COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano"

Transcrição

1 Leia: COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano Troca do livro 4º ano A, B e C quinta-feira O poema escolhido para o mês de maio é O menino rico. Leia-memorize-o para declamá-lo para a sua turma. em sua agenda para fazer as lições desta semana e Nos poemas, chamamos de eu lírico ou eu poético a voz que fala na poesia, aquela que expressa os sentimentos. Pode ser representado por pessoas (homens, mulheres, crianças), animais ou até mesmo por seres inanimados. Segunda-feira Curitiba, 13 de maio de Leia: O título do poema é O menino rico. No entanto, o eu lírico afirmaa no primeiro verso que nunca teve brinquedos. Por que o eu lírico diz que é rico, mesmo afirmando que nunca teve brinquedos? 2- Cite três elementos da natureza com os quais o menino do poema diz que brinca. Terça-feira Curitiba, 14 de maio de Copie o verso do poema que mostra que o menino também constrói seus próprios brinquedos. 2- Leia os versos abaixo: Você já experimentou, em um dia de sol, ficar olhando para o céu, quando este está bem azul e as nuvens parecem algodão? Já observou os formatos que as nuvens parecem ter? Faça isso hoje e depois responda à questão abaixo. Que desenhos as nuvens formaram? Escolha um deles para ilustrar em seu caderno. Quarta-feira Curitiba, 15 maio de Leia: As nuvens do céu são navios, São bichos, são cidades. E minha frota navega, Nas águas da enxurrada. Qual é o significado da palavraa frota? Procure no dicionário e registre.

2 2- Leia: A palavra frota é um substantivo coletivo, pois designa um conjunto de seres (ou objetos) de uma mesma espécie. 3- Reescreva as frases abaixo, substituindo os termos em destaque por um substantivo coletivo. Faça as adaptações necessárias. Veja o exemplo. (Consulte o quadro de substantivos coletivos em seu caderno de estudos.) Os artistas estavam se preparando para o espetáculo. O elenco estava se preparando para o espetáculo. a) O menino brinca com muitas estrelas. b) Na primavera, ele colhe várias flores. c) Nasceram filhotinhos de passarinhos. Quinta-feira Curitiba, 16 de maio de Cole em seu caderno de estudos. 1- Leia as palavras abaixo em voz alta e observe os diferentes sons que a letra R produz: R (no inicio da palavra) RR R (fraco) R (forte antes de consoantes: L, N ou S) raios derrubadas areia enriquecer rico enxurrada coroa Israel Estude: Nenhuma palavra se inicia com RR. Quando pronunciamos o R forte no meio da palavra, esta será escrita com RR. Quando o R é forte, mas antes dele aparecer uma consoante (N, L ou S), a palavra será escrita com apenas um R. Quando o R é pronunciado de forma fraca, escrevemos a palavra com apenas um R. anexo de todo o nº 1 2- Agora, separe as palavras da lista a seguir no quadro abaixo, de acordo com a maneira como devemos escrever as palavras com R. FEIRA CARRO CARECA RÁPIDO XÍCARA TERRA HONRA MURO GUERRA REPÓRTER RATO ENROLADO BARATA TERROR RESPEITO ENROSCADO BEZERRO ROSTO GENRO HENRIQUE

3 R (no início da palavra) RR R (fraco) R (forte antes de consoantes: L, N ou S) anexo Sexta-feira - História Curitiba, 17 de maio de Releia o texto "Descobertas Científicas I" das p. 7 e 8 do seu livro. 2- Resolva o exercício abaixo e cole-o em seu caderno de desenho. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda. (1) Geocentrismo (2) Heleocentrismo (3) Nicolau Copérnico (4) Movimento de translação (5) Movimento de rotação (6) Galileu Galilei (7) Leonardo da Vinci ( ) Cientista que estudou anatomia humana e fez maravilhosos desenhos sobre ela. ( ) Teoria que dizia que a Terra era o centro do universo. ( ) Movimento da Terra em torno do sol. ( ) Cientista que comprovou várias teorias criadas por Copérnico. ( ) Movimento da Terra em torno do seu próprio eixo. ( ) Cientista que desenvolveu a teoria heliocêntrica e descobriu os movimentos da Terra. ( ) Teoria que diz que o sol é o centro do universo. anexo Vivência Religiosa folha anexa. Entregar na segunda-feira.

4 Substantivos coletivos indicam uma coleção ou um conjunto de seres. Substantivo Conjunto de Substantivo Conjunto de alcateia lobos elenco artistas alfabeto letras enxame abelhas arquipélago ilhas esquadra navios arvoredo árvores esquadrilha aviões banda músicos exército soldados bando aves galeria quadros biblioteca livros manada elefantes boiada bois matilha cães braçada /ramalhete flores multidão pessoas cacho uvas ou bananas ninhada filhotes cafezal plantação de café nuvem insetos cáfila camelos pilha pratos câmara deputados praga insetos canavial plantação de cana quadrilha ladrões cardume peixes rebanho ovelhas, bois, cabra classe alunos resma papéis constelação estrelas tribo indígenas discoteca discos vara porcos 1- Leia as palavras abaixo em voz alta e observe os diferentes sons que a letra R produz: R (no inicio da palavra) RR R (fraco) R (forte antes de consoantes: L, N ou S) raios derrubadas areia enriquecer rico enxurrada coroa Israel Estude: Nenhuma palavra se inicia com RR. Quando pronunciamos o R forte no meio da palavra, esta será escrita com RR. Quando o R é forte, mas antes dele aparecer uma consoante (N, L ou S), a palavra será escrita com apenas um R. Quando o R é pronunciado de forma fraca, escrevemos a palavra com apenas um R.

5 2- Agora, separe as palavras da lista a seguir no quadro abaixo, de acordo com a maneira como devemos escrever as palavras com R. FEIRA CARRO CARECA RÁPIDO XÍCARA TERRA HONRA MURO GUERRA REPÓRTER RATO ENROLADO BARATA TERROR RESPEITO ENROSCADO BEZERRO ROSTO GENRO HENRIQUE R (no início da palavra) RR R (fraco) R (forte antes de consoantes: L, N ou S) Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda. ( 1 ) Geocentrismo ( 2 ) Heleocentrismo ( 3 ) Nicolau Copérnico ( 4 ) Movimento de translação ( 5 ) Movimento de rotação ( 6 ) Galileu Galilei ( 7 ) Leonardo da Vinci ( ) Cientista que estudou anatomia humana e fez maravilhosos desenhos sobre ela. ( ) Teoria que dizia que a Terra era o centro do universo. ( ) Movimento da Terra em torno do sol. ( ) Cientista que comprovou várias teorias criadas por Copérnico. ( ) Movimento da Terra em torno do seu próprio eixo. ( ) Cientista que desenvolveu a teoria heliocêntrica e descobriu os movimentos da Terra. ( ) Teoria que diz que o sol é o centro do universo.

6 Segunda-feira Curitiba, 13 de maio de 2013.n Leia o texto abaixo: Tempo necessário COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION O sono das crianças não é igual ao sono dos adultos. Para elas, até os 5 anos de idade, cochilos alternados ao longo do dia são absolutamente normais, garante o coordenador do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário de Brasília (UnB), João da Costa Pimentel Filho. Mas você sabe qual é a média do tempo de sono necessário em cada uma das faixas etárias da criança? Confira: Recém-nascida até os 3 meses: 16 horas. 4 meses: 14 a 15 horas. 6 meses: 13 a 14 horas. 1 a 3 anos: 12 horas. 3 a 6 anos: 11 horas. 7 a 12 anos: 9 a 10 horas. Certas crianças precisam de mais ou menos tempo. Fonte: Márcia Lurdes de Cácia, pediatra e integrante do Núcleo permanente de Estudos sobre o Sono da SBP. Copie e responda: Lições de Matemática - 4º ano 1) Quantas horas você dorme por noite, durante a semana? E nos finais de semana? 2) A quantidade de horas que você dorme é suficiente segundo as recomendações da pediatra citada na reportagem acima? Terça-feira Curitiba, 14 de maio de Copie e responda: 1) O gráfico abaixo mostra a quantidade de horas que alguns animais dormem por dia. Observe-o com atenção: anexo a) De acordo com os dados do gráfico, qual desses animais é o mais dorminhoco? b) Qual o animal que dorme menos? c) Faça uma tabela de acordo com as informações do gráfico.

7 Quarta-feira Curitiba, 15 de maio de ) Leia: Francisco é aluno do 4º ano e mora com a mãe e os avós. Veja o que ele faz de segunda a sexta-feira. 2) Copie e responda: Considerando um dia da semana, de segunda a sexta-feira, quantas horas Francisco passa: a) na escola? b) fazendo tarefas escolares? c) brincando com os amigos? d) ouvindo música ou no computador? e) dormindo? Quinta-feira Curitiba, 16 de maio de Leia e faça o que se pede: Desenhe uma história em quadrinhos no caderno, como a de Francisco, para contar o que você faz em um dia da semana. Sexta-feira - Ciências Curitiba, 17 de maio de ) Leia o texto Sistema Locomotor - esqueleto, páginas 12 a 15. 2) Atividade 1 das páginas 15 e 16. 3) Atividade 4 da página 18.

8

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro. Sal, Pedra e Concha Valiam Grana

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro. Sal, Pedra e Concha Valiam Grana Leia o texto. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA / 4º ANO 4º A 4º B 4º C Sal, Pedra e Concha Valiam Grana sexta-feira quarta-feira segunda-feira Não se sabe quando

Leia mais

06. Substantivos Coletivos (Aula 2: Substantivo) Coletivos de animais conjunto de abelhas: colmeia ou enxame conjunto de animais de carga: récua conjunto de animais de uma região: fauna conjunto de aves:

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

LIÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA

LIÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA Troca do livro 4º A sexta-feira 4º B 4º C quarta-feira segunda-feira Segunda-feira Curitiba, 11 de abril de 2016. 1) Leia o texto e

Leia mais

Funcionamento da Língua

Funcionamento da Língua 1 Legenda as imagens com as palavras do quadro. junta magote esquadrilha 2 Liga cada nome colectivo ao seu significado. nomes colectivos grupo 1 Nomeia os grupos indicados pelos nomes colectivos. multidão

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves SUBSTANTIVO Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções, enfim as coisas em geral. Esses nomes são chamados

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Matemática e de Ciências 3º ano. Semana de 11 a 15 de março.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Matemática e de Ciências 3º ano. Semana de 11 a 15 de março. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 11 a 15 de março. Segunda-feira Curitiba, 11 de março de 2013. Pinte o desenho do Coelho Branco, personagem da história

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano. O galo e a raposa

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano. O galo e a raposa COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º ano A e B quinta-feira Segunda-feira Curitiba, 12 de agosto de 2013. 1- Leia o texto

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Segunda-feira Curitiba, 5 de maio de 2014. Leia o texto abaixo: Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa- 4º ano Eu vou contar pra vocês

Leia mais

Observe a imagem e leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa:

Observe a imagem e leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA / 4º ano 4º A 4º B 4º C semana de 25 a 29 de maio sexta-feira terça-feira quinta-feira Observe a imagem e leia o texto abaixo

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE SUBSTANTIVO 6º Ano Prof.ª: Caliana Medeiros DEFINIÇÃO Classe de palavra variáveis que designam seres, coisas, lugares, instituições, nações, estados, qualidades e ações. Concretos

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA / 5º ANO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA / 5º ANO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA / 5º ANO Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa: Dia Internacional da Mulher No dia de março de 53, 29 operárias da fábrica

Leia mais

2) Em sua opinião, a campanha criada pelo Limpa Brasil é convincente? Por quê?

2) Em sua opinião, a campanha criada pelo Limpa Brasil é convincente? Por quê? COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5 A e B 5 C Semana de 13 a 17 de junho de 2016. quarta-feira quinta-feira Quase tudo que você consome gera resíduos (lixo).

Leia mais

A Arca de Noé. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Semana de 2 a 6 de junho quarta-feira segunda-feira quinta-feira

A Arca de Noé. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Semana de 2 a 6 de junho quarta-feira segunda-feira quinta-feira COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 4º ano 4º A 4º B 4º C Semana de 2 a 6 de junho quarta-feira segunda-feira quinta-feira Segunda-feira 2 de junho de 2014. Leia

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 204. Segunda-feira Curitiba, 26 de maio de 204. Leia com atenção a reportagem abaixo e responda: Troca

Leia mais

( ) Vou dar umas voltas pela mata e ver se eu consigo caçar cobras. ( ) Eu caço borboletas e você caça cobras. ( ) Espera que terás volta.

( ) Vou dar umas voltas pela mata e ver se eu consigo caçar cobras. ( ) Eu caço borboletas e você caça cobras. ( ) Espera que terás volta. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Lições de Português e de História 3º ano 3º A e B 3º C 3º D Semana de 21 a 25 de outubro. quarta-feira segunda-feira terça-feira Leia o texto abaixo para realizar

Leia mais

A Cuca. Brincando de folclore. Cuca. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION

A Cuca. Brincando de folclore. Cuca. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 3 ano 3º ano A, B e C Sexta-feira Semana de 25 a 29 de agostode 2014. Leia o texto para fazer as lições de Língua Portuguesa

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Leia o texto abaixo para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A FADA QUE TINHA IDEIAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Leia o texto abaixo para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A FADA QUE TINHA IDEIAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Português, História e Vivência Religiosa 3º ano Semana de 13 a 17 de junho de 2016. Troca do Livro 3º A, B e D 3º C quinta ta-feira segunda-feira Leia o texto abaixo

Leia mais

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo.

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A sexta-feira Troca do Livro 4º B 4º C terça-feira quinta-feira Leia a fábula abaixo para realizar as

Leia mais

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Leia: No Brasil, são cinco sedes do Colégio Sion: Sion Batel e Sion Solitude,

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 13 a 17 de março Leia o texto para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia mais

Exercícios para Prova 1 de Português 1 Trimestre

Exercícios para Prova 1 de Português 1 Trimestre Exercícios para Prova 1 de Português 1 Trimestre O problema ecológico Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA Poesia é a arte de escrever obras em verso. Como arte, ela recria a realidade, ou seja, o artista cria um outro mundo. A poesia ganhou

Leia mais

Sugestões para o estudo em casa 2º ano

Sugestões para o estudo em casa 2º ano Leia silenciosamente o texto e depois em voz alta para um adulto. 1- Faça o que se pede e depois escreva, em seu caderno de estudos, cada número por extenso. 2- Complete as sequências abaixo: 0 - - - 3

Leia mais

O que é que tem sentido nesta vida? VINICIUS DE MORAES

O que é que tem sentido nesta vida? VINICIUS DE MORAES Troca do Livro Lições de Português e História 4º ano 4º A e B 4º C Semana de 22 a 26 de maio de 2017. quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para realizar as lições de Língua Portuguesa desta

Leia mais

Lundi - Français Curitiba, le 18 septembre Coucou! Fais l activité 2 de la page 3

Lundi - Français Curitiba, le 18 septembre Coucou! Fais l activité 2 de la page 3 Lundi - Français Curitiba, le 18 septembre 2017. Coucou! Fais l activité 2 de la page 3 Troca do livro LIÇÕES DE FRANCÊS/ PORTUGUÊS/HISTÓRIA/VIVÊNCIA 2º A, 2º B 2º C, 2 D Semana de 18 a 22 de setembro

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 04/04 a 17/04/2017 Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA-5 ano 5 A e B Semana de 25 a 29 de agosto de 2014 quarta-feira

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA-5 ano 5 A e B Semana de 25 a 29 de agosto de 2014 quarta-feira COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA-5 ano 5 A e B Semana de 25 a 29 de agosto de 2014 quarta-feira (Para realizar as lições de Português a seguir, deverá

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Sion

Colégio Nossa Senhora de Sion Colégio Nossa Senhora de Sion Troca do livro Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A e B 5º C Semana de 25 a 29 de abril de 2016. quarta-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 12/09 a 25/09/2017 As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leia mais

Lições de Língua Portuguesa e Geografia - 4º ano. Menino multicolorido

Lições de Língua Portuguesa e Geografia - 4º ano. Menino multicolorido COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa e Geografia - 4º ano Troca do livro 4º A 4º B 4º C quarta-feira segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia mais

Esta semana vamos estudar sobre Beethoven, um grande compositor e músico, conhecido no mundo todo por suas belas sinfonias.

Esta semana vamos estudar sobre Beethoven, um grande compositor e músico, conhecido no mundo todo por suas belas sinfonias. Lições de Língua Portuguesa, Vivência Religiosa e História - 4º ano Troca do Livro 4º A e B 4º C quarta-feira segunda-feira Esta semana vamos estudar sobre Beethoven, um grande compositor e músico, conhecido

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Colégio Sagrado Coração de Jesus Tarefa semana 25 a 28/02 a 01/03/2013 Segunda-feira ( 25/02/2013 ) 1- Procurar no dicionário 3 palavras com B. Escrever a palavra e o seu significado. 2- Escreva como se lê de 1 a 10. 3- Sequência numérica

Leia mais

O galo e a raposa. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas. (Fábulas de Esopo)

O galo e a raposa. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas. (Fábulas de Esopo) COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A quarta-feira 4º B 4º C segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as

Leia mais

Folk significa povo. Lore significa conhecimento, saber. Folclore é, portanto, um conjunto de manifestações artísticas feitas pelo povo,

Folk significa povo. Lore significa conhecimento, saber. Folclore é, portanto, um conjunto de manifestações artísticas feitas pelo povo, COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 12 a 16 de agosto de 2013 Troca do livro 2 ano A, B, C e D terça-feira Segunda-feira Curitiba, 12 de agosto de 2013. Leia

Leia mais

Abril / 2016. 25 Segunda-feira 17h, 18h e 19h 25 e 26/04. 27 Quarta-feira 17h, 18h e 19h 27 e 28/04. 29 Sexta-feira 17h, 18h e 19h 29/04 e 02/05

Abril / 2016. 25 Segunda-feira 17h, 18h e 19h 25 e 26/04. 27 Quarta-feira 17h, 18h e 19h 27 e 28/04. 29 Sexta-feira 17h, 18h e 19h 29/04 e 02/05 Cursos Abril / 2016 25 Segunda-feira 17h, e 19h 25 e 26/04 27 Quarta-feira 17h, e 19h 27 e 28/04 29 Sexta-feira 17h, e 19h 29/04 e 02/05 Cursos Maio / 2016 02 Segunda-feira 17h, e 19h 02 e 03/05 04 Quarta-feira

Leia mais

Leia o texto Vida e obra de Vinícius de Moraes para realizar as lições da semana.

Leia o texto Vida e obra de Vinícius de Moraes para realizar as lições da semana. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 3º ano 3º A e B 3º C 3º D quarta-feira segunda-feira terça-feira Leia o texto Vida e obra de Vinícius

Leia mais

contos populares têm sua origem na cultura dos povos,

contos populares têm sua origem na cultura dos povos, COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano Troca do livro 4º ano A, B e C quinta-feira Leia: O texto abaixo é um representante do gênero conto popular.

Leia mais

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental Ambiental 1º MÓDULO 27 28 29 (AGOSTO) Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira (27/08) Sexta-feira (28/08) Sábado (29/08) //Marco //Marco Ambiental 2º MÓDULO 17 18 19 (SETEMBRO) Segunda-feira

Leia mais

Lições de Português, História e Geografia 3º ano 3º A, B e D 3º C. Leia a texto abaixo para responder às questões de Língua Portuguesa desta semana.

Lições de Português, História e Geografia 3º ano 3º A, B e D 3º C. Leia a texto abaixo para responder às questões de Língua Portuguesa desta semana. COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Lições de Português, História e Geografia 3º ano 3º A, B e D 3º C Semana de 20 a 24 de junho quinta-feira segunda-feira Leia a texto abaixo para responder

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 18

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 08/06/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 08/06/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Leia a biografia de Frida Kahlo para fazer as lições da semana:

Leia a biografia de Frida Kahlo para fazer as lições da semana: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E GEOGRAFIA - 5 ano 5 A 5 B Semana de 21 a 25 de setembro de 2015 terça-feira segunda-feira Leia a biografia de Frida Kahlo para fazer as

Leia mais

Terça-feira Curitiba, 13 de maio de Bernardo comprou um queijo e repartiu-o em 3 partes iguais, para fazer queijo.

Terça-feira Curitiba, 13 de maio de Bernardo comprou um queijo e repartiu-o em 3 partes iguais, para fazer queijo. Segunda-feira Curitiba, 12 de maio de 2014. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA e CIÊNCIAS / 4º ano Semana de 12 a 16 de maio de 2014 Em cada desenho abaixo está destacada uma fração da

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Ler palavras; Ler pequenos textos apoiando-se em pistas gráficas

Leia mais

terça-feira anexo Leia o poema para fazer as lições de Português.

terça-feira anexo Leia o poema para fazer as lições de Português. LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 21 a 25 de novembro de 2016 Troca do livro 2 A, 2ºB e 2 C terça-feira Leia o poema para fazer as lições de Português. Segunda-feira Curitiba, 21 de novembro

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE Eixo temático Ações de cidadania Disciplina/Valor Português

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa-4º ano

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa-4º ano COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa-4º ano 4º ano A e B quinta-feira Segunda-feira Curitiba, 5 de agosto de 2013. Leia os textos abaixo:

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Pontos obtidos Português 3,0 Eixo temático Fantasia e realidade Matemática

Leia mais

1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho que indique tudo o que existe neste ambiente.

1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho que indique tudo o que existe neste ambiente. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR -1 TRIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA DE RETORNO: / /2017 SÉRIE: 2 ANO. 1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho

Leia mais

Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos...

Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos... Goiânia, 10 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 3 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos... Língua Portuguesa: No caderno.

Leia mais

1 Biblioteca Escolar Ana Saldanha

1 Biblioteca Escolar Ana Saldanha o Vamos ler o haicai Depois de uma noite de chuva O ar lavado de azul Primeiras flores da nespereira. Gotas de sol Nos plátanos O haicai é uma modalidade poética originária do Japão, que prima principalmente

Leia mais

Irritação contra ciclistas é justa?

Irritação contra ciclistas é justa? COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 5º ANO Semana de 9 a 13 de maio Troca do livro 5 A e B 5 C quarta-feira quinta-feira Leia e reflita: Qual é a sua opinião sobre o uso do carro

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril. Segunda-feira Curitiba, 15 de abril de 2013. A escola onde Fernando estuda implantou escolinhas de esportes.

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático A evolução e o tempo Leia o texto. Disciplina/Valor Português

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS Leia este poema de Carlos Drummond de Andrade: Orion 1) O eu lírico do texto, isto é, a pessoa que fala no poema, caracteriza a primeira namorada com um adjetivo. b) Qual é o

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2016 Semana de 31/10 a 04/11

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2016 Semana de 31/10 a 04/11 Língua Portuguesa Temas: Leitura, compreensão e interpretação textual Para: 01/11 (terça-feira) Fazer no caderno de Português 1: Exercícios 1 e 2 do anexo Dia: 02/11 (quarta-feira) Feriado: Finados Para

Leia mais

Criança Não Trabalha. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Leia esta letra de música para fazer as lições:

Criança Não Trabalha. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Leia esta letra de música para fazer as lições: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ º ano Semana de 8 a 12 de abril º ano A, B e C quinta-feira Leia esta letra de música para fazer as lições: Criança Não Trabalha

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 04/12 a 14/12/2018 Um Feliz Natal das professoras do 3º ano! TERÇA-FEIRA: 04/12/2018

Leia mais

Troca do Livro Lições de Francês, Português, História e 5º A e B 5º C Vivência Religiosa terça-feira quarta-feira

Troca do Livro Lições de Francês, Português, História e 5º A e B 5º C Vivência Religiosa terça-feira quarta-feira Troca do Livro Lições de Francês, Português, História e 5º A e B 5º C Vivência Religiosa terça-feira quarta-feira Lundi - Français Curitiba, le 7 mai 2018. Fais les activités 4 et 5 de la page 15 de ton

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO II 1 o BIMESTRE Eixo temático O campo e a cidade Disciplina/Valor Português

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2015 Semana de 16/11 a 20/11

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2015 Semana de 16/11 a 20/11 GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2015 Semana de 16/11 a 20/11 Língua Portuguesa Temas: Leitura, compreensão e interpretação textual Lição de casa: Para: 17/11 (terça-feira) Fazer no caderno

Leia mais

Troca do Livro Lições de Português, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira

Troca do Livro Lições de Português, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Troca do Livro Lições de Português, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 20 a 24 de março Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia mais

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Lundi - Français Curitiba, le 9 avril 2018. Fais l'activité 2 de

Leia mais

Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano 5º A e B 5º C Semana de 22 a 26 de agosto de 2016 quarta-feira quinta-feira

Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano 5º A e B 5º C Semana de 22 a 26 de agosto de 2016 quarta-feira quinta-feira Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano 5º A e B 5º C Semana de 22 a 26 de agosto de 2016 quarta-feira quinta-feira Leia com atenção o texto: Segunda-feira Curitiba, 22 de agosto

Leia mais

Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano Semana de 19 a 23 de setembro de Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano Semana de 19 a 23 de setembro de Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa. Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano Semana de 19 a 23 de setembro de 2016 Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa. Palavras curiosas, origens surpreendentes Você sabe como

Leia mais

Biotecnologia Agroalimentar/Agroindustrial

Biotecnologia Agroalimentar/Agroindustrial /Agroindustrial 1º MÓDULO 27 28 29 (AGOSTO) Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira (27/08) Sexta-feira (28/08) Sábado (29/08) II: II: /Agroindustrial 2º MÓDULO 17 18 19 (SETEMBRO) Segunda-feira

Leia mais

Troca do Livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 4º A e B 4º C e Vivência Religiosa - 4º ano

Troca do Livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 4º A e B 4º C e Vivência Religiosa - 4º ano Troca do Livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 4º A e B 4º C e Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Lundi - Français Curitiba, le 25 septembre 2017. 1. Lis le message de

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL I /2014 Semana de 27/10 a 31/10 Língua Portuguesa

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL I /2014 Semana de 27/10 a 31/10 Língua Portuguesa GUIA DE ESTUDOS 5º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL I /0 Semana de 7/0 a /0 Língua Portuguesa Matemática Temas: Leitura, compreensão e Temas:Adição e subtração de números decimais, situações problemas, interpretação

Leia mais

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013 FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente.

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Jardim II - Volume 4 / 2013 1 Ouça a música e acrescente as letras que faltam para dar sentido às palavras. Paulo e os peixes aulo egou

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Sion

Colégio Nossa Senhora de Sion Leia: Colégio Nossa Senhora de Sion Troca do livro Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A e B 5º C Semana de 111 a 15 de abril de 2016. quarta-feira quinta-feira ÍNDIO É TUDO IGUAL, SÓ MUDA

Leia mais

A lebre e a tartaruga

A lebre e a tartaruga COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 3 ano 3º A, B e D 3º C Semana de 14 a 18 de março de 2016. quinta-feira segunda-feira Leia o texto para realizar as lições

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 5º A 5º B e C e Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 5 a 9 de junho 2017. Leia o texto a seguir para fazer as lições

Leia mais

Plano de Atividades das Férias de Natal

Plano de Atividades das Férias de Natal Semana de 17 a 21 de dezembro 1º ano Horário Segunda-feira - 17 Terça-feira - 18 Quarta-feira - 19 Quinta-feira - 20 Sexta-feira - 21 09:00 10:00 10:00 11:00 Hip Hop Vamos ensaiar a nossa festa... 11:00

Leia mais

Goiânia, 10 de outubro de Professora: Rita Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 10/10/2016 2ª Feira

Goiânia, 10 de outubro de Professora: Rita Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 10/10/2016 2ª Feira Goiânia, 10 de outubro de 2016. Professora: Rita Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Dia: 10/10/2016 2ª Feira Ciências:No caderno. 1) O livro literário Nos sonhos de Quintana

Leia mais

Até 29 de Agosto. Programa: De 11 a 18 de Julho Semana da Juventude. Dia 17 de Julho, sexta-feira, 21h30 Teatro: Eu Reino Castelo de Lanhoso

Até 29 de Agosto. Programa: De 11 a 18 de Julho Semana da Juventude. Dia 17 de Julho, sexta-feira, 21h30 Teatro: Eu Reino Castelo de Lanhoso Até 29 de Agosto. Já está a decorrer a proposta de animação para os meses de Verão. Até ao final de Agosto são diversas as sugestões: moda, música, teatro, cinema, folclore, dança e exposições. Programa:

Leia mais

3. Os Nomes. Repara na seguinte frase: A Joana leva a gata na cesta. Existem três classes de nomes: nomes comuns, nomes próprios e nomes colectivos.

3. Os Nomes. Repara na seguinte frase: A Joana leva a gata na cesta. Existem três classes de nomes: nomes comuns, nomes próprios e nomes colectivos. 3. Os Nomes Repara na seguinte frase: A Joana leva a gata na cesta. Nesta frase há palavras que servem para nomear pessoas, animais e coisas. Tais palavras chamam-se nomes (ou substantivos). 3.1. As classes

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 1º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Gustavo Jacinto N.: / /17 Gêneros textuais: História em quadrinhos e verbete de

Leia mais

Folk significa povo. Lore significa conhecimento, saber. Folclore é, portanto, um conjunto de manifestações artísticas feitas pelo povo,

Folk significa povo. Lore significa conhecimento, saber. Folclore é, portanto, um conjunto de manifestações artísticas feitas pelo povo, COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano 2 A e B 2ºC e D Semana de 10 a 14 de agosto de 2015 quinta-feira terça-feira Segunda-feira Curitiba, 10 de agosto de

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Loteria de coletivos. Assinale o coletivo correto em cada fileira. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 4 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir. Era um lobo muito bobo Que fome sentia aquele lobo! Então, resolveu

Leia mais

Molduras passa o dia dos pais Educação Física

Molduras passa o dia dos pais Educação Física Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 15 a 19 de agosto de 2016 Formar grupos pares (2,4,6,8,10) caderno Números / Quantidade 13 e 14 ------------------------------ Ditado de palavras

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 11/06 a 01/07/2019 A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO PARA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL: Tabela e gráfico. Calendário. Antecessor

Leia mais

3) Após a morte de Bucéfalo, o que seu dono fez para homenageá-lo?

3) Após a morte de Bucéfalo, o que seu dono fez para homenageá-lo? COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 5º ANO Troca do livro 5º A 5º B terça-feira segunda-feira Leia o texto para fazer as lições da semana. Bucéfalo Bucéfalo era o nome do cavalo

Leia mais

A lenda da mandioca. bem distante, viveu uma jovem índia, filha

A lenda da mandioca. bem distante, viveu uma jovem índia, filha LIÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA e HISTÓRIA - 4 ANO Leia o texto a seguir para fazer as lições de português. Troca do Livro 4º A 4º B 4º C 6ª feira 4ª feira 2ª feira A lenda da mandioca Há muito tempo, numa

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Pedro Branco, 2006/2007 Autor: João Varejão. O meu fim-de-semana. O meu fim de semana foi boum por-que eu eztive em caza i eu gostu de estare em caza.

Pedro Branco, 2006/2007 Autor: João Varejão. O meu fim-de-semana. O meu fim de semana foi boum por-que eu eztive em caza i eu gostu de estare em caza. 1 Ortografia Autor: João Varejão Reescreve o seguinte relato sem erros ortográficos. O meu fim-de-semana O meu fim de semana foi boum por-que eu eztive em caza i eu gostu de estare em caza. 2. Escreve

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: Conteúdo da prova: Sinônimos Substantivos comuns / próprios Adjetivos / locuções adjetivas Ordem alfabética Leia, leia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos?

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos? 3ºAno 1.3 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Goiânia, 03 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Ciências:No caderno. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Recorte e cole o Anexo I em seu caderno e faça

Leia mais

Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS 4º A 4º B 4º C Semana de 7 a 11 de novembro Sexta-feira

Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS 4º A 4º B 4º C Semana de 7 a 11 de novembro Sexta-feira Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS 4º A 4º B 4º C Semana de 7 a 11 de novembro Sexta-feira segunda-feira quinta-feira Segunda-feira Curitiba, 7 de novembro de 2016. Copie e responda. 1. Escolha um dos

Leia mais