proferida a seguinte SENTENÇA. PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO 3ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA PROCESSO Nº 001596-21.2014.5.10.0003 10 TERMO DE AUDIÊNCIA Aos 19 dias do mês de AGOSTO de

Leia mais

Em audiência foi colhido o depoimento pessoal da autora e inquirida a testemunha.

Em audiência foi colhido o depoimento pessoal da autora e inquirida a testemunha. PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1ª REGIÃO 6ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro RUA DO LAVRADIO, 132, 1º Andar, CENTRO, RIO DE JANEIRO - RJ - CEP: 20230-070 tel:

Leia mais

Na data designada, foi aberta audiência inaugural, a reclamada apresentou sua defesa, anexando procuração e documentos. Alçada fixada.

Na data designada, foi aberta audiência inaugural, a reclamada apresentou sua defesa, anexando procuração e documentos. Alçada fixada. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO. 10ª VARA DO TRABALHO DE MACEIÓ/AL. PROCESSO Nº. 0000177-61.2012.5.19.0010. No dia 14 de junho de 2012, no horário designado, na 10ª VARA O TRABALHO DE MACEIÓ/AL.,

Leia mais

Gratuidade de Justiça deferida na sentença.

Gratuidade de Justiça deferida na sentença. PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gab Des Alexandre Teixeira de Freitas B. Cunha Av. Presidente Antonio Carlos,251 10º Andar - Gab.22 Castelo RIO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO 89ª Vara do Trabalho de São Paulo Processo nº:

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO 89ª Vara do Trabalho de São Paulo Processo nº: Data da distribuição: 30/07/2015 Data do julgamento: 27/10/2015 Autor: SINTHORESP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTÉIS, APART HOTÉIS, MOTÉIS, FLATS, RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E SIMILARES DE SÃO

Leia mais

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob Excelentíssimo Juiz do Trabalho da Vara de Jose da Silva, nacionalidade, residente na, estado civil, CTPS no., RG, CPF, filho de, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com procuração em anexo

Leia mais

Poder Judiciário TRT 2^ Região 2^ Vara do Trabalho de Mauá TERMO DE AUDIÊNCIA IOO8-2OIO

Poder Judiciário TRT 2^ Região 2^ Vara do Trabalho de Mauá TERMO DE AUDIÊNCIA IOO8-2OIO 2^ Vara do Trabalho de Mauá TERMO DE AUDIÊNCIA Processo IOO8-2OIO-362-02-00-3 Aos dois dias do mês de agosto do ano dois m i l e dez, às l y l i i o m i n na sala de audiências desta V a r a do Trabalho

Leia mais

PARTICULARES Litoral Norte é condenada a pagar verbas rescisórias

PARTICULARES Litoral Norte é condenada a pagar verbas rescisórias PARTICULARES Litoral Norte é condenada a pagar verbas rescisórias Após um longo período de espera, finalmente obtivemos a sentença objetivando buscar o pagamento, aos trabalhadores, de verbas rescisórias

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região PROCESSO TRT/SP nº

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região PROCESSO TRT/SP nº PROCESSO Nº 0000469-81.2014.5.02.0064-12ª TURMA RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 64ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: CAMILA ASSIS DA SILVA RECORRIDO: BANCO FIBRA S/A Da r. sentença de fls. 118/118-v,

Leia mais

Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01

Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01 Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01 MÓDULO I Conhecimentos necessários para elaboração de cálculos trabalhistas Para a realização dos cálculos trabalhistas são necessários conhecimentos

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 35ª. VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 35ª. VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 35ª. VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS RT n 0001524-15.2011.5.04.0035 PARQUE DOS BRINQUEDOS LTDA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa jurídica de direito

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

SENTENÇA Ação Civil Pública Autor: Ministério Público do Trabalho Réu: Xerox Comércio e Indústria Ltda. VISTOS, ETC.

SENTENÇA Ação Civil Pública Autor: Ministério Público do Trabalho Réu: Xerox Comércio e Indústria Ltda. VISTOS, ETC. Fl. 1 Autor: Ministério Público do Trabalho Réu: Xerox Comércio e Indústria Ltda. VISTOS, ETC. Ministério Público do Trabalho ajuíza ação trabalhista contra Xerox Comércio e Indústria Ltda. em 26/07/2010,

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO. 10ª VARA DO TRABALHO DE MACEIÓ/AL. PROCESSO Nº

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO. 10ª VARA DO TRABALHO DE MACEIÓ/AL. PROCESSO Nº TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO. 10ª VARA DO TRABALHO DE MACEIÓ/AL. PROCESSO Nº. 0141900-73.2009.5.19.0010. No dia 24 do mês de fevereiro de 2009, às 15h01min, na 10ª VARA DO TRABALHO DE MACEIÓ/AL.,

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM Aldair procurou assistência de profissional da advocacia, relatando que fora contratado, em 1º/10/2010, para trabalhar como frentista no Posto Régis e Irmãos, em Camboriú SC, e imotivadamente demitido,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL Ação Trabalhista - Rito Ordinário

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL Ação Trabalhista - Rito Ordinário Fl. 1 Reclamante: SINDICATO DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS NO ESTADO DO SINDPPD/RS. Reclamado: PLANEJAR INFORMÁTICA E CERTIFICAÇÃO LTDA. VISTOS, ETC. SINDICATO DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DA VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA/DF (em caixa alta e negrito, tamanho 13)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DA VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA/DF (em caixa alta e negrito, tamanho 13) EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DA VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA/DF (em caixa alta e negrito, tamanho 13) QUALIFICAÇÃO DO RECLAMANTE (nome em caixa alta e negrito) (informar a data de nascimento, nome

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 03ª REGIÃO 14ª VARA DO TRABALHO DE BELO HORIZONTE RTSum 0011614-92.2016.5.03.0014 AUTOR: EMILIAN DE OLIVEIRA SANT ANNA RÉU: SANTA CASA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR CACILDA

Leia mais

TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº

TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº 0120100-67.2009.5.02.0040 Ao primeiro dia (6a.feira), do mês de agosto, do ano de dois mil e catorze, às 17:11 horas na sala de audiência desta Vara, foram, por ordem da

Leia mais

PROCESSO Reclamante(s): JOSÉ WELLINGTON MONTE FREIRE Reclamado(a): BANCO DO BRASIL S/A Ausentes as partes.

PROCESSO Reclamante(s): JOSÉ WELLINGTON MONTE FREIRE Reclamado(a): BANCO DO BRASIL S/A Ausentes as partes. PROCESSO 401-2012 Reclamante(s): JOSÉ WELLINGTON MONTE FREIRE Reclamado(a): BANCO DO BRASIL S/A Ausentes as partes. RELATÓRIO Trata-se de reclamação trabalhista ajuizada por JOSÉ WELLINGTON MONTE FREIRE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT/ RO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT/ RO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT/01807 2012 042 03 00 7 RO RELATORA: RECORRENTE: RECORRIDO: JUÍZA CONVOCADA MARIA CECÍLIA ALVES PINTO USINA DELTA S.A. UNIDADE VOLTA GRANDE NIVALDO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 15ª REGIÃO 02ª Vara do Trabalho de Bauru Processo nº:

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 15ª REGIÃO 02ª Vara do Trabalho de Bauru Processo nº: SENTENÇA Página: 1 Vistos etc. I. Relatório SINDICATO DOS TRABALHADORES, INSTRUTORES, DIRETORES EM AUTO ESCOLAS, CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES A E B, DESPACHANTES, ASSOCIAÇÃO DE AUTO ESCOLAS E DESPACHANTES

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO TRT/RO RTOrd

RECURSO ORDINÁRIO TRT/RO RTOrd DIVISOR DO SALÁRIO-HORA. JORNADA DE TRABALHO DE 30 HORAS. DIVISOR 150. Para as jornadas de 30 horas semanais de trabalho aplica-se o divisor 150 sobre o valor do salário-hora do empregado. Entendimento

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd ACÓRDÃO 9ª Turma PROCESSO: 0022300-36.2009.5.01.0341 - RTOrd ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. O STF há muito, repudia a adoção do salário mínimo como base de cálculo para qualquer outra relação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 10a Turma RECURSO ORDINÁRIO. INTERVALO INTRAJORNADA. CONCESSAO PARCIAL. O intervalo intrajornada tem como finalidade a segurança e a saúde do trabalhador. Depois de diversos estudos, chegou-se

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO EM SANTA CATARINA 5ª VARA DO TRABALHO DE JOINVILLE TERMO DE AUDIÊNCIA RELATIVO AO PROCESSO Nº 6419/11

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO EM SANTA CATARINA 5ª VARA DO TRABALHO DE JOINVILLE TERMO DE AUDIÊNCIA RELATIVO AO PROCESSO Nº 6419/11 JUSTIÇA DO TRABALHO EM SANTA CATARINA TERMO DE AUDIÊNCIA RELATIVO AO PROCESSO Nº 6419/11 Aos onze dias do mês de abril de dois mil e doze, às dezessete horas e trinta e quatro minutos, na 5ª Vara do Trabalho

Leia mais

SENTENÇA TRABALHISTA Professor Homero Batista Mateus da Silva

SENTENÇA TRABALHISTA Professor Homero Batista Mateus da Silva SENTENÇA TRABALHISTA Professor Homero Batista Mateus da Silva I. Alguns saneamentos recorrentes 1. Autuação. Retificação de ofício. Espólio, substituição processual. Razão social, sociedade de fato, sociedade

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE CUIABÁ (MT)

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE CUIABÁ (MT) JB ADVOGADO Advocacia & Consultoria EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE CUIABÁ (MT) WILLIAN APARECIDO DE JESUS SOUZA, brasileiro, solteiro, Auxiliar de

Leia mais

RECLAMANTE: SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DO MARANHÃO SENTENÇA

RECLAMANTE: SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DO MARANHÃO SENTENÇA PROCESSO N.º 0016864-81.20103.5.16.0004 RECLAMANTE: SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DO MARANHÃO RECLAMADA: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I. RELATÓRIO. SENTENÇA SINDICATO DOS

Leia mais

Juntada de documentos pelas partes e produção de prova oral, respeitado o contraditório. Protestos não renovados nas razões finais.

Juntada de documentos pelas partes e produção de prova oral, respeitado o contraditório. Protestos não renovados nas razões finais. Processo nº.:0002041-50.2014.5.02.0039 Autor: KAREN CRISTINA ARAUJO ALVES Réu:BANCO VOTORANTIM S.A. Vistos, etc. RELATÓRIO: KAREN CRISTINA ARAUJO ALVES (reclamante) ajuizou reclamação trabalhista em face

Leia mais

SENTENÇA RECLAMADA: HIPPYCHICK MODA INFANTIL LTDA EPP, KANOVE CONFECÇÕES LTDA ME, LOJAS AMERICANAS S.A. E ALEXANDRE NARDINI DIAS.

SENTENÇA RECLAMADA: HIPPYCHICK MODA INFANTIL LTDA EPP, KANOVE CONFECÇÕES LTDA ME, LOJAS AMERICANAS S.A. E ALEXANDRE NARDINI DIAS. 1 de 6 23/8/2013 11:10 SENTENÇA PROCESSO: 0010802.97.2013.5.15.0086 RECLAMANTE: ROBERTA ASSIS DOS ANJOS BRASIL RECLAMADA: HIPPYCHICK MODA INFANTIL LTDA EPP, KANOVE CONFECÇÕES LTDA ME, LOJAS AMERICANAS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 8a Turma RECURSO ORDINÁRIO. INDENIZAÇÃO SUBSTITUTIVA DA ENTREGA DAS GUIAS DO SEGURO DESEMPREGO. A substituição da entrega das guias do seguro desemprego, quando já ultrapassado o prazo de percepção

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT RO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT RO RECORRENTE: KAREN KETHELIN SILVA LOPES RECORRIDOS: ACTIVA ASSESSORIA E COBRANÇA LTDA E OUTRA BANCO BMG S/A LOSANGO PROMOÇÕES DE VENDAS LTDA Relator: Desembargador Jales Valadão Cardoso Revisor: Desembargador

Leia mais

ATA DE AUDIÊNCIA. Às 15h03min, aberta a audiência, foram, de ordem do Exmo(a). Juiz do Trabalho, apregoadas as partes.

ATA DE AUDIÊNCIA. Às 15h03min, aberta a audiência, foram, de ordem do Exmo(a). Juiz do Trabalho, apregoadas as partes. ATA DE AUDIÊNCIA PROCESSO: 0001155-64.2015.5.02.0088 AUTOR Sindicato dos Tecnologos, Tecnicos e Auxiliares Em RÉU(S) Cefor Clinica Especializada Em Fraturas e Ortoped e outros Em 26 de novembro de 2015,

Leia mais

Processo originário da 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Processo originário da 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. ACÓRDÃO 8ª TURMA CONTRATO DE EXPERIÊNCIA. PRORROGAÇÃO. AUSÊNCIA DE NULIDADE. É lícita a prorrogação do contrato de experiência inicialmente firmado por trinta dias, para mais sessenta. Recorrente: DAIANA

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS QUIMICAS E FARMACEUTICAS DE VARGINHA E DE OUTROS MUNICIPIOS DO SUL DE MINAS

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS QUIMICAS E FARMACEUTICAS DE VARGINHA E DE OUTROS MUNICIPIOS DO SUL DE MINAS Processo nº 0010430-37.2015.5.03.0079 Autor: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, MATERIAL ELÉTRICO, COMUNICAÇÕES, MATERIAL ELETRÔNICO, INFORMÁTICA, MATERIAL DE TRANSPORTE,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Renato trabalhou como motorista para o Restaurante Amargo Ltda., tendo sempre recebido salário fixo no valor de R$ 1.600,00 mensais. Diariamente dirigia o veículo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO PROCESSO Nº: 0142300-52.5.19.2002.0004 - RECURSO ORDINÁRIO (SUMARÍSSIMO)(055) null RECORRENTE(s) ADV RECORRIDO(s) JOSE LUIZ

Leia mais

APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 19

APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 19 Sumário APRESENTAÇÃO... 17 PREFÁCIO... 19 1 Introdução... 21 2 Novos contornos do sentenciar no póspositivismo jurídico... 23 3 Prolação de sentença trabalhista sob a perspectiva do concurso... 35 1. Base

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO ORIGEM: 75ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO ORIGEM: 75ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 2ª REGIÃO PROCESSO Nº 0001174-17.2012.5.02.0075 5ª TURMA PROCESSO Nº 0001174-17.2012.5.02.0075 RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO ORIGEM: 75ª VARA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO SEGUNDA REGIÃO 80 a VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO PROCESSO:

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO SEGUNDA REGIÃO 80 a VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO PROCESSO: SENTENÇA Autor: Réu: Data de ajuizamento: 02/09/13 Data de julgamento: 21/10/16 I - RELATÓRIO, devidamente qualificado nos autos, propôs ação trabalhista contra., alegando, em síntese, que trabalhou para

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL Fl. 1 Reclamante: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação Postais, Telegráficas e Similares do Estado do Rio Grande do Sul - SINTEC/RS Reclamada: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Leia mais

PROCESSO: RO

PROCESSO: RO A C Ó R D Ã O 5ª T U R M A PODER JUDICIÁRIO FEDERAL IMPOSTO DE RENDA. DEDUÇÃO. É devida a dedução da cota fiscal incidente sobre os créditos deferidos, porque quem aufere a renda é o responsável pela parcela

Leia mais

SIMULADO DIREITO DO TRABALHO VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PROFISSIONAL

SIMULADO DIREITO DO TRABALHO VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PROFISSIONAL SIMULADO DIREITO DO TRABALHO VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PROFISSIONAL Cláudia Nogueira foi contratada, na data de 09 de outubro de 2007, pela empresa Grande Irmãos LTDA. para trabalhar na filial

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM.... ª VARA DO TRABALHO DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido em... (dia, mês, ano), portador

Leia mais

RELATÓRIO. FUNDAMENTAÇÃO.

RELATÓRIO. FUNDAMENTAÇÃO. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS (AL) SENTENÇA DE CONHECIMENTO - PROCESSO N. 0000986-60.2010.5.19.0062 RELATÓRIO. MANOEL AMARO DOS SANTOS, devidamente

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 2a Turma RECURSO ORDINÁRIO. VÍNCULO DE EMPREGO. CONFIGURAÇÃO. O art. 3º, da CLT considera empregado...toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência

Leia mais

PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA EXMO. SR. DR. JUIZ DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE CONTAGEM. PRIORIDADE ESTATUTO DO IDOSO PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA SINDICATO DOS EMPREGADOS E TÉCNICOS EM LABORATÓRIOS, BANCOS DE SANGUE E ANÁLISES

Leia mais

M S ADVOGADOS. Av. Visconde de Jequi nhonha, 2466 Sala 101 Boa Viagem - Recife/PE, CEP

M S ADVOGADOS. Av. Visconde de Jequi nhonha, 2466 Sala 101 Boa Viagem - Recife/PE, CEP 1 de 7 18/07/2014 11:03 M S ADVOGADOS Av. Visconde de Jequi nhonha, 2466 Sala 101 Boa Viagem - Recife/PE, CEP 51030-020. Fones/Fax: (81) 3204.4039 (81) 9431.9566 (81) 9543.4554 (81) 9267.4370 EXCELENTÍSSIMO(A)

Leia mais

PROCESSO: RO

PROCESSO: RO A C Ó R D Ã O 5ª T U R M A PLANO DE SAÚDE. DIREITO ADQUIRIDO. AUXÍLIO-DOENÇA. O cancelamento abrupto do plano de saúde caracteriza-se como violação ao direito adquirido do reclamante, que é detentor do

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª REGIÃO. 90ª VARA TRABALHISTA DE SÃO PAULO T E R M O D E A U D I Ê N C I A

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª REGIÃO. 90ª VARA TRABALHISTA DE SÃO PAULO T E R M O D E A U D I Ê N C I A 1 90ª VARA TRABALHISTA DE SÃO PAULO T E R M O D E A U D I Ê N C I A Aos 13 (treze) dias do mês de abril do ano de 2.012 (dois mil e doze), às 8,30 horas, na sala de audiências desta Vara, por ordem da

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade da Justiça... 19 1.1.1. Beneficiários da gratuidade da justiça... 19 1.1.2. Abrangência do benefício da gratuidade da

Leia mais

EXECUÇÃO DEFINITIVA DE SENTENÇA

EXECUÇÃO DEFINITIVA DE SENTENÇA EXMO. SENHOR, DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª. VARA CÍVEL DA COMARCA DE IRATI - PR AUTOS : N. 0001882-31.2013.8.16.0095 AUTORAS : MARIA TAIOKI DZIADZIO e LINDONEIA APARECIDA DZIADZIO RÉU : MUNICIPIO DE IRATI

Leia mais

Recorrente: Talita Motta Accioly. Recorrido: Clínica São Carlos S.A.

Recorrente: Talita Motta Accioly. Recorrido: Clínica São Carlos S.A. Recorrente: Talita Motta Accioly Recorrido: Clínica São Carlos S.A. CERTIFICO que, em sessão realizada nesta data, sob a Presidência do(a) Desembargador Federal do Trabalho Elma Pereira de Melo Carvalho

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO 1 PROCESSO TRT/SP Nº 0000557-13.2010.5.02.0371 RECURSO ORDINÁRIO RECORRENTE: HOSPITAL E MATERNIDADE MOGI-D OR LTDA. 1º RECORRIDO: MARY HELLEN APARECIDA LUNARDI 2º RECORRIDO: S.I. SERVIÇOS RADIOLÓGICOS

Leia mais

Trata-se de Embargos de Declaração opostos pelas partes em face do v. aresto de fls. 282/289, sob o argumento de ter ele incidido em omissão.

Trata-se de Embargos de Declaração opostos pelas partes em face do v. aresto de fls. 282/289, sob o argumento de ter ele incidido em omissão. Embargos de Declaração Acórdão 8a Turma EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO. Os Embargos de Declaração são o remédio específico para escoimar a decisão de imperfeições (CLT, art. 897-A). Assim, detectando-se

Leia mais

SENTENÇA. Valor da causa: R$ ,00 I FUNDAMENTAÇÃO

SENTENÇA. Valor da causa: R$ ,00 I FUNDAMENTAÇÃO Autos nº 0000692-60.2010.5.15.0113 SENTENÇA Valor da causa: R$ 20.400,00 Dispensado o relatório de acordo com o caput do art. 852-I da CLT. I FUNDAMENTAÇÃO II.1 Preliminares a) Inépcia O 1º do art. 840

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP KID PAPÃO,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PROCESSO TRT/SP nº 0000921742011020039 3ª Turma RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 39ª Vara do Trabalho de São Paulo/SP RECORRENTE: EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO S/A

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PROCESSO nº 0010453-15.2015.5.01.0248 (RO) RECORRENTES: HEBER DOS SANTOS SERRANO, SUBSEA7 DO BRASIL SERVIÇOS LTDA. RECORRIDO:

Leia mais

Espelho Trabalho Peça

Espelho Trabalho Peça Espelho Trabalho Peça 1) Estrutura inicial O candidato deve elaborar uma contestação, indicando o fundamento legal (artigo 847 da CLT ou artigo 300 do CPC), com encaminhamento ao Excelentíssimo Senhor

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gabinete Juiz Convocado 8 Av. Presidente Antonio Carlos, 251

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gabinete Juiz Convocado 8 Av. Presidente Antonio Carlos, 251 A C Ó R D Ã O 8ª T U R M A TESTEMUNHA CLIENTE DO ADVOGADO DO AUTOR NÃO ACOLHIMENTO DA CONTRADITA, PORÉM APRECIADA COM RESERVAS POR PRESUMIR-SE QUE FOI ORIENTADA POR DEVER DE OFÍCIO. Entendo que o fato

Leia mais

RECLAMADA: CARLOS ALBERTO PEDROSA FILHO - ME (BETO'S BAR)

RECLAMADA: CARLOS ALBERTO PEDROSA FILHO - ME (BETO'S BAR) PROCESSO Nº: 01255-2006-005-19-00-1 RECLAMANTE: CARLOS GOMES DA SILVA RECLAMADA: CARLOS ALBERTO PEDROSA FILHO - ME (BETO'S BAR) SENTENÇA Vistos etc. I - Dispensado o RELATÓRIO, a teor do art. 852-I, da

Leia mais

VARA DO TRABALHO DE PENÁPOLIS PROCESSO Nº

VARA DO TRABALHO DE PENÁPOLIS PROCESSO Nº VARA DO TRABALHO DE PENÁPOLIS PROCESSO Nº 0000886-56.2012.5.15.0124 SENTENÇA RONALDO CAETANO SEVERINO DA CONCEIÇÃO, qualificado na petição inicial, ajuizou reclamação trabalhista em face de EMPRESA BRASILEIRA

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd CARGO DE CONFIANÇA. PERCEPÇÃO DE GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO. O parágrafo único do artigo 62 da CLT apenas sugere o pagamento de gratificação de função, porém não o impõe ao empregador, valendo-se o legislador

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

VERBO JURÍDICO Curso de Sentença Previdenciária Prof a Marina Vasques Duarte de Barros Falcão AÇÃO ORDINÁRIA

VERBO JURÍDICO Curso de Sentença Previdenciária Prof a Marina Vasques Duarte de Barros Falcão AÇÃO ORDINÁRIA AÇÃO ORDINÁRIA 1 AÇÃO CONCESSIVA OU REVISIONAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE **** VARA FEDERAL Processo nº Autor: Fulano de Tal Réu: INSS I RELATÓRIO (preferencialmente no tempo passado cuidar para utilizar sempre

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

https://pje.trt12.jus.br/primeirograu/visualizadocumento/autenti...

https://pje.trt12.jus.br/primeirograu/visualizadocumento/autenti... 1 de 5 21/06/2017 08:00 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO 1ª VARA DO TRABALHO DE LAGES RTOrd 0000414-26.2017.5.12.0007 RECLAMANTE: SINDICATO DOS MEDICOS DO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA Recorrente: Rildo Jaime Recorrido: Soluções Empresariais Ltda. e Metalúrgica Cristina Ltda. Processo n. 644-44.2001.5.03.0015

Leia mais